sábado, 25 de abril de 2015

PM é ferida gravemente a tiros pelo marido em Cruz Alta

Além da tentativa de homicídio contra a policial, o homem matou o próprio filho de aproximadamente 10 anos e se suicidou.

Na manhã deste sábado uma policial foi vítima de tentativa de homicídio na Rua Emilio Rodrigues Aranha, Bairro Turíbio Veríssimo, em Cruz Alta. De acordo com a Brigada Militar, durante um desentendimento o marido da PM pegou a arma da companheira identifcada como Josiane Pontes da Silva, e atirou duas vezes contra ela, atingindo a cabeça. O autor dos disparos identificado como João Antônio Moreira Blanco, após balear sua companheira, atirou duas vezes contra o filho de aproximadamente 10 anos e na sequência se suicidou com a mesma arma.

Mãe e filho foram socorridos até o HPS São Vicente de Paula. O filho da vítima entrou morreu no hospital. Ela permanece internada em estado grave. Josiane presta serviços no POE de Cruz Alta.

O local foi isolado para perícia. Em breve maiores informações.

Fonte: Ação Preventiva

Com scanner corporal, apreensão de drogas no Presídio Central cresce 300%

Número diz respeito a comparação entre os três primeiros meses de 2015 e igual período de 2014

Com scanner corporal, apreensão de drogas no Presídio Central cresce 300% Luiz Armando Vaz/Agencia RBS

Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

Eduardo Rosa e Renato Dornelles

Após a instalação de um scanner corporal, a administração do Presídio Central de Porto Alegre apreendeu 300% a mais de drogas nos três primeiros meses de 2015 em comparação com igual período do ano passado. O aparelho, comprado por R$ 494 mil e instalado na entrada da prisão, tem provocado mudanças significativas naquela que é considerada uma das piores cadeias do país. O scanner — adquirido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e em uso desde janeiro — é responsável pela redução na circulação de drogas dentro das galerias e pelo fim da revista íntima nos visitantes.

Essas apreensões de entorpecentes consideram duas vias de entrada: com o visitante e por arremessos pelo muro. O exemplo mais significativo é o da maconha, cujas apreensões saltaram de 1.305,9g nos primeiros três meses de 2014 para 5.742,4g em igual período deste ano. Em 2015, as apreensões de drogas arremessadas por cima do muro do Central aumentaram — foram 4.196,9g de maconha, 287g de crack e 51g de cocaína.

No ano passado, quando não havia o scanner, a maior parte dos entorpecentes encontrados era contrabandeada por visitantes. A migração — das visitas para os arremessos — pode ser explicada pelo fato de boa parte das pessoas terem desistido de tentar ingressar no local com drogas, porque esbarram na eficiência do equipamento.

— O preço do scanner é um valor irrisório frente ao que estamos tratando. Cada cadeia com mais de cem presos deveria ter um equipamento desses. No Central é mais difícil devido ao tamanho, mas em cadeias médias a ausência de drogas produz efeito muito interessante, pois o preso começa procurar estudo e trabalho — explica o juiz Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Criminais (Vec) de Porto Alegre.

Fim de um vexame

O uso de scanner no Central foi comemorado pelos familiares de apenados. Um dos grandes benefícios é o fim da vexatória revista íntima. Nesse procedimento, os visitantes tinham de ficar nus e realizar agachamentos de frente e de costas para possibilitar uma inspeção visual.

— Era muito vexatório e humilhante — define uma mulher que visita o filho.

O que os visitantes não comemoram, porém, é o tempo gasto nas revistas com o novo sistema.

— Estamos levando bem mais tempo para entrar — queixa-se ela.

Outra mudança foi notada por ela, que há quatro anos realiza visitas no presídio:

— Dá para ver que estão usando muito menos drogas. Graças a Deus — comemora.

Facções de olho no lucro

Mesmo com as apreensões, uma boa quantidade de drogas chega ao interior da prisão. Em dezembro passado, os próprios presos da primeira galeria do Pavilhão B, ocupada por integrantes da facção Os Abertos, filmaram com um celular uma festa na qual eles faziam fila para cheirar cocaína.

Nessa e nas demais galerias controladas por facções, as organizações criminosas obtém altos lucros. A exploração de subcantinas — os líderes adquirem produtos na cantina central do presídio e os revendem com uma boa elevação de preço, nas galerias —, segurança e a venda de drogas estão entre as principais fontes de arrecadação.

"Controle efetivo na entrada"

A mudança de sistema no Central já está impactando as facções criminosas. Os Bala na Cara chegaram a sondar o juiz Brzuska sobre a possibilidade de autorizar um "ingresso" mensal de R$ 2 mil, alegando ser para a compra de comida a ser oferecida às visitas.

Menos drogas dentro da cadeia significa, também, menos dinheiro na mão dessas facções. As cantinas clandestinas, mantidas por chefes das galerias, aumentaram os preços para compensar a perda com a venda de entorpecentes. Uma facção relatou dificuldades em administrar pequenos desentendimentos entre os detentos — provocados pela tensão gerada pela falta de drogas.

Relatos de detentos e familiares ao juiz dão conta de que a diminuição na entrada de entorpecentes na maior casa prisional do Estado tenha chegado a 90%.

— Pela primeira vez nos últimos 20 anos, o Central tem um controle bem efetivo na porta de entrada — salienta Brzuska.

O promotor de Justiça Luciano Pretto, que atua na fiscalização dos presídios, também elogia o uso do equipamento e defende que ele seja estendido para as outras casas prisionais do Estado.

— É um avanço inquestionável no sistema penitenciário porque, até poucos meses, havia a revista íntima, que era degradante tanto para o visitante quanto para o servidor — salienta.

Além do Central, a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) trabalha com o scanner. A Susepe afirma que, no momento, não há projeto para compra de mais equipamentos.

Flagrantes no muro aumentam oito vezes

Com a entrada principal fiscalizada pelo scanner, criminosos intensificaram a prática de arremessar drogas por cima dos muros do Central. De acordo com a estatística, as apreensões nessa modalidade aumentaram cerca de oito vezes.

Drogas e celulares, principalmente, são jogados para o pátio da prisão, sobre muros de 10m e 8m de altura. Pela proximidade relativa com um dos muros laterais, o Pavilhão D é o que registra o maior número de ocorrências deste tipo. Neste prédio, há duas galerias ocupadas por integrantes da facção Farrapos e uma outra, que pertence à dos Abertos.

No caso do Pavilhão D, como os objetos são lançados em um pátio ao qual os presos não têm acesso, para alcançá-los, eles recorrem ao que chamam de pescaria. Das janelas das galerias, lançam seus anzóis e linhas para puxar os objetos, normalmente lançados dentro de algum invólucro.

Porém, recentemente, após a adoção do scanner na sala de revistas, foram verificadas, também, tentativas de envio de objetos ao Pavilhão F, do outro lado da prisão e bem mais distante da muralha. Neste prédio, uma das galerias é ocupada pelos Bala na Cara.

— Para o F, não há como atingir o pátio, pois é muita distância. Só se houver "frete" — diz o juiz Sidinei Brzuska, referindo-se a pessoas que tenham acesso às proximidades do muro e que levem os objetos lançados no pátio até os pavilhões.

A criatividade dos presos parece não ter limites. Em 2013, policiais da Delegacia de Capturas do Deic prenderam, nas imediações do Presídio Central, um casal que usou um pombo para levar um celular, preso em seu corpo, para dentro da prisão.

Fonte: Diário Gaúcho

PRF prende 10 e apreende 20 mil maços de cigarro na BR-386, no RS

Apreensão ocorreu durante uma abordagem de ônibus do Paraná.
Dez pessoas foram detidas e levadas para a PF em Porto Alegre.

PRF apreendeu 20 mil maços de cigarro no Rio Grande do Sul (Foto: PRF/Divulgação)

PRF apreendeu 20 mil maços de cigarro no Rio
Grande do Sul (Foto: PRF/Divulgação)

Em ação na madrugada deste sábado (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu pouco mais de 20 mil maços de cigarros oriundos do Paraguai. Dez pessoas foram presas em flagrante por contrabando e levadas para a sede da Polícia Federal em Porto Alegre.

A abordagem foi na BR-386, na Região Metropolitana da capital. Um ônibus que saiu  de Foz do Iguaçu (PR) com destino a Novo Hamburgo transportava as mercadorias. A ação contou com o apoio da Brigada Militar, que utilizou cães farejadores na verificação das bagagens. O veículo e o material foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal.

Fonte: G1/RS

Homem é assassinado em frente ao Hospital Centenário em São Leopoldo

Vítima foi identificada como Sidinei Monteiro

Um homem foi assassinado no pátio do Hospital Centenário, em São Leopoldo, na manhã deste sábado. A vítima foi identificada como Sidinei Monteiro, de 33 anos.  Conforme a Brigada Militar, criminosos em um carro passaram pelo local e atiraram contra a vítima. Monteiro já tinha diversos antecedentes criminais. O crime ocorreu por volta das 6h30min.

Fonte: Rádio Guaíba

Perseguição entre carros termina em acidente com morte na zona Norte de Porto Alegre

Motorista de um Uno morreu ao bater contra um poste

Um homem morreu ao bater o Fiat Uno que conduzia contra um poste na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. O motorista identificado como José da Silva Lucas, de 42 anos, morreu na hora. O acidente ocorreu por volta das 5h deste sábado.

Além de Lucas, outros dois passageiros ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Cristo Redentor. Carlos Viegas Lopes, de 47 anos, sofreu graves ferimentos, e Carlos Vinícius Ourives, de 46, se encontra em estado regular na instituição.

Conforme a Brigada Militar, os tripulantes do Uno estavam sendo perseguidos por uma caminhonete Toyota Hilux, de cor branca. O desentendimento entre os envolvidos teria ocorrido na saída de uma festa na avenida Assis Brasil. Após a colisão do Uno contra o poste, o motorista da Hilux fugiu do local.

Fonte: Rádio Guaíba

Acidente entre carro e ônibus mata motorista em Alvorada

Condutor estaria dirigindo embriagado

O motorista de um Celta morreu após colidir com um ônibus, na manhã deste sábado, em Alvorada, na Região Metropolitana. Juliano Gonçalves Borges, de 19 anos, conduzia o veículo. Um passageiro do carro, identificado como João Pedro Sigal Soares, também de 19 anos, se feriu sem gravidade, segundo a Brigada Militar.

Ninguém sofreu ferimentos graves no ônibus, um veículo de linha municipal da empresa Soul. O acidente ocorreu na rua Oscar Schick, no bairro Formosa. A suspeita é de que os jovens voltavam de uma festa. Garrafas de bebidas alcoólicas foram encontradas dentro do carro.

Fonte:Rádio Guaíba

BM prende dupla em Cachoeirinha

Um deles estava na siuação de procurado da justiça e o outro havia assaltado uma lotação.

clip_image002clip_image002[5]

Procurado da justiça, Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Por volta das 14h50min de sexta-feira dois homens foram presos após confronto em Cachoeirinha. De acordo com a Brigada Militar, após alerta de um roubo a lotação, policiais militares se aproximaram do local e avistaram um homem com as mesmas características do que havia efetuado o roubo a lotação e ao se aproximar para a abordagem, ele subiu na carona de uma motocicleta NX -4 Falcon de cor vermelha. Os dois fugiram em alta velocidade por diversas ruas, inclusive na contramão. Foi realizado um cerco policial nas proximidades, onde as viaturas do POE em apoio aos colegas fizeram um bloqueio no trânsito, dado o momento em que a motocicleta passou pela viatura e o carona fez menção de estar armado e efetuar disparos contra a guarnição. Os PMs revidaram contra os dois que seguiram fugindo e foram acompanhados, o carona fez menção de sacar novamente e efetuar disparos sendo revidados novamente pelos policiais, vindo os dois a pararem logo em seguida por falha mecânica da motocicleta. Neste momento o carona dispensou no matagal um simulacro de pistola na cor preta e ambos foram detidos.

Um deles estava ferido com um disparo de arma de fogo no tornozelo esquerdo. Em revista pessoal foi encontrado com o piloto da motocicleta a quantia de R$ 976,00, vinte e seis pedras de crack, uma CNH e RG falso em nome “Leandro da Silva”. Em consulta ao sistema foi constatado que o verdadeiro nome era Alessandro Bueno do Prado, 30 anos, que estava na condição de Procurado com um mandado em seu desfavor expedido pela Comarca de Cachoeirinha.

clip_image002[7]

A vítima do roubo a lotação, o motorista da empresa Stadbus, reconheceu o outro indivíduo que era carona de Alessandro como o autor do roubo. Ambos foram conduzidos até a DPPA para o registro do flagrante.

clip_image002[9]

Fonte: Ação Preventiva

Veículo roubado é abandonado em Caxias do Sul

image

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Por volta das 18h37min de sexta-feira um veículo roubado foi recuperado na Avenida Rio Branco, bairro Rio Branco em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima relatou que foi roubado o veículo I TOYOTA HILUX CD4X4 SRV , placas IQZ2010, de cor preta, ano 2009 por dois indivíduos armados. Além do veículo foi roubado também R$ 200,00 reais em dinheiro, o CRLV do veículo, e um aparelho celular S5.

image

Durante as buscas, por volta das 20h, o veículo foi localizado por Policiais Militares, abandonado na rua João Paranhos da Rocha, bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, já com as placas adulteradas IVG 0790.

Fonte: Ação Preventiva

Transporte coletivo é assaltado na Serra Gaúcha

Um transporte coletivo foi asaltado na noite de sexta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, por volta das 19h na Rua Dos Apicultores, bairro Belo Horizonte, o ônibus foi assaltado por um homem que fez menção de estar arma e anunciou o roubo.

Foi roubado R$ 114,00 reais do caixa do coletivo. Após o roubo o indivíduo fugiu à pé para o interior do bairro.

Fonte: Ação Preventiva

BM recupera veículo roubado e prende dois homens em Caxias do Sul

image

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

No início da noite de sexta-feira um veículo foi recuperado e dois homens foram presos por receptação em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, dois homens que estavam a bordo do veículo foram abordado na Avenida Angelo Corsetti, bairro Pioneiro. O veículo Fiat/Palio Fire, placas ISQ3569, estava em situação de roubo, desde o dia 29 de março.

image image

Além de estar em ocorrência de roubo, o veículo estava também com as placas adulteradas, sendo o numeral “9”, adulterado com fita isolante, transformando-o em numeral “8”. Os presos foram conduzidos a DPPA para o devido registro.

Fonte: Ação Preventiva

Jovem de 18 anos é preso por roubo de veículo em Bento Gonçalves

image

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Policiais militares foram despachados até a Rua Fortaleza, bairro Santa Rita, onde ocorreu um roubo de veículo por volta das 12h55min de sexta-feira em Bento Gonçalves. Conforme a Brigada Militar, no deslocamento pela rua Antonio Michelon, a Guarnição se deparou com uma ocorrência de tentativa de roubo de veículo, sendo o veículo um Ford EcoSport, placas ISR 2038.

Os indivíduos após desistir do roubo da Eco Sport, foram ate a Rua Fortaleza, onde efetuaram o roubo do veículo Ford Fieta, placas ISB 8547. PMs que estavam próximos ao local, se depararam com os bandidos ainda roubando o veiculo Ford Fiesta, placas ISB8547, sendo que ao aproximar-se, um jovem de 18 anos, correu em direção ao bairro botafogo e efetuou um disparo de arma de fogo em direção aos Policiais, mas ninguém foi atingido.

Maurício foi abordado e preso nas proximidades, não sendo localizado a arma utilizada por ele. Os outros três comparsas conseguiram fugir com o veiculo Ford Fiesta, não sendo mais localizados. Mauricio relatou que com ele estavam mais três indivíduos que fugiram do local com o veículo roubado e um Honda Civic de cor preta, também roubado na cidade de Cruz Alta. Mauricio foi conduzido a DP local para o devido registro.

Fonte: Ação Preventiva

Carro roubado é recuperado no bairro São Cristovão, em Caxias do Sul

image

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Por volta das 12h44min de sexta-feira o veículo I/Toyota Hillux CD4X4 SRV, que havia sido roubado na cidade de Garibaldi no último dia 13, foi recuperado em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o veículo foi localizado na Rua Alcides Giane, bairro São Cristovão, sendo recolhido ao depósito para perícia.

image

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por tráfico de drogas em Caxias do Sul

Na manhã de sexta-feira um homem de 34 anos foi preso por tráfico de drogas em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o homem foi abordado na Rua Albano Caberlon, bairro Montes Claros e com ele apreendido vinte e cinco pedras de crack, pesando 05,02 gramas e treze papelotes de cocaína, pesando 03,40 gramas, além de R$ 282,92 em dinheiro.

Carlos foi conduzido a DPPA, onde foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende quadrilha de assaltantes em Pelotas

Os policiais apreenderam arma e recuperaram pertences roubados.

IMG-20150424-WA0001

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Uma quadrilha foi presa na noite de sexta-feira, no Areal em Pelotas. De acordo com a Brigada Militar,  policiais militares do 4º BPM abordaram quatro homens no veículo Ford/Fiesta após informações de um roubo em um salão de beleza. Com os criminosos foram apreendidos um revólver calibre 38 reforçado, numeração raspada com cinco munições intactas, dinheiro e pertences roubados no salão de beleza.

Três dos assaltantes possuem uma vasta ficha criminal, na maioria por crimes violentos. A quadrilha foi conduzida à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) para o registro.

IMG-20150424-WA0002

Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Veículos roubados são recuperados em Viamão

Na manhã de quinta-feira, na Rua Costa e Silva, Bairro Santa Isabel em Viamão, o 18º BPM através da Companhia de Operações Especiais (COE), onde localizou e recuperou o veículo I/CHEVROLET AGILE LTZ, cor vermelha, placas ITO7821, que se encontrava em ocorrência de roubo.

Por volta das 11h03min, na Rua João Viale Dias, Bairro Mendanha em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 1ª Companhia, localizou e recuperou o veículo GM/MONZA SL 1.8, cor cinza, placas IDN9057, que se encontrava em ocorrência de furto.

Às 19h15min, no Acesso Um, Bairro Valença em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 1ª Companhia, recuperou o caminhão M.BENZ/709, cor branca, placas BKA0288, em ocorrência de furto.

Às 20h05min, na Rua Antônio Zequetin, Bairro Viamópolis em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 2ª Companhia, recuperou o veículo CHEVROLET/CELTA 1.0L LS, cor cinza, placas IRY8131, que se encontrava em ocorrência de roubo.

Os veículos foram recolhidos e apresentados na DPPA de Viamão, para registro de ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

18° BPM prende por porte ilegal de arma de fogo

Foto Veículo 

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Na Quinta-feira (23/04), às 11h30min, na Estrada Costa do Oviedo, Bairro Águas Claras em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição do Grupamento de Patrulha Rural (GPR), abordou o veículo I/FORD FOCUS 1.8L cor prata, placas IKN8153, que era tripulado por J.A.A.B., 47 anos; L.E.D.N., 21 anos; e E.D.S.V., 45 anos, que durante a abordagem foi localizada no interior do veículo uma espingarda sem marca aparente, calibre .22, com numeração não localizada no sistema informatizado e 6 munições intactas.

IMG-20150424-WA0006

Diante do fato, o material foi apreendido e as partes conduzidas à DPPA de Viamão, para a lavratura do flagrante por Porte Ilegal de Arma para J.A.A.B., os outros indivíduos foram qualificados como testemunha.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado no bairro Santo Inácio, em Esteio

20150424_143819

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

No dia 24 de abril (sexta – feira), às 14hs, no bairro Santo Inácio, um SD do 34ºBPM que realizava o policiamento a pé prendeu José P. F. A., o qual se encontrava foragido do Sistema Prisional. O preso possui antecedentes por prisão cumprimento de mandado, posse/porte ilegal de arma de fogo restrita, porte ilegal de arma de fogo permitida, vias de fato e ameaça.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Policia de Esteio.

Fonte: Ação Preventiva

600 POLICIAIS MILITARES VÃO ATUAR NO 1º GRENAL DA FINAL DO GAUCHÃO 2015

Ao todo, 600 policiais militares vão participar da segurança dos torcedores no Grenal do próximo domingo (26). O Internacional oferecerá o transporte para os colorados que forem ao Grenal. Os ônibus partirão da Praça do Arco, localizada ao lado do Mercado Público, entre as avenidas Mauá e Júlio de Castilhos. Dois comboios deixarão o centro de Porto Alegre, um às 13h30min e outro às 14h. O deslocamento será acompanhado por policiais do 1º Batalhão de Operações Especiais (1º BOE).

Os 2 mil torcedores da torcida mista (mil gremistas e mil colorados) devem se concentram no shopping DC Navegantes, a partir das 12h, e partem para Arena, às 14h30. Nesta edição do Grenal não haverá o chamado "Caminho do Gol", com torcedores se descolando à pé.

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) orienta os colorados que não querem utilizar os ônibus disponibilizados,para acessarem a Arena do Grêmio sem utilizar camisetas identificadas com o clube. Após o jogo, primeiro sairá à torcida do Grêmio, depois os torcedores do setor misto e por último os torcedores do Inter.

Fonte: Ação Preventiva e PC

3ª DIN DENARC PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS

Fotos: Polícia Civil, divulgação Ação Preventiva

A 3ª DIN do DENARC prendeu em flagrante um casal pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo.

Os policiais civis, em cumprimento a mandado de busca em um imóvel localizado no bairro Rubem Berta, Porto Alegre, encontraram 12 porções de cocaína embaladas para a venda, 14 gramas de cocaína escama de peixe, um revólver municiado e cerca de 300 reais em poder dos investigados.

A mulher D.R.C. (36 anos) e o homem L.F.N.M (33 anos) serão encaminhados às casas prisionais respectivas logo que concluídos os procedimentos legais.

Fonte: Ação Preventiva e PC

Mae e filho são presos no Sul do Estado

IMG-20150424-WA0000

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quinta-feira, no Balneário dos Prazeres em Pelotas, policiais militares da PATAMO (Patrulha Tático Móvel) da 2ª Cia e do Policiamento Comunitário do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em uma ação conjunta, abordaram mãe C.R.S, 51 e filho D.S.S, 32, que tinham em suas posses uma pedra de crack, 50 gramas de maconha, oito buchas de cocaína pesando 110 gramas e R$ 2.170,00. Os traficantes foram conduzidos ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

COMUNITARIO. BRA(1)

Fonte: Ação Preventiva

Mais um traficante é preso 17ºBPM em Gravataí

clip_image002

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Nesta quinta-feira (23/04), às 14hs, na Rua Florestal, bairro Vila Paraíso, em Gravataí, uma viatura do POE do 17º BPM prendeu Rafael S.S., 23 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecentes quatro vezes. Com ele os Policiais apreenderam 60gr de maconha, 9gr de cocaína, 39 trouxas de maconha embaladas individualmente, uma balança de precisão e R$ 46,00. O criminoso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí, autuado em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecente ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por posse de entorpecente e posse ilegal de arma em Cachoeira do Sul

IMG_9968

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Na noite de quinta-feira (23/4), localidade do Castagnino, interior de Cachoeira do Sul, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM), realizaram a prisão de T.C.R, de 44 anos, por posse de entorpecentes.

IMG_9974

A guarnição recebeu informe do setor de inteligência do 35º BPM que o homem estaria portando entorpecentes dentro do seu veículo. Com isso, foi realizada a abordagem e no interior do carro dentro de um console encontraram um tijolo pequeno de maconha e 10 buchas de cocaína, além de R$ 48,00 reais.

Também havia informações que o homem estaria receptando objetos oriundos de furtos. Foram realizadas buscas na residência onde a guarnição encontrou quatro aros com pneus e quatro aros sem pneus, além de três rádios automotivos.

O homem e os objetos foram levados para a Delegacia de Polícia e Pronto Atendimento (DPPA), onde foi realizado o registro. Próximo a residência foi abordado R.O.X, de 41 anos que estava de posse um revólver calibre .38, Taurus, municiado com seis projeteis e mais seis em um coldre da arma. Também levado para DPPA, o0nde foi confeccionado o registro de posse ilegal de arma de fogo.

Fonte: Ação Preventiva

Reunião Comunitária do núcleo 11

reunião comunitária núcleo 11 (3)

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Na quinta-feira (23/4), às 19h, no CRAS, do bairro Hidráulica, em Rio Grande, policiais militares do núcleo 11, de Policiamento Comunitário do 6º BPM, realizaram uma reunião com a comunidade. Na ocasião foram tratados diversos assuntos relacionados a segurança pública e projetos sociais de interesse comum. O Tenente José Rafael Munhoz de Quadros, coordenador do Policiamento Comunitário esteve presente e participou do evento.

reunião comunitária núcleo 11 (4)

Fonte: Ação Preventiva

35º BPM apreende arma de pressão, dois facões e uma faca

cheve dois

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Na tarde de quinta-feira, na rua 24 de Maio, no bairro Rio Branco, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM), realizaram a apreensão de uma espingarda de pressão Rochester 5.5 e também dois facões e uma faca, onde o E.L.P, de 20 anos, não apresentou documentos e teve os objetos apreendidos .

cheve

A ocorrência iniciou quando o veículo Chevete atravessou a preferencial na rua Ernesto Alves, com isso o veículo foi abordado e o condutor J.P.R. não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na revista foram encontradas a arma de pressão, dois facões e uma faca no interior do veículo.

Além dos objetos apreendidos o Chevete foi recolhido ao depósito, pois não possuía condições de trafegabilidade. Foi confeccionado Termo Circunstanciado (TC), por porte ilegal de arma branca, dirigir sem ser habilitado e permitir ou entregar veículo à pessoa não habilitada, além de quatro auto de infrações de trânsito.

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM recaptura foragido em São José do Norte.

foragido de SJN

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Policiais Militares do 6º BPM, nesta sexta-feira (24/4), às 8h30, na Rua Almirante Tamandaré, em São José do Norte, localizaram P.S.C., de 21 anos, que havia foragido da penitenciária em 19/4/2015. Foi preso e conduzido à delegacia, posterior será recolhido novamente ao sistema carcerário. Responde por furtos qualificados.  

Fonte: Ação Preventiva

1° RPMon prende por roubo a pedestre

Policiais Militares do 1° RPMon prenderam na noite desta quinta-feira em flagrante um homem por roubo à pedestre. Os policiais foram despachados via Sala de Operações para atender uma ocorrência de roubo a pedestre no KM3 Santa Maria. Segundo a Brigada Militar, ao chegar no local fez contato com a vítima que relatou à guarnição que estava andando na rua quando um jovem a abordou e ordenou que entregasse a bolsa, fazendo menção que iria lhe machucar e a empurrou, a vítima então entregou seus pertences.

Ao realizar diligências nas localidades e localizou o indivíduo de iniciais J.R.M.S, 20 anos, a vítima então identificou o mesmo como sendo o autor do crime. Foi dada Voz de Prisão em Flagrante, conduzido ao UPA e posterior DPPA.

Fonte: Ação Preventiva

Indices de prisão de Porto Alegre não cairam, diz comandante do Policiam...


26° BPM apreende adolescentes com droga

Dois adolescentes foram apreendidos na noite de quinta-feira após uma denúncia anônima em cachoeirinha. De acordo com a brigada Militar, os menores foram abordados na Rua Bolívia e com eles apreendido uma trouxinha de maconha, uma trouxinha de cocaína e mais cinco trouxinhas de cocaína localizadas embaixo de uma tabua.

As drogas e os adolescentes foram conduzidos até a DPPA para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado em Cachoeirinha

clip_image002

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Um foragido foi recapturado na manhã desta sexta-feira em Cachoeirinha. Segundo a Brigada Militar, policiais militares durante patrulhamento de rotina pela Rua Dorival C. Luz de Oliveira, bairro Granja Esperança abordaram Maicon Rosa Nickel, 24 anos, onde foi constatado que ele estava na situação de foragido do regime semiaberto do Instituto penal de Novo Hamburgo. Ele foi conduzido até a DPPA para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende procurado da justiça e recaptura foragido em Caxias do Sul

Por volta das 11h25min de quinta-feira na Rua José Scalabrin, Salgado Filho, uma guarnição da Brigada Militar em patrulhamento abordou RODRIGO SANTOS, 28 anos, sendo que após identificação foi constatado que estava com mandado de prisão em aberto, dessa forma foi conduzido a DP.

Ainda na quinta-feira, por volta das 14h20min, na Rua Bento Gonçalves, Centro, após informação de homens que estariam em atitude suspeita foram presos RODERLI GONÇALVES GODIN, 23 anos e MATHEUS ASSIS DE ALMEIDA, 28 anos, sendo que os dois estavam foragidos do sistema prisional. Foram conduzidos a DP.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é esfaqueado na Serra Gaúcha

Um homem foi esfaqueado na madrugada de quinta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, um homem de 26 anos, foi ferido por golpes de faca nas costas, costelas e tórax, sendo socorrido pelo Samu até o Hospital Pompéia.  O crime ocorreu na Rua Ernesto Alves, em frente à Estação Rodoviária.

O caso será investigado pela polícia.

Fonte: Ação Preventiva

34° BPM prende por roubo a pedestre

20150423_205210 20150423_205003_LLS

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Por volta das 20h35min de quinta-feira, no bairro Parque Amador, uma guarnição do 34ºBPM realizou a prisão de Douglas E. I. M. e Jeferson G. M. por roubo a pedestre. Foi apreendido com os indivíduos um simulacro (réplica) de arma de fogo (uma pistola plástica de cor preta), o veículo que usavam um Chevette de cor verde e a bolsa de uma das vítimas que foi recuperada. Douglas possui antecedentes por lesão corporal e ameaça, Jeferson possui antecedentes por ameaça, trafico de entorpecentes, vias de fato e lesão corporal. Ocorrência na Delegacia de Policia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Caxias do Sul

Foi apreendido ainda pelos policiais objetos sem procedência.

image

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de quinta-feira, um homem foi preso na Rua José Guerra, bairro Forqueta em Caxias do Sul. De acordo com a brigada Militar, com João V. S. de S, 49 anos foi apreendido quatro relógios de marcas diversas e 12 cartuchos calibre 32. Ele foi encaminhado à DP para o flagrante por posse de munição e pelos objetos apreendidos, oriundos de um roubo onde participou ele e o comparsa identificado como Ezequiel da R. M, 32 anos. Na casa de Ezequiel, na rua dos Pintassilgos, bairro Santa Fé, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 Rossi, em situação de furto, nove brincos, dois pingentes, dois broches, R$ 400,00, uma nota de 1.000 Pesos, um coldre de nylon, quatro cartuchos de calibre 38, uma pedra de crack (94,65 gramas), uma pedra de crack pesando (98,39 gramas), 1.500 pedrinhas de crack já fragmentado (1,87 gramas), dois braceletes aparentando semi joias, 12 anéis, uma caneta dourada, oito gargantilhas, uma tornozeleira duas pulseiras e 21 pares de brincos.

Ezequiel foi indiciado por porte ilegal de arma e tráfico de entorpecentes.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar de Esteio apreende réplica de arma de fogo

INDIVDUO PRESO (2) SIMULACRO - RPLICA DE ARMA DE FOGO

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Por volta das 20h de quinta-feira, no bairro Parque Amador, uma guarnição do 34ºBPM realizou a prisão de Lucas R. D.A, em Esteio. Segundo a Brigada Militar, com ele foi abordado, uma réplica de arma de fogo. O preso possui antecedentes por homicídio doloso, lesão corporal leve, rixa, desobediência, vias de fato e ameaça. Ocorrência na Delegacia de Policia de Esteio.

Fonte: Ação Preventiva

Brigada Militar prende homem por roubo a pedestre em Esteio

IMG-20150423-WA0028

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Na noite de quinta-feira,  no bairro Três Portos, uma guarnição do 34ºBPM realizou a prisão de Iuri F.R. por roubo a pedestre, em Esteio. Segundo a Brigada Militar, o homem havia acabado de cometer um roubo com três vitimas, próximo ao Hipermercado BIG. Com ele foi apreendido uma arma tipo pistola de pressão, réplica de arma de fogo, usada no roubo, juntamente com seis aparelhos de telefone celular, dos quais três eram das vitimas.

No momento da abordagem o individuo tentou sacar a arma e foi atingido com um disparo de arma fogo pela Brigada Militar, a fim de cessar uma iminente agressão, mesmo ferido o individuo fugiu para o interior de um matagal, localizado em instantes e socorrido ao Hospital, momento em que foi verificado que a arma se tratava de uma replica, tamanha semelhança com uma arma verdadeira. O preso possui antecedentes por furto qualificado (4 vezes), furto de telefone celular, furto descuido, (2 vezes), furto mão grande, lesão corporal, furto punga e acusado de incêndio. Ocorrência apresentada na Delegacia de Policia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA).

Fonte: Ação Preventiva

Banda de Musica do 4ºBPM leva alegria para os Idosos do Asilo de Mendigos de Pelotas

SAM_0610

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Na tarde desta quinta-feira (23/04) no Asilo de Mendigos de Pelotas, policiais militares da Banda de Musica do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), levaram alegria através da musica e proporcionaram mais um espetáculo que culminou com aplausos e agradecimentos dos idosos.

Fonte: Ação Preventiva

Homem aranha é preso em Gravataí após tentativa de assalto‏

homem aranha1

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Umm policial militar de folga impediu um roubo a um mercado na cidade de Gravataí, no final da tarde de quarta-feira, na Rua Santa Fé. Conforme a Brigada Militar, o Policial Militar, de folga, chegava ao mercado quando percebeu que três indivíduos armados, um deles usando uma mascara do Homem-Aranha, desceram de um veículo Fiat Siena de cor verde e anunciaram um assalto.

Ao tentar render os criminosos, eles efetuaram três disparos de arma de fogo contra o Policial, que não foi atingido. Após os disparos eles entraram no veículo e fugiram. Durante as buscas, policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar localizaram o veículo, abandonado próximo ao local.

Eles constataram que o veículo havia sido roubado duas horas antes na Av. Assis Brasil, bairro Sarandi em Porto Alegre.

Um dos delinquentes buscou atendimento no Hospital Padre Jeremias em Cachoeirinha, com um tiro no ombro. 

O PM reconheceu o assaltante, 22 anos, com a mascara do homem aranha, com antecedentes criminais por ameaça. Após o atendimento médico, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí, onde foi autuado em flagrante pelo crime de roubo a estabelecimento comercial e receptação de veículo, e recolhido ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 23 de abril de 2015

DFRV prende quadrilha que roubava e assaltava em Canoas e Nova Sta Rita


Criminosos são presos pela BM após assaltos a pedestre em Gravataí

Na madrugada de quarta-feira, na Rua Araranguá, bairro Cohab A, em Gravataí, uma viatura da 2ª Cia do 17º BPM prendeu Filipe R.B., 23 anos, com antecedentes criminais por posse e tráfico de entorpecente, desacato, resistência, dano e direção perigosa, que estava em liberdade desde agosto de 2011, Willian F.A., 20 anos, com antecedes criminais por ameaça, Guilherme L.R., 21 anos, com antecedentes criminais por tráfico, que estava em liberdade por força de habeas corpus desde novembro de 2012. O trio, acompanhado de um adolescente de 16 anos, sem antecedentes de atos infracionais, que também foi apreendido pelos Policiais, estava em um veículo GM Kadett de cor cinza, e realizaram quatro assaltos a pedestre ao longo da Av. Dorival, na parada 68. Uma das vítimas chegou a ser agredida pelos criminosos, e precisou ser atendida no Hospital Dom João Becker. Com eles foi apreendido dois bonés, um par de tênis e um aparelho celular, pertencentes as vítimas. Nenhuma arma foi localizada. Os quatro foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí, onde foram autuados em flagrante pelo crime de latrocínio tentado e associação criminosa. Os três homens foram recolhidos ao Presídio Central, já o adolescente foi encaminhado ao Ministério Público.

Fonte: Ação Preventiva

PM de folga frustra assalto a mercado em Gravataí

Nesta quarta-feira (22/04), às 17hs, na Rua Santa Fé, bairro Santa Fé, em Gravataí, um Policial Militar, de folga, chegava a um mercado, quando percebeu que três indivíduos armados, um deles usando uma mascara do Homem-Aranha, desceram de um veículo Fiat Siena de cor verde e anunciaram um assalto. Ao tentar render os criminosos, eles efetuaram três disparos de arma de fogo contra o Policial, que não foi atingido. Após os disparos eles entraram no veículo e fugiram. Durante as buscas, policiais do 17º BPM localizaram o veículo, abandonado próximo ao local. Eles constataram que o veículo havia sido roubado duas horas antes na Av. Assis Brasil, bairro Sarandi em Porto Alegre. Um dos delinquentes buscou atendimento no Hospital Padre Jeremias em Cachoeirinha, com um tiro no ombro. O PM reconheceu o assaltante, identificado como P.C.D.B.J, 22 anos, com antecedentes criminais por ameaça. Após o atendimento médico, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí, onde foi autuado em flagrante pelo crime de roubo a estabelecimento comercial e receptação de veículo, e recolhido ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

Vídeo em celular apreendido com detento no Central revela detalhes da guerra do tráfico em Porto Alegre

Presos aparecem cantando funk e exaltando armas, inclusive uma granada.

Detentos aparecem cantando funk e exatando armas, inclusive uma granada. Foto: Reprodução Youtube

Detentos aparecem cantando funk e exaltando armas, inclusive uma granada. Foto: Reprodução Youtube

Um vídeo encontrado no celular de um detento do Presídio Central de Porto Alegre, em meio a uma vistoria feita em galerias da penitenciária, mostra que os presos criaram um funk  que detalha a disputa pelos pontos de tráfico da Capital e que chama a atenção pelas expressões que se referem ao poderio bélico das gangues. Durante a vídeo, os detentos fazem menção a facções criminosas, além de exaltar armas, incluindo uma granada. ’Se tiver que ir pra luta, vem que nós tá equipado, colete e munição pra tocar tudo pro alto”, dizem 

Apesar da citação na letra da música e de saber que os bandidos estão cada vez mais armados, o titular do Comando de Policiamento da Capital, tenente-coronel Mário Ikeda, salienta que o policiamento ostensivo nunca encontrou granadas em operações. O coronel destacou, ainda, que os armamentos pesados, como fuzis, por exemplo, geralmente não são utilizados em confrontos contra a Brigada, mas sim em ações entre gangues.

O diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico, Emerson Wendt, disse estar averiguando o caso. Ele suspeita que o grupo possa ter se formado da junção de bandidos de várias regiões. “Estamos apurando, mas ao que tudo indica, são vários grupos que se juntaram sem um rival específico. Eles querem demonstrar força aos demais bandos de criminosos”, salientou.

Já o comandante do Presídio Central de Porto Alegre, major Marcelo Gayer Barboza, afirmou que músicas do tipo já se tornaram lugar comum dentro do local. Ele fala que os detentos, com isso, querem intimidar rivais e mostrar força.

Fonte: Rádio Guaíba

Encontrado corpo de homem que desapareceu junto da filha em rio no Noroeste gaúcho

Buscas ao corpo de jovem de 21 anos prosseguem

O corpo de Selso Antonio Silva, de 41 anos, foi encontrado, nessa manhã, a 26 quilômetros do local onde ele e a família tiveram o carro arrastado, na terça-feira, pela correnteza do rio Buricá, em Boa Vista do Buricá, no Noroeste gaúcho. A filha dele segue desaparecida.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Três de Maio, que trabalha nas buscas com o apoio de mergulhadores de Santa Maria, o corpo da vítima foi encontrado por um agricultor, preso a galhos de árvores, e pelo fato de o nível do rio ter baixado desde o acidente.

A esposa do motorista, Angelita Silva, de 39 anos, conseguiu se salvar. O corpo da filha do casal, Luana Liamara de Borges Silva, de 21, ainda não foi encontrado. A mãe informou aos bombeiros que os familiares chegaram a sair do carro no momento da queda.

A mulher também informou que a família decidiu passar pela ponte secundária porque o pai dela mora a 400 metros do local.

Fonte:Rádio Guaíba

Acidente deixa um morto e fecha a BR-116 em Estância Velha

Bloqueio ocorre no km 232

Um acidente entre um carro e um caminhão matou uma pessoa e provoca o bloqueio total da BR-116, em Estância Velha, no Vale do Sinos. A Polícia Rodoviária Federal em São Leopoldo informou que a colisão ocorreu no km 232 e que, em princípio, não há possibilidade de desvio. Guinchos devem remover os veículos da pista.

Fonte:Rádio Guaíba

Ligação para 190 evita estupro em menor de idade na Funcap

IMG_9960

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de quinta-feira (23/4), no bairro Funcap, em Cachoeira do Sul, a sala de operações do 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM), recebeu uma ligação de emergência, via 190, segundo o relato da pessoa que ligou um homem teria levado uma menina para o mato e iria estupra-la.

Ao chegarem no local os policiais militares avistaram um homem que ao visualizar a viatura saiu correndo, escondendo-se no interior do mato, fato visualizado pelo comunicante não dando chances para a abordagem. No local estava a menor de idade, com 16 anos, com a bermuda arriada. A menor informou a guarnição que o homem com uso de um facão a levou para o mato, lhe agarrou e a derrubou, na tentativa de manter relações sexuais.

A Brigada Militar realizou buscas no local, mas não encontraram o homem, nem o facão. A vítima foi conduzida para a Delegacia de Polícia e Pronto Atendimento, juntamente com sua mãe, onde foi feito o registro. Uma testemunha identificou o autor da tentativa de estupro que seria um ex-detento.

Fonte: Ação Preventiva

BM apreende adolescentes duas vezes em uma semana em Gravataí

clip_image002

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Nesta quarta-feira (22/04), às 22hs, na Rua Otelo Rosa, bairro Cohab C, em Gravataí, uma viatura do POE do 17º BPM apreendeu dois adolescentes de 17 anos, logo após terem roubado um veículo VW Golf de cor vermelha. Os Policiais chegaram a dupla, quando faziam averiguações referente ao roubo do referido veículo. Os adolescentes foram abordados quando tripulando uma motocicleta Honda Titan azul de Esteio. Durante a abordagem, os Policiais localizaram com um dos adolescentes a chave e os documentos do veículo roubado, e um Revólver calibre 38 carregado e com a numeração raspada. Aos Policiais eles informaram que haviam escondido o veículo Golf, em uma casa abandonada na Rua Otelo Rosa. Com eles também foi encontrado em uma mochila o notebook e o GPS da vítima. A motocicleta e o veículo foram apreendidos.

clip_image002[5]

Com antecedentes de atos infracionais por homicídio, receptação, tráfico, roubo a transporte coletivo, roubo de veículo, furto qualificado, porte ilegal de arma, posse de entorpecente, ameaça, lesão corporal e violação de domicílio, os dois adolescentes já haviam sido apreendidos pela BM no último dia 15, também na Cohab, com uma moto Suzuki e uma HB20 roubadas. Na ocasião, após o registro da ocorrência eles haviam sido liberados aos responsáveis. Mas desta vez, após serem encaminhado s à DPPA de Gravataí, onde foi lavrado o auto de apreensão de adolescente infrator eles acabaram sendo apresentados ao Ministério Público.

clip_image002[7]

Fonte: Ação Preventiva

Busto de Tiradentes recebe homenagem da Liga da Defesa Nacional/Núcleo de Erechim

Medalha e flores para o Herói Nacional

Além de medalha, busto recebeu coroa e bandeira do Brasil confeccionada com flores

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

O mártir da Inconfidência Mineira e patrono das Polícias do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes –, foi homenageadonesta segunda-feira, 21 de abril. O ato, promovido pela Liga de Defesa Nacional/Núcleo de Erechim, ocorreu na Praça BoleslauSkorupski, onde está o busto do herói nacional, e foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares, entre elas o comandante do 13 BPM – Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Wilson Ferreira Pacheco; o delegado regional de polícia, Gerson Cavedini Fraga; além de escoteiros, Banda de Música de Erechim, reservistas, tradicionalistas, voluntários da Defesa Civil, policiais civis e militares.

Presidente da LDN-Núcleo de Erechim, capitão da BM Maurício Paraboni Detoni Presidente da ANR colocou a Medalha Tiradentes (1)

O presidente da ANR – Associação Nacional dos Reservistas, Ademir da Rosa, depositou a Medalha Tiradentes no busto do homenageado. A instituição da honraria, iniciativa da LDN/Núcleo Erechim, visa reforçar os laços institucionais, além de preservar a memória de Tiradentes de forma a lembrá-lo como uma personalidade escolhida como figura exemplar, que sintetiza as virtudes características de um segmento da sociedade, mantendo vivas as suas tradições. Além da coroa uma bandeira do Brasil também confeccionada em flores foi depositada no monumento de Tiradentes pelos escoteiros, reservistas e representantes da Brigada Militar e Polícia Civil.

Durante a solenidade, a soldado Aline Carla Zampieri recebeu das mãos do tenente-coronel Pacheco e do delegado regional Fraga, o Troféu Destaque Estadual do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O presidente da LDN/Núcleo de Erechim e capitão da BM, Maurício Paraboni Detoni, agradeceu a presença de todos no ato singelo de homenagem, enaltecendo a participação ativa dos escoteiros e reservistas a quem ousou chamar de baluartes da cidade citando-os - a exemplo de Tiradentes - como modelo de civismo e cidadania, não esquecendo de mencionar, também, a Banda de Música de Erechim, os policiais – oficiais e praças –, os voluntários da Defesa Civil, e os representantes do Serviço Militar, Polícia Civil, Consepro e Câmara de Vereadores que juntos com a LDN não têm medido esforços para que, cada vez mais, o Estado Democrático de Direito ofereça igualdade de oportunidades e condições dignas de vida a todos. “O 21 de abril nos remete à reflexão de quem foi Tiradentes, líder e mártir da Inconfidência Mineira, que pagou com a própria vida ao ser enforcado em praça pública. Sua história de vida também nos incita a resgatar e valorizar os símbolos nacionais e o civismo. Diante do contexto atual, é notável a carência de referências positivas, especialmente, para nossos jovens e neste sentido precisamos ampliar nosso exército e desenvolver ações efetivas e rápidas a fim de evitar perder, mais uma década, para o crime e para as drogas, porque segurança pública não é questão de polícia, é problema social e de educação”, salientou o oficial, defendendo a união de todos para a construção de um país, um Estado e um município mais cidadão, mais cívico e harmonioso.

O delegado regional de Polícia Civil, Gerson Cavedini Fraga, ressaltou o Dia do Policial, mencionando que as adversidades inerentes ao ofício, como falta de efetivo e de uma legislação penal mais rígida, não têm impedido homens e mulheres de continuarem com afinco e determinação desenvolvendo seu trabalho. Ele citou o Alto Uruguai como exemplo de relação harmoniosa entre Polícia Civil e Brigada Militar, que tem permitido controlar a criminalidade. “Não há mais nada que dignifique e conforte um policial do que a sensação do dever cumprido”, assegurou.

O tenente-coronel Pacheco disse que ser policial é trabalhar em uma profissão incompreendida por muitos. “Somos os culpados quando todos os outros segmentos falharam. Mas nossos homens e mulheres, que se dedicam 24 horas por dia em prol da vida de outros, têm aprendido a conviver com a crítica que motiva nosso aperfeiçoamento constante. Hoje, dia de festa, nosso pedido à população é para que olhe para esses abnegados policiais com ou sem farda e entendam que quando uma viatura demora ou uma investigação se estende para além do prazo esperado não é porque assim se quer, e lembrem dos políticos, que são os responsáveis por contratar mais efetivo”, enfatizou, reconhecendo que na região, ainda a situação – distante da ideal – é confortável graças à atuação conjunta da Brigada Militar e Polícia Civil, reforçando o apelo para que ajudem os policiais na execução do seu trabalho com apoio e compreensão.

Ao final da solenidade, a Medalha Tiradentes foi retirada do busto pelo delegado Fraga, que a manterá no gabinete da Polícia Civil até a próxima solenidade alusiva à data.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende traficante em Rio Grande

POE detém traficante (1) POE detém traficante (2)

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, na quarta-feira (22/4), às 22h, na Rua Coronel Sampaio, no Centro, em Rio Grande, localizaram L.O.O., de 22 anos, portando 30 pedras de crack e a quantia de R$ 155,00. Foi preso e recolhido à penitenciária. Já responde por outros crimes.

Fonte: Ação Preventiva