sexta-feira, 24 de março de 2017

Dois adolescentes são mortos a tiros na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

O crime ocorreu às 12h.

Dois adolescentes de 15 e 16 anos foram mortos a tiros, nesta sexta-feira (24), no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. Conforme informações preliminares da Brigada Militar, Robson Carreno Lisboa e Wesley Avila Rodrigues foram executados na rua Antônio Teixeira Morales, próximo a parada 4.

O crime ocorreu ao meio-dia. Foram localizados estojos de calibre 12 e 9 mm no chão.

Os dois jovens tinham passagens pela polícia como adolescentes infratores, por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Não há informação sobre suspeitos. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Gaúcha

Mãe tentou salvar as três crianças que morreram em casa queimada em Santa Catarina

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela estava em uma casa ao lado e ouviu o pedido de socorro.

Foto: Divulgação /Arcanjo Blumenau

As três crianças que morreram em um incêndio em Pomerode, no Vale do Itajaí, nesta sexta-feira (24) de manhã eram irmãs e estavam juntas em um quarto quando a casa pegou fogo. A informação é do Corpo de Bombeiros de Blumenau, através do capitão Roberto Weingartner, da equipe do helicóptero Arcanjo, que participou da ação. A informação é do Jornal de Santa Catarina.


O incêndio teria começado por volta das 8h na residência que fica na Rua Ribeirão Souto, no bairro de mesmo nome. Uma das três crianças estaria brincando com um isqueiro quando, acidentalmente, ateou fogo em um colchão. Elas chegaram a gritar pela mãe, que estava na casa da vizinha ao lado e tentou salvar as crianças, mas não conseguiu. O relato é de uma vizinha.


O fogo tomou conta da casa de madeira e a destruiu completamente, segundo Weingartner. A mãe sofreu queimaduras nas mãos e precisou ser levada ao Hospital Maternidade Rio do Testo, em Pomerode. Quando o Arcanjo chegou os bombeiros de Pomerode já haviam a encaminhado.


A outra casa, que fica no mesmo terreno, é de alvenaria e sofreu danos no telhado e na parede. O incêndio foi contido por volta das 10h30min e as três crianças serão encaminhadas ao IML de Blumenau.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Dois adolescentes são mortos a tiros na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

O crime ocorreu às 12h.

Dois adolescentes de 15 e 16 anos foram mortos a tiros, nesta sexta-feira (24), no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. Conforme informações preliminares da Brigada Militar, Robson Carreno Lisboa e Wesley Avila Rodrigues foram executadaos na rua Antônio Teixeira Morales, próximo a parada 4.

O crime ocorreu ao meio-dia. Foram localizados estojos de calibre 12 e 9 mm no chão.

Os dois jovens tinham passagens pela polícia como adolescentes infratores, por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Não há informação sobre suspeitos. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar prende por porte ilegal de arma de fogo e cumprimento de mandado




















Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No final da noite de quinta-feira, no Bairro São José em Esteio, Policias Militares do 34ºBPM efetuaram a prisão de D.I.O.D (28 Anos) e P.A.F (18 Anos).











A prisão ocorreu após a guarnição efetuar a abordagem de dois indivíduos em atitude suspeita, sendo que na cintura P.A.F foi localizado um revólver calibre 38 com 6 munições intactas e com D.I.O.D foi localizado um revólver calibre .22 com 7 munições intactas e em consultas ao sistema foi constatado que havia um mandando de prisão em seu desfavor. Indivíduos encaminhados a DPPA Canoas.


Fonte: Ação Preventiva

Polícia indicia preso e foragido por latrocínio de doutorando na Capital

Masahiro Hatori estava concluindo o doutorado em Física na UFRGS e foi morto durante um assalto no começo do mês, em Porto Alegre.

Foto: Arquivo pessoal /Facebook

A Polícia Civil indiciou dois homens pelo latrocínio do doutorando Masahiro Hatori, 29 anos, ocorrido no começo do mês na zona norte de Porto Alegre. Denis da Silva Maduré, 19 anos, foi preso na última sexta-feira, e Valmir William Pacaí, 23 anos, segue foragido. 

Os dois também tiveram as prisões temporárias convertidas para preventivas na última terça-feira (21), pela 2ª Vara Criminal do Foro do Sarandi. 

O inquérito foi concluído na última segunda-feira (20), segundo o delegado Juliano Ferreira. O Ministério Público pediu mais informações à polícia e ainda não denunciou os suspeitos. 

O crime

Masahiro foi morto em um assalto na tarde do dia 3 de março, na rua Joaquim Silveira, no bairro São Sebastião, zona norte de Porto Alegre. O estudante estava concluindo o doutorado em Física na UFRGS.

Segundo testemunhas, os dois criminosos desceram de uma Ecosport branca e anunciaram o assalto. Hatori foi atingido por um tiro na cabeça. Em depoimento, Maduré afirmou que atirou porque se assustou com o movimento feito pela vítima quando ela foi tirar a mochila.

Fonte: Gaúcha

Veículo é roubado em Caxias do Sul

Um veículo foi roubado na madrugada de quinta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o roubo do veículo Fiat/Strada Working, cor azul, placa IUA4711, aconteceu na Rua Senador Alberto Pasqualini, Bairro São Ciro II, próximo à loja de materiais de construção ROSSI.

Fonte: Ação Preventiva

Dupla é presa após roubar veículo em Caxias do Sul

Dois homens foram presos por receptação por volta das 13h27min de sexta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a dupla foi presa na Rua Angilo Scola, bairro Desvio Rizzo. Os policiais avistaram o veículo GM Onix de cor branca, placas ITW3017, que havia sido roubado horas antes.

A guarnição deu ordem de parada porém o motorista não obedeceu iniciando assim uma perseguição. Em certo momento os dois foram abordados.

A vítima reconheceu o primeiro como sendo o autor do roubo do veículo. Ambos foram conduzidos em flagrante até a Delegacia de Polícia para registro.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 23 de março de 2017

Policiais prendem homem e apreendem menor com drogas em Cachoeirinha














Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira,  após a Sala  de Operações receber uma denuncia que indivíduos estariam traficando na Rua Nova Holanda, foi repassado para as guarnições de serviço, sendo que uma guarnição ao chegar no local deparou se com os indivíduos: um menor de 14 anos, com antecedentes policiais por tráfico de entorpecentes, que ao avistar a viatura saiu correndo em direção ao Beco da Servidão, sendo abordado logo em seguida e encontrado consigo uma uma Pistola nº de série 045795 calibre 9mm (não encontrada no sistema) e em seu bolso um pacote com 50 pedras de crack, e no interior do pátio foi abordado V.M.S.D.O. de 18 anos, com o mesmo foi localizado 39 buchas de cocaína, 91 pedras de crack e 21 porção de maconha e o menor de 17 anos, com antecedentes policiais por Tráfico de Entorpecentes, roubo a pedestre, porte ilegal de arma, o qual tinha em seu poder R$ 88,00 (oitenta e oito reais em dinheiro). Diante dos fatos os indivíduos foram conduzidos ao Posto de Saúde 24hs e a DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Cachoeirinha prende dupla com veículo clonado




















Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Por volta das 17h 45min de quarta-feira, a guarnição de serviço do POE/26°BPM, durante patrulhamento e ações de abordagens qualificadas, abordaram na Rua Goias o veículo Ford KA com placas IWY3359 conduzido por M.A.F. de , 24 anos, sem antecedentes policiais, na carona estava J.G.D.T. de 18 anos, ao realizar averiguações no veiculo foi constatado que trata-se de um veículo clonado sendo a placa original PWY7141 em ocorrência de furto/roubo desde janeiro de 2017, e ainda foi encontrado no interior do veiculo 1 torrão de maconha; 1 relógio da marca Invicta e a quantia de R$ 7.365,0 (sete mil e trezentos e sessenta e cinco ) em moeda corrente.



















Diante dos fatos foi dado voz de prisão e os indivíduos conduzidos ao Posto de Saúde 24hs e a DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende dois procurados da justiça

Somente neste mês 15 foram recapturados.



















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na quinta-feira (22/03), dois procurados da justiça foram presos pela Brigada Militar. Somente no mês de março já são 15 foragidos/procurados recapturados pelas guarnições de serviço em Canela.
Por volta das 07h30min, a Brigada Militar em patrulhamento na Rua Egídio Michaelsen, Bairro Chacrão, abordou R.O.M., 22 anos, com antecedentes por furtos, roubo de veículo e a residência com lesões, contra o qual havia um mandado de prisão expedido pela comarca local.



















Por volta das 20h30min, na Rua dos Piratas, Bairro Santa Marta, a guarnição de serviço também em patrulhamento avistou J.L.W.T., 34 anos, com antecedentes por roubos e posse de entorpecente, que ao perceber a aproximação da viatura tentou fugir e entrou em uma residência, sendo acompanhado e detido. No momento da abordagem ele investiu contra os policiais. Contra o acusado havia um mandado expedido pela comarca de Canela.

Ambos procurados foram encaminhados ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

Após perseguição, BM prende três por roubo no bairro Rosa Maria

















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira (22/03), policiais militares do 17º BPM foram alertados de um roubo em andamento em um comercio localizado ás margens da RS 020, bairro Morungava onde três indivíduos em um automóvel Honda Civic seriam os responsáveis pela ação. Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais que se encaminhava para o local avistou o referido veículo e passou a acompanha-lo até que o condutor do veículo em fuga acessou a RS 118 e, posteriormente, o bairro Rosa Maria. A fuga continuou até que os três ocupantes do automóvel desceram e invadiram uma residência onde acabaram sendo detidos. I.R.B., 20 anos (antecedentes por apropriação indébita e entorpecentes tráfico) e dois menores de 17 anos foram detidos e com eles recuperados o valor subtraído, o automóvel que havia sido roubado na cidade de Cachoeirinha no mês de fevereiro e uma arma de fogo. Todos foram encaminhados à DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

Tentativa de golpe termina com três presos no Passo das Canoas



















Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã de quarta-feira (22/03), após receber ligação de vítima E.F., 34 anos (antecedente por calúnia e fato em tese atípico) a Sala de Operações do 17°BPM emitiu alerta às viaturas de serviço informando que um Utilitário Pajjero de cor prata havia sido roubado por dois homens no bairro Parque dos Anjos, mobilizando praticamente todo o efetivo que estava de serviço naquele momento. Instantes depois, a empresa de monitoramento do veículo efetuou contato via 190 informando que ele estaria às margens da RS 118, bairro Passo das Canoas.

A guarnição da Patrulha Escolar aproximou-se do local e avistou um veículo com as mesmas características porém com placas diferentes. Ao efetuar revista pessoal, foram localizados a documentação da Pajjero supostamente roubada e o rastreador que emitia os sinais indicados pela empresa que o monitorava. Questionados sobre a procedência dos materiais os abordados informaram que haviam adquirido o utilitário da “vítima”. Confrontado, ele confessou que entregou o veículo espontaneamente para a dupla e, posteriormente, acionaria o seguro.

Com isso,  B.C., 30 anos (antecedentes por lesão corporal, furto, apropriação indébita, dano, ameaça, injuria qualificada, falsidade ideológica), F.R.N., 35 anos (antecedentes por apresentação de detido e roubo de veículo) e o comunicante do crime que não existiu, foram detidos e encaminhados à DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

Trio é preso por roubo a residência em Carlos Barbosa

Três homens armados foram presos por volta das 18hs de sexta-feira, na Avenida Presidente Kennedy, Próximo a Rodoviária, em Carlos Barbosa. Conforme a Brigada Militar,  ocorreu um roubo a residência, praticado por três indivíduos armados, onde foram roubados joias e eletroeletrônicos. Após o roubo os criminosos fugiram no veículo da vitima um Renault Scenic.

Os autores permaneceram na residência em torno de quatro horas. Foi passado o alerta as viaturas de serviço, sendo que às 22hs, uma viatura da cidade de Garibaldi avistou os autores fugindo. Foi efetuado a prisão na RS 444, Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Foram presos: D. A. R. O (acusado de ameaça e fato em tese atípico) 25 anos, O. L. M (desacato, roubo comércio, roubo a residência), e F. M (posse de drogas, apreensão de objeto e roubo a pedestre) ambos de Bento Gonçalves. No veículo foram recuperados todos os pertences da vítima, ambos sendo apresentados na DP de Bento Gonçalves.

Fonte: Ação Preventiva

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem portando duas armas em carro clonado

No fim da tarde de quarta-feira (22/03), policiais militares do “CANIL” do 17º BPM efetuaram a prisão de S.A.M. D., 45 anos no bairro São Geraldo. Com antecedentes por apresentação de detido, ameaça, maus tratos, exercício arbitrário das próprias razões e retenção de veículo, o homem foi abordado em um veículo Renaul Logan de cor branca com placas clonadas e que havia sido roubado em 2015 na cidade de Porto Alegre. Além disso, na posse do autor, haviam uma réplica de pistola e uma carabina. Ele foi apresentado na DPPA onde foi-lhe arbitrada fiança.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 22 de março de 2017

Jovem morre em acidente na RS-235, na Serra

Colisão foi na manhã desta quarta-feira.

Um jovem morreu em um acidente na RS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado, na manhã desta quarta-feira (22). Ele pilotava uma moto, que colidiu em uma árvore no km 12 da rodovia, em Linha Brasil. O jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Na carona, estava uma jovem, de 23 anos, que ficou ferida e foi levada para o Hospital de Nova Petrópolis. O estado de saúde dela não foi informado pela instituição. Conforme o Grupo Rodoviário de Gramado, ela não corre risco de vida. 

Fonte: Gaúcha

Homem é morto a tiros em frente a escola em Tapes, no Sul do Estado

Vítima tinha antecedentes criminais e estava usando tornozeleira eletrônica.

Um homem de 31 anos foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (22) em frente a uma escola de Tapes, na Zona Sul do Estado. Esse é o segundo homicídio na cidade no período de 15 dias.

Conforme a Polícia Civil, Marcelo Avila Muller estava em um Ford Ka, aguardando a companheira levar uma criança até a Escola José Divino Barbosa Pereira, quando dois homens em uma moto efetuaram os disparos. Ele foi atingido na cabeça, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. 

Apesar do intenso movimento em frente à escola por conta do início do turno da tarde, ninguém mais ficou ferido.

Marcelo tinha antecedentes criminais e estava usando tornozeleira eletrônica. A polícia ainda não possui suspeitos do crime. 

Fonte: Gaúcha

Dois são presos em operação da PF contra tráfico de drogas e armas em São Borja

Uma espingarda foi apreendida na ação, além de outras armas e munição.

Dois homens – que não tiveram as identidades divulgadas – foram presos em uma ação da Polícia Federal, nesta quarta-feira (22), em São Borja, na Fronteira Oeste. A terceira fase da Operação Bellum teve o objetivo de reduzir o alto índice de homicídios na região.

Mais de cem policiais federais e militares cumpriram 24 mandados de busca e apreensão em diversos pontos da cidade. Foram apreendidas uma espingarda Rossi, calibre 24, adaptada para o calibre 28, e um revólver calibre 38, cano longo, bem como cartuchos de calibres 24, 28 e 38. Os homens presos vão responder por posse de arma sem registro. 

Nas fases anteriores da Operação Para Bellum, nove pessoas foram presas em flagrante e apreendidas diversas armas e munições, inclusive de calibre restrito, maconha, crack e cocaína.

Fonte: Gaúcha

Dupla que arrombava veículos em estacionamentos é presa na Região Metropolitana

Eles agiam em estacionamento de mercados.

Foto: PRF

Dois homens, que não tiveram a identidade revelada, foram presos por furto de veículos na tarde desta quarta-feira (22) durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal na BR-116 em Canoas. Eles estavam em em um HB20 de Novo Hamburgo furtado em fevereiro. 

De acordo com a PRF, a dupla está envolvida em diversos crimes de arrombamento de veículos e estepes em Porto Alegre. Eles agiam em estacionamento de mercados da Região Metropolitana. Com eles, foi apreendido diversas ferramentas utilizadas nos crimes.

Eles foram encaminhados a delegacia. O veículo HB20 foi levado a um depósito para devolução ao dono.

Fonte: Gaúcha

Megaoperação combate decapitações ligadas ao tráfico de drogas na zona norte de Porto Alegre

Cid Martins/Rádio Gaúcha

Cid Martins/Rádio Gaúcha

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) uma megaoperação na zona norte de Porto Alegre para combater o tráfico de drogas, com foco também em execuções que resultaram em 16 decapitações no ano passado. Em 2017 já ocorreram sete casos, a maioria na região dos bairros Mario Quintana e Rubem Berta, mas também na zona sul da cidade e em Alvorada. Cerca de 700 agentes cumprem 95 mandados judiciais.

Hoje, 18 pessoas foram presas. Durante a investigação, 16 suspeitos foram detidos. Dois dos alvos morreram. Nessa terça-feira (21), o líder de uma das facções, que havia sido preso anteriormente, foi transferido para um presídio federal da região Centro-Oeste do País, a pedido da Polícia Civil.

A ação é coordenada pelo Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e tem como objetivo dar continuidade à apuração envolvendo crimes brutais em que os executores, além de decapitar as vítimas, gravavam imagens e depois divulgavam em redes sociais ou em grupos de Whatsapp.

“Foram várias execuções desse tipo em 2016 e deixamos eles (traficantes) pensarem que não estávamos indo atrás desta barbárie. Mas não, juntamos todos os vídeos, ligamos todos os fatos e agora estamos prendendo estes criminosos”, ressalta o delegado Mario Souza, diretor de Investigações do Denarc.

A polícia já tem, anexados ao inquérito, vídeos e fotos das decapitações que foram feitos pelos próprios executores, além de trocas de mensagens com ameaças ou recados anunciando as execuções para grupo rival que disputa pontos de venda de drogas na zona norte da Capital. São duas facções que atuam nesta área da cidade, com ações que repercutem em bairros próximos e em Alvorada.

A polícia fez várias buscas para encontrar até motosserras utilizadas pelos traficantes durante as decapitações. Em um dos casos, os integrantes de uma das facções gravaram a vítima, que estava amarrada, e mandaram o jovem dizer para os comparsas que o grupo seria derrotado. Além da execução brutal e gravada em vídeo, fizeram tortura psicológica exibindo facões e a uma motosserra durante a fala do rival.

Operação Imortal

A megaoperação foi denominada de “Imortal” e é oriunda de uma investigação que começou em fevereiro de 2016. São 70 mandados de busca e apreensão , incluindo sete coletivos com 250 casos para averiguação, e 25 mandados de prisão preventiva. Além dos 700 policiais, estão envolvidas 300 viaturas, canil e helicóptero.

O Denarc, com esta ação, fechou nesta quarta-feira diversos pontos de tráfico no Rubem Berta e no Mario Quintana, além de apreender armas e drogas. O delegado Souza diz que desarticulou mais de dez pequenas quadrilhas que atuam para ambas facções rivais, desde vendedores de entorpecentes até gerentes do tráfico.

Fonte: Caso de Polícia/ Cid Martins

Preso suspeito de matar homem e ferir quatro ao abrir fogo durante festa em Paverama

Polícia diz que homem assumiu em depoimento ter sido o autor do crime.

Homem foi preso por crime em Paverama - Foto: Divulgação /Policia Civil

A Polícia Civil prendeu preventivamente nesta terça-feira um homem suspeito de ser o autor do tiroteio que terminou com um morto e quatro feridos em uma festa na área rural de Paverama, no Vale do Taquari. Os investigadores dizem que o detido assumiu em depoimento ter sido o autor do crime. 

O nome do preso, que já tem antecedentes criminais, não foi revelado pela polícia. Ele foi encontrado no final da tarde no município de Estrela. Ele estava em um carro que trafegava na Rota do Sol. 

O crime ocorreu na madrugada do último domingo. Um atirador abriu fogo contra uma multidão de cerca de 600 pessoas estavam. Morreu no local Paulo Roberto dos Santos, 36 anos, que estava sentado conversando com amigos. Os quatro feridos foram levados a hospitais da região. 

O tiroteio gerou um tumulto. Parte da multidão quebrou janelas e portas para escapar do salão. Com isso, outras quatro pessoas ainda ficaram feridas com a correria, mas sem gravidade.

A polícia informou no domingo que o motivo do ataque é uma desavença do atirador com a ex-mulher, que estaria na festa. Ele chegou a ser expulso do salão pelos seguranças momentos antes, mas voltou armado para a festa.

Fonte: Gaúcha

Adolescente de 16 anos é assassinada na zona sul de Porto Alegre

Polícia diz que familiares teriam dado falta de um celular da vítima.

Uma adolescente de 16 anos foi morta com pelo menos um tiro na cabeça no bairro Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, na madrugada desta quarta-feira (22). Segundo a Polícia Civil, o corpo foi encontrado na Estrada das Três Meninas, por volta das 2h30. O nome da vítima ainda não foi divulgado. 

Segundo o delegado João César Nazário, não está claro se o crime foi um homicídio ou um latrocínio - roubo seguido de morte. Familiares teriam dado falta de um celular da jovem. No entanto, não foram encontradas testemunhas para esclarecer o ocorrido. 

Fonte: Gaúcha

Homem é assassinado a tiros em matagal na zona leste de Porto Alegre

Corpo foi encontrado em matagal junto a área residencial.

Um homem ainda não identificado foi morto a tiros em um matagal na Rua Carlos Reverbel, no bairro Jardim Carvalho, na zona leste de Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, a vítima apresentava pelo menos 15 perfurações. O corpo foi encontrado por volta de 0h20 desta quarta-feira (22). 

Moradores de condomínios disseram que não viram movimentação estranha nas últimas horas na região. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios.

Fonte: Gaúcha

Casal fica gravemente ferido após incêndio ocasionado por briga em Bagé

Filha relatou que a briga iniciou quando o pai tentava deixar a casa.

Uma briga entre um casal resultou em um incêndio que deixou os dois gravemente feridos no final da noite desta terça-feira (21), no bairro Balança, em Bagé, na região da Campanha. Segundo a Polícia Civil, Aline Mendes Lemos, 33, despejou gasolina no próprio corpo e ateou fogo. As chamas se alastraram pela casa e feriram gravemente Aline e o seu esposo, identificado como Paulo Ricardo dos Santos, 43.

A filha do casal, com idade entre 15 e 16 anos, contou aos policiais que a briga iniciou quando o pai estava arrumando as malas deixar a casa. De acordo com ela, as brigas entre o casal eram constantes. Em depoimento, o pai de Aline acusou Santos de bater frequentemente em sua filha. Ainda de acordo com a Polícia, Aline confessou a autoria do incêndio em testemunho colhido por um agente no hospital.  

Eles foram internados no Hospital de Santa Casa de Bagé com queimaduras em 90 por cento do corpo, informou a Polícia. O casal deve ser transferido para o Hospital de Pronto Socorro da Capital ainda hoje. Os agentes suspeitam que as chamas tenham atingido o ar-condicionado da casa e causado uma explosão ao entrar em contato com gás do aparelho. A casa ficou completamente destruída.

Fonte: Gaúcha

Viatura que participava de operação capota em acidente na zona norte de Porto Alegre

Veículo da Polícia Civil colidiu com um carro Gol; ninguém ficou ferido

Foto: Felipe Daroit /Rádio Gaúcha

Uma caminhonete da Polícia Civil que retornava da operação realizada nesta manhã para coibir facções responsáveis por execuções em Porto Alegre se envolveu em um acidente e capotou na esquina das avenidas Assis Brasil e Sertório, na zona norte da Capital.

O veículo foi atingido na lateral por um Gol de cor branca. Os quatro policiais que estavam na viatura e o motorista do carro particular não se feriram.

Houve congestionamento na região, já que a perícia teve de ser realizada por se tratar de uma viatura da Polícia Civil. O trecho seguia parcialmente bloqueado por volta das 8h20.

Fonte: Gaúcha

BM prende trio e apreende armas, drogas e munições em Esteio












Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No final da tarde de terça-feira, no Bairro Primavera em Esteio, Policiais Militares do 34ºBPM efetuaram a prisão de 03 indivíduos por Entorpecente Tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.











A prisão ocorreu após a guarnição do 34ºBPM em patrulhamento avistar dois indivíduos em atitude suspeita, sendo que um deles estava com uma mochila nas costas, os quais ao avistarem a viatura empreenderam fuga, logo em seguida foram avistados adentrando uma residência, sendo acompanhados pelos PM’s que realizaram a abordagem e a identificação dos indivíduos L.H.A. (22 Anos) e M.V.S.P. (20 Anos). Em revista a mochila foi localizada grande quantidade de drogas, no interior da residência foi localizado munições, rádio transmissor na frequência da BM além de grande quantidade de drogas, e embalagens para drogas.



















Em outra residência um indivíduo ao avistar as viaturas adentrou a rapidamente a residência, os PM’s acompanharam e realizaram a abordagem de P.I.S (23 Anos) o qual em revista pessoal foi localizado em sua cintura uma Pistola Glock 9mm municiada, em buscas no interior da residência foi localizada várias munições de 9mm e carregadores e uma pistola Glock calibre .45 com várias munições e carregadores, bem como um HT na frequência da BM. Diante do fato todos foram conduzidos a DPPA Canoas onde está sendo realizado o flagrante.

No total foram apreendidos:

DROGAS E MATERIAL DE TRÁFICO:

2 pacotes fechados(2000 unidades) de pinos transparentes ;
1 saco de pinos preto;
1 saco de pinos roxo;
1 saco de pinos verdes;
Aproximadamente 1000 unidades de cápsulas de comprimidos;
2.090 Kg de Maconha;
734gr de Cocaína;
499gr de Crack;

ARMAS E MUNIÇÕES:

01 Glock 9mm;
01 Glock Calibre .45;
21 munições intactas de 9mm;
73 munições intactas de .45;
07 munições de calibre 12;
02 carregadores com capacidade para 30 munições de calibre .45;
02 carregadores com capacidade para 13 munições de calibre .45;
01 carregador com capacidade para 16 munições de calibre 9mm;
01 carregador com capacidade para 30 munições de 9mm;
01 carregadores com capacidade para 15 munições de 9mm;

OUTRAS APREENSÕES:

02 rádios comunicadores na frequência da BM;
03 telefones celulares;
11 empunhaduras de pistola;
01 balança de precisão;
04 folhas de adesivos;
R$ 57,00 reais em dinheiro;
02 Kit manutenção de pistola;

Fonte: Ação Preventiva

Operação para inquietar a criminalidade













Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Com o retorno de brigadianos que reforçavam o policiamento em diversas cidades do litoral gaúcho na chamada Operação Golfinho, o comando do 17° BPM reativou ações da Operação Avante. Além do quantitativo que já atua diariamente, policiais militares estarão em maior número nas ruas, em horários diferenciados e, principalmente em locais onde os índices de criminalidade apresentaram aumento. Para isso, foi realizado um estudo baseado nos registros de ocorrências, possibilitando montar estratégias de policiamentos para estas áreas. Uma das localidades que contará com a intervenção são os bairros do complexo Morada do Vale. A região mais populosa de Gravataí possui um destacamento da Brigada Militar e já é um dos pontos mais assistidos pela instituição; proporcionalmente, lá ocorre grande parte das prisões da cidade. A colaboração da comunidade é de extrema importância, não deixe de comunicar um crime.

Fonte: Ação Preventiva

Mais uma ação do CANIL do 17°BPM resulta em recuperação de veículo




















Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

O “CANIL” da Brigada Militar de Gravataí, apesar dos rumores do encerramento de suas atividades, continua realizando um serviço impecável. Na tarde de sexta-feira (17/03), a equipe efetuou a apreensão de um menor de 17 anos no bairro São Vicente.



















O mesmo foi abordado com uma motocicleta Honda Titan de cor verde que havia sido furtada na cidade de Viamão dias antes. Diante disso, o infrator foi encaminhado à DPPA local.















Fonte: Ação Preventiva

Autor de homicídio em Cachoeirinha é preso em Gravataí




















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Ainda na tarde de sexta-feira (17/03), policiais militares do Pelotão de Operações Especiais efetuaram a prisão de J.H.M.B., 43 anos no bairro Parque Ipiranga. Com antecedentes por apresentação de detido, entorpecentes tráfico, roubo estabelecimento bancário, porte ilegal arma fogo permito, entorpecente posse, prisão-cumprimento de mandado e ameaça, o criminoso ainda é acusado de homicídio doloso contra sua companheira, fato ocorrido há poucos dias na cidade de Cachoeirinha.



















O crime ocorreu após o mesmo entrar na condição de foragido do Instituto Penal de Gravataí onde cumpria pena em regime semi-aberto e não ter retornado no período em que deveria. Com ele foi apreendido um revólver e munições; a arma do crime, segundo o autor, seria a mesma utilizada no assassinato de sua esposa. Na mesma ação também foi preso P.S.M., 29 anos com antecedentes por embriaguez; ele também portava uma arma de fogo e, em seu imóvel (local das prisões), foram localizados rádios transmissores e uma balança de precisão, geralmente utilizada para pesagem de entorpecentes. Os dois foram apresentado na DPPA de Gravataí.















Fonte: Ação Preventiva

BM localiza “jardim de maconha” na Morungava em Gravataí




















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de domingo (19/03), policiais do Pelotão de Operações Especiais do 17° BPM efetuaram a prisão de P.R.B., 49 anos. O mesmo foi abordado portando uma sacola com diversas folhas de maconha; questionado sobre a procedência, relatou que cultivava a erva e comercializava. Na casa do autor foram localizados 15 pés da droga, cerca de 1kg de folhas do entorpecente já prontas para a venda, sementes que dariam sequencia à cultura e dinheiro. O homem foi encaminhado à DPPA da cidade.



















Fonte: Ação Preventiva

Homem alcoolizado quase causa acidente com viatura da Brigada




















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Ainda na tarde de domingo (19/03) um homem foi preso por embriaguez ao volante após quase causar acidente envolvendo uma viatura da BM. Policiais militares da 2ª companhia efetuavam patrulhamento pela Avenida Marechal Rondon, bairro Morada do Vale I quando um automóvel GM Vectra avistou a viatura e efetuou uma manobra de fuga quase colidindo contra a viatura. A guarnição passou a acompanhar o veículo que aumentou a velocidade, desobedecendo às ordens de parada e colocando em risco quem transitava pela via. Ao ser finalmente abordado, D.S.S, 32 anos resistiu; o mesmo apresentava sinais de embriaguez, fato constatado com a aplicação do deste alveolar. O autor foi apresentado na DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

Mais um criminoso é preso com arma restrita

 














Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No início da manhã de segunda-feira (20/03), policiais militares da 2ª companhia do 17º BPM efetuaram a prisão de J.G.L., 21 anos. Com antecedentes criminais, lesão corporal, apresentação de detido, entorpecente tráfico e homicídio doloso, o homem teria ameaçado a proprietária de uma boate localizada no bairro Barnabé. Ao ser abordado, o indivíduo portava um revólver e uma pistola calibre 9mm. Com isso foi apresentado na DPPA da cidade e posteriormente encaminhado à Cadeia Pública de Porto Alegre.















Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso pelo 17° BPM por receptação próximo à casa noturna

 
Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã de segunda-feira (20/03), policiais militares da 2ª companhia do 17º BPM efetuaram a prisão de L.M.M., 39 anos com antecedentes criminais por dirigir sem habilitação, lesão corporal, entorpecentes posse e tráfico, furto descuido e roubo a pedestre. Ele conduzia um automóvel GM Corsa de cor vermelha que havia sido furtado na cidade de Cachoeirinha. Com isso recebeu voz de prisão, foi encaminhado à DPPA de Gravataí onde foi lhe arbitrada fiança. 

 













Fonte: Ação Preventiva

Justiça condena trio suspeito de matar mãe de alunos próximo a escola em Porto Alegre

A Justiça condenou três homens acusados pela morte da representante comercial Cristine Fonseca Fagundes, 44 anos, próximo a escola em Porto Alegre. O crime ocorreu em agosto do ano passado em frente ao Colégio Dom Bosco. A condenação foi feita na terça-feira (21) pela Juíza de Direito Lourdes Helena Pacheco da Silva, da Vara Criminal do Foro do 4° Distrito, mas só foi divulgada no começo da tarde desta quarta-feira (22).

Fabrício Farias, Rafael Silveira Santa Helena e Tiago Oliveira da Silva foram acusados de cometer oito roubos, no dia 25 de agosto de 2016, e o latrocínio. A pena total foi de 29 anos, em regime fechado.

No interrogatório, Tiago Oliveira da Silva, de 30 anos, admitiu parcialmente a autoria dos fatos. Ele foi apontado pela polícia como autor do disparo que matou Cristine. Rafael Silveira Santa Helena informou que dirigiu o carro no momento do crime. 

O crime

Cristine foi assassinada na noite de quinta-feira, 25 de agosto de 2016, em frente à filha de 17 anos, quando esperava o outro filho, de 12 anos, próximo ao colégio Dom Bosco, no bairro Higienópolis, na zona norte da Capital. A vítima foi atingida por um tiro na cabeça.

Fonte: Gaúcha

Foragido é baleado após reagir a abordagem da Polícia Civil na zona leste de POA

O Samu foi acionado, porém os policiais socorreram o suspeito para o Hospital Cristo Redentor após populares se revoltarem com a ação.

Um foragido do sistema prisional foi baleado após reagir a uma abordagem da Polícia Civil, na tarde desta terça-feira (21), no bairro Mário Quintana, na zona leste de Porto Alegre. Segundo o delegado Maurício Barison, agentes da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) do DENARC estavam em diligências quando perceberam cinco homens em atitude suspeita, na rua Seis de Novembro.

Os policiais se identificaram e revistaram os suspeitos. Com dois deles foram encontradas 30 pedras de crack, sete porções de cocaína e uma porção de maconha, todas embaladas para venda. Também foram apreendidos R$ 70. Os homens receberam voz de prisão, mas um deles resistiu e empurrou o policial para pegar a pistola. O agente reagiu e atirou contra o foragido, que foi alvejado na coxa.

O Samu foi acionado, porém os policiais socorreram o suspeito para o Hospital Cristo Redentor após populares se revoltarem com a ação. O foragido, que tem antecedentes criminais por tráfico de drogas e assalto, está sob custódia. Ele deverá responder por tráfico de drogas e resistência a prisão.

O outro preso, de 18 anos, foi levado à delegacia. Ele tinha passagens pela polícia como menor infrator.

Fonte: Gaúcha

Criminosos executam homem ao atirar mais 40 vezes em frente a escola de Porto Alegre

Polícia diz que vítima, que estava dentro de um bar, era envolvida com o tráfico de drogas.

Um homem de 30 anos foi morto em um ataque a tiros em um bar na frente da escola municipal José Loureiro da Silva, no bairro Cristal, zona sul de Porto Alegre, na noite desta terça-feira (21). Segundo a Polícia Civil, mais de 40 disparos foram efetuados pelos criminosos, sendo que cerca de 30 atingiram Robson Rios Hinterholz, que morreu no local.

Testemunhas ouvidas relataram que dois bandidos participaram do crime. Eles deixaram uma motocicleta uma quadra antes do estabelecimento, na avenida Capivari, e foram caminhando até o Joãozinho's Bar. Após abrirem fogo com pistolas calibre .40 e 9 milímetros, caminharam até o veículo e fugiram. 

O ataque ocorreu pouco antes das 20h. Conforme o delegado João César Nazário, do Departamento de Homicídios, as aulas que ocorreriam durante a noite na escola foram suspensas, já que professores e alunos ficaram assustados com o ocorrido. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação de Porto Alegre, que ainda não respondeu a solicitação de informações. 

As circunstâncias do homicídio deixam claro para o delegado que é uma execução. Ele suspeita de um suposto envolvimento da vítima com a criminalidade. 

"Está claro que o crime é relacionado com o tráfico de drogas, pela quantidade de tiros e pelos antecedentes criminais por posse de entorpecente. Ainda obtivemos informações no local de pessoas que garantem que ele era traficante", comentou Nazário.

A Brigada Militar fez buscas, mas não localizou os bandidos até a publicação desta reportagem. 

Fonte: Gaúcha

Procurado é apreendido pela BM na Serra Gaúcha

Um adolescente de 15 anos que estava sendo procurado pela justiça foi apreendido pela Brigada Militar na manhã desta terça-feira em Caxias do Sul. Ele foi detido por volta das 08h na rua Antonio Andrighetti e conduzido delegacia, onde foi colocado a disposição da justiça.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é vítima de tentativa de homicídio em Caxias do Sul

Alexandre Siqueira, 44 anos foi alvejado com um tiro nas nádegas na noite desta terça-feira em Caxias do Sul. O crime ocorreu por volta das 20h num bar na rua Dr. Bozano, no bairro São Pelegrino quando ocupantes de um veículo de cor escura teriam passado e efetuado os disparos. Siqueira que já possui antecedentes criminais e está em liberdade provisória foi socorrido pelo SAMU, e encaminhado ao Hospital Pompéia.

Fonte: Ação Preventiva

Dupla é detida pela BM após assalto em Farroupilha

Ambos já possuíam passagens pela polícia.

Jéferson Luís da Silva, 24 anos e um adolescente de 15 anos foram detidos pela Brigada Militar por roubo a estabelecimento comercial na tarde desta terça-feira em Farroupilha. Por volta das 15h a Brigada Militar foi informada de um assalto, num mercado localizado na rua Manoel Pascoal, no bairro Industrial. PMs foram até o local, e minutos depois acabaram chegando ao paradeiro da dupla apontada pelo crime. Com eles foram apreendidos munições, rádio comunicador, dinheiro e simulacros de arma de fogo. A dupla que já possuía passagens pela polícia foi encaminhada a delegacia para registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

terça-feira, 21 de março de 2017

Policial baleado na cabeça durante assalto em Pelotas segue na UTI

Tales Nobre e Silva foi baleado por criminosos que assaltaram uma joalheria no shopping Pelotas

O policial militar de 28 anos baleado em um assalto dentro do Shopping Pelotas, na segunda-feira, continua internado na UTI do hospital São Francisco de Paula, em Pelotas. Conforme a polícia, Tales Nobre e Silva está com uma bala alojada na cabeça, mas o estado de saúde dele é considerado estável.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Rafael Lopes, da Defrec, pelo menos três criminosos participaram da ação no começo da tarde de ontem, no bairro Areal. Câmeras de segurança do shopping vão ajudar na identificação dos suspeitos. Ainda de acordo com o delegado, foram encontrados no local estojos de dois calibres diferentes de pistolas.

Os criminosos assaltaram uma joalheria do shopping e, na fuga, atingiram o PM na cabeça, após ele reagir. Tales é filho de policial civil e estava à paisana quando trocou tiros com os bandidos.

Em um perfil de uma rede social, a irmã do PM, Lara Nobre, informou que Tales está reagindo ao tratamento.

Fonte: Gaúcha

Criança morre atropelada por ônibus no Noroeste do RS

Menina de Crissiumal tinha 8 anos.

Uma menina de 8 anos morreu ao ser atropelada por um ônibus na tarde desta terça-feira (21) em Crissiumal, no Noroeste do Estado. Segundo informações da Brigada Militar, a criança estava de bicicleta e foi atingida pelo coletivo quando atravessava a Rua Piratini, na esquina com a Avenida Palmeira das Missões. 

A criança chegou a ser socorrida por pedestres e encaminhada ao Hospital de Caridade do município, mas não resistiu. O motorista do ônibus, que pertence a uma empresa particular, fugiu sem prestar socorro. No entanto, ele foi localizado e encaminhado para a Delegacia, onde afirmou não ter visto a menina.

Fonte: Gaúcha

Jovem de 18 anos é morto com tiro na cabeça em São Sepé

Ele estava com o irmão e foi atingido após um desentendimento com um outro grupo

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros na noite desta segunda-feira, sobre a ponte que liga os bairros Pontes e Santos, em São Sepé, na região central. Segundo a Brigada Militar, William Azambuja da Silva foi baleado da cabeça.

A ambulância do SAMU foi acionada, mas o jovem morreu no local. A vítima estava com o irmão e eles teriam se desentendido com outro grupo, quando o crime aconteceu.

Após ouvir algumas testemunhas, a polícia conseguiu recuperar a arma do crime, um revolver calibre 32. A Polícia Civil investiga o caso e ainda não divulgou as causas do desentendimento.

Fonte: Gaúcha SM

Adolescente de 16 anos é apreendido com mais de 1kg de maconha em Santiago

Parte da droga já estava embalada e pronta para ser comercializada.

Um adolescente de 16 anos foi apreendido com mais de um quilo de maconha em Santiago, nesta segunda-feira (20). Além da droga, a Polícia Civil também apreendeu uma balança de precisão, dinheiro, um celular e um cachimbo.

A ação aconteceu durante a manhã após uma denúncia anônima na casa onde o adolescente morava com os pais. De acordo com a polícia, uma pequena parte da droga já estava embalada para venda.

O jovem será encaminhado para a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) de Santo Ângelo. 

Fonte: Gaúcha SM

Polícia Civil prende homem suspeito por homicídio de criança de três anos em Alvorada

Exame de necropsia revelou lesões incompatíveis com a causa apresentada pelo padrasto.

Foto: Polícia Civil

Um homem de 19 anos foi preso temporariamente pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (21), suspeito do homicídio de uma criança de três anos em Alvorada, na Região Metropolitana. Raphaellla Barreto Bossle morreu no dia 11 de fevereiro enquanto era banhada pelo padrasto. 

De acordo com o delegado André Anicet, da Delegacia de Homicídios de Alvorada, o homem afirmou que a criança havia se afogado na banheira, mas o resultado do exame de necropsia revelou lesões internas incompatíveis com a causa informada. No dia do crime, o padrasto havia ficado responsável pela menina enquanto a mãe dela estava no trabalho.  

Fonte: Gaúcha

Polícia responsabiliza adolescente de 12 anos por morte de estudante em Cachoeirinha

Na investigação, delegado aponta que Gonçalves poderia ter sido salva se socorristas soubessem do estrangulamento

Marta morreu por asfixia no dia 8 de março dentro da sala de aula - Foto: Arquivo Pessoal /Arquivo Pessoal

Após ouvir 22 testemunhas, incluindo alunos e socorristas, o delegado Leonel Baldasso, da 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, concluiu a investigação sobre a morte da adolescente Marta Avelhaneda Gonçalves, 14 anos. A vítima foi morta por asfixia dentro da sala de aula no dia 8 de março, na Escola Estadual Luiz de Camões, em Cachoeirinha. As informações são de Zero Hora.

Após ouvir os relatos dos alunos que presenciaram a briga, o delegado concluiu que apenas uma adolescente de 12 anos foi responsável por provocar a morte da vítima. A participação de outras duas meninas, que chegaram a prestar depoimento logo após o fato, foi descartada.

"De acordo com os depoimentos, uma delas correu para chamar a professora e a outra tentou separar as meninas que brigavam", explicou Baldasso.

A adolescente, que não terá o nome revelado por ser menor de idade, foi responsabilizada pelo ato infracional de homicídio. Em seu depoimento, ela negou que tenha estrangulado Marta e disse que a vítima teria incitado a briga. No dia da morte, a jovem alegou que Marta teria batido a cabeça.

Em depoimento, os alunos contaram que a adolescente responsabilizada revelou o golpe no pescoço da vítima para uma amiga: "Bah, apertei o pescoço dela, mas não fala para ninguém, diz que ela bateu com a cabeça".
Segundo os alunos, as meninas brigaram e caíram no chão. Em seguida, a adolescente teria asfixiado a vítima com o braço. O golpe foi rápido e fez Marta cair já com poucos sinais vitais.

O Procedimento Especial de Adolescente Infrator deve ser encaminhado ao Ministério Público até esta quarta-feira. Caberá à promotora da Infância e Juventude analisar as provas e decidir pela representação ou não da adolescente pelo ato infracional ao Poder Judiciário.

"Estou convicto de que houve homicídio em razão de todas as circunstâncias. Se fosse uma lesão na cabeça, como a jovem alegou, poderia se induzir que não houve intenção. Mas houve provação prévia e o laudo concluiu que houve estrangulamento, o que indica que houve intenção".

Verdade poderia ter salvado vítima
Além de entender que morte foi intencional em razão do estrangulamento, a polícia concluiu que o desfecho trágico poderia ter sido evitado caso a adolescente tivesse dito a verdade aos socorristas. Os profissionais do Samu que atenderam à ocorrência não sabiam que Marta havia sido estrangulada, pois não havia sinais externos. Eles também não foram informados que houve uma briga.
A informação repassada aos socorristas foi de que a vítima havia batido a cabeça. Portanto, os profissionais realizaram os procedimentos de acordo com a suposta causa. Eles ficaram cerca de meia hora no local tentando reanimá-la.

Foto: Schirlei Alves / Agencia RBS

"Os profissionais foram induzidos ao erro. Se soubessem que era uma asfixia, fariam um procedimento chamado de "cricotomia". Infelizmente, ela chegou ao hospital já sem pulso", lamentou o delegado.

Baldasso destacou ainda a cautela da médica ao atender a ocorrência no hospital. Em princípio, Marta chegou à unidade como vítima de morte natural. Porém, a especialista desconfiou e pediu a necropsia. Foi aí que se descobriu a morte por asfixia.

"No hospital não fazem necropsia quando a morte é natural. A médica acabou tomando conhecimento das circunstâncias e encaminhou o caso para a polícia", disse o delegado.

Bullying no primeiro dia de aula
Com base nos depoimentos dos alunos e de professores, a polícia identificou que a rixa entre Marta e a adolescente de 12 anos responsabilizada pela morte iniciou no primeiro dia de aula, ou seja, um dia antes da morte. Marta era aluna nova, pois havia mudado da Capital para Cachoeirinha com a mãe. No primeiro dia, a adolescente teria a chamado de "feia" e "balão".

Em um dos diálogos presenciados pelos colegas nos corredores da escola, Marta teria parado para tirar satisfação com a adolescente: "Está falando mal de mim?". E a adolescente teria respondido: "Sim, estou". Após alguns minutos de discussão, a adolescente teria questionado: "Quer ver então?". Este diálogo teria ocorrido pouco antes da briga.

Os professores disseram à polícia que não sabiam da confusão, pois ocorreu na troca de turno. Os cerca de 10 alunos que presenciaram o fato não contaram sobre a discussão. Porém, elas perceberam que pelo menos três meninas, entre elas a jovem apontada pela polícia, estavam agitadas no dia em que Marta morreu. 

Fonte:Zero Hora

Jovem é preso por tráfico de drogas pelo 12° BPM

Um jovem de 18 anos foi preso por tráfico de drogas por volta das 15h56min de segunda-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, ele foi abordado na Rua Ernesto Alves, na Estação Rodoviária na parte de embarque e desembarque. Com ele os policiais apreenderam 28 pedra de crack (pesando 3,85 gramas), 29 papelote de cocaína (pesando 4,55 gramas), 19,75 gramas de maconha, R$ 98, 99 e um celular Samsung preto.

Ele que já possui antecedentes foi conduzido a DP para registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Dois carros são roubados em Caxias do Sul

Dois carros foram roubados na tarde de segunda-feira m Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o primeiro roubo aconteceu por volta das 14h40min na Rua Ademar Pinheiro Machado, bairro Salgado Filho. A vítima relatou que estava estacionando o veículo Honda/Civic, d cor prata, ano 2013, placa ITQ8466, quando o ladrão se aproximou anunciando o roubo.

Por volta das 15h12min de segunda-feira foi roubado o veículo Renault/Duster, cor brancam ano 2013, placa IUI 7330 em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o roubo aconteceu na Rua Machado de Assis, bairro Medianeira.






Fonte: Ação Preventiva

Dupla é presa pelo 34° BPM por roubo a pedestre

 
 Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 20 de Março de 2017, por volta das 15hs, no bairro Nova Sapucaia em Sapucaia do Sul, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão dos indivíduos K. S. M. (26 anos) e R. P. M. (58 anos) por Roubo a Pedestre.











O fato ocorreu após ser dado o alerta de uma ocorrência de roubo a pedestre ocorrido na área central do município de Esteio, onde os acusados estariam em um veículo Fiat Tempra de cor verde escuro, e que estariam deslocando em direção a cidade de Sapucaia do Sul. Durante as buscas a guarnição visualizou o veículo na RS 118, fazendo uso de sirene e giroflex passando a acompanhar o mesmo. Na fuga, os indivíduos arremessaram objetos pela janela do veículo, sendo logo em seguida abordado. Ao verificar os objetos arremessados foi localizado um simulacro de arma de fogo (pistola) e o aparelho celular da marca Samsung pertencente à vítima, a qual compareceu no local e reconheceu os indivíduos e o veículo usado no roubo.

Os dois foram presos e encaminhados a Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

segunda-feira, 20 de março de 2017

"Os policiais estavam fazendo o serviço deles", diz jovem preso por engano na Capital

"Tinham um suspeito, era parecido, a testemunha confirmou.. então era eu", relatou o estudante após ser liberado.

Verdadeiro suspeito foi detido nesta segunda-feira em Eldorado do Sul - Foto: Ronaldo Bernardi /Agencia RB

O universitário preso por engano no caso do latrocínio de Gabryel Delgado, ocorrido em Porto Alegre, conversou com a Rádio Gaúcha após ser liberado nesta segunda-feira (20). Jonas Ramos da Luz permaneceu preso por 24 horas na 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). 

Ele foi confundido com o homem do retrato-falado divulgado pela polícia. O mandado de prisão foi pedido após uma denúncia-anônima e do reconhecimento por parte da testemunha do crime. Antes mesmo de ser preso, Jonas reparou que tinha semelhanças com a imagem.

"Eu achei bastante parecido (com o retrato-falado), só não tinha o alargador que tenho na orelha esquerda e não tinha barba, né. Eu tenho a barba bem grande", relatou. 

De acordo com o jovem, a Polícia Civil chegou na casa dele por volta das 7h de domingo (19) e o conduziu até a 4ª Delegacia de Polícia, que investiga o caso. Lá, ele prestou depoimento e foi levado para a carceragem. Apesar de se sentir injustiçado, disse não ter raiva. 

"Eu não estava com raiva, porque eles (policiais) estavam fazendo o serviço deles. Tinham um suspeito, era parecido, a testemunha confirmou.. então, era eu", disse. 

Ele também não pretende processar o Estado e quer tentar esquecer toda a situação. Só lamenta o fato de a foto dele circular nas redes sociais como sendo de um assassino e teme que possa ter a carreira prejudicada. O universitário está concluindo o curso de Educação Física e já trabalha na área. 

Suspeito confessou crime

O homem suspeito de matar o universitário foi preso nesta manhã, em Eldorado do Sul. Ele estava chegando em uma casa com um carro clonado e foi abordado pela Brigada Militar. De acordo com a Polícia Civil, Flávio William Oliveira da Silva, 20 anos, confessou o crime e disse que o outro suspeito preso não tinha nenhum envolvimento. 

Prisão temporária permitiu prisão de universitário

Segundo o delegado regional de Porto Alegre Eduardo Hartz, em um primeiro momento, a testemunha reconheceu Jonas como sendo o autor do crime por meio de uma foto. A partir do reconhecimento, um mandado de prisão temporária foi expedido pelo juiz de plantão na noite de sexta-feira.

O jovem foi preso em casa por volta de 6h de domingo. O nome dele teria sido apontado à Polícia Civil por meio de uma denúncia, após divulgação do retrato falado.

Porém, na manhã desta segunda-feira, a testemunha do crime fez o reconhecimento pessoalmente. Foi quando se deu conta de que o real autor do crime era o segundo suspeito preso pela manhã e não o universitário que anteriormente havia reconhecido por foto.

"Está absolutamente descartada a participação dele (jovem universitário) neste crime", declarou o delegado regional. 

O crime

Gabryel Machado Delgado, de 20 anos, voltava da aula, no Centro da cidade, quando foi abordado por um criminoso junto ao prédio onde morava. Ele estudava Marketing na Fadergs. Ele também havia servido no Exército, inclusive junto com o primeiro suspeito preso por engano. 

Fonte: Gaúcha

PRF apreende 170 mil maços de cigarros na BR-116, em Pelotas

Cigarros de origem paraguaia estavam escondidos em caminhão de mudança.

Cigarros de origem paraguaia estavam escondidos em caminhão de mudança - Foto: Divulgação /Polícia Rodoviária Federal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta segunda-feira (20), 170 mil maços de cigarros na BR-116, em Pelotas, no Sul do Estado. A carga, de origem paraguaia, estava escondida em um caminhão de mudança emplacado no Paraná.

A abordagem ocorreu na altura do km 516. O motorista do veículo, de 27 anos e natural de São Paulo, foi detido e encaminhado à Polícia Civil. O nome do condutor não foi divulgado.

Na semana passada, mais de 200 mil pacotes de cigarros paraguaios foram apreendidos em ações da PRF nas rodovias da região Sul.

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar de Esteio prende por furto em estabelecimento comercial





















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta segunda-feira, no bairro Centro em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de J.J.L.S. (33 anos), por furto em estabelecimento comercial.

A prisão ocorreu durante patrulhamento de rotina, onde a guarnição foi informada por populares de que um individuo, que estava correndo pela via, havia acabado de cometer um furto em um estabelecimento na área central da cidade, o mesmo foi acompanhado e abordado pela guarnição, durante revista pessoal foi encontrado 02 caixas de tinta para cabelo, que haviam sido furtadas do estabelecimento.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo, sendo conduzido ao Hospital São Camilo posterior até a DP de Esteio onde foi efetuado o auto de prisão em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende mais dois procurados da justiça na Serra Gaúcha

Ações ocorreram em Gramado e Canela.



















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Duas ações da Brigada Militar na tarde de segunda-feira (20/03), resultaram na prisão de procurados da justiça. Conforme a Brigada Militar, por volta das 15h15min, a seção de inteligência visualizou o veículo GM/Celta de cor preta deslocando de Canela em direção a Gramado, sendo que em seu interior estava uma mulher que estava procurada da justiça. Neste momento foi feito contato com as guarnições de serviço da Brigada Militar de Canela e de Gramado.


O veículo ao ver a movimentação das guarnições entrou no Bairro Carniel, onde foi abordado. C.M.C., 41 anos, com vasta ficha por furtos em veículos e em estabelecimentos comerciais, nas cidade de Gramado, Canela e Nova Petrópolis, estava com mandado de prisão expedido pela comarca de Nova Petrópolis, sendo presa em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.


Pouco depois, por volta da 15h40min, mais uma vez a seção de inteligência visualizou na Rua São Francisco, Bairro Vila Boeira em Canela, outro procurado da justiça parado em um veículo VW/Gol, placa de Eldorado do Sul. Foi solicitado apoio a guarnição da BM de Canela que abordou E.I.R., 31 anos, com antecedentes por violação de direito autoral e outros crimes. Em consulta ao sistema foi confirmado que estava com mandado de prisão expedido pela comarca de Canela, sendo também conduzido ao sistema prisional.
Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso pela BM em São Francisco de Paula

Na tarde de sábado (18/03), por volta das 15 horas, a Brigada Militar de São Francisco de Paula abordou um indivíduo que deslocava pela Avenida Júlio de Castilhos, no centro da cidade o qual era procurado da justiça.

A.S.S., 44 anos, com antecedentes por receptação, possuía mandado de prisão expedido pela comarca local e foi conduzido ao presídio de São Francisco de Paula.

Fonte: Ação Preventiva

Policiais apreendem drogas em pista de skate em Nova Petrópolis

No começo da noite de sábado (18/03), por volta das 18h30min, a Brigada Militar de Nova Petrópolis foi solicitada para realizar uma averiguação na Pista de Skate, na Rua Hermann Deppe, centro da cidade, onde jovens estariam utilizando entorpecentes.

A denúncia informava que dois indivíduos estavam fechando um cigarro de maconha na frente de dois menores 13 e 15 anos.  A guarnição de serviço foi ao local onde abordou o indivíduos, um de 27 anos com antecedentes por posses de entorpecentes, que estava com uma porção de maconha na mão. O outro rapaz de 21 anos estava com outra porção de maconha dentro de uma niqueleira.

O conselho tutelar foi acionado para atender aos menores e os dois usuários foram presos sendo confeccionado termo circunstanciado por posse de entorpecente.

Fonte: Ação Preventiva

12° BPM prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo no final da noite de domingo em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o homem de 27 anos foi abordado em atitude suspeita na Rua Dom João Batista Scalabrini, bairro Marechal Floriano. Foi apreendido um revólver calibre 38.
O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Veículo é roubado em Caxias do Sul

Um veículo foi roubado por volta das 21h59min de domingo em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o roubo do veículo Ford/ Focus HC Flex de cor prata, placas IRM 0237 aconteceu na Rua Conde D Eu, bairro Bela Vista.

Ninguém foi preso.

Fonte: Ação Preventiva 

Casal preso com arma pagam fiança e são liberados em São Marcos

Um casal foi preso por porte ilegal de arma de fogo na tarde de domingo em São Marcos. Segundo a Brigada Militar, a prisão aconteceu durante patrulhamento de rotina. Ambos possuem antecedentes. Um deles estava em prisão domiciliar.
 
Durante a abordagem foi localizado com a mulher uma pistola calibre 22, com duas munições. Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Polícia local, onde pagaram R$ 1000,00 de fiança e foram liberados.

Fonte: Ação Preventiva

Menor é apreendido no Litoral Norte

Um menor que estava foragido foi apreendido no domingo em Torres. Conforme a Brigada Militar, o menor de 16 anos foi abordado e constatado que o mesmo estava evadido do abrigo “Quero-Quero” do município de Porto Alegre.

O adolescente foi conduzido até a Delegacia de Polícia para o registro e após encaminhado para Porto Alegre.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é capturado em Dom Pedro de Alcântara




















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um foragido foi capturado no sábado em Dom Pedro de Alcântara. Conforme a Brigada Militar, a prisão aconteceu após uma denúncia anônima. O foragido de 29 anos possuía muitas passagens pela polícia e foi encaminhado até a Delegacia de Polícia para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

PM é baleado na cabeça em assalto a loja em shopping de Pelotas

Conforme Brigada Militar, ele teria trocado tiros com assaltantes.
Circunstâncias do crime ainda são desconhecidas pela polícia.

Policial militar foi baleado na frente do shopping de Pelotas (Foto: Reprodução/RBS TV)Policial militar foi baleado na frente do shopping de Pelotas (Foto: Reprodução/RBS TV)

Um policial militar de 28 anos foi baleado durante um assalto a uma loja de um shopping de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul. Conforme a Brigada Militar, ele teria trocado tiros com os criminosos quando foi atingido de raspão na cabeça. O shopping fica na Avenida Ferreira Viana, no bairro Areal. A administração do shopping Pelotas confirma a ocorrência. Por meio da assessoria de imprensa, diz que o crime ocorreu por volta das 12h30 em uma das joalherias. A ação foi cometida por dois indivíduos que levaram duas peças do mostruário, diz a nota.

Após o crime, o PM, que estava à paisana, foi levado para o Pronto Socorro, onde segue internado, segundo informações do hospital. O shopping acrescenta que o policial foi socorrido pelos bombeiros do empreendimento, que prestaram o primeiro atendimento até a chegada da ambulância.

As circunstâncias do crime ainda não foram informadas pela Brigada Militar.

Em meio ao assalto, a professora universitária Thamires Seus, 29 anos, teve que se abrigar em uma loja por cerca de 30 minutos.

"Estava na praça de alimentação e fui em direção às lojas, quando vi as lojas fechadas, me disseram que assaltaram uma loja. Deu correria e fiquei presa na loja", conta ao G1.

"A administração do shopping ressalta que está colaborando com a polícia para o andamento das investigações e está à disposição para prestar todo o auxílio possível", encerra a nota do estabelecimento comercial.

Fonte: G1 / RS

BM prende por porte ilegal de arma de fogo em Três Coroas



















Foto: Ângelo de Zorzi / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de domingo (19/03), por volta das 14h20min, A brigada Militar de Três Coroas recebeu telefonema anônima via 190,informando que na Rua Farroupilha, Bairro Vila Nova, um indivíduo teria saído de um mato e caminhava em via pública portando uma arma de fogo.

A guarnição de serviço realizou buscas e localizou o suspeito com as características descritas. Após revista pessoal foi encontrada em sua cintura uma arma de fogo de fabricação artesanal, ainda cinco cartuchos intactos calibre 36.

J.L.J., 23 anos, com antecedentes por furtos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, sendo este encaminhado a delegacia onde foi registrada a ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende por furto em veículo




















Na madrugada de domingo (19/03), a Brigada Militar de Canela em ações de polícia no Bairro Vila Boeira, visualizou o exato momento que um indivíduo arrombava a porta de um veículo Fiat/ Palio que estava estacionado em via pública.



















A guarnição de serviço abordou e prendeu em flagrante F.S., 36 anos, com antecedente por furto, posse e tráfico de entorpecentes, sendo encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por porte ilegal de arma de fogo em Gramado

Autor foi abordado em uma barreira quando chegava a uma festa.













Foto: Ângelo de Zorzi / divulgação Ação Preventiva

Na noite de sábado (18/03), por volta das 23 horas, a Brigada Militar de Gramado quando realizava uma barreira de fiscalização policial, abordou próximo a uma danceteria no Bairro Avenida Central o veículo GM/Monza, placas da cidade de Parobé/RS, com três tripulantes que chegavam pra festa.
Durante revista ao veículo foi localizado embaixo do banco do motorista um revólver calibre 38 municiado com cinco cartuchos intactos.

O condutor e proprietário do veículo de 36 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado a delegacia onde foi registrada a ocorrência.

INTENSIFICAÇÃO DE BLITZ

A Brigada Militar informa que as blitz serão intensificadas, principalmente em locais próximos eventos e grande circulação de pessoas e veículos, sempre na busca por armas, drogas, procurados e foragidos, desta foram evitando outros crimes, mantendo a ordem e a tranquilidade em nossa comunidade.


Fonte: Ação Preventiva

BM prende por porte ilegal de arma de fogo em Gramado

Autor foi abordado em uma barreira quando chegava a uma festa.

Na noite de sábado (18/03), por volta das 23 horas, a Brigada Militar de Gramado quando realizava uma barreira de fiscalização policial, abordou próximo a uma danceteria no Bairro Avenida Central o veículo GM/Monza, placas da cidade de Parobé/RS, com três tripulantes que chegavam pra festa.

Durante revista ao veículo foi localizado embaixo do banco do motorista um revólver calibre 38 municiado com cinco cartuchos intactos.

O condutor e proprietário do veículo de 36 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado a delegacia onde foi registrada a ocorrência.

INTENSIFICAÇÃO DE BLITZ

A Brigada Militar informa que as blitz serão intensificadas, principalmente em locais próximos eventos e grande circulação de pessoas e veículos, sempre na busca por armas, drogas, procurados e foragidos, desta foram evitando outros crimes, mantendo a ordem e a tranquilidade em nossa comunidade.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende dois procurados da justiça

Na noite de sexta-feira (17/03), por volta das 20 horas, a Brigada Militar de Canela prendeu na Rua Paul Harris, Centro da cidade R.B., 26 anos, contra o qual havia um mandado de prisão expedido pela comarca local.

Na manhã de domingo (19/03), por volta das 09h15min, durante patrulhamento na Rua Alfredo Fritz, Bairro Santa Marta, a guarnição de serviço abordou A.B.S., 37 anos, com antecedentes por furto, estelionato, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Após revista pessoal foi constatado no sistema que ele se encontrava procurado da justiça, com mandado de prisão expedido pela comarca de Canela.

Ambos recolhidos ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

domingo, 19 de março de 2017

Vídeo: Assaltante morre após trocar tiros com brigadiana em Uruguaiana

Vídeo: Dois morrem em Vacaria durante perseguição policial

Vídeo: Sargento da BM é ferido em tentativa de assalto em Minas do Leão

Vídeo: Sargento da BM é ferido em tentativa de assalto em Minas do Leão

Vídeo: Duplo homicidio rua Girua na Aparecida em Alvorada

Em assalto a posto de combustivel criminosos trocam tiros com a ROTA de ...

Bandido morre em confronto com Policial Federal

BM prende em flagrante depenando veículo em Caxias do Sul

Na tarde de sábado, na Rua Moreira César, Bairro São José, um homem de 32 anos, relatou que teve seu veículo VW/GOL, cor BRANCA, furtado e, enquanto retornava de ônibus após o registro da ocorrência, na rua Comendador Pietro Zanella, deparou-se com o veículo sendo “depenado” por A.R.M. de 38 anos em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, testemunhas relataram que ele havia saído do local para buscar gasolina para o veículo GOL.

Ele possui duas acusações por lesão corporal e uma por outros furtos. A.R.M. estava com o veículo Ford/KA, de cor vermelha e foi conduzido até a  Delegacia de Polícia para registro.

Fonte: Ação Preventiva

BM flagra dois homens no interior da agência bancária do Banrisul em Nova Prata

Por volta das 19h54min de sábado, na Avenida Presidente Vargas, , Centro de Nova Prata, na Agência do Banco Banrisul, dois sujeitos mascararam o alarme e as câmeras de monitoramento da agência. Populares comunicaram os fatos à Brigada Militar, relatando que havia dois sujeitos no interior da agência do Banco Banrisul. Logo após a chegada da Brigada Militar e do gerente da agência, foram presos F.M. 28 anos (com acusações por disparo de arma de fogo - 3x, lesão corporal e posse de entorpecente) e J.B. de 22 anos, escondidos atrás de uma placa ainda no interior da agência.

Ele possui acusações por roubo a pedestre com lesões e posse de entorpecente. Com eles foi apreendido o material usado para cobrir as câmeras.

Ambos foram encaminhados ao hospital da cidade e posteriormente serão conduzidos à DP de Nova Prata onde foi feito o registro por Fato em Tese Atípico e em seguida liberados.

Fonte: Ação Preventiva

Duas pessoas são alvo de tentativa de homicídio em Caxias do Sul e Bento Gonçalves

Duas pessoas foram vítimas de tentativa de homicídio na madrugada de sábado na Serra Gaúcha. Conforme a Brigada Militar, na Rua Bento Gonçalves, Bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul, foi encontrado ferido por disparos de arma de fogo nas costas, um homem de 32 anos que foi socorrido e encaminhado ao Hospital Pompéia.

Ele não soube esclarecer o motivo e autoria do crime e já possui antecedentes criminais e está em liberdade provisória.

Ainda na madrugada um homem de 26 anos foi ferido gravemente por arma de fogo em Bento Gonçalves. Segundo a Brigada Militar, a vítima que não possui antecedentes foi esfaqueado no bairro Municipal.

Antes do fato a vítima estava em um bar bebendo.

A Motivação e autoria são desconhecidas.

Fonte: Ação Preventiva

Três veículos são roubados e um localizado em Caxias do Sul

Na madrugada de sábado foi roubado o veículo Renault/Clio de cor cinza, ano 2005 em Caxias do Sul. O roubo aconteceu na Rua Sinimbu, Bairro Lurdes, em frente ao Clube Barcelona.

O segundo roubo foi registrado por volta das 17h43min de sábado na Rua Nelson Carril Garcia Filho, bairro Charqueadas em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, foi roubado o veículo Citroen C4 Pallas 2.0, cor cinza, ano 2008.

Por volta das 20h57min de sábado foi registrado o último roubo, desta vez na Rua Ludovico Cavinatto, Bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, foi roubado o veículo RENAULT/SANDERO EXP1016V, de cor vermelha. O veículo foi localizado após as 22h pela proprietária, no bairro Pioneiro.

Fonte: Ação Preventiva