sábado, 31 de maio de 2014

Três pessoas foram baleadas e duas mortas na Rua Santa Fé, em Canoas.

As vitimas foram Rodrigo Fagundes da Rosa e Gregory Peters da Silva, 14 anos fatais .

10409799_748678205155733_505981017_n

Segundo moradores do local três indivíduos em um Palio Branco chegaram ao local, um ficou no volante do veiculo e dois desceram atirando, um menor de 14 anos foi o primeiro a ser atingido ficando caído no local, às outras quatro vitima correram tentando fugir por uma viela(beco), mas foram perseguidos, sendo que um foi morto com um tiro pelas costa ao tentar entrar em uma residência, os outros dois foram baleado nos braço, um foi alvejado de raspão na cabeça. Os assassinos voltaram ao veiculo e passaram novamente atirando pela travessa (Beco) O menor de 14 anos foi socorrido, mas chegou sem vida no hospital.

Conforme do Delegado de policia Plabro Queroz da Rocha que esteve este no local, as duas vitimam fatais não era o alvo dos bandidos. O menor deve ter morrido de graça, melhor dizendo por estar com em más companhias.

O caso será investigado pela delegacia de homicídios de Canos.

 

Fonte: INFORMATIVO AÇAO PREVENTIVA

DETENTO FOGE DA PENITENCIÁRIA INDUSTRIAL DE CAXIAS DO SUL

image

Foto divulgação: BM

Por volta das 19h52min de sexta-feira, um detento fugiu da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar o apenado serrou a grade da cela 11 da galeria A, foi para o pátio e pulou o muro, fugindo pela BR-116.  Alexandro da Rosa, 26 anos “vulgo Santinho” foi identificado e esta sendo procurado.

Ele tem endereço declarado na Rua Barão de Santo Ângelo, 91, Jardelino Ramos, Caxias Do Sul.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Jovem é morto em baile funk em Santa Maria

Suspeito foi apontado à polícia por testemunhas

Um jovem, de 26 anos, foi morto durante briga em um baile funk em Santa Maria, por volta das 3h da madrugada deste sábado. Conforme com a Brigada Militar, a vítima, identificada como Vanderlei Puntel de Freitas, estava na festa que se realizava em uma quadra de escola de samba na Alameda Santiago do Chile, no bairro Dores, quando acabou atingido por uma facada no peito durante uma confusão.

Quando a polícia chegou ao local, a vítima estava sendo levada por populares ao Pronto Atendimento do Bairro Patronato. Freitas morreu logo após chegar ao posto.
Segundo os policiais que atenderam à ocorrência um suspeito foi apontado por testemunhas .

Fonte: Rádio Guaíba

BM recebe em dez dias blindado com jato d’água para conter manifestantes

Veículo vai ser usado para dispersar manifestantes sem que ninguém fique ferido

O Ministério da Justiça deve entregar em dez dias à polícia gaúcha um caminhão blindado com canhão de jato d’água, destinado a conter manifestações de rua durante a Copa do Mundo. O veículo, batizado de ST Combat, deve ser repassado no dia 9 de junho ao 1° Batalhão de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre.

Fabricado em São Paulo, o ST Combat é um carro de controle de distúrbios civis capaz de suportar tiros de fuzil. O veículo pesa 20 toneladas e comporta até 4 mil litros de água, cujo alcance do lançamento chega a 60 metros de distância.

A Brigada Militar já negou que o papel do blindado com canhão d’água seja o de repressão, mas confirmou que a ideia é dispersar manifestantes sem que esses saiam feridos, disse o comandante do 1º BOE, coronel Alexandre Bueno Bortoluzzi. “Ele é fundamental tanto para segurança da nossa tropa quanto dos manifestantes para não ter o combate corpo a corpo, se for o caso. Seguimos aguardando a previsão de chegada do equipamento ficou para 9 de junho”, disse.

Liso por fora para evitar que subam nele, o blindado também é equipado com escotilhas laterais para o disparo de granadas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Todas as janelas são gradeadas e velocidade máxima comportada pelo motor chega a 120 km/h. A capacidade total de transporte é de 21 policiais militares, incluindo motorista, operador de canhão d’água e tropa de choque. O Ministério da Justiça deve encaminhar um blindado semelhante em cada uma das 12 sedes.

Fonte: Rádio Guaíba

Casal é atropelado na BR 392 e mulher espera leito em estado grave em Santa Maria

Motorista fugiu, mas já foi identificado

Um casal foi atropelado por volta das 7h deste sábado na BR 392 em Santa Maria, na região Central do Estado. Adriana Terezinha de Oliveira, 41 anos, foi atingida empurrando uma bicicleta no km 347,5 da rodovia, no bairro Passo das Tropas. O companheiro dela, Hermes Nunes Ramos, 40 anos, também foi atropelado pelo mesmo carro.

A mulher permanece em estado grave no Hospital Universitário, onde espera leito no Pronto Socorro da unidade. O motorista que provocou o atropelamento fugiu, mas já foi identificado pela Polícia Rodoviária Federal. O veículo estacionou em uma residência próxima ao local do acidente.

Fonte: Correio do Povo

Encontrados dois corpos em casa que pegou fogo em São Leopoldo

Polícia deve investigar se as vítimas morreram em função das chamas ou se os corpos foram deixados no local

Dois corpos foram encontrados carbonizados em uma residência que pegou fogo na manhã deste sábado em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O incêndio atingiu uma casa localizada na rua Henrique Bier, bairro Campina, por volta das 11h15min.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os vizinhos não sabiam que havia pessoas dentro da casa, que é de madeira. Até o momento, a perícia não conseguiu identificar o sexo e o nome das vítimas. As causas do incêndio são desconhecidas.

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que deve investigar se as vítimas realmente morreram em função das chamas ou se já haviam morrido antes do incêndio.

Fonte: Rádio Guaíba

POLICIAIS DO 4º BPM REALIZAM OPERAÇÕES NO BAIRRO LARANJAL

Durante esta semana, o 4° (BPM) Batalhão de Polícia Militar vem desenvolvendo edições da Operação Paz no Bairro, na área do Laranjal em Pelotas.

DSC01415

Fotos divulgação: BM

A operação Paz no Bairro tem por objetivo aumentar a segurança da população atuando preventivamente e retirando esses indivíduos e armas das ruas coibindo o cometimento de delitos.

DSC01412
Com a característica de dar atenção fora das áreas centrais, onde é mantido o policiamento com planejamento anterior e de rotina, a Paz no Bairro é voltada a áreas mais afastadas, em bairros e vilas, locais onde são desencadeadas ações simultâneas, mesclando efetivos, modalidades de policiamento e formas de atuação dos policiais envolvidos realizando abordagens e fiscalizações com o objetivo de aumentar a segurança da população, com atividades de policiamento, como barreiras e abordagens a estabelecimentos comerciais, em veículos(transporte coletivo e outros) e a pessoas que transitavam em via pública.

DSC01417
Na noite de sexta-feira(30/05), aconteceu mais uma edição. A ação contou com os Grupos Especiais da Unidade.  Policiais militares percorreram o bairro Laranjal abordando cerca de 87 pessoas próximas aos locais de risco e  21 veículos fiscalizados.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE POR RECEPTAÇÃO NO BAIRRO RIO BRANCO

Por volta das 09h35min policiais militares localizaram um veículo que estava sendo depenado no Setor 4B, bairro Guajuviras, em Canoas. Segundo a Brigada Militar, através do chassi foi constatado que estava em ocorrência de furto.

Na tarde de sexta-feira na Rua Afonso Dias, bairro Marechal Rondon, outro veículo foi localizado. Conforme a Brigada Militar o veículo teria sido furtado a poucos instantes e foi localizado através do rastreador.

Ainda na sexta-feira por volta das 15h17min, na Rua Jose de Alencar, bairro Rio Branco, uma guarnição foi despachada para averiguar quanto a um veículo que estava em ocorrência de furto registrada no mesmo dia pela manhã. A guarnição localizou o veículo e diante dos fatos efetuou o recolhimento e apresentou na 4ªDP.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE POR PORTE ILEGAL DE ARMA NA REGIÃO METROPOLITANA

Por volta das 15h28min de sexta-feira na Rua São Paulo, bairro Mathias Velho, policiais militares abordaram um veículo, tripulado por três homens em atitude suspeita. De acordo com a Brigada Militar foi encontrado com um dos indivíduos um revólver, calibre 32, municiado. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos indivíduos e efetuado o recolhimento do veículo conforme registro na DPPA .

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM APREENDE CARGA DE CIGARROS CONTRABANDEADOS EM CANOAS

Na noite de sexta-feira após uma denúncia anônima, policiais militares apreenderam uma carga de cigarros contrabandeados do Paraguai, no bairro Guajuviras. Conforme a Brigada Militar, PMs foram no local e avistaram homens fugindo, não sendo possível a abordagem.

Foi localizado um veiculo, lotado de caixas de cigarro do Paraguai, e ao fazer averiguação no restante da casa que estava aberta foi localizado muitas caixas, distribuídas em todos os cômodos, que servia de deposito, depois de contabilizado o montante, foi solicitado apoio de um caminhão, carregado com cerca de 300 caixas (Totalizando 17.350 mil maços de cigarro), que juntamente com o veiculo foi apresentado na sede da Policia Federal em Porto Alegre.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

15° BPM LOCALIZA TRÊS VEÍCULOS FURTADOS

Por volta das 09h35min policiais militares localizaram um veículo que estava sendo depenado no Setor 4B, bairro Guajuviras, em Canoas. Segundo a Brigada Militar, através do chassi foi constatado que estava em ocorrência de furto.

Na tarde de sexta-feira na Rua Afonso Dias, bairro Marechal Rondon, outro veículo foi localizado. Conforme a Brigada Militar o veículo teria sido furtado a poucos instantes e foi localizado através do rastreador.

Ainda na sexta-feira por volta das 15h17min, na Rua Jose de Alencar, bairro Rio Branco, uma guarnição foi despachada para averiguar quanto a um veículo que estava em ocorrência de furto registrada no mesmo dia pela manhã. A guarnição localizou o veículo e diante dos fatos efetuou o recolhimento e apresentou na 4ªDP.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Policiais do 4º BPM prendem homem por tráfico de entorpecentes

tra(1)

Foto divulgação: BM

No final da tarde de sexta-feira (30/05), às 18h00mim, na Rua Manoel Lucas de Oliveira, Bairro Fragata, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) em patrulhamento abordaram M.M.P, 20, que durante a averiguação foi localizado em sua posse 20 buchas de maconha e a quantia R$279,40. O homem foi conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi autuado em flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

IDOSO MORRE ATROPELADO EM CAXIAS DO SUL

No inicio da noite de sexta-feira um idoso foi atropelado e acabou morrendo na Rua Antonio Broilo, bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar  o condutor da motocicleta Honda CBX 250, 22 anos atropelou um senhor de  aproximadamente 60 anos, sendo que a vitima faleceu no local. O condutor da moto sofreu algumas lesões, foi conduzido a atendimento médico e após a DP para registro da ocorrência.

O local foi isolado.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PRISÃO CUMPRIMENTO DE MANDADO NA SERRA

Na madrugada de sexta-feira  uma guarnição em patrulhamento no bairro industrial abordou Fernando Tastsch, 21 anos e foi constatado contra que havia um mandado de prisão pela vara de execuções de Caxias do Sul.  O homem  foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia.

Na noite de sexta-feira na Rua Victorio Jose Bisol, Lazzer, foram presos Bruno dos Santos Andrade , 19 anos e Márcio Mateus dos  Passos Carneiro, 19 anos, ambos tinham mandado de prisão expedido pela vara de execuções criminais de Caxias do Sul, foram conduzidos a DP.

Às 13h24min, na Rua Dos Quero-queros, Santa Fé, foi preso Maurício Pereira Rodrigues, 19 anos, sendo que estava com mandado de prisão em seu nome. Foi conduzido a DP.

Ainda na sexta-feira por volta das 16h36min, na Rua Benjamin Constant, Sagrada Família, uma guarnição prendeu Cristiano Gomes 32 anos, sendo que ele tinha um mandado de prisão em seu nome, foi conduzido a DP.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DUPLA É PRESA COM TIJOLO DE COCAÍNA EM CAXIAS DO SUL

Dois homens foram presos por tráfico de entorpecentes na madrugada desta sexta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar eles foram detidos por volta das 00h16min na rua Itararé, no bairro Bela Vista. Com eles foi apreendido, celular, cerca de R$ 1 mil em dinheiro, uma pequena quantidade de maconha e um tijolo pesando 337g de cocaína. Thiago Demori de Oliveira, 27 anos e Israel Lisboa, 26 anos foram encaminhados à delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Polícia prende casal suspeito de fazer tele-entrega de drogas na Cidade Baixa

Casal foi preso dentro de um GM Astra

Na madrugada desta sexta-feira, agentes da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico – 1ªDIN, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico – Denarc, coordenados pelo delegado Sander Cajal, efetuaram a prisão de um casal, por tráfico de drogas, na rua José do Patrocínio, bairro Cidade Baixa, na Capital.

Na ação, foram apreendidas 28 porções de cocaína, pesando 19 gramas, uma folha com anotações do tráfico, R$ 1.069,00 reais, cinco celulares, três bolsinhas e um veículo GM/Astra.

Segundo o delegado, os policiais chegaram à dupla depois de investigar indícios de tele-entrega de drogas no local. “Passamos a observar um casal dentro do veículo GM/Astra, em atitude suspeita. Durante a revista encontramos todo o material que foi apreendido”, contou Cajal.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o homem, de 43 anos, e a mulher, de 18, foram encaminhados ao sistema prisional.

Fonte:Correio do Povo

Homem é morto em frente à esposa no bairro Rubem Berta

Vítima foi identificada como Gabriel Ruiz Trindade, de 22 anos

Um homem foi morto na madrugada desta sexta-feira no Acesso 2 – próximo da Rua da Infância – no bairro Rubem Berta, zona Norte de Porto Alegre. A vítima, identificada como Gabriel Ruiz Trindade, de 22 anos, foi morta dentro de casa.

Conforme o 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a residência foi invadida por três homens armados enquanto Trindade e a esposa dormiam. No local, a Brigada Militar localizou estojos de pistola 9 milímetros, além de crack e cocaína – em quantidade não divulgada.

Fonte:Correio do Povo

BM Prende Homem com Cocaína em Rio Grande

1ª Cia prende homem com cocaína

Foto divulgação: BM

Na madrugada sexta-feira (30/5), às 2h, na Rua XV de Novembro, no bairro Cidade Nova, em Rio Grande, policiais militares do 6º BPM, prenderam A.V., de 32 anos, o qual foi flagrado com 28 petecas de cocaína. Cabe salientar que o traficante resistiu à prisão, sendo necessário o uso moderado de força para conte-lo.  Foi conduzido ao hospital e posterior à delegacia de polícia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. Após foi recolhido à penitenciária do Rio Grande.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Reunião Comunitária abrange bairros Santa Rosa e Cidade de Agueda, em Rio Grande.

Reunião comunitário núcleo 8, em 29de maio (1)

Foto divulgação: BM

Mais uma reunião do Programa de Polícia Comunitária, em Rio Grande, aconteceu nesta quinta-feira (29/5), às 19h, na Escola Assis Brasil. Reuniram-se policiais comunitários, o Major Leonardo, que responde pelo comando do 6º BPM, líderes comunitários, alunos e moradores.

Reunião comunitário núcleo 8, em 29de maio (2)

Durante o encontro foram apresentados resultados do Policiamento Comunitário juntamente com assuntos referente a segurança pública, mobilidade e limpeza urbana. Ao final todos os presentes junto com os policiais debateram alternativas para aquelas comunidades.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM CANELA PRENDE POR ROUBO

Na madrugada de sexta-feira (30/05), por volta da 01h15min, a guarnição da Brigada Militar foi acionada para atender ocorrência de roubo a pedestre com lesões Avenida João Pessoa, centro da cidade.

A vítima de 38 anos relatou que é travesti e que estava no local quando por volta das 22 horas um indivíduo conhecido como Playboy, usuário de crack, ao passar pela vítima agarrou sua bolsa tentando tomá-la. A vítima ainda reagiu segurando a bolsa, mas acabou sendo agredida e teve a bolsa subtraída, sendo levado R$ 80,00 Reais.

Ele fugiu em direção a Vila Boeira, sendo que por volta da 01 hora retornou acompanhado de outros indivíduos. Ao ser inquirido sobre o roubo, o autor e os comparsas começaram a atirar pedras na vítima. A guarnição foi acionada e prendeu R.G., 19 anos, com antecedentes por furtos, roubo e tráfico de entorpecentes, sendo preso e conduzido a delegacia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM Localiza Foragido da Justiça

6º BPM detém foragido

Foto divulgação: BM

Na tarde da sexta-feira (30/5), aproximadamente às 15h, na Rua Cinco, no bairro Cidade de Agueda, em Rio Grande, uma guarnição da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 6º BPM, localizou em via pública o indivíduo P.F.G., de 30 anos. Foi abordado devido os policiais militares terem conhecimento que ele possuía mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal do município. Após foi conduzido ao hospital, posteriormente a delegacia e a penitenciária. O indivíduo responde por tentativa de homicídio. A ocorrência encontra-se em andamento.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM CANELA REALIZA DUAS PRISÕES POR FURTOS EM RESIDÊNCIAS

Em duas ocorrências de furto em residência na tarde de quinta-feira (29/05), a Brigada Militar de Canela prendeu em flagrante os autores.

Por volta das 15 horas na Rua Jurgens Hubbe, centro da cidade, os moradores informaram que estavam em casa quando avistaram um indivíduo saindo do pátio levando peças de roupas. As vítimas detiveram o acusado e constataram que as roupas eram suas que estavam penduradas no varal. Além disso havia sido retirado de dentro da residência um computador, teclado e mouse, aparelho de DVD e um transformado.

O indivíduo foi contido pelas vítimas até a chegada da guarnição de serviço. R.P.L., 34 anos, com diversos antecedentes por furtos e roubos foi preso e conduzido a delegacia, posterior recolhido ao presídio de Canela.

Pouco depois, por volta das 17 horas, na Rua Patrício Zini Sobrinho, Bairro Bom Jesus, a guarnição foi solicitada para atender um arrombamento em residência. Conforme a vítima um casal estavam deslocando por um mato em direção ao bairro. A casa estava com a janela dos fundos aberta, com vários objetos espalhados em seu interior. Testemunhas informaram que uma mulher estava levando os objetos furtados. Policiais Militares prenderam a acusada que estava encostada na varanda de outra casa.

Moradores informaram não conhecer a mulher, que em revista a sua bolsa foi encontrado diversos objetos subtraídos da casa: um relógio pertencente a vítima. ela foi presa em flagrante, foram apreendidos os seguintes objetos: dois perfume, dois relógio feminino, duas máquina fotográfica, um modem de internet, um pen drive, um ovo de chocolate de um quilo, três gargantilhas, dois controles de vídeo game, um aparelho DVD, um notebook e R$62,00.

N.R.S., 48 anos, foi presa em flagrante. Ela já havia sido detida no último dia 27/05 pelo mesmo crime no Bairro Vila Suzana. Ela foi conduzida a delegacia e desta vez encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Policiais Militares do 6º BPM participam do Seminário “Crack, é possível vencer”, em Bagé.

Na quinta-feira (29/5), policiais militares do 6º BPM, Tenente Rafael, Sargento Simone e os Soldados Giovana, Peterson e Xander, participaram de um seminário de aperfeiçoamento sobre o crack e outras drogas, no município de Bagé.

Os policiais militares da unidade representaram o trabalho realizado pelo 6º BPM, “ PROERD e Núcleos de Policiamento Comunitário nos bairros de Rio Grande”.

O evento foi organizado pela equipe técnica do Centro Regional de Referência, FURG e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, com apoio da Prefeitura Municipal de Bagé.  

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Policia Civil prende quadrilha de arrombadores no Vale do Rio Pardo

Grupo especializado em arrombamentos havia tentado entrar em uma loja de Pantano Grande e deslocou para Venâncio Aires

Policiais Civis de Venâncio Aires coordenados pelo delegado Felipe Cano, titular da Delegacia de Polícia da cidade, prenderam, na madrugada desta sexta-feira, sete pessoas integrantes de uma quadrilha que praticava arrombamentos a estabelecimentos comerciais.

O grupo havia tentado arrombar uma loja em Pantano Grande sem sucesso e foi para Venâncio onde foi preso em flagrante. De acordo com o delegado Leonel Carivali, o grupo costumava realizar roubos a caixas eletrônicos com auxílio de maçaricos.

Os criminosos visavam terminais eletrônicos que não ficam em agências bancárias. Estes mesmos criminosos presos em Venâncio Aires, que são oriundos da Capital, já roubaram, em um período de quatro meses, valores entre R$ 70 e 80 mil em Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Um dos presos é foragido do sistema prisional e estava com uma tornozeleira rompida. Nos carros em que estavam os criminosos foram apreendidas ferramentas e uma corda utilizada para a prática de rapel.

Fonte: Rádio Guaíba

1° BPAT PRENDE POR TRÁFICO DE DROGAS

Foi apreendido 71 pedras de crack e grande quantia de dinheiro fracionada

IMG-20140529-WA0009

Foto divulgação: BM

O Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT realizou a prisão de mais um traficante na cidade de igrejinha, na tarde de quinta-feira (29/05).

Por volta das 14h30min, durante patrulhamento na Rua Anita Garibaldi, Bairro Garibaldi, os Policiais Militares desconfiaram de uma motocicleta que deslocava no mesmo sentido e a abordaram. Ao revistar o condutor encontraram no bolso de sua calça 71 pedras de crack. No bolso traseiro estava uma grande quantia em dinheiro em notas fracionadas e ainda um cheque no valor de R$400,00.

J.S.S., 18 anos, com antecedentes por posse de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo foi preso em flagrante e conduzido a delegacia, onde seria encaminhado ao presídio.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM REGISTRA DOIS ASSALTOS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS EM CAXIAS DO SUL

Um mini mercado foi assaltado no final da tarde desta quinta-feira 29/05 em Caxias do Sul. O crime ocorreu por volta das 17h34min na rua rua Professor Jerônimo Ferreira, bairro Lourdes. Dois homens armados chegaram ao local e anunciaram o roubo. Os criminosos
fugiram levando cerca de R$ 900 em dinheiro, carteiras de cigarro e um celular. Um cliente que estava no estabelecimento também foi rendido e obrigado a entregar R$ 360 em dinheiro e um celular.

Três homens armados assaltaram um bar na noite desta quinta-feira em Caxias do Sul. O trio chegou no estabelecimento localizado na rua Bortolo Zani, bairro Bela vista, rendeu clientes e funcionários e roubou do local tênis, jaquetas, relógios, celulares e cerca de R$
500 das cinco pessoas que ali estavam. Os assaltantes fugiram do local sem ser identificados.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PROCURADO DA JUSTIÇA É PRESO PELA BM EM CAXIAS DO SUL

O procurado da justiça, Ademir Soares Teixeira, 26 anos foi recapturado na manhã desta quinta-feira 29/05 em Caxias do Sul. Ele foi detido por volta das 07h36min na rua Flavio Chaves, no bairro Montes Claros. Teixeira que possui mandado de prisão expedido. O homem foi encaminhado à delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É FLAGRADO DESMANCHANDO VEÍCULO EM CAXIAS DO SUL

Marcelo Jose Panazzolo, 42 anos foi preso por furto em veículo na madrugada desta
quinta-feira 29/05 em Caxias do Sul. Ele foi detido por volta das 02h54min na rua Pascoal
Smaniotto, bairro Madureira quando desmanchava um veículos saveiro em ocorrência de
furto. Uma denúncia anônima ao 190 levou PMs até o local, onde foi efetuada a prisão.
Marcelo que já possuía antecedentes criminais e estava em liberdade provisória foi
encaminhado a delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Corpo de bebê é encontrado no lixo em Gravataí

Levantamento das mulheres que fizeram pré-natal no posto da região está sendo feito

Um bebê recém-nascido foi encontrado na manhã desta quinta-feira ainda com o cordão umbilical. O corpo foi localizado em meio a um lixo amontoado na rua Frei Galvão, no loteamento Auxiliadora, no bairro Rincão da Madalena, em Gravataí. O local foi isolado para a perícia do Departamento de Criminalística e o corpo da vítima foi recolhido pelo Departamento Médico Legal (DML).

O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí. O delegado Anderson Spier estima que o aborto tenha ocorrido no local, mas não sabe ainda se foi espontâneo ou provocado. Ele observou que uma amostra de DNA vai ser coletada para fins de comparação caso seja identificada alguma suspeita de quem é a mãe.

Uma das pistas para esclarecer o caso é o levantamento de todas as mulheres cujo pré-natal vinha sendo acompanhado nos últimos meses por um posto de saúde da região.

*Com informações do jornal Correio Gravataí

Fonte: Correio do Povo

Morre representante comercial esfaqueado dentro da UPF, no início da semana

Jovem suspeito do crime está detido e defesa sustenta que ele sofreu surto psicótico

Morreu, no início da tarde desta quinta-feira, no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, o representante comercial Claudecir Lenz, de 44 anos, esfaqueado dentro da Universidade de Passo Fundo (UPF), na noite de segunda-feira passada, no Norte gaúcho. O hospital informou que Lenz não chegou a passar por cirurgia, mas teve um dreno aplicado na área do abdome, onde foi atingido a facadas por um jovem de 26 anos, identificado como Fabiano Cardozo de Machado, já detido. A morte encefálica foi constatada no início da tarde.

De acordo com Adão Cerinei da Cunha, proprietário da Center Color Formaturas, empresa da qual Lenz era empregado, o representante interviu em uma briga de casal ao notar que uma estudante de 24 anos era espancada pelo namorado, dentro da universidade. Ele havia se deslocado ao Campus para oferecer pacotes de formatura. No São Vicente de Paulo, Lenz morreu ainda aguardando leito, em um setor pós-cirúrgico. Ele deixa um filho de 16 anos, a esposa atual e duas enteadas, filhas dela.

O responsável pela Delegacia de Homicídios de Passo Fundo, delegado Diogo Ferreira, já começou a ouvir testemunhas do caso. Segundo ele, pelo menos sete pessoas já depuseram. Nos próximos dias, o suspeito deve ser chamado a se explicar. O delegado estima encaminhar o inquérito à Justiça até o início da próxima semana. Ferreira adiantou que Fabiano vai ser indiciado por homicídio consumado e tentativa de homicídio contra a namorada, que ficou levemente ferida durante a confusão. Ela chegou a conversar com a Polícia, mas não esclareceu o motivo do crime, e vai ser novamente chamada para depor.

A defesa de Fabiano já encaminhou à Justiça um requerimento pedindo a liberdade provisória do jovem. O advogado Demétryus Grapiglia afirmou que o cliente teve um surto psicótico e sofre de transtornos mentais. Ele defende que, em vez de ser preso, Fabiano passe por um tratamento. O jovem está detido na Penitenciária de Passo Fundo. O pedido de soltura dele ainda não foi apreciado pela Justiça. Conforme Grapiglia, Fabiano está em estado de choque e já recebeu atendimento psicológico. Ele e a namorada eram colegas no curso de Letras da UPF.

Fonte:Rádio Guaíba

BM PRENDE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM IGREJINHA

Na manhã de quinta-feira (29/05), a Brigada Militar de Igrejinha prendeu em flagrante no Bairro Figueiras um indivíduo com um revólver municiado com cinco cartuchos intactos.

Por volta das 11 horas, populares informaram que na Rua Anita Garibaldi, três indivíduos estariam discutindo e que um deles, vestindo blusão vermelho, estaria portando uma arma de fogo na cintura. Ao chegar ao local, os indivíduos foram avistados, sentados em um bar. Quando eles viram a viatura, o homem que usava o blusão vermelho caminhou até a parte de trás de um balcão e tentou dispensar a arma, que foi localizada em seguida. Ele admitiu que estava em sua posse. Os outros dois indivíduos foram identificados como sendo o dono do bar e seu filho e confirmaram que haviam tido um desentendimento verbal, mas que não foi ameaçado com a arma.

G.S.R., 34 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, sendo conduzido a delegacia, juntamente com o revólver calibre 38 e as cinco munições apreendidas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DUPLA É PRESA POR RECEPTAÇÃO EM CACHOEIRINHA

Na manhã desta quinta-feira duas pessoas foram presas por receptação durante patrulhamento de rotina na Travessa Figueira, bairro Navegantes, em Cachoeirinha. Segundo a Brigada Militar os policiais avistaram uma motocicleta Yamaha Fazer YS250 de cor preta Placa ISF8770 estacionada em frente a uma residência, e em consulta foi verificado que a mesma estava na situação de furto. Ao lado da motocicleta estava F. F. S. D. S., 21 anos, Sem antecedentes criminais e F. E. D. S. N., 19 anos, Com antecedentes criminais por Entorpecente Posse 2X, indagados sobre o proprietário da motocicleta, F. F. S. D. S informou ser a proprietária. Diante dos fatos foi dado voz de prisão, encaminhados ao posto 24Hs e após a DPPA de Gravataí.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Soldado do 35º BPM realiza palestra sobre "Prevenção às drogas" em indústria

3 

Fotos divulgação: BM

Na tarde de quarta-feira, na Granol, em Cachoeira do Sul, o soldado Fernando, do 35º Batalhão de Polícia Militar, realizou duas palestras para os funcionários da indústria. O tema da palestra foi "Prevenção às drogas", e teve a participação de mais de 300 funcionários.

2

O soldado Fernando é formado em Gestão Pública, acadêmico de Direito e instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desde 2007. As palestras servem para a prevenção do uso de drogas e também para a aproximar a comunidade cachoeirense com o 35º BPM.

6

A conferência fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) realizado anualmente na indústria. Onde são realizadas atividades envolvendo os empregados com o objetivo de promover a conscientização, em geral com foco em um tema. Entre as atividades estão palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras. Os funcionários da Granol recebem cursos de primeiros socorros, brigada de incêndio, trabalho em altura e locais confinados.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Tentativa de assalto a galeteria termina em morte em São Leopoldo

Criminoso tomou cliente como refém e foi baleado por PM que jantava no local

Um homem foi baleado e morto, na noite dessa quarta-feira, ao tentar assaltar um restaurante no Centro de São Leopoldo, no Vale do Sinos. Ele entrou na Galeteria e Cia, na rua Osvaldo Aranha, tomou um cliente como refém e anunciou o roubo. Um policial militar que jantava no local ainda tentou negociar com o criminoso, mas houve um desentendimento, seguido de troca de tiros. O assaltante foi atingido por quatro disparos na região do tórax. Identificado pela Brigada Militar como Hermes Santana Moraes, de 28 anos, ele chegou a ser encaminhado ao Hospital Centenário, mas não resistiu aos ferimentos. O policial e o refém não ficaram feridos.

Fonte: Rádio Guaíba

Agência do Banco Bradesco é arrombada na zona Leste de Porto Alegre

Um monitor de computador foi levado

A agência do Bradesco na avenida Protásio Alves, no bairro Vila Jardim, na zona Leste de Porto Alegre, foi arrombada por volta da 1h30min da madrugada desta quinta-feira. De acordo com a Brigada Militar, um chamado da gerente da instituição foi feito ao 190 informando sobre o crime. Seguno relato da funcionária, foi furtado um monitor de computador. Não há testemunhas.

Fonte: Rádio Guaíba

Travesti é morto a tiros em Porto Alegre

Vítima ainda não foi identificada

Crime aconteceu na esquina da rua Paraíba com avenida Farrapos. Crédito: Tarsila Pereira/CP

Crime aconteceu na esquina da rua Paraíba com avenida Farrapos. Crédito: Tarsila Pereira/CP

Um travesti foi morto a tiros no início da manhã desta quinta-feira, na esquina da rua Paraíba com a avenida Farrapos, no Centro de Porto Alegre. De acordo com a titular do 2º Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (HDPP), delegada Jeiselaure Souza, a vítima teria sido executada com um tiro na cabeça.

Um cachimbo de craque foi encontrado na bolsa da travesti, que trabalhava se prostituindo na região, mas ainda não se sabe a motivação do crime. A polícia ainda não identificou a vítima e a investigação ficará sob responsabilidade da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa. Imagens das câmeras de segurança serão analisadas para tentar identificar o autor do crime. No momento, a suspeita é de que apenas uma pessoa esteja envolvida. 

Fonte: Rádio Guaíba

Armas artesanais são encontradas na Penitenciária Estadual de Santa Maria

Drogas, além das armas e telefones celulares estavam escondidos entre os presos

Agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e policiais do 2º Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar realizaram, na noite dessa quarta-feira, na Penitenciária Estadual de Santa Maria, uma revista geral na galeria B motivada por uma denúncia anônima de que havia armas naquele local.

Um efetivo de 40 agentes da Susepe e 29 policiais do 2º BOE localizaram 447 porções de maconha, dez telefones celulares, dois carregadores, duas baterias de celular, um chip de telefone, um cartão de memória e uma bucha de cocaína. Outros 60 gramas de maconha e seis armas artesanais (estoques) estavam em poder dos presos.

A operação começou no final da tarde e foi concluída no final da noite. Não foram localizadas armas de fogo durante a revista.

Fonte: Rádio Guaíba

Ex-PMs são condenados por morte de soldado em Porto Alegre

As investigações concluíram que a vítima foi morta porque tinha conhecimento do envolvimento dos PMs em uma quadrilha de tráfico de drogas, receptação, roubo, apropriação indébita e corrupção

A 1ª Vara do Tribunal do Júri condenou os três homens que eram julgados pela morte do soldado da Brigada Militar Iuri Merlini Martins. O crime ocorreu em 28 de janeiro de 2006, em Porto Alegre. Dois dos presos eram policiais militares. A acusação foi do promotor Eugênio Paes Amorim.

As investigações concluíram que a vítima foi morta porque tinha conhecimento do envolvimento dos PMs em uma quadrilha de tráfico de drogas, receptação, roubo, apropriação indébita e corrupção.

Segundo o Tribunal de Justiça, o ex-policial Otto Gesswein foi condenado a dois anos de reclusão. A pena para Josevaldo João da Silva é de 5 anos e seis meses. Já o terceiro acusado, Nilson Renato da Conceição vai cumprir pena de 24 anos e um mês.

Fonte: Rádio Guaíba

DUAS RESIDÊNCIAS SÃO ARROMBADAS EM CAXIAS DO SUL

Na manhã de quarta-feira três homens armados, invadiram uma residência e renderam a proprietária de 38 anos na Rua Carla Pauletti, bairro Altos do Seminário, em Caxias do Sul. De acordo com  a Brigada Militar do local roubaram vários relógios masculinos de marcas diversas, aproximadamente R$ 2.000,00 em dinheiro, cartões de creditos de bancos diversos. Após o roubo os indivíduos fugiram em um veículo Ford Fiesta de cor azul.

Por volta das 15h11min, na Rua Guavirovas, bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, outra vítima relatou que  sua residência foi arrombada e do interior furtado uma televisão, um notebook Samsung e dois DVDs.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

QUATRO VEÍCULOS SÃO ROUBADOS NA SERRA GAÚCHA

Na tarde de quarta-feira na rua Visconde Maua, bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, foi roubado por um individuo armado com um revolver, o veículo Toyota/Corolla Xei20flex, placas AUC 0046, de cor cinza, ano modelo 2014. Conforme a vítima de 75 anos, o homem era de estatura mediana, usava boné vermelho e camiseta cinza, estava armado de revolver e após o roubo tomou rumo ignorado.

Por volta das 18h35min, na rua Mario de Boni, bairro Sanvitto, em Caxias do Sul, foi roubado por um indivíduo armado de revólver, o veículo Gm Astra Hb 2p Advantage, placas INN 3349, de cor branca, ano 2007. Após o roubo o indivíduo fugiu com o veículo em direção ao centro de Caxias do Sul.

Na manhã de ontem, na rua Tereza Morais, bairro Sagrada Família, Caxias do Sul, foi roubado por um indivíduo armado de revólver, o veículo GM ASTRA SEDAN, ILK 1953, de cor bege, ano 2004. Após o roubo o indivíduo fugiu em direção à BR 116.

Ainda na quarta-feira por volta das 20h10min, na rua Treviso, bairro medianeira, no Salão da Igreja, em Farroupilha, em contato com a Sr Adriana Rodrigues dos Santos, comunicou que estava saindo do jogo de futebol quando um individuo se aproximou e falou pra mesma não gritar e passar a chave do veiculo. Foi roubado o veiculo Honda/Civic, placas INW 1052 de cor prata. Após o roubo o individuo fugiu em direção a Caxias do Sul. Na rua Independência, próximo do Hospital São Carlos, também em Farroupilha, outra vítima comunicou que estacionou neste local o seu veiculo VW/Gol placas BXO 3077, por volta das 20h10min e ao retornar as 21h10min, não mais o localizou.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Operação Suçuarana desbarata quadrilha de tráfico internacional de drogas

Porto Alegre/RS: Uma organização criminosa foi desarticulada na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, em Operação da Polícia Federal. São cumpridos mandados de prisão e 26 mandados de busca no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além do sequestro de 21 imóveis e 120 veículos, entre carros, utilitários e caminhões. Mais de 150 policiais federais estão envolvidos na ação.

A investigação realizada pela PF durou aproximadamente um ano e desmontou um esquema de tráfico de drogas que movimentava células em diversos estados brasileiros. Neste período, houve apreensões de entorpecente, totalizando 1,1 tonelada de cocaína e 3 toneladas de maconha.

Inicialmente, a cocaína vinha da Bolívia de avião e chegava ao Paraguai, onde atravessava para o Brasil via terrestre até Ponta Porã, onde existia um laboratório de refino, já estourado em 28 de março deste ano. O entorpecente era embalado e transportado para Dourados-MS, de onde seguia em fundos falsos de caminhões para quatro estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Alguns integrantes da quadrilha moravam em condomínios de luxo e possuíam carros importados. Em um dos casos, um indivíduo montou uma revenda de veículos para justificar o seu patrimônio. Os presos responderão pelos crimes de Tráfico de Drogas com agravante pela transnacionalidade, Associação por Tráfico, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro. Se somadas, as penas máximas ultrapassam 33 anos de prisão.

OPERAÇÃO SUÇUARANA

Suçuarana é um dos nomes da onça-parda, mamífero com ampla distribuição geográfica e um exímio predador. A relação vem com o alcance do grupo e sua agilidade em realizar operações de tráfico.

Será concedida entrevista coletiva às 14 horas de hoje, 29, na Superintendência da Polícia Federal (Av. Ipiranga, nº 1365 – Porto Alegre/RS

Fonte: Informativo Ação Preventiva

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Quase 400 policiais civis devem trabalhar com foco na Copa em Porto Alegre

Efetivo da corporação vai contar com 25 delegados e 371 agentes

A apresentação do efetivo da Polícia Civil ocorreu nesta quarta-feira na Academia de Polícia (Acadepol), em Porto Alegre. Dos 371 agentes e 25 delegados mobilizados, 74 policiais civis serão enviados para as cidades na fronteira, principalmente com a Argentina. Os demais serão utilizados na Capital e região Metropolitana, sendo que 100 policiais serão destinados à Divisão Judiciária de Operações (DJO), reforçando o atendimento das equipes volantes e da área judiciária. A coordenação geral para assuntos relacionados ao evento é do Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Antônio Vicente Vargas Nunes.

Um ônibus, adquirido com recursos do Ministério da Justiça e entregue por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), deve funcionar como uma delegacia móvel, servindo para atendimento com registro de ocorrência e equipado com câmeras de segurança, telefone, internet móvel, sala de contenção e local de espera com toldo.

O delegado Antônio Vicente Nunes anunciou que na Academia Civil Integrada de Segurança Pública (ACISP), na avenida Antônio de Carvalho, vai funcionar uma central com área judiciária específica para o atendimento de questões referentes à Copa e atuação de representantes de diversos órgãos como o Judiciário, Ministério Público, Instituto Geral de Perícias, Defensoria Pública, OAB, Brigada Militar, Conselho Tutelar e Susepe.

Em torno de 30 policiais civis serão destinados para atuarem na 1ª Delegacia de Polícia (DP) Regional Metropolitana já que a seleção do Equador vai ficar hospedada em Viamão durante o Mundial. O restante dos agentes fica distribuído no Departamento da Criança e Adolescente (DECA), no Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE), na Delegacia para o Turista (DPTUR) e nas Delegacias de Polícia da Capital, em especial a 1ª, a 8ª, a 10ª, a 17ª DP e a 20ª DP, onde deve ocorrer a maior demanda de ocorrência por estarem próximas dos locais de jogos e comemorações vinculadas ao evento.

PF gaúcha recebe dois blindados para Copa do Mundo
Já a Polícia Federal (PF) gaúcha recebeu nessa manhã dois veículos blindados que serão usados durante a Copa do Mundo. Ambos serão usados em escoltas de chefes de Estado que vierem ao Rio Grande do Sul em função do Mundial. Os veículos fazem parte de um lote de 36 Mitsubishi Pajero Full, na cor preta, distribuídos às PFs das 12 cidades-sedes do evento, incluindo Porto Alegre. Cada uma pesa mais de duas toneladas e é equipada com sirene, GPS, indicadores luminosos e alertas sonoros. A blindagem suporta tiros de calibres 22, 38 e 9 milímetros.

Fonte:Correio do Povo

Preso suposto chefe de quadrilha de desmanche e clonagem de carros em São Leopoldo

Polícia Civil estima que grupo vinha roubando média de 100 veículos por mês na região Metropolitana

A Polícia Civil prendeu hoje um homem de 28 anos, apontado como chefe de um esquema de clonagem e desmanche de veículos, durante a operação Mutatio deflagrada nessa manhã, em São Leopoldo, na região Metropolitana. O nome “mutatio” se dá devido à mutação feita em veículos ilegais a fim de parecerem ter aspecto de legalidade.

Os agentes da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo começaram, 30 dias atrás, a investigar um esquema ilegal de roubo de veículos no Vale do Sinos. Nesse esquema criminoso, veículos eram roubados, na maior parte das vezes à mão armada em Porto Alegre e Novo Hamburgo, assim como em toda a região Metropolitana. Foram encontrados veículos com placas de Charqueadas, Dois Irmãos, Curitiba, Ivoti, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Porto Alegre. A estimativa da Polícia Civil é de que quadrilha vinha roubando uma média de 100 carros por mês.

Os crimes acorriam durante a noite e os veículos eram levados para uma oficina de fachada em São Leopoldo. Uma das estratégias da quadrilha era receber os carros roubados e prepará-los para serem vendidos em outros estados, principalmente no Paraná. Depois os carros eram preparados com placas clonadas e documentação falsa e, por fim, transportados de caminhão cegonha para o destino final. Em uma segunda estratégia, os criminosos recebiam os veículos para desmanche e revenda das peças em São Leopoldo.

Fonte:Correio do Povo

18° BPM APREENDE RÉPLICA E UM REVÓLVER CALIBRE 38

Na Terça-feira (27/05), às 19h30min, na Rua Borges, Bairro Jardim Krahe em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 1ª Companhia abordou J.J.J.P., 16 anos, que estava conduzindo a motocicleta HONDA/CG 125 CARGO, cor amarela, placas DGH4137, e portava uma réplica de revólver em PVC.

Diante dos fatos, a motocicleta foi recolhida, sendo o adolescente conduzido juntamente com o responsável à DPPA de Viamão, para registro de ocorrência por Dirigir Veículo sem CNH e Apreensão de Objeto. 

Na madrugada de terça-feira na Rua José Antônio Dauth, na Vila Universal em Viamão, abordou e prendeu Juliano L. A., 19 anos, que estava de posse de um revólver, calibre 38, numeração raspada, municiado com 04 cartuchos intactos.

Diante dos fatos, o revólver foi apreendido e dada voz de prisão ao autor sendo conduzido à DPPA de Viamão, para a lavratura do flagrante por Porte Ilegal de Arma.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Criminosos atiram contra PMs e acabam presos no Xará, em Gravataí

Xara

Fotos divulgação: BM

No inicio da tarde de segunda-feira, na Rua Princesa Isabel, na Vila Xará, em Gravataí, uma guarnição do 17ºBPM, fazia o patrulhamento de rotina, quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita em frente a uma residência, quando o suspeito percebeu a presença da viatura entrou correndo para dentro da casa gritando “...OLHA OS HOME...”, nesse momento saíram outros dois indivíduos armados de dentro da residência e passaram a efetuar disparos de arma de fogo contra os Policiais. Dois indivíduos acabaram presos no local, um conseguiu fugir pulando uma janela dos fundos da residência e se embrenhando em um matagal. O Grupamento Aéreo da Brigada Militar, foi acionado, e foi montado um cerco no local, para a captura desse outro indivíduo, que conseguiu fugir do cerco.

As 16hs, uma viatura foi acionada devido a um arrombamento em uma residência na Rua Getúlio Vargas, também no Xará. Ao chegarem ao local, os Policiais localizaram o indivíduo escondido debaixo de cobertas na cama de um dos quartos. Ele foi identificado pelos Policiais como sendo o terceiro indivíduo envolvido no tiroteio. Foram presos Jeferson R. G., 22 anos, vulgo “CHAROPINHO”, com antecedentes criminais por dois homicídios e ameaça, com ele os Policiais apreenderam uma Pistola cal.380, com numeração raspada, com 15 munições, um carregador com 12 munições, e na mochila do criminoso foram encontradas mais 15 munições cal.380, uma munição 9mm, dois aparelhos celulares, 5 pedaços de maconha pesando aproximadamente 30,7g, quatro trouxinhas do mesmo entorpecente, R$ 1.622,00, um rádio comunicador e a chave de uma Nissan em ocorrência de roubo, Fabrício S., 20 anos, vulgo “BOLA”, sem antecedentes criminais, que portava 7 munições cal.38 R$ 24,00 e um aparelho celular, e um adolescente de 16 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecente, que portava um Revólver cal. 38, registrado em nome de outra pessoa, com 6 munições, e um rádio comunicador.

No celular de um dos criminosos foram encontradas fotos da quadrilha exibindo armas, inclusive uma metralhadora. O trio foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí onde foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio, associação para o tráfico, tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma. O adolescente acabou sendo entregue aos responsáveis e os maiores foram recolhidos ao Presídio Central em Porto Alegre.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ASSALTANTE DE ÔNIBUS É PRESO EM RIO GRANDE

Assaltante de ônibus (2) Assaltante de ônibus (1)

Fotos divulgação: BM

Policiais Comunitários do 6º BPM, na terça-feira (27/5), às 12h, na Rua Dom Bosco, no bairro Cidade Nova, em Rio Grande, encontravam-se em patrulhamento quando foram informados pelo motorista de um ônibus que o veículo havia sofrido assalto. Foram repassadas as características do indivíduo aos policiais militares e nas proximidades foi localizado M.A.T.Q., de 36 anos, de posse de objetos e dinheiro roubado do transporte coletivo. O indivíduo assumiu a autoria do assalto sendo que não portava arma de fogo e sim um pedaço de madeira enrolado em um pano. O mesmo possui extensa ficha criminal respondendo por tentativa de homicídio, tráfico de entorpecentes, roubos e furtos. Foi conduzido à delegacia de polícia onde foi reconhecido por outras vítimas de assaltos. Posterior foi recolhido à penitenciaria. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM prende casal traficando no bairro Cibrazém

Na manhã da quarta-feira (28/4), às 8h50, na Rua A, no bairro Cibrazém, em Rio Grande, uma guarnição do 6º BPM, localizou o homem V.N.B., e a mulher J.C.C.R., ambos de 53 anos de idade. Com eles foram localizado 47 pedras de crack, um telefone celular e a quantia de R$ 116,60. Foram presos em flagrante delito e conduzidos à delegacia de polícia. Ele já responde por tráfico de entorpecentes, violação de domicilio e ameaça.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Semana da Pátria Reunião da LDN

Novidades do concurso cultural, tema municipal e homenageado serão divulgados em junho

Fotos divulgação: BM
A diretoria da LDN – Liga de Defesa Nacional/Núcleo Erechim realizou, nesta terça-feira (27), reunião de trabalho para organizar a Semana da Pátria 2014. Durante o encontro foram conhecidos os temas nacional e estadual e, também,definidos alguns detalhes do concurso cultural, que deverá ter a música incluída na disputa.

O presidente da Liga e capitão da Brigada Militar, Maurício Paraboni Detoni, anunciou que, nas comemorações cívicas deste ano, a LDN promove, em nível nacional, a Amazônia, e em nível estadual, o centenário do nascimento do compositor Lupicínio Rodrigues com o tema ‘Meu jeito de ser brasileiro – Lupicínio Rodrigues, 100 anos de dores e amores’. O tema municipal e o homenageado, além das novidades do concurso culturalserão divulgados durante o lançamento da terceira edição do certame, marcado para o dia 17 de junho. Poderão participar do concurso, que visa promover ações da Liga entre os estudantes dos Anos iniciais, alunos dos 3º, 4º e 5º anos de todas as instituições de ensino das redes pública e particular do Município de Erechim.
A chegada do Fogo Simbólico no dia 21 de agosto, às 16 horas, na sede do 13 BPM – Batalhão de Polícia Militar marca o início das comemorações. Já a abertura da Semana da Pátria acontece no dia 1º de setembro, às 9 horas, na Praça da Bandeira.
A reunião também contou com a presença da 1ª vice-presidente da LDN/Núcleo Erechim, Thaís Janaína Wenczenovicz; da 1ª secretária, Kátia Rossi; da 2ª secretária, Marcia Machado; da tesoureira, Luciana Baruffi; dos conselheiros Alan Bresolin, Jadir Puti e Miguel Gotler; do representante da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Aladir Mariga e da colaboradora Eni Scandolara.
Fonte: Informativo Ação Preventiva







Homem é Preso com Moto Roubada em Gravataí

Na tarde de terça-feirana Av. Alexandrino de Alencar, na Morada do Vale I, em Gravataí, uma guarnição da PATRES da 2ªCia do 17ºBPM, fazia o patrulhamento de rotina, quando avistaram dois indivíduos em uma motocicleta Honda Biz de cor cinza, que assim que perceberam a presença da viatura empreenderam fuga. Ao serem alcançados pelos Policiais, o motociclista abandonou a moto, tentou fugir, mas acabou detido. Os Policiais constataram, pelo chassi, que a motocicleta havia sido roubada no último dia 24 na Rua Itacolomi, em Gravataí. A placa da moto já havia sido trocada, mas por um descuido dos criminosos, foi colocada a placa de outra motocicleta Honda Biz de cor preta que havia sido furtada no dia 13 de dezembro do ano passado na Rua Santa Clara na parada 65 de Gravataí. O carona da motocicleta foi qualificado como testemunha. O condutor da moto, identificado como Luciano R. R. J., 18 anos, sem antecedentes criminais, foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí onde foi autuado em flagrante por receptação de veículo.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Reunião Comunitária no bairro Parque Pedro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fotos divulgação: BM

Na segunda-feira (26/5), às 20h, na Associação de moradores do Parque São Pedro, em Rio Grande, aconteceu uma reunião com os policiais comunitários do 6º BPM, do núcleo 9, Soldados Denis, Alexandre, Luciano e S.Rocha. O núcleo atende os bairros Parque Marinha, Parque São Pedro, Jardim do Sol e Boa Vista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Participaram da reunião além dos policiais comunitários, o Major Leonardo, respondendo pelo comando do 6º BPM, o Sargento Sergio, da coordenação do projeto de policiamento comunitário, o Secretário Edison Lopes, moradores e comunidade em geral. Na ocasião foram debatidos assuntos de infraestrutura dos bairros e relacionados a segurança pública daquelas comunidades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS EM VIAMÃO

Na Terça-feira (27/05), às 11h30min, na Rua Olavo Miranda de Figueiredo, Bairro Jardim Ipê em Viamão, o 18º BPM através da Patrulha Comercial abordou e prendeu PAULO HENRIQUE DOS SANTOS BARBOSA JÚNIOR, 20 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecentes (4x), que trazia consigo 26 pedras de crack, 05 buchas de cocaína e R$ 32,00.

O material foi apreendido e o preso conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), para a lavratura do flagrante por Tráfico de Entorpecentes.

R Santana

Fotos divulgação: BM

Por volta das 02h57min, de terça-feira na Rua Santana, Bairro Sepé Tiaraju em Viamão, o 18º BPM através da Companhia de Operações Especiais (COE), abordou e prendeu TIALE GRILLER PINTO, Alcunha "ALEMÃO", 25 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecentes e lesão corporal, que estava de posse de 214 pedras de crack e R$ 43,00 em notas fracionadas, provenientes do ilícito.

Rua Santana

Diante dos fatos, o material foi apreendido e dada voz de prisão ao autor, sendo conduzido à DPPA de Viamão para a lavratura do flagrante por Tráfico de Drogas.

Foragido - Santa Rita

No Domingo (25/05), às 22h20min, na Rua Santa Rita, Bairro Santa Rita em Viamão, o 18º BPM através da Companhia de Operações Especiais (COE), abordou e prendeu RAFAEL SOARES MILBRADT, 31 anos, com antecedentes criminais por homicídio (4x) e entorpecente tráfico (2x), o qual se encontrava procurado pela justiça e estava portando um revólver, calibre 38, numeração suprimida, municiado com 06 cartuchos intactos.

Tráfico - Santa RitaPorte Ilegal e Forgido

No interior da residência foram localizadas 100 gramas de cocaína, 205 gramas de crack e 01 balança de precisão.

Diante dos fatos, o material foi apreendido e dada voz de prisão a RAFEL, sendo conduzido à DPPA de Viamão, para a lavratura do flagrante por Tráfico de Drogas e Porte Ilegal de Arma.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PF conclui investigação de extração mineral ilegal no Chuí

Extração Areia Chuí

Foto divulgação: PF

Santa Vitória do Palmar/RS - A Polícia Federal encerrou, nesta terça-feira (27/05), o Inquérito Policial instaurado para investigar o crime de extração mineral ilegal, onde evitou-se a a retirada clandestina de aproximadamente 350 mil m³ de areia no Chuí. A investigação policial durou quase sete meses e resultou no indiciamento de quatro responsáveis pelos crimes, dentre eles a empresa atualmente subcontratada que realiza a construção de parte do complexo de captação de energia eólica na região.

Além da pessoa jurídica, foram indiciados o diretor responsável pela empresa na localidade e o proprietário da área rural ilegalmente explorada, ambos pelo crime contra patrimônio, na modalidade de usurpação de matéria prima pertencente a União, e o delito de extração ilegal de recursos minerais. Completa a lista um engenheiro contratado pela empresa, indiciado no crime de falsidade ideológica, pelo fato de ter apresentado documentos técnicos falsos durante o processo. A empresa poderá sofrer penas restritivas de direito, com impedimento em licitar com o poder público, suspensão das atividades, prestação pecuniária, além de criar um “antecedente criminal” em seus registros.

A Perícia realizada no local apontou que foram extraídos por volta de 50 mil m³ de areia e greda (argila) sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), sendo que, segundo os indícios apurados nas investigações, correspondem ao valor aproximado de R$ 500 mil. O projeto que estava sendo executado, antes da fiscalização da PF no local, estimava a retirada clandestina de 405 mil m³ de material mineral da área. O material mineral foi utilizado como base para a pavimentação de estradas no interior do parque eólico, ainda em construção no extremo sul do Brasil.

O Inquérito tramita perante a Vara Federal de Rio Grande e as informações serão compartilhadas, após autorização judicial, com a Advocacia-Geral da União (AGU) para fins de ressarcimento aos cofres públicos do valor correspondente ao material mineral ilegalmente explorado e comercializado pela empresa e o proprietário da área rural.

Fonte: PF e Informativo Ação Preventiva

terça-feira, 27 de maio de 2014

Polícia Civil desarticula quadrilha que roubava um carro por dia em Porto Alegre

Grupo atuava especialmente nos bairros IAPI, Passo d'Areia, Sarandi e Petrópolis

Operação contra roubo de veículos prende três em Porto Alegre. Crédito: André Ávila/CP

Operação contra roubo de veículos prende três em Porto Alegre. Crédito: André Ávila/CP

A Polícia Civil prendeu, nessa manhã, três integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de carro na zona Norte de Porto Alegre. O grupo atuava especialmente nos bairros IAPI, Passo d’Areia, Sarandi e Petrópolis, com cerca de 60 roubos entre março e maio, totalizando uma média de um veículo por dia. Quatro carros foram recuperados durante as investigações.

Na residência dos criminosos foram encontrados R$ 6 mil, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 22, além de computadores e smartphones de vítimas. Segundo o delegado Alexandre Vieira, da 9ª Delegacia de Polícia, que coordenou as investigações, nos telefones dos assaltantes foram encontradas mensagens de texto para proprietários de ferros-velhos que possivelmente funcionam como desmanches de veículos roubados.

Todos os integrantes da quadrilha, segundo a Polícia, foram identificados pelas vítimas, inclusive um quarto homem que segue foragido. Os três já capturados tiveram prisão preventiva decretada.

Fonte:Rádio Guaíba

BM Prende Dois Homens por Furto em Veículo

Na tarde de segunda-feira, a BM recebeu o comunicado de que dois indivíduos teriam arrombado um automóvel Ford/Escort na rua Pedro Alvares Cabral, no Centro de Erechim e furtado um aparelho de som. Segundo a Brigada Militra de posse das características, os Policiais realizaram buscas pela área, conseguindo localizar os acusados ainda nas imediações, com eles estava o produto do furto. Os dois criminosos receberam voz de prisão e foram apresentados na DP, onde foram autuados em flagrante, posteriormente foram recolhidos ao presídio da cidade. Na ficha criminal desses indivíduos, os quais já foram detentos, ambos de 28 anos de idade, se observa autoria em ameaça, furto, receptação, envolvimento com drogas e roubo.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

OCORRÊNCIAS CONTRA A MULHER – MARIA DA PENHA

Por volta das 08h45min de segunda-feira no bairro Cristo Rei, uma senhora de 34 anos de idade comunicou que na noite anterior havia sido ameaçada de morte por parte do companheiro. Disse que ele é dado ao vício da bebida, e quando está embriagado fica violento. O acusado, que teria 47 anos de idade, não foi localizado para ser ouvido, no caso não estaria mais na situação de flagrante. A ocorrência foi registrada para providências por parte da delegacia da mulher. Em consulta, junto ao Sistema Integrado da Segurança Pública, pode se observar vários registros pelas brigas do casal. Em 2011 ela foi detida após desferir golpes de faca contra o mesmo, ocasião em que ele foi atingido no braço, na perna e no abdômen, isso quando moravam no bairro Três Vendas.

Às 12h13, bairro Três Vendas, uma mulher comunicou que foi ameaçada pelo ex-companheiro. Relatou que conviveu com o acusado por aproximadamente um ano e há cinco estão separados, que ele ficou alguns meses preso e após ser solto, sabendo que ela estava tendo um relacionamento com outro homem, passou a lhe ameaçar. Que na data ele chegou até sua casa e, com arma em punho, repetiu as ameaças, neste momento chegou o atual companheiro dela e também foi alvo das ameaças. O autor não foi encontrado. A ocorrência foi registrada, com a solicitação de que se adotem as medidas protetivas de urgência. Em consulta, verifica-se que na madrugada do dia 07 de novembro de 2011 o acusado foi preso em flagrante, juntamente com um comparsa, por roubo, praticado contra um pedestre, no bairro São Cristóvão.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM RECUPERA VEÍCULO ROUBADO EM CANOAS

Um veículo em ocorrência de roubo foi localizado na noite de segunda-feira na Rua Farroupilha, bairro São José em Canoas. De acordo com a Brigada Militar o veículo foi recolhido e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro de recuperação.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MENOR INFRATOR É APREENDIDO COM COCAÍNA EM CANOAS

Por volta das 22h24min de segunda-feira um menor infrator foi apreendido com 09 petecas de cocaína e R$ 110,00 em dinheiro em Canoas. O adolescente foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Indiciado, motorista que provocou acidente na Ipiranga vai para o Presídio Central

Condutor negou embriaguez. Jovem de 19 anos morreu e dos quatro feridos, dois permanecem em estado grave

A Polícia Civil indiciou por homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar) o motorista de um Kadett que bateu contra uma árvore e invadiu o pátio da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), nessa madrugada, no cruzamento entre a avenida Ipiranga e a rua Ramiro Barcelos. Uma das cinco ocupantes do carro, Juliana Ribeiro Queiroz, de 19 anos, morreu na hora. Dois dos quatro feridos permanecem em estado grave: Kerol Scherer e Wagner de Matias, ambos na UTI do Hospital de Pronto Socorro (HPS). O condutor do Kadett, Roger Machado Gomes, foi um dos dois feridos que já receberam alta. Autuado em flagrante, ele foi encaminhado ao Presídio Central.

De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios de Trânsito, Gabriel Bicca, o jovem prestou depoimento no final da tarde desta segunda-feira e negou embriaguez. “Disse apenas que perdeu o controle do veículo e acabou se acidentado. Também não confirmou a informação de que fazia um racha”, afirmou o delegado Bicca.

Cinco garrafas de bebida destilada foram encontradas dentro do veículo, mas Gomes se negou a fazer o teste de bafômetro. Uma testemunha informou à Polícia que a colisão resultou de um racha entre o Kadett e outro carro. O delegado vai pedir imagens das câmeras da EPTC para esclarecer como ocorreu o acidente.

Fonte: Rádio Guaíba

Passo Fundo: homem é esfaqueado dentro do Campus e UPF emite nota

Crime teve suposta motivação passional. Vítima e agressor são alunos da universidade

Um homem de 44 anos foi internado em estado grave após ser esfaqueado por outro, de 24, na noite desta segunda-feira, dentro do Campus da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Norte gaúcho. O crime ocorreu por volta das 20h no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. A primeira informação repassada pela Brigada Militar era de que a vítima, Claudemir Altair Lenz, era estudante da UPF. Mais tarde, a corporação corrigiu o dado e confirmou que Lenz trabalha em uma empresa que presta serviço de eventos na universidade. Ele presenciou uma briga entre um estudante de 26 anos e uma aluna de 24 e decidiu intervir. Em meio à confusão, Lenz foi ferido com uma facada no tórax. A vítima foi encaminhada ao Hospital São Vicente de Paulo com um ferimento na altura do coração e corre risco de morrer.

Conforme a Brigada Militar, a jovem de 24 anos envolvida na confusão também ficou ferida e já recebeu atendimento e foi liberada. O suspeito do crime foi preso pela polícia minutos após o incidente. A Brigada Militar informou, preliminarmente, que o crime teve motivação passional.

UPF emite nota

A Universidade de Passo Fundo se manifestou a respeito do incidente, garantindo que está oferecendo apoio às vítimas e lamentando o ocorrido. Confira a nota na íntegra:

“A Universidade de Passo Fundo (UPF) vem a público lamentar o fato ocorrido na noite desta segunda-feira, 26/05, no Campus I, em que duas pessoas ficaram feridas em razão da agressão cometida por um aluno. A instituição zela pela segurança da sua comunidade acadêmica, está apurando o fato e oferecendo apoio às duas vítimas.”

Fonte: Rádio Guaíba

Copa dobra número de PMs em Porto Alegre

O objetivo dos PMs nas ruas é que eles se ambientalizem com a geografia e o ambiente da cidade

Os policiais que atuarão na Copa do Mundo, em Porto Alegre, já estão nas ruas da cidade. Conforme o coronel João Diniz Godói, comandante do Batalhão Copa (BCOPA) e do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o objetivo dos PMs nas ruas é que eles se ambientalizem com a geografia da cidade. Normalmente, a Capital gaúcha conta com um número entre 800 e 1 mil PMs. Neste período, 2 mil policiais estarão nas vias.

Os PMs estão concentrados em locais onde haverá maior movimento de turistas. Por exemplo, Aeroporto Salgado Filho, Estação Rodoviária, Centro Histórico e pontos turísticos, como a Usina do Gasômetro, entre outros. O efetivo deve ficar nas ruas até o dia 18 de julho. O coronel destaca que há uma redução na incidência de crimes nas regiões onde houve um aumento de PMs.

Fonte: Rádio Guaíba

HOMEM MORRE EM CAXIAS DO SUL

A vítima estava internada desde fevereiro deste ano, quando foi agredida

Um homem que foi agredido morreu por volta das 23h de domingo em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar a vítima Antônio Ricardo Rodrigues da Silva, 32 anos deu entrada no Hospital Pompéia desde o dia 27 de fevereiro deste ano e ficou internado até o falecimento. Ele foi localizado na epoca pelo Samu próximo a Lagoa do Desvio Rizzo.

Antônio tinha antecedentes por tráfico de drogas, furto de veículo, roubo a coletivo, roubo a pedestre e receptação, e estava em liberdade provisória. Não há testemunhas nem motivação do crime.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO COM PISTOLA PT 59 E MUNIÇÕES

Por volta das 15h10min de segunda-feira um homem armamdo com uma faca ameaçou sua ex-companheira na Rua Independência, bairro Planalto em Vacaria De acordo com a Brigada Militar, PMs foram ao local e localizaram o homem no interior do apartamento, com ele foi apreendido um carregador de pistola. Na camionete Ford Ranger localizaram uma pistola PT 59 e mais 11 cartuchos.

R. A. C, foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

26° BPM PRENDE DOIS HOMENS E APREENDE MENOR COM VEÍCULO FURTADO

Na madrugada desta terça-feira um menor de 16 anos foi apreendido e dois homens foram presos com veículo roubado em Cachoeirinha. De acordo com a Brigada Militar durante patrulhamento de rotina, os policiais militares avistaram o veículo Ford/Del Rey sendo empurrado por três pessoas em atitude suspeita. O trio foi abordado sendo eles, F. F. A., 18 anos, o menor de idade G. S. D. S., 16 anos e F C. T. F., 34 anos, todos com antecedentes criminais. Durante revista pessoal nada foi encontrado com ambos, em consulta a placa do veiculo foi constatado estava em ocorrência de furto. Todos foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento pra o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR PRENDE POR ROUBO A PEDESTRE NA CAPITAL

image

Foto divulgação: BM

Policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (26/05), em Porto Alegre, na av. Protásio Alves, bairro Bom Jesus, prenderam dois indivíduos por roubo a pedestre. Os policiais estavam em patrulhamento de rotina, quando foram abordados por uma vítima que havia sofrido o roubo de seus pertences no interior do ônibus e que os homens haviam descido do coletivo. Após efetuado buscas nas proximidades, foi efetuada a abordagem e a prisão dos criminosos, sendo apreendido com eles os pertences da vítima. Os presos foram conduzidos à 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR PRENDE POR RECEPTAÇÃO DE VEÍCULO

image

Foto divulgação: BM

Policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar, ROCAM na tarde desta segunda-feira (26/05), em Porto Alegre, na av. Farrapos, bairro Navegantes, prenderam três indivíduos por receptação, sendo um dos integrantes mulher. Os policiais estavam em patrulhamento, quando suspeitaram do veículo NISSAN/MARCH de cor prata em atitude suspeita, após abordagem em revista veicular foi constatado que o veículo encontrava-se clonado. Diante do fato foi dada voz de prisão aos indivíduos e encaminhados à 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Passa de 100 número de vítimas de golpe do aluguel na Capital

Detento do Presídio Central era o chefe do esquema, realizado com auxílio de companheira

A Polícia Civil estima que mais de 100 pessoas tenham caído no chamado golpe do aluguel, comandado por um detento do Presídio Central de Porto Alegre. A titular da 17ª Delegacia, delegada Carmen Katia Regio, explica que, através de escutas, foi possível identificar o preso responsável pelo esquema, que tinha auxílio da companheira, que está em liberdade. Conforme ela, a dupla agia há pelo menos seis meses na Capital. O valor total arrecadado com o esquema ainda não foi apurado.

O homem fingia ser proprietário de uma empresa e pedia a uma agência de empregos candidatas para trabalhar como corretoras de imóveis. Assim, elas eram orientadas a ir até imobiliárias e solicitar as chaves de imóveis disponíveis para locação e depois mostrar os locais a possíveis locatários.

A mulher do presidiário fazia cópias das chaves e fingia ser dona dos  imóveis oferecidos. Dessa forma, contratos falsos eram assinados e as vítimas só descobriam a fraude depois de pagarem o valor devido. Com o esquema, os fraudadores tinham duas fontes de lucro: com o serviço prestado pelas vítimas contratadas para um emprego, mas que no fim não recebiam salário, e com o aluguel adiantado recebido dos locatários enganados.

A delegada confirmou que a mulher envolvida na fraude já prestou depoimento e admitiu a participação. A dupla deve ser indiciada por estelionato, cuja pena varia de um a cinco anos de prisão. Carmen fala que também foi encontrada na residência da suspeita fardamento e armas exclusivas do Exército. Ela vai apurar como o material foi obtido e com qual objetivo. Segunda ela, há possibilidade de que as roupas tenham sido usadas para realizar assaltos.

Carmen relata que, em 2011, o mentor da fraude já havia cometido roubo com o uso de uniforme da Polícia Federal. Além disso, ele já tinha antecedentes por latrocínio e tentativa de homicídio. A companheira dele não possuía registros anteriores.

Fonte: Rádio Guaíba

BM DESARTICULA PONTO DE TRÁFICO EM GRAVATAÍ

Por volta das 23hs de sábado, na Travessa Boqueirão, no Bairro Sagrada Família, em Gravataí, uma guarnição das Patrulhas Especiais (PATRES) da 2ªCia do 17ºBPM, recebeu uma denúncia anônima de que um bar no local servia como ponto de venda de entorpecente. Segundo a Brigada Militar ao chegar ao local, os PMS avistaram dois indivíduos, sendo que um deles conseguiu fugir. O outro indivíduo foi identificado como sendo Avelino P. A., 43 anos, vulgo “MILICO”, proprietário do estabelecimento, que possui antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, tráfico duas vezes, porte ilegal de arma, homicídio, ameaça, lesão corporal e violência doméstica.

Com ele os Policiais encontraram um pedaço de maconha. A companheira de “MILICO”, Dalvana S., 24 anos, sem antecedentes criminais, que estava atrás do balcão, também foi detida, pois em baixo do balcão os Policiais encontraram mais alguns tijolos do entorpecente. No total foram apreendidos 4.300 kg de maconha e ainda R$ 527,00 (quinhentos e vinte e sete reais). O casal foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí onde foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecente e associação para o tráfico.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM Recolhe Duas Armas de Fogo em Rio Grande

Adolescente portando espingarda

Foto divulgação: BM

Na madrugada do sábado, na Rua Paulino de Melo Dutra, no bairro São João, em Rio Grande, uma guarnição do 6º BPM, abordou um adolescente infrator de 17 anos, e localizou com ele uma espingarda calibre 12, dois canos, sem marca aparente, municiada com um cartucho. O adolescente tentou dispensá-la. O adolescente foi conduzido ao hospital e posteriormente a delegacia de polícia.

Ainda na madrugada de sábado, na Avenida Major Carlos Pinto, outra guarnição do 6º BPM, encontrava-se em patrulhamento quando foi informada por populares que um indivíduo estava com uma arma na mão em via pública e que teria seguido em direção ao bairro Dom Bosquinho. Com as características localizaram M.R.S.O., de 18 anos, e na revista pessoal em sua cintura foi encontrado um revólver calibre 38, taurus, oxidado, com três munições intactas. Foi preso e conduzido à delegacia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem é Preso e Armas Apreendidas pelo 17° BPM

Na noite de domingo na Rua Raul Seixas, na Vila Tom Jobim, em Gravataí, uma guarnição das Patrulhas Especiais (PATRES) da 2ªCia do 17ºBPM, recebeu a denúncia de que haveria um homem armado em uma residência. Conforme a Brigada Militar ao chegar no local, os Policiais avistaram o suspeito em frente à residência, que correu para o interior da casa onde acabou preso. Ele foi identificado como Michael S. S., 30 anos, com antecedentes criminais. Com ele foi encontrado um Revólver calibre 38, com numeração raspada e municiado, uma bucha de cocaína, uma pedra de crack, uma pequena porção de maconha, R$ 205,50 (duzentos e cinco reais e cinqüenta centavos).

Os Policiais efetuaram uma busca no interior da residência e localizaram dentro de um roupeiro, mais um revólver calibre 38 de fabricação argentina, com a numeração raspada. O indivíduo foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e posse de entorpecente.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Policiais Comunitários do 6º BPM Apreendem Motocicletas‏

Policias comunitarios recolhem motocicletas (1)

Fotos divulgação: BM

Policiais Comunitários do 6º BPM localizaram dois adolescentes infratores, ambos de 17 anos, conduzindo duas motocicletas, as quais eram utilizadas para fazer racha em via pública, colocando em risco a segurança de moradores do bairro Santa Rosa, em Rio Grande. As motocicletas foram recolhidas e os adolescentes encaminhados à delegacia.

Policias comunitarios recolhem motocicletas (2)

Fonte: Informativo Ação Preventiva