sábado, 10 de setembro de 2011

Maestro Setembrino é acordado com música no aniversário de 80 anos em Santa Maria

(Claudio Vaz)

Mais de 35 pessoas participaram da homenagem em frente à casa do maestro

Familiares e amigos, num total de mais de 35 pessoas, prestaram uma homenagem ao aniversário de 80 anos do maestro Antônio Setembrino Corrêa dos Santos na manhã desta sexta-feira em Santa Maria.

O músico, coautor do Hino de Santa Maria, foi acordado às 7h com a Banda da Brigada Militar. O mestre da Banda da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Jorge Berghahn, e o barítono Nei Beck também participaram da homenagem.

fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA

MEC muda formato de divulgação das notas do Enem

 

Distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena deve ser reduzida

Na manhã de segunda-feira estará disponível para consulta pela internet o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 por escola. No ano passado 56% dos alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram da prova e a média nacional na prova objetiva foi 511,21 pontos. Este ano o Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep) decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participaram do Enem.
A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena. Como em muitos casos os estabelecimentos de ensino utilizam o bom desempenho no Enem para fins publicitários, o Inep quer evitar que as escolas em que apenas os melhores alunos fazem a prova possam ficar na lista das mais bem colocadas. Dessa forma, elas foram subdividas em quatro grupos a partir do percentual de alunos inscritos no Enem, que varia de 2% até 100%.
O grupo um engloba as 4,6 mil escolas que tem 75% dos alunos ou mais participando da prova. O grupo dois reúne as 5,4 mil unidades que tiveram de 50% a 75% de seus estudantes inscritos no Enem. Já o grupo três representa os 8,6 mil estabelecimentos com participação de 25% a 50% e o grupo quatro reúne as 7,4 mil escolas que tiveram menos de 25% dos alunos inscritos.
“Nós sabemos a importância que os pais dão a esses resultados, por isso divulgamos o Enem por escola há anos. Mas se pudermos agregar essa informação, para que essa decisão seja tomada com mais cautela, nós faremos. A recomendação é que se observe não apenas a nota, mas a taxa de participação, que é um subsídio a mais”, explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele recomenda ainda que a nota do Enem não seja o único critério observado pela família para a escolha da escola. Os resultados do Enem 2010 por escola estarão disponíveis no site do Inep.

fonte: Correio do Povo

Roubo assombra gaúchas: a cada quatro horas, uma mulher tem o carro levado no RS

Na Capital, crime cometido contra mulheres aumentou 21,4% em julho

O aumento do número de roubos de veículos em 2011 tem mudado o comportamento das gaúchas ao volante no Estado. A morte da fotógrafa Maria Cristina da Silva Vieira, 52 anos, na zona norte de Porto Alegre, em 19 de agosto, aumentou ainda mais a preocupação. Estatísticas justificam o temor. No Rio Grande do Sul, o mês de julho registrou 22,3% de crescimento nos roubos de veículos em relação ao mesmo período de 2010.
Na Capital, onde os dados da Polícia Civil podem ser esmiuçados por gênero, houve uma elevação de 15,4% nos roubos, e, entre as mulheres, ela foi mais acentuada: 21,4%. O crime cresceu quase o dobro dos 11,8% de crescimento com vítimas do sexo masculino.
Até o ano passado, as mulheres representavam 36,8% das habilitações para dirigir e 36% das vítimas de roubo de carro. Agora, elas totalizam 37% das carteiras, mas 37,9% dos assaltados. Embora pequena, a diferença percentual indica que elas já são mais visadas.
— Eu parei de estacionar na rua. Se não tem estacionamento, vou de táxi — conta uma universitária de 25 anos que pediu pra ter o nome preservado, assaltada neste ano na Zona Norte quando chegava à casa de uma amiga.
Segundo a delegada Vivian Nascimento, titular da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículo, alguns comportamentos femininos podem potencializar as chances de assalto:
— A mulher não deve se maquiar dentro do carro, ficar no telefone ou, pior, mexer na bolsa na hora de descer. Esse tempo a mais dentro do carro aumenta a chance de abordagem.

fonte: Zero Hora

Vizinho é procurado por barbárie contra crianças em Montenegro

Primos morreram carbonizados na tarde desta sexta-feira na casa dos avós no bairro 5 de Maio

Foto: Jornal NH/Rivelino Meireles

Tragédia: destroços na Travessa José Pedro Steigleder foram isolados para perícia

Os primos Junior Rodrigues Telles, 2 anos, e Renan Mattos da Silva, de um ano e oito meses, morreram carbonizados na sexta-feira, 9, à tarde na casa dos avós, no bairro 5 de Maio, em Montenegro. Pelo menos uma testemunha afirma ter visto um vizinho atear fogo com isqueiro e jornal no chalé da Travessa José Pedro Steigleder, por volta das 15h30, onde as crianças dormiam sozinhas.
O homem teria fugido pelos fundos e era procurado pela Brigada Militar até o final da noite. “Ele ameaçou esfaquear umas meninas e eu fui apartar. Joguei umas pedras e aí ele disse que ia botar fogo na minha casa, mas não pensei que fosse fazer isso. Meia hora depois, eu saí por alguns minutos para pegar cigarro e, quando voltei, já estava tudo queimando”, relatou a avó das vítimas, a dona de casa Eronita de Moraes Mattos, 40 anos. Ela quase conseguiu salvar Renan. “Ainda peguei na mãozinha, pela janela, mas escorregou e sumiu no fogo”, lamentou.
Em Canudos, irmãos são salvos do fogo
No bairro Canudos, em Novo Hamburgo, duas crianças foram salvas do fogo por vizinhos. Um menino de 4 anos e a irmã de sete estavam sozinhos em casa, na Rua Miguel Becker, Vila Marisol, quando as chamas começaram a se alastrar pelo chalé, por volta das 15 horas. Vizinhos correram para resgatar os irmãos, que saíram sem ferimentos. A casa ficou completamente destruída. As causas do incêndio serão apuradas pela perícia.

fonte: Jornal NH Online

Brigada terá novos postos em dois bairros de Santa Cruz

Construção e aparelhamento das unidades no Bom Jesus e Ana Nery custarão em torno de R$ 2 milhões

Foto: Portal Gaz/Bruno Pedry

Santa Cruz do Sul terá dois novos postos comunitários da Brigada Militar (BM). A informação foi confirmada nessa sexta-feira pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo e pela Prefeitura. O investimento deve chegar a R$ 2 milhões. Os recursos já estão garantidos pelo governo federal dentro da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na área do CRPO do Vale do Rio Pardo serão quatro postos, um em Venâncio Aires, um em Cachoeira do Sul e dois em Santa Cruz. Inicialmente estava previsto apenas um, mas o investimento na cidade foi ampliado. Uma unidade ficará no Bairro Bom Jesus, no entorno do campo de futebol, e outra no Bairro Ana Nery, onde atualmente já existe um módulo. O prédio está em péssimas condições e deve ser demolido.
Cada posto de policiamento comunitário terá 120 metros quadrados. O pacote prevê a construção e aparelhamento dos prédios, incluindo mobiliário e equipamentos de informática. Cada um terá quatro veículos – duas picapes e dois carros leves –, armamento e um sistema de monitoramento por câmeras que atingirá um raio de até dois quilômetros no entorno.
O conceito é semelhante ao das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) que estão sendo instaladas no Rio de Janeiro. Os PMs dos novos postos terão uma atuação mais comunitária, em contato permanente com a população, priorizando a presença mais efetiva nas comunidades. “Para nós será um diferencial, pois vai unir aumento da capacidade operacional com o perfil comunitário, quando a Brigada atua na comunidade e também é influenciada por ela”, diz o comandante do CRPO, coronel Edson Chaves Brendler.
Segundo Chaves, a Secretaria Estadual de Segurança Pública já confirmou os investimentos em Santa Cruz, mas ainda não há prazo definido para o começo das obras. O secretário municipal de Planejamento, Dorli Pereira da Silva, confirmou que o município já foi comunicado e, inclusive, já teria encaminhado todos os documentos requisitados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Agora temos que esperar pelos trâmites burocráticos”, disse.

fonte: Redação Portal Gaz

Médico é denunciado por suposto abuso sexual na Serra

 

Caso é investigado pela polícia em Flores da Cunha

Um médico que atuava no Posto de Saúde Irmã Benedita Zorzi, de Flores da Cunha, é investigado pela Polícia Civil por suposto caso de assédio sexual. No fim de agosto, uma jovem de 19 anos procurou a delegacia para registrar ocorrência. Outra mulher, de 36, também denunciou o médico.
A prefeitura, responsável pela contratação do profissional, informou, em nota, que o médico credenciado foi afastaddo do cargo na segunda-feira e que as medidas cabíveis foram tomadas.
A delegada Aline Martinelli ainda não pretende se manifestar sobre o caso a fim de não atrapalhar as investigações.

Fonte: Rádio Guaiba

Brigada Militar apreende armamento em Caxias do Sul

 

Apreensão ocorreu em casa no bairro Ana Rech

A Brigada Militar (BM) de Caxias do Sul apreendeu no bairro Ana Rech, armas e munições na casa de um homem identifcado como Anderson Piccoli. O suspeito, de 26 anos. tinha guardados uma pistola Taurus, calibre 38, com numeração raspada e 15 cartuchos intactos, um revólver Taurus, calibre 38, com 10 munições intactas do mesmo calibre e quatro cartuchos já utilizados.
Também foram encontrados na casa uma espingarda Boito, calibre 32, sem marca e sem numeração, dez munições calibre 32 intactas e 15 cartuchos já utilizados, além de uma espingarda de pressão e dois pares de algemas.

Fonte: Rádio Guaiba

Oficiais da BM prometem inviabilizar segurança no Estado caso governo blefe nas negociações com categoria

 

Estado registra novas queimas de pneus em rodovias do RS

Mais três protestos com queima de pneus foram registrados entre a noite de ontem e a madrugada deste sábado. As ações podem ser uma resposta de policiais militares ao adiamento da reunião entre o governo e as categorias prevista para sexta-feira e reagendada pelo Piratini para as 17h de segunda-feira. Os protestos em Porto Xavier, Cruz Alta e Camaquã, além da já tradicional queima de pneus, contaram com um boneco fardado pendurado em uma árvore e faixas onde, em pelo uma delas, apareciam os dizeres "Governador, cumpra as promessas da campanha. Não seja traíra.”
O presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), dos Cabos e Soldados da BM, Leonel Lucas, avaliou que as negociações com o governo vão bem e voltou a assegurar que os protestos não foram realizados por brigadianos.
Já o presidente da Associação dos Oficiais da BM, tenente-coronel José Carlos Ricardi, disse que, apesar de os oficias não estarem por trás da queima de pneus, a ira das categorias vem aumentando com a falta de resposta do governo para as reivindicações da Brigada Militar. Ricardi ressaltou que as ações realizadas até agora foram "só um aviso" e disse que a categoria está disposta a inviabilizar a segurança no Estado caso o governador Tarso Genro blefe com os trabalhadores.
Os oficiais querem equiparação salarial com delegados e defendem que recebam salários que chegam a 70% dos ganhos das demais carreiras jurídicas. Já os soldados querem 25% de reajuste emergencial e recomposição salarial até 2014 para aproximar os ganhos ao que recebem os policiais do Distrito Federal.

fonte: Correio do Povo

Policiais militares fazem protestos em cartões-postais do RS

 

Ruas de Gramado e marco na fronteira do Brasil com o Uruguai, em Livramento, foram palco de manifestações por reajuste salarial

Comerciantes e empresários de Gramado apoiam reivindicação salarial de PMsFoto: Angelo De Zorzi / Especial CP

Comerciantes e empresários de Gramado apoiam reivindicação salarial de PMs

Após uma madrugada de protestos com queima de pneus, policiais militares aproveitaram a manhã de sábado para seguir pressionando pelo reajuste salarial, prometido pelo governo gaúcho. Os manifestos escolheram, inclusive, cartões-postais do Rio Grande do Sul, como Gramado, onde diversas faixas de apoio à reivindicação foram espalhadas pela cidade. Comerciantes e empresários do município se sensibilizaram com a causa e também colocaram cartazes nos estabelecimentos.
Ao lado do pórtico da principal entrada da cidade, há um cartaz com os seguintes dizeres: “Bem vindos a Gramado. Roteiro turístico mais seguro do Brasil. Protegidos pelos policiais militares com o PIOR salário do Brasil.”
Pelo menos oito faixas podem ser vistas pelo município. Banners também foram colocados na avenida Central, na divisa com a cidade de Canela, e próximo à entrada do Zoológico de Gramado.
Santana do Livramento
Em Santana do Livramento, servidores inativos da corporação também estenderam uma faixa na cidade com a reivindicação. O grupo se posicionou no marco da fronteira do Brasil com o Uruguai e informou que só sai do Parque Internacional após a reunião do governo com a categoria, marcada para as 17h de segunda-feira.
O vice-presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar de Santana do Livramento, Ubirajara Ferreira de Freitas, disse que o objetivo é sensibilizar a sociedade. “Os governantes nos fazem promessas e, quando assumem, sequer nos ouvem”, disse. “Esse salário é uma vergonha para o Rio Grande do Sul.”

Grupo em Livramento promete que só sai do local após reunião do governo com a categoria. / Foto: Daniel Badra / Especial CP

Protestos com queima de pneus
Depois de o governo adiar para segunda-feira a reunião para tratar do reajuste dos policiais militares, mais três protestos com queima de pneus foram registrados entre a noite desta sexta-feira e a madrugada de sábado. O primeiro deles ocorreu em Porto Xavier, às 23h45min de sexta-feira, no km 715 da BR 392. A pista ficou totalmente bloqueada até a retirada dos pneus pela Brigada Militar, com o auxílio dos bombeiros.
A segunda manifestação ocorreu em Cruz Alta, no início da madrugada deste sábado, no km 162 da ERS 342. Oito pneus queimaram por cerca de 20 minutos. No local, havia um boneco fardado pendurado em uma árvore e uma faixa com os dizeres "Governador, cumpra as promessas da campanha. Não seja traíra.”
O terceiro protesto aconteceu em Camaquã, às 3h30min deste sábado, no km 402 da BR 116. A pista foi bloqueada parcialmente com a barricada de pneus e faixas de reivindicações da Brigada Militar por melhores salários.

fonte: Correio do Povo

Tiroteio deixa dois mortos em Canoas

 

Informações preliminares da BM dão conta de um terceiro ferido, foragido, conseguiu escapar

Dois homens em um Golf azul morreram, no início desta noite, depois de, supostamente, trocar tiros com outros suspeitos em um carro escuro nas imediações da esquina entre as ruas Pedro Fonteli e Itamar Matos de Maia, no bairro Niterói, em Canoas.
De acordo com as informações preliminares da Brigada Militar, um terceiro ocupante do Golf, foragido, ficou ferido e conseguiu se refugiar em um bar. Imagens de câmeras da prefeitura serão usadas para tentar esclarecer o crime.
Aguarde mais informações.

Fonte: Rádio Guaíba

Motorista com sinais de embriaguez atinge dois cavalarianos em Campo Bom

 

Acidente ocorreu no km 21 da ERS 239

O motorista de um Palio atropelou dois cavalarianos, no início da noite deste sábado, no quilômetro 21 da ERS 239, em Campo Bom, no Vale do Sinos. Conforme relato da Polícia Rodoviária Estadual, o condutor apresentava sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Os cavalarianos foram atendidos pelos bombeiros de Sapiranga e conduzidos ao hospital do município. Nenhum dos dois sofreu ferimentos graves, mas um dos animais pode não resistir.


Fonte: Rádio Guaíba

Artefato explosivo é encontrado em creche em Taquara

 

Polícia espera chegada do Gate para desarmar o objeto

Um artefato explosivo foi encontrado dentro de uma creche em Taquara, no Vale do Paranhana no final da tarde desta sexta-feira. De acordo com a Brigada Militar, o objeto é semelhante a uma granada. Ele foi encontrado por uma professora. O estabelecimento Vovó Domenica foi isolado. A polícia espera a chegada do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) para desarmar o artefato.

Fonte: Jerônimo Pires/Rádio Guaíba

Homem é preso com quatro armas em Caxias do Sul

 

Ele tinha uma algema com o brasão da Polícia Civil

Um homem foi preso no início da noite desta sexta-feira em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. A Brigada Militar do município informou que Anderson Picolli, de 26 anos, estava na avenida Rio Branco, bairro Ana Rech, quando uma viatura da polícia realizou abordagem. Com ele, foram apreendidos um revólver, duas espingardas, uma pistola e uma algema com o brasão da Polícia Civil do Estado. Picolli foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município.


Fonte: Jerônimo Pires/Rádio Guaíba

Quadrilha assalta joalheria na Serra gaúcha

 

Dois suspeitos fugiram em carro um importado e foram detidos

Uma joalheria foi assaltada na noite desta sexta-feira no Centro de Canela, na Serra gaúcha. Conforme a Brigada Militar, três homens armados invadiram o estabelecimento localizado na avenida Júlio de Castilhos, renderam o proprietário e levaram joias, relógios e alianças. O material está avaliado em R$ 30 mil. Os criminosos obrigaram a vítima a abrir o cofre da loja e levaram um pacote com R$ 15 mil.
O trio fugiu em um Jeep Cherokee com placas clonadas, que foi dirigido por um quarto comparsa. Após buscas, a Brigada Militar apreendeu dois suspeitos no bairro Celulose. Com eles, foram recuperadas as joias. A dupla foi identificada como Carlos Roberto Santos da Silva e Jaime Roberto Cape. Segundo os PMs, os dois eram foragidos do sistema prisional. Também foi apreendidos dois revólveres calibre 38 e mais 31 cartuchos intactas.
A Polícia Civil deve utilizar imagens do sistema interno da joalheria para identificar os outros dois assaltantes.


Fonte: Rádio Guaíba

Smic, bombeiros e BM realizam operação em bares do Centro da Capital

 

Operação busca aumentar segurança no Centro de Porto Alegre

A Brigada Militar, Corpo de Bombeiros (CB) e a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Smic) realizam uma fiscalização na noite desta sexta-feira nos bares do Centro de Porto Alegre. De acordo com os policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar, a ação visa reforçar a segurança na região central da cidade. Os bombeiros estão verificando se os locais tem saídas de segurança e se os extintores de incêndio estão com o prazo de validade em dia. A Smic verifica a regularidade dos alvarás. Os policiais aproveitam a ação para realizar averiguações.


Fonte: Rádio Guaíba

Suposto plano de reajuste à BM desagrada Polícia Civil

 

Possibilidade de equiparação do salário de soldado com o de inspetor descontentou sindicato da categoria

O protelamento da audiência com a Brigada Militar, remarcada para a próxima semana, abriu caminho para especulações com relação à oferta a ser apresentada pelo governo gaúcho na retomada das negociações. A informação de que deve ser proposta a equiparação do salário de soldado com o de inspetor de primeira classe desagradou o sindicato da categoria.
Segundo o vice-presidente da Ugeirm, Fábio Castro, há uma exigência de nível superior na Polícia Civil, o que não ocorre na Brigada Militar. Castro explicou que o temor é em relação a uma estagnação dos salários, sem valorizar a qualificação. A expectativa com a confirmação da tendência é de um ganho médio de R$ 700 no salário do policial militar, sem formação superior, já que a base inicial paga a um inspetor é de R$ 2 mil. Diante da possibilidade, Castro adiantou que já ocorre o início de um rompimento do entendimento que vinha sendo construído com o governo, a partir da oferta de 10% de aumento salarial.
O presidente da Associação de Cabos e Soldados, Leonel Lucas, não vê conflito e nem justificativa para impasse, já que a solução para o problema, segundo ele, é simples. Lucas adiantou que o governo pode garantir a equiparação anexando ao projeto de aumento encaminhado à Assembleia a obrigação de terceiro grau para o ingresso de soldados na Brigada Militar, qualificando ainda mais a corporação.

Fonte: Rádio Guaíba

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Alarme falso mobiliza BM no centro da Capital

 

Mecanismo do Banrisul foi acionado indevidamente provocando interrupção do trânsito na Sete de Setembro

Policiais militares cercaram, há pouco, a agência do Banrisul, na rua Sete de Setembro, centro da Capital, após ter soado o alarme do banco. O trânsito na Sete de Setembro com General Câmara chegou a ser interrompido, mas já foi liberado. Conforme a Brigada MIlitar, não foi registrada nenhuma ocorrência no local.


Fonte: Rádio Guaíba

Polícia prende foragido por tráfico de drogas

 

Prisão ocorreu na zona Sul da Capital

Policiais do 19º BPM prenderam, por volta das 3h35 da madrugada desta sexta-feira, um foragido do sistema prisional, na Rua Guilherme Alves, na Vila Conceição, zona Sul de Porto Alegre. Com ele, em um automóvel Ford Fiesta, foram apreendidos aproximadamente 20 quilos de drogas.

 
Fonte: Rádio da Silva

Governo adia apresentação de proposta salarial a brigadianos

Policiais queimam pneus em rodovia na região das Missões

Pelo menos três pneus foram queimados na BR-285, em Entre-Ijuís. Por volta das 5h desta sexta-feira, o fogo atingiu a pista no km 495, mas não chegou a prejudicar o tráfego de veículos. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, uma faixa foi colocada próximo da estrada com a seguinte frase: “Polícia – salário mais baixo do país elegeu o Tarso”.
A reunião que ocorreria hoje entre a Casa Civil e a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf) foi cancelada. O governo alega que ainda não encerrou os estudos sobre o índice de reajuste para os policiais militares. Nova reunião ocorre na tarde de segunda-feira.


Fonte: Rádio Guaíba

Foragido é capturado no Vale do Sinos

 

Homem cumpria pena em Charqueadas

A Brigada Militar de São Leopoldo capturou Douglas Luis Rogério dos Santos, 23 anos, foragido da Penitenciária Modulada de Charqueadas. O preso tem antecedentes criminais por roubo, porte ilegal de arma de fogo e posse de entorpecentes. Ele foi abordado pelos policiais na Rua Saldanha da Gama, próximo à Praça da Biblioteca, na área central da cidade. Ainda não foi divulgado o local para onde Santos será encaminhado.

Fonte: Rádio Guaíba

BM impede ação de quadrilha que pretendia explodir caixa eletrônico em Glorinha

 

Grupo ainda não foi localizado. Gate deve detonar material ainda nesta sexta-feira

A Brigada Militar impediu que uma quadrilha explodisse um caixa eletrônico em Glorinha, na Região Metropolitana, na madrugada desta sexta-feira. Os policiais foram acionados depois que vigilantes da fábrica Fibraplac flagraram quatro homens nas imediações do prédio, posicionando os explosivos. O caixa está localizado na área externa do estacionamento da empresa, na avenida Avelino Maciel Neto, no bairro Três Figueiras. Os bandidos chegaram em um veículo Renault Megane, por volta das 2h30min, como relata um dos seguranças do local. "Eles desceram do carro, posicionaram o material. Foi muito rápido e não durou nem cinco minutos", disse. "Parecia bastante material. Era um tubo de 40 a 50 cm."
Durante a fuga , o grupo trocou de automóvel e furtou um Volkswagen Polo, seguindo pela Freeway. A Polícia Rodoviária Federal ainda tentou interceptar o veiculo, mas não teve sucesso. Houve troca de tiros. Em seguida, na parada 94, em Gravataí, os bandidos abandonaram o carro e entraram em um matagal próximo. Até o momento, não há suspeitos.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) recolheu o material nesta manhã e, segundo o capitão Sandro Rocha informou à reportagem, não foi possível identificar qual é o tipo de explosivo, uma vez que o artefato estava envolto em uma espécie de tubo, relatou o próprio vigilante. O material será detonado ainda nesta sexta-feira. No local, não havia câmeras de segurança.
Ainda não se sabe se há alguma relação com o ataque registrado ontem, em um posto de gasolina, às margens da BR-116, em Sapucaia do Sul, quando bandidos destruíram um caixa eletrônico - levando uma quantia ainda não divulgada. Na ocasião, o grupo fugiu em direção ao Vale do Sinos. A investigação, nos dois casos, está sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).


Fonte: Rádio Guaíba

Queima de pneus interrompe parcialmente o trânsito em São Gabriel

Barricada foi incendiada em uma das pistas da BR-290

Mais uma queima de pneus foi registrada durante a madrugada na região central do Estado. Dessa vez, o ato ocorreu na BR-290, em São Gabriel.

Por volta da 1h10min desta sexta-feira, os bombeiros foram acionados devido a uma barricada de pneus incendiada na rodovia, na altura do bairro São Bento. Apenas uma das pistas, sentido São Gabriel-Rosário do Sul, foi interrompida. Os bombeiros apagaram as chamas e desobstruíram o trecho.

Conforme os bombeiros, a expressão "Greve já" estava escrita no asfalto. Não foi identificada a autoria do ato, mas é provável que esteja relacionado aos protestos de policiais militares por melhores salários que vem sendo realizados no Estado.


Veja onde houve queima de pneus e bloqueios:

Visualizar Protestos de PMs no RS em um mapa maior
Terça-feira, 06 de setembro de 2011
Canguçu, Sul
O protesto foi realizado na ERS-265 por volta de 1h30min. No local, foi deixado um boneco vestido com a farda da BM. Na camiseta estava escrito: "Soldado morto de fome".


Segunda-feira, 05 de setembro de 2011
Nova Prata, Serra
Manifestação ocorreu no trevo de acesso a Vista Alegre do Prata na ERS-324, por volta das 22h. Em uma faixa, o texto: "unidos pela dignidade salarial.
Avenida Getúlio Vargas, Alvorada, Região Metropolitana
A manifestação ocorreu às 2h30min, na Avenida Getúlio Vargas, a principal via da cidade. Os bombeiros controlaram as chamas e liberaram o trânsito na região em menos de 30 minutos
Estrada João Antônio Silveira, Porto Alegre
A barricada começou por volta da 1h. Meia hora mais tarde, o Corpo de Bombeiros controlou o incêndio na via, que chegou a ser interrompida pela ação


Sábado, 03 de setembro de 2011
Cruz Alta, Noroeste
Por volta de 4h, a BR-158 foi interrompida no km 196 por cerca de 30 minutos. Segundo a PRF, não havia faixas nem manifestantes no local.
Santa Maria, Centro
O trecho da BR-158 que liga Santa Maria a Rosário do Sul foi bloqueado por quase uma hora na madrugada. A queima ocorreu na localidade de Passo dos Ferreiros, no km 338.


Sexta-feira, 02 de setembro de 2011
Cerro Largo, Missões
A barricada foi registrada às 23h no km 656 da BR-392, próximo ao trevo de acesso a Cerro Largo. O trânsito ficou bloqueado parcialmente.
— Novo Hamburgo, Vale do Sinos
A barricada foi registrada na Estrada da Integração, que liga o bairro Lomba Grande ao centro da cidade. Por cerca de meia hora, a estrada ficou ficou interrompida.
— Osório, Litoral Norte
Protesto também foi registrado na BR-101.
— Carazinho, Norte
Quaima de pneus ocorreu durante a madrugada na BR-285.
— Parobé, Vale do Paranhana
Por volta das 6h, houve queima de pneus na ERS-239, no viaduto de acesso à cidade. O trânsito foi interrompido no sentido Taquara-Sapiranga por mais de meia hora.
— Sarandi, Norte
A rodovia ficou bloqueada durante 20 minutos, a partir das 2h30min. No local, a PRF encontrou um faixa que dizia: "Aumento BM, ou greve já."
— Garibaldi, Serra
Por volta da meia-noite, pneus em chamas foram postos no km 102 da RSC-453.
— Farroupilha, Serra
No km 109 da RSC-453, uma faixa foi estendida com os dizeres: "Brigada Militar vai parar, reajuste já. Reclamações no site da corporação. Desculpa gauchada".

Quinta-feira, 01 de setembro de 2011

— Porto Alegre
Pneus foram queimados na Avenida Mauá, esquina com a Rua Carlos Chagas, no centro de Porto Alegre, por volta de 2h30min.
— Uruguaiana, Fronteira Oeste
Barricada com queima pneus interrompeu parcialmente a BR-472 na altura do km 568.
— Charqueadas, Região Carbonífera
O km 27 da ERS-401, em Charqueadas, foi bloqueado por barricadas.
— Bento Gonçalves, na Serra
Na RST-470, o protesto ocorreu próximo à Ponte do Rio das Antas. Foi encontrada uma faixa que dizia: "Quarto PIB nacional, pior salário da Polícia Militar".

Quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Rosário do Sul, Fronteira Oeste
Protesto interrompeu parcialmente o trânsito km 471 da BR-158 (Rosário do Sul-Santana do Livramento). Foi colocada uma faixa com questionamentos ao governo Tarso Genro a respeito do salário dos policiais militares.

Queima ocorreu no km 471 da BR-158
Foto: Divulgação/PRF

Terça-feira, 30 de agosto de 2011
São Luiz Gonzaga, Missões
Pneus foram queimados na BR-285, no km 565, por volta de 23h30min.
— Caçapava do Sul, Campanha
Uma faixa foi colocada na entrada da cidade, também em protesto por melhores salários para os PMs.


Canoas, Região Metropolitana
A BR-386 ficou completamente bloqueada, em Canoas, por uma pilha de pneus incendiados.
— Alegrete, na Fronteira Oeste
Protesto ocorreu no Km 571 da BR-290. A rodovia não chegou a ser bloqueada, mas pneus também foram queimados.
Segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Santa Vitória do Palmar, Sul
Na BR-471, pneus foram queimados na noite de segunda-feira e bloquearam a rodovia.

Pneus foram queimados na BR-471, no sul do Estado
Foto: PRF, Divulgação


Lajeado, Vale do Taquari
Queima de pneus deixou tráfego em meia-pista no km 337 da BR-386.

Protesto deixou trânsito em meia-pista na BR-386
Foto: PRF, Divulgação


Santiago, Região Central
Pneus colocados no centro da pista da rodovia Santiago - São Borja (BR-287), no km 402, foram queimados. O protesto não bloqueou totalmente a via.
Sexta-feira, 26 de agosto de 2011
— Rio Grande, Sul
A BR-392 ficou interrompida no km 26 por uma barricada de pneus. Foram deixados cartazes pedindo melhores salários para os policiais militares.
— Palmeira das Missões, Noroeste
Bloqueio foi feito na BR-158.
— Gravataí, Região Metropolitana
Protesto ocorreu na ERS-118.
— Alvorada, Região Metropolitana
Protesto ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, em frente à prefeitura.
Quinta-feira, 25 de agosto de 2011
— Três de Maio, Noroeste
Houve queima de pneus na BR-472. No local, foi encontrada uma faixa dizendo que a Brigada Militar no RS tem o menor salário do país.
Quarta-feira, 24 de agosto de 2011
— Erechim, Norte
Pneus foram queimados às margens da rodovia Erechim - Concórdia (BR-153). Ao lado, uma faixa de protesto reclamava do salário pago aos policiais militares.

Fogo não chegou a interromper o trânsito em Erechim
Foto: Alderi Bertuzzi

— Estância Velha, Vale do Sinos
A rodovia Ivoti - Novo Hamburgo (BR-116) ficou interditada por uma hora, no km 232, em Estância Velha.
Terça-feira, 23 de agosto de 2011

— Santa Rosa, Noroeste
Pneus foram incendiados, provocando bloqueio da ERS-344, no km 46, saída para Giruá. Na entrada da cidade, uma faixa alertava para os baixos salários recebidos pelos policiais militares no Estado.

Faixa foi colocada na entrada de Santa Rosa
Foto: Frani Centenaro

— Tapes, Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou uma pilha de pneus queimados no quilômetro 347 da BR-116.
Segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Passo Fundo, Norte
Cerca de 30 pneus foram queimados e faixas alusivas ao salário dos policiais também foram colocadas na BR-285.
Quinta-feira, 04 de agosto de 2011

Frederico Westphalen, Norte
Pneus foram incêndiados na altura do km 20 da BR-386, interrompendo o tráfego por mais de uma hora.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Polícia Federal prende acusados de retirar benefício de familiares mortos em Pelotas

 

Prejuízo ao INSS ultrapassou o R$ 200 mil

A Polícia Federal prendeu duas pessoas durante a Operação Anthropoda, em Pelotas, no Sul do Estado, por sacar beneficícios de familiares mortos. A força tarefa contou com a participação do INSS e Ministério da Previdência Social.
Nessa quarta-feira, um homem, funcionário de uma funerária, foi indiciado por receber o benefício do pai falecido desde 2008. O prejuízo superou R$ 31 mil. Na última sexta-feira, uma mulher havia sido presa, em flagrante, retirando ilegamente R$ 16 mil em uma lotérica do bairro Areal.
A operação iniciada em março constatou desvios superiores a R$ 200 mil, com a instauração de diversos inquéritos. A PF prossegue as investigações. A suspeita é de funerárias de Pelotas estejam envolvidas no suposto esquema.
Fonte: Rádio Guaíba

Identificado autor de latrocínio em Tupanciretã

 

Assassino confesso estava em liberdade provisória

A Polícia Civil de Tupanciretã, no Centro do Estado, identificou o autor do assalto que resultou na morte de Paulo Cézar Nunes Bañolas, de 45 anos, ocorrida nessa quarta-feira. Ele foi agredido a socos e pontapés na saída de um baile. O boletim médico do hospital da cidade de Cruz Alta, para onde foi levado, conclui que Bañolas morreu por traumatismo craniano.
De acordo com a polícia, a vítima foi agredida por Hurben Duarte dos Santos, de 22 anos. O delegado Antonio Fermino Neto afirmou que Santos confessou a autoria do crime. Ele tem antecedentes por furto e roubo e havia saído em liberdade provisória, no último dia 18, do Presídio de Cruz Alta
Familiares de Cézar Nunes Bañolas disseram que ele tinha em seu poder uma quantia de R$ 800 e um telefone celular. O aparelho foi apreendido em poder de Hurben e o dinheiro não foi localizado.
Fonte: Renato Oliveira/Rádio Guaíba

Homem é executado em Alvorada

 

Nome da vítima não foi divulgado

Um homem foi morto na noite desta quinta-feira em Alvorada, na região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município, com 24 anos, ele tem extensa ficha criminal. O homem foi atingido com um tiro na cabeça e outro nas costas, no bairro Intersul. Conduzido ao hospital, não resistiu aos ferimentos e morreu. O delegado de plantão não divulgou o nome da vítima. A sua esposa viu todo o incidente, mas está em estado de choque e não apontou nenhum suspeito do crime.
Fonte: Jerônimo Pires/Rádio Guaíba

Detento é morto em Taquara

 

Homem se dirigia a prisão

Um homem foi encontrado morto na noite desta quinta-feira próximo ao presídio de Taquara, no Vale do Paranhana. De acordo com a Brigada Militar do município, César Luiz Cardoso, de 44 anos, foi atingido com seis tiros nas costas. Ele cumpria pena por tráfico de drogas na casa prisional. A vítima voltava para a prisão para passar a noite, já que cumpria pena em regime semi-aberto. A polícia não tem suspeitos do crime.


Fonte: Jerônimo Pires/Rádio Guaíba

Homem é detido com pistola na Capital

 

POE do 21º BPM realizou a operação

Um homem foi detido na noite desta quinta-feira por porte ilegal de arma na Vila Teletubbies, bairro Belém Novo, zona Sul de Porto Alegre. De acordo com os policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar (21ºBPM), em um patrulhamento de rotina do Pelotão de Operações Especiais (POE), o suspeito foi abordado e com ele encontrada uma pistola calibre .380. O caso está sendo registrado na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA).


Fonte: Jerônimo Pires/Rádio Guaíba

Câmara de Porto Alegre homenageia o 1ºBOE pelos seus 47 anos

 

Os 47 anos de atividades do 1º Batalhão de Operações Especiais (1º BOE) foram homenageados na quinta-feira (8/9), pela Câmara Municipal de Porto Alegre, durante o período de Comunicações da Sessão Plenária. A homenagem foi proposta pelo vereador Sebastião Melo (PMDB).
O comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Atamar Manoel Cabreira Filho, agradeceu pelas saudações recebidas. Segundo o coronel, todos os integrantes da corporação estão engrandecidos e orgulhosos pela homenagem. Lembrou que o BOE sempre foi referência em nível de operações especiais, atuando diretamente em conflitos, o que implica ter habilidade, competência e profissionalismo. "Não são as instituições que fazem as pessoas, mas as pessoas que fazem as instituições", disse. O coronel agradeceu a lembrança da Câmara em nome de todos os brigadianos. De acordo com ele, o gesto do Legislativo da Capital não é incomum por ser a Câmara sempre uma parceira da BM. Juntamente com o coronel Atamar, o comandante do 1º BOE, tenente-coronel João Diniz Prates Godoy, recebeu, das mãos do vereador Sebastião Melo (PMDB), diploma alusivo ao aniversário do Batalhão.

O 1ºBOE foi criado em 1º de setembro de 1964, sob o nome de Companhia de Policiamento Militar, mas ficou conhecido como Batalhão de Choque. Em janeiro de 1998 passou a ter a denominação atual. Atualmente, o 1º BOE possui quatro subunidades de Operações Especiais. A 1ª e 2ª Companhias desenvolvem atividades de choque, policiamento em praças desportivas e reintegrações de posse. A 3ª Companhia engloba o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), o Canil e o Pelotão de Batedores Motociclistas. A 4ª Companhia é composta pelas Patrulhas Especiais (Patres).

fonte: BM PM5

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comandante Geral recebe visita cortesia

 

Na tarde de quinta-feira (8/9), o Comandante Geral da BM, Cel Sergio Roberto de Abreu recebeu a visita do Prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto e de seu assessor, Bertoldo Fagundes.

fonte: BM PM5

Chefe do Estado-Maior recebe visita

 

Na tarde de quinta-feira (8/9), o Chefe do Estado-Maior da BM, Cel Valmor Araújo de Mello recebeu em seu gabinete o Diretor Regional de Segurança do Consulado dos Eua, Delvis Jimenez, o diretor da DGEO da Secretaria de Segurança Pública, Cel Hirsch, a agente consular dos Eua em Porto Alegre, Debra Godoy e a delegada da Polícia Civil – representando o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Viera, Patrícia Sanchotene Pacheco.

fonte: BM PM5

Abertura de Mostra Fotográfica no Quartel do Comando-Geral

 

Na sexta-feira (2/9), às 18h, no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar (BM), aconteceu o coquetel de Lançamento da Exposição Fotográfica "Outros Olhares no Pampa Gaúcho" do fotógrafo Antenor Tatsch Junior e a abertura das Comemorações da Semana Farroupilha da Brigada Militar/2011.

Na exposição, o fotógrafo Antenor Tatsch Junior revela com suas lentes, as peculiaridades dos gaúchos nas mais diversas formas de contato com o pampa do Rio Grande do Sul. nas imagens congeladas, cenas de peões com suas pilchas completas, chimarrão, o manijo e o carinho no trato dos animais.

A exposição fotográfica ocorrerá do dia 3 ao dia 15 de setembro no Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar (Rua dos Andradas 522) e está pela 1º vez em Porto Alegre, já tendo ocorrido no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Uberlândia, Brasília, Campo Grande, Goiania, Cuiabá, Sinop e Juiz de Fora.

O comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, recebeu uma homenagem do fotógrafo Antenor Tatsch Junior, como agradecimento pelo apoio e incentivo em proporcionar que a exposição esteja pela 1ª vez no Rio Grande do Sul.

Outras autoridades também foram homenageadas pelo fotógrafo, como o Secretário de Cultura de Alvorada, Jairo Carvalho, o Vereador de Alvorada, Luiz Daniel da Silva, o Ex-coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Cesár Tomazzini, o Tradicionalista e Presidente da Fundação Cultural Cavalgada do Mar, Vilmar Romera, o Diretor da Viacolor, Luciano Souza, o Diretor da Automafafety, Vladimir Kuse e o Tradicionalista Adriano Souza.

O comando da Brigada Militar também homenageou o fotógrafo Antenor Tatsch Junior, pelo trabalho realizado e o relacionamento que possui com a corporação.

Também estiveram presentes no evento, o Subcomandante-geral da BM, Coronel Altair de Freitas Cunha, o Chefe do Estado Maior da BM, Coronel Valmor Araujo de Melo e o Chefe de Gabinete do Comandante-geral, Coronel Renato Antonio Nunes Fraga.

A exposição também passará por Gravataí e Alvorada.

fonte: BM PM5

Seminário sobre segurança no trânsito permanece com inscrições abertas

 

As inscrições para o seminário Segurança no Trânsito e Motorista Profissional, promovido pelo Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança do Trânsito, ligado ao Gabinete do Vice-governador, permanecem abertas. O evento será realizado no dia 12 de setembro, na Assembleia Legislativa.

O seminário vem ao encontro das metas e projetos do Governo do Estado que, por meio do Decreto nº. 48.013, de 11 de maio de 2011, criou o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, buscando atingir os objetivos propostos pela ONU/OMS, com a Década de Ação pela segurança no Trânsito.

O evento integra o projeto "Destinos e Ações para o Rio Grande do Sul", de iniciativa do Parlamento gaúcho em parceria com a Câmara dos Deputados, tendo como objetivo pautar temas ligados ao desenvolvimento do Estado e do País. O senador Paulo Paim, autor do PLS 271/08, que institui o Estatuto do Motorista Profissional, fará a palestra inaugural no painel de abertura do Seminário.

O encontro, que conta com o apoio do Detran/RS, Cetran/RS, BM, PRF e Braskem, marcará a abertura da Semana Nacional de Trânsito no Estado, entre os dias 18 e 25 de setembro, com tema central neste ano a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas por meio do site www.gvg.rs.gov.br. Mais informações pelo telefone (51) 3323-6733 (51) 3323-6706.

Fonte: Assessoria de Imprensa- Gabinete da Vice-governadoria

fonte: BM PM5

POE do 1ºBPAT apreende adolescente com entorpecentes em Gramado

 

Na manhã de quinta feira (08/09), a guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT, em ações de polícia no centro de Gramado, abordou um adolescente de 16 anos. Em revista pessoal foi encontrado no bolso direito de sua calça um pequeno tijolo de maconha. O adolescente infrator foi apresentado na delegacia onde foi registrada a ocorrência.

fonte: BM PM5

BM de Canela prende foragido do Presídio de Viamão

 

Na noite de quarta feira (07/9), a guarnição da 2ª Companhia Turística de Canela foi acionada no centro da cidade, para atender uma ocorrência de violência doméstica. Vizinhos do apartamento do casal ligaram informando que uma mulher estaria sendo agredida. Ao chegar ao local os Policiais Militares entraram em contato com a vítima que disse não desejar representar contra o companheiro. Mas em consulta ao sistema foi constatado que ele estava foragido do regime semi-aberto do Instituto Penal de Viamão, desde outubro de 2010. P.J.G., 39 anos, cumpria pena por furto em veículo, foi preso e Conduzido a delegacia, de onde seria encaminhado ao presídio de Canela.

fonte: BM PM5

32º BPM realiza prisão por furto qualificado do Vale do Sinos

A Brigada Militar, através da 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, na quinta-feira (8/9), às 9h, na rua Vitor Graff, no centro, na cidade de Campo Bom, prendeu em flagrante delito José de Vargas, de 35 anos de idade e Vanderlei de Vargas, de 30 anos de idade, por furto qualificado em residência.

A Brigada Militar de Campo Bom, foi informada que havia indivíduos em atitude suspeita nas proximidades de uma residência, quando a guarnição chegou ao local encontrou José saindo da residência com um botijão de gás de dois kilos e um fogareiro, momento em que se deparou com Vanderlei pulando o muro da residência, com uma chaleira e um ventilador, os indivíduos foram presos e para terem acesso a residência danificaram a grade de ferro da janela do salão de festas.

O flagrante foi lavrado na Delegacia de Polícia de Campo Bom e após seriam recolhido ao presídio de Montenegro. José possui antecedentes criminais por furto, posse e tráfico de entorpecentes, dano, violação de domicílio, lesão corporal, acusado de homicídio e estava em liberdade provisória e Vanderlei possui antecedentes criminais por dano, desobediência, resistência, ameaça, furto e arrombamento em residência, lesão corporal, receptação, violação de domicílio, roubo em estabelecimento comercial e posse de entorpecentes e estava em liberdade condicional.

fonte: Comunicação Social - CRPO/VRS

33º BPM fecha cerco contra roubos à lotação

 

Nesta semana a Brigada Militar de Sapucaia do Sul prendeu dois suspeitos de efetuarem roubos à lotação na cidade.

Desta vez um foragido foi preso na Avenida Manoel Serafim, depois de ser abordado pelos policiais, após a identificação constatou-se que se tratava se um foragido da justiça.

Dentre os antecedentes criminais ele possui dois registros por roubo à lotação, furto qualificado, furto em veículo, tráfico de entorpecentes, arrombamento bancário e quatro registros de roubo a pedestre.

No início da semana outro homem foi preso no bairro trensurb com um revólver calibre 32. Pelas características ele é suspeito por ataques às lotações, suas identidades serão encaminhadas para reconhecimento.

Foi encaminhado ao DPPA de Canoas para a lavratura do auto de prisão em flagrante

fonte: blog Na Mira do Tiro

Agência bancária é arrombada em São Pedro do Sul, na Região Central

Um suspeito foi preso em flagrante na BR-287, quando se dirigia a Santa Maria

Pelo menos três pessoas participaram diretamente do arrombamento à agência bancária
Foto: Claudio Vaz

Bandidos arrombaram nesta madrugada a agência do Banrisul, no centro de São Pedro do Sul, na região central do Estado. O crime foi percebido por volta da 1h, quando o alarme tocou. Para entrar no banco, os ladrões quebraram uma parede dos fundos que dá para uma sala onde ficaria o cofre da agência. Foram levados três coletes à prova de balas e uma quantia em dinheiro, retirada de um caixa que foi arrombado.

O vigia de um posto de combustíveis que fica em frente ao banco ouviu quando o alarme disparou e chamou a Brigada Militar. Ele informou que a fuga foi feita em um Omega azul.

A Brigada Militar localizou o veículo na BR-287, ainda em São Pedro do Sul. Os dois ocupantes se dirigiam a Santa Maria. Um dos suspeitos, que tentou dar um nome falso aos policiais, foi preso em flagrante pelo arrombamento do banco. O outro, que dirigia o veículo, não teria participado diretamente do crime. Ele inclusive teria sido ameaçado de morte pelo outro homem, caso não o levasse para Santa Maria.

Na Delegacia de Polícia Civil de São Pedro, os dois homens foram ouvidos. Nada foi encontrado com eles. O motorista foi liberado, mas o outro suspeito foi autuado em flagrante e recolhido ao Presídio Estadual de Jaguari. O Omega foi apreendido.

O delegado Guilherme Francisco Paul acredita que pelo menos três pessoas participaram diretamente do arrombamento à agência bancária. Ele está investigando alguns suspeitos que têm relação com o homem preso em flagrante.

Durante a madrugada, outro caso despertou a atenção da polícia em São Pedro. Um homem e três adolescentes teriam saído de Santa Maria em um Monza furtado e, no município vizinho, teriam tentado furtar um Uno Mille. Eles não tiveram sucesso, porque o Uno estragou, e voltaram no Monza para Santa Maria. No caminho, por volta das 4h, eles foram abordados pela Brigada Militar, na BR-287. Todos foram levados para o Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santa Maria.

O maior de 18 anos foi autuado em flagrante e, depois, encaminhado ao Presídio Regional de Santa Maria. Os adolescentes foram entregues aos responsáveis. Inicialmente, a polícia apurou que o caso do Monza furtado e da tentativa de furto do Uno não teve qualquer relação com o arrombamento do Banrisul de São Pedro.

fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA

Dinamite roubada em Aratiba é encontrada debaixo de ponte perto da usina hidrelétrica de Itá

Suspeita é de que o material seria repassado para grupos especializados em assaltos a caixas eletrônicos

Metade de uma banana de dinamite seria o suficiente para explodir um caixa de banco - Brigada Militar / Divulgação

Metade de uma banana de dinamite seria o suficiente para explodir um caixa de banco
Foto:Brigada Militar / Divulgação

Os cerca de 15 quilos de dinamite que haviam sido furtados em Aratiba, no norte do Estado, foram recuperadas pela polícia na manhã desta quinta-feira. As bananas de dinamite, espoletas e os estopins estavam escondidos em um matagal, debaixo de uma ponte, perto do lago da usina hidrelétrica de Itá.
A dinamite usada por uma empresa terceirizada que está trabalhando nas obras de asfaltamento da rodovia Aratiba — Itá (SC) (RS-420) havia sido guardada na cabine de um caminhão que ficou estacionado na garagem da prefeitura durante a noite de terça para quarta-feira.
Ainda na tarde de quarta-feira, depois da comunicação do crime, policiais militares encontraram uma banana de dinamite e um facão caídos próximo à rodovia. Na manhã desta quinta-feira, durante uma operação de busca nas proximidades, a polícia conseguiu localizar o restante do material.
A polícia suspeita que o homem que furtou o explosivo escondeu no local para buscar no dia seguinte. A investigação acredita que o furto possa ter sido praticado com a participação de pessoas da cidade, e que o material seria repassado para grupos especializados em assaltos a caixas eletrônicos, em outros locais.
Uma câmera de vídeo instalada no pátio da garagem conseguiu mostrar quando um homem forçou o vidro do caminhão e conseguiu abrir a porta e retirar o material. A empresa não havia comunicado a prefeitura do conteúdo existente no caminhão, o que restringe o número de suspeitos. As imagens não são claras, mas poderão auxiliar a Polícia Civil de Aratiba a descobrir a autoria do furto.
A metade da carga de explosivo de uma única banana seria o suficiente para explodir um caixa de banco. O material será restituído ao proprietário da empresa.

fonte: ZERO HORA

Câmeras de segurança flagram explosão em caixa eletrônica de posto em Sapucaia

Duração: 01:16

Autor: Zero Hora

Um caixa eletrônico do banco Itaú foi explodido por uma quadrilha na madrugada de quinta-feira (08/09) em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. O equipamento estava no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-116. Vídeo zerohora.com

Em 20 horas, quatro motoristas foram presos por embriaguez ao volante em Passo Fundo

 

As prisões ocorreram entre as 6h de ontem e a madrugada desta quinta-feira

motoristabebado

Soldados do 3º RPMon da Brigada Militar e patrulheiros do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) prenderem em flagrante, no período de 20 horas, quatro motoristas por embriaguez ao volante em Passo Fundo e em rodovias próximas. As prisões ocorreram entre as 6h de ontem e 1h55min desta quinta-feira.
O primeiro flagrante ocorreu às 6h dessa quarta-feira, quando foi preso Alex Fabiano Biedacha, 25 anos, de Erechim. Ele trafegava com um Chevette pela RS-135, onde no quilômetro 28 foi abordado por patrulheiros do Comando Rodoviário da Brigada Militar, que perceberam que estava com sinais de embriagues. O teste do bafômetro apontou 0,52 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
O segundo flagrante ocorreu por volta das 8h30min de quarta-feira, quando foi preso Cassiano Oliveira da Silva, 22 anos, de Bento Gonçalves. Ele trafegava com uma Silverado pela ERS-324, onde no quilômetro 109, na Vila Mattos, foi abordado por patrulheiros do CRBM e submetido ao bafômetro. O resultado deu positivo: 0,51 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
O terceiro flagrante ocorreu às 20h de quarta-feira durante o atendimento de um acidente com lesões corporais. Aragones de Araújo, 26 anos, de Joinvile-SC, trafegava com um Peugeot 206 pela ERS-324, onde no quilômetro 125, na saída para Carazinho, bateu contra um caminhão. Além do condutor saiu ferido o caroneiro do veículo, Patrick de Araújo, 22 anos. Os dois foram socorridos e levados para o hospital da Cidade, onde receberam atendimento médico. Os patrulheiros do CRBM submeteram o Aragones de Araújo ao bafômetro com o teste apontando 0,42 miligramas de álcool por litro de ar expedido dos pulmões.
O último flagrante ocorreu por volta da 1h55m da madrugada desta quinta-feira, quando foi preso Renato Prente, 22 anos, de Carazinho. Ele trafegava com Fiat Uno pela avenida Rio Grande, na vila Vera Cruz, onde perdeu o controle do volante e bateu no muro de uma empresa. Soldados da BM que foram atender a ocorrência constataram que ele estava com sinais de embriaguez. O bafômetro apontou 0,96 miligramas de álcool por litro de ar expedido dos pulmões.
Os quatro motoristas presos foram apresentados na Delegacia de Pronto Atendimento da Policia Civil de Passo Fundo, onde foram autuados em flagrante por embriaguez ao volante pelo delegado Venícios Ildo Demartini. Como o crime é afiançável, pagaram fiança e vão responder em liberdade.

 
Fonte: Rádio Guaíba

Imagens de câmeras de vigilância auxiliam nas investigações sobre explosão de caixa eletrônico

 

Gerente do estabelecimento fala sobre o ataque ocorrido nessa madrugada, em Sapucaia do Sul

De acordo com a polícia, oito homens instalaram os explosivos e iniciaram o roubo por volta das 3h Crédito: Pedro RevillionFoto:

De acordo com a polícia, oito homens instalaram os explosivos e iniciaram o roubo por volta das 3h Crédito: Pedro Revillion

As imagens de câmeras de vigilância devem colaborar na identificação do grupo que explodiu, na madrugada desta quinta-feira, um caixa eletrônico do Itaú instalado em um posto de combustíveis localizado às margens da BR-116, em Sapucaia do Sul. As investigações estão sob responsabilidade do titular da Delegacia de Repressão a Roubos do DEIC, Juliano Ferreira.
Segundo a polícia, oito homens chegaram em dois veículos, instalaram os explosivos e deram início à ação por volta das 3h. Já o gerente do estabelecimento, Nildo Zeferino, que descreve a ação dos bandidos, disse que somente quatro homens aparecem nas imagens captadas pelas câmeras. "Aparece assim: eles chegam com os veículos, instalam os explosivos, recuam os veículos e o que ficou instalando os explosivos corre em direção aos carros. Acontece a explosão, sem nenhum clarão. Eles retornam, pegam o dinheiro e as gavetas. É uma ação de cinco, seis minutos", disse. Ele afirma que houve troca de tiros com a segurança do posto, mas ninguém ficou ferido.
O gerente informou ainda que o caixa eletrônico alvo dos bandidos fica próximo ao tanque onde é armazenado cerca de 30 mil litros de combustível, mas que o reservatório não foi danificado e nem mesmo há risco de qualquer acidente.
A perícia esteve no local por volta das 4h e deve retornar ao local ainda nesta manhã, assim como representantes do banco que devem contabilizar os prejuízos. Os homens fugiram em direção a São Leopoldo, segundo a polícia. O posto fica a cerca de 600 metros do pórtico do município de Sapucaia do Sul, no sentido de quem vai ao Vale do Sinos.


Fonte: Marina Fauth/Rádio Guaíba

Quadrilha explode caixa eletrônico em posto de combustíveis

 

Local fica às margens da BR 116, em Sapucaia do Sul

Oito homens explodiram um caixa eletrônico do Banco Itaú em um posto de combustíveis às margens da BR 116, em Sapucaia do Sul, por volta das 3 horas desta quinta-feira. A explosão danificou, também, a parte frontal de um outro equipamento do Banco Bradesco. Somente o dinheiro do Itaú foi levado. Na fuga em um veículo Honda Civic e em um outro veículo importado não identificado, os assaltantes trocaram tiros com o vigilante do local. A Brigada Militar efetuou buscas na região, ninguém foi preso e ninguém ficou ferido. A quantia levada não foi informada.


Fonte: Rádio Guaíba

PRF registra mais dois protestos com queima de pneus no RS

 

Um boneco vestido com a farda da BM foi colocado em viaduto sobre a BR-116, em Novo Hamburgo

A Polícia Rodoviária Federal registrou, nessa madrugada, nova queima de pneus na BR 386, no km 404, em Triunfo. O trânsito está em meia pista no sentido Capital-Interior, os bombeiros estão sendo aguardados para apagar as chamas. No final da noite dessa quarta-feira, por volta das 23 horas, outro registro também em Portão, no km 8 da ERS 240.
Um boneco vestido com a farda da Brigada Militar foi encontrado, no início desta manhã, no viaduto da avenida Sete de Setembro, que fica sobre a BR-116, km 242, em Novo Hamburgo. Ele estava pendurado no viaduto e havia uma faixa no local pedindo melhores salários para os PMs.
O governador do Estado confirmou, nessa quarta-feira, após o Desfile de 7 de Setembro, que vai apresentar uma proposta formal e concreta para reajustar os salários dos cabos e soldados da Brigada Militar.

fonte Radio Guaiba

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Repórter especial de ZH, Humberto Trezzi, fala sobre UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) Gaúchas–Vedeo

 

Os chamados Territórios da Paz, plano de repressão ao crime que começa a ser implementado na Capital semelhante às UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro.

fonte: Zero Hora

Briga no Parque Harmonia acaba com um homem esfaqueado

 

Vítima não corre risco de morte

Uma briga entre quatro homens acabou com um esfaqueado no Parque Harmonia, em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira. De acordo com a Brigada Militar, um pai e um filho estavam discutindo e dois outros homens tentaram apaziguar. O pai e filho se uniram e começaram agredir os homens. Um deles ficou ferido com dois golpes na altura do abdômen. Ele foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro, mas não corre risco de morte, segundo os PMs. A vítima foi identificada como Gilberto Flores, de 51 anos. Os policiais informaram ainda que os envolvidos estavam embriagados. O pai e o filho foram detidos. O caso está sendo registrado na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA).

Fonte: Rádio Guaíba

Dupla armada rouba carro em Caxias do Sul Ninguém foi preso

 

Um veículo foi roubado no início da noite desta quarta-feira no bairro Desvio Rizzo, zona Oeste de Caxias do Sul, na Serra gaúcha. De acordo com a Brigada Militar do município, dois homens armados com revólveres abordaram o proprietário de um Honda Civic, de cor preta. Ele não reagiu e entregou as chaves. A dupla fugiu no veículo. O carro ainda não foi recuperado. Os bandidos não foram presos.


Fonte: /Rádio Guaíba

Dia da Independência é marcado por novos protestos de policiais militares

Brigadianos fizeram manifestação silenciosa em Rio Grande e fixaram faixa em Lajeado

Em Lajeado, faixa foi colocada na BR-386 durante a madrugada - Cícero Copello / Agência RBS

Em Lajeado, faixa foi colocada na BR-386 durante a madrugada
Foto:Cícero Copello / Agência RBS

Cerca de 10 policiais militares, acompanhados das famílias, protestaram contra os baixos salários durante o desfile militar da Independência nesta quarta-feira, em Rio Grande, no sul do Estado.
Com faixas, os policiais promoveram uma manifestação silenciosa e pacífica. Entre outras reivindicações, os PMs exigem uma reposição salarial de 25%.
— A nossa manifestação é pacífica em Rio Grande. Essa questão de queima de pneus não passa pela nossa cabeça. Futuramente, não sei, porque a tropa está muito revoltada com o governo — afirmou o militar Miguel Janes.
Em Lajeado, no Vale do Taquari, uma faixa foi colocada durante a madrugada na passarela sobre a BR-386. Por ordem do Comando Regional da Brigada Militar, ela foi retirada ainda pela manhã.
Ainda nesta quarta-feira, um boneco fardado foi deixado sobre um banco no Largo Doutor Pio. Ao lado do objeto, uma faixa com a seguinte mensagem: “Cidadão rio-grandino: sua segurança é feita por policiais militares com o pior salário do Brasil. Agora basta. Isso é uma vergonha. Promessa é dívida. Pela valorização do policial militar. Reajuste Salarial já! Pec 300″.

fonte: ZERO HORA E RBSTV

Posto de gasolina é atacado quatro vezes em menos de 50 dias

Brigada Militar deve intensificar rondas. A Polícia Civil busca dados para efetuar prisões.

- Assaltos a postos de combustíveis continuam cada vez mais comuns em São Leopoldo. Prova disso são os dez registros de roubos a que foi alvo o posto de gasolina inaugurado em dezembro do ano passado, localizado entre as avenidas Senador Salgado Filho e Atalíbio Taurino de Resende, no Jardim Viaduto, bairro Scharlau. O proprietário do estabelecimento, um empresário de 33 anos, conta que só os quatro últimos ataques ocorreram entre 11 de julho e 28 de agosto. "Quando abri o investimento imaginei que estaria seguro, pois posto fica a 50 metros da 2ª Delegacia de Polícia. E nunca houveram prisões", desabafa. A BM garante mais policiamento e a Polícia Civil cobra mais empenho das vítimas.

fonte: Jornal VS

O Fórum das Entidades Empresariais tomou partido das necessidades da Brigada Militar de Santa Maria

Fabiano comentou que está à disposição para ajudar ações e na próxima visita trará o comandante-geral da Brigada

Fabiano comentou que está à disposição para ajudar ações e na próxima visita trará o comandante-geral da Brigada

O Fórum das Entidades Empresariais tomou partido das necessidades da Brigada Militar de Santa Maria (BM) e promoveu, excepcionalmente ontem, uma reunião almoço com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, para busca melhorias para a organização militar. O comandante geral da Brigada Militar, Sérgio Abreu, também foi convidado, mas não pode comparecer porque foi chamando para reunião com o governo estadual no Palácio Piratini.

Os empresários entregaram ao secretário estadual uma carta assinada pelos sindicatos patronais que fazem parte do Fórum Empresarial com as reivindicações para a melhoria do serviço prestado pela BM. Entre os pedidos estão: instalação do 2º Batalhão Rodoviário; do esquadrão aéreo; abertura do atendimento a convênios particulares no Hospital da Brigada; Centro de treinamento de policiamento montado; fortalecimento da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS); aumento no efetivo do policiamento ostensivo no município; câmeras de monitoramento com manutenção asssumida pelo estado.

O presidente do Fórum, Souvenir Machado, argumentou, em relação às câmeras, que hoje elas são mantidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas e pela Prefeitura, mas que poderiam contar com o apoio do Estado. Conforme o tenente-coronel Wladimir Comassetto, comandante do 1º regimento de Polícia Montada (RPMon), o fortalecimento da EsFAS – que está parada desde abril – acarretaria em mais policiamento nas ruas, já que o treinamento prático dos militares que nela estudam acontece nas ruas de Santa Maria. A BM da cidade tem déficit de 45% do efetivo previsto para a unidade, conforme Comassetto e o comandante da BM, coronel Jaime Garcia, informaram na reunião passada do Fórum. Já a vinda do 2º Batalhão Rodoviário, que está localizado em Cachoeira do Sul, conforme o coronel Jaime, precisa do apoio da comunidade e lideranças locais para a sua vinda.

Sobre a abertura do Hospital da BM para atendimento de outros convênios, o secretario Fabiano Pereira, comentou que primeiro será necessário alterar a lei para que outros. “Já foram feitas as alterações no texto da lei e que em breve será encaminhada à Assembleia Legislativa”, comenta Fabiano. O secretário ressaltou que está a disposição para ajudar em ações em prol de uma cidade segura. “Temos uma posição de compreensão e diálogo, mas dessa vez o comandante geral não pode vir, mas o traremos aqui para uma reunião. Garanto à vocês que ainda em setembro traremos os chefes da Polícia Civil do Estado e também da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe)”, afirma Pereira.

Os líderes da Brigada já haviam participado de reunião anterior do Fórum das Entidades Empresariais quando apontaram a situação que está sendo vivida pela unidade como, falta de efetivo

Fonte: Jornal ARAZÃO

Tentativa de assalto a transportadora termina com três presos na Capital

 

Cerca de oito homens renderam os seguranças da empresa Cometa, na zona Norte

Pelo menos oito homens tentaram assaltar a Transportadora Cometa, na zona Norte de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira. Segundo informações do soldado Alessandro Medeiros, do 20º Batalhão de Polícia Militar, três deles foram presos: Leandro Rodrigues Santana, de 32 anos, Thairone Jaci do Livramento Goulart, de 21 anos, procurado pela polícia, e Valdenir Nunes Quaresma, de 26. Os suspeitos renderam os dois seguranças da empresa para efetuar o assalto. O motorista de um dos caminhões percebeu o assalto ao chegar ao local e acionou a polícia.
A BM apreendeu com o bando uma pistola .45, um automóvel Stilo, um Gol, uma Moto, e uma Kombi. Os veículos eram usados para carregar os produtos da transportadora. Conforme o soldado, a Kombi já foi recolhida cheia de caixas de sapato. Ninguém ficou ferido na ação. A BM reforçou o patrulhamento na zona Norte da Capital e prossegue as buscas aos suspeitos que fugiram.


Fonte: Renata Colombo e Gerson Anzzulin / Rádio Guaíba

Ato contra a corrupção lota a sede da OAB gaúcha, na Capital

 

Senador Pedro Simon comparou movimento ao das Diretas Já, com as redes sociais proporcionando a mobilização

Em defesa da moralidade, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em conjunto com a sociedade civil organizada e entidades representativas, lançou oficialmente, na tarde desta quarta-feira, um movimento contra a corrupção e a impunidade. O presidente da OAB gaúcha, Cláudio Lamachia, ponderou que apesar de existirem políticos corretos, a desonestidade de muitos outros desmerece o eleitor.
A solenidade em Porto Alegre lotou os dois andares da OAB e também foi prestigiada por políticos, como o deputado federal Jerônimo Goergen, do PP, a senadora Ana Amélia Lemos, também do PP, o senador Pedro Simon, do PMDB, e os vereadores Sebastião Melo, do PMDB, e Pedro Ruas, do PSOL.
Em discurso, Pedro Simon afirmou que este é o período mais baixo da ética na história politica do país, que já enfrentava a corrupção, porém não de forma tão acentuada. O senador estima que cerca de 30% do PIB brasileiro sejam desviados dos cofres públicos. O político salientou que o movimento de hoje se parece ao das Diretas Já, quando a sociedade se organizou para derrubar a ditadura. Segundo o senador, o diferencial de hoje é a rede social proporcionando a mobilização.
A internet também foi valorizada pelo presidente da OAB-RS. Lamacchia ficou emocionado com a capacidade de reunir um grande número de pessoas, por meio da rede de computadores, que vai ser usada de forma recorrente pelo entidade. No proximo dia 20 de setembro, a OAB gaúcha vai organizar caminhada durante as comemorações da Revolução Farroupilha. A ideia é que a sociedade civil encaminhe sugestões para novas leis e até mesmo mensagens para gabinetes de parlamentares, pressionando os políticos por reformas essenciais.
Entre as propostas da OAB, a inclusão da corrupção na lei de crimes hediondos, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para acabar com o voto secreto na Câmara Federal e também um regramento para a criação de cargos de confiança. Quem quiser encaminhar sugestões pode participar da mobilização através do site www.agorachega.org.br.


Fonte: Voltaire Porto/Rádio Guaíba

Resultado das ações da BM de 1 janeiro a 31 agosto de 2011

 

Confira abaixo o resultado das ações da Brigada Militar, ente 1º de janeiro e 31 de agosto de 2011.

Prisões: 90.640;

Foragidos presos: 2 .612

Prisões Art 306 (Dirigir embriagado): 2.491

Prisões Art 307(Suspensão do Direito de Dirigir): 1.468

Prisões Art 309 (Dirigir s/CNH): 2.455

Prisões Art 310 (Entrega direção a pessoa não habilitada): 2.281

Armas apreendidas: 2.920

Apreensão de munições: 24.000

Maconha apreendida: 2.086 Kg

Cocaína apreendida: 177 Kg

Crack apreendido: 76 kg

CNHs Apreendidas: 11.149

Veículos roubados ou furtados recuperados: 4.182

Máquinas Caça-Níquel : 3.180 ceduleiras apreendidas

PROERD: 29.600 alunos na rede de ensino formados no programa.

Ações de Bombeiros

Atividade de prevenção de bombeiros: 15.913

Salvamento de animais: 783

PSPCI recebidos (prédio até 750 metros quadrados ou até 12 metros): 14.240

PPCI recebidos: 16.863

Remoção fontes de perigo

Abelha: 2.672

Árvore via pública: 430

Colisão de veículos: 368

Corte de árvores: 1.350

Queda de árvore em residência: 209

Cão bravo: 179

Vazamento de GLP: 224

Salvamento de Bombeiros

Fratura: 566

Gestante: 202

Mal Súbito: 2.782

Altura: 134

Elevador: 90

Ferragens: 247

Mar, rio, poço: 87

Veículo: 3.287

Incêndio

Apartamentos em geral: 153

Casas de alvenaria: 585

Casas de madeira: 571

Casas mistas: 266

Comércio: 147

Fogo em lixo: 937

Fogo em mato: 1.520

Rede elétrica: 135

Veículos a gasolina, álcool e diesel: 620

Prevenção de incêndios

Alvarás: 55.131

Multas: 5.180

fonte: BM PM5

Tarso Genro garante que governo vai apresentar proposta salarial a PMs

 

Governo gaúcho se reúne com os policiais militares na sexta-feira

Após a cerimônia do desfile cívico de 7 de setembro, em Porto Alegre, o governador do Estado confirmou que, na próxima sexta-feira, apresentará uma proposta formal e concreta para reajustar os salários dos cabos e soldados da Brigada Militar. Tarso Genro disse que ficou satisfeito com uma nota publicada ontem pela Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf) - representante dos servidores de nível médio da BM -, que negou participação nos protestos em rodovias com a queima de pneus. Na sexta-feira, o governo gaúcho se reunirá com os policiais militares que reivindicam 25% nos salários.

A respeito do projeto de lei que recria 155 Cargos em Comissão para estatais, Tarso Genro informou que o Palácio Piratini está cumprindo a determinação do Tribunal de Justiça. O governador afirmou que o Executivo entendeu que os CCs não poderiam ser de nível médio e, por isso, recriou, pelo menos, 30 cargos em nível superior. Questionado por uma servidora aposentada sobre o pagamento dos precatórios, Tarso Genro esclareceu que o governo disponibilizou R$ 340 milhões para a quitação das dívidas.

fonte: Radio Guaiba

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Motoqueiros assaltam posto do Banrisul na periferia de Passo Fundo

 

Quadrilha quebrou vidro da porta usando barra de ferro e rendeu o vigia e funcionários

Quatro homens tripulando duas motos assaltaram, no fim da tarde desta terça-feira, um posto do Banrisul localizado na avenida Padre Antônio Vieira, no bairro São José, na periferia de Passo Fundo. Os assaltantes quebraram o vidro da porta com uma barra de ferro e renderam o vigia, que recém havia fechado a unidade.
Os funcionários, já no fim do expediente, também foram rendidos. Os assaltantes pegaram malotes com documentos e dinheiro fugindo em direção ao bairro Parque Farroupilha. Viaturas da Brigada Militar fizeram cerco na região, mas os assaltantes ainda não foram localizados. O montante em dinheiro levado não foi divulgado.


Fonte: Acácio Silva / Rádio Guaíba

Polícia apreende mais de 100 pacotes de maconha em Iraí

Três pessoas foram presas transportando a droga

Eder Calegari / Agencia RBS

Além de maconha, foi apreendida pasta base de cocaína
Foto: Eder Calegari / Agencia RBS

A Brigada Militar do Posto Fiscal de Iraí, no norte do Estado, prendeu na tarde desta terça-feira dois homens, de 23 e 30 anos, e uma mulher de 28 anos, que estavam transportando maconha e pasta base de cocaína.
A apreensão foi durante uma abordagem de rotina na BR-386, rodovia que liga Frederico Westphalen a Iraí. Segundo a polícia a droga partiu do Paraguai com destino à Pelotas, no sul do Estado.
No total, foram apreendidos 108 pacotes de maconha, dois pacotes de pasta base de cocaína, uma pistola 9mm,150 munições intactas e oito celulares. A droga estava distribuída em dois automóveis, um Ômega com placa de Canguçu e um Kadet com placa de Pelotas. Os veículos também foram recolhidos pelos policiais.
Todo o material apreendido e os presos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo. Os três detidos devem responder por tráfico de drogas

fonte: Diario de Santa Maria

Operação da BM detém cinco pessoas com armas na Capital

 

Três homens foram abordados com pistola de uso restrito, na zona Norte, e dois adolescentes apreendidos na zona Sul

Três homens foram presos com uma arma de procedência não confirmada durante uma barreira policial realizada, no início desta tarde, na avenida Manoel Elias, na zona Leste de Porto Alegre. Usando um automóvel Ford Fiesta com placas de Curitiba (PR), o trio foi flagrado portando uma pistola 24/7, de uso exclusivo da Polícia e com registro de roubo, além de carregadores e munição. Um dos presos é Diego Luis dos Santos, de 25 anos, que era foragido da Colônia Penal Agrícola de Charqueadas desde o mês passado, onde cumpria pena por roubo. Firmino Perotoni Rodrigues, de 28 anos, não tinha antecedentes. Já Evandro Silva de Oliveira, de 22 anos, já havia se envolvido em ocorrências de tráfico de drogas e ameaça. O trio foi levado à 2ª Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), para o registro do flagrante. A Brigada Militar procura pistas, junto à Polícia Civil, sobre a possível ligação do trio com homicídios cometidos na região.
Na vila Teletubbies, localizada no loteamento Chapéu do Sol, no bairro Belém Novo, na zona Sul da cidade, policiais abordaram dois homens também portando armas. Um deles, Miguel Paulo de Souza, de 24 anos, com antecedentes por tráfico, porte ilegal de arma e homicídio, tinha uma pistola 9mm com um brasão da força aérea uruguaia e foi levado para a 2ª DPPA. O outro, um menor de 17, que já responde por tráfico, porte ilegal e lesão corporal, portava um revólver de calibre .38 e foi encaminhado para o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).
As apreensões fazem parte da Operação Fecha Cidade, realizada nesta tarde por todos os batalhões da BM da Capital.

Fonte: Camila Kila/Rádio Guaíba

Coronel nega instabilidade no comando da BM com protestos de praças por melhores salários

 

Dois protestos foram realizados entre a noite passada e essa madrugada

O comandante da Brigada Militar afirmou nesta terça-feira (06) que mantém diálogo com todas as associações de servidores. O coronel Sérgio Roberto Abreu disse que uma política salarial justa para os brigadianos é tratada com seriedade dentro do governo. O oficial reiterou que o movimento de queima de pneus se restringe a algumas pessoas não identificadas com as entidades representativas, como a de praças da Brigada Militar. “Os atos têm de ser investigados como um delito comum”, disse.
Na madrugada desta terça-feira, novos protestos com queima de pneus foram realizados no Estado. Na cidade de Canguçu, na zona Sul, os manifestantes - suspeita-se que policiais militares insatisfeitos com os baixos salários - queimaram também uma farda da Brigada Militar com os dizeres: "Brigada morto de fome". O protesto ocorreu na ERS 265. Na serra, em Nova Prata, junto à ERS-324, também houve a queima de pneus na noite passada. No km-01 da rodovia havia faixas pedindo greve dos policiais militares.
Mesmo com os protestos, o governo mantém agenda com os brigadianos para a próxima sexta-feira, quando será discutido reajuste salarial com a categoria.

Fonte: Jimmy Azevedo/Rádio Guaíba

Presos integrantes de quadrilha que se passavam por policiais civis no Vale do Sinos

 

Grupo extorquia comerciantes e planejava assalto a banco e a carro-forte na região

Com os presos, agentes apreenderam armas e objetos usados pela polícia Crédito: Divulgação / Polícia Civil Foto:

Com os presos, agentes apreenderam armas e objetos usados pela polícia Crédito: Divulgação / Polícia Civil

Ao menos seis pessoas, com idades entre 20 e 30 anos, foram presas no Vale do Sinos, nesta terça-feira, suspeitas de integrar quadrilha de criminosos que se faziam passar por policiais para extorquir comerciantes. O grupo também planejava assalto a banco e a carro-forte, segundo o que a Polícia Civil de São Leopoldo tem investigado há cerca de dois meses e meio. A operação, que acabou deflagrada nesta manhã, foi batizada de At Falsum e envolveu 40 policiais.
O titular da 2ª DP de São Leopoldo, Adriano Nonnenmacher, afirmou que os suspeitos são moradores de Novo Hamburgo, mas atuavam em toda a região. "Eles moravam nos bairros Rio Branco, Ouro Branco e Canudos. Duas foram presas na última semana, em flagrante, enquanto tentavam abordar um comerciante. Outras quatro foram pegas nesta manhã em suas residências", disse. "Eles chegavam nos comerciantes, ameaçavam, pediam dinheiro. Às vezes eram comerciantes que até deviam para outras pessoas, então eles faziam uma falsa cobrança, extorquiam, ameaçavam de morte, de sequestro. Eles chegaram a levantar cerca de R$ 50 mil de um comerciante da Scharlau."
O delegado ainda complementou sobre a forma de atuação da quadrilha. "Eles utilizavam nome de policiais do litoral, do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc) e até mesmo da nossa 2DP aqui de São Leopoldo." Os agentes apreenderam, além de pistolas calibre 380, um revólver 38, munição, cacetete, algema, roupa tática e touca ninja. Eles serão indiciados por extorsão, formação de quadrilha, porte ilegal de arma, falsidade ideológica e usurpação de função pública.
Na operação desta manhã foram utilizados 40 policiais em cerca de 10 viaturas.