sábado, 28 de janeiro de 2012

Vigilância confirma novos casos de intoxicação alimentar em lancheria na Cidade Baixa

Passa de 200 o número de pessoas contaminadas

Subiu para 211 o número de notificações de pessoas intoxicadas após refeição na lancheria Pampa Burger, na Capital. O levantamento é da Vigilância em Saúde de Porto Alegre que confirmou mais 40 casos neste sábado. Os doentes apresentaram reações, mas melhoraram rapidamente.

O Laboratório Central do Estado faz análise do alimento apreendido. O coordenador em exercício da vigilância, Roger Halla, diz que a causa da intoxicação alimentar deve ser conhecida dentro de uma semana. A lancheria Pampa Burger, da avenida Venâncio Aires, segue interditada.

Durante a ação, foram apreendidas cerca de 540 quilos de alimentos sem procedência, principalmente de origem animal. Em nota, a gerência do estabelecimento pediu desculpas aos clientes. Informa, ainda, que não trabalha com produtos sem procedência. O Pampa Burger aguarda o laudo oficial, e busca, internamente, apurar os motivos do incidente.

RÁDIO GAÚCHA

APREENSÃO DE OBJETO EM CAXIAS DO SUL

Às 20h, na Rua Das Bordadeiras, Bairro Santa Fé, foi abordado e preso pela Brigada Militar, NOÉ CAVALHEIRO, 36 anos, de posse de duas cápsulas de Pistola Cal. 38, um carregador r um coldre.


Feito o registro na Delegacia de Polícia e liberado.

Fonte: BM

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM CAMBARÁ DO SUL

No dia 26/01/2012, às 21h15min, na Rua Dom Pedro II, Bairro Vila Boa Esperança, foi comunicado à Brigada Militar, que deu entrada no Hospital São José, um homem ferido por faca.


A vítima foi identificada como JÚLIO CÉSAR GUEDES DA SILVA, 28 anos, ex-detento, ferido com três golpes de faca, dois no lado esquerdo do tórax e um nas costas, próximo ao pescoço.


A vítima comunicou que foi esfaqueada por LUIS CARLOS DOS SANTOS, 33 anos, vulgo “NÊGO DA MENAIR”, também ex-detento, em liberdade do Presídio de São Francisco de Paula, em 25/01/2012.


JÚLIO não quis informar os motivos das agressões, apenas afirmou ter brigado com o autor, que não foi localizado pela Brigada Militar.

Fonte: BM

PRISÃO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM CAXIAS DO SUL

Às 18h41min, na Rua Adilis dos Santos, Bairro Reolon, foram abordados pela Brigada Militar GILMAR LOURENCO RUFINO LOPES, 36 anos, efetuando o comércio de entorpecente, estando de posse de cinco papelotes de cocaína (2,02 g), quatro pedras de crack (0,55 g) e R$10,00 em dinheiro.


Um rapaz de 25 anos e outro de 26 anos, estavam adquirindo entorpecente de GILMAR, um pouco antes da abordagem da Brigada Militar, flagrados já de posse de algumas pedras.


Lavrado flagrante para GILMAR LOURENCO RUFINO LOPES.

Fonte: BM

OPERAÇÃO EM CONJUNTO ENTRE BRIGADA MILITAR E POLÍCIA CIVIL DE VACARIA PRENDEM POR TRÁFICO

image

Foto divulgação BM

Nesta sexta-feira, às 14h30min, Policiais Militares do 10º BPM/Vacaria, juntamente com Policiais Civis, realizaram uma Operação em Conjunto, efetuando a prisão do traficante JEFERSON LUIZ NASCIMENTO DE CAMPOS, após denúncia de que o próprio estaria retornando a Vacaria de posse de entorpecentes.


No Pedágio entre Vacaria/Campestre da Serra, BR 116, Km 48, foi abordado o veiculo VW/GOL, placa IGN1987, conduzido por JEFERSON LUIZ NASCIMENTO DE CAMPOS.

Durante a revista interna no veiculo, foi localizada dentro da lataria, uma bucha de 103 g de cocaína.


Com JEFERSON foi localizada uma pedra de crack (0,7 g) e uma porção de maconha (06 g). Também foi apreendido o veiculo VW/GOL, um celular Sansung, R$502,00 em dinheiro e um estojo de cartucho cal. 38, usado para dosar o entorpecente.


JEFERSON foi preso em

Fonte: BM

APREENSÃO DE ENTORPECENTES EM MAXIMILIANO DE ALMEIDA

image

Foto divulgação BM

Hoje, às 04h, a Brigada Militar de Maximiliano de Almeida, foi comunicada de que na RS 478, Km 03, entrada deste município, havia ocorrido um acidente de trânsito envolvendo um veículo HONDA CIVIC, placa MJP5048, da cidade de CAÇADOR/SC, em nome de NELCI SANTOS DA SILVA ME.


Conforme foi verificado, o condutor do veículo perdeu o controle, saindo da via e colidindo contra um barranco.


O veículo foi abandonado e, após diligências em seu interior, foram localizados e apreendidos 610 kg de maconha e 10 Kg de cocaína.

image

A droga foi encaminhada à Delegacia Regional de Erechim.


O veículo transitava sentido Piratuba/SC a Maximiliano de Almeida/RS.

À tarde, após diligências e informações de populares, a Brigada Militar localizou VALCIR CARLOS NUNES, 29 anos, natural de Colombo/SC, caminhando às margens da RS 478, em direção ao município de Piratuba/SC, sem documentos pessoais.


VALCIR foi conduzido à Delegacia de Polícia de Maximiliano de Almeida para identificação e, em seguida, foi determinado pela autoridade policial a sua prisão temporária, sendo escoltado até o presídio Estadual de Erechim.


A droga seria entregue a proprietários de uma casa noturna na cidade de Maximiliano de Almeida.

Fonte: BM

Passa de 170 número de clientes de lanchonete com infecção alimentar na Capital

Pampa Burger foi interditada na quinta-feira pela Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Porto Alegre já recebeu 171 notificações de pessoas que apresentaram sintomas de toxiinfecção alimentar após frequentar a lancheria Pampa Burger, localizada na rua Venâncio Aires, no bairro Cidade Baixa, na Capital. O órgão aguarda o laudo laboratorial que irá identificar o agente causador da doença, para tomar providências sobre o ocorrido. Na quinta-feira, o local foi interditado cautelarmente, a fim de evitar novos casos.

Em uma vistoria realizada esta semana, a Vigilância apreendeu mais de 540 kg de alimentos sem procedência comprovada, principalmente produtos de origem animal, como carnes e ovos. O material, além de outros alimentos confiscados na lanchonete, foi enviado para análise.


O órgão salienta que há possibilidade de mais pessoas terem adquirido a doença, mas sem apresentar sintomas ainda, em razão do período de encubação. Portanto, quem tiver febre alta, diarréia, vômito, cólica intestinal, dor de cabeça, mal-estar e desidratação, deve procurar atendimento médico, comunicando que frequentou o local, para que a Vigilância seja informada.


Fonte: Rádio Guaíba

Homem desaparece em lagoa no Balneário Costa do Sul

Local, distante do centro urbano, não é atendido pela Operação Golfinho

Bombeiros procuram um homem que teria desaparecido nas águas de uma lagoa, localizada no Balneário Costa do Sul, entre Pinhal e Cidreira. Conforme informações preliminares, o homem foi visto pela última vez por volta das 11h. Os bombeiros foram acionados pelo 193 e fazem buscas no local.


Fonte: Ieda Risco/ Rádio Guaíba

Soldado do Exército que fazia segurança irregular é preso com arma de brinquedo no Litoral Norte

BM também prendeu policial militar que trabalhava irregularmente no local

A Brigada Militar prendeu um soldado do exército e um policial militar que realizavam a segurança, de forma irregular, em clube na praia de Tramandaí. A prisão ocorreu na noite desta sexta-feira na avenida Fernandes Bastos. Com eles, a BM apreendeu duas pistolas, uma com numeração raspada, e uma outra réplica de plástico de uma pistola. Responsável pelo policiamento no Litoral Norte, o tenente-coronel Ricardo Silveira, explica que alguns policiais realizam o conhecido “bico” de segurança para ajudar no orçamento.


" A gente ja de deparou várias vezes com ocorrências em que foi utilizado este armamento, que se confunde perfeitamerte com uma arma de verdade", diz.
A dupla, que não teve a identidade revelada, foi encaminhada para a Delegacia de Tramandaí.


Fonte: Rádio Guaíba

Três traficantes de drogas são presos em Quintão, no Litoral Norte

Brigada Militar contabiliza terceira ação da mesma natureza em uma semana

No balneário de Quintão, três traficantes foram presos entre o final da noite de sexta e o início da madrugada deste sábado. Eles estavam agindo desde quarta-feira na praia, vendendo drogas dentro de um automóvel Vectra.


O trio foi preso em flagrante negociando maconha e cocaína com um homem que assinou termo circunstanciado por posse de entorpecentes. Drogas e dinheiro foram apreendidos.


Segundo a Brigada Militar, o trio age no bairro Restinga, em Porto Alegre, mas no verão se deslocou para o Litoral Norte. Esta é a terceira ação contra o tráfico de drogas em menos de uma semana em Quintão.


Na quinta-feira, dois traficantes foram presos e drogas apreendidas. Na segunda, outros quatro foram detidos.

RÁDIO GAÚCHA

Secretário preso por tráfico é suspeito de vender drogas em pelo menos três municípios

Caso foi registrado em Itapuca, na Serra do Botucaraí

Titular da Delegacia de Polícia de Arvorezinha, no Vale do Taquari, o delegado Alexandre Fleck relatou, na noite desta sexta-feira, que o secretário de Meio Ambiente de Itapuca, na Serra do Botucaraí, é suspeito traficar em pelo menos três municípios da região. Alcir Antônio Paludo Tomazi, de 53 anos, foi preso com 14 buchas de cocaína, na última quarta-feira, mas só nas últimas horas o caso veio à tona.


Conforme o policial, as diligências tiveram de ser aceleradas por conta da denúncia, confirmada, de que o secretário circulava com uma quantia em drogas no veículo, que também é usado como táxi. Segundo Fleck, Tomazi pode estar envolvido com uma quadrilha - informação que, segundo o delegado, pode gerar um outro inquérito.


O secretário alegou aos policiais ter sido vítima de armação. O delegado explica que as acusações também serão investigadas no decorrer do processo. Tomazi foi autuado por tráfico de de drogas e encaminhado ao Presídio de Soledade.


A droga foi encontrada escondida no banco do carona, enrolada em uma folha de papel-jornal e presa com fita adesiva.

Fonte: Rádio Guaíba

BM encontra droga escondida em colchão em casa no Litoral Norte

Homem de 48 anos foi preso por tráfico

BM apreendeu drogas, revólver e dinheiroFoto: BM / Divulgação / CP

BM apreendeu drogas, revólver e dinheiro

Um homem de 48 anos foi preso por tráfico de drogas na noite dessa sexta-feira em Arroio do Sal, Litoral Norte. De acordo com a Brigada Militar (BM), ele foi abordado durante um patrulhamento de rotina na rua Estela Mari. Na casa do suspeito, os policiais militares encontraram 11 papelotes de cocaína, 54 g de maconha, um revólver calibre 38 e dinheiro escondidos embaixo de um colchão.


Segundo a BM, a residência era um ponto de venda de drogas. Com o suspeito, a polícia também apreendeu uma carteira de cigarro com 11 buchas de cocaína e R$ 105. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Torres.

Fonte: Rádio Guaiba

42ª Operação Golfinho

Durante a sexta-feira (27/01), os policiais militares rodoviários do CRBM, empregados na 42ª Operação Golfinho, efetuaram a fiscalização em 1.388 veículos ocorrendo à autuação em 425 condutores por cometimento de infrações de trânsito, abordaram 2.649 pessoas e prenderam sete.

Também com referência a sexta-feira na 42ª Operação Golfinho, os acidentes de trânsito registrados pelo Comando Rodoviário, totalizaram 12 ocorrências com o envolvimento de 19 veículos que causaram ferimentos em sete pessoas.

Estado

Já em todo o estado os policiais militares efetuaram a fiscalização em 4.602 veículos com a autuação, por cometimento de infrações de trânsito, em 1.306 condutores, sendo seis por embriaguez ao volante.

Com a intensificação das ações de combate ao excesso de velocidade, fator determinante nos índices de acidentalidade, outros 5.145 veículos foram fiscalizados pelos radares móveis do CRBM, ocorrendo à autuação eletrônica por excesso de velocidade em 809 casos.

Também realizaram a abordagem e identificação de 7.661 pessoas ocorrendo à prisão de 20 destas, 12 vinculadas a termos circunstanciados, lavrados pelos policiais militares.

Os acidentes de trânsito, em todo o estado, totalizaram 36 casos com o envolvimento de 65 veículos que causaram ferimentos em 22 pessoas e a morte de outras três.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), lembra que, nas rodovias estaduais, o policiamento rodoviário pode ser acionado pelo telefone 198.

A ligação é gratuita e pode ser feita de telefone móvel em todo o Estado do Rio Grande do Sul para casos de urgência, emergência ou ainda nas condutas imprudentes que necessitem da intervenção do Policiamento Rodoviário da Brigada Militar.



Assessoria de Comunicação Social
51 - 33396799 R.106
51 - 84219608

Comando Rodoviário da Brigada Militar
Emergências em rodovias ligue: 198
Visite nosso site:
www.brigadamilitar.rs.gov.br/crbm

Fonte: BM

Salva-vidas morre após cair de guarita em Cidreira

Soldado da Brigada Militar bateu a cabeça na estrutura

Salva-vidas passou mal, caiu do alto e bateu a cabeça num dos pilares da estrutura - Crédito: Pedro RevillionFoto: Pedro Revillion

Salva-vidas passou mal, caiu do alto e bateu a cabeça num dos pilares da estrutura - Crédito: Pedro Revillion

Um salva-vidas de 37 anos morreu na manhã deste sábado quando estava em serviço, na guarita 174, em Cidreira, no Litoral Norte. De acordo com o tenente-coronel Daniel Minuzzi, o soldado da Brigada Militar Marcelo Braz Gomes estaria sentado na guarita e, quando se levantou, passou mal, caiu do alto e bateu a cabeça num dos pilares da estrutura. Ele foi socorrido pelos colegas e encaminhado para atendimento no posto de saúde da cidade, onde morreu.


Fonte: Correio do Povo

Suspeito de matar empresário e adolescentes desaparecidos em Caxias chega à Defrec

Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22 anos, foi funcionário da empresa da vítima

Suspeito de matar empresário e adolescentes desaparecidos em Caxias chega à Defrec Pothus Junior /

Lucas Eduardo Macedo dos Reis foi levado à Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas Foto: Pothus Junior

imageimage

      Objetos apreendidos com LUCAS pertencentes à vítima

Preso por envolvimento no assassinato do empresário Gilson Fernandes, 44 anos, do filho dele, Vinicius, 15, e do amigo Germano Ioris de Oliveira, 13, Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22 anos, foi levado na noite desta sexta-feira para a Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), no Centro de Caxias do Sul.

imageimage

                             Local onde os corpos foram despachados


À tarde, uma equipe do serviço de inteligência da Brigada Militar prendeu Macedo, que indicou e mostrou aos policiais militares o local onde estavam os corpos, perto do distrito de Santa Lúcia do Piaí. Um outro homem teria participação no crime. equipe do serviço de inteligência da Brigada Militar prendeu Macedo, que indicou e mostrou aos policiais militares o local onde estavam os corpos, perto do distrito de Santa Lúcia do Piaí.

Fonte: Zero Hora e Brigada Militar

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

“Brigada Militar - Recuperação de veiculo”

Em 27/01, as 00h20min uma guarnição do 3º BPAT deslocou até a Estrada geral que liga Garibaldi a Marcorama pela Rota do Sol, avistou um Veiculo Ford Focus com um Pneu furado e próximo a ele dois indivíduos, ao se aproximar do referido veiculo os indivíduos se esconderam no matagal, tratava do Veiculo Ford Focus placas HZY 9784 de Farroupilha com ocorrência de Roubo

Fonte: BM

Fotos do vazamento de óleo em Tramandai

IMG_4068

IMG_4107

IMG_4150

IMG_4210

IMG_4252

IMG_4412

IMG_4282

 

Crédito das imagens: Robson Alves- Brigada Militar

Informações: major João- Batalhão Ambiental- 8501 6671

Fonte: PM5

Comunicação Social da Brigada Militar informa: Dados da Operação Balada Segura do dia 26/27 de Janeiro 2012

“A prevenção é o melhor caminho para um verão numa boa!”

LOCAL

DIÁRIO

TOTAL

Imbé

Total de Pessoas Abordadas e Identificadas

108

1857

Teste de Etilômetro

Nº de Resultados Positivos

01

55

Nº de Testes Realizados

106

1801

Veículos Fiscalizados

109

1835

Veículos Autuados

07

255

Veículos Recolhidos

01

37

CNH Apreendidas

03

121

Prisões Realizadas

00

15

Art. 162 * I – Dirigir sem CNH

00

15

Art. 162 * II – Violar Suspensão do Direito de Dirigir

00

06

Art. 162 * V – CNH vencida há mais 30 dias

00

06

Art. 165 – Embriaguez

03

113

Art. 167 – sem cinto de segurança

00

24

Art. 230 * V – Licenciamento Vencido

00

24

Outros

04

131

TOTAL DE INFRAÇÕES

319

Outros Dados

Art 306 – Dirigir Embriagado

00

22

Comunicação Social Brigada Militar – EMBM-PM5


Telefone de contato (51) 36613738/36613612 ramal 205 – (Tramandaí)

clip_image002clip_image004Telefone de contato (51) 84188726 – RÁDIO (Tramandaí)

Telefone de contato (51) 36655941/36258279 – (Capão da Canoa)


Leia e escute as notícias da Corporação.

Acesse: www.brigadamilitar.rs.gov.br

Vítima é encontrada com vida em mato próximo de onde mulher foi jogada no rio

Curiosos que acompanhavam o resgate ouviram choro e encontraram outra mulher

Um crime bárbaro está sendo investigado pela Polícia Civil, em Passo Fundo. Uma mulher foi morta, amarrada e jogada num rio na tarde desta quinta-feira. Enquanto retiravam a vítima da água, curiosos que acompanhavam o resgate ouviram choro e encontraram outra mulher amarrada e amordaçada no mato próximo.

O caso foi descoberto através de uma denúncia feita à Brigada Militar de Passo Fundo.

A ligação chegou à central da BM por volta das 18h. Uma pessoa afirmava ter visto um homem estacionar o carro e tirar de dentro do porta-malas uma mulher que aparentava estar morta e com as mãos amarradas. O homem teria jogado o corpo da mulher dentro do rio Passo Fundo, num ponto que fica próximo à estação rodoviária da cidade.

Policiais e equipes de bombeiros foram ao local e conseguiram localizar o corpo. Enquanto era feito o resgate do corpo, uma surpresa. Moradores que assistiam a operação da BM e dos bombeiros ouviram gemidos e choro abafado. No meio da mata próxima ao local, os policiais encontraram outra mulher, com as mãos amarradas e amordaçada com panos na boca. Ela foi encontrada com vida e levada às pressas para atendimento médico.

A polícia militar tenta localizar a movimentação e identificar o veículo através das câmeras de monitoramento da rodoviária e das câmeras localizadas em ruas próximas. Até o começo da noite, a mulher encontrada nua e morta não havia sido identificada.

Fonte: Zero Hora

Tiro mata adolescente em Uruguaiana

Outro jovem de 17 anos teria efetuado o disparo acidentalmente

Um adolescente de 15 anos morreu após ser baleado na noite desta quinta-feira em Uruguaiana. Segundo informações da polícia, Luiz Gustavo Castro Canto conversava com outros adolescentes na esquina da Rua Julio de Castilhos com a Rua Brasil Lago, próximo à casa dele, quando um jovem, de 17 anos, mostrava uma arma para o grupo e teria efetuado um disparo acidental, que atingiu a testa da vítima.

Canto chegou a ser encaminhado para a Santa Casa, mas morreu por volta das 3h.

O autor do disparo foi encaminhado para Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) e confessou à polícia que a arma era furtada. Ele já tinha passagem pela instituição por tentativa de homicídio.

Fonte: Zero Hora

Denarc apreende armas e detém traficantes na zona norte de Porto Alegre

Operação também apreendeu, na rodoviária da Capital, uma mala vinda do Mato Grosso com 22 kg de skunk, uma forma de maconha

Denarc apreende armas e detém traficantes na zona norte de Porto Alegre Ronaldo Bernardi/Agencia RBS

As armas são provenientes da Argentina e do uruguai, segundo a Polícia Civil Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Em duas ações entre a tarde e a noite de ontem, os agentes do Denarc apreenderam 22kg de maconha escondidos em uma mala que chegava em ônibus vindo do Mato Grosso do Sul, na Rodoviária de Porto Alegre.

Na sequência, quatro homens foram presos com duas armas de grande poder de fogo de uso restrito pelas Forças Armadas em um apartamento no Parque Santa Fé, Zona Norte da Capital.

Foram apreendidos uma submetralhadora 9mm, usada pelo Exército do Uruguai, e um fuzil 7.62, argentino. Os suspeitos ainda tinham 1,3kg de cocaína no apartamento. A suspeita da polícia é de que eles fariam a entrega da droga em pontos de tráfico na Vila Santa Rosa, Bairro Rubem Berta.

Conforme o delegado Rodrigo Zucco, o armamento pesado era uma forma do bando se proteger de ataques dos Bala na Cara na região do Território da Paz.
O Denarc ainda investiga uma possível ligação entre a maconha apreendida e os traficantes presos.

Fonte: Zero Hora

Duas casas são assaltadas em Vera Cruz

Polícia acredita que casos não têm ligação

Uma empresária foi surpreendida por dois homens na noite de quinta-feira em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo. Ela estava em casa, no bairro Parque da Figueira, por volta das 21h45min quando dois homens encapuzados e armados forçaram a porta da residência e anunciaram o assalto.

De acordo com a Brigada Militar a ação foi rápida e os homens levaram três notebooks, dois celulares e uma TV de 40 polegadas. Os assaltantes usaram na fuga o carro da vítima, que foi abandonado em Santa Cruz do Sul horas mais tarde.

Cerca de quatro horas mais tarde, no interior, três homens renderam e amarram o proprietário de uma agropecuária na localidade de Ferraz. O empresário chegava em casa, no mesmo bairro em que trabalha, quando foi surpreendido pelos assaltantes que levaram R$ 1,5 mil, dois cheques no valor de R$ 650, um celular, um par de tênis e pacotes de cigarro. Na fuga, os homens levaram o carro da vítima.

A polícia faz buscas e investiga os dois casos, que acredita não terem ligação. Ninguém foi preso.

Fonte: Zero Hora

Cinco pessoas são presas e mulher é encontrada morta na madrugada desta sexta em Tramandaí

Ocorrências foram registradas em três bairros diferentes da cidade do litoral norte gaúcho

dentro de casa na madrugada desta sexta-feira em Tramandaí, no Litoral Norte.

O marido da vítima encontrou o corpo ao chegar na residência, que fica no bairro Indianópolis.

Elisabete da Silva Bertolino, de 55 anos, tinha marcas de sangue pelo corpo. A polícia não sabe os motivos da morte e aguarda resultado da perícia.

Outras cinco pessoas foram presas no mesmo período em duas ocorrências diferentes de tráfico de drogas. Através de uma denúncia anônima, a Brigada Militar chegou a uma casa no bairro Agual e acabou prendendo três pessoas, além de apreender um adolescente.

No local, foram encontradas 61 buchas de cocaína, 90 gramas de maconha e uma quantia em dinheiro. O outro caso foi descoberto pelas câmeras de monitoramento. Ao identificar atitudes suspeitas de usuários, a polícia conseguiu localizar o fornecedor da droga, no bairro São Francisco.

Com ele, foram apreendidas mais de 20 pedras de crack. Todos foram presos em flagrante, e o adolescente encaminhado à Delegacia Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).

Fonte: Rádio Gaúcha

Cinco pessoas são presas e mulher é encontrada morta na madrugada desta sexta em Tramandaí

Ocorrências foram registradas em três bairros diferentes da cidade do litoral norte gaúcho

dentro de casa na madrugada desta sexta-feira em Tramandaí, no Litoral Norte.

O marido da vítima encontrou o corpo ao chegar na residência, que fica no bairro Indianópolis.

Elisabete da Silva Bertolino, de 55 anos, tinha marcas de sangue pelo corpo. A polícia não sabe os motivos da morte e aguarda resultado da perícia.

Outras cinco pessoas foram presas no mesmo período em duas ocorrências diferentes de tráfico de drogas. Através de uma denúncia anônima, a Brigada Militar chegou a uma casa no bairro Agual e acabou prendendo três pessoas, além de apreender um adolescente.

No local, foram encontradas 61 buchas de cocaína, 90 gramas de maconha e uma quantia em dinheiro. O outro caso foi descoberto pelas câmeras de monitoramento. Ao identificar atitudes suspeitas de usuários, a polícia conseguiu localizar o fornecedor da droga, no bairro São Francisco.

Com ele, foram apreendidas mais de 20 pedras de crack. Todos foram presos em flagrante, e o adolescente encaminhado à Delegacia Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).

Fonte: Rádio Gaúcha

Mãe de menino desaparecido na Serra conta que último contato entre eles foi feito por telefone

A mulher, familiares e amigos procuram incansavelmente pistas do paradeiro do trio

Mãe de menino desaparecido na Serra conta que último contato entre eles foi feito por telefone Porthus Junior/Agencia RBS

Bombeiros vasculharam despenhadeiros na busca a desaparecidos Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Um telefonema às 22h20min de terça-feira foi o último contato que uma mãe teve com o filho de 13 anos antes de ele desaparecer misteriosamente, com um empresário de 44 anos e seu filho de 15 anos, supostamente após um assalto a uma residência na localidade de São Luiz da 6ª Légua, no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul.

Desde então, a mulher, familiares e amigos procuram incansavelmente pistas do adolescente em bairros, vilas e comunidades do interior do município.

Até o final da noite de quinta-feira, a força-tarefa montada pela Polícia Civil para investigar um dos casos mais misteriosos dos últimos anos na serra gaúcha ainda não tinha informações sobre o paradeiro dos três desaparecidos.

Abalada, ao lado do marido e do filho mais velho, de 18 anos, a mulher de 50 anos recebeu na tarde de ontem a equipe do Jornal Pioneiro para falar sobre o drama que vive.

Ela relatou o que o filho teria feito nas horas que antecederam ao sumiço e detalhes da última ligação telefônica. A mãe o descreve como caseiro, que adora livros e jogos eletrônicos.

Amigos passaram a tarde na casa se divertindo

Neste ano, o adolescente deverá cursar a 7ª série do Ensino Fundamental. Os investigadores acreditam que, enquanto o homem de 44 anos trabalhava na empresa ao lado da casa, os dois amigos aproveitaram a tarde para se divertir na moradia. Para isso, tinham à disposição videogame, TVs, piscina e um amplo salão de jogos.

Durante parte do tempo, eles tiveram a companhia da empregada da família do empresário. À noite, teriam ficado sozinhos, uma vez que o empresário saiu para jogar vôlei em uma quadra de esportes no bairro Bela Vista.

Quando foram surpreendidos por supostos criminosos, possivelmente, os dois garotos brincavam com peças de montar, um dos passatempos preferidos da dupla. A polícia e familiares encontraram os brinquedos sobre uma mesa. Também havia sinais de sangue no local.

A pedido da Polícia Civil e dos familiares, os nomes do empresário e dos adolescentes estão sendo mantidos em sigilo para não atrapalhar as investigação.

Como ajudar - Informações sobre o caso podem ser repassadas pelo 190 (Brigada Militar), 197 (Polícia Civil) ou 181 (Secretaria da Segurança). Não é preciso se identificar.

Fonte: Zero Hora

PRISÃO POR EXTORSÃO – CAXIAS DO SUL

Às 12h34min, na Rua Borges de Medeiros, Centro uma viatura abordou um taxi com os ocupantes em atitude suspeita.

Segundo relato da “vítima” A. S. DA S., 34 anos informou que estava sendo conduzido no taxi forçado a sacar dinheiro na agência da Caixa Econômica Federal. Os acusados que também estavam no taxi foram identificados como R.

P. DA S, 25 Anos, e G. A. M. 16 Anos, segundo informações a vítima estava devendo dinheiro por ter comprado drogas dos acusados, como teria usado a droga e não pago a eles, estes teriam pego e iriam conduzir até ao banco para sacar o valor. Rodrigo foi preso em flagrante por extorsão já o menor foi ouvido e liberado para a mãe.

Fonte: CRPO/Serra BM

RECAPTURA DE PRESOS – CAXIAS DO SUL

Às 15h40min, na Rua Dos Funileiros, Santa Fé, uma guarnição da Brigada Militar abordou ANTONIO REMI CASTILHOS, 50 Anos sendo que após consulta no sistema foi verificado que estava foragido. Foi conduzido até a DP.

RECAPTURA DE PRESO – CAXIAS DO SUL
Às 15h40min, na Av Julio De Castilhos, Centro, uma guarnição da BM abordou MARCOS EDUARDO PEROTTONI, 45 anos, sendo que foi constatado que estava foragido, foi conduzido a DP.

Fonte: CRPO/Serra BM

Veranistas devem evitar mar de Tramandaí e Imbé, orienta Fepam

Delegado descartou danos à saúde em razão de vazamento de óleo

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) orienta moradores e veranistas a não entrarem no mar dos balneários de Tramandaí e Imbé neste final de semana. A medida se deve ao trabalho de limpeza da orla, onde houve vazamento de óleo nessa quinta-feira. A praia não está interditada, mas a orientação é que os banhistas evitem a aproximação para não atrapalhar o trabalho de retirada da areia contaminada. Como a maior parte do produto foi removido ainda durante a madrugada desta sexta-feira, o trabalho agora se restringe a pequenos focos onde ainda há gotículas de petróleo depositadas na areia.

Na manhã desta sexta-feira, pontos com óleo foram verificados também em Imbé. Em Capão da Canoa, veranistas relataram um forte cheiro do produto. Técnicos da Fepam, Defesa Civil do Estado e Secretaria Estadual da Saúde monitoram a situação no Litoral Norte.

O técnico da Fundação que acompanha as ações, Diego Hoffmeister, elogiou a agilidade do plano de emergência da empresa. "O trabalho foi muito eficiente e a área foi rapidamente recuperada, reduzindo bastante o impacto ambiental", avaliou. Pela manhã, o delegado regional da 18ª Coordenadoria da Saúde, Luis Genaro Fígoli, esteve no local e descartou possíveis danos à saúde da população.

Condições climáticas podem agravar desastre

A MetSul Meteorologia alerta que, nas próximas horas, a direção e a intensidade do vento, assim como as correntes marítimas, podem agravar o desastre ambiental em Tramandaí. Segundo a empresa, as correntes do mar nesta sexta-feira devem ser de Sudeste a Leste, o que pode levar mais petróleo para a praia e movimentar parte da mancha no mar para o Norte de Tramandaí.

Fonte: Correio do Povo

INDIVIDUO É PRESO APÓS ROUBO DE VEICULO EM FARROUPILHA

Às 13h53min a BM de Farroupilha foi acionada para atender uma ocorrência de roubo de veiculo no distrito de Caravaggio os indivíduos teriam levado um veiculo Focus, e estavam tripulando uma motocicleta Honda de cor verde. Após diligencias uma guarnição avistou a motocicleta próximo ao distrito de São Marcos que empreendeu fuga sendo capturada logo em seguida.

A motocicleta era furtada do estado de Santa Catarina o condutor MARCELO CHESSINI SOARES de 34 anos admitiu sua participação no roubo do Focus que no momento estava em companhia de outro individuo que fugiu com o Focus, sendo que se encontrariam no município de Garibaldi.

Marcelo também estava foragido do sistema prisional ele foi encaminhado para DP e a motocicleta foi apreendida. A BM continua as buscas para localizar o veiculo roubado.

Fonte: CRPO/Serra BM

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO – VACARIA

Nesta quinta-feira (26/1) por volta das 07h30min Policiais Militares do 10º BPM (Vacaria) juntamente com Policiais Civis de Vacaria e a Guarda Municipal de Vacaria realizaram uma operação em conjunto com intuito de cumprir um mandado de busca e apreensão em uma residência existente na Rua Valdemar Marcantonio, 283, fundos, Bairro Vitória, com intuito de apreender substância entorpecente, armas e produtos ilícitos de furto.

No interior da residência de LEVINO MOURA DE OLIVEIRA, indivíduo esse que atualmente encontra recolhido junto ao Presídio Estadual de Vacaria, mas seus familiares estão sendo investigados pelo crime de tráfico de entorpecente foram apreendidos os seguintes objetos: 57 gramas de Crack, 02 aparelhos celulares, R$ 82,00 (oitenta dois) reais e um cupom fiscal de passagem com destino ao município de Passo Fundo.

Tais objetos acima mencionados foram localizados no interior de uma bolsa que pertence a uma adolescente, de 17 anos que na ocasião foi apreendida.
Que após a adolescente foi encaminhada a Delegacia de Policia para os procedimentos de praxe.

Fonte: CRPO/Serra BM

Multa por vazamento de óleo no Litoral Norte pode chegar a R$ 50 milhões

Mancha de óleo atinge 3,5 quilômetros na praia de Tramadaí

Técnicos retomaram trabalho de remoção de óleo na praia. Foto: Pedro RevillionFoto:

Técnicos retomaram trabalho de remoção de óleo na praia. Foto: Pedro Revillion

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aguardam laudo para avaliar os danos causados pelo vazamento de óleo na área sul de Tramandaí, no Litoral Norte. Conforme o órgão, a multa para este tipo de crime ambiental pode variar entre R$ 500 e R$ 50 milhões. Na manhã desta sexta-feira, o Ibama sobrevoou a área de 3,5 quilômetros entre a plataforma de Tramandaí e a barra do Rio Tramandaí, em Imbé, a fim de monitorar a realização do plano de emergência.

Ainda nesta manhã, uma reunião da cúpula do órgão vai analisar os danos e definir o valor da multa que será aplicada à Petrobras, empresa proprietária da monoboia que vazou nessa quinta-feira no mar. O valor será baseado nos danos causados à saúde humana e à biodiversidade. Não foi registrada mortandade de animais em razão do ocorrido.

O encontro tem a presença do diretor de Qualidade Ambiental, Fernando Marques, do vice-presidente e coordenador Geral de Emergências do Ibama, João Antônio Raposo Pereira e do Superintendente do órgão no Rio Grande do Sul, João Pessoa Moreira Júnior.

Técnicos da Transpetro e servidores do Ibama montaram uma grande estrutura para restringir o avanço e limpar o vazamento de óleo. Durante esta manhã, o serviço foi retomado por pelo menos 150 homens que realizam a remoção de material acumulado na costa, com foco especial para o Rio Tramandaí, também atingido pelo desastre ambiental.

O Ibama salienta que a empresa tem executado corretamente o plano de contenção e limpeza da área. Até o final do dia, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) deve emitir o laudo sobre o vazamento.

O prefeito Anderson Hoffmeister também sobrevoou hoje a região junto ao presidente da empresa, Sérgio Machado. Ele afirmou que não há mais resquícios de óleo no mar, em razão de a corrente ter levado o produto até a beira da praia. Nesta sexta-feira, apenas pontos isolados da orla permanecem com óleo.

A presidente Dilma Rousseff contatou o presidente da empresa, a fim de buscar informações sobre o caso, bem como parabenizá-lo pelo eficiência no combate ao alastro do vazamento.

O titular da Delegacia Pronto Atendimento de Tramandaí, delegado Peterson da Silva Benitez, contou que deve ser instaurado um inquérito policial para apurar as responsabilidades sobre o ocorrido. Ele salienta que, mesmo tendo colaborado com a resolução do problema, a Transpetro deverá ser punida. A pena para esses casos, conforme a Lei de Crimes Ambientes, é de 1 a 4 anos de reclusão.

População relata prejuízos diante do problema

Os proprietários de quiosques no calçadão de Tramandaí estão sendo prejudicados pela interdição da beira da praia em razão do vazamento de óleo. Alguns já estudam a possibilidade de entrar com um processo contra a Petrobras. Terezinha Fátima da Silva, que há 23 anos mantém um desses estabelecimentos junto com a família, disse que nunca viu algo assim.

O técnico de manutenção de bombas em combustíveis, Romildo Costa, 38 anos, levantou cedo nesta sexta-feira para pescar na Barra do Imbé. Costa disse que não ficou sabendo do vazamento e resolveu pescar no início desta manhã. “Fiquei sabendo do problema depois que já pescava, pela imprensa. A Petrobras nos exige diversos procedimentos quanto ao manuseio das bombas e agora comete um problema deste tamanho, é lamentável”, disse Costa que enfrentava uma chuva fina enquanto pescava.

Condições climáticas podem agravar desastre

A MetSul Meteorologia alerta que, nas próximas horas, a direção e intensidade do vento, assim como as correntes marítimas, podem agravar o desastre ambiental em Tramandaí. Segundo a empresa, as correntes do mar nesta sexta-feira devem ser de Sudeste a Leste, o que pode levar mais petróleo para a praia e movimentar parte da mancha no mar mais para o Norte.

Óleo de monoboia da Transpetro chegou à beira da praia

A mancha de óleo decorrente do vazamento de petróleo foi registrado na manhã dessa quinta-feira no mar de Tramandaí, atingindo à beira da praia. O Comando Ambiental orientou os salva-vidas a retirar os banhistas da água e da areia. Um avião da Petrobras despejou um produto químico que endurece o produto para facilitar a retenção. O incidente aconteceu durante uma operação de descarregamento em uma monoboia da Transpetro a cinco quilômetros da orla. Equipes da empresa, do Comando Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) foram até o local para conter o produto e avaliar a quantidade de óleo vazado no mar.

Com informações dos repórteres Paulo Tavares, Thaís Salvagni e Sandro Sauer

Fonte: Rádio Guaíba e Correio do Povo

PRISÃO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES – CAXIAS DO SUL

Em 26 de janeiro de 2012, às 00h56min, na RS 453, bairro São Ciro, em Caxias do Sul, foi abordado e preso CARLOS ROBERTO KERVALD, 42 anos, com o qual foi encontrado 10 buchas de cocaína (5 gramas), R$ 110,00, dois celulares, sete chips e folhas de cheque de terceiros.

Carlos foi conduzido a DPPA onde foi lavrado o flagrante por trafico de drogas.

Fonte: CRPO/Serra BM

Nove pessoas são presas com drogas e armas de uso do Exército na zona Norte da Capital

Na rodoviária de Porto Alegre a polícia apreendeu uma mala com 22kg de maconha

Policiais civis apreenderam 22kg de maconha que estavam escondidos em uma mala que chegava em um ônibus vindo da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. A maleta foi encontrada na Rodoviária de Porto Alegre. Na ação, quatro homens foram presos com uma submetralhadora Lüger, de origem bélga, e um fuzil calibre 7.62 de uso restrito pelas Forças Armadas.

O armamento estava em um apartamento no Parque Santa Fé, zona Norte da Capital. As informações foram divulgadas pelo Denarc nesta sexta-feira. A operação policial teve início na quinta-feira, em Sapucaia do Sul, onde cinco pessoas foram presas e no bairro Rubem Berta em Porto Alegre. No total, nove traficantes foram detidos.

Além da maconha, foram apreendidos 1,3gk de cocaína, munição, dinheiro, silenciadores de armas e coletes a prova de balas.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia encontra 610 Kg de maconha em carro abandonado

Honda Civic foi apreendido na ERS 478, em Maximiliano de Almeida

A Brigada Militar (BM) encontrou na madrugada desta sexta-feira drogas em um carro abandonado em Maximiliano de Almeida, Nordeste do Estado, a 20 quilômetros da divisa com Santa Catarina. De acordo com a BM, o Honda Civic foi localizado na ERS 478, uma estrada que liga o município à barragem Machadinho. No carro, os policiais encontraram 610 Kg de maconha e 10 kg de cocaína.

De acordo com a polícia, o veículo bateu contra um barranco e danificou o motor. Além disso, o carro estava com os pneus furados. Conforme a BM, o carro vinha de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul. O veículo e a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Maximiliano de Almeida para o trabalho da perícia.

 
Fonte: Correio do Povo

Mulher é encontrada morta em Tramandaí

O corpo estava no quarto da residência e foi localizado pelo marido

Uma mulher foi encontrada morta dentro de casa, no final da tarde desta quinta-feira, no bairro Indianopolis, em Tramandaí, no Litoral Norte. O marido da vítima encontrou o corpo ao chegar do trabalho. Elisabete da Silva Bertolino, de 55 anos, estava no quarto caída ao lado da cama. Haviam manchas de sangue na casa. De acordo com os policiais, a perícia, não encontrou sinais de violência.

 Fonte: Rádio Guaíba

Homem é baleado pelas costas no centro

Vítima é proprietário de um bar na Praça Rui Barbosa

Um homem foi baleado pelas costas enquanto atendia no bar de sua propriedade na Praça Rui Barbosa, no Centro de Porto Alegre, por volta das 4 da madrugada desta sexta-feira. A vítima foi identificada como Antônio Vanderlei Ferreira Costa. Conforme o relato de testemunha, a vítima trabalhava no estabelecimento quando alguém se aproximou e efetuou vários disparos contra ele. De acordo com o plantão da Polícia Civil no HPS, um funcionário do bar socorreu o comerciante que está em estado regular na emergência do hospital.

 Fonte: Rádio Guaíba

24ª BPM apreende maconha e crack com adolescente

Nesta sexta-feira (27/01), às 2h30min, na Rua Iguaçu, bairro Umbu, em Alvorada, uma guarnição de Policiais Militares (PMs) do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) apreenderam um adolescente com maconha e crack.

Os PMs estavam fazendo rondas nas ruas do bairro quando perceberam a movimentação de um grupo de pessoas. No momento da abordagem localizaram em poder de um adolescente 650 gramas de maconha, 19 pedras de crack e uma balança de precisão.

O adolescente de 16 anos, com antecedentes por trafico de entorpecente, foi apreendido e apresentado na 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada (1ªDppa).

Fonte: Comunicação Social 24°BPM

Relatório diário da Operação Golfinho‏

Comunicação Social da Brigada Militar informa:

Dados da 42° Operação Golfinho acumulados do dia 17 de dezembro até as 23h59 do dia 26 de Janeiro de 2012.

“A prevenção é o melhor caminho para um verão numa boa!”

Horários de Funcionamento das Guaritas de Salva-vidas:
Guaritas Permanentes:
- 8h30 às 19h30
Guaritas Não-Permanentes:
- 9h30 às 13h30
- 15h30 às 18h30

Este relatório traz o resultado das ações do Policiamento Ostensivo, Rodoviário, Ambiental, Fazendário, Bombeiros, Grupamento Aéreo e Salva-vidas no Litoral Norte acumulados do dia 17 de dezembro até as 23h59 do dia 26 de Janeiro de 2012.

Salvamentos no Litoral Norte: 592
Salvamentos no Litoral Sul: 87
Águas Internas: 51
Total de Salvamentos: 730

Afogamento: 01 (Torres)
Encontro de cadáver: 01 (Capão da Canoa)

Praias com o maior número de salvamentos:
1º - Torres – Total de salvamentos: 158

Guaritas com o maior número de salvamentos:
Na Guarita nº 11, em Torres, foram realizados 46 salvamentos.
Na Guarita nº 10, em Torres, foram realizados 30 salvamentos.
Na Guarita nº 08, em Torres, foram realizados 27 salvamentos.
Na Guarita nº 146 em Tramandaí, foram realizados 21 salvamentos.
Na Guarita nº 134, em Imbé, foram realizados 20 Salvamentos..
Na Guarita nº 07, em Torres, foram realizados 17 salvamentos.
Na Guarita nº 076, em Capão da Canoa, foram realizados 15 salvamentos.
Na Guarita nº 077, em Capão da Canoa, foram realizados 14 salvamentos.
Na Guarita nº 075, em Capão da Canoa, foram realizados 11 Salvamentos
Na Guarita nº 12, em cassino, foram realizados 10 Salvamentos.

Prisões realizadas pela Brigada Militar: TOTAL: 1598
Autuado em Flagrante na Polícia Civil: 347
Registro Ocorrência na Polícia Civil: 688
Termo Circunstanciado pela BM: 563

Destacam-se:
Presos foragidos da justiça: TOTAL: 45
Xangri-la - 01
Tramandaí – 11
Torres – 07
Terra de Areia - 01
Santo Antonio da Patrulha - 03
Rolante - 01
Riozinho – 02
Pinhal – 04
Osório – 02
Imbé – 01
Capão da Canoa – 03
Cidreira – 06
Arroio do Sal – 02
Balneário Pinhal - 01

Presos por cumprimento de mandado: TOTAL: 08
Tramandaí – 02
Torres – 01
Rolante – 01
Capão da Canoa - 02
Arroio do Sal – 01

Armas de fogo apreendidas: 19

Perturbação do Sossego alheio – Total: 81
Xangri-lá -04
Três Cachoeiras - 01
Torres – 14
Terra de Areia – 02
Tavares – 01
Tramandai – 10
Santo Antonio da Patrulha – 04
Riozinho – 01
Osório -01
Palmares 01
Motardas - 01
Imbé - 06
Cidreira - 03
Capão da Canoa – 12
Arroio do Sal – 19
Dom Pedro de Alcântara - 01

CNH apreendida:
Praias – 249
Rodovias Estaduais – 242

Art. 162 – Dirigir veículo sem CNH
Praias – 374
Rodovias Estaduais – 267

Art. 165 – Dirigir sob influência de álcool ou de qualquer substância entorpecente
Praias – 140
Rodovias Estaduais – 52

Art. 306 – Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 0,4 decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.
Pena: detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos; suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir.
Praias – 58
Rodovias Estaduais – 34

Art. 307 – Suspensão do Direito de Dirigir – Dirigir o veículo com a CNH suspensa
Praias – 14
Rodovias Estaduais – 42

Ocorrências de Bombeiros (Total 9º CRB – Op.Golf.)
Ações Realizadas: 11
Prevenção CCB: 1544
Remoção de Fontes de Perigo: 104
Salvamento de Pessoas (exceto ação de Salva-vidas): 147
Incêndio: 203
Ocorrências Diversas: 583

Fonte: Comunicação Social da Brigada Militar - EMBM-PM5
            Telefones de contato no litoral
            Capão da Canoa- (51) 3665 5941 ou 3625 8279
            Tramandaí- (51) 3661 3738 ou 3661 3612 ramal 205

             Leia e escute as notícias da Corporação
             Acesse: http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/
             Facebook: Brigada Militar e Comunicação Social- Operação Golfinho

Competição escultura na areia praia de Cidreira‏

Comunicação Social da Brigada Militar informa:

Escultura na Areia - Em Cidreira

Evento organizado pela Brigada Militar e o SESC de Cidreira
Realizado em 26/1, às 9h

Participaram do evento 12 equipes da comunidade e 03 equipes da Brigada Militar.

Classificação:

CATEGORIA BRIGADA MILITAR
1° Lugar - Salva-vidas da praia de Pinhal
Sd Barros e Sd Amaral
Realizaram a escultura de um tubarão

CATEGORIA COMUNIDADE INFANTIL
1° Lugar - Henrique, Aline e Felipe
Realizaram a escultura de um cão, com o seguinte tema "Amigo não se compra, adote um cão"

CATEGORIA COMUNIDADE ADULTO
1° Lugar - João Carlos Ferreira e José Ferreira
Realizaram a escultura de duas sereias e um polvo.

Fonte: Comunicação Social da Brigada Militar - EMBM-PM5
            Telefones de contato no litoral
            Capão da Canoa- (51) 3665 5941 ou 3625 8279
            Tramandaí- (51) 3661 3738 ou 3661 3612 ramal 205 Rádio- (51) 8418 8726

             Leia e escute as notícias da Corporação
             Acesse: http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/
             Facebook: Brigada Militar e Comunicação Social- Operação Golfinho

Brigada Militar de Esteio autua guardadores de veículos

Em 25 de janeiro de 2012 às tarde, a Brigada Militar de Esteio em Operações de rotina, abordou várias pessoas que atuavam como guardadores de veículos em vários pontos do município, principalmente próximos a Estabelecimentos Bancários. Foi constatado que 95% dos casos possuem antecedentes criminais, tais como roubo a pedestre, furto qualificado, violação de domicílio, lesão corporal, Lei Maria da Penha, entorpecente-posse e outros e estão atuando como guardadores de carros em Esteio e cobrando pelo serviço, não sendo registrado na associação de guardadores de carros, nem tendo autorização para tal. Foi confeccionado Termo Circunstanciado para os acusados que foram advertidos, orientados e liberados.

Fonte: 34 BPM Comunidade

Brigada Militar de Esteio prende foragido no Hospital São Camilo

Nesta quarta-feira (25/01), à tarde, no hospital São Camilo na Rua Castro Alves, a Brigada Militar foi averiguar uma denúncia anônima ao fone 190. Constatado a veracidade do fato foi dado voz de prisão a V.R.S. de 48 anos residente de Esteio e encontrava-se foragido do sistema prisional. Ele foi procurar atendimento no Hospital e acabou tendo de ser internado por problemas maiores de saúde, permanecendo sob custódia da Brigada Militar de Esteio.

Fonte: 34 BPM Comunidade

Preso assaltante da Lotérica Compasso da Sorte em Esteio


Nesta quarta-feira (25/01), aproximadamente 15h45min na Rua 24 de Agosto a Lotérica Compasso da Sorte foi assaltada por um elemento armado com um revólver. Imediatamente foi acionada a Brigada Militar de Esteio que efetuou buscas nas proximidades, e na Av Padre Felipe foi abordado R.S.R. de 27 anos com antecedentes criminais por roubo a pedestre, roubo a motorista particular, roubo de veiculo, furto mão grande, pelo delito de roubo a estabelecimento comercial. Em seu poder estava um revolver calibre 32 e três munições, mais a quantia de R$160,00. Foi dado voz de prisão em flagrante. Conduzido ao Hospital São Camilo para exames de lesões e posterior a DP para a lavratura do auto de prisão.

Fonte: 34 BPM Comunidade

Boletim Op Golfinho e Estado - 26/01/2012‏

42ª Operação Golfinho

Durante a quinta-feira (26/01), os policiais militares rodoviários do CRBM, empregados na 42ª Operação Golfinho, efetuaram a fiscalização em 1.467 veículos ocorrendo à autuação em 454 condutores por cometimento de infrações de trânsito, abordaram 2.624 pessoas e prenderam sete.

Também com referência a quinta-feira na 42ª Operação Golfinho, os acidentes de trânsito registrados pelo Comando Rodoviário, totalizaram cinco ocorrências com o envolvimento de nove veículos que causaram ferimentos em cinco pessoas.

Estado

Já em todo o estado os policiais militares efetuaram a fiscalização em 4.511 veículos com a autuação, por cometimento de infrações de trânsito, em 1.132 condutores, sendo seis por embriaguez ao volante.

Com a intensificação das ações de combate ao excesso de velocidade, fator determinante nos índices de acidentalidade, outros 2.804 veículos foram fiscalizados pelos radares móveis do CRBM, ocorrendo à autuação eletrônica por excesso de velocidade em 240 casos.

Também realizaram a abordagem e identificação de 7.596 pessoas ocorrendo à prisão de 14 destas, sete vinculadas a termos circunstanciados, lavrados pelos policiais militares.

Os acidentes de trânsito, em todo o estado, totalizaram 25 casos com o envolvimento de 43 veículos que causaram ferimentos em 16 pessoas e a morte de outras duas.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), lembra que, nas rodovias estaduais, o policiamento rodoviário pode ser acionado pelo telefone 198.

A ligação é gratuita e pode ser feita de telefone móvel em todo o Estado do Rio Grande do Sul para casos de urgência, emergência ou ainda nas condutas imprudentes que necessitem da intervenção do Policiamento Rodoviário da Brigada Militar.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social
            51 - 33396799 R.106
           Comando Rodoviário da Brigada Militar
           Emergências em rodovias ligue: 198
           Visite nosso site:
www.brigadamilitar.rs.gov.br/crbm

POE do 24º BPM apreende maconha em Alvorada

Nesta quinta-feira (26/01), às 22h15min, na rua Campos Verdes, bairro de mesmo nome, em Alvorada, Policiais Militares (PMs) do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) apreenderam adolescente com maconha.

Os PMs suspeitaram da atitude um jovem que portava um sacola. Os PMs abordaram e revistaram o jovem e localizaram, dentro duma sacola, 425 gramas de maconha. Diante dos fatos o adolescente de 16 anos foi apreendido e apresentado na 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada (1ªDppa).

Fonte: Divulgação BM

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Governo sinaliza com verticalidade salarial para a Brigada Militar

O presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), Aparício Santellano, esteve reunido na manhã de ontem com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, para mais uma rodada de negociações sobre o reajuste dos vencimentos da categoria. Santellano cobrou do Executivo uma reparação em relação ao reajuste concedido em 2011, com índices percentuais inferiores a outros postos e graduações da Brigada Militar. “Entregamos um documento para o secretário pedindo a recuperação dos salários dos sargentos e tenentes, que tiveram um aumento com índice dez vezes menor do que foi concedido aos capitães. Pedimos também a apresentação de um calendário de reajustes para a análise da categoria”, disse. Segundo Santellano, Pestana garantiu que apresentará calendário de reajustes que estabelecerá a verticalidade dos salários com os vencimentos de coronel. Uma nova reunião para apresentação definitiva dos índices deve acontecer na primeira quinzena de fevereiro. No ano passado, o Piratini apresentou reajustes em duas parcelas, em setembro de 2011 e abril de 2012, para as patentes. De acordo com Santellano, o reajuste representou apenas R$ 91,00 para a categoria. Representando a associação de entidade independentes da BM, esteve presente na reunião o Sargentos Dagoberto Valteman. Também estiveram no encontro o Comandante-geral da Brigada Militar, Cel Sérgio Abreu e o Secretário da Segurança, Airton Michel

Fonte:ASSTBM

Homem é preso por roubar produtos em mercado de Canela

Mulher que comprou itens furtados do local também acabou detida.

Na tarde de quarta feira, a 2ª Companhia Turística de Canela recebeu uma ligação da gerente de um supermercado informando que o segurança do estabelecimento havia detido um homem furtando mercadorias. O detido, de 37 anos, confessou que havia furtado uma chaleira, uma panela de pressão e dois jogos de panelas, com 4 peças cada, além de alimentos. Ele foi preso em flagrante por furto. Os policiais militares foram com o homem até o local onde ele havia vendido os produtos do furto e recuperou a mercadoria. A dona da casa que havia comprado os itens furtados também foi presa por receptação.

Fonte: VS Online

Três tiroteios e um assassinato envolvem famílias no Industrial

Troca de tiros gerou 12 horas de tensão e medo em vila do bairro.

Foto: Marcos Jorge/GES-Especial

Delegado Enizaldo Plentz foi até o local do conflito, que aconteceu na quarta-feira

Delegado Enizaldo Plentz foi até o local do conflito, que aconteceu na quarta-feira

A suposta desavença entre duas famílias transformou o bairro Industrial, em Novo Hamburgo, em uma praça de guerra durante aproximadamente 12 horas de clima de tensão e violência entre a noite de terça-feira e a manhã de ontem. Foram pelo menos três tiroteios que culminaram com uma vítima assassinada por disparos de arma de fogo e um suspeito preso em flagrante. O confronto aconteceu na esquina entre a Avenida 1.º de Março e Rua Augusto Pestana. Em diligências no local, o delegado Enizaldo Plentz e a escrivã Rosângela Vaz encontraram uma residência crivada de balas.

Algumas famílias permanecem acuadas e com o medo da morte. A vítima fatal foi identificada como Jeferson Lima da Silva, 19 anos. Ele foi morto na Rua Augusto Pestana, após intenso tiroteio. Próximo ao local do crime foram apreendidos sete fragmentos de projéteis, um cartucho de revólver calibre 38 e 11 pedras de crack. Segundo o delegado, apenas uma igreja separa as residências das duas famílias rivais. Vizinhos relataram que nem mesmo o estabelecimento religioso tem sido poupado, com vestígios de tiros por todos os lados.

Na zona de conflito - Na manhã de ontem, tanto a Polícia Civil quanto o Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar estiveram na zona de conflito e colheram dados sobre a explosão de violência ocorrida horas antes. Mesmo com a prisão de um homem em flagrante, alguns suspeitos foram intimados a prestar depoimento na DP. Por volta das 4 horas de ontem, dois suspeitos teriam disparado novamente contra a mesma residência de Gilmar Dutra. Na manhã de ontem, às 9 horas, teve início uma nova sequência de tiros. Na vila, o delegado Enizaldo Plentz (foto) deixou um recado: “É bom que parem com essa matança e se apresentem na delegacia, senão vai todo mundo preso.”

Fonte: VS Online

Suspeito é ferido em assalto a PM à paisana em Novo Hamburgo

O policial foi abordado enquanto seguia de moto na BR-116, no bairro Roselândia.

Um assalto frustrado na madrugada desta quinta-feira promovido por dois criminosos contra um policial militar à paisana acabou com um dos suspeitos baleado em Novo Hamburgo. Deivid Faria de Barros recebeu voz de prisão ao dar entrada no Hospital Municipal de Novo Hamburgo e ser reconhecido pela vítima.

Segundo o boletim policial, o PM circulava pela BR-116 em sua motocicleta, no bairro Roselândia, quando foi rendido por dois homens em uma moto CBX vermelha. Na fuga, os criminosos teriam iniciado um tiroteio depois que o policial se identificou e Barros acabou atingido. A moto da vítima foi encontrada abandonada na rodovia. Barros foi autuado em flagrante por roubo de veículo e ficou sob custódia da Brigada Militar.

Fonte: VS Online

Registrado vazamento de petróleo em Tramandaí

Causas do incidente ainda são desconhecidas

Vazamento em uma das monoboias da Transpetro, a cinco quilômetros da orla, em Tramandaí, foi registrado na manhã desta quinta-feira, durante operação de descarregamento de um navio. Por meio de nota, divulgada nesta tarde, a Transpetro informou que, imediatamente, equipes de contingência e o centro de defesa ambiental da companhia foram acionados para iniciar os trabalhos de contenção e remoção do produto.

Os órgãos ambientais, Agência Nacional do Petróleo e Capitania dos Portos foram notificados. As causas do vazamento estão sendo investigadas e ainda não foi possível quantificar o volume despejado no mar. Equipes da Transpetro, Comando Ambiental e Ibama estão no local fazendo a contenção da mancha de óleo, que vem se aproximando da praia, por conta do vento sudeste.

Orientados pelo comando ambiental, os salva-vidas estão solicitando aos banhistas que saiam da água e da beira-mar, devido à proximidade da mancha de óleo. Um avião foi utilizado para despejar produto destinado a facilitar a remoção do petróleo.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é preso por suspeita de estuprar filha em Passo Fundo

Servente de pedreiro negou o crime, hoje, em depoimento

Um homem de 31 anos foi preso, na tarde desta quinta-feira, em Passo Fundo, no Norte gaúcho, suspeito de ter estuprado a filha de oito anos. A prisão preventiva do servente de pedreiro foi decretada pelo juiz da 2ª Vara Criminal da comarca de Passo Fundo, Márcio César Monteiro. O caso ocorreu na tarde de domingo, próximo à residência da família, no bairro Valinho.

Segundo relato da mãe da menina, o pai levou as três filhas do casal a um mato para cortar lenha. Lá, conforme o relato, o suspeito mandou as duas mais novas para casa e ficou com a mais velha, supostamente abusada. Em casa, a criança se queixou de dores à mãe de dores e de não conseguir urinar. A mãe então constatou lesões na genitália da menina.

O suspeito foi ouvido hoje à tarde na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e negou o crime. O homem já havia sido acusado de tentativa de estupro contra uma vizinha, em 2009.

Fonte: Rádio Guaíba

Funcionário de shopping fica ferido em princípio de incêndio em Canoas

Fogo registrado em uma cozinha ocorreu devido ao superaquecimento de uma coifa

Um funcionário do Canoas Shopping sofreu queimaduras de 2° grau ao desligar a chave de luz de uma outra loja do centro comercial, na manhã desta quinta-feira. Durante a ação, um equipamento explodiu e feriu o rosto e as mãos do trabalhador. A identificação do funcionário ainda não foi repassada. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas.

O Corpo de Bombeiros foi chamado até o local por volta das 10h30min após receber informações de que um princípio de incêndio havia sido registrado no interior da cozinha de uma lanchonete, localizada na praça de alimentação do shopping. O fogo começou devido ao superaquecimento de uma coifa.

Um empregado do Canoas Shopping visualizou as chamas e apagou o fogo com o extintor. Com a fumaça, o sistema Sprinter, contra incêndio, foi acionado. Ao chegar à ocorrência, os bombeiros já encontraram a situação controlada.

Funcionários da praça de alimentação e clientes do shopping foram retirados do local por questões de segurança. A área chegou a ficar isolada para vistoria dos bombeiros, mas foi liberada no início da tarde, segundo a assessoria de imprensa do shopping.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é executado na zona Leste da Capital

Alexandre Martins de Lima, de 40 anos, tinha ficha criminal extensa

Um homem foi executado por volta das 13h desta quinta-feira na rua 1º de Setembro, no bairro São José, zona Leste da Capital. Alexandre Martins de Lima, de 40 anos, foi alvejado por cinco disparos dentro de casa. Segundo a Brigada Militar, a vítima tinha ficha criminal extensa por tráfico de drogas, homicídios e lesões corporais. A BM suspeita que o crime tenha sido motivado por ajuste de contas. O autor dos disparos fugiu a pé e segue foragido.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia apreende 11 quilos de cocaína no norte do Estado

Três homens foram presos por tráfico internacional de drogas durante operação

Cerca de 11 quilos de cocaína foram apreendidos em Erechim, no norte do Estado, na madrugada desta quinta-feira. Durante a operação, três homens foram presos por tráfico internacional de drogas.

A droga estava escondida em um compartimento oculto no interior do painel de um Gol, com placas de Curitiba (PR). Segundo a Polícia Federal de Passo Fundo, o veículo estava sendo acompanhado por um Palio, com placas de Foz do Iguaçu (PR).

Os motoristas foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal, por volta das 5h, na rodovia Erechim - Concórdia (BR-153), quando se encontravam com o motorista de uma caminhonete S-10, com placas de Erechim, que seria o comprador da carga. Os três foram levados à delegacia de Polícia Federal de Passo Fundo, onde foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas. Segundo a polícia, a cocaína teria saído do Paraguai e seria vendida em Erechim.

A Polícia Federal não divulgou os nomes dos presos devido a uma orientação que o órgão tem de preservar a identidade dos suspeitos.

Fonte: ClicRBS Passo Fundo

Polícia retoma buscas a empresário e adolescentes desaparecidos em Caxias do Sul

Trio foi visto pela última vez na terça-feira à noite

Polícia retoma buscas a empresário e adolescentes desaparecidos em Caxias do Sul Roni Rigon/Agência RBS

Veículo foi localizado no final da tarde desta quarta-feir Foto: Roni Rigon / Agência RBS

A Brigada Militar (BM) retomou, na manhã desta quinta-feira, as buscas a um empresário de 44 anos, seu filho de 15 e um amigo da família de 13, em Caxias do Sul. Os três sumiram na noite de terça-feira, supostamente depois de um assalto a uma moradia na localidade de São Luiz da 6ª Légua, na região do bairro Cruzeiro.

As buscas da corporação se concentram em comunidades do interior. Ainda na quarta-feira, policiais encontraram um utilitário Kangoo, documentos e alguns adevisos retirados da casa e da empresa em pontos diferentes da cidade.

Agentes da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) estiveram na moradia da família na manhã desta quinta-feira para tentar levantar mais informações sobre o caso.

O sumiço foi percebido na manhã de quarta-feira, quando funcionários encontraram os portões da empresa e da moradia fechados. Por volta das 10h, eles decidiram arrombar um dos acessos e encontraram os móveis da residência e da empresa revirados. Havia marcas de sangue pelo chão e alguns objetos como videogame e TVs teriam sido levados, além do Kangoo.

A identidade dos desaparecidos é mantida em sigilo para não prejudicar as investigações.

Fonte: Zero Hora