sábado, 28 de janeiro de 2017

Criminosos são presos após ameaçar homem com arma de fogo em Gravataí

Slide1

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No início da noite de sexta-feira (27/01), policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE) efetuaram a prisão de Ismael, 21 anos, morador da cidade de Eldorado Sul, com antecedentes por tráfico, porte de arma e outros crimes; ele conduzia uma motocicleta que tinha como carona Wagner, 20 anos (com antecedentes por posse de entorpecente, tráfico e porte de arma). A dupla havia ameaçado um jovem instantes antes utilizando uma arma de fogo. Abordados no bairro Parque dos Anjos, ambos foram detidos e encaminhados à DPPA da cidade. Uma pistola foi apreendida.

Fonte: Ação Preventiva

Homem com mandado de prisão é capturado no Centro de Gravataí

PAULO

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No fim da manhã desta sexta-feira (27/01), policiais militares da 1ª companhia do 17° BPM, que reforçam o policiamento na área central da cidade, efetuaram a prisão de Paulo, 30 anos. Com antecedentes por lesão corporal e furto, o indivíduo possuía um mandado de prisão em seu desfavor. Com isso, foi apresentado na DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

POA: Criminosos roubam carro e assaltam clientes em posto de gasolina

Grupo abordou as vítimas em estabelecimento, na Rua Casemiro de Abreu.

Criminosos assaltaram clientes de um posto de combustíveis na Rua Casemiro de Abreu, no Bairro Rio Branco, em Porto Alegre, no fim da tarde desta sexta-feira (27). Segundo a Brigada Militar, os bandidos chegaram em um Fox vermelho que teve o roubo registrado nesta tarde.

Os assaltantes levaram cerca de R$ 1.700 e celulares das vítimas. A polícia ainda não confirmou quantos homens realizaram a ação.

Eles fugiram a pé, abandonando o veículo no estabelecimento. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto a tiros em Santa Maria

Vítima foi identificada como Elisandro Garcia Severo Ferreira.

Um homem de 30 anos foi encontrado morto com marcas de tiros em Santa Maria no começo da manhã deste sábado (28). Conforme a Brigada Militar, a vítima foi identificada como Elisandro Garcia Severo Ferreira.

O corpo foi encontrado na Rua Godolfino Gay, no bairro Urlândia, por volta das 7h. Samu e BM atuaram no local. Na cabeça e no pescoço, havia diversos disparos de arma de fogo.

A BM não tem suspeitas de quem pode ter cometido o crime. Na mesma rua, na última quarta-feira (25), um jovem foi agredido a pauladas e pedradas. Ele segue internado no Hospital Universitário de Santa Maria. 

Este é o 5° homicídio de 2017 em Santa Maria. 

Fonte: Gaúcha

Homem é encontrado morto em arroio de Cachoeira do Sul

Vítima ainda não foi identificada.

Um homem foi encontrado morto dentro de um arroio na tarde desta sexta-feira (27) em Cachoeira do Sul, na Região Central. Conforme a Polícia Civil, a vítima ainda não foi identificada.

De acordo com a Brigada Militar, pessoas que passavam pelo local, às margens do Arroio Pedro Paulo, na Vila Bianchini próximo da BR-290, acionaram os policiais. O homem estava com as mãos amarradas com um lacre, e apresentava ferimentos na cabeça, que estava coberta por um saco plástico.

A Polícia Civil suspeita que o homem tenha sido morto em outro lugar, e o corpo tenha sido abandonado no Arroio. Os policiais solicitam que, quem souber de pessoas desaparecidas na região, entre em contato e registre ocorrência, para tentar identificar a vítima.

Fonte: Gaúcha SM

Acidente deixa homem gravemente ferido na BR-116, em Guaíba

Outras quatro pessoas tiveram ferimentos leves com a colisão.

Condutor do Clio teve ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Regional de Guaíba - Foto: PRF /Divulgação

Colisão entre um automóvel Renault Clio e uma Van deixou o trânsito bloqueado, na manhã  deste sábado (28), no km 310 da BR-116, em Guaíba, na Região Metropolitana. Cinco pessoas ficaram feridas no acidente.

O motorista do Clio ficou preso nas ferragens e está em estado grave, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. As outras quatro pessoas foram socorridas em estado regular. Com o bloqueio, o trânsito foi direcionado ao  acostamento no trecho. 

Em São Leopoldo, um acidente deixa o trânsito lento no sentido interior-capital da BR - 116, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. Uma moto colidiu na lateral de um veículo e os passageiros caíram na pista. Eles foram encaminhados ao hospital Centenário em estado regular

Fonte: Gaúcha

Polícia acredita que PM e namorada foram baleados durante assalto em Viamão

Namorada do PM e criminoso morreram na troca de tiros.

A Polícia Civil acredita que a troca de tiros que deixou duas pessoas mortas e um sargento da BM ferido foi motivada por um assalto. O caso ocorreu na madrugada deste sábado (28), em Viamão. Morreram a companheira do policial, de 26 anos, e o criminoso.

De acordo com a delegada Larissa Fajardo, as informações iniciais são de que o criminoso abordou o policial e a namorada que voltavam a pé para casa. O militar reagiu e baleou o criminoso, que revidou e atingiu ele e a namorada.

O sargento passou por cirurgia e se recupera no hospital.

Fonte: Gaúcha

Homem espancado após pisar em gato morre em Caxias

Ramiro Teodoro Wolf, 51 anos, morreu na sexta-feira no Hospital Geral.

Um homem espancado em Caxias do Sul, no último dia 20, morreu no Hospital Geral na sexta-feira (27). Ramiro Teodoro Wolf, 51 anos, foi socorrido pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) apenas dias depois da agressão. A vítima disse à família que o espancamento foi motivado por ele ter pisado, sem querer, em um gato.

À polícia, a irmã disse que ele recebeu cuidados em casa inicialmente. Em depoimento, ela afirmou que Wolf foi encontrado caído no canteiro na manhã de 21 de janeiro. Inicialmente, a vítima contou à família apenas que estava dolorida, mas não que havia sido espancada. Só depois de dias, com a piora, ele confirmou a agressão. 

Segundo familiares, Wolf tinha uma rixa com dois jovens moradores do bairro Floresta e foi agredido depois de pisar, sem intenção, em um gato deles. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Desaparecidos. Caxias do Sul tem 13 assassinatos em 2017.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto a tiros na própria casa em São Marcos

Um homem foi assassinado por volta das 22hs de sexta-feira em São Marcos. Conforme a Brigada Militar, a vítima de 55 anos foi alvejada por disparos de arma de fogo que lhe atingiram a cabeça e o tórax. Ele foi localizado caído ao solo, já sem vida. O SAMU foi acionado constatando o óbito. O crime aconteceu na Rua Lourenço Torresini

O local foi isolado para perícia.  A autoria e motivação do crime não foram esclarecidas e serão apuradas pela Polícia Civil.

Fonte: Ação Preventiva

Dois veículos são roubados na Serra Gaúcha

Um veículo Citroen/C3 EXCL 14 Flex, de cor prata, ano 2011 foi roubado por volta das 16h34min de sexta-feira, na Rua Valentin Comerlato, Bairro Bela Vista, em Caxias do Sul.

Na noite de sexta-feira, na Avenida Julio de Castilhos, Bairro Lurdes, próximo ao Monumento do Imigrante, foi roubado o veículo VW/FOX 1.0, cor VERMELHA, ano 2006.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é agredida pela vizinha em Caxias do Sul

Uma mulher foi agredida na tarde de sexta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, a vítima foi agredida pela vizinha, resultando com um corte superficial no pescoço. Ela foi conduzida pelo Samu e encaminhada ao Postão 24hs onde foi medicada. A autora fugiu do local. O fato aconteceu na Rua Maiquel Cardoso Valentim, Loteamento Campos da Serra II

Fonte: Ação Preventiva

Procurados da justiça são presos em Farroupilha

Um procurado da justiça foi preso por volta das 11h30min de sexta-feira em Farroupilha. Conforme a Brigada Militar, o homem foi abordado na Rua Nonoai, Bairro Industrial.

Por volta das 13h30min de sexta-feira, na Rua Tercilio de Mello, Bairro São José, foi preso N.B. contra quem havia um mandado de prisão expedido pela Justiça. Em revista pessoal foi apreendido com ele uma mochila preta com uma machadinha com cabo de madeira, uma faca de 30 cm e uma pedra de crack.

Fonte: Ação Preventiva

Adolescente é preso após roubar carga de cigarros em Caxias do Sul

A vítima foi levada junto e liberada assim que o menor foi detido.

Um adolescente foi apreendido por tentativa de roubo na manhã de sexta-feira na Rua Marechal Floriano, Bairro Pio X em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima relatou que foi surpreendido pelo adolescente que anunciou o assalto. A vítima foi levada junto com o veículo Fiat/Fiorino, cor branca com carga de cigarros. O menor foi abordado na Rua Ângelo Generosi, bairro Marechal Floriano e conduzido até a Delegacia de Polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza Operação Avante e realiza prisões e apreensões

7dffd7f0-7e8d-4fc4-8008-667999fe5e7ccbfb0a54-5697-4ebd-94bb-9cda0ef52775 (1)

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 27 de Janeiro de 2017, o 34º BPM de Esteio realizou mais uma etapa da Operação Avante, que visa regular as ações de Policia Ostensiva para enfrentamento qualificado aos crimes de roubo de veículo (clonagem de veículos) e transporte coletivo, seguido da atuação em áreas de vulnerabilidade social.

5f9db102-8f73-40a2-9a44-63bf993f4777

A Operação Avante contou com barreiras de trânsito em pontos estratégicos, e em seguida ações de abordagens em áreas de vulnerabilidade social, conforme elencado pelo comando do 34ºBPM.

eb514823-411f-419c-9f21-88bdda84e882

Por volta das 19h de sexta-feira, durante Operação Avante foi dado o alerta via rede rádio de que um indivíduo de bicicleta, cabelo amarelo, vestindo camiseta azul e bermuda jeans havia cometido o roubo de um aparelho celular sob grave ameaça. Durante as buscas a guarnição localizou um indivíduo no bairro Jardim Planalto, sendo abordado e preso R.W.C.B. (22 anos). Após a abordagem, o indivíduo foi encaminhado a DPPA Canoas, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Ainda na noite de sexta-feira, durante a Operação Avante foi realizada ações de patrulha no bairro Primavera, onde a guarnição efetuou a prisão de C.F. (28 anos) e a apreensão de um menor de 16 anos. Em revista pessoal foi localizado na cintura do menor um simulacro de arma de fogo, um revólver plástico na cor preta. Os indivíduos estavam tripulando uma motocicleta, a qual foi recolhidas ao depósito, posterior a guarnição encaminhou os indivíduos a DP local, para os devidos fins.

No total, durante a Operação Avante foram abordados 45 veículos, 24 motocicletas, 170 pessoas, 02 veículos autuados, uma motocicleta recolhida, 02 menores apreendidos, um por posse de entorpecentes e um por posse de simulacro de arma de fogo e 01 indivíduo preso em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende homem por cumprimento de mandado em Esteio

dd87a478-a582-4671-9294-eee11663c8d0

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de sexta-feira, no bairro Santo Inácio em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de A.M.S (25 Anos).

A prisão ocorreu após o mesmo ser abordado em via pública, sendo que após consultas ao sistema, verificou-se que havia um mandado de prisão em seu desfavor. O indivíduo foi preso e encaminhado a DPPA Canoas.

Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Dupla é presa pela BM portando arma de fogo na Região Metropolitana

06399af5-84db-446e-b868-4dacc3b8238389981d95-40f5-4f63-a007-aee643f204d1

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta quarta-feira (25/01), policiais militares da Patrulha Rural Avante do 17° BPM efetuaram a apreensão dos menores Rafael, 14 anos (com antecedentes por posse de entorpecentes) e Ismael, 16 anos (com registros de ameaça e roubo em seu desfavor) no bairro Parque dos Anjos. Com os mesmos foi apreendido um revólver municiado.

339a11ee-45db-4174-a7ce-1a84e21ae44e

A dupla tinha a intenção de efetuar roubos a pedestres no bairro mas foi detida pela Brigada Militar antes de colocarem o plano em ação. Com isso, foram encaminhados à DPPA desta cidade para as providências cabíveis.

Fonte: Ação Preventiva

Homem usa tubos de creme dental durante assalto em Gravataí

Ele usou os tubos para simular uma arma de fogo.

EDUARDO

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite desta terça-feira (24/01), policiais militares da 2ª companhia de policiamento do 17° BPM efetuaram a prisão de Eduardo, 37 anos próximo da parada 68, bairro Vila Branca. Com antecedentes por perturbação da tranquilidade, ameaça, dano, entorpecente posse, receptação, furto descuido, em veículo, de fios de cabos e roubo a transporte coletivo, o indivíduo embarcou em um ônibus da linha municipal e anunciou o assalto. Enquanto recolhia os bens, algumas vítimas desconfiaram do artefato que o criminoso insinuava portar sob a roupa e reagiram.

MATERIAL

No momento em que os PM chegaram, depararam-se com o criminoso já imobilizado. Dois tubos de creme dental foram utilizados pelo autor para simular o porte de uma arma de fogo. Com isso, material e ladrão foram apresentados na DPPA de Gravataí. O meliante foi encaminhado para a Cadeia Pública de Porto Alegre.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende foragido do presídio em Gramado

Foto: Ângelo de Zorzi / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de sexta-feira (27/01), por volta das 16h30min, um Policial Militar do Pelotão de Operações Especiais (POE), de folga visualizou um indivíduo foragido caminhando no Bairro Carniel em Gramado.

Ele passou as informações para a guarnição de serviço da Brigada Militar que deslocou e visualizou o mesmo caminhando na Rua São Marco. R.V.A., 34 anos, com antecedentes por furtos e roubo, estava foragido do presídio de Canela desde 20/01 deste ano. Ele foi preso e encaminhado novamente ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

Mais um foragido é recapturado pela BM no bairro Aliança

CARLOSCLAUDIO

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira (25/01), policiais militares da 1ª companhia de policiamento do 17° BPM averiguavam denúncias de que moradores do bairro Aliança teriam sido expulsos de seus imóveis por traficantes para que seus lares se tornassem pontos de vendas de drogas, quando avistaram um conhecido criminoso daquele bairro. Carlos, 22 anos, com antecedentes por entorpecente posse e tráfico, porte de arma por 3x, receptação e roubo a comércio, estava foragido e, ao avistar a guarnição, tentou fugir e resistir à prisão. Além dele, Josiane, 22 anos com antecedentes por receptação e Claudio, 35 anos com antecedentes criminais por desobediência, ameaça, dano, lesão corporal, furto, prisão cumprimento de mandado, roubo e homicídio, foram também presos.

MATERIAL

Com ela foram apreendidas munições de calibre restrito, drogas e dinheiro; já ele deveria estar em prisão domiciliar na cidade de Guaíba. Diante dos fatos todos foram apresentados na DPPA local e de onde devem ser encaminhados às unidades prisionais pertinentes.

Fonte: Ação Preventiva

Trio é preso por tráfico no Loteamento Princesa em Gravataí

MARCOSMARINAVÃ-CTOR

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta quinta-feira (26/01), policiais militares da Patrulha Rural Avante 17° BPM com apoio de cães, efetuaram a prisão de Marcos, 20 anos com antecedentes por roubo a pedestre, Víctor, 25 anos, com antecedentes por tráfico, ameaça, vias de fato, furto descuido e lesão corporal e Marina, 31 anos, com antecedentes por ameaça e lesão corporal.

5b2c0423-f085-4589-9d39-7f023e20b99b

Com o trio, abordado no Loteamento Princesa durante patrulhamento de rotina, foram apreendidos munição, um rádio comunicador, dinheiro e crack. Material e indivíduos foram apresentados na DPPA desta cidade.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado em Gravataí

JACKSON

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta quinta-feira (26/01), policiais militares da 1ª companhia de policiamento do 17° BPM efetuaram a prisão de Jackson, 32 anos, vulgo “Sarará” om antecedentes por ameaça, lesão corporal, furto, entorpecente tráfico, roubo e porte ilegal de arma de fogo. O criminoso já havia estado na condição de foragido outras sete vezes e foi detido no Loteamento Princesa. Encaminhado a DPPA da cidade, Sarará, retornará ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

Traficante é preso pelo 17° BPM no bairro Aliança

CLEITON

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na quinta-feira, foi marcada por eficientes ações dos policiais militares de Gravataí. Em menos de 24 horas veículos foram recuperados, drogas e armas apreendidas e mais de dez criminosos presos. Entre eles, Cleiton, 19 anos, vulgo “Gordo” que, apesar da pouca idade, já coleciona registros de ameaça, roubo a transporte coletivo, entorpecente tráfico 4x, porte ilegal arma e homicídio doloso. No momento da abordagem o elemento trazia consigo crack, dinheiro e uma balança de precisão. Assim como os demais criminosos, “Gordo”, foi encaminhado a DPPA para os procedimentos cabíveis.

dc834e3d-03f0-4aa1-a1e8-c09b0f3ffc7c

Fonte: Ação Preventiva

BM recupera veículos, apreende arma e droga em Gravataí

WhatsApp Image 2017-01-27 at 04.26.13

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Entre a noite de quinta-feira (25/01) e a madrugada de sexta a Brigada Militar recuperou dois veículos que haviam sido roubados nos últimos dias, apreendeu uma arma de fogo e crack. O primeiro, um Onix branco, foi recuperado no bairro Parque dos Anjos. Em seguida, ao suspeitar de um automóvel Vectra de cor prata, policiais militares da 2ª companhia de policiamento, passaram a acompanhar o referido veículo que, em alta velocidade, atirou contra a guarnição. A perseguição, que se estendeu por quilômetros, findou somente quando o condutor do automóvel perdeu o controle e capotou, momento em que três indivíduos conseguiram fugir por uma área de mata fechada. Em seu interior foram localizados um revólver e cerca de um quilo de crack. Já no final da madrugada, no bairro Morada do Vale III, um Citröen C3 de cor cinza roubado na cidade de Porto Alegre foi recuperado.

Fonte: Ação Preventiva

Homem com mandado de prisão é capturado no Centro de Gravataí

PAULO EDUARDO MACHADO RG 8084335201 1

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No fim da manhã desta sexta-feira (27/01), policiais militares da 1ª companhia do 17° BPM, que reforçam o policiamento na área central da cidade, efetuaram a prisão de Paulo, 30 anos. Ele tem antecedentes por lesão corporal e furto. O indivíduo possuía um mandado de prisão em seu desfavor, com isso foi apresentado na DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo na Lomba do Pinheiro, na Capital

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo na noite de quinta-feira em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, o homem foi abordado na Rua Artur Alberto Zanela, bairro Lomba do Pinheiro. O acusado de “alcunha Cabeção”,  27 anos possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, homicídio doloso, perturbação do sossego, ameaça e testemunha de receptação. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38 numeração suprimida, cinco cartuchos intactos.

O homem foi conduzido até a 2° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso com drogas na Capital

Um homem foi preso por tráfico de drogas no final da tarde de quinta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o homem que estava em atitude suspeita foi abordado na Estrada Antônio José Santana e com ele apreendido cinquenta pedras de crack, R$ 10,00 em moeda. Ele foi conduzido até a 2° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça e foragido são presos em Porto Alegre

Um homem foi preso na manhã de quinta-feira em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, o homem de 39 anos que estava na situação de procurado da justiça foi abordado na Rua Dona Valmira. Ele possuía antecedentes por furto mão grande, homicídio, tráfico de drogas e dano e foi conduzido até a 2°Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Um foragido foi preso na tarde de quinta-feira em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, o homem de 29 anos foi abordado na Rua Nelson Zang e constatado que contra o mesmo havia um mandado de prisão expedido desde outubro do ano passado.

O foragido foi conduzido até a 2° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Homem prende homem e apreende carro roubado em Cachoeirinha

clip_image002[4]clip_image002[6]

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso por receptação durante a Operação Avante na noite de quinta-feira em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, o jovem de 19 anos que conduzia o veículo Fiat/Toro foi abordado na Avenida Flores da Cunha, bairro Parque da Matriz. O veículo estava na situação de furto/roubo.

O jovem que já possuía antecedentes foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante. O veículo foi recuperado.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é assassinado na Serra Gaúcha

Vítima possuía vários antecedentes e estava em liberdade provisória.

Um homem foi morto a tiros na noite de quinta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima identificada como Michael era usuário de drogas e possuía várias ocorrências policiais. Ele ainda estava em liberdade provisória. Segundo informações, um homem em uma moto de cor preta parou em frente a casa da vítima de 34 anos e efetuou os disparos de arma de fogo. Ele foi atingido com um disparo na clavícula, próximo ao pescoço. O crime aconteceu Rua Júlio Calegari, bairro Glória.

A autoria e motivação do crime é desconhecida. O local foi isolado e passado a Polícia Civil que investigará o caso.

Fonte: Ação Preventiva

Residência é assaltada e dois homens são presos no bairro Fátima em Caxias do Sul

Uma residência foi assaltada na manhã de quinta-feira na Rua Centauro, bairro Cruzeiro em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, dois homens foram presos. Durante as buscas foi localizado o veículo Renault/Clio de cor preto, placa IVX6861 na Rua Hermes Fontes, Bairro Fátima e a dupla presa. No interior do veículo foram recuperados vários eletroseletrônicos. Ambos foram reconhecidos pela vitima e conduzidos até a Delegacia de Polícia para o registro. O veículo foi recolhido.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso e adolescente apreendido por roubo a pedestre em Caxias do Sul

Um homem foi preso e um adolescente apreendido por roubo a pedestre na tarde de quinta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, um pedestre foi assaltado na Rua Frederico Bergmann, bairro Pioneiro. A vítima informou aos policiais que o criminoso estava em um veículo GM Corsa de cor vermelho e que teria fugido em direção a Zona Norte de Caxias do Sul.

Durante a fuga um policial que estava a pé de folga tentou interceptar o veículo, mas não obteve êxito e foi quase atropelado pelos autores que continuaram a fuga. As guarnições rapidamente se deslocaram ao local, onde após buscas o veículo foi abordado próximo ao viaduto da RS 122 com a Rua Dr. Mário Lopes, bairro Fátima e dado voz de prisão ao condutor de 27 anos. Ele acabou delatando o outro comparsa que foi encontrado em via pública, um adolescente de 17 anos.

Dentro do veículo dos autores havia uma faca, dois bonés e R$ 60,00 em dinheiro. Ambos foram conduzidos à DP onde mais quatro vitimas deram reconhecimento como sendo os autores de roubos a pedestres em outras datas.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende dupla de criminosos põe fim à sequência de roubos em Gravataí

dcf7aa30-9791-4060-93d1-6828c0e91cd6

Fotos: BM divulgação Ação Preventiva

Os últimos dias vinham sendo de inquietação para moradores e comerciantes dos bairros Moradas do Sobrado, Parque dos Anjos, Jardim das Acácias e Jardim do Cedro, onde indivíduos armados e tripulando um automóvel Corsa de cor prata efetuaram roubos a pedestres e comércios.

dc06883e-0083-4096-b830-0b7c0e451aa9

Na tarde desta quinta-feira (26/01) essa sequencia de crimes foi encerrada com uma ação enérgica do setor de inteligência com apoio do Pelotão de Operações Especiais (POE), ambos do 17° BPM. Foram presos Claudemir, 19 anos, (antecedentes por ameaça, outros crimes e homicídio) e Luciano, 40 anos, vulgo “Beiço” (com antecedentes por ameaça, furto de veículo, porte ilegal de arma de fogo por duas vezes, receptação, falsidade ideológica e três homicídios); este, que já esteve foragido por diversas vezes, encontrava-se mais uma vez irregular perante o sistema prisional. Com a dupla, que já foi reconhecida por diversas vítimas, foram apreendidas duas armas de fogo e recuperado o veículo que havia sido furtado domingo, na cidade de Sapucaia do Sul. Encaminhados a DPPA de Gravataí, os criminosos deverão ser encaminhados a Cadeia Pública de Porto Alegre.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza Operação Avante e apreende cigarros contrabandeados

release

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na quinta-feira, o 34º BPM de Esteio realizou mais uma etapa da Operação Avante, que visa regular as ações de Policia Ostensiva para enfrentamento qualificado aos crimes de roubo de veículo (clonagem de veículos) e transporte coletivo, seguido da atuação em áreas de vulnerabilidade social.

3229c7a4-0fe8-4c6e-90c5-d2f328a1d5d5

A Operação Avante contou com barreiras de trânsito em pontos estratégicos, e em seguida ações de abordagens em áreas de vulnerabilidade social, conforme elencado pelo comando do 34ºBPM.

68025945-f07a-4e2e-b6ea-b2216410ce6f

Durante a operação, no Bairro Primavera, ao realizar abordagem a um grupo de indivíduos, os mesmos empreenderam fuga se refugiando em um bar, sendo acompanhados pelas guarnições. No local todos os indivíduos foram identificados, sendo que no interior do estabelecimento foi localizado 436 maços de cigarros contrabandeados, além de 6 (seis) cartuchos deflagrados de calibre 38 e 1 (um) cartucho deflagrado de calibre 22, sendo apreendido ainda a quantia de R$ 3.726,00 (três mil setecentos e vinte e seis reais).

2bd84866-daa0-428d-9416-7cc8e4b42bf0

No total, durante a Operação Avante foram abordados 99 veículos, 61 motocicletas, 229 pessoas, 02 veículos autuados, 01 menor apreendido e 01 indivíduo preso, e apreendido ainda 436 Maços de cigarros e o valor de R$3.726,00 (três mil setecentos e vinte e seis reais) em dinheiro.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Advogado suspeito de lesar clientes volta a ser preso em Canela

Fraudes cometidas pelo advogado, que responde a 120 inquéritos, podem chegar a R$ 500 mil, segundo a polícia.

Um advogado que responde a 120 inquéritos por lesar clientes em Canela voltou a ser preso preventivamente nesta quinta-feira (26) pela Polícia Civil. Ele é suspeito de ter acumulado até R$ 500 mil em fraudes e já havia sido preso em junho de 2016.

Conforme a Polícia, o advogado estava em liberdade e, mesmo com o direito de advogar suspenso, continuava a exercer a profissão. Ele é, agora, suspeito de falsificar documentos do seu próprio advogado.

Segundo o delegado Vladimir Haag Medeiros, as vítimas do advogado preso eram geralmente clientes idosas e fragilizadas emocionalmente. As fraudes consistiam na cobrança de custas judiciais que não existiam. Segundo a Polícia, o advogado falsificava guias judiciais e de pagamentos de tributos. 

A Polícia atribui ao suspeito os crimes de estelionato, falsificação de documentos públicos e particulares, apropriação indébita, supressão de documento, falsidade ideológica, patrocínio infiel e uso de documento falso.

Fonte: Ação Preventiva

Universitária de 20 anos é morta a facadas em Erechim

Polícia investiga se crime foi um latrocínio - roubo seguido de morte.

Carla Bernardo Chagas, 20 anos, foi morta no Centro do município - Foto: Arquivo pessoal

Uma estudante de farmácia de 20 anos morreu nesta quinta-feira (26), após ser esfaqueada na noite de ontem no Centro de Erechim, no Norte do Estado. Segundo a Polícia Civil, Carla Bernardo Chagas estava na rua Goiás, próxima do apartamento da família, quando foi ferida por pelo menos dois golpes de facas. 

As circunstâncias do crime ainda não foram esclarecidas. Há relatos em redes sociais de que a universitária foi atacada por um assaltante, mas nenhuma testemunha confirmou a versão até o momento ao delegado Rodrigo Dreyer, que afirma se tratar de um crime incomum na cidade. 

"Erechim tem a violência crescente, como em todo o Estado, mas nem se compara com Porto Alegre. Aqui é tranquilo. Esse crime nos surpreende muito", afirmou.

Carla estudava na Universidade Regional Integrada das Missões (URI). Nas redes sociais, familiares da vítima lamentaram o assassinato. 

"Hoje o sol não vai brilhar! Nossos corações estão explodindo de dor. A menina 'gateira' nos deixou, foi florir outros campos! Que teu riso solto alegre esse céu cinzento de hoje", postou uma prima da vítima. 

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar prende casal por tráfico de drogas em Pelotas

Na noite de quarta-feira (25/01), no bairro Areal em Pelotas, policiais militares do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), em patrulhamento, abordaram L.E.G, 20 e C.C.B. 19, sendo localizado 26 pedras de crack e a quantia de R$ 25,00. O casal foi encaminhado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem e apreende arma de fogo no Centro em Pelotas

Na madrugada desta quinta-feira (26/01), no bairro Centro em Pelotas, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), em patrulhamento, abordaram uma motocicleta KASINSKI/COMET conduzida por T.L.R., 32, que tinha em sua posse um revólver calibre 38, com ele estava o carona L.S.S., 40. Foi dada voz de prisão e os homens foram encaminhados ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

PMs prendem três pessoas após roubo a pedestre em Pelotas

Na madrugada desta quinta-feira (26/01), no bairro Três Vendas em Pelotas, policiais militares do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), em patrulhamento, após informações referente a um roubo a pedestre, abordaram o veículo VW/SANTANA conduzido por F.S.S. 37, e na carona estavam A.N.A, 44 e F.R.S, 23, que tinha em sua posse um simulacro de revólver cal 32.

Foi dada voz de prisão e os três foram encaminhados ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

Suspeito é morto em confronto com a BM na zona norte de Porto Alegre

Chamado do 190 alertou para grupo armado no Condomínio Fernando Ferrari.

Um homem ainda sem identificação foi morto na Rua dos Maias, na zona norte de Porto Alegre, na noite desta quarta-feira (25). Conforme informações da Brigada Militar, um chamado através do  190 alertou a polícia sobre um grupo de aproximadamente seis homens armados em um dos blocos do Condomínio Fernando Ferrari, por volta das 20h. 

Com a chegada das viaturas, houve confronto entre a polícia e os suspeitos. No tiroteio, um deles acabou sendo atingido e morreu no local. Os outros conseguiram fugir. A área está isolada para o trabalho da perícia que ainda não tem a identificação dos suspeitos.

Na ocorrência, a BM apreendeu uma arma calibre 38 e uma réplica de pistola.

Fonte: Gaúcha

Operação policial prende oito pessoas no Litoral e em Porto Alegre

Prisões ocorreram em Balneário Pinhal, Cidreira e Porto Alegre

Oito pessoas foram presas na ação realizada em Balneário Pinhal, Cidreira e Porto Alegre - Foto: Divulgação

Oito pessoas de uma quadrilha envolvida no tráfico de drogas foram presas nesta quarta-feira (25) após uma operação policial realizada em três municípios: Balneário Pinhal, Cidreira e Porto Alegre.

As duas primeiras pessoas detidas foram flagradas em Cidreira, após policiais monitorarem e interceptarem uma entrega de drogas nas proximidades de um estabelecimento comercial. Na sequência, a equipe foi até Magistério, no Balneário Pinhal, e prendeu mais quatro integrantes da quadrilha.

Policiais encontraram drogas na casa do líder da quadrilha, conhecido como "Caveira", e em uma pousada, os dois locais situados em Magistério.

A equipe da Polícia Civil se deslocou até a zona sul de Porto Alegre, no bairro de Guarujá, na casas da namorada do líder da quadrilha, onde houve mais apreensões de drogas e a prisão de mais duas pessoas, que faziam a vigilância do local e o armazenamento das drogas.

Além da prisão das oito pessoas, a operação policial resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha, 92 porções de cocaína, 29 frascos da droga chamada Sucesso, balanças de precisão e dois automóveis.

Fonte: Gaúcha

Jovem de 16 anos é morto com tiros nas costas em Cachoeirinha

Vítima estava na carona de moto quando foi atingida pelos tiros.

Um adolescente de 16 anos foi assassinado no fim da tarde desta quarta-feira (25) em Cachoeirinha. Daniel de Vargas estava na carona de uma moto quando foi atingido por dois tiros nas costas.

O caso ocorreu por volta das 19h na Avenida Frederico Augusto Ritter, bairro Industrial. Segundo a Brigada Militar, um homem atirou de dentro de um veículo CrossFox ao passar pela vítima. O condutor da moto não foi atingido.

O adolescente foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Padre Jeremias, onde morreu durante atendimento.

Daniel não tinha registro de antecedentes criminais. A polícia investiga a autoria e a motivação do crime.

Fonte: Gaúcha

Tiroteio deixa um morto e dois feridos em Capão da Canoa

Suspeita é de que o crime esteja ligado a facções do tráfico de drogas.

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas a tiros na noite desta quarta-feira (26) em Capão da Canoa. A vítima, que ainda não teve a identidade divulgada, morreu durante atendimento médico.

O caso ocorreu pouco antes da meia-noite na Rua Valdomiro Candido dos Reis, bairro Santa Luzia. Segundo informações da Brigada Militar, uma dupla passou de moto pelas vítimas e disparou diversas vezes. Entre os três feridos, estavam dois homens e uma mulher. Eles foram encaminhados ao Hospital Santa Luzia, mas um morreu enquanto passava por procedimentos médicos.

Testemunhas afirmaram à polícia que um dos criminosos gritou o nome de uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas principalmente na região metropolitana e em presídios gaúchos. Por isso, a suspeita é de que o crime esteja ligado a acerto de contas entre grupos ligados ao tráfico. Nenhum suspeito foi preso.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto com golpes de faca em Barra do Ribeiro

Corpo foi encontrado na rua Porto Alegre, no bairro Pavão.

Um homem foi assassinado com golpes de faca na madrugada desta quinta-feira (26), no município de Barra do Ribeiro, na Região Metropolitana. Conforme informações da Polícia Civil, o corpo de Walter Luís Borges de Azevedo, de aproximadamente 60 anos, foi encontrado em via pública.

O crime ocorreu às 0h30, na rua Porto Alegre, no bairro Pavão. De acordo com a Polícia Civil, esta é uma via de pouca circulação de pedestres. As circunstâncias da morte serão investigadas pela polícia.  

Fonte: Gaúcha

Presa em Santa Maria jovem que anunciava falsas casas de praia na internet

Pelo menos 16 famílias foram lesadas, uma delas em mais de R$ 20 mil.

A Polícia Civil prendeu nessa quarta-feira (25), em Santa Maria, uma jovem de 24 anos suspeita de estelionato. Conforme denúncias, ela anunciava  locação de falsas casas de veraneio pela internet.

Quando as famílias alugavam as residências, a jovem retirava os anúncios de circulação e não respondia os contatos. Somente quando os locatários chegavam na praia, descobriam que se tratava de um golpe.

As denúncias contra ela vieram de Santa Catarina. Mais de 16 famílias foram lesadas, uma delas em mais de R$ 20 mil. A jovem está sendo levada nesta manhã (26) para o Presídio Feminino de Florianópolis.

Fonte: Gaúcha

Dois suspeitos são presos por morte de sargento da BM em Caxias do Sul

Jovens de 20 e 19 anos estavam em Nova Pádua; um terceiro suspeito é procurado pela polícia

Foto: Porthus Junior /Agencia RBS

Policiais militares prenderam dois jovens, de 19 e 20 anos, na noite desta quarta-feira (25). A dupla é suspeita de ter participado do assalto que culminou com a morte do sargento da Brigada Militar Edir Hendges Welter, de 47 anos, na noite da última segunda-feira. Os dois foram presos em Nova Pádua, por volta das 21h de ontem.

De acordo com auto de prisão em flagrante da dupla, a esposa do policial militar morto reconheceu os dois como participantes do assalto. Ao serem ouvidos pelos policiais civis, os suspeitos disseram que só se manifestariam em juízo.

A delegada plantonista que lavrou o flagrante, Thalita Andrich, solicitou à Justiça a prisão em flagrante dos dois. Um terceiro suspeito é procurado. 

No final da tarde de terça-feira, um foragido do sistema prisional foi morto em confronto com a BM, e outros dois homens foram detidos. Os três eram suspeitos de envolvimento na morte do sargento.

A Delegacia de Furtos, Roubos e Captura (Defrec) de Caxias investigava a ligação do confronto da terça-feira com o crime. A Polícia Civil segue investigando o caso.

O sargento Welter estava de folga quando ele e a esposa foram abordados por três criminosos na noite de segunda. O casal estava dentro do carro.

Fonte: Gaúcha

Três homicídios foram registrados em menos de 24 horas em Pelotas

Em 2017 já são nove homicídios

Três pessoas foram assassinadas em menos de 24 horas em Pelotas. O primeiro homicídio ocorreu na tarde de quarta-feira (25) no Bairro Getúlio Vargas. O jovem Mauricio da Silva Tavares, 19 anos, caminhava junto com a sua namorada, quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Ele morreu na hora.

O segundo caso ocorreu na manhã desta quinta-feira no centro da cidade. Um homem ainda sem identidade revelada, foi encontrado morto com as mãos amarradas - o que indica a possibilidade de execução. Ele estava com marcas de tiro no corpo.

Uma hora depois, outro corpo foi encontrado, desta vez na Zona Leste de Pelotas. Um homem foi encontrado por familiares caído no chão, com uma marca de tiro no rosto. Com esses três novos casos, Pelotas registrou nove homicídios em 2017.

Fonte: Gaúcha

Polícia Civil combate tráfico de drogas em Xangri-lá, no litoral norte

Operação também investiga homicídios relacionados ao tráfico de drogas na região.

A Polícia Civil realizou operação contra o tráfico de drogas, na manhã desta quinta-feira (26), na Vila Figueirinha, em Xangri-lá, no litoral Norte. Conforme informações da Polícia Civil, foram cumpridos 11 mandados, oito de busca e apreensão e três de prisão. Duas pessoas foram presas preventivamente. A ação também investiga homicídios relacionados ao tráfico de drogas na região.

Até o momento, foram apreendidas 15 pedras de crack com os criminosos.

Fonte: Gaúcha

RS registra em 2016 o maior número de latrocínios dos últimos 15 anos

Segundo dados divulgados pela SSP, os homicídio e os roubos em geral também tiveram aumento no Estado no ano passado

Dos 10 índices de criminalidade, latrocínio, homicídios e roubos em geral aumentaram - Foto: Cid Martins /Rádio Gaúcha

O Rio Grande do Sul registrou em 2016 o maior número de latrocínios – roubo seguido de morte – dos últimos 15 anos, de acordo com os dados disponíveis na estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (26), em Porto Alegre.

Os criminosos mataram 164 pessoas em assaltos no ano passado, o equivalente a um caso a cada dois dias e meio. Diante de 2015, que registrou 143 latrocínios, houve aumento de 14,7%. 

Fevereiro foi o mês mais violento de 2016, com 24 casos de latrocínio. Já outubro teve o menor índice, com nove ocorrências.

Na apresentação dos números, o secretário da Segurança, Cezar Schirmer, ressaltou que os números caíram na média mensal após ações da SSP e a presença da Força Nacional de Segurança, no segundo semestre.

Dos dez índices criminais apresentados hoje, três tiveram aumento. Os homicídios subiram 7,3% – passando de 2.431 em 2015 para 2.608 em 2016, o equivale a uma média diária de sete assassinatos. Os roubos em geral também registraram elevação.

Outros sete índices tiveram redução: furtos em geral, extorsão, sequestro, estelionatos e homicídios de trânsito, além de furtos e roubos de veículos. Ainda segundo a SSP, entre os dez crimes analisados, 85% dos casos ocorreram em 21 cidades – a maioria na Região Metropolitana. 

Furto e roubo de veículos

O registro de furto de veículos caiu 3,5% e o roubo, 2,9%. Isso quer dizer que os criminosos levaram 1.434 veículos a menos do que em 2015 no Estado. Em Porto Alegre, a redução foi maior: os furtos diminuíram 13,3% e os roubos, 14,3%.

Fonte: Gaúcha

Estupros de mulheres aumentaram 130% em 2016 no RS

No ano passado, em todo estado, 665 mulheres denunciaram casos de estupro.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou na manhã desta quinta-feira (26) os dados estatísticos de vários índices criminais, entre eles o de estupro. Em 2016, 665 mulheres foram abusadas sexualmente no estado. Em 2015, foram 285. Houve um aumento de 130%.

O secretário Cezar Schirmer atribui ao trabalho de conscientização das polícias e à coragem das próprias vítimas em denunciar os fatos. A SSP incrementou o número de delegacias da mulher, por parte da Polícia Civil, e o número de patrulhas da Lei Maria da Penha, por parte da Brigada Militar. Em 2016, o número de feminicídios (assassinato de mulheres pela simples condição de ser mulher) diminuiu 13% no RS. Foram 47 casos no ano passado contra 54 em 2016. Os casos reduziram por que o trabalho preventivo foi maior e este só pode ser realizado através de denúncias das vítimas. 

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar de Esteio apreende menor por tráfico de drogas

FUNDO BRANCO (1)

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira, no bairro Liberdade em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a apreensão de um menor de 15 anos por tráfico de entorpecentes.

A prisão se deu após a guarnição realizar a abordagem do menor, onde em revista pessoal foi localizado em seu bolso 31 pedras de crack (pesando 3g) e uma quantia em dinheiro de R$ 101,00 (cento e um reais) em notas diversas. O menor foi apreendido e encaminhado a DPPA Canoas.

Fonte: Ação Preventiva

Ladrões assaltam apartamento e roubam carro em Caxias do Sul

Um apartamento foi arrombado por volta das 16h de quarta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, os ladrões entraram no local e roubaram seis relógios, uma TV 52 polegadas, várias joias e o veículo Honda/Fit, cor cinza, placa IQR 4551. O roubo aconteceu na Rua João Goulart, bairro Glória.

Ninguém foi preso.

Fonte: Ação Preventiva

Vigilante é rendida e tem arma roubada em Caxias do Sul

Uma vigilante foi rendida por criminosos por volta das 17h06min de quarta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o revólver calibre 38 da vítima foi roubada por um homem que entrou na empresa.

Segundo a Vigilante seria o mesmo individuo que havia roubado a sua arma no ano passado.

Fonte: Ação Preventiva

Dois homens e uma mulher são presos por receptação na Serra Gaúcha

Um dos presos estava na situação de foragido.

Dois homens e um mulher foram presos por receptação na manhã de quarta-feira na Rua Giacomo Zatti, bairro Fátima em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o trio estava tripulando o veículo VW/CrossFox em situação de roubo da cidade de Flores da Cunha. . Um dos presos estava na situação de foragido.

Na casa foram recuperados também um revolver Rossi calibre 32 que estava em ocorrência de roubo, eletrônicos e alguns objetos e um cão.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é capturado em Caxias do Sul

Um foragido foi capturado na madrugada de quarta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o homem de 25 anos foi abordado na Rua Garibaldi, bairro Centro e constatado que estava na situação de foragido.

O homem foi conduzido até a DP para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é capturado pela BM de Torres

ff

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Nessa quarta-feira por volta das 21h40min horas, uma guarnição da Brigada Militar de Torres foi despachada para atender uma ocorrência de Maria da Penha na localidade da Pirataba, ao chegar no a guarnição abordou o acusado de iniciais: E. H.L 36anos.Foi entrado em contato com a Policia Militar da cidade de Sombrio-SC,onde foi constato que havia em seu desfavor um mandado de prisão por pensão alimentícia pela Vara Única da comarca de Santa Rosa do Sul - SC. Diante dos fatos o acusado foi encaminhado ao Pronto de Atendimento Medico de Torres para exame de corpo delito e posterior foi apresentado preso na delegacia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante e o acusado ficará a disposição da justiça

Na noite de quarta-feira, uma guarnição da Brigada Militar de Torres foi despachada para atender uma ocorrência de Maria da Penha na localidade da Pirataba, e ao chegar no a guarnição abordou o acusado de iniciais E. H.L 36anos. Conforme a Brigada Militar, em contato com a Polícia Militar da cidade de Sombrio-SC foi constato que havia em seu desfavor um mandado de prisão por pensão alimentícia pela Vara Única da comarca de Santa Rosa do Sul - SC.

Diante dos fatos o acusado foi encaminhado ao Pronto de Atendimento Medico de Torres para exame de corpo delito e posterior foi apresentado preso na delegacia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante e o acusado ficará a disposição da justiça.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem por furto em Três Coroas

Na tarde de quarta-feira (25/01), por volta das 15h20min, a Brigada Militar de três Coroas foi acionada na Rua Augusto Becker, no centro, onde havia ocorrido o furto de um celular.

A vítima informou que o acusado teria batido em sua casa pedindo um copo de água, sendo que no momento que foi buscar o indivíduo furtou um celular. A guarnição realizou buscas e abordou J.R.F.F. 35 anos com antecedentes de furtos e estelionato. Ele não estava com o aparelho, mas a vítima o reconheceu como sendo o autor. Logo ele assumiu ter furtado o celular e informou onde estaria o material que foi recuperado e devolvido a vítima.

Ele foi preso em flagrante e conduzido a delegacia onde foi registrado o fato.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por porte ilegal de arma de fogo em São Francisco de Paula

Na noite de quarta-feira (25/01), por volta das 23 horas, a Brigada Militar de São Francisco de Paula foi acionada na Rua Urquiza Costa, Bairro Rincão devido a uma briga entre vizinhos, onde teria sido ouvido um disparo de arma de fogo..

A guarnição foi ao endereço onde foi constatado que uma das partes estava de posse de uma espingarda calibre 20, sem registro, com três cartuchos intactos.

O autor foi preso em flagrante e conduzido a delegacia onde foi registrada a ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Passagem do Comando Geral da Brigada Militar

*Coronel Andreis Silvio Dal'Lago novo comandante da BM fala em Plano de Carreira.

*Cornel Alfeu Freitas que deixa o cargo de comandante da BM  fala sobre CTSP e CBA

Ladrão fica entalado em chaminé ao tentar furtar residência em São Sepé

16357786_1422267884458345_970862102_o

Fotos: Bruno Garcia

Uma cena um tanto inusitada foi registrada nesta quarta-feira, 25, no Bairro Pontes, em São Sepé. Um ladrão ficou entalado na chaminé de uma lareira ao tentar furtar uma residência localizada na Rua Expedicionário Cecil Soares.

Sp

De acordo com informações de populares, o ladrão subiu o telhado, entrou pela chaminé, mas ficou trancado na saída da estrutura. Sabendo que não conseguiria sair do local, o ladrão começou a gritar por socorro. O imóvel era monitorado por sistema de alarme e os vizinhos chamaram a polícia. Não havia ninguém na casa no momento em que o indivíduo invadiu o local. Um rapaz que estava perto da residência e ouviu o pedido de socorro disse que foi ameaçado de morte pelo ladrão caso chamasse a polícia.

16326242_1422268494458284_1552722156_o

O Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar foram até o local. Com a ajuda de uma corda, um policial civil e um bombeiro conseguiram retirar o indivíduo de volta pelo telhado. O ladrão disse que estava machucado. Ele foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil.

O indivíduo é Tiago Silveira da Trindade, conhecido como “Tiago Papa Laranja”. Ele, que tem diversas passagens pela polícia, estava foragido. Ele foi encaminhado ao Presídio Estadual de São Sepé.

Fonte: O Sepeense

Adolescente de 14 anos é flagrado dirigindo carro roubado em Alvorada

Com o garoto, a Brigada Militar encontrou um revólver calibre 38 e munição.

Um adolescente de 14 anos foi flagrado dirigindo um carro roubado nesta quarta-feira (25), em Alvorada. Com ele, a Brigada Militar encontrou um revólver calibre 38 e munição.

O garoto estava internado em um abrigo e tentou escapar a pé da polícia quando foi abordado. Com antecedentes criminais por roubo, o menor foi encaminhado a DPPA de Alvorada.

Na delegacia, ele foi identificado por quatro vítimas, sendo duas por roubo praticado em Porto Alegre.

Fonte: Gaúcha

Após 5 horas de cerco, BM prende assaltantes de relojoaria na Capital

Diversas jóias em ouro, cheques e dinheiro foram recuperados no bairro Belém Velho.

Três suspeitos de assaltarem uma relojoaria na zona sul de Porto Alegre foram presos em um cerco policial nesta quarta-feira (25). Segundo a Brigada Militar, diversas jóias em ouro, cheques e dinheiro foram recuperados no bairro Belém Velho.

O roubo ocorreu próximo das 10h30, na Relojoaria Líder, no mesmo bairro da prisão. Após o crime, o trio fugiu em um Ford Ka roubado. O veículo foi abandonado, e os criminosos fugiram para o mato. 

Após mais de 5 horas de ação, os suspeitos se entregaram. Não houve troca de tiros e ninguém ficou ferido.

A prisão foi feita pelo 21º Batalhão de Polícia Militar, com apoio do helicóptero da corporação, e terminou pouco antes das 17h. O nome dos assaltantes não foi divulgado. 

Fonte: Gaúcha

"Precisamos convencer o governo federal a nos dar mais apoio", diz novo comandante-geral da BM

Andreis Silvio Dal'Lago quer investir em tecnologia e parceria entre as instituições de segurança pública

"Precisamos convencer o governo federal a nos dar mais apoio", diz novo comandante-geral da BM Carlos Macedo/Agencia RBS

Troca de comando-geral na Academia de Polícia Miliar, em Porto AlegreFoto: Carlos Macedo / Agencia RBS

O coronel Andreis Silvio Dal'Lago assumiu na manhã desta quarta-feira o comando-geral da Brigada Militar do Estado. A cerimônia foi realizada na Academia de Polícia Militar de Porto Alegre.
Em seu discurso, o novo comandante disse que pretende atuar em três frentes: continuar focando na gestão para reduzir os índices de criminalidade, priorizar a modernização dos equipamentos da BM para efetivar o atendimento e atuar na integração das polícias interestaduais e Forças Armadas. Confira a entrevista:

Como será feita a reposição do número de policiais que estão indo para a reserva?
Nós temos agora 1.060 PMs em formação e mais 240 bombeiros militares. Estamos em tratativas para abrir novos editais e buscar ingresso de policiais para atender, no mínimo, o quantitativo que está saindo da corporação, que chega perto de 2 mil policiais. 

O senhor falou em fazer parcerias para reforçar a segurança nas fronteiras. Como pretende fazer isso?
Eu tenho dito que se está havendo homicídio e latrocínio na Região Metropolitana e o instrumento utilizado é o fuzil e pistola 9mm, e causa é o trafico de drogas, nós precisamos junto com as Forças Armadas atuar com maior vigor na fronteira, onde o controle é quase inexistente. Precisamos convencer o governo federal a nos dar mais apoio e recursos. 

Como o senhor pretende atuar no combate aos roubos e consequentes latrocínios (roubo com morte) e no tráfico de drogas que tem sido pano de fundo da maior parte dos homicídios na Capital e na Região Metropolitana?

Vamos continuar com a lógica da operação Avante com abordagem qualificada, temos mapeado o roubo de veículos e estamos atuando com a tropa nos locais exatos.

O reforço da Força Nacional de Segurança deve continuar?
Estamos hoje com 70 homens da Força Nacional, espero chegar a 200. Estão nos ajudando, eles estão inseridos no planejamento da Capital, no combate aos roubos e latrocínios, especificamente.

O senhor tem em seu currículo atuações em polícia comunitária. Pretende investir nessa área?

A polícia comunitária é a nossa estratégia institucional, nosso grande guarda-chuva, nós atuamos dentro da lógica da polícia de proximidade, temos os núcleos da polícia comunitária no Estado e estamos avançando para as bases móveis que é um micro-ônibus de referência para a comunidade. Já temos duas bases em Porto Alegre e quatro no Estado. Espero chegar a 15 neste ano.

Fonte: Zero Hora

Pai e filho são reconhecidos como autores do latrocínio de sargento da Brigada Militar em Caxias do Sul

O mais velho, Éder Martins Leite, é o criminoso morto em confronto com policiais no bairro Cidade Industrial

Pai e filho são reconhecidos como autores do latrocínio de sargento da Brigada Militar em Caxias do Sul Andrei Andrade/Agencia RBS

Pai e filho foram encontrados na tarde de terça-feira, porém Éder Leite resistiu e morreu em confrontoFoto: Andrei Andrade / Agencia RBS

A Polícia Civil confirma que Éder Martins Leite, o Bigola, morto ao resistir à prisão na terça-feira, e o filho dele Bruno Ueslei Martins Leite, 19 anos, estão envolvidos na morte do sargento Edir Hendges Welter. Bigola é o último que aparece correndo nas imagens de uma câmera de monitoramento que flagrou o pós-crime na Rua Moreira César. O brigadiano foi assassinado durante uma tentativa de roubo de veículo na noite de segunda-feira.

Bruno Leite está recolhido Presídio Regional, antiga Penitenciária Industrial, desde a terça-feira. Ele foi detido por receptação e porte ilegal de arma de fogo na mesma ação policial em que Bigola foi morto.

Com os reconhecimentos realizados na tarde desta quarta-feira, a Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) considera o a morte do sargento Welter parcialmente esclarecida e irá representar pela prisão preventiva de Bruno Leite na manhã de quinta-feira. As investigações do latrocínio (roubo com morte) prosseguem para esclarecer outros possíveis participantes.

Foragido desde 2013 e com antecedentes por quatro homicídios, Bigola estava no topo da lista de procurados pela Defrec. Bruno Leite possuía apenas passagens por ameaça e posse de drogas, porém as investigações apontaram que o rapaz virou comparsa de seu pai em crimes recentes. Juntos, os dois são investigados no roubo de um Clio no dia 20 no bairro Desvio Rizzo e de uma Amarok no Panazollo cerca de 30 minutos antes do ataque ao sargento Welter.

Esta caminhonete foi recuperada pela polícia no bairro Cidade Industrial na mesma noite do crime, o que denunciou o paradeiro dos suspeitos. Durante diligências na região, feitas pela Defrec em conjunto com o setor de inteligência do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ª BPM), surgiu o nome de Bigola e seu possível paradeiro.

Quando os brigadianos preparavam cerco no local, o foragido fugiu pelos fundos e se escondeu em um matagal. Os policiais foram atrás e houve confronto. Bigola morreu no local. Na residência denunciada, foram presos Bruno Leite e outro homem, de 35 anos e vasta ficha criminal.

Durante as buscas, os policiais militares apreenderam roupas roubadas junto com a Amarok na segunda-feira. Na garagem, foi encontrado o Clio roubado no dia 20 e utilizado no roubo da caminhonete três dias depois. O automóvel estava com as placas adulteradas.

Fonte: Zero Hora

RS teve quatro vítimas de homicídio durante a noite

Casos ocorreram em Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí e Jaguarão.

Pelo menos quatro pessoas morreram em casos de homicídio entre a noite dessa terça-feira (25) e a madrugada desta quarta. Os crimes foram registrados em Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí e Jaguarão

A primeira ocorrência foi registrada em Gravataí por volta das 20h. A vítima, identificada como Itamar Aspiroide de Oliveira, foi atingida por quatro tiros no rosto. O caso ocorreu na Vila Morro do Coco, na Rua República. Itamar tinha histórico de porte ilegal de arma, roubo a residência e posse de entorpecentes.

Em Jaguarão, na Zona Sul do Estado, um homem foi morto após uma briga por volta das 23h30. Segundo a Brigada Militar, o caso ocorreu em um campo baldio. A vítima foi identificada como Oscar Wilson Seisdedos, de 34 anos. Ele foi atingido por golpes na cabeça e morreu no local.

Pouco antes da 1h, uma mulher foi morta a tiros em Canoas. A vítima, ainda não identificada, foi atingida por cerca de quatro tiros na Avenida do Nazário, bairro Guajuviras.

Um homem foi morto por volta das 2h30 no bairro Chácara, em Eldorado do Sul. O caso ocorreu no Beco do Botafogo, local conhecido como ponto de tráfico de drogas. A vítima ainda não teve a identidade divulgada, sofreu vários tiros e acumula diversas prisões por tráfico de drogas.

Em todos os casos, a polícia ainda não confirma a motivação nem a autoria dos crimes.

Fonte: Gaúcha

Criminosos arrombam agência bancária na zona Norte da Capital

Eles utilizaram um maçarico para abrir o cofre da agência

Criminosos arrombaram uma agência do banco Bradesco, na madrugada desta quarta-feira (25), na Avenida Assis Brasil, bairro São João, na zona norte da Capital. De acordo com a Brigada Militar, eles utilizaram um maçarico para abrir o cofre da agência. A ocorrência foi registrada às 1h30.

Além do cofre, os criminosos também destruíram portas e reviraram mesas e outros móveis da agência. A quantia roubada ainda não foi avaliada pelo banco.

Fonte: Gaúcha

Corpo é encontrado com marcas de tiros e saco na cabeça, na zona Norte da Capital

Vítima ainda não foi identificada

Um homem foi encontrado morto com marcas de tiros, na manhã desta quarta-feira (25), no  bairro Humaitá, na zona norte da Capital. De acordo com a Brigada Militar (BM), o corpo estava com um saco na cabeça. A vítima ainda não foi identificada.

A ocorrência foi registrada às 6h30 na rua Ernesto Neugebauer.  O corpo não tinha sinais de tortura ou mutilações. A Polícia Civil está no local. 

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar apreende adolescente com mais de 500 pinos de Cocaína em Canoas

Ele também portava mais de 200 porções de maconha e munição de pistola 9 milímetros

Foto: Brigada Militar

Um adolescente foi apreendido pela Brigada Militar por tráfico de drogas, na madrugada desta quarta-feira (25), em Canoas, na região Metropolitana.  Conforme informações da Brigada Militar, ele portava cerca de 560 pinos e uma bucha de cocaína, 210 porções de maconha, munição de pistola calibre 9 milímetros e três carregadores. Ele não teve a idade informada pela polícia.

A ocorrência foi registrada na Rua Lima da Costa, no bairro Rio Branco. O menor foi encaminhado à central de Polícia Civil de Canoas. Ele já possuía outros dois registros policiais pela mesma infração.

Fonte: Gaúcha

Jovem é agredido a pauladas e pedradas em Santa Maria

Vítima segue em atendimento médico em estado grave

Um jovem de 25 anos foi agredido com pauladas e pedradas na madrugada desta quarta-feira (25), no Bairro Urlândia, em Santa Maria. A vítima segue em atendimento médico.

Conforme a Brigada Militar, o caso aconteceu por volta das 0h30, na Rua Godolfino Gay. Segundo o relato de testemunhas aos policiais, ele estaria em frente a uma casa com amigos, bebendo, quando dois homens cruzaram a pé pela rua e provocaram o grupo. O jovem foi atrás da dupla, e acabou sofrendo a agressão.

O jovem foi levado para o Pronto Atendimento do Bairro Patronato por vizinhos da casa. Pela gravidade dos ferimentos, foi encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria, onde permanecia em atendimento até o começo da manhã desta quarta.

A polícia já tem suspeitas de quem são os autores do crime. Ninguém foi preso. 

Fonte: Gaúcha

Criminosos assaltam delegado e levam carro e arma em Porto Alegre

Carro foi localizado no bairro Coronel Aparício Borges.

Um delegado da Polícia Civil foi assaltado por dois criminosos na noite dessa terça-feira (24), no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre. Conforme informações da Brigada Militar, dois homens armados abordaram o delegado e levaram o carro e arma do policial, que não quer ser identificado. 

De acordo com a Polícia Civil, o delegado estava com familiares no momento da ação. Ele deixou o carro sem oferecer resistência aos assaltantes. Ninguém ficou ferido.

O crime foi registrado às 20h30. Uma hora depois, o carro, um Veloster, foi encontrado próximo ao numeral 110 da rua Sargento Miguel Gonçalves, no bairro Coronel Aparício Borges, cerca de 5 km do local do assalto.  Um adolescente de 17 anos foi apreendido no momento da receptação do veículo.

Fonte: Gaúcha

Tenente da BM é encontrado morto dentro de carro em Alvorada

Airton Brum de Melo, 62 anos, aguardava um casal de amigos quando foi assassinado.

Um tenente da Brigada Militar foi encontrado morto com um tiro no peito, na manhã desta quarta-feira (25), no município de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Conforme informações da BM, Airton Brum de Melo, 62 anos, aguardava um casal de amigos dentro do carro, em frente à residência deles, quando foi baleado.

As circunstâncias do crime ainda não foram esclarecidas. O caso foi registrado às 7h30, na rua João Barbosa, no bairro Americana.

A Polícia Civil analisou imagens de câmeras de segurança de residências próximas ao local do crime para iniciar as investigações. De acordo com o delegado André Anicet, da delegacia de Homicídios de Alvorada, houve um princípio de luta corporal entre o criminoso e a vítima.

Deste modo, a Polícia Civil trabalha com as hipóteses de latrocínio ou execução como linha inicial de investigação.  

Conhecido como tenente Brum, Airton era tenente reformado da Brigada. Ele prestou serviços pelo 24º Batalhão de Polícia Militar, em Alvorada.

Fonte: Gaúcha

Força Nacional de Segurança convoca 200 servidores cadastrados em Porto Alegre

Foto: Leo Munhoz /Agencia RBS

Os 200 servidores públicos que se cadastraram em Porto Alegre para fazer parte da Força Nacional de Segurança foram informados que já compõem o grupo de seleção. Eles fizeram inscrição e preencheram os requisitos iniciais.

A Força Nacional de Segurança está cadastrando sete mil novos integrantes. Para não desfalcar o policiamento dos governos estaduais, o Ministério da Justiça decidiu convocar servidores que se aposentaram e os policiais militares que estão na reserva. A seleção já teve início em São Paulo, Rio de Janeiro e, agora, Porto Alegre. 

Estão sendo convocados servidores públicos civis aposentados da União, Estado, Distrito Federal e Municípios; militares inativos estaduais; policiais civis aposentados da União, Estados e Distrito Federal; e militares da União que prestaram serviços temporários. A condição inicial é que a dispensa do serviço público tenha ocorrido em até cinco anos. 

Os cadastros estão disponíveis desde a última semana de dezembro e as inscrições estarão abertas de forma ininterrupta até o seu fechamento. Os selecionados passarão por treinamento e, se aprovados, poderão ser encaminhados para apoiar operações em qualquer estado brasileiro durante período mínimo de um ano e máximo de dois anos. Eles terão direito a recebimento de diárias quando mobilizados.

Fonte: Gaúcha

Emoção marca despedida de sargento da BM morto em Caxias do Sul

Edir Hendges Welter, 47 anos, foi assassinado durante um assalto na noite de segunda-feira.

Foto: Diogo Sallaberry /Agencia RBS

A despedida do sargento da Brigada Militar (BM) Edir Hendges Welter, 47 anos, morto a tiros em Caxias do Sul, comoveu familiares e colegas de farda, que se reuniram na manhã desta quarta-feira (25) para prestar as últimas homenagens na capela onde ocorreu o velório. Após uma carreata com caminhão do Corpo de Bombeiros e viaturas policiais com sirenes ligadas, Welter foi sepultado no cemitério de São Jorge da Mulada. Cerca de 50 veículos participaram do cortejo fúnebre pelas ruas da cidade. As informações são do jornal Pioneiro.

Muito emocionado, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), major Jorge Emerson Ribas, relembrou a história do sargento junto à corporação e também exaltou o profissionalismo e bom humor do colega. 

"Fica a saudade do sorriso franco, da alegria que ele transmitia aos colegas, além de ter sido sempre exemplo de fidelidade ao Comando, de responsabilidade e amor à Brigada Militar. A perda do sargento Welter, ao mesmo tempo que nos entristece, deixa uma lição de união. Agora, sabemos que não devemos buscar a vingança, mas sim o cumprimento da Justiça", ressaltou Ribas.

Além de policiais militares, membros da Guarda Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Comando de Operações Especiais (COE), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) participaram da despedida.

O crime

O sargento Welter foi assassinado durante um assalto em frente a uma casa de lanches na noite de segunda-feira, em Caxias. O crime aconteceu na Rua Moreira César, bairro Pio X, próximo ao colégio São João Batista.

Imagens divulgadas pela Brigada Militar mostram três homens correndo e, posteriormente, fugindo em um veículo logo após o assalto. As informações são desencontradas quanto a uma possível reação do brigadiano. Não há certeza se o sargento sacou a arma e fez algum disparo. Testemunhas relataram apenas uma sequência de três tiros. Um desses disparos foi o que acertou o ombro do sargento e atingiu o coração. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu minutos depois.

No final da tarde de terça-feira, Éder Martin Leite, 37 anos, suspeito de envolvimento na morte Welter, morreu em confronto com a BM no bairro Cidade Industrial. Outros dois homens foram presos.

Fonte: Gaúcha

Sem vagas na carceragem, presos são custodiados em pátio de delegacia

Nesta quarta-feira, 25 presos aguardam vagas na Delegacia de Canoas.

Sem vagas, presos estão no pátio da delegacia de Canoas - Foto: Divulgação /Ugeirm

As delegacias de Porto Alegre e Região Metropolitana estão com cem presos nas carceragens, na tarde desta quarta-feira (25), aguardando vagas no sistema prisional. A situação é mais crítica na Delegacia de Plantão de Canoas, onde estão 25 presos.

Alguns estão no local há 11 dias. Devido à falta de vagas também nas celas, quatro são custodiados pela Brigada Militar e pela Polícia Rodoviária Federal no pátio da delegacia. 

Três presos estão com ferimentos e necessitam de atendimento médico. Entre segunda e terça-feira (24), os detidos fizeram greve de fome por 24 horas. 

Os policiais que deveriam estar na investigação são responsáveis por fazer a custódia e buscar a alimentação no Presídio de Canoas. Além disso, sem condições de recursos humanos, os presos ficam praticamente incomunicáveis, sem direito a visita de parentes e até mesmo advogados, o que é inconstitucional, alerta o delegado Marcos Machado, responsável pelo plantão. 

Ainda nesta tarde, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil estão fazendo uma vistoria na delegacia. 

Centros de Triagem

Um dos cinco centros de triagem anunciados em novembro pelo governo deve ser inaugurado em fevereiro, conforme o secretário de Segurança, Cezar Schirmer. A obra está sendo executada pelo Exército. 

No entanto, quando a medida foi anunciada, a expectativa era inaugurar as estruturas em até 30 dias, o que não ocorreu.

Fonte: Gaúcha

Motorista que estava a caminho de colocar tornozeleira eletrônica é preso em Canoas

Homem foi preso conduzindo um veículo roubado na BR-116; filho de 9 anos estava com ele no carro

Foto: PRF /divulgação

Um homem que se deslocava para Porto Alegre para colocar uma tornozeleira eletrônica foi preso em flagrante em Canoas, na Região Metropolitana, nesta quarta-feira (25). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele estava na BR-116 conduzindo um Ford Fiesta roubado.

O preso foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA), onde foi lavrado o flagrante pelo crime de receptação. No entanto, por falta de vagas, ele está sendo mantido junto a uma viatura da PRF no estacionamento do local.

O fato de o criminoso estar indo colocar uma tornozeleira eletrônica no momento em que foi detido surpreendeu o chefe de policiamento e fiscalização da PRF na Região Metropolitana.

"É muito comum nas abordagens, principalmente quando envolve alguma situação criminal, o indivíduo estar com alguma pendência, seja foragido da Justiça, seja com mandado de prisão em aberto, ou até mesmo utilizando uma tornozeleira. O que é inusitado para nós é ele estar em um veículo roubado, indo colocar a tornozeleira", afirmou Marcelo Temoteo.

O filho do criminoso, de 9 anos, estava com ele no carro. Segundo os policiais rodoviários, ele afirmou que o pai "não mudava nunca e só fazia coisa errada".

O homem não teve o nome divulgado. No entanto, segundo a PRF, ele tem antecedentes por roubo à residência, furto e arrombamento de residência, furto de veículo e receptação. Inclusive ficou 15 dias presos no início de janeiro na mesma DPPA de Canoas.

Fonte: Gaúcha