sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Adolescente é encontrado com machado cravado na cabeça em Canoas

You Tube - Duas pessoas executadas em menos de 2 horas em Alvorada

Brigada Militar prende por roubo a pedestre em Esteio

01

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta sexta-feira, no bairro Três Portos, Policiais Militares do 34°BPM efetuaram a prisão de C. S. P. (25 anos). O fato ocorreu após a guarnição ser despachada pra uma ocorrência de roubo a pedestre na área central de Esteio, onde em contato com a vítima a mesma informou as características do autor do roubo, o qual estando de posse de uma arma de fogo anunciou um assalto vindo a subtrair da mesma sua bolsa contendo seu telefone celular, dinheiro entre outros pertences pessoais. Diante disso a guarnição passou a efetuar buscas nas proximidades momento em que visualizaram um indivíduo com as mesmas características informadas. Então se iniciou um acompanhamento a pé atrás do mesmo o qual foi abordado e localizado consigo a quantia de R$ 150,00 reais e o telefone da vítima, além de um simulacro de arma de fogo.

02

O indivíduo foi conduzido preso ao Hospital São Camilo para exame de lesões e posterior a DP local onde foi autuado em flagrante pelo crime de roubo a pedestre.

Fonte: Ação Preventiva

Traficante é preso pela BM em Gravataí

editada

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quinta-feira (17/11), em um conhecido ponto de tráfico de drogas na Rua Leopoldo Lima, no bairro Planaltina, em Gravataí, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 17º BPM prenderam Jhonata, 22 anos, com antecedentes criminais por porte ilegal de arma, homicídio e lesão corporal, que estava em liberdade provisória desde o último dia 04 de agosto. Com ele, os policiais apreenderam crack, maconha, um notebook, e um revólver calibre 38 com numeração raspada. O criminoso foi encaminhado á DPPA em Gravataí, autuado em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecente e recolhido ao Presídio Central.

apreensão

Fonte: Ação Preventiva

Adolescente é encontrado morto a golpes de machado em Canoas

Vítima foi encontrada com machado cravado na cabeça.

O corpo de um adolescente foi encontrado por moradores do Bairro Fátima, em Canoas, na manhã desta sexta-feira (18). Conforme a Polícia Civil, a vítima estava caída às margens da Rua Augusto Pestana, com um machado cravado na cabeça.

A vitima foi identificada como Kelvin Silva Pires, 14 anos. Segundo a Polícia Civil, o jovem morava com o pai no bairro Rio Branco. Inicialmente, os investigadores acreditavam que o menino aparenta ter entre 10 e 12 anos.

O pai também afirmou ao delegado Valeriano Garcia Neto que a vítima era usuária de drogas. Por causa desta informação, uma primeira motivação trabalhada pela Polícia Civil é de relação com o tráfico.  

Análise preliminar indica que oito golpes de machado foram desferidos no adolescente pelos assassinos. Vizinhos ouvidos pela Polícia Civil não souberam informar o que pode ter ocorrido. 

Fonte: Gaúcha

Jovem é preso em flagrante por abuso de irmão de três anos na Serra

O caso ocorreu na zona norte de Caxias do Sul

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (17) suspeito de abusar sexualmente do irmão de três anos. O caso ocorreu na zona norte de Caxias do Sul.

De acordo com o titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Joigler Paduano, a mãe percebia já há algum tempo assaduras nas partes íntimas do menino. Na tarde de ontem, a mulher resolveu fingir que dormia. Em seguida levantou e viu o jovem mexendo nas partes íntimas da criança.

O filho mais velho foi preso em flagrante pela Brigada Militar. Ele não teve o nome divulgado em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente para não expor a vítima.

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar de Esteio prende por cumprimento de mandado

20161117_190835

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No dia 17 de Novembro de 2016, por volta das 18h47min, bairro Novo Esteio em Esteio, Policias Militares do 34º BPM efetuaram a Prisão de V.R. (40 anos). O fato se deu após o indivíduo ser abordado pela guarnição, onde foi verificada a existência de um mandado de prisão em seu desfavor, sendo preso e encaminhado a Delegacia de Polícia local.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio prende por furto simples em residência

IMG-20161118-WA0003

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quinta-feira, no bairro Três Portos em Esteio, Policias Militares do 34º BPM efetuaram a Prisão de V.A.S. (39 anos). O fato se deu após o indivíduo tentar furtar peças de ar condicionado de dentro de um pátio, sendo preso e encaminhado a DPPA Canoas.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso com porte ilegal de munição na Serra Gaúcha

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de munições na tarde desta quinta-feira (17) em Caxias do Sul. Ele foi detido por volta das 16h30min durante uma abordagem da Brigada militar na rua Delcio Corte Ribeiro, no Loteamento  Campos da Serra. Com ele foi apreendido dezenove munições cal.12, duas munições cal. 9mm, além de uma balança de precisão. 

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é presa por tráfico de drogas em Caxias do Sul, na Serra

Três usuários também foram encaminhados à delegacia.

tt

Foto: BM /divulgação Ação Preventiva

Uma mulher de 46 anos foi presa pela Brigada Militar por tráfico de entorpecentes na madrugada desta quinta-feira (17) em Caxias do Sul.  Por volta da 01h46min uma denúncia anônima levou PMs até a rua Major José Batista, no bairro Rio Branco, onde teria um ponto de tráfico de drogas. No local, foi confirmado a veracidade da informação, onde a traficante responsável pelo ponto acabou presa em flagrante enquanto fracionava pedras de crack. Com ela foi apreendido um balança de precisão, cachimbos artesanais, 17 pedras da droga pronta para venda e outra porção maior, ainda não fracionada. 

Outros três usuários que estavam no local também foram conduzidos à delegacia como testemunha do crime.  

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso com drogas, arma, munição e veículo blindado em Caxias do Sul

Ele chegava na casa de um integrantes de uma suposta facção, quando acabou preso pela BM.

gg Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem de 22 anos foi preso pela Brigada Militar por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de munições na noite desta quinta-feira (17) em Caxias do Sul.  Ele foi detido por volta das 23h na rua Hildo Francisco Ferreira, no bairro Santa Fé. Com ele foi apreendido um espingarda de ar comprimido, 28 munições cal.380, 21 munições de cal.40, 2 munições de cal.22, 2 munições cal.12, 2 munições cal.20, além de uma balança de precisão, porções de maconha e 21 pedras de crack. O preso foi detido de posse de um veículo GM Zafira HFW8340 blindado, quando chegava na casa de mais um dos apontados como integrante   da suposta facção “ Os Manos da Serra”, que estariam se articulando para matar PMs na cidade. Deiviti Anderson Paim que estava em liberdade provisória foi encaminhado à delegacia, onde foi lavrado o flagrante.  

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Criminoso furta motocicleta no Distrito Industrial de Gravataí e é preso pela BM

Na manhã de quinta-feira (17/11), na Rua Presidente Kennedy, em Gravataí, policiais militares do 17º BPM prenderam Rafael, 26 anos, com antecedentes criminais por receptação de veículo, posse de entorpecente e pichação. Instantes antes, o criminoso havia furtado uma motocicleta Yamaha YBR azul em uma empresa no Distrito Industrial de Gravataí. Durante a fuga, ele acabou caindo da motocicleta e foi detido pelos policiais. Rafael foi encaminhado á DPPA em Gravataí, autuado em flagrante pelo crime de furto de veículo e recolhido ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

Adolescentes são apreendidos após roubarem veículo em Gravataí

arma

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã de quinta-feira (17/11), na parada 64 da Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, bairro Vera Cruz, em Gravataí, policiais militares do 17º BPM apreenderam dois adolescentes de 16 e 17 anos, o primeiro é morador de Porto Alegre e possui antecedentes de atos infracionais por receptação de veículo, e o segundo é morador de Canoas, e possui antecedentes infracionais por roubo a pedestre. Armados com um revólver calibre 38 com numeração raspada, os dois assaltaram uma mulher de 38 anos na Av. Gravataí, na parada 63, e roubaram o veículo dela, um HB20 cinza. Durante a fuga, a dupla se deparou com as viaturas do 17º BPM na parada 64 da Av. Dorival e foram detidos. Os adolescentes infratores foram encaminhados á DPPA em Gravataí, autuados por roubo de veículo e porte ilegal de arma, e apresentados ao Ministério Público.

arma

Fonte: Ação Preventiva

Traficante é preso pela BM no bairro Salgado Filho

IMG-20161117-WA0000

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira (16/11), na Rua Ciprestes, bairro Salgado Filho em Gravataí, policiais militares do POE do 17º BPM prenderam Ademar Amorim, 24 anos, com antecedentes criminais por furto de veículo. Com ele foram apreendidas 160 pedras de crack, uma porção de farelos da droga pesando aproximadamente 50g, maconha, dinheiro, um revólver calibre 38 com numeração raspada e munição. O criminoso foi encaminhado á DPPA em Gravataí autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma e recolhido ao Presídio Central.

Fugas de presos crescem mais de 100% no Rio Grande do Sul em 2016

Levantamento da Susepe se refere a fugas do regime fechado

Presos fizeram buracos em celas do presídio de Carazinho, no Norte do Estado - Foto: Marcelo Marcos

O Rio Grande do Sul registrou em 2016, até 16 de novembro, 153 fugas de presos que cumprem penas em regime fechado. O aumento em comparação a todo o ano passado é de 101,3%.

A unidade prisional com o maior número de fugas é o Presídio Estadual de Carazinho, onde 36 apenados escaparam neste ano. As formas de fuga foram variadas. Vinte e um presos fugiram pelo telhado, sete por túneis em paredes, cinco pelas grades serradas e três pelo pátio. O presídio tem capacidade para receber 196 presos e está com 308. O levantamento foi feito pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) a pedido da Rádio Gaúcha.

Em segundo lugar, com onze fugas, aparece o Presídio Estadual de Lajeado, seguido da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul e do Presídio Regional de Passo Fundo, cada um com dez registros de presos que escaparam. O Presídio Central de Porto Alegre, o maior do Estado, que tem capacidade para 1.824 presos e está com mais do que o dobro, 4.676, não registrou fuga neste ano.

Se o número de fugas no sistema fechado mais do que dobrou, no semiaberto, onde o apenado trabalha fora e dorme em um instituto penal, houve redução de 64,2%. Foram 190 em todo o ano passado e 68 em 2016, até 16 de novembro.

Sobre o aumento de fugas no regime fechado, o presidente da Amapergs, sindicato que representa os agentes penitenciários, Fávio Berneira, atribui ao número baixo de servidores e à estrutura precária das casas prisionais.

"Na medida em que nós temos número de presos crescendo entre 8% a 10% ao ano e o número de funcionários não acompanha isso. O investimento na manutenção das estruturas não é feito. A estrutura fica sucateada e não tem funcionário, por tanto fica inviabilizada as revistas de rotina, que poderiam identificar um plano de fuga sendo arquitetado ou uma grade sendo serrada".

A Vara de Execuções Criminais (VEC) é responsável por presídios de Porto Alegre e Região Metropolitana. Sobre o fato de nenhuma dessas casas prisionais registrar fuga neste ano, o juiz da VEC Paulo Augusto Irion ressalta.

"Isso se deve, basicamente, ao fato de que são penitenciárias tanto da parte arquitetônica como de pessoal maiores".

O magistrado lembra que a situação no interior é diferente.

"O número de fugas, com certeza, ocorre no interior, onde os presídios são bastante antigos em sua grande maioria. São presídios bastante antigos em que a parte arquitetônica não é suficiente para a contenção, sem que além disso tenha uma vigilância mais efetiva. Isso passa pelo número reduzido de agentes penitenciários".

Em relação à redução do número de fugas no semiaberto, Irion afirma que é reflexo do aumento de presos que cumprem pena em casa com tornozeleira eletrônica.

"Esses presos são realmente aqueles que estão mais distantes de obterem algum benefício na lei de Execução Penal. Ou seja, progressão para o regime aberto ou livramento condicional. Nós estamos relatando a eles qual é a realidade do sistema prisional e também colocando quais são os critérios adotados pela Vara de Execução de Criminal para fazer essa triagem estabelecida por súmula pelo STF em relação à carência de vagas para colocação desses presos no monitoramento eletrônico".

A Rádio Gaúcha aguarda posição da Susepe.

Fonte: Gaúcha

Dois são presos em ação para combater o furto de baterias de antenas de telefonia móvel

Foram apreendidas 83 baterias em operação realizada nesta quinta-feira em Caxias do Sul.

Duas pessoas foram presas em flagrante por receptação na manhã desta quinta-feira (17) em Caxias do Sul. Eles estavam com baterias de antenas de telefonia móvel. Ao todo, foram apreendidas 83 baterias.

De acordo com o delegado Alexandre Fleck, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio de Concessionárias e Serviços Delegados, do Deic, um dos presos é funcionário de uma empresa de telefonia e o outro é proprietário de um estabelecimento comercial que revendia baterias. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.

Ainda segundo o delegado, receptadores desse tipo de bateria utilizam o material para trocar por sucata ou até em equipamentos de som automotivo.

Fonte: Gaúcha

Homem é preso por agredir esposa grávida em Canoas

O filho de um ano que estava no colo da mulher também ficou ferido.

O homem possui antecedentes por violência doméstica e tentativa de homicídio e foi encaminhado ao sistema prisional - Foto: Divulgação /Polícia Civil

Um homem foi preso no final da manhã desta quinta-feira (17) por agredir a esposa grávida e o filho de um ano, em Canoas, na Região Metropolitana. Segundo a polícia, ele foi detido no centro da cidade após ter perseguido e ameaçado a mulher.

O delegado Thiago Bennemann Gonçalves relatou que o suspeito agrediu a companheira na quarta-feira, enquanto ela estava com o filho deles, de 1 ano, no colo. A criança também ficou machucada.

Nessa manhã, a mulher procurou a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Equipes de policiais foram até o local onde o homem estava e efetuaram a prisão em flagrante. 

O homem possui antecedentes por violência doméstica e tentativa de homicídio e foi encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto a tiros em Cambará do Sul

Vítima foi alvejada no Bairro Boa Esperança.

Um homem foi morto e outro ficou ferido, na noite desta quarta-feira (16), em Cambará do Sul. A dupla foi alvejada na Rua Moacir da Rosa, no Bairro Boa Esperança, por volta das 22h.

Uma das vítimas, um homem de 55 anos, morreu no local. Ele tinha antecedentes por furto, tráfico e estelionato. A segunda vítima, de 33 anos, foi levada ao hospital da cidade e transferida para Canoas em estado grave. Ele tem diversos antecedentes criminais.

Até o momento, a polícia não tem informações sobre a motivação do crime. As identidades das vítimas não foram informadas.

Fonte: Gaúcha

Homem é morto em bar em Nova Santa Rita

Duas pessoas foram baleadas em um bar, na noite desta quarta-feira (16), em Nova Santa Rita. As vítimas estavam em um estabelecimento na Travessa Zalo, no Bairro Berto Círio.

De acordo com a Brigada Militar, os autores do crime passaram em um veículo na frente do bar e efetuaram os disparos. Um dos baleados morreu no local e o outro foi socorrido ao hospital. A polícia não informou as identificações das vítimas. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Gaúcha

Polícia deflagra operação contra tráfico de drogas em Pelotas

80 policiais cumprem 26 ordens judiciais

Foto: Polícia Civil  / divulgação

A Delegacia Regional de Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a Operação Cerrito, contra o tráfico de drogas em Pelotas. Desde as 5h30, cerca de 80 policiais cumprem 18 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva na cidade.

De acordo com o delegado Márcio Steffens, o objetivo é desarticular grupos criminosos responsáveis, principalmente, pelo tráfico de maconha e cocaína. “São pessoas de algumas regiões da cidade que estão envolvidas há muito tempo com a traficância, e que mantinham organizações interligadas”, disse. A ação acontece no centro, no Bairro Três Vendas, entre outros.

Onze pessoas já foram presas, além de revólver, pequenas porções de maconha e 2 kg de cocaína - embaladas com a inscrição "Made in Cochabamba", com as cores da bandeira da Bolívia. Cochabamba é a terceira maior cidade do país. "É a apreensão mais expressiva. Mas não podemos identificar se a droga vem mesmo da Bolívia, ou se é apenas uma embalagem", completou Steffens. 

Uma entrevista coletiva está marcada para as 9h30 na Delegacia Regional de Pelotas. 

Fonte: Gaúcha

Mãe e filho morrem em colisão frontal na Rota do Sol, em Itati

Carro das vítimas bateu de frente com um caminhão.

As vítimas foram identificadas como Marli Schaefer, 58 anos e Edson Schaefer, 30 anos. - Foto: Divulgação /Comando Rodoviário da BM

Mãe e filho morreram após uma colisão frontal na RS-486, em Itati, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O trecho do quilometro 22 da Rota do Sol tinha a pista molhada em função da chuva no momento do acidente. As vítimas foram identificadas como Marli Schaefer, 58 anos, e Edson Schaefer, 30 anos. 

O acidente ocorreu por volta das 8h, quando o carro das vítimas, um Celta com placas de Nova Petrópolis, bateu contra um caminhão com placas de Terra de Areia. Com a colisão, o automóvel ficou completamente destruído.

Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos. A perícia foi acionada para analisar o local do acidente e projetar as circunstâncias da colisão. 

Fonte: Gaúcha

Jovem encontrado morto no Banrisul de Cachoeirinha tentava cometer furto

Corpo foi encontrado por funcionários que sentiram forte odor.

Local de difícil exigiu que Bombeiros quebrassem paredes - Foto: Polícia Civil

O jovem encontrado morto na tarde de quarta-feira no interior da agência do Banrisul de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, caiu no poço de luz enquanto tentava invadir o estabelecimento e furtar pertences. É essa linha de investigação seguida pelo delegado Leonel Baldasso, que apura o caso.

Conforme o delegado, o homem era usuário de drogas e foi identificado por familiares. Wagner Portal da Silva, 23 anos, estava desaparecido desde sábado, quando não retornou para casa. 

O homem foi encontrado após funcionários e clientes da agência sentirem um forte odor. Segundo o delegado, o local onde o cadáver estava não tinha acesso por portas, o que exigiu que o Corpo de Bombeiros quebrasse a parede para fazer a remoção.

"Ele era viciado em drogas, foi fazer furto e caiu de altura de 10 metros ao pular de prédio vizinho. O lugar era de difícil acesso, por isso não havia sido encontrado", relatou o delegado. 

Ele tinha diversos antecedentes criminais por pequenos furtos.

Fonte: Gaúcha

Assaltante é arremessado de carro em perseguição no Vale do Sinos

Vítima de roubo reconheceu o suspeito como autor do crime

Uno roubado da vítima ficou parcialmente destruído com a colisão Foto: Brigada Militar

Uma perseguição policial que teve início em Campo Bom terminou em acidente em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, na noite desta quarta-feira (16). Segundo a Brigada Militar, o motorista que fugia das guarnições bateu contra um muro na Rua Alcântara, Bairro São José, capotou e foi arremessado pelo para-brisas para fora do Uno roubado.
Conforme a BM, minutos antes do acompanhamento policial o suspeito roubou moradores de uma casa, levando pertences, dinheiro e o carro. 

Após o acidente, o assaltante foi detido pela BM e socorrido pelo SAMU, permanecendo sob custódia. Uma das vítimas reconheceu o homem como autor do roubo. O dinheiro foi recuperado e o automóvel recolhido ao depósito de Novo Hamburgo.

Fonte: Gaúcha

GPS de carga roubada é recuperada e casal preso em Gravataí

apreensão3

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira (16/11), o sinal de GPS de uma carga de cigarros roubada em Canoas, levou policiais militares do 17º BPM a Estrada do Rosário, na Morungava. Três criminosos que estavam em um veículo GM Zafira prata, roubado na tarde do último dia 26 de outubro em Viamão, entraram em confronto com os policiais, e após baterem em uma cerca, abandonaram o veículo e fugiram pelo matagal.

adolescente

Na casa, os policiais prenderam Carlos Luhan, 23 anos, com antecedentes criminais por roubo de veículo e lesão corporal, que estava em liberdade desde julho de 2013, e apreenderam uma adolescente de 17 anos, sem antecedentes de atos infracionais. No local os policiais recuperaram a carga de cigarros avaliada em 35 mil reais, uma motocicleta Honda CB vermelha roubada na madrugada do último dia 07 de maio em Taquara, um revólver cal. 38 com a numeração raspada e com o brasão da policia civil, 3 munições de calibre.38, 1 Xbox 360, 3 telefones celulares, 1 rádio ht com as freqüências da Brigada Militar. Os dois foram encaminhados á DPPA em Gravataí, autuados por receptação e porte ilegal de arma. Carlos foi recolhido ao Presídio Central, e a adolescente foi entregue aos pais.

gg

Fonte: Ação Preventiva

26° BPM prende por roubo a pedestre

Por volta das 21h de quarta-feira, efetuou contato telefônico via fone 190 com a Sala de Operações do 26ºBPM/Cachoeirinha. M. A. A. informando que foi vítima de ocorrência de Roubo a Pedestre, perpetrado por um indivíduo de casaco preto, portando arma de fogo, na ação lhe foi subtraído a quantia de R$ 50,00. Uma guarnição de serviço foi destacada ao local, durante diligências lograram êxito na abordagem de J. L. S. S, o qual possui antecedentes policiais por: furto simples em residência; furto descuido; entorpecente posse (2x) e lesão corporal. A vítima reconheceu como sendo seu algoz o presente indivíduo. Deste modo lhe foi dada voz de Prisão, encaminhado ao Posto Médico 24h e posterior a DPPA de Gravataí para registro da Ocorrência Policial.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende por roubo de veículo, e dano ao Patrimônio Público, após confronto em Esteio

98231d28-9dad-4340-b5a4-3439f980e081

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira, no Bairro Primavera em Esteio Policias Militares do 34ºBPM efetuaram a Prisão de G. C. L. (18 Anos) e N. S. A. (22 Anos) por Roubo de veículo, Dano ao patrimônio público e confronto com as guarnições.

4a4fe1a6-7761-4bb7-948d-a2eb77b4d46d

A Prisão ocorreu após as guarnições serem alertadas de um Roubo de um Veículo Toyota/Corolla ocorrido no Centro de Esteio, de imediato as guarnições passaram a realizar buscas, sendo o veículo visualizado e dado início ao acompanhamento e o cerco policial já no Bairro Primavera os indivíduos foram cercados, ocorrendo confronto com as guarnições do 34ºBPM de Esteio e 33ºBPM de Sapucaia do Sul, sendo que na tentativa de fuga os indivíduos acabaram abalroando uma viatura do 34ºBPM, em seguida os indivíduos foram presos e em revista foi localizado um Revólver Calibre.38 com numeração raspada e 6 munições deflagradas. Diante dos fatos os indivíduos foram conduzidos ao HSC e posterior a DPPA Canoas. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Ação Preventiva

Vídeo - Homem é executado na zona norte de porto alegre

Vídeo - Ex companheiro mata mulher em Caxias do Sul

Imagens forte - Homem morre em confronto com a BM após roubar carro

vídeo - 12 pessoas são executadas de terça-feira para quarta-feira no RS

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

BM apreende armas, munições e carros roubados na Costa do Ipiranga

editada

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de domingo (13/11), em um sítio na Rua Frederico Valentin de Souza, na Costa do Ipiranga, policiais militares do 17º BPM prenderam Cristiano Soares, 21 anos, com antecedentes criminais por roubo a pedestre, ameaça, receptação e homicídio, que estava em liberdade desde o dia 03 de março deste ano, e apreenderam dois adolescentes de 17 anos, com antecedentes de atos infracionais por roubo de veículo, tráfico e receptação, todos moradores de Alvorada.

adolescenteadolescente1

Com eles os policiais apreenderam um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, farta munição de diversos calibres, um veículo GM Prisma prata roubado na tarde do último dia 04 de novembro no bairro Rubem Berta em Porto Alegre, um veículo VW Spacefox prata roubado na noite de 1 de novembro em Taquara, e dinheiro. Os três foram encaminhados á DPPA em Gravataí, autuados por porte ilegal de arma, receptação e corrupção de menores. Os adolescentes foram entregues aos pais, e Cristiano foi recolhido ao Presídio Central.

armas

Fonte: Ação Preventiva

Policiais do 1º BPAF prendem indivíduo após furtar objetos em uma residência

Na tarde de terça-feira, na rua XV de Novembro Bairro Rio Branco, em Uruguaiana, policiais do 1º Batalhão de Policiamento de Área de fronteira (1º BPAF) realizaram a prisão do individuo L.G.B.F, o qual momentos antes havia arrobado as aberturas da casa da vitima e furtado do interior dois aparelhos de televisão, sendo um da marca Philco e outro LG e mais uma pulseira de ouro e um relógio da marca Lince.

O individuo ao visualizar a guarnição tentou se desfazer dos objetos furtados e fugiu mas logo após foi preso pelos policiais nas imediações sendo conduzido à Delegacia de Policia junto com os materiais recuperados onde foi lavrado o flagrante para ele.

Fonte: Ação Preventiva

Acidente entre dois veículos deixa uma morte e quatro pessoas feridas na Serra

A colisão entre dois veículos ocorreu no Km 178, a poucos metros do semáforo.

Foto: PRF /divulgação

Um acidente de trânsito deixou pelo menos quatro pessoas gravemente feridas na tarde desta quarta-feira na BR-470, em Veranópolis. A colisão entre dois veículos, cujos modelos ainda não foram confirmados, ocorreu no Km 178, a poucos metros do semáforo. As informação são do Jornal Pioneiro.

O Hospital São Peregrino Lazziozi confirma uma morte, um jovem em estado grave e dois em estado estável.

Fonte: Gaúcha Serra

Idoso é atingido por dois tiros dentro de casa no Vale do Taquari

Polícia faz buscas aos suspeitos

Um homem de 67 anos foi baleado, no começo da tarde desta quarta-feira (16), dentro de casa, em Encantado, no Vale do Taquari. Segundo a Brigada Militar, dois suspeitos entraram na residência que fica na Estrada dos Imigrantes e atiraram dez vezes.

Dois tiros atingiram o homem na cabeça e no braço. Ele foi levado ao Hospital Santa Terezinha e não há informação sobre o estado de saúde.

A Polícia faz buscas aos suspeitos. Até o momento ninguém foi preso.

Não há informação sobre o que motivou o crime.

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar de Esteio prende por porte ilegal de arma, receptação e ameaça

e2e48db6-46bc-4eab-acaf-16e81ba3c5c7

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de terça-feira, no Bairro Três Marias em Esteio, Policias Militares do 34º efetuaram a prisão de R.B. S (29 Anos) por porte ilegal de arma de fogo, receptação e ameaça.

795a3c11-a6b2-4125-bf63-4af307510476

A prisão ocorreu após os Policiais serem despachados para atender uma ocorrência de violência doméstica, sendo que a vítima relatou que seu namorado havia lhe ameaçado e saído para buscar uma arma, quando a guarnição saía da residência, conduzindo a vítima até a Delegacia de Polícia para registrar a ocorrência, se depararam com o acusado em frente a casa, ao enxergar os policiais o indivíduo tentou empreender fuga, sendo abordado em seguida, com ele foi apreendido um revólver calibre 38, em ocorrência de furto, e 05 munições intactas. Diante o fato o indivíduo foi conduzido até o HSC e posterior a DPPA Canoas.

Fonte: Gaúcha

Brigada Militar prende por furto de fios e cabos em Esteio

10e5b913-8867-4187-99a6-bce86496aeae

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de terça-feira, no Centro de Esteio, Policias Militares do 34ºBPM efetuaram a prisão de A.L.N.C. (28 Anos) e S.S.M. (19 Anos) por furto de fios e cabos.

A prisão ocorreu após a guarnição ser alertada sobre indivíduos furtando fios de energia elétrica, próximo ao local abordaram o casal carregando cerca de 50 metros de fios, diante do fato foram conduzidos a DP de Esteio onde foi realizado o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Carroceiro é alvejado a tiros em Santa Maria

Disparos acertaram o jovem, o cavalo e a carroça.

Um carroceiro de 21 anos foi alvejado por tiros na noite desta terça-feira (15) em Santa Maria. Conforme a Brigada Militar, o caso aconteceu por volta das 23h30 no bairro Nova Santa Marta.

Segundo relato do jovem aos policiais, ele estava deixando a namorada na casa da mãe dela, quando homens chegaram atirando contra ele. O jovem foi atingido na perna e, então, se escondeu dentro da carroça. Os criminosos atiraram, então, contra a carroça, furando os pneus e acertando as patas do cavalo

O homem identificou para os policiais quem seriam os autores dos disparos. A Brigada Militar fez buscas na Região, mas não localizou suspeitos.

A vítima foi encaminhada para atendimento médico. 

Fonte: Gaúcha

Preso suspeito de matar agricultor em Santa Margarida do Sul

Homem estava foragido desde setembro, e foi localizado em São Gabriel

Querlem Fuganti foi encontrado morto no último sábado, em um matagal próximo da BR-290 - Foto: Reprodução /Facebook

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de ter matado um agricultor no último final de semana em Santa Margarida do Sul, na Região Central. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi localizado na tarde desta terça-feira em uma rua, em São Gabriel.

Conforme o Delegado José Bastos, titular da Polícia Civil em São Gabriel, o suspeito era detendo do regime semi-aberto e estava foragido desde setembro. Ele cumpria pena por um homicídio cometido em Cacequi. O homem foi encaminhado ao Presídio Estadual de São Gabriel.

O agricultor Querlem Fuganti, 48 anos, foi encontrado morto no último sábado, em um matagal próximo da BR-290. A cerca de 200 metros do corpo, foi encontrada a caminhonete da vítima, de onde havia sido levado o rádio, uma motocicleta e a carteira do agricultor. Com isso, a principal linha de investigação da Polícia Civil é latrocínio, que é roubo com morte. 

Fonte: Gaúcha SM

Bandidos usam caminhão para atacar caixa eletrônico em Imbé

Ofensiva criminosa quebrou vidraça e danificou estrutura de prédio.

Criminosos usaram um caminhão para atacar um caixa eletrônico na Avenida Paraguassú, em Imbé, no Litoral Norte, próximo das 5h desta quarta-feira (16). Conforme a Brigada Militar, a força do impacto do veículo contra o prédio anexo da prefeitura do município quebrou a vidraça e danificou parte da estrutura.

Apesar de o terminal eletrônico do Bradesco ter sido atingido, a parte onde fica o dinheiro não foi aberta. Os bandidos fugiram a pé, sem levar nada.

O caminhão GM 11.000 foi abandonado no local, que está agora isolado para perícia.

Fonte: Gaúcha

Micro-ônibus é usado para custodiar preso e evitar falta de viaturas

Alternativa foi adotada por batalhão com apenas três viaturas na Capital

Foto: Daniel Fraga /Gaúcha

A falta de vagas em presídios e a lotação de celas de delegacias em Porto Alegre faz o 21º Batalhão de Polícia Militar usar um micro-ônibus como alternativa para evitar que viaturas fiquem sem circular para custodiar presos. Segundo um dos policiais que monitora o preso no veículo, há apenas três viaturas para o policiamento da região do batalhão. 

Um preso é mantido no veículo desde que foi detido, na noite desta terça-feira (15), quando policiais constataram que ele estava foragido. Dois brigadianos fazem a custódia dele em frente ao Palácio da Polícia, na Avenida Ipiranga. Outro homem detido por estar foragido é mantido em custódia em uma viatura da Guarda Municipal também em frente ao Palácio da Polícia.

Conforme os policiais, o uso do micro-ônibus é uma medida adotada exclusivamente pelo 21º BPM, devido ao déficit de viaturas pra cobrir a área de sua responsabilidade, que inclui Bairros como Restinga, Lami, Aberta dos Morros e Belém Novo. 

Crise na Segurança

O sistema prisional gaúcho vive o seu pior momento da história. Se não bastasse o Estado do Rio Grande do Sul ser denunciado na Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) pela superlotação e péssimas condições dos presídios, principalmente o Central, com crimes comandados de dentro das galerias. 

Fonte: Gaúcha

Mais de mil PMs se formam nesta 4ª e atuarão a partir de 2017 no Estado

Dos futuros soldados, 1.040 trabalharão no policiamento ostensivo

Foto: Cid Martins /Gaúcha

A previsão para que os 1.300 alunos-soldados da Brigada Militar (BM) e dos Bombeiros que se formaram nesta quarta-feira (16) comecem a atuar é junho do ano que vem.  A solenidade de apresentação teve início às 11h, na Academia de Polícia Militar, zona leste de Porto Alegre. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira.

Schirmer destacou que apesar das dificuldades financeiras do Estado, o governo elegeu a segurança pública como prioridade. Diante disso, determinou que a pasta tenha um aumento de quase 20% no orçamento de 2017. "Segurança Pública se faz com homens e mulheres nas ruas", afirmou.

Sartori disse que o Piratini está tendo coragem para fazer economia com transparência em um período com carência de recursos e voltou a lembrar que no primeiro momento em que houvesse sinal de recurso iria aumentar o efetivo. Por isso, ele destacou a necessidade da Assembleia Legislativa manter o orçamento real do governo, enviado à Casa, para 2017.

Dos futuros soldados que vão integrar as fileiras da corporação, 1.040 serão destinados ao policiamento ostensivo e 260 ao Corpo de Bombeiros. O Curso Básico de Formação Policial Militar deve iniciar na segunda-feira (21).

Com carga-horária de 1.600 horas-aulas, inclui estágios operacionais e tem sete meses de duração. Os alunos serão distribuídos entre as Escolas de Formação e Especialização de Soldados em Montenegro, Osório, Porto Alegre e Canoas.

Esta é a segunda etapa do Plano Estadual de Segurança Pública em relação a nomeações. A terceira, prevista entre julho e dezembro do ano que vem, prevê mais 700 brigadianos.

Esta nomeação ameniza o déficit de policiais militares no Estado, que, no meio do ano, o comando da corporação afirmou à Rádio Gaúcha ser de 18 mil PMs. Já policiais civis, foram previstos 660 entre agosto deste ano e dezembro do ano que vem.

Entre as outras ações do Plano estão incluídas a liberação de R$ 52 milhões para horas extras e diárias na área da segurança até dezembro de 2016. O objetivo é duplicar as ações da Operação Avante.

O governo também planeja investir até dezembro deste ano R$ 30,5 milhões na aquisição de viaturas, armamento, equipamentos de segurança para os agentes da BM, Polícia Civil, Susepe e IGP.

Fonte: Gaúcha

Inscritos em concurso para salva-vidas da BM são convocados para exame médico

Testes serão feitos na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, em 24 e 25 de novembro

Foto: Diorgenes Pandini /Agencia RBS

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16) o edital de convocação aos inscritos no concurso para Salva-Vidas temporários da Brigada Militar para participar da primeira etapa do processo seletivo. Ao todo, 920 pessoas se candidataram para 600 vagas.

Os candidatos que tiveram as inscrições homologadas deverão fazer, nos dias 24 e 25 de novembro, os exames médico e odontológico. Os testes são feitos às 8h30 na Academia de Polícia Militar, na Avenida Aparício Borges, em Porto Alegre.

Os aprovados na primeira bateria de exames serão chamados para o teste de aptidão física, que será uma capacitação. Ela irá ocorrer entre os dias 7 e 27 de dezembro. Os alunos ficarão nos municípios de Tramandaí e Rio Grande, e, os que tiverem uma melhor aptidão, serão selecionados para trabalhar.

Os aprovados serão contratados para trabalhar na operação golfinho, e receberão salários de R$ 1,3 mil. Eles trabalharão em janeiro, fevereiro e março, em águas internas e litorâneas, em 22 municípios gaúchos.

Fonte: Gaúcha

Doze pessoas são assassinadas no Estado em intervalo de 10 horas

Outras 18 pessoas foram vítimas de homicídio desde sexta, segundo balanço feito pela Rádio Gaúcha.

Doze pessoas foram assassinadas no Rio Grande do Sul entre a noite de terça-feira (15) e a madrugada desta quarta-feira (16). Metade dos assassinatos foi registrada em Porto Alegre.

O Bairro Rubem Berta, na zona norte, foi local de três homicídios. O primeiro deles ocorreu próximo das 23h, na Rua Carmelita Grippi. Quatro bandidos armados desceram de um carro e atiraram diversas vezes contra Fagner Tiago Rodrigues Lenz. Depois disso, próximo das 4h30, mais dois homens foram assassinados na região. Eles ainda não foram identificados.

Ainda na zona norte, um homem foi morto a tiros na Rua Alberto Barbosa, na Vila Ipiranga, na noite de terça-feira. De acordo com a Brigada Militar,  os disparos foram realizados por homens que chegaram em um veículo. Eles fugiram e ainda não foram localizados. A vítima não foi identificada.

Pouco depois da 0h, um transexual foi morto a tiros na Estrada São Francisco, nas proximidades da parada três da Lomba do Pinheiro, zona leste da Capital. A vítima foi identificada pela Brigada Militar como Juliana Silva Pereira, que usava o nome social Rafael Guilherme Silva Pereira. Ele era foragido da Justiça e tinha diversos antecedentes criminais, de acordo com o 21º Batalhão de Polícia Militar. 

No outro lado da cidade, no bairro Camaquã, na zona sul, Wagner Alfonso Hoch,  32 anos, foi baleado na Rua Professor Joaquim Louzada, por volta das 22h. Os familiares relataram à Brigada Militar que os dois autores do crime eram traficantes da Vila Funil.

Insegurança no Estado
A Região Metropolitana ainda registrou outros dois homicídios. Em Novo Hamburgo, um cabeleireiro foi morto a tiros dentro de um salão de beleza na Rua Costa e Silva, no bairro Canudos. Ele foi identificado pela polícia como Jardel Escobar, de 23 anos, O outro homicídio foi registrado no bairro Guajuviras, em Canoas. Neste caso, a vítima não foi identificada.
O Vale do Taquari também teve uma noite violenta. Um ataque a tiros em um minimercado no município de Taquari deixou morto um homem de 39 anos, identificado como Claiton Luiz Abeg. Segundo a Polícia Civil, o cunhado dele também foi atingido no atentado. Um homem chegou em um carro no local do crime e disparou várias vezes com uma pistola calibre 380. 

Em Encantado, na mesma região, dois homens foram mortos a tiros na Rua das Cravinas, bairro Jardim do Trabalhador, próximo das 21h15. A Polícia Civil identificou as vítimas Fabiano Antônio Blau e Isael Chaves. Não há hipóteses para o crime.
A última vítima da violência na noite passada foi uma mulher, morta pelo marido em Caxias do Sul, na Serra

Feriadão violento
Ao todo, o feriadão de Proclamação da República teve 30 homicídios no Estado. Destes, 16 foram na Capital, sete no Interior, seis na Região Metropolitana e um no Litoral.

Fonte: Gaúcha

Mulher é morta a tiros em Caxias do Sul

Uma mulher foi morta a tiros na noite de terça-feira,  em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o crime aconteceu na Rua Julio Calegari, bairro Esplanada. A vítima d 31 anos foi localizada ao lado de sua residência, com disparos de arma de fogo que atingiram seu no olho direito e tórax. Segundo o namorado da vítima, ambos estavam chegando à casa da vítima quando foram surpreendidos pelo autor dos disparos, que os aguardava no corredor que dá acesso à residência.

O autor foi reconhecido como sendo o ex-namorado da vítima. Após o fato o criminoso. 

Fonte: Ação Preventiva