sábado, 21 de janeiro de 2017

BM prende dois homens por receptação em Cachoeirinha

clip_image002

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde deste sábado dois homens foram presos por receptação em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, os policiais receberam a informação de que o veículo Chevrolet/Onix, de cor branca, placa IVI7345 de Gravataí, em ocorrência de furto/roubo , estava rodando no Bairro Fátima em Cachoeirinha, tripulado por dois indivíduos.

A guarnição se deslocou para o Bairro e logrou êxito na abordagem do veículo na Rua Manoel Gonçalves Junior, Bairro Fátima. Dentro do veículo estavam o condutor que identificado como sendo J. D. B. P. 25 anos, possui antecedentes policiais por injúria, dano, ameaça, lesão corporal, entorpecente posse, corrupção de menor e seu carona C. L. M. 24 anos, possui antecedentes policiais por entorpecente posse e lesão corporal. Diante dos fatos foi dada á voz de prisão aos dois que foram conduzidos ao posto 24hs e posterior apresentados na DPPA de Gravataí aonde foi dado o APF para J. O veículo foi recolhido ao CRD de Cachoeirinha.

Fonte: Gaúcha

Ciclista morre atropelado ao atravessar a BR-386 em Nova Santa Rita

Carro atingiu a bicicleta e outros veículos atropelaram a vítima

Um ciclista de 63 anos, ainda sem a identificação divulgada, morreu atropelado na noite desta sexta-feira (20) no trecho de Nova Santa Rita da BR-386. A vítima atravessava a via quando foi atingida por mais de um veículo.

O caso aconteceu por volta das 21h30. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motorista de um Citröen C3 com placas de Santa Maria tentou desviar, mas atingiu a bicicleta, causando a queda do ciclista. Ao cair, a vítima foi atingida por outros veículos e morreu no local.

Policiais dizem que o trecho é escuro durante a noite. A motorista contou que o ciclista apareceu à sua frente de forma repentina, sem que houvesse tempo de desviar o suficiente.

Fonte: Gaúcha

Caminhoneiro embriagado é preso após matar pedestre e fugir na Serra

Bafômetro apontou nível de álcool duas vezes maior que o considerado crime.

Caminhoneiro responderá por embriaguez ao volante e fuga do local do crime - Foto: divulgação

Um caminhoneiro foi preso na madrugada deste sábado (21) em Bento Gonçalves, na Serra, após atropelar e matar um pedestre, fugir e ser reprovado no teste do bafômetro. O caso aconteceu por volta da 0h20 no km 172 da BR-470.

A vítima é um homem, ainda sem identidade confirmada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), testemunhas informaram a numeração das placas do caminhão, de Bento Gonçalves, que foi localizado pela Brigada Militar.

Policiais aplicaram o teste do bafômetro no motorista, confirmando a presença de álcool no sangue em um nível duas vezes superior ao que é considerado crime. O condutor foi detido e levado à delegacia de polícia.

Conforme a PRF, ele responderá por embriaguez ao volante e fuga do local do crime.

Fonte: Gaúcha

Corpo em decomposição é encontrado no interior de Caxias do Sul

Ainda não há confirmação da identidade da vítima.

O corpo de um homem foi encontrado em adiantado estado de decomposição no Rio Carapiaí, no interior do distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, por volta das 14h30min desta sexta-feira (20).

Conforme a Brigada Militar, o corpo estava amarrado a um pedaço de madeira e envolto em um saco plástico. Na parte de cima e na parte de baixo do corpo também havia pedras amarradas. Ainda não há confirmação da identidade da vítima.

Fonte: Gaúcha

Em menos de 24h, RS registra nove mortes em acidentes de trânsito

Em Marau, dois jovens morreram na colisão frontal envolvendo um carro e uma caminhonete na RS-324

Caminhoneiro embriagado foi preso após matar pedestre e fugir na Serra - Foto: divulgação

Em menos de 24 horas, o Rio Grande do Sul registrou nove mortes em acidentes de trânsito. Somente entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado (21) foram cinco vítimas fatais.

Em Marau, no Norte do Estado, dois jovens morreram e outras quatro pessoas ficaram feridas após colisão frontal entre uma caminhonete e um carro na RS-324. As vítimas foram identificadas como Ricardo Claus, de 23 anos, e Mateus Andreis, 21 anos.

Na Serra, um caminhoneiro foi preso após atropelar e matar um pedestre e fugir do local. O caso aconteceu na BR-470, em Bento Gonçalves. A vítima ainda não teve a identidade confirmada.

Policiais aplicaram o teste do bafômetro no motorista, confirmando a presença de álcool no sangue em um nível duas vezes superior ao que é considerado crime. O motorista responderá por embriaguez ao volante e fuga do local do crime.

Fonte: Gaúcha

Procurado é preso em Caxias do Sul

Um homem foi preso na tarde de sexta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o suspeito de 33 anos foi abordado na Estrada Giovane Echer, bairro Galópolis, e constatado que possuía em seu desfavor um mandado de prisão expedido.

O homem foi conduzido até a DP para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Veículo é roubado em Caxias do Sul

Um veículo foi roubado na noite de sexta-feira, na Rua Cristiano Ramos de Oliveira, bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, a vítima comunicou que estava chegando na casa de sua prima no veículo RENAULT/Clio de cor vermelha, ano 2014, placas IVA 1518, quando foi abordado por dois indivíduos. Um deles estava armado com um revólver. Foi roubado o veículo da vítima, e após os ladrões se deslocaram sentido interior do bairro.

Fonte: Ação Preventiva

Residência é invadida e vítima baleada em Caxias do Sul

Uma residência foi assaltada na noite de sexta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, dois criminosos arrombaram o portão que da acesso a residência e efetuaram um disparo de arma de fogo acertando a vítima na região do abdômen. O crime aconteceu na Rua Balduino D’arrigo, bairro Pio X

Os indivíduos roubaram o veículo da vítima um VW/Gol na cor preta, ano 1999, placas MAW 8729 e após fugiram. A vítima foi socorrida pelo sobrinho para o Hospital Virvi Ramos, onde permanece internada. 

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende homem por receptação em Farroupilha

No final da tarde de sexta-feira, um homem foi preso por receptação em Farroupilha. Conforme a Brigada Militar, os policiais acompanharam e abordaram a motocicleta Honda/CG 125, placas IER 9576 com placas de Farroupilha que estava em situação de furto/roubo. O homem de  33 anos informou que havia comprado a motocicleta no município de Caxias do Sul, não podendo identificar o vendedor. Ele foi conduzido até a DPPA onde foi arbitrado fiança no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).

Fonte: Ação Preventiva

Posto de gasolina é assaltado em Caxias do Sul

Um posto de gasolina foi assaltado na manhã de sexta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, dois homens entraram no transporte coletivo e anunciaram o assalto e roubaram cerca de R$ 172,00 em dinheiro e algumas mercadorias.

Ninguém foi preso.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Canela prende procurado da justiça

No começo da noite de quinta-feira (19/01), por volta das 19h35min, a Brigada militar através do Pelotão de Operações Especiais (POE), em ações de polícia no interior de Canela, na estrada do Passo do Inferno, abordou P.R.B., 61 anos.

Em consulta ao sistema foi constatado que contra ele havia um mandado de prisão expedido pela comarca de São Francisco de Paula. 

Ele foi preso em flagrante e encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar realiza Operação Avante e prende por receptação de veículo

98ca2dfd-69e2-4161-a767-397ff128871c

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na sexta-feira, o 34º BPM de Esteio realizou mais uma etapa da Operação Avante, que visa regular as ações de Policia Ostensiva para enfrentamento qualificado aos crimes de roubo de veículo (clonagem de veículos) e transporte coletivo, seguido da atuação em áreas de vulnerabilidade social.

400dbbc2-9278-4a33-9e67-5fec777d5b8c

A Operação Avante contou com barreiras de trânsito em pontos estratégicos, e em seguida ações de abordagens em áreas de vulnerabilidade social, conforme elencado pelo comando do 34ºBPM.

placa oculta

Durante as ações de barreiras, foi realizada uma prisão e uma apreensão de menor por receptação de veículo roubado. A prisão ocorreu durante uma barreira realizada na área central do município, sendo que o veículo VW/Fox de cor vermelha com placas de Viamão, ao visualizar a barreira investiu contra os policiais, empreendendo fuga, dessa forma foi realizado o acompanhamento por diversas ruas da cidade, sendo realizado o cerco policial e em seguida logrado êxito na abordagem. No veículo foram identificados dois indivíduos, sendo um deles G.O.M (21 Anos)e a apreensão de um menor de idade, em consulta ao sistema verificou-se que o referido veículo estava em situação de roubo. Diante dos fatos os indivíduos foram encaminhados ao HSC e posterior a DPPA Canoas para o registro da ocorrência.

No total, durante a Operação Avante foram abordados 82 veículos, 23 motocicletas, 01 lotação, 02 táxis, 195 pessoas, 01 veículo autuado e recolhido, 01 veículo recuperado, 01 indivíduo preso e 01 menor apreendido.

Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Bandido é morto ao assaltar salão de beleza em Novo Hamburgo

Policial civil que estava no estabelecimento reagiu

Um assalto a salão de beleza terminou com um bandido morto na tarde desta sexta-feira (20), no Centro de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Segundo a Brigada Militar, um assaltante armado invadiu o local, exigindo dinheiro e pertences dos proprietários. Um policial civil que estava no estabelecimento presenciou a ação e reagiu, atingindo o suspeito.

Baleado, o bandido não resistiu aos ferimentos ainda dentro do salão Studio D, na esquina das Ruas Silveira Martins em Nicolau Becker. Um segundo suspeito, que aguardava do lado de fora, conseguiu fugir.

Ainda não há a identificação do criminoso morto. A Brigada Militar faz buscas ao fugitivo. 

Fonte: Gaúcha

Dois assaltantes são mortos por policial à paisana em Gravataí

Houve correria no Centro do município durante o tiroteio.

Crime ocorreu na Ótica Jorge, e terminou em tiroteio - Foto: Daniel Garcia /Arquivo pessoal

Dois homens foram mortos a tiros após um policial militar à paisana reagir a assalto em uma ótica no Centro de Gravataí, na Região Metropolitana, nesta sexta-feira (20). Conforme a Brigada Militar, a dupla havia atacado a Ótica Jorge, que fica na Rua Coronel Fonseca, pouco depois das 11h.

Um dos bandidos foi morto a tiros dentro do estabelecimento. Ele foi identificado como Carlos Rafael Rodrigues de Oliveira, 34 anos. Segundo a BM, ele possui extensa ficha criminal, inclusive por roubos. No dia 15 deste mês, havia sido detido com um carro roubado em Osório, no Litoral Norte. 

Segundo a polícia, o outro assaltante conseguiu correr até a Rua Anápio Gomes, uma das mais importantes do município. Houve confronto a tiros, e correria entre os pedestres. O suspeito foi baleado e caiu cerca de 300 metros do local do assalto. Ele ainda não foi identificado.

Os PMs apuram a participação de um terceiro suspeito no assalto, que teria conseguido fugir. Câmeras de segurança da região são analisadas para tentar identificar este criminoso.

O policial militar não ficou ferido na ação. 

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar prende quatro indivíduos por furto de veículo

16179277_384266605261896_6675022669830944387_o

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada desta sexta-feira 20, após ser informados pela Brigada Militar de Pantano Grande de que indivíduos teriam furtado uma moto e seguido em direção a Rio Pardo, uma guarnição deslocou em buscas juntamente com os colegas de Pantano que estavam vindo em acompanhamento.

16177820_384266485261908_7576936695023848254_o16112491_384266515261905_203466700815275568_o

A motocicleta foi localizada na BR 471 próximo a entrada do Passo do Adão, e os indivíduos que fugiram do local foram presos pelas guarnições, todos foram conduzidos a Delegacia local. Destes quatro indivíduos, dois eram menores, um senhor e T.S.R.S de 26 anos que foi encaminhado ao Presídio de Rio Pardo, também nesta noite foi recuperada uma motocicleta que havia sido furtada próximo ao Guerinão e foi localizada pela Brigada às margens da ERS 403 instantes depois.

 

Fonte: Ação Preventiva

BM prende em flagrante dupla de assaltantes em Cruz Alta

16179797_387210454977324_5521998090212278627_o

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã de quinta-feira, na Av. Venâncio Aires, Centro, em Cruz Alta-RS, Guarnições da Brigada Militar foram informadas que dois criminosos haviam assaltado um cidadão, que ameaçaram a vitima com uma faca e roubaram seu aparelho de telefone celular. Os Policiais Militares passaram a realizar buscas e localizaram os assaltantes que foram presos, sendo identificados por P. A. S. M. e L.C. S. M., irmãos com extensa ficha criminal com vários registros por roubos e furtos (a pedestres, residências, estabelecimentos comerciais e abigeato). Em busca pessoal fora encontrado com os criminosos o parelho celular roubado da vitima e uma faca. Foram apresentados na DPPA e após encaminhados ao Presídio Estadual de Cruz Alta/PECA.

Fonte: Ação Preventiva

Porto Alegre tem duas vítimas de homicídio durante a noite

Em um dos casos, homem foi encontrado dentro de valão no bairro Cristal.

Entre a noite desta quinta-feira (19) e a madrugada da sexta-feira, a polícia registrou dois casos de homicídio em Porto Alegre. Os crimes ocorreram no bairro Cristal e no Menino Deus.

O mais recente foi registrado por volta da 0h40 na Rua Marechal Inácio de Freitas Rolim, perto do Ginásio Tesourinha. A vítima, um homem ainda não identificado, tinha aproximadamente 30 anos e foi encontrada na calçada com marcas de diversos tiros na cabeça. Segundo a Brigada Militar, a suspeita é de envolvimento com tráfico de drogas devido aos conflitos recorrentes na região.

Já na zona sul da Capital, o corpo de um homem foi encontrado dentro de um valão por volta das 20h30 na Rua Upamoroti, bairro Cristal. 

As polícias apura autoria e motivação desses casos. Não há informações sobre suspeitos detidos.

Fonte: Gaúcha

Adolescente é a quarta vitima por afogamento no Litoral Sul

Desde o primeiro dia do ano, 72 pessoas foram salvas na região.

Um adolescente morreu afogado na praia do Cassino, em Rio Grande, no início da noite dessa quinta-feira (19). Conforme informações do Corpo de Bombeiros, João Paulo Costa Neto, 16 anos, natural de Pelotas, estava acompanhado de mais três pessoas no mar, quando caiu em um buraco. O adolescente chegou a ser levado ao posto de saúde do balneário, mas não resistiu e morreu.

Ele é a quarta vitima fatal em decorrência de afogamento no Litoral Sul do Estado.

Segundo números divulgados pela Operação Golfinho, desde o primeiro dia do ano até agora, foram resgatadas 72 pessoas. Entre os salvamentos, foram 57 casos no Cassino, oito no Hermenegildo, seis na Barra do Chui e um na praia do Laranjal. A maioria dos casos é de adolescentes entre 13 e 17 anos. 

Fonte: Gaúcha

Polícia investiga primeiro homicídio do ano em Bento Gonçalves

Crime aconteceu no bairro Fenavinho.

Um homem de 28 anos foi assassinado no final da noite desta quinta-feira (19) no bairro Fenavinho, em Bento Gonçalves. Rafael dos Santos Coelho levou um tiro no tórax e morreu no local.

De acordo com o delegado Álvaro Becker, o homem havia acabado de sair da casa de uma mão de santo e foi baleado logo após entrar no carro. Dentro do veículo estava a esposa dele, Gabriela dos Santos, 29 anos. Ela levou dois tiros e foi encaminhada para o Hospital Tacchini, de Bento, onde seguia internada até as 10h desta sexta-feira (20). Ainda segundo o delegado, Coelho tinha antecedentes por tráfico de drogas.

Esse foi o primeiro assassinato do ano em Bento. Em 2016, a primeira morte aconteceu em 13 de janeiro. O ano de 2016 encerrou com 27 mortes. Foram 25 homicídios e dois latrocínios, roubos seguidos de morte. A média ficou em 24 mortes a cada 100 mil habitantes.  

Fonte: Gaúcha

Bebê é encontrado dentro de saco de lixo em Flores da Cunha

Criança não resistiu.

Um bebê foi encontrado dentro de um saco de lixo do hospital de Flores da Cunha, na Serra, por volta das 10h desta sexta-feira (20). Funcionários do hospital tentaram reanimar a criança, mas ela não resistiu.

Brigada Militar e Polícia Civil ainda estão no local.

Fonte: Gaúcha

Presos fazem limpeza das ruas em Igrejinha

Convênio com a Susepe pagará aos detentos 75% do salário mínimo pelo serviço.

Detentos fazem limpeza das ruas na cidade - Foto: Divulgação

A limpeza e manutenção das ruas de Igrejinha, no Vale do Paranhana, será feita por 25 apenados do Presídio Estadual de Taquara e do Instituto Penal do Monitoramento Eletrônico. O convênio, divulgado nesta sexta-feira (20) pelo governo gaúcho, foi assinado entre o município e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Segundo a chefe de divisão do trabalho prisional da Susepe, Morgana Rodrigues Alves, 12 mil detentos trabalham no Estado. “É feita uma triagem pela equipe técnica no estabelecimento prisional, como também é necessário o aval da segurança, para que o preso possa exercer uma atividade externa”, detalha.

Cada trabalhador receberá 75% do salário mínimo, como estipulado em lei, e a carga horária será de seis a oito horas diárias. O valor recebido pode ser sacado pelos detentos através de cartão do Banrisul.  “A atividade de trabalho vem como uma forma de inclusão social. A intenção é que eles voltem para a sociedade melhor do que quando eles entraram no sistema prisional”, defende Morgana.

Essa não é a primeira parceria deste tipo no Estado. Em Osório, a limpeza da orla no final do ano foi feita por detentos do regime semiaberto. Em Gravataí, uma força-tarefa foi montada em novembro e dezembro. O trabalho dos presos é monitorado pela Brigada Militar. “Existem os fiscais, que vão até o local para ver se de fato estão trabalhando”, observa.

As empresas e municípios que tiverem interesse em firmar convênios podem entrar em contato pelo e-mail trabalhopriosional@susepe.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3288-7329 ou (51) 3288-7309.

Fonte: Gaúcha

BM de Santa Cruz do Sul apreende casal com veículo clonado e drogas

16178825_1278314265596965_4254031342088450640_o

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta quinta-feira (19/01), a Sala de Operações da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul recebeu informações sobre um veículo suspeito, pois poderia ser clonado, que estaria transitando na Zona Sul do município em direção ao Centro.

16177926_1278314285596963_1508674832642564359_o
Após difundir as informações recebidas, as viaturas do Policiamento Ostensivo e do Setor de Inteligência iniciaram buscas e o veículo foi abordado no Bairro Arroio Grand...e. Durante revista foi verificado que o automóvel mesmo havia sido roubado em Cachoeirinha no mês de Novembro de 2016 e estava com placas de um veículo idêntico de Vera Cruz, além de ser localizada uma porção de maconha e cocaína. Foi lavrado flagrante do casal natural de Santa Cruz do Sul que tripulava o automóvel, K.C.O., de 28 anos, com antecedentes por tráfico e W.R., de 22 anos de idade, com antecedentes por posse de arma de fogo, de entorpecentes, jogos de azar, furto, lesão corporal.⁠⁠⁠⁠

16113142_1278314212263637_449660753390697569_o (1)

Fonte: Ação Preventiva

Dois carros são roubados em Caxias do Sul

Por volta das 21hs40min de quinta-feira, na Rua Dom José Barea, Bairro Exposição, a vitima informou que foi abordada por dois indivíduos armados que roubaram seu veículo GM/CELTA, de cor prata, ano 2015 de placa IWR-1759 da cidade de Carlos Barbosa.
 
Ainda na noite de quinta-feira, na Rua Celestino Deitos no Bairro Desvio Rizzo, dois indivíduos armados chegaram a pé e roubaram da vitima o veículo GM/CELTA, de cor prata, ano 2002 de placa IKG-0056.

Fonte: Ação Preventiva

Veículo roubado é recuperado em Caxias do Sul

Na tarde de quinta-feira um veículo roubado foi recuperado em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o veículo Renault/Logan era tripulado por quatro homens pelo bairro Santa Fé em alta velocidade e efetuaram vários disparos contra um caminhão Scania. Em seguido o veículo Logan que estava em situação de furto/roubo foi abandonado próximo ao local e recolhido.

Ninguém ficou ferido.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende casal por furto qualificado em Esteio

5491d9ab-d0db-4d3e-92eb-7103c12352d4 (1)3fa0e57f-c124-4516-a20b-06a109e92c5b (1)

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quinta-feira, no bairro Centro em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de M.M.S. (31 anos) e F.S.B. (25 anos) por furto qualificado.

O fato ocorreu após a sala de operações ter despachado uma guarnição até o local para averiguar a informação de que dois indivíduos estavam contidos por populares, após terem sido flagrado efetuando um furto em um comércio na área central. Os dois foram presos e encaminhados a Delegacia de Polícia de Esteio, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza mais uma etapa da Operação Avante

08b70828-b753-431b-8c7f-9d68894cb75e

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 19 de Janeiro de 2017, a Brigada Militar de Esteio realizou mais uma etapa da Operação Avante, contando com o efetivo do 34º BPM.

0100bf4d-5fb2-4c37-9053-d9fc95489921

A Operação visa regular a ação de Policia Ostensiva para enfrentamento qualificado aos crimes de roubo de veículo (clonagem de veículos) e transporte coletivo, seguido da atuação em áreas de vulnerabilidade social. Foi composta de barreiras e patrulhamento ostensivo nos pontos com maiores incidências de crimes e áreas de vulnerabilidade social, conforme elencado pelo Comando do 34º BPM.

a17951c0-6b25-40b8-bda9-e2d5e045bebc

Por volta das 20h25min, no barro Primavera em Esteio, durante Operação Avante, a guarnição efetuou a prisão de V.A.S. (30 anos) e apreendeu um menor de apenas 14 anos. Ambos foram abordados e com eles foi encontrada uma Smart TV Samsung de 49”, material oriundo do furto/arrombamento de uma residência. Os indivíduos foram encaminhados a DPPA Canoas, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

d021b206-3c55-476c-b4a1-b8694c9756e5

Por volta das 22h00min, no bairro Primavera em Esteio, durante Operação Avante, a guarnição efetuou a prisão de D.R.S.M. (22 anos). Em ações de patrulha em local conhecido como ponto de venda de entorpecentes, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita, o qual ao avistar a viatura correu para dentro de uma residência, sendo acompanhado e abordado. No interior da residência foi localizado um rádio HT na frequência da Brigada Militar (frequência de Esteio e Sapucaia do Sul), um revólver cal.38 com numeração suprimida e municiada com seis cartuchos intactos, além de mais cinco cartuchos intactos do mesmo calibre. O indivíduo foi preso e encaminhado a DPPA Canoas, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

c836bd6a-9e2d-4b1f-a7c9-17b0af09e99617ea09bc-d3e6-4529-a6f5-4de8fda26fe1

No total, durante a Operação Avante foram abordadas 118 pessoas e fiscalizados 54 veículos e 10 Motocicletas, sendo apreendidos dois prensados de maconha, um cigarro de maconha, um indivíduo preso com uma arma de fogo e um rádio comunicador na frequência da Brigada Militar, além de uma dula presa por furto arrombamento em residência.

95fefac7-93aa-4406-a67f-d08b6fa41357

Fonte: Ação Preventiva

Policiais do 4ºBPM recapturam foragido em Pelotas

Na quinta-feira (19/01), no bairro Areal em Pelotas, policiais militares do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), após serviço de inteligência, abordaram R.S.B, 28, que estava foragido desde novembro do ano passado. O homem foi encaminhado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso pela Brigada Militar após roubo a pedestre

Na quinta-feira (19/01), na Av. Duque de Caxias em Pelotas, policiais militares do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), em patrulhamento, depararam-se com uma vítima de roubo que informou as características do criminoso. A guarnição fez buscas e localizou R.G.B, 26, que foi identificado pela vítima e estava com o celular roubado. O homem foi encaminhado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Procurado da justiça é preso em Gramado

Autor possui mandado de prisão por São Francisco de Paula.

19-01 BM GRAMADO PRENDE PROCURADO DA JUSTIÇA

Foto: Ângelo de Zorzi / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quinta-feira (19/01), a Brigada Militar através do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT em ações na cidade de São Francisco de Paula, visando coibir delitos e prender indivíduos foragidos, apurou que um indivíduo procurado daquela cidade estaria em Gramado.

As informações foram repassadas para a seção de inteligência que localizou o procurado nesta cidade. Por volta das 17 horas, a guarnição de serviço da BM Gramado foi até a Rua Ilso Bezzi, no Bairro Planalto, onde prenderam C.R., 38 anos, com antecedentes por furto e roubo com lesões.

Contra o autor havia um mandado de prisão expedido pela Comarca de São Francisco de Paula. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

Briga entre vizinhos acaba com dois baleados em Canoas

Homem ferido atirou de volta após o outro fugir deixando a arma.

Uma briga entre dois vizinhos terminou com os dois baleados pela mesma arma na noite desta quarta-feira (18) em Canoas. O caso aconteceu por volta das 21h dentro de um dos apartamentos de um residencial na Rua Ceará, no bairro Mathias Velho.

Segundo a Brigada Militar (BM), um dos dois deixou a arma no local após atirar. Ele atingiu de raspão a cabeça do outro e fugiu pensando ter matado o vizinho. O homem ferido pegou a arma e disparou de volta, acertando o tórax do morador que fugia.

Os dois foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro do município e não tiveram o estado de saúde divulgado. A Brigada Militar não confirma o motivo da briga.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto a tiros na Vila Augusta, em Viamão

Altino da Silva Guimarães morreu no local.

Um homem foi morto a tiros, no começo da manhã desta quinta-feira (19), na Vila Augusta, em Viamão. O crime ocorreu por volta das 6h20 na Rua Tróia. De acordo com informações da Brigada Militar, houve um tiroteio e um homem morreu na via.

Ele foi identificado como Altino da Silva Guimarães, de 37 anos. Não há, até o momento, informações sobre o autor do crime ou a motivação.

Fonte: Gaúcha

Polícia não descarta que execução na Cidade Baixa tenha ocorrido por engano

Passageiro de carro morreu e motorista ficou ferido.

Foto: Felipe Daroit

Agentes da 2ª  Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa trabalham para identificar os responsáveis pelo crime ocorrido na madrugada desta quinta-feira (20) no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, que resultou na morte de uma pessoa e deixou outra ferida. O motivo da execução intriga a polícia, pois foge das características dos últimos homicídios na Capital, que costumam envolver pessoas com antecedentes criminais, em acertos de contas por causa do tráfico de drogas.

Tanto o passageiro que morreu, Neimar Brizola, 30 anos, quanto o motorista que ficou ferido, não tinham passagens pela polícia. 

De acordo com relato informal do motorista feito aos investigadores no HPS, a dupla havia saído de uma festa na rua Nova York e parou na Avenida João Pessoa para comer um lanche. Quando os dois trafegavam com o Pálio Weekend nas imediações da Avenida Venâncio Aires, foram surpreendidos por um veículo de cor branca que passou e um ocupante atirou vários vezes contra eles. Em seguida, o carro das vítimas bateu em um poste. 

"O motorista nos relatou que não houve briga na festa onde estavam. Não haveria motivação, segundo ele. Tudo é muito recente. Não descartamos nenhuma possibilidade, inclusive, de que tenham sido um alvo errado", disse o delegado Amílcar Souza Neto. 

O armamento utilizado também foge dos padrões. Geralmente, nas execuções em Porto Alegre os criminosos têm usado arma de calibre 9mm. Os tiros no crime desta madrugada saíram de uma arma com calibre maior, mas que ainda não foi identificada. 

Após o ataque, o motorista do carro conseguiu correr e buscou atendimento no Hospital de Pronto Socorro. O Pálio Weekend teve ao menos 17 perfurações. 

O carro onde estavam os criminosos seguiu pela Avenida João Pessoa e não foi mais localizado. A polícia está analisando imagens de outras câmeras de segurança para acompanhar o trajeto feito pelo veículo após o crime. O modelo não foi divulgado pela polícia.

Fonte: Gaúcha

Em sete anos, mortes em acidentes caíram quase um quarto no RS

Em 2010, ruas e rodovias gaúchas registraram 2.190 óbitos. Já em 2016, foram 1.679 mortos. Dados preliminares do ano passado foram divulgados nesta quinta-feira

Ano de 2016 foi o que registrou o menor número de óbitos no trânsito gaúcho desde o início da série histórica, em 2007 - Foto: Fernando Gomes /Zero Hora

Em um período de 10 anos, o número de mortos em acidentes no Rio Grande do Sul caiu 8,4%. Segundo dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) – as estatísticas finais devem ser anunciadas até o começo de fevereiro –, em 2016 foram registrados 1.679 óbitos, enquanto em 2007 ocorreram 1.833. As informações são de Zero Hora.

Em relação a 2010, ano em que o número de mortes atingiu o seu ápice na última década (2.190), a queda foi ainda maior: 23,3%. Nos últimos 12 meses contabilizados pelo Detran-RS, o total de mortes no trânsito caiu 3,2% (1.735 em 2015 e 1.679 em 2016). No ano passado, o registro de óbitos foi o menor em toda a série histórica iniciada em 2007.

O número de acidentes fatais também caiu consideravelmente na última década: 6,9%. Em 2007, foram registrados 1.631, enquanto em 2016, foram 1.518. Desde 2010, a queda no total de acidentes com mortes chegou a 22% (1.948 em 2010, 1.518 em 2016). No último ano, a redução no indicador foi de 0,8% (1.531 em 2015, 1.518 em 2016).

Do percentual de mortos em 2016, 30% eram motoristas de automóveis, caminhões e outros veículos. Outros 23% eram motociclistas. Os pedestres responderam por 20,4% do total de óbitos no trânsito gaúcho no ano passado.

Fonte: Zero Hora

Policiais do 4ºBPM prendem homem por porte ilegal de arma de fogo na Av. Bento Gonçalves em Pelotas.

Na madrugada desta quinta-feira (19/01), na Av. Bento Gonçalves em Pelotas, policiais militares do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), em patrulhamento, abordaram P.R.F.F, 34 que tinha em sua posse um revólver calibre 38. No local foi abordado também L.B.A, 34, que possuía uma faca. Os homens foram encaminhados ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Canela prende por furto

Foi a terceira prisão neste ano.

Duas prisões em menos de doze horas por furtos, além de outra no dia 09 deste mês por roubo a pedestre. A Brigada Militar de Canela prendeu na manhã de quinta-feira (19/01), no Bairro Canelinha um indivíduo pela terceira vez em dez dias.

Por volta das 09 horas, desta quinta-feira, uma mulher que estava em uma parada de ônibus ligou via 190 informando que havia sido vítima de furto, onde o criminoso teria levado sua bolsa. Ela seguiu o autor e visualizou ele entrando em uma residência. A guarnição de serviço deslocou e abordou e prendeu R.V.S., 20 anos. A avó do mesmo entregou a bolsa furtada pelo neto.

O autor é o mesmo preso pela Brigada Militar noite de quarta-feira (18/01), após furtar uma garrafa de cachaça em um supermercado no centro da cidade.  Este ano ele já havia sido preso em flagrante no dia 09/01, por roubo a pedestre no Bairro São Rafael.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende procurado da justiça em Três Coroas

Na tarde de quarta-feira (18/01), por volta das 17 horas, a Brigada Militar de Três Coroas prendeu um procurado da justiça no Bairro Vila Nova.

Após levantamento de informações da seção de inteligência do 1º BPAT, a guarnição deslocou ao local onde abordou D.J.T., 48 anos, com antecedentes por homicídio e estelionato, com mandado expedido pela comarca de Parobé. Ele foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

12° BPM prende homem por receptação

Por volta das 18h38min de quarta-feira,  na Avenida Bom Pastor, Kayser, uma guarnição em patrulhamento abordou o veículo VW JETTA 2.0 com as placas MLQ4020, sendo que após verificação do chassi foi constatado que estava clonado sendo as placas originais FGG7254  que estava em ocorrência de roubo de Caxias do Sul, com o veículo foi preso D G DA S 22 anos.
 
Fonte: Ação Preventiva

Dois procurados são presos em Caxias do Sul

Por volta das 11h17min de quarta-feira,  na Rua Dos Caquis Santos Dumont, uma guarnição em patrulhamento abordou o indivíduo J A J M, 30 anos, sendo que após consulta foi verificado que estava com mandado de prisão em aberto.  Na residência do preso foi localizado um pé de maconha que foi apreendido e conduzido a DP juntamente com o preso

Na tarde de quarta-feira, na Avenida Canopus, Cruzeiro, uma guarnição em patrulhamento abordou A L P, 32 anos, sendo que após pesquisa foi verificado que havia um mandado de prisão contra o mesmo, sendo assim conduzido a DP.
Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso como motocicleta roubada no Litoral Gaúcho

tt
Foto: BM / divulgação Ação Preventiva
Um homem foi preso por receptação na manhã de quarta-feira pelos Policiais Militares do 2° BPAT. Conforme a Brigada Militar, o homem de 24 anos foi abordado durante patrulhamento. Ele pilotava uma motocicleta Honda/CG e na abordagem fugiu, perdendo o controle da motocicleta e colidindo no canteiro central.  
Em consulta ao sistema foi verificado que o veículo havia sido roubado no dia anterior (17/01). O homem foi encaminhado até a Delegacia de Policia para o registro do flagrante.
Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar captura foragido em Torres

vv

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um foragido foi capturado por volta das 22h30min de terça-feira em Torres. Segundo a Brigada Militar, o homem de 28 anos foi abordado na Rua Recife, bairro Curtume. Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso pelo 26° BPM

clip_image002

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem que estava na situação de procurado da justiça foi preso na tarde de quarta-feira em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, o homem de 48 anos foi abordado na Rua Beno Niederauer, bairro Granja Esperança,

Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao indivíduo e conduzido até a DPPA de Gravataí onde foi apresentado.

Fonte: Ação Preventiva

Homem sofre tentativa de homicídio em Cachoeirinha

Um homem sofreu tentativa de homicídio na noite de quarta-feira em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, a vítima de 39 anos que possui antecedentes por lesão corporal, entorpecente tráfico, posse de drogas, furto, roubo a pedestre, furto de veículo, apreensão, porte ilegal de arma de fogo, relatou que estava andando de bicicleta no bairro Barnabé, quando passou perto de um beco de ponto de tráfico e foi baleado. A vítima foi socorrida por populares por populares até o Hospital Padre Jeremias e permaneceu em atendimento, sem risco de morte.

A ocorrência foi registrada na 1ª DP de Cachoeirinha.

Fonte: Ação Preventiva

Trio é preso com drogas no Litoral Norte

rrr

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Três homens foram presos com drogas na madrugada desta quinta-feira em Torres, no Litoral Norte. Segundo a Brigada Militar, os dois homens foram presos após uma denúncia anônima de tráfico de drogas. Os policiais se deslocaram até a Estrada dos Cunhas e encontraram com os mesmos uma porção de maconha (pesando quase um quilo), oito petecas de cocaína (pesando 11.04 gramas), dois telefones celulares, R$ 204,00 em espécie, uma nota de dez dólares, uma folha de cheque de R$ 350,00. Juntamente com eles foi preso mais um homem que estava comprando a driga no momento da abordagem.

Todos foram apresentados na Delegacia para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende dupla por extorsão em Torres

gg

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira, a Sala de Operações da Brigada Militar de Torres, recebeu denuncia de que havia um possível seqüestro em andamento, onde foi pedido uma certa quantia em dinheiro e que os autores iriam retirar o dinheiro perto do banco Banrisul, logo após o pai das vitimas retirarem o dinheiro. Enquanto o pai retirava o dinheiro, três viaturas fizeram averiguações nas proximidades da residência da vitima, onde foi avistado um veiculo Renault/Clio de cor preta, onde estaria sendo tripulado por dois indivíduos e que os mesmos estariam em atitude suspeita. Em abordagem e revista pessoal e veicular dos mesmos, foi encontrado um celular com registros de chamada onde havia ligações para o celular da mãe da vitima, foi encontrado também uma quantia de notas em reais, dólar, pesos e euros. Diante dos fatos, D.J.C.P. 24 anos e M.M.S. 28 anos foram presos em flagrante e deslocados a Delegacia de Policia Civil juntamente com todo o material apreendido. Na Delegacia, compareceram mais pessoas que também foram vitimas dos autores e que entraram em contato com uma outra viatura que fazia patrulhamento próximo ao Parque da Guarita.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado é preso durante Operação Avante em Gravataí

Sem título

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Em mais uma edição da Operação Avante realizada nesta terça-feira (17/01), policiais militares de Gravataí atuaram em áreas de grande incidência de crimes. Foram realizadas barreiras, fiscalizações de veículos do transporte coletivo e particular, estabelecimentos comerciais, abordagens e identificação de indivíduos suspeitos nos bairros Parque dos Anjos, Centro, Salgado Filho, Monte Belo, São Geraldo, Vila Branca, Morada do Vale e São Luiz. A ação culminou com a detenção de um indivíduo com antecedentes por furto e recuperação de veículo; contra ele havia um mandado de prisão. Novas edições da operação ocorrerão durante a semana em diferentes pontos da cidade.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela apreende veículos adulterados

aa

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Dois veículos foram recolhidos pela Brigada Militar de Canela que estavam com numerações adulteradas, um na noite de quarta-feira (18/01) e outro na madrugada de quinta-feira (19/01).

Por volta das 19h30min de quarta-feira (18/01), a guarnição em patrulhamento na área central de Canela, visualizou o veículo Jeep Cherokee, sem a placa dianteira. Ao ser abordado os Policiais Militares constataram também que o lacre da placa traseira estava rompido, a numeração do chassi era diferente do que consta nos documentos e o licenciamento vencido. A camioneta foi recolhida e apresentada juntamente com o condutor na delegacia.

Por volta das 02h20min, a guarnição de serviço desconfiou de uma motocicleta Yamaha Fazer, de cor vermelha, parada no estacionamento de um estabelecimento nas margens da RS 235. Foi constatado que não havia ninguém nas proximidades do veículo. Em averiguação foi constatado que o lacre da placa estava rompido e esta não correspondia aquele veículo. Também as numerações do chassi e do motor estavam suprimidas. O veículo foi recolhido e apresentado na delegacia.

Fonte: Ação Preventiva

BM apreende menor por furto em Três Coroas

Na manhã de quarta-feira (18/01), por volta das 10 horas, a Brigada Militar de Três Coroas foi acionada no Bairro Vila Nova onde um cidadão teria sido vítima de furto.

A vítima relatou que estava assistindo um jogo no campo da Vila Nova, quando furtaram seu celular Iphone. O aparelho possui sistema de rastreamento, que indicava que o celular estava na Rua Viamão. A guarnição deslocou ao endereço marcado, onde na residência estava um jovem, reconhecido pela vítima como autor do furto. O adolescente infrator de 15 anos confirmou ter pego o celular e mostrou onde havia escondido, sendo recuperado.

O menor foi apreendido e encaminhado a delegacia juntamente com sua mãe para registro da ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Foragido é capturado com arma em Viamão

O homem havia acabado de assaltar um estabelecimento comercial juntamente com seu comparsa.

CIA12

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de terça-feira, no Acesso Dois, Bairro Valença em Viamão, uma guarnição da 1ªCIA do 18°BPM abordou o veículo GM/MONZA CLASSIC, placas IBG****, de cor cinza, com licenciamento vencido, conduzido por L. M. 34 anos, com procedimentos policiais por porte ilegal de arma de fogo(2x), tráfico de entorpecentes (2x), receptação, furto e posse de entorpecentes, que estava de posse de um revólver, calibre 32, com 03 munições intactas; e tripulado por S. D. C. G. DN 26 anos, com procedimentos policiais por Roubo (6x) e ameaça, que se encontrava na condição de Foragido desde 19/12/2016.

Com eles foram apreendidos ainda dois aparelhos celulares Samsung e R$ 140 reais.

CIA13

Os presos foram reconhecidos pela vítima de Roubo ocorrido num estabelecimento comercial pela manhã. O material foi apreendido e as partes foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Viamão, onde foi lavrada a ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende procurado da justiça em Gramado

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No final da tarde de terça-feira (17/01), a Brigada Militar através da Seção de Inteligência (SI) e Pelotão de Operações Especiais (POE), do 1º BPAT, realizaram a prisão de um procurado da justiça em Gramado.

Por volta das 18 horas, após o levantamento de informações os Policiais Militares visualizaram o procurado na Rua das Fontes, no Bairro Floresta. Foi acionada a guarnição do POE que o abordaram.

G.M.S., 38 anos, com antecedentes por roubo a estabelecimento comercial, tráfico de drogas e estupro, com mandado expedido pela comarca de Gramado, foi preso em flagrante e conduzido ao Presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

Dois homens são presos e um adolescente apreendido por tráfico de drogas em Santa Maria

Presos

Prisão - Foto: Polícia Civil

Na noite desta terça-feira (17/01), policiais  de Santa Maria desencadearam a Operação Chile, que culminou com a prisão de dois homens e apreensão de um adolescente por tráfico de drogas nas proximidades do campus de uma Universidade naquele município.

Segundo o delegado Sandro Luís Meinerz, na ação também foi apreendido, na BR-287, um veículo da marca GM, modelo corsa. O carro vinha de Santiago, transportando grande quantidade de maconha e era ocupado pelos dois homens e o adolescente. Foram apreendidos 35,1 Kg de maconha, distribuídas em 42 tijolos, afirmou o delegado. Um dos adultos era de São Leopoldo, com antecedentes por tráfico de drogas e roubos. O adolescente também possui antecedentes por tráfico. Participaram da Operação agentes da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (DEFREC), da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e 2ª Delegacia de Polícia, todas de Santa Maria. 

Fonte: DPR de Santa Maria

Suspeitos de matar um adolescente são presos na Capital

 

Presos

Prisão - Foto: Polícia Civil

No final dessa terça-feira (17/01), policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, efetuaram a prisão preventiva de dois foragidos: um tem  19 anos e possui antecedentes policiais por roubo, porte ilegal de arma de fogo e receptação; o outro, com 23 anos, possui antecedentes policiais por roubo e receptação. 

Segundo o delegado Rodrigo Reis, os suspeitos foram investigados pela prática de homicídio qualificado ocorrido em 05/11/2016, oportunidade em que espancaram e após mataram com disparos de arma de fogo um adolescente  de 16 anos de idade no bairro Cascata, nesta Capital.  No dia do fato a vítima transitava pelo bairro quando foi reconhecida pelos autores de delito. Segundo as investigações, a vítima teria sido morta por ter ligação com grupo rival a quadrilha dos autores, que disputam intensamente o controle por pontos de venda de drogas. O suspeito de 23 anos também responderá pelo crime de tráfico de drogas, visto que com ele foi encontrado  29 pedras de crack.Após formalidades legais os presos foram encaminhados ao sistema prisional onde ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: 1ª DHPP

Homem é preso com pistola municiada e preparada para rajada na Capital

Preso

Prisão - Foto: Polícia Civil

Na noite desta terça-feira (17/01), policiais Delegacia de Polícia de Repressão ao Furto e Roubo de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRFC/DEIC), após o recebimento de uma denúncia anônima sobre o paradeiro de uma carga de celulares roubado, compareceu ao local, no Morro da Cruz, indicado e flagrou um indivíduo na posse de uma pistola Glock, 9mm, preparada para rajada, além de outros dois carregadores municiados. No local foi preso em flagrante um homem, de 28 anos, com antecedentes por posse de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e furto de caixa eletrônico. A ação é decorrente do acompanhamento permanente de ações relacionadas ao roubo de cargas e sua consequente receptação.

De acordo com o delegado Gustavo Rocha “apesar da carga não ter sido localizada e recuperada, uma arma de fogo de uso restrito e apta a provocar rajada foi retirada de circulação". O del. Sander Cajal, Diretor da Divisão de Investigação Criminal, reafirma o compromisso do Departamento com a sociedade, intensificando as investigações qualificadas que envolvam criminalidade organizada.

Disque-denúncia: 0800 510 2828

WhatsApp ou Telegram: (51) 984187814

Fonte: DEIC

Porto Alegre terá efetivo da Força Nacional ampliado para 200 homens

Governo federal prometeu instalar centro integrado de inteligência na Capital; atualmente, efetivo é de 70 agentes.

Foto: Lauro Alves /Agencia RBS

Com a promessa do governo federal de instalar em Porto Alegre um centro integrado de inteligência, o efetivo da Força Nacional no Estado será ampliado para 200 policiais militares.

A expectativa do secretário da Segurança, Cezar Schirmer, é que o reforço chegue em fevereiro, previsão para instalação do centro de inteligência, que dará prioridade para a diminuição do número de homicídios. Atualmente, há cerca de 70 policiais da Força Nacional no Estado.

O Ministério da Justiça pretende instalar os centros nas 27 unidades da federação. Porto Alegre, Aracaju (SE) e Natal (RN) serão as primeiras contempladas.

Nas próximas semanas, técnicos do Ministério da Justiça e de outros órgãos federais irão ao Rio Grande do Sul para reuniões com representantes do governo do Estado. As discussão vão acertar os detalhes do funcionamento do centro.

Fonte: Gaúcha

Polícia Civil apreende produtos roubados em mercado de Viamão

Cargas de achocolatado e desodorante originários de dois roubos estavam nas prateleiras do estabelecimento.

Foto: Polícia Civil /divulgação

Uma operação da Polícia Civil apreendeu produtos roubados dentro do Mercado Itapuã, em Viamão, na tarde desta terça-feira (17). Segundo o Departamento de Investigações Criminais (Deic), cargas de achocolatado e desodorante originários de dois roubos estavam nas prateleiras do estabelecimento.

Dois responsáveis pelo mercado foram presos. O delegado Gustavo Menegazzo da Rocha conta que ambos foram levados ao Deic e autuados por receptação qualificada. Eles serão levados ao Presídio Central - renomeado como Cadeia Pública de Porto Alegre.

Uma carga de pescado também foi apreendida para verificação da procedência. Ao todo, cerca de duas toneladas foram recolhidas na ação. A investigação começou ainda em 2016.

O nome dos envolvidos não foi divulgado. A Rádio Gaúcha tentou contato com o estabelecimento, mas não obteve retorno. 

Fonte: Gaúcha

Mulher morre baleada dentro de casa na zona norte de Porto Alegre

Vítima foi identificada como Fernanda Karoline Silva Santos.

Uma mulher morreu na noite dessa terça-feira (17) após ser baleada dentro de casa no bairro Mário Quintana, na zona norte de Porto Alegre. A vítima foi identificada como Fernanda Karoline Silva Santos, que não teve a idade confirmada pela polícia.

O caso ocorreu por volta das 20h20 na Rua São João, na altura do número 55. Segundo o delegado Rodrigo Reis, ela estava sozinha quando mais de um criminoso armado entrou na residência para cometer o crime. A vítima morreu no local.

O delegado afirma que moradores da região evitam passar informações para a polícia. Reis acredita que a vítima tenha sido alvo de execução devido ao envolvimento com uma facção diferente da que controla o tráfico de drogas na região.

Fonte: Gaúcha

Polícia aguarda exame para concluir investigação sobre morte de criança em Cachoeirinha

Caso é tratado como lesão corporal seguida de morte

A Polícia Civil aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) que definirá a causa da morte do menino de 4 anos, ocorrida em Cachoeirinha, para concluir o inquérito do caso. Erik Mateus morreu na noite de terça-feira (17) no Bairro Marechal Rondon.

O menino chegou sem vida ao posto de saúde, após ser levado ao local pela mãe e pelo tio, por volta das 20h. Ainda houve tentativas de reanimar a criança, mas sem sucesso.

De acordo com o delegado Newton Martins de Souza Filho, que investiga o caso, a equipe médica considerou a morte da criança suspeita e acionou a polícia. Segundo primeira análise dos médicos, os sinais indicavam um quadro de asfixia. Ele não tinha lesões aparentes.

Pelo relato da mãe da criança à polícia, ele estava brincando na rua com o primo quando quase foi atropelado. Ela levou o filho para um quarto e admitiu ter dado uma palmada na criança. Quando voltou ao local, disse ter encontrado o menino desacordado, caído perto da cabeceira da cama.

Ela teve a ajuda de familiares para levar o garoto ao posto de saúde. A mulher, de 22 anos, mora há pouco tempo em Cachoeirinha. Ela se mudou de Santa Catarina após uma briga familiar.

O delegado Newton Martins diz que o caso está sendo tratado como lesão corporal seguida de morte. O resultado do laudo do IML sobre a causa morte deve ser concluído até a semana que vem.

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar prende motorista embriagado em Gramado

Autor estava em uma motocicleta e não possuía carteira de habilitação

Na noite de segunda-feira (16/01), por volta das 21h40min, a Brigada Militar de Gramado recebeu ligação de populares, via 190, referente a uma motocicleta cujo condutor estaria com visíveis sinais de embriaguez.

Conforme o comunicante o veículo teria ido em direção a Canela. A guarnição deslocou na Av. Central onde visualizou a motocicleta preta com placas de Tubarão/SC transitando em ziguezague.

Foi realizada a abordagem juntamente com o BPRV (Batalhão Rodoviário) de Gramado, que passava pelo local.

O condutor de 40 anos, com antecedentes por posses de entorpecentes, que não possui carteira de habilitação, realizou o teste etilometro que resultou 0,73mg/l, sendo preso em flagrante e encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende por porte ilegal de arma de fogo

cc

Foto: Ângelo de Zorzi / divulgação Ação Preventiva

No começo da madrugada de terça-feira (17/01), a Brigada Militar de Canela em patrulhamento na Av. Osvaldo Aranha, centro da cidade, avistou um indivíduo correndo para um corredor entre estabelecimentos comerciais.

Os Policiais Militares abordaram o mesmo e em revista pessoal foi encontrado em sua cintura um revólver calibre 32, municiado com cinco cartuchos intactos.

O autor de 20 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e conduzido a delegacia onde foi registrada a ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende dois procurados da justiça em São Francisco de Paula

Uma operação da Brigada Militar em São Francisco de Paula,  através da guarnição local, Pelotão de Operações Especiais (POE) e Seção de Inteligência (SI) do 1º BPAT, na segunda-feira (16/01), resultou na prisão de dois procurados da justiça.

Por volta das 18h30min, foi abordado na Rua Joao Goulart, Bairro Santa Isabel, L.P.S., 22 anos, com antecedentes por roubo de veículo e receptação, sendo que contra ele havia um mandado de prisão expedido pela comarca de São Francisco de Paula.

Por volta das 20h45min, a Brigada Militar localizou na Rua Orlando José da Silva, Bairro Santa Isabel, F.A.H., 24 anos, com antecedentes por roubo de veículo e receptação, que também era procurado da justiça, com mandado expedido pela comarca local.

Ambos foram presos em flagrante e encaminhados ao presídio de São Francisco de Paula.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem e apreende arma de fogo em Viamão

cia11

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Por volta das 05h50min de terça-feira, na Rua Charruas, Bairro Índio Jarí em Viamão, após solicitação via 190, compareceu uma guarnição da 2ªCIA do 18°BPM, onde entrou em contato com um indivíduo, que se encontrava em frente à residência, quando ouviram um disparo de arma de fogo no interior da casa. Ao entrar na residência foi preso F. D. S. C. 39 anos, com procedimentos policiais por Lesão corporal (3x) e ameaça, que estava alterado e apresentava sinais de ter consumido entorpecentes e informou ter solicitado a presença da Brigada Militar, pois acreditava que três indivíduos estariam tentando entrar em sua casa pelo telhado e por isso efetuara o disparo. Com ele foi localizado um revólver calibre 38, de numeração suprimida, dez munições intactas e uma deflagrada de mesmo calibre, uma bucha de cocaína, dois pinos vazios de cocaína, um torrão de maconha e R$ 121 reais. Diante dos fatos o material foi apreendido e as partes encaminhadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Viamão.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende por entorpecente tráfico e porte ilegal de arma em Esteio

15648083-6eb3-4b33-a53e-60c909ea8b0d
Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva
Na tarde de terça-feira, por volta das 13h55min, no bairro São José em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de A.N.M. (26 anos).
573be9cd-7f10-40b6-bbd6-c582e1999d14
Durante patrulhamento em local conhecido como ponto de tráfico à guarnição visualizou um individuo em atitude suspeita, ao tentar realizar a abordagem o mesmo correu para dentro de uma residência sendo acompanhado pelos PM’ s, sendo que durante a fuga o indivíduo dispensou um objeto, após ser abordado, em buscas nas proximidades foi localizado um revólver calibre 38 municiado, no interior da residência foi encontrado uma pistola calibre .22 municiada e uma garrucha calibre .28 também municiada, além de várias munições e uma quantidade de pedras de crack, maconha e uma quantia em dinheiro, no total foram apreendidos:
Armas:
01 Revólver calibre 38
01 Pistola calibre .22
01 Garrucha calibre .28
Munições:
12 munições calibre 38
16 munições calibre .22
02 munições calibre .28
01 munição deflagrada de calibre .28
Entorpecentes:
104 pedras de Crack pesando aproximadamente 10,3 Gr
03 pedras grandes de Crack pesando aproximadamente 21,10 Gr
01 porção de maconha pesando aproximadamente 1,5Gr
Dinheiro:
R$ 354,40 (Trezentos e cinquenta e quatro reais e quarenta centavos).
Fonte: Ação Preventiva



















BM prende por porte ilegal de arma de fogo em Vacaria e Caxias do Sul

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo na madrugada de terça-feira em Vacaria. Segundo a Brigada Militar, o homem de 26 anos foi abordado em atitude suspeita na Rua Dom Pedro II, bairro Imperial. Foi apreendido uma arma garrucha artesanal, calibre desconhecido. Diante do fato foi dada voz de prisão e conduzido a DPPA para as devidas providências.
ff
Foto: BM / divulgação Ação Preventiva
Na manhã de segunda-feira mais um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo, desta vez em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, na Avenida Barão de Santo Ângelo, bairro Jardelino Ramos, policiais militares estavam em patrulhamento quando foram informados de que um individuo estava efetuando disparos de arma de fogo em via publica e que ele havia entrado em um beco. De imediato os policiais começaram as buscas e localizaram F.S.G, 31 anos, com ele foi apreendida 01 espingarda Boito, calibre 12, em situação de furto desde 2011, 01 espingarda com a numeração suprimida, 13 munições de calibre 32, 02 munições calibre 16, 08 munições de calibre 12 e um colete balístico marca Brintek. 
O acusado foi encaminhado a DPPA, onde foi lavrado o flagrante por porte ilegal de arma de fogo e receptação.

Fonte: Ação Preventiva