sábado, 29 de novembro de 2014

Homem viola prisão domiciliar e acaba detido em Erechim

Por volta das 21h30 de sexta-feira, Policiais Militares do 13° BPM de serviço junto ao evento “Natal Erechim”, abordaram um indivíduo suspeito. Através da pesquisa foi constatado que estava em prisão domiciliar.

O homem foi apresentado na DP para o registro e na sequência foi liberado.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso após agredir esposa no Norte do Estado

Um homem  foi preso após agredir sua esposa, por volta das 19h10 de sexta-feira, no bairro Atlântico, em Erechim. De acordo com a brigada Militar, a senhora informou,  que o companheiro chegou em casa embriagado e passou a lhe agredir.

O acusado foi preso e apresentado na DP para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é presa em flagrante vendendo drogas em Rio Grande

Uma jovem de 22 anos foi preso na tarde de sexta-feira, no bairro Henrique Pancada, em Rio Grande. Conforme a Brigada Militar, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, durante patrulhamento avistaram a mulher A.P.P., de 22 anos, efetuando venda de drogas para um usuário. Ao ser abordada, na porta de sua residência, foi encontrado o material apreendido: 24 gramas de cocaína, 99 pedras de crack, pedaços de plástico para embalar droga, um telefone celular LG e a quantia de R$531,00 em notas diversas. Durante a ação o cão farejador da unidade foi utilizado na busca de entorpecentes. A traficante foi conduzida à delegacia de polícia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante delito.

Fonte: Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR DE SANTA CRUZ DO SUL LANÇA OPERAÇÃO PAPAI NOEL

image

Foto divulgação: BM

Na noite de sexta-feira, 28 de Novembro de 2014, em frente à Igreja Catedral São João Batista, Rua Ramiro Barcelos, em Santa Cruz do Sul, o 23° Batalhão de Policia Militar, realizou a SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO PAPAI NOEL, com a chegada das festividades de final de ano, a Brigada Militar preocupa-se em dar especial atenção ao comércio e ao centro da cidade, local onde aumenta a circulação de pessoas, e movimentações financeiras, e em decorrência, a possibilidade da incidência de delitos específicos dessa época do ano.

Durante a operação, será realizado policiamento a pé, motorizado e montado em turnos e horários alternados.

Nesse contexto, a Brigada Militar, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, realiza, nesse ato, o lançamento da OPERAÇÃO PAPAI NOEL, que tem por finalidade principal a prevenção da criminalidade e a aproximação da Corporação com a sociedade.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é morto a tiros em Caxias do Sul

Vítima foi identificada como Beloide Kupinski, 62 anos

Um homem foi morto a tiros por volta das 17h13min de sexta-feira em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, a vítima identificada como Beloide Kupinski, 62 anos foi morto quando chegava em casa. Ele foi alvejado por três disparos ao descer de um táxi, sendo que um dos tiros atingiu a boca.

Na manhã de sexta-feira a vítima havia sido presa após ameaçar seu vizinho de 34 anos com uma arma calibre 12 em frente a residência.

O caso será investigado pela Polícia.

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM começa a Operação Papai Noel.

DSC02354

Fotos divulgação: BM

Na sexta-feira (28/11), no largo Dr Pio, em Rio Grande, o comando do 6º BPM, deu início as atividades relativas à Operação Papai Noel 2014/2015.  A operação que acontece todos os finais de ano, em zonas comerciais e de grande concentração de pessoas, tem como objetivo evitar o aumento e manter sob controle as ocorrências policiais relacionadas a delitos contra a pessoa, o patrimônio e a economia popular, na época das festas natalinas e de fim de ano. A intenção é de preservar a ordem e a tranquilidade da comunidade, evitando o aumento da criminalidade.

DSC02356

Atuarão na operação policiais militares do Pelotão de Operações Especiais, Pelotão Montado, cinófilos, além do tradicional policiamento a pé e com viaturas.

DSC02369

O comando da unidade relembra algumas dicas para as pessoas evitarem assaltos, entre elas: conduzir suas bolsas na parte da frente do corpo; não usar carteiras no bolso de trás das calças; evitar andar com elevadas quantias de dinheiro; carregar o telefone celular de forma discreta; manter a calma durante um eventual assalto e não reagir.

Em caso de emergência fazer contato telefônico com a Sala de Operações do 6º BPM, pelos telefones 190, 32934750, 32934751, 32934752, disque denúncia 32312750, 2ª Companhia Cassino, 32361522, 32361190 e o Grupo Rodoviário 198. 

Participaram do lançamento o Capitão Claudiomiro Mendonça, comandante da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo e representando o comando do 6º Batalhão, representantes da Prefeitura Municipal, do Consepro, do 3º CRB e demais praças e oficiais da unidade.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por Porte Ilegal de Arma em Caxias do Sul

Um homem foi preso por porte ilega de arma de fogo por volta das  09h38 de sexta-feira na rua dos Telegrafistas, próximo ao Posto de Saúde, bairro Belo Horizonte, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar o homem de 62 anos estava ameaçando seu vizinho de 34 anos, em frente à residência, com uma arma calibre 12, sem numeração e sem marca.

Ele foi encaminhado à DP para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

6° BPM realiza reunião sobre a Vila Mangueira

reunião

Foto divulgação: BM

Na sexta-feira (28/11), às 14h, na Secretaria de Mobilidade Urbana e Acessibilidade de Rio Grande, aconteceu uma reunião com o propósito de trata assuntos referente à mobilidade urbana, no bairro Mangueira, em Rio Grande. Participaram do encontro o secretário, o Sr Edson Lopes, os policiais comunitários do 6 BPM, soldados Piva, Xander e Xelder, o representante da fiscalização de trânsito, agente Daniel, o Sr José Vicente, a Sra Cristiane Troina, representando o Porto e os moradores, Sr André, e as Sras Vânia, Silvana e Orlença.

Na oportunidade o secretário Edson Lopes, ouviu as reivindicações e colocou a secretaria a disposição para solucionar os problemas apresentados.

Fonte: Ação Preventiva

4º BPM lança Operação Papai Noel.

SAM_0292

Fotos divulgação: BM

Na tarde desta sexta-feira (28/11), no Largo Edmar Fetter em Pelotas, o 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), lança á Operação Papai Noel. O objetivo da Brigada Militar com esta operação, é garantir a segurança de todas as pessoas que estarão fazendo suas compras de final de ano. Os policiais nas suas mais variadas formas de atuar estarão nas ruas fazendo o policiamento, com seu efetivo orgânico das Companhias, com o apoio do Pelotão de Operações Especiais, Grupo de Trânsito, Grupo Tático de Motociclistas, Canil, Pelotão Hipo, Patrulhas Tático Móvel, entre outras frações, mas o 4º Batalhão necessita do apoio de todos os senhores e senhoras, da comunidade pelotense, que pode auxiliar com informações ao 190, ao disque-denúncia 32277171, ou conversando com os policiais no seu local de serviço. Somente com o apoio da comunidade pelotense, com este trabalho em conjunto é que teremos dias mais seguros e momentos para –verdadeiramente- festejarmos.

SAM_0274

Fonte: Ação Preventiva

Prisão por Cumprimento de Mandado em Caxias do Sul


Na manhã de sexta-feira, na av. Oliveiros Marcelino Teixeira, bairro Mariani, foi cumprido o mandado de prisão contra Cezar Augusto Lopes Quinteiro Júnior, 29 anos.

Ele foi encaminhado à DP e após recolhido ao presídio.

Fonte: Ação Preventiva

Lançamento da Operação Papai Noel em São José do Norte

6º BPM lança papai noel em SJN (3)

Fotos divulgação: BM

Nesta sexta-feira (28), às 18hs, será lançada em São José do Norte a Operação Papai Noel da Brigada Militar, a qual tem por finalidade intensificar o Policiamento Ostensivo na área comercial em razão do aumento das vendas por ocasião do Natal.

6º BPM lança papai noel em SJN (2)

O pelotão de São José do Norte contará com uma viatura leve e duas motocicletas em apoio, as quais trabalharão em horário exclusivo para atender a segurança do comércio nortense.

6º BPM lança papai noel em SJN (1)

O Comandante do Pelotão, 1º Tenente Flores orienta a comunidade que colabore com a Brigada Militar no sentido de comunicar qualquer anormalidade, não facilitar as ações de pessoas que tenham o intuito de delinqüir, assim como, os comerciantes auxiliem a corporação para que as descargas de suas mercadorias não excedam o tempo necessário, para que não causem transtornos ao fluxo de veículos pelas vias do município.

A solenidade contará com a participação do apoio do Corpo de Bombeiros de São José do Norte através da 4ª SGCI/ 3º Comando Regional de Bombeiros, os quais também estão intensificando suas atividades, visto que pelo fato da demanda comercial se estender até mais tarde, os riscos também aumentarão, o que se faz necessário uma atenção especial no período, informa o 1º Sargento Marcos Estanislau Dias, Responsável pelo comando dos Bombeiros neste município. 

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso com arma de fogo e colete balístico em Pelotas.

IMG-20141128-WA0015

Foto divulgação: BM

Na tarde desta sexta-feira (28/11), no Bairro Pestano em Pelotas, policiais militares do Policiamento Comunitário e da PATAMO (Patrulha Tático Móvel) da 2ªCia do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em uma ação conjunta após denúncias, abordaram M.B.C.M, 40, que tinha em sua posse um revolver Cal. 38 e um colete balístico. O homem foi conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Homem é preso na Morungava após furtar as rodas de um veículo

clip_image002

Fotos divulgação: BM

Nesta quinta-feira (27/11), ás 18hs, na Rua Tangara, na Morungava, em Gravataí, uma guarnição da Patrulha Rural da 3ª Cia do 17ºBPM, prendeu Bruno R. B. V., 24 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecente. Aproveitando que o morador, de 66 anos, estava internado em um hospital, o criminoso entrou na garagem da residência e furtou as quatro rodas, uma chave de fenda e um macaco hidráulico do veículo Voyage que estava estacionado. Bruno foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, autuado em flagrante por furto em veículo, e recolhido ao sistema carcerário.

clip_image002[5]

Fonte: Ação Preventiva

BM CANELA PRENDE HOMEM COM CHEQUE FURTADO

Ele ainda estava de posse de uma bucha de cocaína

Na madrugada de sexta-feira (28/11), por volta das 03h30min, a Brigada Militar de Canela em patrulhamento no Bairro Santa Marta abordou na Rua da Igreja um indivíduo em atitude suspeita.

Durante a revista foi encontrado com E.S., 37 anos, com antecedentes de tráfico de drogas, furtos, roubos e porte ilegal de arma de fogo, uma folha de cheques da Caixa Econômica no valor de R$ 80,00, assinado, que estava com registro de furto ocorrido em uma sorveteria no centro da cidade. Ele também estava com um cachimbo artesanal e uma bucha de cocaína.

O autor foi preso por receptação e posse de entorpecentes, sendo conduzido a delegacia.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia Comunitária do 6º BPM prende foragido armado com envolvimento em crime de homicídio.

comunitária prende foragido armado (1)

Fotos divulgação: BM

Na sexta-feira (28/11), às 15h30, no bairro São João, em Rio Grande, policiais comunitários do 6º BPM, prenderam D.C.O.S., de 18 anos, o qual possuía um mandado de prisão preventiva. O jovem foi abordado quando tentava invadir a escola CIEP, atrás de sua companheira, a qual ele fazia ameaças. Estava armado, portando na cintura um revólver, Taurus, calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos e numeração raspada. Ele já responde por homicídio doloso.

comunitária prende foragido armado (2)

Ocorrência está em andamento sendo apresentada na delegacia de polícia.

Fonte: Ação Preventiva

Dois adolescentes são apreendidos pela BM por roubo de veículo em Gravataí

Por volta das  22hs de quinta-feira, na Rua Conde da Figueira, na Morada do Vale I, em Gravataí, uma guarnição da 2ª Cia do 17ºBPM, apreendeu dois adolescentes de 16 e 17. Os dois foram flagrados tripulando uma motocicleta Honda CG 125, que estava com o chassi raspado. O adolescente de 16 anos possui antecedentes de atos infracionais por roubo a pedestre e desobediência, o outro não possui antecedentes, ambos são moradores do Município de Canoas. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, e ao chegarem foram reconhecidos pela vítima, que fazia o registro do assalto, como os autores do roubo do veículo. Mesmo tendo sido reconhecidos pela vítima, os adolescentes foram entregues aos responsáveis após o registro da ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Dois jovens são detidos com revólver no ginásio da Pirelli em Gravataí

Na noite de quinta-feira na Rua Eli Correa, na Girassol, em Gravataí, no ginásio de esportes da empresa Pirelli, uma guarnição 2ª Cia do 17ºBPM, prendeu dois jovens de 18 e 19 ambos, sem antecedentes criminais. O rapaz de 19 anos foi jogar futebol e pediu para seu amigo, de 18 anos, segurar a sua arma, um revólver calibre 38 de numeração raspada. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, autuados em flagrante porte ilegal de arma.

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM apreende adolescente com drogas

poe apreende menor com drogas

Foto divulgação: BM

Na tarde desta sexta-feira em Rio Grande, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, durante patrulhamento entraram na Avenida E, no bairro Cidade de Agueda,  e visualizaram quando um adolescente, posteriormente identificado de 17 anos, jogou um pote no chão. Foi encontrado dentro do recipiente,  18 tijolinhos de maconha e a quantia de R$ 20,00. O adolescente foi conduzido à delegacia de polícia para as medidas cautelares cabíveis.  

Fonte: Ação Preventiva

4º BPM divulga resultado das ações estratégicas desenvolvidas em 2014.

TODAS BOCA DE FUMO

Fotos divulgação: BM

Dentro as estratégias do 4º BPM, uma das principais é o combate ao Trafico de Drogas, tendo em vista que envolvendo o consumo e o trafico de drogas, permeiam diversos crimes como homicídio, roubo, furto e entre outros. O próprio roubo a pessoa, no qual normalmente estudantes são vítimas e tem seus celulares, tênis e notebooks roubados, acabam sendo trocados por pedras de crack nos pontos de venda. Por isso o Comando do 4ºBPM incrementou através de ações de inteligência e monitoramento, as atuações nas “Bocas de Fumo”. Neste ano de 2014 já foram mais de 110 pontos fixos de venda de drogas “Boca de Fumo” estouradas pelos Policiais Militares do 4º BPM. Com isso houve um grande aumento na quantidade de drogas apreendidas, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Com isso alguns crimes tem diminuído na cidade, inclusive o próprio crime de homicídio, que desde junho passado estamos com índices menores que de 2013, se comprados mês a mês, invertendo-se a curva da criminalidade que antes era ascendente e hoje cai significativamente.

Durante este ano de 2014 foram 368 ocorrências envolvendo entorpecentes e nessas aconteceu à prisão de 508 pessoas, sendo 264 por posse e 244 por trafico de drogas e mais 24 armas de fogo apreendidas.

Comparativo de drogas apreendidas:

NO ANO DE 2013

NO ANO DE 2014

5.418,00 de Maconha

81.714,61 quilos de Maconha

1.912,00 de Crack

5.127,13 quilos de Crack

1.506,00 de Cocaína

2.245,17 quilos de Cocaína

Fonte: Ação Preventiva

Acidente entre caminhão e van escolar deixa sete feridos no RS

Colisão envolvendo caminhoneiro embriagado ocorreu na BR-386, diz PRF.
Seis estudantes universitários e motorista de van foram levados ao HPS.

Uma colisão envolvendo um caminhão e uma van de transporte universitário deixou sete pessoas feridas na noite desta quinta-feira (27) na BR-386, em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O motorista do caminhão estava embriagado, diz a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O acidente ocorreu por volta das 22h15 no km 436 da rodovia. O caminhão colidiu na lateral do veículo, que transportava estudantes da Uniritter. Três pessoas ficaram presas nas ferragens da van, segundo a PRF. O motorista e seis estudantes foram levados pelo Samu para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas.

Conforme a PRF, o motorista do caminhão, não identificado, foi submetido ao teste do bafômetro, que constatou a presença de 0,6 mg/l de álcool por litro de sangue. Ele foi encaminhado para a delegacia de polícia de Canoas. O trânsito chegou a ser interrompido no trecho para o atendimento da ocorrência, mas foi liberado por volta das 23h30.

Fonte: G1/RS

Fiquei apavorada', diz mulher que presenciou morte em posto de saúde

Vítima aguardava atendimento em Porto Alegre quando foi baleada.
Atendimento na emergência foi cancelado após o crime.

Emergência fechada postão Cruzeiro (Foto: Dayane Rodrigues/RBS TV)Cartaz foi colocado para indicar fechamento da emergência (Foto: Dayane Rodrigues/RBS TV)

O assassinato de um homem no final da tarde desta quinta-feira (27) nas dependências do Posto de Saúde da Vila Cruzeiro do Sul, Zona Sul de Porto Alegre, causou momentos de pavor a quem estava no local. A dona de casa Terezinha Aparecida estava na unidade por causa do pai, que recebia atendimento no momento do ocorrido. Ela conta que encontrou um dos homens armados ao entrar para conferir o estado de saúde do familiar, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo). O atendimento na emergência, cancelado após o crime, segue suspenso na manhã desta sexta-feira (28). 

“Tinha criança, tinha adulto. Eu fiquei apavorada porque meu pai estava lá dentro, sendo atendido já. No que eles saíram, eu entrei e ainda dei de cara com um que estava armado. Mas eu só fui ver se meu pai estava bem”, relatou. "Disseram para ninguiem se meter, ninguém se meter, e foram entrando. E a gente só ouviu os tiros, e eles saíram correndo".
No momento do crime, o saguão estava cheio de pessoas que aguardavam atendimento. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi assassinada em frente a profissionais e pacientes do local, enquanto aguardava atendimento. José Chrisóstomo Júnior, de 37 anos, foi morto com mais de dez tiros. Segundo a polícia, dois homens chegaram em uma moto e outros seis a pé. Eles entraram na emergência, mataram o homem e fugiram. A Brigada Militar (BM) acredita que a morte tenha relação com a disputa entre grupos de traficantes rivais.

“O pronto atendimento estava funcionando normalmente, essa pessoa acessou a unidade para atendimento, estava aguardando medicação, e foi executado dentro de uma área de atendimento”, afirma Fatima Ali, coordenadora municipal de urgências.

Horas antes do crime, o cunhado da vítima havia sido morto dentro de casa no bairro Aparício Borges, Zona Leste da capital. A polícia agora vai investigar uma possível relação entre as duas situações. Ao saber da morte do cunhado, que tinha antecedentes criminais, José Chrisótomo passou mal e foi levado ao postão.

O técnico em enfermagem Jair Rodrigues trabalha há 15 anos no posto. E foi a primeira vez que presenciou uma situação de violência com um paciente. “A comunidade sempre respeitou o pronto atendimento, isso realmente nunca ocorreu conosco aqui dentro, de ter de fechar as portas por esse tipo de ação aqui dentro”.

Fonte: G1/RS

Três crianças morrem em incêndio em Cachoeirinha

Chamas consumiram casa de madeira no bairro Navegantes

Três crianças morrem em incêndio em Cachoeirinha. Foto: André Ávila/CP

Três crianças morrem em incêndio em Cachoeirinha. Foto: André Ávila/CP

A 2ª Delegacia de Polícia Civil de Cachoeirinha investiga um incêndio que matou três crianças e deixou a mãe ferida no começo da madrugada desta sexta-feira. A documentação referente à ocorrência será entregue ao Delegado Nilton Martins de Souza Filho, nesta tarde.

Segundo informações da Brigada Militar (BM), as chamas atingiram a casa de madeira no bairro Navegantes à meia-noite.

O Corpo de Bombeiros informou que Roseli Melo foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a um hospital de Cachoeirinha e durante a madrugada foi transferida ao Hospital Cristo Redentor, na Capital. Segundo o setor de emergências do hospital, a paciente aguarda leito e está na sala laranja, onde geralmente ficam pacientes com ferimentos graves.

Os moradores que testemunharam o incêndio da casa afirmaram que as chamas teriam iniciado por conta de velas usadas para celebrar o aniversário de uma das crianças, que é cadeirante.

Fonte:Correio do Povo

13° BPM Combate às Drogas nas Praças

Por volta das 16h20 de quinta-feira, Policiais Militares do 13 BPM realizaram a abordagem de alguns indivíduos no pátio do Seminário de Fátima, em Erechim. Segundo a Brigada Militar,  com um adolescente foram encontrados um cachimbo para consumo de crack e uma porção de maconha. O abordado disse que a droga pertencia a um amigo, que estava presente no local. Os dois foram conduzidos para registro.

Obs. Policial: O uso da maconha não pode ser legalizado, pois, além de outras justificativas, o usuário busca, após algum tempo, outras “experiências” com drogas, passando a experimentar até mesmo o crack, consequentemente há o comprometimento da capacidade de solução de problemas, a flexibilidade mental e a velocidade de processamento de informações. O usuário de crack também pode experimentar alucinações, sensações de perseguição (paranóia) e episódios de ansiedade que podem culminar em ataques de pânico, por exemplo. Isolamento e conflitos familiares são comuns. O dependente pode, ainda, passar a furtar objetos de valor de sua própria casa ou trabalho para comprar e consumir a droga. Ele acaba perdendo o interesse pela vida “Seja inteligente: Não use drogas!”

Fonte: Ação Preventiva

Dois carros são roubados em Caxias do Sul

Por volta das 19h16min, na rua Primo Gastaldello, bairro São Cristovão, em Caxias do Sul, foi roubado por dois indivíduos
armados, o veículo VW GOL 1.0 G IV , placas IOY 4602 , de cor vermelha, ano 2009. Do mesmo local roubaram o veículo VW Saveiro, placas INA 0365, cor branca, ano 2006. Após o roubo dos veículos os indivíduos fugiram em direção ao bairro Serrano.

Ninguém foi preso até o momento.

Fonte: Ação Preventiva

Pedestre é assaltado no bairro Esplanada, em Caxias

Na tarde de quinta-feira um pedestre foi assaltado na Av. Doutor Assis Antonio Mariani, bairro Esplanada, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima relatouq eu foi abordado por um homem magro, que fez menção de estar armado, o qual após anunciar o assalto, roubou da vítima uma carteira contendo RG, CPF, titulo de eleitor, cartão de credito caixa e Santander, cartão da visate e R$ 50 em dinheiro.

Após o roubo o homem fugiu, não sendo mais localizado.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso após roubo de carro na Serra

Um homem armado roubou o veívulo VW/Crossfox Gll, placas IQQ 0934, na Rua Giacomo Zatti, bairro Nossa Senhora de Fátima, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima de 60 anos informou que  após o roubo o indivíduo seguiu em direção ao interior do bairro. Durante as buscas, o veículo foi localizado e abordado na rua Valentin Venturin, na localidade de Monte Bérico, sendo o condutor identificado como Róbson dos Santos da Silva, 20 anos.

Robson foi preso e conduzido a DPPA onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso pela BM em Caxias do Sul

Por volta das 10h22min de quinta-feira, na Pedro Guzatto, bairro Pioneiro, Caxias do Sul, foi abordado e preso Júnior de Vargas Machado, 27 anos. Segundo a Brigada Militar,  Machado estava na situação de procurado da justiça, com um mandado de prisão expedido em seu nome, expedido por poder judiciário de Caxias do Sul. Ele foi conduzido a DPPA para o devido registro e após encaminhado ao presídio.

Fonte: Ação Preventiva

Quatro comercios são assaltados na Serra Gaúcha

Caxias do Sul: Na manhã de quinta-feira uma loja foi assaltada na Av Serrano Santo Antonio, bairro Serrano, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militra,  um homem armado entrou na loja Formula Jovem, dirigiu-se até o caixa e anunciou o assalto. Do local foi roubado R$ 10,00 reais em dinheiro, um boné de cor amarela e um celular Samsung modelo galaxy. Após o roubo o indivíduo fugiu à pé, não sendo mais localizado

Caxias do Sul: Por volta das 10h48min de quinta-feira, na rua João Bogliatto, bairro de Zorzi, em Caxias do Sul, quatro indivíduos tripulando duas motocicletas chegaram na padaria e confeitaria Nani e anunciaram o assalto. Do local roubaram aproximadamente R$ 300,00 reais em dinheiro e dois pacotes de salgadinhos.


Bento Gonçalves: Uma farmácia foi assaltada por volta das 16h15min de quinta-feira, em Bento Gonçalves. Segundo a Brigada Militar,  a atendente informou que dois homnes de cor morena, aparentando terem entre 17 e 20 anos entraram no local e anunciaram o assalto.  O adolescente, sacou uma pistola de cor preta da cintura e
apontou para a atendente e gritou “ é um assalto deita no chão” .
Foi roubado a quantia de aproximadamente R$ 15,00 em dinheiro e um telefone celular marca lumia de cor preta de propriedade da atendente. Os indivíduos danificaram o aparelho de telefone fixo marca Intel Braz e fugiram do local.

A vítima informou ainda que avistou os indivíduos passarem na frente da farmácia anteriormente de bicicleta. O roubo ocorreu na Rua Isidoro Cavedon, Bairro São Roque.

Bento Gonçalves: Ainda na quinta-feira mais um estabelecimento comercial foi assaltado por volta das 18h30min, em Bento Gonçalves. De acordo com a Brigada Militar, policiais militares se deslocaram até a Av. Humberto de Alencar e Castelo Branco,  Bairro Fenavinho, onde uma farmácia havia sido assaltada. A vítima relatou que dois assaltantes entraram no estabelecimento, sendo que um deles estava armado e ambos vestiam camisetas vermelhas, e usavam de boné  anunciaram o assalto. Foi roubada a quantia de R$ 246,00em dinheiro.

Após o roubo os indivíduos fugiram em direção ao Bairro Vila Nova.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Suspeito de ataque a supermercado na Capital é preso em Canoas

Assaltante já era procurado por outros crimes, incluindo assalto a banco na Serra

Quarteirão do Zaffari da Fernandes Vieira ficou isolada para perícia em fim de setembro. Foto: Bibiana Borba

Quarteirão do Zaffari da Fernandes Vieira ficou isolada para perícia em fim de setembro. Foto: Bibiana Borba

Um dos suspeitos de participar de um assalto ao supermercado Zaffari da rua Fernandes Vieira, no bairro Bom Fim, foi preso hoje em Canoas. A captura foi efetuada pela Delegacia de Roubos do Deic no bairro Igara. Risclei Bueno Martins, de 38 anos, é um dos cinco procurados pelo crime, que deixou um vigilante ferido na manhã do dia 26 de setembro. Os criminosos agiram armados com pistolas 9 mm e 45 mm e fuzis 762 e 5.5, e fugiu em um Focus prata, com placas clonadas, pela contramão da Fernandes Vieira.

O suspeito preso nessa manhã já responde por pelo menos dois assaltos a agências bancárias, entre eles o caso do ataque a uma agência do Sicredi na zona Norte de Porto Alegre na semana passada. O irmão de Risclei e outros dois suspeitos seguem foragidos. Ele vai ser encaminhado para o Presídio Central de Porto Alegre.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia Federal cumpre mandados de prisão e busca e apreensão por arrendamento ilegal de terras indígenas

Passo Fundo/RS: a Polícia Federal desencadeou na manhã de hoje, 27 de novembro, a Operação Terra Fértil, com o objetivo de dar continuidade às investigações que apuram o arrendamento de terras indígenas da reserva de Ventarra (Erebango – RS) para agricultores, com participação ativa de servidor da Funai. O arrendamento de terras indígenas é ilegal e constitui crime.

Policiais federais cumpriram hoje três mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão, também foram realizados dois mandados de condução coercitiva nas cidades de Getúlio Vargas/RS, Erebango/RS, Tapejara/RS, Erechim/RS e Estação/RS. Cinco pessoas foram indiciadas pelos crimes de usurpação de bem público, corrupção ativa e passiva, prevaricação e formação de quadrilha, com a prisão de um indígena (ex-cacique de Ventarra), de um servidor da Funai e de um comerciante da cidade de Getúlio Vargas – RS.

Durante as buscas, foram apreendidos ainda diversos documentos e máquinas agrícolas.

Às 15 horas de hoje, na sede da Delegacia da Polícia Federal em Passo Fundo, será concedida entrevista coletiva.

Fonte: Ação Preventiva

POE PRENDE DUPLA POR FURTOS EM RESIDÊNCIA E DE VEÍCULO EM NOVA PETRÓPOLIS

Um dos autores estava no regime semi aberto do presídio de Canela

A Brigada Militar realizou no final da tarde de quarta-feira (26/11), a prisão de uma dupla que realizou furtos em residência em Nova Petrópolis, utilizando um veículo Chevette furtado em Canela. Na tentativa de fuga eles ainda furtaram outra casa e levaram uma camioneta Toyota na Linha Araripe onde foram presos.

IMG-20141126-WA0013

Por volta das 10h30min, a sala de operações recebeu uma ligação de um cidadão que cuida de uma chácara na localidade de São José do Caí, interior do município, que informou que quando chegava na propriedade viu um veículo GM Chevette de cor azul claro, onde um elemento havia arrombado a residência e estava carregando eletros eletrônicos para fora da casa. Quando o indivíduo viu o comunicante, pegou o carro saiu.

As guarnições de serviço foram deslocadas ao local, sendo que na RS 235, na saída do pedancino, na localidade de Linha Araripe, uma das viaturas se deparou com o veículo suspeito que vinha em direção a Gramado. Nesse momento o condutor do Chevette desviou e entrou em um pátio de uma residência, abandonando o veículo e fugindo a pé pelo mato.

Foi constatado de que o veículo era furtado, fato ocorrido na tarde de terça-feira (25/11), no Bairro São José em Canela. Dentro deste estava o produto do furto na residência, entre outras coisas três televisões, várias roupas de camas e jaquetas.

Nesse momento, as guarnições receberam o apoio do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 1º BPAT, e da BM Gramado.

Já mais para o final da tarde, foi informado que um elemento com as mesmas características do anterior havia efetuado roubo em uma residência na localidade de Linha Araripe e levado o veículo, uma camioneta Toyota de cor prata.

Uma guarnição do POE foi em direção pelo interior de Gramado até a localidade de Linha Ávila para averiguar a residência de um elemento com as características informadas pelas vítimas e conhecido por furtos na região. No deslocamento a guarnição se deparou com a camionete furtada que havia perdido o controle do veículo e se chocado contra uma árvore.  Logo os Policiais Militares visualizaram os dois indivíduos correndo e entrando na casa de  familiares de um deles.

A dupla foi presa em flagrante e conduzida a delegacia. M.F.F., 30 anos, com antecedentes por furto, roubo e homicídio e A.D.M., 34 anos, com antecedentes por furtos e roubos, este cumprindo pena no regime semi aberto no presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM realiza reunião comunitária no bairro Mangueira.

Na quarta-feira (26/11), às 20h, na Escola Raliz Galvão, no bairro Mangueira, em Rio Grande, aconteceu mais uma reunião comunitária do 6º BPM. Participaram do encontro o Sr Marcelo Morais da SMCSU, o Sr Alex Mateos, o Sr José Vicente, a Sra Cristiane Troina, do Porto, a Sra Veronica Marandini, da Transpetro, o presidente do bairro, Sr Jorge, a diretora da escola, Sra Tanise Reis, os policiais comunitários e comunidade em geral.

Na ocasião foram tratados diversos assuntos de interesse da comunidade, dentre eles três tiveram importância mais destacadas: a eleição da nova presidência do bairro, o novo posto de saúde e um local específico para os caminhões permanecerem. 

Fonte: Ação Preventiva

Criminosos explodem agência bancária em Arvorezinha

Testemunhas afirmam que assaltantes usavam armas longas

A agência do Banco do Brasil de Arvorezinha, no Vale do Taquari, foi destruída com o uso de explosivos na madrugada desta quinta-feira. De acordo com a Brigada Militar, ao menos cinco homens participaram da ação e fugiram do local em dois veículos: um Honda Civic e um Fiat Idea na direção da Linha Quarta. Conforme testemunhas os criminosos utilizavam armas de grosso calibre (fuzis).

O capitão Ricardo Machado da Silva, comandante da Brigada Militar no município, disse que houve troca de tiros entre a guarnição da BM que foi à agência ao receber o chamado e os bandidos, que espalharam miguelitos na rota de fuga pelo interior da cidade.

Ninguém foi preso e a polícia não confirmou se o dinheiro chegou a ser levado dos cofres dos equipamentos destruídos. Agentes da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) participam das buscas.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é morto na zona Sul de Porto Alegre

Vítima não foi identifica mas polícia trabalha com a possibilidade de ligação com o tráfico de drogas

Um homem foi morto na noite dessa quarta-feira na zona Sul de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, a vítima, que aparentava entre 25 e 30 anos, foi assassinada com disparos de arma de fogo no Núcleo Esperança, na Restinga Velha.

Segundo relato de testemunhas, dois homens teriam encontrado o homem, disparado contra ele e fugido a pé do local. A principal hipótese da polícia é que o crime tenha ligação com o tráfico de entorpecentes.

Fonte: Rádio Guaíba

BM prende foragido da justiça em Cachoeira do Sul

IMG_6751

Fotos divulgação: BM

Na manhã de quinta-feira (27/11), na rua Rui Ramos, bairro Bom Retiro, em Cachoeira do Sul, a dupla de soldados Augusto e Maurício, do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM), realizaram a prisão de E.A.V.G, de 35 anos.

IMG_6757

Os policiais estavam realizando uma ronda ostensiva no bairro, quando E.A.V.G, avistou a viatura e tentou correr para dentro do pátio da casa de sua mãe. Ele foi abordado e ao realizarem o seu nome no sistema consultas integradas foi constatado que estava foragido da justiça.

IMG_6758

Ele foi preso em flagrante e levado para a 1ª Delegacia de Polícia Pronto Atendimento (1ª DPPA), onde foi realizado o registro e após, foi levado para o presídio estadual de Cachoeira do Sul.

Fonte: Ação Preventiva

HOMEM É PRESO PELA BM POR RECEPTAÇÃO EM CAXIAS DO SUL

João Valderi Barbosa de Oliveira, 34 anos foi preso em flagrante por receptação na noite desta quarta-feira (26) em Caxias do Sul. Ele foi detido por volta das 23h na Avenida Rio Branco, em Ana Rech. Com ele foi apreendido um veículo Fiat Uno que estava em ocorrência de furto.

Oliveira que já possuía antecedentes criminais e estava em liberdade
provisória foi encaminhado a delegacia para lavratura do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Veículo é furtado em Erechim

Na manhã de quarta-feira um automóvel GM/Kadett de placas ANA 3929, cor prata, foi furtado na rua Porto Alegre, bairro centro, em Erechim.

A ocorrência foi registrada na delegacia de polícia.

Fonte: Ação Preventiva

DUPLA É PRESA COM VEÍCULO FURTADO EM CAXIAS DO SUL

Tiago Alves Siqueira, 26 anos e Eduardo Alexandre Fardo, 25 foram presos em flagrante por receptação na noite desta quarta-feira (26) em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a dupla foi detida por
volta das 22h na rua Ângelo Scola, bairro Mariani. Com eles foi aprendido um veículo Fiat Uno que estava em ocorrência de furto. Ambos já possuiam passagens pela polícia e estavam em liberdade.

Os dois foram encaminhados a delegacia para lavratura do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

35º BPM prende pela terceira vez ladrão de carros

IMG_6719

Foto divulgação: BM

Na tarde de quarta-feira (26/11), na avenida Marcelo Gama, bairro Noêmia, em Cachoeira do Sul, policiais militares do 35º Batalhão de Polícia Militar, realizaram a prisão de R.M.A.K, de 29 anos. Com ele, os policiais recuperaram um Gol que havia sido furtado em Candelária, cidade para onde também já tinha levado um outro Gol, veículo furtado durante a madrugada de quarta-feira, em Cachoeira do Sul. Em menos de três meses, essa é a terceira vez que R.M.A.K, é preso pela Brigada Militar, sendo apontado como o principal autor de furtos de veículos na cidade.

IMG_6715

A Brigada Militar teve de mobilizar três viaturas e duas motos para capturar o criminoso, em um cerco que chamou a atenção na zona norte da cidade. O preso estava com um Gol ano 1996 perto da escola Ciep, onde passou a ser acompanhado pelos policiais.

IMG_6722

A primeira tentativa de abordar o criminoso ocorreu na rua Botucaraí, perto da subestaçãoda AES Sul, mas ele subiu com o veículo pela calçada e logo ingressou na avenida dos Imigrantes, em direção ao Quilômetro Zero. Após passar por várias ruas, como Alarico Ribeiro, Tito Osório Torres e Farroupilha, o carro foi abordado na rua São João, no bairro Noêmia.

Ele foi preso em flagrante e levado para a 1ª Delegacia de Polícia Pronto Atendimento, onde foi lavrado o flagrante pelo delegado Ricardo Milesi. Após foi levado para o presídio estadual de Cachoeira do Sul.

Fonte: Ação Preventiva

13° BPM prende por furto em estabelecimento comercial

Por volta das 17h15min de quarta-feira, policiais militares do 13° BPM abordaram um homem em atitude suspeita , que se utilizava do transporte coletivo urbano, com linha ao bairro Progresso. Segundo a Birgada Militar, na revista pessoal foram encontrados três relógios novos. Ao ser indagado da procedência, disse ter encontrado em um lixo no centro da cidade.

Os PMs mantiveram contato em uma relojoaria, local que os funcionários confirmaram a propriedade, consequentemente configurando o furto. O homem, 26 anos de idade, contumaz na prática de crimes contra o patrimônio, com vários registros de furto, um por roubo e outro por estupro, foi apresentado na DP para mais um registro, onde, após ser ouvido, foi liberado.

Fonte: Ação Preventiva

HOMEM É PRESO PELA BM POR RECEPTAÇÃO EM CAXIAS DO SUL

Um veículo Chevette que estava em ocorrência de furto foi recuperado

image

Foto divulgação: BM

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante por receptação na manhã desta quarta-feira (26), em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, por volta das 08h30min na rua Tenente Corornel Durval de Alvarenga Souto Maior, bairro Pôr-do-Sol, Agentes do Setor de Inteligência suspeitaram de um veículo que estava com a placa coberta por uma telha, ao fazer a verificação constataram se tratar de um veículo Chevette furtado.

O proprietário da casa, Mauro Sérgio Lima Boeira que já possuía antecedestes criminais e estava em liberdade provisória acabou preso e encaminhado à delegacia para lavratura do flagrante, no entanto já na delegacia ele acabou esclarecendo que o veículo tinha sido deixado pelo proprietário e este compareceu no Plantão da Polícia Civil e confirmou a informação, esclarecendo não ter dado baixa da ocorrência de furto.

Fonte: Ação Preventiva

ACUSADO DE ESTUPRAR MULHER EM SC É PRESO PELA BM EM CAXIAS DO SUL

A vítima teria sido violentada por três dias num hotel em Florianópolis

image

Foto divulgação: BM

O procurado da justiça, Leandro Gering, 39 anos foi preso por Agentes do Setor de Inteligência da Brigada Militar na Manhã desta quarta-feira (26) em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, ele foi detido após uma campana policial que terminou com a prisão por volta das 11h no bairro Mariani na Rua Oliveira Marcelino Teixeira.

Gering é apontado pela polícia catarinense de violentar, no início mês, uma ex-namorada por três dias num hotel em Florianópolis, segundo a mulher atualmente casada e com filhos ela foi amarrada e torturada pelo agressor que pretendia esquarteja-la. No quarto do hotel foram apreendidos ataduras, feitas de lençol, cordas, pedaços de madeira com pregos, arame farpado, entre outros objetos.

O acusado que já possuía vários antecedentes criminais e estava com mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul, e agora procurado por outro estado foi encaminhado à delegacia, onde foi lavrado o flagrante e posterior encaminhado a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul.

Fonte: Ação Preventiva

4º BPM realiza Operação Paz no Bairro

10834880_615497055242967_6848609846797547619_o

Fotos divulgação: BM

O 4° (BPM) Batalhão de Polícia Militar vem desenvolvendo edições da Operação Paz no Bairro, em Pelotas. Conforme dados estatísticos da Unidade o saldo positivo das ações corroboram na eficácia e continuidade do trabalho desenvolvido pelo Batalhão.

IMG-20141126-WA0009

A operação Paz no Bairro tem por objetivo aumentar a segurança da população atuando preventivamente e retirando esses indivíduos e armas das ruas coibindo o cometimento de delitos.

SAM_0231

Com a característica de dar atenção fora das áreas centrais, onde é mantido o policiamento com planejamento anterior e de rotina, a Paz no Bairro é voltada a áreas mais afastadas, em bairros e vilas, locais onde são desencadeadas ações simultâneas, mesclando efetivos, modalidades de policiamento e formas de atuação dos policiais envolvidos.

Na data de hoje (26/11) aconteceu mais uma edição. A ação contou com os Grupos Especiais da  Unidade. Cerca de 40 policiais militares percorreram os bairros da cidade com o intuito de recuperar veículos, apreender armas e combater o tráfico de drogas. Cerca de 125 pessoas  foram abordadas próximas aos locais de risco, 59 veículos fiscalizados, três armas de fogo apreendidas, 400g de cocaína e 219g Crack apreendidas, três veículos que estavam em situação de furto/roubo foram recuperados e mais 11 pessoas presas.

Lembrando que o 4º BPM está disponível 24h por dia pelos telefones 190 e pelo Disque-denúncia 3227 7171.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

BM CANELA RECEBE VIATURA DO PODER JUDICIÁRIO

Investimento é de aproximadamente 40mil reais

DSCN4999

Foto divulgação: BM

Na manhã de quarta-feira (26/11), o Capitão Pedro Alexander Beron da Cunha, comandante da Brigada Militar de Canela recebeu das mãos do Doutor Juiz da Comarca de Canela Vancarlo Anacleto as chaves de um veículo VW Voyage, zero quilometro, que será transformado em viatura policial.

O Capitão Beron agradeceu ao Poder Judiciário em nome do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), em especial ao Dr. Vancarlo que se mostrou parceiro a Brigada Militar, interessado em saber das necessidades para melhorar ainda mais o policiamento ostensivo de Canela e dessa forma repassando o valor para a aquisição da viatura.

Dr. Vancarlo destacou que o Poder Judiciário está atento as demandas da comunidade, entre elas a da Segurança Pública. Ele relatou ainda que este dinheiro destinado não é do judiciário e sim da sociedade. Foram apreensões e penas alternativas que hoje volta para a população, em um investimento na repreensão e prevenção. “O poder da segurança pública é uma rede que precisa estar interligada através da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e Poder Judiciário”.

Capitão Beron ainda destacou a importância de mais uma viatura, onde além de ser mais um instrumento de trabalho de alta qualidade, possibilitando sempre um aperfeiçoamento na prestação dos serviços. Ainda o fator motivacional e valorização dos nossos recursos materiais.

O valor do repasse foi de aproximadamente 40 mil reais, que cobrirá as despesas da aquisição do veículo e da caracterização para a transformação em viatura policial, como os adesivos, sirene e giro flash.

Fonte: Ação Preventiva

Comandante do 6º BPM reuniu efetivo do Policiamento Comunitário.

Fotos divulgação: BM

Na tarde desta quarta-feira (26/11), em Rio Grande, o comandante do 6º BPM, TC Nilo e demais oficiais da unidade, reuniram-se com os policiais militares integrantes do Policiamento Comunitário no município.

Durante o encontro o comandante passou orientações e fez recomendações referentes à manutenção do programa. Salientou a importância dos moradores em participarem das reuniões comunitárias e pediu maior ostensividade.   

Ainda durante a reunião foram tratados assuntos referentes à Operação Papai Noel 2014/2015.

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM realiza reunião comunitária no núcleo 11.

10807850_700478060048650_1026718047_n

Foto divulgação: BM

Na terça-feira (25/11), às 19h30, na Escola Cipriano Porto Alegre, em Rio Grande, aconteceu a reunião comunitária do núcleo 11, que abrange os bairros Ernesto Bucholz, Rural, Hidráulica, Cohab I e II, Municipal e Parque. Contou com a presença de aproximadamente 50 moradores e foram tratados diversos assuntos sobre segurança pública.

10822190_700477990048657_254008078_n

Fonte: Ação Preventiva