sábado, 14 de fevereiro de 2015

Em menos de 17 horas assaltantes são presos, armas são apreendidas e motocicleta é recuperada por Policiais do 4ºBPM

IMG-20150214-WA0002 IMG-20150213-WA0012(1)

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Desde a tarde de ontem sexta-feira (13/02), até as 05h do dia de hoje sábado (14/02), em menos de 17 horas, através de ações policiais na Cidade de Pelotas, militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), efetuaram a prisão de sete pessoas, apreenderam cinco armas de fogo e uma motocicleta e objetos roubados foram recuperados.

IMG-20150214-WA0005 IMG-20150214-WA0004

Fonte: Ação Preventiva

Dois caixas eletrônicos são arrombados em Parobé

Polícia Civil em Taquara está investigando o caso

Uma agência do Banco do Brasil foi invadida no centro de Parobé, no Vale do Paranhana, na madrugada deste sábado. Dois terminais eletrônicos foram destruídos na ação. Conforme a Brigada Militar, os bandidos fugiram. Imagens de câmeras do banco serão analisadas. Ainda não há informações sobre quantas pessoas participaram da ação ou a quantia roubada. A Polícia Civil em Taquara está investigando o caso.

Fonte:Rádio Guaíba

Dupla é presa com 30kg de maconha em Santiago

O entorpecente seria distribuído na Capital

Havia 33 tabletes de maconha com os detidos. Crédito: PRF/RS

Havia 33 tabletes de maconha com os detidos. Crédito: PRF/RS

Dois homens foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal em Santiago, na região Central do Estado, portando 30 quilos de maconha. O entorpecente estava embalado em tijolos que foram encontrados em um Honda Fit, com placas de Porto Xavier. A droga seria trazida para Porto Alegre. A dupla foi interceptada na BR-287, por volta das 23h dessa sexta-feira.

A PRF informou que realizava uma operação de fiscalização para o Carnaval, quando o motorista avistou os agentes e fugiu. Após perseguição, o veículo foi abandonado na cidade de Santiago. Dentro do carro havia um homem de 34 anos. Um parceiro, de 20 anos, escapou, mas foi capturado em seguida pelos policiais. Os detidos foram encaminhados à delegacia da cidade para prestar depoimento e, após, ao Presídio Estadual de Santiago.

Fonte: Rádio Guaíba

Adolescente morre afogado em barragem de Rosário do Sul

Corpo foi encontrado por moradores da região

Um adolescente foi encontrado morto, no início da noite passada, após ser levado pela correnteza em uma barragem de Rosário do Sul, na Fronteira Oeste do Estado. Tavani da Rosa Pitirini, de 16 anos, se banhava em uma região que não é recomendada para banho e não conta com monitoramento de salva-vidas. Moradores da região teriam encontrado o corpo do jovem, antes da chegada da polícia e dos bombeiros. O caso é o único registro de afogamento em águas do Rio Grande do Sul até a manhã deste sábado, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é preso por ameaça e arma é apreendida pelo 26° BPM

clip_image002

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso após ameaçar sua companheira com uma arma na manhã de sexta-feira em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, a vítima relatou que após matá-la, cometeria suicídio na frente dos dois filhos. PMs apreenderam o revólver calibre 38 municiada e com numeração raspada.

A vítima foi conduzida a DP para o registro e ao retornar para casa na presença dos policiais, o acusado foi flagrado no loca. O homem de 35 anos foi preso e conduzido para a DPPA.

Fonte: Ação Preventiva

Dupla é presa por receptação de veículo em Cachoeirinha

Dois homens foram presos por receptação, por volta das 19h30min de sexta-feira em Cachoeirinha. Segundo a Brigada Militar, policiais militares avistaram dois homens em atitude suspeita no Beco do Sesi, na Vila da Paz . A dupla estava tripulando o veículo Renault/Sandero com placas de Porto Alegre, em situação de furto/roubo.

Os dois foram abordados e conduzidos até a DPPA para registro. O veículo foi apreendido.

Fonte: Ação Preventiva

Adolescentes são apreendidos por furto/arrombamento no Norte do RS

No início da madrugada deste sábado, uma loja foi arrombada na Avenida Pedro Pinto de Souza, bairro Centro em Erechim. Conforme a Brigada Militar, policiais militares foram ao local e cinco adolescentes abordados. Com eles foi apreendido dois bonés furtados do estabelecimento, que estava com a vitrine quebrada.

Os cinco foram apresentados na DP, sendo dois deles qualificados como autores e os outros como testemunhas. Após o registro, foram liberados.

Fonte: Ação Preventiva

13° BPM apreende veículos por perturbação do sossego

No início da madrugada deste sábado, após inúmeras ligações à Sala de Operações do 13 BPM, policiais militares do 13° BPM  foram deslocadas até o Distrito Industrial, onde o abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos de veículos estariam perturbando os moradores dos bairros próximos.

No local, grande aglomeração de veículos e pessoas, um VW/Gol uma VW/Parati foram flagrados com o volume do som muito alto. Esses dois automóveis, dotados de equipamentos de reprodução musical de alta potência, foram recolhidos ao depósito, seus condutores foram qualificados em termo circunstanciado, enquadrados no Artigo 42 das Leis das Contravenções Penais. Responderão por isso no Juizado Especial Criminal. Os veículos apreendidos somente poderão ser liberados por ordem judicial.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é detido após ameaçar companheira em Erechim

Por volta das 09h26min de sexta-feira, uma Guarnição foi deslocada até o bairro Parque Lívia, em Erechim,  onde segundo o comunicado de uma senhora, o seu companheiro, que não residia mais no local, teria invadido a casa por uma janela e lhe ameaçado de que se não deixasse ele permanecer ali iria matá-la. Conforme a Brigada Militar, o acusadofoi preso e conduzido à DPPA para o devido registro.

A comunicante relatou ainda aos Policiais que conviveu com ele durante doze anos, da relação tiveram dos filhos, um menino de nove e uma menina de apenas dois anos, mas que a convivência tornou-se insustentável, pois, como ele seria usuário de drogas, estaria levando objetos da casa para sustentar o vício. O homem de 31 anos de idade, que já possuía antecedentes, foi preso e apresentado na DP para acréscimo de mais um registro em sua ficha criminal.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é morto a golpes de faca na Serra Gaúcha

Um homem foi morto a golpes de faca na Praça Dante Aliguieri, bairro Centro em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, a vítima de 38 anos, não resistiu ao ferimento e morreu no local. 

Um homem de 26 anos que possui vários antecedentes foi detido pelos policiais militares.

O local foi isolado para perícia e será investigado pela polícia.

Fonte: Ação Preventiva

Jovem é preso por roubo a estabelecimento comercial em Farroupilha

Na madrugada de sexta-feira, dois homens foram presos por roubo a estabelecimento comercial em Farroupilha. Segundo a Brigada Militar, os dois invadiram um restaurante na RS 122 e levaram do local um veículo Celta, placas IMy3047. Um deles foi preso no bairro 1° de Maio.

O jovem de 21 anos que possui antecedentes por roubo de veículo e ameaça foi conduzido a delegacia de polícia para registro.

Fonte: Ação Preventiva

COMPETIÇÃO DE NATAÇÃO TRAVESSIA DA ILHA DOS LOBOS 24ª EDIÇÃO

203 209

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Na manhã de quinta-feira (12/2), em Torres, foi realizada a 24ª Competição dos Salva-vidas, Travessia da Ilha dos Lobos, a mais tradicional competição de salva-vidas do Litoral Norte, com a parceria entre salva-vidas, SESC Torres, Defesa Civil do Município e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

123 83

A prova é realizada por salva-vidas que representam todas as praias do Litoral Norte. A largada dá-se da Ilha dos Lobos, onde os competidores são conduzidos por um catamarã  e após largada, nadam aproximadamente 2000 metros em direção a Praia Grande em Torres. É considerado vencedor o salva-vidas que realizar o percurso entre a Ilha dos Lobos e a chegada, junto a guarita número 7, em menor tempo.

214 163

A competição Travessia da Ilha dos Lobos visa à integração entre os salva-vidas e a manutenção do espírito esportivo, fazendo com que mantenham em constante treinamento, transmitindo maior segurança aos veranistas do nosso litoral.

199 230

Durante a travessia os competidores nadam caracterizados com o uniforme de salva-vidas transportando seu rescue-can, bóia utilizada no salvamento, e com uma equipe de segurança (Jet Ski, lancha, bote inflável, stand up e também acompanhados de para-motor).

Os vencedores foram:

Categoria A (até 25 anos completos): 1º lugar sd Tainan - Xangri-lá;

Categoria B (de 26 até 30 anos completos): 3º lugar sd Pereira - Torres, 2º lugar sd Olkoski - Torres, 1º lugar sd Spindola - Arroio do Sal;

Categoria C (de 31 até 35 anos completos): 3º lugar sd Josiel - Nova Tramandaí, 2º lugar sd Paim - Imbé Sul, 1º lugar sd Konzinski;

Categoria D (de 36 até 40 anos completos): 3º lugar sgt Maurício - Tramandaí, 2º lugar sd Zambom - Torres, 1º lugar cap Zaniol - Cidreira;

Categoria E (de 41 até 45 anos completos): 3º lugar sgt Cezar - Nova Tramandaí, 2º lugar sgt Lira – Capão da Canoa, 1º lugar sgt Marcelo – Arroio do Sal;

Categoria F (acima de 45 anos completos): 3º lugar sgt Antonio - Torres, 2º lugar sgt Matos - Capão da Canoa, 1º lugar sgt Brotti - Capão Novo;

Categoria Feminina: 3º lugar sd Mariana - Tramandaí, 2º lugar Sd Graciele - Quintão, 1º lugar Sd Carla - Imbé Norte;

O vencedor deste ano na categoria geral foi o soldado Cristiano Resler da Praia Imbé Sul, com o tempo de 25 minutos e 10 segundos.

E as equipes premiadas classificaram-se em:

3º lugar praia de Arroio do Sal com 10 pontos;

2º lugar praia de Imbé Sul com 12 pontos;

1º lugar praia de Torres com 14 pontos;

Após a competição os salva-vidas da praia de Pinhal deslocaram até a praia de bicicleta, percorrendo 128 quilômetros.

Prestigiaram o evento, a prefeita de Torres, Nilvia Pinto Pereira; o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Paulo Moacyr stocker dos Santos; o comandante do Corpo de bombeiros, coronel Eviltom Pereira Diaz; o comandante do CRPO Litoral, coronel Rogério da Silva Alberch; o Presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, coronel da reserva Joel Prates Pedroso; a secretária da Cultura e Esporte, Maria Clarice Brovedan, o coordenador da Comunicação Social na 45ª Operação Golfinho, major Cilon Freitas da Silva, e demais autoridades civis e militares.

Fonte: Ação Preventiva

Policiais do 1º BPAF prendem autor de tentativa roubo a pedestre

Na noite de quarta-feira, na Rua XV de novembro em Uruguaiana, policiais do 1º BPAF apreenderam um menor de idade o qual momentos antes havia efetuado uma tentativa de roubo junto com mais dois indivíduos, os quais mandaram que a vítima M.T.L de 13 anos entregasse o celular. Diante da negativa da vítima os autores lhe agrediram causando hematomas em seu rosto, sendo que logo após fugiram sem levar nada. O irmão da vítima seguiu um dos autores, capturando o menor T.S.S de 16 anos, posterior a guarnição localizou outro autor D. P. G 19 anos sendo reconhecido pela vítima como sendo outro autor. As partes foram encaminhadas para a Delegacia de Policia para o registro da ocorrência e posterior o maior encaminhado para o Instituto Penal e o menor de idade encaminhado para a Fase. O terceiro indivíduo não foi localizado.

Fonte: Ação Preventiva

Comando do 1º BPAF dá dicas de segurança para o carnaval

105_0001 Foto Release 010

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

O comando do 1º BPAF preocupado com o período de carnaval que se aproxima momento em que há uma perspectiva no aumento de ocorrências policiais busca orientar os foliões e comunidade em geral para este período de festas.

Com o intuito de orientar o cidadão, apresentamos um conjunto de dicas de segurança, que poderão prevenir e minimizar o grau de vulnerabilidade das pessoas tornarem-se vítimas em potencial e, assim, elevar seu nível de proteção. Utilizando estas medidas de segurança, você estará contribuindo para a preservação da sua vida e dos seus familiares, bem como do patrimônio.

Estar seguro requer mudança comportamental e interação com o ambiente, lembre-se disso sempre. Confie sempre na Brigada Militar, pois ela faz tudo para protegê-lo e lhe oferecer um serviço de qualidade com alto grau de profissionalismo.

Algumas dicas de como portar-se diante de uma situação de risco, principalmente na via pública, local onde haverá uma maior circulação de pessoas durante período das festas de carnaval:

· Não peça orientação a estranhos, procure o Quartel da Brigada Militar ou estabelecimentos comerciais;

· Não conte o dinheiro em público;

· Notando que está sendo seguido por elemento suspeito, aja com naturalidade, entre em qualquer lugar público e ligue imediatamente para o Telefone de Emergência 190;

· Em ruas escuras ou desertas, evite dobrar a esquina junto do muro, prefira o centro da rua;

· Não transite a pé ou em transporte coletivo portando somas elevadas, joias ou outros pertences de valor; separe pequenas quantias em dinheiro para as despesas do tipo passagens, café, etc.;

· Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo ou indivíduo suspeito;

· Se for dirigir, não consuma bebidas de álcool; prefira o uso de táxi ou ainda organizem-se para que um motorista habilitado seja o motorista da vez.

· Não deixe as luzes da sua casa acessas durante o dia e nem acumular correspondências, isso pode indicar que os moradores não estão e assim motivar a ação de delinquentes. Peça a alguém de sua confiança que as recolha e que acenda as luzes somente à noite.

· Lembre-se: assaltantes aproveitam principalmente do fator surpresa e da desatenção para atacarem suas vítimas.

Com estas dicas de segurança, o comando do 1º BPAF visa orientar principalmente os foliões que sairão para viagens e festas e que muitas vezes na euforia, ficam desatentos com a própria segurança. Lembrando sempre, que a Brigada Militar está pronta para prestar o melhor serviço à comunidade e informa ainda que o policiamento estará reforçado próximo aos clubes que estarão realizando bailes de carnaval, bem como no interior, Barragem Sanchuri, São Marcos e Plano Alto.

Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PF apreende 2 quilos de cocaína em bagagem no Aeroporto Internacional Salgado Filho

Imprensa 01

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Porto Alegre/RS – A Polícia Federal apreendeu na noite desta quinta-feira, 12 de fevereiro, 2,2 kg de cocaína durante procedimentos de emigração no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Imprensa 02

Policiais federais que faziam a emigração de voo com destino a Buenos Aires constataram que um passageiro, ao entregar seu documento de viagem, apresentava visível nervosismo. Por esse motivo, foi feita entrevista pessoal e o mesmo declarou que estava indo até a Espanha visitar alguns amigos.

Imprensa 03

Na revista da bagagem despachada foi encontrado aproximadamente 2,2 kg de uma substância em pó, branca, que ao ser feito o narcoteste resultou positivo para cocaína. O indivíduo foi encaminhado à Superintendência Regional da PF para formalização do flagrante de tráfico internacional de drogas.

Fonte: Ação Preventiva

Assaltante de farmácias é preso por Policiais do 4ºBPM.

SAM_0388

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

No inicio da tarde desta sexta-feira (13/02) no Centro de Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), após roubo em uma farmácia do Centro de Pelotas, abordaram F.F.R, 41, que tinha em sua posse um revolver,  todos os objetos e dinheiro subtraídos no roubo. O assaltante estava sendo procurado por inúmeros assaltos em farmácias e agia sempre da mesma forma.   O autor dos roubos foi conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

SAM_0390

Lembrando que o 4º BPM está disponível 24h por dia pelos telefones 190 e pelo Disque-denúncia 3227 7171.

Fonte: Ação Preventiva

BM CANELA PRENDE MULHER POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Após acidente de trânsito ela ameaçou outros envolvidos com um revólver

Na noite de quinta-feira (12/02), por volta das 22h15min, a Brigada Militar de Canela foi acionada para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na Rua Tenente Manoel Correa, centro, sendo que uma das partes envolvidas estaria em via pública portando uma arma de fogo e ameaçando os ocupantes do outro veículo.

Ao chegar ao local os Policiais Militares abordaram o veículo GM /Ônix, placa de Canela, onde a condutora de 63 anos portava um revólver calibre 32, municiado com cinco cartuchos intactos.  Conforme acusada a arma pertence ao seu marido que havia a deixado no interior do veículo.

Ela foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, sendo conduzida a delegacia.

Fonte: Ação Preventiva

Tenente-coronel Mário Ikeda assume hoje comando da BM em Porto Alegre

Coronel João Diniz Godoi assume cargo na direção do Detran

O novo titular do Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Mário Ikeda, assume o cargo nesta sexta-feira (13). O coronel João Diniz Godói, que comandava a Brigada Militar (BM) de Porto Alegre, foi cedido para o Detran. Godói vai trabalhar na direção do Departamento. Conforme Ikeda, o objetivo é dar sequência ao trabalho que vinha sendo realizado.

Sobre as manifestações e protestos que ocorrem em Porto Alegre, Ikeda garantiu que os policiais irão garantir a segurança dos alvos das críticas, população em geral e, também, dos manifestantes. No entanto, também irá trabalhar para que não haja vandalismo nos atos. A posse ocorre na sede do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE).

Fonte:Rádio Guaíba

Operação combate quadrilha suspeita de roubar 10 carros em 2015 na Capital

Crimes ocorreram nos bairros Floresta, Independência, Moinhos de Vento e Três Figueiras, em Porto Alegre

Agentes da Polícia Civil realizam uma operação contra uma quadrilha suspeita de envolvimento em roubo de veículos em Porto Alegre. As ações ocorriam em bairros como Floresta, Independência, Moinhos de Vento e Três Figueiras. A suspeita da Polícia Civil é de que 10 veículos tenham sido roubados  desde o início do ano.O delegado André Mociaro explica a forma de atuação dos criminosos.

“Eles sempre agiam com violência, armados, e em dupla. No entanto, um terceiro envolvido sempre ficava acompanhando o ataque de moto para dar apoio”, salientou.

São cumpridos 10 mandados de prisão e três de prisão em Sapucaia do Sul, Gravataí, Bela Vista e Cachoeirinha. Até o momento, uma pessoa foi presa.

Fonte: Rádio Guaíba

Motociclista morre ao colidir contra carreta em Santa Maria

Acidente ocorreu na BR 287 e caminhoneiro não prestou socorro

Um motociclista morreu na manhã desta sexta-feira ao colidir contra uma carreta em Santa Maria. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na BR 287, no trevo da Uglione, por volta das 7h. A vítima foi identificada como Paulo Roberto Bairros Maia, de 19 anos.

Conforme os policiais rodoviários, Maia morreu no momento do acidente. O caminhoneiro deixou o local da colisão sem prestar socorro. O jovem era militar e trabalhava na base aérea de Santa Maria.

Fonte: Correio do Povo

Homem é encontrado enforcado na Redenção, em Porto Alegre

Vítima ainda não foi identificada

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira no Parque da Redenção, em Porto Alegre. A Brigada Militar foi acionada por volta das 7h30 e localizou a vítima com um cinto amarrado ao pescoço.

Uma carteira sem dinheiro foi localizada próximo ao corpo do homem. Conforme a Polícia Civil, camisinhas foram encontradas próximo ao local, que seria um ponto de prostituição. O cinto e a carteira foram encaminhados para perícia. O caso está a cargo do delegado Filipe Bringhenti, da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre.

Fonte:Rádio Guaíba

Adolescentes são apreendidos após roubo na RS-030

Na tarde de quinta-feira, uma guarnição da 1ª Cia do 17º BPM recebeu a informação de que teriam assaltado um estabelecimento comercial na RS 030, parada 102, Bazar JM. A vítima informou que dois indivíduos com um revólver teriam levado cerca de R$ 5.000,00 em dinheiro. Neste momento, um veículo M. Benz/A de cor preta passava em frente ao local, onde o condutor foi reconhecido como um dos autores do roubo. Ao abordarem, identificaram como sendo R. O., com antecedentes de atos infracionais por estupro, posse de entorpecentes e roubo a transporte coletivo. Ao ser questionado, o menor de idade informou onde se localizava a residência do outro indivíduo envolvido, tendo a viatura deslocado para a busca. Ao chegar, foi abordado e identificado L. G. S. M. com antecedentes de atos infracionais por lesão corporal, que encontrava-se com um revólver de calibre 32, numeração raspada e seis munições intactas. Além da arma, os Policiais apreenderam um canivete e uma quantia de R$ 1.559,90 em dinheiro. Após serem medicados, os menores de 17 anos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e apresentados ao Ministério Público.

Fonte: Ação Preventiva

Homens armados são presos no coletivo da Unesul

clip_image002

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Nesta quinta-feira (12/02), às 10h20min, uma guarnição da 1ª Cia do 17º BPM recebeu a informação de que teriam três indivíduos suspeitos dentro do coletivo UNESUL (linha Porto Alegre/Barra do Ouro). O ônibus foi abordado na estação rodoviária de Gravataí, centro da cidade, onde os indivíduos foram identificados como sendo J. B. G. de 27, com antecedentes criminais por porte ilegal de armas, roubo a residência, tráfico de entorpecentes, furto descuido, ameaça e lesão corporal; R. S. M. de 18 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecentes; e J. F. F. de 22 anos, com antecedentes criminais por homicídio, tráfico e posse de entorpecentes e moeda falsa. Os Policiais apreenderam com os mesmos um revólver de calibre 38, numeração raspada e com oito munições intactas, uma espingarda de calibre 12 com seis munições intactas, além de uma porção de maconha. Após serem medicados, todos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e dois deles recolhidos ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

Comando do 35º BPM realiza homenagens aos sargentos que irão para reserva remunerada

IMG_8537

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Na noite de quinta-feira (12/02), em Novo Cabrais, o comando do 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM), realizou uma homenagem aos sargentos Edegar de Borba Cuba e Alberto Lourenço Trojahn que estão indo para a reserva remunerada da Brigada Militar, após cumprirem o tempo de serviço na corporação.

IMG_8466

A despedida começou com um jogo de futebol sete de policiais militares do 35º BPM, Cachoeira do Sul, contra os brigadianos dos Destacados das cidades de Cerro Branco, Paraíso do Sul e Novo Cabrais. O jogo terminou empatado em 4 a 4.

IMG_8474

Após o jogo, houve uma confraternização com churrasco e realizado as entregas de certificados e presentes para o sargento, Edegar de Borba Cuba, que estava servindo na cidade de Cerro Branco e ao sargento, Alberto Lourenço Trojahn, que encerrou suas atividades na BM em Novo Cabrais.

 

    6º BPM apreende menor com droga no Bairro Getúlio Vargas

    Nesta madrugada de sexta-feira, na Rua Dois, no bairro Getulio Vargas, em Rio Grande, policiais militares do 6º BPM, em patrulhamento de rotina visualizaram duas motocicletas, que ao avistarem a viatura empreenderam fuga. Uma das motocicletas foi alcançada, pois o condutor havia caído da mesma. Na abordagem constataram que o condutor era um menor de 16 anos e na revista pessoal foi localizado um invólucro contendo 6,15 gramas de maconha e um celular. A moto foi recolhida e o menor conduzido ao hospital e posterior foi apresentado na delegacia de policia. 

    Fonte: Ação Preventiva

    BM prende mulher e homem por tráfico de drogas no Litoral Norte

    clip_image002clip_image002[4]

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Uma mulher foi presa com drogas na quinta-feira pela  Patrulha Especial da Brigada Militar de Torres. De acordo com a Brigada Militar,  com ela foi localizado 18 pedras de crack, uma bucha de maconha e R$ 50,00 em dinheiro.Ele foi conduzida até a Delegacia de Polícia onde foi lavrado o flagrante por tráfico de entorpecentes, e após a autora foi conduzida ao Presídio Feminino de Torres.

    clip_image002[6]

    Na quarta-feira, a Patrulha Comercial da Brigada Militar de Torres, em patrulhamento no bairro São Jorge avistou um homem em atitude suspeita, e na abordagem e revista  foi encontrado 1,5 gramas de maconha, motivo pelo qual foi preso e encaminhado a delegacia de policia civil.

    Fonte: Ação Preventiva

    Procurado da justiça é preso em Cachoeirinha

    clip_image002

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Um procurado da justiça foi preso na madrugada desta sexta-feira em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, policiais militares do 26° BPM patrulhavam pela rua Santa Catarina, bairro Fátima, quando avistaram um homem em atitude suspeita. Danrlei de Carli Rodrigues, 19 anos foi abordado e constatado que ele estava na situação de procurado da justiça.

    Ele foi conduzido a delegacia de polícia para o registro e após encaminhado ao presídio.

    Fonte: Ação Preventiva

    Futebol no Colosso da Lagoa sábado às 18h Ypiranga X ÚniãoFrederiquence

    Os portões serão abertos a partir das 16h30. Os apetrechos para o chimarrão estarão liberados, continuando a proibição de acesso ao estádio com materiais pirotécnicos, alimentos, bebidas e outros que por análise do Policial possam ser utilizados indevidamente ou comprometer a segurança. Os rádios pequenos, com pilhas pequenas também serão liberados.

    O Comando do 13 BPM orienta  os torcedores que não quiserem enfrentar filas que cheguem ao local antecipadamente.

    O Comando do 13 BPM comunica  que devido ao rompimento de um cabo de fibra óptica na região metropolitana da empresa responsável pelos telefones de emergência, no caso também o 190, esses foram afetados e impedidos de receberem chamados das 16h30 às 21h30 do dia 12 em toda a região.  O Comando também pedeescusas às pessoas que deixaram de serem atendidas.

    13° BPM apreende adolescente após furto em residência

    Na madrugada de quinta-feira, um adolescente foi apreendido após invadir uma residência, localizada na rua São Paulo, bairro Centro, em Erechim. Conforme a Brigada Militar, a vítima relatou que ao chegar em casa, percebeu que a porta da sacada estava aberta e havia uma escada.

    Buscas foram realizadas e na rua Avenida XV de Novembro, um adolescente foi abordado e com ele localizado um celular e aproximadamente R$ 50,00 em dinheiro.

    O adolescente de 17 anos de idade, que, conforme registros, desde os 12 se envolve em delitos desta natureza, foi apresentado na DP para mais um registro e, na sequência, liberado.

    Fonte: Ação Preventiva

    Condutor envolvido em acidente se recusa a realizar o teste do etilômetro

    Por volta das 19h50min de quinta-feira, um automóvel bateu no muro de cercamento de uma residência, localizada na rua Virgílio Biollo, bairro EstevanCarraro, em Erechim. Segundo a Brigada Militar, o condutor se recusou a realizar o teste com o aparelho de ar alveolar pulmonar, o etilômetro.

    Diante de sua negativa, foi autuado por dirigir sob efeito de álcool, teve a CNH e o veículo recolhidos.

    Fonte: Ação Preventiva

    Procurado pela Comarca de Novo Hamburgo é preso em Erechim

    Um procurado da justiça foi preso, por volta das 15h35min de quinta-feira na rua Luiz Dal Pra, bairro EstevanCarraro, em Erechim. De acordo com a Brigada Militar, contra ele havia um mandado judicial de prisão expedido pela 1ª Vara de Execuções Criminais Regional de Novo Hamburgo.

    O homem de 40 anos que tem antecedentes por estupro, roubo e tentativa de homício, foi preso e recolhido ao cárcere, onde permaneceu aguardando transferência à Penitenciária Estadual de Jacuí.

    Fonte: Ação Preventiva

    13°BPM prende dois homens por estelionato e porte ilegal de arma de fogo

    Por volta das 13h de quinta-feira um senhor acionou a BM, comunicando que havia vendido um caminhão e que teria recebido em cheques, que depois verificados, eram furtados, sendo que na data, haviam combinado outro negócio com os mesmos indivíduos e iriam se encontrar no pátio de um posto de combustíveis, às margens BR 153, bairro Aeroporto. Conforme a Brigada Militar, na aproximação da viatura, um automóvel saiu do local, dando evidência clara de que alguém iria fugir.

    O condutor do veículo acabou perdendo o controle da direção e atingiu outro automóvel e subindo em um canteiro. Os dois ocupantes deste veículo foram abordados, tinham em poder um revólver, cheques de terceiros e aproximadamente R$ 2.500,00 emdinheiro. Foram presos, autuados em flagrante e recolhidos ao presídio local.

    Fonte: Ação Preventiva

    13° BPM prende homem e apreende adolescente em flagrante por furto e corrupção de menores

    Na manhã de quinta-feira, dois homens entraram em um ônibus, que estava no pátio de uma empresa, localizada na rua Santos Dumont, e furtado uma carteira com documentos e uma folha de cheques preenchida no valor de R$ 7.500,00. Conforme a Brigada Militar, os suspeitos foram detidos por populares e com ele apreendido o material furtado.

    Um deles era adolescente, consequentemente o outro estaria, em tese, incorrendo também pelo crime de corrupção de menores. Os dois foram apresentados na área judiciária, onde foram lavrados os autos de prisão e apreensão em flagrante.

    O homem de 34 anos, que já respondeu por furtos, roubo, lesão, ameaça e tantos outros, foi recolhido ao presídio da cidade. Já o menor infrator, em obediência à legislação, foi liberado ao responsável legal.

    Fonte: Ação Preventiva

    LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO CONVIVÊNCIA EM HARMONIA – BAIRRO SANTA VITÓRIA

    20150212_074725

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na data de hoje, 12/02/2015, às 08hs20min, o 23ºBPM/CRPO-VRP, realizou o LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO CONVIVÊNCIA EM HARMONIA – BAIRRO SANTA VITÓRIA, em decorrência do trabalho que vem sendo realizado através dos Núcleos de Polícia Comunitária, dos bairros Santa Vitória e Progresso – O Programa é desenvolvido na área da 2ºCia/23ºBPM, com o Comando do Capitão Hélcio Moisés Segú Gaira e equipe composta pelo 3ºSgt Alexandre Lopes Farias, Sd Marcelo da Luz Escouto, Sd Daniel de Lima Lagemam e Sd Fabio Lemos. Os Policiais Militares são residentes em suas áreas de atuação, neste caminho, estão inseridos na comunidade, vivenciando em suas experiências diárias os pontos relevantes ao planejamento de gerenciamento de conflitos.

    A Operação Convivência em Harmonia foi implantada em Santa Cruz do Sul, no ano de 2007, através do Plano de Segurança do Batalhão. Destacando-se pelo seu caráter inovador, o Programa tem por objetivo promover uma interação mais eficiente e permanente entre a Brigada Militar e a Comunidade, é uma filosofia organizacional aliada a uma visão estratégica institucional, que proporciona a realização de parceria com os diversos segmentos da comunidade, objetivando desenvolver debates, análises, estudos e ações no sentido de identificar, priorizar e resolver problemas de insegurança nos bairros e assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos.

    Além das atividades previstas pela Operação Convivência em Harmonia, hoje também foi destaque a realização da reunião técnica e análise dos índices estatísticos de criminalidade e produção operacional do Comando Regional do Vale do Rio Pardo, situação esta prevista no Plano Regional de Segurança Pública elaborado pelo Comando Regional do Vale do Rio Pardo para analisar e planejar ação ostensiva – preventiva e repressiva no enfrentamento de questões de Segurança Pública na Região. Foram desenvolvidas as seguintes atividades:

    - Proerd;

    - Patrulhas Comunitárias do Interior;

    - Núcleos de Polícia Comunitária;

    - Maria da Penha;

    - Ecoterapia;

    - Brigada Mirim;

    - Equipe de Segurança e Cidadania, relações comunitárias e esporte;

    - Equipe de técnicos de enfermagem da Faculdade Dom Alberto;

    O Programa Núcleo de Polícia Comunitária, desde suas primícias no ano de 2012, no bairro Bom Jesus, vem sendo meio de difusão de informações positivas em referência a atuação da Brigada Militar, junto a comunidade santa-cruzense, resultante do enaltecedor trabalho que vem sendo realizado. Fato evidenciado em relatos de moradores da comunidade que reconhecem a eficácia do Programa, enfatizando os resultados positivos já alcançados na parceria entre a Comunidade e a Brigada Militar, e aguardam pela ampliação do Programa com o Projeto Brigada Mirim, que visa integrar as crianças a figura do Policial Militar, de forma que possam acrescer os laços de confiança e respeito, com a figura do Policial.

    Fonte: Ação Preventiva

    PROCURADO DA JUSTIÇA É PRESO PELA BM EM CAXIAS DO SUL

    Marco Antônio Grillo Santa Catharina, 36 anos que estava sendo procurado pela justiça foi preso pela Brigada Militar na noite desta quinta-feira (12), em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, por volta das 02h30min PMs faziam patrulhamento pela rua Floriano Prezzi, no bairro Pio X quando acabaram fazendo a abordagem do suspeito e constatando que ele estava com mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais da cidade.

    Catharina foi encaminhado a delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

    Fonte: Ação Preventiva

    HOMEM É MORTO A TIROS NO BAIRRO SÃO JOSÉ EM CAXIAS DO SUL

    image

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Luis Carlos da Silva, 49 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (12), em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das 19h na esquina das ruas Moreira César e Hugo Luciano Ronca, no bairro São José. Segundo testemunhas o autor do crime teria efetuado três disparos contra a vítima, que estava na calçada, e fugido num veículo Fiat uno de cor azul.

    A vítima fatal que já possuía antecedentes criminais por homicídio não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motivo e autoria do crime serão investigados pela polícia.

    Fonte: Ação Preventiva

    HOMEM É PRESO COM COCAÍNA E LIBERADO APÓS REGISTRO EM CAXIAS DO SUL

    image

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Micael Noel Nascimento da Silva, 24 anos foi flagrado pela Brigada Militar com 79g de cocaína e R$ 682,00 em dinheiro na noite desta quinta-feira (12) em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, ele foi abordado por volta das 21h30min após uma denúncia anônima dando conta que na residência localizada na rua Tercilio Fochesato, no bairro Jardim Embaixador funcionaria um ponto de drogas. PMs foram até o local onde acabaram detendo Silva na frente da casa portando uma pochete com a droga e o dinheiro.

    Silva que estava em liberdade provisória foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado por posse de entorpecente e liberado após o registro.

    Fonte: Ação Preventiva

    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

    Homem é preso com drogas em Rio Grande

    Na tarde de quarta-feira, na Rua Oito, no bairro Getulio Vargas, em Rio Grande, policiais militares do 6º BPM, detiveram F.S.E.S., de 35 anos, o mesmo foi abordado e em seu poder encontrado 348 gramas de maconha. O traficante foi conduzido à delegacia de polícia onde foi lavrado o flagrante. 

    Fonte: Ação Preventiva

    Traficante é preso com aproximadamente 1,800kg de maconha no Sul do Estado

    WP_20150212_004

    Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na madrugada desta quinta-feira, na Rua Juarez Torronteguy, no Cassino, em Rio Grande, policiais militares do 6º BPM, deslocaram até o local, visto terem recebido uma denuncia de um desentendimento entre moradores de uma residência. No local foi feito contato com a proprietária da residência, a mesma franqueou a entrada dos policiais, sendo que foram encontrados um quilo e oitocentos gramas de maconha. Foi dada voz de prisão a M.O.S., de 20 anos, que se apresentou como proprietário da droga. Foi conduzido à delegacia de polícia.

    WP_20150212_006

    Fonte: Ação Preventiva

    6º BPM recupera veiculo furtado.

    Na quinta-feira (12/2), às 09h20, na BR 392, no Capão Seco, em Rio Grande, policiais militares do 6º BPM, compareceram no local onde constataram que um veículo Chevrolet/Classic de cor Bege estava abandonado sem as placas em via publica. Foi consultado o número do chassi e verificado que o veiculo encontrava-se em situação de furto. Foi recolhido à delegacia de policia, efetuado o registro e posterior será restituído ao proprietário. 

    Fonte: Ação Preventiva

    BM CANELA PRENDE TRIO COM UMA TONELADA DE FRUTAS FURTADAS

    Autores estavam em uma camionete carregada de maças e morangas

    Na madrugada de quinta-feira (12/02), por volta da 01 hora, a Brigada Militar de Canela foi acionada pelo proprietário de um pomar no Bairro Ulisses de Abreu, informando que três indivíduos teriam furtado suas frutas e deslocavam em uma camionete GM/D10, de cor cinza.

    Os Policiais Militares deslocaram e abordaram o veículo na Rua Julio Travi, Distrito Industrial, onde foi encontrado 700 kg de maças e 300 kg de morangas, no total de uma tonelada de frutas. V.S.O., 39 anos, com antecedente por furto, C.C.B., 37 anos e A.O.S., 26 anos, foram presos em flagrante por furto, conduzidos a delegacia e em seguida encaminhados ao presídio de Canela.

    Fonte: Ação Preventiva

    Dois menores de idade são apreendidos por receptação na RS 118

    Nesta quarta-feira (11/02), às 22h na RS 118 – Km 23, uma guarnição da 1ª Cia do 17º BPM visualizou uma motocicleta CG 125 Fan de cor preta, tripulada por dois indivíduos em atitude suspeita. Após abordarem, constataram que o referido veículo encontrava-se em situação de roubo, este ocorrido na data de 22/08/2014 na Rua Carmelita Grippi, na cidade de Porto Alegre, onde vários indivíduos com arma de fogo teriam anunciado o assalto na empresa KF Resgate e levado também outros dois veículos. Os Policiais identificaram os menores R. G. F. N. com antecedentes de atos infracionais por adulteração de sinal de veículo automotivo, e M. P. N. com antecedentes de atos infracionais por dirigir sem habilitação, ambos com 16 anos de idade. Após serem medicados, foram conduzidos até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro.

    Fonte: Ação Preventiva

    Homem morre baleado no bairro Maria Regina, em Alvorada

    Testemunhas relataram homens em carro dispararam contra vítima

    Um homem foi morto, na noite desta quarta-feira, em Alvorada, na região Metropolitana. De acordo com o relato de testemunhas à Brigada Militar, Roni Castro de Mello, de 36 anos, foi baleado pelos ocupantes de um veículo que passou pela rua General Barcelos, no bairro Maria Regina.

    Quando a polícia chegou ao local, já encontrou Mello sem vida. Ninguém foi preso. Não há informações sobre a motivação e nem suspeitos para o crime.

    Fonte: Rádio Guaíba

    Três homens são assassinados em Porto Alegre

    Os crimes ocorrerram nas avenidas Bento Gonçalves, Professora Paula Soares e na Protásio Alves

    A Brigada Militar (BM) registrou, entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira, pelo menos três homicídios em Porto Alegre. Conforme os policiais, os crimes ocorrerram nas avenidas Bento Gonçalves, Professora Paula Soares e na Protásio Alves. As três vítimas foram baleadas.

    No primeiro local, um homem foi atingido por disparos de arma de fogo dentro de um Fiat Uno. Quando os policiais chegaram, ele já estava sem vida. Testemunhas relataram que os autores dos disparos estavam em uma motocicleta. A vítima não foi identificada até o final da madrugada desta quinta-feira.

    Na avenida Paula Soares, bairro Jardim Itu Sabará, um criminoso tentou roubar o carro de Marcos Rodrigo David Felipe, que foi atingido por um tiro e morreu. Marcos chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu. A idade da vítima não foi divulgada. Ainda não se sabe se ele reagiu.

    Na avenida Protásio Alves, um homem, ainda não identificado, foi atingido por vários disparos. A motivação do crime ainda é desconhecida.

    Fonte: Rádio Guaíba

    Casal é encontrado morto em Espumoso

    Corpos foram localizados próximo a um veículo no quilômetro 129 da ERS-332

    Um casal foi encontrado morto, no final da noite dessa quarta-feira, em Espumoso, no Alto da Serra do Botucaraí. De acordo com a Brigada Militar (BM), motoristas que transitavam pela ERS-332 relataram que eles estavam caídos na via, próximo a um veículo no quilômetro 129. Quando os PMs chegaram no local verificaram que eles já estavam mortos. A BM preferiu não divulgar a identificação das vítimas.

    Até o final da madrugada desta quinta-feira, o local ainda estava isolado esperando a chegada da perícia. A Polícia Civil (PC) assumiu o caso.

    Fonte:Rádio Guaíba

    Agência do Banco do Brasil é assaltada em Porto Alegre

    Quatro homens com máscaras cirúrgicas, óculos e bonés teriam entrado por uma porta lateral para realizar a ação

    Criminosos assaltaram uma agência do Banco do Brasil na manhã desta quinta-feira, na zona Leste da Capital. A agência fica na Avenida Protásio Alves, no bairro Chácara das Pedras. Quatro homens com máscaras cirúrgicas, óculos e bonés teriam entrado por uma porta lateral. O delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Joel Wagner, assumiu as investigações e está apurando o caso.

    A quantia roubada pelos criminosos não foi revelada pela Polícia Civil. Ninguém ficou ferido durante a ação.

    Fonte: Rádio Guaíba

    SARTORI ANULA PROMOÇÕES DE CORONÉIS NA BRIGADA MILITAR

    O Diário Oficial do Rio Grande do Sul, publicado nesta segunda-feira, dia 09 de fevereiro de 2015, traz uma decisão bombástica que atinge 08 tenente-coronéis e tres majores da Brigada Militar que haviam sido promovidos no último dia 30 de dezembro.

    O Governador José Ivo Sartori, invocando a decisão constante no Mandado de Segurança nº 70063073654, julgado pelo Pleno do Tribunal de Justiça, que considerou inconstitucional a Lei Estadual que alterava critérios para a promoção de oficias na Brigada Militar, ANULOU as promoções por merecimento dos seguintes Coronéis que retornam a condição de Tenente Coronel, sujeitos a mais uma revisão.

    PAULO ROGÉRIO FARIAS MEDEIROS
    CARLOS ARMINDO THOME MARQUES
    JOSÉ LUIZ RIBEIRO PAZ
    ANTONIO ADALBERTO BORGES
    CARLOS ALBERTO BRUSCH TERRES
    ANDREIS SILVIO DAL LAGO
    ROGERIO AUGUSTO PAESE
    MARÁRIO YUKIO IKEDA

    No mesmo ato, o Governador Sartori anulou as promoções a Tenente Coronel, dos majores:

    ALEXANDRE TEIXEIRA SANTOS
    MARCIA MARIZA FERREIRA AVILA
    IGOR WOLWACZ JUNIOR

    Deu no Diário Oficial do Estado: O coronel João Diniz Prates Godói deixa o CPC (Comando do Policiamento da Capital) e vai para uma AS-6 com 75% de representação no Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul). Godoi é linha de frente e teve gestão destacada no CPC como braço direito do então secretário da Segurança Airton Michels ao ficar de olho nos chamados Territórios da Paz de Porto Alegre; o major Juliano André Amaral deixa a Assembleia Legislativa e vai para o Detran; o tenente Carlos Alberto Carlesso vai para a Casa Militar; o médico Elio José Freisleben foi para a Assembleia Legislativa; embora já estivesse na Casa Militar; o tenente coronel Everton Santos Oltramari teve revogada a sua cedência para a Assembleia Legislativa e oficializada a sua nomeação como Chefe da Casa Militar com uma FGE-12 e 75% de representação; o ato de exoneração do sargento Carlos Adenilson Lima Lombardo foi declarado sem efeito, permanecendo na Casa Militar.

    Corpo de homem é encontrado em Cruzaltense

    O corpo do homem estava parcialmente carbonizado com requintes de crueldade.

    No final da tarde de quarta-feira, o corpo de um homem foi localizado em uma propriedade rural, localizada na Linha XIII, interior de Cruzaltense. De acordo com a brigada Militar, no local, foi constatado requintes de crueldade. O corpo havia sido parcialmente carbonizado, também apresentava vários cortes principalmente na nuca e na cabeça, inclusive com esmagamento craniano, lesões provavelmente causadas por golpes de facão. 

    A vítima foi identificado como o agricultou Delvino Bonfante de 70 anos de idade, residente na Linha São Roque. O local foi isolado para levantamento pericial. A vítima não possuía antecedentes criminais.

    Os Policiais receberam a informação do sumiço de um homem daquela comunidade, provável autor do crime.

    O caso será investigado pela polícia.

    Fonte: Ação Preventiva

    Homem é detido ao vender roupa furtada em Erechim

    Às 13h de quarta-feira, um homem foi preso ao tentar vender roupas furtadas na Avenida Pedro Pinto de Souza. Conforme a Brigada Militar, o suspeito foi abordado, e constatado que a peça de roupas ainda estava com a etiqueta de uma loja do centro e com o valor de R$ 69,00.

    O criminoso, 35 anos de idade, delinquente conhecido, pois seguidamente se envolve em delitos desta natureza, foi apresentado na DP para o registro e na sequência liberado.

    Fonte: Ação Preventiva

    Homem é preso por exploração de menor em Caxias do Sul

    Na quarta-feira (11/02), às 14h58, a Brigada Militar foi comunicada de que na Rua Jacinto Madalosso, bairro Pio X, entrou no motel das proximidades, um homem de 60 anos, juntamente com uma menor de 15 anos.

    O homem foi encaminhado à DP onde foi lavrado o flagrante por Exploração de Menor.

    Fonte: Ação Preventiva

    Homem é preso por roubo a estabelecimento comercial em Caxias do Sul

    image

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    No início da noite de quarta-feira na Rua Marechal Floriano, bairro Pio X, foi preso por policiais militares William Yuri Fonsêca da Costa, 20 anos (em liberdade, com indiciamento por roubo a estabelecimento comercial), após ter roubado R$149,00 e dois celulares de um Salão de Beleza.

    William não estava armado, mas afirmou que seu comparsa fugiu com a arma. Lavrado flagrante na DP.

    Fonte: Ação Preventiva

    4° BPM prende três na Operação Paz nos Bairros

    68 op.paz 68
    Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva
    Durante o dia de ontem (11/02), o 4º Batalhão de Polícia Militar realizou a 2ª edição da Operação Paz nos Bairros 2015, que visa coibir crimes contra o patrimônio, agindo de forma preventiva, efetuando abordagens. Ontem teve o total de 638 pessoas abordadas e 57 veículos, três prisões foram efetuadas durante a operação por porte ilegal de arma e dois veículos foram recuperados.
    Fonte: Ação Preventiva


    Policiais militares do 35º BPM recebem instruções de agentes químicos

    curso

    Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na tarde de quarta-feira (11/2), na sede do 35º Batalhão de Polícia Militar, em Cachoeira do Sul, policiais militares do 35º BPM receberam instruções sobre o uso e manejo de agentes químicos. A instrução foi ministrada pelo tenente Ricardo, do 23º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz do Sul.

    curso2

    As formas de utilização das granadas de efeito moral, gás lacrimogêneo e os tipos de agentes químicos foram explicados aos policiais. Também o manejo da arma AM 640. (Tru Fly). Todos são equipamentos utilizados para controle de tumulto, ações em estabelecimentos prisionais e missões de alto risco.

    curso3

    As tecnologias não letais possibilitam os policiais militares o emprego proporcional da força, reduzindo sensivelmente os casos onde seja necessário o uso de armas de fogo. Dessa forma a ação militar e policial encontra meios para pautar-se pelo respeito aos Direitos Humanos e à preservação da vida, ao mesmo tempo em que pode proteger a integridade física dos seus quadros e da população civil.

    TRAVESSIA DA ILHA DOS LOBOS 24ª EDIÇÃO

    Travessia 01

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    A vigésima quarta edição da competição de natação Travessia da Ilha dos Lobos é a mais tradicional competição de Salva-vidas do Litoral Norte. A prova ocorrerá nesta quinta-feira, dia 12/02, às 08h na Praia Grande, município de Torres, sendo que neste ano de 2015 conta com a parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do RS, Seção de Salva-Vidas de Torres, SESC Torres, Defesa Civil do Município e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Torres.

    travessia 03

    A prova da Travessia da Ilha dos Lobos é realizada exclusivamente por competidores Militares Estaduais Salva-vidas que atuam em todas as praias do Litoral Norte, contando também com Militares Estaduais Salva-vidas convidados que atuam no Litoral Sul.

    A largada dar-se-á nas proximidades da Ilha dos Lobos, local onde os competidores são conduzidos pelo catamarã Marina e após nadam aproximadamente 2000 metros em direção a Praia Grande, em Torres.

    É considerado vencedor o salva-vidas que realizar o percurso entre a Ilha dos Lobos e a chegada junto a Guarita número 07 (na Praia Grande) em menor tempo.

    A referida competição visa a integração entre os salva-vidas, bem como a manutenção do constante treinamento e do espírito esportivo, transmitindo maior sensação de segurança aos veranistas do nosso litoral gaúcho.

    Durante a travessia os competidores nadam caracterizados com o fardamento de salva-vidas, transportando o rescue-can, flutuador utilizado durante o salvamento aquático.

    Por ocasião do desenvolvimento da prova, uma equipe de segurança composto pelos próprios integrantes da Seção de Salva-Vidas de Torres, com o apoio de moto-aquáticas, lancha, bote inflável e stand up farão o acompanhamento e suporte aos competidores. Uma aeronave helicóptero do Batalhão de Aviação da Brigada Militar também estará acompanhando a prova.

    Nesta edição também será empregado um para-motor, com a finalidade de acompanhamento da prova e como possível alternativa de segurança.

    Fonte: Ação Preventiva

    Menina de oito anos é abusada pelo avô em Gravataí

    Na tarde de terça-feira uma criança de oito anos foi abusada pelo próprio avô na rua Antônio Calado, bairro Itacolomi, em Gravataí. De acordo com a Brigada Militar, no local, a mãe da vítima relatou que o avô da menina havia tentado beijá-la a força, passando a mão pelo seu corpo.

    Os familiares tentaram impedi-lo, fazendo com que ele fugisse. Os Policiais foram em busca do suspeito que, ao avistar a viatura, tentou esconder-se no meio do mato.

    O avô da menina de 64 anos com antecedentes criminais por maus tratos, lesão corporal, ameaça e estupro, estava usando uma tornozeleira eletrônica. Além dele um filho de 27 anos que estava foragido foi preso.

    Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí e recolhidos ao Presídio Central.

    Fonte: Ação Preventiva

    Polícia Federal cumpre Mandado de Prisão Preventiva contra médico do HUSM

    Santa Maria/RS: A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, Mandado de Prisão Preventiva expedido pela 2ª Vara Federal desta cidade contra um médico cirurgião do Hospital Universitário da UFSM. O servidor foi indiciado por estelionato contra a União (qualificado), por registrar entradas e saídas no sistema de controle de ponto eletrônico do hospital, sem lá permanecer trabalhando, o que foi comprovado pelo sistema interno de câmeras de segurança.

    Além disso, o profissional, que também atua como professor da UFSM, não cumpria com suas obrigações referentes à orientação de médicos residentes, em procedimentos muitas vezes complexos, e não procedia a atendimentos ambulatoriais conforme era devido.

    A prisão se deu em razão de informações de que o médico estaria ameaçando e/ou coagindo residentes para que não revelassem fatos à Polícia Federal nos depoimentos prestados durante as investigações, o que foi entendido pelo Ministério Público Federal como possível prejuízo a eventual processo.

    Durante as investigações, o médico se aposentou voluntariamente como servidor do HUSM, mas continuou frequentando o Hospital Universitário como professor, daí seu contato com os demais servidores, inclusive médicos residentes.

    O médico será recolhido em cela especial, de acordo com a ordem judicial, e permanecerá à disposição do Juízo Federal.

    Fonte: Ação Preventiva e PF

    BM prende por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Porto Alegre

    IMG-20150211-WA0039

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Por volta das 19h20min de quarta-feira,  um homem foi preso com drogas e com uma arma na Rua N. Sra. Aparecida, bairro Sarandi, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, o suspeito que já possui antecedentes foi flagrado portando 01 espingarda calibre 20, com 03 muniçoes intactas e 01 deflagrada, 13 tijolinhos de maconha e a quantia de R$50,00 em especie.

    Ele foi encaminhado a 3° DPPApara o registro.

    Fonte: Ação Preventiva

    20° BPM prende trio por tráfico de drogas

    IMG-20150211-WA0029

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na noite de quarta-feira três jovens foram presos por tráfico de drogas em Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, os policiais flagraram o trio traficando na rua Sebastião Barreto, Bairro Passo das Pedras,e com eles apreendido 274 buchas de cocaína, 68 pedras de crack, 95 tijolinhos de maconha e a quantia de R$ 460,00 em espécie e ainda material para embalagem.

    Todos foram encaminhados para à 3° DPPA. 

    Fonte: Ação Preventiva

    quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

    BRIGADA MILITAR DE TORRES PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA

    clip_image002[5]

    Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na madrugada de segunda-feira, uma guarnição da Brigada Militar de Torres em patrulhamento de rotina no Bairro Dunas, abordou um homem de  27 anos em atitude suspeita, e em consulta ao sistema foi constatado que o mesmo estava em situação de foragido, sendo encaminhado à Delegacia de Policia Civil preso em flagrante.

    Fonte: Ação Preventiva

    Polícia irá pedir hoje prisão de jovens envolvidos na morte de homem em Imbé

    Corpo foi localizado, nessa terça-feira, em Xangri-lá

    A Polícia Civil (PC) irá solicitar, nesta quarta-feira, a prisão de dois homens e a internação de um adolescente que mataram um homem e o enterraram na praia em Imbé, no litoral Norte do Estado. A vítima, identificada como Fábio dos Santos Venite, de 20 anos, teve o corpo enterrado próximo da Guarita 98, na Praia do Arpoador, em Xangri-lá.

    Conforme o delegado Valeriano Garcia Neto, responsável pela investigação, Venite estaria em um veículo com os investigados consumindo drogas. Eles brigaram por uma carona e ele teve que descer do carro. Neste momento, ele foi atropelado três vezes e colocado no porta-malas, transportado até a praia, onde foi enterrado. A polícia ainda não sabe se Venite ainda estava vivo.

    O corpo foi descoberto, nessa terça-feira, graças a denúncia de um adolescente que admitiu ter participado do crime. Segundo o delegado, o jovem está prestando auxílio para a polícia e responde em liberdade. Ele é acusado do crime de ocultação de cadáver. A vítima vivia em Canoas e não tinha antecedentes criminais.

    Fonte:Rádio Guaíba

    Foragido tenta fugir da polícia e acaba preso em Cachoeirinha

    clip_image002

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Um foragido foi preso na madrugada desta quarta-feira em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, policiais avistarm um veículo tripulado por dois homens em atitude suspeita na rua José Brambila, e ao tentar abordar, o condutor fugiu por diversas ruas do bairro Vista Alegre, Fátima, Nair e Morada do Vale. Na rua Manoel Gonsales Junior, o condutor do veículo perdeu o controle, vindo a colidir em uma árvore. 

    clip_image002[5]

    Foram Presos Anderson Silva Rodrigues, 28 anos com antecedentes e estava na situação de foragido desde dezembro de 2014 e A. L. M, 34 anos sem antecedentes.

    Anderson bateu com a cabeça no para brisa, tendo um corte profundo. Ele foi encaminhado ao HPJ, onde permanece em observação.

    Fonte: Ação Preventiva

    Dupla armada rouba veículo em Caxias do Sul

    Por volta das 22h07min de terça-feira dois homens armados de pistola roubaram o veículo Citroen/C3 XRT, placas IQT 8771, em Caxias do Sul. O roubo ocorreu na rua Raimundo Correa, bairro Cristo Redentor.

    Fonte: Ação Preventiva

    BM registra quatro roubo a estabelecimentos na Serra Gaúcha

    Por volta das 10h56min de terla-feira, um estabelecimento comercial foi assaltado na rua Medianeira, bairro Medianeira, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, dois indivíduos armados entraram  em um mercado e roubaram várias carteiras de cigarros, de marcas diversas. De um representante comercial de 50 anos, roubaram um aparelho celular,marca Nokia, um relógio, marca técnos; um aparelho celular Samsung, um tablet Samsung; sua carteira contendo diversos documentos pessoais como; -CNH; dois cartões do banco Banrisul; um cartão banco Itaú; um cartão de sócio ser Caxias e R$ 220,00 reais em dinheiro.
    Após o roubo eles fugiram a pé em direção a RS 122.


    Uma farmácia foi assaltada por volta das 13h47min de terça-feira na rua Garibaldi, bairro Exposição, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, a gerente da farmácia relatou que dois homens, que fizeram menção de estarem armados anunciaram o roubo e do local levaram R$ 470,00 em dinheiro e após fugiram a pé. 

    ÀS 17h09min, na Av Bruno Segalla, bairro Floresta, em Caxias do Sul, um homem assaltou um posto de combustível, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o ladrão fez menção de estar armado. Do local foi roubado aproximadamente R$ 200,00 reais em dinheiro do caixa.

    O último roubo foi registrado por volta das 20h02min, na rua Amadio Perini, bairro Diamantino, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, a vítima relatou que estava fechando seu Mini Mercado, quando dois assaltantes chegaram no local, usando capacetes e roubaram um celular e R$ 70,00 em dinheiro.

    Após o roubo ambos fugiram em uma motocicleta YBR de cor prata sentido bairro de Zorzi.

    Fonte: Ação Preventiva

    Jovem é presa com motocicleta furtada em Garibaldi

    Na madrugada de terça-feira, um casal foi preso por receptação durante patrulhamento de rotina na Rua Timbaúva, no Bairro Bela Vista I, em Garibaldi. Conforme a Brigada Militar, policiais militares suspeitaram do casal que empurrava  a motocicleta e abondonaram a mesma ao avistar a viatura. Eles tentaram fugir para o interior de uma residência.

    Graziela L. B, 18 anos foi presa. Eles haviam furtado a motocicleta Sundown 125, cor vermelha, placa IPM 4933. O companheiro de Graziela fugiu pelo telhado da residência da sua mãe, não sendo mais localizado.

    A motocicleta foi apreendida e apresentada juntamente Graziela na DP para as devidas províncias.

    Fonte: Ação Preventiva

    BM apreende objetos no Norte gaúcho

    Na madrugada desta quarta-feira, policiais militares patrulhavam pelo bairro Bela Vista, direção à BR 153, quando suspeitou de dois passageiros de um táxi, em Erechim. De acordo com a brigada Militar, o veículo foi acompanhado e abordado já no bairro Demoliner. A suspeita dos Policiais estava certa, tinham em poder equipamento automotivos, sendo um macaco, um triangulo de sinalização, duas chaves de roda, um extintor de incêndio e um rádio. Não esclareceram a procedência, por isso,e também pelo histórico criminal, foram apresentados na DP para registro.

    Fonte: Ação Preventiva

    Veículo roubado é encontrado em Erechim

    O automóvel havia sido roubado em Passo Fundo

    Por volta das 18h de terça-feira, foi comunicado da presença de um automóvel abandonado, em um terreno, pertencente a uma empresa desativada, localizado na rua Leo Neuls, bairro Aldo Arioli. Mediante pesquisa, foi verificado que o automóvel I/Peugeot 307 de placas IQL 4728, havia sido roubado, no último dia seis, no bairro São Cristóvão em Passo Fundo, ocasião que dois criminosos, armados, renderam a condutora e levaram o veículo. Foi providenciado no recolhimento e registro da recuperação.

    Fonte: Ação Preventiva

    13° BPM prende por receptação de veículo furtado

    Por volta das 02h40, de terça-feira, a Sala de Operações do 13 BPM recebeu o comunicado de que um automóvel VW/Gol estaria sendo desmanchado no bairro Progresso. Conforme a Brigada Militar, uma Guarnição logo chegou ao local e flagrou um indivíduo no interior daquele veículo, o qual havia sido furtado durante a noite. Alguns equipamentos e os bancos já haviam sido retirados. O referido, 28 anos de idade, que já respondeu por tráfico de drogas, receptação e furto, foi apresentado preso na DPPA, onde, após ouvido, foi liberado.

    Fonte: Ação Preventiva

    Comandante Regional despede-se do efetivo do 1ºBPAF

    DSC02481

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na terça-feira (10/02), as 13h00, na sede do 1º BPAF em Uruguaiana, o comandante do Comando Regional de Policia Ostensiva da Fronteira Oeste, Coronel Elizeu Antonio Vedana, reuniu-se com o efetivo do 1º BPAF, onde em suas palavras de despedida expressou o seu agradecimento e elogiou a atuação dos policiais militares de Uruguaiana no desempenho de suas funções, os quais servem de exemplo a outras unidades da Brigada Militar.

    O Coronel Vedana foi transferido para o CRPO Sul, onde irá comandar e no mesmo Boletim de Movimentação se deu também a transferência do Tenente Coronel Roberto Ortiz Pereira, atual comandante do 1º BPAF, o qual no momento encontra-se em férias. Fica respondendo pelo comando do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira o Major Rinaldo da Silva Castro.

    Fonte: Ação Preventiva

    terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

    Traficante é preso no bairro São Geraldo

    clip_image002

    Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na madrugada desta segunda-feira (09/02), à 01h no bairro São Geraldo, em Gravataí, uma guarnição da PATRES do 17º BPM recebeu uma denúncia de que um indivíduo estaria vendendo drogas na Rua Jaú. Sabendo as características, os Policiais abordaram A. L. S. S. de 28 anos, com antecedentes criminais por tráfico e, ao realizarem busca pessoal, localizaram 18 pedras de crack em sua cueca, além da quantia de R$ 51,00. O indivíduo foi medicado, encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí e recolhido ao Presídio Central.

    Fonte: Ação Preventiva

    6° BPM prende ladrão em Santa Vitória do Palmar

    Na segunda-feira (09/02), às 16h40min, na Rua Getúlio Vargas, no bairro Porto, em Santa Vitória do Palmar, uma guarnição do 6º BPM deslocou ao local, visto que haviam efetuado disparos de arma de fogo. Na chegada no local foi abordado G.N.S., de 20 anos, com uma arma na mão, de calibre 20, marca Rossi, municiada com dois cartuchos, um deflagrado e outro intacto. No momento da abordagem o individuo reagiu, sendo necessário o uso da força para conte-lo. Foi questionada a procedência da arma, o mesmo informou que havia furtado de uma residência. Foi feito contato com o proprietário da residência informada, o qual confirmou o arrombamento de sua residência e reconheceu a arma como sendo sua. Ambas as partes foram conduzidas a delegacia de policia, para serem adotadas as devidas providências.

    Fonte:  Ação Preventiva

    1° BPAT PRENDE TRIO POR TRÁFICO DE DROGAS EM IGREJINHA

    Com autores foi encontrado maconha e crack

    Tráfico em Igrejinha

    Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

    Na tarde de segunda-feira (09/02), o Pelotão de Operações Especiais (POE), prendeu três indivíduos por tráfico de entorpecentes em igrejinha

    Por volta das 16h30min, a Brigada Militar recebeu uma ligação anônima informando que indivíduos estariam em um carreiro próximo a um matagal no Loteamento Parque das Acácias, provavelmente enterrando ou desenterrando drogas a serem comercializadas.

    A guarnição do POE deslocou ao endereço, onde avistou dois homens saindo de uma residência e logo outro perto do portão da casa. Este correu, sendo que ao tentar fugir jogou uma sacola plástica de cor branca, tipo de mercado, para dentro da casa, sendo na sequência detido.

    Na embalagem foram encontradas três porções de maconha. Dentro da casa em cima da geladeira, havia  ainda sete pedras de crack dentro de um cálice, todas embaladas, prontas para a venda, além de uma quantia em dinheiro nos bolsos dos traficantes.

    L.F.S.B., 37 anos, antecedentes por tráfico de drogas, M.S.R., 34 anos, e J.B.S., 23 anos, ambos com antecedentes por furtos, eles confirmaram que os entorpecentes eram comercializados no local, sendo todos presos em flagrantes, conduzidos para a delegacia e em seguida encaminhados ao presídio de Taquara.

    Presos: Luis Fernando dos Santos Barreto, Marcelo dos Santos Rosa e Jeferson Barreto da Silva           

    Fonte: Ação Preventiva

      Homem é preso por Porte Ilegal de Arma em Pelotas

      patamo 3cia

      Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

      No final da tarde de ontem (09/02), no Bairro Fragata em Pelotas, policiais militares do Comunitário da 3ªCia do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), após notícia de um roubo a um estabelecimento comercial, abordaram J.L.T.,21, que trafegava em uma motocicleta semelhante com a que os indivíduos praticaram o crime, foi feita revista pessoal, sendo franqueada a entrada dos PMs em sua residência, o policiais encontraram uma arma Cal.36 cano cortado sem numeração, municiada com 1 cartucho, mais 5 cartuchos Cal. 36 intactos, 2 cartuchos Cal. 36 vazios, 6 cartuchos Cal.28 vazios, 1 cartucho de .762 intacto, 1 cartela de espoletas, 2 potes de esfera, 1 pote de papelão para recarga de cartuchos, 1 pote de pólvora e 8 facas de açougue. O individuo foi conduzido, ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

      Fonte: Ação Preventiva