sábado, 7 de junho de 2014

POE PRENDE E RECUPERA VEÍCULO FURTADO EM GRAMADO

Adolescente de 15 anos também foi apreendido

Veículo furtado em gramado(1)

Foto divulgação: BM

O Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT durante policiamento no Bairro Várzea Grande em Gramado prendeu na noite de sexta-feira (06/06), um jovem por furto de veículo.

Por volta das 23 horas a Brigada Militar recebeu a informação do furto de uma VW/Variant, que estava estacionado do na Rua do Trabalhador. A guarnição do POE realizou buscas e encontrou o referido veículo na RS 115, próximo a rótula de acesso, sendo que dentro estavam os dois jovens autores. G.J.O., 20 anos com antecedentes por furto, dano e tráfico de entorpecentes, foi preso em flagrante. Com ele estava o adolescente infrator de15 anos, com antecedentes por posse de entorpecentes. Ambos confessaram o furto do veículo e ainda que quebraram o vidro de outros dois automóveis que estavam estacionados junto com a Variant. Esta foi recuperada e restituída ao proprietário e os autores  encaminhados a delegacia onde foi registrado o fato.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Polícia Comunitária da Rural Retira Mais uma Arma de Fogo de Circulação

6º BPM recolhe arma de fogo

Foto divulgação: BM

Na sexta-feira (6/6), às 13h, na Rua Conde Afonso Celso, no bairro Cohab I, em Rio Grande, policiais comunitários em atendimento a uma ocorrência de agressão física entre pai e filho, localizaram na residência uma pistola, marca Mab, de fabricação Francesa, calibre .635, municiada com uma munição. No local também foi localizado um spray de pimenta e uma soqueira com aparelho de choque e porta carregador, uma haste para limpeza de cano de arma de fogo e uma placa de empunhadura com logotipo da Rossi. Os envolvidos na ocorrência foram encaminhados à delegacia de polícia para o registro da ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ADOLESCENTE É FLAGRADO CONDUZINDO VEÍCULO EM RIO GRANDE

adolescente com moto

Foto divulgação: BM

Polícias Comunitário do 6º BPM, núcleo 8, bairro Santa Rosa e Cidade de Agueda, através de uma denúncia da comunidade, na sexta-feira (6/6), às 21h20, na Rua Bello Brum, em Rio Grande, abordaram um adolescente infrator que conduzia uma motocicleta. O veículo também estava com o licenciamento vencido. Foi recolhida e efetuado o registro da ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM localiza ônibus furtado utilizado por usuários para consumo de drogas, na Vila da Quinta.

6º BPM localiza ônibus furtado

Fotos divulgação: BM

Na sexta-feira (6/6), às 22h, na Travessa Dezesseis, na Vila da Quinta, em Rio Grande, policiais militares do 6º BPM, localizaram um veículo abandonado em via pública. Após constataram que estava sendo utilizado por usuários de drogas. Quando consultado no sistema, foi verificado que o referido veículo estava em situação de furto, sendo então acionado o guincho para fazer a remoção. Foi efetuado o registro na delegacia de polícia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE DOIS TRAFICANTES EM IGREJINHA

Em um mês foram sete ocorrências e nove presos pelo crime

06-06-2014 poe prende por tráfico em igrejinha

Foto divulgação: BM

O combate ao tráfico de drogas continua a todo vapor na área do 1º BPAT. Na noite de sexta-feira (06/06) o Pelotão de operações Especiais (POE), do 1º BPAT, prendeu outros dois traficantes no Bairro Vila Nova em Igrejinha. Com eles foram encontradas 144 pedras de crack, 35 buchas de cocaína e grande quantia de dinheiro. Em um mês são nove pessoas presas por tráfico pelo POE em sete ocorrência somente na cidade de Igrejinha.

Por volta das 20h15min, durante patrulhamento na Rua Arthur Geis, a guarnição do POE abordou um indivíduo de 39 anos, com antecedentes por posse de entorpecente. Ao ser revistado foi encontrado no bolso de sua calça duas pedras de crack, pesando 0,4 gramas. Ao ser questionado ele informou o endereço e o nome de quem havia lhe vendido.

Os Policiais Militares foram ao local onde avistou um indivíduo que ao perceber a viatura correu para o interior de uma residência. Alex Sandro Arsand., 27 anos, foi contido, sendo que ainda no quarto da casa estava Fernando Isaias Batista, 37 anos, com antecedentes por posse de entorpecentes, furto e latrocínio (roubo seguido de morte). Com eles foi encontrado 141 pedras de crack (29,5 gramas), 35 buchas de cocaína (24 gramas), além de um montante em dinheiro e cheque.

Os dois traficantes foram presos em flagrante por tráfico de drogas, sendo conduzidos a delegacia e em seguida ao presídio de Taquara. Além disso  o usuário abordado no começo da ação responderá por posse de entorpecentes.

Ao todo nos últimos 30 dias as guarnições do POE em sete ações na cidade de Igrejinha prenderam nove traficante em flagrante, sendo apreendido 444 pedras de crack (83,7 gramas), 94 buchas de cocaína (89gramas) e 4.086 gramas de maconha, além de dinheiro e objetos diversos.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Carro cai no Arroio Dilúvio e condutor sai sem ferimentos na Capital

Acidente ocorreu após colisão com táxi no cruzamento da avenida Ipiranga com a rua Santana

Um carro caiu no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, na madrugada deste sábado. O condutor de um Peugeot que trafegava no sentido Centro-bairro caiu nas águas após colidir contra um táxi no cruzamento da avenida Ipiranga com a rua Santana. O motorista, que estava sozinho, conseguiu sair do veículo sem ferimentos.

Esta é a segunda ocorrência do tipo em uma semana. No último domingo, Heuride Teixeira Silveira, de 23 anos, morreu em razão da queda no Dilúvio do Celta em que estava com outras duas pessoas. Esta foi a primeira morte devido à acidente de trânsito no arroio em 15 anos, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Fonte: Rádio Guaíba

Acidente mata homem e deixa três feridos na zona de Produção

Colisão frontal entre dois carros ocorreu no km 35 da ERS-569, em Barra Funda

Um homem de 41 anos morreu em acidente na ERS-569 em Barra Funda, na zona de Produção, na noite dessa sexta-feira. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Ademir José Vieira conduzia um Santana com placas de Caxias do Sul que colidiu contra um Fox de Barra Funda no km 35. Sua esposa, Sonia Rodrigues, de 40 anos, e a filha, Moema Ina Rodrigues, de 9 anos se feriram.O condutor do outro veículo, Cassiano Bravozi, de 39 anos, também teve ferimentos. Os três foram levados ao Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. Segundo o CRBM, o motorista do Santana trafegava no sentido Sarandi-Barra Funda e teria invadido a pista contrária, colidindo frontalmente contra o Fox, que transitava no sentido oposto.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia faz buscas a casal de adolescentes suspeito de matar taxista em Alvorada

Justiça decretou ontem internação de jovens de 15 e 17 anos

A Polícia realiza buscas em Alvorada e outras cidades da região Metropolitana pelo casal de adolescentes suspeitos de matar um taxista há seis dias. A internação dos adolescentes de 15 anos e 17 anos foi decretada nessa sexta-feira pela Justiça.

O delegado responsável pelo caso, Maurício Barcellos conta que a Polícia Civil, em parceria com a Brigada Militar, está procurando pelos menores. Taxistas da região também foram contatados para auxiliar caso tenham qualquer informação. Segundo ele, está sendo apurada denúncia de que eles poderiam estar em Viamão.

Assim que forem capturados, os jovens serão encaminhados para a Fundação de Atendimento Sócioeducativo (Fase), onde poderão ficar até três anos internados. Barcelllos trabalha com a hipótese de latrocínio, já que um celular foi levado da vítima. Ele acredita que a intenção era obter bens e dinheiro que seriam utilizados para compra de droga.

No domingo, Luis Antônio Oliver, de 40 anos, foi morto com cerca de 20 facadas. Câmeras de segurança flagraram a menina de 15 anos embarcando no táxi no ponto localizado na avenida Presidente Getúlio Vargas, em Alvorada. O veículo seguiu até o bairro Piratini, onde o adolescente de 17 anos ingressou no carro e cometeu o crime. Ele já possui antecedentes por roubo, de acordo com a polícia.

Fonte: Rádio Guaíba

Execução no bairro Rio Branco em Canoas

Foto divulgação: BM

Cristiano de 33 anos, foi executado com aproximadamente 08 tiros de pistola em uma das travessas da Rua Lima da Costa.
Populares relataram que um homem desceu do veiculo atirando Cristiano ainda tentou correr mas foi alvejado. A vitima tinha varias passagens pela policia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DOIS HOMENS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS EM CANOAS

Por volta das 04h59min deste sábado na Rua dos Operários, bairro Mathias Velho em Canoas. Segundo a Brigada Militar durante patrulhamento de rotina J. L. G, 24 anos e C. S. R, 30 anos ambos com antecedentes foram abordados e com eles encontrado 91,80 gramas de cocaína, R$ 730,00 em dinheiro, uma balança de precisão, um caderno de anotações e munições calibre 12.

Os dois foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

15° BPM PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Um homem foi preso na madrugada deste sábado por porte ilegal de arma de fogo em Canoas. De acordo com a Brigada Militar, policiais foram ao local para atender uma ocorrência de agressão e quando chegaram, uma senhora informou aos policiais que seu companheiro R. P. B, teria um revólver calibre 38, e uma espingarda calibre 28, ambas municiadas.

O homem foi conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

VEÍCULOS SÃO RECUPERADOS EM CANOAS

Na Rua Antônio Ficagna, bairro Rio Branco um veículo foi recuperado por volta das 17h21min de sexta-feira em Canoas. Conforme a Brigada Militar um veículo em atitude suspeita foi abordado e constatado que estava com as placas clonadas. O veículo VW/Gol em situação de furto/roubo ocorrido em maio deste ano na Rua Filadélfia, bairro São João, em Porto Alegre.

Mais um veículo em situação de furto foi localizado, desta vez na Rua Hermes da Fonseca, bairro Rio Branco em Canoas. Conforme a Brigada Militar, policiais militares do 15° BPM após uma denúncia anônima encontraram o veículo GM/Corsa que havia sido roubado na Rua Guilherme Morsch, bairro Centro.

Ambos os veículos foram recolhidos e apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro de recuperação.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE DOIS PROCURADOS E RECAPTURA FORAGIDO NO BAIRRO MATHIAS VELHO

Um foragido foi recapturado na sexta-feira em Canoas. Segundo a Brigada Militar L. J. S dos S, com vários antecedentes foi abordado na Rua São Mateus, bairro Mathias Velho e estava foragido desde março deste ano.

Dois procurados da justiça foram presos na noite de sexta-feira em Canoas. Segundo a Brigada Militar a primeira prisão ocorreu na Rua Zumbi, bairro Mathias Velho, quando C. de O. com antecedentes foi abordado e constatou-se que estava em situação de procurado.

A segunda prisão ocorreu por volta das 20h37min na Rua Ernesto da Silva Rocha, bairro Estância Velha. A. B. de C, com diversos antecedentes estava sendo procurado pelo CNJ.

Ambos foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro e após encaminhado ao presídio.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PMs do 37° BPM FLAGRAM HOMEM FURTANDO

DSCN1408

Na madrugada deste sábado, uma denúncia recebida pelo fone 190 da Brigada Militar de Frederico Westphalen, dizia que uma pessoa teria arrombado uma janela de uma residência e que possivelmente estaria praticando furtos no local. De acordo com a Brigada Militar Policias Militares do POE do 37º BPM, ao verificarem a situação encontraram E. I. de 21 anos dentro da casa e do lado de fora da mesma uma sacola com vários pertences das vítimas além do botijão de gás e uma certa quantia em dinheiro. O acusado, que possui mais de 30 ocorrências de Furto e/ou Roubo, entre outras, foi preso e conduzido juntamente com o material para a Delegacia de Polícia onde foi efetuado o flagrante e posterior encaminhado ao presídio de Frederico Westphalen.

DSCN1405

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO COM REVÓLVER EM FREDERICO WESTPHALEN

DSCN1391

Por volta das 18h15min de sexta-feira,  Policias Militares do 37º BPM que atuam no Policiamento Ostensivo na cidade de Frederico Westphalen, abordaram um veículo GM Chevette que era conduzido por D.P. A. 30 anos que possuía como passageiro R. A. N. 27 anos. Segundo a Brigada Militar em revista no veículo foi encontrado em baixo do banco um revolver cal. 32 com 04 cartuchos intactos e numeração raspadas. Os acusados foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para efetuar o registro, onde R. assumiu a posse da arma e foi conduzido para o Presidio de Frederico Westphalen.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DOIS COMERCIOS SÃO ASSALTADOS NA SERRA GAÚCHA

Um mercearia foi assaltada por volta das 17h40min na rua Joaquim Pedro Lisboa, no bairro São Vitor Coahb, em Caxias do Sul. Quatro homens, dois deles armados chegaram no local e anunciaram o roubo e fugiram levando carteiras de cigarro e R$250 em dinheiro.

Por volta das 07h47min um empresa de viagens e turismo localizada na rua Capivari, bairro Capivari em Caxias do Sul foi foi roubada por dois homens armados. A dupla fugiu numa motocicleta levando celulares e cerca de R$ 5mil em dinheiro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM CAXIAS DO SUL

Maicon Felipe de Sousa Ribeiro, 25 anos foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes na noite desta sexta-feira 06/06 em Caxias do Sul. Ele foi detido por volta das 21h30min na rua Dr. Romulo Carbone, no bairro Madureira. Com ele foi apreendido cerca de R$ 400, um aparelho celular, 30g de cocaína e 170 gramas de maconha. Maicon foi encaminhado a delegacia, onde foi lavrado o flagrante outras duas pessoas que estavam com ele também foram ouvidos e posterior liberados.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

CONSTRUTOR É MORTO A TIROS NO INTERIOR DE FLORES DA CUNHA

O veículo da vítima foi encontrado incendiando próximo a Represa da Maestra

image

Foto divulgação: BM

Severino de Toni, 57 anos foi morto a tiros, por volta das 07h da manhã desta sexta-feira 06/06 no Travessão Cavour, em São Gotardo, interior de Flores da Cunha. Segundo a Brigada Militar um homem que passava pelo local teria visto dois homens armados em poder da vítima, ao ver a aproximação da testemunha com seu veículo a vítima correu em direção, mas foi perseguido e pego pelos criminosos.
Diante da situação a testemunha empreendeu em fuga, e acionou a polícia que acabou localizado o construtor já em óbito.
O veículo Fiat Palio Week que pertencia à Severino foi encontrado pela Polícia com princípio de incêndio na estrada velha que liga Caxias do Sul a Flores da Cunha, próximo a barragem da Maestra.

O motivo e autoria do crime, ainda não estão esclarecidos e serão investigados pela polícia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM QUE ESTAVA SENDO PROCURADO É PRESO PELA BM EM CAXIAS DO SUL

Ele é suspeito de uma série de assaltos a estabelecimentos comerciais

image

Fotos divulgação: BM


Sergio Nativo Chaves Ribas Junior, 27 anos que estava sendo procurado pela polícia e ficou conhecido, após ter sua foto divulgada no Facebook da Brigada Militar. Conforme a Brigada Militar ele foi preso na tarde desta sexta-feira, num beco do bairro Jardelino Ramos (Burgo), em Caxias do Sul.

Uma guarnição que passava pelo local acabou reconhecendo o foragido e efetuando a prisão. Com ele foi encontrado uma arma de espoleta.
Junior que estava sendo procurado desde o final do ano passado é suspeito de uma série de assaltos ocorrido em Caxias do Sul nos últimos dias.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

sexta-feira, 6 de junho de 2014

18º BPM APREENDE MAIS DE 30 KG DE MACONHA E 59 MUNIÇÕES DE FUZIL

Um jovem que já tem passagens pela polícia foi preso

IMG-20140606-WA0006

Fotos divulgação: BM

Na manhã desta sexta-feira após uma denúncia anônima, policiais militares do 18° BPM apreenderam mais de 30kg de maconha e 59  munições de calibre 5,56 (fuzil) em Viamão. De acordo com a Brigada Militar no interior de uma residência foi localizado 36,400 kg de maconha e mais as munições de fuzil. No local foi preso Rafael M., “alcunha Alemão”, 20 anos com antecedentes criminais por roubo, porte ilegal de arma restrito e dirigir sem habilitação. A prisão se deu na Rua Barão de Belém, bairro Santa Isabel.

IMG-20140606-WA0009

O jovem foi conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimemento para o registro do flagrante por Tráfico de Drogas e Posse Ilegal de Munições de Calibre de Uso Restrito. Todo material foi apreendido pela BM.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

2º BPAF RECEBE VISITA DO CMT REGIONAL DA FRONTEIRA OESTE

O novo Comandante Regional da Fronteira Oeste, Coronel Elizeu Antônio Vedana esteve em visita ao 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira nos dias 5 e 6 de Junho. Fizeram parte de sua agenda visitas a órgãos de segurança pública e da administração municipal.

Acompanhado do Comandante do 2º BPAF Ten Cel Edson Damião de Melo Ribas foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Jeovani Contreira, pelo Exmº Sr. Prefeito Municipal Antônio Carlos Rocha Almeida, pelo Inspetor Luiz Costa da PRF, no 2º RCMec reuniram-se com o Ten Cel Andre Alvares da Rosa e na Receita Federal localizada no Centro Unificado de Fronteira (CUF) foram recebidos pelo Inspetor Chefe André Aladren.

Câmara Vereadores

As visitas estão sendo realizadas em todos os municípios sedes de OPM da região Fronteira Oeste, para conhecimento de sua área de ação e integração entre os principais setores da sociedade.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO COM DROGAS EM VIAMÃO

IMG-20140605-WA0004

Fotos divulgação: BM

Na Quinta-feira por volta das 20h, na Rua Santa Barbara, Bairro Carlota em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da Companhia de operações Especiais (COE), abordou e prendeu ENDRIUS ALEXANDRE FERREIRA, 24 anos, com antecedentes criminais por lesão corporal (2x), ameaça (2x), furto (2x), injúria, posse de entorpecentes e tráfico de entorpecentes, que trazia consigo 05 pedras de crack, 05 petecas de cocaína e R$20,00.

IMG-20140605-WA0005

      Diante dos fatos foi dada voz de prisão a ENDRIUS, que foi conduzido à DPPA de Viamão, onde foi lavrado o flagrante por Tráfico de Drogas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM flagra arrombador em cima do telhado de um comércio em São José do Norte

6º BOM detém arrombador (1)

Fotos divulgação: BM

Policiais Militares do 6º BPM, na manhã da sexta-feira, (6/6), às 6h40, na Rua General Osório, no Centro, em São José do Norte, foram informados via 190, que um indivíduo estava arrombando o telhado de uma fruteira. De imediato a guarnição deslocou e no local e flagrou D.G.S., de 25 anos, em cima do telhado do estabelecimento. Ao ser abordado foi encontrado em seu poder um relógio, uma jaqueta vermelha e também uma bicicleta. Durante a lavratura do flagrante delito compareceram na delegacia mais duas vítimas, sendo elas uma proprietária da bicicleta roubada pelo autor e outra proprietária da jaqueta e do relógio. O indivíduo já responde por inúmeros furtos.

6º BOM detém arrombador (2)

Fonte: Informativo Aççao Preventiva

POE PRENDE DUPLA POR TRÁFICO DE DROGAS EM IGREJINHA

Foram apreendidas 83 pedras de crack e cocaína

06-06-14 Tráfico em Igrejinha

Fotos divulgação: BM

O Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT prendeu mais dois traficantes na tarde de sexta-feira (06/06) no Bairro Cohab em Igrejinha, com 83 pedras de crack e uma bucha de cocaína.

06-06-14 prisão Tráfico em Igrejinha

Por voltas das 14h30min, durante patrulhamento na Rua Darcy Fagundes, uma guarnição do POE recebeu a informação anônima que nas proximidades do valão, haveria dois indivíduos comercializando drogas. Os Policiais Militares realizaram buscas e conforme características repassadas avistaram e abordaram os mesmos. Ao ser revistado foram encontradas 83 pedras e alguns farelos de crack, pesando 12,5 gramas, além de uma bucha de cocaína, pesando 0,1 gramas, e uma quantia em dinheiro.

A.M., 31 anos, com antecedentes por posse de entorpecentes e roubo de veículo, e G.A.L.R.S., 23 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas e conduzidos a delegacia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Prédio da prefeitura de São Leopoldo é evacuada após ameaça de bomba

Equipes da Guarda, Bombeiros e Brigada Militar estão no local; Esta é a terceira ameaça só esta semana

Prédio da prefeitura de São Leopoldo é evacuada após ameaça de bomba  Tatiana Souza/Acervo Pessoal

Alarme contra incêndio foi acionado por volta do meio-dia desta sexta-feira Foto: Tatiana Souza / Acervo Pessoal

Uma ameça de bomba fez com que o prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, fosse evacuada por volta do meio-dia desta sexta-feira. Uma telefonista recebeu uma ligação anônima afirmando que um homem deixaria uma bomba no prédio.

Em primeira varredura, nenhum artefato que pudesse ser explosivo foi encontrado. Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar (BM) estão no local.

– O alarme contra incêndio tocou e foi uma correria. Uns estavam desesperados outros não. Foi um susto – relata a auxiliar administrativo Tatiana Souza, que trabalha no segundo andar do prédio.

Esta é a terceira vez só esta semana que o município tem uma ameaça de bomba. A primeira foi na quarta-feira quando um artefato foi deixado em frente ao Fórum do município. A segunda foi registrada ontem no Museu do Trem, quando um motorista da prefeitura encontrou um pacote dentro do veículo. Nas duas situações o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da BM foi acionado.

– A gente não pode correr o risco, mas o Gate já deve estar achando que estamos de brincadeira – afirma o secretário de Segurança Carlos Alberto de Azeredo.

Fonte: Zero Hora

HOMEM É MORTO A TIROS NO INTERIOR DE FLORES DA CUNHA

Severino de Toni, 57 anos foi morto a tiros, por volta das 07h da manhã desta sexta-feira 06/06 no Travessão Cavour, em São Gotardo, interior de Flores da Cunha. De acordo com a Brigada Militar um homem que passava pelo local teria visto dois homens armados em poder da vítima, o qual ao ver a aproximação da testemunha com seu veículo correu em direção, mas foi perseguido e pego pelos criminosos.

Diante da situação a testemunha empreendeu em fuga, e acionou a polícia que acabou localizando a vítima já em óbito.

O veículo Fiat Palio Week que pertencia à Severino foi encontrado pela Polícia com princípio de incêndio na estrada velha que liga Caxias do Sul a Flores da Cunha, próximo a barragem da Maestra.

O motivo e autoria do crime, ainda não estão esclarecidos e serão investigados pela polícia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva e BM

Três mortos em ataque a carro forte

Um confronto ocorreu na manhã desta sexta-feira (6) entre a Polícia Civil e assaltantes após ataque a um carro-forte na RS-400, entre Candelária e Passa Sete, no Vale do Rio Pardo. A  polícia é de que houve troca de tiros e que três criminosos foram mortos. Pelo menos um conseguiu fugir e a polícia faz buscas na região

 rodovia-carro-forte-cid-brigada-300x225

A rodovia está completamente bloqueada no trecho, o que causa congestionamento. Um dos homens envolvidos no crime estava em liberdade condicional e já teria participado de ataques a carro-frote no ano passado, Nova Petrópolis.

A polícia disse que os criminosos utilizaram a mesma tática de José Carlos dos Santos, o bandido Seco, preso em 2006 no Vale do Taquari, e com uma pena total de 205 anos. Ele provocava acidentes, colidindo caminhões contra os blindados, para depois roubar os malotes.

Desta vez, a polícia tinha informação de um possível ataque a carro-forte nesta região durante esta semana. Na última segunda-feira, equipes estiveram de prontidão no mesmo trecho, mas nada ocorreu. Desde ontem, após novas informações, agentes ficaram em prováveis pontos onde o crime poderia ocorrer.

Um dos grupos acabou se deparando com os ladrões logo após a colisão de um caminhão no carro-forte. Já foi apurado que os criminosos estão usando veículos clonados, tanto caminhão como carros para apoio, e armamento pesado.

BM PRENDE HOMEM POR TENTATIVA DE ROUBO NO LITORAL NORTE

clip_image002

Na tarde de quarta-feira, uma senhora ligou para o fone 190 pedindo ajuda devido que um homem havia lhe abordado no momento que estava entrando em seu veículo e tentou lhe roubar fazendo ameaças. Uma guarnição deslocou para o local onde efetuou contrato com a vítima e efetuou buscas sendo localizado o indivíduo com as características informadas, o mesmo foi conduzido para Delegacia de Polícia onde foi apresentado preso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

38° BPM Tem Novo Comandante

Fotos divulgação: BM

Major Paulo Ricardo Leão Saraiva é o novo comandante do 38 BPM Carazinho/RS... 26 anos de Brigada Militar, pós graduado em segurança pública e piloto de helicóptero.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR DE TORRES RECUPERA VEÍCULO ROUBADO

clip_image002

A Brigada Militar de Torres nesta quinta-feira, dia 05 de junho, recuperou um veículo Kombi de cor branca, que estava carregada com cigarros e foi roubada por um grupo de criminosos na Vila São João em Torres e abandonada próximo ao cemitério do Barro Cortado. Foram feitas buscas na região para tentar achar o motorista que estava desaparecido, posterior o mesmo foi liberado pelos criminosos em Porto Alegre e passa bem.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem é assassinado em Pelotas

Vítima foi identificada como Tiago Vieira Feijó, de 29 anos

Um homem foi morto com um tiro na cabeça na noite desta quinta-feira em Pelotas, no Sul do Estado. O crime ocorreu na rua Fagundes Varela, no bairro Areal. De acordo com a Brigada Militar, a vítima foi baleada por pessoas que passaram em uma motocicleta. O homem foi identificado como Tiago Vieira Feijó, de 29 anos. A vítima não possuía antecedentes criminais. O local está isolado para perícia. Até o momento, não há informações sobre os autores do crime. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Fonte: Rádio Guaíba

Assaltante é morto no bairro Dom Feliciano, em Gravataí

Caso foi registrado no bairro Dom Feliciano

Um homem foi morto após tentar assaltar uma residência, na noite desta quinta-feira, em Gravataí. De acordo com informações preliminares repassadas pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana, o homem tentou assaltar uma casa no bairro Dom Feliciano por volta das 20h30min. O proprietário da residência reagiu e conseguiu balear o criminoso.

Fonte: Rádio Guaíba

Acidente na BR 116 em Canoas deixa quatro pessoas feridas

Condutor era habilitado apenas para motocicleta

A colisão de um VW Gol modelo antigo em um poste na pista lateral da BR 116, na altura do km 265, em Canoas, próximo ao viaduto da Metrovel, no início da madrugada desta sexta-feira, deixou quatro pessoas feridas encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro da cidade.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu no sentido Interior à Capital. O condutor possuía habilitação categoria A, específica para condução de motocicletas.

Segundo relato de um dos feridos, o carros estava a 80 km/h quando bateu. O condutor não apresentava sinais de embriaguez, conforme a PRF, que considera a imperícia como sendo a causa da colisão.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas. O veículo não era de propriedade do condutor.

Fonte: Rádio Guaíba

BM APREENDE MÁQUINAS E PEÇAS DE CAÇA-NÍQUEIS EM IGREJINHA

Material era utilizado para manutenção e reposição dos equipamentos

05-06-14 apreensão máquinas caça-níqueis

Fotos divulgação: BM

O Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT em ações de polícia no município de Igrejinha, na noite de quinta-feira (05/06) abordou um veículo com diversas máquinas e peças para manutenção e reposição de caça-níqueis.

05-06-14 apreensão caça-níqueis

Por volta das 20h30min, os Policiais Militares desconfiaram e abordaram um veículo Renault/ Clio, de cor vermelha, placas de Porto Alegre, com dois tripulantes, na Rua Sete de Julho, centro de Igrejinha. Quando o veículo parou a guarnição percebeuque o banco de traz estava rebaixado e repleto até o porta malas com equipamentos e peças de máquinas caça-níqueis: cinco monitores, uma máquina caça-níquel, cinco caixa desmontadas com os botões (teclado dos equipamentos), uma CPU, 135 memórias RAM, uma ceduleira, oito placas mãe, seis caixas com ceduleiras, seis placas de vídeo, duas fontes, 38 placas de impressora, seis memórias de impressora, um HD externo, um hab, um amperímetro, uma caixa de ferramentas, um netbook, provavelmente utilizado para configuração e instalação dos jogos.

No veículo estavam dois homens de 32 e 39 anos que foram apresentados na delegacia, juntamente com todos os equipamentos. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DUPLA ROUBA VEÍCULO A MÃO ARMADA NO BAIRRO JARDIM AMÉRICA, EM CAXIAS

Por volta das 20h41min de quinta-feira dois homens armados que tripulavam uma moto de pequeno porte roubaram o veículo Fiat Doblo EX, placas IKQ 3208, de cor azul, ano 2002. Conforme  a vítima  além do veículo foi roubado seu celular e cartão do banco do brasil. O roubo ocorreu na Rua Chile, bairro Jardim América em Caxias do Sul.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DUAS RESIDÊNCIAS SÃO INVADIDAS NA SERRA

Por volta das 12h34min de quinta-feira, na Rua José Perine, Loteamento Toscana, Vila Amélia, em Caxias do Sul, em contato com uma vítima, esta informou que ao chegar em sua residência, encontrou a porta arrombada. Do interior da residência furtaram uma TV, um rádio e um monitor de TV.

Já por volta das 18h21min, de ontem na rua Henrique Santini, bairro Jardim Embaixador, Caxias do Sul, outra residência foi arrombada. Segundo a Brigada Militar a vítima relatou que ao chegar em casa, constatou o arrombamento. Foi roubado o veículo Fiat Siena EL Flex  de cor prata, placas HNG 7035, uma TV 32 polegadas, um home thater, um micro ondas, diversos utensílios domésticos, uma carteira, contendo RG, CPF, cartão de credito do Bradesco.

Foi danificado o portão da garagem e a janela lateral da residência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem é morto em tentativa de assalto em Gravataí

Uma pessoa que estava na casa da juíza que foi abordada por uma dupla de assaltantes disparou contra eles matando um

Um homem foi morto a tiros no início da noite em Gravataí, na região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Polícia Civil, dois indivíduos tentaram assaltar a residência de uma juíza quando foram surpreendidos por uma pessoa que estava no local e disparou contra eles.

A magistrada chegava em casa, por volta das 19h20min, quando foi abordada. Um dos homens fugiu do local e o outro caiu morto a cerca de 500 metros da casa. A vítima não foi identificada, na cintura, estava um revólver calibre 38 com numeração raspada.

Fonte: Rádio Guaíba

PAI MATA FILHO A FACADAS EM VACARIA

Já havia histórico de brigas entre ambos

Um homem foi morto pleo pai na noite de quinta-feira durante uma briga em Vacaria. Conforme a Brigada Militar a vítima identificada como Joneci de Oliveira Guimarães, 30 anos havia ingerido bebida alcoólica num bar e após foi até a casa do pai, onde se desentenderam e iniciaram as agressões mutuas. Guimarães foi ferido fatalmente com golpes de faca. As causas do desentendimento seria por causa da esposa da vítima, que foi ofendida pelo sogro, segundo apurado no local.

O pai da vítima de 52 anos, foi preso no local e conduzido até o hospital por apresentar leões e na sequência encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Segundo populares, já existia um histórico de brigas e desavenças entre pai e filho.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO E APREENDE DOIS VEÍCULOS EM CAXIAS DO SUL

Os veículos estavam adulterados e clonados

image

Fotos divulgação: BM

Um homem foi preso por receptação na tarde de quinta-feira na Rua Bento Gonçalves, bairro Centro em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar o veículo I/Citroen C4 com placas de Curitiba foi localizado e ao ,manter contato com o proprietário o mesmo informou que seu veículo estava em São Paulo, numa feira.

image

O local foi monitorado, até a chegada do condutor ao local, sendo abordado e identificado como Alex R. F.C. 39 anos.
PMs consultaram o numero do chassi e constataram que o mesmo juntamente com as placas foram adulterados, porém pelo numero motor do veículo constatou-se que tratava-se do veículo I/CITROEN C4PIC EXC A 7L, placas ELH 7998, em ocorrência de roubo na cidade de Canoas, em 20 de fevereiro de 2014.

Também foi localizado na rua Pinheiro Machado, bairro Centro de Caxias do Sul, o veículo RENAULT/DUSTER 16 D 4X2, placas ITV 9034-Parobé, placas essas clonadas, sendo as originas ITP 9698, de Sobradinho. Foi constatado que o veículo RENAULT/DUSTER 16 D 4X2, placas ITP 9698 encontra-se em ocorrência de roubo na cidade de Sobradinho desde o dia 23/12/2012.

O veículo encontrava-se em um estacionamento e ninguém foi preso no local.

Alex foi conduzido a DPPA para o devido registro e os veículos recolhidos ao guincho Dambroz.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

1° BPAT PRENDE APENADO DO SEMIABERTO POR TRÁFICO EM CANELA

Ele deveria retornar ao presídio até as 20h30min

O Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT prendeu na noite de quinta-feira (05/06), um apenado do presídio, que cumpre pena no regime semiaberto, no momento em que comercializava drogas em frente a sua residência em Canela.

Por volta das 18h40min,durante patrulhamento na Rua Gravatar, na Vila do Cedro, os Policiais Militares avistaram um veículo Citroen C3, placas de Canela, parado em frente a uma residência, com um indivíduo dentro e outro do lado de fora em atitude suspeita. Quando o indivíduo que estava fora percebeu a presença da viatura ele tentou fugir correndo em direção a sua casa, sendo acompanhado e abordado.

Ao ser revistado foi encontrado com ele uma bucha de cocaína e uma quantia de dinheiro em notas fracionadas. Outra porção da mesma droga foi localizada no chão dispensada por ele enquanto corria. Joel Ferreira da Silva dos Santos, 32 anos, “vulgo Rato”, com antecedentes por tráficos de entorpecente, furtos e roubo, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes. A guarnição do POE ao ainda constatou que ele cumpre pena no regime semiaberto no presídio de Canela, tendo autorização de sair para trabalhar, devendo retornar ao estabelecimento prisional até as 20h30min.

Com o condutor do veículo de 28 anos, também foi encontrado uma bucha de cocaína. Ao todo as três buchas pesavam oito gramas do entorpecente.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM REGISTRA TRÊS ARROMBAMENTOS E ROUBOS NA QUINTA-FEIRA NA SERRA

Carlos Barbosa – Por volta das 07h30min de quinta-feira uma empresa situada na localidade de Cinco Baixo da Boa Vista, foi invadida em Carlos Barbosa. Conforme a Brigada Militar o sócio proprietário relatou que ao chegar no escritório o encontrou todo revirado.

A vítima constatou também que o cofre estava arrombado, de onde subtraíram o dinheiro, para pagamento de uma carga de madeira. Pelos vestígios do local, os indivíduos entraram pelos fundos da empresa, onde havia uma escada e a janela estava só encostada.

Caxias do Sul - No final da tarde de quinta-feira na rua dos Apicultores, Bairro Belo Horizonte, em Caxias do Sul, dois homens invadiram o mercado portal, sendo que um estava armado de revolver e outro de faca e anunciaram o assalto. O proprietário do local relatou que os indivíduos roubaram R$ 400.00 em dinheiro do caixa e depois fugiram a pé em direção ao Centro Esportivo.

Caxias do Sul - Ainda no final da tarde de quinta-feira três homens entraram em uma lancheria na Rua José Bisol, bairro Lurdes em Caxias do Sul e anunciaram o assalto. Do local roubaram documentos pessoais, celulares e dinheiro dos clientes.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM RECAPTURA FORAGIDO EM FARROUPILHA

Na madrugada de quinta-feira um foragido foi recapturado na Rua Tercílio de Melo, bairro São José em Farroupilha. Segundo a Brigada Militar Paulo César de Freitas, 40 anos “vulgo Boto” foi abordado por policiais militares e constatado que estava na situação de foragido desde maiso deste ano. Freitas cumpre pena no regime semi-aberto.

Paulo César foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Farroupilha para o devido registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

quinta-feira, 5 de junho de 2014

BM PRENDE E APREENDE POR RECEPTAÇÃO EM GRAVATAÍ

Por volta da 00h30min desta quinta-feira em uma residência na Rua Barbosa Neto, no bairro Rosa Maria, em Gravataí, uma guarnição da PATRES da 2ª Cia do 17º BPM, após receber uma denúncia anônima, flagrou dois homens, desmanchando um veículo VW Bora, roubado no último dia 04 em Gravataí. De acordo com a Brigada Militar no local, ao perceber a presença da viatura um conseguiu fugir para o matagal e o outro acabou detido. Fabiano O. S., 33 anos, com antecedentes criminais por posse e tráfico de entorpecente, receptação de veículo, roubo a residência, porte ilegal de arma e homicídio, tentou enganar os Policiais apresentando uma carteira de identidade falsa, mas na residência os Policiais localizaram sua carteira de habilitação, e constataram que Fabiano estava foragido da Colônia Penal Agrícola desde o dia 24 de abril deste ano. Além do Bora, os Policiais localizaram o chassi e algumas peças de um Fiat Pálio roubado também em Gravataí no dia 29 de maio. Foram apreendidas ainda 100g de cocaína, uma pequena porção de maconha, uma balança de precisão, uma chave micha, um simulacro de espingarda cal.12 e uma espingarda de pressão. Fabiano foi conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, e autuado em flagrante delito por tráfico de entorpecente, receptação de veículo e uso de documento falso, e recolhido ao Presídio Central.

Ainda na madrugada desta quinta-feira na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, no bairro Vera Cruz, em Gravataí, uma guarnição da 2ª Cia do 17º BPM, foi despachada para atender a um acidente de veículo envolvendo um GM Corsa e uma motocicleta. Segundo a Brigada Militar no local foi constatado que a motocicleta que era conduzida por um menor de 17 anos, estava com placa de um veículo Peugeot. Pelo chassi os Policiais descobriram que a moto, uma Honda C100 Biz, havia sido furtada próximo ao Shopping do Vale em Cachoeirinha no dia 12 de maio deste ano.

Um jovem de 18 anos, carona da moto, de nome Bruno, que havia sido socorrido pelo SAMU ao Hospital Dom João Becker, após o atendimento médico, foi conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí. O condutor do outro veículo não se feriu, já o condutor da moto, um adolescente de 17 anos, com antecedentes criminais por receptação, ficou hospitalizado devido aos ferimentos.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Polícia Federal e PUC inauguram laboratório conjunto de genética forense

Treinamento Polícia Federal BX - Lab Genética-6353

Foto divulgação: PF

Porto Alegre/RS: A Polícia Federal e a PUCRS inauguram nesta sexta-feira, 6 de junho, o laboratório conjunto de Genética Forense. No âmbito da Polícia Federal, esta é uma iniciativa pioneira, pois é o primeiro laboratório do gênero na instituição localizado fora de Brasília. Até então, todos os exames de DNA necessários em investigações do Departamento eram realizados somente na capital federal.

O laboratório recebeu um investimento de mais de R$ 1 milhão em equipamentos.  Com o novo espaço, as análises de casos envolvendo vestígios biológicos como fios de cabelo, ossadas ou sangue coletados nos locais de crimes ficarão mais ágeis, reduzindo o tempo de resposta para as investigações. As análises criminais serão feitas pelos peritos da PF e as pesquisas, estabelecimento de novos protocolos e estudos populacionais por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade.

A assinatura do termo de cooperação ocorrerá às 10h no Salão Nobre da Reitoria (5º andar do prédio 1 do Campus), e terá a presença do Reitor, Joaquim Clotet, do Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal, Jair Wermann e do Superintendente Regional da PF, Sandro Caron.

Fonte: Informativo Ação Preventiva e PF

TRAFICANTE É PRESO PELA BM NO BAIRRO PLANALTINA

Na madrugada desta quinta-feira, na Rua Marrocos, no bairro Planaltina, em Gravataí, a guarnição do Coordenador Operacional do 17º BPM, fazia o patrulhamento de rotina, quando avistou dois indivíduos próximos a um matagal. Conforme a Brigada Militar os Policiais identificaram Pablo P. M. L., 28 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecente, lesão corporal e furto em residência, com ele foi encontrado um saco plástico com sete pedras de crack e R$ 5,00 (cinco reais), o outro indivíduo, de nome Leonardo, que jogou duas pedras da droga no mato, ao ver os Policiais, portava um cachimbo para consumo do entorpecente, e alegou que comprara a droga de Pablo. Os dois foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, onde Pablo foi autuado por tráfico de entorpecente, e o outro indivíduo, após ser arrolado como testemunha, foi liberado.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Solenidade Troca de Comando 4° BPM

Na ocasião foi lançado a Patrulha Rural

DSCN1299

Fotos divulgação: BM

Na manhã desta quarta-feira (5/6), na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar(BPM), em Pelotas, o tenente coronel Andre Luis Ottonelli Pithan assumiu o comando da Unidade no lugar da major Enilton Gley Costa Albuquerque, que foi subcomandante e respondeu interinamente pelo comando.

A solenidade, que teve seu início às 10h, foi presidida pelo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO/Sul), coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte.

DSCN1348

O novo comandante tem sua carreira marcada por atividades realizadas em unidades operacionais da Brigada Militar(BM) e, em seu pronunciamento, salientou a importância do trabalho desenvolvido pelos militares estaduais do batalhão, que já apresenta resultados com um elevado número de prisões e apreensões nos municípios da área de responsabilidade do 4º BPM, fruto de planejamento e empenho de todo o efetivo.

Logo após a passagem de comando, ocorreu o lançamento da Patrulha Rural de Pelotas. A vice prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; a deputada estadual Miriam Marroni; os vereadores tenente Bruno e Beto da Z3, além do diretor da Associação Rural de Pelotas, Luiz Fernando Assunção Magalhães, representaram os poderes executivo e legislativo de Pelotas, as entidades de classe da área rural, e as forças vivas da comunidade ao fazerem a entrega da viatura ao comando do grupo que passa a atuar mais intensamente nos distritos de Pelotas trabalhando preventivamente e no combate aos ilícitos dessas localidades.

Prestigiaram o evento o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite; o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, general de Brigada Andre Luiz Silveira; a deputada estadual Miriam Marroni; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Oscar Luis Moiano; o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mauro Del Pino; o Procurador Geral do Estado, José Elinaldo Rodrigues de Souza; a delegada regional da Polícia Civil, delegada Carla Kuhn; o comandante do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente coronel Lauro Ferreira de Mello; o coordenador regional do Instituto Geral de Perícias, Rafael Benites; prefeitos e vereadores de outras cidades; comandantes de Órgãos Militares, representantes de associações de classes militares e civis, entre outras autoridades.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem é Preso por Distribuir Notas Falsas em sua Agropecuária

Por volta das 19hs de quarta-feira na ERS 020, na Morungava, em Gravataí, uma guarnição da 3ª Cia do 17º BPM, fazia o patrulhamento de rotina, quando foi informada por um cidadão, que havia efetuado uma compra em uma agropecuária próxima, e que o proprietário havia lhe dado o troco com notas falsas de R$ 5,00. No local, os Policiais prenderam Ronei F., 26 anos, sem antecedentes criminais. Com ele foram encontradas 87 notas falsas de R$ 5,00, totalizando R$ 435,00 em notas falsas. Ronei também portava na cintura um Revólver calibre 32 sem cadastro, municiado com cinco cartuchos. Na gaveta do balcão do estabelecimento, os Policiais localizaram cinco cartuchos de munição calibre 22, uma pistola de pressão de plástico, e várias folhas de cheque. Ao ser questionado sobre a arma, disse ser para segurança própria e que o dinheiro (falso) fora achado. Ronei foi conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Autoridades debatem proteção da criança e do adolescente contra o abuso sexual

Porto Alegre/RS: A Polícia Federal no Rio Grande do Sul sedia nesta sexta-feira, 6 de junho, ciclo de palestras que vai debater ações de promoção à proteção de crianças e adolescentes contra o abuso sexual . O evento, chamado de O abuso sexual infantojuvenil em debate, contará com palestras ministradas por autoridades de instituições federais e estaduais envolvidas na proteção à criança e ao adolescente. As vagas foram distribuídas aos profissionais da área.

O evento, chamado de O abuso sexual infantojuvenil em debate, contará com palestras ministradas por autoridades de instituições federais e estaduais envolvidas na proteção à criança e ao adolescente. As vagas foram distribuídas aos profissionais da área.

As palestras no período da manhã têm início às 9 horas com o Delegado de Polícia Federal Rafael França e o Agente de Polícia Federal Luiz Walmocyr dos Santos Junior, que falarão sobre a Investigação de pornografia infantil na internet. Em seguida, o Juiz Federal Ricardo Born e a Procuradora da República Jaqueline Buffon ministram a palestra Competência federal nos crimes de pedofilia. Após, o Delegado da Polícia Civil Andrei Vivan (Diretor do DECA/PC) mediará um debate entre os palestrantes sobre os temas apresentados na manhã.

Na parte da tarde, as palestras começam às 14 horas com o Delegado da Polícia Civil Christian Nedel que fará apresentação intitulada Exploração sexual de crianças e adolescentes. Logo depois, a Médica Legista na área de Psiquiatria e Sexologia Forense Angelita Rios (DML/IGP) falará sobre o papel da perícia psíquica nos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Depois de uma pausa, Escuta especial de crianças e adolescentes será o tema da palestra do Desembargador José Antônio Daltoé Cezar. Em seguida, a Promotora do Ministério Público Estadual Denise Villela apresenta A rede de proteção à criança e ao adolescente. Para encerrar, o Delegado Federal Daniel Madruga - Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado/PFRS - media debate sobre as discussões do que foi apresentado a tarde.

As palestras serão realizadas no auditório da Superintendência Regional da PF no RS (Avenida Ipiranga, 1365, 5º andar, Porto Alegre). O evento é realizado pela Polícia Federal, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Justiça Federal, Tribunal de Justiça do RS, Ministério Público Federal e Ministério Público do RS.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Dois Foragidos são Recapturados pelo 17ºBPM

Na madrugada de quarta-feira na Rua Anápio Gomes, no Centro de Gravataí, uma guarnição da 1ª Cia do 17º BPM, fazia o patrulhamento de rotina, quando abordou Rogério S. M., 31 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecente, roubo, exercício ilegal da profissão, lesão corporal e violação de domicílio. Os Policiais constataram que Rogério havia fugido do Instituto Penal Irmão Miguel Dario, no mesmo dia em que foi para o regime semi-aberto. Já ás 10h40min, outra guarnição da 1ª Cia do 17º BPM, na Rua Castilhos de Barcellos, no Centro de Gravataí, também abordou outro indivíduo foragido do sistema carcerário. Willian S. G. M., 19 anos, com antecedentes criminais por incêndio criminoso, roubo de veículo, roubo a pedestre, furto a residência, furto em estabelecimento comercial e lesão corporal, estava foragido desde o dia 26 de maio deste ano. Os dois indivíduos foram apresentados a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, e recolhidos novamente ao sistema carcerário.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

OPERAÇÃO GARGANTA É DESENCADEADA EM AÇÃO EM CONJUNTO COM PC E BM EM SÃO LOURENÇO DO SUL

Fotos divulgação: BM

Na manhã desta quinta-feira foi desencadeada pela Polícia Civil e Brigada Militar, a "Operação Garganta", em repressão a quadrilha de tráfico de entorpecentes desta cidade com conexão na cidade de Porto Alegre (vila Cruzeiro), sob coordenação do Delegado Sandro Bandeira , titular da 1º DP de Pelotas respondendo pela DP de São Lourenço do Sul e o 1º Sargento Carlos Eduardo Toralles Gonçalves, em cumprimento de varios mandado de buscas em residencias na Vila Artur Graft, foi apreendido em uma residencia de um dos investigados uma grande quantidade de entorpecente, aproximadamente 155 gramas de crack, 58 gramas de cocaina, 310 gramas de maconha e uma balanaça de presição utilizada para pesar a droga. O dentendor da droga foi preso em flagrante. Causando um prejuizo de aproximadamente R$20.000.00( vinte mil reais) para o trafico de entorpecente.

Contou com efetivo de 09 policiis militare e 11 policiais civis e com 05 viaturas policias.

 

Mais um trabalho que foi realizado com a integração da PC e BM, com isso foi conquistada mais uma vitoria da comunidade lourenciana.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM CAPTURA FORAGIDO NO MUNICÍPIO DE CANELA

O Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT em ações de polícia no Bairro Santa Marta em Canela, na tarde de quarta-feira (04/06), prendeu um foragido do presídio de Canela.

Por volta das 16h30min, na Rua F, os Policiais Militares avistaram um veículo Fiat/Siena entrando em um local conhecido por ser um ponto de tráfico. Ao abordá-lo foi constatado que o licenciamento do automóvel estava vencido. O condutor de 36 anos estava com a carteira de habilitação vencida e o carona Fernando Nunes Mikoleizaki, 27 anos,  com antecedentes por furtos, posse e tráfico de entorpecentes e homicídio, era foragido do presídio desde o dia 23/05 deste ano. Ele foi apresentado na delegacia e em seguida encaminhado novamente ao sistema prisional.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ADOLESCENTE ENVOLVIDO EM ASSALTO A POSTO DE GASOLINA É APREENDIDO

Na madrugada desta quinta-feira na Br 392, em Rio Grande, policiais militares do 6º BPM, receberam a informação que um posto de gasolina havia sido assaltado por dois homens armados, os quais roubaram uma quantia em dinheiro. Nas proximidades os policiais passaram a efetuar buscas e localizaram com as características recebidas, um adolescente de 16 anos, o qual confessou a participação no assalto, porém com ele não foi localizado a arma utilizado nem a quantia roubada. Foi conduzido à delegacia de polícia para o registro da ocorrência e as medidas cautelares cabíveis ao adolescente infrator.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PROCURADO DA JUSTIÇA E FORAGIDO SÃO PRESOS EM VIAMÃO

Na manhã desta quinta-feira na Rua Zilda de Abreu, Bairro Santa Isabel em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 2ª Companhia abordou e prendeu DIÔNATAN LUÍS SILVA DOS SANTOS, 24 anos, com antecedentes criminais por roubo (2x), furto e ameaça, que se encontrava na condição de procurado pela justiça.

A guarnição deu voz de prisão a Diônatan que foi conduzido à DPPA de Viamão, para registro de ocorrência.

Por volta das 17h45min, na Rua Tabajaras, Bairro Índio Jari em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 2ª Companhia abordou e prendeu JONAS DIAS DE ASSIS, 34 anos, vulgo “Dentinho”, com antecedentes criminais por entorpecente tráfico (2x), entorpecente posse e roubo, que se encontrava foragido da justiça e conduzia o veículo FORD/KA GL, cor preta, placas IOD3481, em ocorrência de roubo.

A guarnição apreendeu o veículo e deu voz de prisão a Jonas, que foi conduzido à DPPA de Viamão, para a lavratura do flagrante por Receptação e registro por estar Foragido.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Policiais do 6º BPM revistam ônibus dos detentos da PERG

Revista PAC (1) Revista PAC (2)

Fotos divulgação: BM

Policiais Militares da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 6º BPM, na quarta-feira, na Rua João Paulo, no bairro Cohab IV, revistaram o ônibus dos apenados da penitenciária do Rio Grande, os quais cumprem serviço no PAC. Com um dos detentos foi localizado uma quantia de maconha, foi recolhido à penitenciária e perdeu o benefício do semiaberto devido à posse de entorpecentes. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Policiais Comunitários desenvolvem ação na Escola Assis Brasil.

Policiais comunitários na escola Assis Brasil, em 4 de junho (1)

Fotos divulgação: BM

Na manhã da quarta-feira (4/6), na Escola Assis Brasil, no bairro Santa Rosa, em Rio Grande, policiais comunitários, professores e alunos reuniram-se para debater assuntos referentes a segurança, convívio dentro e fora do ambiente escolar e procedimentos em situações de risco. O objetivo da ação foi fortalecer a relação entre polícia e a comunidade escolar.

Policiais comunitários na escola Assis Brasil, em 4 de junho (2) Policiais comunitários na escola Assis Brasil, em 4 de junho (3)

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO E ADOLESCENTE APREENDIDO POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO CECÍLIA

Na Quarta-feira (04/06), às 14h30min, na Rua General Vargas, Bairro Cecília em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 2ª Companhia, abordou e apreendeu M.S.P., 14 anos, que estava de posse de 02 pedras de crack. Após uma denúncia, os policiais entraram na residência onde localizaram a droga que era vendida e armazenada, sendo presos W. S. da S. 22 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecentes, residente no local do fato e A.M. dos S. 20 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecentes, por estarem de posse de 30 pedras de crack, 20 petecas de maconha e R$ 74,85.

Diante dos fatos, os indivíduos foram conduzidos à DPPA de Viamão, onde foi lavrado o flagrante por Tráfico de Entorpecentes para Wagner, o registro de Posse de Entorpecentes para o adolescente e Andrei foi qualificado como testemunha.

Na Quarta-feira por volta das 14h30min, na Rua General Vargas, Bairro Cecília em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 2ª Companhia, abordou e apreendeu M.S.P., 14 anos, que estava de posse de 02 pedras de crack. Após uma denúncia, os policiais entraram na residência onde localizaram a droga que é vendida e armazenada, sendo presos WAGNER SILVEIRA DA SILVA, 22 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecentes, residente no local do fato e ANDREI MACHADO DOS SANTOS, 20 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecentes, por estarem de posse de 30 pedras de crack, 20 petecas de maconha e R$ 74,85.

Diante dos fatos, os indivíduos foram conduzidos à DPPA de Viamão, onde foi lavrado o flagrante por Tráfico de Entorpecentes para Wagner, o registro de Posse de Entorpecentes para Mateus e Andrei foi qualificado como testemunha. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM Prende Dois Foragidos em Rio Grande

1ª Cia detém foragidos (1)

Fotos divulgação: BM

Na quinta-feira (5/6), às 10h30, na Rua Henrique Pancada, em Rio Grande, policiais militares da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 6º BPM, durante patrulhamento avistaram um indivíduo que ao perceber a presença policial disparou em fuga. Foi alcançado e abordado L.P.S.G., de 28 anos, que encontrava-se foragido desde 01/02/2014, não retornando após saída temporária. Foi preso e conduzido à delegacia de polícia,. Responde inúmeros furtos arrombamentos.

1ª Cia detém foragidos (2)

Às 12h50, na Rua Pinto Rocha, no bairro São Miguel, a mesma guarnição avistou em frente a sua residência o indivíduo B.C.B.O., de 25 anos, o qual os policiais tinham conhecimento que possuía um mandado de prisão por crimes de roubos. Foi abordado e conduzido à delegacia de polícia.  

Ambos serão recolhidos à penitenciária do Rio Grande, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Fonte: Informativo Ação Preventiva