terça-feira, 25 de julho de 2017

Novos PMs começam a atuar na área central de Caxias a partir desta quarta-feira (26)

Batalhão não recebia novos policiais desde 2012

São 50 servidores - Foto: Suelen Mapelli /Gaúcha Serra

Pela primeira vez desde 2012, Caxias do Sul recebe novos policiais militares. São 50 brigadianos, do grupo de 1.018 formados na semana passada, que foram apresentados oficialmente nesta terça-feira (25). Eles começarão a atuar no policiamento ostensivo na manhã desta quarta-feira (26).

Os PMs ficarão na cidade por, pelo menos 60 dias. Esse é o prazo definido pelo comando da corporação no Estado como período de estágio operacional. Após os dois meses, eles serão destinados aos municípios definitivos. Só depois desse período é que o número total de policiais que cada município receberá será confirmado.

Conforme o comandante interino do 12° Batalhão de Polícia Militar de Caxias, capitão Flori Chesani Júnior, nesta terça-feira os policiais receberam instruções sobre os indicadores de criminalidade. A partir desta quarta-feira, quando começarão a atuar no policiamento ostensivo, o foco da atuação dos novos PMs será na área central de Caxias, principalmente nas paradas de ônibus.

Além de Caxias, na Serra, os municípios que são sede de batalhões também receberam policiais que atuarão durante 60 dias. Bento Gonçalves conta com reforço de 20 PMs, Farroupilha recebeu 10, Vacaria e Gramado receberam oito policiais cada.

Em entrevista ao Gaúcha Repórter da Gaúcha Serra nesta segunda-feira (24), o comandante do Comando Regional de Policia Ostensiva da Serra, coronel Rogério Maciel da Silva, afirmou que há nove municípios da Serra que têm prioridade na distribuição de policiais após o período de 60 dias. Dessas nove, quatro têm menos de quatro mil habitantes e menos de três policiais. As outras cinco têm mais de quatro mil habitantes e não contam com o mínimo de cinco PMs. Os cinco PMs para municípios com quatro mil habitantes ou mais é a quantidade mínima de servidores que o comando da corporação no Estado pretende ter em cada município.

Além desses municípios, Caxias e Bento, os dois maiores municípios da Serra, terão prioridade na distribuição de policiais.

Efetivo em Caxias

O Batalhão da BM em Caxias conta com cerca de 350 policiais, sem contar os 50 que começarão a atuar nesta quarta. Desde 2012, o batalhão perdeu, pelo menos, 100 policiais.

GAÚCHA SERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. A livre expressão é um direito de todos desde que não haja ofensa,caso contrário será removido.