sábado, 5 de maio de 2012

25° BPM recaptura foragido em São Leopoldo

Nesta sexta-feira (04/5), por volta das 16h15, no bairro Feitoria, em São Leopoldo, uma guarnição do 25º Batalhão de Policia Militar, 3ªCia, abordou um individuo que estava em um veiculo gol placas ILF5974, e após foi consultado o nome do condutor Joel Luis dos Santos de 31 anos, onde constatou-se que o mesmo constava como foragido. Sendo conduzido a DPPA para registro.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

25° BPM PRENDE DUPLA POR TRÁFICO DE DROGAS

Neste sabado (05/5), por volta das 00h15, na rua Cristal, no bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo, PMs do 25° BPM relatam que estavam monitorando o local conhecido como ponto de tráfico, quando avistaram o veículo Prisma de cor prata, tripulado por dois indivíduos e ao se aproximar do local, sendo que na abordagem e revista ao veículo foi localizado uma peteca de cocaína. Logo após a confirmação que no local Ezequiel Alves de Vargas de 18 anos, estava traficando drogas, a guarnição efetuou a abordagem e no interior da residência foram apreendidos nove aparelhos celulares, 22 gramas de Crack, 26 gramas de Maconha, uma trouxinha de Cocaína, uma balança de precisão, dois rolos de papel alumínio, e a quantia de R$577,65 em dinheiro. Diante dos fatos foram apresentados na delegacia de policia(DPPA).

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Detento aproveita horário de sol e foge do presídio em São Francisco de Paula

Ivânio ainda não foi localizado

image

Foto: Divulgação BM

Um detento do regime fechado do presídio de São Francisco de Paula aproveitou o “horário de sol”, para escalar os muros do presídio e empreender em fuga. A ousada ação do presidiário, Ivânio da Silva Miranda, 24 anos, ocorreu por volta das 14h. Foram feito buscas, mas ele não foi localizado.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Trio é preso por tráfico em São Leopoldo

PMs apreenderam maconha, crack, cocaína e dinheiro

Três homens foram presos, neste sábado, por tráfico de drogas na rua Cristal, no bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. De acordo com a Brigada Militar (BM), as prisões ocorreram enquanto os PMs realizavam uma vistoria em locais conhecidos como ponto de tráfico.

Com dois homens, em um veículo Prisma de cor prata, os PMs localizaram uma quantidade de cocaína. Os policiais decidiram verificar a residência onde a dupla tinha estacionado e localizou nove aparelhos celulares, crack, maconha, cocaína, uma balança de precisão, dois rolos de papel alumínio (usado para embalar o entorpecente), além de R$ 577,65 em dinheiro.

Ezequiel Alves de Vargas, de 18 anos, Valdecir de Almeida, de 33, e Alpirio Rosa Pons, de 20, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia (DP) para o registro do flagrante.

Fonte: Rádio Guaíba

Tráfico de drogas e tentativa de homícidio levam homens à prisão no Vale do Sinos

Em ambos os casos, os acusados foram encaminhados a PEJ em Charqueadas

Um jovem foi preso acusado de tráfico de drogas, nessa manhã em São Leopoldo. F. F. B., 29 anos, foi pego em flagrante na Rua Sete de Abril no bairro Rio dos Sinos, quando tentava vender diferentes entorpecentes em uma festa.

A Brigada Militar depois de acionada, localizou o homem que portava doses de lança perfume, maconha, cocaína, LSD, ectasy, e outros 24 frascos de uma substância ainda não identificada pela polícia. Parte da droga também foi localizada em seu veículo. O suspeito foi encaminhado a Penitenciária Estadual do Jacuí, PEJ, em Charqueadas.

Ainda em São Leopoldo, uma briga entre dois guardadores de carro, no bairro Cristo Rei, deixou Rodrigo Rodrigues da Silva, 26 anos, ferido. Pedro dos Santos, 61 anos, teria atingido o jovem com uma faca depois de uma desavença. O motivo da briga ainda é desconhecido. Silva foi golpeado no tórax e segue internado no Hospital Centenário, em São Leopoldo, onde se recupera de um procedimento cirúrgico. Santos, que foi pego em flagrante também foi encaminhado a Penitenciária Estadual do Jacuí.

Fonte: Rádio Guaíba

Balada Segura estreia neste sábado em Ijuí

Convênio para a realização das blitze foi assinado nesta manhã

Ijuí é o quarto município do Rio Grande do Sul a receber a operação Balada Segura., depois de Porto Alegre, Canoas e Alegrete. O Governo do Estado e a Prefeitura de Ijuí assinaram neste sábado (05) convênio para a realização das blitze, que unem esforços de diversas instituições no combate à embriaguez ao volante e visam atingir a meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% as vítimas de acidentes de trânsito até 2020. A primeira operação já se realiza à noite, em locais de grande movimento e próximos a bares e restaurantes.

Estiveram presentes à cerimônia que ocorreu na Praça da Repúbliça, centro de Ijuí, o presidente do Detran/RS Alessandro Barcellos, o prefeito Fioravante Ballin, o comandante da Brigada Militar Major Claiton Portilho, o assessor especial Major Ordeli Savedra Gomes que representou o comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, além de representantes do Executivo e Legislativo.

A implantação da Balada Segura foi uma demanda do próprio município, que registrou, em 2011, um aumento de 20% no número de acidentes com mortes (foram 15 em 2010 e 18 no ano passado) e 47% no número de vítimas fatais (de 15 passou a 22). Nos primeiros três meses deste ano, foram quatro vítimas fatais em quatro acidentes. Ijuí tem 79 mil habitantes, sendo 36 mil condutores e uma frota de 41 mil veículos.

O presidente do Detran, Alessandro Barcellos, ressaltou o respeito à faixa de pedestres em Ijuí como uma conquista de cidadania que merece reconhecimento no RS e em todo o País, assim como a criação de um gabinete municipal de gestão integrada do trânsito. "A integração é um elemento central para a gestão do trânsito e para a Balada Segura". Barcellos louvou a iniciativa da prefeitura de adotar uma medida que, do ponto de vista político, pode ser antipática por uma parte da população. "Mas nós estamos trabalhando para mais de 90% da população que passa pelo teste do bafômetro e que nos cobra ações como esta".

O prefeito lembrou que Ijuí já é referência regional em diversas áreas e agora agrega mais uma com a chegada da Balada Segura. "Ijuí registrou nos últimos anos um grande crescimento econômico e melhora na qualidade de vida,. As estatísticas de trânsito revelam dados preocupantes e a adesão à Balada Segura é uma das ações para reverter este quadro", afirmou Fioravante Ballin.

Agentes municipais, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) - envolvidos nas blitze da Balada Segura - passaram por um treinamento com servidores do Detran/RS. Em Porto Alegre, a Operação completou um ano em fevereiro, e já apresenta resultados positivos quanto à redução da acidentalidade. No mesmo mês, Canoas iniciou o trabalho que une fiscalização e educação para o trânsito, potencializando resultados. Em março, foi a vez de Alegrete iniciar as blitze.

A operação Balada Segura é um projeto do Governo do Estado que congrega esforços do Detran/RS, da Brigada Militar, das prefeituras, da Polícia Civil e do Comitê de Mobilização pela Segurança no Trânsito, ligado ao gabinete do vice-governador.

Fonte: Governo do Estado

RS registra três mortes violentas neste final de semana

Foram dois homicídios e uma morte em acidente de trânsito

O Rio Grande do Sul registra três mortes violentas desde o meio-dia dessa sexta-feira (04). Foram dois homicídios e uma morte em acidente de trânsito.

Confira:

Acidentes de trânsito

Sexta-feira

Caxias do Sul (1) - Uma menina de nove anos morreu atropelada às 15h de sexta-feira ao tentar atravessar a ERS-122, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Segundo o Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Brigada Militar, Hellen Camargo Fonseca seguia para a casa da avó, no bairro Industrial, acompanhada dos primos e de uma tia. O grupo tentou fazer a travessia, mas ao perceber a aproximação dos veículos, hesitou e retornou ao acostamento, exceto a menina, que não conseguiu voltar e foi atingida por um Golf, morrendo na hora.

Homicídios

Sábado

Alvorada (1) - Um homem de 32 anos morreu em atendimento no hospital de Alvorada após ser alvo de 10 disparos de arma de fogo. O ataque a Douglas Derlei foi na rua 12 de Julho, no bairro Umbu. A vítima foi socorrida por populares que não deram informações sobre a autoria dos disparos. Derlei estava foragido do sistema penitenciário e possuía antecedentes por tráfico de drogas e furtos.

Sexta-feira

Campo Bom (1) - Uma mulher foi assassinada, na tarde de sexta-feira, no Centro de Campo Bom, no Vale do Sinos. A vítima, identificada como Márcia Elaine Zimmermann, de 33 anos, foi atingida por quatro tiros, por volta das 14h30min. A polícia ainda não confirmou se ela era funcionária ou proprietária da pet shop onde ocorreu o crime. No início da tarde, um homem acompanhado de um motociclista, entrou no estabelecimento e efetuou os disparos. Em seguida, a dupla fugiu. A polícia suspeita que um ex-namorado da vítima tenha participado do assassinato.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem espancado até a morte é enterrado em Pareci Novo

Polícia trabalha com hipótese de agressão após acidente de trânsito

O enterro de Geison Calsing, 30 anos, espancado em Montenegro, mobilizou a comunidade da região e familiares, que compareceram à cerimônia no Cemitério de Pareci Novo. A irmã do jovem, estudante de Direito que mora na Bahia, viajou 11 horas para acompanhar os atos fúnebres. Michele Calsing criticou a legislação e disse que no Brasil os bandidos são os favorecidos. A acadêmica valorizou o trabalho da Polícia, que colhe provas para abastecer o júri popular e também prendeu o grupo de seis agressores, que vai responder por homicídio.

O pai do jovem, Antônio Calsing, que é caminhoneiro, disse que o filho ia seguir na profissão. Ele agradeceu a empresa de segurança que disponibilizou as imagens, permitindo elucidar o crime. A mãe Arlete, abalada, reafirmou que os baderneiros já fizeram outras vítimas na cidade, antes de matarem o filho dela e implorou pela manutenção dos suspeitos na cadeia, Geison foi espancado com o uso de barra de ferro por grupo de seis homens, que já está preso e responderá por homicídio. Depois de trabalhar com a hipótese de crime passional, agora a investigação valoriza o depoimento do irmão da vítima. Ele afirma que a motivação foi uma briga por causa de acidente de trânsito.

 Fonte: Rádio Guaíba

Homem é executado com 10 tiros em Alvorada

Foragido do sistema penitenciário a vítima ainda chegou a ser atendida no hospital da cidade

Um homem de 32 anos morreu em atendimento no hospital de Alvorada após ser alvo de 10 disparos de arma de fogo. O ataque a Douglas Derlei foi na rua 12 de Julho, no bairro Umbu. A vítima foi socorrida por populares que não deram informações sobre a autoria dos disparos. Derlei estava foragido do sistema penitenciário e possuía antecedentes por tráfico de drogas e furtos.

Fonte: Rádio Guaíba

24º BPM evita homicídio e prende homem armado

Nesta sexta-feira, 4/05, às 15h10min, na rua Rubem Berta, jardim Aparecida, uma guarnição de Policiais Militares do 24ºBPM prenderam, um sujeito com uma arma da fogo após ameaçar de morte seu vizinho.

Os PMs foram acionados por um morador do jardim que foi vítima de ameaça de morte por um sujeito que morava próximo a sua residência. Após uma vistoria nas proximidades do local do fato, foi abordado G.O.M., 24 anos e localizado em sua cintura um revolver calibre 38 de marca Taurus. Diante dos fatos, o sujeito com antecedentes por lesão corporal, furto e roubo a pedestre, posse de entorpecente e homicídio foi preso e apresentado na polícia judiciária para os tramites legais da prisão.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Resultados da operação Fecha Quartel em Alvorada

O efetivo do 24º Batalhão de Polícia Militar realizou nesta sexta-feira, 4/05, a operação denominada Fecha Quartel. Esta operação mobiliza o efetivo para fazer barreiras policiais em diversos pontos da cidade com o intuito de coibir o crime. Durante a operação foram abordadas 1.168 pessoas, vistoriados 512 veículos deste total, 31 autuados, 21 recolhidos e um recuperado, teve três pessoas presas e uma arma apreendida.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Manhã de sábado tem acidentes na BR 116 e BR 290

Não houve vítimas fatais

Dois acidentes de trânsito foram registardos nesta manhã nas estradas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Às 6h40min ocorreu atropelamento na BR- 116, na sinaleira de Sapucaia do Sul, sentido interior-Porto Alegre. O trânsito apresentou lentidão na região. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não divulgou o nome da vítima, que recebeu atendimento no local.

Cerca de 30 minutos depois, no km 107 da BR-290, no acesso à Eldorado do Sul, dois carros colidiram no sentido interior-capital. Quatro veículos que passavam pela região não conseguiram desviar e envolveram-se na batida deixando o trânsito congestionado no local. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Rádio Guaíba

Após tentativa de assalto a caixa eletrônico do Banrisul, criminosos são presos em Giruá

A Brigada Militar conseguiu prender três suspeitos que tentavam fugir do local

Uma tentativa de arrombamento a um caixa eletrônico do Banrisul de Giruá, no noroeste do Estado, acabou frustrada pela Brigada Militar (BM) da cidade. Após invadirem a sala de autoatendimento do banco, quatro homens foram surpreendidos pelos policiais.

Conforme o tenente Edison Luís Piotrowski, uma viatura realizava patrulha de rotina, por volta das 2h50min deste sábado, quando flagrou a ação suspeita. Ao chegar no local, os PMs identificaram os suspeitos utilizando um maçarico no terminal. Por sua vez, o grupo fugiu a pé.

No entanto, a ação dos policiais foi rápida e, próximo à prefeitura do município, três homens do bando acabaram detidos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia (DP).

Ainda segundo o tenente Piotrowski, dois carros, um Gol e um Fiesta, ambos de cor vermelha, davam cobertura aos bandidos. Após a fuga, os veículos não foram localizados.

— Quando chegamos eles estavam quase concretizando o arrombamento. Felizmente, não conseguiram chegar ao dinheiro — conta Piotrowski.

Segundo a BM, Fernando Giovane Hinsthing, 25 anos, Evandro da Silva, 25 anos, e Rafael Pereira da Silva, 29 anos, são naturais de Joinville, Santa Catarina. Eles serão encaminhados ao Presídio Regional de Santo Ângelo. A perícia deve ser realizada na manhã deste sábado.

De acordo com o Delegado Regional da Polícia Civil Fernando Sodré, dois dos homens presos na tentativa de assaltar o Banrisul em Giruá podem ter apresentado nomes e documentos falsos. Por enquanto, os policiais podem afirmar apenas que Evandro da Silva apresentou o nome verdadeiro.

Fonte: Rádio Gaúcha e Zero Hora

Localizado veículo roubado da casa de funcionário do Sicredi assassinado na Capital

Veículo Siena, de cor preta, foi encontrado na zona Norte da cidade

A Brigada Militar (BM) encontrou, na noite desta sexta-feira, o veículo que havia sumido da residência do funcionário do Sicredi encontrado morto, na noite passada no bairro Nonoai, na zona Sul de Porto Alegre. De acordo com o responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), Paulo Stocker, em entrevista ao programa Conexão Guaíba, o veículo Siena, de cor preta, foi localizado na zona Norte da cidade.

O corpo do funcionário do Sicredi Marcelo Henrique Prade, de 46 anos, foi encontrado por um agente da Polícia Civil enrolado em um tapete e com as mãos e pés amarrados com um fio. A hipótese mais provável é de que ele tenha sido enforcado.

Fonte: Rádio Guaíba

JOVEM É ALVEJADO COM QUATRO TIROS, EM CAXIAS DO SUL

Pablo de Goularte Allemane , 18 anos, foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo. O crime ocorreu por volta das 02h31min de sexta-feira 05/04, na  rua Albano Caberlon, bairro Montes Claros, próximo ao mercado Castilhos, em Caxias do Sul. Allemane que não soube explicar o motivo do ataque, acabou atingido em ambas as pernas e na mão. Ele foi socorrido e encaminhado ao HPS Pompéia, onde permaneceu internado.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Em seis horas, operação da Brigada Militar prende 43 pessoas na Capital, Região Metropolitana e Vale do Sinos

Formação de barreiras simultâneas em diversos pontos das regiões teve a participação de quase 600 policiais

Cerca de 600 policiais da Brigada Militar (BM) de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Sinos participaram da Operação Fecha Cidade para combater os índices de criminalidade nessas regiões.

A ação teve início por volta das 17h30min em três pontos diferentes, com a formação de 49 barreiras simultâneas, resultando na prisão de 43 pessoas até as 23h30min, conforme divulgou o Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Além das prisões, quatro foragidos do sistema prisional foram recolhidos e três menores apreendidos, além da distribuição de oito termos circunstanciados. No total, a Brigada Militar utilizou 148 viaturas e abordou 6.626 veículos, sendo que 108 acabaram recolhidos por irregularidades.

Segundo o comandante do CPC, tenente-coronel Paulo Stocker, a BM ainda distribuiu 179 autos de infração, nos quais em cinco casos foi constatada embriaguez dos motoristas através do teste do bafômetro. A polícia apreendeu também quatro habilitações.

A operação abordou 9.283 pessoas, recolheu ainda sete armas e 40 pedras de crack. Durante a madrugada deste sábado, as ações devem continuar no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, para fiscalizar o novo horário de fechamento dos bares, alterado para as 2h. A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) participam dos trabalhos.

Stocker comemora a efetividade da operação. Conforme ele, o número de prisões efetuadas ultrapassa a média de flagrantes diários na Capital.

— Se somarmos o número de presos por diversos motivos, como posse de armas, drogas, veículos clonados e roubados, além dos flagrantes de menor potencial ostensivo, chegamos à conclusão que a operação tirou mais de 50 delinquentes das ruas. E isso em apenas seis horas — ressalta.

Em média, na Capital, são 46 prisões por dia. Diminuir os indicadores de criminalidade nas três regiões contempladas com a ação da Brigada Militar deve ser mais um passo para intensificar ações como essa, diz o comandante do CPC.

— Já verificamos que o roubo de veículos tem caído nos últimos seis meses. O roubo a coletivos teve queda de 50% nos últimos dois meses com relação a 2011. Reduzir a zero esses índices sabemos que não chegaremos nunca, mas quanto menor esse número, mais a sociedade se sente segura — avalia Stocker.

Com o auxílio do Pelotão de Operações Especiais (POE) e do Batalhão de Operações Especiais (BOE), a chamada força tática da Brigada tem aumentado o volume de operações nos últimos três meses, explica Stocker. Por semana, a corporação realiza ao menos cinco ações de combate à criminalidade, conta ele.

Fonte: Zero Hora

HOMEM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM CAXIAS DO SUL

A vítima está em liberdade provisória

Jeison Santos da Silva, 25 anos foi vítima de tentativa de homicídio na tarde desta sexta-feira 04/05 em Caxias do Sul. Por volta das 15h38min a Brigada Militar foi informada que homem havia sido atingido por disparos de arma de fogo, na rua Olímpio Rosa, bairro Kaiser. PMs foram até o local, onde Jeison já estava sendo socorrido pela SAMU. Ele teria discutido com um conhecido, ainda na tarde de ontem e hoje teria novamente se desentendido, resultando na lesão. Ferido com um tiro na perna, ele permaneceu em observação no Hospital Pompéia. Jeison está em liberdade provisória e possui vários antecedentes criminais.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Confirmada morte cerebral de motoqueiro detido sob custódia em hospital no Vale do Rio Pardo

Acidente ocorreu na madrugada passada, em Santa Cruz do Sul

Atendentes do Hospital Santa Cruz (HSC) confirmaram, na noite desta sexta-feira, a morte cerebral de um motociclista de 31 anos detido sob custódia na instituição, desde a madrugada, quando sofreu um acidente de trânsito e teve localizados, em uma mochila, três quilos de cocaína e crack, no Vale do Rio Pardo. O acidente ocorreu na altura do km 16 da ERS-412, nas proximidades do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Cleiton Alberto Jannke, que bateu a moto contra uma vaca na rodovia, segue internado na UTI do Pronto-Atendimento do HSC. O animal não resistiu ao acidente e morreu no local.

Na instituição, foram encontrados dentro da mochila dois tijolos de crack, com cerca de um quilo cada, e outro de cocaína, também com cerca de um quilo. Uma guarnição da 1ª Companhia da Brigada Militar (BM) foi chamada na casa de saúde e apreendeu a droga.

De acordo com o boletim médico emitido pelo HSC, Jannke sofreu traumatismo anioencefálico. Conforme o delegado Alessander Garcia, que lavrou o flagrante por tráfico, o homem já tinha antecedentes por furto, roubo e tentativa de homicídio.

Fonte: Rádio Guaíba

DUPLA É DETIDA, APÓS ASSALTAR ÔNIBUS DA VISATE

Um adolescente de 16 anos e um  jovem de 21 anos foram detidos por populares logo após terem assaltado um ônibus de Transporte Coletivo em Caxias do Sul. A ação ocorreu por volta das 19 horas na rua Natal Idalino Fadanelli, bairro São Vitor Cohab. Munidos com uma réplica de uma arma, ele teria entrado no ônibus  e anunciado o assalto. A operadora entregou o dinheiro e os jovens tentaram fugir, mas acabaram detidos. A BM foi acionada e conduziu a dupla a delegacia para registro de flagrante do crime.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Trio assalta centro de distribuição da Fruki, em Cachoeirinha

Em outra ocorrência, um grupo foi detido após fugir de barreira policial

Três homens assaltaram o Centro de Distribuição (CD) da fábrica de bebidas Fruki em Cachoeirinha, na região Metropolitana. O crime ocorreu na noite desta sexta-feira, na avenida das Indústrias, no Distrito Industrial do município.

Segundo a Brigada Militar (BM), o trio fugiu em um Celta de cor vermelha levando uma arma e um malote com quantia de dinheiro ainda não divulgada, além de um colete à prova de balas. Conforme os policiais, nenhum dos envolvidos se feriu. A BM segue fazendo buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.

Tambem em Cachoeirinha, três pessoas foram detidas após uma abordagem policial. A prisão ocorreu por volta das 21h45min, na Vila Canarinho, depois que os suspeitos avistaram a barreira policial, saíram do carro e fugiram por um matagal.

A BM efetuou buscas, localizou o trio e apreendeu dois revólveres calibre .38. Os suspeitos serão encaminhados à delegacia da cidade. Ainda não há informações sobre a documentação do Celta.

Inicialmente, a BM suspeitou de relação entre os dois casos, mas a tese foi descartada.

Fonte: Rádio Guaíba

sexta-feira, 4 de maio de 2012

24º BPM reforça seu efetivo nesta sexta-feira em Alvorada

Nesta sexta-feira, 4/05, a partir das 17h, em Alvorada, haverá um reforço no policiamento das ruas do município.

Seguindo a orientação do comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Silanus, o comando de Alvorada, cidade sob a jurisdição do CPM, reforçou seu efetivo para o serviço de polícia ostensiva neste inicio do final de semana. O reforço é de Policiais Militares que trabalham na parte administrativa, onde receberam as devidas orientação do tenente coronel Rocha, comandante do 24ºBPM, para atuar nos pontos críticos da cidade proporcionando um maior segurança aos moradores de Alvorada. Esta operação é denominada “Fecha Quartel”.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Volta à prisão mulher acusada de assassinato inspirado na saga "Jogos Mortais"

Criminosa teve liberdade suspensa pela Justiça e foi recapturada, em Canoas

Acusada de torturar a companheira até a morte, Luciana da Silva Silveira, de 35 anos, teve o habeas corpus cassado pelo Tribunal de Justiça e foi recapturada, na manhã desta sexta, no bairro Mathias Velho, em Canoas. A Promotoria Criminal de Alvorada recorreu da sentença que garantiu a soltura da mulher e obteve parecer favorável. Desde então, ela tinha prisão preventiva decretada pela morte de Daiane dos Reis Pereira, de 24 anos.

O crime ocorreu em março do ano passado com a ajuda de um comparsa. A vítima foi submetida a torturas como as que são mostradas nos filmes "Jogos Mortais". A investigação apurou que as duas eram aficionadas pela série americana. Cinco filmes foram encontrados em poder da criminosa.

Conforme o delegado da 1º DP de Alvorada Maurício Barison Barcellos, o crime foi passional. Ele contou que a vítima passou a namorar com um homem a fim de disfarçar a orientação sexual para a família. Segundo ele, o inquérito comprovou o uso de técnicas de tortura. Barcellos acrescentou que Luciana já havia ficado presa, por cerca de dois meses. "Chamou a atenção a crueldade do crime", resume. Luciana foi encaminhada, de volta, ao Presídio Madre Pelletier, na Capital.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é preso com R$ 3,9 mil em notas falsas em Passo Fundo

Pena para o crime é de três a 12 anos de reclusão

A Brigada Militar prendeu em flagrante, no fim da tarde desta sexta-feira, um homem portando 78 notas falsas de R$ 50, totalizando R$ 3,9 mil, na vila Santa Maria, em Passo Fundo. Jonas Brito Bucoski, de 32 anos, foi detido tentando pagar o conserto do veículo em uma oficina mecânica.

Bucoski havia fornecido oito notas de R$ 50 para pagar o conserto, no valor de R$ 400, mas o proprietário da oficina desconfiou e acionou a Brigada Militar. O acusado admitiu aos policiais que tinha mais dinheiro em casa, onde foi feito o restante da apreensão. Preso em flagrante, ele foi conduzido à delegacia da Policia Federal.

O acusado alegou que havia recebido o dinheiro na venda de uma moto. Ele foi autuado em flagrante pelo delegado federal Celso André Nenê dos Santos, por uso de moeda falsa, e recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo. A pena para o crime é de três a 12 anos de reclusão. Bucoski já tinha antecedentes por estelionato.

Fonte: Rádio Guaíba

PC flagra homem furtando depósito de caça-níqueis no Cais do Porto da Capital

Suspeita é de que o criminoso tenha entrado no galpão pelo telhado

A Polícia Civil prendeu em flagrante, no início da tarde desta sexta-feira, um homem tentando roubar um depósito de máquinas caça-níqueis localizado no Cais do Porto da Capital. De acordo com o registro policial, Paulo Roberto Cardoso, de 38 anos, contou que uma segunda pessoa havia entrado no local para roubar e deixado os objetos na parte de fora para ele transportar. A polícia suspeita que o ladrão tenha entrado por uma brecha no telhado, já que a porta do depósito permanecia lacrada. Quando saía do local, Cardoso foi notado por um dos vigias. Com ele, foram apreendidos 18 placas-mãe de computadores, quatro celulares, um monitor LCD, quatro processadores e R$ 690. Há cerca de um mês, a polícia já havia sentido falta de objetos no local e reforçado o monitoramento. Uma investigação vai ser instaurada a fim de identificar outros possíveis envolvidos no crime.

Fonte: Rádio Guaíba

BM abre operação em bairros boêmios e vias de acesso à Capital

Principal objetivo é recuperar carros roubados e clonados

A Brigada Militar lançou, na tarde desta sexta-feira, a Operação Fecha Cidade, cuja meta é capturar foragidos procurados, apreender armas e drogas e, principalmente, recuperar carros clonados ou furtados.

A ação, coordenada pela BM, vai contar com o apoio do Corpo de Bombeiros, de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e do Grupamento de Supervisão de Vigilância e Guarda (GSVG).

Ao todo, mais de 260 PMs montarão 18 barreiras itinerantes nas vias de entrada e saída da Capital, como as avenidas Bento Gonçalves, Baltazar de Oliveira Garcia e Protásio Alves.

Também serão instadas blitze em determinadas vias do bairro Cidade Baixa e nas imediações da avenida Farrapos.

A ação começou por volta das 17h30min e deve se estender até a meia-noite.

Fonte: Rádio Guaíba

Mulher é morta a tiros dentro de pet shop em Campo Bom

Crime passional pode estar por trás da execução

Uma mulher foi assassinada, na tarde desta sexta-feira, no Centro de Campo Bom, no Vale do Sinos. A vítima, identificada como Márcia Elaine Zimmermann, de 33 anos, foi atingida por quatro tiros, por volta das 14h30min. A polícia ainda não confirmou se ela era funcionária ou proprietária da pet shop onde ocorreu o crime. No início da tarde, um homem acompanhado de um motociclista, entrou no estabelecimento e efetuou os disparos. Em seguida, a dupla fugiu. A polícia suspeita que um ex-namorado da vítima tenha participado do assassinato.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia trabalha com duas teses para caso de funcionário de banco enforcado na Capital

Vítima teve as mãos e pés amarrados e o corpo enrolado em um tapete na zona Sul da cidade

A polícia trabalha com duas hipóteses para a morte do funcionário do banco Sicredi Marcelo Henrique Prade, de 46 anos, encontrado enrolado em um tapete, dentro de casa, na rua Octávio de Souza, no bairro Nonoai, na zona Sul da cidade, na noite de ontem. Conforme o plantonista do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Felipe Borba, há indícios de que se trate de latrocínio, mas a hipótese de homicídio ainda não foi descartada. Segundo o policial, os suspeitos podem ter roubado pertences da residência para disfarçar a intenção inicial.

Conforme o relato da companheira da vítima ao delegado, Prade foi de carro até o Aeroporto Salgado Filho na manhã de ontem, onde embarcou para São Paulo. Por volta das 19h, ele retornou a Porto Alegre, onde pegou o automóvel e foi para casa. Quando a mulher chegou ao local, já encontrou o servidor sem vida.

A vítima tinha os pés e mãos amarrados por um fio elétrico, e os olhos e a boca cobertos com fita adesiva. A provável causa da morte, segundo Borba, foi enforcamento causado pelo fio, já que havia marcas no pescoço do homem.

Para ele, o fato de o corpo estar enrolado em um tapete sugere que os assassinos cogitaram levá-lo a outro local, mas acabaram desistindo da ideia.

O delegado suspeita que os executores tenham procurado alguma coisa específica, em razão do estado em que o local do crime foi encontrado. A casa estava revirada, mas apenas alguns pertences, como um computador e uma televisão, foram levados. O carro de Prade também não foi encontrado. Uma bucha de cocaína, com quantidade normalmente utilizada por uma pessoa, foi localizada na casa.

Vizinhos não perceberam movimentação estranha na área, de acordo com o delegado, apenas notaram que o portão da garagem havia sido aberto antes de os moradores chegarem. O caso foi encaminhado à 2ª Delegacia de Homicídios, que vai assumir o inquérito.

Fonte: Rádio Guaíba

24º BPM ministra palestras em escola

Nesta sexta-feira, 4/05, no auditório da escola municipal Nova Petrópolis, em Alvorada, foi realizada mais uma palestra do projeto “Mais Educação Mais Segurança”.

Com a visão que na informação pedagógica abrimos o caminho para a redução da violência e do crime, instrumento que transforma pessoas em cidadãos. Os espectadores recebem informações sobre como promover a segurança individual e coletiva, como prevenir-se do envolvimento com drogas e de diversas formas de violência urbana evitando até mesmo o bulling dentro do ambiente escolar.

Estas palestras são realizadas nas escolas, associações comunitárias, igrejas, ONGs, com a presença dos professores e pais. São ministradas palestras com temas de “Redução da Violência Domestica”, “Prevenção ao uso de Drogas”, “Como Reduzir a Violência Escolar” e “Comportamento em Abordagens Policiais” e outros.

Atendendo a solicitação da equipe diretiva da escola o tenente coronel Júlio César Rocha Lopes, comandante do 24ºBPM, autorizou a equipe de PMs que realizam este tipo de atividade para ministrar as palestras que teve como público alvo 400 alunos, de 13 turmas das séries iniciais do ensino fundamental.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM prende homem em São Leopoldo

Nesta quinta-feira (03/4), por volta das 23h30, na Vila Braz, na cidade de São Leopoldo, em abordagem de rotina foi verificado a existência de mandado de prisão para o individuo Ramão Belmi Apoli de 46 anos. foi conduzido até a delegacia de policia (DPPA) para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Dois homens assaltam taxista e são presos pela BM

Nesta quinta-feira (03/5), por volta das 22h33, no bairro Campestre Orfeu, na cidade de São Leopoldo, um taxista, informou via 190 ter sido vitima de roubo, uma guarnição da BM efetuou buscas a dois individuos que eram seus passageiros, em poder das características foi feito a averiguação e localizado os suspeitos. Na abordagem o indiciado Anderson Tomaz Severo de 21anos tentou dispensar a pistola marca Browning com sete munições. Com os indivíduos foi localizado os pertences da vitima, diante dos fatos foram conduzido até a DPPA, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM prende dupla por posse de entorpecente em São Leopoldo

Nesta quinta-feira (03/5), por volta das 19 horas, na avenida Thomas Edson, em São Leopoldo, uma guarnição do COE-CRPO/VRS, durante abordagem de rotina em Leandro de Oliveira Gonçalves de 40 anos, localizou a quantia de 0,5 gramas de crack embalada e pronta para venda. E o segundo individuo, uma mulher identificada como Márcia de Oliveira Gonçalves de 33 anos jogou pedras contra a viatura policial. Diante dos fatos foram apresentados na DPPA onde foi lavrado a prisão em flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

POLICIAIS DO 18ºBPM SÃO HOMENAGEADOS EM VIAMÃO

Em 03 de Maio de 2012, às 19h, na Câmara de Vereadores da Cidade de Viamão, em sessão solene, foram homenageados os soldados MARCELO MORAES DE SOUZA e THIAGO GOULART BATISTA por terem, no dia 28/03/2012, atendido uma ocorrência em que uma menina de um ano e onze meses estava tendo uma crise de convulsão. Percebendo a gravidade da situação, os soldados deslocaram com a mãe da criança ao Hospital de Viamão, porém no deslocamento notaram que a criança estava desfalecida e cianótica, tendo uma parada cardiorrespiratória, sendo realizados com êxito os primeiros socorros.

No hospital, o médico pediatra Alexandre José Viana informou que caso as medidas de emergência não tivessem sido adotadas com agilidade e presteza pela guarnição, poderiam restar seqüelas ou até mesmo o óbito da menina. A comunidade Viamonense destacou a atuação dos Policiais.

A solenidade foi presidida pelo Sr. ERALDO ANTONIO ALMEIDA ROGGIA, 1º Vice Presidente da Câmara de Vereadores de Viamão, entre as autoridades presentes estavam o Tenente Coronel JOSÉ LUIS RIBEIRO PAZ, Comandante do 18ºBPM, o Major RODRIGO SARMANHO FRANÇA, Sub Comandante do 18ºBPM e o 1º Tenente ANTONIO PAULO CASTRO VIANA. O evento contou com um público de aproximadamente 100 pessoas e culminou com a entrega de moções aos referidos Policiais Militares. Tendo seu término por volta das 21horas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Suspeito de assalto no RS usa arma de brinquedo, cai da moto e é preso

Homem usou brinquedo para roubar em Saldanha Marinho, diz a polícia.
Dono da farmácia perseguiu suspeito até a saída da cidade, onde ele caiu.

Brinquedo usado no assalto foi apreendido pela polícia (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Brinquedo usado no assalto foi apreendido pela polícia (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Um homem de 28 anos foi preso na noite desta quinta-feira (3) após uma tentativa frustrada de assalto em Saldanha Marinho, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, ele roubou uma quantia de dinheiro de uma farmácia da cidade. Ao fugir, no entanto, caiu da motocicleta que conduzia e acabou preso. Ao deter o suspeito, a polícia constatou que ele havia usado uma arma de brinquedo.

Segundo a delegada Sabrina Teixeira, de Cruz Alta, cidade da mesma região, o suspeito chegou ao local no início da noite ainda usando um capacete e apontou o brinquedo para a cabeça de uma atendente que estava sozinha na farmácia. Depois, pediu para falar com o operador do caixa, em uma sala isolada do estabelecimento.

O suspeito começou a se complicar quando ele deixou o local do crime. "Ele foi pegar a moto. Andou um pouco e escapou a correia. Neste espaço de tempo, a atendente chamou o proprietário da farmácia, que pegou o carro e saiu perseguindo a moto", conta a delegada, com base nos depoimentos da vítima e do próprio suspeito, que confessou o crime.

Durante a perseguição, ao tentar fazer um retorno, o suspeito caiu da moto. "Ele continuou fugindo a pé, mas em seguida desistiu e se entregou. Foi a própria vítima que o pegou. Depois de ele se entregar, a Polícia Militar prestou auxílio à vítima na prisão", conta Sabrina.

A polícia recuperou o dinheiro roubado e a arma de brinquedo. O suspeito, natural de Santa Bárbara do Sul, cidade vizinha a Saldanha Marinho, foi autuado em flagrante e pode pegar de quatro a 10 anos de reclusão.

Fonte: G1/RS

Motociclista é flagrado com drogas após colidir em vaca em Santa Cruz do Sul

Homem está em internado na UTI do hospital da cidade em estado gravíssimo

Um motociclista de 31 anos foi flagrado com três quilos de cocaína e crack dentro da mochila após colidir contra uma vaca na ERS-412 em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira, na altura do km 16, nas proximidades do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.

Cleiton Alberto Jannke foi encaminhado ao Pronto-Atendimento do Hospital Santa Cruz (HSC) pelo Corpo de Bombeiros. Na instituição, foram encontrados dentro da mochila dois tijolos de crack, com cerca de um quilo cada, e outro de cocaína, também com cerca de um quilo. Uma guarnição da 1ª Companhia da Brigada Militar (BM) foi chamada na casa de saúde e apreendeu a droga.

O estado de saúde de Jannke é considerado gravíssimo. De acordo com o boletim médico emitido pelo HSC, ele sofreu traumatismo anioencefálico e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme o Grupo Rodoviário da Brigada Militar (GRBM), ele pilotava uma Honda CBR 300 quando se chocou contra o animal. Segundo o GRBM, não foi possível identificar em que sentido ele trafegava no momento da colisão. A vaca não resistiu ao acidente e morreu no local.

A droga apreendida foi levada para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santa Cruz do Sul, onde o delegado Alessander Garcia lavrou o flagrante por tráfico de drogas. Segundo os policiais, o homem já tinha antecedentes por furto, roubo e tentativa de homicídio. Ele deve continuar em custódia enquanto estiver internado para, depois, ser conduzido ao Presídio Regional.

Fonte: Correio do Povo

Quatro são presos por suspeita de tráfico de drogas em Estância Velha

Uma balança de precisão para pesar os produtos também foi apreendida

Quatro pessoas foram presas, em flagrante, em uma operação da Brigada Militar contra o tráfico de drogas em Estância Velha, no Vale do Sinos. As prisões ocorreram nessa madrugada, na Vila Alta Tensão, bairro Rincão dos Ilhéus.

Com os suspeitos foram apreendidos dinheiro, dezenas de pedras de crack prontas para a venda, além de 120 porções da droga. Uma balança de precisão para pesar os produtos também foi apreendida.

Fonte: Rádio Guaíba

Três são presos por tráfico de drogas em Território da Paz na Capital

Na ação também foram apreendidos crack, munição e um giroflex

Crack, munição e dinheiro foram apreendidos no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Foto:Luciano Nagel Foto:

Crack, munição e dinheiro foram apreendidos no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Foto:Luciano Nagel

Agentes da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do DENARC prenderam, na manhã desta sexta-feira, três pessoas suspeitas por tráfico de drogas no bairro Rubem Berta, zona Norte da Capital. O bairro integra o Território da Paz. Segundo o delegado Mário de Souza, na ação também foram apreendidas cerca de 60 pedras de crack, munição para calibre de 9mm e 38mm e um giroflex.

O delegado acredita que, com a prisão desta manhã, a polícia conseguiu desarticular uma quadrilha de traficantes, liderada por Túlio, morto há cerca de 60 dias, com diversos tiros na cabeça por integrantes de quadrilhas rivais, que disputavam o tráfico de drogas na região.

Fonte: Rádio Guaíba

Criminosos invadem agência bancária e fogem levando caixa eletrônico em Ubiretama

Brigada Militar realiza buscas na região após o crime, que ocorreu por volta das 2h desta sexta-feira

Criminosos invadem agência bancária e fogem levando caixa eletrônico em Ubiretama Odair Knapp/Especial

Ladrões quebraram o vidro da agência para entrar no local Foto: Odair Knapp / Especial

Por volta das 2h desta sexta-feira, criminosos roubaram um caixa eletrônico de uma agência do Banrisul na Rua São Luís, no centro de Ubiretama, no noroeste gaúcho.

De acordo com a Brigada Militar (BM), para entrar no banco os ladrões quebraram um vidro e em seguida fugiram levando o terminal de autoatendimento em uma caminhonete vermelha. A quantia de dinheiro que estava no caixa ainda é desconhecida.


Terminal de autoatendimento foi levado pelos criminosos
Foto: Odair Knapp/Especial

A BM realiza buscas na região, e ainda não há pistas do bando.

Fonte: Rádio Gaúcha e Zero Hora

Homem é detido com dois quilos de cocaína no Salgado Filho

Droga foi localizada no fundo falso de uma mala

Um brasileiro natural de Rondônia e que residia em Florianópolis foi detido, no início da noite dessa quinta-feira, ao tentar embarcar para Lisboa, capital de Portugal, com dois quilos de cocaína. De acordo com o delegado José Antônio Dornelles de Oliveira, da Polícia Federal (PF), a droga foi localizada no fundo falso de duas malas e de uma frasqueira. O homem foi flagrado durante revista de rotina. A droga e o detido foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal. A Polícia suspeita de que o homem trabalhava como mula. O entorpecente foi avaliado em R$ 100 mil, se fracionado e vendido no varejo.

Fonte: Rádio Guaíba

Morre chapeador agredido com barra de ferro em Montenegro

Seis pessoas foram presas e autuadas por lesão corporal. Com a morte, responderão por homicídio

As seis pessoas presas depois do espancamento de Geison Calsing, 30 anos, registrado no sábado, em Montenegro, serão indiciadas por homicídio qualificado. O titular da delegacia do município do vale do Rio Caí, Marcelo Farias, confirmou hoje a responsabilização do grupo depois de receber a confirmação da morte do chapeador, na noite de ontem, no HPS de Canoas, onde ficou seis dias internado. Os seis haviam sido autuados por lesão corporal. Uma barra de ferro foi usada no ataque. A ação foi gravada pelo sistema de monitoramento de uma empresa de segurança. A briga ocorreu no estacionamento da unidade.

A motivação mais provável do crime, disse o policial, é passional em função de um dos agressores ter relacionamento com a ex-namorada do irmão da vítima. Uma discussão de trânsito também pode ter motivado o assassinato. Duas pessoas acompanhavam Calsing. Elas ficaram feridas, foram medicadas e liberadas ainda no sábado.

Fonte: Rádio Guaíba

Identificadas vítimas de acidentes em Vacaria

Colisões ocorreram no início da noite

A Delegacia de Polícia de Vacaria, na região de Campos de Cima da Serra, identificou, no início da madrugada desta sexta-feira, duas vítimas do trânsito no município. Conforme os policiais, uma delas é o ciclista Alisson da Silva Matana, de 14 anos, supostamente atingido por um caminhão. Os policiais desconhecem se o motorista fugiu do local do acidente ou não notou a vítima.

O atropelamento ocorreu no quilômetro 121,5 da BR-285. A outra vítima, identificada como Ezequiel Bento Costa, de 32 anos, faleceu quando o condutor do caminhão onde ele era carona, com placas de São Paulo, perdeu o controle do veículo e saiu da pista. O acidente ocorreu no quilômetro zero da BR-116.

Fonte: Rádio Guaíba

Presidiários usam chat telefônico para se comunicar entre penitenciárias gaúchas

"Cia de Amigos" tem cinco centrais telefônicas distribuídas no RS

Gravações feitas pela reportagem da Rádio Guaíba revelam que detentos dos presídios gaúchos utilizam o chat telefônico, denominado “Cia de Amigos”, para se comunicar entre si, seja fazendo ameaças entre facções, buscando garotas de programa ou bate-papo por tempo indeterminado em oportunidades que aparecem quando estão longe da fiscalização dos agentes penitenciários. Os horários mais falados pelos criminosos nestas “salas de chat” iniciam por volta das 22h e se estendem até as 6h.

Durante uma semana, em 15 horas de gravações, a reportagem da Rádio Guaíba monitorou os chats telefônicos da “Cia de Amigos”. As escutas revelam a audácia dos detentos, que usufruem de aparelhos celulares que ingressam de forma ilegal para dentro das penitenciárias. A suposta rede de chat possui cinco centrais telefônicas distribuídas em diferentes pontos do Estado. Em Porto Alegre, o número discado pelos bandidos, até pouco tempo atrás, era (51) 3388-0138. Este telefone, segundo o serviço 102, mudou para (51) 8401-0559.

Ao discar, o participante ouve a mensagem de voz: "A partir de agora, você está na “Cia de Amigos”. Para ajuda dentro do site, digite * (asterisco)". A partir daí, qualquer um pode participar do chat telefônico. O número máximo em cada “sala virtual” é de cinco pessoas.

No município de Cachoeira do Sul, na região Central, o telefone usado pelos presidiários é o (51) 3722-0022. Este telefone está em nome de RS Consult. Ltda Consultores de Empresas, porém ao realizar a ligação o participante entra automaticamente em uma “sala de bate-papo” da “Cia de Amigos”. O mesmo ocorre nos municípios de Estrela, no Vale do Taquari, através do telefone (51) 3720-1380 em nome da Adubos Estrela; em Lajeado, pelo telefone (51) 3710-0010; e Santa Maria pelo número (55) 3218-0138, novamente registrada pela firma RS Consult. Ltda Consultores de Empresas. Já em Santa Cruz do Sul, o telefone (51) 3719-6138, aparentemente, não possui cadastro, mas até a presente data (09/04) pertence à "Cia de Amigos".

Todo o material gravado pela reportagem da Rádio Guaíba foi levado, no início de fevereiro, ao promotor Ricardo Herbstrith, da Promotoria Especializada Criminal do Ministério Público do RS, que, nesta terça-feira, em entrevista ao programa Bom Dia, com Rogério Mendelski, revelou que a denúncia levantada pela reportagem é muito mais grave. "Temos avançado nas investigações e são denúncias graves.Teremos que tomar as providências ainda esta semana", revelou o promotor.

Em 2011, a Susepe realizou 332 revistas nos presídios gaúchos e apreendeu 6.914 aparelhos celulares dentro das celas. Abaixo, alguns trechos das conversas gravadas pela reportagem da Rádio Guaíba:

Mulher: Tu tá na modulada de Montenegro?
Preso: É.
Mulher: Tá guardado há quanto tempo aí “susepe”?
Preso: ah... faz tempo?
Mulher: quanto tempo?
Preso: ah nem sei já.
Mulher: Ai cara, sem nunca ter dado uma banda na rua?
Preso: Eu dei uma banda. A primeira vez eu puxei uma 9, fiquei uns tempos na rua e agora estou de volta.
Mulher: Mas tu tá preso pelo o quê?
Preso: Eu? Homicídio.

Mulher: E tu fazia na época antes de começar a assaltar?
Preso: Ah eu fiz de tudo um pouco.
Mulher: Já roubou, já matou?
Preso: De tudo um pouco.
Mulher: Já matou também?
Preso: Aham... tudo.

Fonte: Rádio Guaíba

Corpo é encontrado enrolado em tapete, em Porto Alegre

O delegado Felipe Borba, do DEIC, chefia as investigações.

O corpo de um homem foi localizado enrolado em um tapete na rua Octávio de Souza, no bairro Nonoai, na zona Sul de Porto Alegre. De acordo com o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) da Polícia Civil (PC), um agente, que mora nas proximidades, teria alertado a Corporação. Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), investigam o caso. Os policiais suspeitam que o corpo estava sendo preparado para transporte. O local foi isolado para o trabalho da perícia. O delegado Felipe Borba, do DEIC, chefia as investigações.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia realiza operação no combate ao tráfico de drogas no Litoral Norte

Cinco pessoas já foram presas

Agentes da Polícia Civil e Brigada Militar de Xangri-lá, no Litoral Norte, cumprem desde as 6h desta sexta-feira, 15 mandados de busca e apreensão, três de prisão e um mandado de internação em balneários da região. Até o momento, cinco pessoas foram detidas. O objetivo, segundo a delegado João Henrique Gomes, é combater o tráfico de drogas e a criminalidade na região. Cinquenta policiais participam da ação, que conta com a participação de cães farejadores.

O grupo é acusado de realizar roubos, cometer homicídios e comercializar drogas nas praias de Capão de Canoa e Xangri-lá.

Fonte:Rádio Guaíba

ROUBO DE VEÍCULO COM PRISÃO POR RECEPTAÇÃO

Foi ultilizado uma pistola de brinquedo

Em 03 de maio de 2012, às 19h28min, na Rua Vinte de Setembro, bairro Lurdes, em Caxias do Sul, em contato com Sr João, este informou que foi abordado por dois indivíduos, um deles armado de revolver, ambos morenos, os quais roubaram seu veiculo Gm/Monza Sl E Efi, de cor azul, ano 1992 e documentos pessoais.
João informou que os indivíduos foram em direção a zona do cemitério.


Ás 21h25min, na rua Matheo Gianella, bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul, o referido veículo foi localizado por uma Guarnição da Brigada Militar, onde foram presos os indivíduos Junior Cesar Borba, 26 anos e Ericoson Teles Rosa de Melo, 26 anos.
Com os presos foi apreendida uma pistola de brinquedo de plástico na cor preta,um porta cds com 20 cds pertencentes a vitima.
Também foi localizado com os indivíduos 10,05 gramas de crak, 4,06 gramas de maconha e R$ 21,00 em dinheiro.
Ambos foram reconhecidos pela vitima

image image

Foto divulgação BM                                  pistola de brinquedo


Junior e Ericson foram conduzidos a DPPA onde foram autuados em flagrante e veículo recolhido aos guinchos Bordignon

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

32º BPM realiza apreende veículo clonado

A Brigada Militar, através da 1ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, na quinta-feira (03/05), às 20h30, na rua Major Bento Alves, no bairro Amaral Ribeiro em Sapiranga, apreendeu um veículo clonado.

DSCF7388[1] imagem[1]

O veículo RENAULT/Duster, de cor vermelha, com placas de São Leopoldo, estava aberto e aparente abandonado em via pública. Os policiais encontraram no interior do veículo os documentos do mesmo, esses com sinais de falsificação.

Através dos dados do proprietário, a Brigada Militar de São Leopoldo fez contato com o real proprietário e constataram o veículo original na garagem de sua residência.

O veículo foi removido ao pátio do Detran e o fato registrado na Delegacia de Polícia de Sapiranga. O proprietário do veículo original registrou o fato na DPPA de São Leopoldo.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

25° BPM prende homem com drogas em São Leopoldo

Nesta quarta-feira (02/5), por volta das 21h15, no bairro Pinheiros, em São Leopoldo, após uma guarnição do 25º Batalhão de Policia Militar, 3ªCIA, receber informações via 190, que dois indivíduos tripulavam um veículo Fiat Palio escuro e teriam efetuado disparos de arma de fogo em via publica. Na averiguação a guarnição localizou o veiculo palio EX, cor azul, placas MAK2101, estacionado em frente a residência de um dos suspeitos, que ao chegar ao local visualizou o acusado Cristian Michel Silva do Nascimento de 28 anos, onde foi feito averiguação, sendo localizada no interior da residência, dezessete pedras de crack 3,25gr, dezessete buchas de cocaína 3,4gr, munições, objetos e documentos em nome de Elias Azevedo de Veiga . Preso em flagrante o individuo foi conduzido à delegacia de policia (DPPA).

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM apreende drogas em São Leopoldo

clip_image002[7]

Foto: Divulgação BM

Nesta noite de (02/5), no bairro chácara dos leões, em São Leopoldo, uma viatura do COE-CRPO/VRS, após abordagem ao individuo M.C.B de 26 anos, foi encontrado uma pequena porção de maconha, sendo apreendida a droga e confeccionado um termo circunstanciado para o acusado

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Transporte irregular é flagrado na Lomba do Pinheiro

Patrulha Escolar da Brigada Militar percebeu que os pneus estavam carecas, as sinaleiras quebradas e o extintor vencido

Transporte irregular é flagrado na Lomba do Pinheiro Brigada Militar/Brigada Militar/Divulgação

Carro foi apreendido pela polícia Foto: Brigada Militar / Brigada Militar/Divulgação

O estado de conservação de um carro que transportava crianças para a escola despertou a atenção da Patrulha Escolar da Brigada Militar da Lomba do Pinheiro, ontem, na Capital. Ao se aproximar, os PMs perceberam mais do que pneus carecas, sinaleiras quebradas e extintor vencido: a mulher que conduzia o Prêmio, ano 1987, não tinha autorização para o transporte.

Crianças sentadas no banco traseiro e no da frente, segundo a BM, nem cinto de segurança usavam.

O flagrante foi às 7h15min, quando a motorista manobrou em frente à sede da 3ª Cia do 19º BPM, na Estrada João de Oliveira Remião, em direção à Escola Maria Cristina Chika. Assim que viu o carro, o comandante da companhia, major Eduardo Ramos, não teve dúvidas: teria de recolher o veículo.

O PM conta que a mulher, desesperada, tentou explicar, chorou e disse ser o sustento da família. Mas ele sequer considerou os argumentos. Apesar de estar em dia, nem o documento do veículo ela carregava junto.

- Não temos como compactuar com isso. Não se pode ganhar a vida colocando a dos outros em risco - frisou o policial.

"Tem cinto", diz a dona do veículo

A motorista, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi autuada por transporte remunerado não autorizado, falta de documento e veículo em mau estado de conservação.

- Eu sei que o carro está velho, mas os pneus de trás eu recém troquei e estou com os da frente em casa para trocar. Tem cinto, sim - defendeu-se a motorista.

Escola não controla

Professoras e a direção da escola admitem ter percebido que o carro parecia em mau estado, mas preferiram não interferir no serviço, que não é da competência delas.

- Nunca indicamos. Esse cuidado tem de ser dos pais - resumiu a professora Tatiane Carvalho.

Para a diretora Gleci Medeiros, a motorista é excelente pessoa.

- Na verdade, nunca achamos que algo de ruim vai acontecer, mas os acidentes de trânsito estão aí, né? - refletiu Gleci.

Fique alerta
- Certifique-se de que o transporte é regular e que o motorista tem autorização para transportar pessoas.

- Procure referências dessa pessoa.

- Repare nas conservações do veículo, especialmente no cinto de segurança e nos pneus.

Fonte: Diário Gaúcho

Operação contra o tráfico internacional prende 25 pessoas

Mandados foram cumpridos em cinco estados

A Operação Deadline, deflagrada nesta quinta-feira pela Polícia Federal (PF), cumpriu 25 mandados de prisão e 27 de apreensão em cinco estados. O objetivo era combater o tráfico internacional de cocaína. No Paraná, 15 pessoas foram presas, outras cinco no Rio Grande do Sul, três em São Paulo, uma em Santa Catarina e uma na Paraíba. Cinco veículos e um barco foram apreendidos.
As investigações, iniciadas em novembro de 2011, apontaram que os suspeitos escondiam drogas em contêineres despachados principalmente pelo Porto de Paranaguá (PR). Nos portos de destino, o entorpecente era recolhido por outros membros do grupo.

Desde o começo da operação, a PF apreendeu 139 kg de cocaína, sendo 21 kg no Porto de Rio Grande, 38 kg no Porto de Valência, na Espanha, e 70 kg no Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Fonte: Correio do Povo

Grupo tenta roubar banco em Parobé e policial fica ferido em tiroteio

Criminosos foram surpreendidos pela Brigada Militar, mas conseguiram fugir

Grupo tenta roubar banco em Parobé e policial fica ferido em tiroteio Miro de Souza/Agência RBS

Tentativa de assalto mobiliza policiais de Parobé, Sapiranga e Taquara Foto: Miro de Souza / Agência RBS

Um tentativa de assalto a um banco de Parobé, no Vale do Sinos, mobiliza policiais da região. Por volta de 8h30min, homens armados atacaram a agência do Centro da cidade.

No momento em que os assaltantes estavam na frente do banco, foram surpreendidos pela Brigada Militar. Houve troca de tiros e um brigadiano foi baleado. Policiais que participaram da ação se surpreenderam com o armamento utilizado pelo bandidos. Segundo a BM, eles utilizaram fuzis, pistolas e carabinas.

Atingido durante a ação, o soldado Eder Negrini está sendo transferido para o Hospital Cristo Redentor, de Porto Alegre. Ele foi ferido por três tiros na perna e um no braço. Outros dois disparos no peito pararam no colete à prova de balas. De acordo com a direção do Hospital São Francisco, de Parobé, o estado dele é regular, e o soldado não corre risco de morrer.

Após o tiroteio, dois homens fugiram em um Vectra prata. Eles abandonaram o veículo e entraram em uma caminhonete preta, onde haviam mais quatro homens. De acordo com a Brigada Militar, o grupo não chegou a entrar no banco. A polícia acredita que eles esperavam pela chegada do gerente ou de um carro forte.

Agentes de pelo menos três municípios realizam um cerco para prender os assaltantes. A caminhonete preta na qual eles fugiram seguiu em direção à localidade de Poço Fundo, interior de Parobé. Brigadianos de Sapiranga e Taquara também ajudam nas buscas, e a Polícia Rodoviária Estadual está em alerta.

A polícia acredita que a escolha da rota de fuga foi cuidadosamente pensada para que os bandidos tivessem acesso a vários municípios. A zona rural para onde os assaltantes se dirigiram é caminho para cidades do Vale do Sinos e do Paranhana, e através dele também é possível chegar a Gravataí e Porto Alegre. Todas unidades dos municípios da região foram alertadas.

Fonte: Zero Hora

PRF de Passo Fundo apreende carga de cigarros avaliada em R$ 400 mil

Motorista foi preso em flagrante

Caminhão foi apreendido com carga de cigarros vinda do Paraguai. Foto: Acácio SilvaFoto:

Caminhão foi apreendido com carga de cigarros vinda do Paraguai. Foto: Acácio Silva

Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, no final da manhã desta quinta-feira, em Passo Fundo, um caminhão com uma carga de cigarros contrabandeada do Paraguai e avaliada em R$ 400 mil. O motorista Altemir Antônio Eberhard, 35 anos, foi preso em flagrante. O caminhão Mercedes-Benz, com placas de Marechal Cândido Rondon (PR), foi abordado no km 291 da BR-285, onde os patrulheiros descobriram a carga de, pelo menos, 170 mil maços de cigarros.

O motorista, ao ser abordado, apresentou notas fiscais de uma carga de biscoitos em nome de uma empresa de Marechal Cândido Rondon. O chefe da delegacia da PRF, Carlos Volnei Borges, disse que o nervosismo do motorista chamou a atenção dos patrulheiros, que resolveram retirar a lona para averiguar, quando encontraram a carga de 400 caixas de cigarros. Além do nervosismo do motorista, Borges revelou, que caminhões com placas daquela região do Paraná, estão sendo vistoriados com mais frequência devido ao histórico de contrabando de cigarros.

O motorista Altemir Antônio Eberhard foi conduzido para a Delegacia da Policia Federal, onde está sendo autuado em flagrante por contrabando. Após a conclusão do flagrante, ele deverá ser encaminhado para o presídio regional de Passo Fundo. O caminhão e a carga de cigarros foram recolhidos para o depósito da Delegacia da Receita Federal. O veículo deve ser levado a leilão e os cigarros incinerados. A carga apreendida tinha como destino a região metropolitana de Porto Alegre.

Fonte: Rádio Guaíba

Atropelamentos por ônibus matam dois na manhã de hoje em Porto Alegre

Acidentes ocorreram na zona Norte da Cidade

Dois acidentes de trânsito envolvendo ônibus mataram duas pessoas, nessa manhã, na Capital. Por volta das 9h morreu um jovem de 24 anos, que não teve o nome divulgado, atingido por coletivo da linha T2 da Carris. O choque foi na Avenida Carlos Gomes, esquina com a Avenida Plínio Brasil Milano, na Zona Norte da cidade. Minutos antes, no km 94 da Freeway, também em Porto Alegre, um ônibus da empresa Transcal bateu em um motociclista. O condutor da moto, Roberto de Matos Lang, 19 anos, morreu.

Fonte:Rádio Guaíba

Adolescente confessa ter matado grávida em Guaíba

A vítima foi morta com dois tiros em março deste ano

Adolescente confessa ter matado grávida em Guaíba Mateus Bruxel/Agencia RBS

A adolescente era conhecida no Bairro São Jorge por seu perfil violento Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

A polícia civil de Guaíba apreendeu hoje pela manhã uma adolescente de 16 anos que confessou ter matado em março deste ano uma jovem de 18 anos. A vítima, que foi baleada duas vezes, estava grávida de quatro meses.

Conforme o delegado Rafael Soares Pereira, da DP de Guaíba, a adolescente era conhecida no Bairro São Jorge por seu perfil violento. Ela chefiava uma quadrilha de venda de crack e também fazia cobranças de dívidas.

As investigações revelaram que a vítima Kathlen da Silva Silveira, 18 anos, teria ficado devendo R$ 30 para a quadrilha da adolescente. Depois de diversas ameaças sem que a dívida fosse paga, a garota assassinou a gestante. As duas eram colegas na época da escola. A adolescente será encaminhada para a Fase.

Fonte: Diário Gaúcho

Tentativa de assalto a banco deixa um PM ferido em Parobé

Soldado Eder Negrini foi conduzido para o hospital e não corre risco de morte

Um policial militar do 32º BPM de Parobé, no Vale do Paranhana, ficou ferido após trocar tiros com criminosos que tentaram assaltar uma agência do Banco do Brasil, no início da manhã desta quinta-feira, no município. O soldado Eder Negrini foi conduzido para o hospital e não corre risco de morte.

Segundo a Brigada Militar, os assaltantes fugiram em uma caminhonete de cor preta em direção ao Vale do Sinos. Os policiais realizam buscas na região. Até o momento ninguém foi preso.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é preso após vítima de estupro reconhecê-lo em hospital de Passo Fundo

Acusado estava foragido da Justiça

Uma jovem de 20 anos, vítima de estupro, reconheceu um dos envolvidos quando recebia atendimento médico, na noite passada, na emergência do hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo. O acusado, o foragido Adroel Mascarenhas de Souza, 34 anos, foi preso pela Brigada Militar depois de agredir a companheira de 26 anos.

Por volta das 20h, a Brigada Militar foi alertada de que um homem estava agredindo a mulher na rua 15 de Novembro, no Centro da cidade. Uma viatura foi ao endereço indicado, onde os PMs encontraram a vítima com ferimentos na mão direita devido a um golpe de faca e com uma marca de mordida no rosto. Ela revelou que havia sido agredida pelo companheiro, que estava num bar em frente à residência.

Os policiais constataram que Souza estava foragido da Justiça. Com isso, ele foi preso e levado para o hospital para fazer exame de lesões corporais, onde foi reconhecido pela vítima de estupro. A jovem contou que uma hora antes passava pelo Parque da Gare, no centro de Passo Fundo, onde foi atacada por dois homens. Um lhe segurou, enquanto o outro cometia o abuso sexual. Souza foi apontado como o homem que segurou a vítima. Ele foi recolhido ao presídio regional e deve responder pela co-autoria no estupro.

Fonte: Rádio Guaíba

BM prende dupla em Caxias do Sul

Às 22h41min, na  Vila Ipê, uma viatura da BM  abordou em via pública ORI ALEXANDRE VALTER 36 anos e DIEGO XAVIER TOLEDO 25 anos.
Com os indivíduos foi apreendido 27 pedras de crack e R$ 9,00 em dinheiro. Foi lavrado flagrante para ORI por tráfico e para DIEGO por posse entorpecentes.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Reforço de 200 PMs para a Região Metropolitana virá de Santa Maria, Região das Missões e Fronteira Oeste

A força-tarefa é uma iniciativa para conter a alta de 19,6% dos homicídios registrada no primeiro trimestre do ano no RS

Partirão de Santa Maria, da Região das Missões e da Fronteira Oeste os 200 PMs que irão reforçar o policiamento na Região Metropolitana a partir da próxima quarta-feira. A confirmação das regiões foi feita nesta manhã pelo secretário estadual de Segurança, Airton Michels.
A força-tarefa, ainda em formatação, é uma iniciativa para conter a alta de homicídios registrada no primeiro trimestre do ano. O número de assassinatos teve um salto de 19,6% no Estado, em relação ao mesmo período do ano passado, puxado especialmente pela criminalidade na Região Metropolitana.
— A onda homicídios está acontecendo no país inteiro. A força-tarefa é uma resposta emergência para o problema até que encontre a solução — afirma o Michels.
Força-tarefa

Os 200 policiais militares que deixarão por dois meses o Interior, cem patrulharão as zonas norte e leste de Porto Alegre e outros cem ficarão em bairros de Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Gravataí.
Em outra ação, até setembro deverão ser instalados novos Territórios da Paz (unidade da BM em pontos conflagrados) em Alvorada, Cachoeirinha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Sapucaia e Guaíba.
Os 200 homens devem chegar a Porto Alegre na segunda-feira, passando por dois dias de treinamento. A previsão, que ainda depende da definição de itens como orçamento e alojamento, é iniciar as patrulhas na quarta. Os setores de inteligência da Polícia Civil já mapearam bairros e horários que concentram cada tipo de delito.

 

Fonte: Zero Hora

HOMEM EFETUA DISPARO DE ARMA DE FOGO É AGREDIDO E FICA SEM A ARMA

Bandido trapalhão

Às 21h05min, na Av Antonio Andrighetti, Santa Fé, contato com a vítima J C F 26 anos, tinha lesões pelo corpo, foi socorrido pela GU até o postão 24 horas, e posterior DP para registro.


Segundo o proprietário do bar (A A de V, 43 anos) a vítima teria chegado armado no bar, efetuado disparos de arma de fogo e foi dominado por um cliente que teria agredido a vítima e fugido com sua arma sob rumo ignorado.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

HOMEM MORRE AO CAIR DE ARVORE EM S. jOSÉ DOS AUSENTES

Às 14h30min, foi informado que uma pessoa havia caído de um pinheiro no distrito Silveira, uma guarnição deslocou até a Fazenda Boa Vista No Distrito Silveira, ao chegar no local foi constatado que o senhor JOAQUIM CANDINHO SUTIL, natural de SC, estava caído próximo a um pinheiro.


Pessoas que estavam no local informaram que a médica do ambulatório municipal já havia comparecido no local e constatado que o mesmo havia entrado em óbito, o local foi isolado até a chegada da Policia Civil.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

Automóvel colide contra ônibus no Centro de Porto Alegre

Motorista do automóvel estava embriagado segundo a Brigada Militar

Um automóvel colidiu frontalmente com um ônibus na madrugada desta quinta-feira, na zona Central de Porto Alegre. O acidente ocorreu na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Aureliano de Figueiredo Pinto, por volta de 1h30. De acordo com a Brigada Militar o motorista do veículo foi submetido ao teste do bafômetro e foi constatada a embriaguez. O condutor foi preso e encaminhado à DPTRAN.


Fonte: Rádio Guaíba

Feriado do Dia do Trabalho teve mais de mil acidentes nas rodovias do RS

Segundo Detran, 21 pessoas morreram e outras 543 ficaram feridas.
Operação Viagem Segura finalizou com 9,2 mil autuações.

Desde o início de sexta-feira (27) até a meia-noite da terça-feira (1º), foram registrados um total de 1.055 acidentes nas estradas do Rio Grande do Sul, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (2) pelo Detran. No total, 21 pessoas morreram e 543 ficaram feridas em acidentes de trânsito.

A Operação Viagem Segura, feita em conjunto pelo Detran, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou mais de 102,5 mil abordagens, que resultaram na autuação de 9,2 mil automóveis. Foram recolhidos 1,2 mil veículos e 316 carteiras de habilitação.

Dos 2,5 mil testes do bafômetro realizados, 259 flagraram motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. Do total de motoristas embriagados, 57 apresentaram concentração acima de 0,33 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, índice que o Código de Trânsito Brasileiro classifica como crime de trânsito.

Fonte: G1

TCE determina que vereador de Triunfo, RS, devolva R$ 777 mil

Ex-presidente da Câmara é suspeito de envolvimento na "farra das diárias".
Recursos públicos foram usados para bancar viagens de vereadores.

Em sessão realizada nesta quarta-feira (02), o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) determinou que o vereador Fábio Daniel de Souza Wrasse devolva a quantia de R$ 777.699,26 aos cofres públicos de Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Então presidente da Câmara de Vereadores do município em 2010, ele é um dos suspeitos de envolvimento na “farra das diárias”, denunciada em reportagem da RBS TV. O vereador pode recorrer da decisão.

A auditoria do TCE-RS verificou “o pagamento de despesas de inscrição em evento sem comprovação de participação de servidor, despesas em eventos sem correlação com as atribuições dos cargos e inscrição em seminários organizados em manifesto desrespeito ao interesse público e ao princípio da economicidade; violação ao limite semestral de diárias; ausência da avaliação dos resultados obtidos e da difusão dos conhecimentos adquiridos”, entre outras irregularidades.

Em agosto de 2010, o programa Fantástico revelou que vereadores dos municípios de Triunfo, General Câmara e Dom Pedro de Alcântara diárias para participarem de cursos que, na prática, não eram frequentados, quase sempre em cidades turísticas, como Foz do Iguaçu (PR), ou centros de compras, como Cidade do Leste, no Paraguai. Em Triunfo, sete pessoas, entre funcionários da prefeitura e vereadores, foram indiciadas por falsidade ideológica e peculato.

Fonte: G1

PF faz operação contra o tráfico internacional de drogas em 5 estados

Serão cumpridos 25 mandados de prisão no PR, SP, SC, PB e RS.
Operação 'Deadline' é realizada na manhã desta quinta-feira (3).

A Polícia Federal (PF) realiza desde as 4h desta quinta-feira (3) uma operação contra o tráfico internacional de cocaína. Ao todo, serão cumpridos 25 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão no Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Paraíba e Rio Grande do Sul. A PF informou que a sede da operação, batizada de 'Deadline', é em Paranaguá, no litoral do Paraná. A quadrilha alvo é investigada desde 2011. Cerca de 105 policiais participam da ação.

Entre os presos estão brasileiros e bolivianos que escondiam a droga em contêineres e enviavam para a Europa. Também estão envolvidos no grupo funcionários do terminal de cargas de Paranaguá e de agências marítimas, segundo a PF.

Até às 7h20, os policiais tinham apreendido 129 quilos de cocaína e cinco bolivianos haviam sido presos em flagrante. Eles são suspeitos de trazer a cocaína para o Brasil e depois enviá-la para a Europa.

Fonte: G1

Corpo carbonizado é encontrado dentro de veículo em Viamão

Brigada foi chamada pela localização de um carro em chamas

A Brigada Militar encontrou na madrugada desta quinta feira, um veículo em chamas no Beco dos Pacheco, bairro Passo D'Areia, em Viamão. O veículo, um Citroen C3 preto, estava em ocorrência de furto/roubo. Após apagar o fogo os bombeiros constataram que havia um corpo carbonizado dentro do automóvel. Não há informações sobre as circunstâncias do crime.


Fonte: Rádio Guaíba

Delegada de Polícia participa do encontro de redes da Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher

Del. Nadine

foto divulgação PC

Delegada de Polícia participa do encontro de redes da Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher.

A coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, participou na segunda-feira (30/04), do encontro, coordenado pelo deputado Edegar Pretto, deputados estaduais e mais de trinta vereadores de diversas cidades do interior do Estado, onde foram apresentados os dados da violência contra a mulher no RS e a necessidade da implantação de redes de atendimentos nos municípios.

A referida Frente Parlamentar foi criada em 2011, após uma apresentação da delegada titular da DEAMS aos deputados em audiência pública ocorrida no mês da mulher de 2011, ocasião em que foi provocado o maior envolvimento dos homens na questão da violência doméstica.

Fonte: DEAMS

Presas em São Leopoldo mulheres que clonavam veículos

Outras duas pessoas - entre elas o líder da quadrilha - foram identificadas pelas vítimas

Veículos

foto divulgação PC

Agentes da 2ª Delegacia de São Leopoldo, coordenados pelo delegado Adriano Nonnenmacher, prenderam na manhã desta quarta-feira (02/05) duas mulheres, de 50 e 32 anos, com um carro clonado, suspeitas de integrar uma quadrilha que atuava no Vale dos Sinos. A prisão ocorreu na residência delas na Av. Thomas Édison,no bairro Scharlau, em São Leopoldo. Elas foram encaminhadas à 2ª DP de São Leopoldo, onde serão ouvidas e autuadas em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador. Após os trâmites legais na Polícia, deverão ser encaminhadas à Penitenciária Modulada de Montenegro.

Segundo o delegado Nonnenmacher, mais duas pessoas - um homem, considerado líder da quadrilha, e uma mulher - já foram identificadas nas investigações e reconhecidas pelas vítimas. O carro clone rodava por São Leopoldo e o carro da vítima, um Crossfox idêntico, era de Canoas. Além do carro, documentos falsos também foram apreendidos com os suspeitos. O carro clone era vendido através de contratos de gaveta, e os estelionatários entregavam documentos falsos às vítimas, dando aparência de legalidade. Os carros foram encaminhados à perícia. A qualidade da clonagem é impressionante, somente com perícia técnica é que se constata a falsidade - salienta o delegado.

Fonte: 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo

Força-tarefa para frear alta dos homicídios no Estado ganha as ruas na próxima semana

Secretaria da Segurança Pública busca inibir ação de criminosos com a transferência de 200 PMs do Interior para a Região Metropolitana

A força-tarefa criada para conter a alta dos homicídios no Estado ganha as ruas na próxima semana com 200 PMs transferidos do Interior para atacar o tráfico, buscar foragidos e apreender armas.

É inibindo esses crimes que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) pretende frear a carnificina registrada no primeiro trimestre do ano, quando o número de assassinatos teve um salto de 19,6% no Estado, puxados pela criminalidade na Região Metropolitana.

Os 200 policiais militares que deixarão por dois meses o Interior, cem patrulharão as zonas norte e leste de Porto Alegre e outros cem ficarão em bairros de Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Gravataí. Se não houver atraso nos trâmites junto à Secretaria da Fazenda, o efetivo começa a trabalhar na próxima quarta-feira.

— Se compararmos março de 2011 com março de 2012, tivemos 26 mortes a mais no Estado, sendo que 19 na Região Metropolitana — explica Juarez Pinheiro, secretário-adjunto da Segurança Pública, que ontem à tarde se reuniu com o comando da Brigada Militar, que executará a operação.

O combate ao tráfico de drogas encabeça as prioridades da operação. Em disputa por território e poder, quadrilhas se atacam, num ciclo apontado pelas autoridades como principal causador da alta nos homicídios. A repressão imediata será executada pela Brigada Militar, com apoio da Polícia Civil.

Em outra ação, até setembro deverão ser instalados novos Territórios da Paz (unidade da BM em pontos conflagrados) em Alvorada, Cachoeirinha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Sapucaia e Guaíba.

Os 200 homens devem chegar a Porto Alegre na segunda-feira, passando por dois dias de treinamento. A previsão, que ainda depende da definição de itens como orçamento e alojamento, é iniciar as patrulhas na quarta. Os setores de inteligência da Polícia Civil já mapearam bairros e horários que concentram cada tipo de delito.

— Será um trabalho ostensivo — diz o coronel Altair de Freitas Cunha, que responde interinamente pelo comando.

Batalhões envolvidos serão premiados

A força-tarefa com 200 homens é uma boa notícia para quem vive na Região Metropolitana, foco da alta dos homicídios no Estado, mas preocupa moradores do Interior, origem dos PMs empregados na operação.

A BM ainda não definiu quais municípios terão baixas em seus efetivos. Para não sacrificar unidades pontuais, a ideia, segundo o coronel Altair Freitas de Cunha, é buscar os homens em cidades com baixos índices de criminalidade e com boa proporção de policiais por habitantes.

Diante da resistência natural dos comandos regionais, que também lidam com falta de pessoal, a intenção é premiar os batalhões envolvidos na força-tarefa.
— Serão cidades que terão prioridade para aquisição de novas viaturas e equipamento — sinaliza Altair.

A operação também servirá de treinamento para os PMs, que passarão por cursos de reciclagem. Professor da UFRGS, especialista em sociologia da criminalidade, Juan Mario Fandino Marino acredita que, no período em que o cerco ao crime for maior no entorno de Porto Alegre, crimes menores possam aumentar no Interior. Em outra ponta, destaca a necessidade de vigilância na Região Metropolitana:

— Se as altas nos homicídios derivam de conflitos entre gangues, de acertos de conta, as mortes podem estar sendo adiadas. Quem jura um rival, não tem pressa para matá-lo.

Fonte: Zero Hora