quinta-feira, 16 de março de 2017

BM inicia atividades do Proerd 2017 em Gramado

Programa pretende formar 500 alunos neste ano.













Fotos: Ângelo de Zorzi / divulgação Ação Preventiva

Volta às aulas também é tempo de volta do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). Neste ano a Brigada Militar de Gramado pretende atingir marcas inéditas do programa no município. Com dois Policiais Militares ministrando os encontros, todas as escolas de Gramado participarão dos encontros, através dos quintos anos, abrangendo a rede municipal, estadual e particular. Como resultado no final do ano 500 alunos terão se comprometido com a comunidade em resistir às drogas.
 
A ideia deste audacioso projeto iniciou em meados de 2016, quando foi criada a comissão de prevenção as drogas, um braço da RAC (Rede de Apoio a Cidadania), que abraçou como carro chefe para este ano o Proerd nas escolas, que propôs que o programa atingisse todos os quintos anos de todas as escolas de Gramado (onze municipais, quatro estaduais e duas particulares). Serão ao todo 23 turmas, doze no primeiro semestre e onze no segundo, com duas formaturas, uma em Julho e outra em Dezembro, e a pretensão de formar 500 alunos no total.


 









Essa comissão que possui várias entidades envolvidas e é presidida pelo Dr. João Slongo, pretende ainda desenvolver outros projetos na área escolar visando a prevenção ao uso de drogas, para que desta forma não só os alunos do Proerd sejam comtemplados, mas sim o máximo possível de alunos, seja através de palestras, oficinas e seminários.
 
O Proerd é realizado em Gramado desde o ano de 2003, tendo formado desde então aproximadamente 1800 crianças. Em 2016 foram 175 alunos.
 
As aulas do Proerd serão ministradas pelo Sargento Jorge Scaglia e a Soldado Talita Raaber. Os encontros começaram nesta semana nas escolas Vicente Casagrande, Nossa Senhora de Fátima, Mosés Bezzi e Nossa Senhora da Pompéia. Outras devem iniciar ainda neste mês de março.

 









Antes mesmo do início das aulas, a Brigada Militar realizou no começo deste mês alguns encontros com os pais dos alunos que receberão o Proerd, e outras entidades, apresentando o projeto, o conteúdo que é aplicado e ressaltando a importância do apoio dos pais e familiares para total sucesso e comprometimento das crianças envolvidas.

É importante salientar as entidades envolvidas em apoio a Brigada Militar no desenvolvimento do Proerd: Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal de Gramado, Rede de Apoio a Cidadania (RAC), comissão de prevenção às drogas, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do adolescente (COMDICA), Movimento de combate à violência (MOCOVI), Polícia Civil, Escola e a Família.

SOBRE O PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983.
No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo hoje adotado em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul, a Brigada Militar desenvolve o programa desde 1998, já realizado em 451 municípios. Hoje é aplicado em mais de 60 países envolvendo 60 mil policiais.

A Brigada Militar conta com mais de 600 instrutores Policiais Militares voluntários tendo mais de um milhão de alunos formados.

O PROERD é desenvolvido por um Policial Militar fardado, de forma voluntária, que recebe formação específica para o desenvolvimento do programa em escolas. Este conta ainda com a presença constante da professora em sala de aula, bem como, o apoio integral dos pais dos alunos.

Os encontros são compostos por dez lições, que abordam temas como: segurança pessoal, maneiras de dizer não as ofertas de drogas, abuso e uso das drogas, auto-estima, influência dos meios de comunicação, alternativas para não usar drogas, pressão dos companheiros, consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas, maneiras de se lidar com as tensões do dia-a-dia e formas de evitar a violência, além de noções de cidadania e segurança pessoal.

Trata-se de combater o consumo de drogas através da educação. O Proerd mostra para as crianças e os adolescentes um caminho mais seguro, principalmente saber tomar decisão e dizer não.  A participação da Proerd na vida dessas pessoas contribui para que a comunidade se sinta mais  segura e diante disso, alunos, pais, professores e diretores compartilhem com maior  entusiasmo do esforço da Brigada Militar em transformar as escolas em centros de referência da comunidade para o fortalecimento da cidadania e combate às drogas e a violência.


Fonte: Ação Preventiva

BM prende motorista embriagado em Gramado

Na noite de quarta-feira (15/03), por volta das 20 horas, a Brigada Militar de Gramado foi acionada na Av. Borges de Medeiros para atender ocorrência de acidente de trânsito, sendo localizado o veículo Renault Sandero que estava capotado.

Os Policiais Militares constataram que o condutor de 66 anos estava com sintomas de embriaguez, sendo que este aceitou realizar o teste do etilometro que resultou 1,19 mg/l. Ele foi preso em flagrante e encaminhado a delegacia onde foi registrada a ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Vítima de sequestro é baleada ao pular de carro em movimento em Porto Alegre

Homem ainda foi atropelado na Avenida Oscar Pereira, na zona sul

Um homem de 26 anos que havia sido sequestrado afirma que conseguiu escapar dos criminosos ao pular de um veículo em movimento na Avenida Oscar Pereira, bairro Glória, na zona sul de Porto Alegre, na noite de quarta-feira (15).  Conforme a Polícia Civil, ele ainda foi baleado em uma das pernas e depois atropelado. 

Internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS), o jovem relatou aos policiais que estava na casa da namorada na Vila no Limite, bairro Teresópolis, quando foi retirado do local por criminosos armados. Eles o colocaram em um Renault Clio e se deslocaram em direção ao Morro da Embratel, quando a vítima agiu. 

A polícia confirma que o homem, que se escondeu em uma casa abandonada, não tem antecedentes criminais. Ele diz não saber o que motivou a ação dos sequestradores. 

Outro baleado nas proximidades
Minutos antes do homem sequestrado ser baleado, outro jovem foi atingido por um tiro na Oscar Pereira. Segundo a Polícia Civil, ele trafegava em uma motocicleta quando foi baleado no abdômen. 

A polícia chegou a pensar que era mais uma tentativa de latrocínio, mas a hipótese foi descartada, já que a motocicleta não foi levada. A vítima, de 19 anos, tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, e também está no HPS.
O delegado Amilcar Souza Neto considera que as ocorrências podem estar relacionadas, por terem sido registradas em um curto período de diferença e em locais próximos. No entanto, por ser uma apuração inicial, ele diz ainda não saber a motivação dos fatos. 

Fonte: Gaúcha

Operação policial desarticula esquema de tráfico de drogas em 12 cidades do RS e de SC

Divulgação/Polícia Civil

Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) uma grande operação em 12 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O objetivo foi combater o tráfico de drogas na região de Santa Rosa, Noroeste gaúcho, que recebia vários tipos de entorpecentes do Vale do Sinos e da Grande Florianópolis. Até o momento 18 pessoas foram presas, três delas em flagrante. Entre os capturados, está o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Progresso, Maicon Leandro Vieira Leite (PP).

Divulgação/Polícia Civil

O esquema envolvia até o presídio do município e o volume de drogas comercializadas atingia o valor de R$ 250 mil mensais. Cerca de 200 policiais cumpriram 17 mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, 48 de busca e apreensão e cinco de apreensão e seqüestro de veículos. As ações se concentram, no RS, em Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Porto Lucena, Três Passos, Miraguaí, Sede Nova, Bom Progresso, Crissiumal, Novo Hamburgo e Estância Velha. Em SC foi em São José.

Divulgação/Polícia Civil

Investigação

A investigação, da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Rosa e coordenada pelo delegado Vilmar Schaefer, durou cerca de um ano e meio. Neste período, foram presos em flagrante oito traficantes e todos seguem detidos. Também foram apreendidas cocaína, maconha, LSD e ecstasy, além de dinheiro, balanças de precisão e material utilizado na embalagem das drogas.

Divulgação/Polícia Civil

Ao todo, nove inquéritos policiais foram instaurados para a apuração de condutas destes traficantes associados em uma complexa e bem estruturada organização criminosa. Inicialmente, os entorpecentes eram enviados de Novo Hamburgo e, com a apuração policial, começaram a ser encaminhados de São José (SC).

Divulgação/Polícia Civil

Segundo a polícia, o presidente da Câmara de Bom Progresso, Maicon Leandro Vieira Leite, vendia parte das drogas na região e também dava suporte material para os traficantes.

Fonte: Gaúcha

Trio é preso por receptação em Caxias do Sul

Três homens foram presos por receptação por volta das 20h59min de quarta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o trio foi abordado na Rua Orlindo José Caselani, bairro Charqueadas após uma denúncia anônima. No local os policiais apreenderam o veículo VW/ Saveiro, placas IWR 0050 em situação de roubo, GM Vectra, placa IQD 0342, também em situação de roubo e um revólver calibre 32.

Todos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é esfaqueada na Serra Gaúcha

Uma mulher foi vítima de tentativa de homicídio na noite de quarta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar,   a tentativa aconteceu na Rua Maria Blandina Rigoni, bairro Rio Branco, quando uma mulher esfaqueou a vítima que levou diversas facadas pelo corpo.

A motivação seria dividas de drogas.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é capturado em Caxias do Sul, na Serra

Um foragido foi capturado por volta das 11h35min de quarta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o homem de 28 anos foi abordado na Rua Henrique Cia, bairro Marechal Floriano, onde foi constatado pelos policiais que o mesmo estava na situação de foragido.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 15 de março de 2017

Brigada Militar apreende menor por entorpecente-tráfico em Esteio




















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta quarta-feira, no bairro Novo Esteio em Esteio, Policiais Militares do 34° BPM efetuaram a apreensão de um menor (17 anos) por entorpecente-tráfico.
O fato ocorreu durante patrulhamento no bairro e abordagem ao menor, sendo encontrado com o mesmo o valor de R$ 45,00 em espécie e 05 pedras de maconha.

Diante dos fatos, o menos foi encaminhado ao Hospital São Camilo para exames, posterior até a DP local onde foi efetuado o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende dupla por roubo a pedestre em Esteio




















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta quarta-feira,  no bairro Três Portos em Esteio, Policiais Militares do 34° BPM efetuaram a prisão de D.F.S. (21 anos) e P.R.F.S. (19 anos) por roubo a pedestre.











A prisão ocorreu após a dupla ter roubado o celular de uma vítima no bairro, sendo dado o alerta via rádio, e a guarnição avistar os mesmos, logrando êxito na abordagem e prisão dos autores.
Em revista pessoal foi recuperado o aparelho celular roubado e apreendido um simulacro de arma de fogo, que foi usado no crime.

Os presos foram encaminhados ao Hospital São Camilo para exames, posterior até a DP local onde foi efetuado o auto de prisão em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas na Capital

 

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso por  porte ilegal de arma de fogo na tarde de terça-feira em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, durante patrulhamento pela Rua João do Rio, bairro Partenon, dois homens foram abordados e presos. Os policiais apreenderam apreendida uma pistola calibre 380 com um carregador e nove munições.

Diante dos fatos as partes foram apresentadas na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.












Um homem foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma  por volta das 15h40min de terça-feira em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, um homem foi preso durante patrulhamento de rotina pela Travessa Farroupilha, Vila Maria da Conceição. Em revista pessoal foi localizado um revólver calibre 38, com numeração suprimida, municiado com 04 intactas e 03 deflagradas, R$ 256,00 em moeda corrente e 111 pedrinhas de crack.

O homem foi apresentado na 2ª DPPA.








Mais dois homens foram presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo por volta das 16h54min de terça-feira em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, o homem foi abordado em atitude suspeita na Avenida Ceres, bairro Partenon. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38 em situação de furto/roubo, 41,9 gramas de crack, 20,65g de maconha e a quantia de R$ 2.357,00.

Diante dos fatos as partes foram apresentadas na 2ª DPPA.


Fonte: Ação Preventiva

BM prende quatro pessoas por receptação e porte ilegal de arma em Caxias do Sul

Quatro pessoas foram presas por receptação e porte ilegal de arma de fogo na manhã quarta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, após uma denuncia anônima, policiais prenderam o quarteto  na Rua Bangu, bairro Universitário. Eles tentaram fugir, mas foram capturados. 

Na casa foi encontrado e apreendido um veiculo em ocorrência de roubo, um VW Novo Fox Rock Rio MB, cor preta, placas IWO5381 em ocorrência de roubo; um revólver calibre 38 de, uma pistola Glock 9mm sem número, cinco munições calibre 38, oito munições calibre 12, 43 munições calibre 9mm, um rádio HT, um tablet e cinco celulares e a quantia de R$ 5.950,25 e dois carregadores de pistola.

Fonte: Ação Preventiva

BM captura foragido em São Francisco de Paula

Na manhã de quarta-feira (15/03), a Brigada Militar através do Pelotão de Operações Especiais (POE), por volta das 09 horas, em ações de polícia em São Francisco de Paula, abordou no Bairro Cipó o indivíduo M.R.N., 25 anos, com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e receptação.

Em consulta ao sistema foi constatado que ele estava foragido do sistema prisional desde 03/02/2017.

O autor que é morador de Porto Alegre e está na cidade a pouco tempo, foi recapturado e encaminhado novamente ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

Homem morre atropelado na BR-386

Um homem de 52 anos morreu atropelado, na noite desta terça-feira (14), na BR-386, em Lajeado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, ele foi atingido por um veículo na altura do quilômetro 343 da rodovia. O motorista do carro não parou para prestar socorro. A vítima morreu no local e não teve a identidade divulgada.

Fonte: Gaúcha

PRF apreende 114 kg de maconha em Santa Maria

Casal paraguaio foi levado à delegacia da PF.

Foto: Polícia Rodoviária Federal /Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal aprendeu mais de 114 kg de maconha na BR-158, em Santa Maria, na noite desta terça-feira (14). A droga estava sendo transportada em um veículo com placas paraguaias. O Honda CRV era ocupado por duas pessoas, um homem com 54 anos e uma mulher com 24 anos, grávida de seis meses.

Eles foram abordados em fiscalização de rotina. Foi localizado um fundo falso no compartimento de cargas do veículo onde estava a droga. Os paraguaios foram presos em flagrante e foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Santa Maria.

Fonte: Gaúcha

"O que me deixa mais triste é que é só promessa", diz padrasto de universitário morto em assalto

Estudante é a nona vítima de latrocínio neste ano em Porto Alegre; crime ocorreu quando ele chegava em casa, na zona norte.

Foto: Reprodução /Facebook

Abalado pelo assassinato do enteado Gabryel Machado Delgado, de 20 anos, o agente funcionário Cesar Fernando Morais cobrou as autoridades contra a falta de segurança em Porto Alegre. O universitário foi morto durante assalto na noite de terça-feira quando chegava em casa. O padrasto do jovem criticou o não cumprimento de promessas pelo poder público e apelou para que seja "feita alguma coisa, mas não amanhã: hoje".

"O que me deixa mais triste é que é só promessa. Sei que não tenho como trazer o Gabryel de volta, é mais fácil eu me encontrar com ele e com a mãe dele (que já faleceu)", desabafou em entrevista ao programa Timeline Gaúcha, nesta quarta-feira.

"Chega, chega chega! Hoje foi o meu filho. Eu peço para as autoridades: vocês têm o poder, têm a caneta na mão, vamos lá, vamos para frente".

Gabryel era estudante de Marketing da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs) e voltava da aula quando foi abordado por um ladrão na frente do prédio em que morava, na Avenida Pernambuco, bairro São Geraldo, na zona norte da Capital. Segundo a Polícia Civil, o jovem desceu do ônibus e parou para conversar com um amigo quando foi abordado por um assaltante que exigiu o celular do estudante. Mesmo tirando o aparelho do bolso, Gabryel levou um tiro na cabeça e morreu no local.

O padastro convivia com Gabryel desde os quatro anos de idade da vítima. A mãe do jovem morreu alguns anos depois. Morais conta que esperava Gabryel para o jantar todos os dias. No momento do assassinato, por volta de 22h40min da terça-feira, o padrasto ouviu o estampido do disparo e saiu para a sacada do apartamento.

"Cheguei perto e não me dei conta de que era ele, estava de bruços. É trite, muito triste", relatou Morais, contando que trabalha em uma funerária e desceu a rua para orientar sobre os procedimentos que deveriam ser adotados com o corpo sem saber que o enteado era a vítima.

De acordo com Morais, as vias próximas ao local do latrocínio, como a Avenida Pernambuco e a Rua Ernesto da Fontoura, costumam registrar diversos casos de violência, incluindo roubo a carros.

"Não tem horário, não tem nada", afirma.

O padrasto afirma que, no passado, o jovem queria ser jogador de futebol porque o pai biológico de Gabryel tinha sido goleiro. Mais tarde, o jovem decidiu se dedicar ao jiu-jitsu.

"Tenho que procurar duas coisas, agora: procurar me conformar, entre aspas, e esperar o Gabryel, que sempre chegava tarde, nunca chegar", diz.

"Peço encarecidamente que não esqueçam disso que aconteceu. Só estou pedindo a mínima coisa que posso pedir, é segurança."

Fonte: Zero Hora

BM apresenta 350 policiais para reforçar a segurança em Porto Alegre

Secretário Cézar Schrimer fala em "ano da reação da segurança".

Policiais foram deslocados do Interior para coibir o aumento de homicídios e latrocínios em Porto Alegre - Foto: Omar Freitas /Agencia RBS

Com um discurso enérgico, pregando "a caça aos criminosos" e a maior dureza na repressão, o secretário da Segurança Pública Cézar Schirmer apresentou na manhã desta quarta-feira, no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, a terceira fase da Operação Avante. Chegaram à Capital — para atuar somente nas ruas da cidade — reforços de 350 brigadianos deslocados do Interior. Eles se somarão aos 200 agentes da Força Nacional de Segurança, que já estão na Capital. As informações são de Zero Hora.

"Vamos agir prioritariamente para frear os índices de homicídios, latrocínios e roubos de veículos. Mas, especialmente, queremos que a população aumente a sua percepção de segurança. As pessoas precisam ver que o policiamento está na rua, presente", diz o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Dal'lago.

A perspectiva inicial era de que 400 PMs fossem deslocados do Interior. O planejamento, no entanto, foi alterado com a diminuição do efetivo vindo do Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Santa Maria. De acordo com o oficial, a maior parte das tropas foram retiradas das unidades dos BOEs de Santa Maria e Passo Fundo. O comando não detalhou quais outros municípios cederam seus PMs para Porto Alegre.

"Nós não desguarnecemos nenhum município. Os policiais que vieram, ou são da nossa reserva, do BOE, ou são de municípios com efetivos maiores. Não há motivo para preocupação quanto a isso", garante Dal'lago.

Investimento
Como compensação, a Brigada Militar promete aumentar os valores de horas-extras aos batalhões que cederam seus policiais. Ao todo, serão investidos R$ 6 milhões entre diárias e horas-extras nesta nova etapa da Operação Avante. Não há prazo para manutenção do reforço na Capital.

"Pode ser um mês, três meses. Tudo dependerá de como os índices de criminalidade vão evoluir. No primeiro momento, esses policiais ficarão em Porto Alegre, mas poderão também ser deslocados para a Região Metropolitana", aponta o comandante.
Na mesma solenidade, foram entregues 200 novas escopetas calibre 12, adquiridas pelo Estado por R$ 300 mil, e que serão distribuídas a batalhões do Interior, além de 47 fuzis 5.56, como parte de um convênio entre a Brigada Militar e o Banco Central, que vão para policiais de Porto Alegre e do BOE.

Aumento nos latrocínios
O anúncio do reforço acabou acontecendo horas depois do nono caso de latrocínio (roubo com morte) em Porto Alegre neste ano. O crime, que vitimou um estudante no bairro São Geraldo, marca, segundo o levantamento da editoria de segurança dos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora, uma alta de 50% nesse tipo de crime em comparação com o mesmo período do ano passado.

"Antes tarde do que nunca. Temos escassez de recursos e, entre janeiro e fevereiro, não teríamos como deslocar todo esse efetivo em virtude das ações no Litoral. A partir de agora, eu afirmo que começamos o ano da reação da segurança pública. Vamos agir energicamente, com rigor e respeito à lei", diz o secretário Cézar Schirmer.

Ele lamentou a morte do estudante, prometeu solução rápida a este crime, e complementou:

"Os criminosos precisam ter medo da polícia."

Fonte: Zero Hora

Brigada Militar de Esteio prende por cumprimento de mandado




















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de terça-feira, na área central do município de Esteio, Policiais Militares do 34° BPM efetuaram a prisão de N.N.L. (28 anos). O fato ocorreu após o indivíduo ser abordado pela guarnição, onde através do sistema foi constatada a existência de um Mandado de Prisão em seu desfavor. O indivíduo foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia de Esteio, para fins de registro.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza Operação Avante e efetua prisão por Cumprimento de Mandado


 Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

 Na terça-feira, o 34º BPM de Esteio realizou mais uma etapa da “Operação Avante”, que visa regular as ações de Policia Ostensivas para enfrentamento qualificado aos crimes de roubo de veículo (clonagem de veículos), seguido da atuação em áreas de vulnerabilidade social.











A Operação Avante contou com barreiras de trânsito em pontos estratégicos, e em seguida ações de abordagens em áreas de vulnerabilidade social, conforme elencado pelo comando do 34ºBPM.











Durante Operação Avante, por volta das 22h40min, bairro Santo Inácio em Esteio, guarnições do 34º BPM em ações de patrulha efetuaram a prisão de L.D.S. (29 anos), o qual possuía um Mandado de Prisão em seu desfavor.











O indivíduo foi preso e encaminhado a DPPA Canoas para fins de registro.
No total, durante a Operação Avante foram abordados 105 pessoas, 38 veículos, 12 motocicletas, 01 lotação, 02 táxis, 01 bar fiscalizado e 01 prisão por cumprimento de mandado.











Fonte: Ação Preventiva

Foragido é preso com arma, colete balístico e carro roubado em Caxias do Sul

Um foragido foi capturado por volta das 21h32min de terça-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o homem de 33 anos conhecido como Fazenda, foi preso na Rua Gentil Montemeso, bairro Diamantino durante patrulhamento de rotina. Ele foi abordado quando transitava com o veículo HONDA/CITY, placa IXC2070, cor CINZA, de Porto Alegre.

Durante a abordagem foi verificado que estava vestindo colete balístico e com uma pistola da Turquia, calibre nove milímetros na cintura. Também foram localizados três carregadores da mesma marca com 50 munições nove milímetros.

O veículo estava em ocorrência de roubo e a placa original é IXJ2097. No bolso de “FAZENDA” foram apreendidos R$6.406,00. No interior do veículo foi localizada uma touca ninja e miguelitos. 
“FAZENDA” é um dos quatro foragidos da PICS em 08/08/2016.


Fonte: Ação Preventiva

Solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher










Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de terça-feira, na Câmara Municipal de Esteio foi realizada uma solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal, Leonardo Pascoal, Deputado Estadual Juvir Costella, presidente da Câmara de Vereadores, vereador Felipe Costella, CMT do Corpo de Bombeiros de Esteio, Sgt Nascimento e representando o Comado do 34º BPM, Major Rogério Pereira Martins e demais autoridades.

O evento contou com a palestra da Sra. Mileine Vargas com o tema “Mulheres com atitude são mais felizes”

No final do evento foram anunciadas as mulheres homenageadas, dentre elas, a Sgt Viviane do 34º BPM Esteio, representando as policiais militares, as quais receberam rosas e certificado pelo Dia Internacional da Mulher, dando encerramento a solenidade.

Brigada Militar de Esteio prende por furto em estabelecimento comercial




















Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No final da manhã de terça-feira, na área central do município de Esteio, Policiais Militares do 34° BPM efetuaram a prisão de R.C.S. (36 anos) pelo crime de furto em estabelecimento comercial. O fato ocorreu após a guarnição ser despachada ao local, onde o indivíduo já estava contido por populares. Com ele foi localizado os objetos do furto ocorrido nos estabelecimentos comerciais do centro da cidade. O indivíduo foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia de Esteio, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.




















Fonte: Ação Preventiva

"O que me deixa mais triste é que é só promessa", diz padrasto de universitário morto em assalto

Estudante é a nona vítima de latrocínio neste ano em Porto Alegre; crime ocorreu quando ele chegava em casa, na zona norte.

Foto: Reprodução /Facebook

Abalado pelo assassinato do enteado Gabryel Machado Delgado, de 20 anos, o agente funcionário Cesar Fernando Morais cobrou as autoridades contra a falta de segurança em Porto Alegre. O universitário foi morto durante assalto na noite de terça-feira quando chegava em casa. O padrasto do jovem criticou o não cumprimento de promessas pelo poder público e apelou para que seja "feita alguma coisa, mas não amanhã: hoje".

"O que me deixa mais triste é que é só promessa. Sei que não tenho como trazer o Gabryel de volta, é mais fácil eu me encontrar com ele e com a mãe dele (que já faleceu)", desabafou em entrevista ao programa Timeline Gaúcha, nesta quarta-feira.

"Chega, chega chega! Hoje foi o meu filho. Eu peço para as autoridades: vocês têm o poder, têm a caneta na mão, vamos lá, vamos para frente".

Gabryel era estudante de Marketing da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs) e voltava da aula quando foi abordado por um ladrão na frente do prédio em que morava, na Avenida Pernambuco, bairro São Geraldo, na zona norte da Capital. Segundo a Polícia Civil, o jovem desceu do ônibus e parou para conversar com um amigo quando foi abordado por um assaltante que exigiu o celular do estudante. Mesmo tirando o aparelho do bolso, Gabryel levou um tiro na cabeça e morreu no local.

O padastro convivia com Gabryel desde os quatro anos de idade da vítima. A mãe do jovem morreu alguns anos depois. Morais conta que esperava Gabryel para o jantar todos os dias. No momento do assassinato, por volta de 22h40min da terça-feira, o padrasto ouviu o estampido do disparo e saiu para a sacada do apartamento.

"Cheguei perto e não me dei conta de que era ele, estava de bruços. É trite, muito triste", relatou Morais, contando que trabalha em uma funerária e desceu a rua para orientar sobre os procedimentos que deveriam ser adotados com o corpo sem saber que o enteado era a vítima.

De acordo com Morais, as vias próximas ao local do latrocínio, como a Avenida Pernambuco e a Rua Ernesto da Fontoura, costumam registrar diversos casos de violência, incluindo roubo a carros.

"Não tem horário, não tem nada", afirma.

O padrasto afirma que, no passado, o jovem queria ser jogador de futebol porque o pai biológico de Gabryel tinha sido goleiro. Mais tarde, o jovem decidiu se dedicar ao jiu-jitsu.

"Tenho que procurar duas coisas, agora: procurar me conformar, entre aspas, e esperar o Gabryel, que sempre chegava tarde, nunca chegar", diz.

"Peço encarecidamente que não esqueçam disso que aconteceu. Só estou pedindo a mínima coisa que posso pedir, é segurança."

Fonte: Zero Hora

Mulher é presa por tráfico de drogas em Caxias do Sul

Uma mulher foi preso por tráfico de drogas na tarde de terça-feira na Avenida dos Metalúrgicos, Bairro Belo Horizonte, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a mulher de 35 anos estava portando entorpecentes e dinheiro. Com ela foram apreendidos R$221,00 em cédulas, 71 pedras de crack e R$2.760,00 em cheques. Ela já possuía antecedentes por ameaça e outros furtos.

A acusada conduzia o veículo HONDA/CIVIC, cor CINZA, no momento em que foi abordada. O flagrante foi lavrado na DP.

Fonte: Ação Preventiva

Quatro homens são presos com armas e drogas em Caxias do Sul, na Serra

Quatro homens foram presos com armas, drogas na tarde de terça-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, na Rua Dr. Rômulo Carbone, Bairro Primeiro de Maio, após suspeita de que no endereço havia armas e entorpecentes, policiais da Brigada Militar abordaram: P.R.P.G. de 30 anos (acusado de jogos de azar e posse de munição e entorpecentes, indiciado por porte ilegal de arma de fogo e posse) que estava em liberdade provisória; G.S. de 22 anos, sem antecedentes criminais; C.N.X. de 25 anos, sem antecedentes criminais; e L.B. de 20 anos, sem antecedentes criminais.

Após buscas na via e residências dos citados, foram apreendidas duas armas, uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 380, dois carregadores, 63 de diversos calibres, dois tabletes de maconha (pesando 15,65 gramas), R$2.458,00, duas câmeras e duas TVs para monitoramento, um notebook, dois Iphone 7, uma balança de precisão, três celulares, uma estufa artesanal, fitas, tesoura, embalagens, um rádio walk talk, duas máquinas de choque, um pote de maconha (pesando 40,56 gramas), 21 bucha de cocaína (pesando 8,25 gramas) e mais 23 buchas de cocaína (pesando 10,46 gramas), uma agenda.

Todos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso com caminhão roubado em Caxias do Sul

Um homem foi preso por receptação na manhã de terça-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o homem de 35 anos foi abordado na RST 453, em um Hotel para cavalos. A prisão ocorreu após uma denúncia anônima de que no local havia um caminhão em situação de roubo.

No local foi apreendido o CAMINHÃO VW/8.120, cor AZUL, com placa de Nova Petrópolis. Através do chassi foi constatado que o veículo estava em ocorrência de roubo. O homem foi conduzido à DP, ao ser flagrado com o veículo clonado. Ele possui diversos registros policiais.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é vítima de tentativa de homicídio em Caxias do Sul

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio na madrugada de terça-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, a vítima de 39 anos foi ferido a golpes de faca que atingiram o braço e o abdômen na Avenida Alexandre Rizzo, bairro Desvio Rizzo.

Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Pompéia, onde permaneceu internado.

Fonte: Ação Preventiva

Três veículos são roubados em Caxias do Sul

Três veículos foram roubados na terça-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, na Rua Olavo Bilac, bairro Rio Branco foi roubado o veículo Fiat/Palio Fire Economy, de cor preta por volta das 00h44min de terça-feira.

Na tarde de terça-feira o veículo GM Vectra, de cor preta  foi roubado na Rua João Mocelin.

O último roubo registrado foi por volta das 22h22min na Rua Antônio Rasia, bairro Petrópolis, quando foi roubado o veículo Hyundai/HB20, de cor branca.

O registro foi realizado na Delegacia de Polícia.

Fonte: Ação Preventiva

terça-feira, 14 de março de 2017

Trio é preso por receptação no bairro Padre Réus

Na tarde de segunda-feira (06/03), policiais militares da Patrulha Rural Avante do 17° BPM-Gravataí efetuaram, no bairro Padre Réus, a prisão de P.C.S.C., 40 anos (antecedentes por ameaça, lesão corporal, estupro), R.S.M., 20 anos (antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, posse entorpecente) e E.S.A., 24 anos (antecedente por testemunha de trafico entorpecente). O trio tripulava um automóvel Fiat Uno de cor vermelha que havia sido roubado na noite anterior. Com isso, todos foram apresentados na DPPA local.

Fonte: Ação Preventiva

Menor é apreendido com maconha na Lomba do Pinheiro, na Capital




















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um menor foi apreendido por tráfico de drogas na tarde de segunda-feira em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, durante patrulhamento no Beco Dandara, bairro Lomba do Pinheiro, os policiais abordaram um adolescente  de 17 anos, morador na Rua dos Andradas - Centro, sem antecedentes criminais, sendo encontrado com ele 38 tijolinhos de maconha e R$132,00.

Diante os fatos a guarnição deslocou-se até o DECA.


Fonte: Ação Preventiva

Dois homens são presos por receptação em Porto Alegre












Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Dois homens foram presos por receptação na manhã de segunda-feira em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, Policiais Militares do 19° BPM em patrulhamento de rotina visualizaram o veículo Hyundai/HB20, placas IXI6794, em situação normal, o qual se deslocava pela Rua Saldanha da Gama sentido ao bairro. Em tentativa de abordagem ao veículo um soldado quase foi atropelado pelo mesmo.

O veículo foi abordado na Rua Nove de Junho, e após consulta da numeração do chassi, foi constatado tratar-se do Hyundai/HB20, placas PXJ5881, em situação de roubo desde o dia 01/03/2017.

O veículo era conduzido por A. de S. B., 26 anos, morador na Rua Washington Luiz - Centro, com antecedentes criminais por furto, tráfico e posse de entorpecentes e outros crimes e E. R. de S., de 43 anos, moradora na Rua Osório-Bal. Pinhal, com antecedentes criminais por estelionato, falsidade ideológica e receptação (2x).

Diante os fatos a guarnição deslocou-se até a 2ª DPPA.

Fonte: Ação Preventiva

Três são presos com bovino no interior de carro furtado em Glorinha

rr

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de segunda-feira (13/03), policiais militares de Glorinha efetuaram a prisão de C.I.F.P., 26 anos (antecedente por retenção de veículo, apreensão de objeto), J.L.B.F., 42 anos (antecedentes por receptação, furto abigeato, ameaça, outros crimes, incêndio criminoso, formação de quadrilha, homicídios tentado e consumado, furto qualificado, vias de fato e lesão corporal) e J.C.A.S., 43 anos (antecedentes por furto de veículo, receptação, vias de fato, ameaça, lesão corporal e dano).

3e0f468d-98ab-4f18-87d7-a89c13d5b608

Os mesmos tripulavam um automóvel GM Kadett Ipanema de cor vermelha que encontrava-se com as placas clonadas, em situação de furto desde 2014 e tentaram fugir da guarnição. No interior do veículo, foi encontrado um bovino, ainda vivo, que havia sido furtado do bairro Capão Grande, naquela cidade. Com isso, os homens foram presos e apresentados na DPPA de Gravataí. 

Fonte: Ação Preventiva

Bandidos explodem agência bancária em Três Cachoeiras, no Litoral Norte

Assaltantes fugiram em uma moto.

Criminosos explodiram a agência do Banrisul de Três Cachoeiras, no Litoral Norte, na madrugada desta terça-feira (14). De acordo com informações da Brigada Militar de Torres, o ataque ocorreu às 2h30. Os assaltantes conseguiram explodir ao menos dois caixas eletrônicos.

A suspeita é que tenham levado o dinheiro. Não houve feridos e nem confronto com a polícia. O local foi isolado e passará por perícia nesta manhã. Testemunhas viram dois homens fugindo do local em uma moto, mas a participação de mais pessoas não está descartada.

Na madrugada da última sexta-feira, uma agência do Banrisul em Vale Real, no Vale do Caí, foi explodida por quatro bandidos que fugiram em duas motos. A polícia investiga se o mesmo grupo participou dos dois ataques. Ninguém foi preso. A Brigada Militar faz buscas.

Fonte: Gaúcha

Polícia prende suspeito de série de ataques a escola em Porto Alegre

Jovem de 23 anos foi detido com materiais furtados, na madrugada desta terça-feira, quando saía do colégio.

Foto: Cid Martins /Rádio Gaúcha

A Brigada Militar prendeu em flagrante na madrugada desta terça-feira (14) um jovem suspeito de praticar uma série furtos na Escola Estadual Ildo Meneghetti, no bairro Restinga Nova, na zona sul de Porto Alegre. O novo ataque foi registrado por volta de 2h30. A escola já foi alvo de pelo menos 14 arrombamentos neste ano, de acordo com os registros policiais. 

View image on Twitter

Policiais militares estavam à paisana na região, monitorando a escola, quando perceberam a movimentação estranha dentro da instituição. Quando o homem tentou deixar o prédio, foi perseguido pelos policiais e preso após tentar fugir por um banhado localizado nos fundos do pátio do colégio.

Antes de admitir o crime, o homem disse que estava cuidando da escola, alvo frequente de criminosos. Depois, confessou aos policiais que trocaria os itens furtados por crack. Em uma sacola branca, foram localizados um estabilizador, um teclado, um smartphone e uma lata de tinta.

View image on Twitter

O jovem de 23 anos, identificado como Maiko Douglas Lopes Rodrigues, foi encaminhado ao Palácio da Polícia. Ele tem antecedentes por furto qualificado e tráfico de drogas. A polícia suspeita que outros bandidos estavam envolvidos na ação desta madrugada e faz buscas na região.

Durante o final de semana, o colégio já havia sofrido com o furto de materiais e vandalismo. O crime foi percebido quando as primeiras funcionárias chegaram ao local, na manhã de segunda-feira. Com isso, as aulas, que não tiveram o início normal na semana passada, novamente foram suspensas.

A diretora Carla Guimarães se diz confiante no trabalho da BM, mas quer vigilância privada e um PM residente na instituição. 

"Confesso que com a correria já nem sem precisar o número de ataques. Eu tô confiante no trabalho da Brigada. O 21º Batalhão é incansável, então eu só tenho a agradecer. No entanto, penso que uma guarda patrimonial na escola intimidaria (os bandidos)", afirmou a professora. 

A direção estima que seja necessária uma quantia maior do que os R$ 35 mil já solicitados para a Secretaria de Educação. 

Fonte: Gaúcha

Preso suspeito de integrar quadrilha de série de roubos em Santa Maria

Os crimes aconteceram entre novembro de 2016 e fevereiro deste ano.

A Polícia Civil de Santa Maria prendeu nesta segunda-feira (14) um jovem de 18 anos suspeito de integrar uma quadrilha apontada como a responsável por assaltos em pelo menos 14 comércios da cidade. Os crimes aconteceram entre novembro de 2016 e fevereiro deste ano.

Outras quatro pessoas já foram presas nessa operação que é conhecida como “Marco Polo”. Um adolescente, de 15 anos, é apontado como líder do grupo e foi ele que entregou os demais. O criminoso preso ontem foi encaminhado à penitenciária de Santa Maria.

Fonte: Ação Preventiva

Corpo de homem encontrado em Vacaria é identificado

Nelson de Souza Mathyas, foi localizado no último dia 6 às margens da BR-116

Foto: PRF /divulgação

O corpo de um homem, já em estado avançado de decomposição, foi encontrado no último dia 6, às margens da BR-116 em Vacaria. O homem só foi identificado nesta terça-feira (14) como Nelson de Souza Mathyas, 44 anos.

Conforme a Polícia Civil de Vacaria, o homem foi encontrado com uma marca de disparo de arma de fogo na cabeça. A principal linha de investigação é a de homicídio.

De acordo com o delegado de polícia de Vacaria, Vitor Boff, Mathyas era morador da cidade, mas não tinha residência fixa.

Fonte: Gaúcha

Veículos são incendiados durante ataque a carro forte em Vacaria

A quadrilha fugiu levando o dinheiro que estava no cofre.

aa

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Uma quadrilha fortemente armada efetuou o roubo de um carro-forte da empresa BRINKS na tarde desta segunda–feira em Vacaria. Conforme a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das 16h30min na BR 116, km 53, próximo à curva da bica. Os criminosos teriam jogado um caminhão guincho em direção ao carro de transporte de valores que acabou sendo prensado, entre outro caminhão. Os assaltantes com uso de artefato explosivo detonaram o cofre do carro-forte, para ter acesso ao dinheiro. Durante a ação três veículos que passavam pelo local foram incendiados para bloquear a via e dificultar a chegada da polícia. Os assaltantes fugiram num veículo Vectra Bordo em direção a Ipê, levando um vigilante de refém que foi liberado minutos depois, e o veículo também abandonado. A Brigada Militar faz buscas na região, para tentar localizar o paradeiro da quadrilha.

Fonte: Ação Prevetiva

Procurado da justiça é preso pela BM em Caxias do Sul

Com o albergue interditado ele foi liberado após o registro.

Ismael Leduino dos Santos, 28 anos que estava com mandado de prisão expedido pela justiça foi preso na tarde desta segunda-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, ele foi detido pela Brigada Militar durante uma abordagem na rua Maria Lucinda Dala Rosa, no bairro Mariani.

Santos que possui passagens por roubo foi encaminhado à delegacia e colocado à disposição da justiça. Na prática foi liberado já que sua pena é de quatro anos e 8 meses no regime semiaberto. Com a interdição do Instituto Penal ele é colocado cumprir pena em regime domiciliar.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é presa por tráfico de drogas pela 2° vez no ano em Caxias do Sul

Ele possui 11 indiciamentos e nunca ficou mais que três meses detida.

bb

Elisangela Oliveira de Macedo, 30 anos foi novamente presa pela Brigada Militar por tráfico de entorpecentes na madrugada desta segunda-feira (13) em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a prisão ocorreu por volta 02h na rua Manoel Almeida, no bairro Primeiro de Maio, quando PMs abordaram um homem de 46 anos saindo de um já conhecido ponto de tráfico com seis pedras de crack.

A mulher, que teria vendido à droga, por R$ 30,00 acabou sendo detida com mais seis pedras do entorpecente e encaminhada à delegacia, onde foi autuada em flagrante. No final de janeiro ela já tinha sido detida, pelo mesmo crime, mas acabou sendo liberada poucas horas depois de ter sido presa. Apesar da vasta ficha criminal e ter sido presa em flagrante diversas vezes, ela nunca permaneceu mais de três meses recolhida no sistema prisional, mesmo a pena do menor crime praticado por ela, ter previsão de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Fonte: Ação Preventiva

segunda-feira, 13 de março de 2017

Quatro homens são presos furtando motocicletas em centro de remoção e depósito de veículos em Viamão

poe72

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Quatro homens foram presos em flagrante na noite de domingo em Viamão. Um menor foi detido na ação. Conforme a Brigada Militar, os quatro foram abordados na Estrada do Cocão, bairro Cocão.

poe73

Os policiais apreenderam na Honda/ CBX 250, Twister de cor amarela, Honda/CB300R, de cor preta,  Honda/CG 125 Fan KS, de cor preta, Honda/NXR150 Bros , de cor vermelha, Honda CG150 Fan, de cor vermelha, Honda/CG 125 Titan KS, de cor vermelha, Honda CB300R, de cor preta, e Honda/CG 150 Titan ESD, de cor preta. Os autores haviam empurrado as motocicletas para o fundo do depósito, que está desativado, por onde pretendiam furtá-las.

Diante dos fatos os indivíduos, juntamente, com os veículos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Viamão.

Fonte: Ação Preventiva

Duas escolas são alvo de ladrões e vândalos na zona sul de Porto Alegre

O Colégio Estadual Ildo Meneghetti foi atacado 21 vezes neste ano, de acordo com levantamento feito pela direção da escola.

Foto: Cid Martins /Rádio Gaúcha

Na madrugada desta segunda-feira (13), duas escolas foram atacadas por ladrões e vândalos no bairro Restinga Nova, na zona sul da Capital. Uma é a Escola Municipal Larry José Ribeiro Alves. O outro alvo foi o colégio estadual Ildo Meneghetti, que registrou o 21° arrombamento deste ano, segundo levantamento da direção.

Hoje, os criminosos quebraram vidros, janelas e o relógio ponto da Ildo Meneghetti. Os armários foram revirados e os materiais, danificados. O computador da secretaria foi levado. O colégio atende 1,8 mil estudantes nos três turnos, mas as aulas noturnas estão prejudicadas devido ao furto de lâmpadas.

As aulas foram suspensas hoje. A perícia, a Polícia Civil e a Brigada Militar estão no local. O comando do 21º BPM vai realizar ações preventivas no local e tentar identificar os criminosos.  A BM também estuda o retorno de um policial residente na escola, mas primeiro será necessário reformar a casa.

Segundo a polícia, são dois grupos que agem na escola, um de vândalos e outro de ladrões. Dois suspeitos foram presos na semana passada com material do colégio.

Amanhã, pais e professores pretendem ir até a Secretaria Estadual de Educação pedir providências.

Na escola Larry José Ribeiro Alves as aulas foram suspensas nesta manhã, mas serão retomadas à tarde. Os criminosos quebraram janelas e furtaram material. A perícia está trabalhando no local.

Fonte: Gaúcha

Suspeito de estuprar a filha e o enteado é preso no Vale do Sinos

Ele também tentou abusar de duas sobrinhas.

Um homem de 44 anos foi preso nesta segunda-feira (13) suspeito de estuprar a filha e o enteado, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. As vítimas tem 16 e oito anos, respectivamente. Agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva na localidade de Arroio Gauchinho.

Segundo o delegado Arthur Raldi, a menina era abusada pelo pai há pelo menos um ano. Ainda conforme o titular, o preso tentou estuprar duas sobrinhas, que não tiveram a idade revelada.

O homem foi conduzido ao sistema prisional.

Fonte: Gaúcha

Para conter latrocínios, 400 PMs do interior reforçarão policiamento na Região Metropolitana

Santa Maria, Passo Fundo e outras cidades perderão policiais durante nova fase da Operação Avante no RS.

PMs serão deslocados de cidades do interior, como Santa Maria - Foto: Marcelo Marques /farrapo.com

O elevado número de latrocínios nos primeiros meses de 2017 levou o comando da Brigada Militar (BM) a chamar novamente policiais do interior para reforçar o policiamento na Região Metropolitana de Porto Alegre. O planejamento do coronel Andreis Silvio Dal'lago, comandante-geral da corporação, é de que 400 PMs de diferentes regiões venham atuar ainda esta semana na nova fase da Operação Avante. O foco será para Porto Alegre e Novo Hamburgo – municípios que tiveram avanço na criminalidade.

Já há confirmação de que Santa Maria e Passo Fundo perderão policiais dos Batalhões de Operações Especiais (BOE) que existem nas cidades. O comandante, no entanto, diz que esses homens não atuam no patrulhamento de rua e que são uma tropa reserva, especializada em operações especiais e outras situações de exceção nas regiões.

São cerca de 175 PMs das duas unidades, sendo 100 deles do município do Norte gaúcho. Já a reclamação da população de Santa Maria fez com que a Brigada mantivesse pelo menos 50 policiais na cidade.

Os outros mais de 200 policiais serão retirados de municípios em que a avaliação das estatísticas mostram menor criminalidade. Nestes casos, será o patrulhamento de rotina prejudicado pelo envio de reforço à Capital. Em contrapartida, Dal'lago garante que os batalhões de todas as cidades que perderão efetivo vão receber reforço na cota de horas extras. Além disso, será feito rodízio entre as cidades, para que não fiquem por muito tempo com número menor de agentes do que o necessário.

"O ideal não era fazer dessa forma. No entanto, precisamos tomar decisões de gestão. E focar na gestão tem que dar prioridade. Se hoje, estamos com 80% dos crimes mais violentos, de maior impacto, na Região Metropolitana e Porto Alegre, precisamos dar maior atenção. Não posso esperar até julho a formação dos 1.060 (novos PMS). Até lá, quantas pessoas vão morrer?", afirmou o comandante. 

Com a finalização da Operação Golfinho no Litoral Norte, 2 mil PMs retornariam aos seus batalhões de origem. No entanto, a retomada da Avante foi um pedido do governador do Estado, José Ivo Sartori, e do secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.

A data prevista de início da nova operação é para esta semana, mas ainda não há um dia marcado. Em Porto Alegre e região, o objetivo é fazer abordagens com informações da área de inteligência em áreas conflagradas pelo tráfico de drogas e reforçar de barreiras policias em áreas movimentadas e com alto número de assaltos.

Fonte: Gaúcha

Policiais prendem dois traficantes em São Francisco de Paula

Na madrugada de domingo (12/03), por volta das 02 horas, a Brigada Militar de São Francisco de Paula em patrulhamento no Bairro Cipó, visualizou um indivíduo, contra o qual havia denúncias de que estaria comercializando entorpecentes, entrando em uma residência que seria um ponto de drogas.

Quando R.B.S., 23 anos, saiu da residência foi abordado e em revista pessoal foi encontrado 34 pedras de crack, um maço de papel para embrulhar drogas,  três buchas de cocaína e uma quantia em dinheiro.

Ele confessou que teria comprado naquela residência, momento que a guarnição entrou na casa e abordou O.S.N., 26 anos, com antecedentes por furto, porte ilegal de arma de fogo, tentativas de homicídio e tráfico de drogas.

Com ele foi encontrado uma grande quantidade de dinheiro espalhados em vários pontos da residência. O mesmo ainda confirmou que teria vendido as buchas de cocaína para o outro traficante.

Ambos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e conduzidos a delegacia e encaminhados ao presídio de São Francisco de Paula.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende dois procurados da justiça

Na manhã de domingopor volta das 8 horas, a Brigada Militar de Canela abordou na Rua Adalberto Wartman, Bairro São Lucas, o veículo Corsa, onde estava L.P.P., 24 anos, com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo e posse de entorpecentes, contra o qual havia dois mandados de prisão em aberto, expedidos pela comarca de Canela.  Ele foi encaminhado ao presídio de Canela.

Na madrugada de segunda-feira (13/03), por volta das 03 horas, a guarnição de serviço em patrulhamento na Rua Homero Pacheco, Bairro Canelinha, abordou M.R.S., 38 anos, sendo constatado através do sistema que havia um mandado de prisão expedido pela comarca de Rio Grande/RS. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

Dois são presos após incendiarem ônibus na Região Metropolitana

Por volta das 08h de domingo, a Sala de Operações do 26º BPM recebeu a informação de que estava ocorrendo um incêndio na Avenida Bonifácio Bernardes, Bairro Carlos Wilkens, em Cachoeirinha, em um ônibus da empresa STADBUS. Segundo relatos, indivíduos estariam cometendo um incêndio criminoso. A guarnição ao chegar no local constatou o ônibus em chamas, não havendo vitimas.

Diante dos fatos foi acionado o efetivo do 1º BOE/POA, Batalhão de Operações Especiais, para apoiarem o efetivo do 26º BPM, para fazer buscas pela região visando a identificação dos criminosos, contando ainda com o apoio do setor de Inteligencia, P2 do 17º BPM e P2 do CPM.

Com a realização do saturamento de área, diante de intensas abordagens, chegou informações e denuncias dos indivíduos que cometeram o incêndio no ônibus. Foram presos dois indivíduos na Rua 04, bairro Vila da Paz. Ambos foram reconhecidos como autores do incêndio criminoso. Foi apreendido com a dupla onze munições intactas de calibre .38, três deflagradas e um rádio transmissor na frequência da Brigada Militar.

Os dois acusados foram apresentados na DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

Homem preso por desacato é indiciado como um dos autores do incêndio criminoso em Cachoeirinha

Enquanto uma guarnição de serviço aguardava o recolhimento do Ônibus incendiado, na Avenida Bonifácio Bernardes, ao tentar abordar três indivíduos, que saíram correndo, foi abordado um dos indivíduos alguns metros a frente, qual foi identificado como I.O.D.A.D., de  18 anos de idade, que desacatou os policiais. Com a foto de sua prisão chegou à informação que este teria participado do incêndio criminoso, pelo motivo de seu amigo ter entrado em óbito após confronto com a guarnição de serviço na madrugada.
Diante aos fatos ele foi preso e encaminhado a 1º DP onde foi registrada a ocorrência por desacato e indiciado pela participação do incêndio criminoso ao ônibus.

Fonte: Ação Preventiva

Confronto em Cachoeirinha resulta em homem morto

Na madrugada de domingo, um homem foi morto em confronto com a polícia em cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, durante patrulhamento de rotina pela Rua Quatro, Vila Da Paz, os policiais se depararam com quatro indivíduos armados, que ao avistarem a viatura, efetuaram diversos disparos, onde foi revidado. Do confronto restou ferido um indivíduo  conhecido como “Vulgo LEO” de 24 anos, que possui antecedentes policiais por receptação. Ele foi socorrido ao hospital Padre Jeremias, mas não resistiu aos ferimentos e veio a entrar em óbito. Foi apreendido um revólver calibre 32, quatro cartuchos deflagrados e dois intactos. A guarnição afirmou que outro indivíduo foi ferido, mas conseguiu fugir junto com os outros indivíduos, não sendo localizado até o presente momento.

No local foram recolhidos vários cartuchos deflagrados de diversos calibres sendo eles, quatorze cartuchos deflagrados de calibre 9 mm, sete cartuchos deflagrados de calibre 32, seis cartuchos deflagrados de calibre 22 e um cartucho deflagrado de calibre 12.

O registro foi efetuado na 1º DP de Cachoeirinha.

Fonte: Ação Preventiva

Policiais do 12° BPM prendem por tráfico de drogas

Um homem foi preso por tráfico de drogas por volta das 16hs06min, de domingo Rua Ferdinando Bedin, bairro Jardim América, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, foi abordado pelos policiais um veículo Fiat Uno de cor branco, que estava o comprador da droga. Ele possuía sua CNH bloqueada. Foi preso por tráfico um homem de 29 anos, (possui antecedente por tráfico, furto e receptação), e com ele apreendido 24 buchas de cocaína (pesando 4,10 gramas) e R$ 127,00 reais em dinheiro.

Na noite de domingo, na Rua Ferdinando Bedin, bairro Jardim América, foi abordado pela Brigada Militar E. R. M. 27 anos, (com antecedentes por furto qualificado e apreensão de objeto), usuário e F. S. DOS S. 21 anos, (com antecedentes por posse de entorpecente e vias de fato), apreendido 24 pedras de crack, 13 porções de cocaína e R$ 88,00 reais em dinheiro, conduzido a DP e lavrado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Dois transportes coletivos são assaltados na tarde de domingo na Serra Gaúcha

Na tarde de domingo, na Rua Moreira Cesar com RS 122, bairro Santa Fé, um individuo armado de facão, entrou no coletivo e roubou do caixa do coletivo R$ 115,00 reais em dinheiro e R$ 30,00 reais da operadora de sistema.

Ainda na tarde de domingo, na Avenida Antônio Andriguetti, bairro Vila Ipê, onde um casal armado de revólver, roubaram do coletivo R$ 60,80.

Fonte: Ação Preventiva

BM apreende drogas em Caxias do Sul

Na madrugada de domingo foi apreendido drogas em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, uma guarnição após trabalho de inteligência policial, localizou em uma casa drogas e objetos ilícitos. A casa localizada na Rua Natal Fadanelli, bairro Planalto, era usada apenas para guardar o material, não havia ninguém no momento que a guarnição chegou ao local. Foi apreendido na casa, dentro de um fogão velho, uma balança de precisão, dois tijolos de maconha, três pedras grandes de crack, duas camisetas pretas de manga longa com escritas e distintivo da policia civil, um distintivo de cor dourado da policia civil, um rádio transmissor na frequência da BM e uma touca preta ninja.

A droga apreendida foi pesada, sendo que as três pedras grandes de crack, pesaram no total aproximadamente 229 gramas e os dois tijolos de maconha pesaram aproximadamente 995,50 gramas.

Ninguém foi preso.

Fonte: Ação Preventiva

domingo, 12 de março de 2017

Brigada Militar prende por furto arrombamento a estabelecimento comercial em Esteio

03

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada deste domingo, Policiais Militares do 34° BPM, no centro de Esteio, efetuaram a prisão dos indivíduos J. P. S.(20 anos) e R. C. T.(28 anos) pelo crime de furto arrombamento a estabelecimento comercial. 

01

Conforme a Brigada Militar, o fato ocorreu após a guarnição ser despachada ao Mercado Nacional para verificar a informação de que dois (2) indivíduos estariam em cima do telhado, sendo assim ao chegarem no local se depararam com os indivíduos acima citados, os quais estavam furtando diversos materiais do mercado, sendo estes 07 fardos cerveja polar, 04 fardos Skol Beats, 12 pacotes de sabão em pó marca brilhante 3 kg, 12 pacotes de sabão em pó marca brilhante 1kg, 32 unidades de salgadinhos marca Elma Chips, 14 litros de leite marca Parmalat, num total de R$ 1.032,00 (mil e trinta e dois reais) em mercadorias. Diante do fato foi dada voz de prisão aos indivíduos, os quais foram conduzidos ao Hospital São Camilo para exame de lesões e posterior a DPPA Canoas para devidos fins de registro.

Fonte: Ação Preventiva