quinta-feira, 20 de julho de 2017

Polícia ouve testemunhas sobre caso de motorista de Uber assassinado em Montenegro

Objetivo é buscar mais informações sobre os motivos que levaram adolescente a matar a vítima.

Foto: Arquivo Pessoal /Facebook

A Polícia Civil de Montenegro ouve na tarde desta quinta-feira (20) duas testemunhas que tiveram contato, no dia do crime, com o adolescente de 17 anos apreendido como suspeito pela morte motorista do Uber Marcelo Gabriel Lisboa Roxo, 23 anos, que também era soldado do Exército. O objetivo é saber mais detalhes sobre a motivação do assassinato.

A primeira versão é de que a vítima desconfiou do fato do jovem estar com uma arma e teria avisado a polícia quando ainda estava transportando o passageiro. O adolescente percebeu e acabou rendendo o motorista, que foi colocado no porta-malas e executado. O investigado, que é natural de Portão, foi apreendido um dia depois do crime na localidade de Costa da Serra, onde tem familiares. Em depoimento à polícia, ele confessou a infração. O carro do soldado foi encontrado em Portão, mas a arma utilizada por ele ainda  não foi localizada. Por meio de nota, divulgada na segunda-feira (17), a Uber informou que a direção da empresa estava profundamente entristecida por saber desse pelo crime terrível e que os corações deles estavam com a família de Marcelo.

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar forma 398 soldados em Porto Alegre

Turma deve atuar nas ruas a partir de segunda-feira.

Foto: Marcelo Kervalt /Agência RBS

Mais 398 policiais juraram lealdade ao serviço militar durante formatura realizada na manhã desta quinta-feira (20), no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Somando aos concursados que se formaram na quarta-feira em Tramandaí e aos que repetirão a cerimônia na sexta-feira, em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul passará a contar, já a partir de segunda-feira, com 1.018 novos policiais. Em fevereiro de 2018, outros 500 soldados concluirão o curso. As informações são de Zero Hora.

Antes de ganhar às ruas, os recém-formados irão se reunir para indicar onde gostariam de atuar. A maior parte ficará em Porto Alegre e na Região Metropolitana, no entanto, municípios do Vale do Sinos e da Serra, como Caxias do Sul, por exemplo, devem ser contemplados devido aos índices de violência. A soldado Patrícia Silveira, de 25 anos, irá tentar uma vaga no Vale do Sinos, já que mora em Dois Irmãos. Ansiosa, a ex-vendedora não vê a hora de colocar em prática o que aprendeu nos oito meses de curso:

— Estou bem preparada. Quero ir para as ruas. Acho que não iria gostar de ficar em um local fechado — disse a nova brigadiana, que passou por 1.605 horas de curso.

O governador do Estado, José Ivo Sartori, voltou a falar sobre o edital do novo concurso voltado à segurança pública a ser lançado nos próximos 45 dias. A promessa do governo é que sejam abertas mais 4,3 mil vagas para a Brigada Militar, e a expectativa da corporação é de que até o fim do primeiro semestre de 2018 esse contingente passe a atuar e ajude a diminuir o déficit de aproximadamente 50% de efetivo.

— No ano em que a Brigada Militar vai completar 180 anos, estamos concretizando mais uma conquista de toda a sociedade gaúcha — disse Sartori.

Paraninfo da turma que se formou nesta quinta-feira, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, argumentou que o atual governo será lembrado por ser o que mais fez na área nos últimos 20 anos. Também discursou o comandante-geral da corporação, coronel Andreis Dal'Lago:

— É público que a BM tem encolhido nos últimos anos. E isso acontece porque ingressam menos PMs do que saem a cada ano. Porém, neste momento, estamos dando o primeiro passo para o completamento real do efetivo. No médio prazo, se não chegarmos aos 37.050 (previsto em lei), chegaremos próximo disso — garantiu o oficial.

Em 2016, a corporação registrou 1.987 aposentadorias de PMs (10% do total em atividade). Equivalente a 5,4 desligamentos por dia, o número triplicou em comparação com 2010 (697) e superou o recorde de 2015 (1.888).

ZERO HORA

Polícia investiga morte de detento do regime semiaberto a tiros em São Leopoldo

Caso ocorreu na manhã desta quinta-feira (20) na Vila Brás

A Polícia Civil investiga a morte de um detento do semiaberto, na manhã desta quinta-feira (20), na Vila Brás, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O homem foi identificado como Rafael Ferreira de Lima, 24 anos. Ele foi morto com tiros de pistola calibre 9 milímetros, que atingiram o rosto e o tórax.

De acordo com a polícia, Lima foi surpreendido enquanto caminhava pela Avenida Leopoldo Wasun. O homem tentou fugir até a rua Calêndula, mas morreu no local.

Ainda não há suspeitos para o crime.

GAÚCHA

Homem é morto a tiros em Alvorada

Polícia trabalha com a hipótese de desentendimento familiar como motivação do crime

Um jovem de 25 anos foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (20), em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre.

Conforme informações da Brigada Militar, Ogenilson dos Santos Vieira foi atingido por quatro tiros no tórax em frente à residência onde morava, na Rua Hermes da Fonseca. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital de Alvorada.

Em depoimento à polícia, o irmão de Vieira relatou que o jovem havia sido ameaçado pela família da ex-companheira porque teria a agredido.

A Delegacia de Homicídios investigará o caso.

Fonte: Gaúcha

Roubada há 9 meses em Cachoeirinha, cadela Pandora é recuperada pela polícia

Animal de estimação, da raça Pug, reconheceu donos quando foi chamado nesta quinta-feira

Foto: reprodução /Facebook

Chegou ao fim a aflição dos donos da cadela Pandora, levada por assaltantes durante um roubo a uma casa em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, em novembro de 2016. O animal foi recuperado pela Polícia Civil no bairro Parque dos Eucaliptos, em Gravataí, na tarde desta quarta-feira (19), e reconhecida pelos donos na manhã desta quinta-feira (20). Ela está aparentemente bem cuidada e sem ferimentos.

Pandora foi encontrada por policias civis da 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí, que cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de uma amiga de um suspeito por roubos no município. Os agentes investigavam uma quadrilha que age na cidade, e que estaria levando nos ataques em casas, além de bens materiais, cachorros pequenos. Os policiais desconfiaram que a cadela da raça Pug não era daquela mulher, e a levou para delegacia.

Os investigadores, então, passaram a procurar informações recentes sobre roubos de cães da mesma raça na região, e viram a página do Facebook "Encontre a Pandora", feita pelos donos dela na tentativa de localizá-la. Depois disso, contataram os proprietários, que já por fotos garantiram ser o animal deles. Mesmo assim, os agentes quiseram que a cadela fosse reconhecida presencialmente pelo casal. Conforme o delegado Gustavo Brentano, foi só os donos chamarem por Pandora que ela foi correndo para os braços deles.

De acordo com a Polícia Civil, é cada vez mais comum os casos de roubo a casa em que os bandidos também levam animais. Eles passaram a serem atrativos pelo alto valor que custam no mercado paralelo.

– Infelizmente, estão acontecendo casos de roubo de cachorros na Região Metropolitana. Acreditamos que o objetivo é vender em briques na internet. Eles (bandidos) sempre preferem de raça pequena, que são caros – alerta Brentano.

Fonte: Gaúcha

PMs do 7° RPMon capturam foragido

prisão

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira (19 de Julho) guarnição do 7º RPMon em patrulhamento de rotina no Bairro Harmonia, avistaram um indivíduo em atitude suspeita na Rua Humberto Merenze.

Foi abordado, identificado e ao ser verificado no sistema informatizado da Brigada Militar foi constatado que o mesmo encontrava-se foragido do Sistema Prisional.

Diante dos fatos, o indivíduo de iniciais C.D foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por roubo de veículo e apreensão de simulacro de arma de fogo em Esteio

4bab6c24-a4c9-4f85-927c-3e8ecc8eea3d54d36c8e-2371-4a52-bf50-c3e4c25b4397

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 19 de Julho de 2017, na ERS 118 em Esteio, Policiais Militares do 15º BPM e 34º BPM efetuaram a prisão de H.J.G. (19 anos) e A.S.R. (21 anos). O fato se deu após Canoas receber o alerta do roubo do veículo dando início as buscas, momento em que as guarnições de Esteio informaram que o veículo estava próximo a ERS 118, já no município de Esteio. Uma guarnição local avistou o veículo que fora abandonado nas margens da ERS e os indivíduos correndo para o matagal, sendo realizado um cerco policial pelas guarnições das duas cidades e logo em seguida presos, sendo que um deles portava um simulacro de arma de fogo. Os indivíduos foram presos, encaminhados ao Hospital São Camilo para exames de lesões e posterior a DP local, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

83226579-f50c-499a-86f2-16ea5bc02e31

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Criminosos roubam carro em Esteio e trocam tiros com a BM em Sapucaia do Sul

WhatsApp Image 2017-07-19 at 20.25.58

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite desta quarta-feira, três criminosos roubaram um veículo a mão armada na cidade de Esteio. Os bandidos fugiram para Sapucaia do Sul, e no bairro horto Florestal, houve troca de tiros entre os criminosos e os policiais.

WhatsApp Image 2017-07-19 at 20.34.23

Os bandidos abandonaram o carro na Rua Valdir Magnantes e entraram no mato.

WhatsApp Image 2017-07-19 at 20.50.00WhatsApp Image 2017-07-19 at 20.48.45

Os policiais realizam buscas na região, atrás dos assaltantes.

Fonte: Ação Preventiva

Ladrão que assaltava ônibus na Avenida Bento Gonçalves é preso minutos após ação

Usando faca de 40 centímetros, suspeito levava dinheiro de veículos e não assaltava passageiros

O homem apontado como suspeito de assaltar diversos ônibus na Avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (19) pela força-tarefa de combate a roubos no transporte coletivo.

De acordo com o delegado Alencar Carraro, ele estava sendo investigado em pelo menos nove roubos a ônibus, todos na Estação São Pedro, na Bento Gonçalves. Nesta manhã, o homem roubou o dinheiro de um coletivo por volta das 9h e outro, da linha T2A, às 11h, instantes antes de ser preso pelas equipes da Polícia Civil.

O homem de 31 anos usava uma faca de aproximadamente 40 centímetros e ameaçava apenas o cobrador para levar o dinheiro das passagens. Ele agia principalmente no início da manhã e por volta das 23h, e não costumava roubar os pertences dos passageiros.

A Polícia Civil vai apurar o envolvimento dele em outros roubos além dos nove assaltos em que foi identificado. Após registro na Delegacia de Polícia, o homem será levado ao Presídio Central.

Fonte: ZERO HORA

BM prende quatro suspeitos de tráfico de drogas na zona leste de Porto Alegre

Ações do BOE foram realizadas nos bairros Vila Jardim e Bom Jesus.

Foto: Brigada Militar /divulgação

Quatro pessoas foram presas em duas ações do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar (BM) nos bairros Vila Jardim e Bom Jesus, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (19).

Na Bom Jesus, dois membros de uma facção criminosa de Porto Alegre, que estavam foragidos da Justiça, foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

O BOE encontrou duas pistolas, cartuchos de munição, cocaína, crack e um rádio-comunicador na frequência da Brigada Militar. Um dos presos, identificado como Jorge Thiago, tem antecedentes por homicídios e foi preso no ano de 2015 dentro de um shopping da zona norte de Porto Alegre. O outro preso foi identificado como Deivison do Amaral Machado.

Na Vila Jardim, Cláudio Carneiro da Silva e Josiel Xavier da Silva foram presos com armas, drogas e duas câmeras de segurança. Os quatro presos foram encaminhados à 3ª Delegacia de Plantão para registro de ocorrência.

Gaúcha

Foragido é recapturado no bairro São Geraldo

image

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite desta terça-feira (18/07), policiais militares do POE do 17ºBPM Gravataí-RS, estavam em patrulhamento ostensivo no bairro São Geraldo, quando realizaram abordagem em A. M. S., de 42 anos, com antecedentes criminais por furto arrombamento de estabelecimento de ensino, dano, apreensão de objeto, furto descuido, roubo a pedestre, furto arrombamento, furto a mão grande, furto simples em residência, ameaça, furto em veículo e furto qualificado. Em consulta ao sistema, foi verificado que o mesmo encontrava-se foragido e, diante do fato, foi dada voz de prisão e conduzido pelos policiais até o hospital local e posterior à DPPA.

Fonte: Ação Preventiva

Casal é preso com cocaína em Gravataí

imageimage

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada desta quarta-feira (19/07), policiais militares da Patrulha Rural Avante do 17ºBPM Gravataí-RS, realizaram a prisão de L. H. V. B. de 18 anos e de V. S. de 23 anos, ambos sem antecedentes criminais, no bairro Tom Jobim. Com o casal, foi apreendido cocaína, além da quantia de R$ 23,00. Os indivíduos foram conduzidos pelos policiais até o hospital local e posterior à DPPA.

image

Fonte: Ação Preventiva

Homem confessa ter matado companheira e escondido corpo há um mês em Itaara

Jovem desapareceu no dia 12 de junho, em Santa Maria

A Polícia Civil está prestes a concluir a investigação do sumiço de uma jovem de 26 anos em Santa Maria. O companheiro de Taísa Macedo de Paula, 26 anos, confessou ter matado a jovem em 12 de junho, dia em que ela foi dada como desaparecida. Nesta terça-feira (18), foi encontrado um corpo no local onde ele disse ter deixado o cadáver de Taísa, em Itaara, na Região Central.

O delegado responsável pelo caso, Eduardo Machado, diz que o corpo, encontrado por um morador na localidade de Rincão da Limeira, estava em avançado estado de decomposição, e usava vestes semelhantes as que a vítima vestia no dia do desaparecimento. O cadáver foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, para que seja confirmada a identidade.

Em depoimento voluntário, o homem confessou ter matado Taísa, ainda no dia 12 de junho. Ele alega que era companheiro da vítima e que, no dia do crime, os dois estavam discutindo. O suspeito disse que tentava se defender das agressões de Taísa quando deu uma martelada na cabeça da mulher.

Depois de prestar depoimento, o homem foi liberado por falta de substâncias que determinassem a prisão dele. O delegado Eduardo aguarda o resultado dos exames para concluir o caso.

Fonte: Gaúcha

Policias Militares participam de instrução de qualificação no Sul do Estado

FOTO POE

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

A Brigada Militar está em constante evolução e aperfeiçoamento, com o intuído de prestar a população um serviço qualificado e com a máxima eficiência.  Neste interim, Policias do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 4°Batalhão de Polícia Militar (4°BPM), participaram nesta terça-feira (18/07) da instrução de Simulação de  Distúrbios Civis com operações de cães de Choque e habilitação de granadas Policias. O treinamento foi  ministrado  pelo 1°Tenente Carlos Alberto Borges Kruger,  formado recentemente no Curso de Especialização de Operações de choque (4°CEOC), o qual compartilhou  suas experiências e conhecimentos   tornando os Policiais de Pelotas mais preparados para agir em situações de risco e preservar a tranquilidade pública.

Fonte: Ação Preventiva

Menor é apreendido no Rincão da Madalena em Gravataí

Na tarde de terça-feira (18/07), policiais militares da 3ª Cia do 17ºBPM Gravataí-RS, realizaram a apreensão de um menor de 15 anos, sem antecedentes criminais, abordado no bairro Rincão da Madalena. Com o indivíduo foi localizado substâncias com características semelhantes à maconha, além de cinquenta e oito reais em dinheiro. Os Policiais Militares o encaminharam até o hospital local, e posterior à DPPA, para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Criminosos assaltam clientes em churrascaria, no Bairro Santana, em Porto Alegre

Cerca de 30 clientes tiveram pertences roubados

Criminosos assaltaram cerca de 30 clientes que comemoravam um aniversário na churrascaria Santana, localizada na Rua Santana, em Porto Alegre, por volta das 21h desta terça-feira (18). Segundo relatos das vítimas à Brigada Militar, um dos assaltantes estava armado e entrou anunciando o roubo.

Outros dois recolheram celulares, dinheiro e objetos das vítimas. Eles fugiram em um veículo Cordoba cinza, ano 2001. A polícia suspeita que o veículo seja o mesmo que foi roubado cerca de uma hora antes, na Rua Coronel Massot, e que um quarto comparsa aguardava o trio na saída do restaurante, dentro do automóvel.

Os bandidos seguiram em direção à Avenida Princesa Isabel. Ninguém ficou ferido. Alguns clientes ainda aguardam no local, porque ficaram sem as chaves dos veículos, que foram levadas junto com outros pertences. Guinchos foram acionados para remover os carros da calçada.

GAÚCHA

Polícia Civil prende suspeito de homicídio na zona norte da Capital

Polícia Civil prende suspeito por homicídio na zona norte da Capital

Preso - Foto: Polícia Civil

Na tarde desta segunda-feira (17), a Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre, deu cumprimento a mandado de prisão preventiva e prendeu um suspeito de 24 anos, apontado como um dos autores de homicídio ocorrido em 17 de maio de 2017, no bairro Rubem Berta. Na ocasião, a vítima teve a a cabeça arrancada do tronco após ter sido alvejada por disparos de arma de fogo.

Em 11 de julho de 2017, os policiais da 3ª DPHPP já haviam prendido outro suspeito pelo crime, um indivíduo de 23 anos, que em conjunto com o conduzido de hoje, executaram a vítima, tendo como motivação a disputa pelo comando de pontos de venda de drogas. Foi apurado durante a investigação que os autores atraíram a vítima até o local de sua morte usando como justificativa uma reunião para propor um acordo na vendagem das drogas e divisão nos lucros do tráfico. Hoje com o desencadeamento da Operação Dullahan, a delegacia dá o caso como encerrado.

O delegado Gabriel Bicca, Diretor da Divisão de Homicídios, enalteceu a prisão, como pronta resposta a um crime com grande repercussão, pela crueldade com que fora cometido e a persistência dos policias na captura do foragido.

Fonte: 3ª DPHPP/POA

Criminosos invadem casa e matam homem a tiros em Candelária

A polícia ainda não tem suspeitos e desconhece a motivação do crime

Um homem foi morto a tiros, na noite desta terça-feira (18), em Candelária, no Vale do Rio Pardo. De acordo com a Brigada Militar, o crime ocorreu na Rua da Praia, por volta das 21h.

Dois homens que chegaram em uma moto invadiram a residência da vítima e efetuaram os tiros. O homem morreu em atendimento no hospital da cidade. Ele não teve o nome divulgado.

A polícia ainda não tem suspeitos e desconhece a motivação do crime.

GAÚCHA

Assaltantes explodem caixa eletrônico na região central do RS

Agência do Sicredi localizada no município de Santa Margarida do Sul foi alvo dos criminosos.

Criminosos explodiram um caixa eletrônico de uma agência do Sicredi na madrugada desta quarta-feira (19) em Santa Margarida do Sul, na região central do Estado. Conforme informações da Brigada Militar (BM), ao menos um terminal foi atacado.

A polícia ainda não confirma se o dinheiro foi levado pelos criminosos.A ação ocorreu por volta de 1h30min. A agência bancária fica localizada no centro do município, às margens da BR-290. Não há informações sobre suspeitos, nem sobre a fuga dos assaltantes. A BM foi acionada, mas o patrulhamento do município também atende a cidade vizinha, Vila Nova do Sul, local onde estava no momento do ataque.  Quando os policiais chegaram ao banco, os criminosos já haviam escapado.

A área foi isolada para perícia. A BM não confirma se o circuito interno de monitoramento foi preservado.

GAÚCHA

Polícia Civil deflagra Operação Cataratas em Passo Fundo

Polícia Civil deflagra Operação Cataratas em Passo Fundo

Polícia Civil deflagra Operação Cataratas em Passo Fundo - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Passo Fundo, na manhã desta terça-feira (18) deflagrou a Operação Cataratas com o objetivo de coibir o tráfico de drogas em Passo Fundo. Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos 200 comprimidos de ecstasy, cerca de 200 gramas de cocaína, porções de maconha e aproximadamente 23 mil reais, além de dois veículos.

Segundo o delegado Adroaldo Schenkel, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em diversos pontos da cidade, em investigação iniciada em 2016, visando o combate ao tráfico de drogas. Conforme o delegado, alguns dos investigados já haviam sido presos enquanto a investigação era desenvolvida. Cerca de 60 policiais civis da Região de Passo Fundo participaram da operação, com o apoio  de policiais civis das Regionais de Soledade e Carazinho.  

Fonte: Defrec/Passo Fundo

Motorista atropela mãe e bebê e foge sem prestar socorro em Santiago

Menino de um mês precisou ser encaminhado para Santa Maria, para atendimento.

Uma mulher de 40 anos e seu filho de um mês foram atropelados na tarde desta terça-feira (18), em Santiago, na Região Central. O motorista fugiu sem prestar socorro.

A Brigada Militar foi acionada quando as duas vítimas já estavam no Hospital de Caridade de Santiago. Conforme testemunhas, a mulher estava atravessando a Rua Sete de Setembro com o filho no colo, na faixa de pedestre, quando um carro, modelo Focus, cor preta com placas de Curitiba, passou no sinal vermelho e atingiu mãe e bebê.

O motorista do carro não parou para prestar socorro, fugindo do local. Ele não foi localizado. Após ser atendida em Santiago, a mulher foi liberada. O menino precisou ser encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria. Ele segue no Husm, e seu quadro de saúde é considerado estável.

GAÚCHA SM

Mecânico é assassinado a tiros na frente da filha em Porto Alegre

Em estado de choque, menina de 12 anos disse que executores invadiram a casa e não falaram nada

Foto: Tadeu Vilani /Agencia RBS

Um homem de 40 anos foi executado a tiros na Vila Esperança, bairro Belém Velho, na zona sul de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira. O mecânico estava dentro de casa, na companhia da filha de 12 anos, quando pelo menos dois assassinos pularam o muro, invadiram a residência e abriram fogo.

Pelo menos três irmãos e a mãe da vítima, que também moram na Rua Wilson Tupinambá da Costa (é a mesma rua do assassinato, né?), acordaram com os cerca de 30 disparos. Um dos irmãos saiu de casa, foi até a residência ao lado e confirmou que a vítima havia sido o mecânico. A própria mãe dele avisou a polícia sobre o ocorrido.

Sem ferimentos, mas em estado de choque, a menina que viu o pai ser morto disse aos familiares que os assassinos não falaram nada, só atiraram, ignorando o pedido do mecânico para não ser morto na frente da filha.

O Departamento de Homicídios da Polícia Civil chegou ao local do crime por volta das 9h - três horas depois dos tiros. Os policiais tiveram dificuldade para entrar na casa, já que o cachorro da vítima estava deitado ao lado do corpo e ameaçava morder caso alguém se aproximasse. Os agentes tiveram de encontrar uma coleira para só então conseguir fazer o levantamento.

Os vizinhos não sabem o que pode ter motivado o crime. Todos dizem que Medeiros não tinha inimigos. Ele foi descrito como trabalhador pelos curiosos que se aglomeravam para ver o trabalho da polícia nesta manhã. Por medo de represálias, nenhum deles quis ser identificado.

A Brigada Militar afirma que Medeiros tem antecedentes policiais por posse de arma de fogo e receptação. Até a publicação desta matéria, a Polícia Civil ainda não tinha linhas de investigação.

ZERO HORA

Polícia Civil faz a maior apreensão de LSD do Estado na Operação Chuva Ácida

Operação Chuva Ácida

Operação Chuva Ácida - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, em ação da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ªDIN/Denarc), deflagrou na madrugada desta terça-feira (18) a Operação Chuva Ácida no combate ao tráfico de drogas. Uma mulher foi presa em flagrante na rodoviária de Caxias do Sul e 4770 pontos de LSD foram apreendidos. Esta foi a maior apreensão deste tipo de droga sintética no Estado do Rio Grande do Sul, alcançando um valor estimado de meio milhão de Reais.

Segundo o delegado Guilherme Calderipe, policiais investigavam e monitoravam a rota de drogas sintéticas no Estado do Rio Grande do Sul a cerca de um ano. “O LSD viria da Europa, e as suspeitas dão conta de que ela entraria no Brasil por aeroportos do Rio de Janeiro ou São Paulo, para depois serem encaminhadas a Porto Alegre, via transporte aéreo ou terrestre. Na sequência a droga seria distribuída por todo o Estado do Rio Grande do Sul, chegando nas maiores cidades gaúchas”, conta Calderipe.

Uma mulher, contratada para realizar o transporte da droga, foi presa em flagrante delito com o LSD no momento que chegava à estação rodoviária de Caxias do Sul. “Ela foi acompanhada por um período de tempo por policiais que fizeram uso de modernas técnicas de investigação e acompanharam seus passos até o momento da abordagem quando descia de um ônibus na estação rodoviária”, detalhou o delegado.

A droga apreendida na Serra Gaúcha seria transportada para Porto Alegre, Bento Gonçalves, Gramado, Farroupilha e outros municípios da região serrana.  “Estima-se que a apreensão esteja avaliada em quase meio milhão de reais no varejo, visto que um ponto, o equivalente a 4 micropontos, é comercializado por cem Reais (em média) em festas, principalmente festas eletrônicas”, relata Calderipe. O delegado ainda afirma que outras prisões podem ser realizadas a partir desta apreensão.

O Diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, afirma que esta ação desarticulou um esquema de remessa de drogas sintéticas vindas da Europa. “Muito provável que o LSD seja proveniente da Holanda”, conta o delegado. Este tipo de droga é tipicamente consumido em eventos noturnos, como festas rave, e costuma ter uma clientela de alta renda. “Os pais devem ficar atentos aos cuidados com seus filhos, eis que a droga é parecida com uma singela figura”, acrescenta Souza.

Fonte: 1ªDIN/Denarc

Homem é preso com drogas em Farroupilha

Um homem foi preso por tráfico de drogas na madrugada de terça-feira em Farroupilha. De acordo com a Brigada Militar, o suspeito de 27 anos foi abordado na Rua Antônio Covolan, bairro São José, durante patrulhamento de rotina. Ele possui antecedentes por roubo a pedestre e estava em um ponto conhecido por trafico de drogas. Com ele foi encontrado treze cigarros de maconha, três pedras de crack, 65 papelote de cocaína, além de um bilhete com a quantidade de droga existente e uma nota de R$ 50,00.

O mesmo foi conduzido para DP onde foi decretado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado após ser baleado em Gravataí

image

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite desta segunda-feira (17/07), policiais militares do 17ºBPM Gravataí-RS foram acionados pela Sala de Operações, a fim de averiguar situação de uma vítima de disparo de arma de fogo na Rua Presidente Kennedy, no bairro Marrocos. O indivíduo foi identificado como sendo G. O. R., de 28 anos, o qual encontrava-se na situação de foragido desde Março deste ano, já tendo antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes, roubo de veículo, roubo a pedestre e homicídio. Segundo a vítima do disparo, teriam tentado roubá-lo, momento em que teria sido alvejado nas costas. Os Policiais Militares o encaminharam até o hospital local, onde seria também custodiado.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é preso em Santo Ângelo

Na noite de segunda-feira (17 de Julho) policial militar que estava de folga avistou um indivíduo em atitude suspeita próximo a sua residência, abordou e identificou como sendo I.E.C.S o qual estava foragido do Sistema Prisional.


Diante dos fatos, guarnição que estava em serviço conduziu o indivíduo preso até a Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Fonte: Ação Preventiva

34° BPM prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Esteio

ba320cc0-f10e-48cf-b4c1-cf2b5784d3ce

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de segunda-feira, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de A.L.S.M (22 anos) por porte ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu após a guarnição efetuar uma abordagem a um veículo Ford/Fiesta, onde foi localizado um revólver calibre .38 com 05 munições intactas e uma quantia em dinheiro. O indivíduo foi preso e encaminhado ao HMSC posterior DPPA Canoas.

2c9bd17d-2cee-4f83-8e7a-191217321896123

Fonte: Ação Preventiva

Procurada da justiça é presa em Santo Ângelo

presa

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de terça-feira (17 de Julho) guarnição do 7º RPMon em patrulhamento de rotina no Bairro Castelarin, avistou na Rua Antônio Vier uma mulher em atitude suspeita.

Foi abordada, identificada e ao ser verificado o sistema informatizado da Brigada Militar foi constatado que contra a mesma havia um Mandado de Prisão em seu desfavor.

Diante dos fatos, T.F.S.O foi presa e conduzida à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas em Esteio

3ff3bcba-0091-4cc1-a675-b78a6fd14645

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de terça-feira, no bairro Primavera, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de T.S.C. (21 anos) por tráfico de entorpecentes. A prisão ocorreu após a guarnição efetuar abordagem a um individuo em atitude suspeita, durante revista foi encontrado com o mesmo 11 pinos de cocaína e uma quantia em dinheiro. O indivíduo foi preso e encaminhado ao HMSC posterior DPPA Canoas.

1be4593d-1134-402b-a230-003de786737e

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende homem por roubo em Três Coroas

O suspeito arrastou a vitima de 54 anos pela rua.

photo_20170718_134014

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No início da noite de segunda-feira, 17 de julho, por volta das 18h20min, a Brigada Militar foi acionada via 190 para atender uma ocorrência de roubo a pedestre na Rua Jacob Sander, bairro Centro. Na ligação informaram que um rapaz havia roubado a bolsa de uma senhora que passava pelo local.

O suspeito tentou agarrar a bolsa da vítima, mas ela segurou a bolsa contra o corpo e foi arrastada pela rua. A vítima, uma sra. de 54 anos, ficou lesionada nos braços e nas mãos.

O suspeito - J.M.S. de 23 anos - que já tem antecedentes por furtos, roubo e violência doméstica foi cercado por populares que passavam pelo local. A Brigada Militar que rapidamente chegou ao local da ocorrência efetivou a prisão. Ele foi encaminhado à Delegacia para registro e após isso seria encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

Trio é preso por roubo a estabelecimento comercial e roubo a pedestre em Esteio

a826ab3e-84c1-4bfd-bc45-5e6e35fd12ef

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de terça-feira, no bairro Novo Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de F.P.F. (24 anos), P.M.S.R (23 anos) e D.H.C. ( 24 anos) por roubo a estabelecimento comercial e roubo a pedestre. Conforme a Brigada Militar, a prisão ocorreu após as guarnições receberem um alerta aonde um veículo VW/Quantum, tripulado pro três indivíduos, havia cometido um roubo em um estabelecimento comercial no bairro Centro em Esteio, durante averiguações foi localizado e abordado o veículo, durante revista foi encontrado um simulacro de arma de fogo e uma quantia em dinheiro, sendo encontrado também um telefone celular que havia sido roubado de outra vítima.

82da350c-4794-4a39-9087-b3838eaa0b75

Os indivíduos foram presos e conduzidos ao HMSC posterior a DP de Esteio.

face

Fonte: Ação Preventiva

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Polícia Civil prende suspeito em São Leopoldo com arma da polícia do Paraguai

ação policial

Ação policial - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de São Leopoldo, prendeu na tarde desta sexta-feira (14), em uma residência, no bairro Scharlau, naquele município, um ex-detento de 36 anos com três pistolas Glock, calibres 9mm e cerca de 8 quilos de maconha. No local, também foi apreendido um veículo clonado. Segundo o delegado Rodrigo Zucco, uma das armas pertence a Polícia Nacional do Paraguai.

Fonte: DFRV SL

BM de Canela prende mais dois foragidos

46 2 (1)

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta segunda-feira, 17 de julho, por volta das 13h, na Rua Pres. João Goulart, bairro Canelinha, a Brigada Militar de Canela prendeu um indivíduo que estava foragido do presídio de Canela. É a terceira vez, somente este ano, que a Brigada prende esse indivíduo pelo mesmo motivo.

46 2 (2)

Um policial militar, lotado em Canela, que estava em horário de folga, avistou o indivíduo D.L.R., 28 anos, o qual sabia estar foragido do presídio. O indivíduo ainda tentou fugir correndo, mas foi detido pelo policial que chamou a guarnição de serviço para efetivar a prisão. Ele já tem antecedentes policiais por furtos, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Ainda na tarde de segunda-feira, por volta das 15h, na Rua da Igreja, bairro Santa Marta, os policiais que realizavam patrulhamento no local avistaram outro indivíduo que também já sabiam estar foragido presídio.

E.S., 39 anos, com antecedentes por furtos, roubos, porte ilegal de arma, tráfico de drogas e estelionato foi abordado e preso. Ele estava foragido do presídio de Canela desde o dia 03 de julho, quando havia saído para realizar serviços externos e não mais retornou.

Ambos os indivíduos foram apresentados na delegacia de polícia para registro dos fatos e após isso encaminhados ao presídio.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia Civil deflagra Operação Retomada em Passo Fundo

Polícia Civil deflagra Operação Retomada em Passo Fundo

Polícia Civil deflagra Operação Retomada em Passo Fundo - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia e Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos de Passo Fundo, deflagrou nesta segunda-feira (17) a Operação Retomada. O objetivo é coibir crimes de homicídio e tráfico de drogas em Passo Fundo. Dois homens e uma mulher foram presos e dois adolescentes foram apreendidos.

Cerca de 65 policiais civis cumpriram 10 mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Maria e Cruzeiro. Segundo o delegado Diogo Ferreira, um dos homens que foi preso estava foragido, enquanto o outro foi preso por porte ilegal de arma de fogo. A mulher também estava foragida com mandado de prisão temporária por homicídio. Quanto aos adolescentes, um foi apreendido por porte de arma de fogo e o outro por tráfico de drogas.

Durante a ação foram apreendidos dois revólveres, uma garrucha, munições, balança de precisão, um rádio comunicador, dinheiro, uma motocicleta sem identificação, além de pedras de crack e porções de maconha. A operação policial teve o apoio das Delegacias de Polícia de Carazinho e Soledade.

Fonte: 1ªDP/Passo Fundo

Operação Cedrales captura maior fornecedor de drogas do Sul do país

1DIN/Denarc

Prisão - Foto: Larissa F. Beretta

Em coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado (15), a Polícia Civil apresentou o resultado da Operação Cedrales e a prisão do maior abastecedor e distribuidor de maconha para o Rio Grande do Sul e com negócios em outros estados brasileiros.

Com uma ação precisa, sigilosa e de alto risco, a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN/Denarc) e do GIE (Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos), deslocou ao Paraguai e capturou, o suspeito foragido desde 2013, na localidade de Los Cedrales.

Após um ano e sete meses, a investigação apurou o paradeiro do suspeito considerado o principal narcotraficante do estado, acima inclusive de facções e outros líderes do tráfico de drogas. O preso tem relações diretas com lideranças do tráfico internacional, responsáveis por conhecidas facções do centro do país.

De acordo com os delegados Mario Souza e Guilherme Calderipe, o preso tem negócios em todo país e vivia de forma discreta no país vizinho, onde atuava há cerca de 15 anos.

"Extremamente cuidadoso, ele não usava smartphones, trocava de carro todo mês e apenas usava linhas telefônicas paraguaias, uma por semana. Além disso, ele aprendeu a falar outras línguas e assim aumentou sua atuação no Paraguai", destacou Souza.

O delegado Calderipe conta que o suspeito tinha no Paraguai, um porto particular com sete lanchas, nas quais enviava por vez e, em cada uma, cerca de 1,5 tonelada de maconha, que depois era transportada e distribuídas por caminhões graneleiros.

Segundo os delegados, o preso começou a atuar na Zona Norte de Porto Alegre, onde foi pioneiro em crimes de homicídios violentos e práticas de esquartejamento. Ele também é suspeito de participação e liderança em roubos de grandes valores e, possivelmente, em tráfico de armas.

A logística da operação teve o apoio da Divisão de Apoio Aéreo (DAA), com o helicóptero da PC/RS, da Polícia Nacional do Paraguai, Polícia Civil do Paraná e da Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Polícia Civil

Agentes da Guarda Municipal recebem 110 novos coletes à prova de bala

Investimento da prefeitura de Porto Alegre, que custou R$ 240 mil, será destinado aos agentes que trabalham em patrulhamentos ostensivos e de alta periculosidade

Investimento da prefeitura, que custou R$ 240 mil, será destinado a Guardas Municipais que trabalham em patrulhamentos ostensivos e de alta periculosidade - Foto: Luciano Lanes /PMPA

Em reunião com o prefeito Nelson Marchezan, agentes da Guarda Municipal receberam 110 novos coletes à provas de balas, nesta segunda-feira (17). O investimento feito pela prefeitura de R$ 240 mil será destinado aos guardas municipais que trabalham na Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupo que trabalha em patrulhamento ostensivo e de alta periculosidade, criado em março.

No salão nobre do Paço Municipal, o chefe do executivo, o secretário municipal de Segurança Kleber Senisse e o comandante-geral da Guarda Roges Da Silva Martins, se reuniram com agentes para realizar a entrega dos 110 coletes que substituirão os que estão com a validade vencida. Segundo a prefeitura, o investimengo tem o objetivo de garantir a segurança dos servidores da Guarda Municipal que trabalham em patrulhamentos ostensivos e de alta periculosidade.

No encontro, o prefeito prometeu seguir investindo em tecnologia para os agentes e enfatizou a atuação integrada da Guarda Municipal com outras órgãos de segurança pública . De acordo com Marchezan, a segurança é uma das áreas prioritárias de sua gestão.

Segundo o Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindergs), o trabalho integrado da Guarda Municipal com outras forças de segurança pública contribuíu para que Porto Alegre passasse de 4º e 5º lugar para 8º no ranking nacional de capitais mais perigosas. De acordo com a entidade, em relação ao mesmo período do ano passado, o número caiu de 937 para 780 delitos.

GAÚCHA

Polícia acredita que estudante de Direito de Passo Fundo foi morto por colega ao sair da aula

Crime aconteceu no dia 8 de julho; autor do crime está foragido desde o dia 13

A polícia faz buscas pelo assassino do estudante de Direito Alaércio Michelin, morto ao sair da faculdade em Passo Fundo, no Norte do Estado, no dia 8 de julho. De acordo com a delegada Daniela de Oliveira Minetto, titular da Delegacia de Homicídios do município, a polícia já concluiu o inquérito e acredita que Anderson Rebechi Portela, de 26 anos, colega de aula da vítima, seja o autor do crime.

Ele teve prisão preventiva decretada na última quinta-feira (13) e está foragido.

A hipótese trabalhada pela polícia é de dívida como motivação do crime. Horas antes de decretar a prisão, Anderson foi parado pela Polícia Rodoviária por estar com uma atitude suspeita — como não havia nada no sistema policial e a investigação estava sob sigilo, os agentes rodoviários o liberaram.

Fonte: Gaúcha

Polícia prende segundo suspeito de participar de decapitação na zona norte de Porto Alegre

Outro suspeito havia sido preso na última terça-feira (11) e confessado o crime

Um homem, de 24 anos, foi preso, nesta segunda-feira (17), suspeito de ser o autor da decapitação de Reginaldo dos Reis Martins. O crime aconteceu no dia 17 de maio, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre. Conforme o delegado Cassiano Cabral, titular da 3ª Delegacia de Homicídios da Capital, Renato Peixoto da Silva é o segundo preso pelo crime — na última terça-feira (11), Jeferson Ramos dos Santos, de 24 anos, foi preso e confessou o homicídio.

Segundo a investigação, Reginaldo era dono de um ponto de tráfico na região e tinha antecedentes por homicídios. Ele era integrante de uma facção de Porto Alegre e a hipótese trabalhada é de que foi morto por esse grupo criminoso por suspeita de se aliar a facção rival.

O crime

O corpo de Reginaldo dos Reis Martins foi encontrado decapitado e enrolado em um cobertor no começo da madrugada do dia 17 de maio, na rua Silvestre Félix Rodrigue, no bairro Sarandi, na nona norte de Porto Alegre. A cabeça da vítima estava entre as pernas.

GAÚCHA

Homem é preso por tráfico de drogas em Cidreira

yuiiii

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso por tráfico de drogas na Rua Dez, bairro Nazaré em Cidreira. Segundo a Brigada Militar, após uma denuncia de tráfico de drogas no, os policiais se deslocaram até o local e visualizaram um suspeito, que ao avistar os PMs largou um tijolo de maconha no chão e correu pra dentro da sua casa. Ele foi perseguido e abordado.

Foram apreendidos 183 gramas de maconha, 15 adesivos LSD, três porções de maconha embaladas para a venda (pesando aproximadamente 1,7g), três comprimidos sintéticos de cocaína, um simulacro de pistola, três aparelhos celulares, um relógio, uma faca, uma balança de precisão, R$ 131,00.

O homem assumiu ser dono da maconha e que teria mais guardado dentro da sua casa, junto com os demais objetos apreendidos. O homem foi preso e conduzido até a DPPA de Tramandaí para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Bandido baleado e policial ferido em Panambi nesta madrugada

A Brigada Militar de Panambi prendeu na madrugada desta segunda-feira, dois indivíduos que que haviam acabado de praticar furto em um estabelecimento comercial em Condor.

Durante patrulhamento em Panambi, os policiais militares suspeitaram de um veículo que empreendeu fuga. Foi seguido, e, nas proximidades da Brunning, na abordagem, os indivíduos jogaram o automóvel contra os policiais atingindo o Sargento Duarte
Em seguida os acusados acabaram por bater o Gol que tripulavam contra um muro .

A dupla investiu contra os policiais militares que tiveram que reagir, efetuando disparos de arma de fogo e atingindo um dos ladrões
Os dois presos estavam em um veículo Gol de cor prata, placa IKL 4313, que havia sido furtado, ontem, as 21h, próximo do Centro Espirita Bezerra de Menezes em Cruz Alta, foram reconhecidos como autores do furto em um estabelecimento comercial em Condor, ocorrido na madrugada desta segunda-feira .

Na Delegacia de Polícia, os acusados foram identificados como sendo Rubiano Rodrigues Amaral, 27anos, residente em Cruz Alta, com uma vasta ficha criminal desde assalto a estabelecimentos comerciais, roubo e furtos de veículos e até mesmo um crime de homicídio. Ele , que , segundo a Brigada Militar , integra a quadrilha do Paulinho do Passo Feio, que está preso, estava na condição de foragido do presídio de Cruz Alta e é condenado a 35 anos de prisão. Rubiano que foi atingido pelos disparos no rosto será transferido para Cruz Alta.

O segundo preso foi identificado como sendo Clovis Muniz Pereira, 37 anos, também morador de Cruz Alta e envolvido em uma série de crimes , e contra ele havia um mandado de prisão. Ele está na DP e deve ser conduzido para o Presido de Cruz Alta.

Já o Sargento Duarte, que foi vítima de atropelamento, com os marginais jogando o automóvel contra os agentes de segurança, teve várias costelas e uma das pernas quebradas. Ele está internado no Hospital de Panambi e deve passar por cirurgia, apresenta quadro de saúde é estável.

Calçados, roupas e outras mercadorias furtadas da Loja de Condor foram recuperadas e estão a disposição do proprietário na DP de Panambi.

Fonte: Rádio SB

Brigada Militar recupera três veículos neste domingo em Pelotas

Neste domingo (16/07), Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), recuperaram três veículos em situação de roubo ou furto. As ações ocorreram no Centro e no Bairro Areal, e resultaram com a recuperação de três veículos que haviam sido furtados/roubados de seus proprietários. Os veículos foram recolhidos para DPPA- Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

Fonte: Ação Preventiva

Criminosos são surpreendidos pela BM durante assalto a joalheria em Encantado

Funcionários foram feitos de reféns pelos bandidos.

2482b6a8-2802-47ea-8b32-1e2f4bf6fe2c

Fotos / divulgação Ação Preventiva

Uma joalheria foi alvo de criminosos na manhã desta segunda-feira, no centro de Encantado. De acordo com a Brigada Militar, por volta das 08h, os criminosos, que estavam armados invadiram o local, localizado na Rua Padre Anchieta e anunciaram o assalto. Os bandidos fizeram os funcionários da joalheira de reféns.

ec22e632-3893-4289-9c36-d77891cd857a

Os policiais chegaram no local e impediram o roubo. Houve troca de tiros e os assaltantes foram rendidos pela Brigada Militar.

A Brigada Militar chegou ao local e impediu o roubo. Houve troca de tiros com a polícia, que conseguiu render os assaltantes. Segundo a BM, o carro utilizado para o assalto é de Porto Alegre e estava com a placa clonada.

Em buscas nas proximidades, mais dois suspeitos acabaram sendo presos pelos policiais. Segundo informações da polícia, os assaltantes são de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Ninguém ficou ferido e os reféns foram libertados na hora em que a BM chegou ao estabelecimento. A Polícia Civil de Encantado também ajudou na ação.

Fonte: Ação Preventiva

Testemunha de inquérito contra traficante é assassinada a tiros em Porto Alegre

Vítima era testemunha em inquérito que apurava tentativa de homicídio

O Departamento de Homicídios da Polícia Civil acredita que Leandro Moraes, 38 anos, foi assassinado na última sexta-feira (14) pelo mesmo traficante contra qual ele testemunhava em um inquérito sobre tentativa de homicídio no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre. O motivo seria a irritação do bandido, que não estaria aceitando que um morador da área que ele comanda estivesse dando informações à polícia.

O inquérito sobre tentativa de homicídio tinha como vítima o próprio namorado de Moraes. Ele foi atacado a tiros pelo mesmo criminoso, mas sobreviveu. Desde então, o casal passava as informações para a 3ª Delegacia de Homicídios. Inclusive, ele depôs formalmente na delegacia no dia 11 de julho - três dias antes de ser morto.

Agora, os investigadores se deparam com mais uma investigação com poucas informações, já que na região é grande o medo por parte dos moradores de que o traficante possa agir contra alguém que testemunhar. Além disso, o companheiro de Moraes abandonou a casa onde morava, provavelmente com medo de que algo seja feito contra ele.

— Ficamos à mercê. O pessoal cada vez mais não colabora com a polícia por casos como esse — lamenta o delegado Cassiano Cabral, que investiga tanto o homicídio quanto a tentativa.

O crime
Leandro Moraes teve a casa que morava, na Rua Doutor Ivo Spolidoro Tellini, invadida por criminosos. Os assassinos atiraram várias vezes, matando no local a vítima, que não tinha antecedentes.

Buscas foram feitas na região, mas ninguém foi encontrado. Desde então, a hipótese de que o criminoso que comanda o tráfico coordenou o ataque é apurada.

Fonte: Gaúcha

BM confirma mais de mil novos PMs a partir da próxima semana em Porto Alegre e Região Metropolitana

Formaturas ocorrem nesta semana; maioria dos policiais vai atuar em Porto Alegre e Região Metropolitana

Com a medida, os 350 brigadianos que vieram do interior do estado, retornam para as cidades de origem até o fim do mês - Foto: Felipe Daroit /Rádio Gaúcha

Com as formaturas previstas para acontecer nesta semana, o Comando da Brigada Militar confirma que 1.060 novos soldados estarão atuando nas ruas a partir da próxima segunda-feira (23).  Os policiais finalizaram neste mês o curso preparatório e vão trabalhar no patrulhamento das ruas. A maior parte ficará em Porto Alegre e na Região Metropolitana, mas a BM não divulgou ainda detalhes de quais cidades receberão os novos policiais.

— Boa parte vai ficar em Porto Alegre e também na Região Metropolitana, onde estão concentrados os maiores índices de violência — disse o sub-comandante da BM, Mário Ikeda.

Com a medida, os 350 brigadianos que vieram do interior do Estado para reforçar a segurança na Capital, retornarão para as cidades de origem até o fim do mês.

Ikeda também garantiu a permanência dos militares da Força Nacional em Porto Alegre. Segundo ele, não há nenhuma previsão de saída dos agentes.

Mesmo com o acréscimo, o número ainda não vai suprir a necessidade de policiamento. Atualmente, são cerca de 20 mil policiais militares no RS, quando o mínimo necessário seria de 37 mil, conforme o comando da BM.

Em 2017, 2 mil policiais completam 30 anos de serviço e estão aptos à aposentadoria. Metade já havia encaminhado o pedido até o mês de abril. Em 2015 e 2016, quase 4 mil PMs foram para a reserva.

GAÚCHA

Brigada Militar de Canela prende procurado da justiça

Na manhã desta segunda-feira, 17 de julho, por volta das 10h, a Brigada Militar de Canela cumpriu mais um mandado de prisão.

Os policias que estavam em patrulhamento pela rua dos Eucaliptos, próximo ao n° 120, na Vila Miná, visualizaram um indivíduo que sabiam ser procurado pela justiça canelense. Ele foi abordado, preso e apresentado na delegacia para registro.

D.F.M., de 25 anos de idade, que já possui antecedentes policiais pelos crimes de tráfico, porte ilegal de arma, roubo e diversos furtos foi encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende procurado da justiça em Nova Petrópolis

Na manhã de domingo, 16 de julho, às 09h50min, a Brigada Militar de Nova Petrópolis prendeu um homem que era procurado pela justiça. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Comarca de Ijuí.

Durante barreira de fiscalização de trânsito na Av. XV de Novembro, próximo ao numeral  446, uma guarnição abordou o veículo que era conduzido pelo indivíduo. Após consulta ao sistema os policiais verificaram que ele estava em débito com a justiça.

R.D.O., de 41 anos e que já possui indiciamentos por estelionatos, roubo de carga e furto de veículo, era procurado desde maio de 2016. Ele foi detido e encaminhado ao sistema prisional para cumprir sua pena.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza Operação Avante

01f087d4-99ef-4e27-a41b-ea93cc18dbc7

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 14 de Julho de 2017, o 34º BPM de Esteio realizou mais uma etapa da “Operação Avante”, que visa regular as ações de Policia Ostensivas para enfrentamento qualificado aos crimes de roubo de veículo (clonagem de veículos), seguido da atuação em áreas de vulnerabilidade social.

A Operação Avante contou com barreiras de trânsito em pontos estratégicos, e em seguida ações de abordagens em áreas de vulnerabilidade social, conforme elencado pelo comando do 34º BPM.

a9a0e69a-ed9d-4971-8685-638b27b73992

No total, durante a Operação Avante foram abordados 353 pessoas, 125 carros, 74 motocicletas, 09 táxis abordados, 05 bares fiscalizados e 03 estabelecimentos comerciais.

Fonte: Ação Preventiva

BM realiza Operação Avante em Santo Ângelo

avante 1

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de sexta-feira (14 de Julho) a Brigada Militar realizou a Operação Avante em Santo Ângelo, sob o Comando do 1º Ten Retzlaff. A ação que visa combater furtos, roubos, abigeatos, tráfico de entorpecentes, contou com a saturação no entorno dos bairros da cidade e área central.

avante 2

Com uma soma de esforços entre as guarnições locais, o efetivo do POE, Seção de Inteligência e também efetivo administrativo do 7º RPMon foram realizadas várias abordagens em veículos, bares e transeuntes em via pública.

avante 3

Ao todo foram realizadas 04 barreiras, 06 bares inspecionados, abordadas 126 pessoas, apreendidas 09 armas brancas e 0,5 gramas de substância semelhante a maconha, o qual foi confeccionado um termo circunstanciado por posse de entorpecentes, 20 veículos foram fiscalizados, 04 autuações de trânsito, 01 veículo recolhido e realizados 02 boletins de atendimento.

avante 5

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza Formatura do PROERD

gg

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 14 de Julho de 2017, foi realizada mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD). A formatura realizada na câmara de vereadores de Esteio ocorreu em duas etapas, uma pela parte da manhã e outra pela parte da tarde, formando 413 (quatrocentos e treze) crianças de 10 (dez) escolas, as quais através dos ensinamentos repassados pelos Sd Machado, Sd Michelle e Sd Pedroso (Instrutores do PROERD) aprenderam a dizer NÃO AS DROGAS E A VIOLÊNCIA.

8a1c493c-7204-412e-a873-87dd344d363b37d65e9a-32f4-4729-aa01-0cfee1e48b8d

Na oportunidade foi realizada a entrega das premiações para os alunos que participaram do concurso de redação, sendo que os classificados em primeiro lugar receberam como premiação uma bicicleta e os em segundo lugar uma mochila personalizada do PROERD com material escolar, a entrega da premiação foi dividida em duas etapas, na parte da manhã e tarde.Em segundo lugar, do Centro Municipal de Educação Básica João XXIII, a estudante Kiara Schneider Gontijo.

43c7b064-008e-4e08-8e0d-06837ac237527473e438-bef0-4ccf-84df-06065e288ed4

Em primeiro lugar, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio Maria Claret, a estudante Arícia Beck Kohn.

573f2f6a-0367-47cb-9a3d-d2b67c273eb0 (1)

Também recebeu como reconhecimento pelos anos de parceria e participação ativa no PROERD, a professora Sônia do Centro Municipal de Educação Básica Santo Inácio uma singela homenagem da equipe do PROERD e do comando do 34º BPM.

Na parte da tarde os ganhadores foram:

242a7a50-04c1-4761-af2b-4c117bd73161

Em segundo lugar do Centro Municipal de Educação Básica Edwiges Fogaça, a aluna Giovanna Machado Teixeira.

Em primeiro lugar Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva a aluna Vitória Fraga.

Também recebeu como reconhecimento pelos anos de parceria e participação ativa no PROERD, a professora Cátia do Centro Municipal de Educação Básica Vitorina Fabre uma singela homenagem da equipe do PROERD e do comando do 34º BPM.

576d69da-28f3-4b06-96af-ed6eb4a64539

O Comandante do 34ºBPM Ten. Cel. José Nilo Corrêa Alves em seu pronunciamento, ressaltou a importância do PROERD na formação das crianças, bem como a necessidade dos pais acompanharem o crescimento dos seus filhos, ficando alertas sobre a influência das más companhias. Também agradeceu as escolas por abrir as portas para a Brigada Militar através PROERD.

8970ef74-2b0d-45ad-a90d-dbe3032c26e5

O evento contou com a presença de diversas autoridades, o vice-prefeito Jaime da Rosa, vereadora Rute Viegas Pereira, Secretário Municipal da Segurança e Mobilidade Urbana Roberto Damasceno Rodrigues, Delegado de Polícia André Sperotto, Maj. Rogério Pereira Martins subcomandante do 34ºBPM e a Cap. Deise Luciane Kologeski Nadalon coordenadora do PROERD Esteio, entre outras autoridades.

O 34º BPM fica imensamente satisfeito pelos resultados alcançados nesse 1º semestre, e parabeniza os alunos formados, seus pais, professores e equipe diretiva das escolas.

#BMEsteio
#proerdbm