sábado, 29 de março de 2014

Suspeito de matar instrutor de autoescola é apreendido em Porto Alegre

Rapaz de 17 anos foi encontrado no bairro Agronomia e submetido a reconhecimento

Suspeito de matar instrutor de autoescola é apreendido em Porto Alegre Adriana Franciosi/agencia rbs

Delegado Ajaribe Rocha Pinto, da 15ª DP, investiga o caso Foto: Adriana Franciosi / agencia rbs

Agentes da 15ª Delegacia da Polícia Civil, de Porto Alegre, apreenderam na tarde desta sexta-feira o adolescente suspeito de matar o instrutor de autoescola Rodrigo Turco Russo, 30 anos. O crime ocorreu na noite de quarta-feira, quando Russo orientava e acompanhava uma aluna, no bairro Partenon.

De acordo com o titular da delegacia, Ajaribe Rocha Pinto, o adolescente foi submetido a reconhecimento — primeiramente por meio de fotos, depois de maneira presencial — pela aluna de Russo. Conforme o delegado, ao ouvir a voz do rapaz de 17 anos, a jovem confirmou não ter dúvida de que se tratava do responsável por efetuar os disparos e conduzir o veículo roubado.

A Polícia Civil revelou que o adolescente, morador do bairro Agronomia, na Capital, tem antecedentes por tráfico, lesão e ameaça. Em depoimento na 15ª DP, ele negou a autoria do latrocínio (roubo com morte), alegando estar em casa por volta das 21h30min, horário do crime — a mãe dele, porém, disse que ele chegou às 2h.

Investigação policial busca mais um envolvido

Os policiais chegaram ao suspeito por meio de uma denúncia anônima, feita à Brigada Militar. A informação recebida é de que havia dois jovens em uma parada de ônibus, no bairro Agronomia, e um deles seria o responsável pela morte do instrutor. O adolescente foi levado à delegacia e, pelo fato de não ter completado 18 anos, um familiar foi chamado. A camiseta azul que ele estaria usando no dia do crime foi apreendida.

— Desde o primeiro momento, se mobilizou toda a equipe disponível e contamos com a ajuda da Brigada Militar — salientou Ajaribe, acrescentando que o caso é uma das prioridades da 15ª DP.

Agora, a investigação volta-se para a identificação do segundo envolvido no crime. Os laudos do Instituto-geral de Perícias (IGP) devem ajudar, mostrando elementos como as impressões digitais. O adolescente apreendido seria encaminhado ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), entre o fim da noite de sexta-feira e o início da madrugada de sábado, para o delegado plantonista efetuar a representação ao Ministério Público (MP).

No momento do ataque, vítima tentou pegar mochila no veículo

O crime ocorreu às 21h30min de quarta-feira, quando dois homens surpreenderam Russo e uma aluna na Rua Doutor Fernando Ortiz Schneider e anunciaram o assalto. Rendidos, eles não teriam reagido, mas, de acordo com a polícia, o instrutor tentou recuperar uma mochila que havia ficado no banco de trás do veículo. Russo foi baleado na cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Lucas da PUCRS, mas não resistiu aos ferimentos e morreu às 4h30min de quinta-feira.

A jovem que estava com o instrutor não teve ferimentos. Os bandidos fugiram a bordo do carro no qual Russo dava a aula naquela noite. O automóvel Celta foi encontrado por volta das 9h30min de quinta-feira, na Vila Céfer, na zona leste da Capital.

Fonte: Zero Hora

Justiça liberta suspeito de assassinar publicitário

O inquérito foi devolvido à 6ª Delegacia da Polícia Civil de Porto Alegre

Justiça liberta suspeito de assassinar publicitário Léo Cardoso/Agencia RBS

Diretor de Relações com o Mercado da Paim chegava em casa quando foi atacado no dia 24 de fevereiro deste ano Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

O caso policial mais intrigante de 2014, o assassinato do publicitário Lairson José Kunzler, 68 anos, sofreu um novo revés. Por falta de provas, a Justiça mandou soltar Jaerson Martins de Oliveira, o Baro, 41 anos, apontado pela polícia como suspeito do crime.

Além disso, o inquérito foi devolvido à 6ª Delegacia da Policia Civil da Capital (Vila Assunção) para prosseguir as investigações, atendendo pedido do Ministério Público. É a segunda reviravolta nas buscas ao criminoso que matou Kunzler a tiros para roubar um malote com R$ 44,2 mil.

O crime ocorreu em 24 de fevereiro, diante da portaria do condomínio Jardim do Sol, onde o publicitário morava, no bairro Cavalhada, zona sul da Capital. O publicitário tinha sido seguido por bandidos após deixar uma agência do banco Itaú, no bairro Moinhos de Vento, onde sacou o dinheiro, referente a uma parcela da venda de uma fazenda da família, no limite de Porto Alegre com Viamão.

Jaerson estava preso preventivamente desde 13 de março. Foi capturado dentro da  Fundação Patronato Lima Drummond, onde cumpre pena em regime semiaberto por um crime semelhante, chamado de "saidinha de banco". O assalto resultou na morte do advogado Geraldo Diehl Xavier, há 10 anos.

No despacho, assinado na sexta-feira pelo juiz Joni Victória Simões, da Vara Criminal do Foro Regional da Tristeza, menciona deficiências no inquérito que justificam sua decisão. Ele lembra que o suspeito está preso há 16 dias sem que a polícia tenha revelado "indícios contundentes, ou pelo menos, efetivamente suficientes para amparar o decreto de prisão".  

O magistrado afirma que Jaerson foi apontado como autor do crime por uma testemunha que registrou a declaração em um cartório mas sem qualquer identificação. O documento, conforme o juiz, não contém a segurança necessária para manter a prisão preventiva.

Imagens comprovariam que homem estava trabalhando

Joni também cita a falta de laudos periciais com o resultado dos exames comparativos de impressões digitais na motocicleta e no capacete apreendidos com Jaerson.

Em favor de Jaerson, os advogados Eduardo Zottis Salla Duro e Marcelo Rocha Cabral apresentaram à Justiça um pedido de revogação da prisão acompanhado de fotos e de um CD com imagens nas quais ele aparecia em seu local de trabalho, uma loja de suplementos alimentares, no dia e no horário do crime. As imagens estão sendo periciadas para avaliar a autenticidade do vídeo. Para o juiz, o álibi robustece as dúvidas sobre a autoria do crime.

Pela suspeita contra Jaerson, promotores que atuam junto à Vara de Execuções Criminais (VEC), solicitaram a regressão do regime semiaberto para o fechado. Como a prisão preventiva foi revogada, o juiz Paulo Augusto Oliveira Irion, da VEC, também negou o pedido dos promotores.

Até as 10h e 40min deste sábado, Jaerson permanecia recolhido na Penitenciária Modulada de Charqueadas. Ele deverá voltar ao Patronato Lima Drummond nas próximas horas, e a polícia terá de retomar as investigações, com uma série de diligências requeridas pelo promotor Fabiano Dallazen.

Para o promotor é preciso reconstituir os momentos anteriores ao crime e ouvir mais testemunhos.

– Há necessidade de aprofundar as investigações de modo a obter prova eficiente para que os autores sejam condenados. Compreendo a posição do juiz, mas estamos nos debatendo para manter preso uma pessoa já condenada por latrocínio e com sérios indícios de envolvimento em outro. É a prova da precariedade do sistema – afirma Dallazen.

Procurada por Zero Hora, a delegada Áurea Regina Hoeppel, titular da 6ª Delegacia da Polícia Civil, afirmou:

– O inquérito foi concluído e remetido para a Justiça. Fiz tudo o que podia. Solicitei perícias, localizei uma testemunha que é taxativa em apontar o autor, mas não quer se identificar porque tem medo de morrer.

ENTENDA O CASO:

Lairson José Kunzler, 68 anos
Foto: Dulce Helfer, Agência RBS

O crime:

– Por volta das 12h de 24 de fevereiro, o publicitário Lairson José Kunzler, 68 anos, saca R$ 44,2 mil em uma agência do banco Itaú, no bairro Moinhos de Vento. O dinheiro é referente a uma parcela da venda de uma fazenda da família, no limite de Porto Alegre com Viamão.

– Um homem dentro do banco, observa Kunzler e avisa a um comparsa que está do lado de fora o banco. Kunzler sai com o Civic em direção ao bairro Cavalhada, onde mora, e é seguido por bandidos em um Scenic e um motocicleta.

– Na entrada do condomínio Jardim do Sol, o caroneiro da moto, armado e usando capacete, aborda o publicitário. A vítima acelera o carro, e o homem dispara. O bandido pega o malote com o dinheiro e foge. A perseguição e o crime são gravados por câmeras de segurança.

– Impressões digitais deixadas no Civic da vítima e outros indícios levam agentes da 6ª Delegacia da Polícia Civil a prender um suspeito, em 27 de fevereiro. Mas era o manobrista do estacionamento onde Kunzler deixou o carro. No mesmo dia, a polícia reconhece o erro, e o homem é solto.

O suspeito

– Em 13 de março, é preso Jaerson Martins de Oliveira, o Baro, 41 anos e levado para o Presídio Central de Porto Alegre. Condenado até 2.039, ele cumpre pena em regime semiaberto por dois roubos e uma assalto com morte, ocorrido em 2004. Uma pessoa disse a polícia ter reconhecido Jaerson, logo após o crime.  O envolvimento de Jaerson reascende discussão sobre a fragilidade dos albergues.

– Jaerson, que trabalha de dia e dorme na Fundação Patronato Lima Drummond, na Capital, nega autoria do crime e garante que estava no serviço na hora e no dia do crime. Em 25 de fevereiro, advogados do suspeito entram com pedido de revogação da prisão. Eles apresentam um CD com imagens nas quais Jaerson aparecia no trabalho entre 10h e 13h30min na data do crime, o que impossibilitaria sua participação no assalto.

A liberdade

– O CD é enviado para perícia. Na sexta-feira, a Justiça atende ao pedido dos advogados de Jaerson e a prisão preventiva é revogada. O Ministério Público solicita que o inquérito volte à polícia para novas investigações. Além da possibilidade de Jaerson não ser o matador, a polícia não apresentou provas contra ele.

Fonte: Zero Hora

Brigada investiga policiais do 1º BPM

Soldados e oficiais podem ter participação em vários crimes na Zona Sul da Capital

Soldados investigados por roubo, usurpação de bens de traficantes e outros crimes. Oficiais que afrouxam a condução de procedimentos administrativos. O 1º BPM, responsável por boa parte da Zona Sul da Capital, passa por uma crise. O capitão que investiga os casos (são pelo menos quatro) recebeu ameaças de morte, supostamente, de colegas de farda.

As ocorrências são graves, e o Comando de Policiamento da Capital (CPC) resolveu assumir parte das investigações.

- O capitão realmente recebeu ameaças. Providências de proteção foram feitas. Estou abrindo inquérito, e o pessoal da seção de feitos especiais está fazendo averiguações - disse o responsável pelo CPC, coronel João Diniz Godoi.

Conselho para usar colete

Oficialmente, o capitão foi aconselhado a usar colete à prova de balas o tempo todo. Embora o CPC não confirme (por motivos de segurança), fora do quartel o oficial estaria sendo escoltado.

O caso mais grave, que teria provocado as ameaças, foi em 13 de janeiro. Uma guarnição pegou um adolescente e um adulto, por tráfico e porte ilegal de arma. Levou o garoto ao Deca e seguiu para a 2ª DPPA. No caminho, misteriosamente, o preso fugiu da viatura.

O capitão, cujo nome está sendo preservado pelo comando, considerou haver demora na investigação e levou o caso ao CPC. O CPC investiga o sumiço do preso da viatura.

- Realmente teve um preso que fugiu e isso está mal explicado. Estou conduzindo a investigação, mas o sigilo é fundamental - afirmou o coronel Godoi.

O oficial admite estar acompanhando outras questões referentes ao 1º BPM:

- Quando se começa a apurar algumas coisas, outras vêm à tona.

Os policiais suspeitos podem ser levados à Justiça Militar. A pena vai de suspensão à exclusão da BM. Depois, podem responder na Justiça comum.

Algumas denúncias

- Um soldado foi preso em flagrante após subtrair a arma de um suspeito, que acabou sendo solto na abordagem.

- Outro PM estaria envolvido com crimes de roubo e extorsão, inclusive respondendo a dois processos na Justiça Militar.

- No mês passado, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no alojamento do Pelotão de Operações Especiais (Poe) do 1º BPM. Em um dos armários, foi encontrada uma réplica de uma pistola calibre 9mm, além de munição de fuzil.

Fonte: Diário Gaúcho

DOIS HOMENS SÃO PRESOS COM DROGAS EM CANOAS

Em 28 de Março de 2014 por volta das 19h50min, uma Guarnição da BM durante patrulhamento pelo Setor 4B, quadra V, nº 17 no bairro Guajuviras, realizou abordagem ao Sr. E L S (Acusado de Apropriação Indébita, Outros Furtos e Lesão Corporal), o mesmo portava uma bolsa com 1063g de Maconha, duas facas e R$ 268,00 diante disso foi dada voz de prisão ao individuo e conduzido a DDPA para o ser realizado o auto de prisão em flagrante.

clip_image002

Foto divulgação: BM

Em 29 de março de 2014, por volta das 02h30min na Rua Caiçara, 08, Mathias Velho, CANOAS-RS uma guarnição da BM efetuou abordagem ao individuo identificado como J B dos S P, com antecedentes por (furto descuido, furto mão grande, furto de telefone celular, posse de entorpecentes, estupro de vulnerável, ameaça, desobediência) em revista pessoal foi encontrado com o mesmo 16 pedras de crack e uma quantia de R$209,00(duzentos e nove reais) diante disso foi dado voz de prisão ao acusado e conduzido a DPPA onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Prisão por Roubo de Veiculo – Simulacro

clip_image002

Foto divulgação: BM

As 16h30min de sexta-feira quando em patrulhamento na Rua Potengi nº50, Bairro Igara, uma Guarnição da BM avistou quatro indivíduos em atitudes suspeitas, estacionando um veiculo FIAT/SIENA ELX de Placa ***, em situação de roubo, os indivíduos ao perceberem a presença dos Militares, abandonaram o veiculo e fugiram a pé, onde perto dali logrou êxito na abordagem e prisão de dois indivíduos identificados como G G S (adolescente infrator por roubo de veiculo) e E R P (adolescente infrator por desacato e roubo de veiculo), foi pedido apoio via rede radio para as demais guarnições que lograram êxito na abordagem de mais dois indivíduos, identificados como W M B R, sem antecedentes e M M H (adolescente infrator por roubo a residência, porte de arma de fogo, desacato, receptação), em posse dos mesmos foi encontrado um simulacro de arma de fogo, utilizado para efetuar o roubo do veiculo. Diante dos fatos foram conduzidos pela BM para a DPPA, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante dos acusados.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA EM CANOAS

clip_image002

Foto divulgação: BM

Na tarde de sexta-feira, na Rua 25 de Março nº40, Bairro Rio Branco, uma guarnição da BM avistou vários indivíduos, que ao perceberem a presença da viatura ostensiva fugiram do local, sendo que o individuo identificado como P da C S (autor de posse e acusado de lesão corporal e ameaça), sacou uma arma de fogo em direção aos Soldados que em resposta a possível agressão, efetuaram dois disparos, vindo atingir a perna do acusado, que caiu no solo, portando 01 revolver 06 pol. Inox, cal 38, inox, com 33 munições intactas, sendo que um segundo individuo não identificado conseguiu fugir. O local já é conhecido por se tratar de local de comercialização de drogas, e esta sendo constantemente patrulhado devido à disputa entre facções rivais, que utilizam armamento pesado. A guarnição solicitou a SAMU no local, o individuo foi medicado e conduzido ao HPS onde está sob custódia da BM e na DPPA foi efetuado o auto de prisão em flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

15° BPM PRENDE DOIS PROCURADOS DA JUSTIÇA

Dois procurados são presos na sexta-feira em Canoas, na Região Metropolitana. Conforme a Brigada Militar A. C. da S, foi abordado na Rua Libertação, bairro Mathias Velho e constatado que estava na situação de procurado da justiça. Por volta das 11h30min ainda de sexta-feira outro procurado da justiça R. de A. X, foi preso durante patrulhamento de rotina no Setor 06, Qd 07, bairro Guajuviras.

Ambos já possuíam antecedentes criminais e foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE HOMEM APÓS ROUBO A MÃO ARMADA EM COMERCIO, ROUBO E ADULTERAÇÃO DE VEÍCULO

Sem título

Foto divulgação: BM

Policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar, na tarde desta sexta-feira (28/03), em Porto Alegre, na av. França, bairro Navegantes, prenderam um homem por roubo a mão armada em estabelecimento comercial, roubo e adulteração de veículo. Os policiais estavam em patrulhamento, quando receberam informações que indivíduos estariam efetuando o roubo em uma gráfica. No momento que as guarnições chegaram ao local, os homens empreenderam fuga em um veículo GM/ASTRA de cor prata de um dos funcionários do estabelecimento, tendo breve um acompanhamento, sendo efetuado o cerco policial, em ato continuo os homens abandonaram o veículo roubado e entraram em outro veículo KIA/CERATO (clonado) de cor prata, que os homens haviam deixado num ponto estratégico no intuito de despistar as guarnições. Os policiais lograram êxito na abordagem de um dos homens, sendo que o outro homem conseguiu fugir. Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão e encaminhado o preso à 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Tentativa de Homicídio na Serra

Na madrugada de sexta-feira na Av. Barão do Santo Ângelo, bairro Jardim América, RAFAEL DA SILVA, 26 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo que atingiu a coluna cervical. Nas proximidades do fato foram encontrados três estojos de calibre 45. A vítima estava na via quando foi atingida. Autoria e motivos são desconhecidos. Socorrido pelo SAMU e internado ao HPS Pompéia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Tentativa de Roubo a Posto de Combustível em Caxias do Sul

Às 14h50min de hoje (28/03), na BR 453, no Posto de Combustíveis São Luís, no bairro Santa Fé, um sujeito entrou armado no estabelecimento e durante a tentativa de roubo, foi surpreendido pelo vigilante do local de 30 anos, da Empresa Patrulhense, contra quem desferiu quatro disparos de arma de fogo.

Dois atingiram o abdômen, no colete e outro na cabeça, passando de raspão no distintivo da boina.

Encaminhado para exames, pois aparentemente a vítima não apresentava lesão. O autor fugiu a pé.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homicídio Culposo de Trânsito (Art. 302, CTB)

Às 11h31min de hoje (28/03), na BR 453, na Via São Jorge Mulada, Anderson Vergílio da Silva, 28 anos, conduzia o veículo GM/CORSA WIND vermelho, placa ICU1717, quando na segunda ponte perdeu o controle do veículo, capotando e caindo dentro do córrego. No veículos estavam as passageiras MARIA ROSA SIMÃO, 31 anos e uma criança de 10 anos. MARIA entrou em óbito no local do acidente. A criança e o pai (Anderson) tiveram escoriações leves pelo corpo e foram medicados pelo SAMU.
Compareceram ao local do fato a Polícia Civil e o DML.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Roubo de Veículo com Sequestro Relâmpago na Serra Gaúcha


Por volta das 16h15min de sexta-feira na Rua Antares, bairro Cruzeiro, uma vítima foi surpreendida por dois sujeitos (não se sabe se estavam armados) e colocada para o interior de seu veículo I/FORD FOCUS 2L HC FLEX, cor PRETA. A vítima foi libertada nas proximidades da UCS em Caxias do Sul e encaminhada para o registro do fato. Os criminosos fugiram com o veículo da vítima. A Brigada Militar saiu em diligências localizando o veículo em seguida, no Faxinal, onde os autores abandonaram o veículo e se embrenharam na mata. Um dos autores do roubo possuía rádio HT na frequência da BM. Os autores do crime não foram localizados.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem Detido após Arremessar Entorpecentes ao Pátio do Presídio de Vacaria

Na manhã de sexta-feira a Brigada Militar foi comunicada de que um sujeito arremessou um pacote para o interior do Presídio. Após buscas na Rua Julio de Castilhos, Centro, policiais militares abordaram MARRONI DE OLIVEIRA LOPES, reconhecido como autor do arremesso do pacote. O pacote foi apreendido e havia 55 tijolinhos de maconha (7,05 gramas), dois celulares e dois carregadores. MARRONI foi encaminhado à DPPA para o flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Tentativa de Fuga de Preso em Caxias do Sul

Na manhã de sexta-feira na BR 116, bairro Sagrada Família, policiais militares quando em deslocamento pela BR 116 avistaram o detento RUDINEI KELWATTES, 29 anos, pulando o muro da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. Ao avistar os policiais, o detento caiu nas lixeiras junto ao muro e foi recapturado. Entregue aos agentes penitenciários para providências.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MULHER É ESFAQUEADA E MORRE EM CAXIAS DO SUL

Por volta das 03h24min de hoje (28/03), na Rua dos Relojoeiros, bairro Belo Horizonte, próximo a Escola Tancredo Neves, o CIOSP foi comunicado sobre vários disparos de arma de fogo dentro de uma casa. No local foi localizado o corpo de JOSIANE RAYMUNDO, 39 anos, já em óbito, caída ao lado da cama. Ela foi alvejada com disparos de arma de fogo no tórax, nas costas, nas mãos e nos braços e ao lado do corpo da vítima foi encontrada uma faca de cozinha. Informações dão conta de que crime seria passional e o autor seria o ex-companheiro EURI LUIZ GRAMINHO DA SILVA, 49 anos, que não estava aceitando o fim do relacionamento. Após o crime o autor fugiu do local, sendo repassado que ele poderia ter deslocado para o litoral onde tem uma residência. Policiais de Arroio do Sal foram comunicados do fato e em Terra de Areia abordaram o veículo GM/Chevette que era conduzido pelo autor. EURI abandonou o veículo e fugiu a pé, embrenhando-se no mato. Até o momento não foi capturado. O veículo GM/Chevette, placa CCL1356, cor marrom, foi recolhido. O local do crime foi isolado e acionado a PC que assumiu a ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

sexta-feira, 28 de março de 2014

Jovem de 19 anos é morta em casa, com três tiros, em Lajeado

Ex-namorado de Kaiane Ferraz teria sido o autor dos disparos que tiraram a vida da jovem nesta quarta-feira

Foto: Marcio Steiner/Rádio Independente

Kaiane Ferraz, de 19 anos, foi morta a tiros por volta do meio-dia desta quinta-feira, 27, no bairro Jardim do Cedro em Lajeado, localidade que fica próxima a entrada de acesso ao Estádio Alviazul, do Lajeadense. Segundo familiares da vítima ouvidos pela polícia, Kaiane estava residindo com mais duas amigas há cerca de 5 meses no edifício Giane, na rua Helmuth Martins Rother.

Uma discussão teria levado ao crime. Vizinhos contaram que, após um bate-boca, foram ouvidos três disparos. A família da vítima disse ainda que suspeita de crime passional, tendo em vista que Kaiane havia terminado um relacionamento amoroso há cerca de duas semanas.

O namoro teria durado três meses. Após atirar contra Kaiane, o criminoso fugiu e ainda não foi localizado. Conforme a mãe da vítima, há suspeita do envolvimento de uma mulher no crime, já que o portão de acesso ao edifício teria sido liberado, via interfone, para uma voz feminina.

Uma das companheiras de apartamento de Kaiane estava no local e se refugiou no banheiro. É aguardada a chegada do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Porto Alegre que fará os levantamentos. Após, o corpo, que está na sala do apartamento do terceiro andar, será encaminhado para necropsia no DML de Lajeado.

Fonte:  Redação Portal Gaz

Mulher morta em perseguição segue sem identificação

Polícia Civil suspeita que a vítima seria uma santa-cruzense, moradora da Zona Sul do município

Veículo havia sido abordado pela Patrulha Bancária Comercial de Charqueadas – foto divulgação: Bruno Pedry

A mulher que morreu atingida por um tiro durante uma perseguição da Brigada Militar a um Uno em General Câmara segue sem identificação. Segundo a Polícia Civil a suspeita é de que a vítima, que não portava documentos, seria uma santa-cruzense, moradora da Zona Sul do município. No entanto, até o momento nenhum familiar procurou a polícia para confirmar as informações. Por isso, o corpo deverá ser encaminhado por uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) para Porto Alegre, onde deve ser realizada a identificação.

Segundo o delegado Marco Schalmes, as pessoas que estavam com a mulher no veículo souberam informar apenas que ela seria conhecida pelo apelido de Nega. Os dois homens e a outra mulher que estavam no carro interceptado pela Brigada Militar após uma suposta troca de tiros foram presos por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de uso restrito, já que os policiais militares afirmam ter encontrado no veículo uma pistola 9mm.

A PERSEGUIÇÃO

Na manhã dessa quinta-feira, 27, policiais da Patrulha Bancária e Comercial de Charqueadas desconfiaram de um Uno, com placas de Santa Cruz, que circulava pelo município da Região Carbonífera. O veículo não teria parado em uma blitz, o que deu início a perseguição. Já em General Câmara, a Brigada Militar afirma que um dos ocupantes do Uno teria atirado contra a viatura, por isso os policiais militares teriam efetuado disparos em direção ao grupo. Uma mulher, que estava no banco traseiro, acabou sendo atingida na cabeça e não resistiu. Uma outra mulher foi ferida no braço, sem gravidade. O veículo havia sido furtado em Santa Cruz do Sul.

Fonte: Redação Gazeta do Sul

PMs DO 4º BPM RECUPERAM VEÍCULO NO BAIRRO JARDIM AMÉRICA

Por volta das 20h30min, por informação recebida pela sala de operações a viatura deslocou ao bairro Jardim América onde, no endereço informado, havia um fusca sido furtado em 26/08/2013, constataram que o veículo encontrava-se no local, efetuaram a prisão do receptador T.S.B., de 32 anos e o conduziram a DPPA para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Policiais do 4º BPM prendem homem por porte ilegal de arma de fogo

Na noite de quinta-feira a viatura em patrulhamento no bairro Fragata, deparou com um motociclista e ao abordá-lo a guarnição foi desacatada, sendo que o elemento, posterior identificado como Q.C.M, 20, desobedeceu e resistiu a prisão. O autor estava na motocicleta HONDA/CG 125 FAN KS porém, quando em consulta ao sistema os dados era de outra motocicleta HONDA/ML 125 de cor prata. O autor foi preso por resistência, porte ilegal de arma de fogo, pois, encontrava-se com um revólver cal. 38, s/marca com três munições intactas e seis celulares s/marca identificada e recolhimento do veiculo motocicleta.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

POLICIAIS DO 4º BPM RECAPTURAM FORAGIDO

Nesta data, às 02:37 h, no bairro Fragata, a viatura quando em abordagem policial de rotina localizou o individuo A.B.V., de 33 anos, que junto ao sistema constava como Foragido do Sistema Prisional desde 06/11/2013. Foi encaminhado a Delegacia de Polícia onde foi efetuado o registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM Conduz Adolescente e Recupera Veículo Roubado em Pelotas

Na quinta-feira (27/3), às 21h20, na Rua Alberto de Oliveira, no bairro São Miguel, em Rio Grande, uma guarnição do 6º Batalhão, conduziu um adolescente infrator de 15 anos, o qual de posse de uma faca, assaltou duas pessoas. Com o adolescente foi apreendido um celular e um boné das vítimas. Foi encaminhamento à delegacia de polícia. 

ÀS 21h45, na rua Juan Lopart, no bairro Santa Rosa, a mesma guarnição deslocou para verificar a situação de um veículo suspeito. No local foi constatado que o automóvel- VW Polo sedan, de Pelotas, estava em situação de roubo. Foi removido pelo guincho, e se encontra a disposição da Defrec

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM DE TORRES ATENDE OCORRENCIA DE TRANSITO COM DANOS MATERIAIS

clip_image002

Foto divulgação: BM

No inicio da madrugada de sexta-feira, dia 28 de março, as 00h10min, a guarnição da Brigada Militar de Torres, deslocou na Avenida Barão do Rio Branco, para averiguar um acidente de transito com danos materiais, no local foi feito contato com populares que informaram que o condutor havia fugido do local, sendo encontrado próximo ao Mercado Macromix e como estava lesionado foi encaminhado para o hospital. B. R. de 17 anos ficou em observação, o veiculo foi recolhido, autuado e apresentado na Delegacia De Policia Civil.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM Atende Ocorrência de Violência Doméstica e Apreende Duas Armas na Residência

_Apreensão

Fotos divulgação: BM

Na sexta-feira (28/3), às 8h20, na Estrada RG 360, KM 2, Guamaz, próximo ao Povo Novo, em Rio Grande, policiais militares do 6º Batalhão, foram informados através de ligação telefônica feita ao posto policial do Povo Novo, que uma mulher havia sido agredida pelo seu esposo que além disso a trancou em sua residência. Os policiais compareceram no local, e localizaram na dentro da casa em cima do roupeiro uma arma calibre 16, modelo 651, com 25 cartuchos intactos, 15 deflagrados, pequena quantidade de pólvora para recarga e uma pistola 765, marca Colt, com 24 munição 765, marca Áquila. O homem L.L., de 36 anos, foi preso em flagrante delito e encaminhado à delegacia de polícia onde foi lavrado o auto de prisão.

_Apreensão_Apreensão-2

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Irmão Mata Irmã e Enterra na Sala de Casa em Rio Grande

Adolescente foi morta com uma facada após briga com o irmão

Paola foi cobrar dívida do irmão e acabou assassinada

A adolescente Paola Machado de Campos, de 14 anos, foi morta a facadas pelo próprio irmão, André Machado de Campos, 24 anos, e enterrada sob o assoalho da casa, em Rio Grande.

Crime descoberto no início da noite de quinta-feira (27) gerou revolta em Rio Grande. O corpo de Paola – que estava desaparecida desde a tarde da quarta-feia (26) – foi encontrado pela polícia a partir de informações repassadas por vizinhos do assassino, que contaram ter ouvidos barulho de marteladas durante a madrugada. Ao revistar a casa, os policiais encontraram o cadáver escondido sob o assoalho da sala.

Revoltados com a confirmação do crime, moradores da vila Mangueira tentaram linchar o acusado e sua esposa e chegaram a apedrejar a casa e viaturas da Brigada Militar, que apelou para tiros com balas de festim para dispersar a multidão enfurecida.

André confessou crime ao ser preso na noite de quinta-feira

André confessou crime ao ser preso na noite de quinta-feira (Imagem: Reprodução TV)

O crime

De acordo com a Polícia Civil a adolescente estaria cobrando uma dívida do irmão e da cunhada.  Paola teria vendido telhas e madeiras para ajudar o irmão a construir a casa e deveria receber uma parte do valor das vendas, mas não recebeu. Incomodados com as cobranças o casal acabou matando Paola a facadas. .  Em depoimento prestado diante do delegado Leandro Santos, André assumiu a autoria do crime. A mãe e o padrasto da adolescente também foram detidos, pois há suspeitas de que saberiam do crime e não teriam dedurado o assassino.

Fonte: Reportchê

BM PRENDE HOMEM POR ROUBO NO LITORAL NORTE

clip_image002

Foto divulgação: BM

Na quinta-feira, a sala de operações recebeu informações de um morador do Bairro Dunas que um individuo de moletom branco efetuou um roubo a um estabelecimento comercial tendo usado uma faca de mesa para ameaçar de morte a vitima e efetuar o roubo. As guarnições foram deslocadas para efetuar averiguações e contato com a vítima, este informou que o autor correu em direção as dunas. Durante as buscas, o indivíduo foi avistado e acompanhado pelas ruas do bairro, foi alcançado e abordado T. B. L de 19 anos que possui varias passagens pela justiça, foi apreendido com ele 26 maços de cigarro e R$130.00 Reais em espécie roubados do comercio. Foi dada voz de prisão e encaminhado para a Delegacia de Policia Civil, onde a autoridade policial determinou a prisão em flagrante pelo crime de roubo.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ADOLESCENTE É APREENDIDO POR TRÁFICO DE DROGAS EM VIAMÃO

1959495_296453177176858_930115364_n

Fotos divulgação: BM

Na tarde de quinta-feira  na Rua Professora Eva, Bairro Orieta em Viamão, o 18º BPM através do Pelotão de Operações Especiais (POE), abordou e apreendeu Í.P.F., 16 anos, que trazia consigo quatro pedras de crack e R$ 118,35; e W.F.G.D.S., 16 anos, foi localizada a quantia de R$ 20,00.

     Diante dos fatos, o material foi apreendido e os adolescentes conduzidos à DPPA de Viamão para o registro de ocorrência por Tráfico de Drogas para Í.P.F, sendo que W.F.G.D.S foi qualificado como testemunha.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PF Apreende 40 Quilos de Cocaína Escondidos em Fundo Falso de Veículo em Porto Alegre

Imprensa

Foto divulgação: PF

Porto Alegre/RS – A Polícia Federal apreendeu na tarde de hoje, 27 de março, 40 quilos de cocaína escondidos em um fundo falso no assoalho de um veículo, sob os bancos dianteiros. A abordagem ocorreu em estacionamento de um shopping de Porto Alegre, quando os condutores se preparavam para sair do local.

Policiais Federais da Delegacia de Repressão a Drogas receberam a informação de que a cocaína teria sido carregada no Paraguai e ingressado no Brasil por Ponta Porã/MS com destino à Porto Alegre. Testes preliminares da perícia apontaram 96% de pureza da droga.

Dois homens, naturais de Dourados/MS, foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas e encaminhados ao Presídio Central onde permanecerão à disposição da Justiça. Um dos indivíduos já havia sido condenado por tráfico anteriormente.

Fonte: Informativo Ação Preventiva e PF

JOALHERIA É ARROMBADA EM CANOAS

No inicio da manhã de quinta-feira a Joalheria Gobbi, localizada na Rua Tiradentes, bairro Centro foi arrombada em Canoas. Conforme a Brigada Militar, policias foram ao local e constataram o furto, onde isolaram o local e aguardaram o proprietário.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM ENCONTRA HOMEM AMARRADO NO INTERIOR DE CONDELARIA

Ele disse aos policiais ser vítima de roubo

Um caseiro de uma chácara foi encontrado amarrado próximo a Coudelaria (entre Santo Antônio das Missões e São Borja). Conforme a Brigada Militar ele alegou que havia sido vítima de roubo, sendo que os criminosos levaram 01 espingarda calibre 38, 01 pistola calibre 45 e outra calibre 380, 01 rifle calibre 22 e farta munição.

A vítima ainda não informou características dos meliantes, nem veículo.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE JOVEM LOGO APÓS ASSALTAR LOTÉRICA EM CAXIAS DO SUL

O veículo roubado e uma certa quantia em dinheiro foi recuperado

Sem título

Foto divulgação: BM

Um homem foi preso na tarde de quinta-feira após assaltar uma Casa Lotérica em Caxias do Sul. A vítima relatou que três jovens chegaram no local e anunciaram o assalto na BR 116, bairro São Ciro. Foi roubado uma quantia em dinheiro, CNH, 01 celular, 01 veículo Ford Ka, carteira com documentos pessoais dos clientes.

Da lotérica não foi levado nada pois os criminosos não conseguiram abrir a porta que dá acesso aos caixas, roubando apenas os pertences dos clientes.

PMs iniciaram buscas e nas proximidades do bairro Colina do Sul foi localizado o veículo abandonado e Getúlio Oliveira de Vargas, 26 anos,  foi reconhecido pelas vitima da lotérica, inclusive estava com as mesmas roupas do roubo. Ainda foi apreendido uma quantidade em dinheiro, os outros autores não foram localizados, porém já foi identificado pelo setor de inteligência do CRPO Serra.

Vargas foi conduzido a delegacia de polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É BALEADO EM FLORES DA CUNHA

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio em Flores da Cunha. Segundo a Brigada Militar na madrugada de quinta-feira a vítima foi cobrada em sua residência de uma divida de drogas no valor de R$ 500,00, adquirida no presídio. Ao informar que não tinha o dinheiro para o pagamento, ambos entraram em luta corporal quando foi atingido com um tiro na perna. Ele foi socorrido ao HPS.

A vítima relatou não saber sobre esta divida.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRÊS FORAGIDOS SÃO PRESOS EM CAXIAS E UM PROCURADO PRESO EM CAMPESTRE DA SERRA

Por volta das 02h32min de quinta-feira em Caixas do Sul, na Rua João Daut de Oliveira, bairro Marechal Floriano foram recapturados os procurados da justiça, Cássio Padia , 35 anos e Dione Roberto da Veiga Gomes, 26 anos, eles foram abordados, e após consulta foi verificado que estavam foragidos.


Na  Rua José Scalabrin, Salgado Filho, foi preso o foragido Jeison Santos da Silva , 27 anos, por volta das 09h37min de quinta em Caxias do Sul. 

Aproximadamente por volta das 17h15min de quinta-feira o escrivão da delegacia de Campestre da Serra ao efetuar o cadastro, como testemunha, do Dival Gotardo Ribeiro, 38 anos constatou que o mesmo estava procurado pela Comarca de Passo Fundo. Entrou em contato com a BM local para que efetuasse a prisão e condução do mesmo a Vacaria.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

quinta-feira, 27 de março de 2014

ASSALTANTES SÃO PRESOS E FORAGIDO É CAPTURADO EM SANTA VITÓRIA

Na madrugada da quinta-feira (27/3), às 5h30, na Rua Mirapalhete, em Santa Vitória do Palmar, uma guarnição do 6º Batalhão de Polícia Militar, foi informada que dois indivíduos armados de faca assaltaram duas vítimas. De posse das características localizaram L.S.M., de 19 anos e P.C.C.A., de 37 anos, os quais foram reconhecidos pelas vítimas. Que o primeiro indivíduo possuía mandado de prisão, pois estava foragido do presídio do município desde 15/02/2014. Foram conduzidos à delegacia e o foragido foi recolhido novamente ao sistema carcerário. Ele responde por crimes de roubos a pedestre e furtos em residências.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM APREENDE MAIS DE 1KG DE COCAÍNA E 543 GRAMAS DE CRACK EM RIO GRANDE

_Comunitária

Fotos divulgação: BM

Na quarta-feira (26/3), às 14h30, na Rural, em Rio Grande, uma guarnição da Policia Comunitária do 6º BPM, na Rua General Abreu, ao lado do lixão, localizaram um ponto de drogas. Com apoio da guarnição do Pelotão de Operações Especiais abordaram E.S.L., de 24 anos, e mais três adolescentes. O traficante foi encontrado dentro de uma armação de madeira, num antigo barraco queimado sendo encontrado com ele um tijolo de 1 kg de cocaína, 543 gramas de crack, mais 145 gramas de cocaína, três tesouras pequenas, duas facas de serra, quarenta e sete reais e quarenta centavos e um telefone celular. Foi preso em flagrante delito e lavrado o auto de prisão. Já responde por tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

_Comunitária-1

Fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM CAPTURA DOIS FORAGIDOS NO INTERIOR DOS BECO DA HENRIQUE PANCADA

Na quarta-feira (26/3), às 10h30, na Rua Henrique Pancada, em Rio Grande, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 6º Batalhão, localizou o indivíduo C.A.D.P., de 33 anos, o qual possuía mandado de prisão.

Às 23h40, no mesmo local, os policias do POE, abordaram R.B., de 27 anos, que ao perceber a presença da guarnição tentou fugir do local. Foi capturado e constatado que possuía mandado de prisão, pois estava foragido da penitenciária desde 27/02/2014. Responde por crimes de roubo a motorista, porte de arma e roubo a pedestre. Foi recolhido à PERG.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PRISÃO POR CONTRABANDO DE CIGARRO EM CONJUNTO COM A PRF EM SANTANA DO LIVRAMENTO

Slide1

Foto divulgação: BM

Na madrugada desta quinta-feira, o 2º Regimento de Polícia Montada, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, abordaram em operação conjunta um veículo o qual estava carregado com 1.000 pacotes de cigarro de marca Paladium e 1.267 marca 51, num total de 2.267 pacotes de cigarros, e também outro veículo que possivelmente servia de "batedor". Duas pessoas e os veículos foram apresentados na Polícia Federal pela guarnição da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal onde foram adotadas as providencias de praxe.

Slide2(1)

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Traficantes atiram Contra PMs 17ºBPM e acabam presos

clip_image002

Foto divulgação: BM

Na noite de quarta-feira traficantes foram presos após efetuar disparos de arma de fogo contra policiais durante patrulhamento de rotina em Gravataí. Conforme a Brigada Militar após os tiros a dupla correu para os fundos do pátio de uma residência, onde acabaram presos. Felipe dos Santos, 23 anos com antecedentes foi preso e o menor de 16 anos M. S. R. J apreendido. Foi apreendido com ambos 02 revólver calibre 38, numeração raspada e municiada, R$ 165,00 e 20 pedras de crack.

Os acusados foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

35º BPM Participa da Votação das Demandas do Processo de Participação Popular e Cidadã

Na noite de quarta-feira (26/3), no Salão da Igreja Evangélica, em Paraíso do Sul, o 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM), participou da reunião da escolha das demandas prioritárias da região do COREDE Jacuí-Centro, através do Processo de Participação Popular e Cidadã.

O comandante dos Bombeiros de Santa Maria, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, fez a defesa da demanda Segurança Pública e Defesa Civil, que conquistou 217 votos, ficando na segunda colocação, perdendo apenas para saúde que ficou com 223 votos.

O comandante do 35º BPM, major Jaime Roberto Soligo Filho, em companhia de seus policiais militares participaram da votação.

Confira as 10 demandas escolhidas:

1º Saúde: 223 votos

2º Segurança Pública e Defesa Civil: 217 votos

3º Educação Básica, Profissional e Técnica: 213 votos

4º Desenvolvimento Rural: 208 votos

5º Irrigação: 193 votos

6º Habitação, Desenvolvimento Hurbano e Saneamento: 189 votos

7º Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Polít. para Mulheres: 141 votos

8º Esporte, Lazer e Turismo: 121 votos

9º Educação Superior: 111 votos

10º Cultura e Inclusão Digital: 88 votos

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR PRENDE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NA CAPITAL

Sem título

Fotos divulgação: BM

Policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (27/03), em Porto Alegre, na av. João Simplício Alves de Carvalho, bairro Vila Ipiranga, prenderam três indivíduos por porte ilegal de arma de fogo. Os policiais estavam em patrulhamento, quando receberam a informação de que três indivíduos estariam em um veículo GM/CORSA de cor vermelha, portando armas de fogo. Após buscas nas proximidades, foi localizado e abordado o veículo suspeito, sendo que durante a revista pessoal foi localizado com um dos indivíduos um revólver calibre 38 municiado com cinco munições e numeração suprimida, um quantia R$44,00 em dinheiro e dois celulares. Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão e encaminhados os presos à 3ª Delegacia de Pronto Atendimento para lavrar o auto de prisão em flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

3474-1766

JOVEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS

Na Quarta-feira (26/03), às 19h54min, na Rua Santa Barbara, Bairro Carlota em Viamão, o 18º BPM através do Pelotão de Operações Especiais (POE), abordou e prendeu RAFAEL MACHADO COSTA, 18 anos, que estava de posse de 11 pedras de crack, 8 trouxinhas de cocaína e 01 rádio comunicador.

Os policiais apreenderam o material e deram voz de prisão a RAFAEL, sendo conduzido à DPPA de Viamão para a lavratura do flagrante por Tráfico de Drogas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Polícia prende em NH traficante suspeito de produzir drogas para vender na Copa do Mundo

Zucco esclarece que o homem de 41 anos preso hoje, também no Vale do Sinos, já tinha vários antecedentes por tráfico

Dez dias após prender um casal com quantidade expressiva de cocaína, três prensas hidráulicas e mais de 3,5 mil analgésicos, em Novo Hamburgo, a Polícia Civil chegou, nessa quarta-feira, ao possível chefe da quadrilha suspeita de produzir drogas com a intenção de vender no período da Copa do Mundo.

De acordo com o delegado Rodrigo Zucco, a tese de produção para o evento de futebol leva em conta a frase “Copa 2014”, escrita em todas as prensas, cada uma com capacidade mínima de produzir cerca de 60 kg da droga.

Zucco esclarece que o homem de 41 anos preso hoje, também no Vale do Sinos, já tinha vários antecedentes por tráfico. Responsável pelo material apreendido, ele já teve a prisão temporária decretada.
O preso que não confirmou a intenção de venda durante a Copa do Mundo, mandou misturar a droga aos remédios, explica o delegado. Ele também foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre.

Fonte: Rádio Guaíba

Vigilantes de universidade imobilizam suspeitos de assalto em Porto Alegre

No início da madrugada de quinta-feira, a dupla estava sendo identificada no Deca

Vigilantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com a ajuda de um aluno que é policial, imobilizaram dois rapazes minutos depois de eles terem, supostamente, praticado um roubo, na noite desta quarta-feira, no bairro Partenon, em Porto Alegre.

Próximo das 21h15min, uma moradora dos arredores da instituição foi assaltada na esquina da Rua Professor Cristiano Fischer com a Avenida Ipiranga. Segundo a vítima, que não quis ser identificada, os dois rapazes a abordaram e anunciaram o assalto, afirmando estarem armados. Após pegarem a bolsa que a mulher carregava, a dupla correu em direção ao Parque Esportivo da universidade, na Avenida Ipiranga, sentido bairro-Centro.

De acordo com um dos vigilantes, um taxista teria acionado pelo rádio os seguranças, que correram em direção aos assaltantes. Com a ajuda de um aluno policial, que não foi encontrado por Zero Hora, os dois rapazes foram imobilizados próximo ao Arroio Dilúvio, em frente à principal entrada de pedestres da PUCRS em torno das 21h20min. Nenhuma arma foi encontrada.

Quinze minutos depois, uma viatura chegou ao local onde os assaltantes estavam imobilizados. Segundo o sargento Santiago, do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os rapazes seriam encaminhados à Polícia Civil.

— É difícil situações como esta acontecerem. Qualquer civil pode prender em casos como este, mas não é aconselhável reagir — afirmou Santiago.

O sargento também elogiou a atuação dos vigilantes. A ação causou alvoroço entre as pessoas que esperavam ônibus em frente à universidade.

No início da madrugada, a dupla estava sendo identificada no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) — pelo menos um deles teria menos de 18 anos.

Fonte: Zero Hora

Carro de instrutor baleado na cabeça é encontrado e polícia busca imagens que auxiliem na investigação

Policiais realizam perícia no veículo e fazem levantamento do local do crimeCarro de instrutor baleado na cabeça é encontrado e polícia busca imagens que auxiliem na investigação Reprodução/Reprodução

Amigos e familiares deixam mensagens na página da vítima no Facebook Foto: Reprodução / Reprodução

O carro de autoescola roubado de um instrutor enquanto dava aula na noite de quarta-feira, no bairro Partenon, foi encontrado na Vila Céfer, zona leste de Porto Alegre, por volta das 9h30min. No assalto, Rodrigo Turco Russo, que era professor no Centro de Formação de Condutores Atlântica, levou um tiro na cabeça. Atendido no Hospital São Lucas da PUCRS, não resistiu ao ferimento e morreu na madrugada desta quinta-feira.

Segundo o delegado Ajaribe Rocha Pinto, da 15ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre, o caso está sendo tratado latrocínio (roubo seguido de morte).  O crime ocorreu por volta das 21h de quarta-feira, na Rua Doutor Fernando Ortiz Schneider, no bairro Partenon, enquanto a vítima ensinava uma jovem em um carro Celta próprio para aulas de direção.

— Estamos fazendo o levantamento do local do crime, do local onde foi encontrado o carro e buscando imagens de câmeras nas imediações. A perícia no veículo pode nos dar mais pistas — afirmou o delegado.

Conforme Rocha Pinto, a aluna que estava com a vítima foi ouvida na noite de quarta-feira e, possivelmente, será ouvida nesta quinta-feira novamente. De acordo com a Brigada Militar (BM) Russo não possuía antecedentes criminais.

Testemunhas teriam dito aos policiais que dois jovens chegaram a pé ao local com armas em punho e anunciaram o assalto. A vítima teria tentado conter o assaltante que estava no banco do motorista quando levou o tiro. A dupla fugiu levando o carro da autoescola.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR DE TORRES PRENDE INDIVIDUOS POR FURTO QUALIFICADO

clip_image002

Foto divulgação: BM

Em patrulhamento de rotina pelas ruas do Bairro Centenário foram avistados dois indivíduos em atitude suspeita carregando objetos de procedência duvidosa. Ao perguntar aonde os objetos foram adquiridos estes informaram que era de um parente. Mas como os policiais iriam deslocar ate a casa deste parente suposto proprietário foi que: GSS de 20 anos e RSM de 27 anos confessaram que furtaram os objetos de uma residência próxima, foi dada voz de prisão e encaminhados os acusados para Delegacia De Policia Civil onde foi lavrado o flagrante pelo crime de furto qualificado.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

15° BPM PRENDE DUPLA APÓS ROUBO

Dois jovens foram presos na noite de quarta-feira após roubo de pedestre em Canoas. Segundo a Brigada Militar D. B. O, 20 anos e E. H. P, 21 anos foram presos e ambos reconhecidos pela vítima com os autores do delito. Foi roubado um celular e aproximadamente R$ 200,00, mas somente o celular foi recuperado.

Eles foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE POR PORTE ILEGAL DE ARMA EM CANOAS

Na manhã de quarta-feira um homem foi preso por porte ilegal de arma na Rua Sepé, bairro Mathias Velho em Canoas. Conforme a Brigada Militar D. R. D, 23 anos com antecedentes foi abordado e com ele apreendido um revólver calibre 22, numeração raspada e municiado.

Por volta das 23h50min de quarta-feira mais um homem foi preso por porte ilegal de arma na Rua do Pontilhão, Beco do Sérgio, bairro Guajuviras em Canoas. De acordo com a Brigada Militar W. V. S, 18 anos foi preso e com ele localizado um revólver calibre 38, numeração raspada e municiado. Ambos foram conduzidos a delegacia de Polícia para registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO EM OPERAÇÃO POLICIAL PARA COMBATER ROUBOS AO TRANSPORTE COLETIVO EM CACHOEIRINHA

_foto-1

Foto divulgação: BM

Na manhã de quarta-feira foi cumprido mandado de prisão em uma residência na Avenida Jose Brambilla, Vista Alegre em Cachoeirinha; por policiais militares do setor de inteligência do 26º BPM e policiais civis da 1ª Delegacia de Policia Civil de Cachoeirinha. Tal prisão visa coibir os roubos a transporte coletivo na cidade de Cachoeirinha.

No referido local foi preso, preventivamente, o individuo J. S. do A., de 24 anos, branco com 1,64 metros de altura, residente naquele bairro e que possui antecedentes criminais por ameaça/lesão corporal (violência domestica), entorpecentes posse, lesão corporal culposa art.303 do CTB (omissão de socorro) e apreensão de objeto (pistola de brinquedo). Este individuo, durante os meses de Janeiro e Fevereiro deste ano, foi alvo de um trabalho investigativo realizado por policiais civis da 1ª DP, com o apoio de agentes do setor de inteligência do 26º BPM, investigações estas que visa elucidar uma serie de roubos a transporte coletivo ocorrido naqueles meses nesta cidade. Há fortes indícios de que J. S. do A., seja um dos principais autores desta serie de roubos, já tendo sido reconhecido por algumas das vitimas deste tipo de roubo. J. S. do A. foi encaminhado ao Presídio Central de POA.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

JOVEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA EM VIAMÃO

Na manhã de quarta-feira na Rua Lauro Bandeira Lopes, Bairro Santa Isabel em Viamão, uma guarnição do 18º BPM abordou a motocicleta HONDA/NXR150 BROS ES, cor vermelha, placa IOB5371, que estava sendo conduzida por MARCIO NILIO TEIXEIRA DE SOUZA, 26 anos, com antecedentes criminais por tráfico e posse de entorpecente; e tripulada por VINÍCIUS FLORES NUNES, 22 anos, com antecedentes por roubo e ameaça, que após revista pessoal foi localizado em sua cintura um revólver calibre 38, municiado com 5 cartuchos intactos.

Diante dos fatos, o revólver foi apreendido e dada voz de prisão aos indivíduos, que foram conduzidos à DPPA de Viamão para a lavratura do flagrante por PORTE ILEGAL DE ARMA para VINÍCIUS e na condição de testemunha para MARCIO. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM CAXIAS DO SUL

Paulo Cesar de Oliveira Graminho, 27 anos foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (26) em Caxias do Sul. O corpo foi encontrado por populares por volta das 22h na BR 116, Km 154, numa estrada vicinal de acesso ao Motel Samuray com disparos de arma de fogo na cabeça. Graminho já possuía antecedentes criminais e estava em liberdade. O motivo e autoria do crime, ainda não estão esclarecidos.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO COM DROGAS, ARMA E MUNIÇÃO EM CAXIAS DO SUL

Ele foi detido na noite desta quarta-feira no bairro Vila Leon

image

Foto divulgação: BM

Um homem de 53 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na noite desta quarta-feira 26/03 em Caxias do Sul. Fernando de Oliveira foi detido pela Brigada Militar por volta das 20h41min na rua Pedro Giacomet, no bairro Vila Leon. Com ele foi apreendido R$ 1.308, uma espingarda, 11 munições cal. 38, Maconha (97g) e Crack (9,23) Oliveira já possuía antecedentes criminais e estava em liberdade provisória.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM BENTO GONÇALVES

Ele possui vários antecedentes criminais e esta em liberdade provisória

image

Foto divulgação: BM

Jeferson Reginaldo da Silva, 24 anos foi vítima de tentativa de homicídio na manhã de hoje em Bento Gonçalves. Conforme a Brigada Militar por volta das 07h30min ele seguia pela Rua Horácio de Oliveira Barreto, no bairro Humaitá quando teve seu veículo Golf alvejado a tiros, sendo ferido com três disparos e socorrido ao
hospital Tachini, onde permaneceu internado. Outras duas pessoas que estavam no veículo não sofreram ferimentos. Segundo as testemunhas os autores dos disparos foram dois homens tripulando duas motocicletas.

A vítima já possui antecedestes criminais esta e esta em liberdade provisória.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PROCURADO DA JUSTIÇA É PRESO PELA BM EM CAXIAS DO SUL

A Brigada Militar recapturou no final da manhã desta quarta-feira (26) o procurado da justiça Rodrigo da Silva Abreu, 29 anos. Ele foi detido por volta das 11h34min na rua Walfrida Versteg, bairro Cinquentenário e durante abordagem foi constatado que o mesmo
era procurado da justiça.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

quarta-feira, 26 de março de 2014

ADOLESCENTES SÃO APREENDIDOS EM DOM PEDRITO

i

Fotos divulgação: BM

Por volta das 17h20min desta quarta-feira a Seção de inteligência estava fazendo monitoramento próximo a uma boca de fumo, quando percebeu que do local havia saído dois indivíduos em uma motocicleta .Foi feito a abordagem nos mesmos e encontrado um tijolo de maconha com 230 gramas, que os adolescentes foram identificados como: - W.P.C. e L.S.R. ambos com 16 anos de idade. A ocorrência também teve o apoio do Auxiliar de serviço e sua Guarnição e também da PATAR ,Patrulha Rural.A motocicleta de placas IGM 1134, em que os dois adolescentes tripulavam, foi recolhida ao depósito. Os adolescentes foram conduzidos a Delegacia de Polícia, onde foi efetuado registro da ocorrência.

image

Na tarde de terça-feira W. C. P de 16 anos foi apreendido com drogas após denúncia anônima no Bairro Quincas Prestes em Dom Pedrito. Segundo a Brigada Militar o menor já tem diversas passagens pela polícia e é bastante conhecido . Ele foi conduzido a delegacia de polícia para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR DE TORRES PRENDE HOMEM PELO DELITO DE POSSE DE CRACK

clip_image002

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Terça-feira, 25 de março de 2014, por volta das 23h, guarnição da Brigada Militar efetuou abordagem ao individuo de iniciais L. V. R. S. 33 anos, o qual transitava na Rua Leonardo Truda, sentido centro/Bairro Igra em uma bicicleta sem procedência. Ao ser realizado busca pessoal, foram localizadas em sua posse sete porções, contendo substancia com características e odor de CRACK pesando um total de 0,4 g, também foi encontrado a quantia de R$ 06,00 (seis) reais em moeda corrente. Os materiais descritos foram apreendidos e o individuo conduzido à parte a Delegacia de Policia preso em flagrante delito.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR DE TORRES PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA

clip_image002

Terça-feira, dia 25 de março uma guarnição estava em patrulhamento pela Av. Barão do Rio Branco quando abordou o individuo de iniciais L. C. B. S de 45, durante a consulta no sistema, foi verificado que constava um mandado de prisão expedido pela comarca de Santa Rosa Do Sul em SC. O crime cometido pelo acusado e referente à lei Maria da Penha, logo foi conduzido para o Hospital e posterior a Delegacia De Policia para registro da prisão.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE PROCURADO DA JUSTIÇA EM PICADA CAFÉ

A Brigada Militar de Picada Café realizou a prisão de um procurado da justiça, na manhã desta quarta-feira (26/03).

Por volta das 10h30min, os Policiais Militares abordaram um indivíduo em atitude suspeita parado em frente ao posto de saúde da cidade. Ao consultar o nome dele no sistema foi constatado que havia um mandado de prisão por estelionato expedido pela comarca de Canela. A.S.S.M, 29 anos, que possui também antecedentes por roubo e furto foi conduzido a delegacia e posterior seria encaminhado ao presídio de Canela.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM LAJEADO GRANDE

Na tarde de terça-feira (25/03), por volta das 15H30MIN, A Brigada Militar realizou a prisão de um foragido em Lajeado Grande, distrito de São Francisco de Paula. Os Policiais Militares desconfiaram da atitude do acusado, sendo que ao abordá-lo foi constatado através do sistema que ele era foragido.

Vilson Elias Borges, 37 anos, com antecedentes por furtos, roubo e homicídio, sendo preso e conduzido a delegacia, posterior encaminhado ao presídio de São Francisco de Paula.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

1ª Cia do 17ºBPM Recupera Veículo Roubado

Por volta das 04hs desta quarta-feira na RS 118, bairro Everest, em Gravataí, uma guarnição da 1ª Cia do 17ºBPM, durante o patrulhamento de rotina, abordou um veículo Renault Mégane, tripulado por quatro indivíduos, que chegavam a uma boate naquela rodovia. Os PMs constataram que o veículo havia sido roubado no último dia 12 na zona norte de Porto Alegre. O condutor do veículo foi identificado como sendo Luís Acácio Souza de Oliveira, 29 anos, com antecedentes criminais por tráfico e posse de entorpecente, porte ilegal de arma, homicídio, lesão corporal três vezes e desobediência, e contra o qual havia um mandado de prisão preventiva, expedido pela Comarca de Alvorada pelo crime de violência doméstica. Os outros indivíduos foram liberados. O veículo foi recolhido ao depósito e o suspeito encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM CANELA RECUPERA VEÍCULO FURTADO E PRENDE AUTOR

Veículo havia sido levado na noite anterior em Gramado

No começo da madrugada de quarta-feira (26/03), a Brigada Militar de Canela recuperou um veículo Logus, furtado na noite de terça-feira no Bairro Floresta em Gramado. O autor do crime estava conduzindo o veículo e foi preso em flagrante.

A vítima informou que seu veículo estava estacionado na frente da sua residência, sendo que por volta das 23 horas percebeu que o mesmo havia sido furtado.

Por volta da 01 hora, já desta quarta-feira, a guarnição da BM Canela, em patrulhamento no Bairro Santa Marta, avistou o veículo, sendo que havia recebido a informação da BM Gramado sobre a ocorrência. O veículo foi abordado no momento que estava saindo de uma casa, na Rua da Igreja. O condutor R.L.C.S., 34 anos, com antecedentes por furto arrombamento de residência, foi preso em flagrante por furto e conduzido a delegacia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

1ª Cia Localiza Homem Armado no Bairro Navegantes

Na madrugada da quarta-feira (26/3), às 0h30, na Rua Kardec, no bairro Navegantes, uma guarnição da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 6º BPM, avistou um indivíduo, J.S.A., de 33 anos, o qual se encontrava em situação suspeita com a mão na cintura. Foi abordado em frente a sua residência e ao ser feita a busca pessoal foi encontrado com ele em um coldre um revólver, marca Rossi, oxidado, calibre 38 municiado com cinco cartuchos. Foi preso em flagrante delito e conduzido à delegacia de polícia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM CANELA PRENDE POR FURTO EM MERCADO

Autor ainda estava de posse de maconha

Na tarde de quinta (25/03), por volta das 15h30min, a Brigada Militar de Canela abordou na Rua Homero Pacheco, Bairro Canelinha, um indivíduo em atitude suspeita, que é conhecido pela guarnição por diversos antecedentes. Ao revistá-lo os Policiais Militares encontraram dois frascos de desodorante, além de uma porção de maconha, pesando três gramas. D.C.P., 20 anos, com antecedentes por furtos, admitiu ter furtado os produtos de um mercado no Bairro Bom Jesus. Ele foi preso em flagrante e conduzido a delegacia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Reunião Comunitária no bairro Mangueira

_Reunião-3

Na noite de terça-feira na Escola Ramiz Galvão, no bairro Mangueira, em Rio Grande, aconteceu mais uma reunião da Polícia Comunitária. Participaram da reunião os policiais comunitários, Sargento Sergio e os soldados Demarco, Piva e Gautério e aproximadamente 50 moradores. Foram debatidos assuntos de segurança pública e outras reivindicações colocadas pelos moradores que serão repassadas aos órgãos competentes.

_Reunião-4_Reunião-2

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Comando Tático do 17ºBPM Apreende Revólver na Morada do Vale I

No inicio da trade de terça-feira  durante o patrulhamento de rotina na Avenida Alexandrino de Alencar, na Morada do Vale I, em Gravataí, uma guarnição do Comando Tático do 17ºBPM, abordou um veículo GM Vectra que estava estacionado em fila dupla causando transtornos ao trânsito daquela avenida. Ao fazerem a abordagem do condutor, os PMs localizaram, no console do veículo, um Revólver marca TAURUS com cinco munições intactas. O condutor, de 51 anos, que não possui antecedentes criminais, alegou que comprou a arma no dia anterior e ainda não havia regularizado a documentação. O suspeito foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí e indiciado por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Agentes penitenciários controlam 'badernaço' em presídio de Nova Prata

Detentos bateram nas celas e gritaram palavras de ordem

O delegado penitenciário da região da Serra, Ronieverton Pacheco Fernandes, afirmou, nesta manhã, que o clima no Presídio Estadual de Nova Prata está tranquilo. Conforme o servidor da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), ocorreu, nessa terça-feira um 'badernaço'. O ato é quando presos começam a bater nas celas e gritar palavras de ordem.

A ação dos presos iniciou com um detento de Caxias do Sul que está isolado na casa prisional. No último relatório divulgado pela Susepe, em novembro do ano passado, cerca de 150 presos estavam alocados no prédio, com capacidade para 96.

Fonte: Rádio Guaíba

POE DO 6º BPM CAPTURA DOIS JOVENS ARMADOS E APREENDE DOIS REVÓLVERES

Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM, na terça-feira (25/3), às 22h40, na Rua Visconde de Mauá, em Rio Grande, encontravam-se em patrulhamento quando se aproximaram de uma motocicleta. Ao perceberem que era uma viatura policial tentaram empreender fuga, instante em que a viatura ficou do lado da moto e o carona, posteriormente identificado D.N.P., de 18 anos, retirou uma arma de sua cintura e jogou para dentro de um pátio. O condutor da motocicleta um adolescente infrator de 16 anos, também retirou do bolso outro revólver e jogou fora batendo em um portão de ferro. Foram abordados e após busca pessoal foi localizado no bolso do menor, mais sete cartuchos calibre 38. A arma em que o primeiro dispensou, era um revólver, calibre 38, municiada com cinco cartuchos calibre38 e pelo sistema operacional foi constatado que se encontrava em situação de furto. A segunda arma dispensada pelo menor, um revólver , encontrava-se com a numeração raspada e com seis cartuchos. Foram conduzidos à delegacia de polícia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante delito para o maior e as medidas cautelares ao adolescente infrator. O primeiro responde por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM DE CANOAS RECUPERA TRÊS VEÍCULOS ROUBADOS

Na terça-feira três veículos foram recuperados em Canoas. Segundo a Brigada Militar por volta das 14h27min na Rua Paraíba, bairro Mathias Velho policiais militares encontraram o veículo Gm/Montana abandonado em situação de furto/roubo ocorrido na Rua Pátria, em Porto Alegre.

Na Rua Nelson Paim Terra, bairro Rio Branco o veículo GM Cruze, cor prata foi abandonado no local. No dia anterior um veículo com as mesmas características estaria envolvido numa ocorrência de homicídio com arma de grosso calibre. Foi constatado ainda que o veículo estava clonado, em situação de roubo desde fevereiro deste ano, ocorrido na Rua Liberdade, bairro Vila Rosa praticado por um homem armado de pele morena, aparentando ter 30 anos.

Na Rua Padre Anchieta, bairro Niterói em Canoas o veículo MMC/Pajero cor vermelha com placas de Porto Alegre foi localizado abandonado. O veículo estava em situação de roubo.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

RÉPLICA DE PISTOLA É APREENDIDA COM JOVEM EM VIAMÃO

Na Terça-feira (25/03), às 15h20min, na Avenida Cel. Marcos de Andrade, Bairro Centro em Viamão, após solicitação de um comerciante, o 18º BPM através da Patrulha Comercial, abordou em via pública T.C.K., 22 anos, que estava de posse de uma réplica de pistola, após ele ter sido reconhecido pela funcionária do estabelecimento como autor do roubo ocorrido no dia anterior.

Durante a abordagem o acusado admitiu ter efetuado o roubo. Diante dos fatos, ele foi conduzido, juntamente com a réplica apreendida, à DPPA de Viamão, onde foi lavrado o registro de ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Dupla é assassinada em Osório

Vítimas foram identificadas como Carlos Anael Cunha da Silva, de 29 anos, e Ericson Luiz da Silva Oliveira, de 21

Dois homens foram assassinados, na madrugada desta quarta-feira, na rua Borges de Medeiros, bairro Albatroz, em Osório, no litoral Norte do Estado. De acordo com a Brigada Militar, as vítimas, identificadas como Carlos Anael Cunha da Silva, de 29 anos, e Ericson Luiz da Silva Oliveira, de 21, foram localizadas, já sem vida, em via pública. Os moradores não souberam relatar quem atirou nas vítimas. Um deles estava em um automóvel Fiat Uno, de cor azul. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Rádio Guaíba

LOTÉRICA É INVADIDA NESTA QUARTA-FEIRA EM CACHOEIRA DO SUL

Na manhã desta quarta-feira criminosos invadiram uma casa lotérica nas Cinco Esquinas, em Cachoeira do Sul. De acordo com a Brigada Militar os bandidos entraram pelo forro do estabelecimento e abriram o cofre e os caixas de atendimento aos clientes.

O sargento Vilnei e a soldado Amanda, fizeram o isolamento do local e contataram a perícia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO EM CAXIAS DO SUL


Um motociclista de 32 perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (26) num acidente de trânsito em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar o fato ocorreu por volta das 08h nas esquinas das ruas Luís Michelon, com João Costamilan no bairro Lourdes.
O condutor da moto, que divulgaremos a identificação a seguir, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Aguarde mais informações....

Fonte: Informativo Ação Preventiva