quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Traficante é presa pela BM na Vila Branca em Gravataí

clip_image002

Foto divulgação: BM

Nesta quinta-feira (09/10), ás 14hs, na Rua Flamengo, no bairro Vila Branca, em Gravataí, uma guarnição do POE do 17ºBPM prendeu C. M. W., 27 anos, com antecedentes criminais por tráfico de entorpecente. Com ela os Policiais apreenderam 58 pedras de crack, R$ 635,00, uma balança de precisão e dois aparelhos celulares. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, autuada em flagrante por tráfico de entorpecente e recolhida a Penitenciária Feminina Madre Pelletier.

Fonte: Ação Preventiva

Foragidos são recapturados pela BM em Gravataí

Nesta terça-feira (07/10), ás 20hs, na Rua Pampa, no Sitio Gaúcho, em Gravataí, uma guarnição do POE do 17ºBPM, prendeu Deivid W. G., 30 anos, com antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, contra o qual havia um mandado de prisão expedido.

Também na terça-feira, ás 23h30min, na Rua Nestor de Moura Jardim, em Gravataí, outra guarnição do POE do 17ºBPM, prendeu Bianca M. G. H., 23 anos, com antecedentes criminais por roubo a pedestre, tráfico de entorpecente e ameaça, que estava foragida do Instituto Penal Feminino em Porto Alegre desde o último dia 02 de setembro. Ela estava acompanhada de Raquel F. M., 35 anos, com antecedentes criminais por posse e tráfico de entorpecente, que estava cumprindo pena em regime de prisão domiciliar e acabou preso por descumprimento de regime.

Nesta quinta-feira (08/10), ás 10hs, na Rua Fernando Ferrari, no bairro Parque dos Eucaliptos, em Gravataí, uma guarnição da PATRES da 2ª Cia, prendeu Edimar V. R., 20 anos, com antecedentes criminais por roubo de veículo e dano, que estava foragido do Instituto Penal Padre Pio Buck, onde cumpria sentença no regime semi-aberto, desde o último dia 17 de junho.

Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, e recolhidos ao sistema carcerário.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende ladrões de carros em Gravataí

gsdyeuryweuh

Fotos divulgação: BM

Na tarded e quarta-feira, na Rua Dr. Luis Bastos do Prado, no Centro de Gravataí, Gravataí, três indivíduos furtaram um veículo Ford Escort, mas o sistema de corta corrente acionou e o veículo acabou parando em frente a sede do POE do 17ºBPM. Ao perceberem a presença de um Policial Militar, um dos suspeitos correu a pé pela rua, onde acabou preso, e os outros dois indivíduos entraram em um veículo Fiat Siena que os aguardava. Os suspeitos fugiram pela Avenida Centenário, e quando perceberam que estavam cercados pelas viaturas, eles abandonaram o veículo no estacionamento da churrascaria Chama Crioula, e tentaram fugir pelo matagal, onde acabaram presos. Eles foram identificados como Alexandre S. S., 25 anos, morador da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre, com antecedentes criminais por homicídio, roubo de veículo, roubo a transporte coletivo, furto e arrombamento em escola, furto qualificado, que estava em liberdade desde fevereiro deste ano, por força de um indulto, Maicon D. S., 20 anos, morador de Porto Alegre, com antecedentes criminais por furto de veículo, receptação e dirigir sem CNH, Ivo O. G., 39 anos, morador de Viamão, com antecedentes criminais por roubo e furto de veículos, homicídio doloso, estupro e receptação, que estava em liberdade por força de um habeas corpus desde junho de 2013, e foi apreendido um adolescente de 16 anos, morador de Alvorada, com antecedentes de atos infracionais por receptação e dirigir sem CNH. Durante as averiguações os Policiais constataram que o veículo Fiat Siena havia sido roubado em POA no último dia 23 de setembro. Com os criminosos foram apreendidas três chaves micha e três aparelhos celulares. Os veículos foram recolhidos e os indivíduos encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, onde foram autuados em flagrante por furto de veículo. O adolescente foi entregue aos responsáveis, os outros foram recolhidos ao Presídio Central.

Por volta das 20hs, na RS 118, no Passo das Canoas, em Gravataí, uma guarnição da 3ªCia do 17ºBPM, após receber o alerta do roubo de um veículo Fiat Uno Mille ocorrido na parada 72 da Avenida Dorival, em Gravataí, conseguiu interceptar o veículo na RS 118, próximo ao Passo das Canoas. Foi preso João P. C. S., 19 anos, morador da Vila Umbú, em Alvorada, com antecedentes criminais por receptação, furto de veículo, ameaça e dirigir sem CNH, e foi apreendido um adolescente de 17 anos, também morador de Alvorada, com antecedentes de atos infracionais por posse de entorpecente e porte ilegal de arma. Com eles foi apreendida uma chave micha. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

1º BPAF recebe visita do General de Brigada

105_1818(1)

Foto divulgação: BM

Na terça-feira, (07/10), ás 10h00, o General de Brigada Carlos Jorge Jorge da Costa, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, visitou as dependências do 1º BPAF. Na oportunidade o Comandante Tenente Coronel Roberto Ortiz Pereira apresentou os oficiais do Batalhão, bem como o funcionamento, através de suas ações operacionais, administrativas e sociais, os índices de ocorrências, de prisões, material humano, armamento e viaturas.

Também fizeram as suas explanações referentes ás suas Unidades, o Major Marcelo Matteo, comandante do 2º Esquadrão de Aviação da Brigada Militar, o 1º Tenente João Luis Ferreira Miller, comandante do 4º Pelotão Ambiental e o 1º Sargento Sauzem representando a 3ª Seção de Combate a Incêndio.

Ao final do encontro, os comandantes deixaram suas Instituições à disposição uma da outra, estreitando laços de camaradagem e cooperação.

Fonte: Ação Preventiva

Arma é apreendida no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre

IMG-20141009-WA0043

Foto divulgação: BM

A Brigada Militar apreendeu uma arma , por volta das 10h40min desta quinta-feira na rua Madre Pauline, Vila Santa Maria, bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, policiais viram um homem com a arma. Ele fugiu e abandonou uma carabina sem numeração, com um carregador e 24 munições calibre .30.

A ocorrência de apreensão encaminhada à 3ª DPHPP.

Fonte: Ação Preventiva

POE e Comunitária do 6º BPM apreendem adolescente com drogas na Barra.

traficante na Barra (1)

Foto divulgação: BM

Na quarta-feira (8/10), às 16h50, na Travessa 12, na Barra, em Rio Grande, policiais comunitários e POE do 6º BPM, durante patrulhamento avistaram uma motocicleta conduzida por um indivíduo sem capacete. Ao perceber a presença dos policiais empreendeu em fuga, foi acompanhado e abordado antes de entrar em sua residência. Durante a identificação foi constatado tratar-se de um adolescente, de 17 anos, e na busca pessoal foi encontrado com o ele quatro pequenos tijolos de maconha. Após o mesmo franqueou a entrada da guarnição de no interior de sua residência sendo encontrado um tijolo de maconha pesando aproximadamente 220 gramas e a quantia de R$ 31,00. Foi conduzido à delegacia de polícia para as medidas cautelares.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é baleado e socorrido por populares na zona Sul de Porto Alegre

Vítima afirma ter sofrido um assalto

Um homem foi baleado por volta das 23h45min dessa quarta-feira, na rua Curupaiti, na zona Sul de Porto Alegre.
Socorrido por populares, foi colocado em um táxi e encaminhado ao Postão da Cruzeiro. À polícia, a vítima informou ter sofrido um assalto.
Fonte: Rádio Guaíba

Homem é encontrado morto na zona Leste de Porto Alegre

Vítima não foi identificada pode ter sido morta em outro local e abandonada

Um homem foi encontrado morto em um terreno baldio na Estrada João de Oliveira Remião, próximo ao conjunto residencial Ecoville, na parada 11, zona Leste da Capital, na madrugada desta quinta-feira.
De acordo com a Brigada Militar, a vítima não foi identificada. O corpo estava coberto por uma lona preta. Há suspeitas de que o crime tenha ocorrido em outro local e o corpo abandonado ali.
Fonte: Rádio Guaíba

Triplo homicídio provoca pânico no bairro Rio Branco, em Porto Alegre

Crimes ocorreram na rua São Vicente, por volta das 22h30
Veículo foi alvejado por vários tiros. Crédito: Reprodução / CP
Veículo foi alvejado por vários tiros. Crédito: Reprodução / CP
Moradores do bairro Rio Branco, na Capital, foram surpreendidos na noite dessa quarta-feira com um triplo homicídio ocorrido na São Vicente quase esquina com a Álvaro Alvim, na zona Leste de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, dois automóveis entraram na rua e interceptaram um veículo Gol onde estavam três homens, com idade entre 20 e 31 anos. Em razão da quantidade de disparos, a polícia acredita que possam ter sido utilizadas espingardas ou metralhadoras. Munições .40 foram encontradas no local.
A polícia acredita em execução. Os três ocupantes, que segundo a BM tinham antecedentes criminais por tráfico e assalto na região Norte da cidade, morreram baleados. Dois estavam no chão e o terceiro, no banco da frente. Cinco guarnições da polícia foram ao local, que está com o trânsito bloqueado e isolado.
Com os tiros e presença da polícia, as pessoas deixaram seus apartamentos, assustadas, para verificar o que havia ocorrido. Segundo testemunhas, os veículos utilizados foram um Ka prata e um Gol e fugiram em alta velocidade.
Fonte: Rádio Guaíba

Homem é morto a tiros na zona Norte de Porto Alegre

Polícia investiga ligação com outro crime ocorrido na bairro Rio Branco na noite dessa quarta-feira descrição de veículos coincide nas duas ocorrências

Um homem procurou ajuda em um posto de combustíveis na avenida Tenente Ary Tarrago por volta da 1h desta quinta-feira, baleado em um braço.
De acordo com a Brigada Militar, André Luiz da Rosa Rodrigues e um outro homem foram feridos e encaminhados ao Hospital Cristo Redentor. Nas proximidades do local do crime, no Beco dos Coqueiros, em frente a um motel, foi encontrado um terceiro homem morto. Ele foi identificado como Eder Cardoso Dias.
Testemunhas informaram terem visto um VW Gol circulando pelo local e disparando contra os homens.
A polícia investiga uma ligação entre este crime e um triplo homicídio ocorrido na noite passada no bairro Rio Branco, onde um veículo com as mesmas características e com placas do Paraná teria sido usado para cometer os crimes.

Fonte: Rádio Guaíba

Jovem é preso com drogas no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre

IMG-20141009-WA0014

Fotos divulgação: BM

Um jovem foi preso na madrugada desta quinta-feira por tráfico de drogas em Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, M. C. R, 19 anos foi abordado na rua Heitor Souto, bairro Rubem Berta por policiais militares do 20° BPM e com ele localizado 44 pedrinhas de crack, R$ 84,60 em espécie e uma espingarda de pressão.

IMG-20141009-WA0013

O jovem foi preso e conduzido a 3ª Delegacia de Policia de pronto Atendimento.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por receptação e corrupção ativa em Viamão

Na Delegacia o homem ofereceu R$ 5.000 para ser liberado

Na tarde  terça-feira um homem foi preso por receptação na Avenida Plácido Mottim, Bairro Santa Cecília em Viamão. De acordo com a Brigada Militar, Jeremias Misael Ribeiro da Conceição, 23 anos, foi abordado quando conduzia a motocicleta HONDA/CG150 FAN ESDI, placa ISU8615, que estava em situação de roubo. Jeremias possui antecedentes criminais por homicídio, porte ilegal de arma, receptação (2x), e foragido.

Os PMs apreenderam a motocicleta e prenderam Jeremias, que foi conduzido à DPPA de Viamão, para registro de ocorrência. Na Delegacia de Polícia, o autor, em contato com a autoridade Policial ofereceu R$ 5.000,00 para ser liberado, sendo autuado em flagrante por Corrupção Ativa.

Fonte: Ação Preventiva

Apreensão de material de procedência duvidosa

Na madrugada desta quinta-feira,  um vigilante patrimonial deteve um homem que carregava, pelo bairro Copas Verdes, uma máquina de cortar grama. Conforme a Brigada Militar, o detido não esclareceu a procedência, sendo conduzido à DP para registro.

Ele já possui uma extensa ficha criminal, inclusive havia sido preso no mês passado por furto em residência, completará 27 anos de idade no próximo dia 24 .

Fonte: Ação Preventiva

13° BPM recupera veículo logo após o furto

Por volta das 20h, um veículo foi furtado na Avenida Sete de Setembro em Erechim. Segundo a vítima o automóvel VW/Gol, ano 90, de placas IHJ 4909, havia sido deixado estacionado. Alguns minutos após o comunicado do furto, uma guarnição localizou o veículo na rua Anchieta. Estava aberto e sem o rádio. A ocorrência foi registrada.

Fonte: Ação Preventiva

Duas mulheres são agredidas pelo atual e ex-companheiro em Erechim

Por volta das 19h15min de quarta-feira, uma jovem foi agredida pelo ex-compaheiro no bairro Aeroporto, em Erechim. Segundo a Brigada Militar, o agressor teria saído do presídio de Vacaria naquele mesmo dia e foi até a casa da vítima, onde ele quebrou a porta e a agrediu. Ele estava armado com uma pistola e ameaçou a mesma de morte.  O acusado fugiu do local após o fato.

A vítima foi conduzida ao hospital para atendimento médico e à DP para registro. Na ficha do acusado de 30 anos de idade, já existem registros por autoria em furto, ameaça, lesão corporal, vias de fato, roubos, sendo o último um roubo a malote praticado em 29 de julho deste ano, ocasião em que foi preso em flagrante, com mais dois comparsas, na cidade de Vacaria, após terem roubado um malote de uma lotérica na vizinha cidade de Campestre da Serra.

Já às 19h45, outra mulher foi agredida pelo companheiro no Km 10, Povoado Argenta.  O autor não foi localizado. A vítima foi conduzida ao hospital e à DP.

Fonte: Ação Preventiva

Idoso é agredido em Erechim

Um idoso de 66 anos, foi agredido com socos na tarde de quarta-feira no Camelódromo, em Erechim. Segundo a Brigada Militar, a vítima relatou que ao sair do local, um homem disse para se sentar com ele,em um bando na parte externa do prédio, mas diante da negativa do senhor, o agressor passou a lhe ofender e o agrediu com socos.

O acusado de 41 anos de idade, já possuía antecedentes por furto, lesão corporal, ameaça, perturbação, posse de drogas, receptação entre outros.

Os dois foram conduzidos ao hospital para exames e à DP para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Residência é arrombada na Serra Gaúcha

Um residência foi arrombada na noite de quarta-feira, na rua Sergio Pontauti, bairro Charqueadas, em Caxias do Sul. A vítima informou que, chegou em casa por volta de 17:50h e percebeu que a porta da garagem e da cozinha da sua residência estavam arrombadas.

Do local foi furtado uma maquina fotográfica marca Makeno 33I, um micro ondas Electrolux e uma prensa de Xiz.

Fonte: Ação Preventiva

Carro é roubado por três jovens em Caxias do Sul

A vítima foi abordado ao sair de casa

Na rua Angelo De Carli, bairro Saint Etienne, três homens roubaram o veículo I Ram 2500 Laramie, placas JAW1399, de cor preta, ano 2012 em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima relatou que foi abordada ao sair de casa, por três jovens, que chegaram no local tripulando uma caminhonete de cor branca. O crime ocorreu por volta das 20h25min de quarta-feira.

Após o roubo, os indivíduos fugiram com os dois veículos em direção à Rota do Sol.

Fonte: Ação Preventiva

Jovem é preso por tráfico de drogas e menor apreendido no bairro Kayser, em Caxias do Sul

No inicio da noite de quarta-feira, um homem foi preso por tráfico de drogas em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, Brino V. da S. C, 18 anos foi abordado na rua Dona Joaquina, bairro kayser e com ele apreendido três buchas de cocaína, pesando 1,15 gramas. Um menor que estava junto também foi apreendido e com ele localizado 2,20 gramas de maconha .

Bruno foi conduzido a DPPA para o registro e o menor encaminhado ao conselho tutelar.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem por receptação em Farroupilha

Um homem foi preso com um veículo roubado na manhã de quarta-feira na Rua Piratini, Bairro 1º de Maio, em Farroupilha. Conforme a Brigada Militar,  foi localizado na garagem de uma residência, o veículo VW/JETTA, placas IOP 3481, de cor preta, roubado na cidade de Caxias do Sul em 07 Out 14. O proprietário do local, afirmou que alugava a garagem para outras duas pessoas.

Diante disso foi dada a voz de prisão e André foi encaminhado ao Hospital São Carlos, posterior a Delegacia de Polícia para os trâmites legais.

O veículo recuperado foi recolhido ao guinchos Joel.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por porte ilegal de arma de fogo na Serra

image

Foto divulgação: BM

Por volta das 15h50min de quarta-feira um homem foi preso por porte ilegal de arma na rua Luiz Covolan, bairro Reolon, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar,  o veículo VW Gol tripulado por Rafael S. dos S., 21 anos, Alex da S. K., 21 anos e uma menor de 17 anos foi abordado por policiais militares. No interior do veículo foi localizado um revólver marca taurus, calibre 38, com numeração raspada, municiado com seis munições intactas e apreendido 17 gramas de cocaína com a menor.

Todos foram conduzidos a DPPA, sendo Rafael autuado em flagrante por porte ilegal de arma.

Fonte: Ação Preventiva

Pedestre é assaltado e agredido no Centro de Vacaria

Um pedestre foi assaltado, por volta das 04h40min de quarta-feira na Av. Moreira Paz, Centro de Vacaria. Segundo a Brigada Militar,  a de 49 anos, relatou que foi abordado por quatro assaltantes, que com uso de uma corrente, além de agredirem com socos e chutes a vítima, roubaram a sua carteira que continha apenas os documentos pessoais. A vitima foi socorrida até o hospital local, onde foi medicada e liberada.

Foram efetuadas buscas, sendo localizados os acusados Alan Jones De Vargas Antunes, 20 anos, Dionatan Silva, 18 anos, Andre Jordan De Mello, 18 anos e Peterson Araujo Freitas Prates, 28 anos, os quais foram reconhecidos pela vitima.

Diante do fato, foi dada voz de prisão e conduzidos a DPPA onde foi lavrado o devido flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Quatro estabelecimentos comerciais são assaltados e dois homens presos em Caxias do Sul

Por volta das 02h58min de quarta-feira, dois homens foram presos, após furtar um estabelecimento comercial na rua Feijó Júnior, bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar,  a dupla foi flagrada furtando mercadorias no mercado Andreazza na esquina com a Rua Bento Gonçalves.  Samir Tiago Penha, 33 anos e Maicon Tomé da Silva, 23 anos, foram abordados e com eles apreendido duas garrafas de vinho Carbernet Sovignon marca Tarapaca, uma garrafa de vinho concha & toro e uma serra de cortar ferro. Ambos foram encaminhados à DPPA para o devido registro.

Por volta das 12h48min, na rua Ângelo Corso, bairro Petrópolis, em Caxias do Sul, indivíduos arrombaram o portão de uma lavagem e do interior furtaram R$ 1.440,00 em dinheiro.

Um assaltante roubou a mão armada uma Boutique, por volta das 18h48min, na Av Alexandre Rizzo, bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul. Do local foi roubado aproximadamente R$ 400,00 reais em dinheiro.

O último roubo ocorreu, na rua Garibaldi, centro de Caxias do Sul, quando um indivíduo entrou na farmácia Mais Econômica, fez menção de estar armado e anunciou o assalto.

Do local foi roubado aproximadamente R$ 300,00 reais em dinheiro do caixa.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul

Na madrugada de quarta-feira, um foragido foi recapturado na BR 116, bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, Luciano do Nascimento, 41 anos foi abordado por Policiais Militares e constatado que o mesmo estava foragido do instituto penal de Caxias do Sul, desde 30/Set/14.

Luciano foi conduzido a DPPA para o devido registro e após encaminhado novamente ao sistema carcérário.

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

6º BPM cumpre mandados de prisões em Rio Grande.

Na terça-feira (7/10), às 16h, na Rua H, no bairro Castelo Branco, em Rio Grande, uma guarnição do 6º BPM, compareceu no local, visto a vítima ter as medidas protetivas e seu ex companheiro desobedecendo-as compareceu em sua residência e fez ameaças de morte. Nas proximidades os policiais localizaram T.G.S., de 29 anos, e ao ser verificado a sua situação no sistema havia um mandado de prisão.  Foi preso e conduzido à delegacia de polícia. Responde por furtos, roubos e crimes contra a mulher.

Por volta das  20h15, na Rua Um, no bairro Profilurb, policiais comunitários do 6º BPM, encontravam-se em patrulhamento e abordaram L.A.N., de 20 anos, o qual possuía um mandado de prisão, pois estava foragido da penitenciária de Rio Grande. 

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM detém jovem traficando no BGV.

POE prende traficante no BGVPOE prende traficante no BGV1

Fotos divulgação: BM

Na manhã de quarta-feira (8/10), às 8h45, na Rua Doze, no bairro Getúlio Vargas, em Rio Grande, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, já tinham informações de que no local havia tráfico de entorpecentes. Nas proximidades localizaram R.W.C.B., de 19 anos, o qual ao perceber a guarnição passou a agir de forma estranha. Foi abordado e encontrado com ele oito pedras de crack, embaladas para venda. Após questionado sobre a existência de mais drogas, o traficante informou que no interior do imóvel havia mais entorpecentes, sendo apreendido no local uma balança de precisão, material para embalo de drogas,  117 gramas de crack, 43 pedras da mesma droga, já embaladas, 40 gramas de cocaína e a quantia de R$ 1.225.00. Foi encaminhado à delegacia de polícia e posterior à penitenciária.     

Fonte: Ação Preventiva

Gravataí ultrapassou a barreira dos 100 assassinatos este ano

Pela primeira vez em 12 anos, cidade entrou para o grupo dos municípios com mais de 100 assassinatos na Região Metropolitana

Gravataí ultrapassou a barreira dos 100 assassinatos este ano Ronaldo Bernardi/Agencia RBS

A cidade passou dos 100 assassinatos, principalmente devido aos conflitos do tráfico Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

As imagens do começo daquele domingo, 28 de setembro, dificilmente sairão da memória de um homem de 43 anos, morador do Bairro Rincão da Madalena, em Gravataí que, para sua segurança, prefere não ser identificado. Foi neste dia que o jovem Lucas Xavier, 18 anos, morreu praticamente em seus braços, junto ao campinho da Rua Nicolau Chaves. O rapaz havia sido baleado e agonizava no chão quando o aposentado chegava em casa.

- Perguntei o nome dele e, quando olhei de perto, percebi que tinha sido colega de escola da minha filha. Tentei socorrer, mas já era tarde. Infelizmente, foi mais um jovem que perdemos para a violência aqui no bairro. Em 10 anos, já vi o que até o diabo duvidaria nesse lugar - desabafa o morador.

O Rincão da Madalena, com 13 assassinatos este ano, de acordo com o levantamento do Diário Gaúcho, é o bairro mais violento na cidade que pela primeira vez, ultrapassou a marca dos 100 homicídios em um ano. O grupo dos três dígitos, em 2014, até então só tinha Porto Alegre e Alvorada na Região Metropolitana - Canoas, a exemplo de outros anos, até dezembro também pode ultrapassar a marca. A quantidade nesses nove meses já é 17,4% superior a todo o ano passado, quando 86 pessoas foram mortas na cidade. Além da violência do Rincão, a polícia contabiliza pelo menos três regiões onde explodem confrontos entre traficantes: São Geraldo, Passo da Caveira e Morada do Vale.

- O tráfico de drogas está por trás, de alguma forma, de mais de 90% dos crimes que investigamos este ano. Mas não é um fenômeno restrito a Gravataí. Praticamente todos os municípios aumentaram o número de homicídios neste ano - afirma o responsável pela Delegacia de Homicídios da cidade, delegado Anderson Spier.

Em menos de dois anos, o número de assassinatos na cidade subiu 114%. Saltou de 47, em 2012, para 101 este ano - faltando ainda quase três meses para acabar 2014.

"Eles andam armados até durante o dia"


Moradores convivem com a violência em Gravataí em plena luz do dia Foto: Ronaldo Bernardi, Agência RBS
A violência dos traficantes é que fez saltar a conta dos homicídios no primeiro trimestre, período em que ocorreram 44 casos.

- Essa gurizada não costuma passar dos 20 anos. Eles não têm mais controle em casa e, na rua, o que tem para se fazer aqui? - desabafa um morador do Rincão.

Do portão de casa, ele enxerga o campinho de futebol coberto de mato. Há muito o local deixou de atrair a criançada. Virou campo de batalha em meio a uma região empobrecida. Segundo os moradores, há tiroteios quase todos os dias. As ruas empoeiradas parecem cenário de filme de bangue-bangue.

- Eles (traficantes) andam armados até durante o dia e trocam tiros mesmo com crianças na rua - conta.

Depois da explosão de homicídios no começo do ano, a Brigada reforçou sua presença no Rincão. E a Polícia Civil conseguiu prender quase todos os envolvidos na disputa pelo tráfico. Logo depois, começaram as obras, orçadas em R$ 1,4 milhão, para uma creche municipal. Justamente ao lado do campinho. Mas a esperança já nasce meio murcha.
- Nos prometeram que fariam um posto da Brigada junto, mas já disseram que não vai sair - lamenta o morador.

Leia outras notícias no Diário Gaúcho

Roubos impulsionam a violência
Conforme a Secretaria Estadual da Segurança Pública, Gravataí registrou 1.181 assaltos - pedestres, casas, comércio ou veículos - no primeiro semestre. A média de mais de seis por dia significa um aumento de 36,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Pelo menos cinco pessoas já foram vítimas de latrocínio (roubo com morte) em 2014. Em 2012 e 2013, somados, foram três casos. No último deles, o médico Marcos Juarez Martins de Azevedo foi assassinado por criminosos que levaram da sua casa, no Bairro Cohab, o carro e eletrodomésticos. O caso é apurado pela 2ª DP, que ainda não tem suspeitos.
De acordo com o comandante do 17º BPM, tenente-coronel Vanderlei Padilha, a maior parte dos roubos está relacionada à "máquina" do tráfico:

- São traficantes ou usuários em busca de dinheiro para sustentar essa rede. O problema é que nós prendemos eles, até mais de uma vez, mas a legislação atual e a falta de vagas em presídios permitem muitos criminosos na rua. Quanto mais bandido por aí, mas crimes acontecem.

"Poderia ser pior"
Para a Brigada, o aumento dos homicídios está longe de ser resolvido só com policiamento.
- É uma questão social que começa pela família, na necessidade de impor limites a esses jovens, e vai até o poder público em investimentos sociais. O tráfico só se aproveita dessa lacuna - afirma o tenente-coronel Vanderlei Padilha.

Para ele, a ação da Brigada Militar assegura um "aumento na sensação de segurança" da comunidade.

- Poderia ser pior - avalia.

A aposta do comandante está no aumento da presença de PMs e das abordagens em locais onde surgem ondas de violência. As investigações de homicídios mudaram a partir de junho. Naquele mês, começou a funcionar a delegacia especializada na cidade. Até então, a polícia trabalhava com um índice de 69% de resolução de crimes. O número subiu para 83%.

Fonte: Diário Gaúcho

Colisão entre dois veículos deixa quatro feridos em Porto Alegre

Acidente aconteceu na Rua Paulino Azurenha, no bairro Partenon.
Motorista não parou no cruzamento e foi atingido por outro carro.

Acidente deixou quatro feridos em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)

Acidente deixou quatro feridos em Porto Alegre
(Foto: Reprodução/RBS TV)

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito na madrugada desta quarta-feira (8) na Zona Leste de Porto Alegre. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o motorista não parou no cruzamento e foi atingido por um outro veículo na Rua Paulino Azurenha, no Morro da Conceição, bairro Partenon.

O carro capotou com a força do impacto. Os veículos envolvidos no acidente são um Celta e um Focus. As quatro pessoas feridas foram atendidas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital de Pronto Socorro.

Fonte: G1/RS

Três ônibus são incendiados em garagem de Bom Retiro do Sul, RS

Veículos foram destruídos pelas chamas na noite desta terça-feira.
No fim de julho, outro ônibus havia sido incendiado no mesmo local.

Três ônibus foram incendiados na noite desta terça-feira (7) em Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Os coletivos, que já estavam fora de circulação, ficavam atrás de um galpão que serve como garagem para outros veículos no Centro da cidade.

Os bombeiros do município foram acionados por volta das 19h30. As chamas foram controladas logo depois, mas os veículos ficaram destruídos. No fim de julho, outro ônibus havia sido incendiado no mesmo local. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Fonte: G1/RS

Homem morre após ser atropelado por caminhão na BR-116, em São Leopoldo

Acidente ocorreu no sentido Capital-interior, próximo à ponte do Sinos

Um pedestre morreu após ser atropelado por um caminhão na BR-116, em São Leopoldo, por volta das 9h desta quarta-feira (8). O homem foi identificado como Sílvio Luís Machado, de 51 anos. O acidente ocorreu no sentido Capital-interior da rodovia, no quilômetro 244, após a ponte do Rio dos Sinos. O motorista teria tentado prestar socorro, mas a vítima morreu no local. O veículo foi removido da pista por volta das 10h.

Fonte: Rádio Guaíba

Ladrão é preso por tentativa de furto em residência no bairro Bela Vista, em Erechim

Na madrugada desta quarta-feira, um ladrão foi detido por um morador após arrombar a porta da garagem de sua casa para furtar na rua Claro Gyboski, bairro Bela Vista, em Erechim. Segundo a Brigada Militar, o detido, que no próximo dia 13 completará 23 anos de idade, possui várias passagens por roubo, furtos e envolvimento com drogas, foi apresentado na DP para mais um registro, e após foi liberado.

Fonte: Ação Preventiva

Três veículos furtados são recuperados nas últimas 24 horas em Erechim

Por volta das 22h, foi furtado o automóvel VW/Gol de placas AIT 8063, ano 99/2000, que estava estacionado na rua Silveira Martins, bairro Fátima. Segundo a Brigada Militar, o veículo foi  localizado abanadonado na rua Farrapos, bairro São Cristovão, uma hora após o furto.

No final da noite de terça feira foi furtado na avenida 15 de Novembro o automóvel VW/Gol de placas CGV 7425, ano 97. Foi recuperado na madrugada desta quarta-feira na rua Anchieta. Estava aberto e faltando os dois bancos dianteiros.

Também no final da noite de terça-feira a BM recebeu o comunicado do terceiro veículo furtado, desta vez na avenida Tiradentes, centro, sendo o VW/Gol de placas IIR 9437, ano 99. Foi localizado pouco tempo depois, estacionado e aberto, na rua Pedro Alvares Cabral.

Os veículos citados foram recolhidos mediante guincho e apresentados na DP para o devido registro.

Fonte: Ação Preventiva

13° BPM prende dupla por furto em veículo

Por volta das 19h10min de terça-feira, uma dupla foi presa após terem arrombado um automóvel que estava estacionado entre a Rua Marechal Rondon e Avenida XV de Novembro, bairro Centro, em Erechim. De acordo com a Brigada Militar, os suspeitos foram abordados ainda nas proximidades e com eles localizado o material furtado, sendo um rádio e um pen-drive.

Os dois, ambos com 28 anos de idade receberam voz de prisão e foram autuados em flagrante, após recolhidos ao presídio da cidade. 

Um deles já possuía mais de uma dezena de procedimentos policiais por furtos, além de outros crimes; o outro, também registros com autoria em furtos, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio e envolvimento com drogas.

Fonte: Ação Preventiva

Maconha é apreendida pela BM em Erechim

Dois homens foram detidos com drogas por volta das 07h40min de terça-feira em Erechim. Segundo a Brigada Militar, um automóvel que estava em atitude suspeita, tripulado por dois homens foi abordado na Linha América, interior do município. PMs apreenderam duas porções de maconha.

A ocorrência foi registrada.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é detido com maconha no Litoral Norte

Por volta das 10h15min de terça-feira, um homem foi detido com drogas em Torres, no Litoral Norte. Conforme a Brigada Militar, com o homem foi apreendido um cigarro de maconha. Ele foi conduzido a delegacia de polícia para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

 

BM prende jovem por receptação na Serra Gaúcha

Um jovem foi preso por receptação, por volta das 11h03min de terça-feira na  rua Ludovico Cavinatto, bairro Santa Catarina, em caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, numa borracharia, foi abordado um jovem de 22 anos, que estava com o veículo FORD/FIESTA, cor VERMELHA, com uma letra do chassi alterada.

O veículo foi recolhido ao guincho e o jovem encaminhado à DP para o registro da ocorrência por Receptação.

Fonte: Ação Preventiva

Adolescente é vítima de tentativa de homicídio em Caxias do Sul

Um menor foi vítima de tentativa de homicídio na tarde de terça-feira em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, a vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo na Rua Dos Canários, bairro Vila Ipê. Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital Pompéia.

O caso será investigado.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado em Cachoeirinha

clip_image002[4]

Foto divulgação: BM

Um foragido da justiça foi preso na noite de terça-feira pelos policiais militares do 26° BPM. Segundo a Brigada Militar, Z. A. C. P, 19 anos foi abordado na Rua Quatro, Vila da Paz, em Cachoeirinha. Ele que possui antecedentes criminais como acusado de roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículo, furto abigeato e porte ilegal de arma, estava na condição de foragido.

O jovem foi preso e conduzido a DPPA de Gravataí para o registro e após recolhido ao sistema carcerário novamente.

Fonte: Ação Preventiva

BM CANELA PRENDE FORAGIDO DE CAXIAS DO SUL POR FURTO

Acusado arrombou loja bazar no centro da cidade

A Brigada Militar de Canela realizou na madrugada desta quarta-feira, a prisão de um indivíduo após este arrombar e furtar uma loja no centro da cidade. Esta foi a 26ª vez que ele é detido por esta prática de delito. Após a prisão ainda foi constatado que ele era foragido do presido de Caxias do Sul.

Por volta das 05 horas, a guarnição de serviço foi acionada para atender ocorrência de furto arrombamento no Bairro Canelinha, na Rua Presidente João Goulart, em uma loja bazar. No local foi encontrado o vidro da vitrine quebrado, mas o autor já havia fugido. Foi realizadas buscas e encontrado um suspeito próximo ao local. ComCassiano da Silva Borges dos Reis, 22 anos, foi encontrado 20 pacotes de balas, uma garrafa térmica de 2 litros e R$20,00 reais em moedas. Ele que admitiu a autoria do fato, possui uma vasta ficha de antecedentes, sendo somente pelo crime de furto a 26ª prisão, além de outras por receptação, violação de domicílio, tráfico e posse de entorpecentes. Crimes cometidos nas cidades de Canela e Gramado.

Ao consultá-lo no sistema foi constatado ainda que ele estava foragido desde 20/09 deste ano, do  Instituto Penal de Caxias Do Sul. O autor foi preso em flagrante e conduzido a delegacia.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende traficante e recaptura foragido em Gravataí

hdfufyhuerfye

Fotos divulgação: BM

Na tarde de segunda-feira um traficante foi preso e um foragido recapturado, na Rua Aristides Rosa, no bairro São Geraldo, em Gravataí. De acordo com a Brigada Militar, uma guarnição do POE do 17º BPM, prendeu um homem de 38 anos, com antecedentes criminais por furto e arrombamento a estabelecimento comercial, homicídio, posse de entorpecente e ameaça. Com ele foram apreendidas 11 buchas de cocaína, 16 trouxinhas de maconha, R$ 70,00 e três aparelhos celulares.

gtegyahha

Por volta das 17h50min, na Rua Monte Castelo, na Marrocos, em Gravataí, uma guarnição da PATRES da 2ª Cia, recapturou Julio C. R. P., 31 anos, que estava foragido do instituto penal de monitoramento eletrônico desde o último dia 16 de junho. O foragido, que possui antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, tráfico de entorpecente e furto, conduzia um veículo VW Gol de cor vermelha com placas de Curitiba, que estava com a numeração do motor raspada. O veículo foi apreendido.

Os dois indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, e recolhidos ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso com arma de calibre restrito na Capital

IMG-20141007-WA0020[1]

Fotos divulgação: BM

Um homem foi preso na noite de terça-feira, com um revólver calibre 357, calibre restrito em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, A. B. M, foi abordado na Rua Ana Maria Zardim, Vila Santa Rosa.

IMG-20141007-WA0018[1]

Ele que já possuia antecedentes por estelionato, homicídio culposo e outros roubos, foi conduzido a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro de ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

PF cumpre mandado de prisão em investigação de abuso sexual contra crianças e adolescentes

Santo Ângelo/RS: A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira, 8 de outubro, mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão decretados pela Justiça Federal contra morador de Santo Ângelo identificado como autor de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Com a utilização de programas de bate-papo e redes sociais, o investigado, de 23 anos, mantinha diálogos de conteúdo impróprio com suas vítimas e, por meio da câmera acoplada ao computador de seus interlocutores, captava cenas de exibição explícita de crianças e adolescentes.

As investigações foram iniciadas por denúncia partida de mães de um grupo de meninos de 11 anos que procuraram a Polícia Federal em Santo Ângelo após terem percebido que seus filhos estariam sendo vítimas de assédio sexual através da internet.

Fazendo uso de perfis falsos, que facilitavam o convencimento da vítima e algumas vezes de sua própria identidade, aproveitando-se da condição de proximidade e confiança gerada pelo seu exercício profissional, o investigado obteve imagens em que adolescentes mostravam suas genitálias. Após ter obtido o material via programa de bate-papo com uso de vídeo, o criminoso armazenou as imagens envolvendo diversos meninos entre 11 e 16 anos em situações pornográficas, até mesmo em duplas, incluindo exposição de genitais, masturbação e inserção de objetos no ânus.

Perícia técnica nos equipamentos eletrônicos apreendidos no dormitório e na casa do criminoso recuperaram arquivos apagados que continham as cenas de pedofilia.

A Polícia Federal orienta pais e responsáveis legais para que fiscalizem e acompanhem atentamente o conteúdo de postagens, trocas de mensagens, interações virtuais, uso de aplicativos e qualquer utilização por menores de aparelhos eletrônicos que acessam a internet, uma vez que os criminosos estão atentos à vulnerabilidade causada pela falta de vigilância dos responsáveis. Eventual exposição indevida causa efeitos permanentes porque uma vez postadas ou transmitidas as imagens saem do controle de seu emissor e caem em domínio público. Portanto, a vigilância constante é a única forma de prevenção.

Fonte: Ação Preventiva e PF

Jovem é preso por porte ilegal de arma em Viamão

Um homem foi preso por porte ilegal de arma na madrugada de domingo, na Rua Barão de Belém, Bairro Santa Isabel em Viamão. Segundo a Brigada Militar,  um grupo de pessoas foram abordadas em via publica, onde constatou que Thiago dos S. S, 26 anos, com antecedentes criminais por roubo e fuga de local de acidente de veículo, portava em sua cintura uma pistola, calibre 380, municiada com 17 cartuchos intactos.

O material foi apreendido e dada voz de prisão a Thiago, sendo conduzido à DPPA de Viamão, para a lavratura do flagrante por Porte Ilegal de Arma.

Fonte: Ação Preventiva

Prisão por Cumprimento de Mandado, na terça-feira (07/10) Caxias do Sul

I - às 08h46, na rua Boa Viagem, bairro Medianeira, foi preso J.A.B.C. 31 anos, foragido desde 29/08/2014;

II – às 18h06, na rua Clementina Grasselli, bairro Nossa Senhora de Fátima, foi presa S.B, 33 anos. Contra ela havia um mandado de prisão válido até 12/09/2018;

III – às 22h25, na rua Valério Pessoli, bairro Rio Branco, foi preso Nei Cesar Ignácio, 39 anos, RG 2061599375, com data de validade até 24/03/2019.

Flores da Cunha:

I – às 08h05, a guarnição de serviço abordou um adolescente, contra quem havia um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara de Infância e Juventude de Flores da Cunha.

Bento Gonçalves

I - às 14h, na rua Parnaíba, bairro Planalto, foi detido J.C., que se encontrava foragido.

Farroupilha

I – às 17h, na rua Porto Alegre, nº 010, bairro Industrial, foi preso J.P, foragido da Justiça;

II- às 18h, na rua Athur Perottoni, nº 821, bairro Industrial II, foi preso L.F.S.P, foragido na Justiça.

Fonte: Ação Preventiva

Motorista embriagado é preso em flagrante no bairro São Lucas

Na noite de domingo, um homem foi preso por dirigir embriagado na Rua do Picão, Bairro São Lucas em Viamão. Conforme a Brigada Militar,  o veículo IMP/RENAULT CLIO RT, cor preta, placas MDD0330, conduzido por P.R.P.A., 60 anos, colidiu em outro veículo, sendo abordado. O autor que possuia antecedentes por vias de fato, violação da suspensão do direito de dirigir, lesão corporal culposa na direção de veículo automotor (2x), lesão corporal, ameaça e constrangimento ilegal, apresentava sinais visíveis de embriaguez e quando submetido ao teste do bafômetro apresentou a quantia de 0,49 mg/l de álcool no sangue.

Os veículos envolvidos no acidente foram recolhidos e dada voz de prisão a Paulo, sendo conduzido à DPPA de Viamão, para a lavratura do flagrante por Embriaguez ao Volante.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem com drogas em Pelotas

Trafico 3ª Cia.

Foto divulgação: BM

Um homem foi preso com drogas na tarde de terça-feira por policiais militares do 6° BPM, no bairro Fragata, em Pelotas. Conforme a Brigada Militar, a prisão ocorreu após uma denúncia anônima. A. P. V, foi abordado e com ele apreendido algumas buchas de maconha e três tijolos de maconha pesando aproximadamente 3 quilos.

O homem foi preso e conduzido a Delegacia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Suspeito de matar mulher com paulada e facada é preso pela Brigada Militar em Sapiranga

Suspeito de matar mulher com paulada e facada é preso pela Brigada Militar em Sapiranga

Foto divulgação: BM

Sapiranga - Um homem de 31 anos suspeito de ter assassinado

Patricia Daiane Raenck, 27 anos, no domingo (5), no bairro Amaral Ribeiro, foi identificado, preso pela Brigada Militar e está neste momento na delegacia do Município. A vítima era casada e estava desempregada.

A identificação do suspeito ocorreu por volta das 14h30, na av. 20 de Setembro no bairro Amaral Ribeiro. Conforme a Brigada Militar o acusado estava escondido na residência de um vizinho, em frente da casa dos familiares. O homem acusado do crime possui antecedentes por furto, tráfico de drogas e aos agentes da Polícia Civil disse não ter assassinado Patrícia Daiane Raenck.

Crime ocorreu no domingo pela manhã na Vila Operária

A jovem, Patrícia Daiane Raenck, 27 anos, foi encontrada morta na manhã de domingo (5) com ferimentos na cabeça e no corpo. A polícia acredita que o suspeito de ter assassinado a mulher tenha desferido golpes na vítima com um pedaço de madeira além de uma facada na cabeça de Patrícia.

Alcemir de Almeida Machado, 46 anos, que estava no mesmo local no momento do crime, também foi ferido no pescoço com uma faca pelo suspeito. Os agentes da Polícia Civil ainda tentam ouvir Alcemir, que foi ferido na garganta, mas se recupera no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), em estado estável, mas ainda não consegue falar.

Fonte: Jornal Repercussão

Bombeiros retomam buscas a pescador desaparecido em Tapes

Corpo de colega foi localizado nessa segunda-feira

Uma equipe do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre retomou, na manhã desta terça-feira, as buscas ao pescador Damião Nunes Ribas, de 53 anos. O homem está desaparecido desde sábado quando foi visto pela última vez por um amigo. Conforme os policiais, ele saiu para pescar com Olmiro Viegas, de 48, na Lagoa dos Patos, quando a embarcação de pequeno porte virou e os dois desapareceram em Tapes, na região Centro Sul do Estado.

Eles tinham ido verificar redes de pesca. O corpo de Viegas foi localizado nessa segunda-feira, na região da Praia da Barrinha.

Fonte:Rádio Guaíba

Casal é detido por tráfico de entorpecentes, no bairro São Miguel, em Rio Grande

1ª Cia prende casal por tráfico

Foto divulgação: BM

Um casal foi detido com drogas na tarde de segunda-feira na Travessa dos Charruas, no bairro São Miguel, em Rio Grande. Segundo a Brigada Militar,  o casal A.S.M., de 18 anos e C.S.A.R., de 30 anos, foram abordado e com eles apreendido a quantia de R$ 1.260,75  em notas e moedas, 19 porções de maconha, 02 porções de cocaína e um celular.

Ambos foram encaminhados à delegacia de polícia e após recolhidos à penitenciária.

Cabe salientar que A.S.M, foi preso em agosto 2014, no mesmo local e pelo mesmo crime.

Fonte: Ação Preventiva

26º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR IMPLANTA A PATRULHA MARIA DA PENHA EM CACHOEIRINHA

DSCN0328(1)

Fotos divulgãção: BM

Na manhã de segunda-feira, na sede do 26º Batalhão de Polícia Militar, em Cachoeirinha, ocorreu a cerimônia de Implantação da Patrulha Maria da Penha no município.

DSCN0335(1)

O evento contou com a presença do Exmº Sr Secretário Estadual de Segurança Dr Airton Michels, Vice prefeito de Cachoeirinha Sr Gilson de Almeida Nunes, Exmo Sr Comandante Geral da Brigada Militar Cel QOEM Fábio Duarte Fernandes, Ilmº Sr Cel QOEM Paulo Moacyr Stocker dos Santos, Comandante do CPM, Ten Cel QOEM Vitor Hugo França Sarti, Comandante do 26º BPM, Ten Cel QOEM Luis Fernando Thomé Malabarba, Comandante do COE, e o idealizador da Patrulha Maria da Penha em Cachoeirinha, Maj QOEM Najara Silva, Coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha, Maj QOEM Gilson Ribas Cajal, Sub Comandante do 26º BPM, senhora Coordenadora da Rede de Atendimento de Segurança Pública para o Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Anita Kiling, Delegado de Polícia da 1ª DP de Cachoeirinha Rafael Delvalhas Liedke, Delegado de Polícia da 2ª DP de Cachoeirinha Nilton Martins de Souza Filho,Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos Del. João Paulo Martins, entre outras autoridades militares e civis e convidados.

A Patrulha Maria da Penha iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública, tem como objetivo a fiscalização das medidas protetivas de urgência solicitadas ao poder judiciário, bem como a prestação de atendimento qualificado as mulheres vítimas de violência.

Essa importância foi dada devido a incidência elevada de ocorrências referentes à Violência Doméstica atendidas na área do 26º BPM. Atualmente a Patrulha Maria acompanha trezentas e dezoito (318) mulheres vítimas dessa violência e que são amparadas pela Lei Maria da Penha, sendo feito desde abril de dois mil e treze, mais de mil atendimentos na fiscalização das medidas protetivas deferidas pelo Poder Judiciário de Cachoeirinha.

No evento foi entregue a viatura Renault Duster,prefixo 9924, destinada para a utilização da Patrulha.

Fonte: Ação Preventiva

Ladrão é preso após invadir residência no Sul do Estado

arrombar preso no Cassino

Foto divulgação: BM

Policiais comunitários do 6º BPM, na tarde desta segunda-feira (6/10), às 14h15, na Rua Torres, no balneário Cassino, em Rio Grande, detiveram V.C.C.M., de 26 anos, o qual flagrado logo após arrombar a porta dos fundos de uma residência. Foi localizado com vários objetos dentro de uma carroça, prontos para serem furtados. Foi preso e recolhido à penitenciária. Responde por furtos, roubos e outros crimes.  

Fonte: Ação Preventiva

BM recupera dois veículos furtados em Erechim

Na noite de segunda-feira um automóvel foi furtado na segunda-feira em Erechim. De acordo com a Brigada Militar, o veículo Fiat/Uno, placas CFR 6241 foi encontrado abandonado uma hora mais tarde no bairro São Cristovão.

Também na segunda-feira, foi furtado o automóvel VW/Gol, de placas CQB 751, esse veículo foi localizado, durante a madrugada de terça-feira, no bairro Agrícola. Os veículos foram recolhidos ao depósito e as ocorrências registradas para investigações.

Fonte: Ação Preventiva

13° BPM flagra homem com drogas

Um homem foi flagrado com drogas, por volta das 11h de segunda-feira, em Erechim. De acordo com a Brigada Militar, policiais militares do 13° BPM abordou um homem que caminhava pela Rua São Martinho e com ele encontrado quatro pedrinhas de crack, prontas para o consumo.

O homem de 34 anos de idade,  foi qualificado em um termo circunstanciado e na sequência liberado, mas cientificado que será intimado pelo Juizado Especial Criminal.

Font6e: Ação Preventiva

Polícia Comunitária apreende menores conduzindo motocicletas em alta velocidade.

menor conduzindo motos

Foto divulgação: BM

No domingo (5/10), às 14h, na Alameda Uruguai, no bairro Aeroporto, em Rio Grande, policiais comunitários do 6º BPM, localizaram dois menores, ambos de 13 anos, conduzindo, cada um uma motocicleta, ambos em alta velocidade. Foram abordados e conduzidos à delegacia de polícia. Uma motocicleta foi apreendida, visto a numeração do motor estar adulterada. 

Fonte: Ação Preventiva

Posto de combustível é assaltado e homem preso em Porto Alegre

IMG-20141006-WA0008

Foto divulgação: BM

Policial do 11° Batalhão de Polícia Militar, na madrugada desta segunda-feira (06/09), em Porto Alegre na Av.. Assis Brasil, Bairro Cristo Redentor, efetuou a prisão de um homem por roubo a posto de combustível. Os policiais estavam em patrulhamento quando foram interpelados por uma funcionária do posto de combustível, que informou que teria acabado de ocorrer um roubo no posto e que teria sido cometido por um indivíduo, onde o mesmo teria fugido em direção ao Bairro. A guarnição efetuou a averiguação e avistou um indivíduo nas proximidades com as características informadas pela vítima, foi efetuado a abordagem policial e foi localizado o dinheiro que teria sido roubado. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao abordado e a ocorrência foi encaminhada à 3ª Delegacia de Pronto Atendimento para ser lavrado o auto de prisão em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

QUATRO PROCURADOS DA JUSTIÇA SÃO PRESOS PELA BM EM CAXIAS DO SUL

Quatro homens que estavam sendo procurado pela justiça foram presos nesta segunda-feira (06) em abordagens de rotina da Brigada Militar.

- 03h30min na rua Henrique Cia, no bairro Marechal Floriano foi preso Augusto Cesar da Silva, 29 anos.

- 14h50min na rua João Laner Spinatto, bairro Jardim Eldorado foi preso o foragido Rudinei da Silva Brandão, 38 anos.

- 18h25min na Av. Oliveiros Marcelino Teixeira, bairro Mariani, foi preso Fabio da Silva, 31 anos.

- 23h49min na Av. Sandro Tonietto, bairro Vila Romana foi preso Remi Pedro Padilha, 37 anos Todos foram encaminhados à delegacia, onde foi lavrado flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Traficante é preso pela BM, no beco do Sal, em Rio Grande.

POE prende traficante no beco do Sal.1jpg

Fotos divulgação: BM

Policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, na tarde desta segunda-feira (6/10), às 14h45, no beco do Sal, no bairro Dom Bosquinho, em Rio Grande, capturaram A.T.C.A., de 25 anos. A guarnição entrou no beco e avistou o traficante saindo de uma casa. Quando perceber a presença da polícia tentou esconder algo na cintura. Foi abordado e apreendido com ele nove gramas de cocaína e a quantia de R$ 135,00. A ocorrência encontra-se em andamento sendo apresentada na delegacia de polícia. O indivíduo já responde por tráfico de entorpecentes.

POE prende traficante no beco do Sal

Fonte: Ação Preventiva

PROCURADO DA JUSTIÇA É MORTO A TIROS EM CAXIAS DO SUL

Outro procurado também foi baleado, e permanece hospitalizado

Gustavo Luiz dos Santos, 33 anos foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (06), em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das 00h30min na rua Hermes Fontes, no bairro Vila Ipê, atrás do Centro Comunitário. Santos, que possui indiciamentos por porte ilegal de arma de fogo, estupro, roubo a pedestre e estava sendo procurado pela justiça foi alvejado com vários disparos de arma de fogo e morreu no local.

Maicon Fabiano da Silva, 22 anos que também estava sendo procurado pela polícia também estava nas imediações do centro comunitário e foi atingido com um disparo nas costas. Ele foi socorrido pela SAMU e encaminhado ao Hospital Pompéia, onde permanece internado sob custódia policial. O motivo e autoria do crime não estão esclarecidos.

Fonte: Ação Preventiva

DUPLA É PRESA PELA BM DURANTE ASSALTO EM CAXIAS DO SUL

Três pessoas estavam em poder dos criminosos e haviam sido obrigadas a sacar dinheiro

image

Foto divulgação: BM

Dois assaltantes foram presos pela Brigada Militar na noite desta segunda-feira (06), em Caxias do Sul.

De acordo com a Brigada Militar, por volta das 22h uma viatura da Brigada Militar em patrulhamento se deparou com uma movimentação suspeita dentro da agência bancária do banco Itaú na rua Sinimbu, no bairro Lourdes. Suspeitando se tratar de um assalto os policiais chegaram ao local, onde acabaram efetuando a prisão e libertando três vítimas que estavam em poder dos criminosos, e haviam sido obrigadas a sacar dinheiro.

Com a dupla foi recuperado o valor sacado, um veículo Toyta Hilux que havia sido roubado na parte da tarde e apreendido uma faca e um revólver cal. 38, além de munições do mesmo calibre. A proprietária da Hilux também compareceu na delegacia, onde reconheceu a dupla como sendo os autores do roubo.

Antonio Marcos Guedes Garcia, 40 anos e Everson Rodrigues Albuquerque, 30 anos ambos em liberdade provisória foram encaminhados à delegacia, onde foram autuados em flagrante por roubo, receptação e porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Ação Preventiva

Controle externo do Ministério público a BM de São Lourenço do Sul

Foto divulgação: BM

O controle externo da atividade policial pelo Ministério Público tem como objetivo manter a regularidade e a adequação dos procedimentos empregados na execução da atividade policial, bem como a integração das funções do Ministério Público e das Polícias voltadas para a persecução penal e o interesse público.

Nesta sexta-feira (3/10), o Ministério Público através da Exmª. Srª. Drª. GABRIELA MONTEIRO, Promotora de Justiça, esteve na sede da 2ª Cia do 30º BPM, sendo recepcionada pela 1º Tenente Patrícia Paré da Costa e pela equipe de Processamento de Dados Operacionais.

Sua visita teve como finalidade verificar a eficiência da atividade policial no município, zelando para que sejam fornecidos elementos suficientes ao Ministério Público para o oferecimento da denúncia ou arquivamento do caso, além de corrigir eventuais desvios e abusos da atividade policial, garantido, assim, o respeito aos direitos e garantias dos cidadãos.

Como resultado do controle externo ficou constatado pelo MP que esta Organização Policial Militar (OPM), encontra-se em dia e sem irregularidades.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso, drogas e arma são apreendidas nos apartamentos do Pestano

IMG-20141006-WA0003

Foto divulgação: BM

Na tarde desta segunda-feira (06/10), nos Apartamentos do Pestano em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) após serviço de inteligência, abordaram D.M, 32, que durante a averiguação foi localizado em sua posse um revolver Cal. 38, numeração raspada, 500 gramas de crack, uma balança de precisão, um radio comunicador e R$ 1.000,00. O homem foi conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é preso por arrombamento em estabelecimento bancário na Capital

altArRM5wECHwrKchzSnc1aB4h26qv9X7ihN_Sn5y5zUNLw

Fotos divulgação: BM

No inicio da manhã desta terça-feira, um homem foi preso após ter quebrado o vidro lateral da agência do Banco Itaú e furtado uma CPU, em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, o fato ocorreu na Avenida Assis Brasil, bairro Sarandi.

altAjX1YueC9MnBqqorrgsBx_kqHheNVWQ3hPY8OzVOAYcQ

E. G. S, com antecedentes, estava na situação de foragido e com ele encontrado o objeto furtado, sendo preso e encaminhado à 3ª DPPA, para registro da ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

domingo, 5 de outubro de 2014

Adolescente é flagrado com objetos roubados em Cachoeirinha

PMs apreenderam ainda um revólver calibre 32

clip_image002

Fotos divulgação: BM

Por volta das 10h deste sábado, um adolescente foi flagrado com produtos ilícitos na Avenida Flores da Cunha, em Cachoeirinha. Segundo a Brigada Militar, P. A. O. A, 17 anos, foi visto saindo correndo de dentro de uma loja e foi detido pelos Policiais Militares do 17° BPM e com ele encontrado um revólver calibre 32 municiado, uma jaqueta, 07camisetas, 01 bermuda, 01 moletom, um celular e a quantia de R$7,70 em dinheiro trocado.

clip_image002[5]

O adolescente foi apreendido e encaminhado a DPPA.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da justiça é preso por furto na Região Metropolitana

clip_image002

Fotos divulgação: BM

Na manhã de sábado um procurado da justiça foi preso por furto em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, P. dos S. R, 46 anos foi detido pelo segurança do mercado Rissul, localizado na Rua João Batista Soares e com ele apreendido 01 quilo de carne e um conjunto de aparelhos de barba. Foi constatado ainda que ele estava sendo procurado pela justiça. 

clip_image002[5]

O homem foi conduzido a DPPA para o registro e após encaminhado ao presídio.

Fonte: Ação Preventiva

Venâncio Aires: Mulher morre afogada depois de carro capotar e cair em riacho

Acidente ocorreu na madrugada de hoje

Uma mulher morreu afogada depois que o veículo em que ela estava capotou e caiu em um riacho no interior do município de Venâncio Aires. O acidente ocorreu na madrugada de hoje, pouco antes das 5h. Ela estava em um fusca com outras quatro pessoas, que conseguiram sair do veículo. A vítima é Iracema do Couto, de 53 anos. Os feridos passam bem, de acordo com a Brigada Militar.

Fonte: Rádio Guaíba

Mais uma adolescente dá entrada em hospital de Gramado

Polícia suspeita que jovem esteja envolvida em pacto de suicídio

Mais uma adolescente deu entrada no hospital Arcanjo São Miguel de Gramado, na Serra, com suspeita de tentativa de suicídio, neste domingo. A jovem de 13 anos ingeriu quantidade expressiva de medicamento antidepressivo, segundo a Polícia. A garota é vizinha da adolescente que cometeu suicídio em Gramado e estudante da mesma escola. O titular da Delegacia de Polícia de Gramado, Gustavo Barcellos, disse que vai investigar o suposto envolvimento dela no pacto de suicídio.

A Polícia Civil confirmou na quinta-feira que ocorreu um pacto de suicídio entre adolescentes de Gramado e Canela, na Serra. O delegado Barcellos não soube precisar, no entanto, a quantidade de jovens envolvidos nem as motivações.

Barcellos informou que as duas adolescentes que cometeram suícidio – nos dias 23 e 26 de setembro – se conheciam, inclusive, já haviam trabalhado juntas em um evento. Uma delas, de 14 anos, era aluna da Escola Estadual Ramos Pacheco, em Gramado. Um dia antes da morte dela, cinco alunos da turma da oitava série – quatro meninas e um menino – ingeriram medicamentos de uso controlado.

Os remédios foram supostamente levados à sala de aula por uma menina que se trata de depressão. Alguns colegas relataram o fato à direção da escola que, imediatamente, chamou os pais dos adolescentes. Segundo a diretora Ângela Becker, os pais decidiram, na reunião, não mandar os alunos para a escola no dia seguinte: data em que ocorreu a segunda morte.

Entenda o caso

Duas jovens cometeram suicídio e outras três foram hospitalizadas com autolesões nos pulsos. A primeira morte ocorreu em 23 de setembro, em Canela, e a segunda, no dia 26, em Gramado. Outras duas meninas foram hospitalizadas nessa quarta-feira. Uma foi internada no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, e outra, no Hospital de Caridade de Canela. As adolescentes são mantidas sob acompanhamento médico e psicológico.

Fonte: Correio do Povo

Venâncio Aires: Mulher morre afogada depois de carro capotar e cair em riacho

Acidente ocorreu na madrugada de hoje

Uma mulher morreu afogada depois que o veículo em que ela estava capotou e caiu em um riacho no interior do município de Venâncio Aires. O acidente ocorreu na madrugada de hoje, pouco antes das 5h. Ela estava em um fusca com outras quatro pessoas, que conseguiram sair do veículo. A vítima é Iracema do Couto, de 53 anos. Os feridos passam bem, de acordo com a Brigada Militar.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é assassinado em Santa Cruz do Sul

Vítima foi identificada como Marcelo Rodrigo da Silva Pereira, de 32 anos

Um homem foi assassinado, na noite desse sábado, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. De acordo com a Brigada Militar, Marcelo Rodrigo da Silva Pereira, de 32 anos, abriu a porta de sua casa, na Travessa Krug, bairro Pedreira, e foi alvejado. Ele chegou a ser socorrido por familiares, mas não resistiu aos ferimentos. Sete cápsulas de pistola foram deflagradas no local. Ninguém foi preso até a manhã deste domingo. Conforme a polícia, Pereira tinha antecedentes por tráfico de drogas, entre outros crimes.

Fonte:Rádio Guaíba

Homem é baleado e morre no bairro Nossa Senhora de Fátima

Marcelo Santos da Costa, 24 anos foi morto por disparos de arma de fogo, por volta das 17h56min de sábado, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o crime ocorreu na rua Isabel Pezzi, bairro Nossa Senhora de Fátima, em frente ao Mercado Baggio.

A vítima que foi atingida no abdômen, foi socorrida ao Hospital Pompéia e por volta das 20h27min não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Ele cumpria pena no semiaberto.

O motivo do crime é desconhecido e será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Ação Preventiva

BM recaptura foragidos na Serra Gaúcha

Recaptura de Preso em Caxias do Sul I – às 18h40, na rua José Perini, no bairro Vila Amélia, foi abordado Cleverson Goitovis, 23 anos, com uma tornozeleira rompida na mão. Encaminhado à DP para o flagrante;

II – às 20h16, na rua Henrique e Cia, bairro Marechal Floriano, foi preso Pedro Vinicius de Candido Borges, 23 anos. Ele estava com restrição de liberdade desde 28/09/2014 e validade até 27/11/2017;

III – às 20h, na rua Pasqual Brambilla, bairro Floresta, foi preso Paulo Ricardo Fagundes, 55 anos, com mandado de prisão expedido em 28/09/2014, com validade até 18/03/2030.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é morto em Caxias do Sul

Um homem foi morto a tiros por volta das 14h na Rua Arcângelo Rizzo, bairro Nossa Senhora de Fátima em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima identificada como Antônio Adair Ribeiro, 49 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo na cabeça e tórax.

A vítima estava em prisão domiciliar. O autor do crime não foi localizado.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Ação Preventiva

BM recupera foragido em Porto Alegre

Na noite de sábado na Av. Bernardino Silveira do Amorim, uma guarnição do 20ºBPM foi despachado Via CICC, para ocorrência Maria da Penha, no local foi abordado A.B.S.S., 24 anos, com antecedentes criminais, em consulta ao sistema foi constatado que o mesmo encontrava-se em situação de foragido. Foi encaminhado a Delegacia da Mulher e posterior a 2ª Delegacia de Policia de Pronto Atendimento.

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM tira mais duas armas de fogo de circulação, em Rio Grande.

POE prende traficante armado, na Rural1

Fotos divulgação: BM

Na manhã do sábado (4/10), às 8h, na Rua Gamal Abdala Nasser, no bairro Rural, em Rio Grande, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, na viatura 9575, durante patrulhamento localizaram A.C.M.P., de 35 anos. Com ele foi encontrado um revólver, calibre 38, carregado com seis munições, numeração raspada, 106 pedras de crack, um rolo papel alumínio e a quantia de R$ 117,50. Foi preso e encaminhado em flagrante delito por porte de arma de fogo e tráfico de entorpecentes. Após foi recolhido à penitenciária do Rio Grande, já possui passagem pelo sistema carcerário.

POE prende traficante armado, na Rural

Às 15h30, na Rua sete, no bairro Cidade de Águeda, a mesma guarnição do POE, tirou mais uma arma de fogo de circulação. Um revólver, calibre 32, com quatro munições intactas, foi apreendido em posse de um adolescente infrator de 17 anos. O armamento e o adolescente foram conduzidos à delegacia de polícia para as medidas cabíveis. 

POE detém adolescente armado

Fonte: Ação Preventiva

20° BPM prende por tráfico de drogas

555

Fotos divulgação: BM

Na noite de sábado (04/10/2014), na Estrada Martins Felix Berta, uma guarnição do 20º BPM prendeu Y.S.A, 20 com antecedentes criminais, portando um revolver Cal.38, com numeração raspada, municiado com 5 munições cal.38 intactas, e W.R.V., 20 anos, com antecedentes criminais, em posse de 2 porções de maconha, 23 buchas de cocaína e uma quantia R$441,80 em espécie; Diante dos fatos foi dado voz de prisão e encaminhados a 3ª Delegacia de Policia de Pronto Atendimento.

IMG-20141004-WA0009

Fonte: Ação Preventiva