quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Transmissão ao vivo de Axi Moncorvo

Trio é preso após agência bancária ser arrombada em Sapucaia do Sul

Bandidos tinham aberto dois caixas eletrônicos

Foto: André Lindner /Arquivo pessoal

Três criminosos foram presos após arrombarem uma agência do Banco do Brasil no Centro de Sapucaia do Sul no início da madrugada desta quinta-feira (3). O banco fica na Rua Professor Francisco Brochado da Rocha.

Os bandidos abriram dois caixas eletrônicos com maçarico. No entanto, eles acabaram sendo surpreendidos pela Brigada Militar, que chegou ao local antes de os assaltantes conseguirem fugir.

O trio foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Canoas.

Fonte: Gaúcha

País teve 5 estupros por hora e um roubo a carro por minuto em 2015

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

O estado do Acre possui a maior taxa de estupros por habitante do País

Foto: Andréa Graiz /Agencia RBS

Mais de cinco pessoas são estupradas por hora no Brasil, mostra o 10º Anuário

Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado hoje (3). O País registrou, em 2015, 45.460 casos de estupro, sendo 24% deles nas capitais e no Distrito Federal. Apesar de o número representar uma retração de 4.978 casos em relação ao ano anterior, com queda de 9,9%, o FBSP mostrou que não é possível afirmar que realmente houve redução do número de estupros no Brasil, já que a subnotificação desse tipo de crime é extremamente alta.

“O crime de estupro é aquele que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo, então é difícil avaliar se houve de fato uma redução da incidência desse crime no país”, disse a diretora executiva do Fórum, Samira Bueno.

O levantamento estima que devem ter ocorrido entre 129,9 mil e 454,6 mil estupros no Brasil em 2015. O número mínimo se baseia em estudos internacionais, como o National Crime Victimization Survey (NCVS), que apontam que apenas 35% das vítimas de estupro costumam prestar queixas.

O número máximo, de mais de 454 mil estupros, se apoia no estudo Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta que, no país, apenas 10% dos casos de estupro chegam ao conhecimento da polícia. “Pesquisas de vitimização produzidas no Brasil e no mundo indicam que os principais motivos apontados pelas vítimas para não reportar o crime às instituições policiais são o medo de sofrer represálias e a crença que a polícia não poderia fazer nada ou não se empenharia no caso”, afirma Samira.

Considerando somente os boletins de ocorrência registrados, em 2015 ocorreu um estupro a cada 11 minutos e 33 segundos no Brasil, ou seja 5 pessoas por hora. O estado com o maior número de casos foi São Paulo, que responde por 20,4% dos estupros no país, com 9.265 casos. O número, no entanto, representa uma redução de 761 casos (7,6%) em relação ao ano anterior, quando foram registrados 10.026 casos. Roraima foi o estado com o menor número de estupros registrados, 180, o que representa 98 casos a menos do que no ano anterior – queda de 35,3%.

Roubos

A cada 1 minuto e 1 segundo, um veículo foi roubado ou furtado em 2015 no país, totalizando 509.978. Apesar do resultado, houve uma queda de 0,6% na comparação com 2014, sendo 3.045 veículos a menos. Somando os casos de 2014 e 2015, foram roubados ou furtados 1,023 milhão de veículos, segundo os dados do anuário.

O levantamento mostra ainda, segundo o FBSP, a necessidade de fortalecer a capacidade de investigação da polícia. “O roubo e o furto de veículos, muitas vezes, acabam por financiar organizações criminosas envolvidas com tráfico e outros delitos mais graves”, disse, em nota, o diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima. “O que torna fundamental o constante aperfeiçoamento da capacidade investigativa da polícia e o combate a esse tipo de crime”, destacou.

Agência Brasil

Mulher é morta com 14 tiros em Santa Maria

Este é o 51° homicídio do ano na cidade.

Uma jovem de 27 anos foi morta com 14 tiros na madrugada desta quinta-feira (3) em Santa Maria. O crime aconteceu no Beco da Tela, Bairro João Goulart, região nordeste da cidade.

Conforme a Brigada Militar, a vítima é Taís Cristina Menezes Godoi. Segundo relato do pai da vítima, os dois estavam na casa dele, assistindo futebol, junto com os filhos da vítima. Às 0h50, a jovem decidiu ir para casa, que fica no mesmo terreno. 

O homem e as crianças ficaram na casa e, depois dela ir embora, foram ouvidos os disparos. Ele foi para o pátio que liga as duas residências e encontrou a filha caída no chão. Taís chegou a ser encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. 

A vítima foi alvejada com pelo menos 14 disparos. Segundo a Brigada Militar, ela estava em prisão domiciliar e tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas. Não há suspeitos da autoria dos disparos. A principal suspeita é que a motivação para o crime tenha envolvimento com tráfico.

A Polícia Civil vai investigar o caso. Este é o 51° homicídio de Santa Maria em 2016.

Fonte: Gaúcha SM

Jovem é morto a tiros no Bairro Areal, em Pelotas

Adolescente de 19 anos foi morto em via pública

Um jovem foi morto madrugada desta quinta-feira (03), no Bairro Areal, em Pelotas. Este é o 58º homicídio do ano. Segundo a ocorrência, Vagner Luís Aguirre dos Santos, de 19 anos, foi atingido por vários tiros por homens que passavam no local.

O crime ocorreu às 00h30min, na Rua Darcy Ribeiro, na entrada do loteamento Dunas .O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e de Desaparecidos (DHD). 

Fonte: Gaúcha

Morador de rua é alvejado com cinco tiros em Santa Maria

Ele estava na Avenida Roraima, Bairro Camobi, quando sofreu os disparos.

Um homem de 33 anos levou cinco tiros na noite desta quarta-feira (2) em Santa Maria. Conforme a Brigada Militar, a vítima é um morador de rua.

O homem deu entrada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) por volta das 22h. Os policiais foram chamados diretamente no Husm, pois o homem havia dado entrada no hospital com cinco disparos de arma de fogo. Segundo relato da vítima aos policiais, ele estava na Avenida Roraima, bairro Camobi, quando sofreu os disparos. Conforme o Husm, o estado de saúde da vítima é regular.

Ele também não soube apontar um provável suspeito para o crime.

Fonte: Gaúcha SM

Guarnição da BM está há 3 dias parada para custodiar preso em Porto Alegre

As regiões afetadas com a saída dos policiais das ruas são o Centro e o extremo sul

Uma guarnição da Brigada Militar está há três dias fora de serviço para custodiar um preso em frente ao Palácio da Polícia, em Porto Alegre. Na manhã de hoje, dois policiais militares seguiam parados na viatura do 19º Batalhão, responsável pelo patrulhamento da zona leste, com o foragido preso junto a carroceria. 

De 12 em 12 horas, policiais fazem a troca de custódia do detido. Um dos PMs que monitora o preso, que era foragido por tráfico de drogas, diz que a situação é muito complicada para os brigadianos.

"Já está com cheiro muito forte dentro da viatura, por que o preso não toma banho desde que pegamos ele", reclama o policial, que preferiu não se identificar. 

Outros dois presos são mantidos em viaturas na manhã de hoje, deixando quatro policiais fora de serviço. As regiões afetadas com a saída dos policiais das ruas são o Centro e o extremo sul.

As carceragens das duas delegacias de Pronto Atendimento de Porto Alegre estão interditadas desde o dia 31. Segundo o delegado Marco Antônio Duarte de Souza, a medida foi tomada após a ameaça de um homicídio no interior da cela. Desde então, a situação segue sendo complicada em caso de recaptura de foragidos ou prisões em flagrante efetuadas pela Brigada Militar.  

A Susepe diz que segue monitorando a abertura de novas vagas para resolver a situação. 

Fonte: Gaúcha

Ex-genro é apontado como mandante de latrocínio em Campestre da Serra

Waldomiro Tavares, 78 anos, foi morto dentro de casa em julho deste ano

A Polícia Civil concluiu nesta quinta-feira (3) o inquérito referente à morte de Waldomiro Tavares, 78 anos. Ele morreu após levar várias coronhadas na cabeça em julho deste ano. O crime aconteceu dentro da casa da vítima. 

Três suspeitos foram presos temporariamente no último dia 21. Na terça-feira (1), uma quarta pessoa foi presa.

De acordo com o delegado Carlos Alberto Defaveri, o quarta preso é Luiz Claudio Vieira, indiciado nesta quinta-feira e apontado pela investigação como o mentor do crime. O homem é ex-genro da vítima. O objetivo, segundo a polícia, era roubar uma quantia em dinheiro que a vítima mantinha em casa. Cerca de R$ 20 mil foram levados da residência.

Fonte: Gaúcha

Assaltantes arrombam cofre vazio de banco em Novo Hamburgo

Bandidos ingressaram por parede lateral e não levaram nada

Criminosos arrombaram uma agência do Banco do Brasil, no bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo, na madrugada desta quinta-feira (3). Funcionários chegaram hoje para trabalhar e perceberam que o banco havia sido invadido e chamaram a polícia.
Segundo a Brigada Militar, ainda não se sabe quantas pessoas estão envolvidas na tentativa de roubo, mas o grupo ingressou na agência após fazer um furo na parede lateral da unidade. A ação foi frustrada, pois ao arrombar o cofre os bandidos foram deparados com o equipamento vazio.

A perícia esteve no local e hoje a agência ficará fechada.  

Fonte: Gaúcha

17° BPM prende homem por tráfico de drogas e porte ilegal de arma

editada

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quarta-feira (02/11), em um ponto de tráfico conhecido como “Beco dos Polenta”, um casebre na Estrada Geral do Morro Agudo, bairro Costa do Ipiranga, em Gravataí, policiais militares do POE do 17º BPM prenderam Ricardo, 26 anos, com antecedentes criminais por porte ilegal de arma e receptação, que estava em liberdade desde 2011. Com ele os policiais apreenderam vinte e três pedras de crack, seis porções de maconha, e dinheiro, sobre a mesa foram encontrados quatro celulares, um rifle calibre 22 com numeração raspada, uma garrucha calibre 32 sem numeração, um rifle de pressão, munições calibres 22 e 32, e um boné da Brigada Militar.

apreensão

O criminoso foi encaminhado á DPPA em Gravataí, autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma, e recolhido ao Presídio Central.

BM prende procurado da justiça na Serra Gaúcha

Na madrugada de quarta-feira, na Rua Manoel Almeida, bairro Primeiro de Maio, foi abordado por policiais da Brigada Militar, C.L.S. de 26 anos. Ele possuía em seu desfavor um mandado de prisão expedido em 08/08/2016, sendo conduzido até a DP para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é morta a tiros e homem baleado em Caxias do Sul

Uma mulher  foi morta no final da noite de quarta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, um homem efetuou os disparos de arma de fogo contra uma mulher, que ficou caída na via, sendo socorrida por populares até o Hospital Pompéia. Ela que não havia sido identificada, não resistiu aos ferimentos, entrando em óbito. Um homem de 39 anos que estava em prisão domiciliar foi atingido por dois disparos, um no ombro esquerdo e outro no peito. Ele foi socorrido e encaminhado pelo SAMU ao Hospital Pompéia.

As causas e motivação serão investigados pela Polícia Civil (PC).

Fonte: Ação Preventiva

Criminosos arrombam caixas eletrônicos nos pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul

Na noite de quarta-feira, criminosos arrombaram os caixas eletrônicos do Banrisul em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o fato aconteceu nos pavilhões da Festa da Uva, localizado na Rua Ludovico Cavinatto, Bairro Nossa Senhora da Saúde. Segundo  relato das vítima, os bandidos chegaram em duas motocicletas pretas, usando bonés e capuz, onde renderam um dos vigilantes do portão principal, mantendo-os reféns até a chegada de outros indivíduos numa L200, BRANCA, todos usando toucas ninja e dois deles portando fuzis. Em seguida, dirigiram-se até o interior dos Pavilhões até os caixas eletrônicos onde estavam outros dois vigilantes que também foram rendidos e obrigados a entregar coletes e armas. Lá, iniciaram o processo de abertura de um dos caixas, com o uso de um maçarico por uns 15 minutos, momento em que o alarme soou e foram obrigados a abandonar o local.

Eles deixaram para trás todo o material usado para a tentativa do roubo. Os vigilantes não foram feridos.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Transmissão ao vivo de Axi Moncorvo

Estado oferecerá R$ 2,4 mil para que PMs aposentados voltem à ativa

Atualmente, brigadianos da reserva ganham R$ 1,1 mil de incentivo

PMs poderão atuar em escolas e prédios públicos - Foto: Jean Pimentel /Agencia RBS

O projeto de lei que prevê o reajuste da gratificação a policiais militares da reserva que queiram voltar ao trabalho não foi votado na terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa. O líder do governo na Casa, deputado Gabriel Souza (PMDB), pediu a retirada do texto da ordem do dia.

Atualmente, o valor é de R$ 1.181. A matéria previa o aumento para R$ 1.800. Agora, o governo estipulou o novo valor em R$ 2.400.

“Nós queremos aumentar a atratividade para os policiais da reserva. Queremos aprovar o novo valor ainda em novembro”, relata Souza.

Os brigadianos que aderirem à iniciativa irão trabalhar fazendo a guarda de escolas ou prédios públicos, em videomonitoramento ou em serviços administrativos. Um levantamento do Piratini aponta que há mais de 900 policiais da reserva aptos a voltar ao trabalho. No entanto, a cota financeira destinada para a medida prevê o pagamento da gratificação para apenas 500 servidores.

Paliativo

A ação do governo do Estado é encarada como positiva, mas não eficaz, pela Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM). De acordo com o presidente da entidade, Aparício Santellano, essa é uma solução paliativa.

“O governo tem que encontrar outras formas de valorizar o profissional. Não é mandando ele embora e depois chamando de novo. Tem que contratar”, diz.

Assembleia

O projeto com o novo valor deve ser votado na Assembleia Legislativa em 16 de novembro, logo após o feriado da Proclamação da República.

Fonte: Gaúcha

Adolescente é agredido por passageiro ao assaltar lotação na Capital

Motorista da lotação também teve ferimentos e foi levado ao HPS

Foto: Brigada Militar /Divulgação

Um adolescente de 17 anos foi agredido após assaltar uma lotação no fim da tarde desta quarta-feira (2) na zona norte de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, o jovem anunciou o assalto na Farrapos com a Cairu, por volta das 18h30.

Um passageiro da lotação, que fazia a Linha Humaitá, reagiu e entrou em luta corporal com o bandido. O motorista do coletivo também tentou intervir, mas acabou colidindo o veículo contra um poste.

Até a chegada da Brigada Militar, o adolescente também foi agredido por outros pedestres que passavam pelo local. Ele portava dois simulacros e duas facas. 

O jovem foi levado ao Hospital de Pronto Socorro da Capital (HPS) e depois será apresentado na Delegacia de Polícia para Crianças e Adolescentes (Deca). O motorista também teve escoriações e foi levado ao HPS. 

Fonte: Gaúcha

Jovens que morreram em acidente na Serra disputavam racha

Polícia confirmou que Celta dirigido por rapaz de 21 anos participava de racha com um Chevette na BR-116, em Vacaria

Carro bateu em árvore - Foto: Polícia Rodoviária Federal

Dois primos, de 21 e 16 anos, morreram após o Celta em que eles estavam bater em árvore na BR-116, em Vacaria. O acidente aconteceu às 4h20 desta quarta-feira (2). A Polícia Civil confirmou que o Celta disputava um racha com um Chevette.

O jovem de 21 anos foi identificado como Wagner do Amaral Vargas, que conduzia o Celta. Na carona estava o primo dele, Leonardo da Silva Vargas, de 16 anos. Os dois morreram no local. 

De acordo com o delegado Anderson Silveira de Lima, o Celta e o Chevette percorreram dois quilômetros da BR-116, ainda no perímetro urbano de Vacaria. O Celta acabou saindo da pista e bateu em uma árvore. Ainda segundo o delegado, o Chevette não chegou a bater no Celta.

No Chevette estavam outros dois jovens, ambos de 18 anos. O motorista foi preso em flagrante por participar de racha que resultou em morte. Ele foi identificado como Marcos Vinícius Portella e, segundo a polícia, não tem habilitação. O passageiro foi liberado.

Fonte: Guaíba

Três são presos por contrabando de cigarros em Arroio Grande

8,5 mil pacotes de cigarros paraguaios foram apreendidos em uma van.

A Receita Federal e a Brigada Militar de Arroio Grande apreenderam 8,5 mil pacotes de cigarros paraguaios dentro de uma van, na madrugada desta quarta-feira (2), na BR-116. Dois homens e uma mulher foram presos por contrabando.

A apreensão ocorreu por volta das 4h30. O veículo percorria o sentido Pelotas/Jaguarão, quando foi abordado por agentes da Receita e policiais militares. Os presos foram encaminhados à Polícia Federal de Jaguarão.

Fonte: Gaúcha

Pai de santo é assassinado com 19 tiros em Canoas

Motivação pode ser desavença que vítima possuía com traficante.

Um pai de santo foi morto a tiros na noite de terça-feira (1º) no Bairro Guajuviras, em Canoas, na Região Metropolitana. Segundo a Brigada Militar, 19 tiros foram disparados contra a vítima, identificada como Ubirajara dos Santos Caetano, sem idade confirmada. 

O crime ocorreu próximo das 22 horas. A polícia foi chamada por moradores que relataram um intenso tiroteio. Quando as guarnições chegaram, já encontraram o homem. Ao menos sete tiros atingiram a cabeça do homem. 

As informações colhidas no momento do crime dão conta que a motivação é uma desavença que o pai de santo possuía com o chefe do tráfico de drogas da região - que teria encomendado o assassinato. A circunstância exata dessa desavença não foi esclarecida. 

Buscas foram feitas na região, mas ninguém foi preso.

Fonte: Gaúcha

Dois jovens morrem em colisão contra árvore na BR-116 em Vacaria

O acidente envolveu um outro veículo, um Chevette.

Ocupantes do Celta morreram no local - Foto: Polícia Rodoviária Federal

Um jovem de 21 anos e um adolescente de 16 morreram após se envolverem em um acidente no Km 40,7 da BR-116, em Vacaria, na madrugada desta quarta-feira (02). Eles estavam em um Celta que bateu em uma árvore por volta das 4h20min. Os jovens morreram no local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Vacaria, o jovem de 21 anos conduzia o veículo que saiu da pista e bateu na árvore. O acidente envolveu um outro veículo, um Chevette. Os dois ocupantes do segundo carro, dois jovens de 18 anos, não ficaram feridos.

A identidade das vítimas ainda não está confirmada.

Fonte: Gaúcha

Carro capota ao lado da rodoviária de Porto Alegre

Ninguém sofreu ferimentos graves.

Houve apenas danos materiais. Trânsito flui bem no trecho - Foto: Daniel Fraga /Gaúcha

Um carro capotou na manhã desta quarta-feira (2) na Rua da Conceição, ao lado da rodoviária de Porto Alegre. Um jovem dirigia o veículo acompanhado de uma mulher. Os ocupantes foram encaminhados para atendimento médico pelo Samu, mas ninguém sofreu ferimentos graves.

O caso ocorreu por volta das 9h30, quando o motorista perdeu o controle do veículo após sair do Túnel da Conceição. Ainda não é confirmado o que fez o condutor capotar, já que não há sinais nem relatos de testemunhas sobre colisão. 

Fonte: Gaúcha

Laudo pericial sobre morte de procurador será concluído em 15 dias

Procurador Pedro Antonio Roso foi encontrado morto em cela da PF

Foto: Reprodução /Reprodução

O Instituo Geral de Perícias (IGP) trabalha com prioridade no caso sobre a morte do procurador da República Pedro Antonio Roso, 52 anos. O corpo dele foi encontrado nesta terça-feira (1º) em uma cela da Polícia Federal (PF) em Porto Alegre. Os laudos periciais devem ser concluídos em até 15 dias. Com isso, a PF poderá concluir o inquérito instaurado ontem mesmo. 

De acordo com a investigação, Roso estava na carceragem há cerca de dois meses por ser suspeito de estuprar uma mulher. Este fato está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) e está em segredo de Justiça, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A defesa alega que o procurador teve um surto psicótico e sofre com problemas psiquiátricos. 

Sobre a morte de Roso, a PF não repassa mais detalhes porque aguarda justamente pelos laudos periciais. Apenas informou que ele estava sozinho na cela e que a principal hipótese é de suicídio. No entanto, todas as circunstâncias da morte estão sendo apuradas. O procurador atuava no MPF de Canoas e estava preso de forma preventiva por estupro e por tentar sufocar a vítima no dai 26 de agosto deste ano. O Registro foi feito na Delegacia da Mulher da Capital.   

O sepultamento será nesta quarta-feira (2) às 15h no Cemitério Municipal de Vila Maria, no norte do Rio Grande do Sul. 

Fonte: Guaíba

Relato de PM que teve casa incendiada reforça tese de represália por prisão

Ele acredita que o ataque foi orquestrado após prisão de um criminoso em Guaíba.

Casa do PM foi tomada pelo fogo enquanto família dormia

Foto: Foto de ouvinte que preferiu não se identificar

O depoimento do brigadiano que teve a casa incendiada reforça a hipótese de que o fogo foi causado em represália a prisão de um criminoso no município de Guaíba, na Região Metropolitana. O PM foi ouvido na tarde de terça-feira (1º) pela delegada Sabrina Doris Teixeira. 

A casa do policial militar foi incendiada na madrugada do mesmo dia. Policiais encontraram estilhaços de vidro e acreditam que o fogo teve início após um coquetel Molotov ser jogado em uma das peças da residência. Apenas laudo pericial, no entanto, vai atestar se o incêndio foi criminoso.

A delegada diz que ainda não há uma conclusão quanto a motivação, e que não descarta nenhuma hipótese. 

O PM voltou neste ano ao patrulhamento. Antes, atuava no setor administrativo. Ele conseguiu socorrer mulher e filhos da residência durante o incêndio. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Gaúcha

Trio é preso após assalto a transporte coletivo em Cachoeirinha

Os PMs apreenderam aparelhos celulares e dois simulacros de pistola.

4eff9463-4edb-4896-9987-2241634bc5ec

Fotos: BM/ divulgação Ação Preventiva

Na noite de terça-feira, guarnições do 26º BPM logo após serem informadas via 190 que três indivíduos tinham acabado de efetuaram o roubo ao coletivo da Transcal na Avenida Flores da Cunha, realizam de imediato a prisão de três indivíduos. Conforme a Brigada Militar, diante das informações foram realizadas buscas na região, sendo localizados os assaltantes e na Rua Anápio Gomes, em um Bar, foi feita a abordagem e em revista pessoal foi encontrado dois simulacros de arma de fogo. Foram os assaltantes identificados e presos C.D.M, de 30 anos, S.M.S.O. de 18 anos e o menor apreendido L. de 17 anos. Na abordagem foram recuperados quatorze celulares, R$114,25 em dinheiro.

45388807-0311-4970-b30b-d38587a346fe

As onze vitimas do roubo reconheceram os acusados, diante aos fatos os indivíduos foram encaminhados ao posto 24h e levados a DPPA de Gravataí para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende mais duas mulheres por furtos no comércio em Gramado

Autoras são de Porto Alegre e estavam com carro furtado em SC.

2

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Mais uma vez a Brigada Militar evitou que duas mulheres tivessem êxito em furtos no comércio na área central de Gramado. Elas estavam em um carro furtado em Santa Catarina, onde carregavam as mercadorias subtraídas. Foram pelo menos três estabelecimentos lesados. Repetindo o ocorrido na segunda-feira, duas mulheres foram presas em flagrante e encaminhadas ao presídio. Todos os objetos furtados recuperados, entre eles brinquedos, tênis, roupas e materiais de limpeza.

1

Por volta das 14h30min, de teça-feira (01/11), a funcionária de uma loja de roupas na Av. Borges de Medeiros ligou o 190 informando que duas mulheres teriam subtraído produtos do estabelecimento.

bb0124b1-aa10-4de8-a490-b6f68c68b56b

As guarnições de serviço realizaram buscas, sendo que uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE), suspeitou de um veículo GM/Prisma, placas de Maracajá/SC, que passou por eles próximo da Rua Coberta. Ao consultar o veículo constataram que estava em ocorrência de roubo. Porém neste primeiro momento não foi possível abordar.

684d7577-6c2b-4712-a8e1-83a5370ce390

Iniciou-se nova busca para encontrar este veículo, que logo foi encontrado estacionado na Rua São Pedro. Foi aguardado as mulheres retornarem ao veículo e quando elas tentaram fugir foram abordadas.

No veículo foi encontrado: onze bonecas ainda na caixa, 11 pares de tênis, 3 calças legging, 20 vestidos,  7 bermudas, 4 blusas, ainda energéticos, sabão e amaciante de roupas.

As duas mulheres D.V.N.S., 32 anos, com antecedentes de furtos,  e F.V.N.O, 30 anos, com antecedentes por furtos e tráfico de entorpecentes, ambas de Porto Alegre, foram presas em flagrantes e conduzidas a delegacia, onde seriam encaminhadas ao sistema prisional. Os materiais foram apreendidos e seriam restituídas as vítimas.

O veículo que estava em ocorrência de furto também foi recuperado.

No começo da tarde de segunda-feira, duas mulheres de Caxias do Sul, já haviam sido presas depois de furtaram mais de 50 peças de roupas de uma loja no centro de Gramado.

Fonte: Ação Preventiva

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Mãe e viúva do Sgt Desiderio deixam recado para o Governador

Policiais e assaltantes de banco trocam tiros em Arroio dos Ratos

Um dos policiais foi atingido por um tiro de fuzil, mas está fora de perigoFoto: Ronaldo Bernardi  / Agência RBS

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil (Deic) trocaram tiros com criminosos, na madrugada desta terça-feira (1º), em Arroio dos Ratos. Os agentes tinham informações de que o grupo tinha intenção de atacar alguma agência bancária na região e descobriram que eles estavam na cidade.

Os bandidos reagiram durante a tentativa de abordagem e a troca de tiros ocorreu em frente a uma agência do Banco do Brasil, que fica ao lado da prefeitura da cidade. Os criminosos ainda não tinham entrado no banco.

As vidraças foram quebradas durante a troca de tiros. Cerca de 10 policiais e cinco assaltantes se envolveram no confronto. Os bandidos estavam portando fuzis.

Um policial foi baleado na região da nádega, mas está fora de perigo. Os assaltantes estavam em um Ônix branco e, na fuga, roubaram mais dois carros, um Tempra e um Escort, e fugiram nos três carros. Ao todo, houve dois confrontos.

A polícia montou um cerco na região e até o momento, ninguém foi preso. Os bandidos levaram um homem que estava em casa como refém. Ele foi libertado nas proximidades da BR-290 sem ferimentos.

Fonte: Gaúcha

Bandidos atacam funcionária de mercado e fogem com malote em São Sepé

Quantia de dinheiro que estava no malote não foi divulgada.

Uma funcionária de um Supermercado de São Sepé, na Região Central, foi assaltada nesta segunda-feira (31). Conforme a Brigada Militar, a vítima, uma jovem de 22 anos, ia depositar valores do Mercado Cotrisel em uma agência bancária, quando foi surpreendida pelos criminosos.

Segundo a Polícia Civil, por volta das 10h30, a funcionária chegava na frente da agência do Sicredi do centro da cidade, na Rua Coronel Veríssimo, quando um homem começou a puxar o malote onde estava o dinheiro. O homem conseguiu retirar a sacola da jovem, e fugiu em um carro, onde outro criminoso já o esperava.

A vítima não ficou ferida. Policiais fizeram buscas, mas não localizaram os suspeitos. A quantidade de dinheiro levada pelos ladrões não foi informada à reportagem. A Polícia Civil irá receber imagens de câmeras de segurança da agência, e segue investigando o caso.

Fonte: Gaúcha

Polícia investiga incêndio criminoso em casa de PM em Guaíba

Brigadianos acreditam que incêndio foi causado em retaliação após prisão de bandido.

PM conseguiu retirar família da residência sem ninguém ficar ferido

Foto: Foto de ouvinte que preferiu não se identificar

Um incêndio na madrugada desta terça-feira (1º) destruiu parcialmente a casa de um policial militar no bairro São Francisco, em Guaíba. Segundo a Brigada Militar, o ataque pode ter sido criminoso, já que uma garrafa com gasolina foi jogada na residência. 

O soldado conseguiu retirar a esposa e dois filhos logo após iniciar o fogo, próximo das 3h. Ninguém ficou ferido na ocorrência.

De acordo com a delegada Sabrina Dóris Teixeira, a perícia foi realizada nesta manhã. Análise preliminar confirma que o incêndio foi criminoso. No entanto, ainda não se sabe a motivação.

"A investigação vai apurar para ver se está relacionado com a atividade profissional dele. Por enquanto são suposições", afirma.

Colegas do brigadiano acreditam, no entanto, que o crime seja retaliação pela prisão de um criminoso do município.

Durante a tarde, o PM irá depor na Delegacia de Polícia. Após isso, a delegada acredita que encontrará uma hipótese para a motivação.

Fonte: Gaúcha

Homem é baleado por bandidos em tentativa de roubo de veículo em Novo Hamburgo

Informações iniciais são de que houve reação por parte de uma das vítimas

Um homem de 41 anos foi baleado durante uma tentativa de roubo de veículo em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, na manhã desta terça-feira (1º). Segundo a Brigada Militar, o assalto ocorreu enquanto ele conversava com o proprietário de uma ferragem na Rua Bruno Werner Stock, bairro Canudos.

Ao menos dois criminosos renderam o homem e o empresário. Ambos foram obrigados a se deitarem. Segundo o delegado Alexandre Quintão, as informações iniciais são de que quando os criminosos tentaram ingressar na Renault Kangoo, houve reação da vítima, que lutou com o bandido, e foi baleada no abdome.

A homem foi socorrido pelo SAMU e conduzido para um hospital. Conforme a Polícia Civil, ele passava por uma cirurgia nesta manhã. A BM informou que ele estava consciente quando a guarnição chegou ao local.  

Os bandidos fugiram levando um celular em um Gol, que apoiou o assalto. Ninguém havia sido preso até a publicação desta reportagem.

Fonte: Gaúcha

Preso por tráfico na quinta-feira é morto no Vila Amélia, em Caxias do Sul

Ademir Gonçalves Guimarães não completou 24 horas recolhido no sistema penitenciário

Novembro começou e a sequência de mortes em Caxias do Sul continua. Ademir Gonçalves Guimarães, 47 anos, foi executado a tiros no bairro Vila Amélia na madrugada desta terça-feira (1). Este é o 126º assassinato registrado na cidade em 2016. A média é de uma morte a cada dois dias e nove horas. As informações são do jornal Pioneiro.

De acordo com a Brigada Militar, moradores da Rua Cristiano Ramos de Oliveira escutaram tiros por volta da 1h. O corpo de Guimarães foi encontrado ao amanhecer próximo aos trilhos. Não foram identificados suspeitos do crime.

A vítima havia sido presa em flagrante por tráfico de drogas na quinta-feira passada (27). Na ocasião, Guimarães foi abordado quando conversava com outro homem na Rua José Perin, também na Vila Amélia. Os policiais avistaram quando o suspeito arremessou um pacote em um pátio.

Foram apreendidas 19 pedras de crack, quatro porções de maconha e duas embalagens de cocaína. Dentro da residência ainda foram encontrados diversos produtos sem procedência que poderiam ser resultados de furtos e roubos. Apesar do flagrante por tráfico, Guimarães não completou 24 horas recolhido no sistema penitenciário.

A vítima ainda possuía outras passagens por tráfico, clonagem de veículo e era suspeito de um homicídio em 2003. Este é o quinto assassinato registrado no Vila Amélia neste ano.

Fonte: Gaúcha

Trio assalta posto de combustíveis e foge com R$ 2 mil em Santa Maria

Eles invadiram a loja de conveniência rendendo funcionários e clientes.

Três criminosos invadiram a loja de conveniencia de um posto de combustíveis no bairro Camobi, em Santa Maria, na noite desta segunda-feira (31) e fugiram levando R$ 2 mil. Conforme testemunhas, o trio estava armado e usava toucas ninja no momento da ação.

Funcionários e clientes da loja foram rendidos. Da loja, foram levados cerca de R$ 2 mil e mais produtos. Não há informação de quantos clientes foram assaltados e o total levado pelos criminosos. 

A Brigada Militar fez rondas na região, mas não localizou os suspeitos. O posto de combustíveis está equipado com câmeras de segurança. Os arquivos de vídeo foram entregues à polícia e devem ajudar na investigação.

Ninguém se feriu durante o assalto. 

Fonte: Gaúcha

Assalto a barbearia termina com um morto no bairro Medianeira, em Porto Alegre

Vítima foi identificada como Antonio Cascaes Martins, 78 anos.

Um homem morreu durante um assalto no bairro Medianeira, em Porto Alegre, no começo da tarde desta terça-feira (1º). Três homens invadiram uma barbearia, na Travessa Viamão, e anunciaram o assalto. 

Segundo a Brigada Militar, Antonio Cascaes Martins, 78 anos, foi atingido com ao menos um tiro. Ele foi levado ao Postão da Cruzeiro, mas não resistiu aos ferimentos.

Testemunhas relataram que um quarto homem estava esperando em um Punto vermelho. Eles fugiram em direção a Avenida Carlos Barbosa. 

Não há informação se foi roubado alguma coisa.

Fonte: Gaúcha

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

BM prende assaltante de farmácias, aprende colete balístico e armas de fogo no domingo em Pelotas

IMG-20161031-WA0000

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

No domingo (30/10), aconteceu em Pelotas mais ações da OPERAÇÃO AVANTE, desenvolvida por integrantes do 4º Batalhão de Polícia Militar.

As ações da operação têm por intenção aumentar a segurança da comunidade, atuando preventivamente e retirando criminosos e armas das ruas, coibindo o cometimento de delitos.

Cerca 86 pessoas foram abordadas, 13 veículos fiscalizados. Durante a operação três pessoas foram presas, um foragido recapturado, apreendido um colete balístico, 20 munições e duas armas de fogo. Entre as três prisões uma delas foi após um assalto a farmácia, onde foi preso R.P.M, 29.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido de Santa Catarina é recapturado pelo 17º BPM na MVI

editada

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de sexta-feira (28/10), na Rua Álvares Cabral, bairro Morada do Vale I, em Gravataí, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 17º BPM prenderam Vinicius Cardoso Ernest, vulgo “VINI”, 34 anos, morador de Cachoeirinha, com antecedentes criminais por roubo de veículo, porte ilegal de arma, furto qualificado, receptação e violência doméstica, que rendeu um agente penitenciário e fugiu da Penitenciária de Florianópolis, com o uniforme e a arma do agente, no último dia 16 de setembro.

tt

O criminoso, que apresentou uma carteira de habilitação falsificada e dirigia um veículo Hyundai IX35 preto, roubado na noite do último dia 01 de setembro em São Leopoldo, que já estava com as placas clonadas, ofereceu a quantia de R$ 2.070,00 (dois mil e setenta reais) aos policiais para não ser preso. O Grupamento de Operações com Cães (GOC) do 17º BPM fez buscas no interior do veículo, mas nenhum entorpecente foi achado. Ele foi encaminhado á DPPA em Gravataí, autuado em flagrante pelos crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, uso de documento falso e corrupção ativa, e recolhido ao Presídio Central.

IMG-20161028-WA0007

Fonte: Ação Preventiva

BM prende mais um foragido na Serra

Neste mês de outubro foram nove prisões.

No começo da tarde de segunda-feira (31/10), a Brigada Militar prendeu o 9º procurado/ foragido do mês de outubro em Canela.

Por volta das 12h30min, o Pelotão de Operações Especiais (POE), durante ações de polícia no bairro São Lucas, foi avistado o indivíduo I.N.S., 34 anos, com diversos antecedentes por furtos, roubos, receptação e posse de entorpecentes, que ao perceber a aproximação da viatura fugiu correndo entre as casas.

Foi realizado acompanhamento, sendo que ele se trancou dentro de um quarto na casa de seu irmão. Ao ser encontrado ele reagiu a prisão entrando em luta corporal com um dos Policiais Militares.

Em consulta ao sistema foi constatado que ele estava foragido do Instituto Penal  de Gravataí/ RS, desde 08 de outubro deste ano.

Preso em flagrante ele seria novamente encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é esfaqueado por adolescente em Uruguaiana

image

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem foi esfaqueado na madrugada desta segunda-feira em Uruguaiana. Conforme a Brigada Militar, um homem relatou que estava no Clube Avenida junto com seu colega, quando inesperadamente um adolescente de 15 anos desferiu um golpe de faca em seu amigo que foi socorrido até o HPS. O menor fugiu em um táxi. O tentativa de homicídio aconteceu na Rua Duque de Caxias, bairro São Miguel.

A vítima após foi encaminhada até a Delegacia de Polícia para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende duas mulheres por furto em loja em Gramado

Elas subtraíram mais e 50 peças de roupas.

IMG-20161031-WA0016

Fotos: Ângelo de Zorzi / divulgação Ação Preventiva

A partir da denúncia da movimentação suspeita de duas mulheres que a toda hora largavam roupas em um veículo estacionado e a rápida ação da Brigada Militar de Gramado, auxiliado pelas câmeras de vídeo monitoramento, resultou na prisão de duas mulheres que realizavam furtos de diversas peças de roupas de uma loja e com certeza evitou que outros estabelecimentos fosses saqueados.

IMG-20161031-WA0020

Por volta das 12h30min, o funcionário de um estabelecimento no centro, ligou 190 informando que uma mulher estava em atitudes suspeitas na Borges de Medeiros, onde a todo momento chegava com roupas e largava dentro de um veículo estacionado. Rapidamente as câmeras de vídeo monitoramento foram posicionadas para o local, próximo a Praça das Etnias, e um Policial Militar de serviço na área central se dirigia para o local.

IMG-20161031-WA0024

Ao perceberem a aproximação do PM, uma mulher passou a se esconder, enquanto outra se aproximou e lhe alcançou algumas pecas de roupas, fato flagrado pelo vídeo monitoramento. A informação foi repassada para o PM e a dupla foram abordadas. Ao ser revistado o veículo VW Fox, placas de Caxias do Sul, foram encontradas as roupas: 32 calcas jeans, 5 bermudas jeans, 10 legging e 4 blusas.

Elas ao serem identificadas tentaram mentir os nomes.  Nas etiquetas estava a loja onde as roupas haviam sido furtadas, sendo confirmado pelas funcionárias que as peças eram daquele estabelecimento.

D.T.S., 28 anos, e P.O.P., 18 anos, ambas de Caxias do Sul e com vasta ficha de antecedentes por furtos, foram presas em flagrante e conduzidas a delegacia para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza prisão por cumprimento de mandado

75de4e6d-7892-4018-8faa-6dbb9756b42c

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de domingo, no bairro Vila Olímpica em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de E.C.A.R. (46 anos). O fato se deu após o indivíduo ser abordado pela guarnição, onde após consulta foi constatado a existência de um mandado de prisão em seu desfavor, sendo o indivíduo preso e encaminhado a Delegacia de Polícia de Esteio.

Fonte: Ação Preventiva

BM de Canela prende procurado da justiça

Em outubro foram oito prisões de procurados/foragidos na cidade.

Na madrugada de segunda-feira (31/10), a Brigada Militar de Canela em patrulhamento no Bairro Canelinha, por as 01 hora, abordou na Rua Travessa canelinha,  R.P.L., 36 anos, com diversos antecedentes por furtos, sendo que em consultado ao sistema foi constatado onde constava contra ele um mandado de prisão em aberto.

Ele foi preso e encaminhado ao sistema prisional. Esta foi a oitava prisão de procurados/ foragidos no mês de outubro realizada pela Brigada Militar em Canela.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio realiza prisão por receptação de veículo

c6fcd3ef-f20d-4aab-8353-7ecd6c15c3c5 (1)

Fotos: BM  /divulgação Ação Preventiva

Por volta das 21h30min, na área central do município de Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de R.R.M. (37 anos) por receptação de veículo. O fato se deu após o indivíduo se envolver em um acidente de trânsito, onde fugiu e abandonou o veículo Citroen/C4 de cor prata, placas ITN0244.

74452e0b-b999-4cfc-b6e8-4ea2708c924a

Após as buscas o indivíduo foi localizado e encaminhado ao local do acidente. No local foi constatado que o veículo Citroen/C4 era clonado, sendo as placas verdadeiras IUK4109, o qual se encontra em ocorrência de roubo desde o dia 18-10-2016, fato ocorrido na cidade de São Leopoldo. O veículo foi recolhido ao depósito e o indivíduo encaminhado a DPPA Canoas.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende foragido do presídio em Gramado

PM de folga viu ele entrando em um ônibus

Na noite de domingo (30/10), um Policial Militar de folga avistou um indivíduo, que é de conhecimento das guarnições que está foragido do presídio e procurado da justiça, no momento que ele embarcava em um ônibus no Bairro Várzea Grande.

Imediatamente ele fez contato com a guarnição de serviço que realizou a abordagem ao coletivo quando este chegou na estação rodoviária, no centro da cidade.

D.M.R., 26 anos, com antecedentes por furtos, roubo, receptação, tráfico e posses de entorpecentes, foi preso em flagrante. Em consulta ao sistema se confirmou que ele estava foragido do pre´sidio de Canela, desde 23 de setembro deste ano, e ainda contra ele estava aberto um mandado de prisão expedido pela comarca de Canela.

O autor foi novamente encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: Ação Preventiva