sexta-feira, 14 de julho de 2017

PMs do 7° RPMon prendem foragido em Santo Ângelo

preso

Foto: BM / divulgação Ação Prevntiva

Na madrugada desta sexta-feira (14 de Julho) a Sala de Operações da Brigada Militar recebeu a informação de que um apenado do Albergue Estadual se envolveu em uma briga no interior do estabelecimento, sendo conduzido ao HSA para ser medicado, porém, após o término do procedimento o mesmo empreendeu em fuga.

Os policiais militares que estavam em serviço foram comunicados da situação, quando uma guarnição em patrulhamento pela Avenida Sagrada Família, Bairro Pippi avistou um indivíduo com as características informadas.


Foi abordado, identificado e confirmado que tratava-se de C.S.H, foragido do Albergue Estadual, o qual foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Fonte: Ação Preventiva

Três ações da Polícia Civil recuperam cargas roubadas na Região Metropolitana

Duas pessoas foram presas.

Dono do sítio em Tapes foi preso - Foto: Polícia Civil

Três ações da Polícia Civil recuperaram cargas roubadas na Região Metropolitana. Os crimes aconteceram em Gravataí, Alvorada e Canoas. Duas pessoas foram presas.

A primeira ação ocorreu após o roubo de uma carga em Gravataí. O caminhão carregado com R$ 150 mil reais em polietileno foi encontrado em um sítio de Tapes, no Sul do Estado. O proprietário do local foi preso em flagrante. Na residência, havia carros roubados e materiais usados nos assaltos.

Em Alvorada, após o roubo de um caminhão, os policias encontraram uma casa usada para armazenar os itens roubados. Foram apreendidos objetos levados em pelo menos três ocasiões diferentes, entre eletrodomésticos, cigarros, utensílios para o lar e objetos para uso pessoal.

E, por fim em Canoas, a polícia prendeu um jovem por receptação. Ele estava com um dos celulares roubados do depósito da Latam, em Porto Alegre, no mês passado. O ataque de bandidos causou um prejuízo de quase R$ 3 milhões à empresa aérea.

Fonte: Gaúcha

Corpo é encontrado carbonizado em Alvorada

A polícia acredita que corpo seja de um homem, mas ainda aguarda resultados da perícia para identificar a vítima

Um cadáver foi encontrado carbonizado no final da manhã desta sexta-feira (14) em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Conforme informações da Brigada Militar, o corpo foi achado em um terreno baldio na Avenida Beira Rio completamente incendiado e, por isso,  ainda não foi possível identificar a vítima. A polícia acredita que a vítima seja um homem, mas ainda aguarda resultados da perícia.

Investigadores da Delegacia de Homicídios estão no local.

GAÚCHA

Polícia prende estuprador envolvido em tentativa de homicídio contra uma mulher em Alvorada

Investigação não descarta a possibilidade do suspeito estar envolvido em outros dois casos de estupro e desaparecimento de jovens na Região Metropolitana

Investigação não descarta a possibilidade do suspeito estar envolvido em outros casos de estupro e desaparecimento de jovens

Foto: Instituto Geral de Perícias

O suspeito de estuprar e tentar matar uma mulher de 26 anos, em junho, foi preso na manhã desta sexta-feira (14), em Alvorada. A Polícia Civil conseguiu chegar até o criminoso, de 26 anos, por meio do relato da vítima de que o homem usava um Peugeot 307 de cor prata para sequestrar mulheres. A Delegacia da Mulher suspeita que ele esteja envolvido no desaparecimento de Nicolle Brito Castilho da Silva, de 20 anos, em Cachoeirinha, no dia 2 de junho, e na morte da menina Maria Aline Ourique, de 15 anos, em Alvorada.

No dia 20 de junho, a mulher de 26 anos foi sequestrada em Gravataí, na Avenida dos Estados, e levada para um cativeiro no Distrito Industrial de Alvorada, onde foi estuprada. Após ter sido violentada, a jovem conseguiu escapar ao conseguir tirar uma corda colocada no seu pescoço pelo criminoso. Ao sair do cárcere, ela registrou o caso na polícia, fez o retrato falado do estuprador e disse que ele usava um Peugeot 307 de cor prata para sequestrar as vítimas.

PUBLICIDADE

A partir das descrições da vítima, a Delegacia da Mulher de Gravataí, utilizando o retrato falado para encontrar o suspeito, começou a fazer buscas de dados por diversos proprietário de veículos iguais aos relatados pela mulher à polícia,

Na manhã desta sexta-feira, o homem foi localizado em sua residência, em Alvorada, no bairro Bonsucesso. Ao chegar na Delegacia da Mulher de Gravataí, a vítima reconheceu o suspeito e, então, foi expedido o mandado de prisão temporária. A Polícia Civil realizou exame de material genético para constatar o envolvimento do homem no estupro da jovem.

Segundo a delegada Priscila Salgado, agora, a Polícia Civil investiga a possibilidade do suspeito estar envolvido em outros dois casos similares: o desaparecimento da jovem Nicolle Brito Castilho da Silva, de 20 anos, em Cachoeirinha, desde o dia 2 de junho, quando teria saído para comprar um lanche, e na morte da menina Maria Aline Ourique, de 15 anos, que foi sequestrada no caminho para a escola em Alvorada, em 2014. Ambas foram vistas pela última vez em veículo um idêntico ao do suspeito.

- Agora sim existe uma suspeita real do envolvimento deste homem nos outros dois casos. A Delegacia de Gravataí vai verificar o caso, com a ajuda do material genético coletado também de Maria Aline Orique - explicou a delegada Priscila Salgado.

O suspeito nega ser autor dos crimes.

Fonte: Gaúcha

Presos gravam confusão e reação da BM dentro do Presídio Central

Imagens foram feitas na tarde dessa quinta-feira.

BM faz vistoria durante esta sexta-feira atrás de celulares - Foto: Reprodução

Um vídeo gravado por presos dentro de uma das celas do Presídio Central de Porto Alegre mostra a confusão entre detentos no pátio da instituição, na tarde dessa quinta-feira (13). Nas imagens, os detentos do pavilhão B aparecem com pedras na mão, jogando contra os muros do presídio, e gritando, em coro, o nome de uma facção criminosa.

Conforme o tenente-coronel Marcelo Gayer, diretor do presídio, o tumulto teve início após o desentendimento entre membros de duas facções criminosas durante a revista de rotina no presídio. Depois disso, a Brigada Militar agiu com balas de borracha e bombas de efeito moral e conseguiu acalmar os ânimos sem que ninguém ficasse ferido.

PUBLICIDADE

"É sabido já de todos que há uma animosidade entre duas facções criminosas no nosso Estado e Capital. Alguns dos membros desses grupos começaram xingamentos pelo pátio e janela. Ontem, estavam meio exaltados e começaram a jogar pedras do pátio contra pavilhão onde estava facção rival", relata o diretor.

Depois disso, a Brigada Militar identificou os presos envolvidos na confusão. Eles vão responder a Processo Administrativo Disciplinar, aberto ainda ontem.

Os PMs também identificaram os presos que gravaram o vídeo da confusão. No entanto, o celulares deles ainda não foi retirado. O motivo, segundo o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), é que a revista estrutural no pavilhão F ainda está sendo realizada. Ele garante que vários celulares já foram apreendidos em uma nova revista feita hoje.

O diretor do presídio afirma que policiais estão na revista desde as 6h de hoje, com efetivo maior do que o habitual. O objetivo é encontrar mais celulares que possam estar com presos.

Conforme Gayer, está sendo difícil controlar a entrada de aparelhos por causa do grande número de arremessos de celulares por cima dos muros. Mesmo assim, ele acredita que 80% dos arremessos sejam frustrados por policiais. De acordo com ele, o que ocorre no presídio "é um jogo de gato e rato o tempo todo".

Fonte: Gaúcha

Após separação, PMs e bombeiros têm 90 dias para optar por migração de corporação

Praças da Brigada Militar e bombeiros vinculado à BM têm 90 dias a partir desta sexta-feira (14) para informar se migram de corporação, após a aprovação de lei estadual que separou BM e Corpo de Bombeiros. O prazo passa a valer em conformidade com a publicação hoje no Diário Oficial de recente lei sobre o tema.

Pela nova legislação, bombeiros formados até 2012 podem permanecer na Brigada Militar, já que o curso até aquele ano ministrava disciplinas de policiamento tanto para PMs quanto bombeiros. Já brigadianos podem migrar desde que comprovem cursos como o de busca e salvamento com cães e de mergulho. Oficiais estão aptos a migrar caso comprovem cursos de especialização de bombeiros.

PUBLICIDADE

A lei complementar também estipulou o efetivo da corporação, agora independente. O número total previsto foi reduzido dos atuais 4,8 mil para 4,1 mil bombeiros. No entanto, o quadro dos bombeiros trabalha com déficit hoje, tendo na ativa 2,6 mil bombeiros. No próximo domingo (16), mais 75 do concurso de 2014 serão incluídos. Outros 450 bombeiros soldados e 50 capitães serão nomeados a partir de concurso recentemente anunciado pelo Estado, mas ainda sem previsão.

GAÚCHA

BM prende criminosos que roubaram joalheira em Dom Pedrito

A prisão aconteceu na manhã desta sexta-feira, durante buscas na região.
FF
Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva
Dois homens foram presos na manhã desta sexta-feira, após assalto a ótica Bagé na manhã de quinta-feira em Dom Pedrito. De acordo com a Brigada Militar, a prisão se deu através de uma denúncia anônima no interior do município, na BR-293. Durante buscas, os policiais localizaram os suspeitos escondidos no matagal. Um dos presos foi identificado como André Leandro Cavalheiro Soares, 38 anos, natural de São Lourenço do Sul. Ele que estava foragido desde 29/06/2017 do Presídio Regional de Bagé, possui antecedentes por motim com lesões no presídio, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio, furto arrombamento a residência, roubo com lesões, furto, lesão corporal e foragido diversas vezes  e um adolescente de Novo Hamburgo, mas estava residindo na cidade de Tramandaí, com antecedentes por lesão corporal e ameaça.

WhatsApp Image 2017-07-14 at 12.15.55
O assalto aconteceu na manhã de quinta-feira na Avenida Barão do Upacaraí, quando criminosos entraram no local, agrediram os funcionários  levaram computadores, joias e dinheiro.
Após o roubo, os bandidos teriam fugido pela BR-293, em direção a Bagé, num veículo Fox. Porém, quando chegaram próximo ao trevo do bairro São Domingos, já na Rainha da Fronteira, se depararam com uma viatura da Brigada Militar fazendo uma barreira.
WhatsApp Image 2017-07-14 at 12.15.43
De acordo com o registro policial, ao avistar o bloqueio, o motorista teria tentado inverter o curso, o que fez o veículo desligar. Com isso, ele abandonou o carro e começou a fugir por um matagal, em direção à RSC-473 (Bagé-Lavras do Sul). Os demais acusados não estariam mais com o condutor.
Foram apreendidos três revólveres usados no assalto, joias e os computadores oriundos do roubo.
Fonte: Ação Preventiva






Parceria entre exército e BM nas ruas de Santa Maria começa na semana que vem

Ações de fiscalizações estão previstas para iniciar na segunda-feira (17)

Exército já faz ações semelhantes em Porto Alegre - Foto: Lucas Abati /Rádio Gaúcha

O Exército de Santa Maria vai começar a fazer barreiras de fiscalização em conjunto com as forças de segurança do município na segunda-feira (17). Serão feitas atividades de treinamento dos militares com barreiras de fiscalização em pontos estratégicos na cidade, principalmente nos arredores dos quartéis militares.

Como o Exército não tem poder de polícia, a Brigada vai atuar em conjunto nessas ações. Conforme o Assessor de Comunicação da 3ª Divisão do Exército serão cerca de 100 militares em atuação.

PUBLICIDADE

Segundo o Comandante CRPO Central, Ricardo Alex Hoffmann, da Brigada Militar, serão deslocadas duas guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOE), totalizando pelo menos 8 policiais nessas abordagens.

Os locais para atuação foram determinados pelo Exército, já que essa é uma ação rotineira de treinamento dos militares, mas a BM sugeriu alguns locais, onde existe mais criminalidade.

A previsão do Exército é que as ações sejam feitas pelo menos uma vez por mês até o fim do ano.

GAÚCHA SM

BM prende procurado da justiça em Bento Gonçalves

Um procurado da justiça foi preso por volta das 16h de quinta-feira,  em barreira policial na Rua Silva Paes, Bairro Cidade Alta, em Bento Gonçalves. De acordo com a Brigada Militar, os policiais constataram que havia contra o homem um mandado de prisão expedido.

Ele foi preso e conduzido até a DPPA para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Caxias do Sul

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo na manhã de quinta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o suspeito foi preso após uma denúncia anônima na Rua dos Csteiros, bairro Santa Fé e com ele apreendido uma pistola .40, numeração raspada, 02 carregadores e 25 munições.

A arma possuía mira a laser. Ele foi conduzido em flagrante a DP.

Fonte: Ação Preventiva

Criminosos são presos durante Operação Avante

L.Q.S. 5

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na terça-feira (11/07) ocorreu em Gravataí mais uma edição da Operação Avante que contou com reforço de militares do 2ºBOE (foto 1) e culminou com a prisão de três indivíduos, apreensão de armas e outros objetos ilegais.

Prisão no bairro Nosssa Chácara

A primeira prisão ocorreu à tarde, no bairro Santa Cruz onde foi preso L.Q.S., 20 anos (antecedentes por vias de fato, dano, disparo de arma de fogo). Com ele foi apreendido um revólver calibre municiado (foto 2).

Em seguida, bairro Nossa Chácara, A.S.S., 23 anos (antecedentes por violação de domicílio, desobediência e adolescente infrator por falsidade ideológica) e um menor foram detidos e, com eles apreendidos um rádio transmissor, touca ninja, munições e uma arma de fogo longa.  As ocorrências foram apresentadas na DPPA da cidade.

Operação em 11.07.2017

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 13 de julho de 2017

BM apreende roupas e joias em Bagé

WhatsApp Image 2017-07-13 at 15.21.04

Foto: BM / divulgação Ação Prevntiva

Na manhã desta quarta-feira, policiais do POE-CANIL, se deslocou ao trevo de São Domingos para tentar abordar o veículo Fox prata que estaria com três indivíduos armados e que haviam efetuado um roubo a uma joalheria na cidade de Dom Pedrito.

No momento que o veículo se aproximou do trevo, avistou a viatura e o motorista trancou a rodovia e desceu do Fox, fugindo com uma arma na mão. Quando o indivíduo apontou a arma para os policiais de pronto efetuaram disparos contra o agressor que entrou no mato.

Foi realizado buscas pelas imediações, juntamente com o POE, P2, Polost, Polícia Civil, e PRF, porém não foi localizado o suspeito. No interior do veículo foi apreendido jóias, duas CPU s, roupas e um chip de telefone celular da operadora claro. O veículo aguarda pericia.

As guarnições ainda estão nas buscas.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar realiza prisão e apreensão de menor infrator por porte de arma de fogo

Na noite desta quarta-feira (12/07), Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) em patrulhamento na Avenida Fernando Osório, abordaram C.N.F.(22) e um menor de idade. Durante a busca pessoal, foi encontrado com C.N.F. uma arma de fogo e com menor de idade um simulacro de arma de fogo, ambos possuem antecedentes criminais por roubo a pedestre. Os abordados foram encaminhados ao Hospital de Pronto Atendimento(HPS) e posteriormente à Delegacia de Pronto Atendimento Policia Civil (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

BM captura foragido em Santo Ângelo

foragido

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira (12 de Julho) guarnição do 7º RPMon em patrulhamento ostensivo no Bairro Castelarin, avistou na Rua Antônio Vier um indivíduo em atitude suspeita.

Ao ser abordado e identificado foi constatado no sistema informatizado da Brigada Militar que o mesmo estava foragido do Sistema Prisional.

Diante dos fatos, o indivíduo de iniciais L.F.P.S foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Fonte: Ação Preventiva

Homem que estava foragido da justiça é preso em Pelotas

Foragido da justiça é preso em Pelotas

Prisão - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Pelotas prendeu, no final da tarde dessa quarta-feira (12) em Pelotas, um homem que estava na condição de foragido da justiça. De acordo com o delegado Rafael Lopes, o indivíduo possui antecedentes por furto, roubo, receptação e tráfico de drogas.

Fonte: Defrec/Pelotas

Polícia Civil deflagra Operação Justa Causa contra o tráfico de drogas em Jaquirana

Polícia Civil deflagra Operação Justa Causa contra o tráfico de drogas em Jaquirana

Operação - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Jaquirana, desencadeou, nesta quinta-feira (13), a Operação Justa Causa visando o combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de arma de fogo na região. A ação contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Vacaria, Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Vacaria, Delegacia de Polícia de Bom Jesus e da Brigada Militar.

Segundo o delegado Anderson Silveira de Lima, durante a operação foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo apreendidos 22 cartuchos de munição de espingarda e, ainda, um simulacro de arma de fogo. Em uma das casas onde havia suspeita de tráfico de drogas foram apreendidos munição, mais de dois mil reais em espécie, celulares e anotações.

Ainda, alguns veículos foram abordados na rodovia, e um dos condutores estava com o direito de dirigir suspenso e, em razão disso, sua carteira nacional de habilitação (CNH) foi recolhida. Quatro pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia de Jaquirana para registro de ocorrências policiais.

Fonte: DP/Jaquirana

Polícia Civil prende suspeita de atear fogo no marido em Alvorada

Polícia Civil prende acusada por atear fogo no marido em Alvorada

Presa - Foto: Polícia Civil

Nesta quinta feira (13), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Capturas (Decap/Deic), prendeu uma mulher, de 39 anos, que estava foragida em decorrência de condenação criminal pelo crime de lesão corporal seguida de morte. A ação ocorreu no bairro Sumaré, em Alvorada. Segundo o delegado Adriano Nonnenmacher, em fevereiro de 2006, a presa, após discussão, ateou fogo no marido, com álcool, e ainda incendiou a residência do casal.

Fonte: Decap/Deic

Presos executor e mandante de homicídio ocorrido na Usina do Gasômetro em Porto Alegre

Presos executor e mandante de homicídio ocorrido em 09/07 no entorno da Usina do Gasômetro em Porto Alegre

Prisão - Foto: Polícia Civil

Na tarde dessa quarta-feira (12), a Polícia Civil, por meio de ação conjunta da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP/DHPP) e da 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, realizaram no Parque Harmonia na Capital, a prisão preventiva de duas pessoas suspeitas da prática de homicídio contra uma mulher em 09/07/2017 no entorno da Usina do Gasômetro.

De acordo com os delegados Roberta Bertoldo e Paulo Jardim, os policiais flagraram, no Parque da Harmonia, um homem de 35 anos suspeito de ser o executor do homicídio portando um revólver que provavelmente tenha sido usado na prática criminosa. Na mesma oportunidade, um indivíduo de 24 anos suspeito de ser o mandante do crime também foi preso. Ainda de acordo com os delegados, a vítima teria se envolvido numa briga com um dos homens, e por vingança, ele e o comparsa decidiram executá-la.

O Diretor da Divisão de Homicídios, delegado Gabriel Bicca, destaca o sucesso da ação investigativa que conseguiu, num breve período, elucidar um fato de tamanha gravidade não só por ter ceifado a vida de pessoa tão jovem, mas, também, por ter sido cometido em ponto turístico da Capital onde há grande circulação de pessoas.

Segundo o Diretor da Delegacia Regional de Porto Alegre, delegado Eduardo Hartz, a troca de informações entre os órgãos policiais tem contribuído para os ótimos resultados da Polícia Civil na elucidação de crimes violentos na Capital.

Fonte: 2ªDPHPP/DHPP e 1ª DP/POA

Brigada Militar de Esteio recebe a visita do Comandante do EB

0aedccac-d336-47cc-ab68-0b61d05cc238

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Comandante do 34º BPM, Ten Cel José Nilo Corrêa Alves recebeu na tarde desta quarta-feira, 12.07, a visita de inspeção anual do Exército Brasileiro, conforme as normas que regem a vinculação entre o exército e a corporação. A inspeção foi realizada pelo Comandante do 18º BI Mtz Tenente-coronel LEANDRO Santos da Costa, acompanhado do chefe da S3, Maj Marques.

188b2875-b4ba-40b6-be02-ddd0a69a6210

Na oportunidade foram apresentadas as dependências do quartel e realizada apresentação por projeção data show onde foi exposta a atual situação do efetivo, o espaço de atuação geográfico, estrutura do quartel, articulação operacional, organograma, os núcleos do policiamento comunitário, fluxograma operacional, quadro comparativo de ocorrências, procedimentos instaurados, grau de instrução dos Militares Estaduais, a integração com outros órgãos, a situação das viaturas, material bélico e entre outros assuntos.

785565fb-4f3b-43ed-a557-fbbdd914189c

Após a apresentação o Comandante do 18º BI Mtz recebeu das mãos do Comandante do 34º BPM um mimo em nome do batalhão.

cbb9ee9b-9a34-4e4f-b489-fe57200846f1

Fonte: Ação Preventiva

34° BPM realiza entrega de agasalhos e alimentos arrecadados na Campanha Abraço de Urso

e8196964-6c03-4903-8fae-58af5cd567e6

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

A Campanha do Agasalho “Abraço de Urso” foi uma iniciativa do 34ºBPM através do Proerd Esteio, juntamente com a Patrulha Escolar, e teve o objetivo de arrecadar agasalhos e alimentos não perecíveis. Com diversos pontos de arrecadação distribuídos na cidade de Esteio, foram arrecadados entre os dia 29/05 e 26/06 quase uma tonelada de agasalhos e aproximadamente 100KG de alimentos não perecíveis.

A entrega ocorreu na tarde do dia 11 de Julho no CMEB Maria Cordélia Simom Marques, Bairro Três Marias em Esteio, onde será distribuída a comunidade escolar e para a Igreja Santo Antônio Maria Claret que irá organizar a distribuição para o Bairro três Marias.

O evento contou com a presença do Subcomandante do 34ºBPM Major Rogério Pereira Martins, a Coordenadora do Proerd Esteio Capitã Deise, Policiais Militares do Proerd Esteio e da Patrulha Escolar, Sd Machado, Sd Michele e Sd Flores, também estiveram presentes o Vice-Prefeito de Esteio Jaime da Rosa Secretário de Educação Marcos Hermi Dal'Bó.

O Comando do 34ºBPM fica orgulhoso desse trabalho realizado e parabeniza a todos os envolvidos nessa campanha, pois para combater o frio que afeta os mais necessitados é necessário o apoio de toda a comunidade.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por tráfico de drogas em Gramado

Toda a ação foi flagrada pelas câmeras de videomonitoramento da Cidade.

traf 1

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de hoje, 12 de julho, por volta das 00h30min, na R. Sen. Salgado Filho, 194, Centro, a BM realizou a prisão de um indivíduo por tráfico de drogas.

traf 2

A BM recebeu uma denúncia anônima, através do nº 190, informando que um indivíduo estaria comercializando drogas na esquina com a Av. Borges de Medeiros. O policial militar que estava operando o sistema de videomonitoramento prontamente direcionou a câmera que fica situada nas proximidades e conseguiu filmar a comercialização. Flagrou o exato momento em que o suspeito realizou a venda de entorpecentes para um usuário.

traf 3

O operador das câmeras então acionou a guarnição que foi até o local e realizou a abordagem do suspeito e de dois usuários. Um deles inclusive confirmou ter acabado de comprar cocaína do suspeito.

L.H.F.M., de 21 anos, tinha consigo 03 porções de maconha e três porções de cocaína, além de R$ 193,00 em espécie. Ele foi preso em flagrante e apresentado na delegacia de polícia juntamente com o material apreendido. O suspeito que já tinha antecedentes roubos foi encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar captura foragido em Esteio

39eafd80-3ecc-425e-8fe6-73ce482fdfa2

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Por volta das 17h40min de quarta-feira,  no bairro Primavera em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de L.E.S. (36 anos). A prisão ocorreu após a guarnição efetuar a abordagem do indivíduo que se encontrava em atitude suspeita, durante a consulta de dados foi constatado que o mesmo se encontrava foragido do sistema prisional. Dada voz de prisão, o indivíduo foi conduzido ao Hospital São Camilo para exame de lesões e posterior a DPPA Canoas para devidos fins de registro.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Policiais do 7° RPMon cumprem mandado de prisão em Santo Ângelo

8631179b-1146-497f-9552-72e9c95081fd

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta quarta-feira (12 de Julho) guarnição do 7º RPMon em patrulhamento de rotina no Bairro Sepé,  avistou um indivíduo em atitude suspeita na Rua Humberto Marenzi.

Ao ser abordado eidentificado, foi constatado que contra o mesmo havia um Mandado de Prisão em seu desfavor.


Diante dos fatos, o indivíduo de iniciais V.G.M.S foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Fonte: Ação Preventiva

Líder de organização criminosa é preso em Balneário Pinhal

Líder de organização criminosa é preso em Balneário Pinhal

Líder de organização criminosa é preso em Balneário Pinhal - Foto: Polícia Civil - Imprensa

A Polícia Civil, por intermédio das Delegacias de Polícia de Balneário Pinhal e Cidreira, nessa segunda-feira (10) prendeu um homem de 44 anos que se intitulava líder de uma facção criminosa de Balneário Pinhal, no distrito de Magistério. Em desfavor do investigado havia também um mandado de prisão temporária por tráfico ilícito de drogas.

Segundo o delegado Alexandre Souza, na residência do suspeito foi apreendida uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 32, ambas com ocorrências de furto. Também foram apreendidos dois veículos, um deles blindado, celulares, maconha e munições. “A prisão é o resultado de seis meses de investigações conduzidas em que se apura a atuação do grupo criminoso em Balneário Pinhal”, concluiu Souza.

Fonte: DP de Balneário Pinhal

Polícia Civil prende proprietário de marcado por furto qualificado e posse irregular de arma de fogo em Alvorada

Prisão

Prisão - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP/Deic), realizou na tarde desta terça-feira (11), mais uma fase da Operação Blecaute no combate ao crime de furto de energia elétrica. Um mercado localizado na cidade de Alvorada foi fiscalizado e o proprietário foi preso em flagrante pelos crimes de furto qualificado e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Na ação, armas e munições foram apreendidas.

Segundo o delegado Luciano Dias Peringer, durante as diligências realizadas no mercado, foi localizada a fraude no consumo de energia elétrica. “Em revista no local também foram encontradas quatro armas de fogo, farta quantidade de munições de diversos calibres e um rádio comunicador. Em buscas realizadas na residência do suspeito, também foi identificada fraude no consumo de energia elétrica por meio de dispositivo usado para desviar a energia antes de passar pelo relógio medidor”, conta o delegado.

Peringer ressalta que este tipo de crime está no foco de combate da Delegacia Especializada. “O furto de energia por estabelecimentos comerciais e crimes conexos, geram grandes perdas na rede de energia, com prejuízos arcados por toda a população, e consequente diminuição de arrecadação de impostos. Geram também perigo e instabilidade na rede energética, além de promover concorrência desleal”, acrescenta o delegado.

Fonte: DRCP/Deic

Jovem é morto a tiros no bairro Sarandi, em Porto Alegre

Vítima foi identificada como José Alexandre da Rosa Trindade, 23 anos

Um jovem foi morto com disparos de arma de fogo na noite desta terça-feira (11), no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar (BM), o caso ocorreu na Rua Aderbal Rocha de Fraga.

Testemunhas afirmaram que a vítima, identificada como José Alexandre da Rosa Trindade, 23 anos, estava voltando para casa, quando foi baleada no tórax e morreu no local. A polícia não tem suspeitas sobre a motivação do crime.

GAÚCHA

Criminoso morre em confronto com a BM em assalto a residência, em Santa Maria

Outro assaltante foi baleado durante troca de tiros, no bairro Patronato

Um assalto a uma residência, no bairro Patronato, terminou com um confronto entre criminosos e policiais militares que deixou um morto e um baleado, na noite desta terça-feira (11). De acordo com a Brigada Militar, cinco homens invadiram a casa e renderam os moradores. Uma das filhas do proprietário conseguiu avisar a polícia dentro do banheiro, enquanto os assaltantes recolhiam dinheiro do cofre e objetos.

Os policiais chegaram no momento em que dois estavam saindo. Houve troca de tiros e um dos bandidos morreu no local. Ele foi identificado como Pablo Juliano Silva da Rosa, de 34 anos. Outro foi alvejado no abdômen. Ele foi encaminhado para atendimento médico e, na manhã desta quarta-feira (12), passa por cirurgia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), sob escolta policial. Um terceiro foi preso e, com ele, foi apreendido um rádio comunicador na frequência da Brigada Militar. A BM afirma que os outros dois conseguiram escapar antes da chegada dos policiais.

Os pertences da família foram recuperados, e as vítimas não tiveram ferimentos graves. Segundo a polícia, o dono da residência levou coronhadas na cabeça. Nenhum policial foi baleado na ação.

GAÚCHA

Homem é executado em Viamão

Alessandro Silvestri da Rosa foi morto no Bairro Cecília.

Um homem foi executado, na noite desta terça-feira (11), no Bairro Cecília, em Viamão. De acordo com a Brigada Militar, o crime aconteceu na Rua das Margaridas, por volta das 20h45min.

Alessandro Silvestri da Rosa,de idade não confirmada, foi morto com oito tiros na região da cabeça e do tórax. Ele morreu na hora.

PUBLICIDADE

A polícia informou que a vítima estava no regime semiaberto e utilizava tornozeleira eletrônica. Ainda não há informações sobre o autor do crime.

ZERO HORA

Ônibus de turismo gaúcho é atacado a tiros na BR-101, em Santa Catarina

Bandidos em um carro se aproximaram e atiraram pelo menos 10 vezes para parar o ônibus

Tiros atingiram o para-brisa do ônibus - Foto: Polícia Rodoviária Federal

Um ônibus de turismo da empresa Guibor, de Garibaldi, na Serra gaúcha, foi atacado a tiros por assaltantes na BR-101, no trecho do município Barra Velha, no Norte de Santa Catarina, na noite de terça-feira (11). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), bandidos em um carro se aproximaram e atiraram pelo menos 10 vezes na tentativa de parar o ônibus.

O para-brisa do veículo foi atingido por mais de um tiro e estilhaços do vidro caíram no motorista, que só parou o ônibus no acostamento cerca de 150 metros depois. Os bandidos tentaram se aproximar, mas o alto fluxo de veículos impediu e eles acabaram desistindo da ofensiva.

O motorista relatou aos policiais que não parou por ter ficado assustado com a ação. De acordo com ele, os assaltantes não deram sinal de parada e nem fizeram gesto algum, somente atiraram.

De acordo com a PRF, os cerca de 25 passageiros que estavam no ônibus não ficaram feridos. O motorista sofreu ferimentos leves, foi levado para um hospital e já liberado.

A PRF fez buscas aos assaltantes, mas eles não foram encontrados.

Contatada pela reportagem, a empresa Guibor confirmou o ocorrido, mas afirmou que não irá se manifestar.

GAÚCHA

Morre homem que ficou ferido ao tentar combater incêndio em Caxias

Leandro Oliveira Souza, 33 anos, teve queimaduras no tórax e nos braços

O homem que ficou ferido ao tentar combater incêndio em residência no bairro Centenário I, em Caxias do Sul, morreu na manhã desta terça-feira (11). Ele estava internado no Hospital Pompéia desde a madrugada de segunda-feira (10).

Leandro Oliveira Souza, 33 anos, teve queimaduras de terceiro grau no tórax e nos braços. A residência foi totalmente destruída pelas chamas. Ninguém mais ficou ferido no incêndio.

GAÚCHA SERRA

terça-feira, 11 de julho de 2017

BM de Pelotas prende por tráfico de drogas

Em mais uma ação desencadeada por Policiais do Setor de inteligência, juntamente com o setor Operacional, do 4°Batalhão de Policia Militar (4BPM), no final da tarde de hoje (11/07), resultou com a prisão por tráfico de entorpecentes. A prisão ocorreu no bairro Areal, onde após monitoramento de um possível ponto de tráfico, foi realizada a abordagem em um indivíduo de 26 anos de idade e com ele foi encontrada uma quantidade de cocaína. Ao ser indagado o mesmo afirmou ter comprado a droga de outro indivíduo, este com 45 anos de idade, com quem foi encontrado uma quantidade de crack e uma quantia em dinheiro. Os valores e quantidades ainda estão sendo apurados na Delegacia de polícia de pronto Atendimento(DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

Polícia Civil estoura centro de distribuição de maconha em Canoas


Polícia Civil estoura centro de distribuição de maconha em Canoas

Apreensão - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (2ªDIN/Denarc) deflagrou na manhã desta terça-feira (11) a Operação Ceres, no bairro Rio Branco, em Canoas. Após 60 dias de investigação foi identificado um centro de distribuição de maconha de origem paraguaia. Três pessoas foram presas em flagrante e 175 quilos de maconha foram apreendidos. Um veículo que seria responsável pela movimentação da droga também foi apreendido na ação.

De acordo com o delegado Thiago Lacerda, os diversos tijolos de maconha apreendidos iriam abastecer o Estado nos próximos meses. “A organização criminosa desarticulada iria utilizar a droga paraguaia para revender com outra marca no mercado”, conta o delegado. Tem sido intensificado o monitoramento de organizações criminosas que inserem drogas em larga escala no Estado do Rio Grande do Sul. “Em 2017 foram apreendidas mais de duas toneladas de maconha, equivalente ao valor de 10 milhões de reais no varejo e pelo menos três milhões de reais no atacado", explica o delegado Lacerda.

O Diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, destaca que a especializada, no ano de 2017, tem realizado uma forte ofensiva nas apreensões qualificadas, resultando em um dos melhores índices dos últimos anos. O Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, afirma que as ações para impedir a entrada de drogas no Estado e desarticular o crime organizado são prioridades para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Fonte: 2ªDIN/Denarc

Quadrilha é presa durante operação da Polícia Civil e Brigada Militar em Barros Cassal

WhatsApp Image 2017-07-11 at 20.14.08WhatsApp Image 2017-07-11 at 20.14.20

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Uma quadrilha foi presa durante uma operação coordenada pelo delegado regional Jader Ribeiro Duarte com o apoio da Brigada Militar de Lajeado e Barros Cassal, em São Sebastião no interior do município de Barros Cassal. Os policiais apreenderam três espingardas calibre 12, dois revólveres, duas pistolas e uma espingarda de calibre indefinida. Foram presos quatro homens, uma mulher e aprendido um adolescente. 

WhatsApp Image 2017-07-11 at 20.13.52

Segundo a polícia o armamento foi roubado de um colecionador de Bento Gonçalves. Além disso foi apreendida vasta quantidade de munição, inclusive de calibre 7.62 mm de procedência estrangeira.

Houve troca de tiros no local. Mas ninguém ficou ferido.

WhatsApp Image 2017-07-11 at 20.14.35

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Três Coroas apreende arma de fogo

68 tc
Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

O suspeito efetuou disparos contra os policiais e fugiu para o mato.
Na manhã de hoje, 11 de julho, por volta das 08h20min, na Rua Criciúma, próximo ao n° 100, bairro Sander, os policiais que realizavam patrulhamento pelo local suspeitaram de uma motocicleta com placas de Viamão e tentaram realizar a abordagem.

mt tc

O condutor, ao perceber a aproximação da viatura, empreendeu fuga em alta velocidade. O acompanhamento durou por alguns quilômetros e terminou em um beco, onde o condutor abandonou a moto e seguiu correndo para o mato. Ao desembarcar ele efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais. Houve revide por parte dos PMs que entraram na mata em busca do suspeito que não foi mais localizado.

Durante a fuga o motoqueiro se desfez de uma mochila que continha em seu interior um revólver cal. 38 com 06 munições, além de outros objetos.
A motocicleta foi recolhida ao depósito e o material apreendido foi entregue na delegacia de polícia onde foi lavrado o registro da ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Formatura do PROERD em Rio Grande

Sem título

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Nesta terça-feira (11/07) ocorreu no CIDEC-SUL, localizado no campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), mais uma formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD).

O Programa é uma iniciativa da Brigada Militar na prevenção ao uso indevido e abusivo de drogas e da violência entre crianças e jovens, da pré escola ao ensino médio. Neste primeiro semestre, formou-se 860 alunos, das 7 escolas contempladas, entre municipais, estaduais e particulares.

Durante o programa os alunos foram desafia a redigirem uma redação com o tema “PROERD VIDA E PAZ” Na cerimônia, uma redação por turma foi premiada com uma medalha e um presente. Além desta premiação individual, todos os alunos foram contemplados com camisetas, certificados e 5 bicicletas foram sorteadas entre os alunos.

Desta forma, a Brigada Militar, através do 6º BPM, está realizando seu papel, principalmente ligado à prevenção. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias e ajudando a promover a paz social.

Foragido é capturado com arma de fogo e veículo roubado em Capão do Leão

Policias Militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), na noite desta segunda-feira(10/07) ao verificarem uma denúncia de indivíduos armados no Bairro Fragata em Pelotas, localizaram a caminhonete FORD/RANGER, placas EXI 7249 que havia sido Roubada. Após perseguição, em Capão do Leão, os Policias abordaram L.A.S.S., o qual estava foragido do Sistema Prisional, E.M.D. que estava utilizando colete balístico e portava um revolver calibre 38, L.E.S., que portava um revolver calibre 38. Com os criminosos, foi encontrado ainda diversos celulares e 3,3 gramas de maconha. Todos os abordados foram encaminhados ao Hospital de Pronto Atendimento(HPS) e após à Delegacia de Pronto Atendimento Policia Civil (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

Morto em confronto com BM tinha sido indiciado em caso de homem queimado na Serra

Douglas Paim Velho, 33 anos, é apontado como um dos responsáveis pelo latrocínio de Edegar Kerschner Carneiro

Foto: Roni Rigon /Agencia RBS

Morto em confronto com a Brigada Militar no final da manhã desta terça-feira (11) em Caxias do Sul, Douglas Paim Velho, 33 anos, tinha sido indiciado pela Polícia Civil por participar do latrocínio do agricultor Edegar Kerschner Carneiro, 64 anos. O crime foi no dia 9 de janeiro, no interior de São Francisco de Paula. A vítima foi espancada, amarrada e queimada. Paim Velho estava foragido da Justiça. Ele tinha antecedentes ainda por diversos outros crimes, como extorsão, formação de quadrilha e abigeato.

Na perseguição desta terça-feira no bairro Sagrada Família, foram detidos dois irmãos, de 24 e 22 anos. O mais jovem também foi indiciado pelo envolvimento no crime de São Francisco de Paula.

Com eles, foi apreendido um revólver calibre 38 roubado do fórum de Caxias do Sul em 2010, além de munição, um Golf, algemas plásticas e um rádio na frequência da BM.

Relembre o caso

O agricultor Edgar Kerschner Carneiro, 64 anos, foi morto na madrugada de 9 de janeiro. Depois de ser baleado, o agricultor correu em direção a um galpão, onde ele foi espancado. Em seguida, o local foi incendiado pelos bandidos. Estavam na propriedade o homem, a esposa e a neta deles. As duas também foram amarradas. O crime aconteceu na localidade de Fazenda Velha.

GAÚCHA

Foragido pede ajuda da BM após ser agredido durante briga em Lajeado

Enquanto atendiam o homem, os policiais constataram que ele era preso do semiaberto e não havia se apresentado no presídio naquele dia.

Um foragido do Presídio Estadual de Lajeado, no Vale do Taquari, ficou ferido após se envolver em uma briga na madrugada desta terça-feira (11). Após ser agredido, ele pediu socorro no quartel da Brigada Militar da cidade.

Enquanto atendiam o homem, os policiais militares constataram no sistema que ele era um preso do semiaberto e não havia se apresentado no presídio naquele dia.

O homem foi encaminhado para o hospital para fazer curativos nos ferimentos e, mais tarde, foi levado para a Delegacia de Pronto Atendimento, onde prestou depoimento. De acordo com a Polícia Civil, ele alegou ter sido agredido por moradores de rua e isso impossibilitou que ele fosse se apresentar no presídio.

O homem já foi reconduzido ao sistema prisional.

Fonte: Gaúcha

FOTO: caminhonete pega fogo na Rodovia do Parque, em Canoas

Veículo ficou totalmente destruído, mas ninguém ficou ferido.

23478603

Foto: Marina Pagno /Agencia RBS

Uma caminhonete Ford Edge pegou fogo, no final da tarde desta terça-feira (11), na BR-448, em Canoas, próximo ao acesso à Praia de Paquetá. O veículo ficou totalmente destruído, mas ninguém ficou ferido

O motorista de outro automóvel que passava pela rodovia parou para ajudar no combate às chamas com extintores de incêndio, mas o fogo se espalhou rapidamente. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram acionados para conter o incêndio.

– Começou a sair fumaça do capô e eu saí da caminhonete – disse o motorista da Ford Edge, citando uma pane mecânica na caminhonete .

O trânsito está parcialmente bloqueado no sentido capital-interior da Rodovia do Parque para atendimento da ocorrência. Há lentidão no local.

Fonte: Gaúcha

Polícia Civil fecha bingo e apreende 170 máquinas de caça-níquel em Porto Alegre

O bingo movimentava entre R$ 100 mil e R$ 200 mil por mês e tinha cerca de 15 funcionários.

Foto: Divulgação /Polícia Civil

Uma ação da Polícia Civil na tarde desta terça-feira (11) fechou um bingo e apreendeu 170 máquinas caça-níqueis, na esquina da Rua Brino com a Avenida Assis Brasil, no bairro São João, em Porto Alegre.

De acordo com o delegado Roger Bittencourt, o bingo movimentava entre R$ 100 mil e R$ 200 mil por mês e tinha cerca de 15 funcionários. Nesta tarde, o dinheiro das máquinas também foi apreendido, mas ainda não foi contabilizado.

O dono e sete funcionários foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, onde vão assinar termos circunstanciados.

Fonte: Gaúcha

Homem é preso em flagrante furtando objetos de veículo em Dois irmãos das Missões

Por volta das 20h20min de sábado, a Brigada Militar recebeu ligação telefônica de que um rapaz encontrava-se furtando objetos de um veículo nas proximidades do Ginásio de Esportes de Dois Irmãos das Missões.

Deslocado ao local foi constatado que o veículo encontrava-se com a porta com sinais de arrombamento e identificado o autor D.R.C.J., e estava de sua posse o aparelho de som com as fiação.

Foi dado voz de prisão e encaminhado até a Delegacia de Erval Seco onde foi lavrado o Flagrante e posterior encaminhado até o Presídio de Frederico Westphalen.

Fonte: Ação Preventiva

Menor é apreendido com drogas e notas falsas em Panambi

Na madrugada de sábado, a guarnição foi acionada para verificar a situação de um individuo que estava tentando passar cédulas falsas em uma Lancheria no Bairro Piratini em Panambi.

Chegado ao local, foi abordado o adolescente G.S.R. (16 anos), e no momento da revista pessoal foram encontradas quatro notas de R$100,00 falsas, e também uma trouxa de cocaína, com aproximadamente 0,6 gramas, nesse momento o menor foi apreendido e conduzido à Delegacia de Policia onde foi feito registo e liberado.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Santa Bárbara do Sul prende homem pela lei Maria da Penha

Na madrugada de domingo, a Brigada Militar de Santa Bárbara do Sul foi comunicado via telefone de emergência que um homem estaria agredindo uma mulher nas proximidades do Ginásio Municipal em Santa Bárbara do Sul.

Deslocado ao local, foi encontrado a vitima caída no solo bastante lesionada, sendo que relatou aos Policiais que o seu marido havia lhe agredido. A vitima foi socorrida pela ambulância e após ser medicada foi encaminhada a sede do Pelotão de Santa Bárbara juntamente com o acusado que já havia sido detido pela Guarnição.

A equipe volante da Policia Civil de Cruz Alta deslocou ao município, onde foi efetuado o registro e solicitado pela vitima as medidas protetiva.

Após o registro a vitima foi encaminhada para residência de sua mãe para ficar em local seguro e o acusado foi liberado, mas irá responder processo pelo Crime de Lesão Corporal através da Lei Maria da Penha.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Panambi frustra furto em construção

Por volta das 22h30min a Sala de Operações de Panambi recebeu ligação de que uma construção no Bairro Fátima estava sendo furtada. De acordo com a Brigada Militar, já no local os Policiais Militares se depararam com o cadeado arrombado e nas proximidades da construção se depararam com o individuo E.F.R., empurrando um carrinho de mão carregado com uma mangueira de nível, uma extensão de energia elétrica, uma trena de fibra, um pé de cabra, duas colheres de pedreiro, dois cinturões de segurança, um cinturão de ferramentas, uma régua de alumínio de dois metros.

O mesmo foi detido e encaminhado a Delegacia de Policia Civil de Panambi juntamente com os objetos oriundos do furto da construção. Após o registro o acusado foi liberado, e deverá responder em liberdade.

Fonte: Ação Preventiva

Penitenciária de Canoas começa a receber presos a partir de quarta-feira

A Susepe está realizando uma triagem dos presos que podem ser transferidos para Canoas

Foto: André Ávila /Agencia RBS

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) pretende começar a ocupar a partir de quarta-feira (12), parte das 144 vagas na Penitenciária Estadual de Canoas, que foram liberadas nesta terça-feira (11).

A Susepe está realizando uma triagem dos presos que podem ser transferidos para Canoas. O perfil será de presos provisórios, que nunca estiveram no sistema prisional, condenados pela primeira vez e sem ligação com facções ou grupos criminosos. Inicialmente, oito presos serão transferidos.

A ocupação das demais vagas será gradual, sempre mantendo o perfil estabelecido para a penitenciária.

Ocupação

Atualmente, com 393 presos e recebendo mais 144, a penitenciária vai chegar a cerca de 20% da capacidade total, que é de 2808 detentos. A ocupação das demais vagas ainda depende de obras e da contratação de novos agentes penitenciários.

Uma das obras pendentes foi solucionada de forma provisória no mês passado. A prefeitura de Canoas pavimentou, com brita, a estrada de chão batido de quase um quilômetro, que leva aos três módulos vazios do complexo. A última licitação para pavimentação do trecho não teve ofertas. O valor de R$ 1,8 milhão foi considerado baixo pelas empresas interessadas. Já a construção da estação de bombeamento de esgoto tem previsão de conclusão para 30 dias.

Quanto aos agentes, a previsão é para fevereiro do ano que vem. Serão 620 agentes penitenciários e 100 agentes administrativos a mais.

Fonte: Gaúcha

Polícia é recebida a tiros, reage e prende quatro bandidos em São Leopoldo

Um dos suspeitos foi baleado no joelho durante a troca de tiros

Presos mantinham uma Tucson clonada na garagem - Foto: Polícia Civil

Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prenderam quatro homens no bairro Scharlau, em São Leopoldo, na noite de segunda-feira (10). Conforme o delegado Rodrigo Zucco, os agentes foram recebidos a tiros em uma casa, reagiram e acabaram baleando um dos suspeitos.

A investigação identificou que havia uma Tucson clonada no local. Eles confirmaram a suspeita e tentaram entrar, quando houve o tiroteio. Dois bandidos se renderam depois de um deles ser atingido no joelho por um tiro dado por um dos policiais. O ferido foi levado a um hospital e já recebeu alta.

Após isso, na casa ao lado, os policiais checaram os nomes de dois homens e confirmaram que eles eram foragidos, e também os prenderam.

A investigação acredita que os suspeitos, que não tiveram os nomes revelados, estivessem preparando um assalto na região. Dois deles possuem antecedentes por roubo a banco, o que reforça a hipótese.

Na casa, foram encontradas porções de cocaína e um revólver calibre 38 - além do carro, que foi recuperado.

GAÚCHA

Polícia apreende 165 kg de maconha e fecha centro de distribuição em Canoas

Estimativa é de que saiam do local de 50 a 80 mil porções por mês

Uma operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (11) fechou um centro de distribuição de maconha em Canoas, na Região Metropolitana. Mais de 165 kg de maconha foram apreendidos na ação.

Conforme o delegado Mario Souza, diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), a estimativa é de que o depósito distribuía de 50 a 80 mil porções da droga por mês.

PUBLICIDADE

Chamou a atenção dos policiais que a maconha tinha marca de um leão, símbolo de um cartel paraguaio de traficantes que está distribuindo drogas para diferentes facções do Rio Grande do Sul. Somente nos últimos 45 dias, 1,8 tonelada de maconha com o desenho do animal foi encontrada.

"Diferentes facções estão comprando a mesma droga, que se espalharia pelos pontos de droga de Porto Alegre. Acreditamos que o cartel esteja vendendo por um preço baixo ou tentando se estabelecer em um mercado novo", afirma Mario Souza.

A operação ocorreu no bairro Rio Branco. Três traficantes foram presos em flagrante no local.

GAÚCHA

Homem é encontrado morto dentro de carro em Caxias do Sul

Corpo foi encontrado no bairro Santa Fé

Foto: Suelen Mapelli /Gaúcha Serra

Um homem, ainda não identificado, foi encontrado morto dentro de um Astra em uma estrada vicinal às margens da Rota do Sol, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul, por volta das 7h30min desta terça-feira (11). O corpo apresentava uma marca de tiro no pescoço e outra no peito.

Ele estava sentado no banco do motorista. O carro não apresentava marcas de disparos de arma de fogo. O veículo estava em situação regular.

Fonte: Gaúcha

Disputa pelo tráfico e demonstração de força podem ter motivado chacina em Porto Alegre, diz polícia

No mínimo dez homens estão envolvidos no crime, aponta polícia












Testemunhas disseram homens chegaram atirando - Foto: Felipe Daroit /Rádio Gaúcha

Agentes da 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já estão com imagens de câmeras de segurança de ruas próximas ao local onde ocorreu a chacina com quatros mortes no Bairro Sarandi, no fim da madrugada desta terça-feira (11). Os policiais identificaram alguns suspeitos.

De acordo com o delegado Cassiano Cabral, titular das investigações, no mínimo dez homens estão envolvidos no crime que aconteceu em um beco, ao lado da rua Francisco de Medeiro, na Vila Brasília.

Os homens chegaram em carros ao local. Alguns estariam usando roupas da Polícia Civil, segundo testemunhas. Eles foram até a casa onde estava as quatros vítimas e começaram a disparar centenas de tiros de fuzil e pistolas. Disparos continuaram sendo feitos na hora da fuga. Muitos deles, para o alto.

Um das principais linhas de investigação da polícia é de que o crime tenha sido motivado pelo tráfico de drogas e também tenha sido uma maneira de intimidação aos criminosos que atuam na região onde ocorreram as mortes, já que na última sexta-feira (7), o traficante mais forte do Sarandi e que mandava na venda de drogas no local da chacina, Alexandre Silva Souza, conhecido como Xandão, foi preso pela polícia em Arroio dos Ratos. Ele estava foragido havia três anos e foi indiciado por 14 homicídios.

"O Xandão comandava o tráfico nessa região. Com a prisão dele, acreditamos que essa gangue rival, foi até o local para acerto de contas e também para mostrar poder diante dos rivais", disse o delegado Cassiano Cabral.

Morreram Douglas da Conceição, 18 anos e Juliano Santos dos Reis, 17 anos. Nenhum com antecedentes criminais. Dênis Fabrício dos Santos, 22 anos, tinha passagens na polícia por porte de arma e tráfico e Jair dos Santos, 39 anos, histórico por roubo.

GAÚCHA






Homem é preso após assalto a residência e confronto com a BM em Caxias do Sul

Um homem foi preso preso após assalto a residência e confronto na manhã de segunda-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o assalto aconteceu na Rua José Fabro, bairro Ana Rech. Do local foi roubado o veículo Fiat/Strada, de cor branca, ano 2012, uma motocicleta Kawasaki/Ninja, cor verde, ano 2011, um cofre contendo R$ 5.000, várias peças de roupas, dois televisores  vários pares de calçados.

Por volta das 11hs00min, os policiais realizaram buscas aos autores do roubo, quando se depararam com o veículo Fiat/Palio de cor Cinza e a Motocicleta KAWASAKI/ NINJA ZX 10R, de cor verde, ano 2011.Os criminosos reagiram a abordagem, efetuando disparos de arma de fogo contra a guarnição, que reagiu.

D. R, 25 anos que possui antecedentes por furto e roubo de veículo, roubo a motorista, roubo a casa lotérica, porte ilegal de arma de fogo, furto qualificado, furto e arrombamento, receptação, apreensão de objeto e homicídio, estava em prisão domiciliar e foi baleado de raspão na cabeça. Com ele os policiais apreenderam um revólver, R$ 1.190,00  algumas joias.

Ele foi conduzido para a DP para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Brigada Militar realiza operação contra tráfico de Drogas em Pelotas

Após 15 dias de atividades relacionadas a “Operação Gringa”  da Seção de Inteligência do 4º BPM, na data de 08 de julho(sábado), agentes de inteligência com apoio de outros Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia Ostensiva (4º BPM) desencadearam ação que  resultou na abordagem de um ônibus de excursão que sairia da cidade de  Pelotas com destino a uma festa RAVE no município de Gravatai. Foram abordados B.F.S.(21) e seis adolescentes,  com eles localizado 162 g de maconha, 30 comprimidos de Ecstasy, 35 comprimidos de LSD, 0,7 g da droga sintética conhecida “MD” e 17 comprimidos coloridos não identificados. Salientam os policiais que drogas sintéticas, como as apreendidas na operação, não são rotineiramente encontradas em operações policiais aqui na região. Todos os abordados foram encaminhados para Hospital de Pronto Socorro(HPS) e posteriormente à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para Registro da Ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia apreende adolescentes suspeitos de matar jovem durante assalto em Passo Fundo

Felipe Raiher da Silva, 28 anos, voltava da academia na companhia de um amigo, na noite do dia 30 de junho, quando foi surpreendido

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos na tarde desta segunda-feira (10), em Passo Fundo, no norte do Estado. De acordo com o delegado Adroaldo Schenkel, os jovens são suspeitos de matar a tiros Felipe Raiher da Silva, 28 anos, após um roubo, no final do mês de junho.

Os adolescentes foram detidos na Vila Ipiranga. A polícia chegou até eles após investigar que os suspeitos roubaram um Gol prata, 10 minutos antes do latrocínio, e usaram o automóvel no crime. Com a localização do carro, que de acordo com o delegado, tinha uma roda diferente, a polícia apreendeu os jovens. Eles serão levados ao CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo).

O crime

Felipe Raiher da Silva, 28 anos, voltava da academia na companhia de um amigo, na noite do dia 30 de junho, quando foi surpreendido por dois criminosos em um assalto e, ao reagir, entrou para a estatística como o quarto latrocínio do ano, em Passo Fundo.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos estavam em um Gol prata e ao abordarem as vítimas, na Vila Bertier, pediram celulares e carteira. Enquanto amigo entregava os pertences, Felipe reagiu e foi atingido por dois tiros, um na perna e outro no tórax.

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar de Esteio realiza Operação Avante em Esteio

56a1bdf1-4375-4f02-aad7-329f7c14d101

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 09 de Julho de 2017, o 34º BPM de Esteio realizou mais uma etapa da “Operação Avante”, que visa regular as ações de Policia Ostensivas para enfrentamento qualificado aos crimes de roubo de veículo (clonagem de veículos), seguido da atuação em áreas de vulnerabilidade social.

0ca8aa9a-a434-44e2-bad4-a7c4febf3138

A Operação Avante contou com barreiras de trânsito em pontos estratégicos, e em seguida ações de abordagens em áreas de vulnerabilidade social, conforme elencado pelo comando do 34º BPM. Durante a Operação, no bairro Santo Inácio em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de C. F. (38 anos). A prisão ocorreu após abordagem do indivíduo, onde em consultas ao sistema foi constatado que havia um mandado de prisão em seu desfavor. Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado ao Hospital São Camilo para exames de lesões e posterior conduzido a DPPA Canoas, para fins de registro.

cc

No total, durante a Operação Avante foram abordados 353 pessoas, 125 carros, 74 motocicletas, 09 táxis abordados, 05 bares fiscalizados, 03 estabelecimentos comerciais, 01 prisão realizada.

5b13c96a-bc71-48b6-adb9-1c3cb561b925

Vítimas reconhecem suspeito de matar jovem em assalto no bairro Rubem Berta

O homem está preso desde quinta-feira e foi reconhecido nesta segunda

Prisão aconteceu dois dias após divulgação do retrato falado - Foto: Polícia Civil /divulgação

O suspeito de matar o jovem Allyson Rodrigues Fernandes, 24 anos, durante um assalto no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, no dia 27 de junho, foi reconhecido por vítimas nesta segunda-feira (10). Além da namorada do jovem assassinado, outras seis vítimas de roubos praticados por ele na região do Parque dos Maias também reconheceram o homem.

Ele está preso temporariamente desde a última quinta-feira (6), quando a polícia cumpriu mandado na Vila Dutra Jardim, também no bairro Rubem Berta. Além do latrocínio, ele é investigado em outros casos de roubo de carros, sendo um deles na mesma rua onde Allyson foi assassinado.

O delegado Wagner Dalcin ainda trabalha na identificação de outros dois comparsas, que teriam agido junto com ele no dia do crime. O preso tem antecedentes por roubo, tráfico de drogas e homicídio.

Relembre o caso

Allyson Rodrigues Fernandes foi assassinado por volta das 20h do dia 27 de junho, em frente à garagem do prédio onde residia com a namorada, na Rua Luiz Cezar Leal. A companheiro do jovem, inclusive, presenciou toda a ação dos bandidos.

Segundo vizinhos, Allyson estava manobrando o veículo de ré quando foi rendido por um homem armado. Um segundo criminoso também teria participado da abordagem.

O jovem levou dois tiros, um no peito e outro na região abdominal. Ele tombou ao lado do carro.

Moradores relatam que o autor dos disparos correu para um veículo de cor branca, onde um terceiro homem aguardava. Eles fugiram sem levar nada.

Allyson foi morto em frente à namorada no dia 27 de junho (foto: reprodução)

Fonte: Gaúcha