sábado, 12 de dezembro de 2015

CRPO Centro Sul homenageia seus guerreiros e pessoas da comunidade com c...

Briga resulta em um esfaqueado e autor do crime é preso em flagrante em Bom Jesus

Por volta das 19h30min de sexta-feira uma briga resultou em um esfaqueado em Bom Jesus. Conforme a Brigada Militar, a vítima foi socorrida e encaminhada até o HNSO de Vacaria, devido a gravidade do ferimento, pois corre risco de morte. O autor do crime foi preso em flagrante e conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro. A arma utilizada não foi localizada.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prendre quadrilha na Serra

Um deles era o principal assaltante


Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Quatro criminosos foram presos na manhã de sexta-feira, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o primeiro suspeito foi preso na rua Santa Ângelo, bairro Monte Pascoal. O homem possuía vários antecedentes criminais e havia dois mandados de prisão contra o mesmo. Junto com ele foi preso mais um homem que estava dirigindo, com diversos antecedentes e estava em liberdade. Ele estava chegando em casa num veículo I30 preto placas. Foi efetuado a revista e encontrado carregadores de pistola. Os PMs perguntaram sobre onde estaria a arma e ele franqueou a entrada em seu apartamento, onde foi encontrado duas armas de fogo, sendo uma Pistola inox furtada e uma Pistola roubada, mais uma grande quantidade de munições. Em outro apartamento do prédio foi preso mais um homem, com diversos antecedentes e estava com prisão domiciliar. Foi  apreendido mais um revolver calibre 38 com munições, um tablete de maconha e munições da calibre 9mm, uma certa quantidade em dinheiro, celulares, também foi encontrado um jogo de placas clonadas de um veículo Toyota Corolla.

Todos os veículos que estavam no local e tinham vínculo com o crime foram recolhidos, sendo eles: - Um veículo I/HYUNDAI I30 2.0 - Um veículo GM Astra vermelho, - Uma motocicleta HONDA/CB 300R, amarela, e - Uma motocicleta JTA/SUZUKI GSXR750, roxa.

Todos os abordados foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Farroupilha para registro do flagrante.


Fonte: Ação Preventiva

BM recaptura dois foragidos e prende procurado da justiça em Caxias do Sul e Farroupilha

Um foragido foi recapturado na madrugada de sexta-feira, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o jovem de 21 anos foi abordado na rua Ferdinando Bedin, bairro Primeiro de Maio, próximo ao Mato Sartori. Ele estava foragido desde setembro deste ano.

Por volta das 17h30min outro foragido foi capturado, deta vez na Avenida Rio Branco, Rio Branco, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, uma guarnição em patrulhamento prendeu o jovem de 24 anos após ser constatado que estava na situação de foragido que estava foragido na data de ontem (11/12).

Um procurado da justiça foi preso por volta das 17h em abordagem de rotina na linha Amizade, em Farroupilha. Conforme a Brigada Militar, havia contra ele um mandado de prisão expedido.  constatado que F J P se encontra com mandado de prisão, conduzido ao PS posterior a DP.


Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Homem com atecedentes Criminais é morto em Cachoeirinha






















PMs do 26°BPM – Cachoeirinha nesta tarde (11 de Dezembro de 2015), deslocaram até a Travessa Bitencourt 39, Anair, Cachoeirinha, para verificar uma ocorrência de Homicídio Doloso. Após os policiais chegarem ao local supracitado constataram J. R. M. T., possui antecedentes policiais por Dano, Lesão corporal, Ameaça, Receptação, Porte ilegal de arma de fogo, Roubo, Entorpecente tráfico, Furto, Outros crimes, Maus tratos em óbito, vítima de disparos de arma de fogo. A autoria do crime não conhecida até o presente momento. Diante dos fatos o local do crime foi isolado e registrada a ocorrência policial na 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha.

Fonte: Ação Preventiva

Menor é Apreendido no Bairro Cavalhada com Revolver e Droga












 







 BM  em patrulhamento no Bairro Cavalhada quando na rua Paulo Maciel uma tentativa de abordagem em ponto de trafico alguns elementos correram sendo abordado no interior de uma casa D.S.D.O 16 anos embaixo do travesseiro (1)réplica de pistola de pressão cor preta marca gamo, (3)torrões de maconha 40 gramas (1)celular lg (1)chip  foi encaminhado ao deca

Fonte: Ação Preventiva

20º BPM PRENDE INDIVÍDUOS FORAGIDOS NO BAIRRO RUBEM BERTA

Na manhã de hoje (11), na Rua Irmão Faustino João, Vila Timbaúva, bairro Rubem Berta. Policiais militares do 20ºBPM, abordaram e prenderam A.C.S., 37 anos, com antecedentes criminais, o mesmo descumpria sua prisão domiciliar e D.C.R., 26 anos, com antecedentes criminais, com sinal de preso foragido pelo sistema consultas integradas. Desde modo, foram conduzidos presos para a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (3ªDPPA).

Fonte: 

PRISÃO DE INDIVÍDUO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO BAIRRO RUBEM BERTA



 















Na manhã de hoje (11), na Rua D, Vila Vitória da Conquista, bairro Rubem Berta. Policiais militares do 20º BPM, abordaram e prenderam A.B.M., 23 anos, com antecedentes criminais, em revista pessoal foi encontrado com o mesmo uma pistola calibre 9mm, municiado com 6 munições do mesmo calibre, um celular marca NOKIA e mais a quantia de R$ 128,50 em espécie. O indivíduo foi conduzido para a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (3ªDPPA).

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio efetua Prisão Cumprimento de Mandado.













No dia 10 de Dezembro (quinta-feira), por volta das 16h50min, no bairro São José, Policiais Militares do 34°BPM, efetuaram a prisão de P.R.S. (32 anos), a qual possuía um mandado de prisão em seu desfavor, sendo encaminhada a DPPA Canoas

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio efetua prisão de Foragido.













No dia 10 de Dezembro (quinta-feira), por volta das 15h20min, no bairro Liberdade, Policiais Militares do 34°BPM, efetuaram a prisão de G.E.C. (29 anos), o qual possuía um mandado de prisão em seu desfavor, sendo encaminhado a DP Esteio

Fonte: Ação Preventiva

Comandante do 17º BPM recebe distinção da Academia Sul Brasileira de Medalhística













No último dia 5 de dezembro de 2015, aconteceu no Teatro Municipal da cidade de Cascavel no Paraná uma solenidade de grandes e belas homenagens.
Na ocasião, o comandante do 17º BPM, tenente coronel Vanderlei Mayer Padilha recebeu a medalha do mérito Policial Militar e a medalha do mérito Duque de Caxias concedida pela Academia Sul Brasileira de Medalhística como distinção honorífica pelos seus serviços meritórios.
A cerimônia contou com a presença da Presidente da Academia de Medalhística Sul Brasileira, Relson Ribeiro, da Baronesa da Alemanha, Corina Von Lasperg e do General Paulo Roberto de Oliveira, bem como autoridades da mais alta patente do Exército, Marinha e Aeronáutica do Brasil, e representantes regionais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A Academia Sul Brasileira é uma Associação sem fins lucrativos defensora dos interesses coletivos, que tem por finalidade exteriorizar o reconhecimento às personalidades cujas ações tenham significativamente contribuído ou venham contribuir para o bom desenvolvimento ou estreitamento entre civis e militares concorrendo para melhor integração da sociedade.
Suas condecorações são destinadas a premiar Militares e Civis que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional tenham contribuído para fortalecer e divulgar os feitos históricos, estreitando as relações de amizade e compreensão.
A honraria concedida pela Academia servirá para enaltecer Militares das Forças Armadas, Policiais Militares e Civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham atuado de forma destacada para a consolidação e o desenvolvimento das relações de Humanidade e Fraternidade.



















Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

BM de Canela prende homem cinco vezes em cinco dias

Ele foi pego com produtos furtados e confessou a autoria
























Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

A Brigada Militar de Canela prendeu entre a tarde de domingo (06/12) e manhã de quinta-feira (10/12), o mesmo indivíduo, sendo quatro vezes com materiais provenientes de furtos e uma por tentativa de furto. O autor confessou ter sido o autor dos crimes.

























No domingo, por volta das 15 horas, um cidadão efetuou uma ligação ao 190, informando a Brigada Militar que viu um indivíduo empurrando um carrinho de mão, com uma televisão 20’, em direção ao Bairro Canelinha, em atitude suspeita. O rapaz lhe ofereceu o produto, sendo que diante da negativa de compra seguiu em direção ao bairro. A guarnição de serviço efetuou a abordagem, identificando P.R.C.L., 29 anos, vulgo “Zoreia”, com antecedentes por furtos, posse de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e receptação. Com ele estavam a TV e mais uns lençóis, sem procedência, sendo encaminhado a delegacia.

Aproximadamente 15 minutos depois de ser liberado do registro da delegacia, outra ligação informou que ele estaria próximo ao Clube Gildão oferecendo em uma mochila preta cheia de objetos sem procedência, pratos de porcelana, uma bolsa do couro preta e duas toalhas de banho. Os Policiais Militares foram até as proximidades do local indicado, onde localizaram o autor, sendo novamente conduzido a delegacia, onde foi registrada a ocorrência.

Em questão de meia hora, mais uma ligação informando que ele havia tentado realizar um furto na casa de sua madrasta. O autor foi preso na área central e conduzido pela terceira vez a delegacia.

Na manhã de quarta-feira (09/12), por volta das 11h30min, a guarnição de serviço em patrulhamento na Rua Bela Vista, Bairro Leodoro Azevedo, visualizou e abordou o indivíduo. Com ele foi encontrado um aparelho de som “3 em 1”, com duas caixas de som, que o autor confessou ter furtado de uma casa de veranista. Ele foi preso e conduzido a delegacia para o registro.

Na manhã de quinta-feira (10/12), por volta das 08 horas, a Brigada Militar de Canela deslocou na Rua Francisco Bertolucci, Bairro Leodoro de Azevedo, onde um cidadão informou que o “Zoreia” estaria novamente oferecendo material sem procedência. O acusado foi abordado e admitiu ter furtado na noite os objetos: um rádio portátil cor vermelha, uma escova de cabelo rotativa, uma caixinha contendo diversas bijuterias, um porta jóias de louça branca, dois sabonetes da Natura,um kit de shampoo e condicionador, um perfume e uma lanterna pequena, cor lilás. Ainda disse que havia escondido os materiais em um mato próximo e retirou pela manhã.

Pela quinta vez em cinco dias o autor foi preso em flagrante e conduzido mais uma vez a delegacia para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Moto roubada é recuperada pela BM












Foto: BM/ divulgação Ação Preventiva

Policiais Militares do POE do 17º BPM, na quarta-feira (09/12), às 02hs, na Rua Raimundo Loff, no Centro de Gravataí, prenderam N.S.C.F., 24 anos, vulgo “rato”, com antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, receptação, motim, lesão corporal, dano ao patrimônio e porte ilegal de arma, que estava em liberdade provisória desde o dia 10 de outubro deste ano. Através de uma denúncia os Policiais localizaram na casa do acusado uma motocicleta Falcon de cor preta roubada no último dia 29 de novembro na Rua Dom Feliciano na Vila Central em Gravataí. O indivíduo disse ser o dono da moto e foi conduzido à DPPA em Gravataí, autuado em flagrante pelo crime de receptação de veículo, e como não tinha dinheiro para pagar a fiança estipulada, foi recolhido ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado em Viamão

Na manhã de quinta-feira (10/12), às 10h45min, na Rua Dicúria, Bairro Índio Jari em Viamão, o 18º BPM através da Companhia de Operações Especiais (COE), abordou e prendeu W.M.M., com antecedentes por ameaça, roubo, receptação (2x) e posse de entorpecentes, que estava na condição de foragido do sistema prisional.

O preso foi conduzido à DPPA de Viamão para registro de ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

17º BPM forma 495 alunos no PROERD











Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

O 17º Batalhão de Polícia Militar realizou na quinta-feira (10/12), às 09hs, no CTG Aldeia dos Anjos, a formatura de 495 alunos da rede pública de ensino no 2º Semestre do PROERD (Programa de Resistência às Drogas e à Violência).














Esse programa vem sendo desenvolvido pela Brigada Militar desde 1998 nas escolas públicas, por meio de Policiais Militares voluntários, baseado no programa norte-americano D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).
























Participaram do evento o Comandante do 17ºBPM Tenente Coronel Vanderlei Mayer Padilha, o Subcomandante do 17º BPM Major Alexander Duarte, o Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal para Assuntos da Segurança Pública Flávio da Silva Lopes, os Vereadores Clebes Mendes e Alan Vieira, o Chefe da Guarda Municipal Rogério Souza Luiz, o Presidente do CONSEPRO Rudimar Zanette e o Presidente do Lyons Clube Oracides Garbini.










Antes da formatura, as crianças realizaram a tradicional caminhada do centro da cidade até o local do evento, acompanhados pela Banda Marcial Novo Milênio da E.M.E.F. Prof. José Linck. Durante a solenidade, foram sorteados entre as crianças do programa, bolas e duas bicicletas doadas por empresários da comunidade gravataiense.















Fonte: Ação Preventiva

18° BPM recupera veículo furtado

Na madrugada desta quinta-feira, na Rua José Martins, Bairro Tarumã em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 1ª Companhia, localizou e recuperou o veículo FIAT/UNO MILLE SMART, cor vermelha, placas IJU2527, que se encontrava em ocorrência de furto.

O veículo foi recolhido e apresentado apreendido na Delegacia de Polícia de Viamão, para registro de ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia Federal investiga fraude no Seguro Defeso na região noroeste do RS

Santo Ângelo/RS – A Polícia Federal realizou na manhã de hoje (10/12) a Operação Defeso, para apurar fraudes do benefício denominado “Seguro Defeso”, pago pelo INSS a pescadores artesanais no período da piracema, quando a pesca é proibida.

Foram cumpridos três mandados de busca nas cidades de São Nicolau, Pirapó e Garruchos, expedidos pela Justiça Federal de Santo Ângelo, com a finalidade de localizar e apreender documentos produzidos por criminosos que faziam o cadastramento de falsos pescadores para gerar o direito ao benefício.

De acordo com informações coletadas inicialmente pelo INSS, há indícios de fraude em cerca de 600 benefícios do seguro defeso só nessas três cidades, gerando um prejuízo na ordem de R$ 2,5 milhões por ano. Nas primeiras verificações ficou comprovado que vários beneficiários não residem na região e muitos exercem profissão diversa da de pescador.

Os investigados respondem por estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Fonte: Polícia Federal

Após fuga de assaltantes, Brigada Militar faz buscas em Caxias do Sul













A Brigada Militar (BM) faz buscas aos criminosos que fugiram após assaltar uma imobiliária no centro de Caxias do Sul. O estabelecimento fica no  prédio Prime Office, que também sedia a loja Marisa. O local fica na Rua Sinimbu, próximo à Praça Dante Alighieri, coração da cidade.A suspeita é de que os assaltantes, que se refugiaram em um prédio, tenham deixado o local pelo estacionamento, driblando o cerco montado. A polícia ainda apura em qual veículo eles fugiram. É provável que eles tenham usado um carro roubado na ação.
A dupla estava armada. Segundo testemunhas, ambos aparentavam ter cerca de 30 anos. Um deles vestia camiseta azul e o outro, rosa. A polícia ainda não descarta a participação de um terceiro assaltante.Inicialmente, havia a suspeita de que pessoas tivessem sido feitas reféns, mas essa informação não foi confirmada. Os criminosos efetuaram o roubo e buscaram refúgio em instalações do prédio, até a fuga.A polícia já liberou a entrada e saída de pessoas no prédio Prime Office, que também sedia a loja Marisa.Pouco antes de 18h, ainda havia muita movimentação de curiosos e viaturas da polícia nas redondezas.

Fonte: O PIONEIRO

BM Prende cinco Assaltantes suspeitos de assaltar Lotérica em Garibaldi

 









Cinco assaltantes, quatro homens e uma mulher, assaltaram uma agencia lotérica, na tarde desta Quinta-Feira,10 em Garibaldi. Segundo o proprietário que ja havia sofrido outros assalto dois bandidos um armado e a mulher entraram na lotérica e anunciaram o assalto, levando com eles dinheiro do caixa  e cheques. doutros dois também armados ficaram na porta da loja vigiando, e depois do assalto fugindo rapidamente em direção a Farroupilha na RSC 453.
Brigada Militar de Garibaldi informou que os indivíduos estariam se deslocando em um veículo FIAT/IDEA pela RS-453 para a cidade de Farroupilha. De posse das referidas informações, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais36ºBPM abordou um veículo com as características repassadas, momento em que confirmou que se tratava do veículo envolvido na ocorrência. Foi encontrado em posse dos mesmos 03 revólveres calibre 38, um colete a prova de bala   um valor em dinheiro, cheques  assim sendo foi dada voz de prisão aos indivíduos e após conduzidos à Delegacia de Policia local. A ocorrência também contou com o apoio da 1ª Companhia do 36ºBPM e de guarnições do 3ºBPAT de Bento Gonçalves/RS e Garibaldi/RS.























Fonte: Ação Preventiva

OPERAÇÃO PAPAI NOEL/2015 CRUZ ALTA.

















A Operação Papai Noel há anos vem sendo desenvolvida pela Brigada Militar, em todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul, e visa incrementar as atividades de polícia ostensiva que são desenvolvidas normalmente, dando uma maior efetividade e ostensividade, assim são criados turnos extraordinários de emprego, conforme os horários do comércio, intensificam-se o emprego de agentes de inteligência, assim como se voltam às atenções aos crimes que podem ser cometidos na referida época.
Com o inicio das festividades natalinas e de passagem de ano, recrudesce a movimentação de pessoas e veículos nos centros comerciais, sendo um determinante para a preocupação e adoção de medidas preventivas pelos órgãos de Segurança Publica, objetivando maior segurança e tranquilidade à comunidade que se dirige para estes locais, assim como às empresas e trabalhadores do setor.
Neste ano, além das câmeras de vídeo monitoramento, que são importantes ferramentas que possibilitam uma maior vigilância por parte da Brigada Militar na área central, nos bairros e acessos ao município, realizaremos um esforço no sentido de intensificar e priorizar o policiamento ostensivo e preventivo na área comercial, também, contaremos com um REFORÇO no policiamento quando da aproximação da data Natalina onde há o atendimento ao público pelo comércio em horário estendido. Assim, a BRIGADA MILITAR busca prestar um serviço de maior qualidade ao cidadão Cruzaltense.












 Fonte: Ação Preventiva

BM de Cruz Alta Prende Foragido da Justiça



















NO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2015, À 01H50MIN A BRIGADA MILITAR EFETUOU A PRISÃO DO FORAGIDO DA JUSTIÇA E. S. S. UMA GUARNIÇÃO ESTAVA EM PATRULHAMENTO QUANDO PERCEBEU A ATITUDE SUSPEITA E ABORDOU O INDIVÍDUO
CONSTATANDO-SE QUE SE ENCONTRAVA NA CONDIÇÃO DE FORAGIDO DESDE O DIA 09 DE DEZEMBRO DE 2015.

Fonte: Ação Preventiva

Casal é preso em Bagé por Tráfico de Drogas

















O pelotão de operações especial (Poe), prendeu o casal G.M.D.L 36 anos e N.D.S.A 18 anos.De acordo com a ocorrência, o casal estava na avenida Marechal Floriano, dentro de um Fiestra Prata Vendendo Crack.
Aos serem abordados, N estava com 17 pedras de drogas, embaladas, e prontas para a venda, na barra da calça. Eles foram investigados pelo setor de inteligência da Brigada Militar, a qual descobriu o principal ponto de venda dos entorpecentes, era próximo ao um bar, no centro da cidade Foram encaminhados DP

















Fonte: Ação Preventiva


BM apreende menor por tráfico de drogas em Três Coroas

Jovem de 16 anos escondia maconha e crack na bicicleta















Foto: BM / divulgação Ação Preventiva


Na noite de quarta-feira, o Pelotão de Operações Especiais (POE), do 1º BPAT, em ações de polícia no município de Três Coroas, abordou um homem de 29 anos, na Av.Santa Maria, na praça central, encontrando com ele uma pedra de crack.

Ao ser questionado ele relatou que era usuário e indicou de quem teria comprado a droga. A guarnição abordou o suspeito, um menor de 16 anos em uma bicicleta, porém não foi encontrado entorpecentes, apenas uma quantia de dinheiro. Em revista a bicicleta, os Policiais Militares encontraram um pote plástico contendo 6,5 gramas de maconha e mais 22 pedras de crack. O Adolescente infrator foi apreendido e conduzido a delegacia para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Detento é suspeito de ordenar 27 assassinatos em Canoas

Mais de dez integrantes da quadrilha de tráfico de drogas foram presos

Um detento do Presídio Central de Porto Alegre é investigado pela Polícia Civil por ser o mandante de 27 assassinatos e tentativas de homicídio em Canoas. Mais de dez integrantes da quadrilha de tráfico de drogas do apenado já foram presos, revelou hoje o delegado Marco Guns, responsável pelas investigações. As últimas duas detenções ocorreram na quarta-feira. A dupla está envolvida, por exemplo, na execução de um adolescente em novembro passado no bairro Guajuviras. O apenado, que também recebeu ordem judicial de prisão por esse crime, chegou inclusive a se associar à facção Bala na Cara para obtenção de armamento pesado, com fuzil.

Titular da Delegacia de Homicídios de Canoas, Guns acrescentou que o principal rival do apenado, anteriormente recolhido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), é um traficante adolescente que não está disposto a entregar as bocas de fumo. O conflito já resultou em mais de dez mortes somente em 2015. Além de Canoas, o litígio se estendeu até Cachoeirinha.

A base da quadrilha do detento fica no bairro Estância Velha, em Canoas. O delegado Marco Guns constatou que um dos planos do apenado é dominar totalmente o narcotráfico no Guajuviras. O trabalho investigativo sobre o grupo criminoso começou em 2013.

Fonte:Correio do Povo

Polícia recupera carga de salmão avaliada em R$ 1 milhão no Norte gaúcho

Mercadoria de 22 toneladas havia sido roubada, de madrugada, em Ijuí

Uma carga de 22 toneladas de salmão chileno, avaliada em mais de R$ 1 milhão, foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal no início da manhã desta quinta-feira no km 241 da BR 386, em Soledade. A mercadoria, congelada e distribuída em 900 caixas, era transportada em um caminhão baú, com placas de Concórdia (SC), roubado durante a madrugada em Ijuí. Alertada, a PRF realizou buscas e localizou o veículo parado e sem ninguém no acostamento da BR 386.

O salmão chileno, intacto, tinha como destino o Rio de Janeiro. A carga e o caminhão foram devolvidos à empresa proprietária após o registro na Polícia Civil. Segundo a PRF, o motorista que havia sido feito refém foi resgatado ainda em Ijuí.

Fonte:Correio do Povo

BM prede dois Homens por porte ilegal na Zona Sul em Porto Alegre











Após denuncia anônima de que em uma Invasão na Est. Do Lami indivíduos estariam efetuando disparos de arma de fogo. A Gu passou a fazer averiguações, sendo que no local informado foi avistado dois indivíduos que ao tentar efetuar a abordagem, ambos correram para o interior de uma residência. Efetuada a abordagem e em revista no interior da mesma, foi encontrado duas espingardas Cal. 32, sendo 06 cartuchos deflagrados e 11 cartuchos intactos. Também foi localizada uma Capa de Colete com o emblema do CHOQUE, um Boné da Policia Civil e uma touca ninja.
Dada voz de prisão e conduzidos a 2ª DPPA
















Fonte: Ação Preventiva






18° BPM prende homem por receptação e tráfico de drogas

Na tarde de quarta-feira, na Rua Joaquim Gonçalves Ledo, bairro São Lucas em Viamão, o 18º BPM através da Companhia de Operações Especiais (COE), avistou no interior do pátio de uma residência o veículo I/FORD FOCUS GHIA 2.0LHA, cor prata, placas IQO0250, que se encontrava em ocorrência de roubo, e prendeu J.D.C.F., 33 anos. No interior da residência foram localizados 30 torrões de maconha, 02 cápsulas de calibre.9mm deflagradas, 02 munições de calibre.38 intactas e 10 munições de calibre.380 intactas.

O material foi apreendido e dada voz de prisão ao autor, sendo conduzido à DPPA de Viamão, para a lavratura do flagrante. 

Fonte: Ação Preventiva

BM realiza prisões por tráfico de drogas em Gramado

Em abordagens dois homens foram presos e um menor apreendido

























Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

A Brigada Militar de Gramado realizou duas prisões e uma apreensão por tráfico de entorpecentes. Os Policiais Militares encontraram cocaína, maconha e comprimidos de uma nova droga conhecida como “special-key”.
























Na tarde de quarta-feira (09/12), por volta das 14h30min, a guarnição de serviço em patrulhamento na Rua Ernesto Volk, abordou um jovem em atitudes suspeitas. Em revista pessoal foi encontrado dentro de uma carteira de cigarros, no bolso do menor oito comprimidos de uma substância conhecida como “special-key” e uma porção de maconha.  Ao ser questionado o adolescente infrator admitiu que iria vender os entorpecentes. Ele foi apreendido por tráfico de droga e encaminhado a delegacia onde  foi registrada a ocorrência.
























Na madrugada de quinta-feira (10/12), por volta da 01h25min, a Brigada Militar de Gramado avistou um veículo GM/Celta chegando em um posto de combustíveis na Av. Borges de Medeiros, com dois tripulantes e desconfiou dos mesmos.  Em revista pessoal foi encontrado na carteira do condutor onze buchas de a cocaína e mais de mil Reais em dinheiro. A dupla de 21 e 30 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas, sendo conduzido a delegacia e em seguida ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

18° BPM realiza formatura do Proerd

















Fotos: BM / divulgação Ação Preventiva

Na tarde dessa quarta-feira 09, na sede do 18º BPM, situado na Av. Senador Salgado Filho, nº 1119, Bairro Lanza neste município, ocorreu à formatura de 195 alunos do PROERD (Programa Educacional de Combate às Drogas e à Violência), de quatro escolas, sendo elas:
















- Escola Estadual Cecília Meirelles
- Escola Estadual Isabel de Espanha
- Escola Estadual Nísia Floresta
- Escola Municipal Apolinário Alves dos Santos
















O PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, é um programa de educação escolar, com conteúdo didático-pedagógico, aplicado e aprovado em vários países do mundo, atende as Escolas de Rede Pública e Privada do Estado.
















A formatura contou com a presença do Subcomandante do 18º BPM Major Emerson Quadros, a Secretária de Educação do Município Márcia Culau, a professora Ísis Lorscheiter, professora Ana Lúcia, o colaborador do Proerd Francisco Lima da empresa Prepara Cursos que forneceu cursos gratuitos de idiomas para as crianças com a melhor redação, dentre outros.
















Foram realizadas diversas atividades e proporcionada diversas atrações para os alunos formandos, como passeios a cavalo com animais do 4º RPMon (Regimento de Polícia Montada); apresentação do Grupo Teatral Brigada em Cena do Estado Maior da Brigada Militar, com a peça  “Ação e Reação”; e apresentação do cão Fred, com Cinófilos do 1º BOE (Batalhão de Operações Especiais); brinquedos infláveis disponibilizados pelo SESC, além de lanches e refrigerantes, que fizeram a alegria da garotada; e da ETCL Viamão que proporcionou o transporte das crianças.
















Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Torres recaptura foragido

Na noite de quarta-feira, , a Brigada Militar de Torres, prendeu em flagrante delito o indivíduo de iniciais:R. S. R. O referido encontrava-se foragido. Após ser preso foi encaminhado ao Pronto de Atendimento de Torres para exame de corpo delito e posterior a Delegacia de Policia Civil de Torres onde foi registrada a ocorrência policial, e posterior encaminhado para a Penitenciaria Modulada de Osório.

Fonte: Ação Preventiva

Operação Mandacaru investiga concessão fraudulenta de benefícios sociais


















Fotos: Polícia Federal/divulgação Ação Preventiva

Porto Alegre/RS: A Polícia Federal e o Ministério do Trabalho e Previdência Social desencadeiam na manhã de hoje (10/12) a Operação Mandacaru, para desarticular organização criminosa que fraudava vínculos empregatícios com intuito de obter benefícios de seguro desemprego e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, sendo um deles de um agente do Sistema Nacional de Emprego (SINE), nove mandados de busca e apreensão e duas suspensões de atividade de contador. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Novo Hamburgo e Nova Santa Rita.
















As investigações iniciaram em setembro deste ano, a partir de levantamento feito pela Força Tarefa Previdenciária para identificação de empresas inativas que poderiam estar sendo utilizadas para inserções de vínculos empregatícios falsos. Foi constatado que, naquele mês, haviam sido encaminhadas diversas Guias de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social (GFIPs), contendo elevado número de empregados, para seis pessoas jurídicas. Nos endereços em que as empresas deveriam estar funcionando, nada foi encontrado. Logo em seguida, o grupo confeccionou rescisão de contrato de trabalho e encaminhou requerimentos de seguro desemprego.
















O procedimento foi feito em uma única agência do SINE, embora as empresas e os supostos empregados tivessem como sede ou residência outras cidades da região. Nos levantamentos feitos constatou-se que, enquanto a média de encaminhamentos mensais de seguro por empresa era de no máximo dois, para as firmas investigadas esse número podia chegar a 20. No mês de outubro de 2015, 20% dos requerimentos dessa agência do SINE eram fraudulentos.

O prejuízo levantado até o momento somente com a concessão de seguro desemprego chega a R$ 650 mil. Esse número leva em consideração apenas um pequeno grupo de empresas, porém, com a continuidade das investigações em relação a outras pessoas jurídicas e também a benefícios do INSS, é provável que os valores sejam muito maiores.

A operação conta com 50 policiais federais e recebeu este nome em alusão à planta extremamente resistente que cresce no sertão nordestino. É a terceira operação da Polícia Federal em que o grupo criminoso investigado tem origem no Bairro Canudos em Novo Hamburgo, mostrando a extrema resistência dos criminosos a se submeterem ao regramento jurídico. Também participam da operação representantes do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Será concedida entrevista coletiva às 10h30min. no Auditório da Superintendência da Polícia Federal no RS (Av. Ipiranga, nº 1365 – Porto Alegre/RS).

Fonte: Ação Preventiva e PF

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Viamão
















Na manhã de quarta-feira, na Rua Tróia, bairro Augusta em Viamão, o 18º BPM através da Companhia de Operações Especiais (COE), abordou, em via pública, V.R.L.D.S., 14 anos, com antecedentes criminais por receptação e posse de entorpecentes, que estava de posse de 16 torrões de maconha, 09 pedras de crack, e R$ 75,00 em espécie.

O material foi apreendido e dada voz de apreensão ao adolescente, sendo conduzido à DPPA de Viamão, para registro de ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende por furto qualificado em Esteio















Na tarde de quarta-feira, no bairro Três Portos, Policiais Militares do 34° BPM efetuaram a prisão de dois indivíduos identificados como A. M. B. (36anos) e A. L. M. S. (28 anos) por furto qualificado. O fato ocorreu após os policiais receberem o alerta de que um caminhão estaria em ocorrência de furto, fato ocorrido na cidade de Canoas e que o proprietário estaria seguindo o mesmo no bairro Três Portos. Diante do fato a guarnição deslocou até o referido bairro onde visualizou o caminhão com as mesmas características e placas, momento em que dois indivíduos que estavam no caminhão furtado perceberam a presença da guarnição e empreenderam fuga a pé, sendo logo após foram alcançados e presos. Em seguida foram conduzidos ao Hospital São Camilo para exame de lesões e posterior a DP local para a lavratura da prisão em flagrante pelo crime de Furto Qualificado, sendo o veículo recolhido ao Depósito do Detran SOS Esteio.














Fonte: Ação Preventiva

26° BPM prende por furto qualificado



















PMs do 26°BPM – Cachoeirinha nesta noite (10 de Dezembro de 2015), foram acionados na Travessa Liberdade 84, Bairro Vista Alegre, Cachoeirinha onde funciona o “Bar Cabeça Redonda”. Pois segundo informações alguém havia invadido o bar e estava lá dentro. No local a guarnição efetuou buscas no interior do estabelecimento e constatou a porta dos fundos arrombada e um indivíduo escondido no interior do bar em posse de três conjuntos de facas para churrasco, um Conhaque Dreher e um pote com aproximadamente R$ 10,00 reais em moedas. Foi dada à voz de prisão ao indivíduo que primeiramente mentiu seu nome verdadeiro e posterior foi identificado como sendo J. A. D. S. de 40 anos, alcunha “Bugre”, com antecedentes policiais por ameaça, dano, porte ilegal de arma, fato em tese atípico, furto arrombamento a estabelecimento comercial, outros crimes, furto qualificado, falsa identidade, roubo a pedestre e foragido. Apreendido o material e o preso foi medicado no posto 24hs e posterior apresentado na DPPA de Gravataí para APF.


















Fonte: Ação Preventiva

Veículos são recuperados em Viamão

Na manhã de quarta-feira (09/12), às 09h10min, na Rua Erico Veríssimo, bairro Centro em Viamão, o 18º BPM através da Companhia de Operações Especiais (COE), localizou e recuperou o veículo VW/GOL 1000I, cor preta, placas BXM4576, que se encontrava em ocorrência de furto.

Por volta das 12h50min, na Travessa Viamão, bairro Santa Isabel em Viamão, o 18º BPM através da Companhia de Operações Especiais (COE), localizou e recuperou o veículo GM/BLAZER DLX, cor branca, placas AGR4300, em ocorrência de furto.

Os veículos foram recolhidos e apresentados na DPPA de Viamão, para registro de ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

18° BPM prende por receptação

Na noite de terça-feira , na Rua L, bairro Morro Grande em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 1ª Companhia, abordou o veículo I/CHEVROLET AGILE LTZ, cor branca, placas ISV8678, que se encontrava em ocorrência de roubo, e era conduzido por R.D.S.F., 44 anos, com antecedentes criminais por furto e injúria.

Diante dos fatos, o veículo foi recolhido e dada voz de prisão ao autor, sendo conduzido à DPPA de Viamão, para o registro de ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Briga de vizinho acaba com homem preso por porte ilegal de arma em Caxias do Sul

Um homem de 83 anos acabou preso pela Brigada Militar por porte ilegal de arma de fogo no início da tarde desta quarta-feira 09/12, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, a prisão ocorreu por volta das 13h, quando a BM foi acionada para atender um desentendimento entre vizinho na rua Antão de Oliveira, no bairro Mariani. No local o idoso acabou detido de posse de um facão e um revólver em ocorrência de roubo. O idoso foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado o flagrante.


Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso em Cachoeirinha



















Na noite de quarta-feira , policiais militares durante patrulhamento prenderam um procurado da justiça na Rua Tiarajú 249, Bairro Vista Alegre, em Cachoeirinha. Segundo a Brigada Militar, o homem de 60 anos era o antigo dono do “Bar Escorpião” da Rua Cristóvão Colombo e foi constatado que havia em seu um mandado de prisão expedido pela 1° Vara de execuções criminais da Comarca de Cachoeirinha por homicídio qualificado.

O preso foi apresentado na DPPA de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Jovem é preso após falso ataque terrorista em ônibus de Pelotas

Homem de 20 anos vestido com túnica branca estava com simulacro de dinamite. Ele foi liberado após pagar fiança











Um jovem de 20 anos foi preso em flagrante por apologia ao crime após ameaçarexplodir com uma bomba falsa um ônibus do transporte coletivo em Pelotas na terça-feira (8). Ele foi liberado após pagar fiança.
Segundo registro na delegacia, o rapaz vestia uma túnica branca e embarcou no veículo da linha Vila Princesa, empresa Conquistadora. Na altura da avenida Fernando Osório, na Zona Norte, o falso árabe abriu uma mochila preta e retirou bananas de dinamite falsas.
Houve correria para sair do ônibus e muitos passageiros ficaram machucados, inclusive crianças. Uma menina de cinco anos teve os pés lesionados. O rapaz, que estava acompanhado do irmão de 17 anos, anunciou que a bomba era falsa ecausou revolta entre os populares. Os dois foram detidos até a chegada da Brigada Militar e depois encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Os irmãos disseram à polícia que o susto fazia parte de um desafio pela internet e seria postado em um canal no Youtube. O jovem pagou fiança de R$ 1,5 mil e foi liberado. Além de apologia ao crime, ele vai responder por corrupção de menor. O adolescente foi liberado.

Fonte: Ação Preventiva


BM É APLAUDIDA APÓS PRISÃO DE ASSALTANTE EM FLORES DA CUNHA










Um homem de 25 anos foi preso pela Brigada Militar, após um assalto a uma farmácia na área central de Flores da Cunha.Por volta das 15h30min ele chegou ao estabelecimento, localizado na Av. 25 de Julho e anunciou o roubo.A Brigada Militar foi acionada, e acabou detendo o assaltante dentro de um veículo táxi, ainda próximo do local. Com ele foi recuperado cerca de R$ 800 em dinheiro. Ação da BM foi aplaudida por populares que presenciaram a rápida atuação dos PMs.
O homem que já possui antecedentes criminais, e estava em liberdade provisória foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

COMANDO RODOVIÁRIO DA BM COMEMORA 11º ANIVERSÁRIO













O Comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, e o Comandante Rodoviário da corporação, tenente-coronel Francisco de Paula Vargas Júnior, foram os anfitriões da solenidade de comemoração do 11º aniversário do CRBM, realizado na quinta-feira (3), no pátio interno do Quartel dos Rodoviários.
Na ocasião, foi concedida medalha Mérito Rodoviário, na categoria especial, ao CMT do CRBM, tenente-coronel Francisco de Paula Vargas Júnior; ao capitão do 1º BRBM, Jeferson Miguel da Silva; ao 1º tenente do 2º BRBM, José Orion Ponsi da Silveira; ao 1º sargento do 3º BRBM, Luis Fernando Silva de Bastos e ao 3º sargento do CRBM/Pelotão Motos, Vladimir Machado
Também foi entregue medalha de Menção Honrosa aos seguintes agraciados presentes:
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Estadual Edson Brum;
Secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen;
Deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar Trânsito Seguro, Liziane Bayer;
Comandante do CRPO Vale do Caí, coronel Leodimar Mantovani;
Presidente do Movimento de Tradições Gaúchas, TC RR, Manoelito Savaris;
Centro de Obras da BM, major Daniel Paulo Lopes;
Diretor de Esgotos Pluviais de PA, Tarso Boelter;
Presidente do Sulpetro, Adão Oliveira;
Tabelião em Farroupilha, Daicir José Kunzler;
Empresário de Farroupilha, Gedeão Lutz
Empresário de Nova Hartz, Arlei Arlon Lauer.
Em seu pronunciamento, o Comandante-geral da BM e paraninfo dos homenageados, coronel Alfeu Freitas Moreira, destacou o trabalho prestado pela tropa à comunidade gaúcha. “Tive o privilégio de atuar por 10 anos no CRBM. E hoje me sinto honrado de participar desta comemoração e constatar que os senhores aqui presentes, homenageados, tropa, convidados, de uma forma ou de outra contribuíram para o engrandecimento desta instituição. Que os nossos policiais rodoviários, sempre atentos nas estradas, continuem cuidando da sociedade gaúcha.

O Comando Rodoviário da BM é integrado por um conjunto de pessoas e unidades de prestação de serviços à comunidade que trabalham buscando proporcionar, através do policiamento ostensivo nas rodovias estaduais, uma maior segurança aos cidadãos gaúchos.
O Comandante da Legião da Reserva Altiva, coronel RR Álvaro Raul Cruz Ferreira, prestigiou o evento.


BRIGADA MILITAR PRESTA HOMENAGEM À VÍTIMA DE ATROPELAMENTO EM TRAMANDAÍ










A Brigada Militar de Tramandaí sob o comando do Capitão Heraldo, prestou na tarde desta terça-feira (8), uma homenagem denominada “Celebração pela Vida” a uma das mulheres atropeladas por um carro na fuga de criminosos que provocaram um tiroteio em Tramandaí. O fato aconteceu na última sexta-feira na Avenida Fernandes Bastos, no centro da cidade. Três bandidos foram presos e um morreu.

 Cláudia Regina, 53 anos, está internada no Hospital Tramandaí e passa bem. Ela ficou emocionada com a homenagem e agradeceu a atenção de todos. A outra vítima do atropelamento já recebeu alta e está em casa.
 A equipe da Brigada Militar que participou e arriscou a vida na ocorrência como o Sgt Marcelo, Sd. Elisiane e outros companheiros foram recebida pelo diretor administrativo do Hospital Tramandaí, Luis Genaro Fígoli.











Fonte: Correio de Imbe