sábado, 26 de maio de 2012

Formatura dos Instrutores Proerd

Nesta sexta-feira, 25/05, às 15h, no salão nobre da câmara de vereadores de Alvorada, aconteceu a solenidade de formatura dos Policiais Militares que cursaram o curso de formação de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O curso de formação de instrutores Proerd foi ministrado pela Diretoria de Ensino doa BM nas dependências do Colégio Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo em Alvorada, com uma carga horária de 80 horas aulas no período de 14 às 25 de maio. Os PMs voluntários que vieram das cidades de São Jerônimo, Charqueadas, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Viamão e os de Alvorada se prepararam para lecionar o programa para alunos do 5º e do 7º ano do ensino fundamental e tiveram aulas intensivas com metodologia interativa, abrangendo métodos didáticos que elevam a auto-estima das crianças e incentivando-as a tomar decisões seguras ao longo de suas vidas, priorizando a afetividade, a moral e os bons costumes. O quadro docente do curso foi formado pelo 1º tenente Miguel Marques Ourique na função de facilitador e master, nas funções de mentores o sargento Túlio Figueiro e os soldados Lauri Moacir Dettoni, Dirlei de Oliveira Walau, Alexandro da Silva Tavares e Jerusa Oliz Nunes Alves, na função de pedagoga a soldado Sandra Maders Marinho.

O major Júlio César de Araújo Peres, hoje na reserva, passou pelo 24ºBatalhão de Polícia Militar 24º BPM no ano de 2006 no cargo de subcomandante, foi o precursor do Proerd na Polícia Militar do Rio Grade do Sul, quando na década de 1990 buscou conhecimentos técnicos no Estado do Rio de Janeiro e no ano de 1998 foi implantado o programa na Brigada Militar (BM).

O comandante geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu, presenciou o colação dos formandos juntamente com o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Silanus Serenito de Oliveira Melo, o comandante do 24ºBPM tenente coronel Júlio César Rocha Lopes, demais comandantes e representantes dos comandos dos batalhões das cidades que pertencem os formandos e autoridades civis.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Homem é assassinado dentro de casa em São Leopoldo

Vítima foi identificada como Itamar dos Santos, de 27 anos

Um homem foi morto a tiros na madrugada deste sábado, dentro da casa onde morava, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. De acordo com a Brigada Militar (BM) , pela manhã, vizinhos acionaram a polícia. A vítima, identificada como Itamar dos Santos, de 27 anos, foi encontrada com marcas de disparos de arma de fogo na sala da residência, localizada na Vila Brás, no bairro Santos Dumont.

Fonte: Rádio Guaíba

BM E PC EM OPERAÇÃO CONJUNTA DEFLAGRAM DESMANCHE CLANDESTINO EM BENTO GONÇALVES

Em 25 de maio de 2012, às 13h, a Brigada Militar e Polícia Civil cumpriram
mandados num desmanche clandestino em Bento Gonçalves.

Numa residência foi localizado o veículo VW/GOL, em furto, que estava sendo
desmanchado. Foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia um homem de 33 anos com diversos antecedentes e procurado pela justiça. Com ele havia duas mulheres, uma de 43 anos e a outra de 35 anos. todos foram flagrados no interior da residência praticando o delito.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR RECEPTAÇÃO EM CAXIAS DO SUL

imageimage

Fotos: Divulgação BM

Na tarde de sexta-feira foram presos dois homens por receptação de veículo em Caxias do Sul. Os dois carros se encontravam em ocorrência de roubo. Ambos foram detidos e  conduzidos à DP.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

QUADRILHA É PRESA PELA BRIGADA MILITAR APÓS ROUBO A RESIDÊNCIA EM CAXIAS DO SUL

 

clip_image002

Fotos: Divulgação BM

Na manhã de sexta-feira, na Rua Andrade Neves, esquina com a
Rua Sinimbu, Centro, quatro homens armados entraram num apartamento e roubaram jóias, sequestrando a filha do proprietário e na garagem do prédio foram surpreendidos pela BM sendo preso Marcelo Sampate da Silva, 33 anos, Joela Vieira da Silva, 35 anos, Volmir Pereira do Amaral, 38 anos e Lamartine Nixon Pereira, 43 anos. Com os assaltantes foram apreendidos um revólver Cal. 38, um revólver Cal. 32, uma Pistola Taurus, Cal. 380 e uma Pistola Bereta
9mm, R$88.177,00 em dinheiro; vários cartuchos e nove celulares, sendo quatro de propriedade das vítimas e cinco dos autores do crime; dois pés de cabra; cinco chaves michas e diversas jóias em ouro. As vítimas um senhor de 73 anos e sua filha de 34 anos, não sofreram lesões. Os autores tiveram acesso ao interior do prédio, após render a empregada.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

RS registra cinco mortes violentas no fim de semana

São quatro assassinatos e uma morte em acidente de trânsito

Cinco pessoas morreram no Rio Grande do Sul desde as 18h dessa sexta-feira (25). Foram quatro assassinatos e uma morte em acidente de trânsito. Confira:

HOMICÍDIOS

Sábado

Passo Fundo (1) - Um homem foi executado com um tiro na cabeça na madrugada de hoje, no Norte do Estado. O crime ocorreu em frente a uma boate na rua Fagundes dos Reis, no Centro da cidade, pouco depois das 3h. De acordo com a Brigada Militar, a vítima estava comprando lanche de um ambulante quando dois desconhecidos em uma moto pediram que os demais clientes se afastassem e atiraram. Renato da Silveira Falcão, 26 anos, chegou a ser conduzido com vida ao Hospital São Vicente de Paulo, onde morreu.

Sexta-feira

Novo Hamburgo (1) - Um homem de 47 anos foi encontrado morto no prédio onde morava na rua Bartolomeu de Gusmão, no bairro Canudos, na noite de sexta-feira. O proprietário do imóvel relatou à polícia ter encontrado João Alberto Pires com diversas marcas de facada nas escadas do edifício. O Samu foi acionado e constatou a morte da vítima, que residia sozinho no local. A polícia não soube informar se ele possuía antecedentes criminais.

Pelotas (1) - Um jovem foi assassinado, nessa sexta-feira, após ser baleado na praia do Laranjal. De acordo com a Brigada Militar, a vítima, identificada como Helison Cardoso Florêncio, de 19 anos, foi atingido na avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, no balneário Santo Antônio, com um disparo na região do tórax e morreu na hora. Ainda segundo os policiais, os documentos de uma motocicleta estavam nos bolsos do jovem. O veículo não foi localizado. A vítima não tinha antecedentes criminais.

Canoas (1) - Um homem foi executado, na noite de sexta-feira, na rua São Paulo. De acordo com a Brigada Militar, a vítima e outros dois homens foram baleados nas proximidades de um bar, no bairro Mathias Velho. Conforme os PMs, no local do crime foram localizadas diversas cápsulas de pistola calibre 380. Os dois feridos, um deles baleado na mão e o outro nas costas, foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Em princípio, segundo os policiais, nenhum deles corre risco de morte.

ACIDENTES

Sábado

Campo Bom (1) - Um homem morreu e três se feriram em acidente ocorrido na ERS 239, na madrugada deste sábado. Conforme a Polícia Civil, um Monza branco seguia pela rua Santo Antônio, quando perdeu o controle ao acessar a rodovia e caiu em uma vala junto à contenção existente no local. O dono do carro, Ezequiel da Rocha Vicente, de 35 anos, foi jogado pra fora do automóvel e morreu na hora.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem morre esfaqueado em Novo Hamburgo

Vítima foi encontrada nas escadas do prédio onde morava

Um homem de 47 anos foi encontrado morto no prédio onde morava na rua Bartolomeu de Gusmão, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, na noite de ontem. O proprietário do imóvel relatou à polícia ter encontrado João Alberto Pires com diversas marcas de facada nas escadas do edifício. O Samu foi acionado e constatou a morte da vítima, que residia sozinho no local. A polícia não soube informar se ele possuía antecedentes criminais.

Fonte: Rádio Guaíba

Acidente deixa um morto e três feridos em Campo Bom

Carro caiu em vala e homem foi arremessado para fora do veículo

Um homem morreu e três se feriram em acidente ocorrido na ERS 239, em Campo Bom, na madrugada deste sábado. Conforme a Polícia Civil, um Monza branco seguia pela rua Santo Antonio, quando perdeu o controle ao acessar a rodovia e caiu em uma vala junto à contenção existente no local. O dono do carro, Ezequiel da Rocha Vicente, de 35 anos, foi jogado pra fora do automóvel e morreu na hora.

O sargento aposentado Natalino José de Jesus, de 49 anos, além de Léo Luis Schwarz, de 44 anos, e um terceiro homem ainda não identificado, foram socorridos e encaminhados ao Hospital Geral de Novo Hamburgo.

Fonte: Rádio Guaíba

PRISÃO DE FORAGIDO EM CAXIAS DO SUL

Em 25 de maio de 2012, às 19h09min, na localidade de São Jorge da Mulada,
ROBSON DE SOUZA NUNES, 26 anos, foi detido pela Brigada
Militar por estar foragido da justiça.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Homem é assassinado em Pelotas

Vítima foi identificada como Helison Cardoso Florêncio, de 19 anos

Um jovem foi assassinado, nesta sexta-feira, após ser baleado na praia do Laranjal, em Pelotas, na zona Sul do Estado. De acordo com a Brigada Militar (BM), a vítima, identificada como Helison Cardoso Florêncio, de 19 anos, foi atingido na avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, no balneário Santo Antônio, com um disparo na região do tórax e morreu na hora. Ainda segundo os policiais, os documentos de uma motocicleta estavam nos bolsos do jovem. O veículo não foi localizado. A vítima não tinha antecedentes criminais.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem foi atingido por disparos de arma de fogo em Caxias do Sul

Vítima não resistiu e morreu no local.

Em 25 de maio de 2012, às 07h30min, na Rua Hugo Torquato Argenta, Bairro
Nossa Senhora de Fátima, antes do Mercado Andreazza, foi comunicado à
Brigada Militar que havia o corpo de um homem no local. A vítima foi alvejada
com quatro disparos de arma de fogo na cabeça e ainda não foi identificada,
apenas com as características, como sendo um homem branco, aparentando 40
anos, tatuagens nos dois braços. Uma testemunha comunicou que a vítima
entrou correndo para o interior do beco, após ser perseguido por dois homens
encapuzados, os quais efetuaram os disparos.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Homem é morto no bairro Mathias Velho, em Canoas

Outros dois homens foram baleados. Vítimas ainda não foram identificadas

Um homem foi executado, na noite desta sexta-feira, na rua São Paulo, em Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar (BM), a vítima e outros dois homens foram baleados nas proximidades de um bar, no bairro Mathias Velho.

Conforme os PMs, no local do crime foram localizadas diversas cápsulas de pistola calibre 380. Os dois feridos, um deles baleado na mão e o outro nas costas, foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). Em princípio, segundo os policiais, nenhum deles corre risco de morte.

A BM isolou o local para o trabalho da perícia e da Polícia Civil. Ninguém foi preso e ainda não há suspeitos para o crime. As três vítimas ainda não foram identificadas.

Fonte: Rádio Guaíba

Acidente deixa um morto em Viamão

Vítima trafegava em um carro que bateu contra uma árvore

Um acidente na ERS-040, em Viamão, na tarde desta sexta-feira, deixou uma pessoa morta e três feridas. Conforme a Univias, o Gol, que trafegava no sentido Capital-litoral, perdeu o controle e saiu da pista no km 37. O carro colidiu contra uma árvore e o passageiro, Mauro Augusto Blodowe, de 47 anos, morreu na hora.

De acordo com a Univias, foram encaminhados ao hospital de Viamão, em estado grave, Ronaldo Salazar da Silva, de 45 anos, Arlei Salazar da Silva, de 46, e Dionara Moares Silva, de 40.

Fonte: Rádio Guaíba

sexta-feira, 25 de maio de 2012

SEMINÁRIO REGIONAL DE TRÂNSITO – CRPO/VRS E GABINETE DO VICE-GOVERNADOR DO ESTADO

Na quinta-feira (24/5), na Rua Canela, Bairro Ouro Branco, na Sede Social do Sindilojas em Novo Hamburgo, o Gabinete do Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, realizou o quinto Seminário Regional de Trânsito “DÉCADA MUNDIAL DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO”, congregando todos os segmentos responsáveis pela fiscalização de trânsito, desejando que o evento atinja seus objetivos na longa caminhada que teve início em maio de 2011.

Esteve presente no evento o Tenente Coronel José Nilo Correa Alves, respondendo pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, o Assessor Superior de Segurança no Trânsito, do Gabinete do Vice-Governador, neste ato representando o Vice-Governador, Drº Beto Grill, Ordeli Savedra Gomes, Promotora de Justiça Renata Pinto Lucena, neste ato representando o Procurador-Geral de Justiça, Drº Eduardo de Lima Veiga, Assessor do Vice-Governador do Estado do RS, Bonifacio de Bróbio, e honraram-nos com suas presenças Oficiais Comandantes de unidades e autoridades em geral.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Policiais militares ajudam em parto dentro de carro em Rio Grande, RS

Sargento e soldada foram surpreendidos durante patrulhamento.
Já na maternidade, mãe e bebê receberam a visita dos policiais.Andreia e Maicol com a soldada Leana na maternidade (Foto: Maurício Gaspareto/RBS TV)

Andreia e Maicol com a soldada Leana na maternidade (Foto: Maurício Gaspareto/RBS TV)

Um chamado de emergência a um sargento e uma soldada que realizavam patrulhamento na Rua Júlio de Castilhos, no Balneário Cassino, em Rio Grande (RS), resultou em um desfecho que os policiais militares não imaginavam na tarde desta sexta-feira (25): eles tiveram de ajudar no parto de uma gestante.

Sargento e soldada se emocionaram no reencontro com o bebê (Foto: Maurício Gaspareto/RBS TV)

Sargento e soldada se emocionaram no reencontro
com o bebê (Foto: Maurício Gaspareto/RBS TV)

Familiares de Andreia Silveira, de 37 anos, pediram ajuda policial para chegarem mais rápido ao hospital. A dupla escoltou o carro da grávida com a viatura quando, minutos depois, ela entrou em trabalho de parto. Os policiais militares entraram no carro onde estava a grávida para prestar o atendimento antes da chegada à maternidade.

"A gente sempre está pronto para ocorrências envolvendo prisões. Quando nos deparamos com situações como esta, a emoção é inevitável", disse o sargento Lane, com lágrimas nos olhos. "Foi muito tenso, muito nervoso. Mas no fim deu tudo certo", comemorou a soldada Leana.

Maicol Silveira Canedo nasceu com quase 3,5 kg (3,480g) e 49 centímetros. Foi o segundo filho de Andreia. Os dois estão na maternidade do hospital Santa Casa de Rio Grande, onde receberam, mais tarde, a visita dos policiais. "Só tenho a agradecer, dizer muito obrigado aos policiais que ajudaram muito", disse a mãe.

Fonte: G1/RS

Motorista de van é preso por chantagear aluna com cenas de sexo no Norte Gaúcho

Homem de 45 anos mantinha relacionamento com a jovem havia três anos

A Delegacia de Policía de Barros Cassal, auxiliada pela Seção de Investigação da DP de Soledade, prendeu um motorista de transporte escolar acusado de ter produzido um vídeo pornográfico para chantagear uma adolescente de 17 anos, no Norte gaúcho. De acordo com a DP, Adão dos Santos Pinheiro, de 45 anos, era motorista da van que levava a jovem do interior até a escola. Os dois mantinham relacionamento de forma consensual, mas sigilosa, havia cerca de três anos.

Incorformado com o rompimento da relação, Adão pediu à jovem para encontrá-lo, pela última vez, em um motel de Soledade, cidade próxima a Barros Cassal. O motorista, então, gravou um vídeo com o celular dele, enquanto os dois mantinham relação sexual, sem a garota notar. A partir daí, começou a ameaçar a jovem, prometendo publicar na internet as cenas que havia filmado.

A jovem contou aos familiares e denunciou o caso à polícia. Em depoimento, Adão confessou a autoria do vídeo e foi encaminhado ao Presídio Estadual de Soledade. Ele vai responder a processo pelos artigos 240, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que se refere à produção de vídeos pornográficos envolvendo menores, e 241B, que trata da distribuição dessas imagens a terceiros.

Fonte: Rádio Guaíba

Caminhão tomba e mata dois em Caseiros, no Norte gaúcho

Vítimas foram condutor e passageiro do veículo

Duas pessoas morreram, nessa manhã, em acidente na BR-285, em Caseiros, no Norte gaúcho. O acidente ocorreu no trevo de acesso a Ibirairaras. A dupla vinha no sentido Lagoa Vermelha-Passo Fundo, em um caminhão com placas de Santa Catarina, que saiu da pista e tombou no km 217. Uma das vítimas foi o condutor do veículo de carga, Fabiano José Eifler, 26 anos. O passageiro morto era Maicon André Haschel, de 21 anos.

Fonte: Rádio Guaíba

Empresário é assassinado em quadra de futebol em São Leopoldo

Dívidas do executor com a vítima podem ter motivado o crime

A Polícia abriu inquérito para investigar o assassinato de um empresário, na noite dessa quinta-feira, em São Leopoldo, no Vale dos Sinos. De acordo com o títular da 2ª Delegacia de Polícia do município, Adriano Nonnenmacher, dois homens, encapuzados, entraram em uma quadra de futebol, de propriedade da vítima, no bairro Rio dos Sinos, disparando vários tiros contra Joelcio Luiz Nunes, de 40 anos.

Nunes sofreu perfurações na cabeça e no tórax. Os criminosos fugiram em uma moto. Ainda segundo o delegado, possíveis dívidas contraídas pelo executor com a vítima podem ter motivado o crime. Nunes não tinha antecedentes criminais. A polícia já identificou um suspeito, que segue foragido.

 Fonte: Rádio Guaíba

Acidente mata idoso e deixa caminhoneiro ferido em Candido Godói

Pedro Pich, de 80 anos, moreu no local

Um idoso de 80 anos morreu, na manhã desta sexta-feira, ao se envolver em um acidente no km 28 da ERS-307, que liga Cândido Godói a Santa Rosa, no Noroeste gaúcho. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, Pedro Pich dirigia um Corcel, no trevo de acesso a Cândido Godói, quando teve a lateral do veículo atingida por um caminhão de leite. O idoso morreu no local. O condutor do caminhão, Jones Molling, de 28 anos, ficou preso, por mais de uma hora, às ferragens do veículo. Ele foi conduzido ao Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa, onde permanece internado em observação.

Fonte: Rádio Guaíba

Identificado suspeito de assassinar idosa em pensão no Centro da Capital

Vítima foi esfaqueada depois de flagrar homem tentando levar pertences do quarto dela

A Polícia Civil já identificou um suspeito de ter assassinado a idosa Maria Eva dos Santos, de 66 anos, encontrada morta na noite dessa terça-feira, no quatro de uma pensão no Centro da Capital.

Segundo a investigação, o crime ocorreu depois que a vítima flagrou um homem tentando levar pertences do quarto dela. Maria Eva tentou conter o suspeito e lutou com ele, que revidou e golpeou a mulher a facadas na região do pescoço.

Nenhum objeto do quarto foi levado, apontou a polícia, descartando, em princípio, a tese de latrocínio (matar para roubar). Novos depoimentos ainda serão colhidos pela investigação.

Além de identificar o suspeito, a possível faca utilizada no assassinato também foi localizada. O objeto foi encaminhado para a analise na perícia.

A polícia mantém a suposição de que vítima tenha sido morta ainda durante o período da manhã. A investigação apontou que a idosa era solteira e vivia sozinha.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é encontrado morto em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana

Corpo de Nelson da Silva, 36 anos, estava no banco traseiro de um carro

O corpo de um homem foi localizado nesta manhã no banco traseiro de um carro no bairro Nova Sapucaia, em Sapucaia do Sul.

A vítima, identificada como Nelson da Silva, 36 anos, apresentava uma marca de tiro no abdômen. Segundo a polícia, ele não possuía antecedentes criminais.
O veículo, um Omega de cor branca, estava estacionado na rua Teodomiro Porto da Fonseca e foi localizado pela Brigada Militar após uma denúncia anônima. O local está isolado para perícia.

Fonte: Zero Hora

Homem é encontrado morto em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana

Corpo de Nelson da Silva, 36 anos, estava no banco traseiro de um carro

O corpo de um homem foi localizado nesta manhã no banco traseiro de um carro no bairro Nova Sapucaia, em Sapucaia do Sul.

A vítima, identificada como Nelson da Silva, 36 anos, apresentava uma marca de tiro no abdômen. Segundo a polícia, ele não possuía antecedentes criminais.
O veículo, um Omega de cor branca, estava estacionado na rua Teodomiro Porto da Fonseca e foi localizado pela Brigada Militar após uma denúncia anônima. O local está isolado para perícia.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Caminhão tomba e mata dois no Norte do Estado

Vítimas foram condutor e passageiro do veículo

Duas pessoas morreram nessa manhã em acidente na BR-285, em Caseiros, Norte do Estado, no trevo de acesso a Ibirairaras. A dupla estava em um caminhão com placas de Santa Catarina, que tombou no km 217. Uma das vítimas foi o condutor do veículo de carga, Fabiano José Eifler, 26 anos. O passageiro morto ainda não foi identifiacado.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é assassinado em quadra de futebol em São Leopoldo

Dupla armada encapuzada entrou no local e disparou vários tiros contra Joelcio Luiz Nunes

Um homem foi assassinado na noite desta quinta-feira em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu por volta das 20h15min, em uma quadra de futebol no bairro Rio dos Sinos.

Conforme a Brigada Militar, dois homens armados e encapuzados entraram no local e dispararam vários tiros contra Joelcio Luiz Nunes, 40 anos, que foi atingido na cabeça e no tórax. Os criminosos fugiram em uma moto. A polícia ainda não tem suspeitos.

Fonte: Zero Hora

Quadrilha entregava drogas junto com lanches em Porto Alegre

Cinco homens e uma mulher foram presos no bairro Costa e Silva, na Zona Norte

Cinco homens e uma mulher foram detidos em flagrante por tráfico de drogas em Porto Alegre na noite desta quinta-feira. Conforme a polícia, para não levantar suspeitas, o grupo entregava drogas junto com lanches como xis e cachorro-quente.

A ação aconteceu na Cohab do bairro Costa e Silva, Zona Norte. Com os presos, a polícia apreendeu 2,5 quilos de maconha, 250 gramas de cocaína, 300 gramas de pasta base de cocaína, além de um carro com placas clonadas e cinco armas.

Conforme o Coronel Paulo Ricardo Quadros, da Brigada Militar, quatro motos, que foram apreendidas, eram utilizadas na distribuição de drogas.

Fonte: Zero Hora

Grupo armado faz arrastão em casa de jogos de Porto Alegre

Pertences de frequentadores e um veículo foram roubados

Aproximadamente 10 homens armados invadiram uma casa de jogos na avenida Goethe, bairro Rio Branco, em Porto Alegre, na noite dessa quinta-feira. O grupo rendeu cerca de 50 pessoas, entre clientes e funcionários, que foram obrigados a entregar aos criminosos dinheiro, documentos e pertences pessoais.

De acordo com o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foram roubados R$ 10 mil, além de dois notebooks; duas câmeras digitais; uma máquina fotográfica semi profissional; 30 bolsas; joias; celulares; e documentos. Ninguém ficou ferido na ação.

O grupo fugiu em dois veículos – um Honda Civic e um Fiesta. Um dos carros teria sido localizado na avenida Princesa Isabel.

O estabelecimento comercial é destinado a jogadores e apreciadores de pôquer. O local apresenta mesas especiais para a prática do Texas Holding e espaço para gamão e xadrez.

Fonte: Rádio Guaíba e CP

Engavetamento deixa 11 mortos na Bahia

Acidente envolveu nove veículos

Onze pessoas morreram e várias ficaram feridas na manhã desta sexta-feira em um engavetamento envolvendo nove veículos na BR-101, em Itamaraju, na Bahia, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo informações da PRF, a forte neblina que atingia a região, por volta das 10h, fez com que uma cegonheira reduzisse a velocidade, na altura do km 816 da rodovia, ocasionando a colisão traseira com um ônibus. Os passageiros do coletivo desceram e foram atropelados por outros ônibus aque vinham atrás e acabaram batendo ao tentar desviar, segundo a PRF.

No total, seis ônibus que transportavam trabalhadores rurais, uma cegonheira, que fugiu do local do acidente, uma viatura da polícia militar e um veículo de passeio se envolveram na colisão. A PRF não soube informar quantas pessoas ficaram feridas e para onde foram encaminhadas. A rodovia continuava interditada por votla das 11h, segundo a PRF.

Fonte: AE

Polícia recupera caminhão furtado em Porto Alegre

Veículo foi furtado enquanto caminhoneiro realizava o almoço

Um caminhão com carga de chapas de ferro, avaliada em R$ 100 mil, foi recuperado pela polícia nessa quinta-feira. O veículo havia sido furtado, por volta do meio-dia, na avenida Bahia, bairro São Geraldo, em Porto Alegre, enquanto o motorista realizava o almoço.

Seis horas após a ocorrência, agentes da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Cargas do Deic apreenderam o veículo em um posto de combustíveis às margens da ERS 122, no km 8, no município de Portão, no Vale do Sinos. Ninguém foi preso.

Fonte: Rádio Guaíba

Quadrilha é presa após assaltar apartamento em Caxias do Sul

Os assaltantes são de Santa Catarina

Quatro homens armados invadiram um prédio residencial, por volta das 8h, e assaltaram moradores de um apartamento em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Foram roubados dinheiro, jóias, entre outros objetos de valor. A filha do proprietário do apartamento, que foi amarrado enquanto os criminosos realizavam o assalto, foi rendida e levada pelos bandidos. Na garagem do edifício a quadrilha tentou roubar dois veículos importados, mas foram impedidos por policiais militares.

A ação desta manhã acabou na prisão dos quatro criminosos, que são de Santa Catarina. Foram detidos Marcelo da Silva, 33 anos, Joel da Silva, 35 anos, André Bento, 43 anos, e Volmir do Amaral, 38 anos. Um veículo GM Astra de cor preta, utilizado pelos assaltantes, foi apreendido.

 Fonte: Rádio Guaíba

Interrupção da ERS 240‏

O Comando Rodoviário da Brigada Militar(CRBM), informa que a rodovia ERS 240 no Km 24 no município de Capela de Santana(trecho Montenegro/Portão) encontra-se TOTALMENTE INTERROMPIDA(VISTO OBRAS NA PISTA), sendo que ficara assim por vários dias(previsão de 30 dias).

O local está sinalizado e o trânsito foi desviado no Sentido Capela de Santana Montenegro no Km 23 utilizando uma estrada vicinal(fazendo uns 03 Km)e retornando no Km 26.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

DUPLA É PRESA PELA BM APÓS ASSALTAR UNIVERSITÁRIA, EM SÃO MARCOS

Dois homens foram presos em flagrante, após assaltarem e agredirem uma estudante em São Marcos. Por volta das 23h25min de quarta-feira a estudante chegava na residência, onde mora, na rua Padre Feijó, quando foi rendida pelos criminosos que anunciaram o assalto.

A jovem levou um soco na nuca e acabou caindo na via. Os criminosos fugiram levando uma bolsa, com documentos pessoais, celular, materiais de estudo e uma pequena quantia em dinheiro.

A Brigada Militar foi acionada fez buscas e por volta da 01h de quinta-feira, efetuou a prisão dos suspeitos, que foram reconhecidos pela vítima.
A dupla, Ricardo Zatti Borges, 24 anos e Douglas Rizzo, 25 anos foram encaminhados à delegacia, onde foram autuados em flagrante.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Colisão e capotagem de veículo na zona Norte de Porto Alegre deixa dois feridos

Vítimas, ainda não identificadas, foram encaminhadas ao Hospital Cristo Redentor

A colisão de um veículo Astra contra uma árvore no canteiro central da avenida Assis Brasil próximo à Sertório, no bairro Sarandi, zona Norte de Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira, causou ferimentos nos dois ocupantes. O carro capotou e, com o choque, a árvore foi arrancada chegando a bloquear duas das três faixas da pista. Douglas Durante, de 22 anos e William da Silva Borba, de 24, foram encaminhados ao Hospital Cristo Redentor onde permanecem internados em estado regular.

Fonte: Rádio Guaíba

QUADRILHA ASSALTA RESIDÊNCIA EM CAXIAS DO SUL

Quatro homens armados invadiram uma residência na Rua General Mallet, bairro Rio Branco em Caxias do Sul. Por volta das 07h desta quinta-feira  eles renderam a empregada que saia de casa para trabalhar e conduziram a mesma até a residência, onde presta serviço. A doméstica e a proprietária do imóvel acabaram em poder dos assaltantes.

Os ladrões fugiram do local levando um veículo Peugeot 307, placas IRG7666, além de roupas, relógios, jóias, eletroeletrônicos e 4 mil dólares.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Tiroteio entre policiais e traficantes deixa um PM ferido em Novo Hamburgo

Soldado do 3ºBPM foi baleado na perna e no braço

Um soldado da Brigada Militar em Novo Hamburgo foi atingido por disparos de arma de fogo no braço e na perna durante operação policial, ocorrida na noite passada, para desarticular uma quadrilha de traficantes que atuam no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo.

O policial que integra o 3º Batalhão de Polícia Militar está internado em estado regular no Hospital Geral do município. Um suposto traficante foi preso em flagrante.

Fonte: Rádio Guaíba

HOMEM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM CAMBARÁ DO SUL

Um homem de 24 anos foi vítima de tentativa de homicídio na manhã desta quinta-feira  em Cambará do Sul. Por volta das 05h50min, Jackson Volfe dos Santos, saia para trabalhar quando foi emboscado por um desafeto.

O acusado do crime, um jovem de 19 anos estaria escondido, atrás de uma árvore e quando Santos se aproximou ele teria efetuado um disparo. Santos foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Cambará, com um ferimento no peito. E devido à gravidade dos ferimentos foi transferido para HPS de Vacaria. O acusado dos disparos fugiu do local e não foi localizado.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Presidiários gaúchos terão acesso a e-mail

Cerca de 90 detentos terão aulas de informática em São Luiz Gonzaga

Detentos do Presídio Estadual de São Luiz Gonzaga, na Região das Missões, passarão a ter aulas de informática e endereço de e-mail. A iniciativa é a primeira em um estabelecimento penal no Brasil, e deve começar na segunda quinzena de junho. O presídio já em um laboratório de informática com 18 computadores. Em um primeiro momento, 90 detentos receberão aulas, mas o presidiário que quiser poderá se inscrever.

Conforme o diretor do presídio, Brasil Jornada Finamor, os detentos receberão endereços de e-mails, uma senha para acessar a Web, e um técnico será responsável por filtrar as mensagens, evitando que sejam usadas para fins ilegais. "Os (presos) que quiserem ter um e-mail terão de pedir permissão à direção da casa prisional", ressaltou. Segundo Finamor, os cursos serão ministrados ministrados pelo Senac. "A intenção é dar oportunidade de terem um curso profissional e desta maneira prepará-los para o mercado”, disse.

A criação do laboratório de informática tem a parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o Ministério da Educação.

Fonte: Rádio Guaíba e Correio do Povo

CRIMINOSOS DANIFICAM CAIXA ELETRÔNICO EM CAXIAS DO SUL

A ação ocorreu no estacionamento do Shopping Mart Center

image

Fotos: Divulgação BM

Um caixa eletrônico do banco Bradesco, localizado no estacionamento do Shopping Mart Center as margens da RST 453, distrito industrial de Caxias do Sul foi alvo da ação criminosa na madrugada desta quinta-feira.

Por volta das 01h30min dois homens tripulando uma motocicleta, teriam parado as margens da rodovia, momento em que um deles, foi até o caixa eletrônico e ao deixar o local foi ouvido um estampido.

O segurança do Mart Center foi até o local e percebeu que o local havia sido danificado por um tipo de explosivo.

A Brigada Militar, bem como a perícia estiveram no local e constaram que nada foi levado, somente o dano no equipamento.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Polícia prende dupla por tráfico na zona Leste de Porto Alegre

Drogas e uma balança de precisão estavam escondidas no forro da casa que servia de ponto de tráfico

A Brigada Militar prendeu, no início da madrugada desta sexta-feira, dois homens em um ponto de tráfico na Rua Antônio de Farias, na Vila Maria da Conceição, zona Leste de Porto Alegre. No forro da casa foram encontrados e apreendidos 54 tijolinhos de maconha, 12 petecas grandes de cocaína, 38 petecas pequenas e uma balança de precisão. Peterson da Silva Couto e Eder Cardoso da Silva foram encaminhados à 3ª Delegacia de Pronto Atendimento para registro do flagrante.

Fonte: Rádio Guaíba

QUATRO PROCURADOS DA JUSTIÇA FORAM PRESOS PELA BM

Duas das prisões ocorreram em Caxias do Sul, outras duas em Vacaria

image

Foto: Divulgaçao BM

Por volta das 03h55min, na rua Mauricio Viola, bairro Salgado Filho, em Caxias do Sul, foi preso o procurado da justiça, Everaldo Paim, 41 anos. Ele foi encaminhado a Delegacia onde foi lavrado o flagrante e posterior foi encaminhado à penitenciária industrial de Caxias do Sul – PICS.

Já as 08h da manhã na rua Ferdinando Bedim, bairro 1º de Maio foi detido o procurado, Michael Barbosa Mallmann, 20 anos que estava com mandado de prisão expedido pela justiça.

Em Vacaria por volta da 01h, na rua Juvenal Alves Peixoto, bairro Lomba, foi recapturado o procurado, Paulo Cesar de Campos Oliveira, 32 anos e por volta das 02h30min na BR 116, bairro Santa Terezinha foi preso Marcos Roberto Skrepec, 45 anos, que também estava procurado.

Ambos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Vacaria.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Grupo dispara em rua do Centro Histórico de Porto Alegre

Uma pessoa ficou ferida sem gravidade e foi encaminhada ao HPS

Um grupo de pessoas efetuou disparos de arma de fogo na rua Coronel Genuíno, na região Central de Porto Alegre, no início da madrugada desta sexta-feira. Uma lixeira e uma porta do SENAC foram danificadas pelos tiros. Uma pessoa foi baleada e encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro. De acordo com os policiais a vítima disse conhecer o autor, mas não informou o nome.

Fonte: Rádio Guaíba

LADRÕES DE CARRO SÃO PRESOS PELA BM, EM CAXIAS DO SUL

Ambos possuem vários antecedentes criminais e estavam em liberdade provisória.

image

Fotos: Divulgação BM

Dois homens foram presos na manhã desta quinta-feira 24/05 quando furtavam um veículo na Av. Júlio de Castilhos centro da cidade.

A dupla foi detida por volta das 04h25min quando tentavam furtar um veículo Monza. Um deles na direção do automóvel e outro empurrando.

Uma guarnição da BM que fazia patrulhamento suspeitou da movimentação e acabou constatando que se trava de um furto. Jean Afonso Brum de Camargo, 29 anos e Luis Amaral Pinto Moreira, 23 anos foram detidos pelos policiais encaminhados a delegacia, onde foram atuados em flagrantes. Com eles foi apreendido um celular e quatro chaves artesanais.

Ambos já possuíam vários antecedentes criminais estavam em liberdade provisória e foram encaminhados a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul - PICS.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Homem é assassinado dentro de bar em Porto Alegre

Vítima era proprietária do estabelecimento. Crime ocorreu no bairro Teresópolis

Um homem de 29 anos foi assassinado com um tiro no peito, dentro do bar do qual era proprietário, no bairro Teresópolis, na zona Sul de Porto Alegre. Luiz Rafael Beck morreu na hora. De acordo com a Brigada Militar, por volta das 22h desta quinta-feira, moradores avisaram a polícia sobre o assassinato, ocorrido na avenida Arnaldo Boher. Segundo os relatos, dois homens cometeram o crime, mesmo com o bar fechado ao público. A perícia permanece no local.

Fonte: Rádio Guaíba

HOMEM É ASSALTADO AO SAIR DE AGÊNCIA BANCÁRIA EM CAXIAS DO SUL

O assaltante foi preso pela BM e todo o dinheiro foi recuperado

João Claudinei Ferreira, 38 anos foi preso em flagrante, após ter assaltado um cliente do banco Bradesco no centro de Caxias do Sul. Por volta das 22h20min, à vítima um homem de 23 anos saía da agência bancária quando foi surpreendido pelo bandido, que de posse de uma faca anunciou o assalto. O ladrão fugiu do local levando R$ 300, mas acabou detido pela BM, com ele foi recuperado o valor roubado e apreendido uma faca com cerca 30 cm de lâmina.
Ferreira que já possuía antecedentes criminais e estava em liberdade foi encaminhado à delegacia onde foi autuado em flagrante.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Corpo é encontrado em matagal na zona Sul de Porto Alegre

Rafael Rodrigues de Freitas tinha 34 anos

A Brigada Militar (BM) encontrou o corpo de um homem de 34 anos, por volta das 21h45min, em um matagal no bairro Cavalhada, na zona Sul da Capital. Com antecedentes criminais por posse de entorpecentes, furto qualificado, violação e arrombamento de residência, Rafael Rodrigues de Freitas tinha vários disparos de arma de fogo pelo corpo. O local segue isolado para o trabalho da perícia.

Fonte: Rádio Guaíba

quinta-feira, 24 de maio de 2012

BM apreende sete quilos de maconha perto do complexo prisional de Charqueadas

Suspeita é de que droga era destinada a uma das casas de detenção

Policiais da Brigada Militar (BM) em Charqueadas apreenderam sete quilos de maconha abandonados por traficantes ainda não identificados sob a ponte de um arroio próximo ao complexo prisional do município, na região Carbonífera. A polícia suspeita que a droga era destinada a detentos de uma das casas de detenção.

Também foi apreendida quantia suficiente para render 1,5 mil pedras de crack. De acordo com a BM, havia uma barreira policial próxima à região das casas prisionais, o que pode ter intimidado os traficantes.

Fonte: Rádio Guaíba

Acidente envolvendo dois carros e caminhão mata condutor em Santa Maria

Dionísio Tavares, de 63 anos, morreu na hora. Motorista envolvido na colisão fugiu sem prestar socorro

Um homem de 63 anos morreu, na manhã desta quinta-feira, depois de se envolver em um acidente de trânsito no km 2 da ERS-509, conhecida como Faixa Velha de Camobi, em Santa Maria. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, Dionísio Tavares dirigia um Gol, no sentido Centro-bairro, quando bateu em um veículo preto, não identificado, cujo motorista fugiu sem prestar socorro. Com a batida, Tavares perdeu controle da direção e colidiu de frente contra um caminhão que vinha no sentido contrário, morrendo na hora. A polícia prossegue as buscas ao condutor foragido, que, segundo testemunhas, saiu de uma policlínica na região e entrou na rodovia sem respeitar a sinalização. O motorista do caminhão, de 45 anos, não teve ferimentos.

Fonte: Rádio Guaíba

Presos suspeitos de participarem da execução de policial aposentado em Cachoeirinha

Dois homens foram detidos hoje pela manhã e prestam depoimento na delegacia

Dois homens suspeitos de participarem da tortura seguida de execução do policial aposentado Ari Schuck, 60 anos, foram presos no final da manhã de hoje, em Cachoeirinha. Os rapazes teriam sido contratados pela namorada do policial, Odete Bortolini, 54 anos, que já admitiu o crime e está presa.

Juntos com os homens, foram recuperados a arma da vítima, o relógio e o celular. O dedo do policial, que foi cortado no dia do crime, também foi encontrado. Os presos estão sendo ouvidos neste momento na 1ª DP de Cachoeirinha.

Fonte: Diário Gaúcho

Homem é encontrado morto no interior de Entre-Ijuís

Anildo Roth da Silva, 52 anos, levou diversas facadas

A Brigada Militar (BM) encontrou um homem morto, na localidade de Serra de Baixo, interior de Entre-Ijuís, município próximo a Santo Ângelo, nas Missões.
Anildo Roth da Silva, 52 anos, levou diversas facadas. A vítima morava sozinha e não há suspeitos do crime. A Polícia Civil faz buscas na região.

Fonte: Zero Hora

Preso suspeito de atentado contra advogada de Caxias do Sul

Profissional teve a casa alvo de disparos na noite de 13 de abril

O suspeito de efetuar 10 tiros contra a casa de uma advogada trabalhista de Caxias do Sul foi preso preventivamente pela Polícia Federal, segundo nota emitida pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil da cidade. Além de atirar contra a moradia de Anita Tormen, o homem também é suspeito de ameaçar outras pessoas envolvidas em um processo trabalhista. O preso, que não teve a identidade revelada, deverá permanecer preso até o final do processo trabalhista.
O suspeito de envolvimento no atentado já foi interrogado pela Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), no começo do mês, e negou qualquer participação no crime. Na noite de 13 de abril, dois encapuzados alvejaram a moradia de Anita com 10 tiros. A dupla fugiu a pé.
Desde então, a advogada só circula acompanhada por conhecidos ou seguranças. O atentado pode ter relação com um processo que tramita desde 2002 na Justiça do Trabalho. A ação foi instaurada na 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul. A advogada representa pelo menos 40 ex-funcionários de uma fábrica. O suspeito é dono da empresa.

Fonte: Zero Hora

Acidente deixa três mortos em Venâncio Aires

Vítimas estavam em carro que colidiu contra caminhão na RSC 287

Uma colisão frontal entre um carro e um caminhão deixou três mortos na RSC 287 em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, na manhã desta quinta-feira. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), um Palio de Gravataí que trafegava no sentido Porto Alegre-Santa Cruz do Sul invadiu a pista contrária na altura do quilômetro 61, na localidade de Picada Mariante.

O automóvel foi atingido por um caminhão com placas de Três Coroas e os ocupantes, ainda não identificados, morreram na hora. O caminhoneiro sofreu lesões leves e foi encaminhado ao hospital do município. Os veículos ficaram fora da pista e o trânsito não foi prejudicado.

Fonte: Correio do Povo

DOIS CARROS FORAM ROUBADOS EM CAXIAS DO SUL

1-ROUBO DE VEÍCULO – CAXIAS DO SUL

Em 23 de maio de 2012, às 20h33min, na Tv Lagoa Vermelha, bairro Kayser, em Caxias do Sul, o Sr Virginio Jose dos Santos, 55 anos comunicou que foi abordado por dois indivíduos, brancos e jovens, ambos armados, os quais lhe renderam e o colocaram no banco traseiro do seu veículo fiat uno mille way econ, placas IQP 3850, de cor branca, ano 2010 e após o largaram próximo a empresa Visate.

Na sequencia os indivíduos seguiram em direção ao bairro Nossa senhora das Graças.

2-ROUBO DE VEÍCULO – CAXIAS DO SUL

Em 23 de maio de 2012, às 10h08min, na rua General Arcy da Rocha Nobrega, em frente ao hospital Medianeira, bairro Madureira, em Caxias do Sul, dois indivíduos armados, efetuaram o roubo do veiculo I Ford Focus Hc Flex, placas IZL 8808, de cor prata, ano 2010.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Motociclista morre em acidente na ERS 153‏

Na ERS 153 no Km 23, às 14:10h (23/5), em Ernestina, ocorreu um acidente envolvendo a motocicleta Honda CG 125 Titan ES, de Ernestina-RS e o caminhão trator Scania/T113 H 4X2 360, de Tapejara. Conforme informação, o condutor do caminhão trator trafegava sentido Ernestina a Passo Fundo quando repentinamente a motocicleta que trafegava em uma estrada vicinal adentrou na rodovia da direita à esquerda ocasionando a colisão. O caminhão Trator transportava fertilizantes.

O condutor da motocicleta não era habilitado e acabou falecendo.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

ROUBO A RESIDÊNCIA EM SÃO MARCOS

Em 23 de maio de 2012, às 10h55min, a Brigada Militar de São Marcos foi comunicada pela Srª Vilma Leonardele, que teria sido vitima de um roubo em sua residência, onde os autores do roubo eram dois  indivíduos armados.

Que após render a vítima, os indivíduos roubaram varias peças de roupas, jóias alem de uma espingarda calibre 12, com aproximadamente 30 cartuchos.
As guarnições efetuaram buscas nos arredores do local, porém não localizaram os autores.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Ladrões invadem agência bancária e furtam computador

O vidro da agência foi quebrado a pedradas

A agência bancária do HSBC localizada na Rua Garibaldi, centro de Caxias do Sul foi invadida por criminosos na manhã desta quinta-feira 25/05. Por volta das 04h indivíduos teriam quebrado a pedradas o vidro da agência e acessado o local.

A central de monitoramento do banco acionou uma equipe de vigilantes que esteve no local e ao perceber o crime comunicou a Brigada Militar. Do estabelecimento foi furtado somente um Computador.

Fonte: Rádio Guaíba

HOMEM ASSALTA ÓTICA EM CAXIAS DO SUL

Em 23 de maio de 2012, às 11h54min, na Av Julio de Castilhos, 2314, Centro de Caxias do Sul, na Ótica Alba , em contato com a proprietária, esta informou que um individuo armado entrou no local, anunciou o assalto, roubando do local duas caixas com anéis de ouro. Após o roubo o individuo fugiu à pé em direção ao bairro São Pelegrino.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Ladrões fazem arrastão em loja e furtam R$ 70 mil em Parobé

O grupo invadiu o estabelecimento, furtando jaquetas, calças e moletons de grife

Informações preliminares da Brigada Militar de Parobé, no Vale do Paranhana, apontam que pelo menos seis homens arrombaram, na madrugada desta quinta-feira, uma loja de vestuário, localizada no centro da cidade.

O grupo invadiu o estabelecimento, localizada na rua Dr. Legendre, por volta das 2h, furtando cerca de 130 jaquetas, 60 calças e moletons, todos de grife. A estimativa é que a quadrilha tenha levado, pelo menos, R$ 70 mil em mercadorias. Segundo a Brigada Militar, o grupo fugiu em dois veículos, uma Ipanema, de cor prata, e um Celta preto.

Até o momento ninguém foi preso. A Polícia Civil de Parobé investiga o caso.

Fonte: Rádio Guaíba

Jovem morre em briga no Noroeste do Estado

Vítima sofreu agressões de três pessoas e morreu com facadas no pescoço

Um homem foi morto na rua Andrade Neves, no Centro de Panambi, por volta das 00h30 desta quinta-feira. De acordo com a Brigada Militar, Rafael Nunes Matos, de 19 anos, se envolveu em uma briga com três pessoas e foi atingido no pescoço por facadas.

A vítima chegou a ser socorrida e morreu a caminho do hospital. O jovem teria problemas de conduta, com denúncias na delegacia da cidade por agressões à mãe. A Polícia Civil vai requisitar as imagens de câmeras de vigilância de prédios próximos ao local do crime.

Fonte: Rádio Guaíba

Casal é preso com drogas e armas em Gravataí

Com a dupla foram apreendidas 408 papelotes de cocaína, uma pistola .40 da polícia civil de Santa Catarina e um revólver calibre 38

Um casal foi preso em flagrante com drogas e armas no final da noite dessa segunda-feira, em Gravataí, região Metropolitana da Capital. Com a dupla foram apreendidos 408 papelotes de cocaína, uma pistola .40 da Polícia Civil de Santa Catarina e um revólver calibre 38.

As prisões ocorreram na rua Fredolino Schmidt, bairro Cruzeiro. Segundo a polícia, o homem era foragido do sistema prisional.

Fonte: Rádio Guaíba

FURTO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM CAXIAS DO SUL

Em 23 de maio de 2012, às 04h07min, na Rua Sinimbu, 2059, na loja Gang, no Shopping Pratavieira, centro de Caxias do Sul, em contato com um funcionário da vigilância fortaleza, foi comunicado que visualizou pelas câmeras, um elemento magro e alto, de moletom cinza, o qual quebrou o vidro da loja conseguindo pegar três jaquetas fugindo do local antes da chegada da viatura.

A Brigada Militar não encontrou os suspeitos.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Receita Federal e PRF apreendem 80 mil maços de cigarro contrabandeados em Pelotas

Fiscalização faz parte da Operação Fronteira Blindada da Receita Federal

Fiscais da Equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal apoiados pela Polícia Rodoviária Federal, apreenderam na noite dessa quarta-feira, no km 516 da BR 116, em Pelotas, um caminhão carregado com cigarros contrabandeados. A carga, com 80 mil maços, com valor aproximado de R$ 220 mil, estava sendo trazida do Paraguai para ser comercializada em Pelotas e região. O motorista do caminhão que transportava a carga foi preso e encaminhado à área judiciária para registro do flagrante. A fiscalização faz parte da “Operação Fronteira Blindada” da Receita Federal.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é encontrado morto na zona Sul de Porto Alegre

Vítima apresentava sinais de disparos pelo corpo

Um homem não identificado foi encontrado morto na rua Granja Bela Vista, no bairro Aberto dos Morros, na zona Sul de Porto Alegre, no início da madrugada desta quinta-feira. De acordo com a Brigada Militar, a vítima apresenta sinais de disparos de arma de fogo. Não há informações sobre autoria ou circunstâncias.

Fonte:Rádio Guaíba

Polícia prende traficante em São Leopoldo

Jovem de 19 anos estava com cocaína, maconha e crack prontos para a venda

Um traficante foi preso em São Leopoldo, na madrugada, na Rua Coréia, bairro Itapema. De acordo com Brigada Militar, Julio Cesar Bueno, de 19 anos, portava cocaína, maconha e crack embaladas para serem comercializadas, 200 reais em dinheiro, cinco aparelhos celulares e dois aparelhos de DVD.

Fonte: Rádio Guaíba

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Acidente na ERS-020 em Gravataí deixa pelo menos quatro feridos

Rodovia chegou a ficar bloqueada, mas já foi liberada

Acidente envolvendo uma caminhonete Ranger e uma Strada deixou pelo menos quatro feridos no km 12 da ERS-020, em Gravataí, na região Metropolitana. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Dom João Becker, no município. A pista ficou parcialmente bloqueada, mas já foi liberada.

Fonte: Rádio Guaíba

Sumiço de professor mobiliza escola da zona sul de Porto Alegre

Vilson Reali foi visto pela última vez caminhando no bairro Cidade Baixa, onde mora

O sumiço do professor Vilson Reali, 54 anos, mobiliza colegas e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Roque Gonzales, na zona sul da Capital. Eles preparam uma manifestação, com cartazes e fotos, para chamar a atenção para o desaparecimento.

O ato está programado para a noite desta quarta-feira, no próprio colégio.

Desde terça-feira, a 1ª Delegacia de Investigação de Homicídios e Desaparecidos (DHD) investiga o desaparecimento. Segundo familiares e amigos, o último contato dele ocorreu no sábado pela manhã. Ele falou com uma vizinha no bairro Cidade Baixa e teria dito que "iria caminhar antes que o sol ficasse forte".

Em seguida, foi visto atravessando a Rua João Alfredo em direção a Avenida Borges de Medeiros. As compras que teria feito em uma feira e os documentos ficaram no apartamento. O carro dele permaneceu na garagem.

A preocupação começou depois do meio-dia. Ele não compareceu a um almoço que havia combinado com uma ex-colega. Ela tentou contato com ele por celular, mas não conseguiu. Dois dias depois, a inquietação se ampliou. Na segunda-feira, Reali se ausentou do trabalho.

— O Vilson nunca deixou de vir sem avisar. Estamos muito preocupados — diz a vice-diretora da escola, Heloísa Molina Susini.

Depois de enviar mensagens ao celular de Reali implorando por informações, as colegas de trabalho conseguiram contato pelo celular do professor.

Segundo elas, um homem atendeu e disse que comprou o celular de um hippie na Avenida Borges de Medeiros. Em tentativa de novo contato por celular, o número já estava desabilitado.

— Ligamos para todos hospitais, fomos ao Departamento Médico-Legal (DML) e ele não está — comenta Heloísa.

O caso foi registrado na madrugada de terça-feira pela sobrinha Agda Meneguzzo, 30 anos.

— Estamos bem desnorteados, sem saber o que aconteceu.
Responsável por investigar o caso, o delegado Cleber dos Santos Lima, da 1ª Delegacia de Investigação de Homicídios e Desaparecidos (DHD), tenta esclarecer o episódio.

— Todas as hipóteses são consideradas — afirma Lima, citando a possibilidade de o professor ter viajado, fugido ou sido vítima de algum bandido.
Na tarde desta quarta-feira, a Polícia Civil ouve parentes do professor. A intenção é refazer os passos do desaparecido.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Curso de Qualificação Profissional do efetivo de Esteio

Nesta semana de 21 a 25 de maio de 2012, o efetivo do 34º BPM faz parte do planejamento estratégico da corporação para qualificar e capacitar os policiais militares de Esteio. Fizeram parte do programa 50 horas aula, sete disciplinas como Proteção Armada, onde o policial vai aprimorar seus conhecimentos com técnicas e prática de tiros, salientando que é da responsabilidade do policial proteger a vida dele e do cidadão, quando diante da agressão ou riscos injustos, com perigo de vida ou grave ameaça à integridade física. A matéria de Suporte Básico da Vida, está diretamente relacionada ao dever de proteção à vida e a integridade das pessoas na prestação de socorro à vítimas de acidentes, agressões e problemas súbitos de saúde. Termos Circunstanciados - são reforçados os laços de confiança construídos e um novo e forte elo de comunicação entre o policial e sua comunidade. No treinamento de Defesa Pessoal, exigência imposta pelas condições de trabalho, bem como o domínio das técnicas capazes de instrumentalizarem-se às difícieis e rápidas decisões que se deva tomar no cotidiano. A Brigada Militar sempre buscou se ajustar às diversas situações e realidades de seu tempo, inserindo em seu currículo o curso de Direitos Humanos buscando o equilíbrio das relações sociais.

Instrução Geral Aplicada a Função nos ensina mais sobre a questão estatutária a que somos regidos. Em Fiscalização de Trânsito identificamos o papel da Brigada Militar e do agente de trânsito na fiscalização e autuação às infrações de trânsito previstas na Legislação. As aulas foram ministradas no Ministério Público, que gentilmente cedeu o espaço. As instruções a todo o efetivo iniciam este mês e se estendem até o mês de outubro de 2012, atingindo com isso 100% do efetivo.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Carro capota às margens da BR-116 entre Novo Hamburgo e Estância Velha

Segundo a Rádio ABC 900, não houve feridos

Acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira

Acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira

Um carro capotou às margens da BR-116 na divisa de Novo Hamburgo com Estância Velha na manhã desta quarta-feira. De acordo com a Rádio ABC 900, não houve feridos. Ainda segundo a Rádio ABC 900, a princípio, o motorista teria abandonado o veículo.

Fonte: VS Online

Acidente com 3 veículos bloqueia BR-386 e deixa dois feridos no RS

Bombeiros foram acionados para conter princípio de incêndio em motor.
Rodovia ficou interditada por cerca de uma hora, mas já foi liberada.

Carro envolvido em acidente em Montenegro RS (Foto: Paula Valdez/RBS TV)Carro envolvido em acidente ficou destruído em Montenegro (Foto: Paula Valdez/RBS TV)

Um acidente envolvendo três veículos deixou duas pessoas feridas na BR-386, em Montenegro, no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, na manhã desta quarta-feira (23). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 9h30, o motorista de um Sandero invadiu a pista contrária e colidiu na lateral de um Vectra. Na sequência, atingiu de frente um caminhão na altura do quilômetro 426.

Engarrafamento causado por acidente em Montenegro, RS (Foto: Paula Valdez/RBS TV)

Engarrafamento causado por acidente
(Foto: Paula Valdez/RBS TV)

Apesar da destruição dos veículos, os condutores do Sandero e do caminhão tiveram apenas ferimentos leves e foram encaminhados ao hospital de Montenegro. Pedaços da lataria na pista fizeram com que a PRF bloqueasse o trânsito nos dois sentidos por cerca de uma hora. O Corpo de Bombeiro foi acionado para conter um princípio de incêndio no motor de um dos carros. No final da manhã, o fluxo na rodovia já estava normalizado.

O motorista do Vectra, o empresário José Luís da Cunha, diz que nasceu de novo. “Amanhã vou comemorar meu novo primeiro ano de vida. Se ele tivesse batido de frente em mim, como ocorreu com o caminhão, eu não estaria aqui”, comemorou o condutor.

Fonte: G1/RS

BM encontra corpos de duas mulheres em mato da zona Leste da Capital

Um dos corpos estava carbonizado sobre uma cadeira

Corpos de duas mulheres foram encontrados no início desta tarde pela Brigada Militar em um mato da bairro Jardim Protásio Alves, na zona Leste da Capital. Um deles apresentava corte profundo no pescoço, estava sobre uma cadeira e carbonizado, de acordo com a Brigada Militar (BM). O outro tem marca na cabeça, provavelmente causada por um disparo de arma de fogo.

Para a BM, os crimes ocorreram na noite de ontem ou na madrugada de hoje. Os policias chegaram ao local depois de uma denúncia. A área está sendo isolada. Soldados estão no local aguardando a chegada da perícia. As vítimas ainda não foram identificadas, assim como são desconhecidos os autores e a motivação do crime.

Fonte: Rádio Guaíba

Mulher que passava cheques falsos em lojas de roupas é presa na Capital

Ao menos cinco estabelecimentos foram vítimas do golpe

A Brigada Militar (BM) prendeu em flagrante no final da manhã desta quarta-feira (23), no Centro de Porto Alegre, uma mulher de 32 anos por estelionato. Ane Rodrigues Muller foi detida com diversas sacolas de compras. Segundo a BM, ela teria realizado diversas compras com cheques e documentos falsos em lojas da região Central da Capital. A Polícia vai investigar o caso para descobrir quantos comerciantes já foram vítimas do golpe.

Fonte: Rádio Guaíba

Policiais federais e agentes da Receita encerram operação-padrão nas fronteiras do Estado

Fiscalização ocorreu em todo o país nessa manhã

Terminou por volta do meio-dia desta quarta-feira no Rio Grande do Sul, a operação-padrão realizada por policiais federais, analistas-tributários da Receita Federal e policiais rodoviários federais. Em todo o país, os agentes protestaram contra a falta de estrutura e de funcionários no "Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Fronteiras do País".

No Estado, o posto de Uruguaiana registrou congestionamento nessa manhã devido ao grande número de fiscalizações nos veículos. Como uma forte chuva atingiu a região, a operação foi encerrada às 11h. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul e diretor de Estratégia Sindical da Federação Nacional dos Policiais Federais, Paulo Paes, o posto de Jaguarão também apresentou lentidão, já que todos os veículos eram fiscalizados. Nos demais postos situados em Bagé, Chuí, Santana do Livramento, Porto Xavier, Porto Mauá e São Borja, a operação-padrão ocorreu sem problemas.

Segundo Paes, as categorias pedem a implantação imediata de um adicional de fronteira para quem trabalha nas aduanas. “No Rio Grande do Sul, há somente um funcionário em cada aduana, o mínimo necessário para fazer um bom trabalho seria o triplo. Hoje fizemos a fiscalização com mais rigor, como deveria ser feita, caso houvesse efetivo suficiente”, explicou.

Fonte: Rádio Guaíba

Cinco covas são localizadas na zona Norte de Porto Alegre

Polícia encontrou dois corpos em matagal no Jardim Carvalho

Após denúncia recebida pelo telefone 190, a Brigada Militar (BM) foi até um matagal nas proximidades da rua Aristides Rosa, no bairro Jardim Carvalho, na zona Norte da Capital, e localizou cinco covas na manhã desta quarta-feira.

Conforme o sargento do 20º BPM, Vagner Scherer, em duas das sepulturas foram encontrados dois corpos de homens. Um deles foi identificado como Elisandro Teixeira Paiva, que era ex-marido da mulher que realizou a denúncia.
O outro corpo não foi identificado. Segundo a polícia, na ligação a mulher informou que Paiva foi morto e enterrado no terreno. A suspeita é de que o crime tenha ocorrido entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira.

Ainda conforme os policiais, Paiva tinha antecedentes criminais. Agentes do Instituto Geral de Perícias e do Departamento Médico-Legal são aguardados no local para verificar a causa das mortes e realizar a remoção dos corpos.

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Polícia prende duas pessoas durante operação contra internet clandestina

Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta manhã

Pelo menos 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia, Gravataí e Porto Alegre, durante operação contra internet clandestina. O objetivo da ação é combater a conexão clandestina de internet, assim como a venda de serviços de provedores irregulares.

Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio da Polícia Civil apreenderam diversas antenas e peças de instalação, computadores, roteadores, entre outros itens utilizados para a distribuição do serviço de internet clandestina. Até o momento, duas pessoas foram detidas em flagrante, uma em Sapucaia e outra em Canoas. Ambas atuavam com a distribuição ilegal do sinal.

Segundo a delegada Sabrina Deffente, que integra a operação, quando o indivíduo distribui internet sem autorização da Anatel, ou mesmo da companhia telefônica, ele está praticando crime por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações, e o cliente praticando crime baseado pela mesma lei. Cerca de 50 agentes da Polícia Civil, com o apoio de 12 equipes de telefonia, participam da operação.
Sobre a Lei 9.472/1997

Art. 183: Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
Pena - detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime.

Art. 184: São efeitos da condenação penal transitada em julgado:
I - tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime;
II - a perda, em favor da Agência, ressalvado o direito do lesado ou de terceiros de boa-fé, dos bens empregados na atividade clandestina, sem prejuízo de sua apreensão cautelar.

Parágrafo único. Considera-se clandestina a atividade desenvolvida sem a competente concessão.

Fonte: Rádio Guaíba

ROUBO TRANSPORTE COLETIVO EM CAXIAS DO SUL

Às 22h16min, na Rua Mauricio Viola, Salgado Filho, 02 indivíduos teria assaltado um ônibus da Visate. Em contato com a vítima de 36 anos, operadora da Visate, informa que foi roubado R$ 143,00 reais do caixa e R$ 62,00 reais da vitima. Os dois acusados portavam facas.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL E VEÍCULO EM CAXIAS DO SUL

Às 18h24min, na Rua Hipólito Jose Da Costa, bairro Centenário, houve um roubo a padaria e do veiculo placa ISZ8821 Ford Fiesta 2012, os autores seriam dois indivíduos com capuz e armados.

A vítima de 31 anos informa que dois indivíduos armados e encapuzados efetuaram o roubo na padaria, levaram do local o veiculo citado, teriam deslocados em direção a rota do sol.

Foi roubado carteira com documentos pessoais, R$ 160,00 reais, um notebook Samsung, um celular Boost, um relógio de pulso e um modem da Claro.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Homicídios crescem 25,1% no Rio Grande do Sul

Balanço da Secretaria da Segurança aponta aumento no número de assassinatos nos primeiros quatro meses do ano em relação ao mesmo período de 2011

Números oficiais divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) referentes aos primeiros quatro meses de 2012 mostram que os homicídios seguem em alta no Estado. De janeiro a abril foram registrados 677 casos contra o 541 casos no mesmo período em 2011, equivalente a um aumento de 25,1%.

O índice de assassinato vem crescendo desde o início do ano e reforça a necessidade de uma ação mais contundente dos organismos de segurança. No começo do mês, a SSP anunciou uma força-tarefa da Polícia Civil e da Brigada Militar para tentar conter a onda de homicídios com base nos números do primeiro trimestre, que apontavam uma elevação de 19,6%.

A ofensiva visa a reduzir as mortes em 11 cidades que concentram 65% dos casos este ano. Em 10 de maio, 200 PMs vindos do Interior se apresentaram na Capital para iniciar o trabalho. A Polícia Civil contará com um acréscimo de 60 agentes para reforçar as equipes de investigação de assassinatos.

O roubo de veículo registrou uma ligeira elevação (0,8%), enquanto outros indicadores como roubos e furtos em geral, furtos de veículos, latrocínios e estelionatos apresentam retração nos números.

Confira os números da violência
nos primeiros quatro meses
do ano no Estado:

Homicídios
2011 541
2012 677
Aumento de 25,1%

Furtos
2011 56.382
2012 51.026
Redução de 9,5%

Furto de Veículo
2011 4.820
2012 4.705
Redução de 2,4%

Roubo
2011 14.658
2012 14.243
Redução de 2,8%

Latrocínio
2011 29
2012 25
Redução de 13,8%

Roubo de Veículo
2011 3.816
2012 3.847
Aumento de 0,8%

Extorsão
2011 159
2012 161
Aumento de 1,2%

Extorsão mediante sequestro
2011 4
2012 10
Aumento de 150%

Estelionato
2011 5.401
2012 4.519
Redução de 16,3%

Posse de entorpecentes
2011 3.647
2012 3.948
Aumento de 8,2%

Tráfico de drogas
2011 2.683
2012 2.930
Aumento de 9,2%

Fonte: Zero Hora

Namorada de policial torturado confessa o crime e é presa em flagrante

Mulher teria contratado dois homens para roubar arma de Ari Schuck, 60 anos

Grande parte do mistério que envolvia a tortura seguida de execução do policial aposentado Ari Schuck, 60 anos, foi revelado na manhã de hoje. Uma mulher de 54 anos, que namorava o policial, confessou o crime em depoimento à polícia. O nome dela não foi revelado ao Diário Gaúcho pelo delegado Rafael Liedtke, responsável pela 1ª DP de Cachoeirinha, a pedido da família da mulher.

De acordo com o relato, a mulher diz ter medo de armas e teria contratado dois homens, até então desconhecidos, para entrarem na casa e roubarem o revólver do aposentado. Porém, para a polícia a morte não foi acidental e fazia parte do plano, pois não houve reação da vítima.

A mulher foi presa em flagrante e indiciada por homicídio triplamente qualificado e por roubo. A polícia faz buscas na Região Metropolitana pelos dois homens que teriam torturado e executado o policial aposentado.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Jovem é assassinado em Planalto

Autor do crime foi preso em flagrante e confessou o homicídio

A polícia prendeu em flagrante o autor de um homicídio em Planalto, no norte do Estado. Romeu Rolim Segger, 20 anos, confessou ter matado a facadas Ezequiel da Silva Henrique, 21 anos.

O assassinato aconteceu na noite de terça-feira, no bairro Promorar. Segger é morador do bairro Restinga em Porto Alegre e teria ido a Planalto para visitar um filho que mora no local. Já com a passagem de retorno comprada para a noite, ele foi visitar Henrique, seu conhecido, e se desentendeu com ele, desferindo uma facada no peito.

Henrique chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu ao ferimento e morreu. A Brigada Militar prendeu Segger minutos depois, no banheiro da rodoviária, onde pegaria o ônibus com destino à Capital.

Conforme o delegado de Polícia Civil Carlos Oneo Ferreira, ao ser ouvido Segger confessou o crime. Ele foi autuado em flagrante e levado ao Presídio Estadual de Iraí.

Fonte: Zero Hora

Criança de sete anos fica ferida em incêndio em Porto Alegre

Uma casa na zona Leste foi totalmente destruída pelo fogo

Casa no bairro Lomba do Pinheiro foi destruída pelo fogoFoto: Pedro Revillion / CP

Casa no bairro Lomba do Pinheiro foi destruída pelo fogo

Uma criança de sete anos sofreu queimaduras em incêndio ocorrido na manhã desta quarta-feira na zona Leste de Porto Alegre. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma casa na avenida Santos Dias da Silva, bairro Lomba do Pinheiro, foi totalmente destruída pelo fogo.

A menina foi levada para o Hospital de Pronto Socorro da Capital por uma viatura do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Os bombeiros foram chamados por voltas das 7h e levaram cerca de meia hora para controlar as chamas. Ainda não há suspeitas sobre as causas do incêndio.
 

Casa ficou totalmemte destuida pelas chamas no bairro Lomba do Pinheiro. Foto: Pedro Rvellion / CP

Fonte: Correio do Povo

Polícia realiza operação contra internet clandestina na Capital e região Metropolitana

Doze mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta manhã

Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio da Polícia Civil da Capital e região Metropolitana cumprem, desde o início desta manhã, 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia, Gravataí e Porto Alegre. O objetivo da ação é combater a conexão clandestina de internet, assim como a venda de serviços de provedores irregulares.

Segundo a delegada Sabrina Deffente, quando o indivíduo distribui internet sem autorização, da Anatel ou mesmo da companhia telefônica, ele está praticando crime por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações e o cliente praticando crime baseado pela mesma lei. Cerca de 50 agentes da Polícia Civil, com o apoio de 12 equipes de telefonia, participam da operação.

Sobre a Lei 9.472/1997

Art. 183: Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
Pena - detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime.

Art. 184: São efeitos da condenação penal transitada em julgado:
I - tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime;
II - a perda, em favor da Agência, ressalvado o direito do lesado ou de terceiros de boa-fé, dos bens empregados na atividade clandestina, sem prejuízo de sua apreensão cautelar.

Parágrafo único. Considera-se clandestina a atividade desenvolvida sem a competente concessão.

Fonte: Rádio Guaíba

Motorista é preso com caminhão roubado em Passo Fundo

Veículo foi interceptado na avenida Presidente Vargas

O motorista Cristiano de Souza, 25 anos, de Uruguaiana, foi preso em flagrante na madrugada desta quarta-feira, em Passo Fundo, com um caminhão roubado. A Brigada Militar recebeu uma denúncia anônima de que um caminhão Scania, com placas de Irani (SC), que seria roubado, estava vindo em direção a Passo Fundo pela ERS-324.

O alerta foi repassado para as viaturas e uma delas interceptou o caminhão na avenida Presidente Vargas. O motorista revelou que tinha sido contratado por um amigo em Venâncio Aires para pegar o caminhão, num posto de combustível daquela cidade, e levar até Concórdia (SC). Ele admitiu que sabia que o veículo era roubado e iria receber R$ 2 mil pelo serviço.

Souza foi conduzido para a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil. Ele foi autuado em flagrante por receptação e recolhido ao presídio regional de Passo Fundo. O caminhão foi recolhido para o pátio do guincho a disposição do proprietário.

Fonte: Rádio Guaíba

ROUBO A FARMÁCIA EM CAXIAS DO SUL

Às 11h02min, na Rua Doutor Montaury na Farmácia Capilé a BM foi informada que um jovem, aparentando estar embriagado fez menção de estar armado e roubou o dinheiro do caixa onde foi levado R$ 300,00 em dinheiro.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Homem é baleado na zona Sul da Capital

Não há informações sobre quem teria atirado nem o porquê do crime

Um homem foi baleado nesta manhã, na rua Orfanatrófio, bairro Santa Teresa, zona Sul de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, a Julio Cesar Calvett Teodozio foi conduzido ao HPS para atendimento. Não há informações sobre autoria ou motivação do crime.

Fonte: Rádio Guaíba

Incêndio atinge duas casas na zona Leste da Capital

Uma criança ficou ferida e foi socorrida pela BRigada Militar

Uma casa de madeira ficou totalmente destruída pelo fogo e outra queimou parcialmente, na rua Santos Dias da Silva, na parada 4 da Lomba do Pinheiro, zona Leste de Porto Alegre. Os bombeiros já controlaram as chamas. Uma criança com queimaduras foi encaminhada ao HPS pela Brigada Militar. Não há informações sobre o que pode ter causado o incêndio.

Fonte: Rádio Guaíba

Acidente na Rua Mostadeiro deixa moradores de uma quadra sem luz

Colisão de uma caminhonete em poste porovcou a falta de energia, equipe da CEEE está trabalhando no conserto

Uma caminhonete Ecosport colidiu contra um poste na rua Mostardeiro, entre as ruas Mariante e Miguel Tostes, no bairro Moinhos de Vento, na madrugada desta quarta-feira. Com a colisão, o poste ficou suspenso pelos fios de alta tensão.

O trecho está bloqueado ao trânsito para o conserto. Uma equipe da CEEE está no local. O condutor não quis fazer o teste do bafômetro.

Fonte: Rádio Guaíba

HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM CAXIAS DO SUL

Em 21 de maio de 2012, às 22h34min, na Rua José Scalabrin, Bairro Salgado Filho, a Brigada Militar prendeu NORENDI GONÇALVES KELLERMANN, 27 anos, conduzindo-o à Delegacia de Polícia por estar de posse de 90 g de cocaína, 106 g de crack e R$5,90 em dinheiro. Lavrado o flagrante. Com NORENDI estava outro homem de 42 anos, que foi ouvido na DP e liberado.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Homem é executado a facadas no Norte do Estado

Suspeito foi preso tentando fugir de ônibus para Porto Alegre

Um homem foi morto, por volta das 19h dessa terça-feira, em Planalto, na região Norte do Estado. De acordo com a Brigada Militar, Ezequiel da Silva Henrique, de 21 anos, recebeu vários golpes de faca e morreu no local.

Após fazer buscas pela cidade, a polícia localizou o suspeito de autoria do crime tentando embarcar para Porto Alegre. Preso, o suspeito foi encaminhado ao Presídio de Iraí.

Fonte: Rádio Guaíba

PRISÃO DE FORAGIDO EM CAXIAS DO SUL

Em 22 de maio de 2012, à 00h23min, na Rua Pasqual Branbilla, 1236, Bairro Medianeira, a Brigada Militar prendeu o foragido da justiça CLEVERTON AUGUSTO SANTOS SILVA, 38 anos.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

terça-feira, 22 de maio de 2012

Motociclista que fazia a escolta de Dilma em Porto Alegre ficou 12 horas em coma induzido

Militar do Exército permanece internado em estado grave

Moto conduzida pelo batedor. Foto: Cristiano SoaresFoto:

Moto conduzida pelo batedor. Foto: Cristiano Soares

O batedor da comitiva da presidente Dilma Rousseff, ferido em acidente na noite de ontem, na Capital, acordou do coma induzido, nessa manhã, depois de 12 horas. O estado de saúde ainda é grave, mas a situação se estabilizou, de acordo com os médicos do Hospital Mãe de Deus, onde William Pereira Bragança Mello recebe atendimento. Ele deve ser transferido ainda durante a tarde para o Hospital Geral Militar, em Porto Alegre.

O batedor pertence à Polícia do Exército. Ele fazia parte da equipe que abria caminho para o deslocamento de Dilma no início da noite de ontem. O acidente ocorreu nas proximidades da Estação São Pedro do Trensurb, na avenida Castelo Branco. A moto Honda CBR do Exército, que pilotava, colidiu contra um Meriva.

Dilma desembarcou por volta das 17h40min no Aeroporto Internacional Salgado Filho, zona Norte de Porto Alegre, e foi até a casa do ex-marido, Carlos Araújo, no bairro Vila Assunção, na zona Sul da Capital. Depois de passar a noite no hotel Plaza São Rafael, no Centro da cidade, ela voltou a Brasília na manhã de hoje. A agenda da presidente na Capital foi privada.

Fonte: Rádio Guaíba

Morre no hospital homem atropelado em Bento Gonçalves

Célio Putrick, de 51 anos, foi atingido por um Ford Ka, na noite passada

Um pedestre identificado como Célio Putrick, de 51 anos, morreu internado, nessa madrugada, depois de ter sido atropelado, na noite dessa segunda-feira, em Bento Gonçalves, na Serra. Ele foi atingido por um veículo Ka, conduzido por um jovem de 21 anos, na avenida São Roque. O motorista chamou o Samu, que encaminhou o atropelado para o Hospital particular da cidade. Putrick não resistiu aos ferimentos e faleceu às 4h30min. O condutor do Ka prestou depoimento, em estado de choque, e vai responder a processo em liberdade.

Fonte: Rádio Guaíba

Caminhão com carga de madeira tomba e mata motorista no RS

Vítima de 66 anos perdeu o controle do veículo em uma curva.
Acidente aconteceu por volta das 19h desta segunda-feira (21) na ERS-486.

Caminhão tombou na Rota do Sol, em Itati (Foto: Divulgação / CRBM)

Caminhão tombou na Rota do Sol, em Itati (Foto: Divulgação / CRBM)

Um homem morreu em um acidente no início da noite desta segunda-feira no km 11 da Rota do Sol (ERS-486), no município de Itati, no Rio Grande do Sul. De acordo com o Comando Rodoviário Da Brigada Militar, o caminhoneiro de 66 anos perdeu o controle do veículo em uma curva, no sentido Serra-Litoral, e tombou na pista. A carga de madeira caiu sobre a vítima que não resistiu aos ferimentos. O acidente ocorreu por volta das 19h.

Fonte: G1/RS

Duas pessoas ficam feridas em colisão na RS-240 em Montenegro

Segundo informações da Rádio ABC 900, vítimas sofreram apenas ferimentos leves

Um acidente envolvendo dois carros deixou duas pessoas feridas na manhã desta terça-feira na RS-240 em Montenegro. Segundo informações da Rádio ABC 900, a colisão aconteceu no km 36 da rodovia e as vítimas sofreram apenas ferimentos leves.

Fonte: VS Online

Suspeito de matar idoso em Rio Pardo tem prisão preventiva decretada

Armas encontradas com suposto assassino de Gabriel dos Passos estão sendo periciadas

Um suspeito de ter matado o agricultor Gabriel dos Passos, 80 anos, em Rio Pardo no dia 11, está preso preventivamente. A polícia chegou ao suposto assassino do agricultor depois de ouvir moradores da comunidade de Capão do Valo, onde ocorreu o latrocínio.

Adriano Luz dos Santos, 24 anos, teve a prisão preventiva decretada nesta semana pelo perigo que oferece à sociedade como suspeito do crime, e por ser foragido da justiça. Outro suspeito também foi detido, prestou depoimento e está solto.

O delegado responsável pelo caso, Anderson Faturi, aguarda a perícia em duas armas encontradas com Santos para confirmar a relação dos suspeitos com a morte de Passos. Uma das armas teria as mesmas características da que matou o agricultor com três tiros.

Passos foi morto depois de ter a casa invadida, na noite do dia 11. Ele estava na cama, ao lado da mulher, Celira Passos, 83, quando dois homens entraram na residência pedindo dinheiro. A vítima teria se negado a entregar R$ 2 mil e foi morto no local.

Antes de deixar a propriedade com o dinheiro, os bandidos amarraram Celira em uma árvore.

Fonte: Zero Hora

Mãe e filha ficam feridas em briga em Pinhal Grande

A mulher de 27 anos e criança, de 3, foram feridas por uma faca

Um agricultor agrediu a mulher, de 27 anos, e a filha, de 3 anos, em uma briga do casal ocorrida em uma localidade do interior de Pinhal Grande, na Região Central. A Brigada Militar de Pinhal Grande foi chamada por vizinhos para apartar uma briga nesta segunda-feira, dia 21, por volta das 10h

De acordo com a ocorrência policial, o agricultor de 25 anos estava embriagado e acabou cortando a orelha de sua mulher. Durante a briga, a filha do casal acabou ferida na testa.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos. Mãe e filha voltaram para casa.

Fonte: Diário de Santa Maria

Homem é preso ao tentar recuperar material apreendido em sua casa durante operação policial

Na ocasião, um comparsa foi preso no local juntamente com fardas da BM e rádios de comunicação

Investigado por envolvimento com assaltos, Jander Luis dos Santos Dias foi preso nesta manhã na 17ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. O homem havia procurado a polícia para recuperar bens que foram apreendidos durante uma ação da Polícia Civil em sua casa na semana passada. Na ocasião, os agentes prenderam o comparsa, Luciano da Rosa da Silva, apreenderam fardas da Brigada Militar e rádios de comunicação.

Conforme o delegado Hilton Muller, os dois teriam participado do assalto a uma casa de câmbio no Centro da Capital, no começo de abril. "Ontem foi decretada a prisão preventiva dele e quando a equipe se preparava para ir buscá-lo em casa, ele (Jander Dias) apareceu aqui para buscar o celular que foi apreendido", explicou o delegado. Muller também suspeita de que há um terceiro suspeito sendo investigado e que eles podem ter atuado em diversos casos de roubos. No ataque à casa de câmbio, eles se identificaram como sendo policiais civis. Entre o material apreendido na casa de Dias estava uma fotografia do homem vestindo uma camiseta da PC.

Dias, que atuou como PM temporário, conheceu Luciano Silva no 11º BPM. Silva é policial militar há 8 anos e está afastado das funções devido a investigações iniciadas há cerca de dois anos por possível envolvimento em crimes. O comandante do 11º BPM, tenente-coronel Toni Robilar conta que Silva é conhecido como Luciano Lacraia e era PM residente. "Desde que ele foi afastado, a família não sai da escola que ocupa. Ele saiu, mas a mulher e os filhos ficaram", conta o coronel. Conforme o comandante, não há o que possa ser feito para que deixem a escola, apenas uma ação de despejo contra a família do policial, por parte da Secretaria Estadual da Educação. Já sobre sua situação dentro da BM, inquéritos policiais estão em andamento junto à Corregedoria. Ele é suspeito de ter atuado em casos de ataques a caixas eletrônicos.

Fonte:Rádio Guaíba

Operação da PF busca combater grupo de tráfico internacional de drogas entre Brasil e Uruguai

Já foram cumpridos seis mandados de prisão

Apreensão da Operação Ibéria - Foto: Polícia FederalFoto:

Apreensão da Operação Ibéria - Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Ibéria, com o objetivo de prender um grupo envolvido com o tráfico internacional de drogas. Ao todo, 12 mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão devem ser cumpridos. Os alvos da operação são residentes nas cidades de Pelotas, Chuí, Porto Alegre, Criciúma (SC), Cascavel (PR) e Chuy, no Uruguai.

Até o momento, foram cumpridos seis mandados de prisão e apreendidos 18 mil reais, 4,8 mil dólares, 4,9 mil pesos uruguaios, 3,6 quilos de maconha, 660 gramas de cocaína, pequena quantidade de crack, cinco automóveis, três motocicletas e duas balanças.

A Operação Ibéria começou a investigar a conexão de traficantes brasileiros com traficantes espanhóis, que abandonaram em julho de 2011 um veleiro com cerca de 450 quilos de cocaína em Buenos Aires, na Argentina, e logo após se dirigiram até Pelotas, onde permaneceram por alguns dias. Na cidade, contaram com o apoio de um traficante estabelecido na região e, a partir daí, foi descoberto um grande esquema internacional de tráfico envolvendo Brasil e Uruguai. Durante a investigação foram realizadas duas prisões em flagrante e a prisão de um dos traficantes espanhóis, procurado pela Interpol, com mandado de prisão para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Rádio Guaíba

Líder de quadrilha de assalto a bancos é preso em Canoas

Foragido era um dos mais procurados do Estado, conforme a polícia

Um homem de 41 anos, conhecido como Riba, que seria líder de uma quadrilha de roubo a bancos foi preso na manhã desta terça-feira em Canoas, na região Metropolitana. Conforme a Polícia Civil, o foragido da Justiça teria efetuado um assalto em Santa Catarina em 2010 e uma extorsão mediante sequestro de um funcionário de transportadora de valores na Capital em dezembro de 2011.

Ele seria responsável ainda pelos roubos ao Banco do Brasil de Cachoeirinha em 30 de março deste ano, ao Banrisul de Canoas em 5 de abril e ao Banco do Brasil de Parobé em 3 de maio.

O titular da Delegacia de Roubos a Bancos, delegado Juliano Ferreira, conta que o assaltante era um dos mais procurados do Estado e que sua quadrilha costuma utilizar forte armamento nas ações que realiza na região Metropolitana, principalmente.

O homem resistiu à prisão – que ocorreu em uma casa no bairro Bela Vista, mas foi contido após ser atingido com um tiro na perna direita. Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro de Canoas para atendimento.

Ferreira afirma que já foram identificados outros três integrantes do grupo, que estão sendo procurados pela polícia. O inquérito sobre a atuação do bando tem mais de 100 páginas.

Fonte: Correio do Povo

18º BPM APREENDE 40 ARMAS DURANTE OPERAÇÃO HOMICÍDIOS EM VIAMÃO

No dia 20 de Março de 2012, às 10h, na Sede do 18º BPM situado na Av. Senador Salgado Filho nº 1119, Bairro Lanza em Viamão, teve início as Operações de Policiamento Ostensivo visando reduzir os índices de homicídio.

Durante a Operação são montadas barreiras policiais em lugares estratégicos e em horários de maior incidência, com o intuito de abordar e prender delinqüentes na prática de ações delituosas como porte ilegal de armas de fogo; tráfico e posse de entorpecentes. Também são usadas ações de patrulhas que contribuem para aumentar a sensação de segurança nesta cidade.

Até essa data já foram apreendidas 40 armas de fogo, 258 munições de diversos calibres, somando 33 presos por Porte Ilegal de Arma.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA