sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Presos suspeitos de integrar quadrilha do Japonês, um dos principais ladrões de carros do RS

Polícia Civil acredita que um novo líder esteja comandando ações da quadrilha, que tem base em Sapucaia do Sul.

Presos suspeitos de integrar quadrilha do Japonês, um dos principais ladrões de carros do RS Polícia Civil / Divulgação/Divulgação

Foto: Polícia Civil / Divulgação / Divulgação

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de São Leopoldo prendeu, entre a noite de terça-feira e a madrugada desta sexta-feira, sete suspeitos de integrar a quadrilha de Jocemar Takeuchi Navarro, considerado um dos principais ladrões de veículos do Estado. Japonês, como é conhecido, foi preso em junho de 2015 pela mesma delegacia. Neste ano, ele foi condenado a 17 anos e cinco meses de prisão por um crime cometido em 2010. As informações são do blog Caso de Polícia.

Até o ano passado, Japonês era réu primário. Ele responde a pelo menos outros 14 processos em Porto Alegre, Esteio e Sapucaia do Sul. O delegado responsável pela sua última prisão, Rodrigo Zucco, acredita que um novo líder esteja comandando as ações da quadrilha, que tem base em Sapucaia do Sul.

Os grupo possui membros espalhados nos municípios de Viamão, Gravataí, Canoas, Esteio, São Leopoldo e Novo Hamburgo e Porto Alegre.

— Prendemos sete. Em São Leopoldo, três estavam com um veículo roubado no momento e se preparavam para cometer um novo roubo. Estamos averiguando a ligação deles com a quadrilha do Japonês, bem como o envolvimento dele em novos crimes — diz Zucco.

Segundo a Polícia Civil, Japonês iniciou no crime em 1995. Com 16 anos, ele foi apreendido com um veículo furtado. O criminoso já foi preso mais de 10 vezes, mas, após ser detido pela última vez, no ano passado, em Sapucaia do Sul, deve permanecer por mais tempo recolhido devido à recente condenação.

A ficha policial aponta que aos 18 anos Japonês tornou-se conhecido em delegacias. Foram 29 ocorrências por violência doméstica, dano e ameaça, lesão, acidente de trânsito e direção sem habilitação. 

Os fatos não geraram punições por serem considerados delitos de baixo potencial ofensivo, mas podem ter servido de trampolim para crimes de maior poder ofensivo. Em 1998, ele foi flagrado furtando veículos e com arma sem registro.

Fonte: Zero Hora

Assaltantes roubam arma de vigia em ataque frustrado a banco em Alvorada

Criminosos não conseguiram passar pela porta giratória em agência da Caixa Federal na área central de Alvorada. Eles fugiram do local.

Pelo menos três criminosos tentaram roubar uma agência da Caixa Econômica Federal na Avenida Getúlio Vargas, na área central de Alvorada, na manhã desta sexta-feira. O crime acabou frustrado porque eles não conseguiram passar pela porta giratória da agência.
O grupo, no entanto, fugiu levando a arma de um dos vigias. Além disso, quebraram o vidro da porta. Eles fugiram em um carro modelo sedan preto, ainda não identificado. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Zero Hora

Homem mata irmão e foge em Rosário do Sul

Autor dos disparos chegou a acionar o Samu, mas vítima não resistiu.

Um homem foi morto a tiros na tarde de quinta-feira (1) em Rosário do Sul, na Região Central. Segundo a Brigada Militar, o principal suspeito de ter cometido o crime é o irmão da vítima.

O caso aconteceu na localidade de Touro Passo, por volta das 16h. Leonardo Lima do Amaral, que não teve a idade informada, foi morto com dois tiros no abdômen. O autor dos disparos chegou a acionar o Samu, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

Uma testemunha contou à Brigada Militar que houve um desentendimento entre os irmãos. Ainda conforme a BM, o autor do crime não tinha passagens pela polícia, mas a vítima sim. Uma das hipóteses levantadas foi de desentendimentos familiares e brigas por terra.

A Brigada Militar fez buscas na região, mas não localizou o suspeito

Fonte: Gaúcha SM

Jovem de 19 anos é morta a facadas pelo marido em Cacequi

Suspeito tentou fugir em um trem, mas foi detido.

A Brigada Militar prendeu um homem suspeito de matar a mulher em Cacequi, na Região Central, nesta quinta-feira (1°). Miro Sidnei Leal Pereira, 32 anos, era marido da vítima, Luciele Pereira Rodrigues, 19 anos.

O crime ocorreu na tarde de quinta-feira, em uma casa na localidade de Passo do Umbu. Luciele foi morta com golpes de faca.

O suspeito tentou fugir em um trem, mas a Brigada Militar conseguiu capturá-lo. Ele foi encaminhado para o presídio. 

Pereira já tinha passagens pela polícia por violência contra mulher.

Fonte: Gaúcha SM

Brigada Militar de Esteio realiza prisão por roubo a estabelecimento comercial

dab3555c-71d8-49ca-bd95-5c68b1d5f89f

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No final da tarde de quinta-feira, no bairro Vila Olímpica em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de D.S.N. (19 anos). O fato se deu após o indivíduo ter efetuado um roubo a estabelecimento comercial, onde durante as buscas a guarnição localizou o indivíduo com os pertences da vitima, sendo preso e encaminhado a DPPA Canoas.

Fonte: Gaúcha

Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul intensifica combate a criminalidade na Região Sul

_DSC2780

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

O Comando Regional de Policia Ostensiva Sul desencadeou nesta Quinta Feira 01 de Dezembro mais uma edição da Operação AVANTE.

41056dfc-9b2a-45e1-8cd8-ec24bc47c7ca

A Operação foi realizada nos Municípios da Região Sul do Estado  e teve como foco o enfrentamento qualificado aos crimes de Homicídio, Roubo a Pedestre, Roubo de Carga, Abigeato, Roubo de Veiculo, Roubo a Estabelecimento Comercial e Roubo a Transporte Público a partir do sistema de inteligência e da análise criminal, com eleição dos pontos de maior incidência delituosa.

WhatsApp Image 2016-12-01 at 21.31.22

O Comandante Regional  de Policia Ostensiva Sul Coronel Nelson Alexandre de Moura Menuzzi esteve sob o Comando Direto da Operação e participou da Solenidade de Lançamento no 3º Batalhão de Policiamento de Área de  Fronteira da Cidade de Jaguarão.

Ao todo 652 pessoas foram abordadas e cinco pessoas foram presas, foram fiscalizados 357 veículos  resultando em 21  autuações por infrações de trânsito sendo que destes 10 veículos foram recolhidos.

A atuação da Brigada Militar através da  Operação AVANTE  vem sendo  desenvolvida  para a manutenção da Ordem Pública e combate aos principais indicadores de criminalidade demonstrando o compromisso da Instituição com a comunidade da Região Sul do Estado.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico e receptação em Jaguarão

Seis pessoas foram presas.

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (2) a Operação Varredura, contra tráfico de drogas e receptação. Sessenta policiais civis, com apoio da Brigada Militar, cumpriram 13 mandados de busca e apreensão. Seis pessoas foram presas.

De acordo com a delegada Juliana Garrastazu Ribeiro, a investigação começou há quatro meses, em função do aumento do número de furtos na cidade. Policiais percorreram praticamente todos os bairros conhecidos por tráfico e receptação - por isso o nome da operação.

Drogas, objetos de furto e dinheiro foram apreendidos durante as buscas. Três mulherres serão encaminhadas ao Presídio Regional de Pelotas e outros três homens ao Presídio Estadual de Jaguarão.

Fonte: Gaúcha 

Vídeo mostra motorista arrastando pedestre e fugindo em Dois Irmãos

Vítima morreu durante atendimento em hospital; condutor foi preso.

Carro foi lavado e escondido pelo suspeito - Foto: Brigada Militar

Um vídeo obtido pela Brigada Militar mostra o momento em que Maria Senia Frolich, 55 anos, é arrastada por mais de 100 metros pela Avenida 25 de Julho, em Dois Irmãos, no Vale do Sinos. Ela foi atropelada próximo das 23h de quinta-feira, e acabou morrendo em atendimento em um hospital. O motorista foge sem prestar socorro.

Conforme a Polícia Civil, o condutor do veículo é Guilherme Paulo Paetzhold, 27 anos, que foi preso em diligências da BM. O delegado Paulo Baggio Berbicz autuou o motorista em flagrante por homicídio de trânsito culposo (quando não há intenção de matar), fuga do local do acidente e embriaguez o volante. O delegado ressalta que a tipificação do crime pode passar a ser dolosa no curso da investigação.

Por não haver vagas em presídios, o homem está sendo mantido na carceragem da DPPA de Novo Hamburgo.

Trabalho da BM
O trabalho da BM neste caso foi elogiado pela Polícia Civil. O setor de investigação do batalhão mapeou todas as casas de pessoas que possuem veículo Sandero no município para encontrar o suspeito.

Fonte: Gaúcha

BM fecha bingo clandestino na Vila Branca em Gravataí

a

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quinta-feira (01/12), policiais militares do 17º BPM, cumprindo um mandado judicial, fecharam um bingo clandestino localizado na Rua Botafogo, bairro Vila Branca em Gravataí. Foram apreendidos R$ 3.367,00, 122 máquinas caça-níqueis, e todo o mobiliário existente no local.

20161202_101504

Ao todo 58 pessoas foram flagradas apostando, e responderão a um Termo Circunstanciado pela contravenção penal tipificada pelo Decreto Lei nº 3.688 de 03 de Outubro de 1941 Art. 50 (Estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele. Pena - prisão simples, de três meses a um ano, e multa, estendendo-se os efeitos da condenação à perda dos móveis e objetos de decoração do local. § 1º A pena é aumentada de um terço, se existe entre os empregados ou participa do jogo pessoa menor de dezoito anos. § 2º Incorre na pena de multa, quem é encontrado participando do jogo, como ponteiro ou apostador).

vv

Fonte: Ação Preventiva

36 PMs do comunitário de Caxias do Sul estão sem receber auxílio-moradia

Motivo é a não assinatura da renovação do convênio junto ao Estado.

Programa foi implantado em 2012 no município

Foto: Roni Rigon /Agencia RBS

Desde setembro, 36 dos 72 policiais militares que atuam no Policiamento Comunitário de Caxias do Sul não estão recebendo o auxílio-moradia, de R$ 793,53. O dinheiro está disponível, mas o contrato de renovação ainda não foi assinado pelo governo do Estado. 

Esse modelo de Policiamento Comunitário começou a operar em março de 2012 no Estado. Caxias foi a primeira cidade a implantar o programa.  A prefeitura paga um auxílio-moradia para o PM morar na área onde fará o policiamento. O pagamento é feito ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) que deposita na conta dos PMs. O Estado, além de destacar o efetivo, fornece viaturas novas, armas e coletes balísticos. 

Os policiais que não estão recebendo são os que compõem os 11 primeiros núcleos de implantação do policiamento comunitário de Caxias. No início de setembro, a prefeitura de Caxias anunciou a disponibilização do valor para possibilitar a renovação por mais dois anos do convênio dos primeiros núcles que estava vencendo. O programa teve três ampliações no município. Em cada ampliação foi feito um novo convênio.

O comandante da Brigada Militar em Caxias do Sul, major Jorge Emerson Ribas, confirma que o auxílio-moradia e que o Estado ainda não assinou o convênio.

De acordo com o setor de convênios da Brigada Militar, o aditamento do convênio foi encaminhado à secretaria de Segurança do Estado em 15 de setembro. A secretaria constatou que faltava a assinatura do presidente do Consepro de Caxias, mas, além disso, solicitava que, ao invés de prorrogar o convênio, deveria ser feito um novo convênio. A documentação foi devolvida para Caxias do Sul e voltou para a secretaria estadual em 28 de novembro, onde permanece na secretaria geral da pasta.

O secretário de Segurança e Proteção Social de Caxias, José Francisco Barden da Rosa, afirmou que a prefeitura encaminhou o aditamento, mas não foi comunicada sobre a necessidade de fazer um novo convênio. O secretário afirma que assim que o Estado liberar, o valor será encaminhado ao Consepro.

A reportagem ainda aguarda o posicionamento da secretaria de Segurança do Estado.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto a tiros no interior de Cerro Grande do Sul

Disparos atingiram a cabeça e as costas da vítima.

Um homem de 44 anos foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (2) no interior de Cerro Grande do Sul, na Costa Doce. Segundo a polícia, o crime ocorreu em uma estrada de chão em Garambéu.

A vítima estava a pé quando foi surpreendida por tripulantes de um carro. Vizinhos relataram que ouviram pelo menos dez tiros. Os disparos atingiram a cabeça e as costas do homem que morreu no local.

A identificação da vítima não foi informada. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Gaúcha

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Mais um plantio de maconha é descoberto em Cambará do Sul

BM e PC apreenderam outros 85 pés do entorpecente.

gg

Foto: Ângelo de Zorzi

Nesta quinta-feira (01/12), uma operação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil, encontrou mais uma plantação de maconha no município de Cambará do Sul. Foram apreendidos 85 pés de maconha de diversos tamanhos e uma quantia de sementes da mesma substância.

Por volta do meio dia, um morador informou de forma anônima que na localidade de Ouro Verde, havia mais uma lavoura de maconha escondida. Foi então organizada uma operação conjunta, unindo forças dos órgãos de segurança pública, através do Pelotão de operações Especiais (POE) e Seção de Inteligência do 1º BPAT, ainda a guarnição da BM e Polícia Civil de Cambará do Sul e deslocado até a propriedade, onde foram encontrados 85 pés de maconha de diversos tamanhos e uma quantia de sementes da mesma substância.

A localidade é a mesma que na última sexta-feira foram apreendidos 500 pés de maconha. Tudo indica que esta plantação também pertença aos dois responsáveis que foram presos naquela oportunidade.

Fonte: Ação Preventiva

1° BPAT participa de instrução de granadas e munições antimotim

5

Fotos: Ângelo de Zorzi

Na manhã de quinta-feira (01/12), a Brigada Militar através do Comando Rodoviário, com a participação do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), iniciou na Fazenda Opapa em Gramado, uma instrução sobre tecnologias de menor potencial ofensivo, com o emprego de granadas e munições de impacto controlado (antimotim).

1

O evento é ministrado pelo Capitão Darci Bugs Junior, do Comando Rodoviário da Brigada Militar, que possui o curso de multiplicador de operações de choque, que habilita os participantes da instrução ao uso de granadas e munições antimotim.

23

Participam da instrução que segue até esta sexta-feira (02/12), com aulas teóricas e práticas, os Pelotões de Operações Especiais (POE) do Comando Rodoviário de Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul e Passo Fundo. Também o POE do Batalhão Turístico, além de Policiais Militares lotados em Gramado, Canela, São Francisco de Puala, Igrejinha e Três Coroas.

6

Fonte: Ação Preventiva

SAPUCAIA DO SUL: Identificado corpo de jovem encontrado com marca de tiros e mãos amarradas

FOTO: Reprodução

O corpo encontrado jogado em uma vala na rua São Gabriel, bairro Vargas, em Sapucaia do Sul, foi identificado pela Polícia Civil. Fabrício da Silveira Mattje, 19 anos, foi localizado por moradores e estava com marca de tiro no rosto e com as mãos amarradas, na manhã desta quinta-feira (01).

A Polícia Civil investiga o caso. O jovem não tinha passagens pela polícia e morava no mesmo bairro onde foi encontrado morto.
Detalhes que possam ser úteis para a investigação devem ser repassados para o telefone 3453.3138.

Na última terça-feira (29), uma briga terminou em morte na avenida Mauá. Pablo Vinícius Dias, 28, foi morto com uma facada. Uma mulher, 31 anos, ficou ferida na ocasião.

Fonte: Portal GBC

Mãe e filha de um ano morrem em acidente de trânsito na BR-386

Pai da criança, sogra e cunhada dele foram encaminhados em estado grave ao hospital

Foto: Divulgação /PRF

Uma colisão na BR-386 resultou na morte de uma mulher de 29 anos e de sua filha de 1 ano e 11 meses na tarde desta quinta-feira (1º). O caso ocorreu por volta das 13h15 no km 282 da rodovia, no trecho de São José do Herval. As vítimas ainda não foram identificadas.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu um caminhão guincho e um Corsa. De acordo com a polícia, o carro teria invadido a pista contrária.

No Corsa, estavam ainda o condutor, pai da criança, além da sogra e da cunhada dele. Eles foram encaminhados em estado grave para o hospital Bruno Born, em Lajeado. O motorista do caminhão não se feriu.

O fluxo não tem interrupção no trecho, segundo a PRF.

Fonte: Gaúcha

Polícia investiga corpo encontrado com sinais de tortura no Rio dos Sinos

Homem ainda não identificado foi retirado da água pelos Bombeiros na tarde de quarta. Caso é apurado pela Delegacia de Homicídios de São Leopoldo.

O corpo de um homem ainda não identificado, aparentando ter entre 30 e 40 anos, foi retirado da água, no Rio dos Sinos, por volta das 16h de quarta-feira. E já no momento do resgate, ocorrido próximo ao limite entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, os Bombeiros já sabiam que não se tratava de um afogamento comum.

É que a vítima tinha mãos e pés acorrentados e presos a uma barra de ferro. No pescoço, havia ainda um lacre plástico preso ao corpo. Quem primeiro avistou o corpo e acionou o resgate foi uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente, de São Leopoldo. O corpo foi encontrado a cerca de 200m do Arroio Gauchinho.

Agora o caso é apurado pela Delegacia de Homicídios de São Leopoldo, que ainda não tem detalhes sobre o crime. O primeiro passo da investigação, dizem os policiais, será tentar identificar a vítima.

Fonte: Zero Hora

Mandante de chacina condenado a 118 anos é preso em Soledade

O fazendeiro Mairol Batista da Silva, 43 anos, se apresentou à Polícia Civil em Soledade na noite de quarta. Ele tem condenação a 118 anos por ser mandante de chacina ocorrida em 2001.

Mandante de chacina condenado a 118 anos é preso em Soledade Tadeu Vilani/Agencia RBS

Mairol da Silva havia sido condenado em 2014 e respondeu a recursos em liberdade Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

O homem condenado a 118 anos de prisão por ter sido o mandante de uma chacina que vitimou seis pessoas em uma propriedade rural no interior de Soledade, norte do Estado, em 2001, finalmente está preso. O fazendeiro Mairol Batista da Silva, 43 anos, se apresentou à Polícia Civil, em Soledade, no começo da noite de quarta. O mandado de prisão expedido pela Justiça no próprio dia encerrou uma série de recursos tentados pelo condenado, e já esgotados, desde 2014, quando aconteceu o julgamento.

Os agentes da DP de Soledade haviam sido notificados durante a tarde sobre a ordem de prisão. Aconteceram buscas ao fazendeiro na comunidade do Boqueirão do Leão e no bairro Ipiranga, sem sucesso. O fazendeiro, no entanto, foi avisado, e se apresentou à polícia.

Em 2001, o pecuarista mandou matar o casal Augusto Ricardo Ghion e Liamara Ghion, ambos de 48 anos, a sobrinha deles, Ana Marina Cavalli, 15 anos, além do casal Olmiro Graeff, 53 anos, e Nice Graeff, 45 anos, com o filho deles, Alexandre Graeff, 16 anos, na fazenda Santo Augusto.

Na época, a polícia apurou que Mairol havia ordenado o crime, executado por Márcio Camargo, 21 anos. Ele foi preso pela chacina e, dois anos depois, fugiu da Penitenciária de Ijuí. Acabou morto em um assalto em Soledade.

Fonte: Zero Hora

Bandidos fazem refém durante assalto a agência do Banrisul em São Valentim do Sul

Crime ocorreu às 14h e a Brigada Militar faz buscas na região.

O posto do Banrisul do município de São Valentim do Sul, na Serra, foi assaltado por volta das 14h desta quinta-feira. A ocorrência ainda está em andamento, mas informações de funcionários da prefeitura apontam que uma pessoa foi levada de refém.

Os criminosos estariam em um veículo preto. O posto bancário fica na via principal do município que tem 2.253 habitantes.

Fonte: Zero Hora

Estabelecimento comercial é assaltado e vítimas agredidas na Serra

Na tarde de quarta-feira, na Rua Vinte de Setembro, Centro, próximo ao Hospital Saúde, foi preso em flagrante por roubo em estabelecimento comercial com lesões V.S.S. de 38 anos. Ele vitimou um homem de 54 anos, uma mulher de 61 anos e outro homem de 24 anos, que estava com cortes nas duas mãos. Foi levado das vítimas, carteira com documentos pessoais e cartões de bancos, celulares e um iphone, além de uma quantia em dinheiro.  Todo o material apreendido pertencente às vítimas foi restituído.

Fonte: Ação Preventiva

Veículo é roubado em Caxias do Sul

No final da tarde de quarta-feira, na Rua Evaristo de Antoni, Bairro São José, três homens, um deles armado, chegaram num CROSSFOX, cor PRETA, anunciaram o roubo levando o veículo GM/VECTRA SEDAN ELITE, cor PRETA, ano 2010.

Fonte: Ação Preventiva

12° BPM prende foragido

Na madrugada de quarta-feira (30/11), às 02h04min, na Rua La Salle, Bairro São Pelegrino, a Brigada Militar abordou E.R.E.S. de 34 anos, constando que ele tinha em seu desfavor um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara de Execuções Penais de Coronel Bicaco. Com e ele também foi abordado J.A.S.A. de 34 anos, que também estava com mandado de prisão, mas expedido pela 1ª Vara de Execuções Penais de Caxias do Sul.  Ambos foram conduzidos a DP.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende traficantes com um quilo de maconha em Cambará do Sul

Autores ainda estavam com porções de crack que renderiam 600 pedras.

tráfico em Cambará do Sul

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de sexta-feira (01/12), a Brigada Militar através do Pelotão de Operações Especiais (POE) e Seção de Inteligência (SI), do 1º BPAT, prenderam três indivíduos que realizavam a venda de drogas na cidade de Cambará do Sul. Com os traficantes foram encontrados um quilo de maconha, outras 14 porções fracionadas da mesma substância; ainda 34 pedras de crack e mais seis porções que depois de fracionados renderiam mais de 600 pedras.

O traficante já era monitorado pela seção de inteligência, sendo que no começo da madrugada, por volta da uma hora, uma ligação anônima ao 190 informou que o indivíduo estaria comercializando entorpecentes na Vila Santana.

Neste momento os Policiais Militares da inteligência foram ao local realizar averiguações pelas ruas do referido bairro, onde avistaram o mesmo em uma parada de ônibus, monitorando até a chegada da viatura do POE.

J.T., vulgo "Pórva", 25 anos, antecedentes por posse de entorpecente e posse irregular de arma de fogo, ao perceber a aproximação da viatura tentou fugir em direção a uma residência. A guarnição ordenou a sua parada durante o deslocamento, porém ele não obedeceu. Os Policiais Militares o acompanharam até a casa e realizaram o cerco.

Ele foi detido e em revista foi encontrado no seu bolso um tubo azul contendo 34 pedras de crack, embaladas e prontas para o comércio, ainda uma quantidade de dinheiro.

No interior da casa estava D.C.M., 29 anos, com antecedentes por posses de entorpecentes. Na casa foi encontrada uma lata contendo 14 buchas de maconha e uma porção de crack que fracionado renderia mais de 600 pedras, além de certa quantia em dinheiro. Continuando as averiguações os Policiais Militares encontraram embaixo da casa mais um tijolo de maconha pesando um quilo de maconha.

Ao serem questionados se havia mais alguém comercializando drogas, eles  informaram que na esquina, a duas quadras do endereço, um indivíduo vulgarmente chamado de “Imperador”, também estaria vendendo drogas. Os PM foram a pé ao local e abordaram D.P.S, 27 anos, com antecedentes por furtos e tráfico de entorpecentes. Porém com ele foi encontrado apenas dinheiro em notas fracionadas, pois segundo o próprio já teria vendido todo a droga.

Os três foram presos em flagrante e conduzidos a delegacia onde seria lavrado o flagrante e encaminhados ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende criminosos após roubo de veículo e confronto em Cachoeirinha

tt

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira, Policiais Militares do 26° BPM receberam um alerta de roubo de veículo, ocorrido na Av. Dorival Candido Luz de Oliveira na parada 60 de Gravataí. Tratava-se do alerta de roubo do veículo Hyundai/HB20, cor branca, placa IUL5560 de Gravataí que havia sido praticado por dois indivíduos com arma de fogo. De posse das informações duas viaturas uma de Cachoeirinha e outra de Sapucaia que estava apoiando na operação Avante realizada na área do 26°, se depararam com o veículo na Rua Cai em Cachoeirinha, onde se iniciou um acompanhamento por várias ruas. O veículo não obedeceu as ordens de paradas das guarnições e inclusive efetuou disparos contra os policias e fugiu adentrando em alta velocidade pela Avenida Frederico Ritter e depois entrou na Avenida das Indústrias ainda em Cachoeirinha, mas sentido a Canoas. O veículo HB20 ainda na fuga tentou entrar na invasão da Vila da Paz em Cachoeirinha e próximo ao numeral 1664 da Avenida das Indústrias, acabou colidindo frontalmente em um muro, onde desceu dois indivíduos e um deles desferiu mais disparos de arma de fogo contra as guarnições em que foram em ato contínuo revidados pelos policiais e que levou os meliantes a se renderem. Foram presos na ação: o condutor do veículo roubado A. P. F. 20 anos, possui antecedentes policiais entorpecente tráfico, roubo de veículo e perturbação do sossego alheio e o carona do veículo e que estava com uma arma de fogo, um revólver calibre 38, Marca Taurus, quatro polegadas, em registro de ocorrência de roubo, municiado com munições intactas e deflagradas G. D. S. A. de 19 anos, possui antecedentes policiais por homicídio e prisão cumprimento de mandado. Diante dos fatos a arma foi apreendida, o carro recuperado juntamente com os pertences da vítima e os dois presos medicados no posto 24hs e posterior apresentados na DPPA de Gravataí para o APF. Ninguém ficou ferido nessa prisão e a vítima uma senhora de 38 anos que estava sozinha no veículo na hora da abordagem dos indivíduos é esposa de um policial militar que trabalha em Porto Alegre.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza mais uma etapa da Operação Avante

512fef48-b77b-4eb9-af03-97af7192d30b

Fotos: BM /divulgação Ação Preventiva

Na quarta-feira, a Brigada Militar de Esteio realizou mais uma etapa da Operação Avante, contando com o efetivo do Pelotão de Operações Especiais do 34º BPM.

1441

A Operação visa regular as ações de Policia Ostensivas para enfrentamento qualificado aos crimes de roubo de veículo (clonagem de veículos) e transporte coletivo, seguido da atuação em áreas de vulnerabilidade social, foi composta de barreiras e patrulhamento ostensivo nos pontos com maiores incidências de crimes e áreas de vulnerabilidade social, conforme elencado pelo Comando do 34º BPM.

512fef48-b77b-4eb9-af03-97af7192d30b

Durante a Operação Avante realizada no município de Esteio, por volta das 19h40min, no bairro Centro, Policiais Militares do 34º BPM durante barreira policial efetuaram a abordagem do veículo FIAT/UNO, que estava sendo conduzido por F.M.S. (28 anos) e na carona L.G.S.(21 anos), durante revista foi localizado no interior do veiculo 90 comprimidos de ectasy e aproximadamente 150g de maconha, sendo dada voz de prisão ao F.M.S. por entorpecente trafico, L.G.S.(21 anos) ficou como testemunha, durante a operação foi abordado um veiculo GM/CORSA, conduzido por M.S.F. (28 anos), durante revista pessoal foi encontrado 112 selos de LSD, sendo dada voz de prisão por entorpecente trafico, os presos foram conduzidos ao HMSC posterior DPPA para lavratura do flagrante.

b5edce26-8664-47e0-98f9-b7e045028d6e

No total durante a Operação Avante foram abordadas 197 pessoas e fiscalizados 85 veículos, resultando em 03 prisões.

Fonte: Ação Preventiva

Idoso é esfaqueado em discussão com flanelinha em Santa Maria

Homem de 63 anos passou por cirurgia e está em observação

Um idoso de 63 anos foi esfaqueado no começo da noite de quarta-feira (30) no centro de Santa Maria. Conforme a Brigada Militar, uma discussão entre a vítima e um flanelinha da região teria motivado os golpes.

O caso aconteceu nas proximidades da Praça Saldanha Marinho, na Rua Roque Callage, por volta das 19h. O idoso levou duas facadas, uma no braço e uma no abdômen. 

Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado para atendimento médico no Hospital Universitário de Santa Maria. A vítima passou por cirurgia e, conforme a administração do hospital, está em observação.

O idoso disse que conhecia apenas de vista o autor dos golpes. Ele não soube identificar aos policiais quem era.

Fonte: Gaúcha SM

Chefe de Polícia está em observação após acidente em Rio Grande

Colisão com ônibus deixou uma pessoa morta na tarde de quarta.

Foto: Letieri Avila /arquivo pessoal

O chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt, está em observação no hospital Santa Casa de Rio Grande, após acidente de trânsito na tarde de ontem que deixou uma pessoa morta. Familiares afirmaram que não há previsão de alta, por enquanto. 

O escrivão Leonardo Grossini Monteiro passou por cirurgia no Hospital de Cardiologia, por volta das 4h desta quinta-feira. Ele teve fratura exposta em uma das pernas. Já o delegado aposentado Carlos Joaquim Rezende está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do mesmo hospital. Ele teve uma hemorragia no intestino. 

O velório do comissário de Polícia Rogério Decarli começa às 11h de hoje e o enterro será às 17h , no cemitério São Vicente, em Canoas (rua Santos Ferreira, 3721). 

Policiais disseram que os quatro ocupantes do veículo utilizavam cinto de segurança. As circunstâncias da colisão frontal com um ônibus da empresa Noiva do Mar estão sendo apuradas. Eles chegavam a Rio Grande para participar de dois eventos.

O acidente foi por volta das 16h de quarta-feira, na RS-734, estrada que liga o centro de Rio Grande ao Balneário Cassino. 

Fonte: Gaúcha

Em seis anos, 3,3 mil motociclistas e caronas morreram no trânsito do RS

Levantamento do Detran considera vítimas de 2010 até novembro.

Foto: Carlos Macedo /Agencia RBS

Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) indica que 3.321 motociclistas e caronas morreram em acidente de trânsito no Rio Grande do Sul de 2010 até o mês passado. Os números fizeram com que o governo do Estado publicasse uma portaria nesta semana criando um grupo de trabalho para segurança de motociclistas.

Dos mais de 3mil mortos, 47% tinham idades entre 18 e 29 anos, 88% são do sexo masculino. Os acidentes envolvendo motocicletas representam 25% do total de mortes no Estado no período. O número geral de mortos envolvendo todos os tipos de veículos chegou a 13.466 no Rio Grande do Sul.

O grupo de trabalho é formado por várias entidades e órgãos, como o Ministério Público (MP), Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Sindicato dos Motociclistas, Detran, entre outros. Segundo o governo, o objetivo é trabalhar questões que envolvam qualificação da formação de condutores, segurança da frota e ações de educação para o trânsito.

Fonte: Gaúcha

Homem encontrado morto em Caxias foi vítima de homicídio

Luiz Ivaldo Simioni, 66 anos, foi esfaqueado.

Corpo foi encontrado por guardas municipais e funcionários da FAS

Foto: SSPPS /Divulgação

A Delegacia de Homicídios e Desaparecidos de Caxias do Sul investiga a morte de Luiz Ivaldo Simioni, 66 anos. Ele foi encontrado morto em uma área verde no bairro Rio Branco, na noite desta terça-feira (29).

De acordo com o delegado Marcelo Grolli, a necropsia apontou que o homem levou facadas no pescoço. A polícia ainda não tem suspeitas do crime.

Esse é o assassinato de número 141 registrado nesta ano em Caxias.

Fonte: Gaúcha

Homem é preso por tráfico internacional de drogas em rodovia da Serra

Detido de 21 anos estava em ônibus no trajeto de Foz do Iguaçu para Caxias do Sul´.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem de 21 anos por tráfico internacional de drogas na BR-470 em Bento Gonçalves por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (1º). Conforme a PRF, o detido estava em um ônibus e carregava 18kg de maconha em uma mala. 

O homem é natural de Foz do Iguaçu e estava em um ônibus que vinha do município da fronteira com o Paraguai com destino a Caxias do Sul. A prisão ocorreu em uma abordagem de rotina, próximo à Curva da Ferradura, no km 200.

Segundo a PRF, a mala com a droga estava no compartimento de carga. À Polícia, o detido disse que receberia mil reais para levar a maconha até Caxias. Com essa quantidade, a PRF afirma que seriam feitos cerca de 36 mil cigarros de maconha. 

O suspeito foi conduzido à Polícia Federal em Caxias do Sul.

Fonte: Gaúcha Serra

31 celulares são apreendidos em revista no presídio de Bento Gonçalves

Ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (1°).

Foto: Susepe

Agentes da Susepe realizaram revista no Presídio Estadual de Bento Gonçalves na manhã desta quinta-feira (1°). A ação começou por volta das 7h.

Conforme a Susepe, foram apreendidos 31 celulares, quatro porções de maconha e dois estoques (facas artesanais). Nenhum preso foi transferido.

Fonte: Gaúcha

Ao Vivo! Sérgio Moro - Operação Lavajato no Senado - Lei de Abuso de Aut...

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Ao Vivo - Siga as últimas notícias sobre a tragédia com o clube brasilei...

BM prende procurado da justiça em Cachoeirinha

clip_image002

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

 

Nesta quarta-feira, Pms do 26º BPM, durante patrulhamento pela Rua Nélida Passos Dias, Bairro Granja Esperança, avistou um indivíduo em atitude suspeita, onde foi realizada a abordagem e identificado como F. D. S. F. 37 anos, possui antecedentes policiais por lesão corporal, vias de fato, dano, ameaça e dirigir sem habilitação. Ao verificar a situação penal do indivíduo via sala de Operações, foi constatado que existe em seu desfavor um mandado de prisão expedido pela 1ª vara de Execuções Criminais da comarca de Porto Alegre. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao indivíduo, conduzido ao posto 24 horas e posterior a DPPA de Gravataí onde foi apresentado.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio prende por roubo a pedestre

 

02

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta quarta-feira 13h20min, no centro Esteio, Policiais Militares do 34ºBPM efetuaram a Prisão de D. S., (44 anos). O fato ocorreu após o indivíduo ter efetuado um roubo a pedestre no mesmo bairro acima informado estando de posse de uma arma branca (faca), vindo a subtrair um telefone celular de um pedestre que caminhava pela via, diante disso a vítima passou a acompanhar o mesmo onde com a ajuda de populares conseguiram deter o infrator e chamar a Brigada Militar. Diante dos fatos, a guarnição deu voz de prisão ao indivíduo, posterior o conduziu ao Hospital São Camilo para exame de lesões e em seguida a DP local onde foi lavrado o A.P.F. pelo crime de roubo a pedestre.

01

Fonte: Ação Preventiva

Mulher tenta entrar com droga escondida em pacote de erva mate em presídio

Scanner corporal detectou os entorpecentes no pacote, que estava totalmente lacrado.

Foto: Divulgação /Susepe

Uma mulher foi flagrada no começo da tarde desta quarta-feira (30) tentando entrar com drogas escondidas dentro de um pacote de erva mate no Presídio Regional de Santa Maria, na Região Central. Segundo a Susepe, o scanner corporal detectou os entorpecentes no pacote, que estava totalmente lacrado.

Foram apreendidas cocaína, crack e maconha. A droga seria entregue para o companheiro dela, detento da galeria A.

A mulher foi conduzida para Delegacia de Polícia para registro da ocorrência.

Fonte: Gaúcha

Chefe de Polícia se envolve em acidente com morte no Sul do RS

Veículo onde estava Emerson Wendt colidiu contra um ônibus.

Foto: Letieri Avila /arquivo pessoal

O chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, se envolveu em um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira (30), em Rio Grande, no Sul do Estado. De acordo com informações preliminares, o veículo onde estava o delegado se deslocava pela RS-724, no sentido Pelotas-Rio Grande, e colidiu contra um ônibus que vinha no sentido contrário.

Rogério Luiz de Carli, comissário de polícia que estava no veículo, não resistiu aos ferimentos e morreu. O chefe de Polícia Civil gaúcho fez exames no hospital e passa bem. 

Outros passageiros do carro, o escrivão Leonardo Grossini Monteiro está em atendimento com fratura exposta, enquanto um delegado aposentado está observação no hospital.

Emerson Wendt se dirigia a Rio Grande para participar de um evento. O acidente ocorreu na RS-734, na Avenida Itália.

Fonte: Gaúcha

Quadrilha invade propriedade rural e agride dono em assalto nos Campos de Cima da Serra

O bando fugiu usando um veículo Ônix branco.

O dono de uma propriedade rural e um funcionário foram mantidos reféns nesta quarta-feira (30), em um assalto no interior de Ipê, nos Campos de Cima de Serra. Quatro homens invadiram o local, em Porteirinha, e amarram as duas vítimas. O proprietário, de 58 anos, foi agredido com coronhadas.  O homem foi levado ao hospital Nossa Senhora de Oliveira, em Vacaria.

Os ladrões s roubaram uma caminhonete Silverado, dinheiro, além de pertences pessoais. O bando fugiu usando um veículo Ônix branco.

Até o momento ninguém foi preso. 

Fonte: Gaúcha

BM de Canela prende procurado da justiça

Na manhã de quarta-feira (30/11), por volta das 09 horas, a Brigada Militar de Canela durante barreira policial na Rua Altenor Teles de Souza, Bairro Centro, avistou um indivíduo conhecido das guarnições por seus antecedentes, passando a pé pelo local.

Este foi abordado e em consulta ao sistema foi constatado que contra ele havia um mandado de prisão expedido pela comarca de Canela.

A.O., 37 anos, com antecedentes por roubos, sequestro, homicídio doloso na forma tentada, foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

12° BPM registra o roubo de cinco veículos na noite de terça-feira

Por volta de 21hs11min de terça-feira, na Rua Ludovico Cavinato no Bairro Nossa Senhora da Saúde, a vitima informou que dois indivíduos em uma Moto, um deles armado, roubaram da vitima seu veículo FIAT/IDEA, ano 2010, de cor Preta de placa IPW-9129.

Ainda na noite de terça-feira,  na Rua Os Dezoito do Forte, em um estacionamento na área central, a vitima informou que dois indivíduos chegaram armados no local e roubaram o veículo VW/GOL, de cor preta, ano 2009 de placa IPB4326.
 
 
Por volta das 22h13min de terça-feira, na Rua Etore Pezzi no Bairro Madureira, a vitima foi abordada por um individuo armado e levou seu veículo GM/CELTA, de cor branca, ano 2013 de placa ITM-4975.
 
Às 22hs46min, na Rua Casemiro de Abreu no Bairro Cristo Redentor, dois indivíduos armados, renderam a vitima e roubaram seu veículo GM/ZAFIRA, de cor preta, ano 2012 de placa ITM-9616 e fugiram em direção ao Bairro Panazolo.
 
O último roubo aconteceu por volta das 23h01min, na Estrada Municipal Vicente Menezes na Linha 40, dois indivíduos armados renderam a vitima e roubaram seu veículo VW/JETTA, de cor prata, ano 2016 de placa IXJ-0762 e fugiram em direção ao Bairro Santa Fé.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por roubo a motorista na Serra Gaúcha

Por volta das 17h50min de terça-feira, na Estrada do Imigrante, informações de populares que um veículo HONDA CIVIC BRANCO, com três indivíduos encapuzados e com armas longas, estaria efetuando um roubo em um caminhão de entregas, sendo roubado o dinheiro.  Nas buscas a Brigada Militar encontrou e fez o acompanhamento do veículo HONDA/CIVIC, de cor Branca, ano 2014 de placa IUF-2237, que estava em ocorrência de roubo da cidade de Vacaria, sendo que os indivíduos abandonaram o veículo e fugiram para o mato.  Nas proximidades foi preso R. M. S. 30 anos, (com antecedentes por roubo a malote, receptação de veículo e encontrava-se em prisão domiciliar), que portava um revolver Taurus calibre 38 e dentro do veículo foi localizada uma arma longa calibre 12. Foi preso e conduzido a DP.
 
Fonte: Ação Preventiva

BM registra roubo de carro com sequestro em Caxias do Sul

Na manhã de terça-feira, na Rua Treze de Maio no Bairro Cristo Redentor, a vitima foi rendida por individuo armados, onde roubaram sua camioneta MMC/OUTLANDER, de cor Branca, ano 2012 de placa IUA-2501. A vitima foi levada junto, a deixaram na Rua Mateo Chianela e possuíam um rádio na frequência da BM.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por receptação em Caxias do Sul

Na madrugada de terça-feira, na Rua João D Andrea no Bairro Pioneiro, foi preso pela Brigada Militar J. R. DOS S. 32 anos, (possui antecedentes por apreensão de objeto, furto qualificado e roubo a estabelecimento comercial), por receptação. Ele foi detido com um veículo Fiat Uno em ocorrência de furto. 

Fonte: Ação Preventiva

Duas pessoas morrem em acidente na BR-386, em Fazenda Vila Nova

Vítimas são Ildo José Brandão e Márcio da Costa Schweitzer.

Duas pessoas morreram em acidente de trânsito, na noite desta terça-feira (29), na BR-386, em Fazenda Vila Nova. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um pedestre foi atropelado por duas motos. O acidente ocorreu por volta das 22h no km 367, sentido Capital - Interior.

O pedestre de 55 anos, identificado como Ildo José Brandão, morreu no deslocamento para o Hospital de Estrela. O carona de uma das motos, um adolescente de 15 anos, identificado como Márcio da Costa Schweitzer, também morreu no local. Os pilotos das motos tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao hospital.

Segundo testemunhas, os motociclistas estavam disputando racha na pista lateral da rodovia quando atingiram o pedestre. As vítimas não tiveram as identificações divulgadas.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto a tiros no Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre

A polícia investiga a motivação do crime; vítima não foi identificada.

Um homem foi morto no começo da madrugada desta quarta-feira (30) na Rua Wolfram Metzler, no Bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre. O crime ocorreu pouco depois da meia-noite.

Segundo a Brigada Militar (BM), a vítima foi baleada em via pública e morreu na hora. Ainda não há identificação. A polícia ainda investiga a motivação do crime.

Fonte: Gaúcha

Tentativa de roubo termina em perseguição e troca de tiros no Vale do Sinos

Crime começou em Ivoti, quando bandidos em dois carros fecharam Montana da vítima.

Uma tentativa de roubo de veículo terminou com perseguição e troca de tiros na madrugada desta quarta-feira (30) na BR-116, entre Ivoti e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Um suspeito foi preso e reconhecido pela vítima. 

Conforme a Brigada Militar, criminosos em dois carros fecharam uma Montana que trafegava na rodovia, ainda em Ivoti. O motorista conseguiu se desvincilhar e avisou a BM. Uma guarnição se deparou com um dos suspeitos, que foi preso em uma Parati.

A outra parte da quadrilha tripulava um Jetta, que fugiu em alta velocidade. Foi solicitado reforço de viaturas de outros municípios. Uma guarnição da BM encontrou os bandidos em Estância Velha, quando houve a troca de tiros. Ninguém se feriu. 

Os criminosos abandonaram o Jetta após entraram em ruas do município e chegar até o bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo. O carro era roubado. Acredita-se que pelo menos dois bandidos estavam neste veículo. Eles conseguiram fugir.

Fonte: Gaúcha

Mais de 40 policiais procuram suspeito de matar quatro em Pinhal Grande

Homem de 41 anos abandonou seu carro a 500 metros da casa da última vítima.

Foto: Germano Rorato /Divulgação

Mais de 40 policiais de seis municípios da Região Central fazem buscas pelo suspeito de matar quatro pessoas nesta terça-feira (29), em Pinhal Grande. O agricultor, identificado como Ariosto da Rosa, 41 anos, segue foragido. 

Além dos profissionais, civis e militares, de Pinhal Grande, trabalham na investigação policiais civis de Santa Maria e Júlio de Castilhos. A Brigada Militar enviou guarnições de Agudo, Santa Maria, Faxinal do Soturno e Nova Palma.

Na manhã desta terça-feira (29), Ariosto disparou contra a cabeça da enteada, Bianca Moraes de Salles, de 16 anos. A jovem denunciou o homem por abuso sexual, mas já havia retirado a queixa. Os dois moravam no centro da cidade, porém, no momento do crime, eles estavam na propriedade rural que ele aluga, na localidade de Rincão dos Basílios.

Após matar a enteada, o suspeito saiu da propriedade e matou Alex Cardoso Leal, de 17 anos. A vítima era filho do dono da propriedade rural alugada pelo homem. Alex estava em uma parada de ônibus, aguardando o transporte escolar. Também foi morto próximo da parada de ônibus Iran Gonçalves dos Santos, de 10 anos. Ainda não há possíveis motivações para ele ter matado Iran.

O suspeito ainda foi até a propriedade de Afonso Gonçalves, de 60 anos, na localidade de Gringuinha, e o matou enquanto a vítima alimentava os animais. Afonso era casado com a prima do suspeito. O motivo seria uma mesa que Afonso quebrou no bar de Ariosto.

O suspeito está foragido desde então. Ele usou um veículo Fiat Uno para cometer os crimes e depois para fugir, mas abandonou o veículo a cerca de 500 metros da casa de Afonso Gonçalves. Os corpos das quatro vítimas foram encaminhados para necropsia.

A prefeitura da cidade declarou luto oficial de três dias. As aulas, nas sete escolas municipais e na escola estadual, foram suspensas até quinta-feira (1°). 

O suspeito tem 12 passagens pela polícia. Em 2001, ele foi preso por tentativa de homicídio, por entrar em um ônibus escolar e atirar contra a namorada. Quem tiver informações sobre o paradeiro do suspeito deve ligar para a brigada militar, pelo 190.

Fonte: Gaúcha

Briga por pedaço de chocolate termina com pai de adolescente assassinado em Viamão

Comerciante Adriano Gaspari Viegas, 36 anos, foi baleado no pátio de casa, no domingoBriga por pedaço de chocolate termina com pai de adolescente assassinado em Viamão Marcelo Kervalt/Agência RBS

Às margens da Estrada João de Oliveira Remião, em Viamão, uma frase em cartaz preso à grade traduz o sentimento de moradores que perderam familiar Foto: Marcelo Kervalt / Agência RBS

O trágico desfecho de uma discussão entre três adolescentes na saída da aula, na sexta-feira passada, começou a ser traçado quando o pai de uma delas foi até a escola, pouco depois das 17h, para separar a briga e levar a filha única, de 13 anos, para casa. O desentendimento das meninas, por conta de um pedaço de chocolate, se estendeu até domingo, quando Adriano Gaspari Viegas, 36 anos, acabou morto a tiros pelo pai das outras duas, no pátio de casa, na Estrada João de Oliveira Remião, em Viamão. O suspeito, de 31 anos, confessou o crime à polícia nesta terça-feira.

Segundo a mulher de Viegas, Francisca Souza, 36 anos, a mãe das duas meninas ligou, ainda na sexta-feira, dizendo que queria esclarecer a confusão e selar as pazes. Após a conversa, ficou claro para a comerciária que não haveria motivo para desavença entre as duas famílias.

— Já conhecia ela da escola. Conversamos numa boa. Para nós, aqui em casa, estava tudo resolvido. A única coisa é que, na segunda-feira, iríamos na escola conversar com a diretora sobre a briga — conta Francisca.

No domingo pela manhã, Francisca diz que acordou com alguém gritando seu nome da calçada. Ao sair na porta, por volta das 8h, percebeu que eram os pais das meninas com quem sua enteada, filha de Viegas, havia brigado.

— Convidei eles para entrar, mas disseram que não precisava, que só queriam conversar bem rapidinho. Ele (o suspeito) pediu que eu chamasse o Adriano.

Francisca, então, teria voltado até sua casa, nos fundos da madeireira da família, e avisado o companheiro sobre a visita. Enquanto Viegas escovava os dentes, ela voltou à frente do pátio, onde estava o casal. Quando Viegas se aproximou, conta Francisca, o pai das duas adolescentes sacou uma arma e começou a disparar.

— Ele só disse: "Que conversar que nada. Vim aqui para te matar". E continuou atirando.

Ela lembra que o suspeito foi até o carro buscar mais munição. Depois, voltou a atirar contra Viegas, que caiu morto no quintal. A Polícia Civil aguarda os laudos do Instituto Geral de Perícias (IGP) para confirmar quantos disparos foram efetuados, mas Francisca garante que foram 12 tiros entre tórax, pescoço e braço.

— É algo horrível. Não dá para acreditar que uma briga boba, uma bobagem dessas, iria terminar assim. Ainda estou chocada. Nunca vou esquecer o que vi. As gurias eram como irmãs. Colegas de sala aula. Já dormiram aqui em casa.

Ela conta que o marido ainda tentou resistir aos ferimentos:

— Ele repetia que não ia morrer, mas o homem continuou atirando.

A casa da família, às margens da Estrada João de Oliveira Remião, em Viamão, tem um cartaz preso à grade que traduz o sentimento dos parentes que perderam o pai: família em luto.

Atirador se apresenta à polícia e dá outra versão

Nesta terça-feira, o pai das duas meninas se apresentou à 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP) de Porto Alegre e assumiu a autoria dos disparos. No depoimento prestado ao delegado Rodrigo Reis, alegou que Viegas foi até a escola e deu um tapa em uma das adolescentes. Além disso, disse que Viegas teria passado a ameaçar sua família.

Ainda conforme o depoimento, afirma que ele e a mulher foram visitar a outra família no domingo para esclarecer os fatos, mas que as mulheres começaram a discutir, e Viegas teria surgido com uma arma em punho. Os dois maridos, então, teriam entrado em luta corporal e ele, conseguido tirar a arma de Viegas. Contou que puxou o gatilho em legítima defesa, matando o trabalhador autônomo.

— Temos de confirmar essa versão de legítima defesa ouvindo outras testemunhas. Se não se confirmar, poderá ser pedida a prisão preventiva dele —disse o delegado Rodrigo Reis.

Após prestar depoimento, o autor confesso dos disparos foi liberado. O delegado diz que não havia como realizar a detenção por não haver flagrante nem prisão preventiva decretada. O caso será remetido nos próximos dias para a Polícia Civil de Viamão.

Fonte: Zero Hora

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Ao vivo - Senado inicia votação da PEC do teto de gastos em primeiro turno



O plenário do Senado iniciou, no fim da tarde desta terça-feira (29), a votação em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos (veja a sessão ao vivo no vídeo acima).

Briga entre adolescentes pode ter motivado assassinato em Viamão

Adriano Gaspari Viegas, 36 anos, foi morto a tiros no domingo.

Briga entre adolescentes pode ter motivado assassinato em Viamão Facebook/Reprodução

Foto: Facebook / Reprodução

Encontrado morto no pátio de uma madeireira na Estrada João de Oliveira Remião, em Viamão, na manhã de domingo, Adriano Gaspari Viegas, 36 anos, pode ser sido assassinado por conta de uma discussão entre a sua filha e uma colega de escola. Essa é a versão dada por um homem que se apresentou nesta terça-feira à 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP) de Porto Alegre, cuja identidade não foi revelada.

Segundo o depoimento prestado ao delegado Rodrigo Reis, Viegas teria ido até a escola e dado um tapa na jovem, que é filha do homem que se apresentou como autor do homicídio. A atitude teria sido tomada como forma de repreensão em razão do desentendimento das adolescentes dias antes. Além disso, Viegas teria passado a ameaçar a família da jovem.

Ainda conforme o depoimento, a esposa do homem que diz ter atirado teria visitado a família da menina no domingo para selar as pazes. Não houve acordo e as duas mulheres começaram a discutir, momento em que Viegas surgiu com uma arma em punho. Os dois maridos, então, teriam entrado em luta corporal e o autor dos disparos, alegando legítima defesa, retirado a arma e puxado o gatilho, matando Viegas. A vítima tem antecedentes por tráfico de drogas.

— Temos que confirmar essa versão de legítima defesa ouvindo testemunhas. Caso não se confirme, podemos pedir a prisão preventiva — disse.

Após prestar depoimento no Departamento de Homicídios, o autor confesso foi liberado. O delegado diz que não havia como realizar a detenção por não haver flagrante e nem a prisão preventiva decretada. O caso deve ser remetido nos próximos dias para a Polícia Civil de Viamão.

Fonte: Zero Hora

Homem é encontrado morto com marca de tiro em Canoas

Crime ocorreu no bairro Niterói.

Um homem 27 anos foi encontrado morto com marca de disparo de arma de fogo na cabeça, na noite dessa segunda-feira (29), em Canoas. O crime ocorreu por voltas 21h30, na  rua  Arthur Bernardes, bairro Niterói. Rafael Araújo Xavier foi encontrado morto em via pública. Testemunhas relataram a Polícia Civil que ao menos cinco disparos foram efetuados.

Xavier tinha antecedentes por tráfico de drogas, roubo, furto, desobediência, perturbação e ameaça.

Fonte: Gaúcha

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de armas no RS

Grupo investigado adquiria armas de fogo e munição de origem estrangeira nas cidades fronteiriças de Porto Xavier e Santana do Livramento para abastecer criminosos.

Uma operação da Polícia Federal realizada nesta terça-feira (29) combateu o tráfico de armas e munição em diversas cidades gaúchas. A Operação Nova Fronteira visa desarticular organização criminosa que atuava a partir da fronteira do Rio Grande do Sul .

Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo Ângelo, Porto Xavier, Roque Gonzales, Santana do Livramento e Novo Hamburgo. Duas pessoas foram presas em flagrante. 

O grupo adquiria armas de fogo e munição de origem estrangeira nas cidades fronteiriças de Porto Xavier e Santana do Livramento para abastecer criminosos da região de Porto Alegre. As negociações eram comandadas de dentro do Presídio Regional de Santo Ângelo, por um apenado em regime fechado. 

As armas preferidas eram pistolas, fuzis e espingardas calibre 12, que geralmente eram pagas com cocaína ou crack. 

Fonte: Gaúcha

Comandante do 4ºBPM retorna após concluir CEPGSP e se reúne com Comandantes de frações

IMG-20161128-WA0012

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na segunda-feira (28/11), na Sede desta Unidade em Pelotas, o Comandante do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), Ten Cel Eduardo dos Santos Perachi, retornou para as atividades do Batalhão “Coronel Camilo”, após concluir o Curso de Especialização e Gestão de Segurança Pública, que habilita para promoção ao Posto de Coronel. No seu primeiro dia de retorno o Comandante se reuniu com todos os Comandantes de frações, para o planejamento de novas ações a serem desenvolvidas por este Batalhão. As ações planejadas visam aumentar a segurança da comunidade, atuando preventivamente e retirando criminosos e armas das ruas, coibindo o cometimento de delitos.

Procurado da justiça é preso em Garibaldi

Um homem de 24 anos que estava sendo procurado pela justiça foi preso na manhã desta segunda-feira (28) em Garibaldi. Ele foi detido pela Brigada Militar por volta das 10h, na rua Da reconstrução, no bairro Fenachamp e constatado que o mesmo estava sendo procurado pela justiça.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é encontrado morto em Caxias do Sul

Rodrigo Alves dos Santos, 35 anos foi encontrado morto nesta madrugada em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, ele foi localizado por volta da 01h20min na rua Mario Lopes, no bairro Fátima, caído de baixo de uma cerca de  concreto. O alambrado teria despencado sobre ele que morreu esmagado no local. A polícia investiga como a cerca teria caído sobre o homem que possui vários antecedentes criminais e estava em liberdade provisória. 
 

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso pela BM em Lagoa Vermelha

Um homem de 35 anos que estava sendo procurado pela justiça foi preso na tarde desta segunda-feira (28) em Lagoa Vermelha. Ele foi detido pela Brigada Militar durante uma abordagem por volta das 14h50min na Av. Circular, no bairro Oliveira e constatado que o mesmo estava sendo procurado pela justiça. 

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por receptação em Caxias do Sul

Um homem de 32 anos foi preso pela Brigada Militar por receptação na madrugada desta terça-feira (29) em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, ele foi detido por volta da 00h10min na rua João D Andrea, no bairro Pioneiro. Com ele foi apreendido um veículo Fiat Uno em ocorrência de furto. 

Fonte: Ação Preventiva

Ao Vivo - Siga as últimas notícias sobre a tragédia com o clube brasileiro

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

17° BPM prende homem e recupera veículo roubado

apreensão (1)

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de sexta-feira (25/11), uma denúncia anônima levou os policiais militares da Patrulha Rural do 17º BPM até uma casa na Travessa Major Tito, no bairro São Marcos em Gravataí, onde foi preso Jardel, 28 anos, sem antecedentes criminais. No local os policiais localizaram um veículo Fiat Pálio Weekend cinza, roubado na tarde do último dia 09 de novembro no bairro Rubem Berta em Porto Alegre, e apreenderam dois rádios comunicadores, toucas ninjas, munições calibre 38, dois giroflex, miguelitos, dinheiro e um tablete de maconha. O veículo já estava com as placas clonadas. O indivíduo foi encaminhado á DPPA em Gravataí, autuado em flagrante receptação de veículo, pagou fiança e foi liberado.

veículo

Fonte: Ação Preventiva

Homem é executado a tiros no Morro Santa Tereza, na Capital

Vítima foi identificada como Leandro Nunes Vargas, de 34 anos.

Um homem foi morto com quatro tiros na Rua Cleveland, no Morro Santa Tereza, em Porto Alegre, no começo da noite desta segunda-feira (28). Segundo o delegado Leandro Bodoia, testemunhas relataram que dois homens armados correram atrás da vítima e realizaram os disparos.

Os criminosos aparentavam conhecer o homem, o que fortalece a ideia de execução para a investigação.  

A vítima foi identificada como Leandro Nunes Vargas, de 34 anos. Ele foi atingido por três tiros na cabeça e um no quadril, de acordo com o delegado, e tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas e homicídio. 

A motivação do crime será investigada pela 6ª Delegacia de Homicídios. 

Fonte: Gaúcha

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Capão da Canoa, no Litoral Norte

Vítima foi identificada como Gilberto Douglas da Silva Machado.

Um jovem foi morto a tiros na Avenida Paraguassu, em Capão da Canoa, no Litoral Norte, por volta das 18h desta segunda-feira (28). Conforme a Polícia Civil, a vítima trabalhava em um ferro velho, quando um homem entrou no local e realizou os disparos. 

O funcionário baleado foi identificado como Gilberto Douglas da Silva Machado, 23 anos. Ele era morador de Torres, mas estava na cidade em razão do trabalho.

A investigação afirma que o jovem tinha antecedentes por tráfico de drogas, mas ainda não esclareceu o motivo da execução. 

Fonte: Gaúcha

Corpo de empresário é encontrado dentro de veículo no Alto Uruguai

Maurício Cezar Pain havia desaparecido em 15 de novembro.

Caminhonete estava capotada em um matagal às margens da rodovia

Foto: Divulgação /Brigada Militar

O corpo do empresário Maurício Cezar Pain, de Erechim, foi encontrado na tarde desta segunda-feira (28) na RS-211, em Jacutinga, no Alto Uruguai. Segundo a Brigada Militar de Campinas do Sul, o homem estava dentro da caminhonete Hyunday Santa Fé, que estava fora da pista capotada.

O corpo foi encontrado após uma denúncia anônima sobre um forte odor próximo ao km 42. A polícia suspeita que o empresário tenha perdido o controle do veículo.

Pain estava desaparecido desde o dia 15 de novembro. O local está isolado para perícia.

Homem é morto a tiros dentro de carro na zona norte de Porto Alegre

Vítima ainda não foi identificada, e ninguém foi preso até o momento.

Um homem foi morto a tiros dentro de um carro, na tarde desta segunda-feira (28), no bairro Jardim Itú-Sabará, na zona norte de Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, a vítima estava transitando na rua Carlos Salzano Vieira da Cunha quando foi atingida pelos disparos, próximo das 16h.

O homem ainda não foi identificado. Não há informação sobre os motivos do crime, e ninguém foi preso.

Fonte: Gaúcha

Polícia Civil prende grupo de estelionatários na região Sul do RS

Golpes ultrapassam R$ 1,5 milhão no comércio agrícola e a produtores rurais.

A Polícia Civil prendeu cinco pessoas, nesta segunda-feira (28), suspeitas de estelionato em Capão do Leão, no Sul do Estado. A investigação começou no início de novembro com um crime de estelionato na cidade, no valor de mais de R$ 50 mil. 

O grupo criminoso mantinha uma rede que fazia desde a falsificação de documentos, até os contatos comerciais e distribuição dos bens. Os golpes ultrapassam R$ 1,5 milhão no comércio agrícola e a produtores rurais.

Entre as fraudes, cabeças de gado de raça compradas em exposições com documentos falsos, totalizando um valor de R$ 126 mil em animais recuperados. Além disso, mais de 10 mil litros de combustíveis, defensivos e implementos agrícolas comprados fraudulentamente foram apreendidos.

Fonte: Gaúcha

Operação policial em sete cidades gaúchas combate tráfico de drogas comandado de presídios

Investigação durou um ano e foi realizada pelo delegado Vilmar Alaídes Schaefer, da 1ª Delegacia de Santa Rosa.

Operação policial em sete cidades gaúchas combate tráfico de drogas comandado de presídios Polícia Civil / Divulgação/Divulgação

Foto: Polícia Civil / Divulgação / Divulgação

A Polícia Civil realiza na manhã desta segunda-feira uma operação para combater tráfico de drogas comandado de presídios. Ao todo, 135 agentes cumprem nove mandados de prisão e 42 de busca e apreensão em sete cidades gaúchas. Até o momento, nove pessoas foram presas. As informações são da Rádio Gaúcha.

A investigação durou um ano e foi realizada pelo delegado Vilmar Alaídes Schaefer, da 1ª Delegacia de Santa Rosa. A chamada "Operação Masmorra" está coibindo os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, extorsão e formação de quadrilha.

A ação ocorre nas cidades de Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Caxias do Sul, Ijuí, Cruz Alta e Passo Fundo. Em Santa Rosa, Ijuí, Cruz Alta e Passo Fundo haverá cumprimento de mandado de busca nos presídios, com apoio da BM e Susepe.

Fonte: Zero Hora

Polícia pede transferência para presídio federal do líder da facção que planejou executar juíza

Vinícius Otto segue detido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

Polícia pede transferência para presídio federal do líder da facção que planejou executar juíza Divulgação/Polícia Civil

Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil está solicitando, nesta segunda-feira, uma nova transferência de Vinícius Otto, apontado por ser líder de uma facção criminosa que planejou executar uma juíza, familiares dela e policiais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele está na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e o objetivo é que ele seja encaminhado para um presídio federal. As informações são do blog Caso de Polícia.

Segundo a investigação, o crime seria um vingança pelo fato de que 120 integrantes da quadrilha, que tem base em Gravataí, foram presos desde o ano passado, na Operação Clivium.

O delegado Marco Antônio Duarte de Souza, da Divisão de Polícia Judiciária e de Operações, destaca que a medida é pelo simples fato de que, mesmo quando estava no Presídio Central, o suspeito elaborou o plano junto com outros 14 detentos. Apesar de um primeiro pedido de transferência para presídio federal, em abril deste ano, ter sido negado, a polícia conseguiu que Otto fosse encaminhado para a Pasc.

Investigação

A quadrilha, que ficou conhecida também por ter o chamado "caveirão", veículo blindado de forma artesanal e que era usado para confrontos e execuções, utilizou um PM do Vale do Taquari para obter informações dos alvos. O brigadiano está sendo investigado e responde processo administrativo na corporação. Em depoimento, ele confessou que forneceu a própria senha do sistema de segurança pública para criminosos.

Fonte: Zero Hora

Carro com marcas de sangue é principal pista no caso de decapitado em Alvorada

Veículo foi roubado em Porto Alegre e estava abandonado. Suspeita é que a morte de Thiago Luis Gonçalves, 28 anos, tenha relação com o tráfico.

Carro com marcas de sangue é principal pista no caso de decapitado em Alvorada Divulgação/Polícia Civil

Thiago Luis Gonçalves foi golpeado a facadas e decapitado Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um Onix roubado na zona leste de Porto Alegre é a principal pista até agora para os investigadores da Delegacia de Homicídios de Alvorada na tentativa de esclarecer o quinto caso de homicídio com a vítima decapitada no município este ano. O veículo, apreendido na manhã desta segunda-feira, foi encontrado abandonado nas proximidades do bairro Stella Maris, onde Thiago Luis de Paula Gonçalves, 28 anos, foi encontrado morto no final da noite do último sábado.

— Há possíveis marcas de sangue no porta-malas deste veículo. Encaminhamos para perícia e agora aguardamos os resultados — diz o delegado André Lobo Anicet, responsável pela investigação.

Conforme a apuração da polícia, o homem era morador da região em que foi encontrado morto. A suspeita é de que tenha sido assassinado próximo dali e o corpo foi levado até aquele local.
Com antecedentes por porte ilegal de arma, Gonçalves estaria envolvido no tráfico de drogas daquela área. A polícia ainda não tem suspeitos do crime, mas trabalha com a possibilidade de que o homicídio tenha sido motivado pelo tráfico de drogas.
A vítima foi encontrada morta a facadas, com mãos e pés amarrados, no Beco do Bibi, no bairro Stella Maris. A cabeça havia sido arrancada do corpo e foi encontrada em um saco plástico ao lado dele.

ido arrancada do corpo e foi encontrada em um saco plástico ao lado dele.

Fonte: Zero Hora

Polícia investiga morte de mulher encontrada dentro de apartamento na Capital

Corpo em decomposição foi achado por familiares na manhã de hoje.

A Polícia Civil investiga a morte de uma mulher encontrada dentro de um apartamento, na manhã desta segunda-feira (28), no Centro de Porto Alegre. O síndico do prédio informou à polícia que o corpo foi localizado pelas irmãs da vítima dentro do imóvel, no oitavo andar, na Avenida Salgado Filho.

O corpo estava em decomposição. A vítima foi identificada como Maria José Souza, sem idade confirmada pela polícia.

O laudo pericial vai informar a causa da morte da mulher.

Fonte: Gaúcha

Adolescente baleado pelo sogro no Vale do Rio Pardo morre no hospital

Wesley da Silva Barbosa, 16 anos, estava internado no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo.

Foto: Reprodução /Facebook

O adolescente que foi baleado pelo sogro na madrugada de domingo (27) morreu no hospital, no final da noite passada, em Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo. Wesley da Silva Barbosa, 16 anos, estava internado no Hospital Regional do Vale do Rio do Pardo.

Antonio Oliveira, de 39 anos, autor dos disparos, cometeu suicídio após atirar também contra o peito e o tórax da mulher, de 31 anos, e os filhos, de 13 e 15 anos. A mulher e os filhos de Oliveira foram encaminhados para atendimento médico em um hospital de Rio Pardo e não correm risco de morrer. 

Segundo a polícia, o caso ocorreu por volta das 6h30, no bairro Vila Nova. Vizinhos chamaram a Brigada Militar após ouvirem diversos disparos. Quando os policiais chegaram, as vítimas passavam por atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Conforme a BM, elas foram atingidas principalmente na região do abdômen e do peito. A motivação do crime ainda é desconhecida.

Fonte: Gaúcha

Homem fere familiares a tiros e comete suicídio em Pantano Grande

Esposa, genro e dois filhos sofreram ferimentos.

Um homem de 39 anos disparou contra familiares, deixando quatro feridos, antes de cometer suicídio em Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo, neste domingo (27). Os tiros atingiram a mulher dele, de 31 anos; os filhos, uma menina de 15 anos e um menino de 13, e o genro, de 16 anos.

O caso ocorreu por volta das 6h30 no bairro Vila Nova. Vizinhos chamaram a Brigada Militar (BM) após ouvirem diversos disparos. Quando os policiais chegaram, as vítimas passavam por atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Conforme a BM, elas foram atingidas principalmente na região do abdômen e do peito.

A mulher e os filhos do homem foram encaminhados para atendimento médico em um hospital de Rio Pardo e, segundo a BM, não correm risco de morrer em função dos ferimentos. O genro foi levado para Porto Alegre em situação mais grave, mas não é informada a atualização do estado de saúde.

O caso foi registrado na delegacia de Rio Pardo. Ainda não é conhecido o motivo da atitude do homem.

Fonte: Gaúcha

Homem comete suicídio após tentar matar esposa a facadas

Policiais encontraram homem enforcado após agredir a mulher.

Uma discussão de casal terminou em morte no loteamento União, em Estância Velha, na noite deste domingo (27). Um homem tentou matar a esposa a facadas e acabou cometendo suicídio em seguida.

Segundo a Brigada Militar, a vítima conseguiu se desvencilhar do agressor e foi auxiliada por uma vizinha. Moradores chamaram a polícia, que ajudou a socorrer a moradora.

Quando os agentes entraram na casa para prender o homem, ele foi encontrado no banheiro enforcado com um cabo de aço que foi pendurado no teto. Informações iniciais da investigação apontam que o marido alegava estar sendo traído.

A mulher foi encaminhada para atendimento em um hospital da cidade.

Fonte: Gaúcha

Acidente deixa um morto e seis feridos no Vale do Rio Pardo

Dois veículos colidiram na RS-287, em Vale do Sol.

Um homem morreu e seis pessoas ficaram feridas em uma colisão envolvendo dois veículos na noite deste domingo (27), no Vale do Rio Pardo. O acidente ocorreu no km 127 da RS-287, na localidade de Faxinal de Bento, no município de Vale do Sol. 

De acordo com o presidente executivo dos Bombeiros Voluntários de Candelária, Arzelio Strassburger, os carros são um Fiesta vermelho com placas de Candelária e outro prata, de Gravataí. Testemunhas relataram que chovia forte no momento do acidente, mas a causa ainda não foi esclarecida. 

A vítima fatal foi identificada como Hermes do Nascimento, de 66 anos, que estava de carona no Fiesta de Gravataí. Ele acabou não resistindo aos ferimentos e morreu dentro da ambulância. Os outros feridos foram encaminhados ao hospital de Candelária. 

Fonte: Gaúcha

Polícia prende em Guaíba quadrilha especializada no uso de explosivos

Seis criminosos foram presos e um conseguiu fugir durante a ação.

Foto: Polícia Civil /Divulgação

A Delegacia de Roubos do Deic prendeu em Guaíba, na Região Metropolitana, uma quadrilha especializada em arrombar cofres de estabelecimentos comerciais e caixas eletrônicos com explosivos, maçarico e serras. A prisão ocorreu na madrugada desta segunda-feira (28), em um posto de combustíveis na Avenida Nestor de Moura Jardim. A quadrilha já era investigada pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado João Paulo de Abreu, os policiais tinham informação de que os criminosos iriam realizar um assalto na região e realizaram o monitoramento. Quando a polícia chegou ao posto, o grupo já estava rendendo o frentista.

Na abordagem, os criminosos reagiram e houve troca de tiros. Não houve feridos. Os dois veículos utilizados pelos bandidos, um Clio vermelho roubado e um Ka branco, foram apreendidos.

Seis criminosos foram presos e um conseguiu fugir. Eles já haviam começado a cortar o cofre do posto, mas interromperam a ação com a chegada da polícia e não pegaram o dinheiro.

Fonte: Gaúcha

Dezesseis pessoas são assassinadas durante o fim de semana no RS

Maior parte dos crimes ocorreu na Região Metropolitana.

O fim de semana registrou 16 homicídios no Rio Grande do Sul. Segundo o balanço feito pelo Grupo RBS, que vai de meio-dia de sexta até o mesmo horário de segunda-feira (28), o maior número de casos de violência foi na Região Metropolitana, onde sete pessoas foram assassinadas. 

Uma sequência violenta de três homicídios em um intervalo de quatro horas foi registrada na Grande Porto Alegre. Foram duas vítimas em Alvorada e uma em Gravataí, em casos ocorridos na noite de sábado. 

A violência vitimou outras sete pessoas no interior do Estado. Caxias do Sul e Santa Maria tiveram dois casos cada. 

Ainda conforme o balanço, uma pessoa foi morta em Porto Alegre. Foi na noite de domingo, no bairro Lomba do Pinheiro. O Litoral Norte também teve um homicídio, em Capão da Canoa, completando os 16 casos do final de semana.

Fonte: Gaúcha

Pelotas: corpo de homem é encontrado em canal

Bombeiros foram acionados na manhã desta segunda (28).

O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta segunda-feira (28) às margens do canal São Gonçalo, em Pelotas. Os bombeiros foram acionados por volta das 10h30.

A família da vítima já está no local e reconheceu o corpo.  A identidade não foi divulgada. A causa da morte ainda será investigada pela Polícia Civil.

Fonte: Gaúcha

Dois são indiciados por morte de empresário em Caxias

Segundo suspeito da morte foi detido na última quinta-feira (24).

Foto: Marcelo Casagrande /Agencia RBS

O inquérito sobre o assalto que resultou na morte do empresário Fernando Weber, 43 anos, será remetido à Justiça nesta segunda-feira (28). Duas pessoas serão indiciadas por roubo seguido de morte. Weber foi assassinado na noite de 3 de novembro, no bairro Santos Dummont, em frente à empresa de decoração de festas da qual ele era proprietário.

No dia seguinte ao crime, Jones Martins da Fonseca, 23 anos, foi preso no bairro Planalto, em Caxias. Fonseca confirmou a autoria do disparo e afirmou que o objetivo era levar o carro de Weber. Já na manhã da última quinta-feira (24), Samuel Silva Fonseca, 22, foi preso em Tramandaí, no Litoral Norte. Ele afirma que estava no local do crime, mas nega participação no assalto. No inquérito da Delegacia de Furtos, Roubos e Capturas (Defrec), os dois estão sendo indiciados pelo roubo e morte de Weber.

Fonte: Gaúcha

Dupla é presa na 1ª ação conjunta da Polícia Civil e Força Nacional

Os homens foram flagrados portando cocaína e um revólver.

Dois homens foram presos na manhã desta segunda-feira (28) na primeira ação conjunta da Polícia Civil com a Força Nacional de Segurança, que recebeu na semana passada o reforço de policiais e peritos. Os homens, de 23 e 25 anos, foram flagrados portando cocaína e um revólver calibre 38. Os nomes dos presos não foram divulgados.

A dupla foi flagrada circulando nas proximidades da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro Partenon.  Os presos já haviam sido identificados como integrantes de facção criminosa que atua na Vila Maria da Conceição e com possível ligação aos homicídios ocorridos na área.

Fonte: Gaúcha

Delegado que investiga o Caso Drone: "Não foi reação exagerada, foi reação criminosa"

Tiago Baldin, titular da 20ª DP enquadrará envolvidos em depredação por formação de quadrilha, tentativa de lesão corporal e invasão.

Foto: Divulgação /Arquivo Pessoal

Acostumado a lidar no dia a dia com crimes como tráfico, latrocínio e assassinatos, o titular da 20ª DP, Tiago Baldin, desde o domingo à noite divide parte da equipe de investigadores de sua delegacia para o "Caso Drone" — a vingança provocada por torcedores colorados, que buscavam a residência do torcedor gremista que idealizou lançar o drone vestido de "fantasma da B" sobre o Beira-Rio, durante Inter e Cruzeiro, mas que invadiram e depredaram a casa de outro colorado, o professor de física Cássio Moura.

O senhor já sabe quem são os envolvidos na depredação?

Estamos procurando. Temos algumas imagens e espero que possamos responsabilizar breve esses vândalos. Temos também um vídeo mostrando o drone sendo lançado, mas o foco são os vândalos.

O senhor trata o lançamento do drone como infração?

Talvez alguma infração a alguma regra da aviação civil. Eles fizeram uma brincadeira de mau gosto, mas não incitaram à violência. Isso não é crime. Os atos decorrentes disso, sim. Estou analisando a questão criminal, a invasão, a depredação... Esses torcedores não tiveram uma reação exagerada, tiveram uma reação criminosa. Reação exagerada é dar um tapa, um soco, uma cuspida. O que eles fizerem foi outra coisa.

Os torcedores que depredaram a casa poderão ser enquadrados em quais crimes?

Ainda estamos investigando, mas temos claramente invasão de domicílio, dano patrimonial, tentativa de lesão corporal e formação de quadrilha. 

Fonte: Zero Hora

BM prende por porte ilegal de arma de fogo na Serra Gaúcha

Na tarde de domingo  um jovem de 19 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo na Rua Adolfo Randazzo, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, uma guarnição em patrulhamento abordou o jovem em atitude suspeita e em revista pessoal foi localizado um revólver calibre 38 marca CBC, municiado.

Ele foi conduzido em flagrante a DP.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado pelo 12° BPM

Na manhã de domingo, na Rua Albano Caberlon, bairro Esplanada, uma guarnição em patrulhamento abordou G V D, 33 anos, sendo que após pesquisa foi verificado que estava foragido do sistema prisional, dessa forma foi conduzido a DP.
 
Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende por receptação de veículo em Esteio

db9e7fcb-3ba8-453a-937b-392bb17660a6

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Por volta das 17h20min de domingo, no bairro Três Portos em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de E.V.T. (26 anos) por receptação de veículo. O fato se deu após verificar que o indivíduo estava com uma camionete Pajero placas JAO0040, sendo constatado que a placa correta era IYX1957 em ocorrência de roubo, sendo preso e encaminhado a DPPA Canoas.

1fbbb955-898b-48cf-a9c8-a42cbaef6e76

Fonte: Ação Preventiva