sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Justiça decreta prisão e internação de jovens envolvidos na morte de folião durante Carnaval de São Gabriel

Briga entre gangues rivais resultou na morte do jovem Caio Cezar Cardoso Fagundes

A Justiça de São Gabriel decretou a prisão preventiva de Pablo de Lima e Silva e Bruno Almeida da Rosa, ambos de 21 anos, pelo envolvimento na morte do jovem folião Caio Cezar Cardoso Fagundes, de 16, ocorrida nessa terça-feira, durante a “muamba” de Carnaval, na praça central da cidade. Além disso, um adolescente, de 16 anos, teve a internação compulsória decretada pelo judiciário. Os três envolvidos pertencem ao “Bonde do BI. A vítima conhecida como Muchacho, fazia parte do “Bonde dos Vieira”. Caio Cezar morreu após ter sido esfaqueado. Os pedidos de prisão e internação foram solicitados pelo Ministério Público.

Conforme o depoimento dado à promotora Ivana Battaglin, o adolescente apreendido passou pelo grupo rival e os ameaçou, dizendo “hoje um de vocês vai”. Logo em seguida mandou um dos comparsas verificar se a polícia não se encontrava nas proximidades. Em seguida, chamou os demais comparsas para enfrentar o grupo integrado pela vítima. O rapaz desferiu um soco em Muchacho e, após, os dois adultos passaram a brigar com ele, que acabou esfaqueado por Pablo.

O crime, entendeu o MP, foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, já que foi cercada por três pessoas, uma delas armada, e praticado por motivo torpe, em virtude da desavença entre os “bondes”.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem que matou jovem em Tramandaí é preso em Caraa

Suspeito disparou tentando acertar uma pessoa, mas atingindo a vítima

O suspeito de ter matado Leonardo Ruan Suppi Freitas, 19 anos, na terça-feira,durante festa de Carnaval na avenida Beira Mar de Tramandaí foi preso nesta quinta-feira em Caraa. Segundo a Brigada Militar, ele foi localizado próximo à casa onde mora a irmã. O homem de 30 anos, conhecido como Pelado, foi encaminhado para a delegacia de Tramandaí e confessou o crime. O delegado responsável pelo caso, delegado Paulo Perez, o indiciou por homicídio qualificado, em razão da impossibilidade de defesa da vítima.

Conforme depoimento, ele viu a vítima brigando com outro homem e pensou que seria um desafeto dele, o qual teria atirado, há alguns dias, contra um amigo. O suspeito disparou tentando acertar a pessoa que lutava com Freitas e acabou atingindo a vítima. “Ele errou duplamente, porque tentou atirar em um e acertou no outro. Também errou ao pensar que o homem era o desafeto dele e não era”, afirmou o delegado. O preso foi encaminhado para o Presídio de Osório.

Fonte: Correio do Povo

Confronto indígena termina com adolescente baleado em Erebango

Por volta das 16h40min de quinta-feira, um adolescente de 16 anos foi baleado durante um confronto entre dois grupos na reserva de Ventara, município de Erebango. Segundo a Brigada Militar, o menor correu para tentar se refugiar em sua residência, quando foi atingido na altura da escápula* esquerda. A ocorrência foi registrada para apurar os fatos.

*A escápula ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax.

image

Fonte: Ação Preventiva

BM registra falso sequestro no município de Áurea

Por volta das 10h30min de quinta-feira, a Brigada Militar recebeu uma ligação telefônica solicitando a presença policial na localidade do Rio Toldo, Km 22, pois uma mulher teria sido sequestrada no município de Áurea. Conforme a Brigada Militar, o comunicante demonstrava-se bastante nervoso. A Policial Militar que atendeu a ligação tentou, ainda por telefone, acalmá-lo, pois as evidencias estariam indicando um trote à pessoa ou um falso sequestro, mas mesmo assim viaturas foram deslocadas á área para averiguações.

O comunicante disse que sua namorada havia recebido uma ligação, onde o suposto sequestrador exigia um depósito de um valor bem alto, pois a mãe dela havia sido sequestrada.Teria ouvido ainda, no fundo da conversa pelo celular, uma mulher chorando, dando assim créditos à ação dos criminosos.

Em resumo, a mãe dela estava no trabalho sem ter sofrido qualquer infortúnio. A ocorrência foi registrada na DP daquela cidade.

Orientação sobre trotes de falsos sequestros

Trotes como esses, conhecidos como "golpe do falso sequestro", têm sido cada vez mais comuns. A Policia Militar tem recebido diversas ligações da população, que reage com espanto e as vezes medos ao trote. Em muitos casos, as ligações partem de dentro de presídios.
A orientação da polícia para pessoas que passam por situações semelhantes é para manterem a calma e não atenderem de imediato aos pedidos dos falsos sequestradores. Antes de tudo, o indicado é tentar falar ou perguntar  dados pessoais do suposto sequestrado. Muitas vezes, essa medida já é suficiente para se ter a certeza que tudo não passa de trote. Ou então seguem algumas orientações:

1.Conheça as novas versões: Fique atento no acompanhamento dessas notícias, a fim de manter-se atualizado das novas versões dos golpistas.

2. Nunca atenda ligações a cobrar de desconhecidos.

3. Não ajude o bandido: Cuidado com suas respostas, elas podem ajudar o bandido dando-lhe informações. Ex: - Sua filha sofreu um acidente? R: A Fernanda?... Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconhecidos ao telefone.

4. Tire os adesivos dos carros: Escola ou faculdade onde estuda, academias onde malha, retire todos esses adesivos. Cuidado com as informações passadas pelo Facebook. Alerte seus filhos, usuários mais comuns.

5. Oriente os idosos: Pela sua vulnerabilidade podem ser vítimas mais fáceis desses golpes, ao prolongar conversas e dando informações.

6. Pare para raciocinar: Fique calmo, não entre em pânico. A situação é difícil, mas tente de alguma forma checar se a informação é verdadeira. A vítima deixa de ligar para o telefone do suposto sequestrado, pelo pânico que se encontra.

7. Desobedeça ao bandido: Ligue para o suposto sequestrado, ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Se não, tente um amigo ou parente dele. Bandidos não vão matar a vítima, que é seu trunfo, só porque seu celular tocou.

8. Desconfie de ligações longas: Segundo estatísticas, 90% dos primeiros contatos feitos por sequestradores reais duram menos de um minuto, para não serem rastreados.

9. Duvide do choro das vítimas: Apelos chorosos de vítimas sequestradas têm sido frequentes. Raramente sequestradores de verdade telefonam do mesmo lugar em que está a vítima, pelo mesmo motivo do rastreamento e localização do cativeiro.

10. Dê queixa na polícia: Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa à Polícia. O número de origem da chamada, assim como a agência para onde foi feito o depósito, podem ajudar a Policia a identificar o criminoso.

6º BPM prende ladrão no Chuí

Na manhã desta sexta-feira (20/2), às 07h00, na Rua Colômbia, no Chuí, uma guarnição do 6º BPM compareceu no local que é um hotel, visto que um indivíduo havia sido detido pela vitima. Quando a guarnição chegou ao local, o acusado W.M.P., de 27 anos, estava imobilizado pela vitima, na busca pessoal foi encontrado o dinheiro subtraído. As partes envolvidas foram encaminhadas a delegacia de policia.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso com carro furtado no bairro Progresso, em Erechim

Na madrugada desta sexta-feira, 20, uma Guarnição patrulhava pelo bairro Progresso, quando abordou uma motocicleta, em Erechim. Conforme a Brigada Militar, o piloto relatou aos Policiais que estava no bairro a procura de um automóvel Gol que havia sido furtado, de um amigo, horas antes.

Os Policiais ainda não tinham conhecimento da placa, mas alertaram as demais Guarnições e iniciaram-se as buscas. Um Gol foi localizado estacionado naquele bairro, mas, pela consulta da placa, registrada em São Valentin, estava em situação normal. A Sala de Operações do 13 BPM entrou em contato com o proprietário, conforme registro, e ele disse que o seu veículo estava na garagem de sua residência.

O chassi foi consultado, constatado que havia sido furtado em julho do ano passado da rua Pernambuco, portanto estava com a placa clonada. O condutor da moto, aquele que foi abordado e relatou estar à procura do carro, foi orientado pelos Policiais a ligar para o amigo e relatar o encontro de seu carro. Em resumo, o suposto dono pediu ao amigo que levasse o carro até ele, que seria gratificado, mas ao seu encontro foi uma Guarnição e realizou a prisão. Disse que havia comprado aquele carro por R$ 1.500,00.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por tráfico de drogas no Bairro Getúlio Vargas, em Rio Grande

Por volta das 17h40min de quinta-feira uma mulher foi presa com drogas na Rua Um velha, bairro Getulio Vargas, em Rio Grande. De acordo com a Brigada Militar, os  policiais militares do 6º BPM, abordaram uma mulher de 54 anos, e com ela foi encontrada 9,9gramas de crack, divididos em 22 porções, 44gramas de maconha, divididas em 15 porções e diversos retalhos de plástico para embalar drogas.

Foi, também, encontrado em seu poder 3 munições intactas de calibre 22, uma tesoura e uma faca.  Foi presa em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, sendo conduzida à delegacia de policia

Fonte: Ação Preventiva

Condutora perde controle do veículo e colide em árvore em Erechim

Uma jovem de 19 anos transitava com seu veículo Renaul/Scenic, pela rua Antônio Dal Molin, bairro Triângulo, quando perdeu o controle e atingiu uma árvore, vindo a capotar. Ela sofreu ferimento leves.

O acidente ocorreu no interior do município de Erechim.

Fonte: Ação Preventiva

BM apreende armas e munições na Capital

Dois homens foram presos pelos PMs.

IMG-20150219-WA0042

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Dois homens foram presos com armas, por volta das 22h40min de quinta-feira, em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, a dupla foi abordado na rua Chuí, Vila São Borja, Bairro Sarandi e com eles apreendido um reifle calibre 44, um revólver calibre 38, duas pistolas 380 e uma pistola calibre 765, um carregador de cada pistola, seis munições de calibre 44, 18 munições calibre 38, 37 munições calibre 380, 14 munições calibre 765, R$ 138,00 em dinheiro, 5 buchas de cocaína e quatro celulares.

Régis de 25 anos estava com tornozeleira eletronica por prisão domiciliar; e GEGE, 23 anos estava na situação de foragido, ambos possuem antecedentes.

Os dois foram encaminhados até à 3DPPA.

Fonte: Ação Preventiva

20º BPM APREENDE MENOR COM DROGAS

 IMG-20150220-WA0000

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

No início da madrugada desta sexta-feira um adolescente de 17 anos foi apreendido com drogas na Rua Manoel Marques, bairro Mario Quintana, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, com o adolescente foi localizado 55 pedras de crack e a quanria de R$ 5,00 em dinheiro.

O menor foi conduzido ao Deca.

Fonte: Ação Preventiva

Reunião sobre treinamento, ingresso e preparação dos salva-vidas na 45° Operação Golfinho

05 07

Na referida data reuniram-se os Militares Estaduais responsáveis pela segurança dos treinamentos de novos Salva-Vidas, bem como representante dos Salva-Vidas Civis Temporários, com a finalidade de fazer uma avaliação sobre os treinamentos realizados para a 45ª Op Golf, bem como análise dos critérios de ingresso/seleção, considerando as provas realizadas em piscina, lagoa e mar aberto, visando a preparação para a temporada 2015/2016. 

10 03

Dentre as tratativas, foram sugeridas modificações na testagem para novos candidatos, com nado de 500 metros em 11 minutos, seguidos (2min de intervalo) de uma prova de 50 metros em 50 segundos. Foi acertada a permanência da prova de 200m em lagoa, bem como a  divulgação de um programa de treinamento a ser utilizado para a preparação dos candidatos.

11

Após a seleção, os candidatos submetem-se a curso de salvamento no mar, consistindo em 200 horas/aula divididas em 03 semanas:

Semana 1: Consiste em adaptação ao meio aquático e procedimentos básicos. Encerra com Duathlon eliminatório;

Semana 2: Visa fornecer ao candidato o volume d'água e preparação física necessária para atividade. Encerra com prova de transposição da plataforma;

Semana 3: Destinada ao refinamento técnico e conhecimento da atividade. Encerra com avaliação final do candidato que é submetido a um salvamento completo com retirada de vítima do mar.

Como novidade para os próximos cursos foi sugerida e acatada a inserção de prova de flutuação no meio aquático, em caráter eliminatório, durante tempo a ser determinado.

Fonte: Ação Preventiva

    13° BPM prende homem por furto

    No final da tarde de quinta-feira a BM recebeu o comunicado de que um indígena teria sido vítima de furto, quando aguardava o transporte, na rodoviária interestadual. Dele havia sido levado duas caixinhas de som. A vítima pegou um táxi e foi atrás do autor. Conforme a Brigada Militar, o acusado foi abordado por populares, em um terreno baldio, no bairro São Cristóvão, e por eles foi agredido. Na presença policial ele tentou fugir, mas foi contido com um disparo de Taser.

    O homem foi preso e apresentado na DP para registro. O que chamou a atenção dos Policiais foi que uns daqueles que detiveram o acusado, já eram conhecidos na área policial por envolvimentos em crimes, inclusive furto.

    Fonte: Ação Preventiva

    Taxista é morto a tiro em Caxias do Sul

    Na noite de quinta-feira um taxista foi morto em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, a vítima e testemunhas estavam jantando em um bar, quando foi morto. A vítima foi atender, momento em que foi calçado pelo criminoso, reagindo e entrando em luta corporal, mas acabou sendo alvejado pelo comparsa do criminoso que estava junto na porta.

    Alexandre foi atingido por um disparo de arma de fogo no peito, mas acabou entrando em óbito no local. Testemunhas relataram que eram três os criminosos que fugiram em dois veículos.

    Foi recolhido no local uma cápsula de calibre 380. Alexandre Alves da Silva, 62 anos, possuía registro como acusado de ameaça.

    Fonte: Ação Preventiva

    Policiais do 1º BPAF apreendem objetos utilizado para agressão em Uruguaiana

    100_9971

    Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na madrugada de terça-feira (17/02), na Rua Vasco Alves em Uruguaiana, policiais do 1º BPAF que atuaram na Operação Carnaval, abordaram um grupo de jovens em via pública, próximo a um dos clubes onde estava sendo realizado um dos inúmeros bailes que aconteceram em nossa cidade. Ao realizarem a busca pessoal nos integrantes deste grupo de jovens, foi encontrado próximo a eles um objeto que chamou a atenção da guarnição pelo risco que representava caso fosse utilizado: uma espécie de taco de madeira com vários pregos com as pontas voltadas para fora.

    DSC02499 DSC02500

    A informação que se tinha no momento da abordagem é que este grupo estava do lado de fora aguardando outros jovens que estariam no interior da festa para começarem uma briga, fato este que não ocorreu graças a uma atuação ostensiva e preventiva dos policiais do 1º BPAF que realizaram diversas abordagens com busca pessoal e veicular dando uma atenção ainda maior para a localização de armas de fogo e armas brancas, inibindo desta forma a atuação de delinquentes.

    O comando do 1º BPAF ressalta quanto à importância das abordagens e identificação destes grupos de jovens denominados “BONDES”, pois desta forma é possível minimizar os índices de criminalidade que envolve a rivalidade entre eles, bem como a apreensão de objetos utilizados para a prática da violência.

    Fonte: Ação Preventiva

    BM CANELA APREENDE ADOLESCENTE COM 10 PEDRAS DE CRACK

    IMG-20150219-WA0004

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na tarde de quinta-feira um adolescente foi apreendido com drogas durante patrulhamento de rotina na rua José Foss, bairro São José, em Canela. Conforme a Brigada Militar, o menor foi flagrado entregando a droga para um casal, que estava em uma motocicleta amarela. Na abordagem foi encontrado dez pedras de crack, que estava dentro da cueca. Ele confirmou que a droga era para venda e estava ainda com R$ 45,00 em notas fracionadas.

    O adolescente infrator de 17 anos foi apreendido por tráfico de entorpecentes e conduzido a delegacia onde foi registrada a ocorrência.

    Fonte: Ação Preventiva

    6º BPM cumpre mandado de prisão

    Nesta sexta (20/02), às 00h58, na Rua General Abreu, na Cidade Nova, em Rio Grande, uma guarnição do 6º BPM apresentou na delegacia de policia L.C.O., de 30 anos. O mesmo foi abordado em via publica e verificado que havia um mandado contra ele.

    Fonte: Ação Preventiva

    quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

    Homem é pego por suspeita de receptação no Alpha Ville

    No início da tarde de quarta-feira, uma guarnição da ROCAM do 17º BPM, durante patrulhamento na Av. Alpha Ville, visualizou uma motocicleta 125 Fan de cor preta, que tentou fugir ao ver a viatura. Os Policiais abordaram D. F. R. de 23 anos, com antecedentes criminais por homicídio, posse de entorpecentes, receptação de veículo, posse irregular de arma de fogo, retenção de veículo (alteração de sinal identificador) e embriaguez, e constatado que o número do motor do referido veículo era de uma motocicleta 150 Titan que encontrava-se baixada pelo sistema. Ao ser questionado, o indivíduo informou que havia comprado o motor em um leilão e o quadro da moto na cidade de Canoas, por um valor de R$ 1.000,00. Foi medicado, conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e autuado por suspeita de Receptação de veículo.

    Fonte: Ação Preventiva

    Policiais do 4ºBPM prendem homem por roubo a farmácia

    IMG-20150219-WA0000

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na tarde desta quinta-feira (19/02) no Bairro Areal em Pelotas, policiais militares do Policiamento Comunitário do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), após informações que uma farmácia tinha sido roubada, efetuaram buscas e abordaram L.S.S, 22, que tinha em sua posse uma arma de plástico e os objetos roubados. O assaltante foi conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

    Fonte: Ação Preventiva

    Ações do Policiamento Comunitário em Rio Grande.

    image (6)(1) image (7)

    Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

    Policiais comunitários do núcleo 01 do 6º BPM intensificaram policiamento na Santa Teresa, em Rio Grande. Visto ter uma residência e um terreno abandonados servindo, principalmente, como refugio de delinquentes na pratica de crimes, e de usuários de entorpecentes.

    image (5)

    Uma guarnição da Polícia Comunitária abordou uma motocicleta, no bairro Getulio Vargas, e constataram que o condutor não possuía habilitação e o veiculo estava com os documentos atrasados. Devido aos fatos, foram confeccionados os documentos pertinentes e a moto recolhida ao deposito.

    Fonte: Ação Preventiva

    Segurança nos táxis é pauta no 4ºBPM.

    SAM_0400

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na tarde desta quinta-feira (19/02) na Sede do Batalhão Coronel Camilo, o comando do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), recebeu a Sra. Tânia presidente do Sindicato dos Taxistas e Transportadores de Pelotas para tratar questões de ações preventivas de segurança aos trabalhadores e passageiros de táxis.

    Fonte: Ação Preventiva

    TRIO É PRESO APÓS INVADIR APARTAMENTO E FAZER REFÉNS EM CAXIAS DO SUL

    10806334_1042012762481438_7596858391029121084_n
    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva
     
    Três homens acabam de ser presos pela Brigada Militar, após invadir um prédio, saquear um apartamento e ao tentar fugir levando refém foram surpreendidos pela rápida ação da Brigada Militar em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das 14h na rua Dr. José Aloyzio Bruguer, no bairro Jardim América. Com os bandidos foram apreendidos duas pistolas, um revólver, munições, além dos objetos roubados.