sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Mulher flagra marido com amante em casa daquele jeito

Policiais prendem casal com carro clonado e drogas

14980606_685533981605788_4047302206282418687_n

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Mais uma valorosa ação de nossos Policiais Militares do 12º Batalhão de Polícia Militar ocorrida na manhã desta sexta-feira 25/11.

Uma guarnição da Companhia de Operações Especiais do 12º BPM tinham conhecimento de que o veículo Fiat/Uno, clonado estaria no B. Pioneiro.

...

Durante averiguações, na Rua João D'Andrea, o referido veículo foi localizado. No interior, foram abordados I. D. C. D. B, 20 anos (com vasta passagem policial, entre receptação, furto qualificado, ameaça, lesão corporal, apreensão de objeto) e C. S. F., 23 anos (indiciada por entorpecentes tráfico e suspeita de roubo a pedestre).

Apreendida 43,74 gramas de maconha e R$80,00.

Operação Balada Segura foi realizada na última quarta-feira

balada 2

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

O Comando Regional de Policia Ostensiva Sul, em conjunto com a Secretária de Segurança Transporte e Trânsito, participou de mais uma Operação Balada Segura nesta Quarta-Feira 23 de Novembro, em Pelotas.

balada

38 autuações por infração de trânsito foram confeccionadas, destacando 7 autuações no art 165 CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “dirigir veiculo automotor sob influencia de álcool ou substancia psicoativa”, além de uma prisão em flagrante pelo art 47 da Lei das Contravenções Penais "Exercício Ilegal de Profissão", foram ainda recolhidas quatro CNH (Carteira Nacional de Habilitação), cinco automóveis e duas motocicletas.

Fonte: Ação Preventiva

Preso suspeito de envolvimento em assalto à concessionária de Santa Maria

Crime ocorreu na tarde desta quinta-feira

A Brigada Militar prendeu um dos envolvidos no assalto a uma concessionária de veículos, em Santa Maria, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (24). Conforme os policiais, o jovem disse que não participou diretamente do crime, apenas transportou os dois autores. 

A Polícia já tem suspeitos de terem cometido o crime. A concessionária Renault, localizada na Avenida Presidente Vargas, foi alvo de um assalto por volta das 15h30min. A dupla portava revólver e rendeu um funcionário da empresa.

Eles levaram uma quantia em dinheiro, o valor não foi divulgado, e um celular. O funcionário não ficou ferido.

Dois carros são roubados em Caxias do Sul

Na manhã de quinta-feira, na Rua Alexandre Tolotti no Bairro Rio Branco, a vitima foi abordada por dois indivíduos armados de revolver e roubaram seu veículo VW/GOL de cor Vermelha,  ano 2005 de placa IMQ-1574.
 
Por volta das 08hs02min de quinta-feira, na RS 112 na sinaleira na frente do Mac Center, dois indivíduos armados renderam a vitima e roubaram seu veículo FORD/FOCUS de cor prata, ano 2013 de placa IUA-1752.

Fonte: Ação Preventiva

Preso segundo suspeito da morte de empresário em Caxias

Fernando Weber, de 43 anos, foi morto em assalto no início do mês

Agentes da Polícia Civil de Tramandaí, no Litoral Norte, localizaram o segundo suspeito de ter envolvimento na morte do empresário Fernando Weber, de 43 anos. Ele foi morto com um tiro na noite de 3 de novembro em um assalto no bairro Santos Dummont, em Caxias do Sul.

O suspeito, de 23 anos, estava com mandado de prisão temporária. Os agentes conseguiram localizar o homem na manhã desta quinta-feira (24). Depois, ele foi trazido para Caxias já à noite. De acordo com o delegado Mário Mombach, da Delegacia de Furtos, Roubos e Capturas de Caxias, no depoimento, o homem admitiu que estava no local do crime, mas negou ter participado do assalto. Como o homem não confessa o crime e a prisão é temporária, o nome dele não está sendo divulgado. O inquérito deve ser finalizado até segunda-feira (28).

No dia 4 de novembro, dia seguinte ao crime, Jones Martins da Fonseca, 23 anos, foi preso no bairro Planalto, em Caxias. Fonseca confirmou a autoria do disparo e afirmou que o objetivo era levar o carro de Weber. 

Fernando Weber era proprietário da floricultura Guarany e da empresa FW Flores e Decorações. Ele trabalhava junto com a família no ramo de decoração de festas. 

Fonte: Gaúcha

You Tube - Motoboy salva gato em predio e vídeo viraliza na internete

You Tube - Cenas fortes em vídeo mulher espanca criança de três meses

You Tube - Três bandidos são presos após roubo de posto de combustivel em Canoas

You Tube - Jovem é executado em parada na frente da DP em Viamão

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Uma pessoa é assassinada a cada dois dias em Caxias do Sul

2016 já é o ano mais violento da década, com 138 mortes.

Os dois assassinatos registrados nesta quarta-feira (23) em Caxias do Sul elevaram para 138 o número de assassinatos neste ano no município. A cada dois dias, uma pessoa é assassinada. O número já é maior do que o mais violento da década, 2010, quando 137 pessoas foram mortas. A contagem feita pela rádio Gaúcha Serra leva em consideração as execuções, as mortes em confronto com a polícia e os latrocínios, roubo seguido de morte.

Quase 90% das vítimas são do sexo masculino e a grande maioria foi morta a tiros em crimes que têm relação com a vida criminosa, principalmente o tráfico de drogas. O perfil não é diferente de outros anos. Porém, em 2016, percebe-se a atuação do crime organizado. Para o delegado interino da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos de Caxias, a chegada do crime organizado na cidade contribuiu para o aumento no número de execuções. Em Caxias existe uma facção criminosa que começou a se articular há cerca de dois anos dentro das penitenciárias. 

Na média por 100 mil habitantes, o ano de 2010 ainda é mais violento, se considerada a média. Naquele ano, foram 31 mortes a cada 100 mil habitantes. Em 2016, a média está em 28.

Ainda com relação aos números de 2016, o mês mais violento foi outubro, com 23 mortes, seguido de agosto, com 19 casos.

Bairros

Os bairros onde foram registrados mais homicídios em Caxias neste ano são o Vila Ipê, na Zona Norte, o Reolon, na Zona Oeste, o Planalto, na Zona Leste, e o Euzébio Beltrão de Queiróz, ainda na região central. Isso mostra que os assassinatos estão espalhados pelo município, tanto que, os assassinatos aconteceram em, pelo menos, 30 localidades diferentes.

Fonte: Gaúcha

Prédio da Smic é atacado por criminosos pela sexta vez em 2016

Equipamentos eletroeletrônicos foram roubados.

Criminosos arrombaram a sede da Secretária Municipal de Indústria e Comércio de Porto Alegre (Smic) na madrugada desta quinta-feira (24). Conforme informações do órgão, equipamentos eletroeletrônicos foram furtados. Esta foi a sexta vez em que o prédio localizado na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao túnel da Conceição, foi atacado em 2016.

A primeira ocorrência foi registrada em março, quando ladrões entraram por uma janela e furtaram alguns equipamentos. Dos seis episódios, quatro foram de arrombamento. Além disso, outros dois ataques externos ocorreram em agosto deste ano. Em um deles, a caixa de luz foi arrombada e foram furtados cabos de alta tensão que estavam conectados ao poste da CEEE. Por este motivo, o prédio está sendo abastecido por um gerador e fica sem energia elétrica no período da noite, fato que impossibilita o funcionamento do alarme antifurto. Os outros dois casos de arrombamento aconteceram justamente depois do roubo dos cabos de energia.

De acordo com a Smic, a utilização de um gerador para o fornecimento de energia elétrica ocorre pela exigência técnica da CEEE para que seja instalada uma subestação no local. O órgão municipal também informa que os projetos para a abertura de uma licitação estão em fase de conclusão. 

A Smic afirma que os crimes ocorreram nos intervalos das rondas da Guarda Municipal e que está buscando alternativas para evitar novos furtos e arrombamentos

Fonte: Gaúcha

Adolescente de 17 anos é morto a tiros em Viamão

A maioria dos tiros atingiu a cabeça do jovem, segundo a polícia.

Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (24), em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O crime aconteceu por volta das 12h30.

De acordo com a Brigada Militar, a vítima, que não teve a identidade revelada, estava caminhando pela Rua Teodoro Luís de Castro, na Vila Augusta, quando foi atingida por diversos disparos efetuados por tripulantes de um Gol preto.

A maioria dos tiros atingiu a cabeça do jovem, segundo a polícia. Não há informação sobre as circunstâncias do crime.

Fonte: Gaúcha

BM de Canela prende por furto em escola

IMG-20161124-WA0066

Foto: Ângelo d Zorzi

Na madrugada de quinta-feira (23/11), a Brigada Militar de Canela prendeu um indivíduo após arrombar e furtar objetos de uma escola de educação infantil, no Bairro Eugênio Ferreira.

Por volta das 03 horas, uma empresa de segurança foi ao estabelecimento após o acionamento do alarme. Estes informaram a Brigada Militar que prendeu em flagrante R.L.V., 32 anos, com antecedentes por furtos. Ele estava de posse de dois aparelhos de rádio, três aparelhos de DVD e um aparelho de parabólica.

O autor foi preso em flagrante e encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende por furto em mercado

Autor foi detido por PM de folga que passava pelo local.

IMG-20161124-WA0129

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira (23/11), por volta das 20 horas a Brigada Militar de Canelaprendeu um indivíduo após furtar seis barras de chocolates de um mercado no centro da cidade.

Após ser flagrado subtraindo os produtos o autor entrou em luta corporal com um funcionário. Um Policial Militar de folga que passava pelo local percebeu a movimentação e prendeu o criminoso.

A guarnição de serviço ao chegar ao estabelecimento prendeu A.M..O, 28 anos,  com antecedentes por furtos. Ele ainda estava de posse de uma faca. Ele foi conduzido a delegacia e em seguida ao presídio de Canela.

Brigada Militar de Esteio prende e apreende menor por roubo a pedestre

18f90958-9c0a-43b1-be9d-667ac161f3ba

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira, na área central do município de Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de S.J.S.N. (22 anos), L.V.S.F. (19 anos) e a apreensão de um menor de 16 anos por roubo a pedestre. O fato se deu após as guarnições serem alertadas de um roubo a pedestre ocorrido no bairro Vila Olímpica em Esteio, praticado por três indivíduos em um automóvel Fiat/uno azul, o qual foi visualizado e abordado. Após revista foi localizada no interior do veículo uma Garrucha sem munição, além de todos os pertences das vítimas. Os indivíduos foram presos e encaminhados a DPPA Canoas.

57f2a452-0849-456e-ba35-5bb67782b69e

Fonte: Ação Preveentiva

Assaltante atira em jovem em parada de ônibus de Cachoeirinha

Vítima não quis entregar celular, segundo a polícia.

Um jovem, de 22 anos, foi baleado durante uma tentativa de roubo na Avenida José Brambila, no Bairro Vista Alegre, em Cachoeirinha, por volta das 20h da noite desta quarta-feira (23). De acordo com a Brigada Militar, ele estava aguardando um ônibus na parada, quando o assaltante pediu que entregasse o celular. 

Quando a vítima se negou, o criminoso realizou o disparo atingindo o antebraço direto do jovem. Ele foi levado ao hospital Padre Jeremias e não corre risco, segundo a polícia. O assaltante conseguiu fugir. 

Fonte: Gaúcha

Polícia apreende 11 kg de drogas em depósito de Sapucaia do Sul

Local foi descoberto em matagal após denúncias.

Depósito de drogas foi encontrado em Sapucaia do Sul - Foto: Divulgação /Denarc

O Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc) fechou um local que funcionava para armazenamento e fracionamento de drogas em Sapucaia do Sul, na noite desta quarta-feira (23). Os agentes descobriram o depósito por meio de denúncias e perceberam dois homens entrando em um matagal com uma bolsa de mão. A dupla conseguiu fugir, mas acabou abandonando a sacola, que tinha cerca de um quilo de crack. 

Após buscas na região, a polícia ainda encontrou mais 10 kg de maconha. Segundo o delegado Mario Souza, o local era de difícil acesso, o que favorecia os artifícios para manter o depósito na região de matagal. O delegado Thiago Lacerda acrescentou que a investigação permanecerá monitorando o local.

Fonte: Gaúcha

Registrado o 138º assassinato do ano em Caxias do Sul

Até então, ano de 2010 era considerado o mais violento na cidade.

Um homem foi executado, no final da noite desta quarta-feira (23), em Caxias do Sul. A Brigada Militar foi chamada por volta das 23h na Rua Francisco Spiandorello, Bairro Reolon, após relatos de que um homem havia sido baleado.

Jeferson Rodrigo dos Santos da Cruz, de 38 anos, foi atingido por disparos na região da cabeça e do tórax. Ele morreu no local. A vítima tinha antecedentes por tráfico de drogas, furto e porte ilegal de arma.

A suspeita é que o crime tenha relação com o tráfico de drogas. Até o momento, ninguém foi preso.

Com esse crime, o número de assassinatos em 2016 em Caxias do Sul ultrapassou o registrado em 2010, que era considerado até então o ano mais violento da década. Já são 138 assassinatos desde o início do ano.

Fonte: Gaúcha

Gerente de loja é assaltado na porta de casa em Bagé

Vítima foi agredida por uma coronhada.

O gerente de uma loja foi rendido por assaltantes ao chegar em casa, na noite dessa quarta-feira (23), no Centro de Bagé. Ele foi abordado por dois bandidos armados. De acordo com a Brigada Militar, os criminosos roubaram dinheiro e joias da residência. O empresário foi agredido com uma coronhada na cabeça.

A dupla fugiu em um Voyage, que foi abandonado logo em seguida. Eles esqueceram um celular dentro do veículo. Através das imagens do telefone, a polícia constatou que os bandidos já estavam monitorando a família.

Posteriormente, os policiais realizaram três prisões em uma residência e um dos suspeitos foi reconhecido pelas vítimas. O delegado, no entanto, não deu flagrante e eles não ficaram presos pelo envolvimento no assalto. Como foram encontradas drogas na casa, o trio acabou detido por tráfico de drogas.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto a tiros em Rio Pardo

Um homem foi morto a tiros, na noite desta quarta-feira (23), em Rio Pardo. O crime ocorreu em uma residência na Rua Tiaraju, no Bairro Jardim Boa Vista. A Brigada Militar foi chamada pela esposa da vítima, que relatou que teve a casa invadida e que o marido havia sido baleado. Ele foi identificado como Angelino Luís de Souza, de 49 anos. Ele morreu no local. Segundo a polícia, ele tinha antecedentes. A motivação do crime ainda é investigada.

Fonte: Gaúcha

Polícia Civil deflagra operação contra roubos em Pelotas

São cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e nove de prisão preventiva.

Foto: Polícia Civil  / divulgação

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Àgora, que visa desarticular grupo que cometia roubos a pedestes, a estabelecimentos comerciais e ao transporte coletivo em Pelotas. Desde as 6h30, 70 policiais civis estão nas ruas para cumprir 18 mandados de busca e apreensão e nove de prisão preventiva. A operação tem apoio de um helicóptero. 

Sete pessoas já foram presas. Adolescentes também foram identificados. A maioria dos mandados são cumpridos no Loteamento Osório. Segundo o delegado Regional, Márcio Steffens, o grupo agia quase que diariamente em determinadas regiões da cidade. "É uma investigação da Defrec. Intensificamos as ações pela proximidade com o fim do ano, quando geralmente os crimes deste tipo aumentam", afirmou.

Segundo informações da polícia, além de roubar, o grupo postava fotos com os objetos nas redes sociais. Uma entrevista coletiva será realizada as 9h30 na Delegacia Regional de Pelotas. O nome da operação faz referência às praças públicas das cidades gregas. 

Fonte: Gaúcha

Homem é condenado por estuprar sobrinha e tentar matar cunhado em Restinga Seca

Pena foi de 10 anos e quatro meses em regime fechado.

Um homem foi condenado a 10 anos e quatro meses de prisão, em regime fechado, por estuprar a sobrinha e tentar matar o cunhado em Restinga Seca. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (23) e durou cerca de 10 horas. Silberto Alberto Janner poderá recorrer da decisão em liberdade.

Os casos aconteceram em 2008 e 2009. Na época, a sobrinha tinha 13 anos. Conforme a denúncia do Ministério Público, a adolescente contou que foi até a casa do tio para visitar a avó. Quando a avó saiu, ela foi abusada e ameaçada de morte caso contasse ou se tivesse relação com outra pessoa. A adolescente contou que foi abusada outras duas vezes pelo tio.

Quase um ano depois, em 2009, o acusado tentou matar o cunhado, que é pai da adolescente, durante uma festa de família. O tio teria repreendido a jovem por estar dançando com outro homem. O pai da adolescente questionou a atitude e os dois iniciaram uma discussão. Foi quando o tio disparou contra o cunhado. Um acertou a aba do boné do homem, e os outros, a casa da vítima. 

Durante o julgamento, o réu negou todas as acusações. Disse que não estuprou a sobrinha e que os disparos foram contra desconhecidos que teriam corrido atrás dele e não contra o cunhado.

Fonte: Gaúcha SM

Corpo de homem é encontrado em lixão na zona sul de Porto Alegre

Vítima apresentava a marca de um tiro na cabeça

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na manhã desta quinta-feira (24) em um lixão no Morro da Embratel, bairro Cascata, zona sul de Porto Alegre. Segundo o 1º Batalhão de Polícia Militar, a vítima apresentava a marca de um tiro na cabeça e estava sem parte de um braço e do abdômen, provavelmente por ação de algum animal.

Os PMs que atenderam a ocorrência, registrada na Rua Maria Lúcia Petit, relataram que o homem morto aparentava ter entre 40 e 45 anos, tinha características de ser usuário de drogas, era negro e não portava nenhum documento. 

O Departamento de Homicídios está no local do crime e não tinha informações sobre a motivação até o fechamento desta matéria.

Fonte: Gaúcha

Dupla é presa por receptação em Caxias do Sul

Na tarde de quarta-feira, dois homens foram presos por receptação na Avenida Franca - Bela Vista, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar,  uma guarnição em patrulhamento abordou o veículo Toyota Hilux CD4X4 SRV, placas IWC1148 , que estava em ocorrência de roubo e clonada com as placas IVS1771. No veículo foi preso R. M. F., 19 anos.  Junto com a Hilux estava circulando o veículo VW Golf Confortline, estava sendo conduzido por P. O. V. F, 21 anos. No veículo foi encontrada uma pistola marca Imbel municiada.

Os presos foram conduzidos a DP.
 
Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

"Pior é na viatura", diz Schirmer sobre ônibus para custodiar presos

O ônibus "Trovão Azul" chegou nesta quarta-feira a Porto Alegre

Foto: SSP /Divulgação

O ônibus "Trovão Azul", que será utilizado para custodiar presos em Porto Alegre, chegou à cidade nesta nesta quarta-feira (23). O veículo estava em Uruguaiana e foi transportado de guincho até o pátio da Academia de Polícia, na zona norte da Capital, onde passará por vistorias. 

Sobre a utilização do ônibus para amenizar os problemas de superlotação dos presídios e carceragens de delegacias, o secretário de Segurança, Cézar Schirmer, reconheceu que não é o ideal a ser feito, mas uma medida de urgência a ser tomada.

"É ruim, mas pior é o carro, é a viatura, pior é na delegacia. Nem carro, nem delegacia é o lugar onde os presos devem estar, devem estar na penitenciária", lamentou Schirmer. 

A medida foi pensada após seis presos depredarem um micro-ônibus da Brigada Militar dentro do Palácio da Polícia. A utilização do veículo está prevista para ocorrer até a inauguração dos centros de triagem de presos - a primeira unidade ficará pronta ainda nos primeiros dias de dezembro.

O ônibus, que pertence à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), tem celas no interior e capacidade para cerca de 30 detentos. O veículo foi comprado pelo Estado em 1985 e utilizado até 2013 para o transporte de presos, quando foi desativado após a compra de um novo veículo.

Fonte: Gaúcha

Policial Militar é baleada em assalto na zona sul de Porto Alegre

Ela foi abordada por dois criminosos no Bairro Tristeza

Uma policial militar foi baleada na tarde desta quarta-feira (23) no Bairro Tristeza, na zona Sul de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, ela estava na rua José Gomes, próximo ao número 123 quando foi abordada por dois criminosos armados.

Não há informação sobre as circunstâncias ou se a vítima reagiu. Ela foi atingida por um disparo de pistola em um dos braços. A PM foi levada ao Hospital de Pronto Socorro.

Os assaltantes fugiram em um veículo Hyundai HB 20.

Fonte: Ação Preventiva

1° BPAT realiza formatura ao seu 12° aniversário

DSCN7346

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

O 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas realizou na manhã de quarta-feira (23/11), uma formatura alusiva a passagem do 12º aniversário da criação da Unidade, comemorado no dia 19 de Novembro. Na solenidade também foi entregue a Comenda da Ordem do Mérito Turístico da Brigada Militar a diversas autoridades civis e militares.

TODOS OS COMENDADORES

A “Ordem do Mérito Turístico da Brigada Militar foi instituída pela portaria 217/EMBM/2005, expedida pelo excelentíssimo Sr. Comandante Geral da Brigada Militar. A ordem é constituída de notáveis personalidades, civis e militares, que desenvolvem ações em prol da segurança pública em suas comunidades e que mantem uma relação cooperativa e dedicada ao engrandecimento deste importante Batalhão Turístico.

O ingresso na Ordem do Mérito Turístico da Brigada Militar ocorre por indicação do comandante do 1º BPAT, cujos agraciados recebem a comenda da Ordem do Mérito Turístico da Brigada Militar, nos graus de Grande Oficial (1º grau), Cavaleiro (2º grau) E Comendador (3º grau). A comenda constitui-se na materialização do justo reconhecimento do comando do Batalhão Turístico pelo profícuo trabalho voltado para a segurança pública e para o turismo na Região das Hortênsias, dos Campos de Cima da Serra e do Vale do Paranhana, realizado pelos agraciados.

Receberam a Comenda da Ordem do Mérito Turístico da Brigada Militar:

Grau de Grande-Oficial:

- Coronel ANDREIS SILVIO DAL’LAGO, Subcomandante Geral da Brigada Militar;

- Coronel RICARDO FRAGA CARDOSO, Diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar.

Grau de Cavaleiro:

- Major ANDRÉ LIMA DA SILVA, Subcomandante do 1ºBPAT;

- Soldado ÂNGELO BARETTA DE ZORZI, Praça do Estado Maior do 1º BPAT- Gramado.

Grau Comendador (personalidades militares):

- Tenente Coronel PM/SC CRISTIAN DIMITRI ANDRADE, Oficial Superior da Polícia Militar de Santa Catarina, Comandante do 19º BPM Araranguá/SC;

- Capitão MÁRCIO BORBA FERNANDES, Oficial Intermediário da Brigada Militar, chefe de seção do Estado Maior do 1º BPAT- Gramado;

- Capitão PEDRO ALEXANDER BERON DA CUNHA, Oficial Intermediário da Brigada Militar, Comandante da 2ª Companhia do 1ºBPAT- Canela;

- Capitão CLÁUDIA NARA MALDANER, Oficial Intermediário da Brigada Militar, Comandante da 1ª Companhia do 1º BPAT – Gramado;

- Capitão QOEM LEMARTINE VENZO, Oficial Intermediário da Brigada Militar, chefe de seção do Estado Maior do 1º BPAT- Gramado;

-1º Tenente CVMI MARCO ANTÔNIO SOARES GARCIA, Oficial Subalterno da Brigada Militar, Analista do 3º Pel / 1ªCia / 1º BPAT- Nova Petrópolis;

- 1º Sargento LUIZ EVANDO SÁ QUEVEDO, Praça da Brigada Militar, Respondendo pelo comando do 3º Pel / 2ª Cia /1º BPAT- São Francisco de Paula;

- 1º Sargento GABRIEL ELIAS RICHTER, Praça do Pelotão de Operações Especiais – POE/1ª Cia/1º BPAT – GRAMADO

- 1º Sargento MATEUS PELIZZARO, Comandante do 4º GPM/ 3º Pel/1º Cia/1º BPAT- Picada Café;

- 1º Sargento CLÉU MINUZZO, Praça do Estado Maior do 1º BPAT- Gramado;

- 3º Sargento PAULO SÉRGIO PAVANELO DE FREITAS, Praça do 2º Pel /3ª Cia/1º BPAT - Três Coroas;

- Soldado ROBERTO OELSNER, Praça da 3ª Cia /1º BPAT/Igrejinha;

- Soldado TALITA RAABER, Praça da 1ª Cia /1º BPAT/Gramado;

- Soldado DARLAN DOS SANTOS MARQUES, Praça da 3ª Cia/1º BPAT- Igrejinha

- Soldado TIAGO AUGUSTO LINDEN PAVECK, Praça do Estado Maior do BPAT - Gramado

Grau Comendador (personalidades civis):

- MAX ROBERTO GUAZZELLI, Promotor de Justiça da Comarca de Gramado/RS, com atuação nas Varas Criminal, Ambiental e da Infância e Juventude;

-SANDRO ANDRÉ BAZZAN, Engenheiro Civil, Presidente do Movimento Comunitário de Combate a Violência (Mocovi) de Gramado /RS;

-ALFEU FERNANDO BOSCARDIN DE OLIVEIRA, Presidente do Sindicato de Hotelaria, Restaurante, Bares, Similares, Parques e Museus da Região das Hortênsias;

-MARGARETE FÁTIMA LUCCA, Professora e coordenadora da Universidade de Caxias do Sul - Núcleo Canela/RS;

-ADRIANO HONAISER, Empresário do ramo de comércio em Nova Petrópolis/RS;

-GORETI BITTENBENDER, Empresária do ramo metalúrgico em Nova Petrópolis/RS;

-ODILZO JOÃO BERTÉ, Arquiteto em Nova Petrópolis/RS;

-JOEL LEANDRO WILHELM, Prefeito Municipal de Igrejinha/RS;

-IVANIR LUIZ MOSCHEN CALIARI, Delegado de Polícia Civil de Igrejinha/RS;

-JONAS RUPPENTHAL, Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) de Igrejinha/RS;

-ROBERTO JANDIR DOEBER, Industriário em Três Coroas/RS;

-WERNER ARTUR MULLER, Industriário do ramo calçadista de Três Coroas;

-ANA MARIA NUNES, Presidente da Associação Beneficente dos Amigos Solidários (ABASC) de Canela/RS;

Em seguida houve uma homenagem aos Policiais Militares do 1º BPAT, transferidos para A Reserva Remunerada no ano de 2016, representando o agradecimento e reconhecimento da Brigada Militar e do comando do 1º BPAT pelo relevante e profícuo trabalho que desenvolveram ao longo de suas carreiras, em prol da Brigada Militar e da sociedade gaúcha.

Também prestando sua homenagem pela passagens comemorativas, o Prefeito Municipal em exercício de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi, juntamente com o secretário municipal de trânsito, André Castilhos dos Reis, entregaram ao Subcomandante Geral da Brigada Militar  Coronel Andreis Silvio Dal’lago, e ao Comandante do 1º BPAT, Tenente Coronel Carlos Roberto da Rocha Xavier Junior, uma placa alusiva aos 179 anos da Brigada Militar e aos 12 anos do Batalhão Turístico.

Fonte: Ação Preventiva

Mulheres são presas por tentarem entregar drogas na penitenciária

FOTO: Edgar Vaz/ Rádio Caxias

Duas mulheres que tentariam entregar drogas na Penitenciária do Apanhador foram presas na manhã desta quarta-feira (23) em Caxias do Sul. Elas foram identificadas como Chaiane Hoffmann Costa, de 26 anos, e Queli Aline de Souza Barbosa, de 27.

De acordo com a Polícia Civil, a dupla tentaria introduzir drogas na penitenciária, aproveitando o horário de visitas.

No momento da abordagem dos policiais, elas carregavam 80 gramas de crack e 80 gramas de maconha, além de três celulares, uma quantia em dinheiro e um veículo Fox, preto.

As mulheres foram apresentadas no Plantão da Polícia Civil.

Fonte: GBC Portal

Exército irá reforçar segurança no Parque da Redenção, em POA

Forma de atuação será anunciada nos próximos dias pelo Estado.

Foto: Tânia Rego /Agencia Brasil/Fotos Públicas

O Exército terá a presença ampliada no Parque da Redenção a partir dos próximos dias. Agentes da corporação, que já atuam nas proximidades do Colégio Militar, ao lado do espaço, também farão patrulhas em outros pontos. A Brigada Militar irá acompanhar todas as ações.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (23) pelo secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer. Ele participa da reunião-almoço "Tá Na Mesa", promovido pela Federasul.

Schirmer destacou que os detalhes ainda estão sendo fechados, mas que recebeu a confirmação do Exército para a medida nesta manhã. À tarde, ele se encontrará com o prefeito José Fortunati para bater o martelo.

"Será para a garantia da lei e da ordem. O quanto antes, na semana que vem".

Estado e Exército já possuem um acordo na área da Segurança Pública. Barreiras com o auxílio dos militares são realizadas periodicamente nos Bairros Guarujá, Serraria e Santa Tereza.

Schirmer também afirmou que os presídios de Canoas e Guaíba serão inaugurados em julho de 2017. 

Fonte: Gaúcha

"Parei de usar bicicleta porque é muito perigoso", diz homem que atropelou ciclistas

Júri de Ricardo José Neis teve início nesta quarta-feira.

Foto: Camila Domingues /Especial

Levado a júri popular pelo atropelamento de 17 ciclistas em Porto Alegre em 2011, o bancário Ricardo José Neis falou pela primeira vez à imprensa após o começo de seu julgamento, nesta quarta-feira. Depois do depoimento de duas vítimas, Neis disse que "jamais imaginou" a situação que o levou a acelerar contra manifestantes que participavam da Massa Crítica — pedalada mensal realizada em diversas cidades do mundo —, que classificou como "trágico". As informações são de Zero Hora.

"Mais cedo ou mais tarde outro cidadão qualquer de Porto Alegre se veria numa situação dessas. É trágico que isso tivesse que acontecer, até para a causa do ciclismo. Fui ciclista, andava de bicicleta todo domingo em Brasília, ia de uma ponta a outra do eixo monumental. Quando vim para Porto Alegre parei de usar porque, realmente, é muito perigoso. Acho ótimo que hoje tem ciclovia por todo lado", relatou.

Na manhã desta quarta-feira, duas testemunhas relembraram os acontecimentos de fevereiro de 2011, quando diversas pessoas ficaram feridas em razão do atropelamento, que ocorreu na Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa. A promotoria deu suporte às falas exibindo as imagens do atropelamento, que foram gravadas por participantes do ato e mostram Neis fazendo o que muitos chamaram de um "strike" de ciclistas (em alusão a um jogo de boliche). Ao longo do dia, outras 14 vítimas, além de testemunhas estão previstas para falarem ao júri. Após, quem irá depor, será o réu. 

O motorista, que à época dirigia um Golf e teria ficado irritado ao ver a passagem bloqueada, acredita que o episódio contribuiu para chamar a atenção para a "questão da violência no trânsito".

"Fico muito chocado que para que isso (a construção de ciclovias) acontecesse tivesse que haver uma coisa trágica dessas. Que só depois de um acontecimento trágico desses a sociedade pudesse se abrir para a questão da violência no trânsito, que é muito trágico sempre".

Fonte: Zero Hora

Foragido é preso pela BM no Litoral Norte

Com ele foi apreendido um carro furtado.

image

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de terça-feira,  após várias denúncias que o indivíduo de iniciais: F. S. M.21 anos, o qual estava com mandado em seu desfavor estaria no bairro Guarita transitando pelo bairro com carro clonado que trazia da cidade de Caxias do Sul .Feito buscas no local e a guarnição encontrou o carro em uma garagem .Onde a Sra. de iniciais M. T. franqueou a entrada da garagem e de sua casa .

image

O acusado estava escondido em baixo da cama do casal. Dado voz de prisão para o acusado, sendo encaminhado ao Pronto de Atendimento Médico de Torres para exame de corpo delito e posterior a Delegacia de Policia Civil para o registro de ocorrência. O carro foi apreendido e entregue na Delegacia de Policia,foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito pela autoridade competente pelo crime de receptação

Fonte: Ação Preventiva

Homem é morto a tiros na frente de delegacia em Viamão

Vítima foi executiva com tiros na cabeço na Vila Isabel.

Um homem foi morto com vários tiros na noite desta terça-feira (22) em Viamão, na Região Metropolitana. Segundo a Brigada Militar, o homem estava em uma parada de ônibus na Rua Tarso Dutra, na Vila Isabel, quando foi atingido por pelo menos cinco disparos.

O local do crime fica bem em frente ao prédio da 2ª delegacia de polícia de Viamão. De acordo com a delegada Larissa Fajardo, havia um policial na DP no momento do crime. Após os disparos, o agente tentou encontrar o autor do crime, que já havia fugido.

A polícia investiga as causas do crime, mas suspeita de que se trate de uma execução pela quantidade de tiros na cabeça. Outras hipóteses não são descartadas.

Fonte: Gaúcha

Ônibus com torcedores do Grêmio é assaltado a caminho de BH

Um dos criminosos fez um torcedor de refém para poder recolher os bens de todos os passageiros.

Um ônibus da Grêmio Tur que estava a caminho de Belo Horizonte para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil foi assaltado na noite desta terça-feira (22) . O veículo foi parado por três assaltantes na serra paranaense, próximo a São José dos Pinhais. Apenas um dos motoristas da excursão teve ferimentos leves, devido a uma coronhada.
Thiago Greco, jornalista do canal Catimbero no YouTube, estava a bordo do ônibus e relatou que um dos criminosos fez um torcedor de refém para poder recolher os bens de todos os passageiros.

"Corremos risco de morte neste assalto (...) Os assaltantes pediram para todos tirarmos as calças e ficamos só de cueca. Eles estavam atrás de pessoas que vão fazer compras na fronteira, segundo a polícia", disse em entrevista ao Esporte e Cia

Os três criminosos estavam com armas de calibre alto, uma delas uma metralhadora, segundo Thiago. Parte dos torcedores que estava na excursão decidiram seguir o trajeto de avião. 

Através do Twitter, a Grêmio Tur lamentou o ocorrido. Leia o manifesto completo: 

"Infelizmente o ônibus que ía para BH  foi assaltado. Felizmente ninguém foi ferido e o prejuízo foi apenas material. É algo que foge do nosso controle e não esperávamos. O ônibus segue viagem e a chegada está prevista para amanhã as 12:00. Seguimos em frequente contato com nosso coordenador e na esperança que cheguem todos bem! Obrigado a todos pela preocupação".

Fonte: Gaúcha

Bombeiros combatem incêndio em residência em Cachoeirinha

Foco começou por volta das 21h.

Um incêndio de grandes proporções atinge uma residência em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, na noite desta terça-feira (22). Os bombeiros foram chamados por volta das 21h para combaterem as chamas. 

A residência fica na Rua Curitiba, na Vila Fátima. Segundo o Corpo de Bombeiros, também foi solicitado apoio da guarnição de Gravataí para combater as chamas que estavam se alastrando para outras residências.

Ainda não há informações sobre feridos nem sobre a origem das chamas.

Fonte: Gaúcha

Golpista se passa por delegado e pede doações em Santa Maria

Um empresário chegou a depositar R$ 700 na conta do estelionatário.

Um homem se passando por um delegado da Polícia Civil de Santa Maria está ligando para empresas do município pedindo doações. Ele diz ser o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto e pede a colaboração de R$ 700. O dinheiro seria usado para publicar uma revista sobre segurança e também para ajudar um suposto projeto social relacionado ao uso de crack. Um empresário chegou a depositar o valor em uma conta.

O delegado, que é titular da 4ª Delegacia de Polícia, que fica no Bairro Camobi, diz que ficou sabendo do caso após a vítima ligar dizendo que já havia feito o depósito para colaborar com a revista. A polícia vai pedir a quebra de sigilo bancário da conta usada pelo estelionatário. A intenção é descobrir onde e quando foi feito o saque e tentar identificar o golpista.

Com o relato do empresário, a polícia descobriu pelo menos outros quatro casos de pessoas que chegaram a receber a ligação pedindo dinheiro. Nesses casos não houve depósitos.

Fonte: Gaúcha SM

Homem é morto a tiros em Viamão

Vítima foi identificada como Tafarel Adair da Silva Santana.

Um homem foi morto a tiros, no começo da madrugada desta quarta-feira (23), em Viamão. O crime ocorreu na Rua Alexandre Braga, no Bairro Jardim Krahe, por volta de 0h. Tafarel Adair da Silva Santana, de 23 anos, foi atingido por vários disparos. Segundo a Brigada Militar, ele tinha antecedentes por tráfico de drogas e lesão corporal. Testemunhas disseram à polícia que três pessoas participaram do crime. Eles fugiram em um carro de cor vermelha.

Fonte: Gaúcha

Corpo de homem é encontrado no interior de Farroupilha

Caso é tratado como homicídio

Policiais do pelotão de Farroupilha do Comando Rodoviário da Brigada Militar encontraram o corpo de Leandro Wander, de 41 anos, por volta das 19h terça-feira (22), às margens da RS-453, na localidade do Burati, em Farroupilha. O corpo foi encontrado por volta das 19h por policiais rodoviários.

Conforme a Polícia Civil, o corpo apresentava diversas marcas de facadas. O caso é tratado como homicídio, mas não é descartada a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte. O carro da vítima foi encontrado na manhã deste terça, também às margens da RS-453, porém mais próximo a Bento Gonçalves. Wander foi visto pela última vez na tarde de domingo.

Esse é o 15º assassinato do ano em Farroupilha. Em todo o ano passado foram 14 mortes.

Fonte: Gaúcha

Polícia desarticula quadrilha e prende foragido por matar empresário por engano

236d9f6e-db44-4cdd-a318-45422eee0322

Foto: Cid Martins / Gaúcha

A Polícia Civil deu continuidade nesta quarta-feira (23) a uma operação policial para prender integrantes de quadrilha que roubava até três carros por dia na zona norte de Porto Alegre e em Canoas. Mais de 200 policiais cumpriram, hoje, 27 mandados de busca, cinco de prisão, e dois de apreensão de adolescente na zona norte de POA e em Alvorada. A primeira parte da ação ocorreu em agosto deste ano, quando 23 criminosos foram presos na chamada “Operação Domínio”, e a segunda parte foi deflagrada no domingo passado.

Na ocasião três pessoas foram presas, entre elas, Rafael Panosso de Albuquerque, o único foragido dos cinco denunciados pela execução por engano do empresário Marcelo Oliveira Dias, em outubro, no estacionamento do supermercado Zaffari do Bairro Cavalhada, zona sul de Porto Alegre.

A ação, coordenada pelos delegados Adriano Nonnenmacher e Marco Guns, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), ainda revela que existe uma ligação de Panosso e, dos dois homens presos no domingo, com o bandido Seco, José Carlos dos Santos, que está preso há dez anos por ataques a carros-forte no Rio Grande do Sul. A casa em que eles usavam como base do grupo, em Canoas, teria sido adquirida pelo criminoso. Os nomes dos presos não foram revelados no início desta semana para não prejudicar a investigação. A prisão deles foi antecipada pois foi descoberto plano para assalto em Santa Maria.

Panosso foi preso domingo passado e foi denunciado por execução de empresário / Foto: Divulgação

Panosso foi preso domingo passado e foi denunciado por execução de empresário / Foto: Divulgação

Investigação

Na Capital, a polícia informa que o grupo agia nos bairros Sarandi, Rubem Berta, Floresta, Lindoia e Petrópolis. No início, o grupo roubava um carro por dia e depois passou a levar até três veículos diariamente. Esta segunda etapa, que foi dividida em duas partes (domingo e hoje) está sendo chamada de “Operação Borealis”. O objetivo é combater roubos e clonagem de veículos. Além disso, a polícia descobriu que um detento encomendava os roubos de automóveis de dentro do Presídio Central e para isso, utilizava adolescentes.

Com a ação de domingo e hoje, foram presas 11 pessoas e três adolescentes apreendidos. Também foram apreendidos cinco veículos roubados, armas, munição, drogas e documentos falsos.  A ação de hoje ainda conta com o apoio da 2ª Delegacia do Adolescente Infrator do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente.

Fonte: Blog Caso de Polícia

Morre idoso baleado em assalto enquanto lavava carro em Cachoeirinha

Carro foi recuperado horas depois, quando criminoso foi baleado pela BM

Carro da vítima foi encontrado em Canoas, após perseguição - Foto: Brigada Militar

Após oito dias internado, morreu, na tarde de terça-feira (22), o idoso baleado em um assalto enquanto lavava o carro na frente de casa no bairro Vila City, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Antônio Avelino Varela, 80 anos, foi atingido por um tiro na cabeça pelo criminoso.

Após o crime, ocorrido na tarde do dia 14 de novembro, o assaltante fugiu com o Ônix branco da vitima até Canoas, onde uma guarnição do 26º Batalhão de Policia Militar, de Cachoeirinha, o encontrou. Conforme a BM, os policiais foram recebidos a tiros, mas revidaram, baleando o bandido de 26 anos, que tinha antecedentes por roubo. O criminoso morreu um dia depois no HPS de Canoas. 

Além do sofrimento pela morte, a família da vítima reclama de demora de mais de 12 horas na liberação do corpo. 

"É o sofrimento nosso também. O desejo dele era ser cremado. Como foi morte violenta e tem uma bala alojada no crânio, depende de liminar para cremar," relata a viúva Sueli Teresinha Varela. 

Investigação

Além do homem que foi baleado na recuperação do veículo, o delegado Leonel Baldasso investiga a participação de mais bandidos no assalto. Um carro branco teria deixado na região o homem que atirou contra o idoso. Outros pontenciais suspeitos não foram identificados ainda.


Violência em Cachoeirinha

Dois dias antes, no sábado, um comerciante foi morto em latrocínio também em Cachoeirinha. Ele foi atingido por três disparos na cabeça no mercado em que era proprietário, na Rua Nelson de Oliveira Lopes, bairro Vista Alegre. De acordo com a Brigada Militar, ele teria reagido à ação de pelo menos quatro assaltantes, chegou a ser socorrido, mas já chegou sem vida ao Hospital Padre Jeremias.

Fonte: Gaúcha

Perícia confirma que bebê morto em Santa Maria teve o pescoço quebrado

A mãe foi denunciada por homicídio duplamente qualificado

A mãe de um bebê que morreu no começo de outubro em Santa Maria foi denunciada pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado.  A perícia confirmou que a criança, de um mês e 28 dias, teve o pescoço quebrado e morreu por asfixia.

A denúncia já foi aceita pela justiça. A mulher, de 33 anos, está em liberdade já que a justiça negou o pedido de prisão preventiva feito pela polícia civil. Ela chegou a ser presa no dia da morte, em 11 de outubro, mas foi solta 12 horas depois, durante audiência de custódia.

A criança foi levada pela mão até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Maria, mas, conforme os médicos, já estava morta quando chegou no local. Inicialmente, os médicos atestaram que a criança estava desidratada e desnutrida. No entanto, o laudo de necropsia do Instituto-Geral de Perícias (IGP) confirmou que a criança teve o pescoço quebrado e morreu por asfixia.

Se condenada, a mulher pode pegar de 12 a 30 anos de prisão.

Com a confirmação de que o bebê foi assassinado, Santa Maria chega a 56 homicídios neste ano, o mesmo número registrado em todo 2015.

Fonte: Gaúcha

Procurado da justiça por homicídio é preso em Cachoeirinha

clip_image002

Policiais Militares do 26° BPM prenderam um procurado da justiça na terça-feira em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, o homem de 31 anos que já possui antecedentes por furtos, apreensão de objeto, violação de domicilio, roubo a motorista com morte (latrocínio), atentado violento ao pudor, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha. No momento da prisão ele estava empurrando a motocicleta Honda/CG 125 Fan, com placas de Canoas (ING 7195) que pelo sistema estava na situação de baixada.

R. estava na condição de procurado, com dois mandados de prisão em aberto com validade até 2036, pelos crimes de homicídio, expedidos pela Comarca Porto Alegre. A motocicleta foi recolhida ao CRD de Cachoeirinha e o preso conduzido até a DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende dupla e apreende motocicleta roubada em Cachoeirinha

clip_image002clip_image002[4]

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Por volta das 19h30min, durante ações de abordagens na Operação Avante realizada na área de Cachoeirinha, foi realizada uma abordagem em uma motocicleta tripulada por dois indivíduos na Rua Paraíso, Vila Anair, Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, foi constatado que placa da motocicleta estava com a parte numérica pintada e a placa foi identificada como sendo da motocicleta Yamaha/YBR, placa INO 6769 de São Leopoldo que estava em ocorrência de furto/roubo. Diante dos fatos foi dada à voz de prisão ao condutor da moto E. D. S. I. 24 anos, possui antecedentes policiais por furto qualificado e o carona da moto E. L. S. D. S. 29 anos, com antecedentes policiais por furto qualificado, desobediência e receptação de veículo. Os dois indivíduos foram conduzidos ao posto 24HS e encaminhados a DPPA de Gravataí para Registro.

Fonte: Ação Preventiva

Assaltante é preso por populares em Caxias do Sul

Um ladrão foi detido por populares após assalto a pedestre na noite de terça-feira, na Rua Vinte de Setembro, bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o homem de 40 anos que já possui antecedentes por de roubo a estabelecimento comercial 2x, roubo a pedestre 2x, porte ilegal de arma de fogo 2x, furto/arrombamento a residência 6x, ainda possuía em seu desfavor mandado de prisão.  Com o individuo foi encontrado um simulacro artesanal de arma de fogo, uma faca com sete centímetros de lamina, uma chave de fenda, um cachimbo de crack e R$ 250,00 em dinheiro roubado das vítimas. 

As duas vítimas sendo um homem e uma mulher, sofreram escoriações nos braços e foram encaminhados a atendimento médico, o indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado a DPPA.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem com drogas em Caxias do Sul

Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite de terça-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o jovem de 200 anos foi abordado na Rua Henrique Leonardi, bairro Esplanada, policiais militares emdurante patrulhamento de rotina e com ele localizado 24 buchas de cocaína e R$ 70,00 em dinheiro. 

Foi encaminhado a DPPA, onde foi lavrado o flagrante. 

Fonte: Ação Preventiva

Dois veículos são roubados na Serra Gaúcha

Por volta das 10h32min de terça-feira, um carro foi roubado na Rua Bento Gonçalves, bairro Centro, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima relatou que quando descia do seu veículo BMW 3351 3A91 na cor vermelha, ano 2012, placas ODQ 5225, foi rendida por um individuo armado. Além do veículo foi roubado R$ 360,00 em dinheiro.

II – Mais um carro foi roubado por volta das 11h27min de terça-feira, na Avenida Hercules, bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima informou que foi abordada por dois indivíduos, sendo que um estava armado de revólver e anunciaram o assalto. Foi roubado o veículo TOYOTA/Hilux SRV na cor prata, ano 2015, placas IWC 1148, posterior deslocaram sentido Vila Leon.  

Ninguém foi preso e nenhum carro recuperado até o momento.

Fonte: Ação Preventiva

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Criminosos são presos após assalto com reféns na Região Metropolitana

Um dos criminosos foi baleado.

Três homens foram presos nesta terça-feira (22) após assaltarem um posto de combustíveis no bairro Igara, em Canoas. Pelo menos quatro criminosos participaram da ação. 

Para fugir, eles roubaram um Celta branco, na Avenida Boqueirão, e levaram duas pessoas reféns. Os assaltantes fugiram para o bairro Niterói, quando foram surpreendidos pela Brigada Militar, na Rua Colômbia.

Houve troca de tiros. Um dos criminosos conseguiu fugir, dois foram presos e um foi baleado nos braços e levado ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas.

Os reféns e os policiais não se feriram.

Fonte: Gaúcha

Secretaria vai utilizar ônibus desativado para manter presos em custódia

O Trovão Azul, como é conhecido, tem capacidade para abrigar aproximadamente 30 detentos.

Foto: SSP /Divulgação

O secretário da Segurança Pública (SSP), Cezar Schirmer, confirmou a utilização de um ônibus desativado como alternativa à detenção de presos que aguardam vagas no sistema prisional. O Trovão Azul, como é conhecido, tem capacidade para abrigar aproximadamente 30 detentos e era utilizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para transportá-los. As informações são de Zero Hora.

Diferente do micro-ônibus da Brigada Militar, depredado sábado no Palácio da Polícia por seis detentos, possui grades no seu interior e está em deslocamento de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, para Porto Alegre, onde deve chegar nas próximas horas.

O veículo foi adquirido em 1985 e desativado em 2013, após aquisição de um novo ônibus.

Foto: SSP / Divulgação

O veículo passou por vistorias e recebeu pintura para entrar em funcionamento, possivelmente, ainda nesta semana, após novas avaliações. Esta é uma das medidas paliativas que o secretário deve anunciar nesta quarta-feira durante o Tá na mesa, evento promovido pela Federasul, até a construção dos Centros de Triagem.

Fonte: Gaúcha

imagem forte - Bandidosinvadem casa e executam homem em Viamão

Homens são presos com armas, munições, facas e animal carneado no interior de São Lourenço do Sul


Na noite de segunda-feira (21), por volta das 23h30, a Brigada Militar prendeu no interior de São Lourenço do Sul três homens com armas, munições, facas e um animal carneado.

Uma guarnição de serviço durante patrulhamento visualizou um Fiat Uno Mille Way de cor branca com placas de Turuçu trafegando na BR-116, na altura do Km 479, cujo motorista aumentou a velocidade ao perceber a presença da viatura policial, motivando a abordagem do veículo.

No automóvel tripulavam três homens de iniciais J.S.T., de 32 anos, D.F.S., de 30 anos e J.L. de 42 anos, todos moradores no município de Turuçu. Na revista, foram encontrados um rifle marca CBC calibre 22 com numeração 2570297, uma espingarda marca Boito Miura calibre 20 com numeração 72446, duas facas cabo de madeira sem marca, uma faca marca Satler com cabo de madeira; cinco cartuchos calibre 20, dois estojos calibre 20, dois carregadores da arma calibre 22, dezessete munições calibre 22 e um animal carneado.

Diante dos fatos, os homens foram presos em flagrante delito, encaminhados para o PS local para lauda de lesão corporal e, levados juntamente com o material apreendido para a Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul para as devidas providências legais.

BM de Santo Ângelo cumpre mandado de prisão

Na noite de segunda, na rua Antonio Vier, bairro Castelarim em Santo Ângelo, Policiais Militares do 7º RPMon efetuaram a prisão de D.S.P.

Quando em patrulhamento a guarnição de serviço efetuou a abordagem de D.S.P. e após identificação e consulta no sistema foi constatado um mandado de prisão em seu desfavor.

Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar é homenageada pelo Sindicato Rural do Capão do Leão

IMG-20161122-WA0016

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta terça-feira (22/11), no Capão do Leão, o Capitão Bastos Alves que responde pelo Subcomando do 4º Batalhão de Policia Militar (4ºBPM), esteve prestigiando a reunião de encerramento do ano de 2016 do Sindicato Rural do Município de Capão do Leão. Durante o evento a nossa Gloriosa Brigada Militar foi homenageada pelos relevantes serviços prestados.

Fonte: Ação Preventiva

Vídeo: Micro-ônibus é depredado por presos que aguardam vagas em presídios

Homem é morto dentro de casa em Alvorada

Um homem foi executado dentro de uma residência, na madrugada desta terça-feira (22), em Alvorada. De acordo com a Brigada Militar, quatro homens armados invadiram a casa da vítima e efetuaram os disparos. O crime ocorreu por volta de 0h30 na Rua A, no Bairro Nova Esperança. A vítima não teve o nome divulgado. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Fonte: Gaúcha

Criminosos abrem fogo contra casa em POA; BM suspeita de ação do tráfico

Objetivo do ataque era expulsar família para usar como ponto de tráfico, segundo o relato dos moradores.

Parede da residência ficou marcada pelos vários disparos - Foto: Brigada Militar /Rádio Gaúcha

Criminosos armados atiraram diversas vezes contra uma residência na Vila dos Sargentos, bairro Serraria, zona sul de Porto Alegre, na madrugada desta terça-feira (22). Conforme a Brigada Militar, o relato da família e do setor de inteligência é que o ataque a tiros na Rua F tinha como objetivo a expulsão dos moradores da casa para o uso como ponto de venda de drogas.

Dentro da residência, pai, mãe e filho de 10 anos se esconderam embaixo de camas para não serem atingidos. Eles não ficaram feridos. O 1º Batalhão de Polícia Militar recolheu diversos estojos de pistola calibre 9 milímetros dentro do pátio e do imóvel.

Os bandidos fugiram e não foram localizados até o momento.

Expulsão de moradores para o tráfico
A estratégia de expulsão de moradores de casa por traficantes para o uso como ponto de venda de drogas já é conhecida da Polícia Civil em Porto Alegre. Em julho deste ano, inclusive, a 20ª DP fez operação na região da Vila Cruzeiro para coibir as ofensivas criminosas.

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar de Esteio captura foragido

a6f14e79-97e8-4155-b344-e8363b52c646

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No final da noite de segunda-feira, no bairro São José em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de M.C. (22 anos). O fato se deu após o indivíduo ser abordado pela guarnição, onde através do sistema foi constatado que o mesmo se encontrava foragido do sistema prisional, sendo preso e encaminhado a Delegacia de Polícia local.

Fonte: Ação Preventiva

Homem mata mulher, fere enteada e se suicida em Caxias do Sul

A sequência de crimes ocorreu na manhã desta segunda em diferentes pontos da cidade.

Sem título

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Geni de Camargo, 59 anos foi morta com um tiro na cabeça na manhã desta segunda-feira (21) em Caxias do Sul. O crime ocorreu por volta das 08h na Av. Doutor Assis Antonio Mariani, no bairro Esplanada. A mulher foi encontrada morta com um tiro na cabeça deitada em sua cama. O suspeito do crime seria o próprio marido, Luiz Cabral Nunes Pereira, 77 Anos, que após o homicídio, ainda teria tentado contra a vida da enteada na rua Tronca, no bairro Bela Vista.

A vítima, Gildete de Camargo, 42 anos, foi socorrida por populares que o desarmaram o autor apreendendo com ele um revólver um revólver cal. 38. A mulher ferida com um disparo de arma de fogo na perna foi socorrida pelo SAMU. O autor fugiu num veículo Toyota/Etios, cadastrado em nome de Geni e minutos depois foi encontrado morto dentro do veículo na Av. Mauricio Sirotsky Sobrinho, no bairro Vitória, com um tiro na cabeça e uma pistola, junto ao corpo.

Fonte: Ação Preventiva

Inspetora de polícia do Japão participa de seminário em Caxias do Sul

O encontro permite troca de experiências na área do policiamento comunitário.

uu

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Hisami Ohashi, Inspetora da Polícia de Kyoto participa na tarde desta segunda-feira do II Seminário Internacional de Polícia Comunitária em Caxias do Sul. O evento organizado pela Brigada Militar teve início às 13h30min, no Personal Royal Hotel, com a presença de autoridades civis e militares. O encontro que termina na manhã de terça-feira (22)às 11h45min permitirá uma importante troca de experiências entre diferentes estados e países na área do policiamento comunitário.

Fonte: Ação Preventiva

Opacote do governo para servidores da seguraça publica

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Adolescente é morto a tiros em Santa Maria, na Região Central

Ele foi identificado como Rafael Striban Júnior.

Foto: Germano Rorato /Agência RBS

Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros no início da tarde desta segunda-feira (21), em Santa Maria. De acordo com a Brigada Militar, Rafael Striban Júnior foi atingido por um tiro no braço e outro na cabeça.

O jovem tentou correr para um terreno de uma casa, no bairro Divina Providência, para fugir de um homem que efetuou os disparos.

Não há informação sobre o que motivou o crime.

Fonte: Gaúcha

Suspeito de matar o pai com pedrada é preso em Gravataí

O caso ocorreu em 15 de abril do ano passado.

Foto: Divulgação /Polícia Civil

O suspeito de matar o próprio pai foi preso nesta segunda-feira (21) em Gravataí. O caso ocorreu em 15 de abril do ano passado, quando ele atingiu a vítima com uma pedra em via pública.

Segundo o delegado Felipe Borba, o motivo foi um desentendimento entre os dois. Minutos antes de ser morto, o pai havia registrado ocorrência de ameaça contra o filho. O nome dele não foi divulgado.

O suspeito foi levado ao sistema prisional.

Fonte: Gaúcha

Corpo de jovem é encontrado em rio em Guaporé, na Serra

Ele se afogou no rio Carreiro na tarde deste domingo (20).

Familiares encontraram o corpo do jovem de 19 anos que se afogou no Rio Carreiro, em Guaporé, na tarde deste domingo (20). Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, que não teve a identidade divulgada, nadava no rio com amigos, quando desapareceu, por volta das 15h. 

À noite, as buscas dos bombeiros foram encerradas e seriam retomadas na manhã desta segunda-feira (21).Familiares do jovem seguiram na procura e encontraram o corpo por volta das 20h. Ele estava a cerca de 200 metros de distância de onde se afogou.

Fonte: Gaúcha

Gerente de posto de combustíveis é sequestrada no Litoral Norte

Vítima foi encontrada com vida nas proximidades do Parque Municipal de Rodeios

A gerente de um posto de combustíveis foi sequestrada na manhã desta segunda-feira (21), em Osório, no Litoral Norte. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, que não teve o nome divulgado, foi levada em seu carro após localizar um homem que estava escondido no banheiro do estabelecimento. 

Cerca de duas guarnições da Brigada Militar, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, foram deslocadas por volta das 7h30 para atender a ocorrência. Ela foi encontrada viva próxima ao veículo na região do Parque Municipal de Rodeios de Osório. Não há informações sobre roubo.

A polícia realiza buscas na região, e, até o momento, ninguém foi preso.

Fonte: Gaúcha

Dois homens são mortos a pauladas no interior do Rio Grande do Sul

Casos ocorreram em Tapejara, no Planalto, e em Salto do Jacuí

Dois homens foram mortos a pauladas durante a madrugada desta segunda-feira (11) em municípios do interior do Rio Grande do Sul. O caso mais recente ocorreu em Tapejara, na região do Planalto. Um homem de 30 anos foi encontrado morto próximo de casa na Rua Wilson Argenta, bairro São Paulo, pouco antes das 6h. 

Ele foi identificado pela Brigada Militar como Clodoaldo Dutra. A BM afirma que ele era egresso do sistema prisional e suspeito de crimes no município. 

O outro caso ocorreu no distrito de Júlio Borges, em Salto do Jacuí, na região do Alto do Jacuí. Lucas Miranda da Silva Vaz, 25 anos, foi encontrado morto no sofá de uma cama com marca de pauladas. 

Conforme a BM, vítima, um suspeito do crime e outras pessoas haviam passado o domingo confraternizando na residência. Uma discussão teria motivado o crime. 

Nenhum dos suspeitos dos crimes foram presos.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto com tiro na cabeça em Santa Maria

Este é o 54° homicídio do ano em Santa Maria.

Um homem de 38 anos foi morto com pelo menos um tiro na cabeça na madrugada desta segunda-feira (21) em Santa Maria. A vítima foi identificada como Vilmar da Silva Trindade.

O crime aconteceu por volta das 1h30. Quando a Brigada Militar chegou ao local, na Rua São Carlos, Vila Urlândia, o homem já estava sem vida. Segundo o relato de testemunhas aos policiais, foram ouvidos o som de uma moto e diversos tiros.

Não há suspeitas de quem possa ter cometido o crime. A suspeita é de que a motivação tenha relação com o tráfico de drogas. Segundo a BM, a vítima tinha passagens pela polícia por tráfico.

Este é o 54° homicídio do ano em Santa Maria. Para efeitos de comparação, o 54°homicídio registrado em 2015 em Santa Maria aconteceu em 25 de dezembro.

Fonte: Gaúcha SM

Polícia investiga morte de homem com golpes de faca em São Gabriel

Suspeito de ter cometido o crime irá prestar depoimento

A Polícia Civil investiga o caso de um homem de 41 anos que morreu vítima de golpes de faca em São Gabriel no último domingo (20). A vítima foi identificada como Carlos Novaider Madri Camargo.

A Polícia já tem um suspeito de ter cometido o crime. Após o depoimento do suspeito, serão levantadas as possíveis motivações. 

Conforme o registro da ocorrência, o homem foi encontrado caído no pátio de sua casa, já sem vida. A residência, que fica nos fundos de um terreno, apresentava sinais de arrombamento.

Camargo apresentava ferimentos de faca no pescoço, cabeça, braço e ombro. Conforme o Delegado José Bastos, de São Gabriel, a vítima cumpria pena no Regime Semiaberto.

Fonte: Gaúcha SM

Homem mata a mulher e comete suicídio em Caxias do Sul

Crime aconteceu no bairro São Caetano.

Foto: Suelen Mapelli /Gaúcha Serra

Geni de Camargo, 59 anos, foi assassinada na madrugada desta segunda-feira (21) dentro de casa, no bairro São Caetano, em Caxias do Sul. O autor do disparo foi o marido que cometeu suicídio no início da manhã desta segunda (21). 

A mulher, que estava deitada na cama, foi baleada na cabeça. Ela e o companheiro, identificado como Luiz Cabral Nunes Pereira, de 79 anos, residiam na parte dos fundos de uma borracharia localizada na Av. Doutor Assis Antônio Mariani.

De acordo com a Brigada Militar, a mulher, provavelmente, foi baleada ainda durante a madrugada. Por volta das 7h30 uma das filhas dela foi baleada na perna pelo padrasto no bairro Bela Vista, em Caxias. A enteada está em observação no Hospital Virvi Ramos, em Caxias. Em seguida o homem foi até o Loteamento Vitória no bairro São Victor Cohab, onde cometeu suicídio em frente ao cemitério. 

Com a morte da mulher Caxias do Sul chega a 136 assassinatos em 2016. Esse já é o segundo ano mais violento da década. Em 2010, 137 pessoas foram assassinadas em Caxias.

Fonte: Gaúcha

Executores atiraram 69 vezes contra mulher sequestrada em Porto Alegre

Encapuzados, criminosos fardados com camisetas da polícia retiraram jovem de casa e levaram até a Vila Jardim

A perícia realizada no local da morte de Angélica Pacheco da Silva, 24 anos, encontrou 69 estojos de 9 milímetros ao lado do corpo. O número de tiros que a atingiram, no entanto, só será confirmado após análise do Instituto Geral de Perícias (IGP). Conforme o Departamento de Homicídios, ela foi sequestrada em casa, no Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, por homens encapuzados e fardados com camisetas da polícia. 

Em via pública, na Avenida dos Prazeres, na Vila Jardim, a jovem foi executada, pouco antes das 4h da madrugada desta segunda-feira. Moradores chegaram a acreditar que um confronto armado ocorria na região, mas segundo a Brigada Militar esta foi a única ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo no bairro. 

De acordo com a delegada Luciana Smith, nenhuma informação colhida auxiliou a identificar a motivação do crime. Havia apenas um registro como adolescente infrator por tráfico de drogas na ficha da vítima, no ano de 2007, que a polícia não sabe se pode ter relação com a morte.

O carro usado estava equipado com um giroflex e o modelo ainda não foi identificado. A investigação está sendo conduzida pela 5ª Delegacia de Homicídios. 

Fonte: Gaúcha

Taxista assassinado teve ficha criminal analisada pela EPTC em junho

O taxista que foi morto a tiros à noite passada (20), em Porto Alegre, teve a ficha criminal analisada pela EPTC no mês de junho. Na ocasião, Pablo Josemar Thomas Andrade, de 39 anos, ainda não respondia por falso testemunho na investigação de um assassinato ocorrido em junho de 2015, no bairro Partenon.  Porém, na ficha do motorista já havia um

indiciamento, por ameaça. Mas, segundo a EPTC, este crime não está enquadrado na resolução publicada em janeiro pela empresa, que entrou na lista dos crimes passíveis de cassação da licença de profissionais.

Desde janeiro, a EPTC já fez um pente-fino na ficha criminal de 10.507 taxistas. Destes, 415 foram cassados com base na lei de antecedentes. São diversos motivos, como furto, roubo, tráfico de drogas, estelionato, entre outros. Falta ainda apurar a conduta de mais 1,5 mil profissionais.

Em 2016, a EPTC recebe uma média de 235 reclamações por mês. De janeiro a outubro já foram protocoladas 2.346 queixas. As campeãs são imprudência no trânsito, com 43,3%; contra o próprio motorista, 37,0%; reclamação geral de táxi é a terceira reclamação, com 6,9%.

Sobre o assassinato do taxista, o delegado Rodrigo Reis informa que a polícia já trabalha com dois nomes que são considerados suspeitos pelo crime. Uma das possibilidades analisada é que ele tenha sido vítima de uma queima de arquivo, já que o motorista havia sido testemunha de uma investigação de homicídio. O taxista aguardava uma passageira dentro de um Classic quando ocupantes de um veículo branco passaram atirando. 

Fonte: Gaúcha