sábado, 29 de abril de 2017

Jovem encontrado morto em Santa Maria foi vítima de acidente de trânsito

Essa é a hipótese trabalhada pela Polícia Civil

Foto: Carlos Machado /Gaúcha SM

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de acidente de trânsito para a morte de um jovem de 28 anos no final da madrugada desta sexta-feira (28) em Santa Maria.

Alexander do Nascimento Benaduce foi encontrado, já sem vida, por volta das 5h30 na Rua Serafim Valandro. Ele conduzia uma motocicleta que estava caída e destruída próxima ao corpo.

O jovem tinha um corte de aproximadamente 15 centímetros no pescoço.

Fonte: Gaúcha SM

Empresário do Vale do Sinos é libertado no Litoral Norte após sequestro

Edgar Spilman foi atacado por três homens na terça-feira, quando chegava em sua empresa, em Campo Bom.

O empresário Edgar Spilman, de Campo Bom, que estava sequestrado desde a terça-feira, foi libertado na noite de sexta-feira (28), por volta de 22h, em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte. Spilman atua na área de factoring (prestação de serviços e compra de ativos financeiros). A informação sobre o crime só foi divulgada pela Polícia Civil na manhã deste sábado (29).

A Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) informou que a vítima passa bem e que não houve pagamento de resgate. Spilman havia sido sequestrado na última terça-feira, por volta de 14h, em Campo Bom, no Vale do Sinos.

Ele foi atacado por três homens armados e encapuzados que estavam em um veículo Spacefox, de cor escura, quando chegava em sua empresa, no município. O Deic acompanhou todo o caso e auxiliou a família.

Ainda não há informação sobre o local do cativeiro, e a polícia trabalha para identificar os suspeitos. Imagens de câmeras de vigilância já estão sendo analisadas pela polícia.

Fonte: Gaúcha

Polícia reforça segurança na zona sul de Porto Alegre após ataque a posto e ônibus da Brigada Militar

De acordo com o tenente-coronel Alexandre Brite, efetivo vai ficar por tempo indeterminado na região.

 













Foto: Cid Martins /Rádio Gaúcha

O policiamento na região da Vila Cruzeiro e do Morro Santa Tereza, zona sul de Porto Alegre, foi reforçado após dois ataques e um confronto com morte ocorridos nestas localidades entre ontem e hoje. O tenente-coronel Alexandre Brite diz que efetivo da Operação Avante, do 1º Batalhão e do Batalhão de Operações Especiais vai ficar por tempo indeterminado nestes bairros.

"Não vamos permitir que esta tentativa de intimidação ocorra e vamos manter o máximo de efetivo possível nestas regiões", diz Brite.

No caso mais recente, na manhã deste sábado (29), um posto da Brigada Militar foi atacado por pelo menos 20 tiros de pistola 9 mm, de uso restrito das Forças Armadas. Dez disparos atingiram o prédio. Dois PMs que estavam no local não ficaram feridos. Dois homens em uma moto, ainda não identificados, são suspeitos. Este posto policial já foi alvo de ataque com pedras no ano de 2015.

Já na noite de ontem, um ônibus da BM foi atingido por tiros. O caso ocorreu próximo a uma praça na esquina das ruas Belmonte de Macedo e Xavier da Cunha, no bairro Nonoai. O veículo teve vidros quebrados e ninguém ficou ferido.

A polícia acredita que estas ações criminosas sejam uma represália depois que um suspeito de 19 anos morreu durante um patrulhamento de rotina, na Vila Cantão, horas antes. Entretanto, ainda não há suspeitos.

Patrick Fernandes Vieira, com antecedentes criminais, estava com outros sete suspeitos e tentou fugir da polícia durante abordagem. Os outros sete não foram localizados e ele acabou sendo baleado. Após atendimento médico, não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma arma de brinquedo.

Em função das ocorrências, a linha de ônibus Orfanotrófio não circulou até por volta de 9h40, conforme a EPTC. A linha Prado também sofreu desvios durante a manhã. Os ônibus já estão operando normalmente.
 

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar de Esteio apreende menor por roubo a estabelecimento comercial

Na noite de sexta-feira,  no bairro Santo Inácio em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a apreensão de um menor de 15 anos por roubo a estabelecimento comercial. A prisão ocorreu após a guarnição ser alertada de um roubo a um mercado no bairro São José, onde durante as buscas, o menor foi localizado e apreendido. O menor foi reconhecido pela vítima como sendo um dos autores do roubo ao seu estabelecimento, sendo apreendido e encaminhado a DPPA Canoas para os devidos fins.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio efetua prisão por roubo a pedestre




















Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de sexta-feira, no bairro Novo Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de N.M.B.M. (18 anos), G.F.A.S. (24 anos) e a apreensão de um menor de 17 anos por roubo a pedestre, em Esteio, na Região Metropolitana. Conforme a Brigada Militar, o fato ocorreu após a guarnição receber um alerta de que um veículo GM/Corsa de cor branca com três indivíduos teria efetuado um roubo a pedestre no interior do bairro e que teria deslocado em direção a BR 116. A guarnição que estava nas proximidades localizou o veículo, efetuou a abordagem e a prisão dos indivíduos.











Com os mesmos foi encontrado um revólver cal.22 com duas munições intactas, dois aparelhos celulares, uma bolsa, carteira com documentos e dinheiro pertencentes às vítimas, as quais reconheceram ambos os indivíduos como sendo os autores do roubo. O veículo foi recolhido ao depósito SOS de Esteio, sendo os dois indivíduos presos e o menor apreendido encaminhados a DPPA Canoas, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.











Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende por roubo de veículo em Esteio




















Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada deste sábado, no bairro São Jorge, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de M.R.P. (18 anos) por roubo de veículo, em Esteio. Conforme a Brigada Militar, a prisão ocorreu após a guarnição receber o alerta do roubo do veículo Fiat/Siena de cor branca, placas IYV4800, o qual estaria em deslocamento pela Estrada do Nazário em sentido a cidade de Canoas, onde na divisa de área a guarnição se deparou com o veículo já fora da via, caído na lateral, onde do interior do veículo estava saindo o indivíduo, o qual foi preso.











Com ele estavam mais dois indivíduos e uma mulher, mas não foram localizados. Durante a ação do roubo do Siena, os indivíduos abandonaram o veículo Fiat/Uno de cor verde, placas IDE3156, o qual tinha sido roubado uma hora antes na cidade de Cachoeirinha. Os veículos recuperados foram recolhidos ao depósito do DETRAN Esteio, o indivíduo foi preso e encaminhado a DPPA Canoas, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.











Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Jovem é encontrado morto no centro de Santa Maria

A vítima foi identificada como Alexander do Nascimento Benaduce, de 28 anos.

Foto: Carlos Machado /Gaúcha SM

Um jovem de 28 anos foi encontrado morto por volta das 5h20 da manhã desta sexta-feira (28) na Rua Serafim Valandro, entre as ruas Olavo Bilac e Coronel Niederauer, no centro de Santa Maria. A vítima foi identificada como Alexander do Nascimento Benaduce.

Ele conduzia uma motocicleta que estava caída e destruída próxima ao corpo. Apesar de a polícia trabalhar com a hipótese de acidente, a morte será investigada porque o jovem tinha um corte de aproximadamente 15 centímetros no pescoço.

Fonte: Gaúcha

Corpo encontrado em clube é de advogado de 67 anos

Sebastião Maurique teria informado a amigos e familiares que dormiria na embarcação, hábito comum entre proprietários de barcos.

O corpo encontrado quinta-feira submerso no Guaíba é do advogado Sebastião Maurique, 67 anos, associado do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre. Dono de um veleiro, ele havia participado de um tradicional jantar no clube, no bairro Tristeza, na quarta-feira à noite. Ele teria informado a amigos e familiares que dormiria na embarcação, hábito comum entre os proprietários. As informações são de Zero Hora.

Na quinta-feira, a ausência dele em compromissos profissionais e o veículo estacionado no clube chamaram atenção e desencadearam as buscas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o corpo do advogado sob a embarcação, que estava presa a um trapiche flutuante. A desconfiança da direção do clube é de que Maurique tenha se desequilibrado ao subir do barco, caído na água e se afogado. O caso é tratado pelo Jangadeiros como uma "fatalidade que causa profunda tristeza". 

Conforme a delegada Áurea Regina Hoeppel, titular da 6ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, o movimento causado pelo trapiche flutuante, aliado ao vento e escuridão, pode ter contribuído para a queda. 

"Vamos conversar com as pessoas que estavam nesta festa para entender melhor, mas, a princípio, tudo indica que ele tenha morrido afogado ou de hipotermia. Provavelmente caiu na água ao tentar entrar na embarcação", disse a delegada.

Viúvo há quatro meses, Maurique morava sozinho na Vila Conceição, zona sul de Porto Alegre.

Fonte: Zero Hora

Moradores aproveitam protesto e cobram "pedágio" de motoristas na RS-118

Rodovia foi liberada em Sapucaia do Sul após chegada da BM.


 










Pedras foram colocadas no trecho durante protesto - Foto: Cid Martins /Rádio Gaúcha

Um grupo de moradores das margens da RS-118, em Sapucaia do Sul, aproveitou o protesto contra as reformas do governo federal nesta sexta-feira para extorquir dinheiro de motoristas parados na rodovia, em rótula de acesso à cidade nas proximidades da BR-116. Eles cobraram "pedágio" de R$ 1 para liberar o trânsito.

A RS-118 foi bloqueada por volta das 4h30 por manifestantes, que colocaram pelo menos cinco focos de incêndio com pneus e objetos na rótula. Por volta das 8h30, a mobilização foi encerrada. Nesse momento, alguns moradores da região retiraram os objetos da via e fizeram uma espécie de cordão humano, iniciando a cobrança do pedágio.

Caminhoneiro de Santa Catarina, Aladir Carradore reclamou que, depois de uma hora e meia parado, ainda teve de pagar para poder seguir viagem.

"Eles pediram para deixar passar um real, dois. Se não pagasse, não deixavam passar", afirmou o motorista.

A cobrança durou cerca de 10 minutos, após a Brigada Militar ter sido acionada por motoristas. O trânsito foi normalizado no trecho.


Fonte: Gaúcha

Filho do prefeito de Vacaria tem alta do hospital após ser baleado e passa bem

Jovem de 17 anos foi abordado na entrada do seu apartamento em Vacaria na noite de quinta-feira (27)

O filho do prefeito Amadeu Boeira, de Vacaria, que foi vítima de um assalto no apartamento onde mora na Avenida Militar na noite de quinta-feira (27), teve alta do hospital nesta sexta e passa bem. O jovem de 17 anos foi abordado por volta das 23h na entrada do prédio onde mora por três assaltantes. Ele reagiu e foi baleado no ombro. O jovem foi internado no Hospital Nossa Senhora da Oliveira e, posteriormente, liberado. Conforme o prefeito, ele passa bem e ainda vai precisar passar por uma cirurgia no ombro. Boeira também informa que o filho sofreu um corte de faca no pescoço, mas sem gravidade.

Conforme o delegado Carlos Alberto Defaveri, enquanto a vítima era rendida com um revólver calibre 38 por um dos assaltantes, os outros dois roubavam os seus pertences. Os ladrões levaram um par de tênis, a mochila, um celular e R$ 87.

Na saída do apartamento, o jovem estava com dois dos ladrões já do lado de fora e um, que estava com o revólver, ainda estava dentro do apartamento. A vítima, então, fechou a porta com esse assaltante ainda do lado de dentro. Nesse momento, conforme a Polícia Civil, o criminoso, de 22 anos, atirou através da porta e atingiu o ombro do jovem.

Os ladrões fugiram, mas foram detidos pouco depois pela Brigada Militar. Foram presos em flagrante o atirador, identificado como João Henrique Guedes da Silva, 22 anos, natural de Novo Hamburgo e com antecedentes por tráfico de drogas; e Antonio Marcos Martins Vieira, 20 anos, de Vacaria. O atirador estava morando havia 15 dias na cidade. O terceiro envolvido tem 17 anos e foi encaminhado ao Ministério Público por ser adolescente. 

Fonte: Gaúcha

BM prende trio por furto de betoneira em Igrejinha

Equipamento é avaliado em R$4.000,00.

 









Na noite de quinta-feira (27/04), por volta das 21h30min, a Brigada Militar de Igrejinha recebeu uma ligação via 190, informando que dois veículos estavam encostados em uma obra na Rua Theodoro Julio Ritter, no Bairro Ritter, carregando uma betoneira.

A guarnição de serviço deslocava para a verificação quando no caminho a sala de operações informou que os veículos, um Santana e um Vectra, já haviam carregado a máquina e deslocavam em direção a cidade de Parobé.

Os veículos foram visualizados e abordados na rótula da Ecoland, divisa entre os municípios. O VW /Santana, de cor azul, placas de Cachoeirinha, puxava um reboque artesanal com a betoneira que é avaliada em R$ 4.000,00. O veículo era conduzido por M.L.C.S., 23 anos, morador de São Leopoldo, com antecedente por receptação e na carona J.C.K., 35 anos, morador de Novo Hamburgo, com antecedentes por furtos e receptação.

No outro veículo GM Vectra, com placa de Campo Bom, que acompanhava e dava cobertura para o primeiro, estava M.F., 32 anos, também morador de Novo Hamburgo.

Na sequência os Policiais Militares entraram em contato com o proprietário da obra que reconhecendo o equipamento. Os três indivíduos foram presos em flagrante por furto e encaminhados a delegacia onde seria lavrada a ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por roubos a pedestre em São Francisco de Paula

Na noite de quinta-feira (27/04), por volta das 22h20min, uma senhora compareceu na Brigada Militar de São Francisco de Paula, informando que havia sido vítima de roubo, onde havia sido levada a sua bolsa. Ela relatou que foi abordada na Rua Rio Grande do Sul, no Bairro Rincão por um indivíduo armado que anunciou o roubo. Após subtrair seus pertences saiu correndo do local.

A guarnição de serviço foi ao bairro, momento que outra senhora ligou ao 190 informando que sua filha também havia sido roubada nas mesmas proximidades, sendo levado o celular dela. Os Policiais Militares realizaram buscas e abordaram um suspeito com as características do acusado.

J.M.A., 35 anos, com antecedentes por receptação, estava de posse da bolsa roubada. As duas vítimas reconheceram o indivíduo como autor dos roubos. Ele foi preso em flagrante e conduzido ao presídio de São Francisco de Paula.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende foragido do presídio

Na manhã de sexta-feira (28/04), por volta das 11h30min, a Brigada Militar de Canela em patrulhamento no Bairro São Rafael avistou um indivíduo que era de conhecimento das guarnições que estava foragido do presídio.

Ao perceber a aproximação da viatura o foragido correu para o interior de um terreno em meio as residências tentando fugir. Os Policiais militares realizaram buscas sendo o mesmo localizado em baixo do de uma casa.

Em consulta ao sistema foi confirmado que J.L.F.T., 19 anos, com antecedentes por furto, roubos e receptação, estava foragido do presídio de Canela desde 11/03 deste ano. Contra ele ainda havia um mandado de prisão expedido pela comarca local. Ele foi reconduzido ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso com simulacro de pistola no bairro São Pelegrino

Na noite de quinta-feira, um jovem de 18 anos foi preso com um simulacro de pistola em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, ele foi abordado na Rua Moreira César, bairro São Pelegrino.

Ele foi encaminhado até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso com drogas em Caxias do Sul

Um homem foi preso por cumprimento de mandado na tarde de quinta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, por volta das 16h40min, o homem de 28 anos foi abordado na Avenida Antônio Andrighetti, bairro Santa Fé. Os policiais constataram que o mesmo estava na situação de procurado pela Comarca de Antônio Prado. Ele foi flagrado pelos PMs em atitude suspeita, entregando algo à outro homem, de 25 anos de idade, que também foi abordado.

Com ambos foram apreendidas 29 buchas de uma substância semelhante ao crack, 12 de cocaína e R$121,00.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ordem para assassinato brutal em Viamão partiu de dentro do Presídio Central

Alisson Penna, 18 anos, foi baleado e depois teve o corpo incendiado

Ordem para assassinato brutal em Viamão partiu de dentro do Presídio Central Polícia Civil / Divulgação/

Foto: Polícia Civil / Divulgação

A investigação sobre um assassinato brutal em Viamão, na Região Metropolitana, apontou para mais um crime arquitetado de dentro do Presídio Central pelo líder de uma facção criminosa. A vítima, identificada como Alisson Penna, de 18 anos, suspeito de homicídios e outros crimes, foi alvo de vários tiros e teve o corpo queimado ainda vivo no dia 17.
Conforme a delegada Larissa Fajardo, o motivo da execução foi um desentendimento que a vítima teve com um homem da mesma organização criminosa que ele integrava. O corpo foi deixado no bairro Cecília, em uma área dominada pela facção rival. O objetivo era confundir os investigadores e colocar a culpa no outro grupo.

— Infelizmente não é raro o contato dos presos com o mundo externo à prisão. O incomum neste caso é que a execução foi destinada a membro da mesma organização criminosa — relatou Larissa.

O principal suspeito foi preso pela Delegacia de Homicídios dois dias depois. É um foragido da Justiça por outro homicídio da região. Com ele, foram localizadas 31 balas de ecstasy que seriam vendidas em festas rave em Porto Alegre. Ele tinha duas máscaras para cometer os crimes.

O mandante também será indiciado.O inquérito deve ser finalizado nos próximos dias, após novas perícias solicitadas no carro usado para levar o corpo do local da morte. O veículo, que era roubado, foi desovado e queimado no mesmo bairro do assassinato. A Polícia Civil encontrou o carro no último dia 20.

Sem relação entre os casos

O caso de um outro homem, encontrado dias antes morto e com mãos amarradas também em Viamão, não tem relação com este assassinato, de acordo com a delegada. A Polícia Civil ainda não sabe quem é esta vítima.

Fonte: Zero Hora

Operação conjunta em São Francisco de Paula prende por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo


Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira (26/04), uma operação conjunta entre Brigada Militar, através da guarnição local, Seção de Inteligência do 1º BPAT e Polícia Civil de São Francisco de Paula, fechou um ponto de comercialização de drogas, prendendo o traficante e apreendendo um menor. Além dos entorpecentes foi encontrada uma espingarda.

Por voltas das13h30min, os órgãos de segurança cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência na Avenida Benjamin Constant, na Vila Jardim. No local foi encontrado o traficante J.B.S.O., 55 anos, com antecedente por furto e apreensão de objetos. No local foram encontradas 22 porções fracionadas de maconha, pesando 34 gramas, e 18 buchas de cocaína pesando 10 gramas.
Ainda uma espingarda calibre 36 com silenciador, um cartucho calibre 22, um cartucho calibre 6.35, um cartucho 7.65, um cartucho calibre 32 deflagrado, um punhal artesanal, um facão, um simulacro de arma de fogo (réplica de pistola), uma soqueira, além de aparelhos eletrônicos.

Também foi apreendido um menor de 16 anos por associação ao tráfico e resistência.

O adolescente infrator e o material foram apresentados na delegacia, sendo o traficante conduzido ao presídio de São Francisco de Paula.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é morto em confronto com a Brigada Militar em Alvorada

Ele estava em uma moto com outro homem quando houve troca de tiros

Um homem foi morto em confronto com a Brigada Militar, na noite desta quarta-feira (26), em Alvorada, na Região Metropolitana. Segundo informações preliminares, dois homens estavam em uma moto no bairro Jardim Algarve quando não obedeceram a ordem de parada da polícia.

Na fuga, houve troca de tiros. Um dos homens foi atingido e morreu na Rua 12, próximo ao número 70. A identidade dele não foi divulgada.

Nenhum policial ficou ferido.

Fonte: Gaúcha

Idosos são encontrados mortos dentro de residência em Gravataí

Causa das mortes ainda está sendo investigada pela polícia

Dois idosos foram encontrados mortos em uma residência de Gravataí na noite desta quarta-feira (26). A Brigada Militar foi chamada por vizinhos, que estranharam a ausência dos moradores. A casa fica na Rua Jorge Tadeu, no bairro Santa Fé. A polícia chegou ao local por volta das 22h.

De acordo com informações da Brigada Militar, com base em uma perícia inicial, Valdir Félix da Silva, de 66 anos, morreu há mais tempo, há pelo menos três dias. Sílvia da Rocha de Oliveira, de 83 anos, estava morta há cerca de um dia. Os corpos não tinham marcas aparentes de violência.

Segundo a Brigada Militar, os dois foram encontrados no chão da residência, sendo que o dela estava sobre o do homem. Vizinhos disseram que a idosa seria mãe do homem, mas a polícia não encontrou nenhum documento que confirme parentesco entre os dois.

A Polícia Civil aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para determinar as causas das mortes e investigar o caso.

Fonte: Gaúcha

Criminosos tentam assaltar caminhoneiro na BR-116, em Tapes

Roubo foi frustrado devido à sistema de segurança do veículo

Criminosos tentaram assaltar o motorista de um caminhão, na madrugada desta quinta-feira (27), na BR-116, em Tapes. De acordo com a Brigada Militar, o caminhão tinha saído de Caxias do Sul. A abordagem ocorreu perto do trevo de Tapes, por volta das 3h.

Os assaltantes estavam em uma Ecosport vermelha. Ao menos três bandidos participaram do crime. Eles obrigaram que o motorista parasse e um deles entrou no caminhão. Nesse momento, um sistema de segurança acabou sendo ativado quando o assaltante abriu a porta e o caminhão travou. O sistema enviou um alerta para a empresa responsável pelo dispositivo, que acionou a Brigada Militar.

Os bandidos ameaçaram matar o motorista, mas acabaram fugindo sem levar nada. A intenção deles, segundo a Brigada Militar, era levar o motorista até uma estrada vicinal para colocar a carga em outro caminhão. Eles fugiram levando o celular do caminhoneiro. Ele não ficou ferido.

Fonte: Gaúcha

Criminosos tentam arrombar caixa eletrônico em Caxias do Sul

Crime aconteceu no Banrisul do bairro Cruzeiro

Ladrões tentaram arrombar um caixa eletrônico do Banrisul, em Caxias do Sul. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (27) na Rua Luiz Michelon, no bairro Cruzeiro.

De acordo com a Brigada Militar, os criminosos quebraram uma das portas de vidro da fachada, provavelmente com uma marreta. Eles tentaram arrombar um dos terminais de autoatendimento. Como não conseguiram quebrar o equipamento, fugiram. O terminal não chegou a ficar danificado.

Esse é o segundo caso da semana no bairro Cruzeiro envolvendo estabelecimentos bancários. Na manhã de segunda-feira (24), funcionários perceberam o furto no Banco do Brasil assim que chegaram para trabalhar.

Fonte: Gaúcha Serra

Polícia faz operação em Pelotas para desarticular grupos responsáveis por homicídios

135 policiais cumprem 31 mandados judiciais na cidade

Foto: Polícia Civil /divulgação

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação Vingadores contra grupos criminosos responsáveis por pelo menos dez homicídios em Pelotas. Desde as 5h30, policiais cumprem 26 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva.

Cinco pessoas foram presas até o momento. Agentes encontraram simulacros de arma de fogo com os suspeitos. A investigação apontou o envolvimento de quatro grupos criminosos – a maioria composta por adolescentes – em mais de dez homicídios e cinco tentativas de homicídio na cidade.

Os mandados são cumpridos por 135 policiais civis nos bairros Pestano, Fragata, Navegantes, Sítio Floresta, Bom Jesus, Vasco Pires e Dunas.

Pelotas já registrou 30 homicídios em 2017.

Fonte: Gaúcha

Corpo é retirado do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Cadáver foi encontrado por populares por volta das 7h30min.

Corpo foi avistado por populares - Foto: Rodrigo Müzell /Agência RBS

Um corpo de um homem negro foi avistado por populares no Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga, próximo à esquina com a Avenida João Pessoa, em Porto Alegre, por volta das 7h30min desta quinta-feira. A Brigada Militar foi acionada via telefone 190 e fez o resgate do cadáver. As informações são de Zero Hora.

O corpo será encaminhado ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) para que sejam apontadas as causas da morte. A BM não soube informar se há marcas que indiquem um possível homicídio e nem a sua identidade. Mal súbito e morte por hipotermia também são cogitadas. 

Fonte: Zero Hora

Homem é morto em troca de tiros com a polícia em São Sepé

A vítima foi identificada como Silvano da Silva Becker, de 35 anos

Um homem de 35 anos morreu após ser baleado em confronto com policiais no bairro Santos, em São Sepé, na manhã desta quinta-feira (27). A vítima foi identificada como Silvano da Silva Becker.

Segundo a Polícia Civil, o fato aconteceu durante abordagens em residências da região, quando eram cumpridos mandados de busca e apreensão por tráfico de drogas. De acordo com relato da polícia, o homem fugiu durante a abordagem na casa dele e, na troca de tiros, foi baleado.

No local, foram encontrados 36 pedras de crack, dinheiro e objetos que teriam sido furtados. A vítima já tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas.

A operação conjunta da Brigada Militar e da Polícia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no município. Um outro homem foi preso em flagrante. O total de droga apreendida ainda não foi contabilizado.

Fonte: Gaúcha SM

Cinco pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas em Santiago

Operação Eclosão aconteceu em seis bairros do município e reuniu aproximadamente 50 agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar

A Polícia Civil prendeu cinco pessoas na noite desta quarta-feira (26), em Santiago, na Região Central, após cumprir nove mandados de busca e apreensão por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo e três prisões preventivas.

A Operação Eclosão aconteceu em seis bairros do município e reuniu aproximadamente 50 agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar e apreendeu três armas de fogo, porções de cocaína e crack, celulares, além de diversos objetos que terão a procedência verificada.

Segundo a Débora Durlo Poltosi, responsável pela delegacia de Santiago, foram meses de investigação para reunir provas contra os suspeitos.

As cinco pessoas presas foram encaminhadas ao Presídio Estadual de Santiago.

Fonte: Gaúcha SM

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Brigada Militar de Vacaria não terá mais policiamento montado

Medida integra ação estadual que vai leiloar ou doar animais

O policiamento montado do Batalhão da Brigada Militar (BM) de Vacaria, nos campos de Cima da Serra, será desativado. A medida foi determinada pelo comando da corporação no Estado e não se restringe a Vacaria. Ao todo, dos 800 cavalos da BM no Rio Grande do Sul, apenas 300 serão mantidos.Os animais em melhores condições físicas serão leiloados e os mais velhos doados.

De acordo com o comandante de Vacaria, major Fabiano Domênico Paim, o batalhão conta com 12 cavalos. Desses, oito foram doados por pessoas da comunidade. Outros quatro chegaram há cerca de 60 dias, repassados pelo comando estadual. O major lembra que nos anos 90, o policiamento montado de Vacaria já havia sido desativado e implantado novamente em 2001. Segundo Paim, o patrulhamento com cavalos só era empregado em eventos. 

"Sentimentalmente, ficamos abalados, mas pela falta de viabilidade técnica, é o mais correto", afirma o major. 

Fonte: Gaúcha

Homem confessa à Justiça ter matado quatro pessoas em Pinhal Grande

Chacina aconteceu em 29 de novembro de 2016, em duas localidades do município

Foto: Divulgação /Divulgação

O homem apontado pela Polícia Civil como responsável pela morte de quatro pessoas no ano passado em Pinhal Grande, na Região Central, confessou o crime. Em depoimento à Justiça, Ariosto da Rosa, de 42 anos, confirmou que foi o autor dos disparos que mataram uma criança, dois adolescentes e um idoso em novembro de 2016.

O depoimento foi colhido na tarde desta terça-feira (25), no Fórum de Júlio de Castilhos. O homem alegou motivações pessoais para ter cometido os crimes.

Segundo a Polícia Civil, na manhã de 29 de novembro ele matou a enteada, de 16 anos, Bianca Moraes de Salles, com um tiro na cabeça na propriedade rural dele, em Rincão dos Basílio. Em seguida, o homem saiu da propriedade e atirou contra Alex Cardoso Leal, de 17 anos, e Iran Gonçalves dos Santos, 10, que estariam esperando um ônibus escolar. Ainda, o homem foi até a localidade de Gringuinha e atirou contra Afonso Gonçalves, de 60 anos. 

Ariosto ficou foragido por mais de 20 dias, e foi capturado no dia 20 de dezembro, no interior de Dona Francisca.

Fonte: Gaúcha

Ladrões arrombam Prefeitura de Inhacorá, no Noroeste do Estado

No total, R$ 7 mil em espécie e em cheques foram furtados da tesouraria

A Prefeitura de Inhacorá foi furtada na madrugada desta quarta-feira (26) no Noroeste do Estado. De acordo com informações da Brigada Militar, ladrões entraram na prefeitura por uma janela lateral e arrombaram o cofre.  No total, R$ 7 mil em espécie e em cheques foram furtados da tesouraria, além de um notebook.

A Polícia Civil investiga o caso. A Prefeitura não possui câmeras de vigilância. As imagens de monitoramento da Câmara de Vereadores, que fica ao lado, serão utilizadas nas investigações.

Fonte: Gaúcha

Corpo é encontrado no Rio do Sinos, em São Leopoldo

Por conta do estado de decomposição do cadáver não há informações de identificação.

O corpo de um homem foi encontrado na tarde desta quarta-feira (26) boiando no Rio do Sinos, próximo a Rua da Praia, em São Leopoldo. De acordo com os Bombeiros, uma mulher ligou avisando ter visto o cadáver no rio no início da tarde. Por conta do estado de decomposição do corpo não há informações de identificação.

Os bombeiros levaram cerca de 2 horas para conseguir tirar o cadáver da água.

A Polícia Civil investiga o caso e acredita se tratar de um homicídio.

Fonte: Gaúcha

Quadrilha é presa por tráfico de drogas em Santo Antônio da Patrulha

Os presos estavam sendo monitorados por GPS

Foto: Polícia Civil

Três homens e uma mulher foram presos em flagrante por tráfico de drogas nesta quarta-feira (26) em Santo Antônio da Patrulha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com informações da Polícia Civil, foram apreendidos na operação 55kg de maconha, R$ 6 mil, um revólver, três veículos e notebooks que serão utilizados na investigação.

A delegacia de Tapes, no Sul do Estado, monitorava e fazia acompanhamento da quadrilha por GPS e efetuou a prisão quando pararam em Santo Antônio da Patrulha. Um dos presos estava usando tornozeleira eletrônica. A identidade deles não foi divulgada para não atrapalhar as investigações que ainda estão em andamento.

Fonte: Gaúcha

Polícia apreende 16 explosivos em casa no Vale do Taquari

Ainda não há informações se os explosivos seriam utilizados em algum roubo.

Foto: Polícia Civil

A polícia encontrou 16 explosivos em uma residência no interior de São Valentim do Sul, no Vale do Taquari. De acordo com informações da Polícia Civil de Guaporé, os explosivos foram encontrados durante mandado de busca e apreensão no local. O dono da casa não foi localizado.

Também foi apreendido uma pistola e munição.
Ainda não há informações se os explosivos seriam utilizados em algum roubo.

Fonte: Gaúcha

BM prende dois homens por porte ilegal de arma de fogo em São Francisco de Paula












Foto: BM /divulgação Ação Preventiva

Na manhã de terça-feira (25/04) a Brigada Militar de São Francisco de Paula, juntamente com o Pelotão de Operações Especiais (POE) e Seção de Inteligência do 1º BPAT, realizaram uma operação na localidade de Cadeinha, interior do município, onde dois indivíduos foram presos em flagrante com armas de fogo.

A operação tinha por objetivo coibir caça e porte irregular de arma de fogo, além do abigeato (furtos envolvendo animais do campo), tendo em vista que são inúmeras as denúncias que chegam até a Brigada Militar contra estes tipos de delito principalmente pelo interior do município.
A seção de inteligência através destas informações que chegam já vinha monitorando os locais onde foram realizadas as prisões.

Por volta das 08h30min, em averiguação a suspeita de caça e de que havia um suspeito que estaria circulando portando uma arma de fogo, que inclusive já havia efetuado disparos em via pública, as guarnições foram até uma residência onde o proprietário franqueou o acesso, sendo localizada na casinha do cachorro uma espingarda calibre 28. O autor de 62 anos foi preso e conduzido a delegacia.

Por volta das 12 horas, na Estrada Geral, em uma fazenda foi feito contato com um capataz que indicou o local onde um suspeito de porte ilegal de arma de fogo estaria trabalhando. Quando este percebeu a chegada da viatura tentou dispensar um revólver que estava na cintura. Foi constatado que a arma estava com a numeração suprimida, municiado com três cartuchos sendo que um estava deflagrado. O autor de 24 anos, com antecedentes por lesão corporal, foi preso em flagrante e conduzido ao presídio de São Francisco de Paula. 

Fonte: Ação Preventiva

PM que participou de confronto que resultou na morte de criminosos é homenageado pelo comandante geral da BM














Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

O soldado, Paulo Henrique Inda Delavechio foi homenageado pelo Comandante Geral da Brigada Militar, na manhã desta terça-feira (25), em Caxias do Sul.

O policial recebeu a distinção das mãos do Coronel Andreis Silvio Dal’lago, por ter participado de um exitoso e intenso confronto policial que resultou na morte de quatro criminosos fortemente armados, inclusive com metralhadora.

Delavechio que possui mais de 10 anos de Brigada Militar, com comportamento classificado em excepcional, já participou de mais de dez confrontos com criminosos.

“...O espírito policial e o instinto de fazer o bem fala mais alto, e sob a proteção de Deus a gente tenta fazer o melhor, e o reconhecimento é muito importante. Diploma, medalha, agradecimentos, são gestos que simbolizam a gratidão daqueles que acreditam na missão da polícia, que nada mais é que o bem comum. Nestas horas, a nossa individualidade fica em segundo plano, pois apenas juntos somos fortes...” desabafa o policial homenageado.


Homem é preso com pistola em Caxias do Sul

Um homem de 27 anos foi preso por volta das 20h31min de quarta-feira na Rua Marques do Herval, Centro, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o homem que já possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, furto qualificado e furto simples. Com ele foi apreendido uma pistola de Air Soft.

Os policiais conduziram o mesmo até a DP para efetuar o registro.

Fonte: Ação Preventiva

terça-feira, 25 de abril de 2017

Homem é preso pela BM com duas pistolas e 2 quilos de crack em Pelotas












Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso com droga e armas no final da tarde desta terça-feira (25/04) em Pelotas, no Sul do estado. De acordo com a Brigada Militar, policiais militares do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), após serviço de inteligência, localizaram com G.T.D, 27, aproximadamente 2 kg de crack, uma balança de precisão, uma pistola calibre .380 e outra calibre 9mm (uso restrito).

O homem foi preso em flagrante e conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Socorro), após conduzido à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Ladrão é preso após assaltar transporte coletivo em Caxias do Sul

Um homem foi preso por roubo a transporte coletivo na tarde de terça-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o assalto aconteceu na Rua Professor Luiz Facchin, bairro São José. Os policiais realizaram buscas e localizaram o ladrão. O dinheiro roubado não foi localizado, mas o suspeito foi reconhecido pela vítima.

O homem de 30 anos foi conduzido até a Delegacia de Polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia prende suspeita por homicídio e indivíduo por extorsão e lesão corporal em Catuípe

Polícia prende suspeita por homicídio e indivíduo por extorsão e lesão corporal em Catuípe

Presos - Foto: Polícia Civil

No início da tarde desta terça-feira (25), policiais da Delegacia de Polícia de Catuípe prenderam preventivamente uma suspeita de 20 anos por homicídio e um suspeito de 27 anos por extorsão, ameaça e lesão corporal no contexto da Lei Maria da Penha, ambos no município.

A mulher presa teria desferido dois golpes de faca nas pernas da tia, que em razão dos ferimentos foi levada desmaiada e sangrando muito para o hospital, com um profundo corte na perna esquerda que atingiu a artéria. Pelo fato da vítima ter perdido muito sangue, ela teve hemorragia interna, vindo a falecer. Em razão disso, o Delegado de Polícia Gustavo Rodrigues Arais representou pela prisão preventiva. 

Já o preso teria descumprindo as condições da liberdade provisória impostas pelo Poder Judiciário e cometido os crimes de extorsão, ameaça e lesão corporal em desfavor dos seus pais. Foi preso para garantir a ordem pública e a segurança dos genitores, pois estava e está extremamente agitado e agressivo.

Fonte: DP/Catuípe

Operação Ousadia prende três indivíduos suspeitos por roubo no centro de Cerro Largo

Operação Ousadia prende três indivíduos suspeitos por roubo no centro de Cerro Largo

Presos - Foto: Polícia Civil

Policiais da Delegacia de Polícia de Cerro Largo, com apoio da 13ª Delegacia de Polícia Regional, desencadeou, nesta segunda-feira (24), a Operação Ousadia que visa prender um grupo de indivíduos suspeitos por roubo e corrupção de menores no município. Três homens foram presos preventivamente, o quarto suspeito segue foragido. 

Segundo o delegado Marcus Viafore, na ocasião, foram roubados diversos bens da vítima que somava cerca de R$5 mil. "Chamou a atenção da Polícia a ousadia do grupo o qual, em pleno feriado de sexta-feira santa e com a participação de um adolescente, agrediram a vítima na zona central da cidade, onde estavam várias pessoas reunidas", relatou o delegado. As investigações seguem em busca do quarto indivíduo envolvido. 

Fonte: DP/Cerro Largo

Operação Expansão cumpre mandados em Porto Alegre, Viamão e Alvorada

Operação Expansão cumpre mandados em Porto Alegre, Viamão e Alvorada

Prisão - Foto: Polícia Civil

Policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (DR) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) deflagraram na manhã desta terça-feira (25), a Operação Expansão. A ação visa desarticular uma organização criminosa responsável por roubo a estabelecimentos comerciais e bancários, fatos que ocorreram ao longo do ano de 2016, em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão e Alvorada resultando em duas prisões e na apreensão de celulares e de uma Carteira Nacional de Habilitação falsa.

Segundo os delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, a organização criminosa era uma das mais violentas em atividade no Rio Grande do Sul, atuando tanto em roubos a bancos, especialmente com uso de explosivos e, também, a estabelecimentos comerciais. "O fato que dá ensejo a operação ocorreu no dia 10/11/2016, no bairro Sarandi, nesta Cidade, em uma empresa do ramo de transporte e depósito de telefones celulares. Em resumo, quatro indivíduos, fazendo uso de pistolas e fuzis, renderam o filho do dono da empresa, em Alvorada, fazendo-o refém e, com isso, exigindo que abrisse o estabelecimento comercial. Já em Porto Alegre, cerca de 10 indivíduos também armados e subtraíram milhares de aparelhos celulares", contam os delegados.

Durante as investigações, esta Especializada identificou os integrantes como pertencentes à uma organização criminosa já investigada pela prática de diversos roubos a bancos, em especial, o fato ocorrido na cidade de Arroio dos Ratos (01/11/2016), bem como Bom Retiro do Sul, Eldorado do Sul, Barão do Triunfo e General Câmara. Por tal razão, parte dos investigados também foi alvo da Operação Bird, deflagrada em 23 de fevereiro de 2017, quando foram presos alguns dos integrantes do grupo, bem como apreendidas armas de fogo e mais de 30 quilos de emulsões encartuchas (explosivos), além de quase mil metros de cordel detonante. Da operação, realizada nesta data, dois homens foram presos. "Por enquanto foram apreendidos diversos aparelhos celulares, os quais serão analisados, para ver se foram subtraídos da empresa onde ocorreu o ocorreu o roubo que se investiga. Ainda na quarta-feira passada (19) em Ipê e Caxias do Sul, foram apreendidos objetos de interesse da investigação.", completa o delegado Joel Wagner.

O delegado Sander Cajal destaca a importância dessa operação, pois visa a combater organizações criminosas que praticam roubo a bancos com explosivos, cujas investigações desenvolvidas acabam por descobrir delitos conexos, como o ora investigado, o qual foi praticado com a finalidade de “expandir” os lucros decorrentes da atividade criminosa.

A Polícia Civil ressalta a importância da colaboração da sociedade na elucidação de crimes como o ora investigado. Para tanto, qualquer pessoa poderá se valer dos telefones abaixo elencados, sendo garantido o anonimato:

Disque-denúncia: 0800-510 2828
WhatsApp e Telegram: (51) 98418-7814
www.pc.rs.gov.br
http://deic.pc.rs.gov.br/inicial

Fonte: DR/DEIC

Oito pessoas são assassinadas em pouco mais de 8h no Rio Grande do Sul

Metade dos homicídios foi registrado em Porto Alegre.

O intervalo entre a noite de segunda-feira e a madrugada desta terça-feira (25) foi violento no Rio Grande do Sul. Oito pessoas foram assassinadas em pouco mais de oito horas. Porto Alegre concentrou a metade dos crimes. 

Entre os casos da Capital gaúcha, um deles é misterioso para a Polícia Civil. Tagliane Padilha, de 33 anos, foi encontrado morto dentro de um apartamento na Avenida João Pessoa, próximo do Parque da Redenção. O corpo apresentava marcas de facadas e estava enrolado em um lençol. A residência estava revirada. Não há informações sobre a motivação.

No bairro São José, na zona leste, dois homens foram executados em uma casa na Rua Frei Clemente. Uma das vítimas foi identificada como Jorge Alberto Soares da Silva. A outra era um adolescente de 17 anos, que não teve o nome divulgado. Já na zona sul de Porto Alegre, José Carlos Inocente, 51 anos, foi encontrado morto com marca de tiros no bairro Belém Velho

Em Alvorada, mais três homicídios. No bairro Mutirão, um homem e uma mulher foram mortos a tiros na noite dessa segunda-feira. De acordo com a Brigada Militar, eles eram usuários de drogas. Os autores do crime estavam utilizando fardas da Polícia Civil e conseguiram fugir. Na mesma cidade, houve ainda um bandido morto e outro preso após confronto com policiais militares no bairro Três Figueiras. Eles são suspeitos de roubar quatro carros e duas motos em um intervalo de três horas na cidade.

O único homicídio fora da Região Metropolitana foi em Roca Sales, no Vale do Taquari. De acordo com a Polícia Civil, dois homens em uma moto chegaram em uma casa e perguntaram o nome de Dirceu Adriano da Silva, de 39 anos. Quando ele se identificou, foi morto com vários tiros. 

A sequência violenta ocorre após um feriadão de Tiradentes com 42 homicídios. A Polícia Civil caracterizou o volume de crimes do período como atípico.

Fonte: Gaúcha

Receptador dos materiais furtados da escola Ildo Meneghetti é solto

Enquanto isso, diretora recebe da Polícia os produtos resgatados na casa do comerciante

Depois de ser preso na última quinta-feira (20), o comerciante apontado como o principal receptador dos materiais furtados da Escola Estadual Ildo Meneguetti, na Restinga, foi solto no meio do feriadão de Tiradentes. De acordo com a delegada Shana Hartz – responsável pelo caso e que prendeu o homem em flagrante na semana passada com diversos materiais furtados da escola –, a falta de vagas no sistema prisional do Estado seria um dos motivos que fez o comerciante ser solto.

Ontem, um dos suspeitos das inúmeras ocorrências de furto na escola foi pego tentando arrombar uma residência no bairro Hípica. Mas também não foi preso, por se tratar apenas de uma tentativa de arrombamento.

Mesmo em meio a isso, a história tem um lado feliz. Foi entregue na tarde desta segunda-feira, pela própria equipe da delegacia da Restinga, diversos materiais da escola resgatados da casa do receptador. Entre eles um violão, um teclado, dois microfones, um aparelho de som, um retroprojetor, além de diversas lâmpadas e material de pintura e limpeza. A escola agora tem um segurança noturno para evitar novas invasões.      

Investigação - A polícia chegou até o comerciante através de seis moradores de rua investigados por serem os autores dos furtos. Eles ficam em um terreno baldio na Restinga, local onde também usam drogas. Segundo a investigação, eram acionados pelo receptador para invadir a escola e realizar os furtos. Além disso, depredavam as dependências. Dos seis suspeitos, três foram identificados e confirmaram que eram acionados pelo comerciante preso.

Fonte: Gaúcha

Após fuga, direção da Fase estuda adotar videoconferência para audiências

Medida ganha força após registro de segundo resgate de adolescente este ano.

Ainda não há pistas sobre o adolescente de 17 anos resgatado no final da tarde desta segunda-feira (24) por criminosos armados em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O jovem infrator retornava de uma audiência na cidade, escoltado por dois agentes em um veículo da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), quando os bandidos interceptaram o trajeto em um carro. Os criminosos chegaram a atirar para o alto e ninguém se feriu. Em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Fase não informa o motivo da apreensão do adolescente infrator.

Esse é o terceiro resgate de adolescentes sob escolta registrado pela fundação. O primeiro foi ano passado, em Porto Alegre, e o segundo ocorreu na segunda quinzena de janeiro deste ano, também na Capital. Nos dois casos, os adolescentes foram localizados. O surgimento dos casos preocupa a Fase. A direção trabalha para tentar adotar o sistema de videoconferência.

"Já tínhamos tido conversas informais com o Judiciário. As audiências por videoconferência são, hoje, a única solução imediata para debelar essa situação", defende o presidente da Fase, Robson Luis Zinn.

Conforme a legislação, as audiências de adolescentes preveem que os familiares sejam informados com antecedência sobre horário e local. Os agentes da Fase também não portam armas. Segundo estimativa da direção, são realizadas cerca de sete mil saídas de adolescentes por ano somente em Porto Alegre.

Fonte: Gaúcha

Homem é encontrado morto dentro de Arroio em Santa Maria

Vítima não foi identificada.

Um homem foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (25) no Arroio Cadena, em Santa Maria. A Brigada Militar foi acionada por volta das 11h para a ocorrência. O corpo estava dentro do arroio, na altura da Rua Inspetor Goulart, na Vila Brenner.

A vítima ainda não foi identificada. Conforme a Brigada Militar, o homem tinha pelo menos uma marca de tiro na cabeça. Agora, o corpo será encaminhado para a perícia.

A Polícia Civil vai investigar o caso. 

Fonte: Gaúcha SM

Criminosos são perseguidos por mais de 80 km na Freeway

Perseguição começou na avenida Assis Brasil e terminou em Osório

Foto: Divulgação /Polícia Rodoviária Federal

Cinco homens foram presos após uma perseguição policial que começou na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, e se estendeu até Osório, através da Freeway, na tarde desta terça-feira (25).

Policiais da Brigada Militar iniciaram a perseguição quando tentaram abordar os criminosos com um carro clonado na zona norte de Porto Alegre. Os homens acessaram a Freeway no km 86 e passaram a ser perseguidos também pela Polícia Rodoviária Federal. Um helicóptero da Brigada Militar foi utilizado na ação.

Durante a perseguição, eles passaram por duas praças de pedágio, de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha.Não há informação se eles quebraram as cancelas

A quadrilha se rendeu na entrada da RS-030, em Osório, nas proximidades do km 1 da Freeway. Dentro do carro, policiais encontraram um revólver calibre 38 e uma arma falsa. 

Fonte: Gaúcha

Acidente na BR-470, em Bento, envolve dois caminhões e um carro

Um homem ficou ferido.

Foto: Polícia Rodoviária Federal

Um homem ficou ferido em um acidente envolvendo dois caminhões e um carro no km 202 da BR-470, próximo da Curva da Ferradura, em Bento Gonçalves. A polícia e os bombeiros foram chamados por volta das 7h35min desta terça-feira (25) para atender a colisão.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o homem, que sofreu ferimentos leves, era condutor de um dos caminhões. Ele foi encaminhado ao Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, mas já foi liberado.

O trânsito no local flui em meia pista. Há óleo na rodovia.

Fonte: Ação Preventiva

Presos suspeitos de assassinar taxista durante assalto na zona sul de Porto Alegre

Dois adolescentes e um homem são os suspeitos do crime

Rogério Reolon Martins foi encontrado ferido em estrada da zona sul - Foto: Brigada Militar

Um trio suspeito de assaltos contra taxistas é apontado pela investigação da Polícia Civil como responsável também pelo último caso de latrocínio confirmado neste ano em Porto Alegre. Márcio Ricardo Antunes Pereira, 18 anos, e um casal de adolescentes, de 17 e 16 anos, foram detidos na manhã desta terça-feira (25).

Conforme a polícia, os três são os principais suspeitos da morte de Rogério Reolon Martins, 52 anos, no bairro Belém Velho, na zona sul. A vítima foi esfaqueada dentro de um táxi Siena na Estrada Antônio Borges. Após passar doze dias no hospitalizado, não resistiu e morreu em 10 de abril.

A 12ª Delegacia de Polícia diz que são três casos em que eles são reconhecidos pelas vítimas. Um deles é o assalto contra um taxista que foi ferido no pescoço por ter reagido na zona norte. A vítima dirigiu até o Hospital Cristo Redentor, onde foi atendido, e hoje passa bem.

A forma dos assaltos chama a atenção da polícia por sempre ser usada uma faca e pela violência. O objetivo era sempre o mesmo: roubar celular e dinheiro.

"Essa menina era usada para que os outros dois parecessem passageiros normais, sem alertar as vítimas", comenta o delegado Juliano Ferreira.

Já a 19º Delegacia de Polícia, que investiga somente o latrocínio, deve tentar conseguir provas sobre a participação no crime.

Fonte: Gaúcha

Mais suspeitos de mega-assalto no Paraguai são presos no Paraná

Cerca de 50 ladrões fortemente armados invadiram a sede de uma transportadora de valores em Ciudad del Este, na fronteira, na madrugada de segunda (24).

Destruição causada por explosões durante roubo a transportadora de valores em Ciudad del Este, no Paraguai (Foto: Francisco Espinola/Reuters)Destruição causada por explosões durante roubo a transportadora de valores em Ciudad del Este, no Paraguai (Foto: Francisco Espinola/Reuters)

Destruição causada por explosões durante roubo a transportadora de valores em Ciudad del Este, no Paraguai (Foto: Francisco Espinola/Reuters)

A Polícia Federal (PF) divulgou um balanço na manhã desta terça-feira (25) e informou que oito suspeitos de participar do mega-assalto na cidade paraguaia de Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil, foram presos.

Dois deles ficaram feridos em um tiroteio na tarde de segunda (24), em uma área rural de Itaipulândia, às margens do Lago de Itaipu, no oeste do Paraná. Outros três suspeitos foram mortos no mesmo tiroteio.

De acordo com a polícia, esses homens estão entre os cerca de 50 que participaram do assalto a uma transportadora de valores durante a madrugada de segunda. Além disso, a PF diz ter apreendido sete veículos (entre eles, um carro de polícia), dois barcos, seis fuzis, uma pistola, explosivos, malotes vazios e munição de grosso calibre.

Por causa do assalto, a polícia reforçou as rondas na região da fronteira.

Em nota, o presiente Michel Temer determinou ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que coloque a Polícia Federal à disposição das autoridades paraguaias para colaborar com as investigações dos fatos ocorridos na cidade paraguaia.

"O governo federal acompanha os desdobramentos das ações policiais já em curso em território nacional e apoiará, com todos os recursos necessários, as investigações conduzidas atualmente pelas autoridades paraguaias. O governo brasileiro se solidariza com as vítimas dessa ação criminosa e, em especial, com os familiares do policial paraguaio morto", diz a nota.

Balanço da PF envolvendo suspeitos do roubo até as 9h

  • Presos: 8
  • Apreensões: sete veículos (entre eles, um carro de polícia), dois barcos, seis fuzis, uma pistola, explosivos, malotes vazios e munição de grosso calibre.
  • Mortes: 3

 

O assalto

 Transportadora de valores em Ciudad del Este fica a 4 quilômetros da Ponte da Amizade, na fronteira com Foz do Iguaçu (Foto: Editoria de Arte/G1) Transportadora de valores em Ciudad del Este fica a 4 quilômetros da Ponte da Amizade, na fronteira com Foz do Iguaçu (Foto: Editoria de Arte/G1)

Transportadora de valores em Ciudad del Este fica a 4 quilômetros da Ponte da Amizade, na fronteira com Foz do Iguaçu (Foto: Editoria de Arte/G1)

Segundo a Polícia Nacional do Paraguai, os ladrões fortemente armados invadiram a sede da transportadora de valores Prosegur. Eles explodiram a entrada da empresa e trocaram tiros com vigilantes. A ação durou aproximadamente três horas e eles fugiram com dinheiro.

Um policial paraguaio que estava em um carro foi morto pelos bandidos.

Inicialmente, a Polícia Nacional do Paraguai informou que o grupo havia fugido com US$ 40 milhões (o equivalente a mais de R$ 120 milhões). Mais tarde, a própria polícia informou que os valores ainda estão sendo contabilizados.

A sede da empresa fica a 4 quilômetros da Ponte Internacional da Amizade, no oeste do Paraná.

Confronto

Policiais federais trocaram tiros no começo da tarde de segunda-feira (24) com suspeitos do assalto por volta do meio-dia, na área rural de Itaipulândia, às margens do Lago de Itaipu, no oeste do Paraná.

De acordo com a Polícia Federal, uma equipe que estava de patrulha pela região se deparou com um grupo de cerca de 12 suspeitos que atirou e fugiu. Policiais militares e civis da região foram acionados para reforçar a segurança no local. Helicópteros também estão sendo usados na ação.

Por volta das 14h, houve outra troca de tiros, desta vez em São Miguel do Iguaçu. De acordo com o delegado Francisco Sampaio, os suspeitos abandonaram um veículo roubado havia pouco na região, munição de fuzil e explosivos.

Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 Oeste e Sudoeste.

 (Foto: Editoria de arte/G1) (Foto: Editoria de arte/G1)

Foto: Editoria de arte/G1)

Fonte: G1

Operação policial desarticula duas quadrilhas que comandavam o jogo do bicho pela Internet no RS

Dinheiro, inclusive estrangeiro, é apreendido em operação realizada em 14 cidades gaúchas / Foto: Polícia Civil

Dinheiro, inclusive estrangeiro, é apreendido em operação realizada em 14 cidades gaúchas / Foto: Polícia Civil

Uma grande operação policial é realizada na manhã desta terça-feira (25) em 14 cidades gaúchas para desarticular duas quadrilhas que se especializaram no jogo do bicho. As duas organizações criminosas informatizaram o esquema e passaram a controlar a contravenção penal pela internet em mais da metade do Estado. Segundo a polícia, os grupos movimentaram em quatro anos de atuação R$ 521 milhões.

Operação

De acordo com a delegada Ana Tarouco, diretora da Delegacia Regional de Santana do Livramento, 212 policiais cumpriram hoje 14 mandados de prisão preventiva, sete de condução coercitiva e 73 de busca e apreensão. Além disso, a polícia apreendeu, através do crime de lavagem de dinheiro, 57 veículos e 19 imóveis avaliados em R$ 11 milhões. Ao todo, 67 contas bancárias foram bloqueadas.

A operação “Deu Zebra” ocorre nas seguintes cidades: Bagé (onde foi preso o líder de uma das quadrilhas), São Gabriel (onde foi preso o líder da segunda quadrilha), Santana do Livramento, Rosário do Sul, Cacequi, Quaraí, Dom Pedrito, São Sepé, Caçapava do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, Pelotas (onde reside um técnico de informática envolvido no esquema), Taquara (onde há uma empresa de tecnologia que fornece dados para os criminosos) e Porto Alegre (onde fica uma empresa de informática investigada por armazenar dados para os bicheiros).

“É a maior operação de lavagem de capitais da Polícia Civil do Rio Grande do Sul até agora, de acordo com o volume financeiro movimentado”, explica o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt.

Informatização

Segundo a investigação de um ano e dois meses, os bicheiros, a partir de Bagé e de São Gabriel, começaram a controlar a contravenção penal pela internet em mais da metade do Estado. Eles compraram máquinas de cartão de crédito e acionaram o mesmo técnico em informática, de Pelotas, para instalar um software e alterar os equipamentos para o jogo do bicho.

Uma empresa de Taquara é suspeita de fornecer os dados e outra em Porto Alegre é investigada por armazenar estes dados. A delegada Ana Tarouco explica que os contraventores usam uma tecnologia chamada “M2M” ou “machine to Machine (máquina a máquina)” que possibilita a conexão com troca de informações em tempo real de dispositivos ou aparelhos à internet, sem a utilização de fios.

As duas quadrilhas trocam informações e têm em comum a utilização do mesmo técnico em informática. Os grupos ainda têm conexão com bicheiros de outros estados, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Operação policial contra jogo do bicho e lavagem de dinheiro ocorre em 14 cidades / Foto: Polícia Civil

Operação policial contra jogo do bicho e lavagem de dinheiro ocorre em 14 cidades / Foto: Polícia Civil

Fonte: Gaúcha / Cid Martins

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em André da Rocha

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo na tarde de segunda-feira em André da Rocha. Conforme a Brigada Militar, o homem de 45 anos foi preso após uma denúncia anônima, onde levou uma guarnição do Pelotão Ambiental de Caxias do Sul, até a localidade de Capão Grande, interior do município.

No local foi apreendido uma espingarda calibre 36, uma calibre 12 com numeração suprimida, além de munições. O homem foi encaminhado à delegacia de Nova Prata, onde foi autuado em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

segunda-feira, 24 de abril de 2017

BM descobre desmanche de carros em São Francisco de Paula

Proprietário foi preso por receptação.











Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de segunda-feira (24/04), a Brigada Militar de São Francisco de Paula, juntamente com o Pelotão de Operações Especiais (POE) e Seção de Inteligência do 1º BPAT, realizaram a abordagem em um desmanche e depósito de peças irregular. O local situado na localidade da Recosta foi encontrado um motor roubado. O responsável pelo local foi preso por receptação.











O sítio já vinha sendo monitorado pela seção de Inteligência há mais de 45 dias, onde havia informações que no local estariam depositados diversos veículos, porém não se tinha conhecimento dá procedência deles.











Nesta tarde por volta das 15 horas as guarnições deslocaram ao endereço e realizaram a abordagem. Com o consentimento do proprietário foi vistoriado o local onde estavam 30 veículos, além de carcaças de veículos e diversas peças como faróis, portas, para-choques, motores dentre outras, muitos sem procedência comprovada.











Os Policiais Militares encontraram um motor, que em consulta ao sistema foi confirmado que pertence a um veículo Fiat/Palio Weekend, placas de Tramandaí, que está em ocorrência de roubo. Também foi encontrado um motor com a numeração aparentemente remarcada.

A.F.H., 45 anos, com antecedentes por receptação foi preso em flagrante e conduzido a delegacia, juntamente com os dois motores.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso e menor apreendido com armas em Palmeira das Missões












Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta segunda-feira, uma guarnição em patrulhamento no bairro Mutirão, em Palmeira das Missões avistou dois homens caminhando em atitudes suspeitas, que motivou a abordagem dos indivíduos posteriormente identificados como sendo J.S.B. (27 anos) e o menor G.B.P. (17 anos).
Em revista pessoal, foi localizado na cintura do adolescente infrator, um revólver, marca Rossi cal. 38 municiado com quatro (04) cartuchos e no indivíduo maior um revólver cal. 32 marca Smith & Wesson, municiado com seis cartuchos e em seu bolso mais seis cartuchos cal.32.

Foi dado voz de prisão ao acusado e o menor apreendido por ato infracional, ambos foram encaminhados a Delegacia de Policia.

Posterior ao registro o J.S.B., foi encaminhado ao Presidio Estadual de Palmeira das Missões e o menor G.B.P. ouvido e liberado.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por cumprimento de mandado em Palmeira das Missões




















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Por volta das 08h30min desta segunda-feira, um homem que estava na situação de procurado  da justiça foi preso em Palmeira das Missões. Conforme a Brigada Militar, o homem foi abordado
na via pública, e constatado que o mesmo estava com mandado de prisão expedido por essa comarca em seu desfavor.

Foi dado voz de prisão ao mesmo e encaminhado a Delegacia de Policia, após registro o acusado foi conduzido ao Presídio Estadual de Palmeira das Missões.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é morto esfaqueado em Palmeira das Missões

Um homem foi morto a facadas na tarde de sábado em Palmeira das Missões. De acordo com a Brigada Militar, a vítima identificada como João Guilherme dos Santos, 38 anos foi socorrida por populares por familiares, mas não resistiu aos ferimentos e chegou em óbito no hospital.
Segundo os parentes das vitimas e transeuntes, os autores seriam A.V.F. e seu irmão G.V.F. conhecidos como irmãos “moranguinhos”.

Foram feitas buscas para encontra-lós, mas não foram localizados, somente foi apreendida uma adaga suja de sangue encontrada em uma casa em obras na Rua Tomas Candal Rodrigues.

Foi acionado o plantonista da Delegacia, que compareceu no local, e na delegacia foi realizado o registro.

Fonte: Ação Preventiva

4° Pelotão de Constantina recapturam preso no bairro São Roque
















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

A Guarnição de serviço do 4º Pelotão no dia 21/04/2017, efetuaram durante a Operação Avante Tiradentes a prisão L.A.V.

O mesmo encontrava-se com um mandado de prisão expedida pela Vara de Execução Criminal de Sarandi, e segundo informações estaria na residência de seu pai no bairro São Roque.
Foi deslocado até o local e ao aproximar-se da residência o mesmo empreendeu fuga pelos fundos da casa, sendo preso em seguida nas proximidades do bairro.

O mesmo foi encaminhado ao hospital da AHCROS para realização exame de corpo delito e posteriormente a Delegacia de Policia para lavratura do flagrante; posteriormente o individuo foi recolhido ao Presidio Estadual de Sarandi.

Fonte: Ação Preventiva

BM apreende menor com drogas durante Operação Avante Tiradentes em Panambi












Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira(19/04) uma guarnição que efetuava o patrulhamento próximo a escola Pindorama na cidade de Panambi, momento em que abordou um indivíduo que caminhava em atitudes suspeitas nas proximidades da escola, sendo que durante busca pessoal, foi encontrado no bolso da calça uma carteira de cigarro que continha uma porção de maconha.

O mesmo identificado como D.M.V. (21 anos), foi detido e conduzido até a Delegacia de Policia para efetuar o registro, sendo perguntado ao mesmo sobre a origem da droga, este informou que comprou de um indivíduo na praça central pelo valor de R$5,00.

Também por volta das 22h40min do mesmo dia, próximo a Prefeitura Municipal, na Av Konrad Adenauer, a Guarnição abordou o individuo menor de idade R.S.R., que caminhava pela calçada sendo que em revista pessoal foi encontrado duas trouxas de maconha, pesando 02 gramas.
O mesmo foi conduzido a Delegacia de Policia e apresentado como apreensão de menor, por posse de entorpecente.

Fonte: Ação Preventiva

Assaltantes que roubaram US$ 40 milhões no Paraguai são brasileiros, diz MP

Pelo menos 30 bandidos em carros com placas do Brasil explodiram sede de transportadora e mataram policial.

O Ministério Público do Paraguai informou na manhã desta segunda-feira (24) que a quadrilha responsável pela explosão da sede da transportadora de valores Prosegur, em Ciudad del Este, durante a madrugada, é brasileira. Pelo menos quatro, dos cinco carros apreendidos após o crime, têm placas do Brasil e testemunhas ouviram os suspeitos falando em português.

Segundo a investigação, eram cerca de 30 criminosos que levaram o equivalente a pelo menos R$ 120 milhões. No entanto, a empresa informou que o valor seria inferior. O assalto é considerado o maior da história do Paraguai 

Houve intenso tiroteio, um policial morreu e quatro ficaram feridos. Os bandidos usaram até um helicóptero no ataque. Além disso, fecharam com caminhões e outros veículos três acessos ao local, deixando apenas um deles livre para rota de fuga. De acordo com o jornal paraguaio Última Hora, a quadrilha parou 15 carros que passavam pelo local e colocou fogo. Vários miguelitos foram espalhados pelas vias. Explosivos e munição de fuzil foram localizados pela polícia. 

Ver imagem no TwitterA Polícia Rodoviária Federal e a polícia em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai, estão em alerta. Não há informações de que a Ponte da Amizade tenha sido usada na fuga. A PF informou que a investigação, por enquanto, é toda do país vizinho e, por isso, ainda não tem posição oficial sobre o assunto. No entanto, vai fazer contato para auxiliar no caso.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil gaúcha vai averiguar com autoridades brasileiras se tem algum criminoso do Estado envolvido no ataque. 

Fonte: Gaúcha

Após trégua histórica, Caxias do Sul volta a registrar um homicídio

Itamar Marcelino de Oliveira foi morto a golpes de faca no bairro Cinquentenário.

Logo após completar 31 dias sem morte por violência, volta a registrar um homicídio. Itamar Marcelino de Oliveira, 41 anos, foi morto a golpes de faca na tarde de domingo. O crime ocorreu no bairro Cinquentenário, por volta das 15h20min. Um suspeito já estaria identificado. As informações são do Jornal Pioneiro.

A Brigada Militar foi acionada na Rua Walfrida Versteg por volta das 14h20min. A vítima estava caída na via pública e apresentava um corte no braço esquerdo e uma perfuração nas costas. Ele foi reanimado pelo Samu e conduzido ao Hospital Pompéia, onde acabou falecendo cerca de uma hora mais tarde.

Testemunhas informaram à Polícia Civil o apelido do suposto autor das facadas. O motivo do ataque não ficou esclarecido. A vítima não possuía antecedentes relevantes. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Este é o 32º assassinato registrado em Caxias do Sul em 2017 e o primeiro caso em abril. No mesmo período de 2016, o município contabilizava 33 mortes por violência. O ano passado terminou com 150 assassinatos.

Fonte: Pioneiro

380 carros são multados durante feriado de Tiradentes, na BR-470 na Serra

Cerca de 470 pessoas e veículos foram fiscalizados nos quatro dias de operação.

Foto: PRF /Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal de Bento Gonçalves, multou 380 veículos durante o feriado de Tiradentes na operação Viagem Segura da BR-470 na Serra. A fiscalização teve início às 9h de quinta-feira (20) e ocorreu até a madrugada do domingo (23). Cerca de 470 pessoas e veículos também foram fiscalizados nos dias de operação. 

Foram realizados mais de 200 testes de bafômetro, destes, dez condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Um deles foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (21) em Carlos Barbosa. Além disso, outros três condutores foram flagrados dirigindo com a carteira de habilitação suspensa.

Um homem também foi preso por estelionato em Veranópolis no sábado (22). Um carro roubado foi recuperado na ocorrência.

A PRF registrou apenas três acidentes com danos materiais durante os quatro dias da operação Viagem Segura, o que corresponde a uma redução de 50% comparado ao mesmo período de 2016. Somente uma pessoa sofreu ferimentos leves em um acidente ocorrido na manhã do sábado. O número representa uma redução de 75% de pessoas feridas em acidentes na BR-470, comparado ao mesmo feriado do ano passado.

Fonte: Gaúcha

Criminosos roubam U$ 40 milhões da Prosegur no Paraguai e matam policial

Há suspeita de que a quadrilha seja brasileira.

Foto: Reprodução /https://twitter.com/UltimaHoracom

Criminosos explodiram a sede da transportadora de valores Prosegur, no Paraguai, na madrugada desta segunda-feira, e fugiram levando valor estimado em U$ 40 milhões. Houve intenso tiroteio e um policial morreu. Outro agente foi baleado e passou por cirurgia. Pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas. Segundo jornais paraguaios, pelo menos 30 bandidos participaram da ação contra a empresa, que fica em Ciudad del Este, há poucos quilômetros da fronteira. Veículos usados na fuga foram abandonados na região. Há suspeita de que a quadrilha seja do Brasil.

De acordo com o jornal Última Hora, a quadrilha chegou ao local no final da noite de domingo (23). Eles bloquearam as rotas de acessos à Prosegur com caminhões e outros veículos, que foram incendiados. A quadrilha roubou automóveis de motoristas que estavam passando pelo local. Milhares de miguelitos foram espalhados pelas ruas.

Na ação, que durou cerca de quatro horas, os criminosos deixaram para trás quatro explosivos, que foram desativados no final da madrugada.

Ainda não foi feito levantamento oficial da quantia de dinheiro roubada.

Ver imagem no TwitterCinco veículos blindados, alguns com placas brasileiras, foram encontrados próximos à fronteira. Segundo a chefia de polícia local, um helicóptero pode ter sido utilizado na ação.

A Polícia Rodoviária Federal ficou em alerta durante toda a madrugada, mas não houve registro de que a Ponte da Amizade tenha sido utilizada na fuga. A segurança foi reforçada na fronteira.

Fonte: Gaúcha