sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Formatura do Curso de 24 Salva-Vidas Civis

DSC_0314

Fotos: Jocelaine, divulgação Ação Preventiva

Nesta sexta-feira (09/01), às 10h, próximo a Guarita 142, em Tramandaí, ocorreu a formatura de 24 Salva Vidas Civis, que irão atuar no litoral norte, litoral sul e em águas internas do Rio Grande do Sul.

DSC_0190

O tempo de duração do curso foi de 21 dias com a carga horária de 200 horas-aulas; sendo 120 horas-aulas de curso e 80 horas-aulas de estágio. Os salva-vidas civis serão distribuídos conforme o seguinte: 21 no litoral norte e 03 em águas internas.

DSC_0271 DSC_0233

Estiveram presentes na solenidade o major Ricardo Ribeiro Gonzalez, 1º tenente Dimas Alécio Gotardo e 1º tenente Luis da Fontoura Iglesias.

Fonte: BM/ Ação Preventiva

4º BPM REALIZA OPERAÇÃO PAZ NO BAIRRO

show_img (1)

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

O 4° (BPM) Batalhão de Polícia Militar vem desenvolvendo edições da Operação Paz no Bairro, em Pelotas. Conforme dados estatísticos da Unidade os saldos positivos das ações corroboram na eficácia e continuidade do trabalho desenvolvido pelo Batalhão.
A operação Paz no Bairro tem por objetivo aumentar a segurança da população atuando preventivamente e retirando esses indivíduos e armas das ruas coibindo o cometimento de delitos.

show_img (8)

Com a característica de dar atenção fora das áreas centrais, onde é mantido o policiamento com planejamento anterior e de rotina, a Paz no Bairro é voltada a áreas mais afastadas, em bairros e vilas, locais onde são desencadeadas ações simultâneas, mesclando efetivos, modalidades de policiamento e formas de atuação dos policiais envolvidos.

Na data de ontem (08/01) aconteceu mais uma edição, comandada pelo Subcomandante do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) Capitão Bastos Alves, a ação contou com os Grupos Especiais da Unidade onde percorreram os bairros da cidade com o intuito de recuperar veículos, apreender armas e combater o tráfico de drogas. Cerca de 110 pessoas foram abordadas próximas aos locais de risco, 43 veículos fiscalizados, duas armas de fogo apreendidas, 23g de maconha e 119g Crack apreendidas, um veículo que estavam em situação de furto/roubo foram recuperados e mais 11 pessoas presas.

Lembrando que o 4º BPM está disponível 24h por dia pelos telefones 190 e pelo Disque-denúncia 3227 7171.

Fonte: Ação Preventiva

Policiais do 1ºBPAF apreendem material contrabandeado

IMG-20150108-WA0006

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Na quinta-feira (08/01), na localidade conhecida como Adolfo Stern em Uruguaiana, policiais militares integrantes da Patrulha Rural do 1º BPAF visualizaram um veiculo Vectra no brete e que ao tentarem a abordagem do veículo, o condutor empreendeu fuga abandonado o veículo não sendo mais localizado.

IMG-20150108-WA0009

Foi verificado no interior do veículo e constatado que havia muitas caixa de Cds e Dvds, totalizando trinta e nove caixas, sendo que o material apreendido, o veículo bem como a carteira de habilitação do condutor entregues na Receita Federal.

Fonte: Ação Preventiva

Veículo roubado é recuperado na área rural em Rio Grande

6º BPM recupera veículo roubado

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Na manha desta sexta-feira (9/1), policiais militares do 3° Pelotão do 6º BPM, na Vila da Quinta, em Rio Grande, após realizarem buscas no Corredor do Canal da Corsan, próximo ao acesso a BR 471, localizaram um veículo M. Benz, que havia sido roubado durante a madrugada, por volta das 2h30, na Rua Visconde de Rio Branco, quando o proprietário foi rendido por dois homens armados que efetuaram o roubo do veículo. O caminhão foi recolhido e efetuado o registro da ocorrência, para posterior restituição ao proprietário.

Fonte: Ação Preventiva

Restaurante é assaltado em Erechim

Ninguém foi preso.

No início da noite de quinta-feira, uma Guarnição foi deslocada até o bairro Redenção, onde, pelo comunicado, dois homens, em uma motocicleta, rondavam um pequeno mercado. Conforme a Brigada Militar, no deslocamento, ao passar pela paralela da BR 153, os Policiais foram abordados por um cidadão, o qual relatou que dois homens teriam assaltado o seu restaurante.  As características declinadas eram as mesmas dos suspeitos do Redenção. Buscas foram feitas, mas ninguém foi encontrado.

Mesmo com as prisões realizadas nos últimos dias pelo Efetivo do 13 BPM, os roubos continuam, principalmente contra estabelecimentos comerciais.

Observa-se que os envolvidos são praticamente os que já foram alvo de alguma ação policial, uns inclusive que não permaneceram presos. “Estamos prendendo aqueles que já foram presos”.

A orientação é simples, como foi a do comunicado dos indivíduos que rondavam o mercado no bairro Redenção: observar características do veículo, placas se possível, no caso de motos a cor do capacete é muito importante, também vestes usadas pelos suspeitos.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem com réplica de arma de fogo em Cachoeirinha

clip_image002

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Um homem foi preso com uma réplica de arma de fogo na noite de quinta-feira em Cachoeirinha. Segundo a Brigada Militar, um policial que estava de folga avistou um homem em frente a sua casa apontar uma arma para outro. Ele pediu apoio, e policiais militares que estava de serviço, foram ao local e abordaram os dois homens. Foi apreendido uma réplica de arma de fogo.

Ambos foram conduzidos a DPPA para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Criminosos se passando por Policiais Civis, explodem caixa eletrônico do HSBC em Farroupilha

Os caixas eletrônicos estavam localizados dentro de uma empresa. Vigilante e funcionários foram rendidos pelos bandidos.

image

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Caixa eletrônico do banco HSBC foi alvo de ação criminosa, por volta das 03h30min de quinta-feira em Farroupilha. De acordo com a Brigada Militar, houve um roubo a caixa eletrônico, com uso de explosivo dentro de uma empresa localizada na Rua Papa João XXIII, bairro Imigrante. No local existem dois caixas eletrônicos do banco HSBC. Os criminosos estavam em torno de cinco homens com coletes e boné da Policia Civil e na chegada se identificaram com policiais civis,
onde renderam o vigilante da empresa de segurança e os funcionários que trabalhavam. Mantiveram como reféns enquanto instalavam e detonavam os 2 caixas eletrônicos com explosivos. No total foram duas explosões que causaram também danos de grande monta na sala.

image

Após os bandidos fugiram num veículo que segundo as vitimas parecia ser um veículo SUV prata SW4 ou uma Sorento.

image image

Na saída obrigaram o condutor de um caminhão que passava no local para atravessar na rua para facilitar a fuga deles, nessa ação efetuaram 3 disparos. Após fugiram pela VRS 313 direção a Garibaldi. Mais tarde foi tomado conhecimento que guarnições de Sapucaia do Sul haviam confrontados com os delinquentes (possivelmente os autores do roubo aos caixas eletrônicos de Farroupilha) onde eles abandonaram a camioneta usada na ação uma I/HYUNDAI SANTA FE V6 Cor: Prata, placas IRA4601, sendo que estava clonada e a placa original era JCP2408 em ocorrência de roubo dede o dia 07/01/2015 em Porto Alegre.

image

No local foi deixado também toucas, um carregador de fuzil 556 e boné emblemado da PC. Na fuga os criminosos ainda roubaram o veículo Fiat Punto branco placas IQH9470.

Até o momento ninguém foi preso.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é assassinado em Caxias do Sul

Um homem foi assassinado na madrugada de quinta-feira na rua Maria Blandina Rigoni, bairro Charqueadas, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, a vítima, um homem moreno claro de estatura mediana, vestindo calça jeans e camiseta escura, aparentando ter de 25 a 30 anos foi encontrado já sem vida.

Ele foi morto com aproximadamente três disparos de arma de fogo. Ele não possuía nenhuma identificação.

O local foi isolado para pericia. O crime vai ser investigado pela polícia.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende procurado da justiça em Vacaria

Um procurado da jistiça foi preso na madrugada de quinta-feira, durante patrulhamento de rotina, em Vacaria. Conforme a Brigada Militar, policiais militares tentaram abordar um homem que estava em atitude suspeita, porém ele se desfez de um objeto que tinha em mãos e fugiu, pulando muros e cercas de duas residências.

O homem foi perseguido e abordado na Rua Henrique Mario Campeto, bairro Kennedy.
Marcio Letti de Andrade, 26 anos estava na situação de procurado da justiça.

No local foi apreendido um espremedor de frutas da marca fischer, que ele havia dispensado.

Ele foi encaminhado até a DPPA onde foram adotados os procedimentos legais e
após conduzido ao Presídio Estadual de Vacaria.

Fonte: Ação Preventiva

BM apreende aparelhos celular no Presídio de Bento Gonçalves

image

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Na madrugada de quinta-feira um policial militar que realizava a guarda externa do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, ouviu um barulho próximo a guarita da entrada do estabelecimento Prisional e ao verificar o local, localizou uma bola de futebol de couro contendo em seu interior quatorze aparelhos celulares de diversas marcas, dez  Carregadores de celular, um fone de ouvido e uma bateria de celular.

image

Ninguém foi preso e não há suspeitos da autoria até o momento. O material apreendido foi entregue na DPPA.

Em abril de 2014 foi instalada uma tela no pátio do estabelecimento a fim de evitar esse tipo de acontecimento.

Ainda na quinta-feira, por volta das 15h, foi localizado no telhado do Presídio Estadual de Bento Gonçalves mais aparelhos dentro de uma bola de futebol.  Foi apreendido foi dezoito celulares de diversas marcas, três carregadores e seis chips da operadora Vivo.

O material localizado provavelmente foi jogado na madrugada. Segundo policial não viu nenhuma pessoa objeto para o telhado. Observou que os presos que estavam no horário de sol, jogaram uma bola que ficou presa na tela e pediram para ela ser retirada, um apenado que presta serviço externo foi buscar e localizou duas bolas de futebol, quando o policial foi averiguar a situação da segunda bola, estranhou pois achou muito pesada, ao abril a bola foi localizado os celulares.

O material foi recolhido e apresentado na DPPA.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Raio atinge guarita em Capão da Canoa

Incidente ocorreu na praia de Curumim

Guarita 53 foi alvo de um raio na Praia de  Curumin. Foto: Divulgação/BM

Foto: BM, Divulgação Ação Preventiva

Um raio destruiu a guarita 53 na praia de Curumim, e salva-vidas escapou por pouco, em Capão da Canoa, no Litoral Norte.

O salva-vidas sargento Renato Freitas, 47 anos,  tinha saída a poucos instantes para orientar as crianças a deixarem a orla, devido ao mau tempo, quando o raio caiu.

Ninguém ficou ferido.

Fonte: Ação Preventiva

Prefeitura sanciona passe livre a quase três mil agentes de Segurança à paisana nos ônibus da Capital

PMs, bombeiros e guardas municipais terão de usar cartão e passar pela roleta

Foi publicada nesta quinta-feira, no Diário Oficial de Porto Alegre, a lei que garante passe livre a policiais à paisana nos ônibus da Capital. O benefício vai ser estendido a cerca de 2,2 mil soldados da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, além de 600 guardas municipais. Atualmente, a legislação só garante passe livre a soldados e guardas, desde que andem de farda.

Apenas a emenda que estendia o benefício para policiais de nível médio, como sargentos e tenentes, foi vetada. Em até 60 dias, a lei vai ser regulamentada. Após esse período, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai fazer o cadastro do policiais contemplados para que usem um cartão de passe livre, durante o horário de trabalho. A lei 11.768/2015 é de autoria do vereador Cassio Trogildo (PTB).

Os impactos de isenção nas contas do transporte público ainda não foram estimados, porém com a emissão dos cartões, o controle pode ser realizado. Hoje, os policiais garantem passe livre, mas sem cruzar pela roleta.

O projeto surgiu depois da morte do soldado Márcio Ricardo Ribeiro, de 42 anos, assassinado durante um assalto a ônibus na zona Sul de Porto Alegre, em outubro. De cada três usuários do transporte coletivo da Capital um não paga a tarifa, segundo a ATP.

Fonte: Rádio Guaíba

BM NOVA PETRÓPOLIS PRENDE MULHER POR ESTELIONATO

Autora de 59 anos ainda fez uso de documentos falsos

Na tarde de quarta-feira (07/01), por volta das 13h45min, a Brigada Militar de Nova Petrópolis  recebeu uma ligação de um funcionário do Banco do Brasil de Nova Petrópolis que informou que uma mulher havia aberto uma conta bancária e existia suspeita dos documentos serem falsos.

A guarnição de serviço foi em direção ao estabelecimento e avistarem a suspeita na área central. Ao perceber a presença da viatura ela atirou vários documentos dentro de um pátio, na intenção de se livrar deles. Abordada, C.G.H.S., 59 anos, moradora da cidade de Porto Alegre, com antecedentes por estelionato, admitiu a falsidade, sendo os documentos aprendidos. Ela foi presa em flagrante por estelionato e falsificação de documentos, sendo conduzida a delegacia e após ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

POLICIAIS DO 4ºBPM PRENDEM ASSALTANTES DE BANCO.

show_img (7)
Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva
 
Três criminosos que participaram do assalto a agência bancária em Pelotas,  foram presos na tarde de quarta-feira. De acordo com a Brigada Militar, policiais militares se deslocaram até a localidade de Monte Bonito, onde viram três suspeitos. Eles tentaram fugir, mas foram abordados. Com eles foram apreendidos uma pistola calibre .40, municiada, um fuzil calibre 5.56, um Gol e no seu interior quatro carregadores do fuzil com 114 projéteis intactos calibre 5.56, um colete balístico Uruguaio, potes contendo miguelitos, diversas ferramentas, celulares e ainda as roupas utilizadas no momento do assalto como luvas pretas, toucas ninja e mascara de gás.
show_img(1)
Todos foram conduzidos até a delegacia de polícia para o registro do flagrante.     

Fonte: Ação Preventiva




COMANDO AMBIENTAL INTENSIFICA AS AÇÕES CONTRA A PESCA PREDATÓRIA NO LITORAL NORTE

_DSC0050 _DSC0044

Fotos: Eduardo Rosa, divulgação: Ação Preventiva

O Comando Ambiental da Brigada Militar, através das Patrulhas Ambientais (PATRAM) inserido na Operação Golfinho no litoral norte, do município de Torres a Quintão, já apreendeu mais de quatrocentos e quarenta e seis (446 ) metros de redes de pesca, oriundas do ambiente marinho, bem como de rios e lagoas, neste mesmo período já foram apreendidos um total de dezesseis tarrafas.

_DSC0064 _DSC0059

As patrulhas ambientais realizam diariamente uma varredura no Litoral Norte e no Litoral Sul, com a finalidade de coibir crimes ambientais, em especial a pesca predatória, bem como a fiscalização das áreas demarcadas para surfistas, pescadores e banhistas.

_DSC0091 (1) _DSC0082 (1)

Nas próximas semanas estas mesmas atividades estão sendo preparadas para serem desenvolvidas no Litoral Sul, priorizando os municípios de Rio Grande, São José do Norte e Pelotas.

O Comando Ambiental orienta a população que denuncie casos de caça, maus tratos de animais e pesca ilegal, assim como quaisquer outros crimes ambientais que afetem o nosso meio ambiente.

O contato para denunciar pode ser feito através do telefone 190 em qualquer município do Estado ou diretamente com o Comando Ambiental em Porto Alegre pelos números (51) 3320 6300 ou (51) 3320 6301, no Litoral Norte em Osório (51) 3663 7285, Tramandaí (51) 3661 4620, Xangri-lá (51) 3665 3698 e Torres (51) 3626 4720.

No Litoral Sul, os contatos devem ser com o Pelotão Ambiental de Rio Grande pelo (53) 3235 4702.

Fonte: Ação Preventiva e BM

Mulheres que sofreram amputação por conta de acidente em Glorinha deixam UTI

Tombamento do ônibus da Unesul deixou seis pessoas mortas e outras três ainda correm risco de morte

O estado de saúde de pelo menos duas pessoas que ficaram feridas no tombamento de um ônibus, na última terça-feira, melhorou. Conforme o Hospital Pronto Socorro (HPS) de Canoas, Fernanda Mondiger da Silva, de 22 anos, já está no quarto e recebe a visita de familiares. No Hospital Cristo Redentor (HCR), do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Patrícia Machado Gomes, já saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ambas estavam na UTI após cirurgias de amputação do braço. Um terceiro paciente, João Flávio Silveira dos Santos, ainda corre risco de ter um membro amputado, segundo informações de familiares. 

Mateus Henrique Ghilardi, de 17 anos, Ivânia Machado, de 58, e João Manoel Gomes Pinto, de um ano, seguem internados no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Os dois primeiros estão em estado greve. A criança está com a saúde considerada regular. No Hospital Dom João Becker, conforme o plantão administrativo, sete pessoas seguem internadas, uma delas em estado grave. O hospital não irá divulgar o nome dos pacientes.

Além destas 12 pessoas que seguem internadas, o tombamento do ônibus, na ERS-030, em Glorinha, deixou seis pessoas mortas.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia prende mulher que confessou planejar morte de marido em Sapucaia do Sul

Seguro de vida motivou assassinato a tiros de Jairo Torquato, de 45 anos

A Polícia Civil prendeu uma mulher que confessou ter mandado matar o marido para receber o seguro de vida do guarda municipal. O crime ocorreu em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre em agosto de 2014. A suspeita foi presa no início desta semana. A delegada Marina Goltz, que responde pela Delegacia que investiga o caso, disse que não irá se manifestar sobre o caso. Ela está substituindo o delegado Eduardo Moraes, que está de férias.

Jairo Torquato, de 45 anos, saiu de casa com a mulher para ir a uma consulta médica, que havia sido antecipada por ela. Para não se atrasaram, eles decidiram sair ainda de madrugada. Assim que saíram para a rua, o casal foi abordado por dois homens armados, que acertaram dois tiros na vítima. Uma denúncia anônima afirmou que Eva Torquato, de 46 anos, tinha planejado o crime.

No depoimento, Eva disse que estava tão perto da vítima que ouviu a arma falhar duas vezes. Os dois homens conseguiram fugir. Conforme o secretário de Segurança e Trânsito, da Prefeitura de Sapucaia do Sul, Jacó Juarez da Cruz, o crime foi uma surpresa. Outro ponto destacado pelo gestor é de que a viúva estava triste e chorando no velório da vítima.

Fonte: Rádio Guaíba

6º BPM prende ladrão de carga no balneário Cassino

2ª Cia prende ladrão de carga1 2ª Cia prende ladrão de carga

Fotos: BM, divulgação Ação Preventiva

Na madrugada desta quinta-feira (8/1), às 2h50, na Rua Cachoeira do Sul, no balneário Cassino, em Rio Grande, policiais militares da 2ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 6º BPM, flagraram um jovem carregando parte de uma carga de ferramentas e peças de manutenção de máquinas, avaliada em aproximadamente R$ 8.000,00. Com a presença da guarnição entrou em fuga em um veículo GM/Ipanema, sendo logo após, abordado e identificado W.F.C, 21 anos. O jovem confessou o crime e disse estar acompanhado de um segundo homem que não foi localizado. Ele foi preso em flagrante delito e conduzido à delegacia de polícia, posterior foi recolhido à penitenciária do Rio Grande.  

Fonte: Ação Preventiva

Quadrilha é presa pela BM após assaltar supermercado em Gravataí

Dois dos presos estavam em liberdade provisória desde o ano passado.

clip_image002

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Uma qaudrilha foi presa por volta das 15 de quarta-feira, após assalto em Gravataí. De acordo com a Brigada Militar, o quarteto havia acabado de assaltar um supermercado a mão armada no bairro Barnabé. Após eles fugiram no veículo Golf de cor vermelha, levando a caixa registradora do estabelecimento. Na rua Paul Zivi, bairro Distrito Industrial, eles foram interceptados pelos policiais do 17° BPM.  

Foram presos Lucas P. S, 23 anos, morador de Viamão, Pablo B. S, 18 anos, Luis F. A. A, 18 anos também morador de Viamão e José M. S. S, 22 anos. Todos possuem antecedentes criminais.  Lucas e Luis estavam em liberdade provisória desde o ano passado.    

Os PMs localizaram uma réplica de arma com os detidos. O veículo foi apreendido e os criminosos encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, autuados em flagrante por roubo a estabelecimento comercial e recolhidos ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

Moto utilizada em assalto é localizada pela BM

Logo após ao meio-dia de quarta-feira, 7, uma Guarnição da Brigada Militar de Jacutinga localizou uma motocicleta abandonada, em uma estrada de lavoura, na RS 211, próximo ao Km 34. De acordo com a Brigada Militar, a motocicleta de placa IMP-7625, de cor preta. estava coberto por vegetação nativa (mato), e próximo do local tinha dois capacetes , um com viseira escura, outro transparente.

Pela placa, foi constatado que havia sido furtada em novembro de 2014, em Erechim. A cor original da moto era vermelha, mas, para descaracterizar, já havia sido pintada, por mais de uma vez. Possivelmente teria sido utilizada em um assalto a uma lotérica, na manhã, naquela cidade.

Fonte: Ação Preventiva

Condutor embriagado é detido no Norte do Estado

No inicio da manhã de quarta-feira um motorista embriagado foi preso na rua Doralício Domingues, bairro Aeroporto em Erechim. De acordo com a Brigada Militar, o veículo VW/Voyage foi abordado, e o condutor, de 56 anos apresentava notórios sinais de ingestão de bebida alcoólica, foto confirmado pelo etilômetro, que acusou a concentração de 0,85 miligramas de álcool por litro de ar expelidos dos pulmões.

Ele foi preso e apresentado na DP onde foi autuado em flagrante, na sequência foi liberado após sanar o valor arbitrado na fiança. O automóvel foi recolhido ao depósito.

Fonte: Ação Preventiva

PROCURADO DA JUSTIÇA É PRESO PELA BM EM CAXIAS DO SUL

Moacir Gomes da Silva, 35 anos que estava sendo procurado da justiça foi preso pela Brigada Militar na noite desta quarta-feira (07), em Caxias do Sul. Ele foi detido por volta das 21h18min na rua Albano Caberlon, no bairro Montes Claros durante uma abordagem de rotina. Silva foi encaminhado a delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

DUPLA É PRESA APÓS ASSALTAR PET SHOP E ATROPELAR GESTANTE EM CAXIAS DO SUL

A vítima do atropelamento foi socorrida pela SAMU e permanece internada no Hospital Pompeia

image

Foto: BM, divulgação Ação Preventiva

Luiz Alexandre Zakka Carvalho, 42 anos e Rodrigo Oliveira Motta, 38 foram presos pela Brigada Militar, após assaltar um Pet Shop no final da tarde desta quarta-feira (07) em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, por volta das 17h30min a dupla efetuou o roubou no estabelecimento, localizado na rua Antonio Ribeiro Mendes, no bairro Santa Catarina e fugiram num veículo C3 roubado, em direção ao bairro o bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, onde acabaram atropelando uma adolescente grávida.

A BM conseguiu fechar o cerco e efetuar a prisão de dois dos ladrões, um deles conseguiu escapar. Os presos foram conduzidos a Delegacia, onde foi lavrado o flagrante. A vítima do atropelamento foi socorrida pela SAMU e encaminhada ao Hospital Pompeia, onde permanece internada com quadro clínico estável.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Adolescentes são apreendidos após furto em veículo, no Sul do Estado

Na terça-feira (6/1), às 15h20, na Rua Santa Maria, no balneário Cassino, em Rio Grande, policiais militares da Operação Golfinho foram informados por populares que um veículo foi alvo de arrombamento. Imediatamente no local, os policiais abordaram dois adolescentes infratores, de 15 e 17 anos, autores do furto. Após os policiais conseguiram contato com a vítima. Metade do dinheiro furtado foi localizada com um dos adolescentes. Foram conduzidos à delegacia de polícia.

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM localiza foragido da PERG

POE localiza foragido

Foto: BM, divulgação: Ação Preventiva

Nesta quarta-feira (7/1), às 14h20, na Rua 1, velha, no bairro Getúlio Vargas, em Rio Grande, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, localizaram D.S.R., de 23 anos, o qual estava foragido desde 01/01/2015, quando não retornou da saída temporária. Foi preso e encaminhado à delegacia de polícia, posterior será novamente recolhido à penitenciária. Responde por tráfico de entorpecentes, furto qualificado e porte ilegal de arma de fogo. A ocorrência está em andamento na delegacia.

Fonte: Ação Preventiva

OITO EMPRESAS SÃO FISCALIZADAS PELO COMANDO AMBIENTAL DA BM NO LITORAL NORTE

SAM_0041 SAM_0021

Fotos: BM, divulgação: Ação Preventiva

O Comando Ambiental da Brigada Militar realizou Operação em fiscalização nos estabelecimentos comerciais no Litoral Norte,  no primeiro momento foram fiscalizados (08) oito empresas, iniciando pelo  município de Osorio,  Terra de Areia e Imbé, constatando irregularidades, sendo elas,  falta de Licenciamento Ambiental e Licença Ambiental vencida, contrariando assim, as legislações ambientais vigentes.

SAM_0066 SAM_0059

A guarnição do policiamento ambiental ao chegar no local constatou que  atividades realizadas pelas empresas fiscalizadas eram, fabricação de móveis com processo de pinturas, sem o sistema de exaustão, não comprovando a destinação dos rejeitos oriundos da atividade, realização de beneficiamento de madeira, fabrica de aberturas e moveis de madeiras, fabricação de móveis e artefatos de madeiras, empresa de estofaria e marcenaria com pintura de pincel, fabricação de moveis de madeira, chapeação com processo de  pintura de veículos sem sistema de exaustão com emissão de partículas na atmosfera, não comprovando o destino adequado dos resíduos gerados, tais como estopa, lixa, latas de tintas, tinner,   todas sem a licença ambiental,  produção de cerâmica, operando com o Licenciamento Ambiental vencido.

SAM_0094 SAM_0068

Os policiais militares confeccionaram Termo Circunstanciado, orientaram os proprietários das empresas e liberados, posterior as documentações produzidas serão encaminhadas aos órgãos competentes. 

O Comando Ambiental orienta a população de que construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos potencialmente poluidores sem licença ou autorização dos órgãos competentes é crime ambiental conforme a legislação vigente, com penalidade de detenção de um a seis meses ou multas, ou até mesmo ambas as penas cumulativamente.

O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça a população que denuncie os crimes ambientais que afetem o nosso meio ambiente. O contato para a denúncia pode ser feito através do telefone 190.

Fonte: Ação Preventiva

DUPLA É PRESA POR RECEPTAÇÃO DE VEÍCULO NO LITORAL NORTE

clip_image002clip_image002[4]

Por volta das 20h30min de segunda-feira, a guarnição que estava no patrulhamento no Bairro Campo Bonito, abordou a motocicleta Honda/CG de cor azul sem placas. Quando identificada a referida motocicleta foi constatado que a mesma estava com o motor e chassi raspado. Os tripulantes da motocicleta, os acusados de iniciais: F.P.B. 22 anos e J.C.B.J 20 anos, foram conduzidos ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes para exame de corpo delito e posterior a Delegacia de Policia para o registro de ocorrência juntamente com a motocicleta. O acusado de iniciais:J.C.B.J foi apresentado preso em flagrante delito por receptação de veículo.

Fonte: Ação Preventiva

BM DE TORRES PRENDE INDIVIDUO PROCURADO PELA JUSTIÇA

Na tarde de segunda-feira,  a guarnição que estava no patrulhamento no setor da rótula da Avenida Barão do Rio Branco esquina com Avenida José Bonifacio, recebeu informação referente um homem que estava nas proximidades e que seria procurado da justiça. De posse das informações a guarnição efetuou abordagem, sendo feita consulta no sistema foi constatado que F. O. S., 26 anos, tinha contra si mandado judicial de prisão, sendo encaminhado para Delegacia de Policia onde foi apresentado preso.

Fonte: Ação Preventiva

Identificadas as seis vítimas fatais do acidente com ônibus da Unesul

Mãe e filha estão entre os mortos

Identificados os seis mortos em acidente na ERS 030 | Foto: Paulo Nunes

Identificados os seis mortos em acidente na ERS 030 | Foto: Paulo Nunes

O Departamento Médico Legal (DML) em Porto Alegre confirmou os nomes de mais três vítimas fatais do acidente desta quarta-feira com o ônibus da Unesul: Priscila Silva Barbosa, de 28 anos, filha de Nair dos Santos Silva, de 69 anos, e João Batista Santos Almeida, de 50 anos. Almeida foi o último a ser liberado do DML por volta das 4h.

Além dessas, outras três já haviam tido as identidades confirmadas até o fim da noite de ontem: Carmen Maria Geralda dos Santos, de 56 anos, Terezinha Antônio Augustin, de 49,  e Irma Maria Christ, de 81 anos, única que perdeu a vida já em atendimento, no Hospital Dom João Becker, em Gravataí.

Todas as vítimas devem ser sepultadas até o final da tarde desta quarta-feira. De acordo com a Funerária Santa Rita, Irma Maria, que era freira, vai ser velada na Igreja Matriz de Santo Antônio da Patrulha. Carmem Maria, Nair e a filha Priscila serão veladas em capelas do Cemitério Municipal de Santo Antônio da Patrulha. O enterro das quatro está programado para o fim da tarde.

As outras duas vítimas serão sepultadas em Gravataí. Almeida é velado no Cemitério Municipal vai ser enterrado no Cemitério do bairro Rincão da Madalena. Já Terezinha é velada no Cemitério Municipal, onde deve ser sepultada no fim da tarde.

No acidente, o condutor de um ônibus da empresa Unesul que fazia o percurso Porto Alegre/Tramandaí perdeu o controle da direção e o veículo tombou. Conforme os policiais do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), ele dirigia a cerca de 120 km/h.

Fonte: Rádio Guaíba

Delegado deve indiciar motorista de ônibus da Unesul por dolo eventual

Alta velocidade é a causa provável do acidente. Polícia não detectou nenhuma falha técnica no veículo

Após as primeiras análises do ônibus que tombou na ERS-030, na região Metropolitana, a Polícia Civil estima que o motorista seja indiciado por homicídio com dolo eventual — quando se assume o risco de matar. A observação inicial do tacógrafo mostrou que ele dirigia a mais de 100 km/h no momento do acidente, no início da tarde de ontem. A velocidade máxima permitida no trecho de curvas perigosas, no município de Glorinha, é de 60 km/h.

Nenhuma falha técnica foi detectada no veículo até o momento, conforme relatou o delegado Anderson Spier, de Gravataí, em entrevista à Rádio Guaíba. “Tudo leva a crer que o excesso de velocidade, quase o dobro da permitida, foi a única causa do acidente. Por isso, provavelmente vamos indiciá-lo por homicídio doloso e ele vai a júri”, antecipou. O delegado espera os resultados da perícia para confirmar a hipótese. O inquérito deve ser concluído em até 30 dias.

O ônibus da empresa Unesul, que fazia o trajeto entre Porto Alegre e Tramandaí, foi fabricado no final de 2012 e era utilizado em perfeito estado de conservação, segundo o responsável pela investigação. Ao contrário do que o condutor afirmou após o acidente, não há sinais de problemas na suspensão do veículo. Jeferson Padilha da Silva, de 39 anos, havia sido contratado há apenas um mês pela Unesul, mas relatou que tinha experiência em condução de ônibus intermunicipais desde 1997. Ele prestou depoimento à PC e foi liberado, depois de o teste do bafômetro apresentar resultado negativo.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é executado no bairro Expedicionário, em Soledade

Sebastião dos Santos Maciel, de 42 anos, foi morto na madrugada desta quarta-feira,  na Rua José Bonifácio, bairro Expedicionário, em Soledade. O fato ocorreu por volta das 2h, quando a vítima foi atingida por dois disparos de arma de fogo, que acertou suas costas e ouvido direito. Ele era natural de Fontoura Xavier, mas residia em Soledade, no bairro Fontes.

A Equipe de Suporte avançado do SAMU Soledade foi chamado para prestar atendimento, porém ao chegar no local do fato, Sebastião já estava em óbito. Conforme informações das autoridades policiais, existem suspeitas da autoria do crime, que poderia ter sido motivado por envolvimento com drogas.

Ainda na madrugada, a perícia esteve no local para fazer os levantamentos para averiguar as circunstâncias e motivações deste crime. Este é o primeiro homicídio do ano registrado em Soledade.

Fonte: Ação Preventiva e BM

PC pede que vítimas de acidente em Glorinha busquem pertences na Delegacia da cidade

Feridos e familiares também devem aproveitar e prestar depoimento para os agentes do caso

Familiares e vítimas do tombamento de um ônibus da Unesul, nessa terça-feira, em Glorinha, devem se deslocar até a Delegacia de Polícia (DP) do município para recuperar os pertences. Conforme o delegado Anderson Spier, que assumiu o caso, celulares, óculos e outros objetos estão catalogados no local.

Os feridos e familiares também devem aproveitar e prestar depoimento para os agentes do caso. Conforme os policiais, o motorista dirigia a 120 km/h, em um local que fica perto de uma escola. Em depoimento, ao delegado Spier, o motorista alegou trabalhar na área desde 1997, mas foi contratado pela Unesul em 4 de dezembro.

Seis pessoas morreram no acidente. Elas devem ser enterradas, no fim da tarde desta quarta-feira, em Santo Antônio da Patrulha (4) e em Gravataí (2).

Fonte:Rádio Guaíba

Bando invade agência do Santander e fere cliente a tiros em Pelotas

Crime ocorreu na avenida Fernando Osório, no bairro Três Vendas

Uma quadrilha com quatro a cinco assaltantes invadiu a agência do Santander do bairro Três Vendas, em Pelotas, na Metade Sul, e levou uma quantia não revelada, no início da tarde desta quarta-feira. Um cliente precisou ser hospitalizado, com tiros nas pernas e estilhaços de chumbo nas costas. A Brigada Militar garante ter chegado ao local minutos após o ataque, ocorrido às 13h45min, na avenida Fernando Osório. Possivelmente armados com fuzis, os criminosos renderam funcionários e clientes e fugiram em um Corolla branco roubado, e abandonado em seguida. As buscas prosseguem.

Fonte:Rádio Guaíba

Dois homens são presos em flagrante por furto/arrombamento em Cachoeirinha

clip_image002

Fotos: BM, divulgação: Ação Preventiva

Na madrugada de segunda-feira dois homens foram presos em flagrante após furto/arrombamento em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, policiais militares flagraram a dupla caminhando na via, carregando uma TV 42 polegadas na Rua São Pedro, bairro Vista Alegre. Leandro da S. A, 31 anos e Cristian O. V, 22 anos, ambos com antecedentes.

No momento da abordagem, a vítima do furto chegou ao local e relatou ser proprietário da TV. Relatou ainda que eles mesmos tinham acabado de furtar de sua residência. Por este motivo, foi dada voz de prisão aos acusados e apresentados na DPPA de Gravataí onde foram autuados em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Dupla é presa após roubo a mão armada em Erechim

Próximo ao meio-dia,  a proprietária de um minimercado, localizado no bairro Redenção, comunicou que seu estabelecimento teria sido alvo de dois assaltantes. Segundo a Brigada Militar, ela relatou que eles teriam se aproximado em uma motocicleta de cor escura, um deles, armado entrou no local e, mediante ameaças, subtraiu pequena quantidade de dinheiro, perfumaria e cigarros.

As Guarnições de serviço foram mobilizadas para as buscas. Dois suspeitos com as características informadas, foram abordados na rua Cazuza, bairro Parque Lívia, e com eles o material vinculado ao crime.

A arma não foi localizada. Os criminosos, 18 e 22 anos de idade, foram autuados em flagrante e na sequência recolhidos ao Presídio Estadual de Erechim, permanecendo assim a disposição da justiça. Eles já tinham antecedentes criminais.

A motocicleta também foi apreendida, sendo que no dia anterior uma moto, com as mesmas características, foi utilizada em um roubo contra uma farmácia.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é baleado em Caxias do Sul

Um homem foi baleado na manhã de terça-feira, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, a vítima identificada como Edimar Reis Sutil, 28 anos foi atingido por dois disparos de arma de fogo na perna. Ele foi socorrido até o HPS Pompéia.

Segundo informações um Honda/Civic que passava pelo local passou e atirou contra a vítima.

Fonte: Ação Preventiva

Duas armas são roubadas na Serra Gaúcha

Duas armas foram roubadas na tarde de terça-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o primeiro roubo ocorreu por volta das 14h07min, na Rua Pinheiro Machado no SESI, onde um homem armado entrou no local, anunciou o roubo e levou a arma Taurus calibre 38 do vigilante. Os bandidos fugiram em uma moto prata, placas INZ-4942.

O segundo foi por volta das 15h31min, na Rua Bento Gonçalves na SSI, elementos chegaram ao local armados e anunciaram o roubo, sendo levado a arma do vigilante um revólver taurus calibre 38. Foi roubada pelos mesmos tripulantes da motocicleta prata INZ-4942.

Fonte: Ação Preventiva

Duas mulheres são presas em flagrante por furto em estabelecimento comercial e corrupção de menores

Por volta das 10h20min de terça-feira, a BM recebeu o comunicado de que duas mulheres, acompanhados de uma  adolescente, haviam furtado mercadorias das prateleiras de uma loja, localizada no centro da cidade, e saído do local sem o devido pagamento.

As acusadas foram localizadas, com elas os objetos furtados, sendo junto materiais de limpeza, barraca, garrafa térmica, cosméticos, jogos e copos. As duas foram apresentadas na área judiciária, onde foram autuadas em flagrante, e após foram recolhidas ao presídio local.

Fonte: Ação Preventiva

Procurados pela justiça são presos pela BM no Norte Gaúcho

No final da manhã de terça-feira, uma Guarnição foi até uma agência bancária do centro da cidade, onde um homem estaria perturbando os trabalhos. Segundo a Brigada Militar, ele que já possuí antecedentes policiais por dano, lesão corporal, roubo, tentativa de estupro e homicídiofoi abordado pelos Policiais e constatado que estava na situação de procurado da justiça.

Outro procurado foi preso no início da noite, desta vez na rua Washington Luiz, centro. Policiais Militares faziam o patrulhamento preventivo de rotina, quando receberam uma denúncia de que em uma obra de construção civil havia um homem procurado. A informação foi confirmada. Ele, 28 anos idade, também foi recolhido ao cárcere após o registro na DP.

Fonte: Ação Preventiva

Três foragidos são recapturados pela BM na Serra

Na manhã de ontem (06/02) Everton Willian de Souza, 26 anos que também estava foragido foi preso novamente na Rua Ítalo Victor Bersani, em Caxias do Sul.

Um foragido foi capturado na tarde de terça-feira em Bento Gonçalves. De acordo com a Brigada Militar, Elton Henrique Cabral da Luz foi abordado na Rua Caxias do Sul.

Por volta das 19h06min de terça-feira, na Rua Sapucaia no Bairro São Leopoldo, a Brigada Militar abordou o veículo Vectra Cinza 94 CAZ-1248, tripulado por Rafael Pires da Silva, 26 anos, que estava foragido pelo sistema consultas. Lucas de G, 20 anos portava um revolver calibre 38.

O veículo estava com o licenciamento vencido e foi recolhido e as parte conduzidas a DP. LUCAS possui antecedentes por roubo a pedestre e tráfico.

Todos foram conduzidos a DP para registro e após encaminhado ao sistema carcerário.

Fonte: Ação Preventiva

BM PRENDE DUPLA POR ROUBO A PEDESTRE EM SÃO FRANCISCO DE PAULA

Autores agrediram a vítima e levaram R$20,00

Na madrugada de terça-feira (06/01), por volta das 02 horas, A Brigada Militar de São Francisco de Paula recebeu uma ligação anônima via 190, informando que dois indivíduos estariam agredindo um cidadão.

A guarnição deslocou a Rua Curupaiti, Bairro Cipó e constatou ser um roubo a pedestre. A dupla abordou um  homem de 46 anos que estava caminhando pela rua, quando anunciaram o assalto e começaram a agredi-lo, inclusive causando lesões corporais.Conforme a vítima os autores não usaram nenhum tipo de arma apenas a força física e lhe roubaram R$ 20,00 em dinheiro.

Os Policiais Militares realizaram buscas e localizaram os autores. D.R., 22 anos, com antecedentes por furtos, receptação e posse de entorpecentes, e G.C.S., 31 anos, com antecedentes por furto e roubo, ambos foram presos em flagrante e conduzidos a delegacia e em seguida encaminhados ao Presídio de São Francisco De Paula.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é vítima de estupro em Bento Gonçalves

O agressor fugiu após o crime

Uma mulher de 27 anos foi estuprada na manhã de segunda-feira, na rua Senador Pasqualini, bairro Botafogo em Bento Gonçalves. Segundo a Brigada Militar, a vítima relatou que foi abordada por um jovem de statura mediana, que vestia jaqueta de tactel e calça social e sobre ameaça de uma faca anunciou o assalto e a conduziu até o matagal, próximo do local e mediante agressões fíciscas, consumou o estupro. 

Após o fato, o criminoso fugiu. Devido às agressões e ameaças sofridas durante o ato, a vitima não conseguiu ver o rosto do acusado. Ela foi conduzida ao PA 24hs medicada e conduzida a DP para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM cumpre dois mandados de prisões.

foragido preso no cassino

Foto: BM, divulgação: Ação Preventiva

Na terça-feira (6/1), às 9h20, na Rua Luis Loréa, no Centro, em Rio Grande, uma guarnição do 6º BPM, localizou o indivíduo I.F.P., de 54 anos, o qual possuía um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal pelo crime de homicídio. Foi preso e recolhido à penitenciária do Rio Grande.

Às 15h15, na Rua Julio de Castilhos, no balneário Cassino, policiais comunitários do 6º BPM, localizaram em via pública o indivíduo J.C.M.A., de 35 anos, o qual também possuía um mandado de prisão por crimes da Lei Maria da Penha. Foi conduzido à 3ª Delegacia de Polícia do balneário e após será recolhido à penitenciária.  

Fonte: Ação Preventiva

BM PRENDE DUPLA POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E CRIME AMBIENTAL EM CAXIAS DO SUL

Na madrugada de terça-feira, uma denúncia anônima levou os policiais militares a prisão de dois homens, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, Renato da S. de D, 29 anos e Odilnei A. S, 51 anos foram abordados na rua Dos Lírios, bairro São Pedro e com eles localizado cinco cartuchos CBC calibre 36 intactos, quatro cartuchos CBC calibre 36 deflagrados, oito cartuchos sem marca calibre 22 intactos, uma coronha de revolver, uma carcaça de pistola imbel com marcas da PM de MG, uma cartucheira, um radio HT portátil marca yaesu mod. ft 270, dois rádios basa Kenwood, dois pássaros tico-tico, dois pássaro coleirinha, dois pássaros trinca ferro, seis pássaros canários da terra, doze gaiolas, um estabilizador 30a, um coldre preto, um revolver marca taurus calibre 38, quatro cartuchos cal. 38 intactos, quatro rodas de liga aro 17 marca enkei, três pneus michelin 215/45 r17, três pneus kunho 225/45 r17, duas rodas com pneus de motocicleta, um radio transmissor marca cobra, um estabilizador marca zamin, um amplificador marca heathkit, tres ptt para radio, duas antenas, uma bateria de caminhão marca moura, um jogo de soquetes Tramontina 22 peças.

Os pássaros foram apreendidos pela Patram e o resto do material entregue a polícia civil. Rebato foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e Odilnei por criação de animais silvestres.

Fonte: Ação Preventiva

BM CANELA PRENDE HOMEM POR FURTO EM CRECHE

Autor ainda trocou tiros com a guarnição antes de ser detido

Na noite de segunda-feira (05/01), por volta das 21h45min, a Brigada Militar de Canela foi acionada na Avenida João Pessoa, centro da cidade para atender ocorrência de arrombamento em uma creche.

Conforme testemunhas após o fato um indivíduo teria pulado para o pátio de uma confeitaria, ao lado da creche, saindo com uma sacola. Policiais Militares realizaram buscas e encontraram o individuo próximo a um beco.

Ao avistar a guarnição ele largou a sacola que continha um aparelho de DVD e um lava jato, ele pulou a grade de uma casa de onde efetuou um disparo de arma de fogo contra guarnição. Um soldado revidou os disparos acertando o mesmo na perna. Ele ainda conseguiu correr em direção a um matagal, que fica nos fundos da residência, onde foi localizado. 

T.D.M., 25 anos, com vários antecedentes por furtos, roubos e posses de entorpecentes, que foi socorrido e conduzido ao hospital pela Samu. O acusado permanece em observação sob custodiado. A arma não foi encontrada A ocorrência foi registrada na delegacia onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Patrulha Rural do 6º BPM e Vigilância Sanitária apreendem carne sem procedência

patrulha rural apreende carne patrulha rural apreende carne2

Fotos: BM, divulgação: Ação Preventiva

Policiais Militares da Patrulha Rural do 6º BPM, com apoio do efetivo da Operação Golfinho e Vigilância Sanitária, no município de Santa Vitória do Palmar, nesta terça-feira (6/1), às 10h, realizaram a apreensão de 306 kg carne bovina, 26 kg de carne de ovelha, sem procedência. No local, um estabelecimento comercial, foi preso em flagrante delito o uruguaio Y.E.H.R., de 66 anos. Após foi encaminhado à delegacia de polícia.

patrulha rural apreende carne3

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM detém jovem armado no bairro Getúlio Vargas.

POE prende homem armado

Fotos divulgação: BM

Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, na segunda-feira (5/1), às 19h40, na Rua Um, no bairro Getúlio Vargas, em Rio Grande, em policiamento ostensivo, abordaram o jovem I.R.E.S., de 22 anos, em seu poder foi encontrado um revólver, calibre 22, marca Rossi, com três cartuchos calibre 22, a quantia de R$ 101,00 e um aparelho de telefone celular, marca sansung. Foi conduzido à delegacia de polícia em flagrante delito, onde foi arbitrada fiança. Responde por crimes de furtos, roubos, receptação e lesão corporal.

POE prende homem armado1

Fonte: Ação Preventiva

BM apreende armas e prende três homens no Norte do Estado

Três homens armados foram presos na segunda-feira, por policiais militares do 13 BPM, em Erechim. Segundo a Brigada Militar, a primeira prisão se deu logo após o roubo praticado contra uma farmácia, onde uma Guarnição realizava buscas pelo bairro Progresso, quando avistou um suspeito, ele, por sua vez, tentou correr entre as casas, mas foi perseguido e preso. Tinha em seu pode um revólver calibre .38 municiado.

Na parte da tarde, desta vez no bairro São Vicente de Paulo, durante abordagens, um homem tentou fugir de uma Guarnição, mas também foi detido. Com ele foi apreendido uma pistola, tipo garrucha, fabricação chinesa, adaptada para calibre .22 e mais oito munições. Alguns minutos após, também no mesmo bairro, mais um homem armado também foi preso, trazia consigo uma pequena espingarda.

Os três, os quais já tinham antecedentes criminais, foram autuados em flagrante e recolhidos ao presídio.

Aquele que havia sido recolhido pela manhã já tinha sido liberado, no início da noite foi visto caminhando pela cidade.

Fonte: Ação Preventiva

13° BPM registra dois assaltos a estabelecimento comercial

Uma farmácia foi assaltada na manhã de segunda-feira, na avenida Sete de Setembro, em Erechim. Conforme a Brigada Militar, os assaltantes chegaram no local, tripulando uma motoneta Honda/Biz, sendo que um deles estava armado e praticaram o roubo.  

O fato se deu logo que o estabelecimento estava sendo aberto ao atendimento.

Por volta das 22h de segunda-feira, três indivíduos, dois armados, entraram em um minimercado, localizado na avenida XV de Novembro, e anunciaram o assalto, levando o dinheiro que estava no caixa e um aparelho de telefone celular.

Foi observado um aumento nos crimes de roubo praticados na cidade, principalmente contra estabelecimentos comerciais. Preocupado com esse índice, o Comando do 13 BPM aumentou o emprego de Guarnições e determinou a intensificação das abordagens com o intuito de retirar esses criminosos das ruas.

Fonte: Ação Preventiva

12° BPM prende homem e apreende arma

Um homem foi preso por porte ilegal de arma, por volta das 13h14min de segunda-feira, na rua Henrique Cia, bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, Ismaile R. A, 20 anos foi abordado e com ele apreendido um revólver, calibre 38, com numeração suprimida, além de doze munições intactos.

Ismaile foi conduzido a DPPA onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Suspeito de matar metalúrgico é preso pela BM em Caxias do Sul

O crime ocorreu em dezembro de 2014, por volta das 18h.

image

Foto: BM, divulgação: Ação Preventiva

Cleverson Alves de Moura, 24 anos foi preso no inicio da tarde de segunda-feira na rua Silvestre Ruchel, bairro Parque Oasis, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, Moura foi preso após uma denúncia anônima, dando conta que ele seria o autor do assassinato de Ivanildo José Araldi, 43 anos, fato ocorrido por volta das 18h do dia 11/12/2014. Ele estava na situação de foragido do Instituto Penal de Novo Hamburgo, desde novembro de 2014.

Policiais Militares fizeram uma campana no endereço informado e acabaram capturando o foragido que confessou e deu detalhes do crime aos policiais. Uma camiseta que ele vestia no dia do assalto à residência de Ivanildo também foi apreendida no local, além de quatro celulares.

Informalmente Cleverson informou aos Policiais que mais três participaram do roubo da Ecosport, porém não disse nomes, apenas que seriam da região do Vale dos Sinos.

Cleverson foi conduzido a DPPA para o devido registro.

Fonte: Ação Preventiva

Quatro estabelecimentos comerciais são alvo de ação criminosa na Serra Gaúcha

Ninguém foi preso

Na manhã de segunda-feiram um estabelecimento foi desta vez arrombado na Av Rubem Bento Alves, bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, um funcionário do Posto Sim informou que  durante a madrugada, indivíduos danificaram o vidro da loja de conveniência e furtaram diversas carteiras de cigarros que se encontravam no expositor.

Por volta das 16h16min de segunda-feira, dois homens armados assaltaram a Central de táxis, localizado  na rua Botafogo, bairro Universitário, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, do local foi roubado R$ 3.472,00 em dinheiro e dois celulares.

Uma loja de roupas foi alvo de ação criminosa, por volta das 16h19min de segunda-feira, na Av Doutor Assis Antonio Mariani, bairro São Caetano, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, dois assaltantes armados entraram no local e roubaram  aproximadamente R$ 200,00, a bolsa de uma funcionária, contendo documentos pessoais e um um telefone celular Nokia.

Por volta das 15h35mind e segunda-feira, dois criminosos arrombaram o supermercado Rede Mania, localizado na rua Domingos Vanoni, bairro Madureira, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, uma funcionaria informou que indivíduos teriam arrombado o miolo da fechadura e um cadeado da porta do supermercado e furtado do interior aproximadamente R$ 4.000,00 em dinheiro, cerca de R$ 3.000,00 em maços de cigarro de marcas diversas, duas CPU que não recorda a marca.

NInguém foi preso.

Fonte: Ação Preventiva

Trio é preso com veículo roubado em Bento Gonçalves

Na madrugada de segunda-feira, três homens foram presos por receptação em Bento Gonçalves. De acordo com a Brigada Militar, policiais militares visualizaram o veículo GM/Vectra, placas IOB 5376, que havia sido roubado no começo da madrugada na cidade de Garibaldi, durante patrulhamento de rotina.

A guarnição realizou a abordagem no veiculo e no interior estavam três homens e uma mulher, identificados como Juliano L. de B, 25 anos, Jocemar A. G, 36 anos,  Antonio M. Z, 33 anos, (condutor do veículo ) e uma mulher de 31 anos.

Todos foram presos e conduzidos até a DPPA para registro onde foi lavrado o flagrante por Receptação somente para os homens, visto a mulher apenas estar de carona, confirmado pelos ocupantes do veiculo.

Na Delegacia de Policia foi localizado no interior do veiculo uma faca com aproximadamente 20 cm de lamina, sem marca, uma jaqueta de cor marrom, marca cinoy faschion, uma par de botinas, n° 40, marca conforto, uma mochila de cor preta, sem marca contendo uma camiseta, todo material entregue na DPPA.

Fonte: Ação Preventiva

PRF multa condutor a 172km/h na BR 285 em Passo Fundo

Fiscalização autuou 93 por excesso de velocidade, nove deles de fora do país

Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR 285, em Passo Fundo, autuou 93 motoristas, nesta segunda-feira, por excesso de velocidade. Um dos carros flagrados estava a 172 km/h, mais que o dobro permitido no rodovia: 80 km/h. O flagrante ocorreu por volta das 17h. De acordo com o chefe da Delegacia da PRF de Passo Fundo, Rodrigo Calegari, o motorista deverá ter a carteira de habilitação suspensa, além de pagar uma multa de R$ 574. Entre os 93 autuados, nove são de fora do país.

Fonte:Correio do Povo

Criminosos roubam mercado em Caraá, no Litoral Norte

Casal foi amarrado e amordaçado por ao menos quatro homens armados

O dono de um mercado localizado no bairro Passo da Pedra Branca, na cidade de Caraá, no Litoral Norte, próximo a Santo Antônio da Patrulha, e a esposa dele foram amarrados e amordaçados por assaltantes no final da noite dessa segunda-feira. Foram levados eletrônicos, mercadorias, dinheiro e joias.

De acordo com a Brigada Militar, os criminosos chegaram ao local em dois veículos, um VW Voyage preto e uma BMW branca. As vítimas não souberam precisar a quantidade de assaltantes, estimando entre quatro e seis o número de integrantes do grupo.

O próprio comerciante avisou a polícia após conseguir se soltar. Em perseguição, os policiais localizaram os dois carros saindo do interior do município em direção ao Centro por uma estrada de chão batido. Os homens que estavam no Voyage fugiram, a BMW bateu em um poste e os ocupantes fugiram a pé por um matagal próximo.

A BMW usada pelos criminosos estava registrada como roubada no sistema da polícia. O roubo foi cometido no último dia do ano em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O casal de proprietários do mercado saíram ilesos. Parte do material roubado foi recuperado no veículo apreendido.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia liberta jovem mantido refém em Nova Santa Rita desde a virada do ano

Após ter viajado para encontrar garota que conheceu pela internet, vítima foi mantida em cárcere privado na Região Metropolitana

A Polícia Civil libertou, na noite dessa segunda-feira, um jovem paulistano de 20 anos que foi mantido em cárcere privado em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre. Diego Alves da Silva, de Hortolândia, estado de São Paulo, de 20 anos, chegou ao Rio Grande do Sul em 31 de dezembro de 2014 a convite de uma menina que conheceu pela internet, mas acabou sendo mantido refém pela família da jovem.

O jovem viajou de avião e desembarcou no Aeroporto Salgado Filho, sendo levado para o local que serviria de cativeiro pela garota, no Loteamento Berto Círio. Na casa, ele foi mantido em um quarto por seis dias pelos familiares da menina após ter descoberto que a família era envolvida com tráfico de entorpecentes. Segundo a Polícia Civil, ele fez uma ligação para a mãe, oportunidade em que relatou que os familiares da menina andavam armados pela casa. A partir desse momento, o celular foi desligado e a família perdeu contato com o rapaz.

Através de pesquisas no Facebook, a mãe do jovem descobriu que o nome do pai da menina era Alex Custódio, denunciando o caso à Polícia. No local, encontraram a jovem e outras mulheres cuidando do cativeiro. A jovem e a mãe dela foram presas, enquanto o pai está foragido.

O delegado Ireno Schulz, titular da Delegacia de Polícia de Nova Santa Rita já ouviu até o momento as duas detidas e o jovem, que já retornou à  São Paulo, e deve solicitar à Justiça a prisão preventiva de Alex Custódio, tido como chefe do tráfico no Loteamento Berto Círio.

Fonte: Rádio Guaíba

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Dupla é presa por roubo de veículo e menor apreendido após atropelar policial em Viamão

Dois homens foram presos por roubo de veículo e adolescente é apreendido na tarde de sexta-feira em Viamão. Conforme a Brigada Militar, policiais militares do 18° BPM tentaram abordar uma motocicleta Sundown/Max 125 SED, que não obedeceu a ordem de parada, vindo a atropelar um policial. O veículo VW/Voyage GL 1.8 em situação de roubo, acompanhava a motocicleta. A dupla que estava com a réplica de uma pistola e o adolescente de 16 anos foram abordados no Beco Passo do Morrinho, Bairro Fiuza.

A vítima do roubo reconheceu o trio como os autores. Todos foram conduzidos a DPPA para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia decide que jovem alcoolizado que matou ciclista em Santa Cruz pode responder em liberdade

Acidente ocorreu na manhã desse domingo, na BR-471

A Polícia Civil decidiu que o jovem alcoolizado que atropelou e matou um ciclista, na manhã desse domingo, em Santa Cruz do Sul, pode responder pelo crime em liberdade. Leonardo Ferraz Lopes, de 19 anos, chegou a ser detido e encaminhado para o hospital da cidade. Três horas depois, um teste do bafômetro realizado na unidade de saúde confirmou a presença de 0,39 miligramas de álcool no sangue. Acima do limite de 0,34, o caso configura crime de trânsito. O ciclista Cláudio Vitalis, de 56 anos, morreu na BR-471.

Conforme o delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto, a prisão de Lopes não foi solicitada em função de ele ter residência fixa e não possuir antecedentes criminais. O juiz de plantão André Luís de Moraes Pinto aplicou, porém uma série de medidas restritivas contra o jovem, como o recolhimento da Carteira Nacional de Habitação, proibição para deixar a cidade de Santa Cruz do Sul e ainda ter que se apresentar a cada oito dias no Fórum da cidade.

Leonardo Ferraz Lopes deve ser indiciado por homicídio doloso, quando se assume de risco de matar. De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, após a atropelar a vítima, Leonardo ainda perdeu o controle do veículo e caiu em um barranco.

Fonte: Rádio Guaíba

Identificadas vítimas de duplo homicídio dentro da Colônia Penal de Charqueadas

Outro homicídio também foi registrado na PEJ, no fim de semana

Foram identificados os corpos do homem e da mulher encontrados na manhã de domingo na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas, na região Carbonífera. As vítimas foram Maicon Micael Machado, de 28 anos, e Sílvia Alves Valau, de 43. Eles foram assassinados possivelmente a facadas, de acordo com a Polícia Civil.

A motivação do crime e a relação entre as duas vítimas seguem sendo investigadas pela Polícia. O homem cumpria pena na Colônia Penal. Ainda não foi possível esclarecer como a mulher entrou na casa prisional, que só recebe presos do sexo masculino.

Os corpos foram encontrados por um agente na manhã de domingo, ambos com várias perfurações. A perícia apontou que o assassinato pode ter ocorrido na noite de sábado.

De acordo com o delegado Rodrigo Reis, a dificuldade na investigação ocorre porque dificilmente alguém testemunhe contra os criminosos. Ele revelou que outro assassinato registrado no fim de semana dentro do sistema prisional de Charqueadas está sendo investigado. Sérgio dos Santos foi morto dentro da Penitenciária Estadual do Jacuí. Ainda é desconhecida a motivação do crime e, por hora, não há suspeitos.

Fonte: Rádio Guaíba

Policial assessor de Michels é investigado por ligação com traficante morto em Tramandaí

Comissário estaria participando de churrasco na casa do criminoso no momento do homicídio

Policial assessor de Michels é investigado por ligação com traficante morto em Tramandaí Divulgação / Brigada Militar/

Polícia apura se parte das armas encontradas em residência pertence a policial Foto: Divulgação / Brigada Militar

Um policial civil que até quinta-feira era lotado no gabinete do então secretário da Segurança, Airton Michels, está sendo investigado por suposta ligação com o traficante executado em Tramandaí, no domingo.

Conforme apurado até o momento, o comissário Nilson Aneli estaria participando de um churrasco na casa do traficante Alexandre Goulart Madeira, o Xandi, no momento em que o criminoso foi morto com um tiro de fuzil por uma quadrilha rival.

Ainda no domingo, durante as primeiras apurações, Aneli, que está há 33 anos na corporação, se apresentou ao delegado Paulo Perez, de Tramandaí, e afirmou que chegou à casa do traficante minutos após o tiroteio, depois de saber que um sobrinho estava no local e fora baleado.

Depoimentos de suspeitos e de testemunhas, no entanto, contradizem a versão. Três pessoas presas em flagrante por posse do arsenal apreendido na casa do traficante disseram que Aneli estava lá na hora do tiroteio e mais: que algumas das armas pertenciam a ele.

Além disso, testemunhas disseram que logo depois do ataque, dois homens saíram da casa revidando os disparos. Um seria grisalho. Ao ver fotos de Aneli, as testemunhas o reconheceram. Também um policial militar que chegou ao local cerca de dois minutos depois do tiroteio encontrou Aneli já no portão da casa onde havia um morto e dois baleados.

Traficante morto em tiroteio em Tramandaí havia sido condenado por homicídio
Polícia indicia oito pessoas após morte de traficante

A Corregedoria da Polícia Civil abriu procedimento para verificar se Aneli trabalhava fazendo segurança para Xandi, considerado um dos maiores traficantes da Região Metropolitana. Zero Hora apurou que, com a troca de governo, Aneli havia sido cedido para o Ministério Público a pedido de Michels, que retoma o cargo de promotor depois de comandar a Segurança por quatro anos.

No Diário Oficial desta segunda-feira, Aneli foi elogiado por Michels em uma portaria de louvor por serviços prestados: "Louvar os Comissários de Polícia Nilson Aneli (e outros dois policiais) considerando que, com grande zelo, competência, abnegação e espírito público, que transcenderam suas obrigações funcionais, sendo essenciais no desempenho de suas atividades junto ao Gabinete da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul."

Aneli era chefe da segurança do então secretário. Michels, que desde domingo está tratando do problema de saúde de um familiar, disse na tarde desta segunda-feira que tem as informações iniciais do caso e aguarda a investigação da Polícia Civil. Michels confirmou que a seu pedido Aneli fora cedido para atuar no MP.

A origem do traficante

Alexandre Goulart Madeira, o Xandi, 35 anos, ganhou projeção no mundo do crime em 2005, após a morte do assaltante Dilonei Francisco Melara, então líder da facção Os Manos. Assassinado em circunstâncias não esclarecidas até hoje, Melara deixou como herança uma rede criminosa que se expandiu para o tráfico de drogas, beneficiando ex-aliados de Melara, amigos de Xandi, moradores de Canoas.

Anos depois, Xandi se tornou um dos líderes do tráfico na Região Metropolitana, a partir de sua base, o Condomínio Residencial Princesa Isabel, distante duas quadras do Palácio da Polícia Civil, na Capital.

Nos últimos anos, Xandi teria declarado guerra a um traficante, chefe de quadrilha da Vila Tamanca e do Beco dos Cafunchos, no bairro Agronomia, na zona leste da Capital. Os dois teriam se jurado de morte, inclusive, oferecendo R$ 200 mil para quem matasse o outro.

Comissário afirma que chegou ao local minutos depois do homicídio
Foto: Divulgação

Quem é o Comissário Nilson Aneli

Ingressou na Polícia Civil em março de 1982. Formado em Direito na PUC-RS, foi Professor da Universidade de Santa Cruz (UNISC — 2006/2007). Na Polícia Civil ocupou os seguintes cargos: agente Policial DP Charqueadas, agente do Grupamento de Operações Especiais e da Equipe de Adestramento do GOE, Chefe do Plantão do GOE, Chefe da Equipe de Adestramento, Supervisor do GOE, Chefe do GOE, Docente da ACADEPOL, Chefe da Força Tarefa ao combate a assalto a banco pelo DPM e DPI, Agente do DAE/ACADEPOL, Chefe do SEPLAN/ACADEPOL, Coordenar do Curso de Ações Básicas do Uso da Força e da Arma de Fogo, Coordenador da Defesa Pessoal do Curso para Agentes da Guarda Municipal e assessor especial do Secretário da Segurança Pública, Airton Michels.

Fonte: Zero Hora