sábado, 1 de outubro de 2011

Homem fica cinco horas imobilizado após assalto em Campo Bom

 

Bandidos levaram os dois carros da família e eletrônicos

Dois homens assaltaram uma residência e deixaram o proprietário da casa mais de cinco horas amarrado na rua Almirante Tamandaré, bairro Imigrante, em Campo Bom, no Vale do Sinos. De acordo com a Brigada Militar do município, os criminosos teriam renderam a vítima quando ela tentava sair de casa em um veículo. Os bandidos fugiram levando os dois carros da família e diversos eletrônicos.


Fonte: Rádio Guaíba

Dupla é presa com mais de mil pedras de crack na Capital

 

O flagrante, realizado pela Guarda Municipal, ocorreu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva

Um homem de 24 anos foi preso e um adolescente apreendido, na tarde deste sábado, com 1.024 pedras de crack. O flagrante, realizado pela Guarda Municipal, ocorreu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nas proximidades do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.
O adolescente apreendido foi encaminhado para o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) e o jovem preso levado à área judiciária da Capital.
Fonte: Rádio Guaíba

Comandante-Geral da BM recebe jantar de agradecimento no QCG

Na sexta-feira (30/9), às 20h, no Piquete "Macanudos do QCG” do Quartel do Comando-Geral  (QCG) da Brigada Militar (BM), o fotógrafo Antenor Tatsch Junior ofereceu um jantar de agradecimento ao Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu pela parceria com o Comando na Exposição Fotográfica "Outros Olhares no Pampa Gaúcho", que ficou exposta do dia 3 ao dia 15 de setembro no QCG.

O fotógrafo Antenor Tatsch Junior preparou uma comida campeira em uma panela de ferro na brasa de um fogão a lenha. Essa foi a forma de agradecimento ao Coronel Sérgio por ter apoiado e incentivado a exposição que pela primeira vez teve sua exibição no Rio Grande do Sul.

Fonte: PM5-BM

BM na Operação Balada Segura

O Governador Tarso Genro lançou nesta terça-feira (27/9), a segunda etapa da Operação Balada Segura, realizada na Capital gaúcha desde fevereiro deste ano. Trata-se de um programa de fiscalização com ênfase na educação unindo Detran/RS, Empresa Pública de Transporte e Circulação, Brigada Militar e Polícia Civil. O evento aconteceu na Rua da República, 409, às 20h, e contou com as presenças do Vice-Governador, Beto Grill, do Diretor-presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, do Comandante-geral da Brigada Militar, cel Sérgio Roberto de Abreu, do Chefe do Estado-maior da corporação, cel Valmor Araújo de Mello e demais autoridades.

A Operação Balada Segura foi criada para pôr em prática as novas linhas de ação propostas pelo Detran/RS, em acordo com o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, vinculado ao Gabinete do Vice-Governador. Essas diretrizes privilegiam a educação dos usuários do espaço público.

A segunda etapa da Operação prevê blitze identificadas por sua logomarca e toda uma programação visual própria. A nova fase evolui para a aplicação do etilômetro (bafômetro) em 100% dos condutores abordados e uma maior abrangência, ocorrendo de quarta-feira a sábado, centrada principalmente em prevenir as consequências da mistura de álcool e direção, a exemplo da Operação Lei Seca realizada no Rio de Janeiro.

Fonte: PM5-BM

Governador e secretário da segurança visitam Comando da BM

Na tarde de quarta-feira (28/9), em Porto Alegre, o governador do Estado, Tarso Genro esteve em visita ao Quartel do Comando-geral da Brigada Militar.

O governador, que estava acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels e do secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, foi recepcionado pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, pelo subcomandante-geral da BM, coronel Altair de Freitas Cunha, pelo chefe do Estado-Maior, coronel Valmor Araújo de Mello.

Além dos oficiais do Comando-geral, também recepcionaram a comitiva o comandante do policiamento metropolitanodo, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, o chefe de gabinete do Comandante-geral, coronel Renato Antonio Nunes Fraga e o diretor do Departamento de Informática, coronel Leonel da Rocha Andrade.

Além de participar de uma reunião do Gabinete do Comandante, a comitiva prestigiou a exposição "Brigada Militar na Legalidade", e foi até a 2ª seção do Estado-Maior, responsável pela inteligência da corporação.

Fonte: PM5-BM

Inauguração da Seção de Formação de Condutores da BM

Na manhã de quinta-feira (29/9), em Porto Alegre, foi realizada a solenidade de inauguração da Seção de Formação de Condutores da Brigada Militar.

O evento teve a presença do secretário de Estado de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, do comandante-geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu, do subcomandante-geral da BM, coronel Altair de Freitas Cunha, do diretor do Detran, Alessandro Barcellos, do comandante regional de polícia ostensiva do Vale do Caí, coronel Edar Borges Machado, do diretor do Departamento de Logística e Patrimônio, tenente-coronel Eden Moraes, do diretor do Cetran, Jaime Lobo da Silva Pereira, entre outras autoridades civis e militares ligadas à temática do trânsito.

O SFC da corporação tem o objetivo de realizar os processos de formação e especialização dos condutores da corporação, conforme previsto na legislação. Estão incluídos nas atividades da Seção os serviços de habilitação de condutores, renovação, mudança ou adição de categoria de CNH, reciclagem de condutor infrator, cursos especializados e atualização desses cursos).

As autoridades que apoiaram para que o setor se tornasse uma realidade foram homenageadas com a entrega de um diploma pelo major Carlos Augusto Gomes Rodrigues, que atualmente responde pela chefia do Centro de Motomecanização e é o diretor da Seção de Formação de Condutores.

Fonte: PM5-BM

1º BPAT de Gramado prende por furto qualificado

 

Na manhã de sexta feira (30/09), na RS 115, Bairro Três Pinheiros em Gramado, uma guarnição do 1º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (1ºBPAT) foi acionada para atender uma ocorrência de furto qualificado.

Em contato com a vítima, a mesma informou que foi quebrada a janela do seu veículo Sprinter Mercedes-Benz e furtado o aparelho de GPS.

A partir das características do acusado, os policiais militares realizaram buscas nas redondezas e localizaram o suspeito do furto em uma parada de ônibus, próximo ao local do crime.

Em revista pessoal  foi encontrado no bolso do seu casaco o aparelho furtado. M.R.S., 26 anos, com antecedentes criminais, foi preso em flagrante e conduzido a delegacia onde foi lavrada a ocorrência.

Fonte: PM5-BM

17º BPM prende quatro pessoas com veículo roubado e arma

 

Na madrugada de sexta-feira (30/9), na rua 18 do Forte no bairro Bonsucesso, na cidade de Gravataí, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar avistou um veículo Golf de cor preta que estava em ocorrência de roubo.

A guarnição abordou o veiculo e prenderam quatro indivíduos, sendo eles G. S. de 21 anos, com antecedentes criminais por roubo de veiculo por duas vezes, posse de entorpecente por duas vezes, desobediência por duas vezes, J. W. de 19 anos, com antecedentes criminais por roubo a motorista particular por duas vezes, desobediência, V. C. P. A. de 19 anos, com antecedentes criminais por dano e J. P. M. de 20 anos, sem antecedentes criminais. Com eles foi encontrado uma pistola calibre .380 com 06 munições intactas. Os indivíduos foram conduzidos ao DPPA onde foi lavrado auto de prisão em flagrante.

Fonte: PM5-BM

Período do defeso limita pesca na Bacia do Rio Uruguai

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) alerta os pescadores que a atividade da pesca sofrerá restrições na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai de 1º de outubro a 31 de janeiro, período conhecido como Defeso ou Piracema, quando as espécies se reproduzem.

A polícia ambiental realizará fiscalizações sistemáticas, visando coibir a pesca ilegal durante a piracema. No período do defeso a pesca profissional e amadora, embarcada ou desembarcada, só poderá ser feita com linha de mão ou vara, linha e anzol, limitando-se a um desses petrechos por pescador. Portanto, para o pescador profissional fica proibido o uso de redes e espinheis e o amador não poderá utilizar molinete ou carretilha. O limite de captura e transporte é de cinco quilos de peixes para os pescadores profissionais e amadores. Para efeitos da fiscalização, o peixe deverá estar inteiro. O pescador profissional terá que apresentar a nota de produtor e o pescador amador, a guia de transporte de origem do pescado emitida pelo órgão estadual. As embarcações não poderão utilizar motor e também ficam proibidas as competições de pesca.

Quem for flagrado infringindo legislação estará sujeito a penalidade de um a três anos de detenção, multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil e terá os equipamentos, petrechos e pescado apreendidos.

Também é necessário que todos os estabelecimentos que comercializam peixes, inclusive os restaurantes, protocolem junto ao Ibama a Declaração de Pescado em Estoque até o quinto dia útil do início do defeso.

CATEGORIAS DE PESCADORES:

Profissional: pessoa maior de 18 anos que faz da pesca sua profissão e principal meio de vida. Precisa retirar a Licença de Pesca Profissional ou RGP, encaminhada pelas Colônias de Pescadores e emitida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Ministério do Meio Ambiente)

Amador: pessoa que pesca por lazer ou para comer um peixe eventualmente. Precisa da Licença de Pesca Amadora, que pode ser obtida no endereço eletrônicowww.mpa.gov.br.

Categoria A: pesca desembarcada
Categoria B: pesca embarcada
Categoria C: pesca subaquática

Permanente:  Aposentado ou maior de 65 anos pode obter Licença de Pesca Amadora Permanente, gratuita, com validade indeterminada.

PERMITIDO NA PIRACEMA:
Linha de mão ou vara, linha e anzol
PROIBIDO NA PIRACEMA:
Rede, espinhel, molinete e carretilha

Fonte: PM5-BM

HBM-SM inicia projeto que leva música aos pacientes

 

Hospital da Brigada Militar de Santa Maria testou um velho novo remédio, a música. Iniciaram um projeto que objetiva levar música para dentro do hospital, como forma de amenizar o sofrimento e também como um bálsamo na recuperação física e espiritual dos necessitados.

O objetivo é atingir tanto os pacientes internados e seus familiares, pacientes ambulatoriais e também os funcionários do HBMSM.

Os músicos percorreram os corredores e salas de espera do hospital, onde observando a reação das pessoas, foi percebido que a cada instante os pacientes abriam as portas para melhor escutar e observar a cena, o que encheu seus corações de alegria.

fonte/ PM5-BM

Universidade onde aluna foi morta divulga nota de pesar

Estudante de 24 anos foi assassinada a tiros por um professor

Estudante de 24 anos foi assassinada a tiros por um professorFoto: Reprodução Rede Record / CP

Estudante de 24 anos foi assassinada a tiros por um professor

A universidade onde uma estudante de 24 anos foi morta por um professor, na noite dessa sexta-feira, divulgou uma nota de pesar. A UniCEUB informou que "a comunidade acadêmica está profundamente transtornada" e manifesta seu pesar pelo falecimento da aluna. "Prestamos solidariedade à família neste momento difícil e colocamo-nos à disposição."
O corpo de Suênia Sousa Faria foi liberado pelo Instituto Médico Legal de Brasília por volta do meio-dia deste sábado. O laudo da perícia deve ficar pronto em 30 dias. O corpo será velado à tarde, em Taguatinga, e o sepultamento será neste domingo.
A aluna foi alvejada por um professor do curso de Direito que, segundo a Polícia Militar, estaria inconformado com o fim do relacionamento. O suspeito teria dito aos policiais que matou por amor.
A vítima foi abordada pelo professor de 35 anos no estacionamento da faculdade por volta das 14h30. Os dois teriam entrado no carro da estudante para conversar. Sob ameaça, ela teria ligado para o marido e dito que voltaria a namorar o professor. Após uma discussão, o suspeito teria atirado três vezes contra a estudante com uma pistola 380.
Ainda de acordo com a polícia, na hora do crime, Suênia estaria no banco do passageiro. Horas depois, o professor foi até ao 27º Distrito Policial, no Recanto das Emas, com o corpo da jovem e se entregou. Segundo o delegado de plantão, o professor confessou aos agentes que teria feito uma "besteira". Após prestar depoimento, o homem foi levado para a carceragem da Polícia Civil.
A polícia informou ainda que, quando o marido de Suênia recebeu a ligação, percebeu que havia algo estranho e registrou uma ocorrência no 12º Distrito Policial, em Taguatinga. O professor deve responder por homicídio qualificado e pode ficar até 30 anos preso.

fonte: Rádio Guaíba

1º BPM prende homens por tráfico de drogas

 

Na quinta-feira (29/9), às 20h46, na av. Taquary, bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, uma guarnição do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) prendeu J.A.F.S.. Com ele foram encontrados 12 tijolinhos de maconha, um pacote com 39,4 gramas de cocaína, uma pequena bucha de cocaína, uma balança de precisão, um telefone celular e R$ 168,25. O homem foi encaminhado à 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (3ª DPPA).

Na madrugada da sexta-feira (30/9), na rua Mariano de Matos, bairro Santa Tereza, na Capital, uma guarnição do 1º BPM abordou e prendeu P.E.S., o qual portava 11 papelotes de cocaína, 12 pedras de crack, três tijolinhos de maconha, um cigarro artesanal de maconha e R$ 79,00. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, para registro.

fonte: PM5-BM

"Estou quase sem esperanças de encontrar ela viva", diz pai de PM desaparecida em Passo Fundo

Delegada analisará imagens registradas por câmeras de segurança de uma boate

Familiares da soldado espalharam cartazes em ônibus e mantêm a recompensa por informações - Fernanda Pimentel / Especial

Familiares da soldado espalharam cartazes em ônibus e mantêm a recompensa por informações
Foto:Fernanda Pimentel / Especial

Em entrevista ao Jornal do Almoço neste sábado, o pai de Luane Chaves Lemes, a policial militar desaparecida em Passo Fundo, no norte do Estado, diz ver o caso da filha ser encaminhado para um fim sem solução:
— Estou quase sem esperanças de encontrar ela viva — afirmou o sargento Paulo Luciano Ferreira Lemes.
A delegada Daniela de Oliveira Mineto vai analisar as imagens registradas pelas câmeras de segurança de uma boate em Passo Fundo em que a policial aparece 31 horas antes de seu sumiço. Os registros mostram umdesentendimento da soldado com um jovem em meio a uma festa.
Segundo uma amiga que estava com Luane na Millenium Club, local da gravação, o homem que aparece nas imagens é Peterson Bairos Annes, 25 anos, ex-namorado da policial. Para o pai de Luane, o "ciúmes doentio" do namorado teria motivado a discussão.
— Ele não aceitou ser amigo dela como ela propôs pra ele. Ele não viveria sem ela. Mas não tô acusando ele. Só que precocemente foram descartadas, parece, hipóteses que teriam que ser melhores averiguadas — disse o pai;
A delegada confirmou que o rapaz revelou à polícia, em depoimento, ter se desentendido com Luane naquela noite na casa noturna, mas não entrou em detalhes.
Após saber pela imprensa que Luane teria ido a Millenium Club na madrugada de sábado para domingo, o proprietário da boate tomou a iniciativa de verificar as câmeras de segurança. Às 3h41min de domingo, uma delas registra a policial e uma amiga entrando na casa noturna. Vinte minutos depois, porém, elas decidem sair da festa.
Próximo ao caixa, uma câmera mostra um homem tentando abraçar e beijar Luane na fila para o pagamento. A soldado se esquiva mais de uma vez até pagar a conta e caminhar em direção à saída. Ao tentar perseguir Luane, o homem é contido por um segurança, mas sai logo em seguida após uma breve conversa.
A amiga que estava com Luane na festa, Kelly Thimoteo, 24 anos, afirma que ambas foram surpreendidas na boate por Peterson. O jovem teria tentado abraçar e beijar a soldado sem o consentimento de Luane, que, segundo Kelly, quis ir embora imediatamente.
Ela afirma que o ex-namorado teria perseguido Luane até a fila do caixa e insistido várias vezes para que ela ficasse. Mesmo sem ver o vídeo, a amiga diz ter certeza de que o homem que importunou a policial na fila do caixa era Peterson, pois esteve próxima de Luane durante todo o tempo em que permaneceram na boate. Conforme Kelly, ambas pegaram um táxi. No caminho para casa, a amiga teria dito que a soldado estava assustada e reclamou da postura do ex-namorado.
Peterson não foi localizado na sexta-feira por ZH para comentar o episódio. A delegada Daniela afirma já ter requisitado uma cópia do vídeo, mas adianta que isso não altera o rumo das investigações. A delegada, no entanto, informou que estuda ouvi-lo novamente

Fonte: Zero Hora

É grave estado de saúde de PM baleado em tentativa de assalto na Capital

 

O policial foi atingido por dois disparos de arma de fogo após presenciar um assalto a um posto de gasolina

Posto de combustíveis ficou isolado depois do crime Crédito: Arthur Puls Foto:

Posto de combustíveis ficou isolado depois do crime Crédito: Arthur Puls

O estado de saúde do brigadiano Celso Paulo Batista, do 1º BPM da Capital, permanece grave. A vítima se encontra na UTI do Hospital de Pronto Socorro. O policial foi atingido por dois disparos de arma de fogo, um no rosto e outro no tórax, após presenciar um assalto a um posto de gasolina na avenida Icaraí, no bairro Cristal, zona Sul de Porto Alegre.
Na madrugada deste sábado, por volta das 05h40min, dois homens armados assaltavam o estabelecimento, quando o brigadiano disparou contra os dois delinquentes. Um dos suspeitos, ainda não identificado, morreu no local. O outro, identificado como Guilherme Nascimento Brion Derlin, de 23 anos, foragido da justiça, ficou ferido e foi capturado na Vila Ursa Maior, Vila Cruzeiro.

Fonte: Rádio Guaíba

Comando Rodoviário Estadual Informa:

 

O Comando Rodoviário da Brigada Militar(CRBM), informa que a RSC 377 no km 264, próximo ao Grupo Rodoviário de Santiago, em virtude dos fortes ventos ocorridos na região de Santiago, está em meia pista devido a queda de postes de luz.

Confira em nosso site:
http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Estrutura/Crbm/default.asp?inc=33&id=1415

 

Fonte: CRBM Comunicação Social

3º Batalhão de Policia Rodoviário Prende Seqüestradores de Ônibus Que Iria ao Paraguai na ERS 470.

 

Na ERS 470 no Km 205, às 16:50h (30/9), um ônibus de transporte coletivo que teria partido de Bento Gonçalves em direção ao Paraguai, foi interpelado e seqüestrado, com aproximadamente 30 passageiros, onde todos foram roubados ( não se sabe exatamente a quantia). O veículo foi localizado pelos policiais rodoviários de Bento Gonçalves que estavam efetuando buscas em uma estrada vicinal próximo à Rio das Antas localidade de Bento Gonçalves perto das 19h.

Houve troca de tiro entre a guarnição e os seqüestradores. Na ação foram presos 02 indivíduos e os outros três fugiram, foram apreendidos uma sacola com dinheiro (não se tem o valor exato), uma pistola e uma sacola com documentos das vítimas. A ocorrência esta sendo registrada na Delegacia de Polícia de Veranópolis.

Fonte: CRBM Comunicação Social

Adolescente é atropelada por três veículos em Santa Maria

Vítima saiu praticamente ilesa

Uma adolescente de 17 anos foi atropelada por três carros na noite de quinta-feira na região leste de Santa Maria. A jovem foi socorrida e levada ao Pronto-Atendimento do bairro Patronato, atendida e liberada.

O acidente ocorreu por volta das 19h20min, na RSC-287, perto do trevo do aeroporto. Segundo o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, a adolescente foi atingida por um Corolla, conduzido por uma mulher. A motorista teria dito aos policiais que estaria em baixa velocidade e que a menina teria surgido na frente do carro. A condutora teria tentado frear, mas não teria conseguido evitar a batida.

No momento que descia do veículo para tentar socorrer a vítima, um Focus teria passado sobre as pernas da adolescente. Um terceiro veículo, não identificado, também teria atingido a menina.

Ela foi socorrida, levada ao PA do Patronato, atendida e liberada.

Fonte: Diário de Santa Maria

Mulher é atropelada na faixa em Santa Cruz

Acidente foi por volta das 16h30 na esquina da Ernesto Alves com a Ramiro Barcelos

Acidente foi na esquina da Ernesto Alves com a Ramiro Barcelos

A pedestre atropelada na tarde de ontem foi identificada como Astéria Eisermann. Ela permanece internada no Hospital Santa Cruz.

Uma mulher ainda não-identificada foi atropelada por uma motoneta Honda Biz quando atravessava a Rua Ernesto Alves, na esquina com a Ramiro Barcelos, no Centro de Santa Cruz do Sul. O acidente foi por volta das 16h30 desta sexta-feira. O trânsito ficou lento no local.
Segundo testemunhas, um carro que seguia pela Ernesto Alves em direção ao Parque da Oktoberfest parou para que a pedestre atravessasse a rua. A moto vinha atrás e tentou desviar, atingindo a vítima em cheio. A condutora da moto caiu e também precisou ser socorrida pelas ambulâncias da Prefeitura. Elas estão sendo atendidas no Pronto-Atendimento do SUS, que funciona junto ao Hospital Santa Cruz, e não correm risco de morte.
Já na BR-471, no trecho que passa entre os bairros Independência e Várzea, um engavetamento envolveu três veículos esta tarde. Houve apenas danos materiais. O trânsito ficou lento no local, mas a situação já foi normalizada.

Fonte: Portal Ga\

Professor universitário mata aluna a tiros no DF

Homem estava inconformado com o fim do relacionamento

Um professor universitário do curso de direito do Uniceub, em Brasília, matou uma aluna de 24 anos a tiros ontem. Segundo a Polícia Militar, ele estava inconformado com o fim do relacionamento.

O suspeito esperou a vítima sair da faculdade. Armado, ele a obrigou a entrar no carro e atirou contra ela. Depois de rodar por horas com o corpo dentro do veículo da vítima, o professor seguiu até uma delegacia e se entregou à polícia.

Após prestar depoimento, o homem foi levado para a carceragem da Polícia Civil.

Fonte: Agência Estado

Menino leva faca para a escola em Cachoeirinha

Criança teria levado uma peixeira para se proteger de um grupo que teria feito ameaças

Um menino de 9 anos, que estava com uma faca, foi abordado na portaria da Escola Municipal Vista Alegre, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Um vizinho, que viu o garoto sair com o objeto, avisou a instituição de ensino nesta sexta-feira.
O estudante foi encaminhado ao Conselho Tutelar da cidade, onde foi ouvido junto com a mãe, que disse não entender a atitude do filho. De acordo com conselheiros que atenderam a ocorrência, o garoto relatou que saiu de casa armado com uma peixeira para se proteger de um grupo que o teria ameaçado. Ele também declarou já ter sido espancado.

fonte: Jornal NH Online

Brigada Militar prende quatro por tráfico em Santa Cruz do Sul

 

O quarteto estava em um ponto de tráfico apreensões ainda não foram estimadas

Quatro homens foram presos por volta das 3h da madrugada deste sábado em Santa Cruz do Sul. Segundo a Brigada Militar, eles estavam em um ponto de tráfico no bairro Bom Jesus. Foram apreendidas no local, quantidades ainda não estimadas de cocaína e maconha.


Fonte: Rádio Guaíba

Balada Segura: 10% dos motoristas abordados foram flagrados alcoolizados nesta semana

Barreiras são feitas em regiões onde há maior concentração de bares

Desde a noite da última terça-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o Detran/RS, a Brigada Militar e a Polícia Civil aumentaram o cerco aos motoristas que dirigem alcoolizados em Porto Alegre. A medida faz parte da segunda etapa da Operação Balada Segura.
Nesta semana, 146 motoristas foram abordados. Destes, 16 estavam dirigindo sob efeito de álcool e foram multados — o que representa 10,9% do total de abordagens. Outros 11 se negaram a fazer o teste. Na noite passada, em função da chuva, não houve operação.
Além de aplicar o teste do bafômetro em todos os condutores que são parados nas barreiras, os trabalhos passaram a ocorrer entre as noites de quarta-feira e sábado. Até então, a Operação era realizada somente nas noites de sexta-feira e sábado.
Na avaliação da EPTC, os números mostram que um índice elevado de motoristas ainda não está atento aos perigos da mistura álcool e direção. O diretor de trânsito da empresa, Carlos Pires, considera os dados elevados, já que eles se referem ao meio da semana. Ele espera que a curto prazo haja uma grande mudança na rotina das pessoas que saem para festas e bares:
— Nesta semana, flagramos um jovem dirigindo alcoolizado. No dia seguinte, por incrível que pareça, paramos outro carro e o mesmo jovem estava neste carro. Quando ele nos viu, disse: "Ontem já fui multado e, a partir de agora, eu aprendi. Só ando na carona". Fizemos o teste com o motorista que estava junto com ele, e não teve nenhum problema. Ele não tinha bebido nada. São bons exemplos. Nós não queremos que as pessoas deixem de fazer festas. Só temos que coibir aqueles condutores que bebem e vão dirigir.
As barreiras são feitas em regiões onde há maior concentração de bares. Na noite deste sábado, caso o tempo melhore, haverá operação. O sábado é considerado pelos órgãos de trânsito como o dia de maior incidência deste tipo de irregularidade.
Desde 17 de março, uma resolução do Conselho Estadual de Trânsito determina que quem se recusa ao bafômetro responde administrativamente como se tivesse sido flagrado em embriaguez. Isto é, paga multa de R$ 957, fica com a carteira recolhida por 24 horas, e tem o carro retido até apresentação de um condutor habilitado.
Na capital gaúcha, desde fevereiro deste ano, mês de implatação da Operação Balada Segura, houve redução de 33% nas mortes por acidentes de trânsito nas noites em que os trabalhos são realizados.

FONTE: RÁDIO GAÚCHA

Delegada analisará imagens de PM sendo assediada 31 horas antes de sumir em Passo Fundo

Segundo uma amiga de Luane, homem que abordou a soldado seria o ex-namorado

Familiares da soldado espalharam cartazes em ônibus e mantêm a recompensa por informações - Fernanda Pimentel / Especial

Familiares da soldado espalharam cartazes em ônibus e mantêm a recompensa por informações
Foto:Fernanda Pimentel / Especial

A delegada Daniela de Oliveira Mineto vai analisar as imagens registradas pelas câmeras de segurança de uma boate em Passo Fundo 31 horas antes do sumiço da policial militar Luane Chaves Lemes. Os registros mostram um desentendimento da soldado com um jovem em meio a uma festa.
Segundo uma amiga que estava com a soldado na Millenium Club, local da gravação, o homem que aparece nas imagens é Peterson Bairos Annes, 25 anos, ex-namorado da policial. Informada da existência das imagens, divulgadas com exclusividade nesta sexta-feira pela RBS TV, a delegada confirmou que o rapaz revelou à polícia, em depoimento, ter se desentendido com Luane naquela noite na casa noturna, mas não entrou em detalhes.
Após saber pela imprensa que Luane teria ido a Millenium Club na madrugada de sábado para domingo, o proprietário da boate tomou a iniciativa de verificar as câmeras de segurança. Às 3h41min de domingo, uma delas registra a policial e uma amiga entrando na casa noturna. Vinte minutos depois, porém, elas decidem sair da festa. Próximo ao caixa, uma câmera mostra um homem tentando abraçar e beijar Luane na fila para o pagamento. A soldado se esquiva mais de uma vez até pagar a conta e caminhar em direção à saída. Ao tentar perseguir Luane, o homem é contido por um segurança, mas sai logo em seguida após uma breve conversa.
A amiga que estava com Luane na festa, Kelly Thimoteo, 24 anos, afirma que ambas foram surpreendidas na boate por Peterson. O jovem teria tentado abraçar e beijar a soldado sem o consentimento de Luane, que, segundo Kelly, quis ir embora imediatamente.
Ela afirma que o ex-namorado teria perseguido Luane até a fila do caixa e insistido várias vezes para que ela ficasse. Mesmo sem ver o vídeo, a amiga diz ter certeza de que o homem que importunou a policial na fila do caixa era Peterson, pois esteve próxima de Luane durante todo o tempo em que permaneceram na boate. Conforme Kelly, ambas pegaram um táxi. No caminho para casa, a amiga teria dito que a soldado estava assustada e reclamou da postura do ex-namorado.
Peterson não foi localizado ontem por ZH para comentar o episódio. A delegada Daniela afirma já ter requisitado uma cópia do vídeo, mas adianta que isso não altera o rumo das investigações. A delegada, no entanto, informou que estuda ouvi-lo novamente.
Para o advogado Jabs Paim Bandeira, que representa a família de Luane, o vídeo indica uma reviravolta no caso. Ele diz que pedirá à polícia uma análise minuciosa das imagens e também requisitará que a amiga de Luane seja ouvida pela investigação.
Ontem à tarde, o advogado encaminhou à Justiça Militar um pedido para suspender até o fim do inquérito policial o processo de deserção instaurado pela BM. Enquanto isso, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Planalto mapeou os locais onde Luane já foi procurada para realizar novas diligências.
Devido ao cansaço e à falta de resultado, familiares e amigos pausaram por algumas horas as buscas pela soldado. À espera de avanços na investigação, a família espalhou mais cartazes em ônibus e mantém a recompensa de R$ 5 mil e uma moto para quem descobrir o paradeiro dela.

ZERO HORA

Prefeitura e BM formalizam parceria para fiscalizar comércio ambulante em Porto Alegre

 

Com quase um ano de atraso, convênio prevê efetivo de 30 policiais militares para atuar com servidores da SMIC

Previsto para Janeiro deste ano, o convênio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC) com a Brigada Militar, que prevê a participação de até 30 PMs por dia nas ações de fiscalização de ambulantes irregulares na Capital, sairá do papel com a assinatura do contrato prevista para esta segunda-feira (3). O objetivo é evitar a presença de vendedores comercializando produtos piratas nas ruas da cidade, em especial próximo ao camelódromo. De acordo com o Comando de Policiamento de Porto Alegre, a parceria com a Prefeitura venceu em outubro do ano passado.
Conforme a SMIC, o convênio prevê um repasse pela Prefeitura ao Governo do Estado de R$ 1,2 milhão por ano, para pagamento de horas extras ao efetivo da BM e reaparelhamento, como frota de veículos e mobiliário.
Segundo o titular da pasta, Valter Nagelstein, a parceria com a policia auxiliará nas operações de rotina da Secretaria, em especial no centro histórico e em ações noturnas. “A parceria com a Brigada Militar tem gerado bons resultados e é fundamental para assegurar aos fiscais da Prefeitura o pleno desempenho de seu poder de fiscalização”, destaca.
A ações ocorrem para coibir camelôs que atuam sem autorização nas ruas da Capital, entre elas Voluntários da Pátria e Otávio Rocha, onde vendem desde antenas de TV e controles remotos a CDs e DVDs sem nota fiscal e garantia.

fonte: Rádio Guaíba

Policial mata bandido durante assalto a posto de gasolina na zona Sul da Capital

Brigadiano do 1° BPM ficou ferido na ação e está internado no HPS

Posto de combustíveis ficou isolado depois do crime Crédito: Arthur PulsFoto:

Posto de combustíveis ficou isolado depois do crime Crédito: Arthur Puls

Um suspeito de assaltar um posto de gasolina na avenida Icaraí, 910, ao lado do hipódromo, bairro Cristal, na zona Sul da Capital, foi morto por policial no início da manhã deste sábado. O brigadiano Celso Paulo Batista, do 1° do Batalhão de Polícia Militar (BPM), presenciou assalto ao estabelecimento, por volta das 5h40min deste sábado.


Dois homens armados assaltavam o estabelecimento, quando o brigadiano disparou contra os dois delinquentes. Um dos suspeitos, ainda não identificado morreu no local, o outro, identificado como Guilherme Nascimento Brion Derlin, de 23 anos, foragido da justiça, ficou ferido e veio a ser capturado na vila Ursa Maior, Vila Cruzeiro. O policial recebeu dois disparos, um no rosto e outro no tórax e segue em estado regular no HPS.

Fonte: Rádio Guaíba

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Em nova ação, Defrec prende traficante no Bairro Santa Vitória

Rodrigo Ayres, 22 anos, já havia sido detido por tráfico há menos de dois meses

Foto: Portal Gaz/Bruno Pedry

A tarde desta sexta-feira, 30, foi de ofensiva contra o tráfico de drogas. Após recolher cocaína pura, conhecida como escama, e maconha transgênica no Bairro Faxinal, no fim da tarde os agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) promoveram nova ação.

No Bairro Santa Vitória os policiais, coordenados pelo delegado Luciano Menezes, prenderam um traficante e apreenderam uma porção de cocaína e crack. A residência onde os agentes cumpriram o mandado fica na Rua Lino Manoel dos Santos. Rodrigo Ayres, 22 anos, foi preso em flagrante.

Ayres já havia sido capturado pela Brigada Militar há menos de dois meses, pelo mesmo crime. Os entorpecentes estavam escondidos dentro de uma niqueleira e de um pote de plástico. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde será lavrado o flagrante.

A sogra do acusado, idosa, também foi levada para prestar depoimento. Ela é suspeita de participação e tentou esconder as drogas quando a polícia chegou ao local.


fonte: Jornal Gazeta do Sul

Assalto a ônibus que vinha do Paraguai mobiliza polícia em Veranópolis

 

Integrantes da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Civil ainda buscam um dos três suspeitos de ter praticado a ação

Um assalto a ônibus, seguido de sequestro, acabou com dois homens presos e outro foragido, no fim da tarde desta sexta-feira, em Veranópolis. Conforme a Brigada Militar (BM), os assaltantes armados de revólver, que fingiram ser passageiros, abordaram o motorista na RSC-470, no sentido Bento Gonçalves-Veranópolis, antes da ponte sobre o rio das Antas. O coletivo vinha do Paraguai. O condutor foi obrigado a entrar em uma estrada vicinal que dá acesso ao município de Cotiporã. Um dos passageiros conseguiu acionar a BM. Houve confronto e um dos suspeitos, baleado, fugiu pelo matagal. Os outros foram detidos.
A polícia ainda não sabe se há comparsas do trio. A policia Rodoviária Estadual e a Polícia Civil, além da BM, fazem um cerco na região em busca do foragido. Uma quantidade de dinheiro não informada foi apreendida com um dos assaltantes. Não há notícia sobre feridos. No final da tarde houve congestionamento nos dois sentidos da RSC-470 em função das buscas. A Polícia Rodoviária e a BM, fizeram revistas em carros e ônibus antes de chegar a Veranópolis. Há cerca de 30 policiais envolvidos nas buscas, inclusive na região de Bento Gonçalves.


Fonte: Rádio Guaíba

Desarticulada quadrilha que roubava joalherias sob encomenda na Capital e Região Metropolitana

Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais prendeu três suspeitos

Desarticulada quadrilha que roubava joalherias sob encomenda em Porto Alegre e Região Metropolitana. A Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu três suspeitos.
Nos últimos 40 dias eles teriam roubado pelo menos três joalherias: uma em um shopping da Capital, outra na Avenida Salgado Filho, no Centro de Porto Alegre, e a terceira em um shopping de Canoas.
Segundo o delegado Juliano Ferreira, o bando agia de forma diferente dos demais.
— Verificamos que essa quadrilha era formada por assaltantes que agiam por encomenda de alguém, que indicava o local a ser atacado sabendo que lá tinha determinada jóia — explicou. 
Os três suspeitos se preparavam para atacar outra joalheria em shopping de Porto Alegre nesta sexta-feira. Mais seis integrantes do bando e um receptador, todos identificados, são procurados pela polícia.

Fonte: RÁDIO GAÚCHA

POE do 24º BPM de Alvorada prende traficante de crack

ENTORPECENTE-TRAFICO-PRISAO EM 29-09-2011. 005

Na quinta-feira (29/09), às 22h30min, na rua 15 de Novembro, vila Americana, em Alvorada, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM), prendeu um traficante e uma mulher no momento em que ela foi comprar a droga.

Os Policiais Militares (PMs) receberam uma informação do serviço de Inteligência do 24º BPM que um jovem estava traficando drogas em via pública. Os PMs chegaram ao local e flagraram o momento em que a jovem D.S.S., 21 anos comprava a droga de R.E., 32 anos. No momento da revista foi localizada em poder da jovem duas pedras de crack e com o traficante 19 pedras da mesma droga.

Diante dos fatos, ambos foram presos, medicados e apresentados na 1ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Alvorada (1ª Dppa).

fonte: Comunicação Social 24º BPM

Crime na Cidade Baixa: Polícia suspeita que jovem tenha asfixiado namorada antes de se matar

Polícia vai analisar imagens gravadas pelo circuito de monitoramento do prédio em que ocorreu o crime

Gabriela e Bruno: corpos foram encontrados no fim da manhãFoto:

Gabriela e Bruno: corpos foram encontrados no fim da manhã

A primeira análise da Polícia Civil (PC) no apartamento do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, onde dois corpos foram encontrados, no fim dessa manhã, sugere que Bruno Rodrigues do Canto, de 22 anos, matou a namorada Gabriela Coelho Bittencourt, de 21, e tirou a própria vida. A delegada Clarissa De Martini admite que é incomum alguém cometer suicídio com uma faca, mas garante que essa é a conclusão parcial da polícia, com base nos indícios encontrados no local. Não há sinais de que outra pessoa tenha entrado no imóvel além do casal, disse a policial.

Bombeiros foram acionados para controlar princípio de incêndio e encontraram os corpos dos jovens no local, no bairro Cidade Baixa, na Capital - Andréa Graiz

Bombeiros foram acionados para controlar princípio de incêndio e encontraram os corpos dos jovens no local, no bairro Cidade Baixa, na Capital
Foto:Andréa Graiz


O corpo da mulher foi localizado nu. O homem vestia bermuda quando, conforme a investigação, cometeu suicídio. A delegada Clarissa informou que uma faca de cozinha foi utilizada pelo jovem para atingir duas vezes o próprio peito. O objeto usado como arma foi encontrado próximo da mão do rapaz.
Gabriela foi assassinada asfixiada com um fio enrolado no pescoço. A polícia conseguiu contato com a mãe do jovem. Moradora de Alegrete, ela disse que Bruno estava desempregado e que o casal, terminando o relacionamento. Há pelo menos dois meses, Bruno e Gabriela moravam no endereço da rua da República. Informação ainda sendo investigada dá conta de que ela trabalhava no Shopping Iguatemi, na Capital.
A polícia ficou sabendo do caso depois de um morador do bairro informar, pouco antes do meio-dia, sobre um incêndio no prédio. Os bombeiros foram ao local e apagaram o fogo, que atingiu parcialmente a moradia, na sala e no quarto. Para a PC, ele provocou as chamas. Uma vizinha disse à delegada Clarissa ter ouvido a garota falar “ai, para”, pouco antes de sentir o cheiro de fumaça. O porteiro comentou com outra moradora ter visto a jovem entrar sozinha no prédio com um olho roxo, sugerindo uma suposta agressão. As câmeras de segurança do conjunto residencial serão analisadas pela polícia.
O apontamento inicial da perícia mostra, ainda, que o crime ocorreu nessa manhã. Não foram encontradas drogas no apartamento. O laudo do exame nos cadáveres vai apontar se houve consumo de substância ilícita. O caso foi encaminhado à Delegacia de Homicídios. O inquérito deve ser arquivado caso se confirme que houve assassinato seguido de suicídio. A pena, nesse caso, é extinta em função da morte do autor.

fonte: Rádio Guaíba

24º BPM de Alvorada microônibus devidamente equipado

Nesta quinta-feira (29/09), o 24º Batalhão de Polícia Militar (24ºBPM) recebeu mais um Motor Casa.

DSC02255

O comando do 24º BPM recebeu do Comando de Policiamento Metropolitana (CPM) uma nova viatura modelo Motor Casa. Esta viatura é um microônibus devidamente equipado com mesa, cadeiras, banheiro e com móveis de cozinha que serve para ser aplicado como um posto policial móvel para melhor atender o público que necessita das orientações e serviços da Brigada Militar.

O novo Motor Casa esta instalado, diuturnamente, na avenida Zero Hora, bairro Porto Verde, onde tem uma dupla de Policiais Militares prontos para atender as demandas da população daquela área de Alvorada, assim agilizando o serviço da BM para proporcionar uma segurança pública mais efetiva. O outro Motor Casa esta localizado na avenida Pátria, vila Formosa.

DSC02256

fonte: Comunicação Social 24º BPM

Investigadas amostras de achocolatado que queimou crianças na boca em três cidades gaúchas

 

Estado pede que Municípios retirem do mercado todos os lotes de Toddynho 200ml

Notificações recebidas de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo levaram o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) a investigar o registro de queimaduras na boca de quatro crianças que ingeriram um composto alimentar de sabor chocolate da marca Toddynho, fabricado pela Pepsico do Brasil. Amostras dos lotes, de números 43206:08 e 43206:09, com vencimento em fevereiro de 2012, já começaram a ser analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Os primeiros resultados apresentaram um PH considerado alto em excesso para um alimento, levantando a suspeita de que um produto de limpeza possa ter sido misturado à bebida láctea. De acordo com o médico Paulo Zubaran, da Vigilância Sanitária de Canoas, o teor de alcalinidade verificado no achocoladado é semelhante ao do líquido das pilhas, o que explica a queimadura.
O Cevs emitiu um alerta às autoridades sanitárias regionais e municipais do Rio Grande do Sul pedindo a interdição cautelar de todos os lotes do produto. A Anvisa também já foi comunicada. Um alerta epidemiológico também foi emitido para as Coordenadorias Regionais de Saúde e o Centro de Informações Toxicológicas. O disque-vigilância 150 está disponível para que a população encaminhe o relato de casos similares.
No início da noite, a Pepsico emitiu uma nota oficial, garantindo estar retirando os lotes de circulação e colocando o telefone 0800 703 2222 à disposição dos consumidores que tenham adquirido a bebida láctea. O texto esclarece, ainda, que a Pepsico foi informada de que cerca de 80 unidades de 200ml do produto apresentaram alteração.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é preso por tráfico em Alvorada

 

Homem tinha passagens por tráfico, receptação, furto qualificado, entre outros crimes

Um homem foi preso por tráfico de drogas em Alvorada, na região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar do município, uma ligação anônima ao 190 alertou que Rafael Espossi, de 32 anos, estava vendendo crack na rua XV de Novembro, bairro Americana. A polícia, durante a averiguação, prendeu o homem. Com ele, foram apreendidas 19 pedras de crack e R$ 581. Espossi tinha passagens por tráfico de drogas, receptação, furto qualificado, entre outros crimes.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é preso por tráfico de drogas na Capital

 

Polícia apreendeu pedra de crack que fracionada poderia resultar em até 500 para o consumo

Um homem foi preso no início da madrugada desta sexta-feira no bairro Teresópolis, zona Sul de Porto Alegre. De acordo com os policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), depois de uma denúncia o homem foi detido com uma pedra de crack que dividida poderia render 500 pedras de crack. Os policiais também apreenderam material para embalar a droga e uma tesoura. O detido, Leomar Garcia Cardoso, de 26 anos, já tinha passagens pelo sistema prisional.

Fonte: Jerônimo Pires/Rádio Guaíba

Homem baleado pelo irmão em Ijuí recebe alta

 

Motivo do crime seria um desentendimento

Recebeu alta, nesta quinta-feira, o homem de 43 anos que foi atingido por três disparos de arma de fogo, na tarde do último sábado, em frente a sua residência no bairro Getúlio Vargas, em Ijuí. Conforme informações da Brigada Militar, Ari Gonçalves dos Santos teria sido alvejado pelo irmão. O motivo do crime seria um desentendimento familiar.

Fonte: Jerônimo Pires/Rádio Guaíba

Polícia identifica assassinado em Sapucaia do Sul

 

O criminoso fugiu do local

 

A Brigada Militar identificou o homem que foi assassinado, no início da noite desta quinta-feira, em Sapucaia do Sul, região Metropolitana da Capital. De acordo com os policiais, Jorge Israel Bittelo, de 28 anos, com passagens pelo sistema prisional, morreu baleado após discutir com o assassino em um bar da rua Marques Barbacena, na Vila Vargas. O criminoso fugiu do local.

 

 

Fonte: Jerônimo Pires /  Rádio Guaíba

Polícia prende quatro por sequestro relâmpago em Gravataí

 

 

Veículo roubado foi recuperado e suspeitos apresentados na Delegacia de Pronto Atendimento para registro do flagrante

A Brigada Militar de Gravataí prendeu, no início da madrugada desta sexta-feira, quatro homens por sequestro relâmpago. Suspeitos de roubar um VW Golf e sequestrar o condutor, de 43 anos, circularam por Gravataí por um tempo até abandonarem a vítima e seguirem com o veículo.
Após várias buscas nas imediações, o carro foi localizado na Rua Os 18 do Forte, bairro Bom Sucesso. Ao serem abordados o quarteto tentou fugir mas foram presos. Os suspeitos foram identificados pela polícia como Jocemar Winkelmann, de 23 anos, Gilnei Sena Coelho, de 21, Vitor Coronel Paulo de Azambuja, de 19, e Jonas Pedroso Martins, de 20.
O registro do flagrante foi feito na Delegacia de Pronto Atendimento da cidade. Os policiais apreendeream ainda uma arma calibre .380 que acreditam ser a arma usada para intimidar a vítima. Dois dos presos foram reconhecidos pelo motorista.

Fonte: Dico Reis / Rádio Guaíba

Dupla rouba 4,5 toneladas de arroz em Caxias

Motorista de caminhão foi baleado ao tentar fugir

Dois homens armados atacaram um caminhoneiro no km 68 da ERS 122, em Caxias do Sul, na Serra, e roubaram 4,5 toneladas de arroz em pacotes prontos para a venda. Por volta das 6h desta sexta-feira, Diego Agusto Tirloni, de 24 anos, parou na estrada para verificar a carga, quando a dupla anunciou o assalto.
O motorista foi obrigado a conduzir o Mercedes Benz até uma estrada mais retirada, onde parou o veículo. A vítima fugiu e acabou sendo atingida com um disparo no pé. Tirloni foi socorrido e encaminhado ao Hospital da Unimed. O caminhão vazio foi recuperado pela Brigada Militar, cerca de dez quilômetros distante do local do assalto.

fonte: Correio do Povo

Brigada pretende delimitar regiões para direcionar buscas a PM desaparecida em Passo Fundo

Ideia é mapear locais já verificados e evitar procuras em vão por Luane Lemes

Familiares colocaram cartazes em ônibus intermunicipais em busca de pistas da PM - Fernanda Pimentel / Especial

Familiares colocaram cartazes em ônibus intermunicipais em busca de pistas da PM

A Brigada Militar pretende delimitar, a partir desta sexta-feira, regiões ainda não vasculhadas para direcionar as buscas pela policial militar desaparecida no último dia 19 em Passo Fundo, na região Norte.
Passados 11 dias do sumiço, a ideia é mapear os locais já verificados, concentrar esforços e evitar procuras em vão pela policial Luane Chaves Lemes, de 23 anos.
À espera da perícia em notebook, a Polícia Civil está atenta à conta bancária da soldado. Como o salário referente a setembro foi depositado, a investigação monitora qualquer movimentação financeira que possa identificar a localização da policial ou do possível responsável pelo sumiço dela.
Após quebra de sigilo, nada foi revelado além de um saque de R$ 100 no dia do desaparecimento. Como Luane está ausente do trabalho por mais de oito dias sem licença, ela responde automaticamente a um processo por deserção na Justiça Militar, o que não ocorreria caso ela houvesse desaparecido em serviço.

fonte: ZERO HORA

Moradores de Gravataí colocam faixas em frente às casas para ironizar falta de segurança

Manifestação pelo fim dos assaltos a residências ocorre no bairro Dom Feliciano

Comerciante Cid Cordeiro Filho foi um dos moradores que, após assalto, se uniu a mutirão para cobrar segunça no bairro Dom Feliciano - Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Comerciante Cid Cordeiro Filho foi um dos moradores que, após assalto, se uniu a mutirão para cobrar segunça no bairro Dom Feliciano
Foto:Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Ao tentar socorrer a mulher – que surpreendeu dois assaltantes rendendo o seu marido na garagem de casa – o advogado Amir Rodrigues Oliveira, 68 anos, foi baleado por sete tiros.
O incidente, ocorrido no dia 15, foi a gota d’água para que os moradores do bairro Dom Feliciano, de Gravataí, espalhassem faixas exigindo segurança.
O bairro é dividido em 10 quadras, onde moram cerca de 2 mil pessoas. Não é o lugar mais violento de Gravataí, de 260 mil habitantes e dezenas de vilas irregulares, mas a maioria dos moradores tem uma história de violência a contar, como o comerciante Cid Cordeiro Filho, 63 anos.

— Eu e minha mulher estacionamos o carro na garagem e apareceram dois caras gritando que iriam nos matar. Um deles colocou o cano da pistola na minha cabeça — descreve.
O filho do comerciante chamou a polícia. Sem sucesso no assalto, os ladrões levaram o carro do vizinho, que chegava em casa.

fonte: Zero Hora

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BM e Instituto de Oncologia Kaplan realizam Simpósio de Prevenção em Saúde da Mulher

Na quinta-feira (29/9) e sexta-feira (30/9), no auditório da Academia de Polícia Militar, a Brigada Militar, através da parceria entre Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBM-POA) e Instituto de Oncologia Kaplan realiza o primeiro Simpósio de Prevenção em Saúde da Mulher.

A solenidade de abertura do simpósio contou com a presença do Comandante-Geral da Brigada Militar, cel Sérgio Roberto de Abreu, do Diretor do Departamento de Saúde da BM, cel Marcelo Kuhn, do Diretor do HBM-POA, ten cel Ademar Grasel e do Diretor do Instituto de Oncologia Kaplan, Dr André Brunetto.

As palestras são voltadas às prevenções da saúde da mulher como: patologias mamárias; prevenção do cólo do câncer do útero; a importância de exercícios físicos; cuidados da pele; anti-tabagismo; alimentação saudável e qualidade de vida.

fonte: BM PM5

Mais de 20 inquéritos apuram protestos de PMs no Estado

São mais de 70 protestos, motivados por questões salariais

Os comandos regionais da Brigada Militar estão apurando 26 inquéritos que investigam os protestos de PMs no Rio Grande do Sul.
Eles apuram os bloqueios de vias com queima de pneus desde o dia 4 de agosto. São mais de 70 protestos, motivados por questões salariais.
O corregedor da Brigada Militar, coronel João Gilberto Fritz, destaca que, por enquanto, está sendo feito um levantamento das provas para, depois, apontar os envolvidos, tanto na questão dos pneus como das falsas bombas.
Um inquérito na Corregedoria concentra todas as apurações, entre elas a da colocação de falsa bomba no Centro da Capital e também um protesto, na semana passada, contendo material explosivo, bem como as ameaças feitas ao governador.
Não há prazo para conclusão, mas o comando garante já ter elementos suficientes para comprovar o envolvimento de pelo menos cinco militares da ativa nestes dois casos de Porto Alegre. São imagens de vídeo, depoimentos e provas técnicas que ainda não foram reveladas.

fonte: RÁDIO GAÚCHA

Comando Ambiental da BM finaliza Operação Queimadas

No período de quase 50 dias, entre 11 de agosto e 29 de setembro, o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) emitiu 126 autuações a proprietários rurais pelo ilícito da queima de vegetação. O total de 4.706,52 hectares de campos foram encontrados queimados nos 12 municípios fiscalizados: Caxias do Sul, Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana, Bom Jesus, Vacaria, São José dos Ausentes, Muito Capões, Esmeralda e Monte Alegre dos Campos.

O efetivo empregado na Operação Queimadas percorreu aproximadamente 17 mil hectares, que perfazem 195 propriedades rurais fiscalizadas. São Francisco de Paula e Vacaria foram os municípios como maior número de ocorrências.

A partir de agora, o CABM mantém fiscalizações de rotina na região serrana e Campos de Cima da Serra, pois eventualmente os proprietários rurais ainda poderão atear fogo na vegetação, mas o período em que tradicionalmente são feitas as queimadas para renovação de pastagens é entre agosto e setembro

fonte: BM PM5

5º RPMon de Santiago prende dupla furtando em estabelecimento comercial

 

Na madrugada de quinta-feira (29/9), na rua Pinheiro Machado, bairro Gaspar Dutra, na cidade de Santiago  policiais militares do 5º Regimento de Policia Montada encontraram dois homens um de 19 e outro de 21 anos. Um dos indivíduos estava em cima do telhado e outro nos fundos de um estabelecimento comercial. A dupla havia quebrado três vidros de uma janela e também a grade de um exaustor, e com um ferro, pescavam bebidas. Foram presos em flagrante por furto a estabelecimento comercial. Eles foram levados para a DPPA local e posterior presídio.

fonte: BM PM5

26º BPM Cachoeirinha prende foragido da Justiça

 

Na madrugada de quinta-feira (29/9), na avenida Flores da Cunha, bairro Vila Pontaporã, na cidade Cachoeirinha, policiais militares do 26º Batalhão de Polícia Militar, realizaram abordagem de J. A. P. D. S., 29 anos, com antecedentes criminais, o mesmo encontrava-se na condição de procurado. Diante dos fatos foi lhe dada voz de prisão e conduzido ao a DPPA de Gravataí.

fonte: BM PM5

BM ainda espera notificação para retirar sem-terras de áreas invadidas em Viamão e Sananduva

 

Justiça já determinou reintegração de posse de fazendas ocupadas

O cumprimento da reintegração de posse de duas fazendas ocupadas pelo MST no Estado, já determinado pela justiça, segue sem prazo para ocorrer. A Brigada Militar (BM) ainda não foi oficiada da decisão. Segundo o chefe do Estado Maior, coronel Valmor Araújo de Mello, assim que o comando da corporação for notificado, serão montadas as operações para retirar os sem-terras das fazendas.
As famílias permanecem acampadas nas cidades de Viamão, na região Metropolitana, e de Sananduva, no Norte gaúcho. Os colonos não pretendem deixar as áreas, mesmo após decisão da justiça, até que o governo do Estado e o Incra anunciem o assentamento das famílias, prometido em abril pelo Piratini.
Cerca de 250 pessoas compõem o acampamento de Sananduva - entre elas, 53 crianças, sendo 31 em idade escolar. Em Viamão, cerca de 300 colonos ocupam uma fazenda próximo à praça de pedágio da ERS-040. Em Vacaria, mais de 500 pequenos agricultores ocupam uma área de 400 hectares de terra próximo a BR-285, a um quilômetro da entrada da cidade. A área, que é pública, foi destinada pelo governo à Fepagro, que ainda não entrou com o pedido de reintegração.


Fonte:Rádio Guaíba

Falso professor é suspeito de estupro em Santa Maria

 

Um falso professor de educação física foi preso em flagrante, na noite de terça-feira, por estupro de vulnerável. Conforme o registro da Brigada Militar de Santa Maria, Volnei da Silva Rosa, 52 anos, estava com três adolescentes ? um de 12 anos e dois de 13 ? em sua casa, no bairro Nossa Senhora do Rosário, quando teria tentado abusar sexualmente dos jovens. O crime foi descoberto depois que o irmão de um dos adolescentes, um rapaz de 20 anos, sentiu a falta do menino. Ele foi a um campo de futebol da Vila Kennedy, onde o adolescente joga bola, para procurá-lo. Lá, ficou sabendo que o irmão estava na casa do suposto professor. De imediato, o jovem ligou para a Brigada Militar.
O relógio marcava 21h quando os policiais do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) bateram na porta de Volnei. Em seguida, os quatro ? o suspeito e os três adolescentes ? foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), para prestar depoimento.
O adolescente de 12 e um de 13 anos contaram ao delegado plantonista Vladimir Urach que foram vítimas de Volnei. O terceiro menino não teria sido vítima. O suspeito disse que só se manifestaria em juízo.
Para conseguir levar os meninos até sua casa, o falso professor teria oferecido presentes. No imóvel, conforme Urach, Volnei teria acariciado as partes íntimas dos dois meninos.
? Eles (adolescentes) tentaram fugir, mas ele (Volnei) trancou a porta da casa, não permitiu que as vítimas saíssem e disse que daria os presentes que tinha prometido ? explica Urach.
Depois que as vítimas contaram ao delegado o que havia ocorrido, Urach deu voz de prisão a ele. O homem foi para o Presídio Regional e, ainda ontem, encaminhado à Penitenciária Estadual, no distrito de Santo Antão.
A partir de hoje, o caso será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A delegada Ana Luiza Tarouco, que responde pela DPCA, disse que o suspeito já estava sendo investigado há quatro meses por duas denúncias relacionadas ao seu comportamento.
? Sabemos que ele se intitula como funcionário de uma ONG, mas essa informação não procede. As outras denúncias continuarão sendo investigadas. O fato de ele ter sido preso em flagrante não quer dizer que tenha cometido os outros crimes ? explica.
Em 2007 ? A falsa atuação de Volnei como professor de educação física, em Santa Maria teria começado em 2007. Na época, ele fazia parte de uma escolinha de futebol de categorias de base. Na ocasião, essa escolinha, que não existe mais, teria usado o Estádio dos Eucaliptos, do Riograndense, para treinos. O presidente do Periquito, Julio Cesar Ausani, diz que o falso professor nunca fez parte do quadro funcional do clube:
? Ele se ofereceu para trabalhar no Riograndense. Dizia que tinha experiência em vários clubes. Apurei e vi que era inconsistente. Ele apontou um currículo que não correspondia. Assumi em janeiro de 2007 como coordenador geral do clube e, desde lá, ele nunca passou por aqui.
O pai de um aluno da escolinha da qual Volnei faria parte diz que seu filho foi vítima do suspeito em 2007.
? Meu guri aparecia com presentes, com doces e muitas promessas. Pensei: tem coisa errada aí ? revela o pai, que preferiu não se identificar.
Voluntário ? Em março de 2011, Volnei foi até a Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antonio Reis, no bairro Salgado Filho. Ele se ofereceu para dar aulas de educação física e, por dois meses, trabalhou na instituição, mesmo sem ter diploma. A diretora, Maria Eneida Santos, desconfiou do comportamento dele. Em busca de referências, ela telefonou para uma escola em que Volnei disse ter trabalhado antes. Em seguida, ele foi afastado.
? Começamos a desconfiar dele quando ele passou a levar alunos ao (ginásio) Guarany Atlântico sem comunicar a escola e os pais. Em maio, eu disse que não queria mais ele na escola. Liguei para um colégio em que ele disse que havia dado aulas e disseram que ele nunca passou por lá ? conta a diretora.
Diretor da Secretaria de Esportes no início deste ano, Tiago Souza também foi procurado por Volnei, mas foi alertado por Maria Eneida:
? O Volnei não faz parte de nenhum projeto social. Ele dizia que era professor e ministrava aula para as crianças. Eu disse a ele: tu não tens autorização nenhuma para trabalhar com isso. Ele nunca mais voltou ao Guarany depois disso.

fonte: Diário de Santa Maria

No dia em que sumiu, Luane iria a festa em Passo Fundo, relata amigo da PM

Rapaz acredita que o saque de R$ 100 pouco antes de desaparecer tenha relação com plano de Luane

Familiares colocaram cartazes em ônibus intermunicipais em busca de pistas da PM - Fernanda Pimentel / Especial

Familiares colocaram cartazes em ônibus intermunicipais em busca de pistas da PM
Foto:Fernanda Pimentel / Especial

Mais uma pista aponta que a soldado Luane Chaves Lemes, 23 anos, não planejava desaparecer na manhã do dia 19, em Passo Fundo, no norte gaúcho. Além de comprar comida pouco antes do horário de almoço, um amigo revela ter combinado com Luane e outra amiga uma festa para aquela noite, véspera do feriado de 20 de Setembro.
Segundo o rapaz de 26 anos, ele e Luane haviam trocado mensagens de texto no fim de semana combinando programação para a noite daquela segunda-feira.
Ele acredita que o plano de ir à festa tenha relação com o saque de R$ 100 feito pela soldado na manhã em que desapareceu. À noite, ao procurar a amiga, o homem foi informado do sumiço pela família, já preocupada.

fonte: Zero Hora

Policiais civis pedem que AL interceda em negociação com o governo

Paralisação chega ao segundo dia e sindicato já fala em greve

Representantes do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil (Ugeirm) foram à Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira, tentar convencer os líderes de partidos a interceder no impasse sobre o reajuste da categoria. Eles se encontraram com o presidente da Casa, deputado Adão Villaverde, e pretendiam conversar ainda com a líder do governo, deputada Miriam Marroni.
O presidente da entidade, Isaac Ortiz, saiu otimista do encontro. “Em outros momentos de crise o deputado (Adão Villaverde) já conseguiu interferir com o seu poder político e foi resolvido. Vamos procurar outros líderes para tentar dissuadir o governo”, afirmou. “Eles não podem encerrar as negociações bruscamente”, ponderou.
Hoje a paralisação chegou ao segundo ao último dia. Segundo o sindicato, mais de 5 mil servidores aderiram ao protesto. “Estamos tentando evitar (a greve). Mas nunca houve uma mobilização tão grande na Polícia Civil. E isso pode sim acabar em greve”, disse.
Impasse
Na sexta-feira passada, o Palácio Piratini manteve a proposta de reajuste de R$ 91 no vencimento básico dos inspetores e escrivães de 1ª a 4ª classe. O sindicato sugeriu elevar para R$ 120 a proposta de incremento, mas não houve acordo.
Atualmente, o salário básico inicial de um agente é R$ 666,53, acrescido de gratificação mensal por risco de morte de 222%. Ortiz afirmou que, se os salários não forem revisados, a Polícia Civil certamente vai perder efetivo para outras carreiras do funcionalismo público. O vencimento bruto inicial dos guardas do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), por exemplo, é de R$ 2.617,31 acrescido de adicional por risco de morte de R$ 916,05, totalizando R$ 3.533,36.

fonte: Rádio Guaíba

Aumento de demanda leva os lotéricos a pedir auxílio à BM em Porto Alegre

 

Greve dos bancários, que já atinge 630 agências no RS, pode fazer com que a procura suba até 30% na virada de mês

O movimento das lotéricas e correspondentes bancários deve crescer 30%, a partir deste fim de semana, em função da virada de mês. As paralisações dos bancários e dos trabalhadores nos Correios fizeram o Sindicato dos Lotéricos encaminhar um pedido de reforço, à Brigada Militar, para a segurança das lojas consideradas mais vulneráveis em Porto Alegre.
Apesar de a entidade garantir a existência de circuito interno de câmeras e cofre com boca de lobo em todas as agências, com o recolhimento do dinheiro em carros-fortes, um ofício foi enviado à BM, pedindo auxílio nos próximos dias. Paulo Michielon, adiantou que o reforço já foi esquematizado para evitar transtornos.
Conforme o Sindicato dos Lotéricos, os horários de atendimento foram ampliados em duas horas nas unidades de shoppings, centros comerciais e supermercados. Para os estabelecimentos de calçada, o expediente deve ser estendido em meia hora.
As lotéricas aceitam pagamentos de até R$ 2 mil através de boletos da Caixa Econômica Federal. No caso de vencimentos de outros bancos, o valor cai para RS 700. Quem quiser evitar qualquer transtorno pode efetuar pagamentos pela Internet.

Total de agências afetadas chega a 630 no RS

Hoje, os bancários fizeram uma passeata no Centro de Porto Alegre. O ato marcou o terceiro dia da paralisação. Conforme o sindicato da categoria, há cerca de 630 agências com paralisação parcial ou total, 231 delas em Porto Alegre. Entre os bancos públicos fechados, o Banrisul é o mais afetado - ainda que a instituição garanta que 77,5% das 440 agências no Estado sigam funcionando. Entre os privados, o Santander soma o maior número de agências paradas.
Nesta sexta, os bancários farão um almoço na Praça da Alfândega. Pela manhã, às 9h30min, está previsto um ato em frente à Superintendência do Banrisul, localizada na rua 24 de Outubro, para pedir a retomada das negociações. Às 10h, a categoria se junta ao filiados do Cpers Sindicato e aos grevistas dos Correios para um ato na Praça da Alfândega.

fonte: Rádio Guaíba

Incêndio em mato mobiliza bombeiros e assusta moradores em morro na zona sul da Capital

Pelo menos 15 bombeiros foram deslocados para apagar as chamas no Morro Teresópolis

Fogo no Morro Teresópolis precisou de 15 homens dos bombeiros para ser controlado - Delba Oliveira, Leitor-repórter

Fogo no Morro Teresópolis precisou de 15 homens dos bombeiros para ser controlado
Foto:Delba Oliveira, Leitor-repórter

O corpo de bombeiros da Capital foi acionado no início da noite desta quinta-feira para controlar fogo em mato no Morro Teresópolis, zona sul de Porto Alegre. Três caminhões foram deslocados. Não há informações sobre feridos.
Segundo o capitão Eduardo Zaniol, dos bombeiros, foi montada uma linha de segurança para o fogo não atingir moradias de uma pequena vila na região.
— Nós controlamos o incêndio. Não há mais riscos e o fogo não comprometeu as moradias. Os caminhões foram usados para a fazer linha de segurança e não usamos água. Temos 15 homens fazendo o trabalho de batedores. O fogo é apagado no trabalho braçal — explicou o capitão.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nonoai, Tadeu Paraguassú, disse que os moradores se assustaram com o tamanho das chamas.
— O fogo era grande mesmo. Nunca vi desse tamanho. A impressão é que tinha uns 20 metros de altura. — disse Paraguassú — A chama atingiu diversas árvores, ficamos todos assustados — concluiu.
Até por volta das 19h30min, os bombeiros ainda atuavam no combate às chamas, que já estavam sob controle. As causas não foram informadas.

fonte: ZERO HORA

Conta bancária de soldado sumida no Norte será monitorada

Investigação vai rastrear movimentações, já que o salário do mês já foi depositado

Familiares colocaram cartazes em ônibus intermunicipais em busca de pistas da PM - Fernanda Pimentel / Especial

Familiares colocaram cartazes em ônibus intermunicipais em busca de pistas da PM
Foto:Fernanda Pimentel / Especial

A conta bancária da soldado Luane Chaves Lemes, 23 anos, de Passo Fundo, desaparecida desde o dia 19, será monitorada para rastrear possíveis movimentos. O salário do mês da policial já foi depositado. A polícia cogita que Luane possa estar viva, mas também avalia hipóteses como suicídio, fuga ou homicídio.
O comando da Brigada Militar iria mapear os locais em que já foram feitas buscas por Luane em Passo Fundo e delimitar regiões da cidade para intensificar o trabalho. Na quinta-feira, a família, amigos e policiais usaram um cão farejador para tentar encontrar a soldado em locais ermos no interior. Enquanto isso, a Polícia Civil aguarda a perícia do notebook da policial e toma novos depoimentos.
Luane foi considerada desertora pela Brigada Militar em Passo Fundo, no norte do Estado. O crime é previsto no Código Penal Militar para quem se ausenta do serviço por mais de oito dias sem licença. Segundo a BM, o processo é automático, independe da situação da policial e foi encaminhado ao Tribunal de Justiça Militar. De acordo com o chefe do departamento de pessoal da BM em Passo Fundo, capitão Adair Couto Gonçalves, Luane recebeu o salário referente a setembro, mas diante da deserção teve suspensos os vencimentos a partir do próximo mês, bem como a contagem do tempo de serviço como policial.
Ele observa que, caso reapareça viva, Luane não voltará ao trabalho até o julgamento do processo e, conforme o código, será presa na sede do quartel ou em presídio militar em Porto Alegre. De acordo com Couto, a soldado pode até responder em liberdade, mas isso dependerá de decisão judicial.
— Se o sumiço ocorresse durante o expediente, ela seria declarada desaparecida e não haveria crime — explica o capitão.
Uma força-tarefa para buscas, com reforço policial de outras regiões, está descartada por enquanto.

fonte: ZERO HORA

Homem armado invade Palácio do Planalto e pede para ser recebido pela presidente Dilma Rousseff

Ele entregou a arma aos seguranças por volta de 10h40min desta quinta-feira

Um homem armado invadiu o Palácio do Planalto e foi contido por seguranças na manhã desta quinta-feira em Brasília. Ele chegou ao local por volta de 9h40min e disse que queria ser recebido pela presidente Dilma Rousseff para entregar a ela uma petição.
Seguranças do Planalto mobilizaram-se para conter o homem identificado como Maycon Kusther Pinheiro, de 31 anos, oriundo de Vila Velha (ES). Depois de intensa negociação, ele entregou a arma de calibre 38 à Segurança por volta de 10h40min.
Antes de se entregar, o homem, todo vestido de preto, afirmou que "isso tudo só está acontecendo porque recorri a todas as esferas da Justiça e não fui atendido". Ele ameaçou se matar caso a presidente não o recebesse.
Maycon tinha em mãos a carta que pretendia entregar à Dilma Rousseff, que aparentemente estava impressa em papel timbrado da Defensoria Pública do Distrito Federal. Ele afirmava ser perseguido por uma organização criminosa e não ter conseguido amparo na Justiça. O homem foi encaminhado à Polícia Federal.


Com informações da AE

Multa pode chegar a R$ 60 mil por venda de bebidas alcoólicas para menores

Texto será avaliado pelo governador e posteriormente enviado à Assembleia

Vender, oferecer ou permitir o consumo de bebidas alcoólicas entre crianças e adolescentes poderá pesar – e muito – no bolso de empresários e comerciantes gaúchos.
Prestes a ser enviado à Casa Civil, o anteprojeto de lei elaborado a pedido do governador Tarso Genro por um grupo de trabalho composto por especialistas e gestores públicos prevê a aplicação de multas que podem chegar a R$ 60,9 mil.

>>> Saiba o que diz o anteprojeto de lei

Os pais coniventes com o consumo de bebida por filhos também foram lembrados no anteprojeto. Mesmo que a criança ou adolescente esteja acompanhado dos pais e estes autorizarem o consumo, quem estiver do outro lado do balcão não apenas deverá negar, como terá autorização legal para retirar do ambiente os mais insistentes. Inclusive com apoio da Brigada Militar (BM).
— Isso dará subsídio aos comerciantes, que muitas vezes ficam de mãos amarradas. Os pais precisam saber que sua autoridade não está acima da lei — afirma a coordenadora do Departamento de Dependência Química da Associação de Psiquiatria do Estado, Carla Bicca

fonte: Zero Hora

24º BPM de Alvorada prende dupla de assaltantes

DSC02250

Nesta quinta-feira (29/09), às 14h30min, na rua Luzitana, vila Tijuca, em Alvorada uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) prendeu dupla após tentativa de assalto em uma pedestre.

A guarnição de Policiais Militares (PMs) foi acionado por uma vítima que relatou que dois jovens tentaram levar seus pertences mas, não conseguiram pois ela reagiu e saiu correndo. Os PMs colheram informações e saíram na busca da dupla que foi encontrado próximo ao local do fato.

A dupla identificada por C.E.S.S., 18 anos e T.F.C., também com 18 anos foi presa e conduzidadas  ao quartel do batalhão pra serem tomadas as providencias cabíveis.

 

fonte: Comunicação Social 24º BPM