sábado, 8 de setembro de 2018

Polícia Civil e Brigada Militar prendem homem com pistola em Rolante e evitam homicídio na cidade

Polícia Civil e Brigada Militar prendem homem com pistola em Rolante e evitam homicídio na cidade - Foto: Polícia Civil

Na madrugada deste sábado (08), a Polícia Civil e Brigada Militar, em ação conjunta em Rolante, prenderam um homem em flagrante por porte de arma de uso restrito. A ação se deu por conta de informações de que na cidade estariam membros de uma facção criminosa para praticar um homicídio durante a madrugada.

Os policiais civis e militares monitoraram as entradas e saídas da cidade, inclusive pelo interior, acompanhando a movimentação. Uma das equipes de policiais abordou um indivíduo na rua Oscar Fleck, no bairro Santo Antônio. Em revista pessoal, foi apreendida uma pistola calibre .45, municiada. O homem, de 19 anos, é da Região Metropolitana e possui antecedes policiais por homicídio tentado, roubo, posse de drogas, ameaça e porte ilegal de arma.

Para o delegado Vladimir Medeiros, a ação integrada evitou a prática de um homicídio nesta madrugada na cidade. “O homem preso foi detido em frente à residência de outro suspeito, o qual figura como investigado na prática de homicídio em Rolante. A arma apreendida, de calibre restrito das forças policiais, pode estar envolvida em outro homicídio recente da cidade, o que deve ser concluído pela perícia”, relatou o delegado.

Integrantes de organização criminosa são presos em Igrejinha por assaltos cometidos na região metropolitana

Integrantes de organização criminosa são presos em Igrejinha por assaltos cometidos na região metropolitana - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, em ação da Delegacia de Polícia de Igrejinha, neste sábado (08) prendeu quatro homens integrantes de organização criminosa que praticava roubos na região metropolitana. Além das prisões dos quatro homens, uma mulher moradora da cidade de Igrejinha também foi conduzida à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos. As prisões ocorreram em Igrejinha. Uma arma e um veículo roubado e com placas clonadas foram apreendidos.

Segundo o delegado Ivanir Luiz Moschen Caliari, três integrantes da organização criminosa são oriundos das cidades de Cachoeirinha, Alvorada e Porto Alegre, bairro Sarandi, sendo o quarto investigado morador da cidade de Igrejinha, o qual atuava como intermediador da vinda dos executores até o Vale do Paranhana para cometerem os roubos.

As investigações iniciaram no mês de julho, após os indivíduos executarem, em diferentes dias, dois assaltos a empresas de calçados no bairro XV de Novembro, na cidade de Igrejinha. “Durante as apurações foi possível verificar que o grupo criminoso executou pelo menos mais três assaltos na região metropolitana de Porto Alegre, sendo o último deles um roubo de um caminhão com carga de gás avaliada em 60 mil reais na BR-116, cidade de Canoas, crime cometido ao meio-dia da terça feira, 04 de setembro, tendo sido o caminhão com a carga recuperados na parada 40 da ERS-020, em um depósito da cidade de Gravataí na manhã da quarta-feira, dia 05 de setembro.

Conforme o delegado, após monitoramento das ações dos suspeitos durante o feriado de 07 de setembro, os policiais civis verificaram que os indivíduos se reuniriam em Igrejinha para a execução de novo assalto, ainda na noite do feriado, ocasião em que três dos investigados, todos foragidos do sistema prisional e com prisões temporárias decretadas pela Comarca de Igrejinha, foram flagrados chegando na casa de uma mulher localizada no bairro Invernada. Eles estavam a bordo de um veículo roubado e com placas clonadas, portando revólver com numeração raspada, rádio transmissor que capta frequência da Brigada Militar e diferentes placas veiculares. Os três homens foram presos em flagrante por associação criminosa, clonagem de veículo e porte ilegal de arma de fogo.

O quarto integrante do grupo, que é morador da cidade de Igrejinha e intermediava a vinda dos criminosos até a cidade para a execução dos assaltos, foi localizado após as outras prisões. A ação contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Três Coroas.

Fonte: PC

Vídeo: Homem é preso em flagrante durante assalto em loja de Estrela

Câmeras de videomonitoramento filmaram o fato, que ocorreu por volta das 14h.

Um homem de 37 anos foi preso em flagrante enquanto assaltava uma loja, no Bairro Oriental, em Estrela, por volta das 14h deste sábado. Durante o assalto, a guarnição da Brigada Militar foi avisada e chegou ao local, realizando a prisão do indivíduo enquanto este deixava a loja, usando um capacete e carregando uma mochila nas costas. Dinheiro, notebook e tablets, além de uma arma, estavam com o homem.


O preso tem como último endereço o município de Bagé e possui antecedentes criminais por ameaça, tráfico de drogas, roubo a estabelecimento comercial, porte ilegal de arma de fogo e homicídio contra policial militar. Imagens das câmeras de videomonitoramento de Estrela, flagraram o momento em que a BM aborda o suspeito e realiza a prisão.

Fonte: Jornal Nova geração

Vídeo: Corpo de Bombeiros resgatam homem após acidente de paraglider em Torres


O Corpo de Bombeiros de Torres resgatou um homem após um acidente de paraglider, no Morro do Farol, na tarde deste sábado.

De acordo com a corporação, ele ficou na encosta do morro após o aparelho no qual voava chocar-se com outro durante o voo. O segundo envolvido no incidente conseguiu efetuar o pouso e não se feriu.
“Depois do choque, ele ficou em uma encosta e conseguiu um apoio. A partir de então, fomos ao local e efetuamos o rapel para resgatá-lo”, explicou o sargento Marcelo da Rosa França. “Logo depois, conseguimos também recuperar o equipamento dele, que ficou um pouco danificado.”
Sofreu apenas escoriações leves e estava consciente no momento do resgate.


Adolescente resgatada

Durante ao resgate no Morro do Farol, os bombeiros foram acionados para atender um afogamento, na Praia da Cal. No local, uma jovem de 13 anos foi levada pela correnteza. Surfistas ajudaram em um primeiro socorro, completado pelos bombeiros em seguida. Ela passa bem.

“Neste fim de semana, a água está clara e a praia está lotada. Mas há muitas correntezas e é preciso ter muita atenção”, alertou o sargento.

Fonte:

Traficante sapiranguense morre em confronto com a PM de Santa Catarina


Sapiranguense Dionatan de Vargas Carvalho, 27 anos, foi morto em um confronto com policiais militares no final da noite desta quinta-feira (6). Carvalho era traficante e apontado como autor de diversos assaltos realizados recentemente contra empresas da região do Vale do Rio Tijucas, em Santa Catarina.

Após denúncias para a Polícia, dando conta do tráfico de drogas na Rua Rosalina Martins, em São João Batista / SC, guarnições flagraram o momento em que um veículo Corsa se aproximou do ponto de venda de drogas. Ao desembarcar do carro, Dionatan recebeu voz de prisão. Ele não atendeu ao chamado dos policiais, sacou uma arma e disparou diversas vezes contra os militares. Porém, o traficante foi atingido no tórax por um dos militares, morrendo minutos após.

Com Dionatan, foi apreendido uma pistola artesanal adaptada de carabina calibre .22, com 11 munições intactas e duas cápsulas deflagradas, nove petecas de cocaína, 19 torrões de maconha, um celular e R$ 2.287 em espécie. O criminoso possuía mandado de prisão em aberto por ser o principal suspeito de um assalto onde foi roubado o malote de uma empresa de calçados da cidade, além de uma madeireira em Canelinha (cidade vizinha à São João). Ambos os crimes aconteceram há cerca de três meses.

Ele deve ser enterrado neste sábado (8), no Cemitério Municipal de Sapiranga.

Fonte: Jornal Repercussão

Homem é preso por tráfico de drogas em Canoas

                                           Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na da tarde deste (08/09), por volta das 17hs, Policiais Militares do 15º BPM, Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde deste sánado (8), em Canoas. De acordo com a Brigada Militar, durante ações de patrulhamento e abordagens, na Rua Monte Negro, bairro Rio Branco, os policiais prenderam A.V.M.T. de 36 anos (com antecedentes criminais) com 170 gramas de maconha, 4 gramas de crack e R$10,00.

O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas.

Fonte: Ação Preventiva

Homem mata a esposa a golpes de pé de cabra no Vale do Taquari

Agressor confessou o crime e tentou cometer suicídio, mas foi levado a hospital e recebeu voz de prisão.

Uma mulher foi morta pelo marido a golpes de pé de cabra pelo marido na madrugada de sexta-feira (7) em Putinga, no Vale do Taquari. O crime, enquadrado como feminicídio, teria sido provocado por ciúme, conforme os filhos do casal.

De acordo com o delegado Guilherme Pacífico, da 24ª Região Policial, Leonides Miguel Chiesa , de 61 anos, teria chegado em casa à 0h de sexta. Por volta das 4h30min, levantou e desferiu três golpes na cabeça da vítima, Juleide Salete Chiesa, de 56 anos.  

— Ela conseguiu dar um grito e o filho mais novo e o genro levantaram e flagraram o homem correndo com a ferramenta na mão — relata o delegado.

Depois de matar a mulher, ele fugiu para a casa de outro filho, onde confessou o crime e tentou se matar com uma pedrada na cabeça. Ele foi encaminhado ao hospital municipal de Putinga, onde recebeu voz de prisão e ficou sob custódia até ser liberado.

Após receber alta, o homem, que trabalhava na prefeitura de Putinga, foi encaminhado ao presídio de Guaporé.

Fonte: Gaúcha

Tribunal de Justiça do RS é o único do país que ainda não implantou sistema de monitoramento de presos

Tribunal de Justiça do RS é o único do país que ainda não implantou sistema de monitoramento de presos.

Presídio Central tem o maior número de presos do RS e está entre os mais superlotados Félix Zucco / Agencia RBS

 O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é o único do país que ainda não implantou o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0). O projeto, que deveria ser implantado até maio, foi anunciado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, Carmen Lúcia, em novembro de 2017.

De acordo com o CNJ, a intenção, ao criar um cadastro unificado no país, é conseguir mapear os principais problemas do sistema prisional e possibilitar políticas públicas. Além disso, através do cadastro é possível traçar o perfil dos presos, os crimes praticados por eles e até mesmo o tipo de prisão. 

— O sistema carcerário é o núcleo da segurança pública. O sistema colabora no sentido de permitir políticas penitenciária, criminal e de garantia de execução penal. Também interessa ao preso, o novo sistema permite ajustes e apontamentos que facilitam ao juiz a tomada de decisões — afirma o conselheiro do CNJ e Supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário Márcio Schiefler Fontes

Outra inovação do BNMP 2.0 é a prestação de contas para vítimas e famílias das vítimas da violência. A partir de agora, essas pessoas podem se cadastrar no sistema e ter informações sobre a execução penal dos condenados por crimes contra elas. 
Dados
Conforme o último relatório, divulgado em agosto, são mais de 600 mil presos cadastrados no sistema. No RS, no entanto, existem apenas 177 pessoas, que são detentos de outros tribunais estaduais custodiados no RS e também do Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4). O TJ de São Paulo, apesar de concluir a implantação do sistema, não incluiu a totalidade dos dados do presos.

Se comparados os dados da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), de 40 mil presos no RS, com os dados de outros estados no BNMP, o Estado tem a quarta maior população carcerária do país, atrás de Minas Gerais (58.664), Rio de Janeiro (77.950) e São Paulo (174.620, sendo que o número pode aumentar).
O que diz o TJ
Procurado, o Tribunal de Justiça do RS afirmou que o trabalho deve ser concluído até o dia 28 de setembro. Veja nota: 

Foi expedido, no dia 27/08/2018, o Ofício-Circular nº 084/2018-CGJ, determinando o cadastramento de pessoas presas, no BNMP 2.0, a diversas unidades da Justiça Estadual Gaúcha. O trabalho deve estender-se até 28/09/2018.
 
Além disso, está sendo providenciada a plena integração entre o sistema do CNJ e do Tribunal de Justiça, a fim de simplificar e otimizar a rotina de cadastramento de pessoas privadas de liberdade.

 
Fonte: Gaúcha

Corpo de adolescente é encontrado em terreno baldio em Igrejinha

Vítima não aparentava sinais de agressão e ainda não foi identificada.
                                    Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha

O corpo de um adolescente foi encontrado na manhã deste sábado (8), em Igrejinha, no Vale do Paranhana. Segundo informações da Brigada Militar (BM), inicialmente acreditava-se que se tratava de um menino, com idade entre seis e 10 anos.  A Polícia Civil identificou o jovem como Timóteo Lucas Hoffmann, 16 anos.

Populares notaram o corpo em um terreno baldio da Rua Padre Antônio Vieira, no bairro Quinze de Novembro, e chamaram a BM. Não havia sinais de agressão, e a vítima estava de barriga para cima, vestida e sem documentos que ajudassem na identificação imediata.

A perícia foi chamada ao local.

A Brigada Militar informou que não há registros de crianças ou adolescentes desaparecidos na região. O corpo seria encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) de Taquara. A Polícia aguarda o resultado de exames periciais para tentar desvendar a causa da morte do jovem.

Fonte:  Gaúcha

Perseguição policial termina com capotamento na zona norte de Porto Alegre

Veículo tinha registro de furto.

 Punto colidiu com árvores às margens da Avenida Ari TarragôGabriel Jacobsen / Agência RBS

Um veículo Punto com dois homens capotou, no fim da madrugada deste sábado (08), na Avenida Ari Tarragô, zona norte de Porto Alegre, após ser alvo de perseguição policial. Conforme a Brigada Militar (BM), os dois suspeitos foram detidos, sendo que um deles era foragido da Justiça. Não há informação sobre o estado de saúde dos ocupantes do carro.

De acordo com a BM, os policiais perceberam que o Punto preto, com placas EZM-5454, tinha registro de furto e tentaram abordá-lo na Avenida Protásio Alves. Os ocupantes fugiram da polícia, até colidirem com árvores às margens da Avenida Ari Tarragô, próximo ao número 1.402. 

Os dois detidos foram identificados como Marcelo da Silva Paiva, 36 anos, e o foragido Denis Machado Lima, 41 anos. Lima ficou preso nas ferragens e foi conduzido pelo Samu ao Hospital Cristo Redentor.

Fonte: Gaúcha

Criminosos são presos após capotar carro na ERS-020

                                                Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Quatro criminosos foram presos após trocar tiros com a polícia na madrugada deste sábado (8), na Morada do Vale, em Gravataí. De acordo com a Brigada Militar, os policiais visualizaram o veículo Fiat/Uno com quatro homens dentro em atitude suspeita. Na Avenida Dorival Candido Luz de Oliveira, os suspeitos fugiram em alta velocidade na tentativa de abordagem.

Durante a fuga os criminosos atiraram contra os policiais, que revidaram. O quarteto de 18, 19, 21, e 28 anos terminaram presos após capotar o veículo na RS-020. Com eles, foi apreendido uma pistola 7.65, um carregador, 100 pedras de crack, 11 porções de maconha, 4 celulares, e R$ 132,00 em dinheiro.

Todos foram encaminhados até à Delegacia de Pronto Atendimento de Gravataí.

Nenhum policial ficou ferido.

Fonte: Ação Preventiva

Homem morre em acidente na Ponte do Taipa


Um homem morreu em um acidente de trânsito na manhã deste sábado (8) na Ponte do Taipa. De acordo com informações, uma caminhonete com placas de Serafina Corrêa, que transitava no sentido Soledade/Arvorezinha, perdeu o controle, na ponte do Taipa, na ERS-332.

Os dois jovens de Serafina Corrêa que estavam no veículo foram arremessados para fora do veículo. O Samu foi acionado para atendimento e constatou que José Augusto Bazzo, 29, já estava sem vida.
Noimar Pierosan, 34, foi atendido no Hospital São João de Arvorezinha e segundo informações passa bem.

Fonte: Ação Preventiva

PRF atendeu acidente com vítima uma fatal e cinco feridos em Muitos Capões

Foto: PRF/divulgação Ação Preventiva

Nesta sexta-feira (07), por volta das 23h, no km 146 da BR-285, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente envolvendo um veículo VW Gol CL 1.6 Mi, branco, com placas do município de Vacaria.

Após acionamento via telefone, os agentes da PRF se deslocaram ao local e confirmaram o acidente. Conforme levantado preliminarmente, o veículo trafegava no sentido Muitos Capões/Vacaria, quando saiu da rodovia em uma curva, e em seguida vindo a capotar.

Haviam 6 ocupantes no veículo, com idades entre 19 e 32 anos. O Corpo de Bombeiros e SAMU estiveram no local prestando os primeiros atendimentos. Cinco dos ocupantes foram encaminhados ao Hospital Nossa Sra. da Oliveira em Vacaria e 1 dos passageiros, D.S.S de 19 anos natural de Vacaria, veio a óbito no local do acidente.

A ocorrência foi registrada junto a  Polícia Civil de Vacaria.

Fonte: PRF

Acidente deixa condutora ferida em Ipiranga do Sul

                                       Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Mulher fica ferida em acidente de trânsito na comunidade de São João Vianei, em Ipiranga do Sul
Uma mulher ficou ferida em um acidente na manhã deste sábado(7), na estrada que liga Estação a Ipiranga do Sul, na comunidade de São João Vianey. O acidente envolveu o veículo Onix, placas de Estação, conduzido por Franciele Todero Ponzoni, e uma Caminhonete Hillux Conduzida por Julio Cesar Gobbo.

Segundo informações preliminares, apenas a condutora do automóvel ficou ferida. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzida ao Hospital São Roque em Getúlio Vargas.

O automóvel Onix estaria fazendo o trajeto sentido Estação/Ipiranga do Sul e ao manobrar para entrar em uma estrada secundária chocou-se com a camionete que fazia o sentido contrário.

Fonte: Ação Preventiva

Quatro desaparecimentos que permanecem mistério no RS

Contadora, modelo, adolescente grávida e professora universitária estão entre os casos rumorosos no Estado.

Nicolle, Cintia, Sandra e Cláudia estão entre as pessoas que sumiram nos últimos sete anos no Estado Reprodução / Reprodução

A cada hora um desaparecimento é registrado no Rio Grande do Sul. Somente entre janeiro e julho deste ano foram 5,1 mil casos. A maioria das pessoas, segundo a Polícia Civil, acaba encontrada. No entanto, alguns permanecem sendo mistério.  

Quatro deles são desaparecimentos de mulheres que até hoje não foram totalmente esclarecidos.  O mais recente aconteceu em Palmeira das Missões, no Noroeste, onde uma contadora sumiu em janeiro. 

Embora o corpo de Sandra Mara Lovis Trentin não tenha sido encontrado, para a Polícia Civil e o Ministério Público, ela foi raptada e morta a mando do marido,  que era presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista das Missões.  Ele nega o crime. 

Os outros casos envolvem uma modelo, desaparecida desde o ano passado em Cachoeirinha, uma professora universitária, que sumiu em Pelotas, na Região Sul, há três anos e uma adolescente, que desapareceu de Três Passos.

Confira os casos: 

Sandra Mara Lovis Trentin - 30 de janeiro de 2018
 Palmeira das Missões

A contadora, de 48 anos, deixou a casa onde vivia com o marido, o vereador Paulo Ivan Baptista Landfeldt e duas filhas, em Boa Vista das Missões, passou no escritório e foi para a cidade vizinha. A caminhonete dela foi encontrada abandonada. No mês seguinte, Ismael Bonetto foi preso, acusou o político de ser o mandante do crime, mas voltou atrás e disse que inventou a história para extorquir o vereador. Landfeldt, que responde pela morte da mulher, foi solto da prisão em junho. O processo está em fase de oitivas. Os dois réus negam.


Nicolle Brito Castilho Silva  - 2 de junho de 2017

Cachoeirinha

Aos 20 anos, a modelo desapareceu quando o pai saiu para buscar lanche. Uma câmera registrou o momento em que ela entrou em um carro em frente à casa. Para a acusação, um apenado do Presídio Central determinou a morte por vingança, convencido de que ela havia delatado a rivais o endereço de um membro de sua facção, que acabou assassinado com a companheira dias antes. Dois homens e uma mulher são réus por homicídio e destruição de cadáver. Os nomes não foram informados.



Cláudia Pinho Hartleben - 9 de abril de 2015
Pelotas

Saiu da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde era professora e coordenava o curso de Biotecnologia. Passou na casa de uma amiga e, de lá, seguiu para a própria residência. Depois disso, a mulher de 47 anos nunca mais foi vista. O Ministério Pú­blico chegou a denunciar o ex-marido e o fi­lho dela pelo suposto crime, mas a Justiça não aceitou. Os dois negam envolvimento no su­miço da educadora. O caso segue em fase de apuração. 


Cintia Luana Ribeiro Moraes - 13 de julho de 2015

Três Passos

Aos 14 anos, a adolescente grávida de sete meses e meio saiu da casa da mãe para se encontrar com o pai do filho que esperava. A jovem prometeu que retornaria em 20 minutos, mas nunca mais voltou. O agricultor, que era casado com outra mulher, disse à polícia que entregou R$ 10 mil para a garota ter o bebê em outra cidade. A investigação chegou a fazer buscas na Argentina, mas o inquérito não conseguiu apontar o que aconteceu com a jovem.  


Fonte: Gaúcha

Dois homens são mortos a pauladas às margens de rodovia em Santa Catarina

As vítimas estavam dormindo às margens da BR-101 quando sofreram as agressões.
 Homens teriam sido mortos com um pedaço de madeira PRF / Divulgação

Dois homens foram mortos a pauladas na tarde desta sexta-feira (7), no bairro de Pirabeiraba, em Joinville, Santa Catarina. As vítimas estavam dormindo às margens da BR-101, no km 33, quando sofreram as agressões. De acordo com o policial rodoviário federal Rafael Viaro, o duplo assassinato envolveu quatro moradores em situação de rua. Duas pessoas foram presas suspeitas de cometer o homicídio. As vítimas e os suspeitos não foram identificados pelas autoridades.

Às 11h de sexta-feira (7), dois homens agrediram uma pessoa em situação de rua de 28 anos, em um posto de gasolina. A dupla de agressores foi dormir às margens da rodovia. De acordo com a PRF, o homem agredido foi atrás deles para se vingar da violência sofrida durante a manhã. O paradeiro dos homens foi revelado por um quarto envolvido no crime, de 29 anos.

Perto das 16h, o homem agredido desferiu vários golpes nos agressores com um pedaço de madeira, matando no local uma das vítimas. O outro homem passou por procedimento de reanimação, mas não resistiu.

A Polícia Militar (PM) foi alertada do duplo assassinato no final da tarde desta sexta-feira (7) e encontrou os dois suspeitos do homicídio andando no acostamento da BR-101.

Os dois suspeitos foram encaminhados à Central de Polícia de Joinville Gabriela Florêncio / Jornal A Notícia

Ainda de acordo com o policial, os dois suspeitos presos pelo duplo homicídio estavam com sinais de embriaguez. Os dois foram encaminhados à Central de Polícia de Joinville e os corpos das vítimas ao Instituto Médico Legal (IML).  Até às 21 horas desta sexta-feira, as vítimas continuavam sem identificação no IML. 

Fonte: Gaúcha

Homem é detido por Direção Perigosa pela PRF após tentativa de fuga

                                                       Foto: PRF/ divulgação Ação Preventiva

Na noite desta sexta-feira, 07, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Caxias do Sul prendeu um jovem de 23 anos, após tentativa frustrada de fuga em Caxias do Sul.

A ocorrência teve início por volta das 17h10, no Km 146 da BR 116 quando os agentes tentaram abordar uma motocicleta Suzuki 1000cc emplacada no próprio município, que ignorando a ordem de parada, iniciou fuga em alta velocidade pela rodovia, com ultrapassagens perigosas a fim de evitar a fiscalização.

Após quase dois quilômetros pela BR, o motociclista saiu pelo bairro Castelo, sendo alcançado em sua residência, na avenida Governador Euclides Triches, bairro Mariland. Para evitar a prisão, o homem fugiu pelo quintal da residência, se ocultando dos agentes.

Após quase duas horas de diligências, o mesmo foi localizado e detido. Verificou-se que o jovem  não era habilitado para conduzir motos e estava com o direito de dirigir suspenso e o veículo com o licenciamento vencido.

Pela condução perigosa e irresponsável, foi lavrado TCO em desfavor do condutor, sendo o mesmo também autuado por 17 infrações de trânsito que somam aproximadamente 10 mil reais. A motocicleta, com diversas irregularidades, foi recolhida a pátio credenciado.

Fonte: PRF

Brasileiro e venezuelano morrem após enfrentamento em Roraima

Conforme a Polícia Militar, furto de pães teria motivado os crimes.

A tensão entre brasileiros e venezuelanos em Roraima registrou, nesta sexta-feira (7), mais um episódio trágico. Um venezuelano foi assassinado a pedradas e pauladas depois de matar um brasileiro com uma facada. O caso aconteceu após um suposto furto no bairro Jardim Floresta, localizado na vizinhança de um abrigo improvisado com mais de 300 venezuelanos em Boa Vista.
Segundo a polícia, três venezuelanos tentaram furtar pães em um comércio e foram perseguidos por cerca de seis brasileiros. Um deles, o autônomo Manoel Siqueira de Sousa, de 35 anos, conseguiu alcançar um dos venezuelanos, que o esfaqueou na garganta. O autônomo foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu.

Logo após o crime, o venezuelano foi perseguido por moradores do bairro. Jose Rodrigues, 21 anos, foi morto a pauladas e pedradas. Os golpes foram desferidos principalmente na cabeça da vítima. A reportagem esteve no local do crime, mas ninguém quis dar entrevistas. À PM, moradores da redondeza do abrigo teriam contado que os venezuelanos que vivem na região estariam cometendo pequenos furtos. Logo após os crimes, a segurança no local foi reforçada por agentes da Força Nacional de Segurança.

Fonte: Gaúcha

Motorista embriagado é preso em Rosário do Sul

                                                           Foto: PRF

Um motorista embriagado foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na noite de sexta-feira(7), na BR-158, em Rosário do Sul. De acordo com informações, os policiais receberam uma denúncia via 191 de que um Palio transitava em zigue-zague na BR 158, onde o veículo foi abordado. Ao solicitar a documentação ao condutor, perceberam que ele apresentava embriagado.

O homem de 53 anos realizou o teste do etilômetro que apontou 0,56 mg/L, quase o dobro do índice para que a embriaguez ao volante seja considerada crime.

Ele foi preso e encaminhado à polícia judiciária local. O veículo foi liberado a um condutor habilitado.

Fonte: Ação Preventiva

Localizados ciclistas que haviam se perdido em cânion em São Francisco de Paula

Nenhum deles estava machucado.

Os 11 ciclistas que haviam se perdido no Cânion Josafaz, no interior de São Francisco de Paula, foram encontrado por volta das 8h45min deste sábado (8). O grupo, de Bento Gonçalves e Garibaldi, estava perdido desde o início da noite desta sexta-feira (7).

As buscas foram feitas pelo Corpo de Bombeiros de Canela. Ainda na noite desta sexta, um dos integrantes do grupo conseguiu fazer contato telefônico com os bombeiros e disse que todos estavam bem. As buscas iniciaram à noite e retomaram os trabalhos às 5h deste sábado. 

Segundo os bombeiros, os ciclistas disseram que fizeram uma fogueira para se aquecerem durante a noite. Após serem encontrados, eles foram levados para um acampamento montado pelos bombeiros.

De acordo com familiares dos ciclistas, o grupo saiu de Bento Gonçalves ainda na madrugada da sexta. Eles foram de carro até um mirante que fica nas proximidades do cânion. De lá, seguiram pela trilha de bicicleta. Ao perceberem que estavam perdidos, começaram a avisar os familiares por telefone e passaram as coordenadas apontadas pelo GPS. Os familiares fizeram o primeiro contato com os bombeiros.

Fonte: Gaúcha

Mulher é assassinada a facadas em Portão

Uma mulher foi assassina a facadas na noite de sexta-feira(07), dentro da sua residência no Loteamento Riva, em Portão. De acordo com a Brigada Militar, a vítima foi identificada como Miriam Lorena Flores, 39 anos. Ela foi esfaqueada durante uma discussão familiar.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de São Leopoldo para o registro.

Fonte: Ação Preventiva 

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Secretaria da Segurança estima para a próxima semana conclusão de nova penitenciária

Estimativa para ingresso de detentos é entre o fim de setembro e início de outubro.

Em julho, durante visita de comitiva, Secretaria anunciou inauguração de cadeia em setembro; com atraso, inauguração pode ficar para outubro Félix Zucco / Agencia RBS

A nova Penitenciária Estadual de Porto Alegre, que está em fase final de obras, deve ser entregue pela empreiteira na próxima semana, conforme previsão da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, a obra está 98% concluída e, se não houver imprevistos, será finalizada até a quinta-feira (13).

Este é o segundo prazo dado para conclusão dos trabalhos. A data inicialmente prevista era 11 de agosto, mas não foi cumprida, segundo a empreiteira, por conta das chuvas.

Após a entrega da obra, o governo do Estado começa a mobiliar e equipar o novo espaço, que fica ao lado doPresídio Central, na zona leste de Porto Alegre. O governo também aguarda a conclusão do curso de formação de novos agentes penitenciários para que haja recursos humanos disponíveis para a nova penitenciária. Eles devem ser liberados do treinamento em setembro.

A Secretaria da Segurança estima que as 416 vagas comecem a ser ocupadas entre o fim de setembro e o início de outubro. A pasta ainda não informou se a nova penitenciária contará com bloqueador de celular e scanner corporal. 

Histórico

A construção é realizada a partir de uma permuta do governo do Estado com o grupo Zaffari. Em contrapartida pela construção no bairro Partenon, a rede de supermercados ficará com o terreno onde está o prédio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. O investimento na obra da unidade prisional e de dois centros de triagens – já existentes no entorno do Presídio Central – é de R$ 30 milhões.

Fonte: Gaúcha

Homem fica ferido após tentativa de assalto no bairro Fenavinho, na Serra


O proprietário de um açougue ficou ferido após entrar em luta corporal com um bandido que tentou assaltar o estabelecimento comercial na tarde desta quinta-feira, dia 6, no bairro Fenavinho, em Bento Gonçalves.

Conforme informações, um homem em atitude suspeita chegou ao local, na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, e ficou aguardando um momento de distração da vítima para anunciar o assalto. O bandido portava um simulacro de arma de fogo (uma arma de brinquedo).

Após o bandido anunciar o roubo o proprietário reagiu e entrou em luta corporal com o criminoso que fugiu em seguida sem levar nada. A vítima teve ferimentos leves em um dos braços e nas costas.

A Brigada Militar atendeu a ocorrência.

Casal é preso em Passo Fundo suspeito de aplicar golpe do bilhete premiado

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta sexta-feira (07), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Casca, contando com o apoio de policiais civis da Defrec/Passo Fundo, prendeu um casal em Passo Fundo durante cumprimento de mandado de prisão preventiva.

O casal é suspeito de praticar o golpe do bilhete premiado em Casca. Uma idosa, vítima do golpe, perdeu 1.500 reais.

Fonte: Polícia Civil

Vídeo: Criminosos abandonam e incendeiam carro em Sapucaia do Sul



Na madrugada desta sexta-feira, criminosos abandonaram e atearam fogo no veículo Vectra, placas INT 5287, em Sapucaia do Sul. De acordo com informações, o veículo estava em situação de roubo e foi incendiado na Rua Argentina.

Fonte: Ação Preventiva

Vídeo: Homem é preso com BMW furtada em Fazenda Vilanova


Um homem foi preso com um automovel furtado na noite de quinta-feira(06). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os policiais realizavam uma operação de combate ao crime na BR-386, quando abordaram o veículo BMW 118, que estava furtado e placas clonadas.

A abordagem aconteceu no km 369 em Fazenda Vilanova por volta das 22h. Após solicitarem os documentos do veículo, que portava placas de Joinville/SC e deslocava-se no sentido capital x interior, os policiais suspeitaram do nervosismo do condutor.

Ao verificarem os elementos identificadores do carro constataram tratar-se na verdade de um automóvel semelhante de Parobé, que fora furtado na última sexta-feira (31 de agosto) na cidade de Sapiranga.

O motorista, de 26 anos e morador de Taquara, foi preso e responderá pelo crime de receptação de veículo. Ocorrência encaminhada à Polícia Judiciária de Lajeado.

Suspeito de dupla tentativa de homicídio na Capital é preso em Sapucaia do Sul

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde dessa quinta-feira (06), a Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, deu cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre. Um homem de 22 anos foi preso pela prática de uma dupla tentativa de homicídio ocorrida em 11 de agosto de 2017 na Vila Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre. A prisão ocorreu no município de Sapucaia do Sul. Uma pistola foi apreendida durante a ação.

Segundo a delegada Elisa Souza, a investigação apurou que as vítimas foram agredidas pelo homem preso e mais dois outros indivíduos com coronhadas no peito, socos e pauladas. Alem disso, umas das vítimas foi atingida por disparos de arma de fogo na perna.

Restou comprovado que a motivação do crime está vinculada ao fato de que uma das vítimas, do sexo masculino, estava cometendo furtos na região, o que desagradou os traficantes da localidade. A outra vítima foi atingida por ser companheira dele.

Conforme a delegada, o preso possui antecedentes por homicídios, tráfico de drogas, roubo de veículo, receptação e resistência. Também foi apreendida com o preso uma pistola calibre 640, a qual havia sido furtada de um policial militar. O homem foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e receptação.

Fonte: Polícia Civil

Mulher é morta com golpes de pé de cabra no interior de Putinga


Uma mulher foi morta por volta das 4h30 desta sexta-feira (07), no Centro de Putinga. A Brigada Militar (BM) foi informada sobre a ocorrência e deslocou até o hospital local, sendo verificado que o principal suspeito do crime, de identidade ainda não informada, estava sedado, tendo sido levado ao local por vizinhos.

O homem havia tentado o suicídio. Na casa do casal, foi encontrada a vítima, Juleide Salete Canalli Chiesa (56), na cama, morta, com diversos ferimentos na cabeça, provocados por golpes de pé de cabra. O local foi isolado, sendo acionada a Polícia Civil de Soledade e o Instituto Geral de Perícias (IPG). Populares teriam ouvido o grito da mulher pedindo para o agressor parar. O filho mais novo do casal, de seis anos, também estava na casa, mas não teria sofrido agressões.

O corpo de Juleide, que era servente de serviços gerais da Secretaria de Obras de Putinga, será encaminhado para necropsia. O homem deverá ficar sob custódia no Hospital Oscar Benévolo e posteriormente preso. O caso, que é inicialmente tratado como feminicídio, passa a ser investigado pela Polícia.

Fonte: Grupo Independente

Colisão entre moto e carro deixa um morto e dois feridos na ERS-453 em Caxias do Sul

Um acidente entre um carro e motocicleta deixou uma pessoa morta e outras duas gravemente feridas, na madrugada desta sexta-feira (07), em Caxias do Sul.
O acidente ocorreu no Km 04 da RSC-453, acesso Oeste, entre o Shopping Iguatemi e o viaduto Campo dos Bugres.

De acordo com a informação de testemunhas, o condutor da motocicleta descia em alta velocidade pela contramão na pista da direita sentido Caxias / Farroupilha.

O motociclista não conseguir evitar o choque e bateu de frente com um veículo Renault/Megane placas IQA 6992 de Caxias, que seguia sentido Caxias/Farroupilha.

Com o impacto da batida o Megane perdeu a roda dianteira e pegou fogo, enquanto a moto foi arremessada a mais de 30 metros do local do acidente. O condutor da moto, identificado como Wesley Cardoso Felíciano, 20 anos, morreu na hora.

A caroneira teve o corpo jogado em direção a um poste e teria tido parte das pernas amputadas no acidente.

Um ocupante do Megane, Alexandre Teixeira, teve que ser retirado das ferragens do carro em chamas, por uma equipe do Corpo de Bombeiros.


Duas ambulâncias do Samu também estiveram no local para fazer o salvamento das vítimas que foram encaminhada ao Hospital Pompeia.

A Polícia Rodoviária Estadual e Brigada Militar orientam o trânsito no local. O sentido Farroupilha/Caxias está bloqueada para a retirada dos veículos.

No sentido contrário acontece o trabalho da perícia e DML para recolher o corpo da vítima.

Fonte: G1 RS

Duas pessoas feridas em tiroteio no Hospital Conceição seguem em atendimento médico

Quatro criminosos tentaram roubar malote vigilantes e houve pelo menos 50 disparos de arma de fogo.

Depois de atendimento no local da ocorrência, policiais civis tentam identificar suspeitos por meio da análise de imagens de câmeras de segurança Lauro Alves / Agencia RBS

Um vigilante e uma das duas mulheres feridas a tiros na quinta-feira (6) no Hospital Conceição, na zona norte de Porto Alegre, seguem em atendimento médico no Hospital Cristo Redentor, mas estão fora de risco. A Polícia Civil tenta identificar quatro criminosos, sendo um deles o motorista da quadrilha que tentou roubar malote de vigilantes responsáveis por levar dinheiro a quatro caixas eletrônicos no local. Foi apurado que houve pelo menos 50 disparos de arma de fogo. 

Segundo a Assessoria de Imprensa do Grupo Hospitalar Conceição, o vigilante está na sala de recuperação em avaliação para ser liberado ou não para um quarto. Ele levou tiros nos dois braços. Já a mulher continua na emergência com ferimentos nas nádegas. Uma terceira vítima, também mulher, foi liberada. Ela teve ferimentos em um dos braços. 

Na tarde de quinta (6), ocorreu a tentativa de roubo do malote que os vigilantes de uma transportadora estavam levando para o hospital. Houve correria quando eles trocaram tiros com os bandidos no saguão do prédio, onde ficam os terminais bancários. 

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), eram três homens encapuzados, mas havia um quarto envolvido que dirigia o veículo usado na fuga. 

— Eles entraram no hospital como se fossem de uma equipe de manutenção, já que há obras no local. Inclusive estavam em um carro e tinham até uma escada sobre o veículo para não chamar a atenção das pessoas, bem como se fossem realizar um serviço — ressalta Abreu. 

O veículo usado pela quadrilha ainda não foi localizado. Na fuga, eles deixaram um carregador de pistola 9 mm. Abreu diz que os bandidos foram agressivos e estavam descontrolados, deixando claro que o objetivo era ferir os vigilantes. Ele diz que houve entre 50 e 60 disparos de arma de fogo.

Imagens de câmeras de segurança foram analisadas, mas até agora não houve identificação dos criminosos.

Fonte: Gaúcha

Tenente da reserva reage a assalto e criminoso acaba baleado e preso em Viamão

                                            Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um criminoso foi preso no início da noite de quinta-feira(06), após o confronto com um tenente da reserva da Brigada Militar.

De acordo com a Brigada Militar, o PM teve seu veículo, um Siena prata e de placas IUW-9401, roubado no bairro Lisboa, em Porto Alegre. Logo após ser surpreendido pela titude do bandido o tenente sacou sua arma e atirou contra o bandido, que fugiu do local.

Durante buscas o veículo foi localizado. Nele, havia marca de sangue. Informações recebidas na sequência indicaram a localização de suspeito, internado no hospital de Viamão com ferimento provocado por disparo de arma de fogo.

Policiais foram até o hostpital e identificaram o homem, que reside no bairro Jardim Krahe, em Viamão, e que ficou sob custódia policial até o reconhecimento pessoal.

Fonte: Ação Preventiva

Tiroteio próximo a autódromo deixa dois mortos em Santa Cruz do Sul

Caso aconteceu em Santa Cruz do Sul, na madrugada desta sexta-feira (07)

Dois foram mortos a tiros próximo ao autódromo de Santa Cruz do Sul na madrugada desta sexta-feira (7). A Brigada Militar atendeu a ocorrência por volta das 2h30min e acionou a Polícia Civil.

Segundo a Polícia Civil, um homem identificado como Marcelo de Paula, 29 anos, estava com a namorada dentro do autódromo, quando a mulher se afastou para urinar e ouviu os disparos. Ao retornar, ela encontrou o namorado morto no canteiro central da via de acesso ao autódromo. 

O outro homem, identificado como Paulo Fernando Kochenborger, 37 anos, também foi atingido pelos tiros. Ele chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento Esmeralda, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia Civil não soube dizer se os dois homens estavam próximos e nem se a segunda vitima tinha ligação com o casal.

Não se sabe ainda o que motivou o crime e até agora nenhum suspeito da autoria dos disparos foi identificado. 

Fonte: Gaúcha

Proprietário de mercado é baleado em assalto em Bento Gonçalves

Ele passou por cirurgia e segue internado no Hospital Tacchini

Um empresário foi baleado durante assalto a supermercado no bairro Botafogo, em Bento Gonçalves. O crime aconteceu por volta das 19h desta quinta-feira (6). A vítima, que foi baleada na perna, é um dos sócios da rede supermercados Grepar, Gregório Bruschi.

Bruschi passou por cirurgia e seguia internado no Hospital Tacchini, de Bento, até as 11h desta sexta-feira (7).

No assalto desta quinta, o ladrão acessou dinheiro do cofre e fugiu. Clientes e funcionários ainda estavam no local, mas não foram atingidos. A Polícia Civil vai buscar imagens de câmeras de monitoramento que possam ajudar na identificação do assaltante. 

A rede Grepar conta com seis lojas em Bento. Mesmo com o assalto, a unidade do bairro Botafogo abriu normalmente nesta sexta.

Fonte: Gaúcha

Dupla é presa após roubo e perseguição em Lajeado

Fotos: BM /divulgação Ação Preventiva

Dois criminosos foram presos depois de quatro roubos e perseguição por diversos bairros de Lajeado. De acordo com a Brigada Militar, a dupla teria assaltado uma vidraçaria na tarde de quinta-feira(06), no bairro universitário. Durante a fuga os criminosos roubaram três motocicletas e fugiram em direção a ERS-130.

Policiais Militares se depararam com os assaltantes , onde se iniciou uma perseguição, que terminou com a dupla presa.

Foram recuperados R$14.000,00, as motocicletas roubadas, celulares e notebook. Além de duas armas que foram retiradas das ruas.


Fonte: Ação Preventiva

BM prende três pessoas com drogas em Bagé

                                              Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Três pessoas foram presas com drogas na tarde de quinta-feira(06), Rua 800, bairro Habitar Brasil em Bagé. De acordo com a Brigada Militar, uma guarnição do 6º RPMon foi para o local averiguar uma denúncia de disparo de arma de fogo, onde foi constatou quatro indivíduos em atitude suspeita (um deles menor de idade),. Na tentativa de abordagem policial, os indivíduos correram para o interior de uma residência. A guarnição perseguiu os suspeitos e abordaram os mesmos.

 Foram encontradas na residência 22 pedras de Crack, pesando aproximadamente 124.66 gramas; uma bucha de cocaína pesando aproximadamente 9,55 gramas; um simulacro de arma de fogo; 02 munições intactas calibre 38; 02 relógios; 03 facões; um celular e a quantia de R$ 5.500 reais em espécie.

Os presos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Homem que participou de tentativa de homicídio contra cinco policiais é preso em Sapucaia do Sul

 A Polícia Civil, por intermédio da 6° Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, sob comando da Del Elisa Souza, deu cumprimento, nesta tarde, a mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre, em desfavor de G.S.A., 22 anos, vulgo GAGO, pela participação em tentativa de homicídio contra 5 policiais militares, ocorrida em 10/08/2017, na Rua Orfanotrofio, bairro Nonoai, nesta Capital.

A prisão ocorreu no Município de Sapucaia do Sul.

A investigação concluiu que, na noite dos fatos, uma guarnição da BM, após intenso tiroteio no bairro Nonoai, recebeu uma informação de que os criminosos estariam escondidos em uma residência na Vila FORMIGA. Ao adentrarem o local, os criminosos, fortemente armados, reagiram, no entanto os policiais revidaram, restando 4 indivíduos mortos. Com os criminosos foram apreendidas cinco armas de fogo e farta munição de calibre restrito.

O indivíduo hoje preso conseguiu empreender fuga na noite dos fatos, no entanto restou comprovada a sua participação no atentado contra os policiais, sendo indiciado por esta Especializada, estando na condição de foragido há 1 ano.

Além disso, o preso já foi investigado e indiciado por essa Delegacia por um triplo homicídio ocorrido no ano de 2017 na Vila Cai Cai. Possui antecedentes por diversos homicídios, tráfico de drogas, roubo  de veículo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Ademais, na data de hoje, na casa onde foi localizado, apreendeu-se em poder do preso um revólver calibre 22, sendo autuado em flagrante por posse de arma de fogo.

Após as formalidades legais, a presa será encaminhada ao sistema prisional.

DISQUE HOMICÍDIOS 0800 642 0121

Denunciado grupo que matou pessoa com deficiência para ficar com seguro.

Advogado e mais quatro forjaram suposta operação para ficar com R$ 800 mil.

A Promotoria do Júri de Porto Alegre denunciou cinco pessoas pela morte a tiros de um homem portador de deficiência mental para ficar com um seguro de R$ 800 mil. O crime ocorreu em fevereiro do ano passado no bairro Lami, na zona Sul de Porto Alegre.

Kanitar do Espírito Santo Neto, Gabriel Mayer Carpim da Silva, Miguel Machado Cechim, Rogério Tatsch Gehres e Malora Schunck Lorenzo devem responder por homicídio duplamente qualificado e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

De acordo com o promotor Luiz Eduardo de Oliveira Azevedo, os denunciados mataram André Fonseca Zanirati, que era conhecido como Alf, perto das 23h, na estrada São Caetano.

 

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Polícia investiga morte de homem com 12 tiros em frente ao local de trabalho, em São Leopoldo

Segundo polícia, vítima vinha sendo ameaçada devido a uma desavença relacionada a uma ação na Justiça do Trabalho. Imagens de segurança não identificam o atirador, que usava capuz.

Um homem foi morto a tiros na noite de quarta-feira (6), em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Identificado pela Polícia Civil como Maycon Douglas dos Santos Michel, ele estava em frente ao minimercado onde trabalhava, quando um homem encapuzado se aproximou e deu 12 tiros. Maycon chegou a ser atendido, mas morreu antes de chegar à unidade de pronto-atendimento.

Segundo a investigação, Maycon vinha sendo ameaçado por causa de uma desavença relacionada a uma ação na Justiça do Trabalho. Testemunhas foram ouvidas e imagens de câmeras de videomonitoramento são investigadas. Nas imagens, não é possível identificar o atirador já que ele estava usando capuz. Segundo a perícia, a arma utilizada foi uma .40, pelos estojos encontrados no local.

Fonte: G1 RS

Presos fogem de presídio pelo telhado em Alegrete

Três fugitivos já foram recapturados pela polícia e cinco permanecem foragidos. A Brigada Militar realiza buscas na região.
 
Presos fugiram pelo telhado do presídio de Alegrete (Foto: Susepe/Divulgação)

Oito detentos fugiram do Presídio Estadual de Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, no início da tarde desta quinta-feira (6). Três fugitivos já foram recapturados, conforme a Brigada Militar.

De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), os presos escaparam pelo telhado da penitenciária, através de um buraco feito na laje da cela 03, e pularam para o parque localizado nos fundos da casa prisional.

O fato teria sido facilitado pelo barulho das obras que estão sendo realizadas no presídio e em virtude da abertura de buracos para a colocação das estruturas do telamento do pátio.

Guarnições que estavam de serviço e de folga foram acionadas. Após 40 minutos da identificação da fuga, três fugitivos foram recapturados próximo às margens do Rio Ibirapuitã.

Cinco ainda permanecem foragidos e a Brigada Militar realiza buscas na região. Conforme a polícia, todos são presos de alta periculosidade. Os três recapturados cumprem pena por crime de homicídio.
A Susepe irá instaurar um sindicância para apurar as circunstâncias da fuga.

Fonte: G1/RS

Queda de marquise no Centro de Alvorada deixa adolescente ferido

 Defesa Civil de Alvorada irá investigar o desabamento. Adolescente ferido foi encaminhado a atendimento médico (Foto: Divulgação/Defesa Civil de Alvorada )

Estrutura de 12 metros é de uma loja de móveis, que funciona em um prédio de cerca de vinte anos. Defesa Civil do município apura as causas do acidente.

A queda de uma marquise deixou um adolescente ferido na tarde desta quinta-feira (6), no Centro de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O garoto teve a perna quebrada, e foi conduzido a atendimento hospitalar.

A Defesa Civil de Alvorada investigará as causas do acidente. A estrutura tem 12 metros de comprimento, e era de uma loja de móveis, que será interditada após a limpeza do local. O prédio tem cerca de 20 anos, segundo a Defesa Civil.

Fonte: G1 RS

Mais de 6 mil sites de pornografia infantil são identificados pelo MPF

Investigações contaram com informações levantadas pela ONG Safernet, que recebe cerca de cem novas denúncias diariamente.

O Ministério Público Federal e a ONG Safernet identificaram mais de 6 mil sites com conteúdo criminoso, envolvendo principalmente abuso sexual e exploração de crianças e adolescentes. Os registros de pornografia infantil foram descobertos após denúncias de internautas entre fevereiro de 2017 a agosto de 2018. Destas, 832 já são objeto de investigação pela Procuradoria.

Na avaliação do MPF, o combate a esse tipo de crime na internet se torna "mais eficaz" com o trabalho conjunto dessas duas instituições, formalizado por meio do convênio técnico e operacional assinado em fevereiro do ano passado.

Por meio da parceria, o MPF teve acesso à base de dados da Safernet, que registrou mais de 57 mil denúncias no período analisado, reportadas por meio do site.

Destas notificações, cerca de 6 mil continham informações que permitiram dar prosseguimento às investigações de crimes de pornografia infantil. Segundo o diretor e fundador da ONG, Thiago Tavares, o site recebe cerca de cem novas denúncias diariamente. Toda a análise do material disponibilizado na página vem sendo realizada pelo Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos da Procuradoria da República em São Paulo.

"O trabalho é realizado online, garantindo a velocidade necessária aos encaminhamentos" destaca a Procuradoria.

Além das denúncias que já são objeto de investigação no MPF, 269 notificações foram enviadas ao Ministério Público do Estado de São Paulo, por relatarem crimes cujo julgamento cabe à Justiça Estadual.

Outros 5.888 sites foram encaminhados rapidamente às respectivas centrais de denúncias no Exterior, para que cada país localize os hospedeiros do material criminoso em seu território.

"Por meio da infraestrutura e do apoio da Associação Inhope, uma instituição situada na Holanda responsável pela união de 43 canais para denúncias no mundo, as informações são trocadas rapidamente, e os sites hospedeiros são identificados e encaminhados para as respectivas autoridades. Cerca de 62% do conteúdo criminoso é removido em menos de 72 horas."
Parceria
A descoberta das páginas e as consequentes investigações para identificação dos responsáveis fazem parte do esforço conjunto do MPF e da Safernet para combater a pornografia infantil na internet.
"Além desse trabalho de análise e encaminhamento das investigações, as duas instituições vêm atuando na prevenção e conscientização sobre os riscos da internet através da realização de palestras e workshops para educadores e alunos em todo o Brasil, uma boa prática que culminou no Projeto MP pela Educação Digital, já na sua terceira fase de implementação", informou a Procuradoria.

Além de acessar o site da Safernet, qualquer cidadão pode fazer denúncias no portal do MPF ou por meio do aplicativo para celular SAC MPF, disponível para IOS e Android.

Fonte: Gaúcha

Criminosos sabiam quantidade exata de explosivo para arrombar caixa eletrônico na Serra

Quadrilha atacou terminal bancário e fugiu em Bento Gonçalves.

 IGP periciou o local da explosão no começo da manhã desta quinta-feiraLizie Antonello / Agência RBS

Após analise do caixa eletrônico arrombado em Bento Gonçalves na manhã desta quinta-feira (6), o coordenador regional do Instituto-Geral de Perícias, Airton Kraemer, disse que os assaltantes usaram explosivos do mesmo tipo que implode rochas em pedreiras e para demolições.

– O modus operandi é sempre o mesmo que temos acompanhado nos últimos casos. Percebemos que as pessoas se especializaram neste tipo de delito. Uma explosão cirúrgica – analisa o perito.
Kraemer afirma que foi usada a quantidade necessária de explosivos para arrombar o terminal e que não danificasse as cédulas.

Na cabine onde ficava o equipamento, foram recolhidas notas de diversos valores, num total de cerca de R$ 2 mil, e projéteis de diversos calibres, entre os quais de pistola 9 milímetros e outras de grosso calibre e uso restrito. Todo o material será encaminhado para análise.

Para acessar a cabine, foram arrombadas portas laterais. Ainda conforme o perito, os criminosos atiraram nos vidros do estabelecimento para intimidar os vigilantes do local.

Integrantes do 6º Batalhão de Comunicação do Exército, sediado em Bento, também fizeram levantamento no local em função do uso dos explosivos.

Fonte: Gaúcha

Ladrões atacam seguranças em hospital, trocam tiros e deixam três feridos em Porto Alegre

Crime ocorreu no início desta tarde, no Hospital Conceição, na Zona Norte.


Viaturas da Polícia Civil foram até o local logo após o ataque ao carro-forte Lauro Alves / Agencia RBS

Uma tentativa de roubo a vigilantes de uma transportadora que traziam malotes de dinheiro por volta das 14h desta quinta-feira (6), no Hospital Conceição, no bairro Cristo Redentor, na zona norte de Porto Alegre, deixou três pessoas feridas e causou pânico e correria. Segundo o Departamento de Controle e Comando Integrado (DCCI),  ladrões encapuzados tentaram roubar um malote no saguão da instituição de saúde e atiraram contra um dos vigilantes, que ficou ferido.

Um vigilante foi atingido nos dois braços. Duas mulheres também se feriram no tiroteio que teria envolvido pistolas e armas longas — uma das vítimas foi atingida na nádega e outra na perna. Os três estão fora de risco.

Conforme o capitão Sérgio Augusto Rocha de Oliveira, do 11º Batalhão de Polícia Militar, três ladrões teriam realizado o ataque na instituição de saúde: 

— Os três estavam usando máscaras cirúrgicas e esperaram os vigilantes entrarem no saguão, utilizando acesso secundário do hospital. Quando se encontraram, houve troca de tiros que resultou nos três feridos. 

Uma das pacientes que aguardava atendimento no hospital é Vanessa Moraes. Segundo ela, quando tiveram início os disparos, as pessoas que estavam no saguão procuraram abrigo. 

— A gente conseguiu ouvir os tiros. Foi uma correria.  Eu consegui me trancar no banheiro. Foi bem tenso — relata.  

O médico ortopedista Lucas Senger Jacobus, que trabalha no hospital, falou com GaúchaZH:
— Ali tem muito movimento de gente, é central. Tem uma igreja, caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Próximo dali tem uma sala de estar para os médicos, onde eu estava. Com certeza, foram mais de 30 tiros. Todo mundo se jogou no chão e tentou se proteger. Um dos assaltantes correu com a arma pelo corredor e bem na minha porta encontrei carregador de uma arma. Contei pelo menos 10 tiros em uma parede.

O diretor administrativo e financeiro do hospital, José Ricardo Agliardi Silveira, contou que a casa de saúde irá contribuir com a investigação da polícia. Segundo ele, para garantir a segurança dos pacientes a instituição tem funcionários que atuam na vigilância da casa de saúde, tem monitoramento em vídeo e cadastramento de todas as pessoas que entram no estabelecimento.

— O foco deles não era atacar o hospital. Entraram com armamento pesado, buscavam os valores do carro-forte. Se depararam com uma segurança que demonstrou preparo. Nós, agora, aguardamos o resultado do trabalho da polícia.

Ele garantiu que o funcionamento do hospital não foi prejudicado pela ação e que os pacientes estão sendo atendidos normalmente.   

Os criminosos fugiram em um carro prata pela Avenida Assis Brasil em direção a Canoas. A Brigada Militar faz buscas à quadrilha.

A perícia foi realizada ainda durante a tarde. Equipes da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais iniciaram as investigações no local. Eles recolheram as imagens das câmeras da segurança para tentar identificar os responsáveis. 
 Policiais foram à cena do crime logo após o ataque na tarde desta quinta-feira (6)Lauro Alves / Agencia RBS

Fonte: Gaúcha

Dois foragidos são presos em Tramandaí com veículo roubado

Dois foragidos são presos em Tramandaí com veículo roubado - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRV/Deic), prendeu nesta quarta-feira (05) dois homens em Tramandaí. Os indivíduos, de 23 e 28 anos de idade, eram foragidos do sistema prisional e estavam na posse de um veículo roubado e clonado.

Segundo os delegados Adriano Nonnenmacher e Joel Wagner, o veículo Chevrolet Spin foi roubado no dia 05 de agosto deste ano na rua São Manoel, em Porto Alegre, quando três indivíduos o subtraíram mediante emprego de arma de fogo.

Os presos têm diversos antecedentes criminais, como roubo majorado, tráfico e associação para o tráfico, homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação, adulteração de sinal identificador veicular, dentre outros, o que demonstra a periculosidade dos flagrados.

Ainda conforme os delegados, a delegacia especializada realiza ações pontuais diárias contra alvos qualificados, bem como grandes investigações, como planejamento de combate ao roubo, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos no Estado.

Fonte: Polícia Civil

Maioria dos ataques a banco na Serra em 2018 ocorreu de madrugada com uso de explosivos

Caso mais recente foi na madrugada desta quinta-feira (6).

Dos 15 ataques a banco de 2018 na Serra, nove tiveram uso de explosivos Serra Notícias / Divulgação

Dos ataques a banco em 2018 na Serra, 60% tiveram uso de explosivos. Com o caso da madrugada desta quinta-feira em Bento Gonçalves, a região chegou a 15 registros neste ano. Destes, 9 tiveram uso de explosivos em horários entre meia-noite e 6h.

Em duas situações, houve a formação de reféns com cordão humano durante o dia, o chamado "Novo Cangaço". Em São Valentim do Sul, no dia 07 de maio; e em Jaquirana, no dia 05 de julho, quando foram atacadas as agências do Banco do Brasil e do Banrisul. Nesse caso, três assaltantes foram mortos durante a fuga em confronto com a Brigada Militar e dois foram presos. Outros dois ataques a banco neste ano tiveram o uso de maçaricos.

A maioria dos casos de 2018 ocorreu nos meses de maio, com três ataques, e julho, que concentrou o maior número, com cinco ocorrências. O segundo semestre deste ano já supera o primeiro, com oito casos contra sete.  

Contando, nos números da região, o município de Vale Real, que é no Vale do Caí, mas faz limite com a Serra, são 17 ocorrências em 2018. No mesmo período do ano passado, foram 27 casos de ataque a banco na Serra.


Fonte: Gaúcha

Após 18 anos, ex-agente é preso por permitir abusos sexuais contra detento no Presídio Central

Caso ocorrido em 1992 resultou em suicídio do músico Diógenes Gomes de Lima.

Um dos crimes de grande repercussão na área policial do Rio Grande do sul teve um novo capítulo nesta quarta-feira (5). O ex-agente penitenciário Jorge Rosa Macalão, 61 anos, foi preso em sua casa no bairro Passo d'Areia, zona norte de Porto Alegre, por policiais da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais.

Ele é acusado de ter permitido abusos sexuais contra o músico nativista Diógenes Gomes de Lima, o Dida Gomes, 31 anos. O caso ocorreu dentro de uma cela do Presídio Central, em 1992. Diógenes havia sido detido por taxistas nas imediações da Usina do Gasômetro e levado para o Palácio da Polícia por suspeita de abusar sexualmente de uma menina de seis anos de idade. 

Mais tarde, na cadeia, foi estuprado por diversos detentos e espancado. Posteriormente, o músico foi transferido em surto psicótico para o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), onde se enforcou.

Macalão havia sido condenado a 23 anos de prisão em 2005. No entanto, a defesa recorreu e o ex-agente continuou respondendo em liberdade. Em 2011, decisão em segundo grau reduziu a pena para 10 anos e 6 meses. Houve novo recurso. No dia 28 do mês passado, após a decisão ser mantida pelas instâncias superiores, foi expedido o mandado de prisão para que o ex-agente finalmente inicie o cumprimento da pena. Não há mais possibilidade de recursos. Macalão terá que cumprir a pena em regime fechado. Ele foi levado para a Penitenciária Modulada de Charqueadas.

A Justiça já havia condenado a 13 anos e quatro meses de prisão o ex-agente penitenciário Enio Dutra Martins. Além de ser conivente com o crime, ele teria inclusive estimulado os presos a abusarem de Diógenes. O episódio ficou conhecido como "O Caso Diógenes". O suposto abuso contra a menina nunca foi confirmado. 


Fonte: Gaúcha

Tiroteio durante tentativa de assalto no Hospital Conceição deixa três feridos em Porto Alegre de

Uma funcionária, uma mulher que estava no saguão do hospital e um segurança foram atingidos, mas não correm riscos. Ataque aconteceu quando carro-forte chegava para abastecer caixas eletrônicos dentro da instituição de saúde.

Criminosos atacaram um carro-forte no Hospital Conceição na tarde desta quinta-feira(06) no bairro Cristo Redentor, na zona norte de Porto Alegre. Criminosos encapuzados invadiram o saguão do hospital, onde houve o confronto. Um vigilante levou um tiro no braço, uma paciente atingida com um tiro nas nádegas e uma funcionária atingida na perna. Os três feridos estão fora de risco. 

De acordo com a Brigada Militar, os vigilantes da Prosegur iriam abastecer os caixas eletrônicos e foram surpreendidos pelos criminosos que fugiram em direção à avenida Assis Brasil, em um veículo hatch na cor prata, modelo antigo, que pode ser um Fiesta ou um Corsa.

Ainda segundo a Brigada Militar, eles não conseguiram levar nenhum valor.

O local foi isolado para perícia  buscas estão sendo realizadas.

Fonte: Ação Preventiva