sexta-feira, 16 de junho de 2017

Brigada Militar prende por tráfico de drogas em Esteio

IMG-20170616-WA0032

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta sexta-feira, no bairro Jardim Planalto em Esteio, Policiais Militares do 34ºBPM efetuaram a prisão de J.L.B.M (19 anos) por entorpecente tráfico.

78ed3f1e-baa1-494e-b339-5bb7a4dbea1f (1)

A prisão ocorreu após a guarnição efetuar a abordagem ao indivíduo, o qual estava em atitude suspeita, sendo que em revista pessoal foi localizado 06 Pedras de Crack e uma quantia em dinheiro. Diante dos fatos foi conduzido ao Hospital São Camilo para o exame de lesões e posterior a DP local para a lavratura do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem por tráfico de drogas em Pelotas

Na madrugada de hoje (16/06), na vila Castilho em Pelotas, policiais militares do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), em patrulhamento, localizaram com R.C.D.S, 30, 19 buchinhas de cocaína pesando 8,87 gramas e 148 pedrinhas de crack pesando 32,10 gramas.

Diante dos fatos o homem foi conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Socorro), posterior à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende procurado da justiça

WhatsApp Image 2017-06-16 at 16.33

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de sexta-feira (16/06), por volta das 16h15min, a Brigada Militar de Canela em patrulhamento no Bairro Distrito Industrial, na Rua José Pedroso Velho desconfiou de um indivíduo próximo a um posto de combustível.

Em consulta ao sistema foi constatado que contra E.S.F., 22 anos, com antecedentes por roubos, havia um mandado de prisão de expedido pela comarca de São Francisco de Paula.

Ele foi preso em flagrante e conduzido a o sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é capturado pela quarta vez neste ano em Canela

Quatorze dias depois de ter solicitado a guarnição da Brigada Militar informando estar foragido do presídio e que queria cumprir sua pena, foi recapturou na manhã de sexta-feira (16/06), mais uma vez o mesmo foragido do presídio de Canela. O detalhe é que desta vez ele não pensava em se entregar eetentou fugir.

Por volta das 09h30min, a guarnição de Canela em patrulhamento na Rua Homero Pacheco, Bairro Canelinha, avistaram J.L.F.T., 19 anos, com antecedentes por furto, roubo e receptação, sendo de conhecimento que ele estava foragido. Ao perceber a aproximação da viatura ele fugiu por um mato próximo. Os policiais militares solicitaram o apoio do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 1º BPAT, que estava realizando ações no município, sendo cercado o local e recapturado o indivíduo que estava foragido do presídio de Canela desde 14/06 deste ano.

Esta foi a quarta vez em 2017 que ele é recapturado pela BM, sendo que no dia 02/06, ele havia ligado ao 190 se entregando. As outras duas prisões ocorreram no final do mês de abril e metade de maio.

OUTRO PROCURADO PRESO NA TARDE DE QUINTA-FEIRA

Por volta das 15 horas de quinta-feira (15/06), a Brigada Militar de Canela prendeu um procurado da justiça durante patrulhamento no Bairro Santa Marta.

Ao ser abordado na Rua da Igreja, em consulta ao sistema foi constatado que contra F.L.R., 27 anos, antecedentes por furto qualificado, havia um mandado de prisão expedido pela comarca de Canela.  Ele foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.

Com estas duas prisões, somente no mês de Junho em Canela, a Brigada Militar prendeu oito foragidos e/ou procurados.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza Operação Avante e efetua prisão por cumprimento de mandado

ff

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 15 de Junho de 2017, o 34º BPM de Esteio realizou mais uma etapa da “Operação Avante”, que visa regular as ações de Policia Ostensivas para enfrentamento qualificado aos crimes de roubo de veículo (clonagem de veículos), seguido da atuação em áreas de vulnerabilidade social.

08f68019-59c3-460b-a00a-9c43296d148e

A Operação Avante contou com barreiras de trânsito em pontos estratégicos, e em seguida ações de abordagens em áreas de vulnerabilidade social, conforme elencado pelo comando do 34º BPM. Durante Operação Avante, no bairro Vila Nova, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de L.S.R. O fato ocorreu após ser efetuada a abordagem em um indivíduo na via, onde através do sistema foi constatado que havia um mandado de prisão em seu desfavor, sendo preso e encaminhado a DPPA Canoas, para fins de registro.

d0b69acf-d6c9-44b9-ac53-d1d60803ba08

No total, durante a Operação Avante foram abordados 727 pessoas, 344 carros, 80 motocicletas, 01 veículo autuado e 01 veículo recolhido.

Fonte: Ação Preventiva

Dois homens são mortos a tiros em Guaíba

Dois homens foram mortos a tiros, na noite desta quinta-feira (15), no Bairro São Francisco, em Guaíba. Segundo a Polícia Civil, Roger Beckel, de 24 anos, e Miguel Elias Lucas Cardoso, de 37, foram baleados na Rua Soledade, por volta de 23h30. Eles morreram no local. Testemunhas ouviram os tiros e viram uma moto deixando o local. Até o momento, ninguém foi preso. A motivação do crime está sendo investigada.

Fonte: Gaúcha

Jovem morre degolado em Tio Hugo, no Norte do RS

Outra pessoa ficou ferida e foi encaminhada em estado grave ao hospital

Um jovem foi morto e outro ficou gravemente ferido, na noite desta quinta-feira (15), em Tio Hugo, no Norte do Estado. O crime ocorreu na RS-810, na Linha Machado, interior do município. De acordo com a Brigada Militar de Soledade, os jovens estavam em uma moto e tinham saído de Marau para comprar um carro em Mormaço.

Eles foram abordados pelos autores do crime durante o deslocamento. O jovem que morreu foi degolado. Ele estava sem documentos e ainda não foi identificado. O outro foi atingido por uma facada no pescoço e também baleado.

Luis Eduardo de Godoi Prestes, de 22 anos, foi encaminhado em estado grave ao hospital de Passo Fundo. Ainda não há informações sobre a motivação do crime e nem sobre os autores.

Fonte: Gaúcha

Homem é executado na frente de casa em Carazinho

Um homem foi executado, na noite desta quinta-feira (15), em Carazinho. De acordo com a Brigada Militar, o crime ocorreu na Rua Padre Réus, no Bairro Sassi. Segundo o relato da esposa da vítima, quatro homens chegaram em um carro preto, pararam em frente à residência e chamaram o marido dela.

Jorge Joceli Carvalho Correia, de 41 anos, foi morto no portão de casa. Os autores fugiram e não foram mais localizados. O homem tinha antecedentes criminais por tráfico. A polícia investiga.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto a tiros em Rio Grande

Crime ocorreu na noite de quinta-feira (15), na Rua Henrique Pancada.

Um homem de 37 anos foi morto a tiros na noite de quinta-feira (15) em Rio Grande. O crime ocorreu em um terreno abandonado, na Rua Henrique Pancada.

Maicon Vargas Diniz foi atingido por dois tiros no rosto. Segundo informações da Brigada Militar, ele tinha antecedentes criminais.

A 1° Delegacia de Polícia vai investigar o caso. Ninguém foi preso.

Fonte: Gaúcha

Grupo que explodiu bancos em Encruzilhada do Sul é investigado por outros cinco ataques no RS

Quadrilha armada com fuzis e metralhadoras fez reféns durante ataque a três agências em Encruzilhada do Sul

Ivo Francisco dos Santos Assis, o "Ganso Baio", é procurado pela polícia desde 2012 - Foto: Polícia Civil

A quadrilha de cerca de 10 bandidos que explodiu três agências bancárias em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, na madrugada desta sexta-feira(16), já é conhecida dos investigadores da Polícia Civil. Conforme a Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o grupo pode estar envolvido em pelo menos outros cinco ataques violentos no Rio Grande do Sul.

Os crimes investigados foram nas cidades de Progresso, Pouso Novo, Boqueirão do Leão, Espumoso e Boa Vista do Buricá. Outros seis crimes semelhantes, em outras cidades, são apurados pelo Deic, mas não há a confirmação de que sejam os mesmos assaltantes. No entanto, em todos eles, os bandidos usaram da violência e de explosivos para conseguir abrir terminais eletrônicos e fugir com dinheiro.

Em todos os casos, segundo a investigação, o homem que coordenou as ofensivas é o mesmo. Ivo Francisco dos Santos Assis, o "Ganso Baio", é procurado pela polícia desde o ano de 2012. Ele foi condenado por um roubo a banco em Carlos Barbosa, na Serra, no mesmo ano. Tem, ainda, mandado de prisão em aberto também por um crime em São Sepé. A pena dele passa de 28 anos de prisão.

"Todos os ataques guardam a mesma característica, que partem da cabeça deste suspeito. Ele faz as execuções dos crimes, com domínio de uso de explosivos, armas longas, e com um número grande de comparsas", diz o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Roubos. 

O delegado admite que está atrás de Assis desde as outras investigações. No entanto, o bandido troca com muita frequência de endereços, o que dificulta o trabalho da polícia.

"Ele costuma alternar bastante a região do estado que mora e que ataca. Por vezes vem na Região Metropolitana, mas age no Sul, Centro, Norte, praticamente em todas as regiões. Ele conhece bastante o Interior", lamenta o policial.

O delegado lembra que um integrante da quadrilha de Assis foi preso em uma operação no final de 2016. André da Silva, 49 anos, foi capturado em Vera Cruz, a 200 quilômetros de São Sepé - o município que ele é suspeito de ter atacado. Naquela ocasião, a polícia também queria prender Assis, mas ele mais uma vez sumiu.

A Delegacia de Roubos lembra ainda que há outros suspeitos com conhecimento do uso de explosivos que estão foragidos no estado, e que também podem ter participado.

O ataque da madrugada de hoje
Conforme apuração da Polícia Civil, cerca de 10 homens participaram dos ataques nesta madrugada. Eles utilizaram explosivos para romper três caixas eletrônicos do Banco do Brasil, dois do Sicredi e quatro do Banrisul, totalizando nove equipamentos destruídos, além dos estragos nos prédios das agências.

A polícia acredita que os bandidos levaram dinheiro dos caixas, mas não sabem ainda a quantia. No Sicredi, os criminosos tentaram acessar a sala do cofre, mas não conseguiram devido a diversas portas que protegiam o local.

Relatos de testemunhas apontam que a quadrilha chegou em Encruzilhada do Sul em um HB20 ou i30 — não se sabe exatamente o modelo — de cor prata e também em um Sandero. Em seguida, renderam um taxista em um Classic. Os criminosos então usaram os três veículos para se dirigirem aos bancos e conduzir as vítimas feitas reféns durante os ataques.

Conforme a polícia, os moradores foram usados como escudo humano, sendo colocados na rua, em frente às agências bancárias, para evitar a ação policial. Além disso, os criminosos efetuaram diversos disparos de arma de fogo, muitos para o alto, também para afastar qualquer tipo de intervenção da polícia. Foram encontrados estojos de pistola 9mm, fuzil calibre 30 e fuzil 5.56.

Na fuga, duas pessoas foram sequestradas. Elas foram libertadas cerca de 15 minutos depois na localidade de Amaral Ferrador, na RS-471. Nenhum dos reféns ficou ferido durante a ação criminosa.

ZERO HORA

Polícia deflagra operação contra roubos e furtos no balneário Cassino, em Rio Grande

Policiais cumprem sete mandados judiciais

Foto: Polícia Civil /divulgação

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (16) a Operação Homem-Aranha contra roubos e furtos a residências no balneário Cassino, em Rio Grande. Desde as 5h30, 30 policiais civis estão nas ruas para cumprir sete mandados judiciais.

Dois homens foram presos até o momento. Através do reconhecimento das vítimas, a polícia chegou a uma quadrilha que praticava os crimes no balneário. Eles utilizavam uma caminhonete preta e em pelo menos dois casos de roubo utilizaram armas de fogo para intimidar moradores. 

Segundo a delegada Ligia Furlaneto, a quadrilha agia principalmente no inverno. Televisão, laptop, estepes de caminhões, motor de piscina e até uma charrete furtada de uma escola de educação infantil foram encontrados com os bandidos.

O nome da operação, Homem-Aranha, faz referência a um dos investigados conhecido por escalar prédios com facilidade.

Fonte: Gaúcha

Presos que abriram buraco em nova carceragem provisória cairiam em canil de rottweiler

Os detentos tentavam fugir do Instituto Penal Pio Buck, para onde foram levados após a desativação do ônibus-cela Trovão Azul

Presos usaram pedaços de ferro retirados de janelas para abrir o buraco - Foto: Divulgação /Divulgação

Os presos que abriram um buraco na nova carceragem provisória de Porto Alegre, que fica no Instituto Penal Pio Buck, na zona leste, na noite de quinta-feira (15), cairiam em uma linha de cães da raça rottweiler caso tentassem pular. De acordo com o Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar, os animais, treinados para morder em caso de tentativas de fuga, provavelmente conseguiriam conter os fujões.

De acordo com o major Claudio Seoli, comandante da unidade, os presos usaram pedaços de ferros retirados das janelas para abrir o buraco no concreto. Enquanto os quatro detentos batiam na parede, parte dos outros 41 que estavam no local cantavam e falavam alto, na tentativa de abafar o som. O plano, no entanto, foi percebido por policiais.

Quando os PMs entraram, acontecia um motim. Alguns presos brigavam entre si. O comandante não sabe se aquilo era uma ação simulada ou se realmente eles estavam irritados uns com os outros.

"Ali ficam presos de diferentes frentes (facções), então podem ocorrer conflitos. Os policiais só não foram atacados por causa dos equipamentos que temos", comenta o comandante. 

O local onde os presos estão não é uma cadeia. É uma nova carceragem que veio para substituir o ônibus-cela Trovão Azul e amenizar o deslocamento de viaturas da Brigada para a custódia de presos. Quatro deles foram transferidos para presídios.

Depois do ocorrido, o comandante garante que vai reforçar o número de revistas e fazê-las em horários aleatórios. Antes, apenas um procedimento era feito por dia.

Na manhã desta sexta-feira, 45 presos estão no local. Outros três são mantidos em uma viatura da Brigada Militar.

Fonte: Gaúcha

Adolescente é executado dentro de hospital em Dom Pedrito

Um adolescente de 17 anos foi morto na manhã desta sexta-feira (16) dentro da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito. Segundo a Brigada Militar, o adolescente cumpria medida sócio-educativa em Santa Maria e estava em visita familiar no município da Campanha. O crime ocorreu por volta das 7h20.

Câmeras registram o ingresso do adolescente, que se dirigiu sozinho a um quarto no segundo andar, onde funciona a unidade de enfermagem do Hospital. Segundo a Brigada Militar, ele estava com um faca. No quarto, estavam um homem internado, uma mulher e um homem cadeirante. Houve um confronto no local. O autor do tiro foi apontado como sendo o cadeirante, de 24 anos, preso em flagrante. O adolescente foi identificado como Igor Soares Alves.

O quarto e o corredor estão isolados para o trabalho da perícia. A polícia investiga como a arma foi parar dentro do hospital e qual a relação entre o adolescente e as três pessoas que estavam no quarto.

Fonte: Gaúcha

BM prende por receptação em Caxias do Sul

Quatro homens  uma menor são apreendido por receptação na tarde de quinta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a primeira prisão aconteceu na Rua Vergilio Formigheri, bairro Reolon, após uma denuncia anônima. Os policiais prenderam L. P. P, 32 anos que estava conduzindo o veículo Honda/CG150 FAN ESDI, placas IUX3767 que estava em ocorrência de furto.

Na Rua Eugenio Nicoletti, bairro Esplanada, uma guarnição da Brigada Militar abordou o veículo FORD/FIESTA 1.6 FLEX, placas IUE5482, sendo que após pesquisa foi verificado que estava em ocorrência de roubo. Foi preso no veículo três adultos e uma menor apreendida, sendo eles: M. da C. dos S, 20 anos, .J G. S, 32 anos, M. M, 19 anos e S. V 16 anos.

Todos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para o registro e o veículo recolhido. do flagrante. Os veículos foram recolhidos.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Polícia investiga incêndio na casa do suspeito do desaparecimento de família no Norte do Estado

Família está desaparecida desde 24 de maio, quando viajou de Carazinho para Colorado

A Polícia Civil investiga um incêndio na casa do principal suspeito de ser o responsável pelo desaparecimento de uma família em Colorado, no Norte gaúcho. A residência alugada por Flávio Diefenthaler Martins, no interior da cidade, foi atingida pelo fogo na quarta-feira (14).

A polícia suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. Martins está preso, desde a tarde da última terça-feira, em Carazinho.

Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva em aberto. Com o suspeito, foi encontrada uma arma – que será periciada para confirmar se é a mesma usada nos disparos na fazenda onde a família desapareceu.

Relembre o caso

Márcia Cristina Johan, 50 anos, a filha dela, Maria Elizabete Johan, 15 anos, e o companheiro de Márcia, Roberto Terres, 46 anos, saíram de Carazinho para supostamente comprar um carro em Colorado, distante cerca de 45 quilômetros. Um vizinho acompanhou a família para voltar dirigindo um dos veículos.

Ao chegar no local, o carro da família foi atacado por homens armados. O vizinho conseguiu fugir.

O automóvel da família foi encontrado incendiado no município de Mormaço, próximo do local. Desde então, a polícia está mobilizada nas buscas aos corpos, mas considera que esgotou todas as possibilidades de buscas à família.

O delegado Edinei Albarello acredita que as vítimas estejam mortas. A principal linha de investigação aponta para um acerto de contas do tráfico de drogas e que o alvo inicial era somente Terres. 

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar de Esteio prende por cumprimento de mandado

d8aa4c37-d492-4696-8448-2305035bff30

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta quinta-feira, no bairro Vila Nova, Policiais Militares do 34ºBPM efetuaram a prisão de L.S,R. (23 anos) por cumprimento de mandado. O fato ocorreu após ser efetuada a abordagem em um indivíduo na via, onde através do sistema foi constatado que havia um mandado de prisão em seu desfavor, sendo preso e encaminhado a DPPA Canoas, para fins de registro.

Fonte: Ação Preventiva

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na BR-392 no Sul do Estado

Elas foram levadas ao Hospital de Pronto Socorro de Pelotas.

Foto: Divulgação /Polícia Rodoviária Federal

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente, na manhã desta quinta-feira (15), na BR-392, em Pelotas, no Sul do Estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão frontal ocorreu no km 76 da rodovia.

Uma Rural Bandeirantes, que transitava de Pelotas a Canguçu, colidiu contra um Renault Clio que vinha no sentido contrário. O condutor da Rural informou que o capô abriu "de forma repentina", o que impossibilitou a visão.

Os ocupantes dos carros foram levados ao Hospital de Pronto Socorro de Pelotas e não correm risco de vida. A pista está liberada nos dois sentidos.

Fonte: Gaúcha

BM prende por furto de veículo em Gramado

WhatsApp Image 2017-06-15 at 15.41

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quinta-feira (15/06), a Brigada Militar de Gramado recuperou um veículo e prendeu o autor 15 minutos depois de ocorrido o crime.

Por volta das 14h15min, a vítima relatou que estacionou na frente de um bar no Bairro Piratini, com a chave na ignição, sendo que em questão de um minuto, ao retornar viu um homem entrar e levar seu automóvel GM Kadett. Rapidamente a guarnição de serviço foi acionada e começou a realizar buscas.

Na sequência uma ligação anônima via 190 informou que um veículo com as mesmas características estaria realizando manobras perigosas, forçando ultrapassagens devido ao grande fluxo de movimento na Avenida Borges de Medeiros, sentido Lago Joaquina Rita Bier / centro, tendo inclusive colidido levemente em outro automóvel.

O Policial Militar de serviço na sala de operações passou a acompanhar as câmeras de vídeo monitoramento, visualizando e orientando a viatura que abordou o veículo furtado na rótula das Comunicações. O autor ao perceber a sirene ainda tentou fugir pela contramão, porém sem êxito.

P.R.S.M., 36 anos, com antecedentes por furto e receptação de veículo, além de apropriações indébitas, foi preso em flagrante e conduzido à delegacia. O veículo foi recuperado e restituído a vítima.

Fonte: Ação Preventiva

BM e PC cumprem seis mandados de prisão durante operação em Bom Jesus

Policiais Militares com o apoio da Polícia Civil cumpriram seis mandados de busca e apreensão na tarde de quarta-feira nos bairros CEEE e Fátima, em Bom Jesus. Foi localizado na residência de um homem de 32 anos, um tijolo de maconha pesando 340 gramas e mais dezoito porções de maconha, uma porção de cocaína, uma quantia em dinheiro em notas trocadas e um revólver calibre 38, em situação de furto e vinte cartuchos de calibre 38 intactos.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem e apreende carro roubado em Caxias do Sul

Um homem foi preso por receptação por volta das 13h de quarta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o suspeito de 20 anos foi abordado quando conduzia o veículo Renault/Oroch, de cor vermelha, em situação de roubo. A prisão aconteceu na Rua João Francisco Machado, bairro Planalto.

Ele também estava com um rádio HT na frequência da Brigada Militar.

Os policiais conduzira o mesmo até à DPPA para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Caxias do Sul

Na madrugada de quarta-feira, um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo na Rua Cristóforo Randon, bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. Segundo a Brigada Militar, durante revista pessoal foi encontrado com o suspeito, um revólver calibre 38, numeração suprimida e seis munições do mesmo calibre.

O homem de 26 anos possui antecedentes criminais e cumpria pena em regime domiciliar.

Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio prende por cumprimento de mandado

8297a1fb-3849-4674-9a57-47be180d4156

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada desta quinta-feira, no bairro São José, Policiais Militares do 34ºBPM efetuaram a prisão de H.S,E. (42 anos) por cumprimento de mandado. O fato ocorreu após a guarnição ser deslocada para atender uma ocorrência de Maria da Penha, chegando ao local foi constatado que havia um mandado de prisão contra o acusado, sendo este conduzido para o Hospital São Camilo para exame de lesões, posterior DPPA Canoas, para devidos fins de registro.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso por roubo a pedestre em Gravataí

WhatsApp Image 2017-06-14 at 18.47.54

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira (14/06), policiais militares da Patrulha Maria da Penha do 17°BPM-Gravataí efetuaram a prisão de P.R.O.G., 22 anos. Com antecedentes por ameaça, cárcere privado, lesão corporal, entorpecente posse, prisão-cumprimento de mandado, entorpecente tráfico e roubo a pedestre, o mesmo, simulando estar armado, roubou pertences de uma senhora no bairro Dom Feliciano. Ao verificar sua situação penal, constatou-se que contra o meliante haviam dois mandados de prisão vigentes. Com isso, o indivíduo foi encaminhado à DPPA local.

Fonte: Ação Preventiva

Oficiais do Exército Brasileiro realizam visita ao 17°BPM

Visita técnica do EB 14.06.17

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira (14/06), comandante do 17° Batalhão de Polícia Militar, TC Vanderlei Mayer Padilha, acompanhado dos oficiais da unidade, recebeu o Maj. Castro Freitas e do 2° Ten. Santos, representantes do Comando Militar do Sul que realizaram uma inspeção técnica.  

Dentre os assuntos mais enfatizados, as peculiaridades de Gravataí e Glorinha (municípios que integram a área de policiamento da unidade) tiveram destaque. Abraçada por quatro importantes rodovias e fazendo divisa com outras cinco importantes cidades da região metropolitana, Gravataí, possui bairros com mais de 20 mil habitantes.  Com isso, o comando, explanou o modo com que operacionaliza o efetivo, através de ações de policiamento, baseadas em estudos do setor de inteligência.

Além de apresentar a estrutura da unidade, a fiscalização também teve por intento, tornar mais ínfimos os laços entre as forças armadas e as forças auxiliares locais, compartilhando conhecimentos e estratégias.

Fonte: Ação Preventiva

BM apreende menor duas vezes por furtos em Canela

15-06 BM CANELA APREENDE MENOR DUAS VEZES POR FURTOS

Foto: Ângelo de Zorzi / divulgação Ação Preventiva

Em menos de sete horas, entre o começo da noite de quarta-feira (14/06) e o começo da madrugada de quinta-feira (15/06), a Brigada Militar de Canela apreendeu duas vezes o mesmo adolescente por furto em dois estabelecimentos comerciais.

Por volta das 18h55min, a guarnição foi acionada via 190 na Rua dos Farrapos, Vila Dante, onde um jovem furtou uma caixa de ferramentas em uma empresa de móveis, sendo que ao sair do pátio da empresa foi detido por um funcionário. Os Policiais Militares foram ao endereço onde apreenderam e conduziram o menor a delegacia para registro.

Por volta 01h40min, foi informada a Brigada Militar por uma empresa de segurança que havia acionado o alarme de uma pizzaria, na Rua Osvaldo Aranha, centro da cidade. A guarnição foi ao estabelecimento onde encontrou em seu interior o jovem, que se tratava do mesmo aprendido anteriormente. Ele foi detido em cima de caixas de bebidas, sendo que para entrar arrombou uma porta dos fundos do restaurante.

O adolescente infrator de 16 anos, com antecedentes por furtos, posse de entorpecentes e apreensão de objeto. Ele foi novamente conduzido a delegacia para novo registro.

Fonte: Ação Preventiva

Homens são presos após roubo de veículo em Gravataí

G.L.J.W.G.

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na quarta-feira, policiais militares da Patrulha Escolar do 17º BPM-Gravataí efetuaram a prisão de J.W.G., 25 anos (antecedentes por ameaça, receptação e entorpecente tráfico) e G.L., 25 anos (antecedentes criminais por prisão-cumprimento de mandado, receptação, entorpecente tráfico) que encontrava-se em prisão domiciliar. Conforme a Brigada Militar, a dupla havia efetuado o roubo de um automóvel GM/ Astra de cor branca pouco tempo antes e foi abordada na Avenida Centenário, bairro Parque Ely. Com os mesmos, além do veículo recuperado, também foram apreendidos um automóvel Peugeot Escapade de cor preta (suspeita de clonagem), porções de maconha, crack e cocaína, uma arma branca, cerca de um mil reais em dinheiro, um revólver e uma pistola calibre 9mm, ambos municiados. Os criminosos foram apresentados na DPPA da cidade.

WhatsApp Image 2017-06-14 at 10.03.41 (3)

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Operação conjunta Brigada Militar e Polícia Civil

hh

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta quarta-feira foi realizada operação conjunta envolvendo a Brigada Militar, através do 34° BPM e Polícia Civil de Esteio, na qual foram cumpridos 06 mandados de busca e apreensão e 05 mandados de prisão, no bairro Primavera, sendo efetuada a prisão de 04 pessoas, identificadas como D.S. R. (24anos), C. A. L. (26anos), W.S.R. (25anos) e S.S.B. (26anos), ambos mandados por envolvimento em ocorrência de homicídio e entorpecente tráfico, após atentarem contra a vida de Policiais Militares deste OPM na data do dia 25/03/2017.

4be8963b-0243-497b-96ef-93f8f1298d6924e0f76c-3b3c-4cff-92db-8b4386fb1b36

A operação contou com 10 viaturas da Polícia Civil, num total de 37 Policiais Civis, 05 Viaturas da BM, totalizando 14 Militares Estaduais.

41cb833f-ae22-460e-bac2-e7e75da5a9c4ff4c9539-ebbd-4d32-8253-5f0a5c6a1f86

Fonte: Ação Preventiva

Perseguição policial resulta em dois assaltantes presos em Canoas

WhatsApp Image 2017-06-14 at 19.39.39WhatsApp Image 2017-06-14 at 19.39.48
Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva
Dois homens foram presos após assalto a pedestre e saidinha de banco na tarde desta quarta-feira na Avenida Guilherme Schell, bairro Mathias Velho, em Canoas, na Região Metropolitana. De acordo com a Brigada Militar, os policiais se depararam com os criminosos, iniciando uma perseguição. Houve cerco policial com apoio de motocicletas.
WhatsApp Image 2017-06-14 at 19.39.52
Os assaltantes foram presos e os bens das vítimas recuperados. Foi apreendido com a dupla a arma utilizada na ação.
Ambos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
WhatsApp Image 2017-06-14 at 19.39.14
Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende dupla por furto arrombamento a estabelecimento comercial em Esteio

df7c2a14-db9c-44f2-adae-22854392520a

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Dois homens foram presos por furto arrombamento a estabelecimento comercial na madrugada desta quarta-feira em Esteio. Conforme a Brigada Militar, o fato aconteceu no bairro Santo Inácio, após a sala de operações receber uma ligação informando que dois indivíduos em um veículo haviam forçado a porta do estabelecimento comercial e estariam efetuando furto no interior do mesmo.

Os policiais se deslocaram até o local, onde realizaram a abordagem ao veículo e prisão dos indivíduos, sendo que um deles encontrava-se foragido do sistema prisional.

Dentro do veículo foram localizadas duas bolsas contendo diversos produtos oriundos do furto. Os dois foram conduzidos até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio prende por cumprimento de mandado

b063d9ee-2c67-4fa9-8817-698868fe5fef

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta quarta-feira, no bairro Pedreira em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de D.E.R.S. (27 anos) por cumprimento de mandado.

O fato ocorreu durante abordagem e após consulta ao sistema foi verificado que havia um mandado de prisão em seu desfavor. Diante dos fatos a parte foi encaminhada ao hospital São Camilo para o exame de lesões e posterior a DP local, para devidos fins de registro.

Fonte: Ação Preventiva

Operação Desmanche, em Gravataí, fecha estabelecimentos e prende dois

Em 44 edições, foram apreendidas 2.877 toneladas de sucata

Dois estabelecimentos em Gravataí foram interditados nesta quarta-feira (14), na 44ª edição da Operação Desmanche. Os ferros-velhos pertenciam a mesma pessoa, que responderá processo administrativo pelo Detran.

Cerca de 30 toneladas de sucata automotiva foram apreendidas e encaminhadas para trituração. O responsável e um funcionário foram presos por furto de energia, crime inafiançável, e crime ambiental, respectivamente.

Em 44 edições, foram apreendidas 2.877 toneladas de sucata. Além disso, 70 desmanches foram fechados e 50 pessoas presas.

A Lei dos Desmanches entrou em vigor em de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados.

Fonte: Gaúcha

Desarticulado grupo criminoso que roubava mil cabeças de gado por ano no RS

Carne era distribuída na Região Metropolitana de Porto Alegre

Foto: Cid Martins /Rádio Gaúcha

Uma operação policial foi realizada na manhã desta quarta-feira (14) para desarticular organização criminosa investigada por furtar pelo menos mil cabeças de gado por ano no Rio Grande do Sul. A Polícia Civil concluiu nove inquéritos com crimes em pelo menos 13 cidades gaúchas, locais onde agentes cumpriram 48 mandados judiciais. O grupo também aliciava funcionários de fazendas, comprava gado com cheques sem fundo e ainda levava em caminhões os animais roubados de pecuaristas.

São cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão. Um dos locais foi em Canoas, envolvendo uma comparsa do líder da quadrilha, Edson Rosa, que já foi preso durante a investigação iniciada em agosto do ano passado com o furto de gado no município de Rosário do Sul, na Fronteira Oeste. A polícia também apreendeu 15 veículos, incluindo quatro caminhões, três clonados, e que eram usados somente para roubar gado. Ainda houve o cumprimento de outras 21 medidas judiciais relacionadas a movimentações financeira e fiscal, incluindo com bloqueio de contas e de ações fiscais.

Nesta manhã, 17 pessoas foram presas, seis veículos sequestrados e 2,61 toneladas de carne, apreendida, além de seis armas. Dois caminhões foram flagrados transportando o produto dos furtos. Um deles, em Venâncio Aires, com carga de miúdos e outro em Palmeira das Missões (foto), com 160 quilos de carne imprópria para consumo.

Além de Canoas, as ações ocorreram nas seguintes cidades: Arroio dos Ratos, Santa Maria, Camaquã, Progresso, Venâncio Aires, Quaraí, Santana do Livramento, Julio de Castilhos, Paraí, Bom Retiro do Sul, Palmeira das Missões e Dom Pedrito. São locais onde o grupo tinha ramificações ou contatos com envolvidos no esquema criminoso. Além destas localidades, a Polícia Civil está investigando a participação de um frigorífico de Arroio dos Ratos suspeito de ter ligação com os ladrões de gado. 

O delegado responsável pela ação, Adriano Linhares, de Uruguaiana, destaca que os criminosos tinham uma forma diferente de agir.

- Eles cooptavam, aliciavam funcionários de fazendas em todo o estado para furtar gado dos seus patrões. Recebiam até 20% do valor de mercado de uma rês. E essa ligação é um problema por que muitos casos não foram registrados pelo fato de que as verdadeiras vítimas nem souberam que foram roubadas - afirma Linhares.

Em um dos casos, o proprietário de uma fazenda em Santana do Livramento ficou sabendo muito depois que teve 180 bovinos levados por ladrões por meio do contato com um de seus funcionários. Por este fato que a operação hoje foi chamada de "Cooptare".

Estelionato

A organização criminosa também é apontada na investigação por estelionato. Linhares diz que os suspeitos ainda comprovam cabeças de gado de pecuaristas. O problema é que a negociação era a prazo e fechada com o uso de cheques pré-datados. No entanto, eram cheques sem fundo e os estelionatários utilizavam nomes falsos ou de laranjas. As compras eram feitas de vítimas em todo o Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina.

Linhares diz ainda que a Força Tarefa da Polícia Civil que combate o abigeato, durante as investigações, chegou a prender preventivamente 28 suspeitos, todos ainda no sistema prisional, incluindo o líder da quadrilha. O criminoso mantinha base na cidade de Canoas. Outros dez ladrões foram presos em flagrante desde agosto do ano passado. Neste período, ainda houve a apreensão de caminhões carregados com animais, cerca de 51 reses que haviam sido furtadas. As medidas judiciais cumpridas hoje foram expedidas pela 2ª Vara da Comarca de Rosário do Sul e medidas cautelares também serão direcionadas para o ressarcimento futuro dos prejuízos acarretados às vítimas.

Fonte: Gaúcha

Polícia faz ação contra quadrilha que montou "drive-thru" de drogas em Porto Alegre

Agentes comprovaram o esquema abordando motoristas que iam até a região para buscar drogas.

Veículos apreendidos na operação nesta manhã - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil realizou, na manhã desta quarta-feira (14), uma operação para frear o crescimento de uma quadrilha que montou um sistema de "drive-thru" de drogas na Vila Planaltina, no bairro Jardim Itú-Sabará, na zona norte de Porto Alegre. Um homem de 26 anos, considerado o chefe da quadrilha, foi preso em flagrante pelos agentes.

De acordo com a investigação da 14ª Delegacia de Polícia, traficantes vendiam drogas a motoristas na Rua Carlos Salzano Vieira da Cunha. Os agentes detectaram a ação ilegal após abordar condutores com pequenas quantidades de drogas na Rua Adda Mascarenhas de Moraes, que fica próxima do ponto de vendas, e que é uma importante ligação do bairro para a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Os usuários confessaram que estavam buscando a droga naquela região.

Com as provas, a polícia obteve doze mandados de busca e apreensão em casas da Vila Planaltina. Uma motocicleta Hornet, um Focus e um Ford Ka, com suspeitas de serem roubados, foram apreendidos pela polícia nesta manhã.

"Queremos impedir a criação de uma nova cracolândia. Temos certeza que ali as pessoas entram para comprar drogas como se fosse um drive-thru", comenta o delegado Cléber Lima.

Outros membros da quadrilha não foram encontrados na ação de hoje, mas a polícia garante que passará a monitorar o ponto com mais atenção após a operação.

Fonte: Gaúcha

Presos suspeitos de expulsarem homem de casa para vender drogas em Esteio

Operação na Vila Cidade de Deus foi realizada para enfraquecer quadrilha de traficantes que atua na região

Polícia prendeu quatro suspeitos em ação contra tráfico de drogas - Foto: Polícia Civil

A ação violenta de traficantes, que expulsaram um morador para transformar a casa dele em um ponto de venda de drogas, levou a Polícia Civil a realizar uma ação na chamada Vila Cidade de Deus, em Esteio, na Região Metropolitana. Quatro homens foram presos nos dezesseis mandados judiciais executados na manhã desta quarta-feira (14).

A vítima expulsa de casa procurou recentemente a polícia contando o ocorrido. Segundo ele, um grupo de homens armados invadiu a residência e ordenou que ele não voltasse. O local tornou-se um ponto estratégico de venda de drogas para a quadrilha, mas em seguida foi abandonado, após os bandidos perceberem que a polícia estava monitorando a residência. Os traficantes, agora, se preparavam para alugar a casa, enquanto o morador teve que fugir com a família.

De acordo com o delegado André Sperotto, a ação da polícia tinha como objetivo recuperar a casa, mas também conter o avanço de outros crimes no bairro. A localidade registrou várias ocorrências recentemente.

"Essa região, como um todo, é muito violenta. Temos investigações recentes de tráfico de drogas, tentativa de homicídio, da expulsão da casa, e de troca de tiros com policiais militares", comenta o delegado André Sperotto.

Entre os crimes no bairro, está o homicídio de um adolescente que foi atacado quando voltava de uma festa. Leonardo Lobo, 17 anos, foi atingido por sete tiros. Há a suspeita de que ele estivesse envolvido no tráfico de drogas da região.

Durante a operação de hoje, a polícia procurou drogas em barracos e casa, mas não encontrou. Um homem, apontado como integrante da quadrilha, não foi localizado e passou a ser considerado foragido.

Fonte: Gaúcha

Polícia esgota buscas e ainda não tem pistas do paradeiro da família desaparecida no Norte do RS

Principal suspeito do crime foi preso pela polícia, mas se manteve em silêncio.

Gol em que a família viajou foi encontrado carbonizado pela polícia - Foto: Fábio Lehmen /RBS TV

A Polícia Civil considera que esgotou todas as possibilidades de buscas à família desaparecida desde que viajou de Carazinho para se encontrar com um homem no município de Colorado, no Norte do Estado, no dia 24 de maio. O delegado Edinei Albarello acredita que as vítimas estejam mortas.

Desde o dia em que a polícia se mobilizou atrás de Márcia Cristina Johan, 50 anos, o marido Roberto Terres, 46 anos, e a filha do casal, Maria Elizabete Johan, 15 anos, diversas informações anônimas sobre a localização dos corpos chegaram, mas nenhuma se confirmou. Já foram feitas buscas no Rio Jacuí, em um açude, em um matagal e até foi refeito o itinerário do local do crime até a casa da família. A polícia chegou a usar uma retroescavadeira em um  terreno, porém novamente não obteve sucesso.

Na tarde de terça-feira, o homem apontado como principal suspeito do crime foi preso pela polícia. Flávio Diefenthaler Martins, de 47 anos, tinha mandado de prisão preventiva em aberto pela investigação e portava uma arma - que será periciada para ver se é a mesma usada nos disparos na fazenda onde a família desapareceu.

"Está um mistério esse caso. Esperava que o homem preso ontem nos ajudasse a encontrar os corpos, mas ele só disse que é inocente e que só fala em juízo. Nossa esperança é que alguma nova denúncia chegue", lamenta o delegado.

A polícia quer saber quem são os outros envolvidos no crime. O delegado garante que o autor não teria conseguido fazer uma ação complexa sem o auxílio de outras pessoas.

A investigação acredita que o plano dos bandidos tenha dado errado. Para os agentes, o fato de a esposa e a filha terem ido juntas atrapalhou os criminosos.

"Eles não esperavam que o vizinho que viajou junto conseguisse fugir. A gente acredita que eles (assassinos) também tenham sido surpreendidos pela presença da esposa e da filha", comenta Albarello.

Inicialmente, a polícia desconfiou do vizinho que havia viajado com a família. Ele avisou a polícia somente no dia seguinte a emboscada, informando que no momento que chegaram no local marcado para a venda de um carro a família foi atacada a tiros. No entanto, os agentes consideram a versão dele plausível.

O delegado tem dez dias para concluir o inquérito. Albarello afirma que segue buscando provas e novas testemunhas para elucidar o crime. A principal linha de investigação aponta para um acerto de contas do tráfico de drogas e que o alvo inicial era somente Terres.

Relembre o caso
No dia 24 de maio, a família saiu de Carazinho para supostamente comprar um carro em Colorado, distante cerca de 45 quilômetros. Foram no carro pai, mãe e filha, além de um vizinho, que retornaria dirigindo um dos veículos. Ao chegar no local, homens armados atacaram o carro da família, enquanto o vizinho conseguiu fugir.

O carro da família foi encontrado incendiado no município de Mormaço, próximo do local. Desde então, a polícia está mobilizada nas buscas aos corpos.

Fonte: Gaúcha

Polícia realiza operação de combate a roubos em joalherias de Santa Maria

Até o momento, um suspeito foi preso.

A Polícia Civil realiza, na manhã desta quarta-feira (14), uma operação que visa desarticular o combate a roubos em óticas e joalherias em Santa Maria. A 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) está à frente da Operação Senhor dos Anéis, que começou cedo, ainda por volta das 7h30min, na região oeste da cidade. Ao todo, 25 policiais cumprem três mandados de prisão - até o momento, um jovem de 25 anos, suspeito de envolvimento nos roubos, foi preso.

A 1ª DP apura a suposta ação de uma quadrilha que, apenas no mês passado, em um curto intervalo de tempo, roubou dois estabelecimentos que comercializam joias na cidade.

A Polícia Civil, a princípio, trabalha com a hipótese da ação de uma mesma quadrilha nesses dois casos. Mas, apenas após a conclusão das investigações é que se poderá confirmar isso.

Estima-se que a ação dos bandidos nesses dois roubos tenha causado um prejuízo de cerca de R$ 45 mil. Essa é a primeira fase da Operação Senhor dos Anéis.

E também na manhã desta quarta-feira uma outra operação foi deflagrada e que teve desdobramentos também em Santa Maria. A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha especializada na produção e distribuição de drogas sintéticas no Estado e também em Santa Catarina.

GAÚCHA SM

Operação da BM apreende sete máquinas caça-níqueis em Igrejinha

Policiais Militares também apreenderam pequena quantia de drogas.

13-06 op BM Igrejinha

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de terça-feira (13/06), a Brigada Militar realizou a Operação Avante em Igrejinha, onde foram realizadas abordagens através de barreiras e fiscalizações em bares.

Durante as barreiras policiais foram abordados 26 veículos, sendo três recolhidos e seis autuações de trânsito confeccionadas. Ocorreram ainda três abordagens em bares onde foram fiscalizados os estabelecimentos e identificados os frequentadores. No total 35 pessoas foram abordadas.

Em um estabelecimento no Bairro Vila Nova, foram localizadas em uma sala nos fundos do bar, sete máquinas caça-níqueis, do tipo maleta, todas ligadas em pleno funcionamento. No momento da abordagem havia um jogador realizando apostas em um dos equipamentos. Dentro das máquinas foi encontrado grande quantia em dinheiro. Foi confeccionado termo circunstanciado para o responsável pelo bar de 29 anos, que já possui antecedente pela mesma contravenção.

Ainda dentro da operação, em abordagem de um indivíduo suspeito na Rua Delmar Franzen, no Bairro Figueira, durante revista pessoal foi localizado no bolso de sua calça a quantia de 1,3 gramas de maconha. Foi confeccionado termo circunstanciado por posse de entorpecente ao autor de 18 anos que já possui antecedente pelo crime.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia Civil prende dez pessoas na Operação Lei e Ordem em Ibirubá

Na manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Civil, por meio das Delegacias de Polícia (DPs) de Ibirubá, Selbach, 2ª DP de Cruz Alta e Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI) de Cruz Alta, com apoio da Brigada Militar (BM) de Ibirubá, deflagrou a Operação Lei e Ordem. Nesta data, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva.
Segundo a delegada Diná Rosa Aroldi, quatro pessoas foram presas por furto abigeato, fato ocorrido em 2017; um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo, fato ocorrido em 2016; e a sexta prisão se deu em cumprimento a mandado de prisão preventiva decorrente de sentença condenatória por desobediência nos termos da Lei Maria da Penha, fato também ocorrido em 2016. Todos os crimes ocorreram no município de Ibirubá.
A Operação, que teve início no dia 01 de junho, totaliza dez presos sendo um por roubo a pedestre ocorrido neste ano; dois presos por furto de veículo ocorrido em janeiro de 2017; e mais um preso preventivamente por furto abigeato, fato ocorrido no mês de fevereiro deste ano.
Fonte Ação Preventiva

Polícia Civil deflagra Operação Santo Cristo contra o tráfico de drogas na zona norte da Capital

A Polícia Civil, através da 14ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre, deflagrou na manhã desta quarta-feira (14/06) a Operação Santo Cristo, na zona norte da Capital. A ação teve por objetivo o combate ao tráfico de drogas na Vila Planaltina. Segundo o delegado Cléber Lima, a ação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e resultou na prisão do principal investigado e na aprensão de dois carros e uma moto.

Fonte Ação Preventiva

Polícia Civil apreende objetos associados ao roubo de cargas na Capital

Na tarde desta terça-feira (13), policiais civis da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC/Deic) realizaram buscas e apreenderam diversos objetos em uma residência no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre.
Após recebimento de informações de que a referida residência era utilizada na prática de crimes associados ao roubo de cargas, os policiais encontraram cinco munições calibre .9mm, seis munições calibre .12, uma espingarda de pressão, um simulacro de pistola, um drone, um carregador de HT e diversos aparelhos celulares. Não havia ninguém no local, no entanto, os moradores já estão identificados pela Polícia Civil.
O delegado Alexandre Fleck, titular da DRFC, ressaltou a importância da população na apuração de práticas criminosas. “Informações trazidas por populares, ainda que de forma anônima, são de extrema valia às ações de polícia judiciária”, afirmou.
Fonte Ação Preventiva

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Nova Petrópolis

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia (DP) de Nova Petrópolis, com apoio da Brigada Militar (BM), prendeu, nessa terça-feira (13/06), um homem, de 37 anos, por posse ilegal de arma de fogo. Com ele, foi apreendido uma espingarda sem numeração e 25 cartuchos de munição calibres .12 e .28. A ação se deu em cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. 




Fonte Ação Preventiva

Polícia Civil prende dois homens em flagrante por roubo e receptação

Na tarde desta terça-feira, policiais da 19ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre prenderam em flagrante dois indivíduos envolvidos em roubo a pedestre e receptação. Com eles foram recuperados cinco celulares e um notebook, os quais haviam sido subtraídos em roubos a pedestres. 




Fonte Ação Preventiva

Polícia Civil recupera mais um veículo na Operação Predador na Capital

A Polícia Civil, através da Equipe Volante da Divisão Judiciária de Operações (DJO) recuperou, na tarde dessa terça-feira (13/06) um veículo KIA/Sportage, no bairro Navegantes na Capital. O veículo havia sido roubado nesta mesma data, no bairro Floresta. Segundo o delegado Marco Antônio Duarte, com esta recuperação, a equipe totaliza 50 veículos recuperados na Operação Predador, que visa combater o roubo e furto de veículos na Capital. 




Fonte Ação Preventiva

terça-feira, 13 de junho de 2017

Criminosos assaltam joalheria em shopping na zona sul de Porto Alegre

Imagens de câmeras de vigilância ajudarão a identificar os assaltantes

Peritos chegaram ao local na tarde desta terça-feira, após o assalto ao estabelecimento comercial

Foto: Bruno Alencastro /Agencia RBS

Uma joalheria foi assaltada, na tarde desta terça-feira (13), no Barra Shopping Sul, na zona sul de Porto Alegre. Conforme informações da Polícia Civil, dois homens armados invadiram o local e anunciaram o assalto. Outros dois assaltantes deram apoio a ação, ficando no corredor e no estacionamento.

Após a ação, o grupo fugiu em um veículo HB20 com placas clonadas, e ninguém ficou ferido na ação. Eles roubaram joias e relógios, mas a quantia levada ainda não foi informada pela polícia.

A Delegacia de Roubos investiga o caso e utilizará as imagens de câmeras de vigilância do shopping para identificar os criminosos. O carro utilizado na fuga foi encontrado abandonado na Avenida Capivari. Até o momento, nenhum assaltante foi localizado.

Por meio da assessoria de imprensa, o Barra Shopping Sul afirmou que está colaborando com a polícia nas investigações e que as outras lojas continuam funcionando normalmente nesta tarde.

Fonte: Gaúcha

Rio Grande do Sul ganha mais 19 PMs para operações de choque

Formatura de 25 novos policiais militares ocorreu nesta terça-feira em Porto Alegre

A Brigada Militar formou, no começo da noite desta terça-feira (13), 25 novos policiais militares especializados em operações de choque. A solenidade ocorreu na sede do 1ª Batalhão de Operações Especiais (BOE), na Zona Leste de Porto Alegre.

O grupo está capacitado para atuar em controle de distúrbios, como em confrontos, invasões e protestos. Do total de formandos, 19 serão integrados a Tropa de Choque do Rio Grande do Sul nas respectivas cidades de origem e já estão aptos para trabalhar.

Outros quatro policiais formados irão atuar no Tocantins, Mato Grosso, Amapá e Paraíba. Dois militares são de Missiones, na Argentina, e vão trabalhar no país vizinho após a realização do curso no Estado gaúcho.

Fonte: Gaúcha

Aprovado projeto que retira a BM da guarda externa dos presídios

Texto integra pacote de cortes encaminhado pelo Piratini no ano passado.

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto que retira a exclusividade da Brigada Militar para fazer a segurança da parte externa dos presídios gaúchos. Depois de quase três horas de discussões, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada por 35 votos a 16.

Atualmente, 500 policiais militares fazem o serviço. Segundo o líder do governo no Legislativo, deputado Gabriel Souza (PMDB), esse efetivo poderá ser deslocado para o policiamento de rua – mas sem prazo definido.

O texto aprovado na Assembleia não especifica quem fará a guarda externa das casas prisionais. Contudo, o parlamentar afirma que agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por exemplo, poderão exercer essa função.

A discussão da PEC gerou polêmica no plenário. Enquanto a base aliada defendia o projeto, alegando que os policiais poderão ir para as ruas, a oposição criticava o texto.

“O governo quer é privatizar o trabalho”, discursou na tribuna o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT). “Não vejo problema em se contratar agentes terceirizados, desde que bem treinados”, rebatia o deputado Tiago Simon (PMDB).

Após a aprovação da proposta, os deputados começaram a discutir a PEC 261/2016, que modifica a base considerada na aposentadoria de servidores públicos: sai o tempo de serviço, entra o tempo de contribuição. Se aprovada, a matéria irá vedar o uso de licenças no cálculo previdenciário.

As galerias da Assembleia Legislativa estão lotadas de servidores que atacam o projeto. Antes da sessão, os trabalhadores de posicionaram na entrada do plenário para constranger os parlamentares da base do governador José Ivo Sartori.

Fonte: Gaúcha

BM prende por tráfico de drogas em São Francisco de Paula

Autor estava vendendo entorpecentes em uma festa.

11-06 SFP

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de domingo (11/06), por voltas 05h45min, a Brigada Militar de São Francisco de Paula recebeu uma denúncia anônima, via 190, que em uma festa em um clube no centro da cidade um indivíduo estaria comercializando drogas.

A testemunha além das características do acusado, também indicou qual o veículo que ele havia chegado ao evento. A guarnição foi até próximo ao local onde aguardou o mesmo sair, sendo ele abordado quando chegava em seu automóvel Fiat Uno.

M.A.O., 31 anos, com antecedentes por roubo e furto, foi revistado sendo encontrado com ele quatro buchas de maconha e duas buchas de crack. Dentro do seu veículo, escondido na palanca doe câmbio, foi encontrado um tubo de plástico contendo 20 buchas de maconha.

O autor foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes, sendo encaminhado ao presídio de São Francisco de Paula.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende procurada da justiça em Nova Petrópolis

Ela possuía mandado pela comarca de Pomerode-SC.

Na tarde de terça-feira (13/06), por volta das 14 horas, a Brigada Militar de Nova Petrópolis recebeu informação de um policial civil que uma procurada da justiça estava em atitude suspeita próximo ao Parque Aldeia do Imigrante, no centro do município.

A guarnição de serviço deslocou ao local e abordou V.V.R.D.M., 50 anos, com antecedentes por estelionato, apropriação indébitas, uso de documentação falsa e outros crimes, sendo que contra ela havia um mandado de prisão expedido pela comarca de Pomerode-SC.

Ela foi presa em flagrante e conduzida a delegacia de onde seria encaminhada ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende autor de tentativa de homicídio

Ele desferiu uma facada na vítima em frente a um pub.

12-06 - BM CANELA PRENDE AUTOR DE HOMICÍDIO TENTADO

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de segunda-feira (12/06), por volta das 4h15min, a Brigada Militar de Canela foi acionada para atender mais uma ocorrência de briga na Rua Dona Carlinda, próximo a uma pub.

12-06 BM CANELA PRENDE AUTOR DE HOMICÍDIO TENTADO2

Em ato contínuo outra informação de uma briga no hospital de Canela. A guarnição deslocou e visualizou o momento em que um suspeito de 36 anos, perseguia a vítima, de 30 anos, que estava sangrando devido ao corte sofrido durante a briga.

O acusado ao perceber a presença da viatura entrou em um veículo Ford Fiesta, que foi interceptado. Ele estava com uma faca na cintura, com aproximadamente 20 cm de lâmina, objeto que tentou dispensar dentro do veículo.

O autor que possui antecedentes por ameaça e lesão corporal foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e conduzido a delegacia.

Populares informaram que a briga começou na frente da danceteria, onde o autor desferiu uma facada na vítima que correu em direção ao hospital onde o acusado tentou novamente esfaqueá-lo, tendo a vítima novamente que fugir.

O veículo estava com o licenciamento vencido e foi recolhido.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso, adolescente e arma de fogo são apreendidos no bairro Areal em Pelotas

mm (1)

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No sábado (10/06), no bairro Areal em Pelotas, policiais militares do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), após serviço de inteligência, abordaram A.L.A.V, 25, que tinha em sua posse uma espingarda calibre 22 e um adolescente de 16 anos, os mesmos teriam realizado um roubo a veículo anteriormente utilizando a arma longa, a vítima reconheceu os autores, mas o veículo não foi recuperado. A arma foi apreendida e os homens foram conduzidos à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é preso com arma em Bento Gonçalves

Um foragido foi preso por porte ilegal de arma de fogo por volta das 18h15min de segunda-feira em Bento Gonçalves. Conforme a Brigada Militar, o suspeito de 24 anos foi abordado na Rua Lajeadense, bairro Municipal. Durante revista foi encontrado com o mesmo um revólver calibre 38 municiado com cinco munições calibre 357 com numeração suprimida, uma munição calibre 357 e uma munição calibre 38.

Em consulta no sistema foi constatado que o individuo estava na condição de foragido do sistema prisional.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao individuo e conduzido até a DPPA para o devido registro.

Fonte: Ação Preventiva

Oficina de Treinamento é realizada em Uruguaiana em comemoração ao 89º Aniversário do 1º BPAF

DSCN0543 (1)

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

yy

Realizou-se no período de 05 a 09 de Junho nas dependências do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, uma Oficina de Treinamento em Patrulhamento Tático Móvel Rural e Urbano, ministrado pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), sob comando do 1º Tenente Jacson Rodrigues de Campos, com carga horaria total de 72 horas.

DSCN0458

Com o objetivo de capacitar os policiais militares que atuam na área do 1º BPAF, o treinamento contou com os seguintes conteúdos programáticos: Instrução Tática Individual, Atendimento Pré-Hospitalar (APH); Patrulhamento Rural, Procedimento em Ocorrência com Explosivos; Cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão (MBA); Intervenção Prisional; Patrulha Rural e Urbana entre outros.

DSCN0476

Durante o treinamento, foram simuladas diversas situações de emprego das técnicas aprendidas, para que os policiais militares pudessem expandir o conhecimento adquirido durante as instruções.

DSCN3315

Encerrando as atividades, foi realizada no Teatro Municipal uma formatura para a entrega de certificados, que contou com a presença de autoridades civis e militares como Prefeito Municipal Sr. Ronnie Peterson Colpo Mello, Coronel Kleber Rodrigues Goulart, comandante do Comando Regional de Policia Ostensiva da Fronteira Oeste entre outras. O evento foi finalizado com um almoço de confraternização nas dependências do 1º BPAF.

IMG-20170609-WA0041

Fonte: Ação Preventiva