sábado, 24 de maio de 2014

BM FLAGRA TRIO DEPENANDO VEÍCULO EM SAPUCAIA DO SUL

Três homens foram presos com veículo roubado na tarde deste sábado, na Travessa Maua, bairro Garimpo  em Sapucaia do Sul. Conforme a Brigada Militar, policiais militares flagraram o trio depenando o veículo Palio Weekend 2009. Um deles estava na situação de foragido. O veículo estava na situação de roubo.

Todos foram conduzidos a Delagacia de Polícia de Pronto Atendimento Canoas (DPPA) para o registro do flagrante. O veículo recolhido.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MULHER É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE POÇO EM SAPUCAIA DO SUL

O caso será investigado pela Pólícia Civil (PC)

Foto: Sapucaia do Sul<br /><br />Uma mulher de 66 anos, foi encontrada morta dentro de um poço em sua propriedade na zona rural de sapucaia, Av, Justino Camboim, nº 5800 próximo ao campo de futebol da fazenda dos Prazeres.<br /><br />A mulher foi encontrada pelo irmão que chegou de viagem de Santa Catarina e deu falta da irmã. Segundo o próprio homem começou a suspeitar após encontrar todos os pertence da irmão em cima da cama, inclusive seu chinelos e sapatos indicando que teria saído descalça. <br /><br />A policia suspeita que a mulher tenha sido assassinada, porque o poço estava com a tampa, foi o forte cheiro que chamou a atenção de amigos e familiares que encontraram o corpo. <br /><br />O irmão desconfia que o crime tenha sido motivado por algum desafeto ou por dinheiro, já que a vitima possui varias residências de aluguel, localizada em São Leopoldo e Esteio, e gostava de viver no campo isolada da família.<br /><br />A perícia foi chamada ao local e os bombeiros tem a difícil missão de retirar o corpo de dentro do poço que tem uns 10 metros de fundura.

Foto divulgação: Ação Preventiva

Uma mulher de 66 anos, foi encontrada morta dentro de um poço em sua propriedade na zona rural de sapucaia, Av. Justino Camboim, nº 5800 próximo ao campo de futebol da fazenda dos Prazeres.

A mulher foi encontrada pelo irmão que chegou de viagem de Santa Catarina e deu falta da irmã. Segundo o próprio homem começou a suspeitar após encontrar todos os pertence da irmão em cima da cama, inclusive seu chinelos e sapatos indicando que teria saído descalça.
A policia suspeita que a mulher tenha sido assassinada, porque o poço estava com a tampa, foi o forte cheiro que chamou a atenção de amigos e familiares que encontraram o corpo.

O irmão desconfia que o crime tenha sido motivado por algum desafeto ou por dinheiro, já que a vitima possui varias residências de aluguel, localizada em São Leopoldo e Esteio, e gostava de viver no campo isolada da família.

A perícia foi chamada ao local e os bombeiros tem a difícil missão de retirar o corpo de dentro do poço que tem uns 10 metros de fundura.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Identificada Mulher que foi Morta e Teve os Olhos Arrancados em Novo Hamburgo

Vítima foi identificada como Maria Lauro da Silva da Rosa, 63 anos

O crime brutal e com requintes de crueldade, foi descoberto por volta das 21h desta sexta-feira na Rua Athanásio Becker, bairro Canudos.

Segundo a Brigada Militar a vítima foi identificada como Maria Lauro da Silva da Rosa, 63 anos. A vítima estava sem olhos, sem parte da pele do rosto, sem os lábios  e com lesões pelo corpo, de acordo com a descrição repassada pelos policiais militares que atenderam a ocorrência. O titular da Delegacia de Polícia de Homicídios, delegado  Enizaldo Plentz, a vítima foi assassinada com uma pá de corte, que golpeou seu pescoço. Ele disse que não como afirmor que os olhos foram arrancados por alguém com algum instrumento, por que a ação dá a impressão de ter sido feita por algum animal.

Vizinhos revelaram que Maria era proprietária de duas casas no bairro. Em uma delas ela morava e a outra ela alugava, o suspeito de matar a moradora seria um inquilino. O jovem de 20 anos havia saído do local há cerca de um mês e meio, mas deixou os imóveis.  De acordo com moradores, a vítima morava a cerca de 30 anos no local. Segundo testemunhas, a mulher foi vista pela última vez na tarde de quinta-feira. Nenhum familiar compareceu ao IML para identificr a vítima.

O suspeito já foi identificado e esta sendo procurado

Fonte: NH

Homem foge de batina após furtar igreja de Porto Alegre

Suspeito admitiu ter invadido a Paróquia João Paulo II, no bairro Lami

Homem foge de batina após furtar igreja de Porto Alegre Diogo Zanatta/Especial

Homem foi levado à delegacia vestindo a batina roubada Foto: Diogo Zanatta / Especial

Um homem foi preso pouco antes das 2h deste sábado após furtar uma igreja da zona sul de Porto Alegre. O flagrante inusitado ocorreu na Avenida Edgar Pires de Castro, no Lami.

De acordo com 21º Batalhão de Polícia Militar, uma viatura que fazia o patrulhamento da região desconfiou quando viu um indivíduo trajando batina com um volume debaixo da roupa. Ao realizar a abordagem, viram que ele escondia uma televisão de 32 polegadas e levava um notebook na mochila.

Wagner Costa Menezes, 22 anos, confessou que havia quebrado o portão da Paróquia João Paulo II, tirado uma telha e invadido o local, de onde furtou os objetos e mais um par de tênis do padre.
Ele foi encaminhado à 2ª DPPA e autuado em flagrante por furto qualificado - pelo dano ao telhado da igreja.
O fato chamou a atenção das autoridades e do delegado Thiago Carrijo Fraga, que atendeu a ocorrência.

— Ele admitiu que pegou a batina porque achou bonita — contou.

Fonte: Zero Hora

Caminhonete colide em viaturas e capota durante perseguição em Santa Maria

Veículo tinha sido roubado em Canoas e estava com a identificação alterada

Caminhonete colide em viaturas e capota durante perseguição em Santa Maria Divulgação PRF/

Hilux foi recolhida depois de se envolver no acidente Foto: Divulgação PRF

O motorista de uma caminhonete roubada foi preso em flagrante após perseguição envolvendo Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Brigada Militar na madrugada deste sábado em Santa Maria. A Hilux estava na BR-158, sentido Rosário - Santa Maria, por volta de 2h, quando a PRF se aproximou para a abordagem.

Segundo a ocorrência policial, o suspeito acelerou contra a viatura e fugiu em alta velocidade, ultrapassando os 150 km/h. A Brigada Militar foi acionada e a perseguição seguiu pela Cohab Tancredo Neves, pela contramão na Avenida Paulo Lauda, e foi ate a BR-287, onde o fugitivo quase colidiu contra viaturas da Brigada Militar que faziam barreira.

A caminhonete seguiu em direção a São Pedro do Sul, entrou no bairro Pinheiro Machado, voltou à BR-287 e acabou capotando no km 263, na localidade de Canabarro. O homem, que completa 29 anos neste sábado, foi detido e encaminhado à delegacia sem ferimentos graves. A caminhonete, roubada em Canoas, estava com a identificação alterada, chassi e placa não eram compatíveis.

Fonte: Diário de Santa Maria

BM PRENDE PROCURADO DA JUSTIÇA EM CACHOEIRINHA

Na tarde de sexta-feira, policiais militares do 26°BPM, em patrulhamento pela Rua Frederico Augusto Ritter, Distrito Industrial, abordou E. H. F, 19 anos, com antecedentes e em foi constatado que havia um mandado de prisão expedido pela comarca de Passo Fundo. O individuo foi conduzido ao posto 24 horas posterior a DPPA de Gravataí.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRAFICANTE É PRESO COM 3,8 KG DE MACONHA EM IGREJINHA

Ação conjunta foi realizada pela Brigada Militar e Polícia civil

image

Foto divulgação: BM

O Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT em conjunto com a Polícia Civil de Igrejinha desarticularam um ponto de tráfico de drogas na cidade, no final da tarde de sexta-feira (23/05). Os Policiais apreenderam 3,809 kg de maconha, além de cocaína, um revólver calibre 38 e munições.

Por volta das 17h30min, o POE em ações de polícia na Rua Rui Barbosa, no Bairro Cohab, verificou a movimentação suspeita em uma casa, local conhecido como ponto de tráfico de drogas. Foi realizado contato com o setor de investigação da Delegacia de Igrejinha, que informou possuir um mandado de busca para aquele endereço.

Brigada Militar e Polícia Civil seguiram ao ponto, onde foi visualizado o acusado sentado no sofá da sala. Ao ser revistado foi encontrado em sua cintura um coldre com um revólver calibre 38, municiado com cinco munições, além de outras três sobressalentes. Ao ser consultada a numeração da arma, constatou-se que se tratava de uma arma furtada.

Durante as buscas na residência foi encontrado na mesa de centro da sala alguns tabletes de maconha de menor peso. Na parte externa da casa, na barranca do rio, foram localizados os tabletes maiores, que estavam em um buraco tapado com um tapete. Ao todo foram encontrados 3809 gramas de maconha, 34 gramas de cocaína e uma grande quantia em dinheiro (notas fracionadas). Também diversos objetos, provavelmente trocados pelos entorpecentes: dois celulares, um notebook, três balanças de precisão, dois GPS, um modem de internet, uma máquina de serrar mármore, dois controles remoto e um aparelho wi-fi.

Enquanto os policiais faziam a revista do local chegou ao ponto de tráfico um jovem de 20 anos, com antecedentes por posse de entorpecentes, em uma motocicleta. Ao ser questionado sobre o que fazia no local, este relatou ser usuário e teria vindo comprar drogas. Com ele foi localizado uma embalagem plástica com cem reais em seu interior.

Um veículo GM/Monza e uma motocicleta que estava dentro da garagem da residência também foram apreendidos.

Sandro Luis Martins, 28 anos, que possui antecedentes pelos mesmos delitos, tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo, foi preso em flagrante e conduzido a delegacia, posterior recolhido ao presídio de Taquara.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É ASSASSINADO EM CAXIAS DO SUL

Na noite de sexta-feira um homem foi morto a tiros na Avenida Júlio de Castilhos, bairro Centro em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar a vítima identificada como Luciano Kuser, 43 anos foi alvejado com dois tiros no t´rorax, no abdômen e um na mão direita. Ele morreu logo ao dar entrada no hospital Pompéia.

A autoria do crime é desconhecida. Sabe-se que a vítima possui extensa ficha criminal, com antecedente que vão do Porte/Posse Ilegal de Arma de Fogo a Homicídio, Receptação, Roubos e acusado por Roubos a Bares e Restaurantes.

O crime será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

4º BPM REALIZA OPERAÇÃO ÔNIBUS EM PELOTAS

SAM_3263

Foto divulgação: BM

Desde quarta-feira o 4° (BPM) Batalhão de Polícia Militar vem desenvolvendo edições da Operação ônibus, em Pelotas. A operação ônibus tem por objetivo aumentar a segurança da população nos transportes coletivos, atuando preventivamente e coibindo o cometimento de delitos.

Com a característica de dar atenção, a operação é voltada a áreas mais afastadas, locais onde são desencadeadas ações simultâneas, mesclando efetivos, modalidades de policiamento e formas de atuação dos policiais envolvidos realizando abordagens e fiscalizações com o objetivo de aumentar a segurança da população, com atividades de policiamento, como barreiras e abordagens em (transportes coletivos e outros) e a pessoas que transitavam em via pública. Na madrugada e manha deste sábado (24/05) será desencadeada mais uma edição desta operação, onde os policiais do POE (Pelotão de Operações Especiais) estarão realizando diversas abordagens.
Na noite de quarta-feira(21/05), aconteceu uma edição. A ação contou com os Grupos Especiais da Unidade. Cerca de 30 policiais militares percorreram os bairros da cidade Cerca de 168 pessoas foram abordadas próximas aos locais de risco, 57 veículos fiscalizados e prisões por homicídio, trafico de drogas e 01 arma aprendida e dois veículos recuperados.

Lembrando que o 4º BPM está disponível 24h por dia pelos telefones 190 e pelo Disque-denúncia 3227 7171.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem é Preso com Drogas em Vacaria

Na tarde de sexta-feira um homem foi preso com drogas, na Estação Rodoviária de Vacaria. Conforme a Brigada Militar, policiais militares abordaram e prenderam A. E. P, 25 anos em atitude suspeita. A prisão decorreu após o condutor do ônibus, relatar aos policias militares que ANGEL tentou mexer nas coisas de uma passageira enquanto ela dormia. Durante buscas preliminares, percebeu-se que o acusado escondia algo junto aos órgãos genitais.

Encaminhado ao Posto Policial da Estação Rodoviária e submetido à busca pessoal minuciosa, foi localizado com ele três porções de crack (200 gramas), uma porção de cocaína (31 gramas), uma porção de maconha (02 gramas). Também foi apreendido R$64,00, um celular e um óculos de sol. Ele foi encaminhado ao Plantão da DP onde se soube que se encontrava cumprindo pena no regime semiaberto na Penitenciaria Industrial de Caxias do Sul e havia entrado em dispensa nesta data (23/05). ANGEL, após os procedimentos legais, foi encaminhado ao Presídio Estadual de Vacaria.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Bombeiros localizam corpo da adolescente que desapareceu após queda de veículo em rio em Santa Cruz do Sul

Patrícia de Freitas Santos estava na carona de um Gol que caiu no Rio Pardinho durante a madrugada

O Corpo de Bombeiros localizou o corpo da adolescente Patrícia de Freitas Santos, de 17 anos, que havia desaparecido nas águas do Rio Pardinho, na madrugada deste sábado. A jovem estava na carona de um Gol que caiu da ponte. O condutor do carro e namorado dela conseguiu ser resgatado com vida ainda durante a madrugada. O carro caiu no Rio Pardinho após ter caído de uma ponte na ERS-409 localizada na divisa entre Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo.

O motorista Eriberto Moraes Abreu, de 18 anos, foi socorrido e levado para o hospital de Santa Cruz do Sul. O condutor não tem carteira de habilitação. 

Fonte: Rádio Guaíba

Homem morre carbonizado em Passo Fundo, no norte do Estado

Vítima vivia em casebre sem luz elétrica e costumava fazer fogueiras para se aquecer

Um homem morreu após incêndio em um casebre na noite desta sexta-feira em Passo Fundo, no norte do Estado. O caso ocorreu no bairro Primeiro Centenário. A vítima moravam identificada como Pedro Luís Lopes de Mattos, de 50 anos, morava sozinha. Vizinhos informaram que a residência não tinha luz elétrica e o homem costumava fazer fogueiras para se aquecer. O caso deve ser encaminhado para a Polícia Civil.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é preso com carro clonado em Sapucaia do Sul

Detido tem antecedentes policiais por receptação, furto de veículo, tráfico de drogas, entre outras ocorrências

Um homem foi preso, na noite dessa sexta-feira, com um carro clonado no quilômetro 254 da BR-116, em Sapucaia do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o detido, de 43 anos, foi autuado por receptação e adulteração de sinal identificador.

O veículo original havia sido furtado em São Leopoldo, no Vale do Sinos, no final do ano passado. O condutor possui antecedentes policiais por receptação, furto de veículo, tráfico de drogas, entre outras ocorrências. Ele ainda estava com a carteira de habilitação cassada.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem morre em colisão contra caminhão na zona Norte de Porto Alegre

Polo foi parar embaixo do veículo de carga na avenida João Wallig

Polo foi parar embaixo do veículo de carga na avenida João Wallig.  Crédito: André Ávila / CP

Polo foi parar embaixo do veículo de carga na avenida João Wallig.
Crédito: André Ávila / CP

Um homem morreu em acidente por volta das 6h30min deste sábado na zona Norte de Porto Alegre. Felipe Aguiar Dutra, 29 anos, conduzia um Polo que colidiu contra um caminhão na avenida João Wallig.

O motorista do carro, com placas de Porto Alegre, bateu na lateral do caminhão, carregado de roupas, que ingressava de ré na garagem do shopping Iguatemi. O Polo foi parar embaixo do veículo de carga e o condutor morreu na hora. O caminhoneiro de 38 anos informou que havia feito a sinalização indicada para a manobra.

Em razão do acidente, foi interrompido o trecho entre a rua Túlio de Rose e a Nilo Peçanha. Agentes da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) foram deslocados para orientar o trânsito.

Fonte: Rádio Guaíba

BM garante que não haverá prejuízo ao Interior com deslocamento de policiais para a Copa

Com cancelamento de férias, excedente chegou a 3,7 mil agentes, sendo que 1,3 mil vieram para a Capital

A transferência temporária de policiais do Interior gaúcho para atuar em Porto Alegre durante a Copa do Mundo não deve significar problemas na segurança dos demais municípios, segundo a Brigada Militar. O comandante de policiamento da Capital, coronel João Diniz Prates Godoi, que acumula agora o comando do Batalhão Copa, unidade criada para o evento, conta que foram canceladas as férias dos agentes para os meses de maio, junho e julho. Ele explica que, com isso, o reforço chegou a 3,7 mil policiais. Como apenas 1,3 mil vieram para Porto Alegre, ainda há excedente de 2,4 mil. Além disso, Godoi fala que não foi retirado efetivo de cidades com até 15 policiais, a fim de evitar prejuízos em localidades menores.

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) alertou que poderia haver problemas em razão do deslocamento de agentes. A entidade recebeu relatos de Sobradinho, Dois Irmãos, Giruá, Carlos Barbosa e Quinze de Novembro que registraram perda de efetivo.

O comandante explica que os policiais já possuem experiência na função e que o treinamento na Capital é para que conheçam os locais em que irão atuar na Copa e as especificidades do trabalho que irão realizar.

Os agentes ficarão responsáveis pela segurança de pontos próximos ao A

Início oficial da operação ocorre a partir de 6 de junho. Foto: André Ávila/CP

Início oficial da operação ocorre a partir de 6 de junho. Foto: André Ávila/CP

eroporto Salgado Filho, centro de treinamento na Arena do Grêmio e Sesc Campestre, hotéis na zona Norte, Moinhos de Vento, Bela Vista e Auxiliadora, além da região Central, Acampamento Farroupilha, Fan Fest, Cidade Baixa e Menino Deus.

Fonte: Rádio Guaíba

sexta-feira, 23 de maio de 2014

4º BPM Prende Homem por Tráfico de Drogas em Pelotas

111_1777

Foto divulgação: BM

Na tarde de quinta-feira 16h00mim, na Rua Cristovão Colombo, Bairro Fragata, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) em patrulhamento abordaram A.S.A.V, 22, que durante a averiguação foi localizado em sua posse 185 gramas de cocaína, 01 balança de precisão marca Pauer Pek, 01 estojo cal 762 e a quantia de R$542,00. O homem foi conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi autuado em flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

17ºBPM Prende por Porte Ilegal de Arma no bairro São Geraldo

Por volta das 23hsd e quinta-feira na Rua José Bonifácio, na São Geraldo, em Gravataí, uma guarnição da 2ª Cia do 17ºBPM, fazia o patrulhamento de rotina, quando avistou um homem transitando na via, que ao perceber a aproximação da viatura começou a correr. Ao ser abordado os Policiais encontraram com Ismael G.M., 30 anos, sem antecedentes criminais, um Revólver marca Rossi cal.38, com cinco munições intactas, cadastrado em nome de outra pessoa. O individuo foi encaminhado a Delegacia de Polícia de pronto Atendimento e autuado em flagrante por porte ilegal de arma.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Policiais do 4º BPM prendem homem por porte ilegal de arma de fogo no bairro Fragata

DSCF5421

Fotos divulgação: BM

Na noite de quinta-feira (22/05), às 21h45min, na Rua Bernardo Jose de Souza, Bairro Fragata, policiais do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em patrulhamento abordaram J.M.S, 23, vulgo dioninha, que durante a averiguação foi localizado uma pistola pistola 9 mm marca Bersa fabricação Argentina modelo Thunder 9 pro sem registro,com carregador e 17 munições intactas e a quantia de R$1.087,00. O homem foi conduzido ao HPS (Hospital de Pronto Atendimento) e, posteriormente, à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento), onde foi autuado em flagrante.

DSCF5422

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Operação Medicaro combate fraude em obtenção de medicamentos com recursos da União e do estado

Op.Medicaro (1)

Foto divulgação: PF

Santa Maria/RS: A Polícia Federal cumpre na manhã de hoje, 23 de maio, três mandados de busca e apreensão em farmácias da cidade. A ação é resultado da investigação de um esquema de fornecimento de orçamentos falsos, destinados à instrução de processos judiciais movidos contra o estado do Rio Grande do Sul e a União. Os orçamentos tinham o objetivo de obter medicamentos por via judicial. As diligências buscaram, em especial, documentos que comprovem estas fraudes.

Op.Medicaro (3)

Para solicitar os remédios, a Justiça exige que o requerente junte ao processo três orçamentos de farmácias diferentes. O juiz, então, determina que o estado ou a União, conforme o caso, adquira o medicamento da farmácia que oferece o menor preço. Ao fazer a defesa em tais processos, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) verificou que determinadas farmácias constituem grupos que apresentam diversos orçamentos, visando anular a concorrência. A PGE, assim, encaminhou essas informações à Polícia Federal para investigação.

A partir da análise de aproximadamente 50 processos judiciais, a Polícia Federal, com o apoio da Brigada Militar, identificou a existência de cinco grupos de farmácias. A investigação revelou que um único estabelecimento fornecia os três orçamentos, inviabilizando, assim, a aquisição dos produtos demandados por preços menores. Há também casos em que o medicamento tem seu valor majorado quando a farmácia é informada de que o produto será adquirido pelo estado ou pela União.

A manipulação dos orçamentos favorece os grupos que adotam essa prática, gerando grandes prejuízos aos cofres públicos. Os responsáveis pela emissão dos orçamentos falsos poderão ser indiciados pelos crimes de falsidade ideológica e associação criminosa.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ACIDENTE EM CANOAS DEIXA SEIS FERIDOS

Um acidente de transito no inicio da tarde no centro de Canoas provocou tumulto e pânico entre as pessoas que estavam transitando na ponta do calçadão de Canoas junto a estação trensurb . Seis pessoas se envolveram no acidente e estão sendo atendidas no HPSC. A suspeita que o motorista do automóvel Renault Clio teve um mal súbito partindo para cima dos pedestre. Ele foi conduzido para Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade para ser submetido ao teste do bafômetro.

Se ligue nos envolvidos:

*Evandro Rogerio da Silva Pereira, 36 anos - com suspeita de lesão craniana.

* Mara Lucia Gavilinski, 47 anos - com suspeita de fratura em membro inferior.

* Alessandra Silva Rodrigues, 20 anos - com suspeita de fratura em membro inferior.

* Jessica Rosa Dutra, 22 anos - com suspeita de fratura em membro inferior.

* Joaquim Passini , sem idade confirmada - Esta passando por tomografia craniana

*Joana Martins, sem idade confirmada - Suspeita de trama toráxico

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MARIA DA PENHA - NORTE GAÚCHO

Por volta das 14h de quinta-feira no bairro Três Vendas, uma senhora acionou a BM e comunicou que agredida pelo companheiro. Relatou que ele havia lhe deixado em um consultório dentário e iria para o trabalho, mas, após ela receber uma informação, o encontrou em uma casa de prostituição, por isso a discussão e na sequência as agressões. O autor não foi localizado. A comunicante foi conduzida ao hospital e à DP. Em consulta, junto ao Sistema Integrado da Segurança Pública, observa-se que já foi agredida outras vezes pelo mesmo. Já às 19h44, desta vez no bairro Progresso, uma mulher comunicou que o ex-marido veio até sua casa e lhe agrediu. Contra ele já existiria um mandado judicial de afastamento. O acusado saiu do local após os fatos. A vítima foi conduzida para o registro da ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DUPLA É PRESA POR PORTE ILEGAL DE ARMA NO NORTE DO ESTADO

Na madrugada de sexta-feira dois homens foram presos por porte ilegal de arma de fogo na Rua Severiano de Almeida, bairro Centro em Erechim. De acordo com a Brigada Militar uma denúncia anônima levou os policiais a prisão da dupla. Na Rua Machado de Assis, bairro Centro/São Cristovão foram abordados num táxi e em revista apreenderam uma pistola calibre 380, numeração raspada e um revólver calibre 38.

Os dois,20 e 24 anos de idade, receberam voz de prisão e foram apresentados na DP para a lavratura do auto de prisão em flagrante, que após a conclusão dos trabalhos, já no início da manhã, foram recolhidos ao presídio da cidade.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM Prende Dois por Embriagez ao Volante em Erechim

Por volta das 22h, dois homens embriagados brigaram num bar e entraram em luta corporal na Rua Geraldo Rufino Pinheiro, bairro Progresso, na sequência se deslocaram do local em seus respectivos automóveis. Conforme a Brigada Militar os veículos  foram abordados e os dois brigões, 45 e 52 anos de idade, ambos com passagens pela área policial,foram conduzidos ao hospital para exames e apresentados na DP para o registro.

Também foram autuados, conforme o CTB, pela embriaguez ao volante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE NA SERRA

Na noite de quinta-feira um motociclista ficou gravemente ferido em colisão na Rua Marques Herval, em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar a motocileta Honda CG150 e o veículo Fiat Brava colidiram. O motociclista identificado como Anderson Pires da Rosa, 29 anos foi socorrido em estado grave, com várias fraturas e escoriações pelo corpo.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO EM CAXIAS DO SUL

Na madrugada desta sexta-feira um homem foi preso por receptação na Av. Júlio de Castilhos, bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar o suspeito tripulava o veíclo VW Golf cor vermelha placas CAV7986, que havia sido furtado no dia 22/05 por volta das 10hs em frente a Randon.

Uma guarnição em patrulhamento se deparou com o veículo em frente a um posto de combustível na Av Júlio de Castilhos, houve um breve acompanhamento e logo foi abordado sendo preso J. B. de J, 24 anos, ele estava conduzindo o veículo. Foi preso em flagrante e conduzido a DP.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Traficantes tomam conta de loteamentos populares na Restinga

Criminosos já correram mais da metade dos moradores dos condomínios Ana Paula e Camila, na Restinga

Traficantes tomam conta de loteamentos populares na Restinga Lívia Stumpf/Agencia RBS

Moradores de residencias da Restinga vivem com medo do tráfico e tem que conviver com a insegurança Foto: Lívia Stumpf / Agencia RBS

Estavam silenciosos os caminhos entre as casas do condomínio Camila da Paz e os blocos do condomínio Ana Paula, no Bairro Restinga, na tarde de quinta-feira. A presidente da associação dos moradores, Sônia de Fátima Braga, quer acreditar que este é um sinal de que o clima melhorou, e os traficantes já não ameaçam a tranquilidade na comunidade. Mas não é o que pensam moradores. A calmaria, segundo eles, é um sinal de alerta.

- Os caras (traficantes) mandaram o recado para o pessoal não circular por aqui quando anoitece, porque a bala pode comer a qualquer hora - disse, rapidamente, um morador.

Os dois projetos do Minha Casa, Minha Vida foram entregues entre 2011 e 2012 para 608 famílias com renda até três salários mínimos. A estimativa é de que apenas 40% dos proprietários continuem morando no Camila. No Ana Paula, não há sequer estimativa. Pois o tráfico não perdeu tempo em acabar com o sonho da casa própria.

Conforme investigações da 16ª DP, se as churrasqueiras viraram a boca, alguns apartamentos - por vezes revezados - servem para armazenar drogas. Outros, para guardar armas. E o salão de festas do condomínio Ana Paula foi completamente depredado. Entre pichações, sujeira e destruição da estrutura construída, funcionaria o "fumódromo" dos traficantes.

- A ideia era fazer do salão um espaço para trabalhar com as crianças, mas de que jeito? Eu tenho a esperança de revertermos ainda essa situação - diz Sônia.

É que a depredação no salão está longe de ser exceção. Mesmo com guaritas construídas, as vigilâncias não resistiram e hoje já não existem. Praticamente, não há mais grades entre os condomínios. Pichações nas paredes e apartamentos com vidros quebrados são visíveis. E o que era para ser uma pracinha entre os dois conjuntos habitacionais, sumiu.

- Infelizmente, muitas famílias de lugares diferentes, com rivalidades, foram contempladas para morar aqui sem uma estrutura pública de educação para esse convívio entre os jovens - diz a presidente da associação.

Emboscada na churrasqueira

O silêncio desta semana é o reflexo direto do último capítulo de violência vivido entre os condomínios. Eram em torno de 17h do domingo passado, quando um grupo armado enveredou no corredor entre os dois conjuntos e surpreendeu um grupo que se concentrava nas churrasqueiras já depredadas do Camila. Conforme denúncias, as churrasqueiras há muito não servem ao lazer. Foram transformadas em ponto de venda de droga.

O alvo era o homem apontado como o líder do tráfico local, conhecido como Alemão. Baleado, ele segue internado no HPS. Quem levou a pior, no entanto, não tinha nada a ver com os confrontos de traficantes. Um jovem de 15 anos foi baleado na cabeça e morreu no local. Ele não era morador dali. Estaria visitando o pai, que recentemente teria comprado - irregularmente - um apartamento no condomínio Ana Paula.

O boato que corre pelos condomínios é de que o revide, ou um novo ataque, pode acontecer a qualquer momento.

Estruturas facilitam o controle pelo medo

Na 16ª DP, acumulam-se dezenas de denúncias de ameaças e até mesmo expulsões de casa pelos traficantes dos dois condomínios. Parte dos moradores que foram beneficiados pelo programa governamental repassou as chaves, irregularmente, por medo. E a revenda de imóveis nas redes sociais é escancarada.

A ousadia dos traficantes, com um teto privilegiado para arregimentar soldados, aumentou em relação aos seus antigos territórios. Foi o que os investigadores da 4ª DHPP observaram quando chegaram ao local de um assassinato no condomínio no começo do ano. Enquanto tentavam conversar com os familiares da vítima, um guri com não mais do que 12 anos teria sentado ao lado deles, dentro do apartamento. O policial estranhou:

- Quem tu és?

- Sou amigo dele - disse o guri apontando para o primeiro que viu.

O rapaz, assustado, garantiu que não o conhecia. Para a polícia, era um olheiro do tráfico.

- Se na vila eles já tinham poder de coação sobre testemunhas, dentro de um condomínio, isso fica ainda mais evidente - comenta o delegado Rodrigo Pohlmann.

Os que sofrem ameaça, mas são obrigados a ficar, precisam se submeter às regras do crime. A qualquer momento, podem ser requisitados a guardar armas ou drogas.

Ocupação pela malandragem

Em agosto do ano passado, uma operação da delegacia escancarou como as coisas acontecem. Dois adolescentes, irmãos, de 15 e 17 anos, foram apreendidos com drogas e armas em um dos apartamentos do Ana Paula. Eles moravam sozinhos ali.

É que pai e mãe teriam se candidatado no Demhab aos imóveis. Alegaram serem separados e foram contemplados com dois apartamentos. Mas os dois vivem juntos e entregaram o outro imóvel aos guris, que se tornaram traficantes.

Os dois projetos eram voltados a famílias com até três salários mínimos. A venda dos imóveis antes da quitação do financiamento na Caixa Federal é ilegal. Mas alguns contemplados sequer entraram nos imóveis. Quando chegaram ali, já estavam invadidos.

- Alguns venderam e repassaram as chaves, e aí quem entrou nunca pagou para a Caixa - conta a presidente da associação de moradores.

Caixa investiga os condomínios

Do ponto de vista habitacional, a situação já chegou ao extremo. O Camila passa por vistorias da Caixa para verificar ocupações irregulares, e por isso os moradores não tiveram liberados nem os contratos de compra e venda. Já o Ana Paula está em processo de retomada pela Caixa, por inadimplência e outras irregularidades.

A reportagem procurou a Caixa, que não se manifestou sobre o assunto, afirmando que a responsabilidade seria dos ministérios das Cidades e da Justiça. O Demhab, que repassou os cadastros de candidatos sorteados aos apartamentos e casas, alega que a responsabilidade pelos dois condomínios não é mais sua.

Traficantes estão em guerra

Como se não bastasse a ocupação dos condomínios pelos traficantes, os moradores agora estão em meio a um fogo cruzado. Há uma guerra aberta a partir do racha entre os dois supostos líderes do tráfico no local.

De acordo com os investigadores da 16ª DP, a gangue dos Bitas controlava as bocas até o ano passado, mas um dos líderes teria sido expulso do condomínio Camila pelo seu até então sócio. Voltou à Vila Bita, uma área irregular aos fundos dos condomínios, e agora estaria ensaiando a retomada das bocas.

- Assim como faziam nas vilas, os traficantes também foram para os condomínios. E lá, aperfeiçoam a forma de controlar a comunidade, esconder armas e drogas - afirma o delegado Rodrigo Pohlmann, da 4ª DHPP.

O traficante conhecido como Alemão veio da Lomba do Pinheiro para um dos apartamentos do Ana Paula.

E a mistura de origens nas moradias incluiria pessoas vindas de áreas rivais dentro da Restinga, além de municípios da Região Metropolitana. O resultado, de acordo com o comandante do 21º BPM, tenente-coronel Oto Amorim, é visto quando os PMs tentam abordagens entre os condomínios.

- Sempre que a Brigada esteve lá para abordar em busca de armas e drogas, no estacionamento, a comunidade foi contrária, arremessaram objetos contra os policiais. Então passamos a abordar fora do condomínio e já apreendemos algumas armas ali - comenta o oficial.

A associação de moradores já teria conversado com a Brigada para levar para os condomínios o ônibus do Território da Paz, mas não há consenso.

- Se querem um policial apenas para ficar parado lá, sem abordagens, não adianta. Eu quero PM atuando, não apenas presente - afirma o comandante.

Para fugir, só com novas ocupações

Uma das consequências diretas do medo da dominação do tráfico em novas moradias é o retorno a antigas áreas de ocupação, ou a criação de novas. De acordo com o diretor geral do Demhab, Éverton Braz, não são raros os casos de retomada de imóveis judicialmente depois de invasões ou expulsões de famílias que tinham direito a moradias populares. Ele admite, no entanto, que a maior parte dos casos relacionados à violência nem chega ao órgão municipal.

Foi o que aconteceu à família de Cláudio Almeida do Amaral, 38 anos, executado a tiros por dois homens e uma mulher dentro de casa, no loteamento Campos do Cristal, o Cristalzinho, na Vila Nova, no Natal do ano passado. De acordo com a investigação da 4ª DHPP, os criminosos teriam matado Cláudio porque queriam ocupar a sua casa.

A família era uma das 188 transferidas pelo município das áreas de risco junto ao Arroio Cavalhada, como contrapartida na construção do Barra Shopping. Depois do crime, a mulher da vítima, de 34 anos, e o seu enteado, de 15 anos, que ficaram feridos pelos tiros, foram embora para morar em outra área irregular da Zona Sul.

- Já nos deparamos com casos de ameaças feitas a famílias por criminosos em que temos que mudar os ocupantes das casas por segurança - conta Éverton.

Segundo ele, essa situação está disseminada nos condomínios e loteamentos populares da cidade.

Fonte: Zero Hora

DUPLA É PRESA COM MACONHA E REVÓLVER NA SERRA

Um dos presos estava na situação de foragido

image

Foto divulgação: BM

Quatro homens tripulando dois veículos foram abordados na manhã de quinta-feira na área Central de Farroupilha. Conforme a Brigada Militar foi localizado e apreendido no interior dos veículos um revólver calibre 38, dois módulos de som automotivo, um aparelho DVD, uma porção de maconha pesando 0,3 gramas.  Todos possuiam antecedentes criminais, porém somente dois foram presos. Um estava na situação de foragido do Instituto Penal de Caxias do Sul.

Os outros dois também foram conduzidos a delegacia de polícia e após esclarecimentos liberados.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Corpo de mulher é encontrado na Avenida Rio Branco em Santa Maria

Maria Silvana da Silva, 27 anos, apresentava diversos ferimentos pelo corpo e cabeça

Corpo de mulher é encontrado na Avenida Rio Branco em Santa Maria Ananda Müller/Rádio Gaúcha Santa Maria

Foto: Ananda Müller / Rádio Gaúcha Santa Maria

O corpo de uma mulher foi encontrado na Avenida Rio Branco, embaixo do viaduto, próximo à Avenida dos Ferroviários, na madrugada desta sexta-feira, em Santa Maria.

Por volta das 3h30min, a Brigada Militar (BM) recebeu uma ligação avisando que havia alguém estava caído embaixo do túnel da gare da viação férrea. Ao chegar no local, os policiais encontraram Maria Silvana da Silva, 27 anos, já sem vida. Ela estava seminua, vestindo apenas uma blusa e um par de meias.

A vítima apresentava diversos ferimentos pelo corpo e cabeça, mas não tinha marcas de tiros ou facadas. Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) encontraram vestígios de sangue nos trilhos, no pátio da grade e na mureta de contenção do viaduto. Conforme registro policial, é possível que a mulher tenha sido arrastada por esse trajeto. Roupas também foram encontradas espalhadas pelo local.

Ainda, segundo a ocorrência, quando chegaram próximo ao túnel, PM'S avistaram um homem correndo. Ao abordá-lo, o jovem de 27 anos, teria dito aos policiais que não seria o autor do crime. Ele foi encaminhado à Delegacia de Pronto-Atendimento (Dppa), onde foi ouvido e liberado por falta de provas. Um guarda municipal também relatou à BM que ouviu gritos no entorno por volta da 1h.

Por volta das 9h, familiares reconheceram o corpo da vítima no Instituto Médico Legal (BM). A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Diário de Santa Maria

Susepe recebe hoje 100 tornozeleiras para monitorar agressores de mulheres no RS

O uso do equipamento foi aprovado após um projeto ser sancionado pelo governador Tarso Genro no 23 de janeiro

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) recebe, nesta sexta-feira, 100 tornozeleiras eletrônicas que serão utilizadas para monitorar agressores de mulheres. O mesmo número deve chegar diariamente até completar 5 mil aparelhos. Conforme a assessoria de imprensa da Susepe, os equipamentos estão prontos para serem instalados. A previsão é que na próxima semana cheguem as primeiras ordens judiciais.

O uso da tornozeleira foi aprovado após um projeto ser sancionado pelo governador Tarso Genro no 23 de janeiro. O Judiciário previa, no mês passado, para maio a instalação das primeiras tornozeleiras com o objetivo de tentar evitar crimes previstos na lei Maria da Penha. Com os aparelhos, é possível identificar se o monitorado se aproxima da casa da vítima ou do roteiro entre a casa dela e o trabalho.

O modelo gaúcho concede à mulher a possibilidade de acionar a Polícia com um botão de alerta, caso ela perceba a aproximação do agressor em qualquer ponto fora da região de exclusão. Em 2013, no Rio Grande do Sul, de acordo com a Delegacia da Mulher, houve 92 casos de femicídio. O crime ocorre quando a companheira é morta pelo homem com quem mantém ou manteve relação. No ano anterior foram 102.

Fonte: Rádio Guaíba

Sala de arquivos foi queimada, lamenta conselheira tutelar

Prédio do órgão em Alvorada foi atingido por suposto artefato explosivo

A sala de arquivos do Conselho Tutelar de Alvorada, na região Metropolitana, foi atingida pelo suposto artefato explosivo arremessado contra o prédio do órgão

Prédio do órgão em Alvorada foi atingido por suposto artefato explosivo. Crédito: André Ávila/CP

Prédio do órgão em Alvorada foi atingido por suposto artefato explosivo. Crédito: André Ávila/CP

que acarretou incêndio na madrugada desta sexta-feira. A conselheira tutelar, Lucimara da Silva Pereira, foi a primeira pessoa a ser acionada depois da explosão e lamentou que arquivos com casos em andamento tenham sido perdidos.

Lucimara foi informada do caso por volta das 3h30min. O conselheiro tutelar, André Letz, estava no local na hora do incêndio. Ele passou mal por conta da inalação da fumaça e foi encaminhado ao hospital mais próximo.

Lucimara ainda reclamou da falta de segurança. Segundo ela, a Guarda Municipal não é responsável pelo local, o que deixa o “conselho a mercê da população”. Em alguns casos, a retirada de crianças da guarda da família, pode gerar raiva nos pais, justificou.

O Conselho Tutelar funciona 24 horas, mas o prédio foi interditado depois do ocorrido. De acordo com a conselheira, por conta do aumento da população de Alvorada, já era para a cidade disponibilizar um segundo conselho na cidade, no entanto, há apenas um.

Incêndios em Porto Alegre e Eldorado do Sul

Em dois dias, este é o terceiro caso de ataque com artefato explosivo. Nessa quinta-feira, dois crimes ocorreram em sequência em Porto Alegre e em Eldorado do Sul. Na Capital, o prédio da Justiça Militar foi alvo de um coquetel molotov, que causo incêndio por volta da meia-noite. De acordo com testemunhas, o artefato partiu de um carro de cor branca.

Cinquenta minutos depois, a casa do prefeito Sérgio Munhoz, em Eldorado do Sul, também foi atingida por um artefato explosivo. Conforme a Polícia Civil, portas, janelas e telhado da residência, localizada no bairro Sans Souci, foram danificados. Munhoz e a família, que estavam na casa no momento do ataque, saíram ilesos.

Fonte:Correio do Povo

Carro invade posto e tomba depois de bater em veículo na BR 116

Motorista foi conduzido à delegacia por suspeita de embriaguez

Um carro Santana invadiu o pátio de um posto de combustíveis no Km 262 da BR 116, no sentido interior-Porto Alegre, em Canoas, na manhã desta sexta-feira. O veículo, que tinha três ocupantes, tombou após atingir outro carro que estava no local. Por sorte, nenhuma bomba de abastecimento foi atingida. No entanto, houve vazamento no tanque do Santana, o que exigiu a presença dos bombeiros.

A Polícia Rodoviária Federal compareceu ao local e, depois de se recusar a fazer o teste do bafômetro, o motorista do Santana, um jovem de 23 anos, foi conduzido à delegacia por suspeita de embriaguez. Os dois passageiros do veículo tiveram ferimentos leves e os funcionários do posto de gasolina não sofreram ferimentos.

Veículo, que tinha três ocupantes, tombou após atingir outro carro. Crédito: Divulgação / PRF / CP

Veículo, que tinha três ocupantes, tombou após atingir outro carro. Crédito: Divulgação / PRF / CP

Fonte:Correio do Povo

Procurado da Justiça`é Preso e Dois Foragidos Recapturados na Serra Gaúcha

Na manhã de quinta-feira José Carlos Ferreira de Jesus, 57 anos foi abordado e preso na RS 122, bairro Santa Fé, em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar Jesus  estava com mandado de prisão em seu nome.

Por volta das 15h10min um foragido foi preso na Rua Domingos Sávio Mundo, em Esmeralda. Conforme a Brigada Militar João Alair Moura da Luz, 31 anos, com diversos antecedentes criminais  estava na situação de foragido. Ele foi conduzido a delegacia de policia de Vacaria.

Ainda na quinta-feira por volta das 20h33min, na Rua João Getúlio Marros, bairro Charqueadas, em Caxias do Sul, foi Preso Fabrício Riffel Alves, 20 anos, sendo que após pesquisa foi verificado que estava foragido desde do outubro de 2013 do presídio de Passo Fundo. Ele confirmou aos agentes que estava puxando carros roubados para o Paraguai. O acusado foi conduzido a delegacia de polícia e após encaminhado ao presídio.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Traficantes são Presos em Gravataí

Na madrugada de quinta-feira na Rua Chuí, na Vila Rica, em Gravataí, uma guarnição das PATRES da 2ª Cia do 17ºBPM, fazia o patrulhamento de rotina, quando receberam uma denúncia anônima de que um veículo Renault Logan de cor preta, tripulado por um casal, estaria distribuindo entorpecentes no local. Quando os Policiais se aproximaram da residência, os suspeitos tentaram fugir, mas acabaram detidos. Foram presos Lindomar M. G., 47 anos, com antecedentes criminais por tráfico, ameaça e posse de entorpecente, com ele os Policiais encontraram 67g de cocaína e R$ 650,00 (seiscentos e cinqüenta reais), e Mariana F. M., 32 anos, com antecedentes criminais por tentativa de homicídio, lesão corporal e injúria. Com ela os Policiais encontraram três trouxinhas e dois cigarros de maconha, R$ 232,00 (duzentos e trinta e dois reais), um celular e um tablet. Na residência, os Policiais encontraram uma balança de precisão, e no veículo foram localizadas 59g de maconha e dois pendriver. O veículo e os entorpecentes foram apreendidos, e os acusados encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, onde foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecente.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Jovem é Preso e Três Adolescentes Apreendidos em Viamão

Na noite de quinta-feira na Rua Arthur Azevedo, Bairro Jardim Krahe em Viamão, o 18º BPM através de uma guarnição da 1ª Companhia, abordou e prendeu E.  K. R. , 21 anos, que estava de posse de 8 pedras de crack e 4 buchas de cocaína. Diante dos fatos, o material foi apreendido e dada voz de prisão para EVANDRO, sendo conduzido à DPPA de Viamão para a lavratura do flagrante por Tráfico de Drogas.

Um adolescente foi apreendido com drogas por volta das 11h50min em Viamão. Conforme a Brigada Militar o menor de 17 anos foi abordado e com ele apreendido 46 pedras de crack, 09 buchas de cocaína e R$ 84,00. Diante dos fatos, o material foi apreendido e dada voz de apreensão ao adolescente, sendo lavrado o flagrante por Tráfico de Drogas.

IMG-20140520-WA0001 IMG-20140520-WA0000

Fotos divugação: BM

Ainda quinta-feira por volta das 16h mais dois adolescentes foram apreendido na Rua Lagoa Vermelha, bairro Racanto da Lagoa em Viamão. De acordo com a Brigada Militar, policiais abordaram F. F. M. D. A, 15 anos e D. M. C, “vulgo Baleado”15 anos, sendo que com ambos foi apreendido  de R$ 156,00; 16 torrões de maconha e 08 pedras de crack.

O material foi apreendido e dada voz de apreensão aos adolescentes, sendo conduzidos juntamente com os responsáveis à DPPA de Viamão para a lavratura do flagrante por Tráfico de Drogas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Policiais do 4º BPM após troca de tiros libertam reféns e prendem dois homens

111_1783

Fotos divulgação: BM

Na tarde de quinta-feira  na Avenida Duque de Caxias, Bairro Fragata, em Pelotas, policiais do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), após denúncia de roubo com reféns, em andamento em uma distribuidora, houve troca de tiros com dois homens P.R.O, 20, que foi alvejado, em sua posse foi localizado um revolver cal. 38, numeração raspada com 44 munições intactas e J.S.L, 20, que estava com uma pistola Glock 380 com 42 munições intactas e 2 deflagradas. Os criminosos chegaram em uma motocicleta HONDA de cor vermelha, que após consulta no sistema foi constatado que estava na situação de furto/roubo.

111_1789

As duas pessoas feitas reféns pelos criminosos não foram alvejadas e passam bem.

Os homens foram conduzidos ao HPS (Hospital de Pronto Atendimento) e, posteriormente, à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento), onde foram autuados em flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Quadrilha é presa depois de assalto a transportadora e perseguição em Porto Alegre

Houve apreensão de três revólveres, três celulares e do dinheiro roubado

Houve apreensão de três revólveres, três celulares e do dinheiro roubado. Foto: Álvaro Grohmann / AFP / CP

Houve apreensão de três revólveres, três celulares e do dinheiro roubado. Foto: Álvaro Grohmann / AFP / CP

Após perseguição, o 11º BPM prendeu em flagrante no fim da manhã desta quinta-feira uma quadrilha que havia assaltado uma transportadora na rua Vitor Valpírio, no bairro Anchieta, em Porto Alegre. Quatro criminosos armados renderam 12 funcionários, que foram trancados em uma sala. Uma das vítimas levou uma coronhada. Os bandidos se apossaram do dinheiro e fugiram em um Gol, de cor verde, cuja identificação verdadeira das placas foi alterada com fita isolante.

Os policiais iniciaram uma perseguição aos suspeitos na avenida dos Estados e que se estendeu pela FreeWay. A interceptação do veículo, com os quatro criminosos, ocorreu na avenida Assis Brasil, próximo da BR-290, quando o efetivo do 20º BPM bloqueou o trânsito para facilitar a abordagem dos colegas do 11º BPM. Com o congestionamento, os criminosos não tiveram chance de reagir. Houve a apreensão de três revólveres, sendo dois de calibre 38 e um de calibre 32, além de três celulares e o dinheiro roubado.

Entre os presos um era ex-empregado da transportadora. Outro é adolescente. Durante o atendimento da ocorrência surgiu a suspeita de que a quadrilha havia roubado ainda na manhã de quarta-feira um Hyundai Santa Fé, no bairro Navegantes.

Fonte:Correio do Povo

Dupla usava elevador improvisado para vender maconha em Porto Alegre

Polícia apreendeu cerca de 20 quilos da droga

Um homem e uma mulher foram presos em flagrante, na manhã desta quinta-feira, por agentes da 20ª Delegacia de Polícia, por venda de maconha em um apartamento no bairro IAPI, na zona norte da Capital.

De acordo com a polícia, eles usavam um sistema de vendas diferente: os clientes tocavam no interfone e, em seguida, a dupla baixava pela janela um tubo amarrado por uma cordinha — como se fosse um elevador improvisado — e entregava a droga. Foram apreendidos cerca de 20 quilos de maconha.

Fonte: Zero Hora

Jovem é morto a tiros dentro de carro em Santa Cruz do Sul

Segundo a polícia, vítima de 29 anos era detento do semiaberto e teria saído do presídio de carona com um amigo na manhã desta quinta-feira

Jovem é morto a tiros dentro de carro em Santa Cruz do Sul Vanessa Kannenberg/Agência RBS

Pelo menos 12 tiros foram disparados contra o Corsa, onde o detento estava na carona Foto: Vanessa Kannenberg / Agência RBS

Um jovem de 29 anos morreu, nesta quinta-feira, após ter sido atingido por disparos de arma de fogo quando estava dentro de um carro, no Centro de Santa Cruz do Sul. De acordo com a Polícia Civil, Rodrigo de Souza estava no banco do caroneiro de um Corsa, que foi alvejado por, pelo menos, 12 tiros quando teria parado diante de um semáforo.

Souza era detento do regime semiaberto e teria deixado o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul no início da manhã desta quinta-feira. Um amigo de infância, que pediu à polícia para não ser identificado, teria dado carona ao apenado.

Por volta das 7h15min, o Corsa branco foi alvejado, na rua Felipe Jacobus Filho, por disparos que partiram de um Space Fox preto. Souza chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O SpaceFox deixou o local, mas o motorista teria perdido o controle do veículo e se acidentado alguns metros depois, na Rua Santo André. O ou os ocupantes fugiram e não foram encontrados.

Dentro do SpaceFox a polícia apreendeu uma espingarda calibre 12. No entanto, foram encontradas, próximas ao Corsa, cápsulas de uma pistola .380, portanto, só a perícia deve determinar qual arma foi responsável pela morte do detento. A polícia investiga o caso como sendo uma possível execução.

Fonte: Zero Hora

Por medo da violência, escola passa quatro dias fechada

Escola Mariz e Barros, no Bairro Mario Quintana, suspendeu atividades entre sexta e quinta-feira. Estopim foi uma professora ter tido o carro roubado

Por medo da violência, escola passa quatro dias fechada Carlos Ismael/Carlos ismael

Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros sofre com insegurança Foto: Carlos Ismael / Carlos ismael

Quatro dias sem aula. Esse é o resultado do clima de insegurança que ronda a Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, no Bairro Mario Quintana, Zona Norte da Capital. O colégio, com 1.470 estudantes dos ensinos fundamental e médio, suspendeu atividades entre sexta-feira e quarta-feira. O estopim da paralização foi o assalto a uma professora, quinta-feira da semana passada à noite.

Por volta das 19h, ela estacionou o carro na frente do portão de entrada, na Avenida Delegado Ely Correa Prado, desceu para abrir o cadeado e foi rendida por dois homens armados, que levaram o veículo. No dia seguinte, a escola suspendeu as aulas e fez uma reunião com pais e professores, para debater a falta de segurança.

Na segunda-feira, houve novo encontro, desta vez com representantes da Brigada e da 1ª Coordenadoria Regional (1ª Cre) da Secretaria Estadual de Educação. Na terça, uma comissão de pais, alunos e professores esteve na sede da 1ª Cre para discutir mais o problema.

Entre as principais reivindicações, está a instalação de um portão eletrônico. Atualmente, é preciso parar em frente à escola e abrir dois cadeados para entrar. Conforme os professores, é nesse momento que ocorrem os ataques, como o assalto da quinta. A resposta da secretaria não agradou.

- Eles disseram que o Estado não tem recursos e nos mandaram buscar patrocínio na iniciativa privada. É uma vergonha - declarou um professor, que pediu para não ser identificado.

A coordenadora da 1ª Cre, Rozane Dalsasso, explica:

- Não orientamos a buscar patrocínio. O que dissemos foi que algumas escolas buscaram apoio e conseguiram. As escola alegam que a verba é insuficiente, mas isso tem que ser orçado e planejado. Orientamos que a escola envie um ofício, para que o Estado avalie a possibilidade de providenciar o equipamento ainda este ano.

Em reunião na tarde de quarta, diante da promessa de que o serviço de vigilância patrimonial, suspenso desde fevereiro, será retomado nesta quinta-feira, os professores decidiram retornar às aulas. O sistema interno de câmeras, que estava fora de funcionamento, foi restaurado ontem.

Sequência de assaltos no entorno

O roubo do veículo da professora seria o ápice de uma sequência de assaltos no entorno da escola. Pais e professores reclamam da falta de policiamento.

- A Patrulha Escolar até passa por aqui, mas poucas vezes. É claro que os bandidos agem quando eles não estão. O melhor seria um PM residente - comenta o presidente do Circulo de Pais e Mestres, Marco Aurélio Martins.

Subcomandante do 20º BPM, o major André Ribeiro argumenta que o assalto de quinta foi o primeiro registrado na escola desde de maio de 2013.

- No entorno, sim, temos conhecimento de outras ocorrências e feito ações para coibir os delitos, em especial o furto de veículos. Mas o número de casos não é nada que fuja da média dos bairros mais modestos da Capital - argumenta.

Para ter um PM residente, de acordo com o major, cabe à escola encontrar um brigadiano interessado em morar no local e encaminhar a solicitação via Secretaria da Educação. A 1º Cre alega que também não tinha conhecimento do surto de violência na região, mas garante que vai tomar  providências.

- Não tínhamos nenhuma solicitação dessa escola. Vamos acionar o Comitê de Prevenção à Violência nas Escolas (Copreve) para solicitar à BM que intensifique o policiamento - afirma Rozane.

Vandalismo preocupa

Logo na entrada da Mariz e Barros, a quantidade de vidros quebrados na porta escancara outro problema: o vandalismo. Desde 28 de fevereiro, o colégio estava sem vigilante patrimonial porque o contrato com a empresa terceirizada terminou.

- Fui pega de surpresa. Cheguei para trabalhar e não tinha mais vigilante. Não fomos avisados - afirma a diretora da escola, Sandra Regina Aguiar.

A 1ª Cre diz que a responsabilidade é da escola, que não encaminhou a documentação necessária. De acordo com Rozane, foram feitos "inúmeros contatos com a escola" solicitando os papéis, que só foram encaminhados em março:

- O processo de licitação leva cerca de dois meses. A diretora alegou que não sabia dos procedimentos. Mas na reunião da terça-feira, informamos o contrato com a empresa vencedora foi firmado e eles garantiram que amanhã (hoje), às 19h, um vigilante irá se apresentar na escola.

Cercados pela criminalidade

No coração da Vila Safira, a Mariz e Barros precisa conviver com a tensão entre pelos menos três gangues rivais que disputam território no bairro.

- Tem até consumo de drogas dentro do colégio. É um absurdo. Os professores estão trabalhando com medo - lamenta o coordenador de uma empresa de vendas, Adão Mesquita Correa, 44 anos, pai de dois alunos, de sete e 14 anos.

Segundo os professores, muitas rixas iniciadas do lado de fora acabam invadindo o ambiente da escola.

- Temos briga todo dia. Esses dias, tivemos uma (briga) entre três alunas e chamamos as mães aqui. Quando chegaram, elas quase se atracaram uma na outra. Olha o exemplo que essas meninas têm. É muito complicado - relata a diretora.

Fonte: Zero Hora

OPERAÇÃO PAZ NO BAIRRO DO 4º BPM LEVA A PRISÕES E APREENSÕES EM PELOTAS.

SAM_3263

Fotos divulgação: BM

Durante todo o mês de maio, o 4° (BPM) Batalhão de Polícia Militar vem desenvolvendo edições da Operação Paz no Bairro, em Pelotas. Conforme dados estatísticos da Unidade o saldo positivo das ações corroboram na eficácia e continuidade do trabalho desenvolvido pelo Batalhão.

SAM_3270
A operação Paz no Bairro tem por objetivo aumentar a segurança da população atuando preventivamente e retirando esses indivíduos e armas das ruas coibindo o cometimento de delitos.

Com a característica de dar atenção fora das áreas centrais, onde é mantido o policiamento com planejamento anterior e de rotina, a Paz no Bairro é voltada a áreas mais afastadas, em bairros e vilas, locais onde são desencadeadas ações simultâneas, mesclando efetivos, modalidades de policiamento e formas de atuação dos policiais envolvidos realizando abordagens e fiscalizações com o objetivo de aumentar a segurança da população, com atividades de policiamento, como barreiras e abordagens a estabelecimentos comerciais, em veículos(transporte coletivo e outros) e a pessoas que transitavam em via pública.

SAM_3272
Na noite de quinta-feira(22/05), aconteceu mais uma edição. A ação contou com os Grupos Especiais da Unidade. Cerca de 30 policiais militares percorreram os bairros da cidade Cerca de 168 pessoas foram abordadas próximas aos locais de risco, 57 veículos fiscalizados e prisões por homicídio, trafico de drogas e 01 arma aprendida e dois veículos recuperados.
Lembrando que o 4º BPM está disponível 24h por dia pelos telefones 190 e pelo Disque-denúncia 3227 7171.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Reunião Comunitária no bairro Santa Tereza

SAM_6512 

Fotos divulgação: BM

Em mais uma reunião do Programa de Polícia Comunitária, em Rio Grande, reuniram-se na quarta-feira (21/5), às 19h30, na Paróquia da Santa Tereza, os moradores dos bairros que compõem o núcleo 1, o sub comandante do 6º BPM, Major Leonardo, os policiais comunitários, o Padre Adriano, as conselheiras tutelares, Sras Doralina Paradeda e Rosana Maciel e a Sra Marlene Matos, membro do Conselho Gestor de Saúde.

SAM_6502

Durante a reunião assuntos em prol segurança pública foram debatidos, o Major Leonardo, ratificou alguns pontos específicos e salientou a importância da participação das comunidades e associações de bairros nas reuniões da polícia comunitária. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Bombeiros retiram corpo do Guaíba no centro de Porto Alegre

Homem será levado ao Departamento Médico Legal

Bombeiros retiram corpo do Guaíba no centro de Porto Alegre Ronaldo Bernardi/Agencia RBS

Homem encontrado morto no Guaíba na manhã desta quinta-feira Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

O Corpo de Bombeiros de Porto Alegre retirou um homem morto do Guaíba, em frente à Usina do Gasômetro.

Populares entraram em contato com os bombeiros para avisar que havia um corpo boiando e, por volta das 10h desta quinta-feira, o resgate foi feito. O homem vestia camiseta, calça preta e tênis. O corpo agora seguirá para o Departamento Médico Legal (DML), onde será feita para necropsia e a tentativa de identificação do sujeito.

Fonte: Zero Hora

Dois foragidos são recapturados pelo 17º BPM

Na madrugada de quarta-feira, na Rua República, no Morro do Coco, em Gravataí, uma guarnição da 1ª Cia do 17ºBPM, fazia o patrulhamento de rotina quando avistaram uma mulher em atitude suspeita em uma esquina, ao perceber a presença da viatura, a suspeita correu para o interior de uma residência, onde acabou detida. A mulher foi identificada como Simone S., 40 anos, com antecedentes criminais por posse de entorpecente, furto e roubo a taxista. Com ela os Policiais localizaram duas pedras de crack, uma bucha de cocaína e R$ 70,00 (setenta reais). Em consulta ao sistema, os Policiais constataram que a mulher estava foragida desde o dia 10 de março deste ano. Já, ás 14hs, na Praça Borges, na Av. José Loureiro da Silva, no centro de Gravataí, também uma guarnição da 1ª Cia do 17ºBPM, abordou Tilson R. S., 32 anos, com antecedentes criminais por ameaça, roubo a pedestre, furto e arrombamento de estabelecimento comercial, dano, posse de entorpecente e violação de domicílio. Os Policiais constataram que havia um mandado de prisão contra ele, expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Gravataí. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, e recolhidos novamente ao sistema carcerário.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Polícias Federal e Civil atuam juntas em investigação de atentados

Prédio da Justiça Militar, em Porto Alegre, e a casa do prefeito de Eldorado do Sul foram atingidos por materiais explosivos

Já começaram as trocas de informação entre agentes das Polícias Federal e Civil sobre o caso dos dois atentados similares ocorridos na no fim da noite passada e na madrugada desta quinta-feira no prédio da Justiça Militar da União, em Porto Alegre, e na casa do prefeito de Eldorado do Sul, na cidade da Região Metropolitana. O objetivo é identificar se existe relação entre os crimes, que têm em comum a proximidade física e temporal e os relatos de que os explosivos foram arremessados de um carro branco.

Além da troca de informações, os peritos da Polícia Federal, que estiveram ainda durante a madrugada na sede da Justiça Militar da União, também acompanharam os trabalhos dos peritos em Eldorado do Sul. No caso da Justiça Militar, os peritos já apontaram preliminarmente o uso de coquetel molotov, que atingiu a sacada do prédio na esquina das ruas Duque de Caxias e General Portinho, no Centro da Capital, e culminou com um princípio de incêndio. Enquanto em Porto Alegre o evento ocorreu no final da noite, a casa do prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, recebeu o ataque por volta da 0h40min.

Tanto a Polícia Civil quanto a Federal já realizam diligências para ouvir testemunhas e recolher gravações de câmeras de segurança das proximidades.

Fonte: Rádio Guaíba

HOMEM AGRIDE MULHER E VAI EM CANA EM ERECHIM

No final da tarde de quarta-feira uma Guarnição foi deslocada até o bairro Vitória II, onde uma mulher comunicou que foi agredida pelo companheiro. Segundo a vítima relatou aos Policiais, quando ele bebe fica violento e começa a lhe agredir, fato que teria se repetido. O acusado recebeu voz de prisão e foi apresentado na DP para o registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM E RECEITA ESTADUAL REALIZAM OPERAÇÃO NO NORTE DO ESTADO

Uma operação conjunta entre a Brigada Militar e a Receita Estadual foi desencadeada na tarde de quarta-feira, 21. Conforme a Brigada Militar os trabalhos se concentraram em oficinas e revendas de motocicletas, visando com isso combatero comércio ilegal de peças deste tipo de veículo. A operação, que contou com duas dezenas de PM,vistoriou aproximadamente cem veículos, também a origem das mercadorias, principalmente peças e componentes usados e colocados à venda, além da documentação exigida nesse seguimento comercial. Não foram constatadas alterações significativas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem vai para cadeia após agredir a companheira e a filha em Erechim

Na tarde de quarta-feira um casal teria se desentendido onde um homem agrediu a companheira e uma criança de três anos foram agredidas em Erechim. PMs foram no local e encontraram a mulher ensanguentada e mais três crianças , sendo que uma delas de três anos também foi agredida e dela arrancada chumaços de cabelo.  De acordo com a Brigada Militar o autor ainda tentou fugir, mas foi detido. Ele, 40 anos de idade, com várias passagens por agressão e ameaça contra a mesma mulher, foi apresentado na área judiciária, onde foi autuado em flagrante e após  recolhido ao presídio da cidade.

BM PRENDE POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO MATHIAS VELHO

Por volta das 03h15min desta quinta-feira um homem foi preso por tráfico de drogas na Avenida Guilherme Schell, bairro Mathias Velho em Canoas. De acordo com a Brigada Militar G. F. G. M, com antecedentes criminais foi abordado e com ele apreendido 16 pedras de crack e R$ 156,00 em dinheiro. O acusado foi conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE APÓS INVADIR RESIDÊNCIA EM CANOAS

Na madrugada desta quinta-feira um homem foi preso após invadir uma residência em Canoas. Conforme a Brigada Militar, policiais militares ao chegarem no local se depararam com o homem identificado como D. V. P, com antecedentes criminais no interior do pátio, com um rádio e uma antena portátil. Ele foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

15° BPM RECUPERA VEÍCULO FURTADO

O veículo foi furtado em Sapuacai do Sul

Um veículo foi recuperado na manhã de quarta-feira na Avenida Guilherme Schell em Canoas. De acordo com a Brigada Militar o veículo Fiat/Uno, com placas de Sapucaia do Sul estava em situação de furto desde o último dia 20, ocorrido na Rua Getúlio Vargas, bairro Floresta em Sapucaia do Sul.

O veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro de recuperação.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Polícia admite possibilidade de ligação entre atentados com explosivos

Prédio da Justiça Militar, em Porto Alegre, e a casa do prefeito de Eldorado do Sul foram atingidos

A Polícia Civil investiga a possibilidade de ligação entre as duas ocorrências com artefatos explosivos ocorridas na madrugada desta quinta-feira em Porto Alegre e Eldorado do Sul. No final da noite passada, a sacada do prédio da Justiça Militar da União, na esquina das ruas Duque de Caxias e General Portinho, no Centro da Capital, que culminou com um princípio de incêndio, teria sido causada, segundo testemunhas, por artefato arremessado pelo ocupante de um carro de cor branca. Relato semelhante foi feito com relação à explosão de outro artefato, que foi jogado, nessa madrugada, na casa do prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz.

O titular da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, Alencar Carraro, afirma que as investigações seguem em paralelo para apurar se há alguma ligação entre os dois fatos. Carraro também diz que outros indícios de que os dois crimes estejam ligados podem ser detectados ou explicitados nas perícias realizadas nos locais.

Uma das formas de obtenção de pistas no caso da residência do prefeito Sérgio Munhoz é o acesso às imagens de câmeras de vigilância de casas vizinhas, bem como das câmeras da Concepa para visualização e confirmação de que um carro branco tenha circulado pela região. As testemunhas serão ouvidas a partir de hoje pelo delegado.

Casa do prefeito de Eldorado do Sul foi alvo de artefato. Crédito: André Ávila/CP
Casa do prefeito de Eldorado do Sul foi alvo de artefato. Crédito: André Ávila/CP

 

Prédio do TJM fica no Centro de Porto Alegre.  Crédito: Fabiano do Amaral / CP

Prédio do TJM fica no Centro de Porto Alegre.
Crédito: Fabiano do Amaral / CP

Fonte: Rádio Guaíba

Mulher é presa pela 10ª vez por posse de drogas em Porto Alegre

Prisão ocorreu na noite desta quarta-feira na Rua Voluntários da Pátria

Após abordar indivíduos em atitude suspeita, a Brigada Militar prendeu dois homens e uma mulher por posse de drogas na noite dessa quarta-feira, em Porto Alegre. A ação policial ocorreu por volta das 21h30min, na Rua Voluntários da Pátria, no Centro da Capital. Com o trio, foram apreendidos cerca de R$ 700 em dinheiro e 17 pedras de crack.

De acordo com o 9º Batalhão da Brigada Militar, os três detidos têm extensa ficha criminal. A mulher, identificada como Fabiana de Souza, de 31 anos, tem dez passagens por posse de drogas, além de crimes como roubo a pedestre e desacato à autoridade. Fernando Rafael de Vargas, 26 anos, já foi preso oito vezes por posse de entorpecentes e 14 por furto e arrombamento a estabelecimento comercial, além de outros crimes. O terceiro preso é Vanderson Rocha dos Santos, de 22 anos, que utilizava tornozeleira eletrônica. Todos foram encaminhados para a 3ª DPPA.

Fonte: Rádio Guaíba

Princípio de incêndio atinge prédio da Justiça Militar, em Porto Alegre

Corpo de Bombeiros agiu rápido e controlou chamas no início da madrugada

Um princípio de incêndio atingiu o prédio da Justiça Militar da União, no início da madrugada desta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros agiu rápido e controlou as chamas no prédio, localizado na rua Duque de Caxias, 350, Centro de Porto Alegre. Não houve feridos.

Moradores da região relataram que havia muita fumaça no local, mesmo após a ação dos bombeiros, que foram acionados por volta da meia-noite.

Fonte:Correio do Povo

Tornozeleiras para monitorar agressores de mulheres no RS chegarão na sexta

Lei foi sancionada em janeiro pelo governador Tarso Genro

Tarso sancionou em fim de janeiro lei que prevê tornozeleiras para agressores de mulheres. Foto: Caroline Bicocchi / Palácio Piratini / CP

Tarso sancionou em fim de janeiro lei que prevê tornozeleiras para agressores de mulheres. Foto: Caroline Bicocchi / Palácio Piratini / CP

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) garantiu que as tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores de mulheres chegarão a partir de sexta-feira ao Rio Grande do Sul. Não há data certa para a instalação dos equipamentos, assegurada por um projeto sancionado em 23 de janeiro pelo governador Tarso Genro. O material deve chegar junto com o que vai ser utilizado para vigiar detentos do regime semiaberto.

O judiciário previa, no mês passado, para maio a instalação das primeiras tornozeleiras com o objetivo de tentar evitar crimes previstos na lei Maria da Penha. A Susepe vai usar, de início, 50 equipamentos. Com com eles é possível identificar se o monitorado se aproxima da casa da vítima ou do roteiro entre a casa dela e o trabalho.

O modelo gaúcho concede à mulher a possibilidade de acionar a Polícia com um botão de alerta, caso ela perceba a aproximação do agressor em qualquer ponto fora da região de exclusão. Em 2013, no Rio Grande do Sul, de acordo com a delegacia da Mulher, houve 92 casos de femicídio. O crime ocorre quando a companheira é morta pelo homem com quem mantém ou manteve relação. No ano anterior foram 102.

Ao todo, cinco mil tornozeleiras chegarão ao Estado. Eles virão em lotes de cem, com o primeiro deles chegando na sexta-feira.

Fonte: Rádio Guaíba

PMs que vão atuar na Copa recebem instruções hoje

O Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Alfeu Freitas, confirmou que o número de policiais deslocados é inferior ao estimado inicialmente, de dois mil

Os 1,3 mil policiais que irão atuar na Copa do Mundo vão receber, na tarde desta quinta-feira, instrução do Comando. O evento, no Auditório Araújo Viana, ocorre a partir das 14h. O Batalhão Copa (BCOPA) será comandado pelo coronel João Diniz Godói. Ele vai acumular o Comando de Policiamento da Capital (CPC). Já o Batalhão Escola de Pronto Emprego (Bepe) será administrado pelo coronel Fernando Alberto Grilo Moreira.

A Famurs adverte que estes policiais deixarão os municípios desfalcados na segurança. A entidade recebeu relatos de que Sobradinho, Dois Irmãos, Giruá, Carlos Barbosa e  Quinze de Novembro, por exemplo, tiveram perda de efetivo. A prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, afirma que foram três PMs perdidos no município. A prefeita solicita que a população feche as casas e tome cuidado durante o período da Copa.

Já o vice-prefeito de Quinze de Novembro, Leandro Ruppenthal, salienta que um PM foi deslocado. A cidade do Alto Jacuí tem quase 4 mil moradores. No entanto, a segurança é feita por somente quatro PMs. Segundo o vice-prefeito, para diminuir a perda do sargento deslocado, o Estado transferiu um soldado para garantir a segurança na cidade.

O chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Alfeu Freitas, confirmou que o número de policiais deslocados é inferior ao estimado inicialmente, de dois mil. A Operação Copa deve se iniciar nesta sexta-feira e se estender até 15 de julho. Os reforços vão ocorrer tanto na Capital, quanto em cidades da região Metropolitana, além do entorno do estádio Beira-Rio e dos locais das Fan Fest.

Mesmo pagando diárias, com parte do valor destinada à hospedagem, o comando da Brigada Militar confirmou dispor de alojamentos para abrigar parte dos 1,3 mil PMs. O objetivo é manter o controle sobre a tropa e deixá-la a postos para qualquer eventualidade.

Fonte: Rádio Guaíba

CRIMINOSOS ROUBAM CARGA DE CIGARRO NA SERRA GAÚCHA

Dois homens armados roubaram uma carga de cigarro na manhã desta quarta-feira em Caxias do Sul. Por volta das 09h30min uma Fiorino carregada de cigarro foi abordada pelos criminosos, e a carga baldeada para um veículo gol. Dois funcionários da empresa foram feitos reféns e liberados posterior no município de Portão. O veículo Fiorino foi deixado em Galópolis e recolhido aos guinchos Dambroz.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DOIS PROCURADOS DA JUSTIÇA SÃO PRESOS PELA BM EM CAXIAS DO SUL

Por volta das 13h43min, na rua Natal Idalino Fadanelli, bairro Planalto foi recapturado o
procurado da justiça, Ismael da Silva da Fonseca, 19 anos.

As 03h46min, na rua Garibaldi, bairro Exposição, foi recapturado o procurado da
justiça,Marcio Jacques dos Santos, 28 anos.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MERCADO É ASSALTADO NO BAIRRO LOURDES EM CAXIAS DO SUL

Um mercado foi alvo da ação criminosa na tarde desta quarta-feira 21/05 em
Caxias do Sul. Por volta das 16h37min um homem armado de revólver chegou
no estabelecimento localizado na rua Conselheiro Dantas, bairro Lourdes e
anunciou o roubo. O assaltante fugiu do local levando cerca de R$300 em
dinheiro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO DURANTE ASSALTO NA SERRA

Wellen Antonio Souza Francisco, 22 anos foi preso em flagrante na tarde desta
quarta-feira por roubo a estabelecimento comercial. Por volta das 13h43min
Francisco simulando estar armado chegou numa revenda de veículos na Av.
Marcopolo, bairro Planalto e anunciou o roubo. O comerciante ao perceber que
o assaltante não estava armado conseguiu reagir e deter criminoso e acionar a
polícia. Francisco que já possuía antecedentes criminais e estava em liberdade
provisória foi encaminhado a delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO POR FURTO EM VEÍCULO EM CAXIAS DO SUL

D. das N. O. dos S., 24 anos foi preso em flagrante após arrombar um veículo Gol e furtar um rádio veicular e um motosserra. O crime ocorreu por volta das 13h10min na rua Jupiter no bairro Cruzeiro. Santos que já possuía antecedentes criminais e estava em liberdade provisória foi preso e
encaminhado à delegacia, onde foi lavrado flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

quarta-feira, 21 de maio de 2014

BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS

20140521_113823

Foto divulgação: BM

Os policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar do POE Pelotão de Operações Especiais, na manhã desta quarta-feira (21/05), em Porto Alegre, na Rua A , bairro Bom Jesus, prenderam um homem por tráfico de drogas. A guarnição estava em patrulhamento de rotina, quando foi interpelada por um transeunte que informou que havia um indivíduo vendendo substancia entorpecente na frente da Escola Nossa Senhora de Fatima, a guarnição efetuou a averiguação e abordou o indivíduo com as características informadas, onde na busca pessoal foi encontrado uma quantia de maconha e R$ 74,00 reais. Diante dos fatos foi dada voz de prisão e encaminhado o preso para 3ª Delegacia de Pronto Atendimento para lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM tem novo comandante.

DSC_3453,

Fotos divulgação: BM

A passagem de comando aconteceu na tarde desta terça-feira (20/5), às 16h, em Rio Grande. Durante a solenidade militar o Tenente Coronel Carlos Alberto Brusch Terres, transmitiu o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, ao Tenente Coronel José Nilo Corrêa Alves.

O novo comandante da unidade, tem 48 anos de idade é natural de Santana do Livramento, cursou o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar de 1985 a 1987. É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com ênfase em Direito Civil pela UNISINOS de 1989 a 1994. Com Pós Graduação “Lato Sensu” em Gestão Estratégica para Prevenção da Violência Local promovido pela SENASP junto à UNISINOS em 2008.

DSC_3569

Ainda durante a cerimônia foram agraciados com a comenda 6º BPM “Btl Cel Claudino”, que visa distinguir oficiais, praças da Brigada Militar e pessoas jurídicas que tenham se destacado no sentido de promover o desenvolvimento, além de reforçar positivamente a imagem do 6º BPM, unidade sediada na cidade do Rio Grande desde o ano de 1936.

DSC_3408

Agraciados civis: Professora Regina Lima Samará, Sr Carlos Joaquim Xavier, Sr Paulo Roberto Rodrigues. Agraciados Militares: Coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte, Major Enilton Gley Costa Albuquerque, Major Reserva Remunerada Adão das Neves Ribeiro, Capitão Marco Antonio de Freitas Albernaz, Cap RR José Claudio da Rocha Perez, 1º Sgt Rogério Fabricio Moraes Pacheco, 1º Sgt Cristiano Gomes Antunes, 1º Sgt Enio José Pedone dos Santos, 2º Sgt RR Reini Coitinho Ferreira, 2º Sgt Rr Aldemiro Varela Giozza, 3º Sgt Nairo Rezende R. de Vasconcelos, 3º Sgt Jaziel Mendes Martins, 3º Sgt  Rubinei Carvalho Neves, 3º Sgt Simone Bitencourt Bandeira, 3º Sgt Gilmar Vilela Fonseca, 3º Sgt Edisnei Domingues Rodrigues, Sd Anderson Sena Gafanha, Sd Claiton Alves Laranjo e ao ex-comandante do 6º BPM, TC Carlos Alberto Brusch Terres.

Prestigiaram a solenidade o Prefeito Municipal do Rio Grande, Sr Alexandre Lindenmeyer, o Coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte, comandante do CRPO/Sul, o Prefeito Municipal de São José do Norte, Sr Zeny dos Santos Oliveira, representando a Reitoria da FURG, o pro reitor de infra-instrutora Marcos Antonio Satte Amarante, representando a Promotoria, a Dra Natalia Calvo e o Dr Marcelo Thormann, o Comandante do 6º GAC, TC Francisco Carlos Sartorio Estoducto, a Delegada da Polícia Federal, Sra Janaina Braido, o Delegado Regional da Polícia Civil Elione Luiz Lopes, demais autoridades civis e militares, convidados, familiares e órgãos de imprensa em geral.

A solenidade foi abrilhantada pelos músicos da Banda de Música do 4º BPM. Após o desfile da tropa em continência ao novo comandante, as autoridades e convidados foram recepcionados no Cassino Capitão Júlio Machado para a inauguração da foto do Comandante substituído.         

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem é suspeito de esfaquear esposa em Vacaria

Mulher não quis prestar queixa anteriormente por medo que marido fosse preso

Um homem  de 63 anos é suspeito de ter esfaqueado a esposa na madrugada desta quarta-feira em Vacaria, na região de Campos de Cima da Serra. Ele estaria agredindo a mulher há meses segundo a filha do casal, mas a esposa não quis
registrar queixa por medo que o marido fosse preso. De acordo com o titular da delegacia de Vacaria, Anderson Silveira de Lima, “enquanto a pessoa não registra, a agressão aumenta”.

Por volta da 1h, vizinhos da vítima acionaram a Brigada Militar, relatando que uma mulher de 62 anos teria sido
esfaqueada e o agressor fugido. Dez minutos depois, a polícia apareceu e encontrou o homem caminhando na rua onde morava com a esposa. A suposta arma do crime, coberta de sangue, estava na cintura do suspeito.

Ao ser abordado, o homem admitiu o crime e acabou preso em flagrante. A mulher foi  encaminhada ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, passou por cirurgia, mas ainda corre risco de morte. A faca perfurou a barriga e as costas da vítima.

Fonte:CP