sábado, 10 de setembro de 2016

Homem é assassinado em Cachoeirinha

Um homem foi encontrado morto na noite de sexta-feira em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, a vítima fatal apresentava perfurações de disparos de arma de fogo na região das costas na Rua Araça, bairro Anair.

Não foi possível a identificação dos autores. O local foi isolado pela Brigada Militar atá a chegada da Pericia. A ocorrência foi registrada na 2ª DP de Cachoeirinha.

Fonte: Ação Preventiva

Operação Avante” do 4° BPM intensifica abordagens em transporte coletivo na noite desta sexta-feira

IMG-20160909-WA0027

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de desta sexta-feira, aconteceu em Pelotas, mais ações da “OPERAÇÃO AVANTE”, desenvolvida por integrantes do 4º Batalhão de Polícia Militar, a operação tem por finalidade aumentar a segurança da comunidade, atuando preventivamente e retirando criminosos e armas das ruas, coibindo o cometimento de delitos.
Os policiais sob o comando do Capitão Bastos Alves, percorreram toda área central de Pelotas e intensificaram as abordagens em Transportes Coletivos. Cerca de 238 pessoas foram abordadas e 22 veículos fiscalizados. Durante a operação duas pessoas foram presas, um procurado capturado e apreendido 28 gramas de cocaína.

rato

Fonte: Ação Preventiva

Alunos da Escola Estilo recebem palestra sobre a Lei Maria da Penha no Sul do Estado

01 (1)

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de quinta-feira, no auditório da Escola de Educação Profissional Estilo em Pelotas, integrantes da Patrulha Maria da Penha do 4°BPM, ministram uma palestra para os alunos do curso técnico de enfermagem sobre a Lei Maria da Penha, bem como as atividades desenvolvidas na cidade de Pelotas no enfrentamento da violência contra a mulher.

02

Fonte: Ação Preventiva

CRPO/Sul realiza prisões em Operação Avante

1

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite desta sexta-feira (09/09) até o início da manhã deste sábado (10/9) o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO/Sul) realizou mais uma Operação Avante em Pelotas. Desta vez, os policiais militares foram auxiliados por agentes de trânsito e guardas municipais. 

2

Durante a Operação um homem foi preso enquanto praticava um roubo à transporte coletivo na Avenida Fernando Osório, sendo apreendida uma faca, a quantia de cento e setenta e oito reais e um aparelho celular. 

Também ocorreu a confecção de um termo circunstanciado para um indivíduo flagrado exercendo irregularmente a profissão de vigilante, sendo constatado que o mesmo não possuia carteira de membro do Grupamento de Supervisão de Vigilância e Guardas(GSVG). 

Confira abaixo os resultados desta Operação:

Pessoas abordadas: 187

Prisões: 3

Veículos de passeio fiscalizados: 55

Motos fiscalizadas: 40

Veículos Passeio autuados: 6

Motos autuadas: 4

Veículos de passeio recolhidos: 02

Motos Recolhidas: 06

Testes de alcoolemia realizados: 23

CNH Recolhidas: 05

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende por cumprimento de mandado em Esteio

01

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na madrugada deste sábado no bairro Primavera/Hípica em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de A.O. (38 anos).

A prisão ocorreu após abordagem ao indivíduo em via pública, onde em consulta no sistema foi constatado um mandado de prisão em seu desfavor. O indivíduo foi preso e encaminhado a DPPA Canoas.

Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Promotor que ofendeu vítima de abuso sexual poderá perder o cargo

Sessão ocorreu em 2014, mas só veio à tona nesta semana

O processo aberto pela Corregedoria do Ministério Público (MP) contra o promotor Theodoro Alexandre da Silva Silveira poderá resultar em perda de cargo. O promotor ofendeu uma vítima de abuso sexual, durante audiência de um processo contra o pai da menina, acusado de praticar abuso sexual e de engravidá-la.

Segundo a denúncia do MP, o homem, de 39 anos, cometeu os atos entre janeiro de 2011 e outubro de 2012. A vítima, à época, tinha 13 anos. A sessão ocorreu em 2014, mas só veio à tona nesta semana.

Quando a gravidez foi descoberta e o caso passou a ser apurado, a vítima contou às autoridades detalhes da violência sexual que sofria do pai e afirmou que a gestação era decorrente dessas relações forçadas.

Ela então obteve autorização judicial para fazer um aborto. Depois disso, quando ouvida novamente na Justiça, negou o abuso por parte do pai (supostamente pressionada pela família). Foi isso que causou a irritação do promotor na audiência.

De acordo com o subprocurador do Ministério Público, Fabiano Dallazen, o processo aberto contra o promotor pode resultar em suspensão e até perda do cargo. 

"É uma conduta ilícita. O procedimento já foi instaurado pela corregedoria. Vão ser coletadas as provas e depois ele terá o direito de defesa. Posteriormente, será feito o julgamento no Conselho Superior do Ministério Público e serão aplicadas as punições previstas em lei", explicou.

A audiência foi gravada em imagem e áudio. No acórdão da 7ª Câmara Criminal, constam outros trechos da fala do promotor. Entre eles, o promotor dispara: 

"Pra abrir as pernas e dá o rabo pra um cara tu tem maturidade, tu é autossuficiente, e pra assumir uma criança tu não tem? Tu é uma pessoa de sorte, porque tu é menor de 18, se tu fosse maior de 18 eu ia pedir a tua preventiva agora, pra tu ir lá na Fase, pra te estuprarem lá e fazer tudo o que fazem com um menor de idade lá". 

Fonte: Gaúcha

Polícia diz que 2 pessoas atiraram contra homem e acertaram criança

Agentes encontraram cápsulas de calibres diferentes no local do crime

Agentes da 1º Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa encontraram cápsulas de dois calibres diferentes no local onde um homem e um menino de 9 anos foram baleados na noite de quinta-feira (8). O crime aconteceu na Rua Claudionor Morais, no bairro Cascata, em Porto Alegre

De acordo com o delegado Rodrigo Pohlmann, as cápsulas indicam que duas pessoas atiraram contra as vítimas, e não apenas um adolescente - como era a suspeita inicial da polícia. O adolescente já foi identificado, mas ainda não foi localizado.

A investigação ainda tenta identificar o segundo atirador. Testemunhas são ouvidas durante esta sexta-feira (9). 

O homem que acompanhava o menino era o alvo dos atiradores. Ele saiu de casa para ir até um bar comprar refrigerante - pedido feito pela avó. Como demorava para voltar, um conhecido da família foi até o estabelecimento buscar o menino. Mas rivais do homem estavam no local e atiraram pelas costas quando ele e o garoto retornavam para a residência. 

Fonte: Gaúcha

Bombeiros fazem buscas a casal desaparecido na Lagoa dos Patos

Eles foram acampar em um barco a motor na segunda-feira (5), e não foram mais vistos desde então

Foto: Divulgação /Corpo de Bombeiros

Os bombeiros fazem busca, nesta sexta-feira (9), a um casal desaparecido na Lagoa dos Patos, em Tapes. Eles foram acampar em um barco a motor na segunda-feira (5) e não foram mais vistos desde então.

À corporação, a família afirma que eles tinham planos ir à região sul da cidade e que voltariam no dia seguinte. Uma testemunha, no entanto, diz ter visto o casal atravessando a lagoa em direção contrária.

Entre terça e quarta-feira, ventos muito fortes foram relatados na cidade, o que dificultaria a navegação. As buscas continuarão na tarde desta sexta.

Fonte: Gaúcha

Jovem de 18 anos é morto a tiros em São Leopoldo

Ele foi atingido na cabeça e no peito

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros, no começo da tarde desta sexta-feira (9), no bairro São Miguel, em São Leopoldo. Ele estava com a namorada quando um homem se aproximou e atirou contra a vítima. O jovem foi atingido na cabeça e no peito.

Um vizinho socorreu o jovem ao Hospital Centenário, mas ele não resistiu. A vítima não teve a identidade divulgada.

A Polícia Civil investiga a motivação para o crime.

Fonte: Gaúcha

BM estima que 1,3 mil PMs anunciados estarão nas ruas em fevereiro de 2017

A partir deste fim de semana, 160 soldados começam estágio operacional

Foto: Diego Vara /Agencia RBS

A Brigada Militar estima que os 1,3 mil policiais anunciados pelo governo estarão nas ruas a partir de fevereiro de 2017 para o estágio operacional. Em um primeiro momento, eles serão supervisionados por outros PMs.

Até lá, serão chamados, passarão por exames obrigatórios e, em seguida, farão o curso de formação. A previsão para formatura é metade de 2017.

O edital para chamar os 530 previstos na segunda fase do Plano Estadual de Segurança já foi publicado. No entanto, esse grupo só começará o curso de formação quando os outros 770 também forem chamados.

A nomeação desse segundo grupo, prevista para março do ano que vem, foi antecipada pelo governador José Ivo Sartori há uma semana, quando foi anunciado o nome de Cezar Schirmer como novo secretário da Segurança.

Neste fim de semana, começa o estágio operacional de um outro efetivo de 160 soldados que estão em formação, como explica o sub-comandante-geral da BM, coronel Andreis Dal'Lago.

"Eles vão atuar no Parque Harmonia neste fim de semana. Em setembro e outubro, vão estar supervisionados por PMs mais antigos em eventos, como Oktoberfest, jogos de futebol e em áreas de comércio, como Assis Brasil e Azenha, em Porto Alegre", destaca.

A formatura dos policiais está prevista para metade de dezembro.

Fonte: Gaúcha

Adolescentes são apreendidos após arrastão em restaurante na Capital

Houve perseguição e troca de tiros entre policiais e assaltantes

A polícia apreendeu três adolescentes após um arrastão no restaurante Coma Bem, na rua Vicente da Fontoura, em Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (9). De acordo com a equipe das Patrulhas Especiais do BOE, quatro homens armados e encapuzados levaram pertences de clientes e fugiram em um Fiat Uno roubado.

A polícia foi acionada e localizou o veículo se deslocando pela avenida Bento Gonçalves. Houve perseguição e troca de tiros. Na rua Tenente Alpoim, os assaltantes perderam o controle do carro. Um homem conseguiu fugir.

Foi apreendida uma espingarda calibre 12 e os pertences da vítimas. Ninguém ficou ferido no restaurante.

Fonte: Gaúcha

Motorista sem CNH capota Kombi e deixa 18 feridos na Serra gaúcha

Maioria dos feridos é criança, conforme a Polícia Rodoviária Federal

Kombi capotou numa curva no km 93 da BR-116

Foto: Polícia Rodoviária Federal /Divulgação

Um acidente no início da tarde desta sexta-feira (9) deixou pelo menos 18 feridos em Campestre da Serra. Uma Kombi capotou numa curva no km 93 da BR-116, quando seguia no sentido Vacaria - São Marcos. A maioria das vítimas é criança, conforme a Polícia Rodoviária Federal.

O motorista da Kombi não era habilitado, e o veículo excedia a lotação permitida. As vítimas foram socorridas para o Hospital São João Bosco, em São Marcos. De acordo com a instituição, apenas dois permanecem internados: um jovem, de 26 anos, em estado grave, e uma criança, sem gravidade.

Fonte: Gaúcha

Foragido é capturado em Bagé

2D8CFE33-9E3C-416E-AA3A-17C7AF887EB2 (1)

Foto: BM /divulgação Ação Preventiva

Um foragido foi capturado durante patrulhamento de rotina no bairro Dois Irmãos em Bagé. Segundo a Brigada Militar, Tiago Rodrigues Ferraz, 23 anos foi abordado e os policiais constataram que estava na situação de foragido.

Ferraz foi conduzido até a Delegacia de Polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Três foragidos são capturados em Santo Ângelo

BED198BA-5F37-4D2B-AF1E-2D0638D4AACD

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Três foragidos foram recapturados na tarde de quinta-feira em Santo Ângelo. Segundo a Brigada Militar, Gabriel Pereira de Lima foi abordado e constatado estar foragido do sistema prisional. Na Rua São Nicolau foi abordado Daniel da Silva Prestes. A última prisão aconteceu na Rua Amapá, onde os policiais prenderam Lucas Dias dos Santos.

98BF18F1-780F-47C3-99D5-9BF3D96A1DC8

Todos foram conduzidos até a DP para o registro do flagrante.

E88443E3-BA82-4779-9278-911C407C04CE

Fonte: Ação Preventiva

Droga é apreendida e homem preso em Alvorada

D63CE410-C949-4278-B489-DECB3777E3D5

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite de quinta-feira em Alvorada. Conforme a Brigada Militar, o homem foi abordado em um local conhecido com venda de tráfico de drogas na Rua Cristal, bairro São Pedro. Ele tentou fugir pulando vários pátios, onde acabou sendo detido após perseguição. A droga foi localizada no saco escrotal, sendo o total apreendido 78 pinos de cocaína, 104 pedrinhas de crack.

A ocorrência foi registrada na 1° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Traficantes são presos pelo 31° BPM

27AC36D3-1E50-45F2-8D64-3B69BF8EE7E9

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Dois traficantes foram presos na noite de quinta-feira na boca dos trancinhas em Guaíba. Conforme a Brigada Militar, com a dupla foi apreendido um HT na frequência da BM, dinheiro e drogas.

Ambos foram conduzidos até a DP para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Adolescente montado a cavalo assalta no município de Segredo

EDDEF227-E986-4192-8E01-97E77A8F1492

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um adolescente montado em um cavalo foi apreendido na quinta-feira ao assaltar uma senhora que caminhava na localidade de Linha Facada, no município de Segredo. Foi roubado uma bolsa da vítima. 

0B7F7E9E-8188-4B26-A17C-51C21359EEBA

Após, a Brigada Militar de Segredo ser comunicada do ato infracional, agiu rapidamente, apreendendo o infrator e recuperando os pertences da vítima.

O adolescente foi apresentado na Delegacia de Polícia de Sobradinho e os pertences da vítima foram recuperados e devolvidos.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso em Cachoeirinha

clip_image002

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um procurado da justiça foi preso na manhã desta sexta-feira em Cachoeirinha. Segundo a Brigada Militar, o homem conhecido como “Marquinhos Macaco”, 42 anos, que possui antecedentes por furto, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, homicídio, ameaça, tráfico e posse de drogas, receptação e foragido. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Porto Alegre.

O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende por cumprimento de mandado na Serra Gaúcha

890aa3f2-d2a7-4522-b903-3602a0efed6c

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quinta-feira, no bairro Centro em Esteio, Policiais Militares do 34º BPM efetuaram a prisão de D.C.S. (19 anos).

A prisão ocorreu após o indivíduo ser abordado em via pública, onde em consulta no sistema foi verificado a existência de um mandado de prisão em seu desfavor. O indivíduo foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia de Esteio.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é vítima de tentativa de homicídio em Caxias do Sul

Um homem de 30 anos foi vítima de tentativa de homicídio na manhã desta quinta-feira (08) em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das 07h25min na rua Benjamim Custódio de Oliveira, no bairro Desvio Rizzo. Segundo a vítima que acabou alvejado com dois disparos, um na cabeça e outro no abdômen, o autor estaria tripulando um veículo Santana de cor verde e fugiu do local após os disparos. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Pompéia, onde permaneceu internado.  

Fonte: Ação Preventiva

Boletim de ocorrências informatizado começa hoje em Caxias

O 12º BPM será a primeira unidade do Estado a trabalhar com sistema digitalizado.

tataFoto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um importante projeto para informatizar o registro de Comunicações de Ocorrências Policiais (COP), Termos Circunstanciados (TC) e demais documentos operacionais confeccionados pela Brigada Militar, denominado “BRIGADA ONLINE”, será lançado hoje, às 10h, no UCS Teatro, em Caxias do Sul, durante as comemorações alusivas ao 42º aniversário do 12º BPM.

O 12º BPM será a primeira unidade do Estado a trabalhar com cadastramento de dados digitalizado, diretamente do local da ocorrência. Os documentos, que até então eram manuscritos e posteriormente informatizados, serão lançados por meio de um aplicativo instalado em um tablet e remetidos virtualmente ao Poder Judiciário. Com impressoras térmicas acopladas às viaturas da BM, sendo que os recibos serão impressos no momento do atendimento da ocorrência.
Por ser um projeto-piloto, inicialmente não serão todos os PMs que estarão com estes equipamentos, que estão sendo adquiridos numa parceria entre o Poder Judiciário (Vara de Execuções Penais), Ministério Público e BM, com recursos oriundos do próprio crime, ou seja, de valores apreendidos ou obtidos em transações penais, além de uma empresa colaboradora de Canoas responsável pelo desenvolvimento do sistema.

De acordo com Capitão Flori Chesani Junior, um dos coordenadores do projeto, a BM está aprimorando os serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul, pois ao realizar os registros de forma virtual, através de um aplicativo de internet, além da economia de tempo no atendimento das demandas da comunidade, haverá melhor gestão nos recursos humanos disponíveis na BM.

Conforme o Comandante do 12º BPM, Ten Cel Ronaldo Buss, esta não é a primeira vez que a BM em Caxias do Sul busca a eficiência policial e lança projetos que posteriormente ganham o Estado. Exemplo disso foi lavratura de TCs e COPs pelos próprios PMs, a criação do Centro Integrado de Segurança Pública – CIOSP, o Policiamento Comunitário, a e o recebimento de denúncias pelo aplicativo WhatsApp.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Vídeo: Dupla é presa após assaltar lotérica em Santa Cruz do Sul

Vídeo: Preso suspeito de executar primos e ferir familiares em Porto Alegre

Vídeo: Dois homens morrem após carro colidir contra poste em Gravataí

Vídeo: Preso padrasto suspeito de matar a enteada de 15 anos

Vídeo: Corpo é encontrado dentro de carro queimado na zona Sul de Porto Alegre

Vídeo: Marcel Van Hattem chama Polícia de Marajá

23° BPM prende homem por furto

14289863_1142891989139194_401314372673595068_o

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na manhã desta quarta-feira uma guarnição do Policiamento Ostensivo da Brigada Militar de Candelária realizou a prisão de E.L.S.V. pelo crime de receptação. Durante patrulhamento no Bairro Marilene, os policiais abordaram o indivíduo que estava com produtos furtados no dia anterior, oriundos da residência de morador do mesmo bairro.

Os objetos foram reconhecidos pela vítima, recuperados e o acusado, encaminhado a Delegacia de Polícia, onde foi lavrada a prisão em flagrante. O indivíduo possui antecedente por roubo, furto, ameaça.

Fonte: Ação Preventiva

Jovem é preso com drogas em Guaíba

E482DAD1-5804-4B6B-B480-C3CF3F7C7A5E

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um jovem foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Guaíba. Segundo a Brigada Militar, o suspeito foi preso após uma denúncia anônima na Rua General Neto. Com ele os policiais apreenderam um revólver calibre 22, munições e sete pedras de crack e R$ 250,00 em espécie.

O mesmo foi conduzido até a Delegacia de Polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Técnico em enfermagem é preso por suspeita de estuprar paciente em hospital de Porto Alegre

Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) da Capital investiga o caso, registrado na terça-feira

Um técnico de enfermagem do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, foi preso por suspeita de estuprar uma paciente com esclerose múltipla que estava internada na instituição. O caso, ocorrido na terça-feira (6), é investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). As informações são de Zero Hora.

A vítima registrou o estupro em um vídeo feito com o celular. Nas imagens entregues à Polícia Civil, o homem passa as mãos nas partes íntimas da mulher enquanto ela está deitada na cama. Nas gravações, o técnico em enfermagem ainda coloca as mãos da paciente em seu pênis.

A mulher disse à polícia que a violência sexual vinha acontecendo desde sexta-feira da semana passada, dia em que deu entrada no hospital. Ela tinha medo que não acreditassem na sua palavra, então decidiu registrar o estupro em vídeo. A paciente ainda pediu ajuda de uma amiga, que procurou a polícia.

Na manhã de terça-feira, quando agentes se deslocavam para a instituição para conversar com a vítima, ela ligou dizendo que o homem havia recém deixado o seu quarto. Quando os policiais entraram no local, o suspeito havia retornado. Eles flagraram o estupro e o prenderam.

Os repetidos episódios de violência sexual foram presenciados por outra paciente que estava internada no mesmo quarto - um leito semiprivativo -, que também teve medo de denunciar.

Em depoimento, o homem se manteve em silêncio. Por se tratar de uma paciente que sofre de uma doença, o caso foi registrado como estupro de vulnerável - quando a vítima, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o discernimento para a prática do ato ou não consegue oferecer resistência.

O Hospital São Lucas informou, em nota divulgada pela assessoria de imprensa, que "permanece acompanhando o caso e aguarda os resultados da investigação".

Fonte: Zero Hora

Irmão mata irmã a facadas em Santa Maria, na Região Central

Caso aconteceu por volta das 13h

Foto: Jean Pimentel /Agencia RBS

Um homem de 53 anos matou a irmã no começo da tarde desta quinta-feira (8) em Santa Maria. O crime ocorreu por volta das 13h. A vítima identificada como Eracilda Terezinha Vaz da Rosa, 64 anos, foi esfaqueada no pescoço e no peito.

O crime aconteceu na Rua João Brunhauser, próximo do Beco da Tela, na Vila Schirmer, bairro João Goulart. O homem sofre de esquizofrenia e matou a irmã durante um surto. A polícia acredita que Eracilda tenha sido morta enquanto tentava acalmá-lo.

O homem está na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro da ocorrência. O crime está enquadrado na Lei Maria da Penha.

Este é o 44° homicídio registrado em Santa Maria em 2016.

Fonte: Gaúcha

Corpo é encontrado em barragem de Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari

Segundo a polícia, a vítima possuía tatuagem no braço direito, o que pode auxiliar na identificação

Um corpo foi encontrado em uma barragem de Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, na manhã desta quinta-feira (8). Conforme a Polícia Civil, o corpo - possivelmente de um homem - estava em avançado estado de decomposição. A vítima possuía tatuagem no braço direito, o que pode auxiliar na identificação.

Funcionários de uma empresa que prestam serviço na rua Álvaro Haubert, próximo à Barragem Eclusa, viram o corpo boiando e chamaram a Brigada Militar. A perícia vai determinar o que causou a morte.

O corpo foi encaminhado para o IML de Lajeado.

Fonte: Gaúcha

Jovem de 19 anos é morto a tiros em Estrela, no Vale do Taquari

Ele foi identificado como Marcos Pinto dos Santos

Um jovem foi morto a tiros, na tarde desta quinta-feira (8), em Estrela, no Vale do Taquari. De acordo com a polícia, Marcos Pinto dos Santos, 19 anos, foi atingido na cabeça quando estava na rua André Eidth Eidelwein, no bairro Imigrantes.

Um suspeito foi localizado e levado para a delegacia de polícia. A suspeita é que o crime esteja relacionado com o tráfico de drogas.

Fonte: Gaúcha

Dupla capota carro durante perseguição policial em Porto Alegre

Veículo capotou na Avenida João Ferreira Jardim, 891, na zona norte da Capital

Um jovem de 18 anos foi preso, e um adolescente de 15 anos, apreendido após capotarem o carro que roubaram, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (8). Conforme a Brigada Militar, os suspeitos, que estavam armados, roubaram um Fiat Idea na avenida Sarandi, próximo ao número 905.

A polícia desconfiou do veículo, os criminosos começaram a fugir e capotaram o carro na Avenida João Ferreira Jardim, 891. Celulares que haviam sido roubados foram recuperados.

Os dois jovens foram levados ao hospital Cristo Redentor, sendo que um deles ficou preso às ferragens. Felipe Ferreira Nagera será levado à 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Já o adolescente será encaminhado ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente.

Fonte: Gaúcha

BM prende homem com cocaína em Porto Alegre

661C03AE-EF94-4930-975A-068C6DEFE274

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso por tráfico de drogas nesta quinta-feira em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, o homem foi abordado no Acesso 94, bairro Cruzeiro e com ele apreendido quatro quilos de cocaína.

O homem foi preso e conduzido até a 3° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Criminoso assalta taxista e é preso pela BM em Gravataí

dinheiro

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quarta-feira (07/09), na Rua Manoel Linck, bairro Jadan em Gravataí, policiais militares da 1ª Cia do 17º BPM prenderam Diego Gomes, 34 anos, com antecedentes criminais por roubo a pedestre, furto e arrombamento a estabelecimento comercial, posse de entorpecente, apropriação indébita, furto simples, lesão corporal, ameaça e desobediência, que estava em liberdade provisória desde o último dia 17 de agosto. Armado com uma faca, o criminoso assaltou um taxista roubando dinheiro e celular da vítima. Ao perceber a aproximação da viatura, Diego tentou fugir, mas foi detido pelos policiais. O criminoso resistiu a abordagem, tentou agredir os policiais, mas foi contido. A faca usada no assalto não foi encontrada. O criminoso foi encaminhado á DPPA em Gravataí, autuado em flagrante pelo crime de roubo a taxista e recolhido ao Presídio Central.

editada

Fonte: Ação Preventiva

Trio é flagrado assaltando pessoas em parada de ônibus e são presos pela BM em Gravataí

editada1editada2

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na noite de terça-feira, policiais militares da 2ª Cia do 17º BPM faziam o patrulhamento próximo a Parada 72 da Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, quando flagraram três indivíduos assaltando três pessoas que estavam na parada de ônibus. Ao perceberem a presença da viatura, os criminosos tentaram saíram correndo, mas foram detidos próximo a Escola José Maurício. Eles foram identificados como Laerte Silva, 26 anos, com antecedentes criminais por invasão de domicílio, violência doméstica, extorsão e maus tratos contra criança, que estava em liberdade desde maio de 2013, Erico Heldt, 30 anos, com antecedentes criminais por ameaça, roubo a pedestre, furto qualificado, apropriação indébita e lesão corporal, que estava em liberdade condicional desde 2012, e Cleber Pires, 26 anos, com antecedentes criminais por roubo de veículo, furto em residência, posse de entorpecente, desacato, resistência, lesão corporal e ameaça, que estava em liberdade desde outubro de 2015. Com eles os policiais apreenderam um revólver calibre 38, sem gatilho e sem munição, e todos os pertences das vítimas. Os três foram encaminhados á DPPA em Gravataí, autuados em flagrante pelo crime de roubo a pedestre e recolhidos ao Presídio Central.

editada3

Fonte: Ação Preventiva

Desfile cívico de 7 de Setembro em Viamão ‏

20160907_154440

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

20160907_135815

Na tarde de quarta-feira, na Avenida Coronel Marcos de Andrade, no centro da cidade de Viamão ocorreu o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, dando fim às atividades da Semana da Pátria. O desfile homenageou os 275 anos do município de Viamão. O tema Estadual do desfile é "um século de civismo" em homenagem ao centenário da Academia de Polícia da Brigada Militar. O evento contou com participações de diversas escolas , escoteiros e outros, sendo a Brigada Militar de Viamão responsável pela abertura do desfile. O comandante do 18°BPM, Ten Cel JOSÉ CARLOS PACHECO FERREIRA e Autoridades municipais prestigiaram todo o evento.

20160907_135307

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem, apreende menor e recupera veículos roubados em Porto Alegre

43C88FD7-6453-4746-B158-2C91B156BFB9

Fotos: BM /divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso e um menor apreendido com carros roubados na noite de quarta-feira em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, os policiais receberam a informação que a dupla havia roubado o veículo Jepp Renegade na Rua Gal Couto de Magalhães, bairro Higienópolis. Na Rua Ernesto Neugebauer, bairro Humaitá os policiais avistaram a dupla tripulando o veículo Renaulto Clio que também tinha sido roubado a poucos instantes.

F342FEB5-C206-4C7C-A645-59C89EEBD276

Ambos foram presos e os veículos recuperados e conduzidos até a DPPA para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso em Torres

D49B0E9B-7A2C-42C5-AFBB-C32E29E6389C

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um procurado da justiça foi preso na noite de quarta-feira em Torres. Conforme a Brigada Militar, João Pedro Maciel Campos foi abordado e constatado que havia contra o mesmo um mandado de prisão expedido.

João Pedro foi conduzido até a DP pata o registro.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por tráfico de drogas em Osório

8AF150FB-1D9E-4168-9892-E1BC0AC4214B

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Dois homens foram presos por tráfico de drogas na quarta-feira em Osório. Segundo a Brigada Militar, o homem que estava em atitude suspeita foi abordado na Rua Luiz Bernardino da Silva Neto. Ele ainda tentou fugir, mas foi perseguido e interceptado pelos policiais. Foi apreendido 89 pedras de crack e R$ 42,00 em notas trocadas.

Ambos foram conduzidos até a DP de Osório para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Adolescente é apreendido com arma de fogo em Porto Alegre

6FF8CEC2-308F-4B79-9226-D506DF7B4F75

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um menor de idade foi apreendido por porte ilegal de arma de fogo na quarta-feira em Porto Alegre, na Capital. Conforme a Brigada Militar, o adolescente foi apreendido após uma denúncia anônima na Rua Banco Inglês e com ele apreendido um revólver calibre 38, numeração raspada com seis munições intactas.

O menor foi conduzido até o DECA.

Fonte: Ação Preventiva

Quatro pessoas são presas por roubo, tráfico de drogas e receptação em Santa Maria

3DE8E319-CCC2-472B-9E44-DBFFB411188E

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Quatro pessoas foram presas na noite de quarta-feira em Santa Maria. Segundo a Brigada Militar, um indivíduo havia furtado dois pares de tênis de uma senhora e durante busca, os policiais localizaram o autor, que foi reconhecido pela vítima.

O autor havia deixado um par em uma boca de fumo, onde foram localizados dois tijolos de maconha com dois indivíduos. O outro par de tênis ele havia vendido, onde os PMs foram até a casa do receptador, e recuperou o tênis e encontrou uma pistola 380.

Todos foram conduzidos para a DP para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Menor é apreendido pelo 18° BPM com drogas

Um adolescente foi apreendido por tráfico de drogas na quarta-feira em Viamão. Conforme a Brigada Militar, Policiais Militares do 18° BPM realizavam patrulhamento de rotina na Rua Tuiuti, bairro Sepe Tiaraju quando abordou o menor. Com ele foi apreendido 68 pedras de crack, 16 buchas de cocaína e R$ 86,00.

O menor foi conduzido até a DPPA para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso com armas, dinheiro e celular em Porto Alegre

B10F05E0-EB34-4177-A1B7-D753914333D5

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo na quarta-feira em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, o homem foi abordado em atitude suspeita na Estrada das Bastillanas, bairro Glória e com ele apreendido um revólver calibre 38, cinco cartuchos intactos de cal 38, uma pistola calibre 380, dois carregadores, trinta munições calibre 380, um revólver calibre 32, um aparelho celular
e R$ 125,00 em dinheiro.

O homem foi conduzido até a 2° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Patres prende dois homens e apreende adolescentes com drogas e armas na Capital

4841F4DC-6441-4383-BF7C-B8F29731BC63

Foto: BM / divulgação Ação Preventiva

Dois homens foram presos e dois adolescentes apreendidos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo durante
incursão na Rua Orfanotrófio , beco 14, na Vila Cruzeiro. Os Policiais Militares da Patres apreenderam uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, um revólver calibre 38, um revólver calibre 38,
um revólver calibre 38, munições calibre 38, munições calibre 12, dois rádios comunicadores, tijolinhos de maconha, pedras de crack
buchas de cocaína, telefones celulares, material p/ embalar drogas
e dinheiro.

Ambos foram conduzidos até a DPPA para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo na Vila Cruzeiro

6F1A6C2D-8A8B-4E8F-96F2-77396B00C861

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo no Beco das Flores, Vila Cruzeiro em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 e cinco cartuchos calibre 38

Fonte: Ação Preventiva

Criminosos usam carro para invadir loja no Moinhos de Vento em POA

Tentativa de roubo ocorreu na Vivo da 24 de Outubro

Veículo Astra foi abandonado pelos criminosos dentro da loja

Foto: Álvaro Lucas /RBS TV

Bandidos utilizaram um veículo para arrombar a loja da Vivo, na Rua 24 de Outubro, no Bairro Moinhos de Vento, na madrugada desta quinta-feira (8). O crime ocorreu por volta das 2h.

De acordo com a Polícia Civil, os assaltantes utilizaram um Astra para derrubar a porta e acessar o interior da loja. No entanto, eles acabaram sendo surpreendidos por um vigilante que estava no local e efetuou disparos de arma de fogo.

Os criminosos fugiram sem levar nada do local. O vigilante não ficou ferido. O veículo usado pelos criminosos era roubado e foi abandonado no interior da loja.

Fonte: Gaúcha

Esteio tem dois assassinatos a tiros em menos de quatro horas

Hipótese é de acerto de conta entre traficantes da região

Duas pessoas foram assassinadas em Esteio, na Região Metropolitana, em um intervalo de menos de quatro horas na noite desta quarta-feira (7). Os crimes ocorreram entre 18h45 e 22h.

O primeiro assassinato ocorreu no bairro São José, na Rua José do Patrocínio. Marino Oliveira Gomes, de 42 anos, foi executado em uma cancha de bocha. Dois criminosos armados com pistolas chegaram ao local perguntando pela vítima. Quando foi identificada, abriram fogo. Ele possuía antecedentes criminais por lesão corporal e injúria.

O segundo crime foi na Travessa Calçadão Sul, Bairro Primavera, às 22h. Luis Antonio de Oliveira, sem idade confirmada, foi morto a tiros por homens armados com revólveres. O crime aconteceu em via pública. Ele tinha antecedentes por tráfico de drogas.

Segundo o chefe de investigações da Delegacia de Esteio, André Silva, nos dois casos ocorreram desavenças, provavelmente entre traficantes. É investigada relação entre os casos, embora seja remota esta possibilidade.

Fonte: Gaúcha

Dono de agropecuária é morto na Região Metropolitana

Vítima foi abordada por dois homens em uma moto

O dono de uma agropecuária foi assassinado, na noite dessa quarta-feira (7), no Bairro Morada do Vale 1, em Gravataí. A polícia acredita que o homem tenha sido vítima de assalto.

José Valdecir Muhl, 48 anos, saiu de moto para entregar um pedido, por volta das 19h, mas foi abordado por dois homens, que também estavam em uma motocicleta, na Rua Ângelo Dourado.

Ainda não se sabe se a vítima reagiu, mas um dos criminosos atirou e matou o comerciante. Os bandidos fugiram sem levar nada. A polícia não descarta outras hipóteses para o crime.

Fonte: Gaúcha

Casal é vítima de sequestro relâmpago após sair de banco em Caxias do Sul

Ladrões fugiram levando um Focus prata

Um casal foi vítima de sequestro relâmpago, na noite desta quarta-feira (7), em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o homem estava saindo de uma agência bancária no Bairro Sagrada Família quando foi abordado por dois criminosos armados com revólver. O caso ocorreu às 21h30.

Ele foi obrigado a ir até o carro, onde a esposa estava aguardando. O casal foi levado pelos criminosos e libertado na localidade da Pedreira do Guerra. Eles não ficaram feridos. A dupla de criminosos fugiu no veículos das vítimas, um Focus de cor prata.

Fonte: Gaúcha

Policiais civis de Santa Maria protestam nas ruas contra parcelamento de salários

Grupo carregou 43 cruzes que simbolizam os assassinatos registrados na cidade em 2016

Foto: João Pedro Lamas /Diário de Santa Maria

Um grupo formado por cerca de 50 policiais civis percorreu, na manhã desta quinta-feira (8), o centro de Santa Maria e fez concentração na Praça Saldanha Marinho. Eles carregaram 43 cruzes que representam o número de assassinatos registrados nos primeiros oito meses de 2016 em Santa Maria.Os policias cobram do governo o recebimento integral dos salários. Além disso, se manifestaram contra a escolha de Cezar Schirmer para a Secretaria de Segurança Pública do estado.

Familiares e amigos das vítimas da tragédia na Boate Kiss também participaram do protesto. Cezar Schirmer era o prefeito de Santa Maria na época do incêndio. Ele foi apontado pela Polícia Civil como um dos responsáveis indiretos pelo incêndio, apesar de não ter sido indiciado. Os policiais também assinaram o abaixo-assinado proposto pelos familiares e que pede a saída de Schirmer do cargo. O documento será enviado ao governador José Ivo Sartori. 

Em Santa Maria, os policiais civis também permanecem operação-padrão e só atendem casos mais graves.

Fonte: Gaúcha

Servidores da segurança carregam cruzes em protesto contra governo

Ideia é simbolizar homicídios ocorridos no RS na gestão de Sartori

Cruzes foram colocadas nas ruas - Foto: Paulo Rocha

Em novo ato contra a crise na segurança e o parcelamento de salários, servidores de órgãos da área - como Polícia Civil, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto Geral de Perícias (IGP) - realizaram caminhada nesta quinta-feira (8) pelas ruas do Centro Histórico de Porto Alegre carregando dezenas de cruzes brancas. Elas simbolizam 3.945 homicídios registrados no Rio Grande do Sul desde o início do governo José Ivo Sartori, em janeiro de 2015 até 30 de junho deste ano.
Ao longo do caminho, as cruzes foram depositadas na Esquina Democrática, Palácio da Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Palácio Piratini. A principal reivindicação da categoria é a revogação do decreto que contingencia recursos públicos do Executivo em diversas instâncias.

Para os sindicatos, o Piratini precisa, com urgência, rever a validade do decreto, abrindo exceção para a área da segurança.
O protesto ocorre no mesmo dia da posse do novo secretário estadual da Segurança Pública. Cezar Schirmer assinou termo de posse sem solenidade no gabinete do governador. O nome de Schirmer à frente da pasta também foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado.

Fonte: Gaúcha

Quatro veículos são roubados na Serra Gaúcha

I – Na noite de quarta-feira, na Rua Erna Sirtoli Uez, Bairro São Leopoldo, um homem armado de revólver roubou o veículo VW/SPACECROSS, cor BRANCA, ano 2013, placa ITY6592;

II – Por volta das 18h59min, na Av. Rio Branco, Bairro Rio Branco, dois sujeitos armados, roubaram o veículo HYUNDAI/HB 20, cor BRANCA, ano 2016, placa IXB7063;

III – Às 20h15min, na RST 453, Bairro Santa Fé, dois sujeitos em uma motocicleta preta, renderam a vítima roubando o veículo I/CHEVROLET MALIBU LTZ, cor PRATA, ano 2010, placa ISV1110;

IV – Por volta das 22h52min, na RST 453, Distrito Boca da Serra, a vítima comunicou que foi surpreendida por dois homens que chegaram num VW/GOL VERMELHO, modelo novo, armados com arma de fogo. Foi roubada a MOTOCICLETA YAMAHA/FACTOR YBR 125 ED, cor VERMELHA, ano 2012, placa ITC3488.

Fonte: Ação Preventiva

BM captura três foragidos em Caxias do Sul

Uma foragida foi capturada na manhã de quarta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a mulher de 27 anos foi abordada na Rua Felicidade, bairro Kenion. Os policiais constataram que a mesma estava na situação de foragida do sistema prisional. No mesmo endereço também foi preso um homem de 24 anos, com mandado expedido desde 26/08/2016. 

Ambos fazem parte de uma quadrilha que assaltava residências e estabelecimentos comerciais; 

Por volta das 14h48min de quarta-feira na Rua Hermínio José Bassanesi, Bairro Jardim Eldorado, foi preso M.C.S. de 20 anos, que estava foragido desde 10/07/2016.

Todos foram conduzidos até a DP para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Caxias do Sul

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo na manhã de quarta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o homem de 31 anos foi abordado em flagrante na Rua Angelina Michelon, bairro Cristo Redentor e com ele foi apreendido um revólver calibre 38 e seis munições.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Ladrão é espancado por moradores ao assaltar residência em Porto Alegre

Alex Sandro Almeida da Rosa, 34 anos estava na situação de foragido do sistema prisional.

7003B2B0-C9D5-4C26-9904-CDEE2167798C

Foto: BM /divulgação Ação Preventiva

Um foragido foi preso e espancado por moradores ao assaltar uma residência na noite desta quarta-feira em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, Alex Sandro Almeida da Rosa, 34 anos foi flagrado por moradores assaltando uma residência, onde havia uma senhora idosa. Várias pessoasse reuniram, prenderam e espancaram o autor do crime. Alex possui antecedentes por roubo a pedestre, furto e furto qualificado e estava na situação de foragido.

Foi solicitado a SAMU e após conduzido até a 2º Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Oito pessoas são presas com carga de peixe e caminhão roubado em Santo Antônio da Patrulha

2017623E-5E13-4CD4-99C8-A9CE293C3067

Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Oito homens são presos no início da tarde desta quarta-feira com carga de peixes no município de Santo Antônio da Patrulha. Conforme a Brigada Militar, o veículo foi abordado na Estrada Rubens das Neves, Costa do Miraguaia em um pavilhão através de uma denúncia anônima. Os policiais constataram que o caminhão carreta Scania G420, de cor branca, emplacado em Chapecó havia sido roubado em julho deste ano. A carga de peixes oriunda do Chile, foi avaliada em $ 145.000,00 dólares, . Também estava no local o veículo Subaru de cor preta, placas NKN7499 -SP também roubado, com placas clonadas (JIQ8372).

1BD5B58A-C2E8-408A-901D-4F4B3695D7C1

O Caminhão estava com bloqueadores de rastreador GPS instalado.

D3E3E57B-2B26-4F54-973C-608AC984AC1C

Todos foram conduzidos até a DP para o registro do flagrante.

48D9DDBB-C0C2-476C-B3BD-2866FD1076B6

Fonte: Ação Preventiva