sábado, 5 de novembro de 2011

Brigada Militar aperta o cerco a fugitivo e comparsas

Um detento do Presídio Regional de Santa Cruz fugiu nesta manhã com a ajuda de quatro homens

A Brigada Militar (BM) de Santa Cruz do Sul aperta o cerco ao fugitivo do Presídio Regional e aos comparsas que ajudaram na fuga. De acordo com o capitão Cristiano Marconatto, chefe da 1ª Companhia, que coordena a operação, dezenas de PMs estão à procura de Alexandre de Oliveira, o Nerinho, 26 anos, nos matagais às margens da BR-471.

Por volta de 12h50, os PMs encontraram o Corsa, que havia sido roubado quatro horas antes de ser utilizado para despistar os guardas penitenciários no momento da fuga. O carro estava abandado próximo à usina de triagem de lixo, no Bairro Dona Carlota, e apresentava muitos sinais de sangue. Segundo Marconatto, os quatro tripulantes, que trocaram tiros com os guardas do presídio enquanto Nerinho fugia no Kadett conduzido pela esposa, devem estar feridos.

Os policiais seguem, portanto, com duas frentes de trabalho, uma para encontrar o fugitivo do Regional e outra segue atrás dos quatro tripulantes do Corsa. Ambas as buscas se concentram próximo ao Distrito Industrial de Santa Cruz.

ATUALIZADO ÀS 11h30

A Brigada Militar (BM) faz buscas no Distrito Industrial a Alexandre de Oliveira, o Nerinho, 26 anos, que fugiu hoje pela manhã do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Após quatro internos ensaiarem a fuga, apenas Nerinho conseguiu pular a cerca sem ser interceptado. A esposa do detento esperava num Kadett prata, em uma rua lateral do Regional, e eles seguiram em direção a Rio Pardo.

Após perseguição até o entroncamento da BR-471 com a RSC-287, no trevo da Universal Leaf, uma viatura da BM colidiu contra um caminhão e o fugitivo conseguiu sair do carro e se embrenhar nas matas às margens da 471.

A esposa de Nerinho ficou no Kadett e foi detida pelos policiais por ter ajudado na fuga. Havia sangue no carro, o que pode indicar que o foragido pode estar ferido. Ao ser avisada da ocorrência, a sogra de Nerinho foi até o local da colisão e também acabou detida por tentar impedir a prisão e desacatar as autoridades.


PUBLICADO ÀS 10h28

Dezenas de policiais e agentes penitenciários estão trabalhando na contenção de uma tentativa de fuga em massa no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul na manhã deste sábado. O fato ocorreu por volta das 10 horas e, de acordo com a Brigada Militar, dos quatro internos que ensaiaram a escapada, três deles foram interceptados antes mesmo de ultrapassar os muros do presídio. Um deles, João Veríssimo Pereira, conhecido como João Grandão, foi baleado na perna mas passa bem.

Apenas Alexandre de Oliveira, o Nerinho, conseguiu fugir. Ele teria recebido a ajuda de um Kadett prata, que passou em alta velocidade nas proximidades do Regional no momento da ação.

Os agentes ainda estão trabalhando na contagem dos presos e na normalização da situação. Os PMs por sua vez realizam buscas à Nerinho nos arredores da BR-471.

Fonte: Portal Gaz

Jovem baleada passa por cirurgia na Santa Casa de Rio Grande

Dos quatro feridos em tiroteio em saída de baile, três foram liberados

Baleada na saída de uma festa, Luciana de Mattos Correa, de 25 anos, passou por uma cirurgia e permanece no bloco cirúrgico, aguardando leito na Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande. Um homem armado disparou deixando quatro feridos, no fim da madrugada, na avenida Buarque de Macedo, no bairro Cidade Nova. Conforme a Polícia Civil, houve uma briga no interior da casa noturna, por motivos ainda desconhecidos. Sandro Souza, de 24 anos; Daniel da Silva Martins, de 21, e Jonathan Bernardes Vieira, de 23 anos, receberam alta entre a manhã e a tarde deste sábado. Informações preliminares dão conta de que Luciana é funcionária do estabelecimento.

Fonte: Rádio Guaíba

Colisão deixa dois mortos em Tramandaí

Acidente envolveu uma moto e um veículo Corsa na ERS 786

Um acidente entre um veículo Corsa de placas IJS 7021 e uma moto Suzuki de placas IEP 1949 matou um casal, perto das 16h45min, no km 18 da ERS 786, em Tramandaí, no litoral Norte. O Comando Rodoviário da Brigada Militar informou que as vítimas fatais eram ocupantes da moto. De acordo com o Hospital da Ulbra em Tramandaí, Normélio Francisco da Cruz, de 60 anos, chegou a ser internado com vida, mas não resistiu aos ferimentos. A carona da moto, identificada até agora como Maria Rosângela, faleceu na hora. O corpo permanece na via, para o trabalho da perícia.


Aguarde mais informações.

Fonte: Rádio Guaíba

Queda de avião de pequeno porte deixa piloto gravemente ferido em Eldorado do Sul

Avião experimental caiu de bico no chão durante testes de voo em Eldorado do Sul - Genaro Joner

Avião experimental caiu de bico no chão durante testes de voo em Eldorado do Sul
Foto:Genaro Joner

Acidente envolveu um avião experimental que passava por testes de voo

Um avião experimental caiu por volta das 14h deste sábado em Eldorado do Sul. O piloto Ricardo Costa Araújo, de 57 anos, sofreu fratura nas duas pernas e em um dos braços. Ele era o único ocupante da aeronave e fazia testes de voo no monomotor.


A queda ocorreu em uma área rural na fazenda Boa Vista, próxima ao Aeroclube de Eldorado, na BR-290. A perícia foi acionada para verificar o que provocou o acidente.


O piloto foi resgatado por um helicóptero da Brigada Militar (BM) e levado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) em Porto Alegre.


O proprietário do avião experimental, Tacillo Fröhlich, explicou que pela manhã o monomotor já havia apresentado falhas. Foi feita revisão e nada foi constatado. O acidente teria ocorrido na tentativa de retorno à base. Após a decolagem, o avião caiu de bico no chão.

— É difícil saber porque falhou. Pode ser por diversos motivos — disse o Fröhlich.

ZERO HORA

Fim de semana registra pelo menos 11 mortes violentas no RS

Foram sete assassinatos e quatro óbitos no trânsito

Desde as 18h de sexta-feira, pelo menos dez pessoas já morreram de foram violenta no Rio Grande do Sul. Sete foram assassinadas e três morreram em acidentes de trânsito.

ASSASSINATOS


Sábado
GRAVATAÍ (1) - A Brigada Militar encontrou um homem morto na rua Três Passos, na parada 64 da ERS 020. A vítima, ainda não identificada, foi descrita pelos policiais como sendo um homem branco, jovem e com vários sinais de disparos de arma de fogo na cabeça.


RIO GRANDE (1) - O jovem Alex Silveira Mendonça, de 21 anos, foi morto pelo padrasto. Conforme a Polícia Civil, o funcionário público Romano Marin, que confessou o crime, disse ter matado Alex por ele ser usuário de drogas e praticar agressões frequentes contra a mãe. Ele afirmou, ainda, ter disparado na direção do enteado para se defender. O crime ocorreu dentro da residência da vítima, na rua Saldanha Marinho.


Sexta-feira


PORTO ALEGRE (1) - Um homem foi encontrado morto no beco 18 da Ilha dos Marinheiros. Até o início da madrugada de sábado, a vítima não havia sido identificada.


PORTO ALEGRE (3) - Três homens foram mortos na rua Dorival Castilhos Machado, bairro Hípica. Oito homens, em dois veículos, invadiram uma residência no local e executaram os três homens e balearam uma criança. Uma idosa também vivia no local, mas saiu ilesa. As vítimas foram identificadas como Roger Silva da Silva, de 19 anos, Maicon Lindomar Paz Borba, de 22, e Artur Pereira, que não teve a idade divulgada.

CANOAS (1) - Um homem foi morto na rua Florianópolis, bairro Mathias Velho. A vítima foi reconhecida como Alexandre da Silva de Andrade, de 18 anos, sem antecedentes criminais. Testemunhas relataram que um homem em uma motocicleta vermelha passou disparando em direção à vítima, que morreu na hora.

TRÂNSITO


Sábado


CAPIRAVI DO SUL (1) - A condutora de um Pálio vermelho morreu ao bater contra o rodado de um caminhão, ao fazer uma ultrapassagem no km 55 da ERS-040. Mara Elisa Fraga de Fraga, de 50 anos, morreu na hora.


CAXIAS DO SUL (1) - Uma pessoa morreu na colisão entre um ônibus e um automóvel no perímetro urbano da BR 116. O acidente ocorreu no km 148 da rodovia. Marinalva Vivan Ramos, de 19 anos, era passageira do VW Gol que colidiu com o ônibus. Não houve feridos no coletivo.


BOA VISTA DO BURICÁ (2) - Duas pessoas morreram em um acidente na BR 472 quando um Santana bateu contra árvores ao sair da pista. Sidinei Paulo Schimit e Gerson Luiz Wilhelen morreram na hora. Leonardo Wolf teve ferimentos graves e foi encaminhado para um hospital da região.


Fonte: Rádio Guaíba

18º BPM DE VIAMÃO RECUPERA VEÍCULOS FURTADOS

Na sexta-feira (04/11), às 07h18min, na Rua Romalino Feijó de Fraga, Bairro Santa Cecília em Viamão, uma guarnição do 18º BPM localizou e recuperou, em via pública, o veículo FORD/CORCEL II, cor azul, placas IEX0616, que se encontrava em ocorrência de furto.

No sábado (05/11), às 12h10min, na Rua Barreto Viana, Bairro Florença em Viamão, policiais do 18º BPM recuperaram o veículo FIAT/UNO MILLE EP, cor cinza, placas IEW3385, em ocorrência de furto.

Às 16h32min, na Rua Astrogildo Barcelos, Bairro Vila Elza em Viamão, uma guarnição do 18º BPM recuperou o veículo GM/MONZA SL/E 1.8, cor dourada, placas IFD8316.

Os veículos recuperados foram recolhidos e apresentados na DP, onde foi efetuado o registro de ocorrência.

Fonte: 18ºBPM

Tombamento de caminhão interrompe alça de acesso da BR 116 à ERS 118

Veículo vazou óleo e deixou a pista escorregadia, em Sapucaia do Sul

O tombamento de um caminhão transportando móveis, na alça de acesso da BR 116 para a ERS 118, deixa a pista bloqueada, desde as 17h20min, no sentido interior-Capital, em Sapucaia do Sul. O motorista que quiser acessar a 118 precisa fazer o retorno na altura do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O caminhão permanece tombado na pista, que ficou escorregadia em função do vazamento de combustível. Bombeiros jogaram areia na estrada para absorver o óleo. O condutor não se feriu com gravidade.

Fonte: Rádio Guaíba

Jovem de 21 anos é morto pelo padrasto em Rio Grande

Conforme relato do autor do crime, vítima usava drogas e agredia a mãe

O jovem Alex Silveira Mendonça, de 21 anos, foi morto pelo padrasto, na madrugada deste sábado, em Rio Grande. Conforme a Polícia Civil, o funcionário público Romano Marin, que confessou o crime, disse ter matado Alex por ele ser usuário de drogas e praticar agressões frequentes contra a mãe. Ele afirmou, ainda, ter disparado na direção do enteado para se defender. O crime ocorreu dentro da residência da vítima, na rua Saldanha Marinho. Marin foi levado para a Penitenciária Estadual de Rio Grande.


Fonte: Rádio Guaíba

18º BPM DE VIAMÃO PRENDE HOMEM POR VIOLAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Foto Divulgação BM

Na sexta-feira (04/11), às 14h25min, na Av. Liberdade, Bairro Santa Isabel em Viamão, uma guarnição do 18º BPM abordou o veículo VW/PARATI CL, de cor Cinza, placas LZF1904, que estava com o licenciamento vencido, conduzido por EVERTON DIONISIO LESSA DA SILVEIRA, 33 anos, com antecedentes por conduzir veículo sem habilitação e outros crimes contra a economia popular, no interior do veículo foram localizados 1355 CDs e DVDs falsificados que foram apreendidos, e o veículo recolhido. O preso foi conduzido à DPPA, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Comunicação Social 18º BPM

Delegados gaúchos decidem boicotar operações até nova proposta de reajuste

Revoltada, categoria também sinalizou com pedidos de demissão em diretorias da Polícia Civil

Categoria permaneceu reunida ao longo do sábado. Foto: Paulo Nunes/CPFoto:

Categoria permaneceu reunida ao longo do sábado. Foto: Paulo Nunes/CP

Após recusarem uma proposta de reajuste salarial de 10% - parcelados em duas vezes -, os delegados gaúchos decidiram em asssembléia, na tarde deste sábado, adotar uma série de medidas de boicote e demissões, até que a principal reivindicação da categoria seja atendida: a equiparação salarial com procuradores, determinada pela legislação estadual. Em uma nota pública, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado (Asdep) informou que, enquanto não houver um novo acordo, a ideia da categoria é não participar das operações Verão, Serra e Fronteira, além de colocar à disposição cargos em confiança como os de diretor de departamento ou de divisão.


A lista de funções, nas quais pedidos de demissão podem ocorrer devido ao impasse, ainda abrange delegados regionais e cargos na Secretaria Estadual de Segurança Pública. A nota da Asdep também deixa claro que foram suspensas "as operações que vêm sendo feitas para gerar a chamada 'agenda positiva' para o Governo". Outra retaliação definida é a promessa de que a carga horária de 40 horas semanais não vai ser excedida. Convites para ministrar aulas na Academia de Polícia também não serão aceitos.
Na sexta-feira, o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, anunciou a proposta de reajuste, em duas parcelas: a primeira delas de 5%, em janeiro, e os 5% restantes em abril, garantindo pelo menos R$ 700 a mais para os delegados em início de carreira. A proposta surgiu depois de uma reunião entre a Casa Civil e Asdep, na quinta.


Conforme o Palácio Piratini, o realinhamento com o salário de procuradores do Estado, de R$ 15 mil, só deve ser negociado em 2012. “Formulamos esta proposta de aumento de 10%, mas as negociações continuam abertas em busca da equiparação”, declarou Michels. O secretário ainda disse que a categoria havia entendido as dificuldades para um reajuste maior. “Estamos em início de governo, apenas dez meses, e tudo depende do estado das finanças”, assegurou.


Na assembleia de hoje, a Asdep admitiu a possibilidade de a equiparação não ocorrer imediatamente, mas a longo prazo, com o reconhecimento formal do direito através de um projeto de lei. A Associação ainda classificou como estranho "que a mesma dificuldade do tesouro não se tenha verificado quando, recentemente, o Governo corrigiu a remuneração dos Procuradores do Estado, aumentando ainda mais o fosso remuneratório entre as duas carreiras".
Fonte: Rádio Guaíba

18º BPM DE VIAMÃO PRENDE HOMEM FORAGIDO DA JUSTIÇA

Na sexta-feira (04/11), às 19h30min, na Rua Brasília, Bairro Itapuã em Viamão, uma guarnição do 18º BPM abordou e prendeu, em via pública, LUIS CARLOS DA SILVA, 39 anos, com antecedentes criminais por estelionato, furto (4x) e roubo, que se encontrava na situação de foragido da justiça. O preso foi conduzido à DPPA, onde foi efetuado o registro.

Fonte: 18º BPM

Criança é agredida por colegas dentro de ônibus escolar em Encruzilhada do Sul

Além de levar socos e pontapés, garota de 11 anos teve o cabelo cortado

Uma menina de 11 anos foi agredida por estudantes dentro de um ônibus escolar em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo. Estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Morales, a menina chegou em casa, no interior do município, com a camiseta ensanguentada, os pulsos inchados e o cabelo cortado. Com um celular, um estudante registrou quase cinco minutos das cenas de violência.


De acordo com a criança, os alunos voltavam para casa, nesta quinta-feira, após a aula, quando um grupo de meninas mais velhas, com cerca de 15 anos, começou a ameaçar e xingar a mais nova.


— Não sei por quê! Acho que elas implicam comigo porque eu sou gordinha e elas são magras. Nunca fiz nada para ninguém e elas não me deixam em paz — conta a menina.


De acordo com ela, o grupo de garotas se fechou em torno dela e a agrediram com socos, tapas no rosto e até cortaram o cabelo.


— Meu nariz começou a sangrar! Gritei por socorro, mas ninguém me ajudou. O motorista não parou o ônibus para me socorrer — lamenta.
Incidente foi registrado na delegacia


Nesta sexta-feira, acompanhada do pai, a menina esteve na Delegacia de Polícia de Encruzilhada do Sul para registrar ocorrência e entregar o vídeo para o delegado.

 
— Enquanto não me garantirem segurança, eu não mando mais minha filha para o colégio — disse o pai, que garante que essa não é a primeira vez que a filha é agredida pelas mesmas meninas.


De acordo com o delegado Leônidas Cavalcante, por se tratarem de menores, será instaurado um procedimento de ato infracional por lesão corporal, injuria e ameaça. Também será apurado se o motorista do ônibus foi omisso.
O pai da menina também esteve na Secretaria Municipal de Educação.

 
— Conversei com a diretora da escola e vamos chamar todos os pais das alunas para uma conversa na próxima semana — afirmou a secretária Nazaré Cristina da Silva Baroni.


O responsável pela empresa de transporte que presta o serviço para a Secretaria de Educação, Wespasiano Soares, disse que o motorista foi afastado após o incidente.

ZERO HORA

3° BOE recupera veículos roubados em Passo Fundo

Uma guarnição do 3° Batalhão de Operações Especiais recuperou, durante a manhã de quinta-feira (3), um automóvel Ford Fusion que havia sido roubado durante a noite de quarta-feira (2), na Rua Uruguai, no Centro.A vítima, de 35 anos estava chegando em casa quando foi abordada por dois homens, um deles armado com um revólver. Os criminosos fugiram levando o veículo e a carteira com os documentos da vítima.O veículo foi recuperado durante a manhã de quinta-feira quando os policiais realizavam uma barreira, por volta das 9h, na Avenida Rio Grande. O motorista do Fusion, ao perceber a barreira policial fez o retorno e fugiu.Os policiais iniciaram o acompanhamento e conseguiram parar o veículo. Em consulta ao sistema, os policiais constataram tratar-se do veículo roubado durante a noite de quarta-feira. O acusado foi algemado e colocado na cela da viatura por ter resistido à abordagem.A guarnição foi até a residência do acusado e a esposa dele confirmou que outros dois homens teriam chegado ao local durante a madrugada e trocaram os pneus do veículo, juntamente com o homem preso.Os policiais também encontraram um macaco e uma chave de rodas pertencentes ao carro roubado. O acusado foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo para exame de lesões corporais, sendo apresentado na Delegacia de polícia de Pronto Atendimento e recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.

Voyage estava sendo desmontado

Outra guarnição do 3° Batalhão de Operações Especiais prendeu dois homens por receptação, por volta das 12h30, na Rua Manoel Portela, na Vila Annes. Os policiais foram informados que três homens estariam desmontando um Voyage no local.Quando os policiais chegaram, os acusados, ao perceberem a aproximação da viatura, tentaram fugir. Dois deles foram capturados pelos policiais. Outro acusado foi preso na Avenida Rui Barbosa no bairro Petrópolis. O terceiro acusado, que estaria portando uma arma de fogo, conseguiu fugir.Os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foram autuados por receptação e liberados após o pagamento de fiança. O carro, parcialmente desmontado, foi restituído ao proprietário.

 

Fonte: O NACIONAL

Vídeo mostra resgate de motorista que caiu de penhasco

Mesmo com queda de mais de 20 metros, vítima saiu consciente do local, em Dois Irmãos

Imagens feitas por um cinegrafista da TV Record mostram o impressionante resgate de um motorista que caiu de um penhasco de mais de 20 metros de altura, em Dois Irmãos, na tarde desta sexta-feira. No vídeo, Joares Afonso Thiesen é içado em uma maca, no meio do matagal onde o carro caiu.


Ele recebe os primeiros socorros e é atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mesmo com a queda, ele foi resgatado consciente pelos bombeiros e encaminhado ao hospital do município.


O acidente aconteceu no km 220 da BR 116. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima trafegava no sentido Interior-Capital quando teria perdido o controle em uma curva.


Veja imagens do resgate:

Um homem de 56 anos perdeu o controle de um Palio e caiu em um penhasco de mais de 20 metros de altura, no km 220, BR 116, em Dois Irmãos, na tarde desta sexta (04).

Fonte: Correio do Povo

Três homens são executados na Capital

Ninguém foi preso

Três homens foram mortos, na noite desta sexta-feira, na rua Dorival Castilhos Machado, bairro Hípica, na zona Sul de Porto Alegre. De acordo com os policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM), oito homens, em dois veículos, invadiram uma residência no local e executaram os três homens e balearam uma criança. Segundo os policiais, os homicidas cercaram a casa não dando um ponto de fuga para os executados.

As vítimas foram identificadas como Roger Silva da Silva, de 19 anos, Maicon Lindomar Paz Borba, de 22, e Artur Pereira, que não teve a idade divulgada pelos policiais. A criança, que foi atingida com um tiro na perna, foi encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro, mas não corre risco de morte.

O capitão Euclídes Neto, que coordenou a operação, informou que havia cartuchos deflagrados identificados no local de calibres 12, 38 e 45. Outras duas pessoas, uma idosa e uma criança, estavam no local. Segundo os policiais, no depoimento da idosa, ela identificou os criminosos pelo nome. Os suspeitos fugiram do local. Ninguém foi preso. Ainda não se sabe a motivação do crime. O local está isolado para o trabalho da perícia.


Fonte: Rádio Guaíba

Operação vai monitorar pontos perigosos das estradas gaúchas

O trecho mais violento é o da BR 116 em São Leopoldo

Uma parceria inédita envolvendo Detran, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) irá monitorar o trânsito em 19 pontos considerados perigosos das rodovias gaúchas. O objetivo da medida batizada de “Operação Viagem Segura” é tentar reduzir as mortes no trânsito do Estado. O projeto foi apresentado na tarde desta sexta-feira no Palácio Piratini e terá início no feriado prolongado do próximo dia 15.


As duas polícias vão operar juntas em ações de fiscalização principalmente nos acessos entre BRs e rodovias estaduais. Em alguns casos, a Polícia Civil atuará junta para lavrar casos de flagrante quando for o caso. A operação está programada para ocorrer nas saídas e retornos de feriadões.
Quase 6,9 mil perderam a vida em rodovias do RS desde 2007


Durante o lançamento da operação, foram apresentadas algumas estatísticas sobre os últimos quatro anos no trânsito gaúcho. De 2007 para cá, houve 5.980 acidentes com vítimas fatais, que resultaram 6.843 mortes. O trecho mais perigoso é o da BR 116 em São Leopoldo, onde 46 pessoas morreram desde 2007.


O levantamento mostrou ainda que a taxa de mortos no trânsito cresceu de 3,9 mortos por dia para 4,7. Porto Alegre, Lajeado, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria são cidades com alta taxa de mortalidade no trânsito

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

18º BPM DE VIAMÃO PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO

Na quinta-feira (03/11), às 11h43min, no Beco dos Rosas Bairro Estância Grande em Viamão, uma guarnição do 18º BPM abordou o veículo VW/SANTANA CG, cor cinza, placas IBI5525, que ao ser feita a averiguação no motor, foi contatada a numeração 008347 pertencente ao veículo VW/SANTANA GLS, cor azul, placas IKM1146, em ocorrência de furto. A guarnição deu voz de prisão ao condutor RENATO COSTA DA SILVA, 33 anos, que foi apresentado, juntamente com o veículo recolhido, à DPPA, onde foi lavrado o APFD.

Fonte: 18º BPM

18º BPM DE VIAMÃO PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS

BRUNO LUIS LOUREIRO DOS SANTOS RG 5107397985

Fonto:Divulgação BM

Na quinta-feira (03/11), às 16h48min, na Rua Presidente Vargas, Bairro Esmeralda em Viamão, uma guarnição do 18º BPM abordou em via pública BRUNO LUIS LOUREIRO DOS SANTOS, 20anos, com antecedentes por vias de fato e tráfico, que trazia consigo 23 pedras de crack e R$142,00, procedentes do tráfico de drogas. A guarnição apreendeu o material e deu voz de prisão a Bruno que foi conduzido à DPPA de Alvorada, onde foi lavrado o Flagrante.

22 PEDRAS

Fonte: 18º BPM

Dentistas homenageados pela Brigada Militar - CRPO/VRS


Na tarde de sexta-feira (4/11) na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos o Chefe do Estado Maior Tenente Coronel Carlos Armindo Thomé Marques homenageou os Dentistas que realizam o serviço voluntário de atendimentos odontológicos para todo o efetivo da Brigada Militar do Vale dos Sinos.

Como forma de agradecimento e pelo dia do dentista (que foi na data 25 de outubro) e devido esta Ação Social realizada pelo Dr. Maurício Fries e Dr. Marcelo Victorino profissionais que disponibilizam tempo para um serviço voluntário o T. Coronel Marques homenageou com uma pequena lembrança.

O cirurgião dentista Marcelo Soares Victorino especialista em implante com clinica particular na Gen. Osório, Bairro Hamburgo Velho começou o trabalho há quatro meses no Comando Regional tem planos para fazer concurso para Oficialato da Brigada Militar juntamente com o Dr. Maurício Fries ambos desejam ser Oficiais.

Fonte: CRPO/VS

3º BPAT – APREENDE POR RECEPTAÇÃO E VEÍCULO CLONADO EM BENTO GONÇALVES

No dia 02/11/2011 por volta de 14horas, esta ALI recebeu uma denuncia anônima relatando que na Rua Dr. Lafayt Travassos, Loteamento Bertolini, havia um caminhão furtado estacionado na via, e que estava com outra placa.

Um Agente desta ALI deslocou para averiguar a denuncia e verificou que o veiculo estava realmente no local indicado, em circulação conforme o sistema de consultas integradas, feito contato com o proprietário Sr. JOÃO A. o qual informou que seu veiculo estava em uma revenda de na cidade de Garibaldi.

Mas o Agente desta ALI persistiu e consultou também o numero da ANTT, onde verificou-se a placa verdadeira e que este caminhão havia sido Furtado em Caxias do Sul no dia 24/08/2011 na Av. Antonio Frizzo. Diante deste fato, Agentes desta ALI passaram a monitorar o local desde a hora da denuncia até a tarde de hoje.

Onde por volta de 13h o acusado Sergio R., por, chegou ao local conduzindo a S-10 de sua propriedade, e foi ate onde estava o referido Caminhão, sendo que nesse momento apareceram também neste local os indivíduos Vanderli A., detento do Regime Semi-Aberto, Cristiano A., com antecedente e o menor E. sem identidade, estes indivíduos saíram no veiculo S-10 e Sergio no referido caminhão,

Imediato foi feito contato com a Sala de Operações que deslocou duas viaturas onde logo foram abordados a Caminhonete s-10 que era conduzida por Vanderli, quando SERGIO avistou a viatura tentou fugir entrando em uma rua antes descendo em alta velocidade, parando o referido caminhão bruscamente e tentando fugir a pé, mas logo sendo abordado pela guarnição, e dado voz de Prisão e conduzidos a DPPA para lavratura do flagrante .

Fonte 3º BPAT

18º BPM DE VIAMÃO PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA

imagem

Foto Divulgação BM

Na quinta-feira (03/11), às 18h50min, no Beco do Malacara, Bairro Lomba Tarumã em Viamão, uma guarnição do 18º BPM abordou e prendeu, DIEGO ROSA MALMO, 28 anos, com antecedentes por entorpecente posse, furto, ameaça e desobediência, que se encontrava na situação de foragido da justiça. O preso foi conduzido à DPPA de Alvorada.

Fonte: Comunicação Social 18º BPM

3º BPAT - Apreende Moto Que Estava Sendo Trocada por Droga em Bento Gonçalves

No dia 03/11/2011 uma guarnição da Brigada Militar foi solicitada por Ademar T. que informou que a sua moto, foi furtada. A VTR assim que entrou no Bairro Conceição localizou a moto próxima de dois menores, que disseram que deram vinte reais para Ademar. para ficar com a moto ate o anoitecer.

A vítima Ademar foi reconhecido pela BM, ele havia trocado a moto por drogas em outra ocasião, a moto foi recolhida, Ademar se diz proprietário, a referida esta em nome de outra pessoa. Todas as partes conduzidas a delegacia para registro.

Fonte: 3ºBPAT

DOADORES DE SANGUE

A mãe do soldado Alan da Silva Mello, está necessitando de sangue, tipo sanguíneo O, A e B negativo.

As doações podem ser feitas no Banco de Sangue da Santa Casa de Porto Alegre para a Sr.ª SILI DA SILVA MELLO.

Somente com as doações de sangue esta senhora irá conseguir fazer sua cirurgia.

Os doadores podem entrar em contato com a Comunicação Social do Comando Regional – VRS Tel. 35846803 ou 84256562.

Os familiares agradecem e disponibilizam condução até o hospital

Fonte: CRPO/VS-BM

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

18º BPM VIAMÃO PRENDE HOMEM QUE AMEAÇAVA A IRMÃ GRÁVIDA

Na quinta-feira (03/11), às 05h40min, na Rua Carlos Alberto Mendonça, Bairro Augusta em Viamão, uma guarnição do 18º BPM prendeu FELISBERTO HENRIQUE BALBINO DOS REIS, 28 anos, usuário de drogas, que ameaçou de morte a irmã grávida e estava muito agressivo, sendo conduzido à DPPA de Alvorada onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: 18º BPM

Receita Federal e PRF apreendem contrabando em Lajeado

Três veículos foram retidos com eletrônicos, vestuário e brinquedos

Agentes da Receita Federal (RFB) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em operação conjunta no início da madrugada desta sexta-feira, 4, em Lajeado, apreenderam três veículos carregados com mercadorias estrangeiras contrabandeadas procedentes de Foz do Iguaçu.

Os veículos, dois Monzas, ambos com placas de Canoas, e um Crossfox, com placas de Sombrio, tinham como destino Porto Alegre e transportavam eletrônicos, vestuários e brinquedos. Estima-se que a apreensão, entre veículos retidos e mercadorias, possa chegar a R$ 70 mil.

Os motoristas após serem identificados foram liberados. Os veículos e as mercadorias serão encaminhadas para o depósito da Receita Federal. Os responsáveis serão autuados e, posteriormente, representados junto ao Ministério Público Federal pelo crime de contrabando e/ou descaminho dependendo do caso.

Participaram da operação agentes da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho - DIREP da Receita Federal, agentes da Receita Federal da Delegacia de Santa Cruz do Sul e Policiais Rodoviários do Posto de Lajeado.

Fonte: VS Online

"Foi horrível o que vi", diz cliente que achou mulher morta em cafeteria

Lidiane Correa foi atacada com uma facada no pescoço logo após abrir estabelecimento nesta manhã, em Taquara.

Proprietária de cafeteria em Taquara foi encontrada morta por uma cliente

Proprietária de cafeteria em Taquara foi encontrada morta por uma cliente

A cliente Maria Lúcia Tapel foi a primeira pessoa que encontrou morta a proprietária de uma cafeteria em Taquara. A mulher, que disse fazer diariamente a refeição matinal no estabelecimento, relata que achou Lidiane Correa, 25 anos, caída na dispensa. Ela contou ainda que quando entrou na cafeteria, por volta das 8h15, a vítima teria pedido para que retornasse dentro de alguns minutos pois estava terminando de organizar os lanches. “Retornei por volta das 8h30. Entrei e vi que a Lidiane não estava no balcão. Então bati palmas e chamei por ela, que não me respondeu. Então fui até o banheiro e vi que ela também não estava lá. Daí abri a cortina da outra sala e vi o corpo dela todo ensanguentado. O pescoço estava cortado. Fiquei muito nervosa. Foi horrível a cena que vi”, salienta Maria Lúcia, que ainda conta que saiu correndo para avisar o pai da vítima, que é dono de um outro estabelecimento comercial, localizado próximo à cafeteria.

Já a irmã da vítima, Luciana Correia conta que Lidiane costumava ficar sozinha das 8h30 às 9h30 enquanto não chegavam os outros funcionários. “ A papeleira que é cliente de todos os dias saiu correndo para avisar meu pai. Foi então que ele saiu correndo para socorrer minha irmã. Quando ele chegou lá, ela ainda estava quente. Então levaram para o hospital, mas ela não aguentou. Ela era bem brincalhona, não tinha inimigos. Não sabemos o que aconteceu”, ressalta Luciana.

Vítima tinha sonho de ser pedagoga

Lidiane Correia fazia Faculdade de Pedagogia nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Era casada e não tinha filhos. Tinha planos de se formar e seguir na carreira do magistério.

O crime

Lidiane Correa foi assassinada por volta das 8h30, enquanto trabalhava. A Brigada Militar e Polícia Civil interditaram a cafeteria, que se localiza no Centro do município, próximo a prefeitura de Taquara. Conforme relatos de testemunhas, a vítima foi socorrida por familiares e encaminhada para o Hospital Bom Jesus de Taquara ainda com vida, mas devido ao grave ferimento no pescoço, não resistiu e acabou morrendo. De acordo com familiares nada foi roubado do local e não há suspeitos. A polícia investiga o caso.

Fonte: VS Online

Assaltantes levam carga de cigarros no Bela Vista em São Leopoldo

Condutor não foi ferido e não soube informar quanto foi levado.

Uma carga de cigarros foi roubada na manhã desta sexta-feira no Loteamento Bela Vista, bairro Boa Vista, por volta das 9 horas. Três homens abordaram o motorista no momento que ele descarregaria em uma lancheria. O condutor estava um Ducato, que não foi levado pelos assaltantes, que fugiram em um Vectra. A vítma não foi ferida e relatou para a Brigada Militar que os ladrões portavam armas longas. Ele não soube informar a quantidade levada.

Fonte: VS Online

Brigada Militar encontra automóvel do deputado federal Fernando Marroni (PT)

Político foi assaltado na noite dessa quinta-feira em Pelotas

A Brigada Militar de Pelotas recuperou, nessa tarde, o automóvel do deputado federal Fernando Marroni (PT), que havia sido roubado na noite de quinta-feira, em Pelotas, no sul do Estado. O Ford Fusion foi achado no bairro Pestano, com um vidro quebrado e o porta-malas com marca de tiros.
O deputado foi assaltado, ontem a noite, ao parar em uma sinaleira na esquina da rua professor Araújo com a praça 20 de Setembro, no Centro de Pelotas. Ex-prefeito da cidade, Marroni seguia para casa, quando três homens, correram em direção ao automóvel. Um deles chegou a disparar um tiro, que atingiu o parabrisas traseiro. Outro, estourou o vidro da porta do motorista com o revólver e retirou o deputado do carro, com a arma apontada para a cabeça dele, enquanto um terceiro assumia a direção. O trio tentou levar o político, mas não conseguiu acionar o destravamento das portas traseiras. A Polícia já identificou os suspeitos, porém, ninguém foi preso.


Fonte: Rádio Guaíba

Operação que combate tráfico de drogas próximo a escolas já prendeu 70 em Porto Alegre

Nessa quinta-feira, um homem foi preso vendendo maconha no estacionamento da PUC

A Operação Anjos da Lei, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), já prendeu 70 pessoas entre traficantes e usuários de drogas, em Porto Alegre. As ações ocorrerem em locais próximos a escolas municipais, estaduais, creches, universidades, postos de saúde e praças públicas, onde a movimentação de crianças e adolescentes é maior.
Segundo o delegado Heliomar Franco, em pouco mais de cinco meses, as investigações se concentraram nas instituições de ensino mais movimentadas da capital e em locais de maior vulnerabilidade. Ele afirma que o crime de tráfico de entorpecentes realizado próximo a escolas basta para o aumento da pena prevista na Lei Antidrogas. Rencemente, uma decisão da Sexta Turma do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), manteve condenação de cinco anos e dez meses de reclusão em regime fechado a um homem flagrado traficante próximo a uma escola.
A última prisão ocorreu na noite dessa quinta-feira, no bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre. Um homem foi detido, em flagrante, vendendo maconha a dois estudantes no estacionamento da PUC, próximo a Avenida Cristiano Fisher. Ele estava em um automóvel Gol e foram encontrados meio quilo da droga. O homem foi encaminhado ao Presídio Central.


Fonte: Rádio Guaíba

Mulher é baleada em frente a uma escola na zona Sul da Capital

Vítima foi atingida na perna e passa bem

Uma mulher foi atingida na perna direita durante uma troca de tiros entre quadrilhas rivais na Restinga Velha, na tarde desta sexta-feira. Najara Gonçalves Pires Oliveira, de 36 anos, passava em frente a Escola Municipal Vereador Carlos Pessoa de Brum, na rua Abolição, quando foi alvejada com um disparo. Ela foi encaminhada ao posto de saúde do bairro, em estado regular, e depois foi transferida para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde recebe atendimento.
Após realizar buscas na região, a Brigada Militar prendeu Rodrigo da Rosa da Costa, de 25 anos, que portava um revólver calibre .38. Conforme os policiais, o jovem possui diversos antecedentes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídio. Ele foi levado para a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro da ocorrência.


Fonte: Rádio Guaíba

Santa Maria: criança tem 60% do corpo queimado em incêndio

Estado de saúde do menino é grave. Hospital de Santa Maria aguarda vaga em Porto Alegre para encaminhar a criança

Curto-circuito provocou incêndio que deixou criança de 6 anos em estado graveFoto:

Curto-circuito provocou incêndio que deixou criança de 6 anos em estado grave

O menino Wesley de Oliveira Garcia, de 6 anos, estava em casa com a mãe e outros quatro irmãos, quando começou um incêndio. De acordo com o boletim médico, o pequeno Wesley teve 60% do corpo queimado e permanece internado em estado grave no Hospital Universitário de Santa Maria. A mãe e uma irmã, de 2 anos, também foram encaminhadas para o hospital e estão em observação.
No Hospital Universitário, em Santa Maria, não há um setor especializado para atender pacientes com queimaduras. A direção da instituição espera vaga em um Hospital de Porto Alegre para que a criança seja atendida.


Fonte: Rádio Guaíba

Carro despenca de penhasco de mais de 20 metros em Dois Irmãos

Motorista, que estava sozinho no veículo, foi resgatado consciente

Um homem de 56 anos perdeu o controle do automóvel Palio e caiu em um penhasco de mais de 20 metros de altura no km 220 BR 116, em Dois Irmãos, no começo dessa tarde. Joares Afonso Thiesen foi resgatado consciente pelos bombeiros e encaminhado ao hospital do município. A vítima trafegava no sentido Interior-Capital quando teria perdido o controle em uma curva.


Fonte: Rádio Guaíba

Mortes de gestante e filho em Arvorezinha motivam 9ª sindicância do Cremers em 60 dias

Conselho investiga casos de mau atendimento na saúde pública do Rio Grande do Sul

O Conselho Regional de Medicina (Cremers) está tomando providências para abrir, ainda nesta tarde, a 9ª sindicância em menos de 60 dias para investigar casos de mau atendimento na saúde pública do Rio Grande do Sul. O motivo é a morte de uma gestante e do filho em gestação, no dia 22, em Arvorezinha, no vale do Taquari. O fato chegou ao conhecimento da imprensa na tarde de ontem, quando foi divulgado pela Rádio Guaíba.
A mulher morreu após esperar mais de 12 horas por um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Tagiane Lima Scheffer, de 30 anos, foi internada ao se sentir mal. Submetida a uma cirurgia no hospital de Arvorezinha, ela perdeu o bebê. Exames constataram que a mulher era portadora da Síndrome de Hellp, uma complicação que, se não tratada rapidamente, pode levar à morte.
Segundo o prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorssatto, por cerca de 12 horas, o município procurou, em todo o Estado, um leito para a paciente. Uma vaga chegou a ser encontrada em Bagé. A equipe médica avaliou, no entanto, que ela não tinha forças para resistir à viagem de quase 500 km. A paciente foi levada, então, para o Hospital da Ulbra, em Canoas, mas não resistiu à falta de tratamento imediato.
Para o presidente do Cremers, Fernando Matos, o Estado faz de tudo para não gastar com a compra de leitos quando faltam UTIs disponíveis em hospitais conveniados. Matos denunciou que no caso da gestante Elisiane San Martin, de 34 anos, de Santa Vitória do Palmar, que precisou percorrer mais de 500 km para dar à luz a gêmeos no vale do Sinos, havia leito para ser comprado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o início da busca por uma vaga, que só foi possível em Novo Hamburgo. O caso também gerou uma sindicância do Cremers.


Fonte: Rádio Guaíba

Piratini promete a oficiais da BM mesmo reajuste que será anunciado a delegados

Índice deve ficar entre 8% e 11%, conforme a Asof

Oficiais de nível superior da Brigada Militar (BM) receberão o mesmo índice de reajuste salarial que será oferecido a delegados de polícia. A informação é do presidente da Associação dos Oficiais da BM (Asof). O tenente-coronel José Carlos Riccardi, esteve reunido com o comandante da corporação, coronel Sérgio Abreu, nessa manhã, quando a proposta do Piratini foi oficializada, garantiu ele. De acordo com o dirigente da Asof, o percentual que será oferecido a delegados e oficiais ficará entre 8% e 11%.
O oficial comemorou o anúncio, mas acrescentou que a meta é fazer com que um capitão ganhe o mesmo que um delegado de 1ª classe - de início de carreira. Hoje, a diferença é de 40%. Um major, o mesmo salário de delegado de 3ª classe. Tenente-coronel, o que ganha um delegado de 2ª e um coronel, salário igual a de um delegado de 1ª classe. A data em que será apresentada a proposta aos oficiais ainda esta indefinida.
Em uma entrevista coletiva marcada para esta tarde, às 16h30min, o secretário da Segurança, Airton Michels, vai anunciar o índice oferecido a delegados. Na manhã, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, adiantou que a reposição vai ser inferior à que buscam os policiais civis. Eles querem ganhar o mesmo que os procuradores do Estado, que recebem mensalmente cerca de R$ 15 mil, praticamente o dobro.

Fonte: Rádio Guaíba

Bandidos assaltam padre em Caxias do Sul e roubam dinheiro recolhido nas missas de Finados

Rubens Brun, 45 anos, foi abordado por dois homens armados e encapuzados

charge_padre_landell

O padre Rubens Brun, 45 anos, pároco de Forqueta, foi vítima de um assalto na casa paroquial em Caxias do Sul. Ele foi abordado por dois homens armados e encapuzados. A residência fica ao lado da igreja matriz do bairro, na Avenida Artur Perotoni.


Depois de rezar cinco missas na quarta-feira, Dia de Finados, o religioso foi até a chácara de amigos para jantar e tocar gaita. Ao retornar para casa, o padre mal havia estacionado o carro na garagem quando os homens lhe apontaram revólveres. O padre ficou surpreso com a ordem dos bandidos.


— Eles pediram onde estavam as armas e o cofre. Não há armas na casa paroquial — relata o padre.


Os assaltantes roubaram um computador de mesa, um notebook, um par de tênis e o dinheiro recolhido nas ofertas das missas de Finados. Um carro deu apoio à ação, mas não foi possível ver quantas pessoas estavam no veículo.

Fonte: Zero Hora

Motorista a 175 km/h é detido com ajuda de helicóptero em Sarandi

Jovem de 25 anos, que tinha carteira de habilitação suspensa, foi monitorado durante fuga e localizado em casa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF)

De helicóptero, policiais fizeram acompanhamento do veículo em fuga - Fotos PRF, Divulgação

De helicóptero, policiais fizeram acompanhamento do veículo em fuga
Foto:Fotos PRF, Divulgação

Um motorista foi detido após ser flagrado a 175 km/h por volta das 16h de quinta-feira na rodovia Carazinho-Sarandi (BR-386), em Sarandi, no norte do Estado. O jovem de 25 anos tentou fugir em um Golf, com placas de São Paulo (SP), mas foi monitorado por um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e localizado na cidade.
De acordo com a PRF, ele já tinha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e foi encontrado em Sarandi, onde mora. Após cometer a infração no quilômetro 141, ele teria dirigido em alta velocidade, inclusive no perímetro urbano. O jovem foi autuado por direção perigosa, desobediência e por violar a suspensão da CNH.

Foto: Polícia Rodoviária Federal / Divulgação
A polícia também apreendeu no pátio da casa do condutor uma moto, que estaria em posse dele, com sinais de adulteração na placa. O condutor foi liberado após registro da ocorrência na Polícia Civil.
O helicóptero que auxiliou na captura do motorista está na região para reforçar os trabalhos da Operação Sentinela.

Fonte: ZERO HORA

Mulher é detida em casa noturna por tráfico de drogas na Capital

Jovem não tinha antecedentes criminais

Uma mulher foi detida, na noite desta quinta-feira, por tráfico de drogas, ao tentar entrar em uma casa noturna do Centro de Porto Alegre. De acordo com os policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), Franciele de Almeida Maciel, de 21 anos, foi detida pelos seguranças do local, que acionaram a Brigada Militar. A jovem não tinha antecedentes criminais. Ela portava uma quantidade pequena de maconha.


Fonte: Rádio Guaíba

BM prende acusado de receptação na Serra

Detido em campana tinha antecedentes por posse ilegal de arma, roubo a estabelecimento comercial e até motim

Um homem foi preso por receptação de um caminhão, de cor vermelha, em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. De acordo com o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) da Brigada Militar (BM), moradores do Loteamento Bertolini informaram, nessa quarta-feira, que o veículo havia estacionado no local e que a suspeita era de roubo. Uma guarnição foi verificar a placa e constatou que o modelo era clonado.


Uma campana foi montada e, na manhã desta quinta-feira, um homem foi buscar o veículo. Sérgio Rodrigues da Silva, de 42 anos, com antecedentes criminais por posse ilegal de arma, roubo a estabelecimento comercial, motim, receptação de veículos e suspeita de homicídio, foi detido tão logo tentou sair com o caminhão.


Fonte: Rádio Guaíba

Brigada prende homem com pistola 365 no Centro de Porto Alegre

Flagrante será registrado na Delegacia de Pronto Atendimento

A Brigada Militar prendeu uma pessoa portando uma pistola calibre 365 no Centro de Porto Alegre no final sda madrugada desta sexta-feira. A prisão ocorreu no Bar Casa Blanca, na rua Marechal Floriano. O infrator será apresentado na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Porto Alegre.

Fonte:nRádio Guaíba

Deputado Fernando Marroni é assaltado e tem carro roubado em Pelotas

Homens armados atiraram no veículo e renderam o político com arma apontada para a cabeça

O deputado federal Fernando Marroni (PT) foi assaltado, nesta quinta-feira, ao parar em uma sinaleira na esquina da rua professor Araújo com a praça 20 de Setembro, no Centro de Pelotas. Ex-prefeito da cidade, Marroni seguia para casa, por volta das 21h, quando três homens, no canteiro central da praça, correram em direção ao automóvel, um Ford Fusion prata.


Um deles chegou a disparar um tiro, que atingiu o parabrisas traseiro do carro. Outro estourou o vidro da porta do motorista com o revólver e retirou o deputado do carro, com a arma apontada para a cabeça dele, enquanto um terceiro assumia a direção. O trio tentou levar o político, mas não conseguiu acionar o destravamento das portas traseiras.


Nervosos, os três ocuparam os bancos da frente do veículo e fugiram em direção à zona Norte da cidade, levando o veículo e o celular de Marroni. Avisados por ele, soldados da Brigada Militar saíram em perseguição aos assaltantes, mas os perderam de vista na rua Marcílio Dias. A Polícia agora tenta rastrear o sinal do celular do deputado, equipado com GPS.

Fonte: Correio do Povo

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PRISÃO - VEÍCULO CLONADO E FORAGIDO DA JUSTIÇA

100_1303

Na quarta-feira (2/11), ás 23:30h na rua Sapiranga, no bairro Canudos, na cidade de Novo Hamburgo, uma guarnição do 3º Batalhão de Polícia Militar prendeu Alzemiro Martins Farias, 44 anos, por receptação.

Após denuncia anônima de um veiculo, de cor escura, com placas do município de Canoas, que estaria em atitude de suspeita, a guarnição efetuou a abordagem ao referido. Ao identificar o proprietário foi constatado que o mesmo encontrava-se foragido da justiça, em revista ao interior do veiculo ainda foram localizados um decalco de uma placa correspondente a um veiculo que se encontrava em ocorrência de roubo no município de Canoas, documento CRLV referente ao veiculo roubado, documentos de consulta de multas do DETRAN, dois CRLV de outros veículos, a quantia de R$1.500,00 em notas diversas, três celulares, quatro baterias de celular e cinco chips de diversas operadoras.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao mesmo e conduzido a Delegacia para lavratura do flagrante.

Fonte: Comunicação Social - CRPO/VRS

PRISÕES EM NOVO HAMBURGO DO COMANDO REGIONAL DO POLICIAMENTO DO VALE DOS SINOS

Nesta quinta-feira (3/11), na Rua Eldorado, no bairro Santo Afonso, cidade de Novo Hamburgo, uma guarnição do 3º Batalhão de Polícia Militar, em abordagem de rotina prendeu Rafael Bruno Brum Matos, 22 anos, o qual se encontrava foragido da justiça.

Na noite desta quarta-feira (2/11), na Rua Sapiranga, no bairro Canudos, na cidade de Novo Hamburgo, uma guarnição do 3º Batalhão de Polícia Militar prendeu Alzemiro Martins Farias, 44 anos, por receptação.

Após denuncia anônima de um veiculo, de cor escura, com placas do município de Canoas, que estaria em atitude de suspeita, a guarnição efetuou a abordagem ao referido. Ao identificar o proprietário foi constatado que o mesmo encontrava-se foragido da justiça, em revista ao interior do veiculo ainda foram localizados um decalco de uma placa correspondente a um veiculo que se encontrava em ocorrência de roubo no município de Canoas, documento CRLV referente ao veiculo roubado, documentos de consulta de multas do DETRAN, dois CRLV de outros veículos, a quantia de R$1.500,00 em notas diversas, três celulares, quatro baterias de celular e cinco chips de diversas operadoras.

Na quarta-feira (2/11), as 00h01, na rua Alcântara, no bairro São Jorge, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais efetuou a prisão de Ezequiel dos Santos, 26 anos, por porte ilegal de arma de fogo.

Em abordagem de rotina a guarnição do POE localizou na cintura do individuo um revolver, calibre 38, municiado com seis munições intactas, ainda foi localizado em um dos bolsos uma porção de maconha, a quantia de oitenta e quatro reais em notas e moedas diversas, além de um aparelho celular. Em consulta ao sistema foi constatado que a arma localizada havia sido furtada no dia 13 de setembro deste ano em uma residência no município de Campo Bom.

Na noite de quarta-feira (2/10), na Rua Mundo Novo, Bairro Canudos na Cidade de Novo Hamburgo, uma Guarnição do Comando Regional do Vale do Rio dos Sinos com duas Policiais femininas efetuaram a prisão por Roubo a pedestre de duas pessoas D.P.S. de 18 anos e E.A.A. de 24 anos.

Após a sala de Operações repassarem uma ocorrência de Roubo via rádio e conforme características dadas a guarnição que estava nas proximidades efetuou averiguações e localizou logo após a prisão dos dois indivíduos que haviam acabado de roubar um casal.

Conforme as vítimas eles estavam fazendo exercício físico de caminhada quando duas pessoas lhe abordaram mencionado estarem armados e pedindo a carteira, após o mesmo rendeu-se e sua namorada correu.

Ambos presos tinham antecedentes criminais e eram viciados em crack. Posteriormente foram conduzidos a DPPA, onde o Delegado de Polícia prosseguiu no Flagrante Delito.

Fonte: Comunicação Social CRPO/VS

34° BPM de Esteio prende foragido da Lei Maria da Penha com identidade falsa


Na noite de (20/10), na Travessa 73 no Bairro Hípica, em Esteio, uma dupla de motociclistas do 34º Batalhão de Polícia Militar abordou um homem em atitude suspeita que após avistar a Brigada fugiu escondendo-se no pátio de uma residência. Foi preso V.S.S. de 46 anos foragido da Justiça pela Lei Maria da Penha e ainda portava uma carteira de identidade falsa de Santa Catarina.
Sgt Rosane

Fonte: 34º BPM Comunidade

Operação Conjunta da Brigada Militar e Polícia Civil de Esteio apreende 15 máquinas caça-níqueis

 
Nesta segunda-feira (24/10) em Esteio, em Operação Conjunta da Brigada Militar composta pelo Pelotão de Operações Especiais, Grupo Tático com Motociclistas e o Comandante Ten Cel Andreis juntamente com uma guarnição da Polícia Cívil e o Delegado Baldasso foram apreendidas 15 máquinas caça-níqueis, sendo 04 num Bar na Av Claret , juntamente com R$ 671,00 reais e mais 11 máquinas em outro bar na Av Ernesto Dorneles. Foi confeccionado Termo Circunstanciado. A Operação foi fundada em denúncias anônimas.



Fonte: 34º BPM Comunidade


Reunião avalia ação da BM nos Territórios da Paz

Na tarde de quinta-feira (3/11), no Auditório do Quartel do Comando-geral, em Porto Alegre, ocorreu a reunião de avaliação das atividades da corporação nos Territórios da Paz instalados na área do Comando de Policiamento da Capital.

Estiveram presentes na reunião o secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Juarez Pinheiro, o comandante-geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu, o subcomandante-geral da BM, coronel Altair de Freitas Cunha, o chefe do Estado-Maior da corporação, coronel Valmor Araújo de Mello, o comandante do policiamento da capital, coronel Atamar Manoel Cabreira Filho, o delegado Santana da SSP, entre outras autoridades civis e militares.

As autoridades apresentaram os dados relacionados às atividades nos Territórios da Paz e discutiram sobre os resultados obtidos.

Fonte: PM5-BM

PMs de Gravataí apreendem menor por tráfico

Na madrugada de quinta-feira (3/11), durante operação na área do 26º Batalhão de Polícia Militar (26ºBPM), em Cachoeirinha, policiais militares do 17º BPM de Gravataí abordaram um menor, de 15 anos, nas proximidades de um bar localizado no bairro Fátima. Com o menor foram encontradas onze pedras de crack, sendo o adolescente apreendido por tráfico e apresentado na DPPA de Gravataí para registro.

Fonte: PM-BM

6º BPM prende arrombador de loja

Na madrugada da quinta-feira (3/11), às 3h40, na rua General Bacelar, no centro de Rio Grande, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 6º Batalhão de Polícia Militar foi acionada pela sala de operações da unidade para comparecer em uma loja que teria sido arrombada. Os policiais fizeram buscas nas proximidades e localizaram o indivíduo F.L.S., 21 anos, com o qual foram encontrados alguns eletrodomésticos furtados da loja. Depois de questionado o homem informou onde estavam os demais objetos furtados. No local, a guarnição prendeu em flagrante delito pelo crime de receptação as mulheres P.S.O., 24 anos, J.B.S., 36 anos e do homem R.L.S., 41 anos, com os quais foram localizados mais objetos furtados. Os indivíduos foram conduzidos à DPPA onde foram lavrados os autos de prisões e, após, recolhidos à penitenciária do Rio Grande.

Fonte: PM5-BM

24º BPM realiza Caravana da Cidadania

O 24º Batalhão de Polícia Militar de Alvorada convida para a “Caravana da Cidadania”, ação de inclusão social realizada através da parceria entre a Brigada Militar de Alvorada (24º BPM), Prefeitura Municipal através de suas Secretarias da Saúde, Juventude e Meio Ambiente, ONGs e associações de moradores.

A Caravana da Cidadania ocorre na terça-feira (8/11), a partir das 13h30, na rua Mário de Deus, nº 500, no bairro Jardim Aparecida, em Alvorada. É um evento realizado em praça pública, aberto ao público, e já estão confirmadas as seguintes atrações, serviços e entretenimento:

  • Aferição de pressão arterial (SMS);
  • Índice de colesterol (SMS);
  • Escolinha de Trânsito - CESTAL (SMSMU);
  • Cama elástica (SMJE);
  • Cães adestrados da Brigada Militar;
  • Banda de Música da Brigada Militar;
  • Exposição Educação Ambiental do Comando Ambiental;
  • Exposição de motos do Moto Grupo Nós Estradamos;
  • Passeios com cavalos (MTG);
  • Plantio de mudas de árvores (SMAM);
  • Apresentações do mascote da coleta seletiva de JC Lopes o “Recicleicion”;
  • Apresentações do mascote da SMAM o “Verdinha”;
  • Apresentações do mascote do 24º BPM o “Alvoradinha”.
  • Apresentação da mini-bateria da escola de samba Bem Vinda;

 

Fonte: PM5-BM

CRPO Vale do Rio Pardo realiza atividades em homenagem aos 174 anos da BM

Veja a seguir as atividades que serão realizadas no Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo em homenagem aos 174 anos da corporação:

Dia 11 de Novembro de 2011- 10h
Local: CRPO VALE DO RIO PARDO
Atividades comemorativas ao 174°aniversário da Brigada Militar, Chama Votiva, comemoração ao Dia do Inativo.

Dia 14 de Novembro de 2011 - 13h30
Local: CRPO VALE DO RIO PARDO
1°encontro PMs mirins CRPO VALE DO RIO PARDO - Comemoração ao aniversário da Brigada Militar

Fonte: PM5-BM

Brigada Militar apreende adolescente por tráfico de drogas

Ele havia sido detido mês passado vendendo entorpecentes em uma casa no Bairro Bom Jesus

O Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar de Santa Cruz apreendeu na tarde de hoje um adolescente de 16 anos que é acusado por tráfico de drogas. Ele foi detido no mês passado vendendo entorpecentes em uma casa na Rua Adolfo Pritch, Bairro Bom Jesus, local envolvido em várias ocorrências nas últimas semanas. Por conta deste fato, a Justiça determinou a internação do menor e expediu mandado, que foi cumprido hoje.
Os Boinas Pretas localizaram o adolescente em frente à mesma residência. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e será encaminhado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).

Fonte: Portal Gaz.

Criança de quatro anos morre atropelada na FreeWay, em Porto Alegre

Vítima tentou atravessar a estrada a 200 metros de onde um operário das obras da Arena do Grêmio também morreu, em outubro

Um menino de quatro anos morreu ao ser atropelado por um caminhão com placas do Paraná no km 94 da BR-290, a FreeWay, por volta das 17h20min desta quinta, na zona Norte da Capital. O menor foi atingido ao atravessar a rodovia, no sentido Capital-Interior, na campanhia de mais três crianças, a mais velha de 11 anos, conforme o relato da Polícia Rodoviária Federal.
O atropelamento ocorreu no acostamento da estrada, junto às obras da Arena do Grêmio. A criança ainda não teve o nome divulgado. O local onde houve o atropelamento fica a cerca de 800 metros da passarela por sobre a Freeway mais próxima. A PRF confirmou ser comum que moradores das proximidades se arrisquem a atravessar a rodovia naquela região.
De acordo com a assessoria de imprensa da Concepa, concessionária responsável pela rodovia, no último texto do acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), revisado anualmente, não ficou prevista a construção de passarela específica no trecho, a fim de atender os moradores da vila Areia.
Em pouco mais de um mês, duas mortes
O acidente que vitimou o menino aconteceu a 200 metros do ponto onde José Elias Machado foi atropelado em dois de outubro. Ele era operário das obras da Arena do Grêmio e o fato causou revolta nos colegas, que incendiaram galpões do alojamento, em protesto por mais segurança. A Polícia Civil identificou dois suspeitos.


Fonte: Rádio Guaiba

Corpo de professora encontrada morta deve ser sepultado nesta sexta, no Sul do Estado

Polícia trabalha com diferentes hipóteses para tentar explicar morte da jovem, ainda que a tese de latrocínio seja a mais forte

O corpo da professora Ivilaine de Oliveira Lima, encontrado na escola onde ela trabalhava, na manhã desta quinta-feira, em Rio Grande, deve ser sepultado às 10h desta sexta-feira, no Cemitério Municipal de São José do Norte, no Sul do Estado. Ela tinha 20 anos.
O corpo tinha marcas de agressão, o que levou a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas e a 1ª Delegacia de Polícia de Rio Grande a assumirem o caso. Os primeiros indícios dão conta de um suposto latrocínio. Porém, conforme a polícia, ainda não é possível descartar nenhuma possibilidade.
A gerente do estabelecimento viu o corpo no segundo piso, por volta das 9h15min, e chamou a Brigada Militar pensando que a educadora havia desmaiado. A jovem, que dava aula de Informática, morava em São José dos Ausentes.
A professora tinha marcas de enforcamento com o uso de um cadarço de tênis. A suspeita é de que ela tenha morrido no feriado. O estabelecimento de ensino – que oferece cursos técnicos e profissionalizantes –, localizado na rua Zalony, no Centro do município, foi isolado para perícia, durante a manhã.

Fonte: Correio do Povo

Condutor é flagrado trafegando a 175km/h em Sarandi

Homem teve de ser algemado para depor na DP do município

Um homem foi flagrado, na tarde desta quinta-feira, dirigindo um Golf prata a 175 km/h pela BR-386, em Sarandi, no Norte gaúcho. O carro foi interceptado, no km 141, com o apoio de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com os agentes, o homem desviou do posto da PRF e foi seguido pelo equipamento aéreo. O condutor, de 25 anos, ingressou na cidade sem respeitar sinais de trânsito nem quebra-molas. Quando chegou em casa, foi abordado pelos patrulheiros e reagiu. De acordo com o relato dos policiais rodoviários, o motorista teve de ser removido algemado até a Delegacia de Polícia do município. No local, ele admitiu ter dirigido em alta velocidade. Multado por seis infrações, ele foi liberado.
O veículo Golf foi recolhido por estar com o pneu careca e o parabrisa trincado. Uma motocicleta, encontrada na casa do homem, também foi recolhida. O condutor, segundo os policiais, havia alterado, na placa do veículo, a letra C para L, e o número oito para seis.


Fonte: Rádio Guaíba

Mulher perde o filho e morre após aguardar mais de 12 horas por leito no Vale do Taquari

Ela era portadora da Síndrome de Hellp, uma complicação que, se não tratada, pode levar à morte

Uma gestante morreu, em 22 de outubro, após esperar mais de 12 horas por um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no Vale do Taquari. O caso foi registrado em Arvorezinha, um município de cerca de 10 mil habitantes, e só veio à tona nesta semana. Tagiane Lima Scheffer, de 30 anos, foi internada ao se sentir mal, horas depois de participar de uma festa. Submetida a uma cirurgia no hospital de Arvorezinha, ela perdeu o bebê. Tagiane era portadora da Síndrome de Hellp, uma complicação que, se não tratada, pode levar à morte.
Segundo o prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorssatto, por cerca de 12 horas, o hospital procurou, em todo o Estado, um leito para a paciente. Uma vaga chegou a ser encontrada em Bagé, mas a equipe avaliou que Tagiane não tinha forças para resistir à viagem, de cerca de 500 quilômetros. A mulher conseguiu ser levada para o Hospital da Ulbra, em Canoas, mas não resistiu à falta de tratamento imediato. O prefeito lamentou a falta de leitos em hospitais da região e confirmou que a família da gestante ficou abalada com a situação.
Outro caso semelhante foi registrado na semana passada, onde a gestante Elisiane San Martin, de 34 anos, grávida de gêmeos, percorreu mais de 500 quilômetros, de Santa Vitória do Palmar a Novo Hamburgo, para conseguir uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e dar à luz dois filhos gêmeos.
Colaborou o repórter Jonatan Palla, da Rádio Soledade.

Fonte: Rádio Guaíba

3º BPAT - RECUPERAÇÃO CAMINHÃO FURTADO EM NOVO HAMBURGO

No 02 de Novembro 2011 ás 09h30min recebemos comunicação de uma funcionária do Posto de Combustível Di Trento que no local estava um cidadão dizendo que um caminhão que havia sido furtado no dia de ontem, estava no Posto de Combustível Avião, com três indivíduos.

Uma guarnição da Brigada Militar deslocou até o posto Di Trento onde fizeram contato com o comunicante Sr.Sidinei L. e posterior até o Posto Avião. Que ao chegar no local (posto Avião), localizaram o Caminhão M.Benz 710 de cor vermelha do município Morro Reuter, estacionado e próximo dois indivíduos. Que ao consultar no sistema foi confirmado o furto do caminhão no dia 01.11.11 em Novo Hamburgo.

Ao abordar os indivíduos, estes disseram que trabalham com venda de terra para jardim e que o caminhão estava trancando a saída do ônibus de Sapucaia Do Sul, então, telefonaram para o número do telefone que consta na lateral do caminhão, onde o Sr. Bruno W. (genro do proprietário do caminhão), atendeu ao telefone lhes informando que o caminhão havia sido furtado. Aproveitando a situação, pediram R$ 2.000,00 (dois mil reais) a Bruno para entregar o referido.

Diante deste fato foram presos e apresentados na DP o Sr. Claudiomiro S. De M., Sr. Luciano De O.(estava no interior do ônibus) e o Sr. Ginelceu T. Que o caminhão foi recolhido ao depósito do Detran. Por entendimento da Autoridade Policial não foi Lavrado Flagrante, somente Registro da Recuperação do Veículo e os indivíduos de Testemunha., OBS: O ônibus estava carregado de terra.

Fonte: Comunicação Social 3ºBPAT

18º BPM DE VIAMÃO PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO

Na quinta-feira (03/11), às 11h43min, no Beco dos Rosas Bairro Estância Grande em Viamão, uma guarnição do 18º BPM abordou o veículo VW/SANTANA CG, cor cinza, placas IBI5525, que ao ser feita a averiguação no motor, foi contatada a numeração 008347 pertencente ao veículo VW/SANTANA GLS, cor azul, placas IKM1146, em ocorrência de furto. A guarnição deu voz de prisão ao condutor RENATO COSTA DA SILVA, 33 anos, que foi apresentado, juntamente com o veículo recolhido, à DPPA, onde foi lavrado o APFD.

Fonte: Comunicação Social 18º BPM

Avô acusado de abusar sexualmente do neto é encaminhado à Justiça

Vítima de seis anos está recebendo acompanhamento psicológico.

Foi encaminhado à Justiça hoje o homem de 56 anos acusado de abusar sexualmente do neto em São Leopoldo. O avô foi preso na terça-feira, no bairro Feitoria, e foi indiciado por estupro de vulnerável e encaminhado à Penitenciária Estadual do Jacuí. Segundo a Polícia Civil, o homem confessou as acusações. O delegado Alencar Carraro, da 3ª Delegacia de Polícia, recebeu a ocorrência em junho deste ano.

A criança de seis anos foi ouvida na presença de uma psicóloga, mas negou os fatos. Depois de uma perícia do Posto Médico Legal, que constatou que a vítima não conseguia controlar as fezes, tendo que usar fraldas, as evidências do crime ficaram mais fortes e, em nova entrevista, o menino confirmou o abuso. Além de estuprá-lo, o avô também o teria ameaçado para não contar nada a ninguém.

Segundo o delegado, a criança está recebendo acompanhamento psicológico e vai precisar de cirurgia.

Fonte: VS Online

Criança de quatro anos morre atropelada na FreeWay, em Porto Alegre

Vítima tentou atravessar a estrada acompanhada de um grupo de crianças próximo as obras da Arena do Grêmio

Um menino de quatro anos morreu ao ser atropelado por um caminhão no km 94 da BR-290, a FreeWay, por volta das 17h20min desta quinta, na zona Norte da Capital. O menor foi atropelado ao atravessar a rodovia, no sentido Capital-Interior, na campanhia de mais três crianças, provavelmente irmãos da vítima, conforme o relato da Polícia Rodoviária Federal.
O atropelamento ocorreu no acostamento da estrada, junto às obras da Arena do Grêmio. O trânsito é lento na região. A criança não teve o nome divulgado. O trânsito é lento desde a avenida Castelo Branco, em direção ao Interior. A PRF sugere como alternativa o uso da avenida Farrapos ou da Voluntários da Pátria.


Fonte: Rádio Guaiba

Sobrevivência foi um milagre, relata parente de família resgatada na Lagoa dos Patos

Pai e filhos foram socorridos pela manhã em Itapuã, após 16 horas à deriva

O bancário Ataídes Felipe Oliveira da Cunha, de 26 anos, um dos três resgatados, na manhã desta quinta-feira, na Lagoa dos Patos, deve ter alta nesta sexta-feira. O jovem permanece internado no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) com quadro de hipotermia, que é a queda acentuada da temperatura do corpo. Ele, o irmão mais novo, Leonardo Oliveira da Cunha, de 15 anos, e o pai, Daurélio Braga da Cunha, de 54, foram resgatados pelos bombeiros na orla de Viamão, após o barco em que tripulavam ter naufragado, na noite de ontem. Para a família, a sobrevivência do trio foi um 'milagre'.
Daurélio e os filhos foram até a praia de Itapuã buscar a embarcação e, no retorno para Palmares do Sul pela Lagoa, o piso do barco rachou, o que provocou o naufrágio. O primo dos jovens, Fábio Cunha da Silva, contou que o trio ficou 16 horas nadando até encontrar um banco de areia. Passado o susto, o pai teve de assistir Ataídes, que desmaiou (ouça o relato no link do áudio).

O bombeiro Gerson Barth, mergulhador do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), destacou que o fato de os três usarem coletes salva-vidas foi fundamental para a sobrevivência. Ele lembrou que a profundidade naquele ponto da Lagoa dos Patos fica entre 5 e 6 metros.


Fonte: Rádio Guaíba

Suposta falta de ambulâncias exige que viaturas da BM removam pacientes na Capital

Segundo a BM, até mesmo o contato com a Central de Regulação, onde são solicitados os pedidos de socorro, foi prejudicado nesta quinta-feira

A suposta falta de ambulâncias do Samu levou a Brigada Militar (BM) a usar carros de patrulhamento para encaminhar pessoas com problemas de saúde a hospitais, durante a madrugada e a manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre. De acordo com a corporação, foram, no mínimo, mais de dez situações em que as viaturas precisaram abandonar o policiamento para auxiliar feridos. Ainda conforme a BM, é comum pessoas ligarem para o telefone 190 quando não conseguem atendimento pelo Samu, mas a situação, hoje, foi atípica: em 11 horas, a média de chamados diários para esse tipo de ocorrência, que não passa de dez, já havia sido superada.
O primeiro caso foi aos 17 minutos da madrugada, um ferido na rua José do Patrocínio, bairro Cidade Baixa. O mais recente ocorreu às 11h15min, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona Norte.
À BM chegou a informação de que havia só duas ambulâncias operando desde a meia-noite. No início da tarde, administradores do Samu ligaram para a Brigada informando que todos os 14 carros de emergência médica circularam pela manhã, mas relataram que houve excesso de demanda.
Segundo a BM, até mesmo o contato com a Central de Regulação, onde são solicitados os pedidos de socorro ao Samu, foi difícil nesta quinta-feira. "Só ocupado, a manhã toda", disse um oficial que não quis ser identificado, referindo-se ao telefone 192. A Brigada garante que a remoção de pacientes é feita desde que não haja risco de complicação para a saúde da vítima. O ideal, no entanto, lembrou o policial, é que todos os casos sejam atendidos pelo Samu.
O que disse a Secretaria Municipal da Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde, responsável pelo serviço, prometeu manifestar-se à tarde. A reportagem já ligou três vezes para o número fornecido pela assessoria de imprensa. Nas duas primeiras tentativas, a enfermeira chefe indicada como sendo a pessoa responsável para falar, permanecia fora do setor. No terceiro chamado a atendente disse que um médico é o único autorizado a falar, mas que o profissional só vai conversar com a empresa quando sair de uma cirurgia.


Fonte: Rádio Guaíba

Professora é encontrada morta em escola de Rio Grande

Gerente do estabelecimento encontrou o corpo, nessa manhã

Uma professora de 19 anos foi encontrada morta, na manhã desta quinta-feira, na escola onde dava aula de Informática, em Rio Grande. A gerente do estabelecimento viu o corpo no segundo piso, por volta das 9h15min, e chamou a Brigada Militar pensando que a educadora havia desmaiado. A jovem morava em São José dos Ausentes.
Havia sinais de agressão no corpo da professora, que foi enforcada com um cadarço de tênis. A suspeita é de que ela tenha morrido no feriado. A polícia trabalha com as hipóteses de latrocínio, homicídio ou ainda suicídio.
O estabelecimento de ensino – que oferece cursos técnicos e profissionalizantes –, localizado na rua Zalony, no Centro do município, foi isolado para perícia.

Fonte: Correio do Povo.

Fogo em matagal às margens da freeway é controlado

Fumaça assustou motoristas no km 88 da rodovia

Fumaça assustou motoristas no km 88 da rodoviaFoto: Reprodução / Concepa

Fumaça assustou motoristas no km 88 da rodovia

Equipes do Corpo de Bombeiros controlaram um foco de queimada que começou em um matagal às margens do km 88 da Freeway (BR 290), no fim da manhã desta quinta-feira. Segundo a Concepa, responsável pela rodovia, o local fica a dois quilômetros do acesso a Porto Alegre, na margem direita do sentido Capital-Interior.
Equipes de bombeiros de Gravataí contiveram as chamas pouco antes das 14h. Apesar do problema, o trânsito não foi interrompido e o fluxo é normal na região. Não há informações sobre as origens do incêndio.

Fonte: Correio do Povo.

Estado apresenta projeto de policiamento comunitário em Caxias do Sul

Reunião entre UAB e Secretaria de Segurança Pública acontece nesta quinta-feira

O projeto-piloto de policiamento comunitário proposto pela Secretaria Estadual de Segurança Pública será apresentado hoje à comunidade de Caxias do Sul. Nesta quinta-feira, às 19h, acontece uma reunião entre União das Associações de Bairros (UAB) e integrantes da secretaria para apresentar a proposta.
Segundo o responsável pelo Programa Estadual de Segurança e Cidadania da Secretaria de Segurança Pública, coronel Júlio César Marobin, o projeto deve se iniciar ainda neste ano no município. Marobin ressalta que o projeto prevê a instalação do policiamento em dez bairros, com o deslocamento de 34 policiais militares para as áreas e 11 viaturas, além de bicicletas.
De acordo com o coronel, a prefeitura de Caxias do Sul irá auxiliar o projeto com uma bolsa de aluguel, destinada para pagamento das residências utilizadas pelos policiais. Já o governo do Estado irá destinar R$ 700 mil para a compra de materiais como coletes, pistolas, rádios e outros.


Fonte: Rádio Guaíba

Passa de R$ 500 mil o prejuízo de fábrica que incendiou em Dois Irmãos

Ao menos 2 mil fardos de papel higiênico incendiaram e máquinas foram destruídas

Pavilhão de fábrica foi completamente destruído pelo fogo. Fotos: Bruno AlencastroFoto:

Pavilhão de fábrica foi completamente destruído pelo fogo. Fotos: Bruno Alencastro

Supera R$ 500 mil o prejuízo de uma fábrica de papel higiênico que pegou fogo, nesta quinta-feira, em Dois Irmãos, no Vale do Sinos. Pelo menos 2 mil fardos de papel, cada um com 64 rolos, estavam armazenados no pavilhão atingido e as máquinas da empresa também foram destruídas. As chamas começaram por volta das 6h e os 15 bombeiros que se deslocaram para o local só conseguiram contê-las cerca de duas horas mais tarde.


Quatro viaturas foram encaminhadas para a rua Guilherme Johann, no bairro Travessão, e mais de 3 mil litros de água precisaram ser usados. A fábrica tinha dois pavilhões com uma área total de 1 mil metros quadrados. Pelo menos metade do espaço foi totalmente queimada.


Pouco antes das 6h, um homem que mora próximo à empresa ouviu um estrondo que pode ter sido causado pela rede elétrica. Quando os bombeiros chegaram, o telhado já estava em chamas. “A nossa preocupação foi conter para que o fogo não se alastrasse para o resto da empresa e para casas próximas”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, tenente Edson Luis Maicá. "Como eram bobinas de papel, o fogo se espalha rapidamente", acrescentou.


Uma retroescavadeira foi utilizada para retirar o material queimado. Duas marcas de papel higiênico são produzidas na fábrica e vendidas para a Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral Norte

Fonte: Correio do Povo

Barco naufraga e pai e filhos são resgatados após 15 horas à deriva na Lagoa dos Patos

Os três usavam coletes salva-vidas quando o barco afundou

Ataídes Felipe Oliveira da Cunha, 26 anos, apresentou quadro de hipotermia - Fernando Gomes

Ataídes Felipe Oliveira da Cunha, 26 anos, apresentou quadro de hipotermia
Foto:Fernando Gomes

Três pessoas que desapareceram às 15h de quarta-feira na Lagoa dos Patos foram localizadas à deriva nesta manhã na região de Itapuã, em Viamão.
O pai Daurélio Braga da Cunha, 54 anos, e os filhos Ataídes Felipe Oliveira da Cunha, 26, e Leonardo Oliveira da Cunha, 15, saíram de Viamão em direção a Palmares do Sul, onde vivem, quando a embarcação afundou, nas proximidades do Pontal da Deserta.
Segundo o primo dos pescadores, Olivério Praga Braga Junior, 35 anos, antes de o barco afundar, Ataídes ligou para a mulher pelo telefone celular e pediu que ela avisasse outros pescadores. Em seguida, perdeu-se o contato com os três.
— Nós saímos com barcos ainda durante a tarde para encontrá-los, mas não tivemos sucesso. Pela manhã, saímos novamente e avistamos o Leonardo, em uma margem, em cima de um monte de areia. Eles chegaram lá nadando — afirma Olivério.
Os três usavam coletes salva-vidas na hora do naufrágio. Após passar a noite e a madrugada na água, Ataídes apresenta um quadro de hipotermia e foi transferido de helicóptero para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Os outros dois passam por exames no Pronto Atendimento do Hospital Moinhos de Vento, no bairro Restinga.

Daurélio e o filho Leonardo passam bem
Foto: Fernando Gomes, Agência RBS

Fonte: Zero Hora