sábado, 4 de outubro de 2014

BM realiza operações e fiscalizações no Litoral Norte

A BRIGADA MILITAR DE TORRES REALIZA OPERAÇÕES ESPECIAIS DURANTE OS TURNOS DE SERVIÇOS NA CIDADE DE TORRES E BAIRROS AFASTADOS

A Brigada Militar de Torres implementou nas suas ações rotineiras de policiamento, algumas operações com o intuito de dar o policiamento ideal a cada situação nas necessidades dos moradores torrenses e turistas. Estas operações têm por objetivo satisfazer a necessidade de intervenção policial, respeitando a característica de cada evento. Dentre várias outras modalidades de policiamento efetuadas pelo efetivo da 2ª Cia de Policiamento da Brigada Militar de Torres, destacamos algumas Operações.

clip_image002

Quinta-feira, dia 02 de outubro, as guarnições da Brigada Militar de Torres realizaram patrulhamentos no Parque da Guarita, efetuando abordagens a pessoas e veículos. Com estas investidas no local, tornam-se mais seguras as visitas, caminhadas e passeios efetuados por turistas e moradores de Torres.

clip_image004

Quinta-feira, dia 02 de outubro, as guarnições da Brigada Militar de Torres efetuaram patrulhamento nas praças da cidade, foram patrulhadas as Praças, XV de Novembro, João Neves da Fontoura, Getúlio Vargas, Pinheiro Machado,Nossa Sra. dos Navegantes e Praça dos Escoteiros. Estas ações da Brigada Militar, tem por objetivo coibir ocorrências de furto ou roubo a pessoas que estejam circulando nas proximidades das praças, coibir ocorrências de vandalismo, dano ao patrimônio e perturbação do sossego.

clip_image006

Quinta-feira, dia 02 de outubro de 2014, uma guarnição da Brigada Militar de Torres composta por três policiais, efetuarem o cumprimento de ordem de serviço denominada ‘’TAXI E MOTO’’ , esta operação tem o intuito de fiscalizar motocicletas suspeitas e outros veículos que se utilizam destes tipos de transportes para alguns, cometerem delitos, além de identificar passageiros nos táxis evitando assaltos e outros crimes contra os motoristas.

clip_image008

Quinta-feira, dia 02 de outubro de 2014, as guarnições da Brigada Militar de Torres efetuaram “Operação Divisa Segura” na Rua Dom Pedro II, nas proximidades da ponte de divisa do Estado de Santa Catarina. Esta operação tem como objetivo, fiscalizar veículos e pessoas que estejam entrando no estado, efetuar apreensões de armas ou drogas, além de dar maior tranquilidade aos turistas que passam por nossa cidade.

clip_image010

Quinta-feira, dia 02 de outubro de 2014, as guarnições da Brigada Militar de Torres efetuaram a operação “Perturbação da Tranquilidade”, onde foram efetuadas abordagens nos principais pontos de aglomeração de pessoas. Estas ações têm por objetivo, coibir a perturbação do sossego, causadas por uso de som automotivo em excesso. A operação também visa manter a ordem pública e garantir a tranquilidade de moradores da orla.

clip_image012

Quinta-feira, dia 02 de outubro de 2014, as guarnições da Brigada Militar de Torres realizaram operação “Saturação de Área”. Esta operação tem por objetivo identificar indivíduos que utilizam veículos automotores para cometer crimes de roubos e furtos em estabelecimentos comerciais, também visa combater o tráfico de entorpecentes, bem como evitar infrações de trânsito durante os deslocamentos. As investidas se deram, na Praça XV de Novembro, Av. Barão do Rio Branco, próximo a postos de combustíveis, Av. José Bonifácio e outras ruas movimentadas durante a noite.

clip_image014

Quinta-feira, dia 02 de outubro de 2014, a Brigada Militar de Torres efetuou patrulhamentos e paradas periódicas em frente à escola Jorge Lacerda em Torres. Esta operação tem o intuito de coibir ocorrências de desordens, tráfico e consumo de drogas. As pessoas desocupadas que nada tem a ver com o colégio, estão sendo revistadas identificadas, principalmente nas entradas e saídas dos turnos de aula. Com estas medidas, alunos e professores podem efetuar suas tarefas escolares com mais tranquilidade e segurança.

clip_image016

Quinta-feira, dia 02 de outubro de 2014 as guarnições da Brigada Militar de Torres realizaram patrulhamentos periódicos no Bairro São João com abordagens de veículos e pessoas. Tal operação tem o objetivo de coibir furtos em residências e estabelecimentos comerciais, e também proporcionar mais segurança para os moradores do bairro.

clip_image018

Quinta-feira, dia 02 Outubro de 2014, uma guarnição da Brigada Militar de Torres efetuou policiamento nas praias, uma operação denominada “Praia Segura” esta operação e destinada ao policiamento das praias Itapeva até a praia Paraíso (Divisa do Município de Torres) , com o intuito de coibir furtos em residências,furtos em fiação de rede elétrica, furto de veículos, e abordagens a indivíduos em atitude suspeita.

Fonte: Ação Preventiva

DOIS PROCURADOS DA JUSTIÇA SÃO PRESOS PELA BM EM CAXIAS DO SUL

Por volta das 08h na Rua Bortolo Zanrosso, no bairro Santa Fé foi recapturado o procurado da justiça, Juliano de Lima Siqueira, 29 anos.
Já as 23h51min na rua Feijó Junior no bairro São Pelegrino foi preso Matheus Assis de Almeida, 28 anos que também estava com mandado de prisão expedido pela justiça.

Ambos os presos foram encaminhados à delegacia, onde foi lavrado os flagrantes.

Fonte: Ação Preventiva

Aeronave da BM será encaminhada para SC para auxiliar no combate a onda de ataques criminosos

Helicóptero tem equipamento que capta imagens a longa distância e repassa para uma central em tempo real

Um helicóptero da Brigada Militar será encaminhado neste sábado para Santa Catarina para auxiliar as forças de segurança catarinenses para combater a onda de ataques no estado vizinho. De acordo com o Comando Geral da Brigada Militar, a aeronave possui um equipamento chamado imageador térmico aéreo, que capta e transmite imagens a longa distância para uma central mesmo durante a noite. Agentes da polícia gaúcha também devem auxiliar na operação do sistema no território catarinense. Uma equipe da Brigada Militar também será encaminhada ao estado vizinho para auxiliar na operação do equipamento. Os policiais gaúchos permanecerão em Santa Catarina por tempo indeterminado.

Na noite desta sexta-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou que vai enviar as tropas da Força Nacional de Segurança para Santa Catarina a fim de combater a onda de atentados no estado vizinho. O anúncio foi oficializado durante reunião realizada com o governador em exercício, Nelson Schaefer Martins. A data para chegada do efetivo e o número de soldados, porém, ainda não foram informados pelo governo catarinense.

Fonte: Eduardo Paganella

Acidente entre três veículos deixa três pessoas feridas na Cidade Baixa

Condutor que teria causado acidente tentou fugir do local

Uma colisão entre três veículos na esquina da Avenida Venâncio Aires com a Rua Lima e Silva deixou três pessoas feridas no início da manhã deste sábado. De acordo com a Brigada Militar, um GM Celta, um Kia Sportage e um Nissan March se envolveram no acidente. O Celta teria passado o sinal vermelho e colidido nos outros dois.

O condutor do Celta tentou fugir do local a pé mas foi detido por seguranças de um estabelecimento nas proximidades, de acordo com os policiais do 9º BPM que atenderam à ocorrência. Ele negou-se a passar pelo teste do bafômetro, embora apresentasse sinais de embriaguez.

Os feridos foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro para atendimento. O trânsito ficou bloqueado na Venâncio Aires para retirada dos veículos.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é morto a tiros na zona Leste de Porto Alegre

Homem foi morto com dois disparos

Um homem foi morto no final da noite dessa sexta-feira na Lomba do Pinheiro. O homicídio ocorreu na rua Continental por volta das 23h30min. De acordo com testemunhas, Clayton Oliveira dos Santos, de 45 anos, foi atingido por dois disparos e morreu no local.

De acordo com a Brigada Militar não há suspeitos nem informações sobre a motivação do crime.

Fonte: Rádio Guaíba

Criminosos explodem agência do Banrisul em Harmonia, no Vale do Caí

Dois caixas eletrônicos foram violados e dinheiro levado

A agência do Banrisul na cidade de Harmonia foi arrombada e teve dois caixas eletrônicos violados com explosivos na madrugada deste sábado.

De acordo com a Brigada Militar, quatro criminosos chegaram ao local em dois veículos não identificados. Eles fizeram disparos para o alto, detonaram os equipamentos e fugiram nos mesmos veículos que chegaram.

Nas proximidades do banco foram encontrados cartuchos deflagrados de calibre 12 e 762, indicando que as armas usadas eram espingarda e fuzil.
Os moradores vizinhos ao estabelecimento bancário disseram à polícia ter ouvido duas ou três explosões. A ação dos criminosos não teria durado mais que dez minutos.

Os policiais acreditam que os assaltantes tenham fugido em direção a Tupandi. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Montenegro.

Fonte: Rádio Guaíba

DETENTO DO REGIME SEMIABERTO É MORTO A TIROS EM CAXIAS DO SUL

Ele havia sido detido pela BM no último sábado portando drogas armas e munições

image

Fotos divulgação: BM

Daniel Fernando Licks, 40 anos foi morto a tiros na noite desta sexta-feira 03/10, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das 20h numa residência, localizada na rua Luiz Perini, bairro Floresta. Segundo testemunhas a vítima fugia de dois homens armados e encapuzados, quando buscando refugio teria entrando numa casa sendo perseguido e morto pelos criminosos.
A vítima fatal já possuía antecedentes criminais e cumpria pena no regime semiaberto do Instituto penal de Caxias do Sul.

Ele havia sido preso no último sábado 27/09, juntamente com outros quatro indivíduos portando, drogas, armas e munições.

Fonte: Ação Preventiva

HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM VIAMÃO

IMG-20141002-WA0006

Fotos divulgação: BM

Na tarde de sexta-feira, um homem foi preso por tráfico de drogas no Beco do Malacar, Bairro Lomba Tarumã em Viamão. De acordo com a Brigada Militar, o 18º BPM através da Companhia de Operações Especiais (COE), abordou e prendeu VALDIR DE ABREU, 53 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecentes (3x) e tráfico de entorpecentes (3x), que estava de posse de 01 torrão de maconha pesando 485 gramas, 41 pedras de crack, 41 buchas de cocaína e R$ 29,00 em dinheiro trocado.

IMG-20141002-WA0007

Diante dos fatos, o material foi apreendido e dada voz de prisão ao autor, sendo conduzido à DPPA de Viamão, para lavratura do flagrante por Tráfico de Drogas.

Fonte: Ação Preventiva

ASSALTANTE DE BANCO É PRESO APÓS PERSEGUIÇÃO POLICIAL EM CAXIAS DO SUL

Com ele foi aprendido veículo roubado, revólver, munições e rádio na frequência da BM

image

Fotos divulgação: BM

Uma ação “cinematográfica” foi registrada no final da tarde desta sexta-feira (03), em Caxias do Sul. Quem cruzou pela BR 116 nas proximidades de Galópolis se deparou com viaturas policiais, helicóptero e caminhão do corpo de bombeiros.

Conforme a Brigada Militar, o aparato policial foi empregado, por volta das 17h, após um veículo Peugeot 308 em ocorrência de roubo ter fugido da BM, na rótula da Av. São Leopoldo. Houve perseguição e já passando Galópolis a dupla, um homem e uma mulher acabaram abandonando o veículo.

A mulher foi presa no local e o homem, identificado como Wanderley Specht Júnior, 27 anos se refugiou na área de mata fechada que cobre a região. Apesar do difícil acesso, Agentes do Setor Inteligência da BM ingressaram na mata e acabaram encurralando o fugitivo contra um barranco. Ele acabou preso e só pode ser retirado do local com uma ação de resgate, que contou com uma “espécie de rapel” por uma queda de água.

Junior que possui uma vasta ficha policial e cumpre pena no regime semiaberto do Instituto Penal de Caxias do Sul, foi encaminhado à delegacia. Com ele foi apreendido um revólver cal. 38, seis munições e um rádio na frequência da BM. Ele foi atuado em flagrante por receptação e porte ilegal de arma de fogo e a mulher de 22 anos liberada, após o registro.

Sem títuloPrincipais ocorrências
04/11/2012 – Assalto a banco em Feliz (acusado)
03/10/2011 – Roubo a banco com morte em Nova Petrópolis (acusado)
29/10/2011 – Roubo a banco com explosivo em Arroio dos Ratos (acusado)
19/10/2010 – Extorsão e formação de quadrilha (indiciado)
06/06/2010 – Tráfico de entorpecentes (indiciado)
31/05/2008 – Receptação (indiciado)
14/01/2008 – Porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio (indiciado)

Fonte: Ação Preventiva

MOTORISTA É PRESO COM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO FALSA

IMG-20141002-WA0009

Foto divulgação: BM

Um homem foi preso com carteira de habilitação falsa na tarde de sexta-feira na Rua Victorino José Goulart, Bairro Jardim Krahe em Viamão. Conforme a Brigada Militar, durante barreira policial o 18º BPM através da Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (ROCAM), abordou o veículo VW/GOL 1.0, cor prata, que estava sendo conduzido por Nevoir Carlos Bender de Carvalho, 46 anos, com antecedentes criminais por lesão corporal e outros crimes. Ele que não é habilitado, apresentou uma CNH falsa com o número pertencente à habilitação de outra pessoa.

Diante dos fatos, o veículo foi recolhido e dada voz de prisão a Nevoir, sendo apresentado na DPPA de Viamão, para a lavratura do flagrante por Uso de Documento Falso.

Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ação rápida dos policiais do 4º BPM, impede roubo á pedestre nas imediações da UCPel.

IMG-20141003-WA0000

Na tarde desta sexta-feira (03/10), nas imediações da Universidade Católica de Pelotas, policiais militares do FET do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em patrulhamento, abordaram dois menores de idade com um simulacro de pistola, que tentavam roubar três pessoas. O roubo foi impedido através de uma ação rápida dos policiais e nada foi levado. Os menores infratores foram conduzidos ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento)

Fonte: Ação Preventiva

Polícia evita mais duas mortes de adolescentes que se uniram em pacto de suicídio na Serra

Em dez dias, duas meninas se mataram e três foram socorridas após cortarem os pulsos

A Polícia Civil informou ter evitado mais duas mortes envolvendo um pacto de suicídio que já levou duas adolescentes a tirar a própria vida, na Serra. Além delas, em menos de dez dias, três foram socorridas após terem tentado cortar os pulsos, em Canela e Gramado. Depois de receber informações novas, o delegado de Gramado, Gustavo Barcellos, ressaltou que os dois jovens – um rapaz e uma menina -, deprimidos em função das duas mortes, tinham planos de fazer o mesmo.

O jovem, de 18 anos, reside em Canela e a garota, de 13, em Gramado. Desde essa quinta-feira, a dupla passou a receber acompanhamento psicológico. O delegado chegou até os dois por meio de denúncia anônima. Além de ter analisado os celulares, o delegado informou que as imagens das conversas foram salvas. A versão sobre a possibilidade de suicídio foi rechaçada pelos adolescentes em depoimento.

A Polícia Civil reforçou que os sete adolescentes já identificados como envolvidos no pacto tinham o costume de buscar orientações em sites, redes sociais e grupos de WhatsApp para compartilhar frustrações pessoais. O delegado, porém, ainda não descobriu o nome do pacto e onde as informações são difundidas. Além disso, o número de jovens envolvidos pode ser maior, admite a Polícia.

Barcellos informou, ainda, que um outro suicídio, ocorrido em abril, pode ter relação com o mesmo pacto de morte. Na ocasião, um jovem de 18 anos, que conhecia as duas meninas que se mataram, também se suicidou.

Fonte: Rádio Guaíba

Casa Civil sustenta que promoção a coronel não é atingida por suspensão de promoções

Judiciário decidiu que item da lei de promoções é inconstitucional. Associação dos Oficiais desconhece exceção para deixar de fora coroneis

Conforme a Casa Civil, comandante da corporação não é atingida pela decisão. Foto: Divulgação/Palácio Piratini

Entendimento da Casa Civil garante que nenhum coronel, inclusive o comandante da Brigada Militar (BM), fica prejudicado pela decisão da justiça que anulou as promoções de oficiais a partir de 2012. Já a Associação dos Oficiais da BM (Asof/BM) sustenta não ter conhecimento de nenhuma exceção.

O secretário-chefe da Casa Civil explicou que a elevação de cargo de tenente-coronel para o mais alto posto da corporação não é feita pelos critérios declarados inconstitucionais e, por consequência, sem validade. Complementou que o atual comandante da BM, Fábio Duarte Fernandes, foi promovido de major a tenente-coronel antes de 2012. Em função disso, não há mudanças no comando da corporação, deixou claro Flávio Helmann. Ele complementou que ainda não há decisão por recorrer ou não da decisão da justiça.

Já o presidente da Asof, afirmando desconhecer exceção para coroneis na decisão que suspendeu as promoções, complementou que em nenhum momento a Procuradoria Geral do Estado (PGE) trouxe a possibilidade de o mais alto posto na corporação ficar de fora. O entendimento da Casa Civil “não irá satisfazer a justiça do Rio Grande do Sul… e não irá satisfazer a associação dos oficiais”, disse o coronel Marcelo Gomes Frota.

A justiça anulou as promoções de oficiais da BM concedidas desde 2012 alegando que as mudanças ocorridas há dois anos na lei que permite a elevação de posto por merecimento é inconstitucional. Para o judiciário houve “afronta aos princípios da motivação e da publicidade” em um dos itens da regra. A Asof sustentou que o artigo discutido estabelece critérios subjetivos permitindo que a comissão de avaliação atribua pontos sem a necessidade de motivar a decisão tomada, o que fere princípio constitucional.

Fonte:Rádio Guaíba

Policiais Comunitários do 6º BPM prendem homem após efetuar disparo de arma de fogo em via pública.

comunitária prende homem armado2

Fotos divulgação: BM

Policiais Comunitários do 6º BPM, na madrugada da sexta-feira (3/10), às 1h15, na Rua Cristovão Colombo, no bairro Cidade Nova, em Rio Grande, receberam o informe que um indivíduo efetuava disparos de arma de fogo em via pública. Imediatamente deslocaram e nas proximidades, localizaram em um bar o indivíduo D.M.R., de 28 anos, portando uma pistola, calibre 22, marca t.a.l.a., um carregador de pistola, seis munições, calibre 22 e um deflagrado. Foi desarmado e preso em flagrante delito. Após foi conduzido à delegacia de polícia. Já possui passagem pelo sistema carcerário.

comunitária prende homem armado

Fonte: Ação Preventiva

Polícia investiga se homem que interpelou assaltantes de joalheria no Centro da Capital é PM

Os bandidos reagiram atirando e um disparo acabou atingindo o vendedor Leandro Barbosa Nunes, de 32 anos, que acabou morrendo no local

Divulgada primeira imagem de suspeitos de assalto a joalheria. Crédito: Polícia Civil / Divulgação

Divulgada primeira imagem de suspeitos de assalto a joalheria. Crédito: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil divulgou as primeiras imagens de dois suspeitos do roubo a uma joalheria no Centro da Capital nesta manhã. Conforme o delegado responsável pela Delegacia de Roubos da Polícia Civil, Joel Wagner, após os bandidos fugirem pela rua Doutor Flores em direção a Alberto Bins, um homem teria gritado que era policial.

Os bandidos reagiram atirando e um disparo acabou atingindo o vendedor Leandro Barbosa Nunes, de 32 anos, que acabou morrendo no local. Os bandidos haviam conseguido levar duas mochilas com jóias. Mas na fuga, deixaram a mercadoria na Alberto Bins. Uma pessoa ainda não identificada devolveu os produtos. A polícia ainda estuda a possibilidade da participação de um terceiro bandido.

De acordo com o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Francisco Vieira, dois criminosos ingressaram na Ajax Joalheria e Óptica, que fica na Rua dos Andradas esquina com rua Doutor Flores, próximo das 8h30min.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Grande

POE prende tráfico no BGV(1)

Fotos divulgação: BM

Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, na noite desta quinta-feira (2/10), às 21h45, na Rua Cinco, no bairro Getúlio Vargas, em Rio Grande, capturou em flagrante delito por tráfico de entorpecentes, M.S.S., de 23 anos, o qual foi abordado e na sua posse foram encontradas 124 pedras de crack, uma balança de precisão, um celular lenox, um celular sansung, a quantia de R$ 63,00 e u$6,00. Já responde por tráfico de entorpecentes, foi encaminhado à delegacia de polícia.

POE prende tráfico no BGV1

Fonte: Ação Preventiva

BM só vai se manifestar sobre decisão que reverte promoções após notificação

Decisão pode retirar o coronel Fábio Duarte Fernandes do comando da corporação

A Brigada Militar (BM) ainda não foi notificada da decisão de ontem que reverteu as últimas promoções dos oficiais da corporação. Segundo a Assessoria de Imprensa da Brigada, somente após a notificação e avaliação da decisão pelo setor jurídico, haverá manifestação oficial sobre o tema.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) também vai aguardar ser intimada da decisão para se manifestar, mas já adiantou que deve recorrer. Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A justiça anulou nesta quinta-feira as promoções de oficiais da Brigada Militar (BM) concedidas desde 2012. Com isso, perde a validade a promoção do atual comandante da corporação, coronel Fábio Duarte Fernandes, e de outros 224 oficiais beneficiados pela lei 13.946. No cargo de tenente-coronel, Fernandes não pode comandar a BM. A medida atinge 25 coronéis, 77 tenentes-coronéis e 123 majores. Segundo a PGE, nem todas as promoções, desde 2012, foram suspensas, ficando de fora as concedidas com o critério da antiguidade.

O desembargador relator do caso afirmou em entrevista à Rádio Guaíba que as três primeiras etapas do processo de promoção de oficiais são exemplares. Entretanto, o desembargador Rui Porta Nova afirma que a última fase do processo “possibilita o excesso de subjetivismo, perseguições, injustiças e arbítrio”. Rui Portanova completou que “candidatos podem ser beneficiados sem nenhuma justificativa”.

O governador em exercício José Aquino Flores de Camargo informou, via assessoria de imprensa, que está tomando conhecimento do acórdão. A tendência é de que ele não se manifeste sobre o tema até domingo, quando deixa o cargo, após o primeiro turno das eleições – não apenas para evitar conflito ético ou administrativo, mas também porque preside o Judiciário. O posicionamento inicial é o de que o tema deve se tratado por Tarso Genro, já que os critérios partiram dele próprio.

A notícia sobre a anulação das promoções foi levada ao ar pelo jornalista Rogério Mendelski durante o programa Repórter Esportivo da Rádio Guaíba, nesta quinta-feira.

Fonte:Rádio Guaíba

Assaltantes quebram parede de bar e assaltam lotérica na Capital

Oito homens participaram da ação

Assaltantes invadem bar para roubar cofre de lotérica em Porto Alegre. Crédito: André Ávila/CP

Assaltantes invadem bar para roubar cofre de lotérica em Porto Alegre. Crédito: André Ávila/CP

Um grupo de oito homens assaltou uma agência lotérica nessa madrugada, na zona Norte de Porto Alegre, levando o dinheiro que estava no cofre. Para acessar o local, o grupo rendeu o proprietário de um bar que fica ao lado da lotérica e quebrou a parede que separa os estabelecimentos.

A Brigada Militar foi chamada às 2h30min, mas quando chegou à Avenida Farrapos, 3813, o grupo já havia fugido. O crime começou por volta das 21h, quando dois homens estavam sentados no bar e se passaram por clientes. No momento em que se preparava para encerrar o expediente, o proprietário foi rendido pelos dois suspeitos que estavam armados.

Em seguida, os outros integrantes do grupo ingressaram no bar e seguiram para o banheiro. No local, os assaltantes fizeram um buraco e conseguiram entrar na lotérica, onde encontraram o cofre e conseguiram fugir com dinheiro. A quantia não foi divulgada e a Polícia Civil irá investigar o caso.

Fonte: Rádio Guaíba

Divulgada primeira imagem de suspeitos de assalto a joalheria

Homem morreu ao ser baleado no Centro de Porto Alegre

Divulgada primeira imagem de suspeitos de assalto a joalheria. Crédito: Brigada Militar / Divulgação / CP

Divulgada primeira imagem de suspeitos de assalto a joalheria. Crédito: Brigada Militar / Divulgação / CP

A Brigada Militar (BM) divulgou a primeira imagem dos dois homens que são os principais suspeitos de terem assaltado uma joalheria e baleado um homem no Centro de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira. As câmeras de vigilância flagraram a ação da dupla. A vítima atingida por uma bala perdida morreu na esquina das ruas Andradas e Doutor Flores.

De acordo com o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Francisco Vieira, três criminosos ingressaram na Ajax Joalheria e Óptica, que fica na Rua dos Andradas esquina com rua Doutor Flores, pouco antes das 9h. O trio rendeu os funcionários que se preparavam para abrir a loja e roubou alguns produtos.

Segundo relato dos funcionários, um homem – de fora da loja – teria gritado “polícia” e os criminosos reagiram atirando. Foram efetuados pelos menos dois disparos. Os três fugiram a pé em direção à avenida Alberto Bins. Na fuga, acertaram um pedestre, que morreu no local. Leandro Barbosa Nunes, 22 anos, era entregador e estava acompanhado do pai, que ficou em estado de choque. A BM isolou a área e agentes da 17ª Delegacia de Polícia vão investigar o caso.

Fonte:Correio do Povo

Assalto e Correria Resulta em Morte no Coração de Porto Alegre

Um entregador de salgados que passava no local foi morto

730575_809149082441978_1205984177_n

Fotos divulgação: Ação Preventiva

Criminosos assaltaram a Joalheria AJAX por volta das 10h30min desta sexta-feira, na Rua Dos Andradas uma das ruas mais movimentadas da capital. Na fuga, os bandidos saíram atirando a esmo e mataram um entregador de salgados que estava passando.  Até agora os suspeitos não foram presos e a área foi isolada para chegada da Pericia.

10720324_809149115775308_285310930_o

Segundo relatos de funcionários, um homem de fora da loja - teria gritado "polícia" e os criminosos reagiram atirando. Foram efetuados pelos menos dois disparos.

Os três fugiram a pé em direção à avenida Alberto Bins. Na fuga, acertaram um pedestre, que morreu no local. A vitima Leandro Barbosa Nunes, 22 anos, era entregador e estava acompanhado do pai, que ficou em estado de choque.

Fonte: Ação Preventiva

Veículo furtado é recuperado em Três Palmeiras

Policiais Militares da cidade de Três Palmeiras localizaram o automóvel VW/Gol de placas LXN-8397, abandonado em uma estrada na Linha Caneleira, interior daquele município. De acordo com a Brigada Militar, o veículo havia sido furtado no último dia 29, na cidade vizinha de Trindade do Sul. Foi providenciado no recolhimento e registro da recuperação.

Fonte: Ação Preventiva

Homem que estava foragido é atingido com uma facada no bairro São Vicente de Paulo

Por volta das 23h18min de quinta-feira, um homem foi atingido com um golpe de faca na coxa na rua José Wilk, bairro São Vicente de Paulo, em Erechim. Segundo a Brigada Militar, a vítima de 24 anos de idade, foi socorrido. Na consulta pelo nome, foi verificado que estava na situação de prisão domiciliar. Após o atendimento médico foi apresentado na DP para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Casal é detido com drogas no bairro Boa Vista

Policiais militares do 13° BPM abordaram um automóvel Renault/Clio na Avenida Caldas Junior, bairro Boa Vista em Erechim. Conforme a Brigada Militar, o veículo era ocupado por dois homens e duas mulheres. Foi encontrado com o condutor uma porção de maconha.

A dorga foi apreendido e a ocorrência registrada.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é agredida e ameaçada pelo companheiro em Erechim

Uma mulher foi agredida e ameaçada pelo companheiro por volta das 20h07min de quinta-feira, no bairro Cristo Rei, em Erechim. Segundo a Brigada Militar, o agressor fugiu do local.

A vítima foi conduzida ao hospital para exames e à DP para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Material ilícito é arremessado ao presídio de Erechim

Na tarde de quinta-feira, Policiais Militares do 13 BPM, de serviço na guarda externa do presídio, localizaram, sobre o telhado, um embrulho em espuma que envolvia um aparelho de telefone celular, dois carregadores e um fone de ouvido. Também, durante a inspeção, os PMs localizaram um pacote com um pequeno tijolo da maconha que pesou 149 gramas. O material foi apreendido e entregue, mediante registro da ocorrência, na DP local.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher cai no conto do bilhete

Uma senhora foi vítima de conto do bilhete na manhã de quinta-feira, por volta das 11h30min em Erechim. De acordo com a Brigada Militar, a vítima relatou aos policias que aguradava ônibus, em uma parada, localizada próximo da universidade, quando foi abordada por um “senhor de idade”, o qual lhe questionou sobre a localização de determinada rua, pois lá, haveria um vendedor de ervas medicinais. Ela respondeu para aquele homem que desconhecia tal endereço. Neste meio apareceu um segundo indivíduo, bem mais novo, e entrou na conversa. Também não sabia dizer onde era tal rua. Conversa vai, conversa vem, aquele mais velho falou sobre a posse de um bilhete premiado e pediu auxílio para o saque, o outro, por sua vez, ligou para uma suposta agência da Caixa Econômica Federal e confirmou que aquele bilhete realmente era premiado.

O primeiro prometeu uma recompensa de 150 mil para cada um, mas precisaria de uma garantia. No resumo da história, a comunicante, no caso vítima, foi levada pelos falsários até sua residência para apanhar o cartão e na sequência foram até uma determinada agência, onde realizou o saque de R$ 2.500,00 e entregou aos golpistas, que depois de despistá-la, sumiram. A ocorrência foi registrada para investigação.

Fonte: Ação Preventiva

Adolescente é atropelado em Erechim

Por volta das 11h30min de quinta-feira, um automóvel Fiat/Uno atropelou um adolescente de 12 anos de idade, na rua Das Rosas, entrada do bairro Progresso. Conforme a Brigada Militar, o pedestre estaria atravessando a pista de rolamento no momento do acidente. Resultou com lesões pelo corpo, a princípio leves. O GAE do Corpo de Bombeiros realizou o translado ao hospital. A ocorrência foi registrada.

Fonte: Ação Preventiva

Dois homens são presos, arma é apreendida e objetos de roubo são recuperados.

IMG-20141002-WA0002

Foto divulgação: BM

Na tarde desta quinta-feira (02/10), no Bairro Pestano em Pelotas, policiais militares do Policiamento Comunitário do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) em patrulhamento, abordaram L.L.B, 19, que tinha em sua posse um revolver Cal. 32, marca Taurus, numeração raspada e com uma munição repercutida e T.G.G, 21, que estava com objetos roubados, os dois homens estavam em uma motocicleta e tentaram fugir. Os homens foram conduzidos ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por tráfico de drogas no bairro Rubem Berta, na Capital

altAk23Ma4vNchyyd-L7XfCzb_9kILis6zmBBveK9u6XFpi

Fotos divulgação: BM

No início desta sexta-feira (03/10/14), por voltas das 04h, na Rua Heitor Souto, Vila Santa Rosa, bairro Rubem Berta, uma guarnição do 20° BPM, que estava em patrulhamento, abordou e prendeu D. R. M., o qual após revista foi localizado 05 petecas de cocaína, 44 pedras de crack e a quantia de R$ 25,00. Encaminhado à 3ª DPPA, para registro.

altAlT1D-DPEkVcWuk6A6qKcJaKdaK1mI5Y1H-JRiaPvSdS

Fonte: Ação Preventiva

Trio é preso com drogas e arma em Porto Alegre

Um deles estava na situação de foragido

altAqm86LnXcnO7QKFjMhR4NTSaXBcCl58cphMN0tiWRwt5

Foto divulgação: BM

Nesta quinta-feira três homens com drogas e arma por volta das 22h, na Av Baltazar de Oliveira Garcia, bairro Rubem Berta, em Porto Alagre. De acordo com a Brigada Militar, a equipe do serviço de inteligência do 20° BPM, após monitoramento, abordaram e prenderam C. R. S, E. M. D. e A. R. S., todos com antecedentes. Um deles estava em situação de foragido. Com eles foram apreendidos, 05 comprimidos de ecstasy, 13 pedras de crack, 02 tijolinhos de maconha, 01 um revólver calibre 38 municiado com 06 munições de mesmo calibre, com numeração suprimida e a quantia de R$ 1614,00 em espécie.

WP_20141002_011

Todos foram encaminhados à 3ª DPPA para registro da ocorrência.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado na Serra Gaúcha

Um foragido foi recapturado na tarde de quinta-feira ana Rua Pedro Guzatto, bairro Pioneiro em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, Felipe Rodrigues da Silva, 21 anos, foi abordado e estava em situação de foragido do Instituto Penal de Caxias do Sul, desde o inicio do mês de outubro deste ano.

Felipe foi conduzido a DPPA para o devido registro e após encaminhado ao presídio.

Mais um foragido foi recapturado, desta vez na Rua Luiz Covolan, bairro Reolon em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, por volta das 20h56min Sandro Barbosa da Silva, 34 anos foi abordado e constatado que o mesmo estava em situação de foragido do Instituto Penal de Caxias do Sul, desde 20/03/2014.

Sandro foi conduzido a DPPA para o devido registro.

Fonte: Ação Preventiva

Assaltantes são flagrados pela BM descarregando objetos furtados em Caxias do Sul

image

Fotos divulgação: BM

Uma residência foi furtada, por volta das 15h03min de quinta-feira na Rua Orestes Baldisserotti, bairro Colina Sorriso em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, os autores do furto fugiram no veículo GM/Kadett, cor bege. Durante buscasm foi localizado na Rua Pedro Guzatto, bairro Pioneiro, o veículo GM/Kadett, placas IEQ 5845, no momento em que os autores descarregavam os objetos furtados.

image

No local foram presos Luciano dos Santos da Cruz, 38 anos, Iendis Dal Canale de Brito, 18 anos, John Lennon Batista de Brito, 20 anos e Leandro Ribeiro Junior, 21 anos. Foi apreendido um controle de TV Semp Toshiba, vinte jogos Xbox, um martelo, um relógio quartzo Random, um óculos, um pen drive, duas chaves de fenda, dois alicates de pressão, uma faca de serra, dois controles Xbox, um cd Playstation, um celular Nokia preto e um cinza, um controle Playstation, um jogo de cabo Sony, um celular Nokia rosa, uma guitarra Menphis, um Playstation, um XBOX 360, uma TV de Led Semp Toshiba, um par tênis Nike, uma sacola Nike e um notebook Sony

Fone: Ação Preventiva

Dois carros são roubados na Serra

Por volta das 14h18min de quinta-feira, na rua São Jose, bairro Pio X, em Caxias do Sul, um indivíduo armado entrou em uma Mecânica e anunciou o assalto. Do local foi roubado o veículo Peugeot 207passion XR, placas IQI 5009,de cor preta, ano 2010.

Ainda na quinta-feira, por volta das 20h21min, na rua Guerino Sanvitto, bairro Sanvitto, em Caxias do Sul, foi roubado por dois indivíduos armados, que tripulavam uma moto Honda CG de cor vermelha, o veículo CITROEN C3 GLX 14 FLEX, placas JRN 6069, de cor preta, ano 2008.

Fonte: Ação Preventiva

Criminosos invadem residência em Caxias do Sul

Um deles vestia camiseta dos Correios

dghfgrytge

Na manhã de quinta-feira, três homens armados invadiram uma residência, localizada na Rua José Espada, bairro Bela Vista, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, um dos criminosos usava a camiseta dos correios. Uma funcionária de 49 anos foi rendida, dominada e amarrada pelos bandidos.

Do local foi roubado vários eletro domésticos e o veículo I VW AMAROK CD 4X4, placas IVA9228 , de cor preta, ano 2014. O veículo foi abordado, durante buscas na rua Alfredo Chaves, centro de Caxias do Sul.  Foi preso Jeferson Girelli de Queiroz, 29 anos e com ele apreendido 87 notas falsas de R$ 20,00 e uma pistola Semi automática Calibre .380, municiada com 13 munições intactas.

Indagado sobre o localização dos objetos roubados na residência,
Jeferson informou que estavam em um pavilhão na rua Vinte de setembro, bairro Lurdes, onde foi apreendido uma motocicleta sem procedência, marca Yamaha xtz 125,de cor preta, sem placas, com nº do chassi e motor raspado, um revólver calibre .38 com numeração raspada com 05 munições no tambor, 26 cartuchos de calibre .38 e um cartucho calibre 357, um modem da operadora claro, um roteador da operadora claro, uma câmera digital marca
Sony Modelo cybershot com cartão de memória de 2 giga, um carregador para rádio HT, um controle de portão eletrônico, 05 controles de tv de diversas marcas, documentos diversos, 06 aparelhos celular, um tablet com estojo e carregador, um notebook
com estojo, um notebook , um videogame nintendo I, vários cheques, sendo 02 folhas de cheque do Banco Itaú e 05 folhas de cheque do Banco do Brasil, um alarme automotivo, , um tablet, uma camisa manga curta dos correios azul e amarela, R$ 5.207,00, $ 4 ,00 Dólar, uma máquina fotográfica, um Pendrive que tem as filmagens do interior da loja do acusado, um aparelho celular marca Lg Modelo e 47 com cartão e bateria, uma máquina fotográfica , uma caixa para jóias, um estojo azul contendo diversos cabos de eletrônicos,04 Tvs, um ventilador  e Joias diversas.

No local da apreensão dos objetos foram detidos e conduzidos a DPPA Jhônatan dos Santos de Lima , 20 anos e apreendido um menor de 16 anos os quais foram liberados após o registro. J

eferson foi conduzido a DPPA onde foi autuado em flagrante pelo roubo e por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Ação Preventiva

BM registra três arrombamentos a comércio na Serra Gaúcha

Na madrugada de quinta-feira um estabelecimento comercial foi assaltado na rua Luiz Scopel, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, assaltantes arrombaram a loja Trevo e furtaram R$ 150,00 do caixa.

Por volta das 05h06, na rua Os Dezoito do Forte, bairro Lurdes,outra loja foi alvo de ação criminosa. Segundo a Brigada Militar, o proprietário relatou que foi furtado do local R$ 30,00 do caixa.

Ainda na quinta-feira, por volta das 19h36min, na rua Bento Gonçalves, centro de Caxias do Sul, dois indivíduos armados entraram em um estacionamento particular e anunciaram o assalto.
Conforme o proprietário, foi roubado do local aproximadamente R$ 900, 00 em dinheiro. Após o roubo os indivíduos fugiram à pé, não sendo mais localizados.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

TJ reverte promoções de oficiais da BM, inclusive a do comandante da corporação

Questionamento envolve critério por merecimento, considerado subjetivo

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ) anulou as promoções de oficiais da Brigada Militar (BM) concedidas desde 2012. Com isso, perde a validade a elevação de posto do atual comandante da corporação, coronel Fábio Duarte Fernandes, e de outros oficiais beneficiados pela lei 13.946. A ação foi movida pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar (Asof/BM), que sustentou ser inconstitucional um artigo da norma. A medida atinge 25 coronéis, 77 tenentes-coronéis e 123 majores, num total de 225 oficiais. No cargo de tenente-coronel, Fernandes não pode comandar a BM.

Para os desembargadores, houve “afronta aos princípios da motivação e da publicidade” em um dos itens da lei, declarado inconstitucional, que permite promoções por merecimento. A Asof sustentou que o artigo discutido estabelece critérios subjetivos permitindo que a comissão de avaliação atribua pontos sem a necessidade de motivar a decisão tomada, o que fere princípio constitucional.

O desembargador relator do processo sustentou a norma “possibilita o excesso de subjetivismo, perseguições, injustiças e arbítrio”. Rui Portanova completou que “candidatos podem ser beneficiados sem nenhuma justificativa”.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai aguardar ser intimada da decisão para se manifestar, mas já adiantou que deve recorrer. Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão alertou, ainda, que nem todas as promoções, desde 2012, foram suspensas, ficando de fora as concedidas com o critério da antiguidade. O Estado já havia recorrido pedindo a validade da decisão só a partir do trânsito em julgado – quando não há mais possibilidade de recurso.

O departamento jurídico da BM está analisando a decisão dos desembargadores. O governador em exercício José Antônio Flores de Camargo informou via assessoria de imprensa que está tomando conhecimento do acórdão. A tendência é de que ele não se manifeste sobre o tema até domingo, quando deixa o cargo, após o primeiro turno das eleições – não apenas para evitar conflito ético ou administrativo, mas também porque preside o Judiciário. O posicionamento inicial é o de que o tema deve se tratado por Tarso Genro, já que os critérios partiram dele próprio.

A notícia sobre a anulação das promoções foi levada ao ar pelo jornalista Rogério Mendelski durante o programa Repórter Esportivo da Rádio Guaíba.

Fonte:Rádio Guaíba

Encontrado corpo de homem que caiu em rio em Quevedos

Ataliba Flores, de 55 anos, desapareceu no fim da tarde dessa quarta-feira

Bombeiros encontraram o corpo de Ataliba Flores, de 55 anos, que havia desaparecido no fim da tarde dessa quarta-feira, no rio Maria Inácia, em Quevedos, na região Central. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Santa Maria ajudaram nas buscas. Ataliba caiu nas águas ao cruzar de cavalo uma ponte sobre o rio, no limite entre Quevedos e Jari. O animal se assustou e também morreu afogado. O acidente ocorreu após o registro de chuva forte na região. Um amigo do desaparecido, também a cavalo, pediu socorro à polícia, mas a vítima sumiu na correnteza.

Fonte: Correio do Povo

Caminhoneiro morre ao bater contra paredão no Vale do Taquari

Acidente ocorreu na ERS-129, em Muçum

O motorista de um caminhão morreu, na tarde desta quinta-feira, ao perder o controle do veículo no km 86 da ERS-129, em Muçum, no Vale do Taquari. O homem ainda não foi identificado. Segundo informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar, o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) sequer chegou a ser acionado em razão da gravidade da colisão contra um paredão às margens da estrada. A perícia para averiguar as possíveis causas do acidente foi acionada. O trânsito está liberado no local.  

Fonte:Rádio Guaíba

Polícia pretende ouvir filho de dez anos para tentar elucidar morte de servidora do TJ na Capital

Caso é tratado como latrocínio. Casal é suspeito do crime

Depois de ter identificado uma mulher suspeita de participação no assassinato da servidora do Tribunal de Justiça (TJ) Arlete Lilge, ocorrido na semana passada, na zona Norte de Porto Alegre, a Polícia Civil pretende ouvir o filho da vítima, de dez anos, que presenciou o crime, para que tente auxiliar na investigação. Segundo o delegado Herbert Ferreira, a investigada está foragida e, por isso, ainda não prestou depoimento. Ela também é moradora da zona Norte. A polícia chegou até a suspeita por meio de materiais coletados e relatos de testemunhas do crime. Arlete foi vítima de um latrocínio (matar para roubar), já que teve a bolsa roubada.

Imagens de uma câmera de segurança, que flagraram um casal próximo de Arlete, estão sendo analisadas pela investigação. O vídeo foi gravado por um equipamento instalado na esquina entre as avenidas Brasil e Pernambuco. A servidora foi atacada pelo casal passeando com o filho e um cão de estimação. A vítima foi esfaqueada no peito e morreu um dia depois durante atendimento no Hospital Cristo Redentor.

Amanhã, a partir das 18h30min, uma missa de sétimo dia ocorre em memória da servidora, no Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres, em Porto Alegre.

Fonte: Rádio Guaíba

Médico é degolado em suposto caso de latrocínio em Gravataí

Carro da vítima foi localizado hoje à tarde

Um médico de 48 anos, identificado como Marcos Juarez Martins de Azevedo, foi morto a tiros e degolado, dentro de uma residência no bairro Cohab B, em Gravataí, na manhã desta quinta-feira. O caso é tratado como latrocínio (matar para roubar) uma vez que o New Beetle da vítima foi levado pelo autor do crime. Eletrodomésticos também foram roubados da casa.

O carro foi localizado no bairro Santa Fé, distante cinco quilômetros do local do crime, no início da tarde de hoje. Conforme a Brigada Militar, apesar de pertencer ao médico, a residência não era o local onde ele vivia. A polícia ainda desconhece a autoria do crime.

Fonte: Rádio Guaíba

Confirmado pacto de suicídio entre adolescentes na Serra

Duas jovens morreram em Gramado e Canela

A Polícia Civil confirmou nesta quinta-feira que ocorreu um pacto de suicídio entre adolescentes de Gramado e Canela, na Serra. O delegado de Gramado, Gustavo Barcellos, não sabe precisar, no entanto, a quantidade de jovens envolvidos nem as motivações.

Barcellos informou que as duas adolescentes que cometeram suicídio – nos dias 23 e 26 de setembro – se conheciam, inclusive, já haviam trabalhado juntas em um evento. Uma delas, de 14 anos, era aluna da Escola Estadual Ramos Pacheco, em Gramado. Um dia antes da morte dela, cinco alunos da turma da oitava série – quatro meninas e um menino – supostamente ingeriram medicamentos de uso controlado levados à sala de aula por uma menina que se trata contra a depressão. Alguns colegas relataram o fato à direção da escola que, imediatamente, chamou os pais dos adolescentes. Segundo a diretora Ângela Becker, os pais decidiram, na reunião, impedir os filhos de irem à escola no dia seguinte: data em que ocorreu a segunda morte.

Entenda o caso

Duas jovens cometeram suicídio e outras três foram hospitalizadas com autolesões nos pulsos. A primeira morte ocorreu em 23 de setembro, em Canela, e a segunda, na última sexta-feira, em Gramado. Outras duas meninas foram hospitalizadas nessa quarta-feira. Uma foi internada no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, e outra, no Hospital de Caridade de Canela. As adolescentes são mantidas sob acompanhamento médico e psicológico.

Serviço

O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviços de apoio emocional a pessoas que precisem conversar sobre angústias, solidão, sofrimento ou que pensem em suicídio. De acordo com o CVV, o serviço é voluntário, gratuito, anônimo, confidencial, e, segundo a CVV, sem julgamentos. O telefone para contato é 141 ou (51) 3065-4111.

Fonte: Correio do Povo

35 quilos de drogas são apreendidos em Rio Grande

hgdyhfgydftgey
Fotos divulgação: BM
Na noite da quarta-feira, durante uma ação conjunta do Pelotão de Operações Especiais e do Setor de Inteligência do 6º BPM, três pessoas por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo foram presos, na Rua México, no bairro América, em Rio Grande. Conforme a Brigada Militar, o homem M.G.G., de 31 anos, uma mulher S.G.C., de 44 anos, um jovem M.A.C.C., de 21 anos e dois adolescentes de 15 anos foram abordados e com eles apreendido 14,278 kg de cocaína, 12,592 kg de crack, 8,177 kg de maconha, um revólver calibre 38,  com 9 cartuchos intactos, uma pistola marca bersa, 9 mm, numeração raspada, com oito cartuchos intactos do mesmo calibre, nove cartuchos de munição calibre 22, uma balança de precisão e um veiculo Ford-courrie a a quantia de R$ 21,000,00.
Todos foram encaminhados com o dinheiro e a droga apreendida, e apresentados na delegacia da Polícia Federal. Após foram recolhidos à penitenciária do Rio Grande.
Fonte: Ação Preventiva



Sapucaia do Sul - 10 homicídios em 05 dias.

1488480_807684185921801_543944377_n

03 - homicídios na Vila Floresta
01 - homicídio no B. Paraíso (latrocínio entrou em óbito no hospital)
01 - homicido na Vila Trensub
01 - homicídio no Cantão
01 - homicídio no Vachi
01 - homicido no B. Carioca . Uma criança mata a outra com uma arma encontrada a rua.
02 - homicídios na RS 118 enfrente a boate tropical. Segundo populares mais de 30 disparos de arma de fogo foram dados contra a boate. (foto cima)

As mortes violentas chegam a surpreendente marca de 2,2 homicídios por dia, se fossem divididos a quantidade de homicídios por dias.

Sapucaia do Sul precisa de mais segurança ??

É óbvio que precisa, mas as policias estão trabalhando no limite de sua capacidade, por causa da falta de efetivo e recursos destinados a segurança publica.

É de assustar?

Sim é óbvio que é de se assustar, mas fora o latrocínio que é matar para roubar, as outras mortes violentas foram causadas pelo envolvimento com o trafico de drogas.

A sociedade tem que ser unir em prol da segurança publica??

É óbvio que sim, se não vamos ficar igual ao Rio de Janeiro, já tem vago dando toque de recolher. A cidade de Gravataí ficou uma semana de alerta por causa de uma brincadeira feita pelas redes sociais.

Coisa que você não se lembra na hora do voto e sim quando precisa:

Saúde: Só é lembrada quando chega ao posto médico ou no hospital, encontrando uma fila enorme ou o médico dormindo. Ai....

Educação: Só é lembrada na hora de preencher um curriculum para um bom emprego com salário alto. Ai você se da conta que podia ter estudado mais..

Segurança publica: Só é lembrada quando disca para o 190 em um momento de emergência e encontra as linhas ocupadas, ou a viatura atendendo outra ocorrência por causa da falta de efetivo o de viaturas.

Fonte: Ação Preventiva

Polícia investiga morte de duas adolescentes na Serra

Jovens de Gramado e Canela podem ter feito pacto de suicídio

Agentes da Polícia Civil de Gramado e Canela investigam um possível pacto de morte entre adolescentes das duas cidades da Serra. Duas jovens teriam cometido suicídio e outras três foram hospitalizadas com autolesões nos pulsos. A primeira morte ocorreu em 23 de setembro, em Canela, e a segunda, na última sexta-feira, em Gramado. Outras duas meninas foram hospitalizadas nessa quarta-feira. Uma foi internada no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, e outra, no Hospital de Caridade de Canela. As adolescentes são mantidas sob acompanhamento médico e psicológico.

O delegado de Gramado, Gustavo Barcellos, destaca que as lesões foram provocadas pelas próprias meninas, mas não confirma tentativas de suicídio. “Estamos investigando se o objetivo delas era provocar a morte.” Barcellos frisa que é investigada a ligação entre os casos. Está comprovado que as meninas mantinham relação de amizade. No entanto, os trabalhos buscam esclarecer se existe um pacto entre elas e que tipo de acordo teria sido firmado. “Existe um boato de que pode ser um pacto. Estamos investigando”, resume.

Outro fato que chama a atenção da Polícia de Gramado é que duas meninas – uma que morreu e outra que teria tentado suicídio – são colegas de aula na Escola Estadual Ramos Pacheco, em Gramado. O colégio foi alvo de dois incêndios criminosos recentemente. Segundo o delegado, a Polícia Civil não descarta a ligação entre o vandalismo e o possível pacto de suicídio.

Fonte:Correio do Povo

13° BPM apreende bateria furtada

Na madrugada desta quinta-feira, policiais militares do 13° BPM apreenderam uma bateria furtada, na rua Anselmo Parmegiani, bairro Paiol Grande, em Erechim. Segundo a Brigada Militar, três homens em atitude suspeita foram abordados, mas, no momento, nada de irregular havia, então foram liberados. Mais tarde, os Policiais observavam e vistoriavam um pequeno mato, próximo do local da abordagem, quando localizaram uma bateria de caminhão. O proprietário foi identificado. Havia sido furtada de um caminhão que estava estacionado na mesma rua. Não foi possível relacionar o furto aos abordados. A ocorrência foi registrada.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é agredida pelo genro.

image

Foto ilustrativa

Por volta das 21h10min de quarta-feira uma mulher foi agredida pelo próprio genro na Rua Belo Cardoso, bairro presidente Vargas em Erechim. Segundo a Brigada Militar, a vítima de 49 anos foi esfaqueada na região torácica e socorrida por vizinhos até o hospital, onde permaneceu internada.

O acusado, 17 anos de idade, foi apreendido pelos Policiais que atenderam a ocorrência, assim como as facas utilizadas na agressão. O menor infrator foi apresentado na DP para registro, e após liberado.

Fonte: Ação Preventiva

Adolescente é flagrado com maconha em Erechim

Outro jovem foi detido com droga na madrugada

Um adolescente de 17 anos foi apreendido com drogas por volta das 20h10min de quarta-feira em Erechim. Conforme a Brigada Militar, com ele foi apreendido quatro tijolos pequenos de maconha. O menor infrator foi apresentado, juntamente com seu responsável, na área judiciária para o registro do ato infracional, após liberado.

Outro indivíduo flagrado com maconha foi abordado na madrugada de quinta-feira, desta vez na rua Silveira Martins, centro. Esse, 21 anos de idade, tinha em poder um cigarro pronto para o consumo. A droga foi apreendida e a ocorrência foi registrada para providências por parte do Juizado Especial Criminal.

Fonte: Ação Preventiva

Mulher é agredida pelo companheiro no bairro Paiol Grande

Por volta das 18h, uma mulher foi agredida pelo companheiro no bairro Paiol Grande, em Erechim. De acordo com a Brigada Militar, o casal foi conduzido a DP para registro.

Fonte: Ação Preventiva

Recuperação de veículos furtados

Por volta das 07h50 de quarta-feira, foi localizado, abandonado, na rua Santa Bárbara, bairro Progresso, o automóvel VW/Gol de placas CAP 5943. Segundo a Brigada Militar, o veículo havia sido furtado na noite anterior. Foi observado danos no para-brisa, mas a princípio nenhum equipamento teria sido levado.

Outro veículo furtado foi localizado na rua Neri Reichmann, bairro Cerâmica, desta vez o automóvel VW/Gol de placas IOP 8741. Também furtado no dia anterior. Apresentava danos no para-choque traseiro e faltava o aparelho de som. Os veículos foram recolhidos e apresentados na DP para o registro da recuperação.

Fonte: Ação Preventiva

Garrucha é apreendida pela BM na Vila Branca em Gravataí

clip_image002

Fotos divulgação: BM

Por volta das 21h de terça-feira um jovem de 18 anos que havia tentado assaltar duas mulheres foi preso na Rua Santa Ana, na Vila Branca, em Gravataí. Conforme a Brigada Militar, uma guarnição da 2ª Cia do 17º BPM, o jovem possui antecedentes criminais por ameaça e, estava de bicicleta, portava uma garrucha calibre 32 não cadastrada, sem munição.

clip_image002[5]

Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e recolhido ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é gravemente ferido com facadas no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul

Um homem foi esfaqueado por volta das 17h29min de quarta-feira, na Avenida Bruno Segala, bairro São Leopoldo em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, a vítima identificado como Flameri João Sonego Junior, 37 anos foi gravemente ferido com duas perfurações no abdômen, sendo socorrido até o Hospital Pompéia.

Junior estava em liberdade provisória. O caso será investigado pela polícia.

Fonte: Ação Preventiva

12° BPM recaptura foragido

Na quarta-feira, por volta das 22h46, na rua Andrade Neves, bairro Exposição, foi preso o foragido Michael Cardoso da Luz, 23 anos.

Ele estava foragido desde 14/09/2014, sendo conduzido a DP e após encaminhado novamente ao sistema carcerário.

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado em Porto Alegre

altAh9a9ATnMFbb3OdrovmG4RtL2ekDzQoWfU1It8VOGqRF

Foto divulgação: BM

Um foragido foi recapturado na  manhã de quarta-feira na Rua 21 de Abril, bairro Sarandi em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, L. A. C. F, 21 anos foi abordado e constatado a situação de foragido. Ele foi conduzido à 3ª DPPA para registro e após encaminhado novamente ao presídio.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende homem com notas falsas na Serra

Ele já havia repassado a um comercio um nota de R$ 50,00 falsa

image

Foto divulgação: BM

Por volta das 16h23min de de quarta-feira um homem foi preso com nota falsa, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, o homem havia comprado alimentos em uma banca na Vila Cristina e pago com uma nota falsa de R$ 50,00. 

Policiais Militares e Rodoviários, de posse de dados do veículo e do condutor, abordaram-no na BR 116, KM 156, proximidades do bairro Santa Corona. O jovem de 20 anos, que estava de posse de mais uma nota de R$100,00 falsa foi conduzido a delegacia de polícia para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Assaltantes são presos após roubo no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul

Um estabelecimento comercial foi assaltado, por volta das 15h10min de quarta-feira na rua Vinte de Setembo, esquina com a Marechal Floriano, bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, dois assaltantes entraram numa farmácia e anunciaram o roubo. Do local foi levado quatro frascos da Linha Catarinense.

Após bscas, policiais militares prenderam um homem de 29 anos e outro de 22 anos. Eles estavam de posse materiais de higiene com etiqueta de outra farmácia.

Ambos foram encaminhados à DP para registro.

Fonte: Ação Preventiva

20° BPM apreende máquinas caça-níqueis

altAsUU7lGDBXzpClhdw3XmeQAoZKukGaw13vSk0bYU6jQ8altAuIJXweQzj7pCYDVlmNAyqlOc1cJ11G10q3o31wuIgyw

Fotos divulgação: BM

Na tarde desta quarta-feira (01/10/14), na Rua D, Vila Nazaré, Bairro Sarandi, Policiais do 20º Batalhão de Policia Militar localizaram seis (06) máquinas caça níqueis em funcionamento. Diante dos fatos foi confeccionado o Termo Circunstanciado por jogos de azar para C. S. R. de 28 anos, e foram apreendidas 05 placas mãe, 06 ceduleiros e R$2,00 em dinheiro.
altAvZV1Pq4FOCXT-bETYcPiBOWzCybZRJl8L7Ne6NvyhsB

Ainda na tarde desta quarta-feira (01/10/14), na Rua D, Vila Nazaré, Bairro Sarandi, Policiais do 20º Batalhão de Policia Militar localizaram seis (06) máquinas caça níqueis em funcionamento. Diante dos fatos foi confeccionado o Termo Circunstanciado por jogos de azar para C. S. R. de 28 anos, e foram apreendidas 05 placas mãe, 06 ceduleiros e R$2,00 em dinheiro.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por porte ilegal de arma de fogo

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo e após pagamento da fiança foi liberado em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, o homem de 77 anos foi flagrado com uma garrucha calibre 22, municiada na rua Engênio Festugato, bairro Ana Rech.

Ele foi encaminhado à DP onde foi lavrado o flagrante e estipulada fiança de R$700,00 que foi paga, sendo o autor liberado.

Fonte: Ação Preventiva

Ladrão é preso no Centro de Caxias do Sul

Na manhã de quarta-feira, um homem foi preso após roubo a pedestre em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Segundo a Brigada Militar, a vítima relatou que seria dois autores, um deles armado com uma faca que conseguiu fugir. O ladrão foi preso na rua Sinimbu, bairro centro. 

Fonte: Ação Preventiva

Homem é baleado em Caxias do Sul

Um homem foi baleado na rua Cheguevara em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, a vítima identificada como Jorge Dias Nascimento, 34 anos foi atingido por um disparo de arma na clavícula do lado direito. Ele estava em liberdade.

O fato ocorreu por volta das 04h da madrugada, ele foi socorrido pelo SAMU ao Postão. A vítima é usuária de crack e foi encontrada num local de viciados.

Fonte: Ação Preventiva

Casal é preso com drogas na Serra gaúcha

Um casal foi detido por policiais militares do 12 BPM na rua José do Patrocínio, bairro Marechal Floriano em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o homem de 32 anos e a mulher de 39 anos foram abordados e com eles apreendido 23 buchinhas de cocaína ésando 15,5 gramas e R$ 11,00.

O homem  foi conduzido a delegacia de polícia pra o registro.

Fonte: Ação Preventiva

Reunião Comunitária na Associação dos moradores do Parque São Pedro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fotos divulgação: BM

Nesta terça-feira (30/9), aconteceu a reunião mensal da Polícia Comunitária do 6º BPM, no Parque São Pedro, para tratar de assuntos relacionados com a segurança pública nos bairros que abrigam o Núcleo de Policiamento Comunitário nº 09.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Participaram os policiais comunitários Luciano, Denis, Alexandre e S. Rocha, as presidentes dos bairros Parque São Pedro, Sra Margaretti Oliveira, do Parque Marinha, Sra Gilda Cozza, demais moradores da comunidade, o Sargento Peraça e o Sr. Nilton Damasceno representante de CTG Sentinela do Rio Grande.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Durante a reunião os policiais comunitários apresentaram as ações que o Policiamento Comunitário desenvolveu nos bairros através de slides contendo as informações referentes a dados gerais, problemas detectados pela comunidade, manutenções que estão sendo realizadas pelos órgãos públicos. Ainda foi apresentado fotos de prisões e ocorrências atendidas, Polícia Comunitária na Escola e pra finalizar um vídeo sobre a filosofia do Policiamento Comunitário.

Por fim, os policiais agradeceram mais uma vez a presença de todos e reforçaram a importância da reunião e da integração polícia e comunidade. 

Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo

clip_image002clip_image002[4]

Fotos divulgação: BM

Um homem foi preso por porte ilegal de arma por volta das 17h20min de terça-feira em Torres, no Litoral Norte. Conforme a Brigada Militar, o homem brigou com o vizinhoe e acabou atingido o gato do mesmo com um disparo de arma de fogo. O homem foi preso e com ele apreendido um revólver calibre 38, numeração raspada com 10 munições intactas e duas deflagradas.

Diante dos fatos o acusado foi apresentado na DP onde foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo e ameaça, e posterior recolhido para a carceragem do presídio de Osório.

Fonte: Ação Preventiva

BM NOVA PETRÓPOLIS PRENDE POR SUBORNO

Companheira do autor não possuía CNH

Na madrugada de quarta-feira (01/10), a Brigada Militar de Nova Petrópolis prendeu um indivíduo após este oferecer dinheiro para que os Policiais Militares liberassem o veículo que era dirigido por sua esposa que não possuía carteira de habilitação.

Por volta da 01 hora durante patrulhamento na Av. 15 de Novembro, a guarnição suspeitou de um veículo GM /Celta, placas de Novo Hamburgo, tripulado por um casal. Na direção estava uma mulher que não possuía habilitação.

Durante a confecção do auto de infração de trânsito (AIT), o companheiro da condutora, G.N.S., 20 anos, com antecedentes por roubo de veículo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e roubo de caixa eletrônico com uso de explosivo, se aproximou dos Policiais Militares e ofereceu R$ 424,00 em dinheiro para não fosse multado e ser liberado. De pronto a guarnição lhe deu voz de prisão por corrupção ativa. Com o acusado ainda foi encontrado na revista pessoal, em um bolso, um cigarro de maconha e uma bucha de cocaína.

Ele foi preso em flagrante e conduzido a delegacia , sendo posterior encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Ação Preventiva

Reunião Comunitária na Querência.

Foi realizada nesta terça-feira (30/9), às 20h, a reunião mensal da Polícia Comunitária do 6º BPM, na associação de moradores da Querência, na Avenida Atlântica, no balneário Cassino, em Rio Grande.

Comparecerem no encontro o Sr Luiz Carlos Molina, presidente da comissão gestor de saúde dos bairros do núcleo 10, a Sra Vani, presidente do bairro Querência, a Sra Carla, secretária da comissão da gestão de saúde, moradores e colaboradores em geral e os policiais comunitários soldados R.Fernandes, Pintanel, Kleber e Protas.

        Na ocasião foram debatidas as ocorrências atendidas pelo núcleo dentre as mais relevantes foram os dois tráficos de entorpecentes, quatro armas de fogo e quatro mandados de prisão cumpridos. Foi apresentado pelo morador do bairro querência Sr. Richard Guardallup, o projeto social que o mesmo vem fazendo com as crianças carentes do bairro, o mesmo é lutador de Boxe e veio acrescentar e somar junto a comunidade. 

Fonte: Ação Preventiva

BM TRÊS COROAS PRENDE POR FURTO E RECEPTAÇÃO

Autor era funcionário da empresa

No começo da manhã de terça-feira (30/09), por volta das 06 horas, a Brigada Militar de Três Coroas foi solicitada pelo proprietário de uma empresa de calçados do centro da cidade, pois estava desconfiado que um funcionário estaria furtando materiais de dentro da fábrica.

Na hora da comunicação da ocorrência foi constatado que o alarme da empresa teria sido desarmado pelo suspeito, conforme a empresa de segurança do estabelecimento, que informou ainda que uma camioneta Blazer de cor cinza, estaria na fábrica carregando alguns sacos de pvc moído para injetados. A guarnição de serviço deslocou ao local onde deteve o acusado J.O.L., 23 anos. No local estava também J.M.B., 42 anos, que estaria no local para comprar o a mercadoria.

Os dois foram presos em flagrante, sendo o primeiro por furto e o segundo por receptação, sendo ambos conduzidos a delegacia. Além do produto, com o acusado estava o valor de R$1.200,00 em dinheiro que teria sido pago pelo receptador.

Fonte: Ação Preventiva

jovem é flagrado traficando no bairro Getúlio Vargas.

traficante preso no BGV pelo POE

Fotos divulgação: BM

Policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, na noite desta terça-feira (30/9), às 20h30, na Rua Um, no bairro Getúlio Vargas, em Rio Grande, patrulhavam na viatura 9575, em local já conhecido pela guarnição como ponto de tráfico. Foi abordado o jovem M.R.P., de 18 anos. Com ele foi encontrado onze petecas de cocaína e a quantia de R$ 90,00. Após o jovem informou o local onde havia mais droga, foi apreendido em uma garagem uma bucha grande de cocaína, um rolo de filme plástico transparente e vários recortes de sacola, para embalo da droga. Foi conduzido à delegacia de polícia e posterior encaminhado à penitenciária.

traficante preso no BGV pelo POE1

Fonte: Ação Preventiva