sábado, 4 de janeiro de 2014

foragido e encontrado sem a tornozeleira

29/12/2013, por volta das 11hs30min, a sala de operações despachou a guarnição da viatura para verificar a situação de um individuo que estava carregando uma televisão, na Av. Leônidas de Souza, 400, Santa Catarina, Sapucaia do Sul, no local os policiais abordaram individuo A. E. D. O,  com antecedentes por roubo a pedestre, furto de veiculo, roubo de veiculo, favorecimento pessoal, recaptura de preso, apreensão de objeto, entorpecente posse, exercício arbitrário das razoes, furto arrombamento, roubo a motorista particular, dano, prisão cumprimento de mandado, residente  Santa Catarina, Sapucaia do Sul, foi verificado no sistema que a situação do mesmo é TORNOZELEIRA, porem no momento da abordagem os policiais constataram que estava sem, ao indagar o acusado por diversas vezes ele informou quer tinha tirado e deixado em casa, os policiais deslocaram ate a residência, onde foi encontrado o equipamento de monitoramento, que aparentemente estava funcionando normalmente, porem o individuo cortou a braçadeira para tirar o equipamento do tornozelo, a televisão que ele carregava e da sua companheira, devido aos fatos foi dada voz de prisão e encaminhado para a SPA, posterior DPPA/ Canoas.

DSCF3740DSCF3737

 

 

 

 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Operação Desencadeada pela policia civil em Sapucaia Esteio

 Em 04/01/2014 por volta das 16HS agentes da seção de inteligência após efetuarem consultas em nomes de indivíduos que estariam envolvidos em uma operação desencadeada pela policia civil denominada Iceberg referente ao tráfico de drogas nas cidades de Esteio e Sapucaia do Sul, sendo localizado o indivíduo C. R. d. F.R. R de 41 anos, antecedentes: lesão corporal, entorpecente tráfico, lesão corporal- Maria da Penha, o qual possuía mandado de prisão em seu desfavor referente a essa operação, foi deslocado até seu provável endereço na Rua Dos Papagaios, 33, Bairro Colina Verde e efetuado monitoramento até se ter certeza de que ele estava no local, quando constatado sua presença na casa foi solicitado uma viatura ostensiva para que efetuasse a abordagem do mesmo, que a  soldados Conceição e Júnior ao chegar na residência foram atendidos pelo próprio C. que não esboçou reação, foi dada voz de prisão ao mesmo encaminhado ao postão para exame posterior à 1ª DP para registro

 
FOTO CONDUO PRESO
 




Fonte Informativo Ação Preventiva

Polícia divulga identidade de suspeito de matar taxista em Porto Alegre

 

Um desentendimento anterior ao assalto pode ser a causa para um possível homicídio, conforme o delegado

Nome e fotos do suposto criminoso foram divulgados neste sábado pelo Deic. Foto: Samantha KleinFoto:

Nome e fotos do suposto criminoso foram divulgados neste sábado pelo Deic.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) divulgou, na tarde deste sábado (04), a foto e o nome do suspeito de ter matado um taxista de 61 anos em um posto de gasolina de Porto Alegre na última sexta-feira. Teimis Magno Cardoso Cunha, de 23 anos, teria matado o taxista João da Silva Rodrigues, logo após assaltar um posto de combustíveis localizado na avenida Princesa Isabel com a rua Gomes Jardim, no bairro Santana. O suposto criminoso tem um "M" tatuado entre o nariz e a testa.
O ponto chave para chegar à identidade do suspeito foi um terceiro delito cometido após o assalto e morte. Conforme a polícia, Magnus rendeu um taxista e determinou que o levasse até uma pensão localizada na Vila Maria da Conceição. A vítima fez uma queixa depois da ocorrência.
No local apontado foi encontrada uma mochila, um casaco preto e a touca supostamente utilizados no assalto ao posto de gasolina. Na mochila, a polícia localizou uma carteira de motorista e fotos 3 x 4 do suspeito. A identidade foi confirmada como sendo do ex-frentista do estabelecimento atacado. Teimis foi demitido em novembro após agredir uma funcionária. O delegado do Deic, Joel Wagner, diz que o depoimento das vítimas e os objetos não deixam dúvidas sobre o autor do crime. “Esses objetos estão todos nas imagens do circuito interno de câmeras do posto”, ressalta.
Um desentendimento anterior ao assalto pode ser a causa para um possível homicídio, conforme o delegado. “Temos prova testemunhal de que antes de novembro, eles haviam brigado. Esse desentendimento poderá confirmar se foi latrocínio ou homicídio”. De acordo com o relato de um colega do taxista morto, o suspeito teria pedido dinheiro, mas ao dizer que não tinha, João Rodrigues acabou sendo baleado.
O suspeito é usuário de crack, segundo a polícia, mas não tinha crimes graves na ficha de antecedentes. A Polícia Civil e a Brigada Militar continuam fazendo buscas ao suspeitos na Vila Maria da Conceição, na zona Leste da cidade. Já foi decretada a prisão provisório, mas o suposto criminoso é considerado foragido. As denúncias podem ser feitas pelo 0800-644-98-55 ou 181.

Fonte: Radio Guaiba

POE PRENDE POR PORTE ILEGAL DE MUNIÇÃO EM GRAMADO

 

Autor estava com 101 munições em seu veículo

Na tarde de sábado (04/01), por volta das 15 horas, o Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPAT, durante patrulhamento no centro de Gramado abordou um veículo Honda Civic de cor prata, com placa de Canela, na Rua João Petry. Os Policiais Militares ao pararem o carro visualizaram duas caixas de munições calibre 22 (com 50 unidades em cada), entre os bancos dianteiros do mesmo. Também foi localizada solta, junto com as outras uma munição de calibre 380. No veículo ainda foi encontrado um tubo de gás spray de pimenta. O condutor do veículo de 35 ano foi conduzido a delegacia, juntamente com o material apreendido. Ele pagou fiança e vai responder em liberdade.

Fonte Informativo Ação Preventiva

BM SÃO F. DE PAULA PRENDE CASAL POR FURTO EM LOJA

 

Homem já havia sido preso na noite anterior pelo mesmo crime

Menos de 24 horas após ser preso em flagrante por furto de um notebook, na secretaria da fazenda do município de São Francisco de Paula, o mesmo autor realizou um novo crime, nos mesmos moldes e com o mesmo alvo, um notebook. Agora com uma comparsa. Porém, mais uma vez a Brigada Militar agiu com rapidez e o prendeu em flagrante novamente.

Por volta das 03h30min, da madrugada de sexta-feira (03/01), a Brigada Militar de São Francisco de Paula foi informada por populares de um furto arrombamento em um estabelecimento comercial, na Avenida Benjamin Constant, centro da cidade. Conforme o relato, um indivíduo estaria ainda dentro da loja. Os Policiais Militares foram ao endereço e prenderam o autor que havia entrado no estabelecimento através do telhado e subtraía do local um notebook e uma quantia em dinheiro. Do lado de fora da loja estava sua comparsa, na intenção de observar e avisar o ladrão quando da aproximação da viatura.

L.S.O., 19 anos, Vulgo Coró, com diversos antecedentes por furtos e receptação, foi preso em flagrante por furto qualificado, e havia sido preso na madrugada de quinta-feira (02/01) pelo mesmo motivo, também quando furtava um notebook da secretaria municipal da fazenda. A cúmplice P.T.R.R., 21 anos, possui antecedentes por tráfico de entorpecentes. Ambos foram presos em flagrante e conduzidos a delegacia, onde desta vez o autor por duas noites reincidente foi encaminhado ao presídio de São Francisco de Paula.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

 

 

 

.

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS

 

No dia 04 de Dezembro de 2014, às 11h30min, a Brigada Militar de Charqueadas efetuava patrulhamento pela RS 401, Km 25, bairro Área Rural, quando avisou uma mulher em atitude suspeita no posto de combustíveis “Postaços”, que ao visualizar a guarnição foi rapidamente para o banheiro do estabelecimento.

A guarnição aguardou a moça sair do banheiro e a abordou, identificando-a como J. A. R, que trazia consigo uma pistola, marca Taurus, calibre .9mm, com um carregador para 15 munições, 37 munições calibre .9mm intactas, 5 munições calibre .38 intactas, 1 tijolo e 1 bucha de maconha pesando 196 gramas, 4 pedras de crack pesando 17,5 gramas, 1 bucha de cocaína pesando 6,1 gramas, 1 telefone celular marca Alcatel, 1 telefone celular marca Meu, um carregador de telefone celular e um fone de ouvido.

A autora foi encaminhada presa até o hospital de Charqueadas e posteriormente a delegacia de Policia local onde foi lavrado auto de prisão em flagrante.

 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TONEL COM SUBSTÂNCIA NÃO IDENTIFICADA É LOCALIZADO A DERIVA NO MAR.

         A Brigada Militar tem realizado diariamente a Operação Mar Seguro, cuja finalidade é fiscalizar a orla marítima buscando localizar petrechos de pesca (redes, espinheis, tarrafas, entre outros) e quaisquer irregularidades ou ilegalidades que possam colocar em riscos a segurança dos veranistas.

Hoje dia quatro de janeiro foi localizado próximo a guarita número 122 no Balneário da Praia de Mariluz, um tonel metálico a deriva no mar. O material foi retirado e constatado no seu interior uma substância líquida, face seu adiantado estado de ferrugem na sua face externa, não foi possível identificar a especificação da substância. Por questões de segurança o mesmo não foi aberto no local.

Acionado o órgão competente para realizar a análise da substância, o local foi isolado pela PATRAM aguardando a remoção do material e providências decorrentes.

O Comando Ambiental da Brigada Militar alerta que em casos semelhantes, ou seja, na localização de objetos, resíduos ou até mesmo animais na orla marítima é prudente manter distancia e acionar a PATRAM através do telefone 190, afirma o Coronel Ângelo Silva, comandante do Comando Ambiental que a prudência em acionar os órgãos que estão a disposição dos veranistas através do telefone 190 é a maneira mais segura de agir em tais casos.

Fonte Informativo Ação Preventiva

PRISÃO POR RECEPTAÇÃO EM CACHOEIRINHA

 

Em 04 de Janeiro de 2014, às 10h00min agentes do setor de inteligência do 26º BPM de posse de informações sobre local onde estaria localizado veiculo em ocorrência de Roubo, deslocaram até uma rua na Vila Anair, onde foi avistado dentro do pátio de uma residência o veiculo FORD/Ecosport XLT 1.6 FLEX de cor Branca, em ocorrência de Furto/Roubo, ocorrida no dia 03/01/2014 na Rua Martin Afonso de Souza, Bairro Nossa Senhora das Graças, Canoas, foi solicitado apoio da ROCAM, dentro da residência estavam D. M. F., 26 Anos, RG Residente em Cachoeirinha, sem antecedentes criminais, e a menor M. M. F. 16 Anos, Residente em Cachoeirinha, sem antecedentes criminais, durante conversa com as guarnições D. informou que quem deixou o veiculo no local seria seu ex noivo, e que iria buscar o veiculo no dia 04/01, diante disto as partes foram encaminhadas ao posto 24h posterior a DPPA de Gravataí.

clip_image002 clip_image004

fonte: Informativo Ação Preventiva

6º BPM prendem homem após assalto a transporte coletivo

 

Policiais do 6º BPM prendem homem após assalto a transporte coletivo.

Na tarde de sexta-feira (03/01), às 16h40min, na Rua Roberto Socoowski, Bairro São João, em Rio Grande, policiais militares foram informados pela sala de operações, que estaria ocorrendo um assalto a transporte coletivo. Ao chegar, começaram a fazer averiguações na área, onde próximo ao local da ocorrência, foi avistado dois indivíduos com as características descritas pelas vítimas. Ao perceber a aproximação da guarnição, um deles empreendeu fuga e o outro foi abordado, A.B.S., 32 anos, estava com os objetos das vítimas e foi reconhecido pelos funcionários da empresa de transporte coletivo. O indivíduo foi preso, encaminhado a DPPA e posteriormente ao Presídio. 

     

     

     

    fonte: Informativo Ação Preventiva

    Canoas contrata equipe para evitar ocupação próxima à Rodovia do Parque

    Monitoramento é considerado importante porque um grupo tentou invadir área no Parque do Delta do Jacuí
    A Prefeitura de Canoas contratou uma equipe de vigilância especializada para evitar a possível ocupação de famílias em trechos da BR 448, a Rodovia do Parque. A fiscalização também vai contar com o apoio da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Guarda Municipal e da equipe de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH). O monitoramento é importante porque logo após a inauguração, em 20 de dezembro, um grupo tentou ocupar uma área no Parque do Delta do Jacuí, próximo à rodovia.
     
    Segundo a titular da SMDUH, Jociane Gasparetto, as ações de fiscalização são fundamentais porque as invasões são iminentes e extremamente rápidas. “Tradicionalmente, há ocupação das margens das rodovias federais em todo o País. Neste caso, a preocupação é maior porque coloca em risco a vida das pessoas e as condições do Parque, que é de proteção ambiental”, explicou a secretária. 
     
    Para viabilizar a construção da rodovia foi promovido um trabalho social e de remoção de famílias que viviam na região do dique no bairro Rio Branco. Ao todo, serão 600 famílias retiradas. Desse total, 263 já estão nas casas definitivas, 90 nos abrigos de passagem e o restante ainda espera a remoção. O morador Sebastião Francisco é um dos que espera a saída do bairro Rio Branco. Ele reside com a família quase às margens da rodovia. “A última previsão é para o fim de fevereiro. Enquanto isso, seguimos esperando”, afirmou. 
     
    Sobre o perfil dos invasores, a responsável pela Secretaria destacou que muitas pessoas saem de outros bairros de Canoas ou de outros municípios para ocupar as áreas proibidas e assim tentar entrar no programa de habitação promovido pelo governo.
     
    Para manter o monitoramento das margens da rodovia foi instalada uma cerca metálica. E, em breve, o acesso às margens serão bloqueadas por portões. “Queremos dificultar o acesso à rodovia e evitando possíveis acidentes”, explicou. O alerta ocorre porque era comum a travessia pela área onde atualmente está a BR pelos moradores para chegarem ao rio. 
     
    Em relação ao controle de invasões, a população também pode ajudar. A prefeitura destinou o telefone 153 para receber informações sobre irregularidades nas regiões de preservação e diques. 

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    BM terá 682 homens na Força Nacional durante a Copa

    Tropa de 10 mil PMs vai conter protestos violentos nas sedes do Mundial

    A Brigada Militar vai aguardar a convocação oficial dos 682 policiais militares já capacitados pela Força Nacional de Segurança Pública para ingressar na tropa de choque de 10 mil homens que atuarão nas 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo, incluindo Porto Alegre. O objetivo é conter os protestos violentos. Caso não seja necessário o envio desses brigadianos, o subcomandante-geral da BM, coronel Silanus Mello, pretende aproveitá-los mesmo assim no Mundial devido à qualificação obtida nos cursos da Força Nacional.

    Mello lembrou que a segurança da Copa contará com cerca de 480 PMs dos Pelotões de Operações Especiais ligados ao Comando de Policiamento da Capital, Comando de Policiamento Metropolitano e CRPO Vale do Sinos. Esse contingente foi treinado para controlar distúrbios civis. Ele planeja que outros Pelotões dos CRPOs no Interior recebam a capacitação em tempo hábil.

    O subcomandante-geral da BM destacou a participação dos Batalhões de Operações Especiais, com sedes em Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria, para reforçar a segurança do evento com um efetivo em torno de 600 PMs. Além dos riscos de atos de vandalismo e violência, o coronel está preocupado com a vinda dos torcedores das seleções que jogarão na Capital.

    A Força Nacional é comandada por um gaúcho, o tenente-coronel Alexandre Augusto Aragon, da BM. Constituída em maio de 2007, reúne PMs de todos os estados e atuam como uma força reserva de emergência. A secretária nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Regina Miki, acredita que falta à Força ser agora reconhecida como um programa permanente. A tropa especial teria assim quadro de pessoal e carreira próprios.



    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    Princípio de incêndio é controlado em hospital de Bento Gonçalves

    Aquecimento de uma lâmpada resultou na queima de roupas em uma depósito da ala psiquiátrica

    Um princípio de incêndio assustou durante a madrugada deste sábado os pacientes da ala Psiquiátrica do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. O Corpo de Bombeiros foi acionado para verificar uma ocorrência em um depósito do setor hospitalar.

    Conforme a corporação, algumas roupas queimaram com o aquecimento de uma lâmpada que estava próxima das vestimentas. Em seguida, o depósito foi tomado pela fumaça. O princípio de incêndio foi controlado em uma hora. Os pacientes da ala Psiquiátrica tiverem que ser transferidos de unidade.
    Fonte: Radio Guaiba

    Mandantes de ataques são identificados no Maranhão

    Ordem teria partido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas

    O governo do Maranhão informou na manhã deste sábado, por meio de nota, que os mandantes dos ataques ocorridos na sexta-feira em São Luís já foram identificados. A ordem teria partido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Nos ataques, quatro coletivos foram queimados e uma delegacia foi atingida por tiros.

    Ainda conforme a nota oficial, o governo está reforçando o policiamento em São Luís e voltará a investir em vídeo monitoramento para tentar conter a onda de criminalidade que a cidade vive hoje.

    Em 2013, foram registrados 807 homicídios dolosos, o que indica um crescimento de mais de 300% nos registros deste tipo de crime nos últimos 10 anos. Grande parte destes crimes estão ligados ao tráfico de drogas.

    Mal começou o ano de 2014 e presos continuam morrendo na principal penitenciária do Maranhão: um homem, identificado como Josivaldo Pinheiro Lindoso, de 35 anos, foi encontrado estrangulado dentro de uma cela do Complexo Penitenciário de Pedrinhas logo no primeiro dia do ano. Ele tinha sido preso no dia 31 de dezembro por causa de um mandado de prisão em seu nome, que estava em aberto, por roubo. Como a polícia intensificou a vigilância no presídio, os atos de vandalismo foram ligados a grupos que ali vivem, cumprindo pena.

    Em 2013, 59 detentos foram assassinados dentro do complexo penitenciário, o que levou a uma "quase" intervenção federal nos presídios do Maranhão, a uma convocação da Força Nacional de Segurança, a uma denúncia na Organização dos Estados Americanos (OEA) e a um relatório do CNJ que confirma as denuncias feitas ao organismo internacional.

    A reação do governo estadual foi no primeiro dia do ano criar um departamento, liderado pela Polícia Militar, para lidar com a situação. Os PMs já estão atuando no Presídio de Pedrinhas e na primeira revista foram aprendidas dentro das celas da penitenciária cerca de 300 armas brancas, dezenas de celulares, drogas e listas com o fluxo de negociação de drogas dentro da cadeia.

    Uma das listas apreendidas estava dentro de uma bíblia. Este seria o fator principal da reação dos criminosos em espalhar o terrorismo em São Luís, disse uma fonte ligada à polícia local.


    Fonte: AE

    Bombeiros localizam corpo de homem desaparecido no rio Jacuí

    Vítima de 50 anos era professor de Educação Física

    Os Bombeiros de Cachoeira do Sul localizaram, na manhã deste sábado, o corpo do professor Macros César da Silva, de 50 anos, que desapareceu na quinta-feira, no Rio Jacuí. A vítima foi localizada às 8h45min na localidade de Capão Grande, a cerca de sete quilômetros de distância de onde foi visto pela última vez.

    O professor de Educação Física desapareceu após entrar de canoa no Rio Jacuí na tarde de quinta-feira, quando não foi mais visto. Seus pertences foram localizados no mesmo dia.
    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    Motorista embriagado abastece e foge sem pagar em Terra de Areia

    O condutor teve a carteira de habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso por 12 meses

    Na manhã deste sábado (04), o motorista de um Ford Focus, que estava embriagado, parou o veículo para abastecer em um posto de combustíveis em Terra de Areia, no Litoral Norte. Após abastecer, o condutor fugiu sem pagar. A Brigada Militar foi acionada e, após localizar o carro, passou a persegui-lo. O motorista não parou e, na fuga, cometeu diversas infrações, entre elas, ultrapassar em local proibido e trafegar sem cinto de segurança.

    Quando a Brigada Militar parou o veículo, constatou que o motorista Franco Andrei Santos Cunha apresentava visíveis sinais de embriaguez. No teste do etilômetro foi verificado 0,86 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Conforme a legislação, se o teste do bafômetro apontar marca igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista é autuado e responde por infração gravíssima, pagando multa de R$ 1.915,40. Também tem a carteira de habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo.

    O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Terra de Areia.
    Fonte: Informativo Ação preventiva

    Suspeito de matar taxista é ex-funcionário do posto de combustíveis

    Homem havia tido um desentendimento com a vítima em 2013

    Homem havia tido um desentendimento com a vítima em 2013  Crédito: Divulgação / CPFoto:
    Homem havia tido um desentendimento com a vítima em 2013 Crédito: Divulgação / CP
    O suspeito do assassinato do taxista João da Silva Rodrigues ocorrido ontem, em Porto Alegre, é um ex-funcionário do posto de combustíveis, que roubou o estabelecimento antes de matar a vítima. Segundo o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) , o ex-empregado teve a prisão decretada neste sábado e foi considerado foragido. Na casa do suspeito, os agentes apreenderam a jaqueta e a mochila que o suspeito vestia durante o assalto. “Não encontramos a camiseta usada para encobrir o rosto”, observou o policial.

    Wagner disse que o suspeito foi demitido em novembro passado, após agredir uma colega de trabalho e, depois, fez ameaças. Na época, o acusado também havia se desentendido com a vítima, que frequentava o posto.

    Na manhã deste sábado, o corpo do taxista, de 61 anos, foi sepultado no cemitério da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. Além de familiares e amigos, colegas compareceram com faixas de luto nos táxis.
    Fonte: Radio Guaíba.

    15° BPM PRENDE HOMEM COM REVÓLVER E DROGAS

    Na noite de sexta-feira um homem foi preso por tráfico de drogas em Canoas. Conforme a Brigada Militar M. B. R, com antecedentes foi abordado e com ele encontrado 01 revólver calibre 38, numeração raspada e municiado, 05 petecas de cocaína e a quantia de R$ 14,65. O homem foi conduzido a Delegacia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    JOVEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO METROPOLITANA

    Por volta das 18h de sexta-feira um jovem foi preso por tráfico na Estrada do Nazário, bairro Guajuviras em Canoas. Segundo a Brigada Militar M. S. H com antecedentes foi abordado e com ele apreendido 07 pedras de crack e R$ 60,00. Ele foi conduzido a Delegacia de Pronto Atendimento da cidade para o registro do flagrante.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    FORAGIDO E PRESO EM CANOAS

    A prisão foi realizada no Território da Paz bairro Guajuviras

    Em 03 de Janeiro 2014, por volta das 16h00min, na Rua Barbosa Lima Sobrinho nº240, Bairro Guajuviras. Uma guarnição da 3º Cis do 15º Batalhão der Policia Militar efetuou a abordagem ao individuo identificado com inciais L.S (indiciado por roubo a residência e furto qualificado, acusado de dano e furto), em consulta no sistema, foi constatado que o individuo se encontrava na situação de foragido. O individuo foi conduzido a DPPA registro.

    Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA.

    TRIO É PRESO COM DROGAS NO BAIRRO RIO BRANCO, EM CANOAS

    Na manhã de sexta-feira três homens foram presos por tráfico de drogas na Rua General João Teles, bairro Rio Branco em Canoas. De acordo com a Brigada Militar, policiais militares do 15° BPM abordaram o veículo Gol tripulado por três homens identificados como G. M de L, J. D. S. M e R. F. Com eles foi apreendido 297,7 gramas de maconha, 22,86 gramas de cocaína e 19,47 gramas de crack. O trio foi preso e conduzido a Delegacia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    CONFRONTO ENTRE BANDIDOS E BM DEIXA UM MORTO E DOIS BALEADOS NA SERRA GAÚCHA

    A viatura da BM foi atingida por aproximadamente dez disparos de arma de fogo, não ouve policial ferido

    image

    FOTO divulgação BM - Local do acidente

    Em 03 de janeiro de 2014, às 20h10min, a Brigada Militar de Caxias do Sul foi comunicada sobre um roubo a residência na rua Mangueira, em Vila Oliva,interior de Caxias do Sul.


    Segundo o comunicante, um vizinho das vítimas, os autores fugiram do local em um veículo Fiat Prêmio de cor cinza, um veículo RENAULT/CLIO RN 1.0 , placas IKF5164 – Farroupilha e um veículo VW Gol bolinha das vitimas.


    Foi emitido um alerta as viaturas, uma Guarnição deparou-se com os veículo na RS 453, Rota do Sol, na localidade de Fazenda Souza, onde teve inicio um acompanhamento, o veículo Fiat Premio tomou rumo ignorado e o veículo Clio seguiu em direção à Caxias do Sul.


    Após percorrer vários quilômetros da rodovia, bairros da zona norte, os indivíduos ingressaram na rua Moreira Cezar pela contra-mão de direção e ao chegar na Av. Rossete, no bairro Pio X, envolveram-se em um acidente de trânsito com o veículo GM Celta, onde houve uma troca de tiros.


    No local foram atingidos por disparos de arma de fogo Alan Robson Livinali Lora, 20 anos, atingido por um disparo na mão direita, Gregori Kevin da Silva Martins, 22 anos, atingido por dois disparos de arma na altura do peito e um terceiro indivíduo, Taioman Eliseu Lins Rosa, 20 anos, foi atingido por disparos de arma na cabeça e tórax e entrou em óbito no local.


    Os autores possuem antecedentes policiais por roubo, receptação, trafico de entorpecentes e dano.


    Alan e Gregori foram socorridos pelo SAMU ao hospital Pompéia.
    O condutor do veículo GM Celta, D. P.P, 22 anos, teve lesões leves nas pernas em consequência do acidente e foi socorrido pelo SAMU ao hospital Pompéia.

    image
    Armas apreendidas

    No interior do veículo Clio foram encontradas pela perícia aproximadamente trinta cápsulas de pistola cal 380.


    No local foram apreendidas duas pistolas Cal 380, com numeração raspada e uma espingarda cal 36.

    Os veículo foram recolhidos ao guincho Dambroz.

    image

    Interior do veículo Clio


    No roubo à residência, foram vítimas um senhor de , 31 anos e uma senhora de, 54 anos.

    image

    Veiculo Renault Clio


    Da residência foi roubado a quantia aproximada de R$ 15.000,00 Reais, eletro eletrônicos diversos,celulares e uma espingarda, além do veículo VW gol de cor vermelha, que não foi mais localizado.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva.

    PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA E TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM CANELA

    Ambos possuem antecedentes por tráfico de entorpecentes.

    image

    RUAN


    Em 03 de Janeiro de 2014, as 16:00h quando em patrulhamento no Bairro Santa Marta na Cidade de Canela, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 1° BPAT realizaram a prisão de RUAN VELHO DE SOUZA e ALEXANDRO IGNÁCIO DOS SANTOS.

    image

    ALEXANDRO


    Os indivíduos ao avistarem a viatura policial, fugiram para o interior da residência localizada na Rua Primeiro de Janeiro, 1008, no Bairro Santa Marta.


    Após terem estacionado a viatura nas proximidades da residência, local conhecido como ponto de tráfico de entorpecentes, os policiais conseguiram abordar os indivíduos que tentaram entrar na casa sem sucesso.


    Com Ruan foi apreendido uma revólver calibre 38 municiado e com numeração adulterada.

    image


    Com Alexandro, foram encontradas 15 pedras de crack em um dos bolsos da calça.Foram apreendidos ainda dois facões, uma faca, um cachimbo e dois celulares.

    Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

    Alerta - ROUBO DE VEÍCULO – GARIBALDI

    O fato ocorreu nos fundos do Posto do Avião, na RST 470 km 226,5 em Garibaldi

    Em 03 de janeiro de 2014, por volta dás 18h10min, dois indivíduos armados com revolver, um deles altura 1,80m cor pele branca, magro, olhos azuis, trajava calça jeans e camisa branca portava revolver de cor preta cano longo estava ainda com uma máscara preta “pânico”; outro era cor pele morena clara, altura 1,65m, cabelo crespo, rosto arredondado, e usava calça jeans e camisa preta.

    Abordaram o condutor do veículo Fiat Siena cor azul placa LNJ-7375 emplacado em Garibaldi, conduzido pelo proprietário e anunciaram o assalto.

    A vítima foi conduzida junto com veículo até o acesso ao distrito de Vila Rica, próximo a Boate das Camélias,onde foi abandonado.

    Os indivíduos fugiram com o veículo em direção a Farroupilha.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva.

    FURTO ARROMBAMENTO COM PRISÃO – CAXIAS DO SUL

    O elemento foi surpreendido por uma viatura da BM quando fugia do local.


    Às 22h39min, na Av Júlio De Castilhos, Centro foi preso EDUARDO FORNASIER DOS REIS, 32 anos ele havia furtado um comércio REAL CENTER e já estava fugindo do local em um veículo Gm Chevette placa: ICS8195, quando foi abordado por uma viatura do 12º Batalhão de Policia.

    Sendo que foi apreendido no veículo 02 CPU marca AND, 02 caixas de luminária Lumidec, 01 monitor LG, 01 discman Megastore, 01 chuveiro Lorenzetti, várias lâmpadas, um telefone Panasonic e 01 cabo de rede Nexan, Eduardo foi preso em flagrante por furto.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    HOMEM É PRESO APÓS MATAR GATO – CAXIAS DO SUL

    Às 21hs, na Rua Ivan Antonio Cercato, bairro Esplanada, o Ciosp foi comunicado sobre um homem que havia matado um gato com uma espingarda.

    image

    foto gato

    Foi deslocado viaturas ao local sendo localizado o autor da morte do gato e apreendida uma arma de fogo, uma espingarda calibre 32, foi preso MICHAEL FELIPE GARCIA DE FRAGA, 23 anos, o dono do gato Sr. Edson Martins de Oliveira , 21 anos também foi conduzido a DP.

    image

    foto divulgação BM

    O acusado teve flagrante por porte ilegal de arma de fogo, foi apreendido com ele uma espingarda calibre 32 marca Rossi, 06 cartuchos calibre 32 deflagrados, 26 cartuchos de chumbo calibre 32 intactos, 01 cartucho calibre 28 recarregado, 01 munição 9mm intacta, 01 munição calibre 32 intacta, 02 munições intactas calibre 380, 01 munição intacta de fuzil 762, 02 munições calibre 16 recarregadas.

    image

    matador de gatos: MICHAEL FELIPE GARCIA DE FRAGA

     

    Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

    HOMEM É PRESO POR TRAFICO EM SAPUCAIA DO SUL

    O traficante tentou fugir ao avista os PMs

    DSCF3726

    No dia 29/12/2013, por volta das 00hs05min, a viatura do POE em patrulhamento no Bairro Sete, Trensurb, avistaram um indivíduo em atitude suspeita, aproximaram – se para efetuar abordagem, este tentou fugir, porém os policiais conseguiram interceptá-lo e abordá-lo.

    Foi identificado como LS DE M R, com antecedentes em FURTO, ROUBO. Durante revista pessoal no indivíduo foram encontrados 79 tijolinhos de maconha em uma sacola plástica.

    DSCF3728

    Foi dada voz de prisão e encaminhado para a SPA, posterior DPPA/ Canoas.

     

    Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

    Dupla que Assaltou loja em Sapucaia do Sul é presa

    O comparsa que estava junto na hora do roubo se entregou no Batalhão de Policia confessando a autoria.

    NWP_140103_0000

    Em 03/01/2014 por volta das 16hs37, dois indivíduos efetuaram roubo a loja Mani Modas  centro Sapucaia do Sul, levando uma quantia em dinheiro e deslocaram em direção ao centro da cidade.

    A vitima acionou a BM a traves do 190 passando as características dos indivíduos, a sala de radio alertou as viaturas e as buscar nas proximidades se iniciaram. Uma dupla de Motos ROCAM do 33º Batalhão de Policia Militar se deparou com um individuo com as características mencionada que ao haver as viaturas jogou uma mochila fora, foi a bordado, revistado e identificado como um sendo um jovem de 20 anos, se, antecedentes criminais, dentro da mochila foi encontrado um moleton e uma toca ninja, o mesmo foi reconhecido pela vitima como um dos autores do roubo.

    Foi dada voz de prisão a ele, posterior encaminhado ao postão para exames e à DPPA/ Canoas para registro.

    Que por volta das 17hs50 nesse batalhão compareceu A T L, , o qual relatou ter sido o autor do roubo a loja de modas e que estava se entregando, que foi dada voz de prisão ao mesmo e encaminhado juntamente com o outro preso para a DPPA/ Canoas para registro da ocorrência, com o mesmo foi localizado a quantia de R$ 48,00 (quarenta e oito reais).

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    Cadeia dos Mensaleiros - Cadeirantes presos na Papuda reclamam da precária infraestrutura da prisão

    As condições do local estão sendo levadas em conta pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para análise do pedido de prisão domiciliar do ex-presidente do PT José Genoino, que sofre de problemas cardíacos.

    Paraplégicos e um tetraplégico presos no Complexo Penitenciário da Papuda, que abriga há quase um mês políticos condenados no mensalão, relatam ter ficado em uma cela com até 12 pessoas, conviver com ratos, não ter acesso a medicamentos e até já ter dormido no chão.

    Cada penitenciária da Papuda tem uma cela adaptada para cadeirantes. No PDF-1 (Penitenciária do Distrito Federal 1), a cela já chegou a ter 12 detentos, segundo eles.

    Atualmente lá há oito pessoas, sendo quatro cadeirantes (um tetraplégico e três paraplégicos) e outros quatro presos que lhes servem de cuidadores, trabalhando para diminuir suas penas. Na cela, eles se apertam em quatro beliches e têm como único luxo um chuveiro quente.

    A Folha entrou nessa ala na quarta-feira e presenciou os relatos dos cadeirantes, feitos à deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica.

     

    Interior de cela da Papuda que abriga presos cadeirantes

    Quando chegaram à Papuda, no dia 15 de novembro, os condenados no mensalão tiveram de início privilégios como visitas fora do dia -até serem vetadas pela Justiça.

    O tetraplégico que teve o pedido de prisão domiciliar negado, conforme revelado pela Folha (sua defesa pediu para que seu nome não fosse publicado), diz que teve que dormir 15 dias no chão ao ser transferido para o PDF-1, há cerca de um mês, porque havia outros 11 detentos lá.

    Ele estava preso desde abril no Centro de Detenção Provisória e há cerca de um mês foi para o PDF-1, após ter sido condenado em definitivo pelo crime de tráfico de drogas.

    Os cadeirantes relatam não ter acesso aos remédios que tomam para melhorar as condições de vida, que servem, por exemplo, para diminuir espasmos musculares e para reter líquido.

    Já os médicos são em quantidade insuficiente, dizem. O tetraplégico possui úlceras pelo corpo que, segundo ele, não estão recebendo o tratamento adequado.

    Após ouvir os relatos, Gabrilli disse que pretende fazer um levantamento de todos os cadeirantes no sistema prisional brasileiro.

    "No caso do tetraplégico, se as feridas não forem tratadas, ele vai morrer. Isso pode evoluir para uma infecção generalizada. Precisa de cirurgia de enxerto de pele e de alguns cuidados que não está tendo lá", disse a deputada.

    Os próprios agentes da Polícia Civil que acompanharam a visita admitiram que as condições para os cadeirantes na Papuda não são adequadas.

    Além desses problemas, eles são alvo de ameaças dos detentos mais perigosos, que compram suas cadeiras de rodas para transformar o metal em facas caseiras.

    Procurado, o coordenador-geral da Sesipe (Subsecretaria do Sistema Penitenciário), João Feitosa, afirmou desconhecer superlotação em celas de cadeirantes e que os detentos cuidam da limpeza das próprias celas.

    Sobre os medicamentos, disse que o presídio tem acesso a todos oferecidos pela rede pública de saúde. "A gente vai fazendo as melhorias [para os cadeirantes] de acordo com as necessidades", diz.

    Fonte: Folha de S. Paulo

    Vídeo - Acusado de humilhar garçom, desembargador vira alvo de críticas nas redes sociais

    O desembargador Dilermando Motta, do TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Norte, virou alvo de críticas nas redes sociais depois de se envolver em uma discussão numa padaria de Natal e ser acusado de humilhar um garçom.

    O episódio ocorreu no último domingo (29), durante café da manhã na padaria Mercatto, na zona sul da capital potiguar.

    Vídeos publicados no YouTube por testemunhas mostram o momento em que o desembargador discute com outro cliente, o empresário Alexandre Azevedo, 44.
    Segundo Azevedo, que estava em uma mesa ao lado de Motta, o desembargador ficou irritado porque o garçom não colocou gelo em seu copo e gritou com o funcionário da padaria na frente dos demais clientes.



    "Não satisfeito com esse escândalo, este senhor puxou o garçom pelo ombro e exigiu que lhe olhasse nos olhos e o tratasse como excelência, e disse que deveria 'quebrar o copo em sua cara'", afirma Azevedo em nota divulgada após o episódio.

    Nesse momento, o empresário decidiu intervir em defesa do garçom. Nos vídeos, ele aparece exaltado enquanto grita com o desembargador e o chama de "safado" e "sem-vergonha". O magistrado revida e chama Azevedo de "cabra safado" e "endemoniado".

    O empresário disse à Folha que não sabia com quem estava brigando, mas que não se arrepende de sua atitude.

    "Eu fui tão selvagem quanto ele, mas precisei ser grosso para contê-lo. Ele ia de fato agredir fisicamente o garçom", afirmou à Folha.

    Azevedo afirma que teme sofrer algum tipo de represália e que vai entrar com uma representação contra o magistrado no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por abuso de autoridade.
    "Queira ou não, é um desembargador, é um homem poderoso e eu tenho preocupação de sofrer perseguição dele", disse.

    'NÃO HOUVE ABUSO', DIZ MAGISTRADO

    Em nota divulgada pelo TJ-RN, o desembargador Dilermando Motta afirma que não houve abuso de autoridade e nega ter humilhado o garçom.

    "A verdade é que um simples e moderado pedido de esclarecimentos de um cliente a um garçom, que já havia sido solucionado, gerou uma reação de um terceiro com ameaças, gritos e total desrespeito ao público presente", afirma.

    No texto, Motta afirma ainda que "sem nenhum propósito revanchista, as medidas judiciais cabíveis serão adotadas".

    Durante a discussão, o desembargador acionou a Polícia Militar, que deslocou quatro carros para o local. O magistrado também xingou os policiais, chamando-os de "um bando de cagão", segundo o relato do empresário, pois Motta queria que Azevedo fosse detido –o que não ocorreu.

    A assessoria de imprensa da padaria Mercatto divulgou nota em que lamenta o episódio e afirma que a empresa "está oferecendo todo o suporte necessário ao funcionário envolvido".
    A reportagem tentou falar com o garçom, mas não conseguiu.

    Fonte: Folha de S.Paulo

    sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

    Governo cria tropa de choque de 10 mil homens para protestos na Copa

    Atropa irá apoiar as polícias militares nas 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 para conter protestos violentos durante o evento

    Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP


    São os PMs que integram a Força Nacional de Segurança Pública, treinados desde 2011, segundo o diretor da unidade, coronel Alexandre Augusto Aragon. Eles tiveram o aperfeiçoamento intensificado neste ano após as manifestações de junho, durante a Copa das Confederações.

    Criada em maio de 2007 por uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Força é composta por PMs, policiais civis, bombeiros e peritos de todos os estados, que são voluntários e passam por um treinamento diferenciado antes de serem enviados para missões excepcionais e de caráter temporário.

    A previsão é que, com a experiência da Copa das Confederações, quando houve atuação em 5 estados, a Força Nacional envie soldados para todos aqueles que receberão jogos da Copa.

    Fonte: Agencia Estado

    Quadrilha que roubava carros e torturava vítimas na região é presa

    Os bandidos atuavam nas cidades de Sananduva, Cacique Doble, São José do Ouro, São João da Urtiga é desbaratada

    O  Delegado de Policia  substituto Luiz Carlos Rollsing confirmou nesta sexta-feira (03) que  cinco pessoas foram presas em flagrante na cidade de Sananduva.

    Quatro dos indivíduos foram presos em um Restaurante da cidade e outro elemento que veio se juntar a quadrilha foi preso em um posto de gasolina também na cidade de Sananduva.

    Eles estavam em um veículo Peugeot com placas clonadas de Passo Fundo e furtado há poucos dias. Ainda, segundo o Delegado a quadrilha é formada por integrantes perigosos, violentos e que praticaram até tortura com as vítimas.

    Cinco integrantes da mesma quadrilha foram presos a pouco dias nos municípios de Lagoa Vermelha e Passo Fundo. Informou também o Delegado Luiz Carlos , que diligências estão sendo realizadas com o intuito de desmantelar toda a quadrilha nas próximas horas.

    A quadrilha possui ramificações em diversos municípios e efetuaram assaltos em diversas cidades da região, entre elas, Sananduva, Cacique Doble, São José do Ouro, São João da Urtiga.

    Os 5 elementos da quadrilha foram autuados e presos em flagrante por crime de roubo, porte ilegal de arma e formação de quadrilha. No momento estão sendo ouvidos na Delegacia de Sananduva e posteriormente serão encaminhados ao Presídio de Lagoa Vermelha onde ficarão a disposição da Justiça.


    Fonte: Rádio Sananduva AM/FM

    Assalto a joalheria termina com policial baleado em Selbach, no norte do Estado

    Grupo roubou dois carros e fez reféns após ser surpreendido pela polícia

    Assalto a joalheria termina com policial baleado em Selbach, no norte do Estado Etson Oliveira/Arquivo Pessoal

    Joalheria assaltada fica na região central do município Foto: Etson Oliveira / Arquivo Pessoal

    Três homens estão foragidos após assaltar uma joalheria e balear um policial emSelbach, no norte do Estado. Armados com pistolas e revólveres, o bando fugiu com reféns após trocar tiros com a Brigada Militar.


    A ação ocorreu às 10h de ontem, na ótica Palládio, que fica no centro da cidade. Dois policiais surpreenderam os assaltantes, que ainda estavam dentro da loja. Eles fizeram uma funcionária e uma cliente como refém e fugiram a pé, até abordarem a motorista de um Focus. Neste momento, eles liberaram as duas mulheres, mas mantiveram a motorista no carro.


    Os bandidos atiraram contra a viatura e o sargento Laércio Bottega Funck acabou ferido na mão e no rosto, mas sem gravidade. Mais tarde ele foi atendido e liberado. Os PMs decidiram não reagir, devido a presença dos reféns.


    Segundo o tenente Luiz Rosemar Rocha, que também estava no carro, foram roubados apenas uma pequena quantia em dinheiro, um relógio, e joias da cliente do estabelecimento. As mochilas com o material da loja foram deixadas no local, onde também foram encontrados 23 cartuchos de calibre .380.

    Grupo abandonou carro próximo a Passo fundo

    Chovia no município durante a manhã e, durante a fuga, o trio acabou derrapando o carro em Linha Floresta, um distrito de Selbach. Eles decidiram abandonar o carro e abordaram outro veículo, desta vez um Cruze. Cerca de uma hora e meia depois, o carro foi abandonado no trevo da ERS-223, na entrada de Passo Fundo, e a refém foi liberada.


    A polícia suspeita que os assaltantes se comunicavam via telefone celular ou rádios transmissores e que outras pessoas estariam envolvidas. O fato de os bandidos precisarem abordar veículos reforça a hipótese de que haveria alguém para auxiliar na fuga, mas que decidiu sair após a ação policial. Eles também conheceriam bem a região, devido ao trajeto utilizado na fuga. A Brigada Militar de Passo Fundo auxilia nas buscas e a Polícia Civil de Selbach investigará o caso.

    Fonte: Zero Hora

    Com suspeito identificado, Polícia procura assassino de taxista na Capital

    Por medida de segurança, a Brigada Militar enviou policiais à casa do governador Tarso Genro e ao Palácio Piratini para o caso de ocorrer manifestações de taxistas a exemplo do que já ocorreu.

     Ladrão roubou o dinheiro de frentista e disparou contra motorista. Foto: André Ávila/CPFoto:

    Ladrão roubou o dinheiro de frentista e disparou contra motorista. Foto: André Ávila/CP

    João da Silva Rodrigues foi morto nessa manhã em um posto de combustíveis do bairro Santana

    O delegado Joel Wagner já identificou um suspeito da morte do taxista João da Silva Rodrigues, morto nessa manhã em um posto de combustíveis do bairro Santana, em Porto Alegre. Buscas estão sendo realizadas durante a tarde. O bairro não foi informado pelo policial, assim como a forma de identificação do suspeito. Caso ocorra a prisão, o delegado fala que pedidos de prisão temporária ou preventiva podem ser solicitados.


    Rodrigues foi morto durante um assalto ao posto, que fica na avenida Princesa Isabel. Conforme informações repassadas por testemunhas, um homem com rosto coberto, vestindo jaqueta preta e carregando uma mochila roubou R$ 300 reais de um frentista e, depois partiu em direção ao taxista.


    Como o motorista não tinha dinheiro, ele acabou sendo baleado e morreu durante atendimento no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. As imagens das câmeras de segurança do posto flagraram a ação. Após o crime, o assassino fugiu a pé.


    O velório de João da Silva Rodrigues está previsto para as 19h, na capela 5 do Cemitério Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O sepultamento deve ocorrer a partir das 9h deste sábado.


    O tenente-coronel José Luis Ribeiro Paz, comandante interino do Policiamento da Capital, confirmou que 10% do efetivo de Porto Alegre foi deslocado para Operação Golfinho, mas não vê relação entre a morte do taxista e a redução de policiamento.


    O suspeito de efetuar o roubo tinha como alvo o posto de combustível e, circunstancialmente,  na medida que saía para fugir, se deparou com o táxi e cometeu o crime. "O alvo dele não era o taxista”, garante o oficial.


     

    Fonte: Rádio Guaíba

    Corte Interamericana de Direitos Humanos denunciou más condições de presídio de Porto Alegre

    Governo promete solução para o Central até o fim do ano

    Corte Interamericana de Direitos Humanos denunciou más condições de presídio de Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> Vanessa Zanini

    Crédito: Vanessa Zanini

    Em resposta à concessão de liminar da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), o governo do Estado publicou uma nota oficial na qual prometeu uma solução para os problemas do Presídio Central, em Porto Alegre. Conforme o Piratini, a atual gestão criará 6.340 vagas no sistema prisional.


    “Acabar com a superlotação da casa prisional é uma das principais metas do governo. De 2011 até 2013, foram ocupadas 1.581 novas vagas no regime fechado. Até o final de março deste ano, serão disponibilizadas as 500 novas vagas da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro”, destacou a nota.


    O governo ressaltou também o fato de não ter havido homicídios desde o início da gestão e que o número de mortes por problemas de saúde ter registrado queda. “O número de óbitos ainda é considerado elevado e o objetivo do governo é, com o fim gradual da superlotação, preservar ainda mais vidas.”


    Quanto à denúncia da CIDH sobre a falta de Plano de Prevenção Contra Incêndios, o governo respondeu que foram instalados hidrantes na área do presídio e extintores em pontos estratégicos.

    Bombeiros sofrem acidente ao atender ocorrência em Gramado

    Motorista alegou ter perdido controle do veículo por causa da pista escorregadia

    Motorista alegou ter perdido controle do veículo por causa da pista escorregadia<br /><b>Crédito: </b> Halder Ramos/Especial CP

    Motorista alegou ter perdido controle do veículo por causa da pista escorregadia
    Crédito: Halder Ramos/Especial CP

    Um caminhão do Corpo de Bombeiros de Gramado, na Serra gaúcha, saiu da pista na manhã desta sexta-feira ao atender a um acidente de trânsito no Km 29 da ERS 235, que liga o município com Nova Petrópolis. Com a ausência de resgate na rodovia após o término do contrato dos pedágios, os bombeiros foram acionados para atender à ocorrência.


    No deslocamento até o local do acidente, a viatura deslizou na pista e caiu em um barranco. O fato ocorreu a menos de 200 metros do local do primeiro incidente. Ninguém ficou ferido e o motorista alegou ter perdido o controle em função da pista escorregadia.


    A colisão a quem foi acionado o Corpo de Bombeiros envolveu um Fiat Uno e uma Fiorino. O motorista do Uno perdeu o controle do veículo, rodou na pista e bateu no outro veículo. Um dos condutores ficou preso nas ferragens e foi socorrido no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado. Apesar dos ferimentos, ele não corre risco de morrer.


    Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a pista sofreu reparos no final de dezembro, mas apresenta defeitos e fica escorregadia quando chove. O problema foi comunicado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O CRBM está reforçando a sinalização do trecho.

    fonte: Correio do Povo

    Acidentes em série envolvendo sete veículos interrompem a BR-386, em Estrela

    Dois guinchos foram acionados para desbloquear a via. Uma pessoa teve ferimentos leves

    Bloqueio no km 355 da BR-386, em Estrela, provoca congestionamento de oito quilômetros, nos dois sentidos da rodovia. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), colisão no local, envolvendo um carro e um caminhão, às 11h40min, provocou outros três acidentes, envolvendo mais cinco veículos.

    Minutos depois do primeiro acidente ocorreu a saída de pista de um caminhão; em seguida colisão entre duas carretas e um carro; e, por fim, a saída de pista de outro carro. Uma das carretas é utilizada para o transporte de combustível, mas não tinha carga.

    Segundo a PRF, dois guinchos fazem a remoção dos veículos e a previsão é de que o tráfego seja liberado até perto das 16h. Apesar do dano material, só uma pessoa ficou ferida sem gravidade foram encaminhados a hospital da região.

    Fonte: Rádio Guaíba

    Policiais do 6º BPM detém homem por porte ilegal de arma

    Na madrugada de sexta-feira policiais militares foram informados que um individuo estaria armado, na Rua Barão do Rio Branco, Bairro Centro, em Santa Vitória do Palmar. De acordo com a Brigada Militar chegando ao local, avistaram L.R.S., 37 anos e ao efetuar a revista pessoal,  encontraram, em seu bolso, uma pistola Cal. 6.35mm.  Foi dada voz de prisão e encaminhado para a Delegacia de Polícia, para registro do flagrante.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    COMANDO AMBIENTAL DA BM ATENDE OCORRÊNCIA DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS NA ESTRADA DO MAR

    O Comando Ambiental da Brigada Militar quando em patrulhamento no policiamento ostensivo de proteção ambiental, na Estrada do Mar, Km 18, trevo de acesso ao Balneário Presidente entre Osório e Torres, deparou-se com um acidente de trânsito (abalroamento), envolvendo um veículo GM Corsa e um FIAT Siena. A guarnição do policiamento ambiental realizou o controle do trânsito na via, prestou atendimento prévio às vítimas até a chegada da SAMU que conduziu duas pessoas lesionadas para atendimento médico hospitalar.

    Policiais Militares do 3º Batalhão Rodoviário realizaram levantamento do local a fim de apurar as causas do acidente.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    POLICIAIS FLAGRAM FURTO NO CENTRO DE RIO GRANDE

    Na madrugada desta sexta-feira, policiais militares foram informados que estaria ocorrendo um furto em um estabelecimento comercial, na Rua Vinte e Quatro de Maio, Bairro Centro, em Rio Grande. De acordo com a Brigada Militar chegando ao local, avistaram C.F.S., 23 anos e o menor de 14 anos, saindo do estabelecimento, carregando a caixa registradora e um recipiente cheio de moedas, ao avistar. Ambos foram encaminhados ao Pronto Socorro e posteriormente a DPPA, para as devidas providências.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    Canoas teve queda de 12,5% em homicídios em 2013

    Delegacia aponta redução principalmente no segundo semestre

    Crimes: 127 casos em 2012 e 111 no ano passado em Canoas

    Foto: Paulo Pires/GES-Arquivo

    Canoas – A redução de 12,5% no número de homicídios em Canoas no ano passado em comparação a 2012 foi anunciada ontem pela delegacia especializada nesse tipo de crime na cidade. Os registros dão conta de 111 contra 127 casos, respectivamente. Nessa estatísticas não estão incluídos casos de agressões seguidas de morte e outras situações. Para as forças responsáveis pela segurança pública em Canoas, o primeiro ano de funcionamento da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos, o reforço da chegada de novos policiais militares e viaturas e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas da violência ajudaram a controlar a violência que tira a vida.

    Os muitos homicídios ocorridos principalmente por acertos de contas entre rivais do mundo do tráfico de drogas chegaram a assustar no primeiro semestre. Praticamente todos os meses, à exceção de abril, registraram mais de 10 mortes. Nesse mesmo período o levantamento da Delegacia de Homicídios mostrou que a partir das prisões desses criminosos começou a haver queda nos assassinatos no semestre seguinte.

    “No bairro Estância Velha, por exemplo, depois que dois menores de idade e um maior que seriam os principais acusados de matar foram presos, os homicídios caíram de oito no primeiro semestre para três no segundo”, conta o delegado Marco Guns. E essas três mortes, segundo explica, aconteceram depois que um dos presos foi solto na metade desse semestre. Entre os seis primeiros e os seis meses seguintes a redução de homicídios foi de 48% (de 73 no primeiro semestre para 38 no seguinte).

    Fonte: Diário de Canoas

    Preso suspeito de roubo a fábrica de joias em Cotiporã, na Serra do RS

    Homem achado em casa tinha ligação com facções de RJ e SP, diz a policia.
    Prisão ocorreu em operação contra grupo com atuação em 16 municípios.

    Após ser monitorado por cerca de dois anos, foi preso nesta quinta-feira (2) em São Leopoldo, Região do Vale do Sinos do Rio Grande do Sul, mais um suspeito de atuar no assalto a uma fábrica de joias, no município gaúcho de Cotiporã, na Serra gaúcha, em dezembro de 2012. Segundo a Polícia Civil, o homem de 38 anos, que também é envolvido com tráfico de drogas, participava de uma organização criminosa apoiada por facções do Rio Janeiro e São Paulo.

    O mesmo grupo, que tem atuação em pelo menos 16 municípios do Rio Grande do Sul, começou a ser desarticulado pela Operação Expansão, em dezembro do ano passado. No total, 55 pessoas já foram detidas pela ação policial. O último preso foi encontrado em uma residência durante a tarde desta quinta. Um irmão dele já foi morto e outro havia sido preso dias após o assalto a fábrica.

    Policiais realizam buscas na mata no interior de Cotiporã (Foto: Mariane Schlindwein/RBS TV)

    Policiais realizam buscas na mata no interior de Cotiporã
    (Foto: RBS TV)

    Na ação criminosa em Cotiporã, realizada na madrugada do dia 30 de dezembro de 2012, assaltantes explodiram o local e na fuga renderam cerca de 30 pessoas que estavam num bar, em frente à fábrica. No caminho, eles foram surpreendidos pela Brigada Militar. Na troca de tiros, dois policiais ficaram feridos e três criminosos morreram. Entre eles, o homem mais procurado pela polícia do estado: Elisandro Rodrigo Falcão. A suspeita é que ele tenha comandado diversos ataques a bancos com explosivos no estado.

    Os assaltantes, que conseguiram fugir com duas reféns, invadiram uma casa e levaram mais sete pessoas. O grupo se escondeu na mata. Os reféns só foram encontrados mais de 20 horas após serem capturados.

    Fonte: G1/RS

    DENÚNCIA - Tortura e Abuso de Poder da Guarda Municipal de Gravataí

    Moradores do Parque dos Anjos em Gravataí denunciam na assembleia legislativa os abusos e torturas supostamente cometidos

    VÍDEO: RAUL PONT FALA SOBRE REQUISITOS PARA INGRESSAR NA BM

    Deputado Est. Raul Pont diz que não se pode exigir de quem tem faculdade fazer policiamento ostensivo nas ruas

    Homem é preso suspeito de matar gato a tiros em Caxias do Sul

    Crime ocorreu na rua Ivan Antônio Cercato, bairro Esplanada

    Um homem foi preso, na noite dessa quinta-feira, suspeito de matar um gato com uma espingarda na rua Ivan Antônio Cercato, bairro Esplanada, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. De acordo com a Brigada Militar (BM), Michael Felipe Garcia de Fraga, de 23 anos, foi localizado com uma espingarda calibre .32 e projéteis de diversos calibres. A Polícia Civil (PC) confirmou o flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    BM PRENDE HOMEM COM DROGAS EM SÃO JERÔNIMO

    Foto divulgação: Brigada Militar

    Na tarde de domingo um homem foi preso com drogas em um pátio próximo a prainha de São Jerônimo. De acordo com a Brigada Militar foi apreendido com o acusado 02 tijolos de maconha pesando 847 gramas que estava escondido em meio a vegetação alta. O homem foi conduzido a delegacia de polícia para o registro.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    Jovem é baleado em Santa Maria

    Vítima foi atingida por dois disparos efetuados por ocupante de veículo no bairro Rosário

    Um jovem foi baleado no final da noite dessa quinta-feira no bairro Rosário, em Santa Maria, na região Central do Estado. De acordo com a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das 23h30min na rua Ernesto Becker, conhecida como Beco do Otávio, quando um veículo passou pelo local onde estava Rodrigo Almeida, de 20 anos, e um dos ocupantes efetuou cinco disparos, acertando dois na vítima.
    Não há relatos sobre a autoria do crime. A companheira de Almeida não tem ideia do que possa ter motivado a tentativa de homicídio.
    Segundo a BM, a vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria onde passou por uma cirurgia.

    Fonte: Rádio Guaíba

    Bombeiros realizam 339 salvamentos na Operação Golfinho

    São 295 atuações no litoral Norte, 11 no Sul e 33 em águas internas

    Chega a 339 o número de salvamentos realizados no decorrer da Operação Golfinho, no Estado. De acordo com a assessoria de imprensa da Brigada Militar, são 295 atuações no litoral Norte, 11 no Sul e 33 em águas internas. Somente nessa quinta-feira, foram 18 atendimentos.

    O único afogamento em balneários cobertos pela operação ocorreu nas primeiras horas de 2014. O caso é computado, oficialmente, como encontro de cadáver. Por volta das 6h dessa quinta-feira, em Tramandaí, Róger Martins, de 16 anos, desapareceu ao entrar no mar com amigos e teve o corpo encontrado três horas depois.

    As praias onde os salva-vidas mais trabalham são: Imbé (67), Tramandaí (61), Torres (48), Capão da Canoa (38) e Balneário Pinhal (23). As guaritas onde ocorrem a maior parte dos afogamentos são: 134 em Imbé (32), 152 em Tramandaí (14), Sete em Torres (12), 149 em Tramandaí (09) e 08 em Torres (07).

    Os bombeiros solicitam que a população evite entrar no mar e rios após ingerir bebidas alcóolicas. Também pedem que a população fique alerta as bandeiras e orientações dos salva-vidas. Quando for vermelha é mar perigoso, amarela é risco no mar, verde é banho com atenção. Se for azul é criança encontrada.

    Fonte: Rádio Guaíba

    Acidente entre dois carros na ERS 324 provoca uma morte

    Colisão aconteceu no município de Vila Maria

    Um homem morreu às 7h20min desta sexta-feira em acidente de trânsito na ERS 324, próximo ao quilômetro 72, no município de Vila Maria, no Norte gaúcho. Conforme o Grupo Rodoviário de Passo Fundo, a colisão envolveu dois automóveis, um Volkswagen Polo e um Gol. A vítima foi identificada como Giovan Jr Borges dos Santos, que não teve a idade confirmada. Ainda não há informação em qual veículo ele estava. O trecho está liberado.

    Fonte: Rádio Guaíba

    Morre taxista baleado em assalto a posto de combustíveis na Capital

    Assaltante em fuga disparou contra vítima que chegava ao local para iniciar jornada de trabalho

    Ladrão roubou o dinheiro de frentista e disparou contra motorista Crédito: André Ávila / CPFoto:

    Ladrão roubou o dinheiro de frentista e disparou contra motorista Crédito: André Ávila / CP

    O taxista João da Silva Rodrigues, de 61 anos, morreu às 6h45min desta sexta-feira no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, após ser baleado durante assalto a posto de combustíveis na avenida Princesa Isabel, bairro Santana.

    De acordo com testemunhas, por volta das 6h, um homem com o rosto coberto, vestindo um blaser preto e carregando uma mochila, anunciou o assalto e roubou R$ 300 de um frentista. Em seguida, ele se dirigiu a dois taxistas que haviam estacionado os veículos no local – que é ponto de encontro de motoristas.

    O assaltante abordou Rodrigues, que recém havia pego o Siena, prefixo 1362, para começar a trabalhar. Como não tinha efetuado nenhuma corrida, o motorista disse ao ladrão que não tinha dinheiro. O criminoso efetuou dois disparos contra Rodrigues e fugiu a pé.
    O taxista foi encaminhado em estado grave ao Hospital de Pronto Socorro da Capital e morreu em seguida. O ponto de táxi de Rodrigues ficava na rua Fernando Abbott com Protásio Alves.

    O caso foi encaminhado ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil para investigação. O diretor do Deic, Guilherme Wondracek, relatou que há uma grande dificuldade nos trabalhos investigativos para solucionar os crimes relacionados a roubos. Conforme o delegado, há cerca de dez dias, um outro taxista foi assaltado e baleado por um criminoso. Um outro profissional que testemunhou o crime e a vítima reconheceram o autor em fotos apresentadas pelos policiais. Com a confirmação de que o homem havia cometido o assalto, o criminoso foi encaminhado à Justiça com pedido de prisão temporária do suspeito. No entanto, o pedido foi negado com a justificativa de que o acusado teria de ser intimado a comparecer à Delegacia para prestar depoimento antes do pedido de prisão.

    Para o diretor do Deic, tem de haver maior integração entre polícia, Ministério Público e Judiciário para que se possam resolver de forma mais efetiva os crimes.

    Fonte: Rádio Guaíba e CP

    BM PRENDE HOMEM POR FURTO QUALIFICADO EM SÃO JERÔNIMO

    Na tarde de quarta-feira um homem foi preso em flagrante por furto qualificado em São Jerônimo. Segundo a Brigada Militar por volta das 13h, populares informaram que havia entrado um ladrão no Mercado Macropan localizado na Rua Dona Drebes, bairro Centro. Os policiais militares ao chegarem no local ouviu barulhos vindo do interior do estabelecimento e no interior foi encontrado M. A. dos S. L. Ele tentou fugir subindo pelo telhado e na rua lateral Lima foi preso e conduzido a delegacia de polícia para registro e após liberado.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    Polícia Comunitária tem primeira reunião no Parque Marinha

    Após a implantação dos núcleos de Polícia Comunitária, ocorrida no dia 18 de dezembro, nesta quinta-feira (02/01), o Comandante do 6º BPM, Tenente Coronel Carlos Alberto Brusch Terres, juntamente com seus Policiais comunitários, Soldados Denis, Alexandre, Luciano e Souza Rocha, realizaram a primeira reunião envolvendo polícia e a comunidade do núcleo 09, que contempla os bairros Parque Marinha, Parque São Pedro e Jardim do Sol, ocorrida na sede da associação do bairro Parque Marinha. Estiveram presentes na solenidade o Senhor Prefeito Alexandre Lindenmeyer, acompanhado do Sr. Vice Prefeito, Presidente da Câmara de vereadores, Giovani Moralles e vários Secretários municipais. Após a abertura da reunião pelo Sr. Prefeito, foi discorrida aos presentes uma explanação pelo Comandante sobre o funcionamento do Programa e após foi aberto um espaço para questionamentos. Participaram também a Presidente do bairro Parque Marinha, Sra. Gilda Cozza, a presidente do bairro Parque São Pedro, Sra. Margaretti Oliveira e vários moradores.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva

    COMANDO AMBIENTAL REALIZA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LITORAL NORTE

    O Comando Ambiental da Brigada Militar desenvolveu nesta quinta-feira (02) na orla marítima do litoral norte atividades de educação ambiental. Foram entregues panfletos sobre a Campanha “Mar Seguro” que visa orientar e prevenir eventuais acidentes com banhistas e surfistas e alertar os riscos no decorrer do ano inteiro.

    O maior problema costuma ser o conflito entre as redes de pesca e a prática do surf. O desrespeito aos espaços de cada atividade e a desobediência a sinalização pode acabar ocasionando tragédias. Para 

    O Comando Ambiental da Brigada Militar desenvolveu nesta quinta-feira (02) na orla marítima do litoral norte atividades de educação ambiental. Foram entregues panfletos sobre a Campanha “Mar Seguro” que visa orientar e prevenir eventuais acidentes com banhistas e surfistas e alertar os riscos no decorrer do ano inteiro.

    O maior problema costuma ser o conflito entre as redes de pesca e a prática do surf. O desrespeito aos espaços de cada atividade e a desobediência a sinalização pode acabar ocasionando tragédias. Para solucionar este problema, a Brigada Militar mantém discussões com o poder público, associações, ONGs e a comunidade. Dessa forma, o que se busca é gerar ações educativas e de prevenção a incidentes no mar.

    Na oportunidade os policiais também orientaram a população sobre os principais crimes ambientais que acontecem na praia, principalmente a questão da pesca ilegal, descarte de resíduos sólidos, presença e cuidados de animais domésticos, dentre outros.

    Fonte: Informativo Ação Preventiva