sábado, 16 de agosto de 2014

BM CANELA PRENDE TRAFICANTE POR SUBORNO

Autor ofereceu 2 mil reais para ser liberado

trafico em canela

Foto divulgação: BM

O que seria mais uma prisão por tráfico de entorpecentes na tarde de sexta-feira (15/08) em Canela mostrou o profissionalismo, a idoneidade e a conduta exemplar dos Policiais Militares. Após ser preso com crack, cocaína e maconha, um conhecido traficante da cidade ofereceu R$2.000,00 em dinheiro para que fosse liberado pela guarnição da Brigada Militar. Além de ser preso por tráfico de entorpecentes ele também foi preso por suborno e foi encaminhado ao presídio.

Era por volta das 16 horas quando a guarnição de serviço em patrulhamento realizou a abordagem a um grupo de jovens na Rua Primeiro de Janeiro, no Bairro Santa Marta. Ao perceber a aproximação da viatura grupo de jovens, A.P.T. 20 anos, vulgo “Japinha”, com diversos antecedentes por furtos, roubos, porte de arma de fogo e tráfico de entorpecentes, jogou ao chão um pacote plástico.

Os Policiais Militares perceberam a atitude e ao conferir o invólucro, encontraram uma pedra grande e outras pequenas de crack (21 gramas no total), uma bucha de cocaína (7 gramas) e um tijolo de maconha (43 gramas), além de uma quantia em dinheiro.

O traficante foi conduzido ao hospital de Canela, como procedimento de praxe, sendo que enquanto aguardava o exame o acusado tentou subornar os Policiais Militares oferecendo R$ 2.000,00 (dois mil reis) para que fosse liberado. Ele foi preso em flagrante, conduzido a delegacia e encaminhado ao presídio de Canela.

Vale enaltecer o trabalho da guarnição, sendo que tal atitude serve de exemplo para toda a sociedade, demonstrando acima de tudo a honestidade destes profissionais. Parabéns aos nobres Policiais Militares!

Fonte: Ação Preventiva

Após reclamações depois do fim da Copa, BM vai revezar PMs do interior no policiamento da Capital

Duzentos homens a mais vão reforçar o efetivo nas ruas

Para tentar conter as queixas dos porto-alegrenses sobre a sensação de insegurança após o fim da Copa do Mundo, um novo grupo de 200 brigadianos vai complementar o atual efetivo de 2,8 mil homens nas ruas, a partir da próxima terça-feira (19). Durante o Mundial, a cidade contou com 2 mil policiais a mais.

De acordo com o tenente-coronel Carlos Alberto Selistre, que será responsável pelo novo Comando Operacional de Policiamento (COP), é possível garantir a permanência de 150 PMs do interior do Estado, na Capital, sem prejudicar as cidades menores. Eles devem ser revezados a cada 20 dias e substituídos por policiais de outros municípios. Os demais 50 integrantes do COP já atuam em Porto Alegre e receberão treinamento para deixar funções administrativas e monitorar as ruas.

Dos 200 PMs realocados, ao menos 55 farão policiamento a cavalo. Outros devem incorporar equipes que atuam em barreiras no trânsito contra assaltos a carros e ao transporte público. “Eles farão policiamento ostensivo. Não há prioridade ou região específica onde vão trabalhar. Isso será decidido conforme os índices de criminalidade e as prioridades dos batalhões”, salienta Selistre.

O COP ficará vinculado ao 4º Regimento de Polícia Montada (RPMon), que inicia o planejamento das ações nesta segunda-feira, com a chegada dos PMs do interior. O efetivo reforçado deve ser mantido na Capital, ao menos, até o final do ano, quando inicia a Operação Golfinho.

Fonte: Rádio Guaíba

JORNAL PIONEIRO ACUSA CAVALOS DA BM DE TEREM MATADO ÁRVORE EM CAXIAS DO SUL

AROEIRAhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Fotos divulgação: BM

Pelo segundo dia consecutivo o colunista Gilberto Blume ocupou seu espaço para acusar os cavalos da BM pela morte de uma aroeira na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul.
Conforme a matéria os equinos da BM teriam roído o tronco, provocando a morte da árvore.

FATO CURIOSO, que este é primeiro caso que se tem registro, e a única árvore que estaria morta no local é justamente uma aroeira que atrapalhava a construção de um banheiro na praça.

O secretário do meio ambiente, Adivandro Rech, afirma que cerca de 40 pessoas já tinha feito uma reunião contra o corte da árvore. A manifestação teria motivado uma nova licitação e adequação do projeto. No entanto, as vésperas da obra começar a ser realizada a árvore foi dada como morta por uma bióloga da própria prefeitura.

Uma equipe da Brigada Militar foi até o local para verificar a situação das árvores e produziu as imagens fotográficas abaixo e, por lá acabou encontrando árvores mutiladas, árvores roídas por inscrição humana, árvores com parafusos e pregos cravados e uma árvore seca cercada por tapumes em meio a um canteiro de obra. Mesmo não sendo a única árvore seca no atual período que antecedente a primavera ela já teve o corte autorizado pela SEMMA. No entanto, esses fatos sequer foram observadas pelo colunista, que optou simplesmente pela reiterada acusação aos equinos da Corporação pelo dano.

Destarte, o Comandante Regional, agora ciente dos fatos, determinou a apuração para ulterior conclusão e possíveis responsabilidades.

Ainda, importa esclarecer a comunidade de Caxias do Sul e região o compromisso com o meio ambiente, em respeito a flora e a fauna tão presentes e necessária a existência do ser humano no planeta.

Por fim, independente da acusação apontada neste caso e opiniões parciais, a Brigada Militar seguirá em frente o seu compromisso de realizar as atividades de polícia ostensiva na cidade e na região da serra, na difícil e árdua, porem gratificante tarefa de prover a sociedade de segurança, utilizando esse importante processo de policiamento, que comprovadamente é eficiente, mesmo que para isso seja necessário corrigir eventuais erros cometidos pelos policiais militares, que diante da grandeza das atitudes diárias desses brigadianos, que são os verdadeiros heróis e, diga-se de passagem, sem os superpoderes, que evitam todos os dias inúmeros crimes com ações policiais na prevenção e na repressão dos crimes e salvam pessoas da ação desmedida de criminosos.

Para se ter uma ideia da produção e resultados da Brigada Militar, só em Caxias do Sul foram 25.868 mil ocorrências atendidas, destas 4.000 são prisões e 275 mil chamadas no telefone de emergência 190.

Estes números nós tem condão de justificar os poucos deslizes funcionais, mas por certo farão os leitores compreenderem melhor, que segurança pública não se resume a um dano causado numa árvore, que sequer foi apresentado qualquer elemento de prova, ou mesmo de dados concretos como data, hora do ocorrido, para poder emitir opinião sobre o caso.

HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM CAXIAS DO SUL

Foto: HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM CAXIAS DO SUL<br /><br />André dos Santos Borges, 30 anos foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira 15/08 próximo ao Complexo Esportivo da Zona Norte, no Portal da Maestra, em Caxias do Sul.<br /><br />A vítima fatal apresentava ferimentos na cabeça e possivelmente tenha sido morto em outro local e arrastado até o mato. Ele não possuía antecedentes criminais.

Foto divulgação: BM

André dos Santos Borges, 30 anos foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira 15/08 próximo ao Complexo Esportivo da Zona Norte, no Portal da Maestra, em Caxias do Sul.
A vítima fatal apresentava ferimentos na cabeça e possivelmente tenha sido morto em outro local e arrastado até o mato. Ele não possuía antecedentes criminais.

Fonte: Ação Preventiva/BM

PUMA RESGATADO PELA BM SE RECUPERA NO GRAMADOZOO

Foto: Halder Ramos, divulgação

Já está acordado o puma encontrado ferido na noite de quarta-feira (13) na ERS 020, em Cambará do Sul e resgatado por policiais militares e veterinários do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) do Parque Nacional Aparados da Serra.
Com fratura exposta, possivelmente vítima de atropelamento o felino foi submetido a cirurgia e acordou hoje pela manhã no GramadoZoo.
A expectativa agora é que puma se recupere para ser levado de volta a natureza.

Fonte: Ação Preventiva

CORPO É ENCONTRADO NA REPRESA DA MAESTRA EM CAXIAS DO SUL

Foto: CORPO É ENCONTRADO NA REPRESA DA MAESTRA EM CAXIAS DO SUL<br /><br />Um corpo em adiantado estado de decomposição, possivelmente de uma mulher foi encontrado no início da tarde deste sábado 16/08  boiando as margens da Represa da Maestra, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.<br /><br />Por volta da 12h um homem acompanhado de seu filho daria início a uma pescaria, quando avistaram o cadáver na água e acionaram a polícia.<br /><br />A Brigada Militar está no local e aguarda chegada dos Bombeiros e Polícia Civil para seguimento da ocorrência. <br /><br />Nos últimos dias foram registrados três ocorrências na Zona norte da Cidade, no entanto apesar de bairros próximos, e com nomes semelhantes são distintos.  <br /><br />Entenda:<br /><br />- 09/08 Corpo de mulher é encontrado - Represa Maestra, bairro Santa Fé<br />- 12/08 Ossada localizada – bairro Vila Maestra<br />- 15/08 Homem localizado morto - bairro Portal da Maestra <br />    <br />Apenas o último citado foi identificado os outros dois seguem no IML - Instituto Médico Legal, onde aguardam identificação.

Foto divulgação: BM

Um corpo em adiantado estado de decomposição, possivelmente de uma mulher foi encontrado no início da tarde deste sábado 16/08 boiando as margens da Represa da Maestra, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.

Por volta da 12h um homem acompanhado de seu filho daria início a uma pescaria, quando avistaram o cadáver na água e acionaram a polícia.

A Brigada Militar está no local e aguarda chegada dos Bombeiros e Polícia Civil para seguimento da ocorrência.

Nos últimos dias foram registrados três ocorrências na Zona norte da Cidade, no entanto apesar de bairros próximos, e com nomes semelhantes são distintos.

Entenda:

- 09/08 Corpo de mulher é encontrado - Represa Maestra, bairro Santa Fé

- 12/08 Ossada localizada – bairro Vila Maestra

- 15/08 Homem localizado morto - bairro Portal da Maestra

Apenas o último citado foi identificado os outros dois seguem no IML - Instituto Médico Legal, onde aguardam identificação.

Fonte: Ação Preventiva/BM

PM ajuda a salvar bebê engasgado em Encantado

Menina de dois meses tomava mamadeira no colo da mãe

Rodrigues recebeu a visita da pequena Lavínia e ficou emocionado <br /><b>Crédito: </b> Divulgação BM / CP

Rodrigues recebeu a visita da pequena Lavínia e ficou emocionado
Crédito: Divulgação BM / CP

Entre lágrimas e apreensão, uma mãe conseguiu salvar a filha de 2 meses com a ajuda, por telefone, de um policial militar. O fato aconteceu quarta-feira na zona rural de Encantado, no Vale do Taquari, após a menina Lavínia Fraporti dar os primeiros goles da mamadeira e começar a se engasgar por volta das 10h. O bebê estava no colo da mãe, Suzete Scatola Fraporti, 37 anos, que ficou apavorada. “Não sabia o que fazer. Ela estava ficando com a pele roxa. Já tinha visto outras reportagens, de policiais militares ajudando em salvamento de crianças, e por isso liguei direto para o 190”, revela.

A família mora em Linha São Roque, distante 11 quilômetros do Centro da cidade e também do único hospital do município. Por isso, fazer esse caminho nem foi pensado pela mãe. Do outro lado da linha, estava o sargento Claudiomiro Antonio Rodrigues, 47 anos, que tentou mantê-la calma. “Atendi a ligação com ela chorando. A mãe disse que o bebê não estava respirando, com a pele arroxeada”, recorda. O PM pediu que ela colocasse a criança sobre seu braço esquerdo, de barriga para baixo, com a cabeça repousada na mão. Em seguida, solicitou que ela pressionasse suavemente a mão direita na região do pulmão da criança para expulsar o que poderia estar bloqueando a respiração.

“Perguntei se o bebê estava reagindo. Ela disse que não e pedi para continuar com o procedimento.” Segundos depois, Lavinia reagiu. O sargento disse que o telefonema não durou mais de três minutos, mas que a recompensa será eterna: “É um sentimento de orgulho. Nada supera a satisfação de salvar uma vida.” Com 23 anos de BM, Rodrigues nunca tinha passado por uma situação semelhante.

Outros casos

• Um bebê de apenas um mês foi salvo no dia 27 de julho deste ano, em Gravataí, por um policial militar que passou instruções por telefone para a mãe. A criança tinha se engasgado com leite.

• Em Estrela, no Vale do Taquari, um soldado da Brigada Militar prestou socorro, também por telefone, para a mãe de um menino de um mês e meio em 25 de setembro de 2013. A mãe, Jéssica Raquel da Rocha, acionou o 190 e pediu socorro porque o bebê estava sem respirar após beber leite.

Fonte: Correio do Povo

Policiais comunitários interagem com escola ramis galvão‏

Na tarde desta sexta-feira (15/8), policiais comunitários do 6º BPM, em Rio Grande voltaram a ser crianças com alunos da Escola Ramis Galvão, por alguns minutos esqueceram das adversidades do dia a dia e das preocupaçoes inerentes à profissão policial militar. Foi com imenso prazer que os  policiais receberam o convite dos alunos chamando-os com um belo sorrido no rosto.... "tios vamos brincar".  Ficando aqui registrado o agradecimento a Diretora da Escola e professoras.

Fonte: Ação Preventiva

Homem condenado por tentativa de homicídio é preso no Sul do Estado

Um homem foi preso por estar sendo procurado pela justiça em Rio Grande. De acordo com a Brigada Militar, I. C. S, 50 anos foi preso na Rua Cristovão Pereira, bairro São Miguel por volta das 20h10min de sexta-feira. Ele possui antecedentes por crimes contra a mulher e tentativa de homicídio. Em seu nome possui um mandado de prisão expedido ela 1ª vara criminal do município, condenado a 22 anos e 06 meses em regime fechado.

O homem foi preso e recolhido a penitenciária.

Fonte: Ação Preventiva

BM flagra motociclista embriagado no bairro Castelo Branco

Na madrugada deste sábado, na Rua O, do bairro Castelo Branco, em Rio Grande, policiais militares do 6º BPM, encontravam-se em patrulhamento de rotina quando observaram que o condutor da motocicleta yamaha ybr, estava a conduzindo em situação irregular. Após ordem de parada, que não foi respeitada, os policiais começaram a fazer o acompanhamento no interior do bairro. Em dado momento o condutor perdeu-se vindo a cair com a motocicleta, onde foi abordado e identificado M.G.T., de 32 anos, sendo necessário o uso de meios moderados para conte-lo. Além de não ter habilitação efetuou o teste do etilômetro onde marcou 0,77 mg/l de álcool no sangue. Foi preso em flagrante e conduzido à delegacia, a moto foi recolhida. 

Fonte: Ação Preventiva

Justiça mantém prisão de traficante que vendia entorpecentes em bairros nobres de Porto Alegre

Preso agia há anos no tráfico e, durante o mês de investigação frequentou restaurantes e festas caras, dirigindo um carro de luxo

A Justiça aceitou o pedido de prisão preventiva de um homem de 33 anos suspeito de traficar drogas em bairros de poder aquisitivo elevado em Porto Alegre. O homem, que não tinha profissão e agia há pelo menos cinco anos vendendo entorpecentes, foi preso durante uma operação do Departamento de Investigação de Narcóticos (Denarc), nessa quinta-feira.

De acordo com o delegado Rafael Pereira, o preso era um dos grandes vendedores de drogas dos bairros Moinhos de Vento, Rio Branco, Bom Fim e imediações, sempre atuando em áreas nobres da cidade. Na residência do investigado, entre os Bairros Bom Fim e Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foram encontrados 160 comprimidos de ecstasy, 400 gramas de maconha e uma balança de precisão.

A Polícia Civil informou ainda que, durante um mês de investigação, o homem, que não teve o nome revelado, frequentou restaurantes finos e festas caras, dirigindo um veículo de luxo.

Fonte: Rádio Guaíba

Decretada a prisão preventiva de policiais civis suspeitos de extorsão em Alvorada

Os policiais civis estavam exigindo R$ 5 mil para não prenderem um homem suspeito de ter cometido em um homicídio

A Justiça de Alvorada decretou a prisão preventiva de dois agentes da 1ª de Delegacia de Polícia envolvidos em um caso de extorsão no município da Região Metropolitana. De acordo com o delegado da Corregedoria-Geral da Polícia Civil (Cogepol), Paulo Grillo, os policiais civis estavam exigindo R$ 5 mil para não prenderem um homem suspeito de ter cometido em um homicídio.

O próprio suspeito do homicídio procurou a Cogepol para denunciar os agentes da Polícia Civil. Até o momento, os dois agentes da Polícia Civil não foram presos. Segundo a Cogepol, a dupla já estava afastada das funções. Os nomes não foram divulgados.

Fonte: Rádio Guaíba

Nove pessoas são presas em operação para coibir roubo a postos de gasolina

A Brigada Militar fiscalizou 450 veículos em operação na madrugada de sábado

Em operação na madrugada deste sábado, a Brigada Militar prendeu nove pessoas e apreendeu um menor em ação para evitar assaltos a postos de combustíveis da Capital. A Operação Pré-Sal foi deflagrada em estabelecimentos de vários pontos da cidade.

A ação foi desenvolvida através de barreiras policiais e ações de patrulha para coibir também o roubo e furto de veículos, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas e também a prisão de foragidos da Justiça no entorno de postos de gasolina.

Além das detenções, foram apreendidas uma arma de fogo, munição, crack, maconha, R$ 1 mil. Ainda foi recuperado um veículo roubado. Os policiais fiscalizam 450 veículos e abordaram 813 pessoas.

Fonte:Rádio Guaíba

Advogado é preso após se envolver em acidente de trânsito na Capital

O homem realizou dois testes do bafômetro que comprovaram a embriaguez

Um advogado foi preso por dirigir embriagado e se envolver em um acidente de trânsito na noite desta sexta-feira, na avenida Érico Veríssimo. Segundo a Brigada Militar, o homem dirigia uma Ecosport quando colidiu na traseira de um Corsa.

Enquanto a EPTC era acionada, testemunhas que passavam pelo local, teriam escondido a chave do veículo ao perceber que o advogado apresentava sinais de embriaguez. Dois testes de bafômetro foram realizados. O primeiro acusou a presença de 0,54 miligramas de álcool, acima dos 0,3 miligramas permitidos. A contraprova marcou 0,50 ml.

O advogado ainda tentou subornar um policial e foi encaminhado para a Delegacia de Trânsito de Porto Alegre. Após pagar fiança, foi liberado.

Fonte: Rádio Guaíba

Universitários voltam a ser assaltados após redução de policiamento da Copa do Mundo no centro da Capital

Nova estratégia de policiamento será aplicada na próxima semana, garante BM

Após a volta dos policiais que atuaram na Copa do Mundo para o interior do Estado, os alunos da UFRGS e Universidade de Ciências Médicas voltaram a ser atacados por assaltantes no Centro Histórico da Capital e entorno das instituições de ensino.

A maioria dos assaltos acontece nas paradas de ônibus da João Pessoa, Osvaldo Aranha e Independência. Pelo menos cinco roubos ocorreram nesta semana nas proximidades da UFRGS. Um jovem foi agredido e esfaqueado ao ingressar em seu carro na Sarmento Leite. Outro aluno da Faculdade de Direito foi roubado, assaltado e mordido por um dos assaltantes na última quinta-feira.

A estudante de Biomedicina, Gabriela Maciel Lopes, teve vários colegas atacados e reclama do “sumiço” dos policiais logo após o Mundial. Ela diz que são sempre os mesmos criminosos atuando nos roubos. “Há um rapaz que atua sozinho, há também uma dupla que conta com uma mulher que observa as pessoas mais distraídas. Sempre fazemos o boletim de ocorrências, mas na delegacia nos informavam que não há um número suficiente de ocorrências para colocar policiais na região”, lamenta a aluna da UFSCPA.

Já o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar diz que há dois meses não ouvia relatos de assaltos. O major Francisco Vieira alega que conta sempre com o mesmo efetivo de policiais para monitorar o centro da Capital, mas precisa remanejá-lo nas principais vias. “O marginal rouba no Viaduto da Conceição, então colocamos policiamento. Assim, eles mudam de local e vão para o Camelódromo ou para a rua Avaí, por exemplo. Eles mudam de local de ação, portanto, preciso remanejar o efetivo”, sustenta.

Segundo o major, há um policial na Praça Argentina, outro no Viaduto da João Pessoa e duas viaturas na Paulo Gama e Sarmento Leite. O major Vieira garante que uma nova estratégia de policiamento será aplicada na próxima semana depois de ter tomado conhecimento dos assaltos através da reportagem.

Fonte: Rádio Guaíba

Acidente com dois caminhões deixa motorista preso às ferragens na ERS 324, em Passo Fundo

Na sexta-feira, outros dois caminhões também se envolveram em um acidente com um trator na mesma rodovia

Dois caminhões colidiram, nessa manhã, no km 93 da ERS 324, na comunidade de Burro Preto, que pertence a Passo Fundo, na região Norte do Estado. Conforme o socorrista do Corpo de Bombeiros de Marau, Tiago da Rosa, o condutor Rodolfo Oliveira Filho, de 28 anos, que trafegava de Passo Fundo para o município de Marau, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com outro caminhão. Rodolfo ficou preso às ferragens e sofreu uma fratura no fêmur.

O outro caminhão, que era conduzido por Denilson da Silva Rosa, de 45 anos, transportava carga metática. Porém, Denilson só sofreu ferimentos leves.

O socorrista afirmou que a estrada é conhecida como “Rodovia da Morte” por apresentar muitas curvas e um fluxo intenso de caminhões. Uma pista permanece interditada. A Polícia Rodoviária Estadual controla o fluxo no local para orientar os motoristas. A probabilidade é que somente à tarde a via seja liberada totalmente. O motorista Rodolfo foi encaminhado para o Hospital São Francisco de Paula, em Passo Fundo.

Na sexta-feira, outros dois caminhões também se envolveram em um acidente com um trator na mesma rodovia, mas próximo à cidade de Vila Maria. O motorista havia ficado preso às ferragens.

Fonte:  Rádio Guaíba

Menores são apreendidos por tráfico de drogas

Policiais do 20° BPM apreenderam dois adolescentes no inicio da noite de sexta-feira na Rua Manoel Marques, Bairro Mario Quintana, em Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, oc policiais flagraram os dois menores traficando, durante patrulhamento.  

Com R.S.F. e G.S.R. foi encontrado 24 pedras de crack, 02 tijolos de maconha e a quantia de R$585,90.

Diante ao fato foi dado voz de prisão e encaminhados ao DECA.

Fonte: Ação Preventiva

Dupla é detida em tentativa de assalto em Porto Alegre

Um homem e um menor foram detidos na noite de sexta-feira após uma tentativa de assalto em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, a vítima relatou que foi abordada e ambos ameaçaram estarem armados, quando a dupla foi abordada. A. F foi preso e P. F. G apreeendido.

Ambos foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Ação Preventiva

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Policiais do 4ºBPM prendem três homens, recuperam pertences e apreendem uma pistola após roubo no Centro de Pelotas

IMG-20140815-WA0006

Foto divulgação: BM

Na manha desta sexta-feira (14/08), no Centro de Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), após denuncia que três homens armados tinham roubado quatro pessoas na fila do SINE, foi efetuado buscas nas proximidades e encontraram C.LS.C, 21, que na revista pessoal foi localizado em sua posse uma pistola 9 milímetros com 05 munições intactas, L.M.M, 18, que estava com R$110,00 e o celular Nokia de uma das vitimas e B.G.S, 20, que portava um simulacro e um celular Motorola das vitimas. Os homens foram conduzidos ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

Fonte: Ação Preventiva

Polícia Civil apreende 160 quilos de maconha em São Leopoldo

Ação policial

O entorpecente deveria ser distribuído na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre

Policiais da 20ª Delegacia de Polícia (DP) apreenderam na noite dessa quinta-feira (14/08) cerca de 160 quilos de maconha, no bairro Feitoria, em São Leopoldo. A droga estava acondicionada no interior de um veículo GM/Zafira que estava estacionado na via pública.

Segundo o delegado Luis Fernando Martins Oliveira, durante investigação referente ao tráfico de drogas na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre, a Polícia recebeu informações de que haveria uma entrega de drogas em São Leopoldo. Os policiais chegaram ao local e constataram que havia um veículo com drogas. Eles ficaram monitorando durante todo o dia, mas ninguém veio buscar o entorpecente, que foi apreendido. A droga deveria ser distribuída na Vila Cruzeiro, Território de Paz da zona sul de Porto Alegre.

O veículo deverá ser periciado. Há suspeitas de que seja clonado. As investigações prosseguem  no sentido de prender os responsáveis pela droga - ressaltou o delegado.

Fonte: Polícia Civil

17° BPM recaptura foragido na Vila Branca

clip_image002

Foto divulgação: BM

Nesta manhã de Sexta-feira, um foragido foi recapturado na Rua Inglaterra, no bairro Vila Branca, em Gravataí. De acordo com a Brigada Militar, uma guarnição da PATRES da 2ª Cia do 17ºBPM, durante operação policial, prendeu Ismael G. B. R., 30 anos, que estava foragido do regime semi-aberto do Instituto Penal Padre Pio Buck, desde o último dia 19 de junho.

O homem, que possui antecedentes criminais por receptação, roubo de veículo, roubo a taxista, roubo a residência, roubo a transporte coletivo, falsa identidade, apropriação indébita, desacato, resistência, desobediência, recusa de identidade, ameaça, fraude, lesão corporal, furto e arrombamento a residência, incêndio, violação de domicílio e dano ao patrimônio público, foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Gravataí.

Policiais militares encontraram uma quantidade significativa de drogas no beco da Rua Eça de Queiroz, bairro Campina em São Leopoldo. Conforme a Brigada Militar

Um suspeito de 24 anos foi detido por PMs da 2° Companhia do 25° BPM, logo após ter sido encontrada de po

Dois homens são presos e uma pistola é apreendida após perseguição em Pelotas

image (32)

Foto divulgação: BM

Na noite de quinta-feira, na Rua Frederico Bastos, Bairro Simões Lopes em Pelotas, policiais militares do Policiamento Comunitário do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), após perseguição a uma motocicleta com dois indivíduos, abordaram W.M.L, 24 que era o condutor e o carona E.R, 20, que durante a averiguação foi localizado em sua posse uma pistola marca Taurus, 9 milímetros e numeração raspada com 13 munições intactas. Os homens foram conduzidos ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

Fonte: Ação Preventiva

6º BPM prende traficante na Santa Tereza

Na noite da quinta-feira (14/8), às 20h20, na Rua Marechal Rondon, no bairro Santa Tereza, em Rio Grande, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, em patrulhamento avistaram D.B.P., de 22 anos, que agiu de forma suspeita ao ver a viatura. Durante a abordagem o mesmo jogou no chão um invólucro branco que continha vinte e sete papelotes de cocaína. Também foi apreendido a quantia R$14,00 e um celular. Foi preso em flagrante delito. Já responde por tráfico, porte ilegal de arma de fogo e roubo a pedestre com lesões. Após foi recolhido à penitenciária do Rio Grande.

Fonte: Ação Preventiva

Susepe: tornozeleira encontrada em pescoço de galo havia sido rompida dois dias antes

Detento foi preso em operação de rotina na quarta-feira. Susepe abriu sindicância para apurar por que o Judiciário não foi avisado de imediato

Nota divulgada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) garante que a tornozeleira encontrada no pescoço de um galo na quarta-feira, em Canoas, deixou de funcionar dois dias antes, ainda no fim da manhã de segunda-feira. O órgão esclareceu que no momento em que o equipamento é retirado, o lacre e a fibra ótica são rompidos, fazendo o aparelho ficar inoperante. Pela manhã, a Susepe anunciou uma sindicância para averiguar por que razão o Judiciário não foi comunicado de imediato quando a tornozeleira foi rompida. 

Além prender o detento Issac Selau, de 29 anos, a Brigada Militar apreendeu, na casa dele, em uma operação de rotina, drogas, munição e uma balança de precisão. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas e, em seguida, voltou para o regime fechado. O galo foi deixado na residência. Selau foi capturado no bairro Guajuviras. Desde segunda, porém, o apenado era considerado foragido.

O chefe da Divisão de Monitoramento Eletrônico da Susepe, César Moreira, garantiu, na nota, que o equipamento é confiável. Destacou ainda que o índice de reincidência dos apenados do semiaberto é de 13%. No sistema de tornozeleiras eletrônicas, o índice cai para apenas 4%.

Até agora 3,1 mil detentos já usaram o equipamento. Atualmente são 1.311 apenados monitorados com o dispositivo. Os demais ou já cumpriram a pena ou retornaram. O índice de rompimento é de 5%, garante a pasta.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é preso por trafico de entorpecentes no Bairro Navegantes

IMG-20140815-WA0007

Fotos Divulgação: BM

Na noite de quinta-feira na Avenida Pres. J. K. de Oliveira, no Navegantes em Pelotas, policiais militares do POE do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) em patrulhamento, abordaram C.V.S, 38, que durante a averiguação foi localizado em sua posse três tabletes de maconha pesando 263 gramas e a quantia de R$772,00. O homem foi conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento).

Fonte: Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR DIVULGA DADOS DE CRIMINALIDADE DE 23 BAIRROS DA ZONA NORTE

ghhghghghghgh

tttttttttt


O 11ºBPM, batalhão responsável pelo policiamento de 23 bairros da zona norte da capital (ver relação dos bairros abaixo), divulga o estudo comparativo dos indicadores de criminalidade do 1º semestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013.

yyyyyyyyy

Dos dez (10) principais indicadores controlados pela polícia ostensiva, o 11ºBPM conseguiu reduzir significativamente os índices criminais em sete (7) deles, conforme se pode verificar nos quadros abaixo. Destaca-se, positivamente, a redução significativa no crime de roubo de veículos, que foi de 18,94% (1.024 roubos em 2013 contra 830 em 2014). Este delito é considerado mais preocupante para o comando do batalhão, face à violência que envolve a ação criminosa e por ser o principal causador de temor às pessoas. O comando do batalhão atrela o resultado positivo à estratégia de enfrentamento adotada há cerca de um (1) ano atrás, que centrou a ação policial no crime de roubo em geral, mas com foco no roubo de veículos, por entender que este crime tem relação direta com o cometimento de outros tipos de crimes, baseado no estudo de que a esmagadora maioria de atos criminosos é realizada com o suporte do veículo. Logo, entendeu o comando que atuando em cima deste segmento criminoso outros delitos também reduziriam o que de fato ocorreu. Abaixo seguem os dados. Relação dos Bairros: PETRÓPOLIS, PASSO D'AREIA, SÃO JOÃO, VILA IPIRANGA, NAVEGANTES, BOM JESUS, HUMAITÁ, CRISTO REDENTOR, JARDIM BOTÂNICO, BOA VISTA, VILA JARDIM, AUXILIADORA, CHÁCARA DAS PEDRAS, HIGIENÓPOLIS, SANTA MARIA GORETTI, JARDIM SÃO PEDRO, MONT SERRAT, BELA VISTA, FARRAPOS, JARDIM DO SALSO, TRÊS FIGUEIRAS, ANCHIETA e JARDIM FLORESTA.

Fonte: Ação Preventiva

Carro é flagrado a quase 170 km/h na BR-386

O condutor será multado e poderá ter o direito a dirigir suspenso

Divulgação PRF/RS

Após ampla divulgação da Operação Hermes, que visa multar os motoristas que acelerarem após passarem por um local de monitoramento por radar em rodovia federal, um motorista foi flagrado ao conduzir uma caminhonete a 168 km/h. O flagrante aconteceu na manhã desta sexta-feira na BR-386, nas proximidades de Paverama. A velocidade máxima do trecho da rodovia é de 80 km/h. O condutor será multado e poderá ter o direito a dirigir suspenso.

Apesar da Operação Hermes ter previsão de início somente na próxima semana em rodovias do interior do Estado, a Polícia Rodoviária Federal mantém fiscalização no trecho onde acontecem frequentes acidentes de trânsito. A sinuosidade da rodovia aumenta o perigo no trecho.

A ideia é usar, a partir da próxima semana e até 31 de dezembro, de 12 a 14 radares e manter pelo menos três estradas fiscalizadas por dia. Devem ser priorizados os trechos com maior letalidade: as BRs 386, 116, 290 e 285.

Conforme o chefe de policiamento da PRF, Alfonso Willembring, a operação tem caráter educativo. “De nada adianta multarmos se não houve redução do número de acidentes. O objetivo de colocar dois radares é a educação para o trânsito”, ressalta.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia investiga morte de homem em motel de Gravataí

Principal versão aponta para overdose de cocaína

A Polícia Civil aguarda o laudo da autopsia no corpo de um homem de 41 anos encontrado morto em um quarto de motel em Gravataí, na região Metropolitana de Porto Alegre, na manhã dessa quarta-feira.

De acordo com o delegado Endrigo Veiga Marques, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí, a principal versão para a morte teria sido uma overdose, e a informação que foi passada por uma rapaz que estava com a vítima no motel, é de que ele teria consumido cocaína desde as 20h de terça-feira, entrado em surto, quebrado tudo no quarto e caído morto.

Fonte:Rádio Guaíba

Polícia Civil apreende 160 kg de drogas em São Leopoldo para venda em Porto Alegre

Maconha estava no interior de um veículo em São Leopoldo, destino seria a Vila Cruzeiro na Capital

Agentes da 20ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre apreenderam, na noite dessa quinta-feira, 160 quilos de maconha que estava acondicionada no interior de um veículo estacionado em uma rua de São Leopoldo. Os policiais receberam uma denúncia anônima, revistaram o carro e encontraram a droga.

De acordo com o titular da 20ª DP, Luis Fernando Martins Oliveira, a droga era destinada à Vila Cruzeiro, na zona Sul de Porto Alegre, área considerada Território de Paz. Ninguém foi preso.

Fonte:Rádio Guaíba

Porto Alegre receberá 200 PMs a partir de segunda-feira

BM quer retomar sensação de segurança vivida durante a Copa do Mundo

PMs reforçam policiamento na Capital. Foto: Divulgação Governo RS

PMs reforçam policiamento na Capital. Foto: Divulgação Governo RS

A partir de segunda-feira, Porto Alegre receberá 200 policias militares (PMs) para reforçar o policiamento ostensivo da Capital. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Fábio Duarte Fernandes. Os PMs vão integrar o Comando Operacional de Policiamento (COP) vinculado ao 4º Regimento de Polícia Montada (RPMon).

Os PMs vão ser deslocados de cidades e regiões do interior com menos demanda. O sistema funcionará em forma de rodízio: a cada 20 dias os policias serão substituídos por uma nova turma. Na Capital, também passarão por treinamento. Cerca de 80% atuarão no policiamento a pé. O restante trabalhará com viaturas e cavalos.

O reforço busca retomar a sensação de segurança que os moradores de Porto Alegre sentiram durante a Copa do Mundo, quando o policiamento foi reforçado. A previsão é de que a iniciativa se estenda até o final do ano de forma experimental. Com a chegada do verão e o início da Operação Golfinho, haverá reavaliação.

Fonte:Correio do Povo

ROUBO EM COMÉRCIO EM CAXIAS DO SUL

 

No início desta tarde de quinta feira  na Rua João Meneghini, Saint Etienne foi informado o roubo de uma  produtora de vídeo  quando a guarnição chegou ao local os autores já haviam fugidos, foi avistado um veículo Citroen Xsara Picasso suspeita de ter participado do roubo ao ver a guarnição os ocupantes do carro fugiram para o mato, junto com esse veículo foi abordado outro veículo um VW Passat 2.0, placas ING6976 que estava sendo conduzido por uma mulher de 31 anos que foi presa, encontrado com ela rádio de comunicação que não estava na frequência da BM, já no outro veículo o Citroen Xsara Picasso foi encontrado um rádio na frequência da BM. Os outros autores não foram localizados.

Fonte. Ação Preventiva

Procurado da justiça e foragido são presos na Serra

Bento Gonçalves - Por volta das 13h de quinta-feira em abordagem de rotina, foi identificado e preso Tiago de Freitas Ribeiro, 25 anos, o qual se encontrava com mandado de prisão expedido pela Comarca de Bento Gonçalves.

Farroupilha - Um foragido foi recapturado no inicio da tarde de quinta-feira em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar Douglas Gilmar Schultz,  morador do bairro Belvedere foi preso após ser constatado que estava na situação de foragido.

Um veículo em atitude suspeito foi abordado tripulado com quatro homens foi abordado e localizado o foragido.

Os dois foram conduzidos a Delegacia de Polícia para o registro e após recolhido ao sistema carcerário.

Fonte: Ação Preventiva

BM prende por roubo a pedestre em Cachoeirinha

No inicio da manhã desta sexta-feira dois homens foram presos por roubo a pedestre em Cachoeirinha. Conforme a Brigada Militar, três mulheres foram assaltadas enquanto esperavam o ônibus na parada da Avenida Marechal Rondon. Elas relataram que dois homens que estavam no veíuclo GM/Kadett roubaram suas bolsas, sob grave ameaça e fazendo menção de estarem armados e que haviam fugidoem direção ao interior do município.

Um Cerco policial foi montado nas proximidades e próximo ao Bairro Jardim do Bosque quando os policiais avistaram o veículo suspeito realizando assim sua abordagem.

Os dois indivíduos foram identificados como sendo E.M.S, 34 anos, , com antecedentes policiais por Furto qualificado (4x), Entorpecente posse (2x), Lesão corporal (3x), Apresentação de demente, Furto qualificado, Foragido e Indiciado por Furto qualificado (5x), Porte ilegal de arma, Entorpecente tráfico e Roubo a pedestre e C. L. D. R, 25 anos, sem antecedentes policiais. Em revista e busca no carro foram encontradas as três bolsas femininas das respectivas vítimas.

Dada a voz de prisão a ambos e efetuado contato com as vítimas do assalto que reconheceram apenas um deles como o autor do roubo.

Os policiais não localizaram nenhuma arma.

O veículo foi recolhido e conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

BM PRENDE POR ROUBO A COMÉRCIO EM CAXIAS DO SUL

GGGG

Foto divulgação: BM

Três homens foram presos e um menor de 15 anos apreendido após roubo em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar o trio invadiu o estabelecimento por volta das 11h30min de quinta-feira e roubou algumas peças de roupas e dinheiro. O roubo ocorreu na Avenida Serrano Santo Antônio, bairro Serrano.

Buscas foram realizadas após repassadas as caracteristicas dos autores. O veículo GM/Monza foi abordado no bairro Cânion. No interior do mesmo estavam Elizandro da Silva, 24 anos Douglas  Luís Costa da Silva, 24 anos, Sidinei Jéferson da Silva Brancoe um menor de 15 anos.

PMs apreenderam  diversas peças de roupas da loja. Todos foram
conduzidos a DP, onde tiveram o flagrante lavrado.

Fonte: Ação Preventiva

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

‘Ele entrou e me ameaçou’, diz dona de casa que perseguiu suspeito no RS

Mulher de 58 anos foi atrás de homem invadiu sua casa em Cruz Alta.
Após ela recuperar notebook levado, Brigada Militar prendeu o suspeito.

G1/RS

A dona de casa que reagiu a uma tentativa de roubo e recuperou um notebook levado de sua casa na manhã de quarta-feira (13) em Cruz Alta, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, relatou que foi ameaçada pelo suspeito, como mostra reportagem da RBS TV (veja o vídeo). A mulher de 58 anos, que prefere não ser identificada, conta que estava na residência quando se deparou com o homem dentro de casa.

“O meliante entrou e me ameaçou. Me pediu R$ 10 e eu disse que não ia dar. Ele relatou que estava armado. Eu não vi a arma, ele estava com a mão no bolso. Quando eu vi, ele se dirigiu à mesa onde tinham dois notebooks. Um ele pegou e saiu. Eu saí correndo atrás”, conta ela.

Com um facão nas mãos, ela decidiu ir atrás do suspeito. Pegou carona em uma moto e conseguiu recuperar o computador. Ela encontrou o homem em um posto de combustíveis. A Brigada Militar acompanhou a ação através de câmeras de monitoramento e realizou a prisão em flagrante.

“Através de duas câmeras foi localizado esse autor do crime, e conseguimos fazer o acompanhamento através do videomonitoramento. Então efetuamos a prisão”, conta o comandante José Vilmar Robaina Jornada, do Comando Regional de Polícia Ostensiva Alto Jacuí.

Das 24 câmeras de videomonitoramento, 20 estão funcionando em Cruz Alta. Segundo o comandante Jornada, um projeto está em andamento para que o sistema seja instalado também em outros municípios da região. No caso da mulher que recuperou o notebook, após a prisão em flagrante, o suspeito de 29 anos foi encaminhado Presídio de Cruz Alta.

Fonte: G1/RS

Ladrões levam computadores de associação comunitária em Porto Alegre

Crianças ficaram sem os 12 notebooks para estudo no bairro Belém Velho

Ladrões levam computadores de associação comunitária em Porto Alegre Mateus Bruxel/Agencia RBS

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

As 80 crianças atendidas no turno inverso à escola, na Associação Comunitária Belém Velho (Ascobev), tiveram que se contentar com as brincadeiras na pracinha, e as atividades programadas com os computadores recém doados à comunidade tiveram que ser transferidas. Para quando, ninguém sabe.

Na madrugada desta quinta-feira, as portas da associação foram arrombadas e 12 notebooks, que haviam sido doados há mais de dois anos pelo Rotary Club Beira Rio foram levados, além de uma tevê e um aparelho de DVD. A suspeita é de que o ataque possa ter sido feito por alguém que conhecia bem a rotina da Ascobev.
– Eles deixaram justamente os equipamentos que estavam estragados. Parece que sabiam exatamente o que faziam – lamenta a presidente da entidade, Heloísa Helena Leão Rinolo.

Há três anos não aconteciam arrombamentos na sede da associação. A líder comunitária acreditava que era um sinal de respeito ao trabalho.

– Nós atendemos crianças muito carentes. Se não fosse pelo nosso trabalho, elas não teriam nenhuma alternativa. Como pode alguém estragar isso? – desabafa.

O temor agora é de que os criminosos voltem ao local para levar outros objetos. É que o sistema de alarme foi todo arrebentado antes da entrada dos arrombadores na última madrugada.

O caso é apurado pela polícia, que ainda não tem suspeitos.

Fonte: Zero Hora

BM PRENDE HOMEM E APREENDE MENOR POR TRÁFICO DE DROGAS

Por volta das 14h desta quinta-feira um homem foi preso por tráfico de drogas no Beco do Lavapé, bairro Orienta em Viamão. Segundo a Brigada Militar Daniel de Oliveira Tavares, 22 anos com antecedentes foi abordado. Na ação foi apreendido um adolescente de 15 anos. PMs encontraram com os dois, 11 pedras de crack, 01 torrão de maconha e R$ 8,50.   

O material foi apreendido e os presos conduzidos à DPPA de Viamão, para a lavratura do flagrante para Daniel, e registro de ocorrência para o adolescente, por Tráfico de Drogas.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso por porte ilegal de arma em Viamão

IMG-20140814-WA0003

Foto divulgação: BM

Um homem foi preso por porte ilegal de arma na manhã desta quinta-feira na Rua Sardenha, Bairro Augusta em Viamão. Conforme a Brigada Militar,  policiais militares do 18º BPM , abordaram Paulo Sérgio da Rosa Júnior, 19 anos. Com ele foi apreendido uma pistola modelo PT 58 s, calibre .380, com um carregador e 14 munições intactas calibre .380.

Paulo encontrava-se na condição de procurado da justiça.

O material foi apreendido e o jovem conduzido à DPPA de Viamão, onde foi lavrado o flagrante por Porte Ilegal de Arma.

Fonte: Ação Preventiva

Policiais Militares do 4ºBPM realizam ação voluntaria.

1901304_635430986556050_5648261961447690173_n

Foto divulgação: BM

Na tarde desta quinta-feira (14/08), policiais militares do Policiamento Comunitário do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) fizeram uma ação voluntária juntando algumas roupas boas, e visitaram uma parte da cidade, onde encontram a senhora Alexandra, mãe de nove filhos, onde de forma espontânea e feliz recebeu as doações.

"Um ato simples, mas de grande significado para esta família, o sorriso que restou no rosto deles não tem como descrever a sensação que sentimos." Diz o soldados Castro e Leonardo do núcleo sete

Fonte: Ação Preventiva

Operação Johnny: líder de quadrilha de tráfico é preso em Guaíba

Jovem de 23 anos recebia ordens de detento preso na Pasc

Um dos líderes da quadrilha desarticulada na Operação Johnny foi preso hoje em Guaíba. De acordo com a delegada Sabrina Doris Teixeira, o detido é o subordinado direto do detento chefe da organização criminosa, detido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

O pres0, de 23 anos, foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre. O nome não foi divulgado. O grupo vendia drogas no bairro Engenho, local considerado dos mais nobres da cidade.

A investigação começou pela participação desse jovem no crime. O nome da operação é uma alusão ao filme brasileiro Meu Nome não é Johnny. Na narrativa, um jovem de classe média alta da cidade de Rio de Janeiro que viveu intensamente a vida, entrou para o mundo das drogas e passou a contar as histórias da juventude no tribunal do júri.

Fonte: Rádio Guaíba

Operação da PRF tenta evitar que, após abordado, motorista volte a acelerar

Dois radares móveis funcionarão na mesma estrada, com distância pequena entre si

Operação da PRF tenta evitar que, após abordado, motorista volte a acelerar. Foto: Divulgação/PRF

Operação da PRF tenta evitar que, após abordado, motorista volte a acelerar. Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, hoje, na Rodovia do Parque (BR-448), à fase de testes da Operação Hermes. A meta é abordar condutores com radares móveis instalados a uma distância pequena entre si – de 5, 10 ou no máximo, 20 quilômetros. A meta é evitar que, depois de abordado, o condutor volte a acelerar, na mesma rodovia. Em cerca de 35 minutos, 20 motoristas foram flagrados acima da velocidade permitida pelo primeiro radar e 37 (média de mais de um por minuto) pelo segundo equipamento, instalado sem o condutor saber. Um deles atingiu 152 km/h, no trecho de Canoas – mais de 50% acima do máximo permitido.

A ideia é usar, a partir da próxima semana e até 31 de dezembro, de 12 a 14 radares e manter pelo menos três estradas fiscalizadas por dia. Devem ser priorizados os trechos com maior letalidade: as BRs 386, 290 e 285. Hermes – que batiza a operação – foi o Deus das Estradas e Viagens para a mitologia grega.

Só no primeiro semestre de 2014, a PRF flagrou 180,5 mil casos de excesso de velocidade. Em 2013, foram 159,5 mil multas no período. O aumento é de 13%. Os acidentes e feridos no mesmo período aumentaram 5%. Foram 7.177 acidentes, em 2013, contra 7.562 acidentes, em 2014, e o número de feridos saltou de 3.202, em 2013, para 3.821, em 2014. Já o número de mortos cresceu 10%. Em 2013, 233 pessoas perderam a vida, contra 258, em 2014.

A frota de veículos aumentou pouco mais de 5% no ano passado. Já o aumento no número de mortes em 10% significou uma elevação clara na gravidade dos acidentes. A velocidade, conforme a PRF, é o fator mais preponderante para ampliar o dano físico em envolvidos em acidentes.

Fonte:Rádio Guaíba

Quadrilha da Ostentação: adolescente era um dos mentores do grupo, segundo a PC

Jovem está detido na Fase

Um adolescente de 17 anos é citado pela Polícia Civil como sendo um dos mentores da quadrilha suspeita de cometer cerca de 200 crimes na zona Sul de Porto Alegre, entre roubos de carros e residências de luxo. O bando foi desarticulado na Operação Ostentação, em fim de julho. Segundo a investigação, o jovem participou de 18 roubos – com violência ou ameaça – de carros, sustenta a polícia.

O adolescente agia sempre armado e confessou participação no crimes, disse o delegado Cristian Nedel. Ele foi apreendido nessa quarta-feira, completa 18 anos em novembro e deve ficar até os 21 anos privado de liberdade na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), disse o policial. O jovem é parente de um político de renome em nível nacional. Por força do Estatuto da Criança e do Adolescente, não é possível identificá-lo.

A quadrilha ficou conhecida por ostentar em redes sociais os produtos roubados em redes sociais. O líder, segundo a polícia, é Gustavo Maineri da Silva, de 32 anos, foi preso em Florianópolis e transferido para o Presídio Central. Ele é namorado da policial militar Raila Graciele Ferraz Saraiva, também presa durante a operação, na semana passada.

Fonte: Rádio Guaíba

BM de Gravataí prende cinco traficantes em diversos bairros da cidade

Nesta Quarta-feira as ações policiais do 17ºBPM resultaram na prisão de cinco traficantes, em diferentes bairros do município.

Na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, B. A. S. A foi preso por volta das 04h da manhã na parada 76, no bairro São Geraldo. Com ele os Policiais encontraram seis buchas de cocaína, R$ 225,00, um relógio de pulso e um celular.

Por volta das 21h30min, policiais miliatres do 17° BPM abordaram e prenderam C. N. S, 18 anos. A prisão ocorreu na Avenida Planaltina, bairro Planaltina. O jovem que possui antecedentes criminais foi pego com 10 pedras de crack e R$ 15,00.

Ainda na noite de quarta-feira um adolecesnte de 15 anos foi apreendido na Rua Álvares Cabral, na Morada do Vale III. Com ele foi localizado 08 pedras de crack e R$ 68,00.

A última prisão foi aproximadamente as 23h59min, quando policiais militares prenderam e apreenderam I. A. R., 65 anos, com antecedentes criminais por ameaça, lesão corporal e difamação, T. R. J., 25 anos, com antecedentes criminais por tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma, e  um adolescente de 14 anos, sem antecedentes criminais. Os dois homens foram flagrados vendendo entorpecente para o adolescente.

Com eles os Policiais apreenderam uma pedra pequena de crack, 38 pedras do mesmo entorpecente, 28 buchas de cocaína, R$ 1.196,40.

Todos os envolvidos foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Gravataí.

Fonte: Ação Preventiva

Colisão mata jovem na BR-285, em Bom Jesus

Vítima conduzia caminhonete que bateu de frente contra um caminhão

Uma colisão entre um caminhão e uma caminhonete resultou na morte de Eribelto da Silva Oliveira, de 24 anos, na manhã desta quinta-feira em Bom Jesus, na Serra. O acidente foi registrado quase no entroncamento da BR-285 com a Perimetral Luís Grazziotin, por volta das 7h30min. A vítima fatal era condutora da caminhonete, que ainda tinha mais três ocupantes, que ficaram feridas sem gravidade. O condutor do caminhão não teve lesões.

Fonte: Rádio Guaíba

20º BPM PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES

Na noite de quarta-feira um homem foi preso por tráfico de drogas na Rua Pedro de Porte Ferreira, no bairro Santa Fé, em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar uma guarnição do 20° BPM,  abordou um veiculo Ford/Focus, com identificação veicular violado devido o numero do motor estar lixado, conduzido por T.E.M.S. de 20 anos. O condutor foi flagrado com 25  pedrinhas de crack e a quantia de R$370,00.

O acusado foi preso e encaminhado para 3ºDPPA para registro do flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

Identificados os suspeitos de matar homem e enteada em São Leopoldo

Crime chocoum moradores do Loteamento Santa Bárbara, no bairro Campina

O titular da Delegacia de Homicídio, delegado Vinicius do Valle, instaurou um inquérito para apurar a autoria e motivação do crime que chocou os motradores do Loteamento Santa Bárbara, no bairro Campina em São Leopoldo, na noite de segunda-feira. Pelo men os três disparos mataram Andrê Antônio Gerônimo, 23 anos e a enteada de 8 anos, Luiza Renardi Rosa, um pouco antes das 19h30min. Os dois foram alvejados dentro do Corsa da Familia, quando se preparavam para sair de casa.Valle diz que os dois homens jpa estão identificados. “ Está claro que as mortes foram ocasionadas por questões passionais.”

Os dois homens, apontados pela esposa da vítima como ex-colegas de trabalho dela e do marido em uma padaria em Novo Hamburgo, teriam surgido de um terreno escuro que fica ao lado da residência do casal, na Rua 8, e atirado. Um dos tiros atingiu o pescoço do homem, que morreu na hora. Outro disparo alvejou a menina de 8 anos que estava no banco traseiro do automóvel. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme ocorrência policial, a mulher, Gerônimo e um dos suspeitos teriam sido demitidos por questões pessoais.

Fonte: NH

Preso homem que recrutava adolescentes como olheiros no Território de Paz da Restinga, em Porto Alegre

Ação policial

Apreensão - Foto: Polícia Civil

No final da tarde dessa quarta-feira (13/08), policiais civis da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (1ªDIN/DENARC) prenderam em flagrante, no bairro Restinga, um homem, de 24 anos, conhecido como “Ni”. Na ocasião, foram apreendidos dinheiro, buchas de cocaína, crack, maconha e um adolescente, de 13 anos, que estava no local.

Segundo o delegado Sander Cajal, o menino servia como olheiro na boca de fumo. “Temos foto do adolescente buscando a droga para o traficante entregar ao usuário”, disse o delegado Cajal. Ainda conforme o delegado, o detido possui antecedentes de homicídios.

De acordo com o diretor da Dinarc, delegado Cléber dos Santos Lima, a ação se deu com base em denuncia anônima de que traficantes estariam recrutando crianças para o crime. “Mandamos uma equipe averiguar a denúncia e conseguimos pegar um dos suspeitos em flagrante no Território da Paz da Restinga”, disse o delegado Lima.

O preso foi autuado por tráfico de drogas e corrupção de menores, sendo encaminhado ao sistema prisional. Já o adolescente infrator, foi entregue ao responsável. O Denarc recebe denúncias através do número 0800 518 518 ou pelo endereço eletrônico denarc-denuncia@pc.rs.gov.br.

Fonte: Polícia Civil

Oitavo carro em 2014 cai no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Acidente ocorreu próximo à PUCRS

Um Honda Civic capotou e caiu no Arroio Dilúvio após ser atingido na lateral por um Ford Fiesta, em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira. O acidente – o oitavo do tipo no ano – ocorreu próximo à PUCRS, na altura do número 7200 da avenida Ipiranga, junto à esquina com a Frei Germano.

Bombeiros fizeram o resgate. O motorista ficou ferido sem gravidade e foi atendido pelo Samu. O condutor do Fiesta não se feriu e alegou a possibilidade de ter  “apagado”, pelo fato de sofrer de diabetes.

Em 27 de julho, um Fiat Uno caiu no Dilúvio, perto do cruzamento da rua La Plata com a Ipiranga. Mãe e filho foram resgatados por um morador de rua.

Segundo dados da EPTC, a ocorrência de hoje foi a quarta no Dilúvio desde junho, quando um acidente, no início do mês, registrou a primeira vítima fatal, no curso do arroio, em um período de 15 anos.

Fonte:Rádio Guaíba e Correio do Povo

Jovem fica preso em grade ao fugir de assalto na zona Central de Porto Alegre

Bombeiros cortaram a grade para encaminhar jovem ao HPS

Os bombeiros tiveram que retirar um jovem preso às grades de um prédio, na esquina da avenida Farrapos com a rua Câncio Gomes, no bairro Floresta, em Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira.

De acordo com a Brigada Militar, o homem, de 25 anos, que teve a identidade preservada, tentava fugir de um assalto quando prendeu a perna na grade. A vítima foi conduzida ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) para atendimento.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícias dos três estados do Sul do Brasil prendem quadrilha que arrombava caixas eletrônicos

Uma pessoa foi presa em Santa Catarina e outras três já estavam no sistema prisional gaúcho

Integrante de quadrilha catarinense que agia no RS é preso. Crédito: Polícia Civil / Divulgação / CP

Integrante de quadrilha catarinense que agia no RS é preso. Crédito: Polícia Civil / Divulgação / CP

Policiais civis dos três estados do Sul do Brasil realizam, na manhã desta quinta-feira, uma operação para desbaratar uma quadrilha especializada em ataque a bancos com maçaricos nas regiões Sul e Sudeste do País. A maioria dos ataques no RS ocorreu na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o delegado Joel Wagner, titular da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) da polícia gaúcha, o grupo tem como base a cidade catarinense de Joinville, de onde se deslocava com facilidade para os alvos.

De acordo com Joel Wagner, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e três de prisão em Joinville e três mandados de prisão para integrantes da quadrilha que já estão cumprindo pena no sistema prisional gaúcho por outros crimes. Uma pessoa já foi presa pelos policiais catarinenses e material utilizado pelo grupo foi apreendido. O delegado afirma que Joinville é a base dos criminosos, em função das indústrias metalúrgicas, o que facilita o aprendizado do manuseio dos equipamentos utilizados como maçaricos e serras-copo.

A quadrilha já realizou mais de 30 ataques em 2014 na região Sul, em Minas Gerais e São Paulo. Os principais bancos atacados foram o Banco do Brasil, o Santander e o Banrisul. No RS, há registros de ataques em bairros de Porto Alegre, como Bom Fim, Moinhos de Vento, Floresta, Praia de Belas, entre outros. Em Guaíba, Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, na região Metropolitana, também foram realizados ataques a agências.

O comando da quadrilha é centralizado, mas os membros são recrutados a cada investida, de acordo com o local. A cada furto/roubo, o grupo volta ao estado vizinho onde está baseado.

Um inquérito policial foi aberto em dezembro do ano passado após receber denúncia que ocorreriam ataques dessa quadrilha no RS. Em um ataque a uma agência bancária da avenida do Forte, na zona Norte de Porto Alegre, no dia 8 de fevereiro deste ano, foram presos três suspeitos. Um deles foi baleado. Entre os antecedentes criminais, ele respondia processos por roubos em SP, MG e SC.

Em março, uma tentativa de arrombamento foi feita na rua 24 de Outubro, na Capital. Outros três integrantes do grupo foram presos, um deles era o líder. Pouco mais de uma semana depois, ele foi solto. A investigação apontou que o suspeito havia apresentado nome falso e sido liberado.

Outros ataques ocorreram na sequência. Um ocorreu em Divinópolis (MG). Após o ataque a caixa eletrônico, um suspeito foi preso. Em Curitiba (PR), outro caso similar terminou com a prisão de mais três integrantes do bando. Em julho, o líder, que estava em liberdade, foi detido mais uma vez em SC. Nestes oito meses de investigação, dez pessoas envolvidas foram presas.

Fonte: Rádio Guaíba

BM DE TORRES PRENDE HOMEM POR ROUBO A PEDESTRE

clip_image002

Fotos divulgação: BM

Policiais militares do 2° BPAT prenderam um homem por roubo a pedestre nas proximidades do Hotel Bauer, em Torres. Conforme a Brigada Militar no local a guarnição realizou buscas nas proximidades e encontrou um individuo de iniciais C.A.C. de 26 anos ao qual foi reconhecido pela vitima e por populares presentes no local.

Foi conduzido preso a delegacia de policia civil onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

HOMEM ARMADO É PRESO DURANTE ABORDAGEM POLICIAL EM CAXIAS DO SUL

image

Foto divulgação: BM

Vinicius Dandolini Kramer, 33 anos acabou preso pela Brigada Militar por porte ilegal de arma de fogo durante uma abordagem policial na manhã de hoje 13/08, em Caxias do Sul. Por volta das 08h20min na rua Flora Magnabosco, bairro São Leopoldo, PMs suspeitaram de um veículo Kia Cerato. O veículo foi abordado e durante a revista localizado uma pistola calibre .380 e 8 munições. Kramer que não possui porte e registro de arma e transportava uma arma em nome de terceiros foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

VIGILANTE É PRESO COM ARMA ROUBADA EM CAXIAS DO SUL

image

Foto divulgação: BM

Valdecir Cruz de Goes, 36 anos vigilante de uma empresa de monitoramento (GOES) foi preso por receptação na tarde desta quarta-feira 13/08, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, ele foi detido por volta das 16h na rua Joana Toscana Mezzomo, no bairro Santa Tereza. Goes que já possui antecedentes criminais e estava em liberdade provisória acabou abordado pela BM e com ele apreendido um revólver cal. 38 em ocorrência de roubo. O homem foi encaminhado à delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

MAIS DE 500 PEDRAS DE CRACK SÃO APREENDIDAS EM CAXIAS DO SUL

image
Foto divulgação: BM
A apreensão é resultado de uma operação conjunta entre BM e PC
Diego de Oliveira Vieira, 26 anos foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes na tarde desta quarta-feira 13/08, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, ele foi detido por volta das 17h durante o cumprimento de mandado pela Brigada Militar e Polícia Civil no bairro Planalto. Com ele foi apreendido celulares, rádios comunicadores, dinheiro, 10 tabletes de maconha e mais de 500 pedras de crack.
Vieira que já possuía antecedentes criminais e estava em liberdade provisória foi encaminhado a delegacia, onde foi lavrado o flagrante.
Fonte: Ação Preventiva

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

BRIGADA MILITAR DE TORRES PRENDE DOIS POR POSSE DE ENTORPECENTES

hghfgffvgg

Foto divulgação: BM

Na terça-feira uma guarnição da Brigada Militar de Torres prendeu dois homens por posse de entorpecentes. Conforme a Brigada Militar, eles estavam em atitude suspeita no auto atendimento do Banrisul, onde foram abordados. Foi apreendido 06 gramas de maconha, diante dos fatos ambos foram encaminhados a Delegacia local onde o fato foi registrado.

Fonte: Ação Preventiva

Procurado da Justiça chama a BM por brigar com vizinho e acaba preso em Gravataí

clip_image002

Foto divulgação: BM

Por volta das 12h de terça-feira, uma briga de vizinhos acabou na prisão de Everton A. C. K, 49 anos em Gravataí. Segundo a Brigada Militar, ele havia solicitado a polícia, por ter sido ameaçado por um vizinho. No local, os PMs não localizaram o vizinho, mas prenderam Everton após constatar que tinha um mandado de prisão expedido contra ele, pela vara de execuções criminais, pelo crime de estelionato. A prisão ocorreu na Rua Quintão, na Vila Rica.

Ele que já possui vários antecedentes foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro e após recolhido ao Instituto Penal Irmão Miguel Dario.     

Fonte: Ação Preventiva

Foragido é recapturado pela Brigada Militar após roubar veículo no Parcão em Gravataí

O segundo suspeito fugiu e não foi localizado

clip_image002

Foto divulgação: BM

Na Avenida Dorival C. L. Oliveira, foi preso um foragido por volta das 21h de terça-feira em Gravataí. Segundo a Brigada Militar Felipe N. M, 20 anos com antecedentes um comparsa que estava com uma faca haviam roubado um veículo Fiat Pálio no Parcão de Gravataí momentos antes. O segundo suspeito não foi encontrado.

Ao ser abordado pelos PMs ele alegou que os pertences da vítima haviam sido jogados na estrada e que o estepe do veículo havia sido vendido próximo ao campo do Bagé na Parada 64. Durante a averiguação os Policiais descobriram que Felipe estava foragido do regime semi-aberto da Penitenciária Modulada de Osório desde o último dia 07 de maio. O criminoso foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Gravataí, autuado em flagrante por roubo de veículo e recolhido ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

Homem é preso pela BM em Gravataí com revólver furtado em Esteio

sgdvsghdvsh

Fotos divulgação: BM

Um homem foi preso na noite de terça-feira durante uma operação policial na Rua Roraima, no Parque dos Anjos, em Gravataí. Conforme a Brigada Militar uma guarnição do POE do 17º BPM, abordou e prendeu L. C. S., 29 anos, com antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, furto em veículo, posse de entorpecente e lesão corporal culposa. O suspeito que estava em liberdade por força de um habeas corpus desde dezembro de 2006, foi flagrado portando um revólver calibre 38 municiado. A arma havia sido furtada em Maio do ano passado de uma residência em Esteio.

Ele foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Gravataí, autuado em flagrante por porte ilegal de arma e receptação e recolhido ao Presídio Central.

Fonte: Ação Preventiva

20° BPM PRENDE POR TRÁFICO DE DROGAS

Policias do Vinte Bpm na tarde desta quarta-feira 13/08/14, às 16h e 10 min, na Rua Luis Mandeli, Vila Santa Rosa, prendem um indivíduo e apreendem um menor traficando drogas. De acordo com a Brigada Militar, durante patrulhamento a guarnição do CT 02, abordou em prendeu L.F. com antecedentes por posse de entorpecentes e ameaça e apreendeu o menor L.C.S.J., com antecedentes por tráfico duas vezes, posse uma vez, roubo e furto qualificado, onde na revista pessoal foi encontrado 154 pedras de crack e a quantia de R$124,00. Diante ao fato foi dado voz de prisão e encaminhados ao DECA e posterior o maior de idade a 3ºDPPA para a lavratura do auto de prisão em flagrante.

Fonte: Ação Preventiva

TRIO É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO AUGUSTA

Três homens foram presos por tráfico de drogas na noite de terça-feira na Rua Izidoro Menegeth Neto, Bairro Augusta em Viamão. Conforme a Brigada Militar W. F. L. T, 17 anos e D. Q. D. O, 16 anos foram apreendidos e com eles encontrado treze pedras de crack e uma peteca de cocaína.

No momento da abordagem, um homem empreendeu fuga, pulando muros e telhados das residências vizinhas, sendo abordado e identificado como Wanderson da Silva de Oliveira, 27 anos, com antecedentes criminais. Com ele foi apreendido um revólver calibre.32, municiado com quatro cartuchos intactos e um deflagrado do mesmo calibre, tendo indicado o local onde durante a fuga escondeu uma pochete contendo 199 pedras de crack, embaladas para a comercialização, R$ 65,00 em notas fracionadas, um rádio comunicador e duas balanças de precisão.

A guarnição apreendeu o material e deu voz de prisão a Wanderson e voz de apreensão aos adolescentes, sendo conduzidos à DPPA de Viamão para a lavratura do flagrante por Tráfico de Drogas.

Fonte: Ação Preventiva