sábado, 5 de agosto de 2017

Liberado pela polícia, homem rouba carro ao sair de Delegacia em Novo Hamburgo

Ele assaltou uma mulher a cerca de 200 metros da DPPA.

Poucas horas após ser liberado pela Polícia Civil, um homem preso pela Brigada Militar por estar na carona de um carro roubado assaltou uma mulher, a cerca de 200 metros da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.Os fatos aconteceram na tarde desta quinta-feira (3). Conforme o delegado Tarcísio Kaltbach, titular da 1ª DP do município, o homem simulou estar armado e levou o Agile preto da vítima, além de um notebook e um celular que estavam dentro do veículo.

A mulher assaltada prestou depoimento na delegacia e, ao dar a descrição do criminoso, os policiais o reconheceram. Eles mostraram, então, uma foto do homem para a vítima, que confirmou a identificação.

Após buscas, o carro roubado foi encontrado na garagem de uma casa abandonada no bairro Canudos. O assaltante, que não teve a identidade divulgada, está foragido.
O veículo foi devolvido à proprietária. Os outros objetos pessoais roubados ainda não foram recuperados.

GAÚCHA

Brigada Militar de Esteio efetua prisão por cumprimento de mandado no Bairro Santo Inácio

RED

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Por volta das 03hs30min, no bairro Santo Inácio em Esteio, Policiais Militares do 34ºBPM efetuaram a prisão de E. A. (27 anos), o qual foi abordado e constatado um mandado de prisão em seu desfavor. O indivíduo foi encaminhado ao HSC para exames, posterior até a DPPA Canoas para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Bandidos assaltam lotérica em Encruzilhada do Sul

A quantia roubada ainda não foi contabilizada

Três homens assaltaram no final da tarde desta sexta-feira (4) uma lotérica no centro de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo. De acordo com a Brigada Militar, dois bandidos armados entraram no estabelecimento enquanto o outro ficou em um veículo do lado de fora.  Os assaltantes renderam funcionários e clientes e roubaram o dinheiro do caixa.

A quantia roubada ainda não foi contabilizada. Os bandidos fugiram.  A polícia está no local recolhendo depoimentos das vítimas para tentar identificar suspeitos e o veículo utilizado na fuga.

Ninguém ficou ferido na ação.

GAÚCHA

Agentes penitenciários descobrem túnel no Presídio Regional de Passo Fundo

Escavação foi localizada dentro de uma das celas da casa prisional, no início da noite desta sexta-feira

Agentes penitenciários encontraram um túnel dentro do Presídio Regional de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, no início da noite desta sexta-feira (4). Conforme a assessoria de comunicação da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o buraco foi encontrado dentro de uma das celas da casa prisional.

Ainda não foi informado qual a profundidade da escavação. A cela foi evacuada pelos agentes e o local foi isolado. De acordo com a Susepe, não foram registradas fugas na penitenciaria.

ZERO HORA

Cinco pessoas ficam feridas em acidente no bairro Medianeira

Colisão entre um I30 e um Gol ocorreu na Av. Carlos Barbosa.

Foto: Bernardo Bortolotto /RBSTV

Cinco pessoas ficaram feridas em acidente de trânsito ocorrido no bairro Medianeira, em Porto Alegre, na madrugada deste sábado (5). A colisão ocorreu na esquina da Avenida Carlos Barbosa com a Rua Coronel Neves e envolveu um I30 e um Gol.

O Corpo de Bombeiros foi ao local do acidente e auxiliou na retirada das vítimas das ferragens. Três ambulâncias prestaram atendimento no local. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro e estavam conscientes.

Segundo a EPTC, o motorista do I30 descia a Coronel Neves quando atravessou o canteiro central e colidiu no Gol, no cruzamento com a Carlos Barbosa. Os cinco feridos estavam no Gol. As identificações das vítimas não foram divulgadas.

ZERO HORA

PMs do 7° RPMon prende autor de furto qualificado

preso

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de sexta-feira (04 de Agosto) guarnição do 7º RPMon deslocou até a localidade de Linha Atafona, interior do município de Santo Ângelo para atender uma ocorrência de furto.

arma

Durante o deslocamento, os policiais militares depararam-se com um veículo em que estavam tripulando os autores do furto, os quais não obedeceram a ordem de abordagem e efetuaram disparos de arma de fogo contra a guarnição a qual revidou aos disparos efetuados pelos criminosos.

botijão

O veículo parou após cair em um banhado, quando um dos autores foi preso e os outros dois lograram êxito na fuga, que ocorreu em área verde. No veículo foram encontrados produtos do furto, uma televisão 42 polegadas, 02 botijões de gás, uma certa quantia em carne, refrigerantes, alimentos, um espingarda de pressão, uma calibre 32 e 03 cartuchos deflarados.

O indivíduo de iniciais E.B foi preso em flagrante pela Brigada Militar e posteriormente a Polícia Civil logrou êxito na prisão do outro envolvido de iniciais O.A.M.V que foi localizado no Bairro Pippi.

Diante dos fatos, o autor do furto foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e os produtos foram restituídos à vitima.

carro

Fonte: Ação Preventiva

Jovem sobrevive após ser atingido por quatro tiros na cabeça em São Leopoldo

Vítima também foi baleada no tórax e encaminhada ao hospital.

Um jovem de 21 anos sobreviveu após ser atingido por quatro tiros na cabeça e um no tórax, na noite desta sexta-feira (4), em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu por volta das 22h15min, no bairro Feitoria.

De acordo com a Brigada Militar, o jovem foi encaminhado pelos vizinhos para atendimento em um posto de saúde. Apesar de ter sido atingido por cinco disparos, ele foi levado consciente e transferido para o Hospital Centenário.

O quadro de saúde da vítima é estável. A polícia ainda investiga a motivação do crime.

ZERO HORA

Motorista morre em colisão frontal na BR-470, em Garibaldi

O acidente ocorreu entre dois veículos com placas de Caxias do Sul

Foto: PRF /Divulgação

Um homem de 25 anos morreu em acidente de trânsito na BR-470, em Garibaldi, na Serra, na manhã deste sábado (5). A colisão ocorreu no km 226 da rodovia, próximo à entrada da cidade.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Bento Gonçalves, um Peugeot 206 e uma Saveiro, ambos com placas de Caxias do Sul, colidiram de frente. O Peugeot acabou capotando na pista, e o motorista da Saveiro morreu no local.

PUBLICIDADE

Uma mulher de 36 anos, um bebê de dois meses e uma criança de dois anos também ficaram feridos na colisão e estão em observação no Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi. Os três estão em estado estável.

O trânsito foi liberado por volta das 8h30min, depois de ficar cerca de duas horas totalmente bloqueado.

GAÚCHA

Polícia espera acelerar investigação após confirmação da identidade das vítimas de chacina em Caxias

Resultados foram compatíveis com as amostras dos familiares procurados pela Delegacia de Homicídios

Exame confirmou Tatiane Teixeira, seu filho Anderson Maciel e a namorada dele, Emily da Silva, como vítimas - Foto: Divulgação

A Delegacia de Homicídios de Caxias do Sul espera receber na próxima semana o resultado do exame de DNA que confirma as identidades das quatro vítimas carbonizadas durante uma chacina no bairro Pioneiro no dia 11 de junho. O Instituto Geral de Perícias (IGP) concluiu e remeteu o laudo no dia 28 de julho. Contudo, a documentação ainda não chegou nas mãos do delegado Rodrigo Kegler Duarte. A identificação oficial das vítimas era considerada essencial para prosseguir a investigação da autoria e motivação do crime. As informações são do Jornal Pioneiro.

Todas as amostras colhidas de familiares foram compatíveis e confirmaram que as vítimas são Anderson Teixeira Maciel, 17 anos, a mãe dele, Tatiane Teixeira, 36, a namorada do rapaz, Emily Conceição da Silva, 16, e Adriano Slongo, 34, apontado por moradores da Rua João D'Andréa como responsável pela casa atacada, apesar de não ser o proprietário oficial do imóvel.

De acordo com o IGP, um exame de costuma demorar entre 60 e 90 dias. Como o laudo só é feito em Porto Alegre, a velocidade da resposta surpreendeu até o coordenador regional Airton Kraemer.

— Havíamos solicitado prioridade para este caso e fomos atendidos — comemora o perito de Caxias do Sul.

Disputa pelo tráfico

Com quatro vítimas baleadas e incendiadas, uma crueldade e violência incomum para Caxias do Sul, a chacina do bairro Pioneiro reforça o receio de que facções da Região Metropolitana estejam subindo a Serra. Para a Delegacia de Homicídios, o crime tem características de disputa de território pelo tráfico de drogas. O incêndio, provavelmente, teve a intenção de destruir aquele ponto de vendas.

Familiares de Anderson e Tatiane relataram que o jovem era usuário de drogas e teria ido até a residência para comprar maconha. Sua mãe e namorada o teriam seguido para evitar que o rapaz seguisse no vício. Foi quando houve o ataque criminoso. Parentes de Emily, que moram em outra região da cidade, lamentam que a adolescente estava no local errado e na hora errada.

Segundo relato da vizinhança do bairro Pioneiro, a quarta vítima seria o homem responsável por vender drogas na casa que era utilizada como ponto de tráfico há anos. Adriano Slongo era natural de Maximiliano de Almeida e tinha diversas passagens na polícia, principalmente em Erechim. Sua ficha inclui dois homicídios, receptação, posse ilegal de arma de fogo e roubo. Em Caxias do Sul, Slongo havia sido preso por receptação em outubro de 2015.

GAÚCHA

Bandidos explodem duas agências bancárias em Maratá

Os alvos foram as agências do Banrisul e Bradesco.

Uma quadrilha explodiu duas agências bancárias em Maratá, no Vale do Caí, na madrugada deste sábado (5). Foi o segundo ataque na cidade em menos de um mês. No dia 10 de julho, os alvos foram as agências do Banrisul e do Sicredi.

Na madrugada deste sábado, foram atacadas as agências do Bradesco e novamente a do Banrisul. De acordo com a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta de 1h30min.

— As duas agências ficaram bastante danificadas. A Brigada Militar realizou o isolamento dos locais e agora se concentra nas buscas aos criminosos — afirmou o tenente coronel Dutra, comandante da Brigada Militar do Vale do Caí.

Os bandidos deram tiros para o alto para intimidar moradores e a polícia. Ainda não há informações sobre a quantia levada pelos criminosos. Cinco assaltantes foram vistos no local. Eles estavam encapuzados e utilizaram armas longas.

Testemunhas disseram à polícia que a quadrilha fugiu em um Corolla preto. A polícia não descarta que eles tenham usado outro veículo para a fuga. Não houve reféns e nem confronto com a Brigada Militar.

A polícia ainda realiza buscas para tentar localizar os assaltantes. O policiamento em Maratá é dividido com a cidade vizinha de Brochier, distante cerca de cinco quilômetros. A cidade de Maratá possui menos de três mil habitantes.

ZERO HORA

Policiamento Comunitário realiza prisão durante operação no Sul do Estado

kk

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na última quinta-feira(03/08), foi realizada mais uma operação nos Bairros da cidade de Pelotas pelo efetivo que compõe o Policiamento Comunitário. Durante a Operação além de patrulhamento Ostensivo no Bairro Dunas e Fragata, foi feito identificação de veículos e pessoas,  abordagens em estabelecimentos comerciais, e apreendida certa quantidade de droga e dinheiro, onde dois indivíduos restaram presos por  Tráfico de Drogas.

Fonte: Ação Preventiva

Patrulha Maria da Penha participa de Seminário em Pelotas

EmbeddedImageec3ec9b

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

A Capitã Caldeira juntamente com os Policiais que compõe a Patrulha Maria da Penha de Pelotas, participaram na manha desta sexta-feira (04/08) do Seminário      “Mulheres e Homens na perspectiva da Lei Maria da Penha”. O evento teve o  objetivo de promover o debate e a reflexão acerca da Violência Domestica e apresentar a rede de enfrentamento disponível na região de Pelotas para amparo e atendimento às vítimas.

Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Assassino teria usado celular de homem esquartejado em Caxias para despistar amigos e familiares

Informações extra-oficiais reforçam cada vez mais que morte envolve trama passional

Pedaços do corpo foram deixados em um contêiner na Rua Sinimbu na terça-feira. - Foto: Diogo Sallaberry /Agencia RBS

Detalhes sobre o caso de homem que teve o corpo esquartejado em Caxias do Sul estão vindo à tona e indicam cada vez mais que o assassinato envolve uma trama passional. A Polícia Civil mantém a investigação sob sigilo. As informações são do jornal Pioneiro.

Natural de Santa Maria, a vítima morava em Caxias do Sul havia pouco mais de dois meses e estava iniciando uma relação amorosa com uma mulher. Um ou dois dias antes de desaparecer, o santa-mariense teria marcado um encontro com essa mulher, que já enfrentava problemas de relacionamento com um ex-companheiro e havia solicitado medida protetiva. Contudo, a vítima não apareceu no local combinado e deixou de manter contato com a mulher.

Na manhã de quarta-feira, horas depois de o corpo esquartejado ter sido encontrado num contêiner de lixo da Rua Sinimbu, perto da Praça da Bandeira, no bairro São Pelegrino, um amigo garante ter conversado com a vítima pelo WhatsApp. Na conversa, o santa-mariense disse que havia recebido uma proposta de emprego e iria embora para Natal (RN). Supostamente, seria o assassino usando o celular da vítima para despistar familiares e conhecidos. Após isso, o aparelho foi desligado.

— Não duvidei que era o meu amigo, porque sabia das informações sobre Natal. À noite (de quarta-feira), um conhecido me chamou para dizer que ele havia sido assassinado e me mandou fotos do corpo. Não acreditei — conta a testemunha.

Outro detalhe da trama é a tentativa do assassino de dificultar a identificação da vítima: o criminoso teria tentado apagar uma tatuagem que apontava o nome de uma pessoa. Esse desenho foi feito pelo santa-mariense para homenagear um amigo que lhe ajudou a se livrar de processos na Justiça. A vítima estava em liberdade provisória desde maio de 2014. Ele tinha 10 acusações por estelionato e também passagem por apropriação indevida, mas teria sido inocentado na Justiça, segundo conhecidos.

Amigos do homem afirmaram ao Pioneiro que o santa-mariense veio para Caxias do Sul com um filho pequeno — ele estaria separado da companheira. Antes de se mudar para a Serra, ele morou em Florianópolis (SC). Em Caxias, trabalhava como instalador de antenas. No Facebook, a última postagem do homem foi feita na manhã de domingo. A polícia não informou se a criança ainda estava morando com ele.

Apreciador de jogo de cartas, o homem tinha um desenho de um ás de espada do baralho espanhol tatuado no braço, o que foi fundamental para apontar a identificação extra-oficial. Imagens de câmeras próximas de onde o corpo foi encontrado foram analisadas, mas o conteúdo não é tão claro, segundo a polícia. A investigação supõe que os membros foram deixados no contêiner entre 21h30min e 23h de terça-feira.

A reportagem tentou contatar a mulher com quem o santa-mariense se relacionava, mas ela não respondeu aos recados e desligou o telefone. O nome da vítima está preservado pelo Pioneiro, pois ainda não há confirmação da identidade, o que só deve ocorrer por meio de um exame de DNA.

PIONEIRO

Investigação sobre homicídio prende três suspeitos e apreende cinco armas em Porto Alegre

A ação é a segunda fase da operação Thanatos da Polícia Civil

Um dos presos tentava fugir da região levando uma mochila com cinco aramas do ponto de tráfico de drogas - Foto: Polícia Civil

Uma investigação sobre um homicídio ligado ao tráfico de drogas em Porto Alegre prendeu três homens e apreendeu cinco armas na zona sul, entre a tarde e noite desta quinta-feira (3). A ação é a segunda fase da operação Thanatos, da 6ª Delegacia de Homicídios, que na quarta-feira prendeu outros dois suspeitos.

Foi preso em flagrante na Vila Divisa, no bairro Cristal, um homem de 20 anos acusado do assassinato de Rafael Souza de Lima, de 28 anos, em maio deste ano. O Departamento de Homicídios afirma que o preso cometeu o crime a pedido de traficantes, que se irritaram porque a vítima supostamente furtava casas na região para sustentar o vício.

Durante a ação na vila, os policiais ficaram sabendo através de denúncias anônimas que os líderes do trafico da região mandaram um homem deixar o bairro levando parte das armas da quadrilha em uma mochila. O suspeito foi interceptado pelos agentes e preso em flagrante. Com ele, foram encontrados quatro revólveres e uma pistola.

O terceiro bandido foi preso na região por ser foragido do sistema prisional. O homem, de 21 anos, possui passagens  por latrocínio (roubo com morte), roubo, furto qualificado, receptação e associação criminosa.

De acordo com o diretor de investigações do Departamento de Homicídios, delegado Gabriel Bicca, há a suspeita de que o grupo investigado na operação possa estar envolvido em outros homicídios. Ele pede que a comunidade denuncie ao telefone 0800 642 0121 se tiver alguma informação. O sigilo é garantido pela polícia.

ZERO HORA

Presos irmãos que roubavam comércio e residências no Litoral Norte

Polícia faz ofensiva na região contra roubos ocorridos nos últimos meses.

Polícia aguarda vítimas para fazer o reconhecimento da dupla suspeita - Foto: Divulgação /Polícia Civil

Em uma ação na noite dessa quinta-feira (3), a Delegacia de Polícia de Xangri-Lá, no Litoral Norte, prendeu uma dupla responsável por uma série de roubos a residências e ao comércio do município. Foi preso um homem de 20 anos e apreendido um adolescente de 17 anos. Os dois são irmãos.

O delegado Roland Short, que coordenou a ação, diz que os agentes cumpriram mandados de prisão preventiva e de internação provisória do adolescente. A polícia faz uma ofensiva contra roubos ocorridos nos últimos meses na região. O adolescente foi encaminhado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) em Porto Alegre e o homem foi para a Penitenciária Modulada de Osório.

O delegado pede que vítimas compareçam a partir desta sexta-feira (4) na delegacia para reconhecimento dos suspeitos e assim ter ideia do número de roubos praticados pela dupla:

- No momento, temos apenas casos suspeitos identificados e é importante o reconhecimento para a conclusão do inquérito e também para possível recuperação de bens roubados - ressalta o delegado Roland Short.

Detalhes da ofensiva da Polícia Civil contra os roubos devem ser divulgados mais tarde.

GAÚCHA

Motorista do Uber é assaltado em Porto Alegre e levado no porta-malas até o Litoral Norte

Brigada Militar foi acionada e prendeu os cinco assaltantes

Um motorista do Uber foi assaltado na Rua Hoffman, na zona norte de Porto Alegre, por volta das 23h de quinta-feira (3), e ficou como refém dos bandidos por mais de três horas. Ele só foi libertado em Maquiné, no Litoral Norte, já na madrugada desta sexta-feira (4).

Conforme a Polícia Civil, os assaltantes inicialmente obrigaram a vítima a dirigir o Renault Sandero até São Leopoldo, no Vale do Sinos. No município, outros três comparsas dos criminosos embarcaram no veículo. Antes, eles ainda colocaram a vítima no porta-malas e exigiram, sob ameaça de morte, que permanecesse calada.

Quase duas horas depois, os assaltantes pararam o carro em uma estrada vicinal na localidade de Morro Alto, em Maquiné. Eles retiraram o motorista assaltado do porta-malas e a deixaram em um local escuro e sem iluminação, fugindo com o carro. Assustado, ele caminhou por alguns minutos até receber a ajuda de pessoas que passavam. A vítima não ficou ferida.

A Brigada Militar foi avisada do ocorrido e começou a fazer buscas. Em uma casa em rua próxima da BR-101, também em Maquiné, o carro foi avistado pelos PMs, que invadiram o local. Cinco pessoas foram presas em flagrante pelo crime, pouco antes das 6h. A polícia ainda não revelou os nomes dos detidos.

Fonte: Zero Hora

Ex-prefeito de Mampituba é preso durante operação da PF contra crimes ambientais

Pedro Juarez da Silva e um ex-vereador são investigados por não ter permissão para comercializar minerais extraídos.

Foto: Polícia Federal /Divulgação

A Polícia Federal (PF) desencadeou na manhã desta sexta-feira (4) uma operação no litoral norte do Rio Grande do Sul para coibir crimes ambientais. Durante o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em Mampituba, o ex-prefeito Pedro Juarez da Silva (PMDB), foi preso em casa por posse ilegal de arma. Ele e o ex-vereador João Pacheco Lopes (PMDB), também ex-secretário de Obras em outra gestão, são investigados pela suspeita de extração ilegal de minerais.

Um dos mandados foi na casa do ex-prefeito(que cumpriu mandato entre 2013 e 2016), onde ele foi preso em flagrante. No local, foi encontrada uma arma que estava com a numeração raspada. Outro mandado de busca ocorreu na casa do ex-vereador João Índio, que já foi presidente da Câmara Municipal, mas não se elegeu nas últimas eleições. Em 2010, ele também atuou como secretário de Obras do município litorâneo, que fica perto de Torres e tem pouco mais de 3 mil habitantes.

Operação

A Operação Curvas foi deflagrada nesta sexta-feira pela PF para combater crimes ambientais na região. Silva e Lopes são investigados por terem constituído uma empresa em nome de terceiros para comercialização de fragmentos de rocha conhecidos como ¿seixo¿. Este mineral tem muita procura por que é utilizado para paisagismo. Segundo a investigação, essas pedras eram extraídas a partir do desassoreamento do rio Mampituba. A extração era realizada pela prefeitura e as pedras eram comercializadas pela empresa.

No entanto, a licença expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) para a realização do desassoreamento veda expressamente a comercialização do mineral oriundo da extração. Além disso, há obrigatoriedade de licença do Departamento Nacional de Produção Mineral, o que a prefeitura não tinha.

A investigação teve início em 2016, a partir de informações de diversos flagrantes de extração mineral ilegal, realizados pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar. O ex-prefeito também está sendo investigado por utilizar bens públicos em proveito próprio, já que usava máquinas da prefeitura para realizar o desassoreamento das pedras comercializadas pela empresa dele.

A reportagem tenta contato com os investigados.

ZERO HORA

Em 17 horas, duas pessoas são assassinadas em Bento Gonçalves

Último crime foi na noite desta quinta-feira (3) no bairro Municipal

Em um intervalo de 17 horas, duas pessoas foram assassinadas em Bento Gonçalves. O último crime foi na noite desta quinta-feira, por volta das 22h30min, no bairro Municipal. William Junqueira da Silva, 28 anos, morreu após ser baleado. A polícia ainda investiga a autoria e a motivação do homicídio.

No início da manhã desta quinta, José Alencar Soares de Oliveira, 50, foi morto a tiros no bairro Vila Nova II. Com as duas mortes, o município chega a 13 assassinatos em 2017.

GAÚCHA SERRA

Bandidos trocam tiros com PM em assalto a lancheria em Porto Alegre

Um cliente foi baleado de raspão na perna durante a ação.

Um PM que jantava no estabelecimento percebe a movimentação e decide reagir, dando início a troca de tiros - Foto: Câmeras de segurança

Imagens de câmeras de segurança da lancheria Máximus Bar & Burguer, assaltada na noite de quinta-feira (4), no bairro Partenon, em Porto Alegre, flagraram a ação dos bandidos. O vídeo mostra o momento em que os quatro criminosos invadem o estabelecimento e fazem a ação.

Três deles estão reunidos, na parte inferior do vídeo, no momento em que entram. Um homem com moletom branco, na esquerda, rende o garçom com um objeto que parece uma faca. Enquanto isso, um segundo bandido vestido com um moletom escuro vai ao fundo da lanchonete, e o terceiro aguarda próximo da porta. Um PM que jantava no estabelecimento percebe a movimentação e decide reagir, dando início a troca de tiros.

No tiroteio, um cliente foi atingido por um tiro de raspão na perna, mas não corre risco de vida. O policial acredita ter baleado um dos bandidos na troca de tiros.

O bando fugiu sem levar nada. A 11ª Delegacia de Polícia tenta identificar o paradeiro dos criminosos. Testemunhas são ouvidas e câmeras analisadas.

A proprietária do estabelecimento, que preferiu não se identificar, afirma que esta é a primeira vez que há um assalto no local.

— A gente não esperava que isso poderia acontecer aqui. Ficamos bem perto do Presídio Central, do Batalhão de Operações Especiais e da Brigada, por isso sempre tem policial ou alguém da Susepe jantando por aqui — comenta a empresária.

ZERO HORA

PMs cumprem mandado de prisão em Santo Ângelo

mandado

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta quinta-feira (03 de Agosto) guarnição do 7º RPMon em patrulhamento de rotina no Bairro Radins, avistou na Rua Antônio Kusiak um indivíduo em atitude suspeita, o qual foi abordado e identificado.

Ao ser consultado o sistema informatizado da Brigada Militar foi constatado que havia um Mandado de Prisão em seu desfavor. Diante dos fatos, o indivíduo de iniciais B.V.A foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso em Santo Ângelo

presa

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira (02 de Agosto) guarnição do 7º RPMon em patrulhamento de rotina no Bairro Harmonia, avistou na Rua Humberto Merenze uma mulher em atitude suspeita.

Foi abordada, identificada e ao ser verificado o sistema informatizado da Brigada Militar constatou-se que contra a mesma havia um Mandado de Prisão em seu desfavor.

Diante dos fatos, a mulher de iniciais P.M foi presa e conduzida à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende jovem com arma artesanal

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quinta-feira (03/08), por volta das 13h30min, a Brigada Militar de Canela em patrulhamento no Bairro Sesi, desconfiou de um jovem parado próximo a um mercado na Rua José Ademir Tegner.

D.V.S., 22 anos, com antecedentes por furtos e roubos, foi abordado e revistado, sendo encontrado com ele uma pistola artesanal. Foi constatado pelos Policiais Militares que a arma possui uma mola que possibilita a percussão de um cartucho.

O autor foi preso por porte ilegal de arma de fogo e conduzido a delegacia para registro da ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Polícia Civil prende três homens em Marau por receptação

Prisão

Prisão - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Marau, prendeu nessa quarta-feira (02), três homens por crimes contra o patrimônio em Marau. A ação foi resultante de prisão em flagrante delito dos indivíduos pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Uma motocicleta roubada foi recuperada, carne sem procedência e outros objetos foram apreendidos.

Segundo o delegado Norberto dos Santos Rodrigues, os policiais localizaram com os indivíduos uma motocicleta Kawasaki que havia sido roubada no mês de junho em Passo Fundo. “Para dissimular, os indivíduos usavam outra placa no veículo”, conta o delegado. Também foram apreendidos aproximadamente 100 quilos de carne sem procedência. Os suspeitos possuem extensa folha de antecedentes por diversos crimes, sendo que um deles, condenado por receptação, estava no regime semi-aberto.

Fonte: DP/Marau

Operação de combate a roubos e homicídios é deflagrada em Encruzilhada do Sul

Polícia Civil deflagra operação de combate a crimes de roubos e homicídios em Encruzilhada do Sul

Polícia Civil deflagra operação de combate a crimes de roubos e homicídios em Encruzilhada do Sul - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Encruzilhada do Sul, com apoio da DP de Rio Pardo, deflagrou na manhã desta quinta-feira (03) uma Operação em Encruzilhada do Sul.  Na ação, que  teve por objetivo o combate de crimes de roubos e homicídios, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na Vila Mariano da Rocha. Segundo o delegado Anderson Faturi, quatro indivíduos que pertencem a uma associação criminosa da Capital foram presos e dois adolescentes foram apreendidos. Duas motos, que eram utilizadadas nos crimes de roubos praticados em Encruzilhada do Sul, Pantano Grande e Rio Pardo, foram apreendidas e um veículo roubado foi recuperado. A ação ainda resultou na apreensão de cinco armas, sendo dois revólveres calibre.38, uma garrucha .20, uma espingarda .20 e um fuzil de pressão – relatou o delegado.

Fonte: DP / Encruzilhada do Sul

Polícia Civil prende um dos envolvidos no homicídio de motorista de aplicativo de celular em Porto Alegre

Polícia Civil  esclarece homicídio do motorista de Uber

Polícia Civil esclarece homicídio do motorista de Uber - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (4ªDPHPP/DHPP), prendeu nessa terça-feira (01) um dos participantes do homicídio que vitimou o motorista privado de aplicativo de celular em Porto Alegre. O crime ocorreu na última quarta-feira (26/07) no Beco Pedro Rodrigues Bittencourt, bairro Vila Nova, Capital. A ação foi decorrente do cumprimento de mandado de prisão temporária. Um dos envolvidos segue foragido.

Segundo o delegado Eibert Moreira Neto, o motorista do aplicativo teria ido até o local em que ocorrereu os fatos, após receber uma ligação telefônica a fim de realizar um transporte informal de passageiros. "Temeroso do que poderia ocorrer, encaminhou um áudio alertando pessoas próximas de que estava em deslocamento para realizar esse trabalho, pedindo que tais pessoas ficassem em alerta, pois não confiava nesses clientes, que vieram a se tornar os seu algózes", relata o delegado. As testemunhas foram unânimes em apontar que as pessoas referidas no áudio se tratavam de dois irmãos, sendo que um está preso na Cadeia Pública de Porto Alegre.

O outro envolvido, que seria o suspeito de atirar na vítima, segue foragido. "Além disso, foi possível confirmar a veracidade da prova subjetiva (testemunhal), através de provas técnicas, que compõem o conjunto probatório incriminador", acrescenta Eibert.

Em razão das provas coletadas, a Polícia Civil representou pela prisão temporária dos envolvidos, medida cautelar que foi deferida. Na noite da última terça-feira (01) um dos envolvidos identificados foi preso. "O suspeito confirmou que o outro envolvido, seu irmão que segue foragido, seria o autor dos disparos", relatou Eibert.

O Diretor da Divisão de Homicídios, delegado Gabriel Oliveira Bicca, ressalta a importância da colaboração da sociedade a fim de possibilitar a prisão do foragido, para que responda pelo crime praticado. Por fim, louva os esforços da Especializada na elucidação breve do fato e a prisão de um dos suspeitos.

Fonte: 4ªDPHPP/DHPP

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido em maio no bairro Lomba do Pinheiro

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido em maio no bairro Lomba do Pinheiro

O preso possui mandado de Prisão preventiva por homicídio - Foto: Polícia Civil

Na tarde desta quart-feira (2), a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu mandado de prisão preventiva de um homem de 19 anos. Ele é investigado pelo homicídio ocorrido em 30 de maio de 2017 na Estrada Afonso Lourenço Mariante, bairro Lomba do Pinheiro, na Capital.

O Diretor do DHPP, Delegado Paulo Rogério Grillo, e o Diretor da Divisão de Homicídios, Delegado Gabriel Bicca, enfatizaram o incremento das ações operacionais do Departamento de Homicídios e as significativas prisões que vem retirando da sociedade indivíduos de alta periculosidade.

Fonte: 1ªDPHPP/DHPP

Quadrilha que extorquia vítimas de veículos roubados é presa na Serra

Polícia apreendeu comprovantes de depósitos e saques em diversas agências bancárias da região

Uma ação conjunta da Brigada Militar (BM) prendeu três homens nesta quarta-feira (2), na Serra gaúcha, acusados de extorsão, receptação e associação criminosa em Garibaldi e Farroupilha. Conforme informações da BM, a primeira prisão ocorreu após denúncia de um homem que foi contatado por um criminoso, que pedia dinheiro para que a vítima recuperasse uma van furtada.

Os policiais da inteligência acompanharam o homem e conseguiram prender dois suspeitos, em Garibaldi, além de encontrar o veículo. Com a dupla, foi apreendida uma quantia em dinheiro não divulgada e comprovantes de depósitos e saques em diversas agências bancárias da região.

Um celular também indicou ligações para a vítima e para outros integrantes da quadrilha. Os dois homens foram levados para a delegacia da cidade. Ainda nesta quarta-feira, policiais militares receberam informações sobre um depósito onde o grupo mantinha veículos roubados para as negociações.

Em Farroupilha, os agentes tentaram abordar um veículo suspeito de ser um dos utilizados pela quadrilha. O motorista tentou fugir e foi preso no bairro Planalto. Além dele, outro homem foi detido na abordagem. Os dois foram encaminhados para a delegacia de Farroupilha. A polícia também recuperou um Sandero e um caminhão de pequeno porte.

ZERO HORA

Trio rende frentista e assalta posto de combustíveis em São Sepé

Criminosos fugiram com dinheiro, cheque, celular e cigarros.

Um posto de Combustíveis no interior de São Sepé, na Região Central, foi alvo de assaltantes na noite desta quarta-feira (02). Conforme a Brigada Militar, os criminosos atacaram o Posto Vila Block, que fica distante cerca de 20 quilômetros da cidade, ainda na BR-392, por volta das 19h.

Um frentista trabalhava no local quando três homens chegaram em um carro e o renderam. Dois deles estavam armados. Um dos três entrou no posto e roubou cigarros, um cheque, um celular e uma quantia em dinheiro que não foi informada.

O frentista não ficou ferido. Os três criminosos fugiram em um carro preto, que não teve o modelo confirmado para não atrapalhar as investigações.

GAÚCHA SM

Homem é executado em Gravataí

Casa da vítima foi invadida por homens armados.

Um jovem foi executado, na madrugada desta quinta-feira (3), em Gravataí. O crime ocorreu por volta de 0h15min na Rua Guaíba, no bairro Itatiaia. De acordo com a Brigada Militar, homens armados invadiram a residência da vítima e mataram o homem a tiros.

Ele foi identificado como Valter Martins de Oliveira. Ele tinha antecedentes por tráfico de drogas. Ainda não há informações sobre os autores do crime.

ZERO HORA

Presos aproveitam barulho da chuva e fogem pelo telhado de instituto penal em Porto Alegre

Quatro detentos conseguiram deixar o local e são procurados

Durante as buscas, policiais recapturaram um fugitivo nas proximidades do instituto - Foto: Ronaldo Bernardi /Agência RBS

Uma fuga ocorreu no Instituto Penal Pio Buck, no bairro Partenon, em Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira (3). Conforme o Batalhão de Operações Especiais, um grupo de presos aproveitou o barulho da chuva para abrir um buraco no teto sem que os policiais percebessem. Uma contagem foi feita e confirmado que quatro detentos conseguiram fugir.

Policiais que faziam a segurança no local conseguiram frustrar a fuga de um número maior de presos. Alguns agentes chegaram a flagrar um dos presos caminhando no teto, e conseguiram o prender.
— Só não saiu mais gente em razão da ação rápida dos brigadianos e da tropa de choque do Batalhão de Operações — avalia o comandante do BOE, major Cláudio Feoli.

Após a fuga, a Brigada Militar enviou reforço de viaturas e homens para o local. Policiais da Tropa de Choque controlaram a situação entre os 84 presos remanescentes, que era tensa após a fuga.
Durante a manhã, viaturas do BOE fazem buscas no entorno do instituto penal. Até as 8h, somente um fugitivo havia sido capturado.

Outra fuga recente

Há seis dias, uma outra fuga ocorreu no Pio Buck. Um preso conseguiu se desvencilhar das algemas que o prendiam em uma viatura e saiu correndo do local. Não há informações sobre o paradeiro dele.

ZERO HORA

Homem é assassinado em Bento Gonçalves

Crime aconteceu no bairro Vila Nova II no início da manhã desta quinta-feira (3).

Um homem de 50 anos morreu após ser baleado no início da manhã desta quinta-feira (3) no bairro Vila Nova II, em Bento Gonçalves. A vítima foi identificada como José Alencar Soares de Oliveira, conforme a Brigada Militar.

Oliveira estava dentro do carro quando foi baleado. Esse é o 12° assassinato do ano em Bento Gonçalves.

Fonte: Gaúcha

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

BRIGADA MILITAR PRENDE ASSALTANTES DE ÔNIBUS EM TRIUNFO

Nesta quarta,02 de agosto de 2017, por volta das 14h30, a sala de comunicações da 2ª Cia de Triunfo recebeu ligação do motorista da empresa Fátima, noticiando que havia saído da rodoviária de Taquari em direção a Triunfo e, na localidade de Passo da Ponte entre os dois municípios, dois indivíduos armados de pistola haviam efetuado um roubo ao condutor e cerca de nove passageiros, fugindo do local em  uma moto vermelha. Policiais Militares do 5BPM em deslocamento ao local abordaram os indivíduos Luan Gabriel de Brito (no sistema como foragido da justiça) e Luiz Guilherme de Brito. Com eles os objetos do roubo, um simulacro de pistola e a motocicleta Honda cg 125 placas LZG2004.

 O material foi apreendido pela BM e ambos levados presos para a delegacia.

Fonte BM

Brigada Militar de Esteio efetua emprego do Efetivo Intensivo Operacional Avante

tt

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira (02.08), foram empregados na área do 34° BPM Esteio 35 Soldados novos, em atividade intensiva operacional na Operação Avante nas áreas de maior vulnerabilidade. Os Policiais Militares foram distribuídos em eixos de grande movimentação, garantindo a segurança das pessoas que circulam nas áreas residencial, comercial e bancária. Durante o emprego dos mesmos, foram efetuadas ações de abordagens e barreira policial.


Fonte: Ação Preventiva

Policiamento Comunitário realiza prisão por receptação em Pelotas

EmbeddedImage7dde0af

Na manhã desta quarta-feira(02/08), Policiais Militares do Policiamento Comunitário em patrulhamento no Bairro Areal, abordaram um veículo que trafegava pela via em atitude suspeita. Durante a abordagem foi constatado através de consulta da placa do veículo que o mesmo estava em situação de furto/roubo. O condutor foi preso e o veículo recolhido e entregue na Delegacia de Policia de Pronto Atendimento(DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

BM retoma o proerd em Nova Petrópolis

300 alunos participarão dos encontros.

1

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Nesta semana a Brigada Militar de Nova Petrópolis retomou o Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (PROERD) junto às escolas da rede municipal, estadual e particular do município. Neste semestre o programa será ministrado pela Soldado Maira para 15 turmas dos 5º anos, abrangendo aproximadamente 300 alunos.

O PROERD é uma forma de atuação da Brigada Militar voltada  para  a prevenção ao uso indevido de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Vale lembrar que a presença de Policiais Militares nas escolas aumenta a possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública.

2

O objetivo é desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas nas escolas para crianças e adolescentes, através da educação, usando métodos que priorizem o moral, os bons costumes, a afetividade e os modelos de vida sadia e saudável, de acordo com a nossa realidade, os tipos de drogas usadas e a faixa etária mais vulnerável. Construir uma proposta inovadora de atuação policial na prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas, priorizando, além da dimensão cognitiva, as dimensões afetivas e comportamentais. As consequências, diretas e indiretas, do uso abusivo de substâncias psicoativas são percebidas nas várias interfaces da vida social: na família, no trabalho, no trânsito e no aumento da criminalidade.

O Capitão Jorge Mascarin, comandante da BM de Nova Petrópolis, ressalta a importância do PROERD: “O programa trabalha os valores e a base para evitar que os jovens se envolvam com as drogas ilícitas. A questão não é apenas evitar o mal a saúde, mas os crimes conexos”.

O Oficial ainda destaca a parceria que a Brigada Militar estabeleceu com a Prefeitura Municipal e sua Secretaria de Educação, para desenvolver este programa com o intuito de investir na criança de hoje, para que tenhamos adultos melhores no amanhã.

SOBRE O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983.

No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo hoje adotado em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, a Brigada Militar desenvolve o programa desde 1998, já realizado em 451 municípios. Hoje é aplicado em mais de 60 países envolvendo 60 mil policiais.

A Brigada Militar conta com mais de 600 instrutores Policiais Militares voluntários tendo mais de um milhão de alunos formados.

O PROERD é desenvolvido por um Policial Militar fardado, de forma voluntária, que recebe formação específica para o desenvolvimento do programa em escolas. Este conta ainda com a presença constante da professora em sala de aula, bem como, o apoio integral dos pais dos alunos.

Os encontros são compostos por dez lições, que abordam temas como: segurança pessoal, maneiras de dizer não as ofertas de drogas, abuso e uso das drogas, auto-estima, influência dos meios de comunicação, alternativas para não usar drogas, pressão dos companheiros, consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas, maneiras de se lidar com as tensões do dia-a-dia e formas de evitar a violência, além de noções de cidadania e segurança pessoal.

Trata-se de combater o consumo de drogas através da educação. O Proerd mostra para as crianças e os adolescentes um caminho mais seguro, principalmente saber tomar decisão e dizer não.  A participação da Proerd na vida dessas pessoas contribui para que a comunidade se sinta mais  segura e diante disso, alunos, pais, professores e diretores compartilhem com maior  entusiasmo do esforço da Brigada Militar em transformar as escolas em centros de referência da comunidade para o fortalecimento da cidadania e combate às drogas e a violência.

Fonte: Ação Preventiva

Policiamento Comunitário realiza operação em Pelotas

EmbeddedImageeac9960

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na operação desta tarde (02/08), Policiais Militares do Policiamento Comunitário  atuaram juntos nos Bairros da cidade de Pelotas em ações de patrulhamento e abordagens. O objetivo da Operação é identificar os pontos sensíveis, abordagem    de veículos e pessoas, com o intuito de diminuir roubos a estabelecimentos comerciais e pessoas, furto e roube de veículos, bem como aumentar a sensação de segurança para os moradores com a presença dos Policiais em seus bairros.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar recupera sete veículos roubados na região

Em dois dias a Brigada Militar recuperou sete veículos em situação de furto ou roubo na região. Os veículos foram recuperados em ações de Policiamento Ostensivo, sendo um encontrado na área rural do Município de Canguçu, localidade conhecida como Rincão dos Mais e os outros 06 veículos em Pelotas nos bairros Centro, Poro, Santa Terezinha, e Bom Jesus. Todos os veículos recuperados são entregues a Polícia Civil para dar prosseguimento ao procedimento legal de devolução aos seus proprietários.

Fonte: Ação Preventiva

Latrocínios caem 26,5%, mas homicídios têm alta de quase 8% no RS no primeiro semestre

Em Porto Alegre, os dois índices registraram baixa nos primeiros seis meses de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado.

Foto: Gabriel Haesbaert /NewCo DSM

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulga na manhã desta quarta-feira (2) os números da criminalidade no Rio Grande do Sul nos primeiros seis meses de 2017. Os índices apresentam significativa queda nos casos de latrocínio (roubo com morte) em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho deste ano, ocorreram 72 casos, enquanto no primeiro semestre de 2016, 98 pessoas morreram em assaltos. Uma queda de 26,5% no Estado.

Em Porto Alegre, essa redução foi ainda mais significativa, de 58,3%. A SSP registrou 10 casos de latrocínio contra 24 no mesmo período do ano passado.
Na Capital, o reforço no policiamento também se refletiu em redução no índice de homicídios no primeiro semestre. Conforme os registros da secretaria, houve redução de 9,47% nesse tipo de crime na cidade. Foram 325 homicídios, enquanto entre janeiro e junho de 2016, 359 pessoas foram vítimas de homicídios.

Em todo o Estado, no entanto, esta redução não aconteceu. Há alta de 7,8% nos homicídios. Foram mortas 1.419 pessoas em apenas seis meses deste ano em todo o Rio Grande do Sul.

Entre os índices a serem detalhados pela SSP nesta manhã, ainda constam altas de 160% nos casos de extorsão mediante sequestro — foram 13 casos até junho deste ano —, de 3,1% nos roubos de veículos e de 2,04% nos roubos em todo o Estado. Já os furtos de veículos tiveram queda de 13,3% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

ZERO HORA

Polícia de Nova Petrópolis investiga roubo a residência que resultou em quatro feridos

Duas pessoas foram baleadas.

Criminosos invadiram uma casa no interior de Nova Petrópolis no final da noite desta terça-feira (1º). As quatro pessoas que estavam na casa foram agredidas. Duas delas foram baleadas.

Na casa estavam o casal de proprietários, a filha deles e o namorado dela. Os criminosos pediram dinheiro e celulares. Mãe e filha foram agredidas com coronhadas. O proprietário da casa foi baleado na cintura e o genro dele nas pernas. Os quatro foram levados para o hospital de Nova Petrópolis. Mãe e filha já foram liberadas. proprietário da casa foi transferido para o hospital de Sapiranga e o genro para o hospital de Gramado. No local foram encontrados cartuchos de pistola 9mm. Os ladrões levaram uma quantia em dinheiro, mas o valor não foi divulgado.

De acordo com o delegado Camilo Pereira Cardoso, a ocorrência foi registrada como roubo com lesões. Essa é linha inicial de investigação.

Fonte: Gaúcha Serra

7° RPMon prende por tentativa de furto

preso

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta quarta-feira (02 de agosto) a Sala de Operações da Brigada Militar foi informada por uma senhora que um homem pulou dentro do pátio de sua residência e ao avistar a comunicante retornou, porém, logo em seguida visualizou o mesmo pulando no pátio da casa ao lado.

No momento em que o indívuo pulou para a outra residência, guarnição do 7º RPMon fez um cerco e o surpreendeu tentando abrir uma janela, que para adentrar no pátio teve que escalar as grades da residência.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao indivíduo de iniciais L.M.S e conduzido à Delegacia de Polícia para a lavratura do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende trio com espingarda calibre 12 em Gramado

Eles ainda estavam com munições animais silvestres abatidos.

Na madrugada de quarta-feira (02/08), a Brigada Militar de Gramado interceptou uma camionete e prendeu três homens de posse de uma espingarda calibre 12, com uma cartucheira com mais 22 munições, ainda dois animais silvestres abatidos

Por volta da 00h30min, a guarnição da Brigada Militar de São Francisco repassou a informação que um veículo Montana, cor vermelha, placas de Gramado, seria suspeita de abigeato praticado pelos tripulantes naquele município. Testemunhas teriam ouvido disparos de arma de fogo e visualizaram os indivíduos dentro da propriedade recolhendo os animais abatidos.

Após verificar que o veículo teria passado o pedágio de Canela e constatando através da placa que o proprietário era morador de Gramado, foi realizado buscas e a camionete suspeita foi visualizada na Avenida Central, sendo abordado na Rua João Petry, já no centro de Gramado.

Os três tripulantes de 22, 27 e 31 anos, foram identificados, sendo encontrada na carroceria um saco com duas lebres abatidas (carneadas). No capô do motor foi localizada uma espingarda calibre 12 e uma cartucheira com 22 cartuchos intactos. No veículo ainda foi encontrada uma faca, uma chaira, duas lanternas e um holofote veicular

Todos conduzidos a delegacia, sendo que um deles assumiu a propriedade da arma. Este foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado ao presídio de Canela. Ele também é acusado, junto com os outros dois de crime contra o meio ambiente (contra a fauna - caca ilegal).

Fonte: Ação Preventiva

Polícia investiga causa da morte de jovem desaparecida em Pelotas

O corpo de Nathaly Vieira dos Santos, 18 anos, foi encontrado com marcas de violência.

A Polícia Civil investiga a causa da morte da jovem Nathaly Vieira dos Santos, 18 anos, em Pelotas. O corpo da jovem foi encontrado com marcas de violência na tarde de terça-feira (01), no Passo do Salso, Zona Oeste da cidade. Ela estava desaparecida desde domingo.

Segundo o Delegado da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos, Felix Rafanhim, a investigação já foi iniciada e o laudo com a causa da morte deve ser divulgado na quinta-feira (03).

GAÚCHA

Morre sargento da BM baleado ao evitar roubo em Porto Alegre

Policial conseguiu resistir por oito dias aos ferimentos de quatro tiros.

Foto: Maria da Graça Maciel /Arquivo Pessoal

Morreu no Hospital Cristo Redentor (HCR), na manhã desta quarta-feira (2), o sargento da reserva da Brigada MilitarJair Fernando Brum dos Santos, de 56 anos. Ele foi baleado no último dia 25, ao evitar o roubo de um carro no bairro Santa Maria Goretti, na zona norte de Porto Alegre. O policial resistiu por oito dias a quatro paradas cardíacas ocasionadas por quatro tiros o atingiram nas costas.

No laudo do hospital, consta que o sargento morreu às 9h19min desta quarta, em decorrência de "complicações clínicas".

Segundo o delegado Alexandre Vieira, da 9° Delegacia de Polícia, o sargento trabalhava como segurança em um estabelecimento da Rua Santa Catarina quando percebeu que um homem estava tentando roubar o carro de uma mulher, que estava estacionado na via.

– O PM entrou em luta corporal com um dos assaltantes, mas não percebeu que eles estavam em dois. Aí o outro atirou contra o policial. Foram quatro tiros nas costas – disse o delegado no dia do crime.

Durante a troca de tiros, a mulher foi atingida por um tiro de raspão nas costas. Um dos bandidos também foi baleado pelo policial.

– Eu conhecia ele (o policial). Ele era bem amigável, sempre disposto a ajudar alguém – relataram moradores da região que estavam no local acompanhando a ocorrência.

O veículo roubado, um Ford Ka, foi localizado na Avenida dos Gaúchos.

GAÚCHA

Caminhoneiros realizam manifestações em rodovias federais do RS

Há protestos em pelo menos seis trechos de rodovias no Rio Grande do Sul.

Caminhoneiros realizam mobilização em vários trechos de rodovias federais no Rio Grande do Sul na madrugada desta quarta-feira (2). Os manifestantes protestam contra o aumento do diesel e cobram a aprovação de uma lei que estabeleça um preço mínimo para o frete.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, não há registro de rodovias bloqueadas, mas em muitos casos, os motoristas de caminhões são convidados a aderir ao movimento.

Alguns caminhoneiros que não quiseram parar tiveram os veículos apedrejados. Uma das mobilizações ocorre no sentido Capital – Interior da BR-116, em Guaíba. Em Camaquã, um veículo teve o para-brisa quebrado. Em Pelotas, quatro caminhões foram depredados. Há mobilizações também em Cristal, São Lourenço do Sul e São Luiz Gonzaga.

ZERO HORA

Acidente entre caminhão e carro deixa motorista ferido no Vale do Caí

Motorista de um Gol ficou gravemente ferido na RS-452

O motorista de um Gol ficou gravemente ferido após colidir em um caminhão na RS-452, em Feliz, no Vale do Caí, por volta das 21h desta terça-feira (1º). O acidente ocorreu no km 6, no sentido Feliz - Vale Real.

De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o condutor do automóvel está em estado gravíssimo e é atendido no hospital do município. O motorista do caminhão não teve lesões. O trecho já foi liberado na rodovia.

GAÚCHA

Corpo é encontrado esquartejado em contêiner de lixo em Caxias do Sul

Vítima ainda não foi identificada.

O corpo de um homem foi encontrado esquartejado, na madrugada desta quarta-feira (2),em Caxias do Sul. O corpo foi encontrado por um catador em um contêiner de lixo na esquina das ruas Sinimbú e Marechal Floriano. A polícia foi chamada por volta das 2h.

O corpo estava em sacolas plásticas. A cabeça não foi localizada. Ainda não foi possível identificar a vítima. De acordo com a Brigada Militar, há câmeras de videomonitoramento na região, o que deve facilitar na identificação dos autores.

A polícia informou que não há registro de crimes semelhantes na região. Casos de esquartejamentos têm sido registrados em cidades da Região Metropolitana e normalmente envolvem a disputa entre traficantes.

ZERO HORA

Tiroteio em boate deixa dois mortos e dois feridos em Gravataí

Três seguranças e um cliente foram baleados

Foto: Vitor Rosa /Rádio Gaúcha

Tiroteio em frente a uma boate deixou dois mortos e dois feridos, na madrugada desta quarta-feira (2), em Gravataí. O crime ocorreu na altura da parada 76 da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, por volta das 4h.

De acordo com a Brigada Militar, cinco homens armados desceram de um Corsa branco e atiraram várias vezes contra seguranças e frequentadores do bar. Três seguranças e um cliente foram baleados.

Morreram no local o segurança Luis Gustavo da Silva, de 18 anos, e Jorge Luis Rosa da Silva, de 25 anos, que era um cliente do local. De acordo com a polícia, ele tinha passagens por tráfico de drogas.

Os dois seguranças baleados foram encaminhados ao Hospital Dom João Becker. Os atiradores conseguiram fugir. A Polícia Civil investiga a motivação do crime.

ZERO HORA

Homem é morto a tiros no bairro Vila Nova, em Porto Alegre

Um homem foi morto após um tiroteio ocorrido em um bar, na noite desta terça-feira (01), na zona sul de Porto Alegre. O crime ocorreu na Estrada Cristiano Kraemer, no bairro Vila Nova, por volta das 23h20min.

De acordo com a Brigada Militar, o dono do estabelecimento foi baleado de raspão no rosto e ficou ferido. Um cliente morreu no local. As identificações das vítimas não foram divulgadas.

A polícia ainda investiga a motivação do crime. Não há informações sobre os autores. Ninguém foi preso.

ZERO HORA

Mulher é encontrada morta em residência no bairro Mario Quintana

Vítima ainda não foi identificada.

Uma mulher foi encontrada morta em uma residência do bairro Mario Quintana, na madrugada desta quarta-feira (2), na zona norte de Porto Alegre. A Brigada Militar foi chamada por volta das 4h30min.

Segundo a Brigada Militar, ela apresentava uma perfuração no pescoço. A janela da casa estava aberta. Informações da polícia indicam que a mulher morava sozinha. A causa da morte ainda é investigada.

ZERO HORA

Carregamento de bebida contrabandeada avaliado em R$ 500 mil é apreendido no RS

Carga saiu de Rivera, no Uruguai, e teria Porto Alegre como destino

Foto: Polícia Rodoviária Federal

Uma carreta carregada com 5 mil litros de bebida de origem estrangeira foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal quando trafegava pela BR-158, na madrugada desta quarta-feira (2), em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Conforme a PRF, a mercadoria foi avaliada em aproximadamente R$ 500 mil.

O motorista, um homem de 44 anos que não teve o nome identificado, foi preso e encaminhado à polícia judiciária, assim como a carga e o veículo. Ele teria informado aos agentes que a mercadoria saiu de Rivera, no Uruguai, e teria Porto Alegre como destino.

PUBLICIDADE

O veículo foi abordado enquanto deixava a cidade pela rodovia federal. Ao examinar o compartimento de carga, os policiais encontraram diversas caixas de bebidas. Grande parte das mercadorias era formada por uísques das marcas Jack Daniels, Red Label e vodca Absolut.

GAÚCHA

Receita Federal encontra 250 kg de cocaína em contêiner no Porto de Rio Grande

A carga tinha como destinho a Espanha, segundo a investigação

Foto: Receita Federal /Rádio Gaúcha

Cerca de 250 kg de cocaína foram apreendidos pela Receita Federal no Porto de Rio Grande, no sul do Estado. A droga estava em dez bolsas que seriam exportadas pelo Terminal de Contêineres (Tecon). A carga tinha como destinho a Espanha, segundo a investigação.

Os tabletes estavam envolvidos com papel carbono e uma manta laminada para que não fossem identificados pelo sistema de raio-X da Receita. Segundo informações preliminares, a empresa exportadora não tinha participação no esquema.

A investigação agora será feita pela Polícia Federal. A apreensão ocorreu na terça-feira (1º) e, como não houve flagrante, ninguém foi preso. A droga é avaliada em R$ 8 milhões.

Só em 2017, seis toneladas de drogas - principalmente cocaína - foram apreendidas pela Receita Federal em portos do Brasil. É a primeira ocorrência registrada de tentativa de saída de drogas pelo Porto de Rio Grande.

GAÚCHA

Criminosos invadem banco e furtam cofre do autoatendimento em Porto Alegre

Ação ocorreu na agência do banco Itaú localizada no bairro Floresta

Foto: Felipe Daroit

Criminosos furtaram um cofre de uma agência do Itaú, na madrugada desta quarta-feira (2), no bairro Floresta.  Conforme o delegado João Paulo Abreu, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os criminosos furtaram um cofre que ficava atrás dos terminais de autoatendimento. Ainda não há informações sobre o valor roubado, e, conforme avaliação inicial da Polícia Civil, os bandidos não atacaram outros cofres e terminais.

Informações colhidas por agentes do Deic, com base em ligações de testemunhas, indicam que entre quatro e cinco homens armados participaram da ação. Eles arrombaram a porta da agência e executaram a ação, que será investigada por furto qualificado.

Os policiais ainda estão no local e vão apurar como os criminosos conseguiram furtar o cofre. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800-510-2828.

GAÚCHA

Aproximação de motorista do Uber com mulher de presidiário teria motivado assassinato, revela polícia

Polícia prendeu um dos suspeitos e identificou os outros envolvidos.

Carro da vítima não foi levado pelos bandidos, que tentaram atrapalhar a investigação - Foto: Polícia Civil

O assassinato do motorista do Uber Deivisson Pontes Ferreira, 28 anos, é tratado pela Polícia Civil como um caso passional. A investigação aponta que a vítima teria se aproximado da mulher de um detento do Presídio Central. Por causa da relação entre os dois, o preso teria se irritado ao saber e ordenou a execução.

Do lado de fora da cadeia, o irmão do detento teria organizado uma emboscada. No dia do crime, 26 de julho, ele teria ligado para o motorista, pedindo uma viagem fora do aplicativo no Conjunto Habitacional do bairro Cavalhada. De lá, o motorista dirigiu até o Beco Pedro Rodrigues Bitencourt, no bairro Vila Nova, onde foi atingido por vários tiros.

O motorista do Uber já estava com medo do destino daquela que seria sua última corrida. Ele mandou um áudio para amigos e familiares, alertando sobre o risco da viagem.

— No áudio, ele diz o nome das pessoas que estariam envolvidas e fala do medo que sentia. Essa é uma das provas do nosso inquérito — comenta o delegado Eibert Moreira Neto, que coordenou a investigação pelo Departamento de Homicídios.

Depois de matarem Ferreira, os criminosos fugiram deixando no local o carro, um Gol preto emplacado em Santa Catarina. Eles levaram carteira e celular. O objetivo dos criminosos era que o telefone não fosse encontrado pela polícia, já que a solicitação da corrida foi através do aparelho. Eles não contavam, no entanto, com o alerta da vítima.

— Eles queriam, de alguma forma, atrapalhar a investigação. Foi um mecanismo que ele usou para dificultar a chegada ao nome dele — detalha Moreira Neto.

O delegado já tem o nome dos principais envolvidos. O preso que teria ordenado a execução já está cumprindo pena por outro homicídio. O irmão dele é considerado foragido, já que contra ele há um mandado de prisão temporária em aberto. Falta identificar ainda o terceiro homem que estava no carro.

A polícia garante ter uma série de provas da participação dos homens identificados no crime.

ZERO HORA

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Emprego dos novos soldados em Esteio

01-08 - AV DO CARNAVAL

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

A partir do dia 22 de Julho de 2017, a Brigada Militar passou a contar com mais 1.018 novos Policiais Militares que concluíram o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). Dos quais 227 irão atuar por 60 dias nas cidades da região metropolitana onde há maiores índices criminais, o processo será de emprego intensivo operacional na prevenção e repreensão aos crimes abrangidos pela Operação Avante (Roubo a pedestre, roubo a estabelecimento comercial e bancário, roubo em residência, roubo e furto de veículo, homicídio e roubo a transporte público), em Cidades, dias e horários que concentrem a ocorrência desses delitos.

01-08 - FEIRA DO LIVRO - AV GOV ERRNESTO DORNELLES

Tal período será denominado de estágio operacional supervisionado.

No município de Esteio estão sendo empregados 20 Policiais Militares diariamente, também na forma de emprego intensivo operacional, em locais que apresentam maior volume de ocorrências Policiais, vias públicas com maior movimento de pessoas, veículos e principais acessos viários.

uu

Fonte: Ação Preventiva

7° RPMon realiza abordagens em praças desportivas

sabado 3

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite do ultimo sábado (29 de Julho) Policiais Militares do 7º RPMon realizaram abordagens nas praças desportivas do município de Santo Ângelo (RS), Praça Pinheiro Machado, Praça Castelo Branco, Praça do Tamoio, Praça Leônidas Ribas, Praça Três Mártires, Centro Social urbano, no Bairro Pippi, Praça do Bairro Missões e nos entornos da Avenida Getúlio Vargas e Rua 25 de Julho.

sabado 2

Na ocasião foram identifcadas 51 pessoas e 21 veículos, sendo apreendida uma faca e realizado um Termo Circunstanciado por Posse de Entorpecentes.

sabado 4

A atuação teve o foco em identificação de jovens e a repreensão ao consumo de bebidas alcóolicas e drogas nestes espaços de lazer em que há um grande fluxo de pessoas que é diponibilizado à sociedade Santo Angelense, atendendo os anseios da comunidade, com a sensação de segurança pública.

O emprego contou com a participação de 07 (sete) Policiais Militares motorizados e sob a coordenação do Sgt Freitas, Auxiliar do Pelotão do Centro.

Fonte: Ação Preventiva

Preso suspeito de matar cadeirante por briga do tráfico em Porto Alegre

Investigação comprovou que vítima foi morta por traficar drogas em área de inimigo.

Wesley Ferreira Rodrigues, o "Zinho", de 24 anos, foi o preso na operação Chacal - Foto: Polícia Civil

O assassinato do cadeirante Moacir Gonçalves Pires, 32 anos, ocorrido em janeiro na zona norte de Porto Alegre, foi elucidado pelo Departamento de Homicídios. Na manhã desta terça-feira (1º), a Polícia Civil realizou uma operação para capturar os dois suspeitos identificados pelo crime. Um deles foi encontrado e o outro está foragido.

Foi preso preventivamente Wesley Ferreira Rodrigues, o "Zinho", de 24 anos. Ele teria sido, conforme a polícia, um dos homens que derrubou a vítima da cadeira de rodas, dando cinco tiros. O nome do segundo envolvido não foi divulgado para não atrapalhar a investigação.

Para a polícia, está claro que o crime foi motivado pelo tráfico de drogas. O cadeirante seria vendedor de drogas, e supostamente circulava por diversas vilas da zona norte - o que irritou os desafetos.

— Ele estava circulando muito de uma vila para outra, na Vila Esperança, Vila Amazônia, Vila Santa Maria, e os desafetos já estavam prontos para matá-lo por isso — resume o delegado Cassiano Cabral, responsável pela investigação.

Os policiais identificaram, no inquérito, que os bandidos aproveitaram para executar o cadeirante no dia em que ele estava sem o funcionário que fazia sua segurança.

Na ação desta terça, foram cumpridos ainda quatro mandados de busca e apreensão. Porções de cocaína e maconha foram encontradas pela polícia.
A operação foi denominada "Chacal", já que este era o apelido da vítima.

ZERO HORA

Líder de quadrilha que roubava ônibus em Porto Alegre é filho de motorista de coletivos

Polícia Civil prendeu nove integrantes de grupo criminoso responsável por mais de 40 roubos

Ao desencadear nesta terça-feira (1º) uma operação para desarticular quadrilha que roubou mais de 40 ônibus intermunicipais entre abril e junho deste ano em Porto Alegre, a Polícia Civil revelou um fato inusitado em relação aos presos do grupo: um deles confessou que o próprio pai é motorista de coletivos na Capital.

O delegado Carlos Wendt, da Força-Tarefa, diz que o integrante destacou em depoimento que não assaltava apenas uma determinada linha na cidade. Intrigado, ele questionou o preso, que confessou o fato.

— Por ironia do destino resolveu cometer crimes justamente na área de atuação do próprio pai, que ficou arrasado ao saber sobre o filho — relata Wendt.

O detido confessou a participação em 36 roubos. A maioria deles com uma comparsa, presa hoje, que aplicava choques elétricos nas vítimas durante os ataques. A dupla era conduzida até os alvos, linhas que utilizam a Avenida da Legalidade, por motoristas de aplicativos envolvidos no esquema ou por outro integrante da quadrilha que usava o carro que locava para a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

GAÚCHA

Preso mais um suspeito de furto à delegacia de Nova Prata

No início de julho, comissário da Polícia Civil havia sido preso

Um terceiro suspeito do furto à delegacia de Nova Prata foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (1°). A prisão havia sido solicitada à Justiça pela Corregedoria da Polícia Civil. No início de julho, um comissário da Polícia Civil de Nova Prata foi preso em ação da corregedoria. Os próprios colegas que investigavam o caso suspeitaram do servidor e reportaram o caso à corregedoria. A investigação apontou que o policial facilitou a ação.

A delegacia foi arrombada na madrugada de 18 de junho. Os criminosos levaram armas do cofre. Ao todo, foram levados três revólveres 38, duas garruchas 22, uma pistola 380 e pequenas porções de drogas. Até agora foram foram recuperados dois revólveres e uma espingarda.

Antes da prisão do comissário, outro suspeito já havia sido preso. A polícia ainda procura um quarto suspeito, que está com a prisão preventiva decretada.

GAÚCHA SERRA

Bento Gonçalves: sancionada lei que prevê vigilância armada 24 horas nas agência bancárias

Texto foi publicado no diário oficial do município nesta terça-feira (1°)

Foi publicado no Diário Oficial de Bento Gonçalves nesta terça-feira (1°) a sanção da lei que obriga agências bancárias e cooperativas de crédito do município a terem vigilância armada 24 horas, incluindo nos finais de semana e feriados. O prazo para adequação será de 180 dias.

Após a adequação, as agências que não cumprirem a lei serão advertidas e terão prazo de 30 dias após a notificação, caso contrário, serão multadas.

Na Serra, em Vacaria, a lei da vigilância armada 24 horas está em vigor desde o final de outubro do ano passado, mas a legislação só foi regulamentada na semana passada. Agora, as agências estão sendo notificadas e terão 30 dias para adequação.

Em Caxias do Sul, o projeto foi sancionado em 21 de junho e as agências tem 180 dias para a adequação. Nas Câmaras de Vereadores de Farroupilha e Flores da Cunha tramitam projetos semelhantes.

GAÚCHA SERRA

Brigada cerca área e usa helicóptero em buscas a grupo que explodiu bancos em Gramado Xavier

Investigação preliminar identifica que o ataque foi realizado por um experiente assaltante de bancos que age no Rio Grande do Sul

Policiais fazem buscas em um matagal na região do Vale do Rio Pardo - Foto: Brigada Militar - Divulgação

Ganhou reforço do helicóptero da Brigada Militar (BM) a busca aos responsáveis por uma série de explosões no município de Gramado Xavier, no Vale do Rio Pardo, no último sábado. Mais de 72 horas depois,  policiais ainda cercam localidades no interior de Barros Cassal, onde foram localizados os carros usados nos crimes.
O cerco foi ampliado após um morador da região ver, na segunda-feira, cinco homens armados correndo no matagal na localidade de Passo das Tropas. Dois deles carregavam armas longas, que seriam fuzis, e outros três, pistolas. Viaturas de Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Barros Cassal, do Batalhão e do Pelotão de Operações Especiais de Santa Cruz do Sul e policiais da inteligência da Brigada fazem o cerco.

Até agora, ninguém foi localizado. As buscas devem seguir ao longo do dia. Na manhã desta terça-feira (1º), os policiais invadiram o matagal, mas ainda não viram os bandidos.

— Não é um trabalho fácil, já que é uma área muito grande, estimamos que uns seis quilômetros, onde encontramos campo aberto, capões e declives acentuados — detalha o soldado Ancelmo Fraga, que coordena a BM de Gramado Xavier, e que está envolvido nas buscas desde o dia da ocorrência.

Até agora, dois carros foram encontrados - uma Ecosport e uma Duster. Nos dois veículos, os policiais encontraram pregos retorcidos, explosivos e mantimentos. Acredita-se que a quadrilha levava esses produtos por estar preparada para fuga no mato.

Ecosport foi encontrada e carregava um explosivo Foto: Brigada Militar / Divulgação

Quadrilha experiente pode ter planejado o ataque
Para a Polícia Civil, por trás da violenta ação está um criminoso investigado e até condenado por outros roubos a bancos. É Ivo Francisco dos Santos Assis, o "Ganso Baio", que está foragido desde 2012. As características do crime levam os investigadores a acreditar nesta possibilidade.

— Cada crime tem peculiaridades, que preferimos não divulgar, mas que nos levam a acreditar que é da quadrilha dele (Ivo). Temos ainda outras investigações em andamento que indicam isso — comenta o delegado João Paulo Abreu, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Bandido conhecido como "Ganso Baio" estaria por trás das explosões que acordaram a cidade no sábado Foto: Polícia Civil

O experiente bandido aparece em investigações por explosões em São Sepé, Progresso, Cerro Grande do Sul e Encruzilhada do Sul. Ainda há outras em que a participação dele é apurada.

Chama a atenção da polícia que o bandido consegue se esconder. Ele é considerado atualmente um dos principais alvos das investigações da Delegacia de Roubos do Deic.
— Existem criminosos que conseguem não dar pistas de onde eles estão. Tem alguns que são mais cautelosos. Ele (Ivo) parece ser assim — informa o mesmo delegado.

O principal objetivo da Polícia Civil, neste caso, é conseguir provas contra o grupo. Policiais do Deic trocam informações com agentes da região desde o dia do crime.

O crime
Cinco estabelecimentos comerciais, incluindo duas agências bancárias, foram atacados por criminosos no início da madrugada do sábado (29), em Gramado Xavier, no Vale do Rio Pardo. O grupo utilizou explosivos para assaltar as agências do Banrisul e do Sicredi, uma lotérica, uma farmácia e uma loja de roupas.

Agência do Sicredi ficou destruída na ação dos bandidos Foto: Brigada Militar / Divulgação

Segundo a Brigada Militar, seis criminosos armados e vestindo toucas, roupas militares e coletes balísticos chegaram ao local em uma EcoSport cor prata por volta de 0h10min. Ao chegar perto dos estabelecimentos alvo, o bando rendeu um casal que estava em um veículo e o levou a pé até próximo das agências.
Outras três pessoas que passaram pelo local no decorrer do assalto também foram rendidos. Os reféns foram mantidos na rua durante as explosões, como escudo humano.
A ação durou cerca de 40 minutos e levou medo aos moradores. Os bandidos atiravam diversas vezes, para assustar quem estivesse por perto.
— Foram instantes de bastante pânico de moradores. Pessoa que estava próximo acordou com os estrondos e ruídos. Foram vários tiros, com objetivo de intimidar as pessoas para que não houvesse nenhuma reação — detalhou o soldado Fraga no dia do crime.
Ainda não se sabe o tamanho total do prejuízo. O ataque ocorreu a 500 metros da unidade da Brigada Militar no município.

Duster usada pelos bandidos também foi localizada durante o cerco Foto: Brigada Militar / Divulgação

ZERO HORA

Brigada Militar recaptura foragidos em Pelotas

Na noite de segunda-feira (31/07), policiais Militares do 4º Batalhão de Policia Militar (4º BPM), em patrulhamento de rotina na área central de Pelotas abordaram um indivíduo contra o qual havia um mandado de prisão. Em outra ação, no Bairro Navegantes, após levantamento realizado pelo setor de inteligência da Brigada Militar, foi feita a prisão de mais um indivíduo que se encontrava foragido do sistema prisional.  Ambos foram  encaminhado ao Hospital de Pronto Atendimento(HPS), e posteriormente a Delegacia de Policia de Pronto Atendimento(DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio efetua prisão por receptação

53462127-e994-4d16-9d8e-35575218733c

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Por volta das 11hs de segunda-feira, no bairro Centro em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de B.M.S. ( 20 anos) por receptação. A prisão ocorreu após a guarnição ser informada que o indivíduo havia furtado um hidrômetro, durante averiguações a guarnição localizou o acusado, sendo abordado e encontrado o objeto em sua posse. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao mesmo, encaminhado ao HMSC posterior até a DP local.

0716c735-fafe-471c-ae40-d12a292039f3

Fonte: Ação Preventiva