sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

BM prende líder do tráfico de drogas em Cidreira

WhatsApp Image 2018-01-12 at 20.58.23

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Após informações de que o indivíduo Carlos Adalberto Silveira Braga vulgo "Bebeto" , estaria se deslocando de Tramandaí para Cidreira em seu veículo Sandero, placas NTO 9670 ,com uma parte feminina transportando drogas, a guarnição da Patamo da 3 CIA do 8 BPM, deslocou pela ERS 786 e no km 31 abordou o veículo, em revista foi encontrado dois tijolos de maconha pesando aproximadamente 1,100 kg, e com Bebeto R$ 487,95 em dinheiro, a caroneira foi identificada como Elisângela Luiz Pedroso. Foi dado voz de prisão e encaminhados a DP de Balneário Pinhal, juntamente com o veículo .

Fonte: Ação Preventiva

Após constatar furto de energia, Polícia prende proprietária de templo

Local em Gravataí teria sediado ritual que terminou com a morte de duas crianças

Após constatar furto de energia, suposta proprietária de templo é presa em Gravataí  | Foto: Policia Civil / Divulgação / CP

Após constatar furto de energia, suposta proprietária de templo é presa em Gravataí | Foto: Policia Civil / Divulgação / CP

Durante mais uma etapa da Operação Blecaute, que combate o furto de energia, a proprietária do templo macabro, local em Gravataí onde duas crianças teriam sido mortas durante um ritual, foi presa pela Polícia Civil. Em entrevista ao Correio do Povo no final da manhã desta sexta-feira, a delegada Marina Ver Goltz explicou que a mulher não estava no local no momento da ação, mas se apresentou durante a verificação dos policiais.

"Não havia ninguém no local quando estávamos constatando o furto qualificado de energia. Mas depois disso, esta mulher, de 28 anos, se apresentou como proprietária e foi presa", resumiu a delegada Marina. 

Questionada sobre se a mulher presa seria esposa do "bruxo", preso durante investigação da morte de duas crianças, a delegada esclareceu que isso ainda será investigado. "Essa informação eu não tenho como dar porque ainda não sabemos. Estamos investigando isso com outros colegas. Ela foi presa hoje pelo furto de energia", acrescentou.

Caso da seita

O caso da seita macabra é investigado pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Novo Hamburgo. O delegado Rogério Baggio pediu prorrogação do prazo para concluir o inquérito, com mais de 200 páginas, aberto desde o encontro dos corpos esquartejados de um casal de crianças, em duas ocasiões diferentes, em setembro do ano passado no bairro Lomba Grande. Há quatro presos, incluindo o líder da seita, e outras três pessoas estão foragidas. 

Ficção

O líder da seita é defendido pela Mejìa Advogados, através dos advogados Marco Alfredo Mejía, José Felipe Lucca e Evandro Mariani. Eles aguardam a posição no início da próxima semana do Poder Judicinário sobre pedido de liberdade do seu cliente. “Há falta de provas. Não há provas de autoria”, assegurou nessa manhã o advogado José Felipe Lucca. “É uma ficção criada pelo delegado que originou esse processo. Não há prova alguma”, avaliou, lembrando que já havia sido pedida a exceção de competência pois se as vítimas forem argentinas o caso, no entendimento da defesa, deveria ficar com a Justiça Federal. “Os laudos que estão nos autos não trazem alguma prova de autoria”, reafirmou.

Lucca observou que ainda não foi julgado o mérito do último pedido de habeas corpus, que havia negado nessa terça-feira passada pelo desembargador Sylvio Baptista Neto, da 1ª Câmara Criminal de Novo Hamburgo. “Ele julgou a liminar e não o mérito”, frisou. Em sua decisão, o desembargador justificou que “o pedido de liminar para liberação de réu ou indiciado preso provisoriamente ou outra situação penalmente restritiva é medida cautelar satisfatória. Assim sendo, só pode ser atendida, quando, pelas provas trazidas pelo impetrante, há inquestionável constrangimento ilegal para o paciente. Não é o caso em testilha. As questões levantadas pela impetrante não demonstram, de imediato, que o constrangimento do paciente é ilegal”.

Fonte: Correio do Povo

Líder de ataque a carro-forte é comparsa de um dos maiores assaltantes de banco do RS

Homem responsável por roubar blindado em Porto Alegre está foragido do regime semiaberto.

Líder de ataque a carro-forte é comparsa de um dos maiores assaltantes de banco do RS  | Foto: Guilherme Almeida

Líder de ataque a carro-forte é comparsa de um dos maiores assaltantes de banco do RS | Foto: Guilherme Almeida

O provável líder da quadrilha que atacou um carro-forte na tarde dessa quinta-feira no bairro Anchieta, em Porto Alegre, é parceiro de um dos maiores assaltantes de banco, vulgo Cafuringa, que está recolhido na Penitenciária Estadual do Jacuí. A informação é do delegado João Paulo de Abreu, um dos titulares da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil. O suspeito do ataque ao blindado da empresa de transporte de valores STV segue foragido do regime semiaberto desde o dia 6 de julho do ano passado.

Os dois criminosos atuaram juntos inclusive em Santa Catarina. Em 2012, a quadrilha deles foi responsável pelo roubo de mais de R$ 1,5 milhão em ataques contra agências do Banco do Brasil nas cidades catarinenses de Forquilhinha, Sombrio e Içara. A dupla foi inclusive condenada por isso pela Justiça de Santa Catarina. Cafuringa foi capturado em Cachoeirinha no mesmo ano pelos agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Já em novembro de 2013, na Capital, o homem que liderou o ataque de ontem foi preso com um cúmplice sob acusação de roubar pelo menos seis agências bancárias em Porto Alegre e Região Metropolitana.

O delegado João Paulo de Abreu, da Delegacia de Roubos do Deic, confirmou que o suspeito do ataque ao carro-forte da STV liderou o assalto ao Banrisul na esquina das avenidas França e Farrapos, ocorrido na manhã do dia 3 de novembro do ano passado, Na ocasião, seis indivíduos fortemente armados renderam vigilantes, fucionários e clientes antes de se apossarem do dinheiro do cofre e dos caixas eletrônicos. Na fuga, o grupo embarcou em dois veículos. Dez dias depois, a quadrilha também roubou o malote bancário de uma lotérica em um shopping na avenida Ipiranga.

Fonte: Correio do Povo

Alunos-soldados são responsáveis pela prisão de 14 pessoas em Porto Alegre

Grupo de 142 futuros policiais ajudou a recapturar sete foragidos.

Alunos-soldados são responsáveis pela prisão de 14 pessoas em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

Alunos-soldados são responsáveis pela prisão de 14 pessoas em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

Os 142 alunos-soldados da Brigada Militar destinados a Porto Alegre já efetuaram uma série de prisões ao longo dessa semana. Houve a abordagem e identificação de 427 pessoas, com a prisão de 14 suspeitos. Os futuros policiais militares emitiram 25 Termos Circunstanciados, 38 Boletins de Atendimento, sete autos de infração de trânsito e sete comunicações de ocorrências policiais. Ao todo 59 veículos foram fiscalizados, sendo que dois foram autuados e outros três, recolhidos. Sete foragidos foram recapturados no período que teve ainda cinco ocorrências de tráfico de entorpecentes.

Na Capital, nessa quinta-feira, dois homens, suspeitos no roubo de um carro no bairro Partenon, foram detidos. Populares alertaram os futuros policiais militares, que realizaram a prisão da dupla. No veículo, a Brigada Militar (BM) encontrou revólver calibre 38 municiado. Na mesma região, outros dois homens, suspeitos de estarem relacionados ao tráfico de drogas, foram detidos com entorpecentes e dinheiro.

Foragidos do sistema prisional foram localizados nos bairros São João, Moinhos de Vento e Menino Deus. Além dessas ações, os alunos-soldados auxiliaram uma mulher que solicitou ajuda por ter sido ameaçada e agredida pelo companheiro. O homem foi conduzido e encaminhado para uma delegacia. 

Além dos 142 alunos-soldados para a Capital, outros 56 ficaram na Serra; 57 no Vale dos Sinos; 40 no Centro Sul; 100 na Região Metropolitana; 53 no Litoral Norte e 36 no Centro do Estado. No total, o policiamento ostensivo da BM teve reforço de 484 PMs nas ruas. O estágio operacional dentro da chamada Operação Avante, lançada no dia 3, com supervisão de oficiais, prosseguirá até o dia 19 de fevereiro, sendo considerado um treinamento final do curso de formação que ocorrerá no dia 6 de abril deste ano.

Fonte: Correio do Povo

Assassinato de professor indígena em SC foi por motivo fútil, diz delegado

Suspeito foi preso nesta sexta-feira.

Policiais civis de Santa Catarina prenderam na manhã desta sexta-feira, em Gaspar, a cerca de 50 quilômetros de Balneário Camboriú, no litoral norte do estado, um rapaz de 22 anos suspeito de matar a pauladas, o professor indígena Marcondes Namblá, 36 anos. O crime ocorreu na madrugada do primeiro dia do ano e teve grande repercussão depois que imagens registradas por câmeras de segurança vieram a público.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito Gilmar César de Lima admitiu ser o autor do crime, cometido por motivo fútil. "Ele alegou que a vítima mexeu com seu cachorro", revelou o delegado responsável pelo inquérito, Douglas Barroco, descartando a hipótese de o professor ter sido assassinado pelo fato de ser índio.

De acordo com o delegado, Lima já era procurado antes mesmo de matar o professor indígena e havia um mandado de prisão em aberto contra ele, por tentativa de homicídio. Lima foi encontrado escondido na casa de uma irmã, a cerca de 50 quilômetros do local onde Namblá foi morto.

Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Marcondes Namblá dava aulas em uma escola indígena do município de José Boiteux, no Vale do Itajaí. Além disso, era identificado como uma das lideranças de sua comunidade, com importante atuação pela preservação da língua Laklãnõ-Xokleng, de sua etnia.

Aproveitando o período de férias escolares, Namblá decidiu acompanhar um grupo de Xoklengs até Penha, onde os índios costumam aproveitar a presença de turistas para vender artesanato. O professor, que foi vender picolés, voltava de madrugada sozinho quando foi abordado por um homem portando um pedaço de pau.

As imagens registradas por câmeras de segurança instaladas próximas ao local da ocorrência exibem Namblá próximo a uma esquina, com uma das mãos apoiadas contra um poste de sinalização. O homem que a Polícia Civil afirma ser Gilmar César de Lima se aproxima e parece falar algo ao índio, que não esboça qualquer reação. Subitamente, o agressor desfere uma primeira paulada contra a cabeça do professor, que cai no chão e continua sendo agredido. Na sequência, o homem ameaça deixar o local, mas retorna e volta a agredir o indígena após perceber que ele ainda se mexia.

Encontrado desacordado e com suspeita de traumatismo craniano, o índio foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Marieta Konder Bornhaunsen, em Itajaí, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com as assessorias do Corpo de Bombeiros e do hospital. Intolerância A morte de Namblá e a revolta provocada pela divulgação das imagens levou várias entidades a cobrar agilidade nas investigações, alertando para o que classificam como uma "onda de intolerância contra indígenas no litoral de Santa Catarina".

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e o Núcleo de Estudos de Povos Indígenas (Nepi), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) manifestaram, em notas, que o assassinato do professor um ano após uma criança kaingang de apenas dois anos de idade ser degolada por um desconhecido nos braços da própria mãe, em Imbituba (SC) decorre do contexto de intolerância étnica e anti-indígena no estado. "A violência aos povos indígenas é sistemática, diária, individual e coletiva", sustentava o Nepi.

Fonte: Correio do Povo

BM convoca policiais militares do interior para reforçar segurança no julgamento de Lula

Medida foi definida nesta sexta-feira pelo secretário da Segurança e o subcomandante da BM.

rr

BM terá reforço de efetivo do interior para julgamento de Lula | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

A Brigada Militar começa a convocar, a partir da próxima semana, policiais militares do interior e do litoral para reforçar a segurança em Porto Alegre no dia do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para o dia 24 de janeiro. Serão chamados policiais do Batalhão de Operação Especial (BOE) de Santa Maria e de Passo Fundo para Porto Alegre. E também, de forma gradativa, policiais do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que estão na Operação Golfinho, no Litoral gaúcho.

Em nota, a SSP confirmou que a medida faz parte do planejamento estabelecido pelo Gabinete de Gestão Integrada instalado para o acompanhamento do julgamento. A decisão ocorreu dois dias após as lideranças das bancadas estaduais do PT, do PCdoB e do PSOL solicitarem uma audiência com o governador José Ivo Sartori para tratar da segurança durante as manifestações programadas para os dias 22, 23 e 24. Na oportunidade, o chefe de Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin, afirmou que o assunto estava sendo conduzido pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Julgamento altera rotina de tribunal

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) e a Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) também divulgaram alterações em seus expedientes e a suspensão dos prazos processuais e das intimações nos processos físicos e eletrônicos em trâmite nas duas instituições nos dias 23 e 24.

No dia anterior ao julgamento, o expediente nos dois locais será apenas pela manhã. No dia do julgamento não haverá expediente na SJRS. Já no TRF4, apenas os servidores diretamente envolvidos com a realização e apoio da sessão de julgamento estão convocados. “A suspensão leva em conta as medidas que estão sendo adotadas pelos órgãos de segurança pública do Estado do Rio Grande do Sul e pela Polícia Federal para garantir a segurança do público interno e externo durante a realização do julgamento”, justificaram as duas instituições em nota.

Fonte: Correio do Povo

Brigada Militar de Esteio lança Operação Avante

foto1

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 11 de janeiro de 2018, a Brigada Militar de Esteio realizou a Operação Avante, que foi lançada no centro da cidade de Sapucaia do Sul. A Operação ocorreu em todas as cidades da região Metropolitana, objetivando o combate a crimes como homicídio e furto ou roubo de veículo.

foto2

Durante a operação os Policiais militares do 34º BPM efetuaram barreiras policias em pontos estratégicos da cidade e abordagens nos bairros onde há maior número de ocorrências. Sendo efetuada a prisão de um indivíduo, após ter sido constatado que o mesmo se encontrava foragido do sistema prisional.

foto3

Fonte: Ação Preventiva

BM prende procurado no bairro São Geraldo

Na madrugada de hoje (12/01), Policiais Militares do 17ºBPM (2ªCIA – OPERAÇÃO AVANTE), abordaram no bairro São Geraldo, o indivíduo identificado como sendo G.A.G.R. de 21 anos (com antecedentes criminais) que, em consulta ao sistema, foi verificado que o mesmo se encontrava com um mandado de prisão em seu desfavor. Diante do fato, foi dada voz de prisão e encaminhado à DPPA local para as providências cabíveis.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio captura foragido no bairro Vila Nova durante Operação Avante

Por volta das 18h, no bairro Vila Nova, Policiais Militares do 34° BPM efetuaram a prisão de M. B. G. (com antecedentes). A prisão se deu durante a Operação Avante, onde o indivíduo foi abordado e constatado que o mesmo estava foragido do sistema prisional. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indivíduo, o qual foi encaminhado ao Hospital São Camilo para exames de lesões e posterior conduzido a DPPA Canoas para os devidos fins.

Fonte: Ação Preventiva

Comando do Policiamento Metropolitano realiza operação avante

image

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

O Comando de Policiamento Metropolitano realizou na noite desta quinta-feira (11/01) a Operação Avante CPM nos municípios de Gravataí, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Esteio e Sapucaia do Sul.

A operação contou com emprego de 51 viaturas e 170 policiais militares, com apoio das Guardas Municipais e Agentes de Trânsito.

O objetivo foi coibir delitos, com ações de abordagens, barreiras, patrulhas em áreas conflagradas, simultaneamente nos municípios que integram o Comando de Policiamento Metropolitano.

image

As ações da operação resultaram em 1.459 pessoas abordadas, 472 veículos fiscalizados, 19 veículos autuados e 10 recolhidos, prisão de 03 indivíduos foragidos do sistema prisional, prisão de um indivíduo com mandado de prisão, além de prisões por tráfico de entorpecentes e receptação.

Fonte: Ação Preventiva

BM realiza Operação Avante em Gravataí

image

Foto: BM /divulgação Ação Preventiva

Mais uma edição da Operação Avante está sendo realizada em Gravataí. O efetivo que envolve Policiais Militares de todas as unidades do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) realizará barreiras em locais previamente determinados e ações de patrulha em diversos bairros do município, objetivando a prevenção e a diminuição dos índices de criminalidade. Além de Gravataí e Cachoeirinha, a Operação foi lançada concomitantemente em todos os municípios do Comando Metropolitano, como Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Viamão e Alvorada, tendo iniciado às 19h de hoje, após um cerimonial de abertura (formatura) realizada na Sede do 17º BPM, em conjunto com o efetivo do 26º BPM – Cachoeirinha, tendo o propósito de perdurar por todo o ano de 2018.

image

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

BM apreende trio suspeito com 25 mil em dinheiro em Picada Café

Eles não souberam explicar a procedência do valor.

Na tarde de quarta-feira (10/01), por volta das 16h30min, a Brigada Militar de Picada Café durante patrulhamento desconfiou e abordou um veículo Fiat Punto, placas de Caxias do Sul, que estava parado na lateral da via, na BR 116, em atitudes suspeitas.

No carro estava três tripulantes, de 27, 29 e 38 anos, com antecedentes por posse de entorpecente, outro por furto e homicídio, e o terceiro por tráfico de drogas. Todos de Caxias do Sul. Em revista veicular foi encontrado no porta malas uma sacola de mercado com uma alta quantia em dinheiro. Chamou a atenção dos Policiais Militares que a maioria das notas era de pequenos valores, de R$2,00, R$5,00 e R$10,00, em um total R$25.553,00.

Como os suspeitos não falavam exatamente a origem nem comprovando o destino do valor, todos foram conduzidos a delegacia onde o dinheiro foi apreendido e registrada a ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Roubo de veículo em Porto Alegre termina com prisão em Canoas

Perseguição que começou na avenida Farrapos foi encerrada no bairro Marechal Rondon.

Roubo de veículo em Porto Alegre termina com prisão em Canoas  | Foto: Brigada Militar / Divulgação / CP

Roubo de veículo em Porto Alegre termina com prisão em Canoas | Foto: Brigada Militar / Divulgação / CP

O roubo de um Chevrolet Prisma, iniciado em Porto Alegre, terminou com a prisão de dois homens e a apreensão de um adolescente na madrugada desta quinta-feira em Canoas, na região Metropolitana.

O caso começou após policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) serem avisados por testemunhas de que um carro havia sido roubado na avenida Farrapos, na esquina com a rua Visconde do Rio Branco.

Minutos depois de serem comunicados do crime, o Prisma passou pela viatura dos PMs em alta velocidade e, neste momento, a perseguição começou. Os suspeitos só foram presos na rua Sezefredo, no bairro Marechal Rondon, após o motorista perder o controle do carro e colidir em uma árvore.

No Prisma, estavam um jovem de 22 anos e um adolescente. Por conta do acidente, o terceiro suspeito ficou inconsciente e teve de ser encaminhado ao Hospital de Canoas. Ao verificar o interior do carro, os PMs encontraram um simulacro de arma de fogo e um revólver calibre 38, com numeração raspada.

Fonte: Correio do Povo

Grupo ataca bancos e loja em duas cidades do Noroeste do RS

Série de ataques aconteceu em Sede Nova, com 3 mil habitantes, e Humaitá, com 5 mil.

Duas pequenas cidades da região Noroeste do Rio Grande do Sul foram alvos de ataques de criminosos na madrugada desta quinta-feira. Por volta das 5h, três homens atacaram as duas agências bancárias que existem em Sede Nova. Sem conseguir levar o dinheiro, eles foram para o município vizinho, onde assaltaram uma loja.

De acordo com a Brigada Militar, em um carro de cor escura, o grupo chegou a Sede Nova, cidade com 3 mil habitantes, e tentou assaltar as agências do Banrisul e do Sicredi. Na ação, eles apenas arrombaram os bancos, danificando as portas de entrada. Não houve o uso de explosivos. Segundo a Brigada Militar, essa é a primeira vez que se registra esse tipo de crime em Sede Nova.

Sem conseguir roubar nada das agências, os criminosos foram para Humaitá, cidade que fica a aproximadamente sete quilômetros de Sede Nova e tem cerca de 5 mil habitantes. No terceiro ataque da noite, eles invadiram a loja Quero-Quero, que vende produtos para casa e construção. Segundo a BM, eles arrombaram o cofre, pegaram o dinheiro, e ainda roubaram televisores e celulares.

Os policiais militares realizaram buscas na região para tentar prender os criminosos até por volta das 9h. Os homens ainda não foram localizados. Conforme a BM, imagens de câmeras de segurança serão analisadas para tentar identificar o trio e, assim, intensificar as buscas.

Fonte: Correio do Povo

Policiais rodoviários e militares apreendem 275 quilos de maconha que viriam para RS

Carga foi interceptada na BR 480, em Chapecó, em Santa Catarina.

Droga apreendida viria para o RS | Foto: Polícia Rodoviária Federal / Divulgação / CP

Droga apreendida viria para o RS | Foto: Polícia Rodoviária Federal / Divulgação / CP

Policiais rodoviários e militares apreenderam em Chapecó, Santa Catarina, 275 quilos de maconha que estavam sendo transportados para o Rio Grande do Sul. Durante a ação, que aconteceu por volta das 17h dessa quarta-feira, quatro pessoas foram presas e dois carros apreendidos.

Uma operação entre a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar foi organizada após denúncia anônima de que um Meriva e uma Saveiro estavam transportando drogas do Paraná para o Rio Grande do Sul e que a carga passaria por Chapecó. Durante a ação, os dois carros foram abordados na BR 480.

A droga estava no Meriva, placas de Foz do Iguaçu, que era conduzido por um homem de 29 anos. A Saveiro, de Três Barras do Paraná, servia como batedor e tinha três ocupantes, o condutor de 23 anos e dois passageiros, de 26 e 27 anos. Todos foram detidos.

Foi localizado dentro de cada carro um sistema de rádio comunicação, que possibilitava a troca de informações entre eles. Os detidos, que responderão por tráfico de drogas, os veículos e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Chapecó.

Fonte: Correio do Povo

BM prende por tráfico de drogas perto de escola em Canela

Autor estava com substância sintética conhecida como “droga do canibalismo”.

10-01 BM PRENDE POR TRÃ_FICO DE DROGAS PERTO DE ESCOLA EM CANELA

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira (10/01), por volta das 21h30min, a Brigada Militar recebeu uma informação que ocorreria uma entrega de drogas em frente a uma escola do Bairro São Luiz em Canela.

A guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE), que realizava ações de polícia na cidade de Canela foi ao endereço, onde através das características do suspeito, repassadas pelo comunicante, foi abordado o acusado já nas imediações do estabelecimento de ensino.

Durante revista pessoal foi encontrado em seu bolso três frascos de uma droga sintética conhecida como “a droga do canibalismo”. O abordado confessou que realizaria a entrega.

O autor de 23 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas sendo conduzido a delegacia onde foi registrada a ocorrência.

Em seis dias, somente em Gramado e Canela, a Brigada Militar realizou a prisão de 14 pessoas envolvidas no tráfico de drogas, em nove ocorrência distintas.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso no centro de Gravataí

Na manhã de hoje (10/01), Policiais Militares do 17ºBPM (1ªCIA – OPERAÇÃO AVANTE), abordaram no centro de Gravataí, o indivíduo identificado como sendo P.M.N. de 37 anos (com antecedentes criminais) que, em consulta ao sistema, foi verificado que o mesmo se encontrava na condição de Prisão Domiciliar, não tendo autorização para estar no local da abordagem. Foi dada voz de prisão e encaminhado à DPPA local para as providências cabíveis.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado na Morada do Vale I

Na manhã de hoje (10/01), Policiais Militares do 17ºBPM (2ªCIA – OPERAÇÃO AVANTE), abordaram no bairro Morada do Vale, o indivíduo identificado como sendo M.L.S. de 76 anos (com antecedentes criminais) que, em consulta ao sistema, foi verificado que o mesmo se encontrava na condição de foragido desde Maio do ano passado, devido o rompimento da tornozeleira. Foi dada voz de prisão e encaminhado à DPPA local para as providências cabíveis.

Fonte: Ação Preventiva

Dois homens são presos por receptação e abigeato na Costa

image

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de ontem (09/01), Policiais Militares do 17° BPM, GRAVATAÍ/RS (3ªCIA-OP. AVANTE), foram despachados até o bairro Costa do Ipiranga para averiguar um veículo Renault Scenic em ocorrência de furto/roubo, que encontrava-se abandonado no local. No momento em que a guarnição averiguava o veículo, aproximou-se outro veículo, um Logus de cor prata, que ao avistar a viatura empreendeu fuga, sendo abordado logo após, e identificados os indivíduos M.S.O. de 40 anos e Y.Q.O. (ambos sem antecedentes criminais), ainda havendo um terceiro indivíduo que conseguiu fugir para o interior do mato. Os abordados informaram que o terceiro indivíduo teria pedido que eles buscassem o veículo Scenic, alegando ser de sua propriedade. No porta malas do veículo Logus foram encontradas duas ovelhas, sendo que os mesmos não souberam explicar a procedência dos animais. Diante dos fatos, os presos foram encaminhados ao hospital local e conduzidos até a DPPA local pra as providências cabíveis.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

BM apreende menor com 16 porções de maconha em Gramado

Adolescente admitiu que estava comercializando a droga.

10-01 BM APREENDE MENOR COM 16 PORÇÕES DE MACONHA EM GRAMADO (1)

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira (10/01), por volta das 15h30min, a Brigada Militar, através do Pelotão de Operações Especiais (POE), visualizou um jovem saindo de uma casa no Bairro Várzea Grande, mais precisamente na Vila do Sol, local onde já era de conhecimento que ocorria comercialização de drogas.

O rapaz de 18 anos foi abordado, sendo encontrado com ele uma porção de maconha. O mesmo admitiu ser usuário e teria ido buscar no endereço onde saiu. Os Policiais Militares foram até a residência onde falaram com o suspeito informado ser o vendedor. Ele franqueou a entrada da guarnição e mostrou onde estava escondida a droga, somando 16 porções de maconha e ainda uma quantia em dinheiro.

O menor de 17 anos, com antecedente por posses de entorpecente, admitiu que estaria vendendo a droga durante o dia, momento que seus pais não estão em casa. O adolescente infrator foi apreendido por tráfico de drogas, sendo conduzido a delegacia onde foi registrada a ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Corpo esquartejado é encontrado dentro de veículo em chamas em Porto Alegre

Carro foi encontrado no bairro Jardim Carvalho, na zona Leste da cidade

SpaceFox foi abandonado na rua Podalírio João da Rocha | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

SpaceFox foi abandonado na rua Podalírio João da Rocha | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

Um SpaceFox, de cor azul, com placas de Gravataí, foi encontrado em chamas por volta das 5h desta quarta-feira, na rua Podalírio João da Rocha, no bairro Jardim Carvalho, na zona Leste de Porto Alegre. No interior do veículo, que ficou totalmente destruído pelo fogo, havia um corpo esquartejado e carbonizado.

O efetivo do 1º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado na ocorrência. Policiais militares do 20º BPM compareceram no local e isolaram a área para a perícia do Departamento de Criminalística. O Departamento Médico Legal recolheu depois os restos mortais da vítima ainda não identificada.

De acordo com o delegado Cassiano Cabral, da 5ª Delegacia de Homicídios, será apurado se o crime tem relação com os conflitos entre facções de Gravataí, já que o carro tem placas da cidade. Além disso, a Polícia pretende descobrir quem é o proprietário do veículo que não constava como roubado no sistema.

Fonte: Correio do Povo

BM prende dois suspeitos de terem atirado contra homem no Vale do Taquari

Houve perseguição após uma tentativa de homicídio em Muçum.

Dois homens presos suspeitos de tentativa de homicídio | Foto: Juremir Versetti / Agência Chinelagem Press / CP

Dois homens presos suspeitos de tentativa de homicídio | Foto: Juremir Versetti / Agência Chinelagem Press / CP

Após perseguição, a Brigada Militar (BM) prendeu, nesta quarta-feira, dois criminosos que invadiram uma residência e tentaram executar um homem em Muçum, no Vale do Taquari. O crime aconteceu na noite dessa terça-feira, no bairro São José. Um dos criminosos está foragido, mas dois suspeitos foram detidos.

Segundo a BM, quatro homens teriam invadido a casa e atirado contra um homem conhecido como Neff que, mesmo baleado, revidou o disparo atingindo um dos invasores. Os feridos foram socorridos e encaminhados ao hospital.

Após os disparos, eles fugiram em um Prisma com placas de Canoas até Linha São Roque, em Encantado. O carro foi abandonado, houve perseguição antes da prisão dos suspeitos.

Fonte: Correio do Povo

Mulher é presa por posse ilegal de arma de fogo em Erechim

Mulher é presa por posse ilegal de arma de fogo em Erechim

Presa - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Erechim, prendeu em flagrante uma mulher de 22 anos, na manhã desta quarta-feira (10), por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. A ação ocorreu no bairro Presidente Castelo Branco, em Erechim, quando a Polícia Civil dava cumprimento a mandado de busca e apreensão para a residência da autuada, em continuidade à investigação decorrente de violência doméstica e familiar. Conforme determina a lei, o Delegado de Polícia estabeleceu fiança que foi paga pela mulher que responderá ao processo criminal em liberdade.

Fonte: Polícia Civil

Dois homens são presos em Charqueadas por envolvimento em homicídio de adolescente

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Charqueadas, deflagrou, na tarde dessa terça-feira (9), a Operação War. Dois jovens, 19 e 21 anos, foram presos preventivamente pelo envolvimento no homicídio de um adolescente de 15 anos. O crime ocorreu no dia 17 de novembro de 2017, no bairro São Miguel, em Charqueadas. De acordo com o delegado Marco Schalmes, o motivo do homicídio seria o envolvimento dessas pessoas no tráfico de drogas.

Fonte: PC

Polícia Civil apreende mais de meia tonelada de drogas na Zona Norte da Capital

Polícia Civil apreende meia tonelada de drogas na Zona Norte da Capital

Polícia Civil apreende meia tonelada de drogas na Zona Norte da Capital - Foto: Polícia Civil

Na madrugada desta segunda-feira (08), a Polícia Civil, por meio da 19ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, realizou, na Zona Norte da Capital, mais uma etapa da Operação Torre de Babel em combate ao tráfico de drogas e organizações criminosas. A ação resultou na apreensão de drogas, anotações do tráfico e apetrechos para a comercialização das drogas.

De acordo com o delegado Cléber Ferreira, a Polícia Civil recebeu informações de que haveria drogas em uma residência no bairro Jardim itu Sabará. "Ao averiguar as informações no local, apreendemos  640 quilos de drogas, entre maconha e crack, uma balança de precisão, material para a embalar as drogas e anotações do tráfico", conta o delegado.

Fonte: Polícia Civil

Suspeito de tentativa de homicídio de policial militar e de outro homem é preso na Capital

suspeito

suspeito preso - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por intermédio da 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e de Proteção à Pessoa, durante a execução de um mandado de busca e apreensão, na Rua Nelson Dalmas (antiga Rua “F”), Vila dos Sargentos, na Capital, prendeu preventivamente um homem, com antecedentes policiais por outro dois homicídios, por ter sido apontado como autor da tentativa de homicídio de duas pessoas, uma delas policial militar no dia 26 de novembro passado, na Rua “B”, Vila dos Sargentos.

Em síntese, a investigação constatou que o investigado havia acabado de cometer um roubo de veículo, na companhia de um adolescente, a bordo de uma motocicleta. Quando retornavam para a Vila dos Sargentos, depararam-se com uma abordagem de rotina realizada pela Brigada Militar. Nesse momento, o adolescente, que pilotava a motocicleta, tentou fugir, enquanto o homem preso hoje, que estava na carona, passou a desferir disparos de arma de fogo contra a equipe policial, vindo a alvejar um transeunte, que não tinha nenhuma relação com o confronto armado.

O adolescente que pilotava a motocicleta se desequilibrou e caiu, vindo a ser detido, porém o outro, o da carona, conseguiu fugir do local, efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais.

Após a devida identificação do suspeito, representou-se pela sua prisão preventiva e pela expedição de mandado de busca e apreensão em sua residência, o que foi deferido pelo Poder Judiciário.

Na semana passada, o filho de um líder da facção que domina a Vila dos Sargentos, foi preso no mesmo endereço em que foi cumprido o mandado de busca e apreensão no dia de hoje, de posse de uma pistola devidamente municiada. O preso é irmão de um homem que está recolhido ao sistema carcerário, um dos principais executores de homicídio daquela região, que age sob as ordens do líder da facção.

Com isso, este homicídio ocorrido no dia 26 de novembro, está completamente esclarecido, com os dois autores segregados, à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: PC

Homem é preso por crime ambiental em São Leopoldo

Homem é preso por crime ambiental em São Leopoldo

Homem é preso por crime ambiental em São Leopoldo - Foto: Polícia Civil

A ação faz parte da Operação Desmanche da Secretaria de Segurança Pública do Estado

A Polícia Civil, através da Delegacia de Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu nesta quarta-feira (10), em São Leopoldo, um homem, de 35 anos, por uso e armazenamento irregular de resíduo tóxico ou perigoso. Ele foi autuado em flagrante por crime ambiental.

Segundo a delegada Marina Goltz, durante participação da Dema na Operação Desmanche da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado do Rio Grande do Sul, foi constatada a utilização e o armazenamento de resíduos potencialmente tóxicos ou perigosos armazenados em desconformidade com as exigências legais em um dos estabelecimentos vistoriados. O local já havia sido interditado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo em 2016, porém continuava operando – relatou a delegada.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia Rodoviária Federal prende sequestrador e liberta refém em Pelotas

O homem sequestrou a ex-mulher, em São Leopoldo, por não aceitar o fim do relacionamento.

Um sequestro terminou na tarde desta terça-feira (9) em uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116, em Pelotas. O homem sequestrou a ex-mulher, em São Leopoldo, por não aceitar o fim do relacionamento. A suspeita é de que tinha fugido para o Uruguai.

De acordo com o delegado Vinicius do Valle, desde o dia do crime, no final de semana, o suspeito estava sendo monitorado. Nesta terça, a polícia recebeu a informação de que eles retornariam e avisou a PRF que abordou o Ford Ka no km 530 da rodovia e conseguiu resgatar a vítima. O homem foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Plantão de Pelotas.

Uma pistola de numeração raspada também foi apreendida. A vítima não apresentava ferimentos.

Fonte: Gaúcha

Garçom morto no bairro Cidade Baixa: polícia ouve depoimentos nesta quarta-feira

Garçom recebeu uma mensagem no celular e teria dito aos colegas que iria sair para encontrar alguém.

A Polícia Civil vai ouvir nesta quarta-feira (10) os depoimentos de quatro colegas do garçom Alex Ribeiro da Silva, 40 anos, morto na madrugada de segunda-feira (8) ao sair do bar em que trabalhava no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Conforme a delegada Roberta Bertoldo, informações colhidas pela investigação indicam que o garçom recebeu uma mensagem no celular e teria dito aos colegas que iria sair para encontrar alguém. No caminho, ele foi abordado e morto por três homens. 

De acordo com a delegada, duas pessoas já foram ouvidas. São a ex-esposa e o chefe da vítima. Os depoimentos foram suspensos por um dia em virtude do velório de Silva, na  terça-feira. A investigação confirmou que o garçom não teve a carteira e os documentos roubados, pois ele havia deixado os objetos em sua casa, que ficava próxima ao bar localizado na Rua José do Patrocínio.

Apesar de ter sido descartada em um primeiro momento, a hipótese de latrocínio ainda é investigada. No entanto, o homicídio ainda é a hipótese mais forte. A polícia já obteve imagens de câmeras de monitoramento que mostram o momento da ação dos criminosos. Contudo, tanto as imagens quanto outras informações sobre o conteúdo ainda são mantidas em sigilo para não atrapalhar as investigações.

Alex Ribeiro da Silva não possuía registros de antecedentes criminais. Ele foi morto com um tiro no rosto ao sair do trabalho por três homens que chegaram ao local em um carro prata.

Fonte: Gaúcha

Recaptura de preso no Centro de Glorinha

Na manhã de hoje (09/01), Policiais Militares do 17°BPM ,Glorinha-RS (3CIA – AVANTE OPERAÇÃO), prenderam, no Centro de Glorinha, o indivíduo identificado como sendo W.M.I. de 37 anos (com antecedentes criminais) que, em abordagem e consulta ao sistema, foi constatado que havia um mandado de prisão cível. Diante do fato, foi encaminhado à UPA e posteriormente à DPPA de Gravataí, para as providências cabíveis.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende dois homens com drogas e objetos sem procedência em Nova Petrópolis

Ele estava com um removedor de lacre de roupas.

09-01 BM NOVA PETRÓPOLIS PRENDE POR DROGAS E OBJETOS SEM PROCEDÊNCIA

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de terça-feira (09/01), por volta das 13 horas, a Brigada Militar foi acionada pelo funcionário de uma loja na Avenida XV de Novembro informando que dois indivíduos estariam em atitudes suspeitas no interior do estabelecimento.

09-01 BM NOVA PETRÓPOLIS PRENDE POR DROGAS E OBJETOS SEM PROCEDÊNCIA2

A guarnição realizou buscas, mas não encontrou nenhum suspeito nas características descritas pelo comunicante. Ainda durante as buscas, os Policiais Militares, desconfiaram de um veículo Ford Ka, cor vermelha, placas de São Leopoldo, parado próximo a rótula da Praça das Flores.

Este foi abordado, bem como o condutor, de 19 anos, morador da cidade de São Leopoldo. Em revista ao interior do automóvel foi encontrado uma porção de maconha e um removedor de lacres de roupas (sistema de segurança de lojas). Ainda dois pares de chinelos com etiquetas, um óculos com etiqueta no valor de R$499,99, e um relógio. As etiquetas eram de lojas não identificadas.

O autor foi preso por posses de entorpecentes e os objetos apreendidos.

Fonte: Ação Preventiva

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

BM afirma que criminalidade diminuiu em Caxias do Sul em 2017

Roubos ao comércio caíram pela metade em comparação com 2016.

A Brigada Militar divulgou, na segunda-feira (9), dados da criminalidade em Caxias do Sul em 2017. Conforme a corporação, quase todos os índices apresentaram diminuição – oito dos nove principais indicadores criminais tiveram redução em comparação com 2016 .

Entre os números apresentados, houve queda nos assaltos ao comércio, que caíram pela metade. Os roubos a residência tiveram diminuição de 20%. Os arrombamentos em moradias reduziram em mais de 40%. Os dados foram divulgados pela corporação em encontro com a comunidade. Homicídios e latrocínios, juntos, tiveram redução de 16%; roubos de veículos reduziram 15%. Por orientação do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO/Serra), o batalhão de Caxias não divulga os índices da criminalidade no município, apenas a variação de um ano para outro.

A exceção foram os roubos ao transporte coletivo — com aumento de 38%.

Sobre os números de ataques a coletivos, o capitão Márcio Leandro da Silva, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), ressaltou que houve esforço da corporação para o combate a esse tipo de crime:

— Em dezembro, tivemos apenas cinco ataques (a média mensal em 2017 foi de 25 casos).

Presente no encontro,  o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Sadi Donazzolo, elogiou o trabalho policial, mas essaltou que situação não está resolvida.]

— A preocupação continua porque os números ainda são altos. Estavam crescendo há muitos anos e, agora, parecem ter dado uma segurada. É uma situação de insegurança no Brasil inteiro — aponta.

A solução, na opinião de Donazollo, é a mesma que garantiu o sucesso da Operação Papai Noel: mais policiais nas ruas.

— O que precisaríamos é dessa mobilização pelo ano inteiro. Com efetivo a mais e estas horas extras que foram disponibilizadas. Policial na rua é a solução — concluiu.

Operação Papai Noel

O 12º BPM também apresentou o balanço da Operação Papai Noel, tradicional mobilização da BM para garantir a segurança durante as compras de final de ano.

Ocorrências registradas em dezembro
Roubos a pedestre:
2017: 88
2016: 113
Redução de 78%

Roubos a estabelecimento comercial:
2017: 8
2016: 17
Redução de 47%

Furtos a estabelecimento comercial:
2017: 19
2016: 30
Redução de 63%

Fonte: Gaúcha / ZH

Bandidos explodem agência bancária em Mariana Pimentel e trocam tiros com policiais

PMs seguem nas buscas, mas não têm novas informações sobre a quadrilha.

24013403Agência do Banrisul ficou destruída após explosão - Polícia Civil / Divulgação

Pelo menos quatro homens armados atacaram uma agência do Banrisul em Mariana Pimentel, cidade de 4 mil habitantes, no sul do Estado, por volta de 1h30min desta terça-feira (9). A quadrilha usou explosivos para abrir um terminal eletrônico e o cofre. A Polícia Civil afirma que o dinheiro foi levado.

Conforme a polícia, câmeras de segurança mostram dois homens armados descendo de um carro e se escondendo atrás de postes. Eles estão portando armas longas e cuidam do perímetro enquanto outros dois criminosos invadem a agência e promovem as explosões. Ao menos três detonações foram feitas.

O delegado João Paulo Abreu, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), afirma que os explosivos danificaram severamente a parte interna da agência. O deslocamento de ar fez com que cédulas caíssem na frente do Banrisul. Parte delas foi recolhida por pedestres e o resto coletada pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).

— Há várias notas espalhadas pelo chão. Dinheiro também caiu em frente à agência e parou em dois pinheiros que existem na frente da agência — comentou o delegado.

Os bandidos fugiram em uma caminhonete por uma estrada municipal, conhecida como Estrada Principal. Depois, acessaram outras vias de chão batido, que dariam acesso para a BR-116. No entanto, a Brigada Militar montou uma barreira na estrada, próximo à rodovia federal, e houve troca de tiros entre policiais e bandidos. A quadrilha retorno pela mesma estrada e espalhou miguelitos, fazendo com que a viatura da BM tivesse pneus furados.

24013607

Os criminosos também acertaram um tiro de grosso calibre no carro usado pelos policiais, que tiveram de parar a perseguição por causa dos pneus. Os assaltantes conseguiram fugir, mas buscas ainda são feitas. Às 7h30min, a BM informou que dois batalhões estavam envolvidos nos trabalhos, que ficam concentrados em um trecho de propriedades rurais entre Mariana Pimentel e Sertão Santana.

Os PMs suspeitam que a quadrilha tenha deixado o carro em um matagal e fugido a pé. No entanto, até agora, nenhum veículo foi localizado.

A Polícia Civil tenta, agora, identificar os membros da quadrilha. O delegado entende, pela característica da ação, que não é o mesmo grupo que, no final de semana, promoveu um ataque violento no município de Butiá. No entanto, diz que a ofensiva "guarda características de outras ocorridas em 2017". Mais câmeras de segurança devem ser analisadas nos próximos dias.

Fonte: Gaúcha/ZH

Irmãos gêmeos são presos por tráfico de drogas e receptação em Canela, na Serra

Na casa dos traficantes foram encontrados diversos objetos da troca por drogas.

BM PRENDE IRMÃOS GÊMEOS POR TRÃ_FICO DE DROGAS E RECEPTAÇÃO EM CANELA

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de segunda-feira (08/01), a Brigada Militar, através do Pelotão de Operações Especiais (POE), realizou uma importante prisão no Bairro Santa Marta em Canela. Os “Gêmeos”, como são conhecidos, estavam com entorpecentes e vários materiais sem procedência que eram recebidos na troca por drogas. Entre estes estava uma bicicleta furtada na noite anterior e duas raquetes de tênis furtadas da casa do prefeito de Gramado em 2017.

Por volta das 16h30min, a guarnição do POE em patrulhamento no bairro, na Rua dos Piratas, onde já havia denúncias da prática da comercialização de drogas, quando um indivíduo percebeu a aproximação da viatura e fugiu em direção a sua residência. Os Policiais Militares acompanharam o mesmo que durante a corrida dispensou um embrulho para o terreno ao lado. Nesse momento foi visto o outro irmão entregando uma porção de maconha para um usuário que estava no local.

Os dois irmãos, de 24 anos, com antecedentes por posses e tráfico de drogas, foram detidos. No bolso do que fazia a entrega foram encontradas duas porções de maconha e uma quantia de dinheiro em notas fracionadas. Em ato contínuo foi revistados os cômodos da casa, sendo  encontradas mais cinco porções de maconha (no total 7,5 gramas) e mais dinheiro em uma caixa de metal escondida em uma das gavetas de um balcão, bem como diversos materiais oriundos de furto que eram trocados por drogas no local.

Foram apreendidos: uma bicicleta (que havia sido furtada na última madrugada), duas raquetes de tênis, uma furadeira, uma lixadeira de palma, uma escova elétrica, dois rádios de carro, um receptor de antena, um tablet, um aparelho blue-ray, um Notebook, uma faca punhal, 30 DVS piratas, 07 jogos de vídeo game, 10 celulares, duas caixas de som elétrica, dois alto-falantes de carro.

Os gêmeos ainda confessaram que as raquetes que estavam ali eram as furtadas da casa do prefeito de Gramado em 2017. Eles foram presos em flagrantes por tráfico de drogas e receptação e encaminhados ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso furtando veículo na Morada do Vale II

Na manhã do dia 07/01, Policiais Militares do 17°BPM, Gravataí-RS (1°CIA – AVANTE OPERAÇÃO), efetuaram a prisão de W.S.T. de 31 anos (com antecedentes criminais) no bairro Morada do Vale II. O indivíduo foi abordado conduzido o veículo Parati de cor azul, após o proprietário visualizar o momento em que ela estava sendo furtada, em frente a sua residência. Ocorrência apresentada na DPPA local.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por tráfico de drogas no Centro de Glorinha

image

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada do dia 07/01, Policiais militares do 17ºBPM (GLORINHA-OPERAÇÃO AVANTE), durante patrulhamento no Centro de Glorinha, abordaram um indivíduo identificado como sendo E.M.F. de 27 anos (sem antecedentes criminais) e, através de busca pessoal, localizaram e apreenderam diversas porções de substâncias com características semelhantes à maconha, à cocaína e ao crack, uma faca, e o valor em dinheiro de R$ 137,00. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante delito ao indivíduo e conduzido à DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

Recuperação de Veículo no bairro Parque dos Búzios

image

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite do dia 05/01, Policiais Militares do 17º BPM (1ªCIA - OP. AVANTE), efetuaram a apreensão de dois menores de 17 anos (ambos sem antecedentes), e a prisão de D.S.S. de 19 anos (sem antecedentes) no Parque dos Búzios, em Gravataí. A guarnição estava fazendo o recolhimento de um automóvel FIAT UNO de cor cinza, que se encontrava em situação de furto pelo sistema. Poucos minutos depois, os três indivíduos aproximaram-se do local e, quando perceberam a presença dos policiais, iniciaram fuga. A guarnição conseguiu detê-los para abordagem e, durante busca pessoal, foi localizada uma porção média de substância semelhante à maconha, um aparelho celular e duas chaves da marca FIAT. Diante do fato, os detidos foram encaminhados a UPA e posterior conduzidos a DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

BM e PC apreende explosivos em ponto de tráfico de drogas em Gramado

Operação conjunta prendeu traficante quando saía de casa para entrega de drogas.

BM E PC APREENDE EXPLOSIVOS EM PONTO DE TRÃ_FICO EM GRAMADO

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de segunda-feira (08/01), Brigada Militar e Polícia Civil de Gramado realizaram uma importante prisão contra o tráfico de drogas. Além da quantia de entorpecentes, dinheiro e artefatos explosivos foram encontrados.

Já era de conhecimento que no local havia comercialização de drogas, tanto que o endereço no Bairro Piratini já era monitorado. Pouco antes das 21h40min, uma ligação anônima ao 190 para a Brigada Militar de Gramado relatou que o traficante realizaria uma entrega de drogas.

Policiais Militares da seção de inteligência do 1° BPAT e policiais civis da delegacia de Gramado cercaram o local e abordaram N.M.R., 21 anos, com antecedente por posses e tráfico de entorpecentes, no momento que saía de sua casa.

BM E PC APREENDE EXPLOSIVOS EM PONTO DE TRÃ_FICO EM GRAMADO2

Na residência do autor foi encontrada uma bucha grande de cocaína e 31 petecas da mesma substância, embaladas prontas para a venda, num total de 70 gramas, dois tijolo grandes de maconha e porções menores pesando 150 gramas, ainda uma balança de precisão e grande quantia em dinheiro. Também foi encontrado pelos policiais dois artefatos explosivos (duas emulsões, dois cordéis de detonação e uma espoleta).

A Capitã Claudia Maldaner, comandante da Brigada Militar de Gramado, destaca que desde o começo do ano a corporação vem intensificando as ações contra o tráfico de droga: “ Está é a sétima prisão pelo crime em Gramado e Canela, praticamente uma por dia. São prisões significativas no combate ao tráfico. A prisão desta noite chama a atenção devido aos explosivos apreendidos. Não sabemos em que ação criminosa estes artefatos seriam usados, mas com certeza evitamos algo mais grave”.

O traficante foi preso em flagrante e encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

PMs do 34° BPM prendem homem por roubo de veículo e roubo a posto de combustível

foto2

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Por volta das 15h de domingo, Policiais Militares do 34° BPM efetuaram a prisão de N. B. C. (com antecedentes) e apreensão de um menor de idade. A prisão ocorreu após alerta do roubo de um veículo e roubo ao posto de combustível. As guarnições avistaram o veículo, iniciaram o acompanhamento, sendo logrado êxito na abordagem. Os indivíduos foram reconhecidos pelas vítimas dos roubos. Foi apreendido com os mesmos um revólver calibre .32 municiado utilizado no crime. Diante dos fatos, o veículo foi recuperado e os indivíduos conduzidos para a DP local onde foi efetuado o registro.

Fonte: Ação Preventiva

BM intensifica ações contra o tráfico de drogas na Serra Gaúcha

Foram quatro prisões em Gramado e Canela.

Sem título

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã de domingo (07/01), por volta das 10h20min, a Brigada Militar de Canela recebeu ligação anônima via 190, que na Rua Adalberto Wortman, Bairro São Lucas, após a viatura ter passado por um indivíduo este jogou uma arma nos arbustos ao lado da rua.

Neste momento a guarnição retornou no local e abordou o suspeito de 34 anos, com antecedentes por furtos, roubos, posses de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e homicídios tentado, sendo encontrado com em sua cintura

uma faca e dois simulacros (réplicas) de arma de fogo, sendo um revólver e uma pistola. Ainda duas pedras de crack.

Indagado ele falou onde havia comprado a droga, tendo os Policiais Militares deslocado até sua residência onde o abordou. C.A.P.M., 24 anos, com antecedentes por posses de entorpecentes e furto. Em seu bolso foram encontradas seis pedras de crack e uma embalagem contendo nove tabletes de maconha, pesando 15 gramas. Ainda uma quantia em dinheiro em notas fracionadas.

O traficante foi preso em flagrante e encaminhado ao presídio de Canela. O usuário foi conduzido a delegacia por posse de entorpecentes, além de autor da apreensão dos simulacros de armas.

Na madrugada de domingo (07/01), por volta das 05h20min, a Brigada Militar de Gramado em patrulhamento durante patrulhamento na Borges de Medeiros, próximo a rótula das Bandeiras, área central, visualizou uma motocicleta Honda /Titan, cor vermelha, em atitude suspeita.

Foi dado ordem de parada, porém o condutor ao se deparar com a viatura fugiu entrando na Rua Coronel João Correa, momento que perdeu o controle do veículo e chocou - se no portão de uma residência.

Mesmo com o acidente o suspeito tentou fugir a pé, dispensando parte da droga no caminho. Os Policiais Militares o acompanharam e o detiveram.

L.P., 25 anos, com antecedentes por roubos e posses de entorpecentes, estava com quatro pinos de cocaína e duas buchas de maconha, ainda uma quantia em dinheiro.

Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e conduzido a delegacia onde foi lavrada a ocorrência.

Na noite de sábado (06/01), por volta das 23 horas, a Brigada Militar através do Pelotão de Operações Especiais (POE), realizou a prisão de um indivíduo comercialização de drogas no Bairro Canelinha, em Canela.

Após conhecimento de um ponto de tráfico na Rua Presidente João Goulart onde havia grande fluxo de usuários de crack, a guarnição do POE flagrou o momento em que um indivíduo realizava a transação de uma pedra de crack para um comprador.

Além desta droga, os Policiais Militares encontraram com o traficante uma porção de maconha e dinheiro em notas fracionadas. C.A.R., 33 anos, antecedentes por furtos e tráficos de drogas, foi preso em flagrante e encaminhado ao presídio de Canela.

Na tarde de sábado (06/01), por volta das 16 horas, o Pelotão de Operações Especiais (POE) durante patrulhamento no Bairro Várzea Grande, visualizou um jovem parado em frente de uma casa na Rua das Magnólias, em atitude suspeita.

Durante abordagem foi encontrado foi encontrado com ele uma porção de maconha pesando sete gramas, mais alguns farelos (um grama). Também foi encontrada uma balança de precisão e grande quantia em dinheiro em notas fracionadas.

B.O.I., com antecedentes por posses de entorpecentes, foi preso em flagrante por tráfico de drogas, sendo conduzido a delegacia onde foi lavrada a ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Esteio prende por tráfico de drogas e cumprimento de mandado

a027fde7-1b42-4d11-90a8-e9bec39f8364

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de domingo, no bairro Primavera, Policiais Militares do 34° BPM efetuaram a prisão de J. S. S. (com antecedentes) por tráfico de entorpecentes e a prisão de P.B.F. (com antecedentes) por cumprimento de mandado. A prisão se deu após a guarnição efetuar a abordagem dos dois indivíduos, sendo encontradas com J. S. S. 33 pedras de crack em tamanhos variados, além de R$ 27,00 reais. E após consulta no sistema foi constatada a existência de um mandado de prisão em desfavor de P.B.F. Diante dos fatos, os presos foram encaminhados ao Hospital São Camilo para exames, posterior conduzidos a DPPA Canoas para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio prende por cumprimento de mandado

Por volta das 23h30min de domingo, no bairro Centro, Policiais Militares do 34° BPM efetuaram a prisão de C. R. B. S, com antecedentes. A prisão ocorreu durante a Operação Avante, sendo abordado o indivíduo e após consulta no sistema foi constatado um mandado de prisão em seu desfavor. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indivíduo, o qual foi encaminhado ao Hospital São Camilo para exames de lesões e posterior conduzido a DPPA Canoas para os devidos fins.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende por tráfico de drogas na Serra Gaúcha

07-01 BM CANELA PRENDE POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES2

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de domingo (07/01), por volta das 16h30min, a Brigada Militar de Canela em patrulhamento pela Rua Homero Pacheco, no Bairro Canelinha, percebeu que um indivíduo em uma parada de ônibus ao visualizar a viatura jogou ao chão um embrulho.

M.M.S., 34 anos, com antecedentes por furtos, roubos, posses e tráfico de entorpecentes, foi abordado. Próximo dele os Policiais Militares encontraram o embrulho que continha oito pedras de crack. Em seu bolso havia dinheiro.

O autor foi preso em flagrante e conduzido a delegacia onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por posse de drogas e jogo de azar em Igrejinha

Ação contou com o apoio dos alunos soldados.

Na tarde de sábado (06/01), por volta das 15 horas, a Brigada Militar através do Pelotão de Operações Especiais (POE) realizou uma barreira policial na Av. Presidente Castelo Branco, em Igrejinha, contando com o apoio dos alunos soldados, que realizam estágio operacional na região.

Durante a realização da ação foi abordada uma motocicleta Honda /CG, placa de Três Coroas, sendo que a mulher que estava na carona estava de posse de duas porções de maconha, pesando cinco gramas. Foi confeccionado termo circunstanciado por posse de entorpecentes para a autora de 18 anos. O condutor do veículo não possuía carteira de habilitação (CNH) e foi autuado.

Pouco depois, ainda na barreira de fiscalização de trânsito, foi abordada a motocicleta Honda/CG, sendo que em revista ao condutor de 51 anos, portava uma pochete com dinheiro e anotações de jogo do bicho. Também uma calculadora e um bloco vazio para apontamento da contravenção. Foi confeccionado termo circunstanciado pra o autor por jogos de azar, sendo que este já possui antecedentes pelo mesmo delito.

Fonte: Ação Preventiva