sábado, 30 de novembro de 2013

MULHER É PRESA AO TENTAR INGRESSAR COM DROGAS E CELULARES NO PRESÍDIO

Em sua mochila continha um invólucro contendo 36,78 gramas de maconha embrulhadas em preservativos, 39 CD’s piratas de música, R$52,45 (uma nota de 50 e o restante em moedas), 01 envelope de gel vaginal, 02 celulares marca Nokia e 01 carregador de celular.

Em 30 de Novembro de 2013, às 12h15min, a Brigada Militar de Charqueadas deslocou até a RS 401, KM 25, bairro Colônia Penal, e abordou Andressa de Castro Flores, de 18 anos, que segundo informações de agentes penitenciários da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, ao passar pelo posto de controle para visitar o seu companheiro, acionou o detector de metais e então saiu correndo da casa prisional e foi para a parada de ônibus onde foi abordada.

Foi dada voz de prisão a Andressa e conduzida ao Hospital de Charqueadas, posterior à Delegacia de Polícia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Por entendimento da autoridade policial de plantão foram apreendidos os celulares, o carregador, o gel vaginal e a droga, o restante foi devolvido à acusada.

Fonte; INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

POLÍCIA DE SÃO GABRIEL PRENDE TRAFICANTE COM NOVA DROGA CONHECIDA POR “CRACONHA”.

caetano-1

Se não bastassem todos os tipos de drogas que existem e o mal que elas fazem para a sociedade e os usuários, a Polícia Civil gabrielense – em ação conjunta com a Brigada Militar, equipe da PATAMO – encontrou na noite de sexta-feira (29/11) mais uma nova droga. Os policiais prenderam em flagrante o traficante José Elautério Caetano Costa, de 41 anos, conhecido pelo apelido de Negão Caetano. O homem escondia na cueca dois invólucros com 10,5 gramas de crack e 43 gramas de craconha. A prisão aconteceu na saída da rodoviária municipal. De acordo com o preso, a droga foi comprada em Santa Maria.


Caetano disse que usava uma parte da droga e a outra comercializava (a craconha) por até R$ 50,00 a grama. Segundo os policiais, trata-se da primeira prisão envolvendo essa nova combinação, embora o preso tenha admitido  que vem trazendo a droga para a cidade desde o ano passado.


Esse novo entorpecente, a craconha, é uma combinação do crack com a maconha, conhecida também como “zirrê” e “criptonita”, com capacidade de provocar riscos bastantes superiores à saúde dos usuários, em comparação com outras drogas.

caetano-2

Homem foi detido na rodoviária municipal com droga escondida na cueca

A desirré, já existia antes em São Paulo, com a denominação de “mesclado”, sendo mais consumida na classe média. De acordo com os médicos, o consumo das duas drogas associadas contrabalança os efeitos da maconha e da cocaína – o crack é a cocaína em uma forma diferente, própria para o fumo. “A maconha dá leseira e a cocaína dá agitação”, explicam.


O cérebro é o mais perturbado, sofrendo com as dificuldades de concentração que as duas drogas proporcionam. Um risco sério é o desenvolvimento de psicose, que aumenta em até quatro vezes com o uso da maconha. Com o estímulo trazido pela cocaína, isso pode levar a um comportamento agressivo.


Os pulmões também são afetados, assim como no uso de qualquer outra droga fumada, incluindo o tabaco. Para o sistema circulatório, o consumo da cocaína representa sempre um risco, pois a droga acelera o coração e contrai os vasos sanguíneos, o que pode levar a um infarto. De acordo com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a maioria dos dependentes utiliza a “craconha” como um primeiro estágio rumo ao consumo de crack.

caetano-3

Fonte: Informativo Ação Preventiva

APENADOS TENTAM LEVAR CELULARES PARA DENTRO DO PRESIDIO

O material foi apreendido e entregue na Delegacia de Polícia.

Em 30 de Novembro de 2013, às 09h00min, a Brigada Militar de Charqueadas deslocou até a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) onde quatro apenados do Instituto Penal de Charqueadas (IPCH) haviam abandonado no muro lateral da PMEC uma sacola azul com 15 celulares, 05 baterias e 05 carregadores de celular.

Não foi possível a identificação dos autores, pois quando se aproximaram do muro, a guarda externa da PMEC conteve a ação dos indivíduos, que empreenderam fuga, retornando para o interior do IPCH.

Fonte: INFORMATIVO AÇÃO PREVENTIVA

PREFEITO DE CAPÃO DA CANOA - A CUSADO DE COMPRA DE VOTOS FOI CASSADO.

Recurso Eleitoral - Representação - Captação Ilícita de Sufrágio - Cargo Prefeito e Vice Prefeito – A Cassação do Diploma - Inelegibilidade - Prefeito Cassado em 1º Grau - Fase Atual 27-11-2013

1474501_660832753940279_2077410678_n

Pastor é preso por suspeita de estuprar criança em Uruguaiana, RS

 

Foto- Policia Civil

Um pastor de 59 anos foi preso nesta sexta-feira (29) por suspeita de ter estuprado durante três anos consecutivos uma criança de 11 anos em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a Polícia Civil, o homem cometia os crimes na casa dele e também na igreja evangélica onde pregava sermões.

No momento da prisão, ele estava utilizando uma cadeira de rodas, mas ainda não foi comprovado se ele tem alguma deficiência física.

O delegado Guilherme Gerhardt, responsável pela operação denominada “Falso Profeta”, informou que o suspeito dava material escolar, ursos de pelúcia e doces para a garota como forma de recompensa.

Os crimes teriam ocorrido entre 2009 e 2012. Atualmente, a menina está com 15 anos, conforme a polícia. O pastor foi levado para a Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana e responderá por estupro de vulnerável.

 

 

 

fonte: Rádio Cidade Sa

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na tarde deste sábado, índio de 23 anos que estuprou e matou uma menina de sete anos, em Barra do Guarita,


A prisão ocorreu em uma reserva indígena da cidade.

Durante depoimento, ele admitiu o crime e alegou ter fumado maconha antes do abuso. O jovem estava foragido desde agosto do sistema prisional. Ele cumpria pena no regime semiaberto na Penitenciária Estadual de Três Passos.

Conforme a Polícia Civil, ele tinha roubado e estuprado uma pessoa em 2007 e assassinado outra em 2009. Após o flagrante ele será reconduzido ao presídio de Três Passos, porém, agora, será encaminhado ao regime fechado.

A menina foi abusada na noite desta sexta-feira em um matagal da cidade. Ela morreu no Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela.

A administração da unidade hospitalar tentou transferi-la três vezes de hospital, junto à Central de Leitos do Estado, que não conseguiu vaga em nenhuma casa de saúde com UTI Pediátrica.

A criança morreu no início desta manhã. A menina tinha lesões visíveis de abuso sexual, hipotermia, fratura de clavícula e traumatismo craniano.CP

FONTE: Rádio Cidade Sa

Homem morre esfaqueado em Alvorada

Vítima foi identificada como Renato Barbosa, de 36 anos

Um homem de 36 anos foi morto a facadas, nesta sexta-feira, em Alvorada, na região Metropolitana. Segundo a Brigada Militar, Renato Barbosa teve o corpo encontrado próximo ao Arroio Feijó. Moradores relataram que ele foi morto após uma briga com dependentes químicos, na manhã desta sexta.

Fonte: Rádio Guaíba

Trio rende vigias e leva dinheiro de terminal bancário em clube na zona Sul da Capital

Na Serra, caixa eletrônico do Santander foi arrombado em Farroupilha

Um terminal bancário da Caixa Econômica Federal foi arrombado na madrugada deste sábado no bairro Ipanema, zona Sul de Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, três criminosos renderam um segurança do Clube do Professor Gaúcho, que fica na avenida Guaíba, por volta das 3h30min. Após violarem o caixa eletrônico, o trio fugiu num veículo Palio. O local foi isolado pela Polícia Federal, mas a quantia roubada não foi divulgada e ainda não há suspeitos do crime.

Em Farroupilha, na Serra, um caixa eletrônico de uma agência bancária do Santander foi arrombado na manhã deste sábado. Segundo a Brigada Militar, que foi acionada às 7h30min, um maçarico foi usado para abrir o terminal do banco que fica no Centro da cidade. A perícia isolou o local e vai confirmar se foi roubado dinheiro.

Fonte: Rádio Guaíba

Jovem morre com tiros no rosto em Viamão

Julia dos Santos Granola tinha 17 anos

Uma jovem de 17 anos teve o corpo encontrado, nessa manhã, na rua 13 do bairro Castelinho, em Viamão. Morta com tiros no rosto, Julia dos Santos Granola foi localizada em meio a um matagal na região.  Ainda não há suspeitos para o crime. Na noite de ontem, a família dela havia registrado uma ocorrência de desaparecimento. Moradores disseram ter ouvido disparos na madrugada, mas alegaram ter pensado se tratar de fogos de artifício.

Fonte: Rádio Guaíba

Briga em casa noturna deixa um morto em Bom Princípio

Silvio de Moraes, de 40 anos, morreu esfaqueado antes de receber atendimento

Um homem morreu depois de ter sido esfaqueado, dentro de uma boate, nessa madrugada, em Bom Princípio, no Vale do Caí. De acordo com a Brigada Militar, o crime ocorreu pouco depois da meia noite no km 30 da ERS-122. Silvio de Moraes, de 40 anos, e um amigo se desentenderam com outros quatro homens dentro do estabelecimento. Um deles esfaqueou a vítima antes de o quarteto fugir em uma Parati de cor escura, conforme o registro policial. Moraes morreu antes de receber atendimento. Até agora, ninguém foi preso.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia prende índio que estuprou e matou menina de sete anos no Noroeste gaúcho

Jovem de 23 anos admitiu o crime. Ele era foragido do sistema prisional e já tinha cometido crimes de abuso e homicídio

A Polícia Civil prendeu em flagrante, no inicio desta tarde, um índio de 23 anos que estuprou e matou uma menina de sete anos, em Barra do Guarita, no Noroeste do Estado. A prisão ocorreu em uma reserva indígena da cidade.

Durante depoimento, ele admitiu o crime e alegou ter fumado maconha antes do abuso. O jovem estava foragido desde agosto do sistema prisional. Ele cumpria pena no regime semiaberto na Penitenciária Estadual de Três Passos. Conforme a Polícia Civil, ele já tinha roubado e estuprado uma pessoa em 2007 e assassinado outra em 2009. Após o flagrante ele será reconduzido ao presídio de Três Passos, porém, agora, será encaminhado ao regime fechado.

A menina foi abusada na noite desta sexta-feira em um matagal da cidade. Ela morreu no Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela. A administração da unidade hospitalar tentou transferi-la três vezes de hospital, junto à Central de Leitos do Estado, que não conseguiu vaga para ela em nenhuma casa de saúde com UTI Pediátrica. A criança morreu no início desta manhã. A menina tinha lesões visíveis de abuso sexual, hipotermia, fratura de clavícula e traumatismo craniano.

Fonte: Rádio Guaíba

HOMEM É BALEADO NO BAIRRO MARECHAL FLORIANO, EM CAXIAS DO SUL

Um homem foi baleado por volta das 23h32min de sexta-feira na Rua José Gollo, bairro Marechal Floriano em Caxias do Sul. De acordo com o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (BM) a vítima identificada como Rafael Coelho de Matos, 28 anos ques esta em liberdade provisória foi atingido por quatro tiros, três nas costas e um na boca.  A vítima foi socorrido até o hospital e desconhece o autor dos disparos.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

CASAL É PRESO COM DROGAS EM CAXIAS DO SUL

Um casal foi preso por tráfico de entorpecente em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar Maria Patrícia Lucas da Silva, 37 ano e R. L. dos R., 22 anos foram presos na Rua Sadi Antunes de Souza, bairro Reolon. Foi apreendido com o casal 35 gramas de cocaína, R$ 1.500,00 em dinheiro, 02 celulares e diversas embalagens para comercializar a droga. Maria estava em liberdade e possui antecedentes por Tráfico de Entorpecentes e Furtos. Ambos foram conduzidos a delegacia de polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM E POLÍCIA CIVIL PRENDEM SUSPEITOS DE ASSASSINATO EM GRAVATAÍ

Todos participaram de um assassinato na sexta-feira (29/11)

Três criminosos foram presos na tarde de sexta-feira na Avenida Paul Zivi no bairro Distrito Industrial em Gravataí. De acordo com a Brigada Militar a vítima identificada como Cristian Schaeffer dos Santos, 20 anos foi encontrado morta caído na via com ferimentos no pescoço provocado por arma de fogo. A BM isolou o local e efetuou o registro na 1ªDP de Gravataí.

Logo após a Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima sobre o paradeiro do autor do crime. Policiais Militares do 17° BPM em apoio a Polícia Civil foram até a borracharia na Parada 79 da Avenida Dorival e prenderam M. V. V. L. de 19 anos e J. M. C. de 23 anos, que confessaram participação no assassinato. Na sequência se deslocaram até a Rua Ângelo de Mello no bairro São Jerônimo em Gravataí e prenderam J. B. B. de 20 anos, que confessou ser o autor do crime e informou ter dispensado a arma em um matagal próximo ao local do homicídio. A arma não foi localizada. Todos foram conduzidos a Delegacia de Homicídios para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem é Preso em “Boca de Fumo” em Farroupilha

Um homem foi preso na noite de sexta-feira com drogas na Rua Antônio Covolan, bairro São José em Farroupilha. De acordo com a Brigada Militar João Carlos dos Santos Flores, 45 anos foi abordado em atitude suspeita em patrulhamento de rotina. Com ele foi apreendido 09 buchas de cocaína pesando 2,9 gramas. Flores que estava em liberdade provisória e possui diversos antecedentes criminais foi conduzido a delegacia de polícia para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PMs ATUAM NO POLICIAMENTO EM SHOW, NA CIDADE DE SANTANA DO LIVRAMENTO

Policiais Militares fizeram a segurança da população no show do Zezé di Camargo e Luciano, em Santana do Livramento. Conforme a Brigada Militares em torno de 50 policiais militares atuaram no policiamento na noite de sexta-feira (29/11). O público estimado para o show foi de 08 mil pessoas e realizado no Estádio 14 de Julho.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MENOR É APREENDIDO E HOMEM PRESO COM DROGAS NA SERRA

Policiais militares prenderam na tarde de sexta-feira uma dupla por tráfico de drogas em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar C.K, 41 anos e seu filho B.P. K, 17 anos foram abordados e detidos na Rua Henrique Leonardi, bairro Bom Pastor. Foi apreendido quatro pés de maconha e uma motocicleta sem placas e com chassi e motor batidos. Não foi possível identificar o veículo mencionado, recolhido ao guincho.

Ambos foram encaminhados á Delegacia de Polícia para o registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE FORAGIDO EM CAXIAS DO SUL

Jones da Silva Francischetti, 20 anos foi preso na Avenida Júlio de Castilhos, bairro Lurdes em Caxias do Sul. Silva estava foragido desde dia 18 deste mês, sendo conduzido a delegacia de polícia para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

FARMÁCIA É ASSALTADA NA SERRA GAÚCHA

Por volta das 14h de sexta-feira na Rua Pinheiro Machado, bairro São Pelegrino uma farmácia foi assaltada em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar a vítima relatou que um homem armado, vestindo camiseta cinza e boné a renderam e roubaram do local R$ 300,00 do caixa. O assaltante fugiu e até o momento não foi localizado.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DOIS FORAGIDOS SÃO PRESOS POR TRÁFICO EM CAXIAS DO SUL

PMs apreenderam drogas e a quantia de R$ 1.471

Na manhã de sexta-feira dois foragidos foram presos por tráfico em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar após uma denúncia anônima Valdoir Donizete Braga, 18 anos e Leandro Braga da Silva, 20 anos foram presos na Rua Ângelo Grillo, bairro Floresta. Os policiais encontraram na residência R4 1.471,00 em dinheiro, 02 celulares, plásticos para embalar a droga, 1,20 gramas de cocaína e 3,70 gramas de crack. Ambos foram conduzidos a delegacia de polícia para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

7ºBPM Recebe pistolas através do Sistema de Participação Popular e Cidadã 2010/2011

 

7ºBPM Recebe pistolas através  do Sistema de Participação Popular e Cidadã 2010/2011

Na segunda-feira dia 25/11/2013 o 7º BPM com sede em Três Passos recebeu 94 pistolas marca Taurus, calibre pto. 40, oriundo do Sistema de Participação Popular e Cidadã. A demanda é oriunda da votação do PPC 2010/2011, que a comunidade da Região Celeiro realizou no ano de 2010 e que deveria ter sido entregue no ano de 2011, entretanto, devido a um equívoco, na época as pistolas foram entregues a SUSEPE.

O engano foi constatado no início do ano de 2012, e imediatamente os representantes do COREDE CELEIRO (Conselho Regional de Desenvolvimento) e do Sistema Participação Popular e Cidadã da Região Celeiro, iniciaram um mutirão de esforços para que fosse reavido o armamento.

As pistolas serão distribuídas aos policiais militares dos 21 municípios que abrangem o comando do 7º BPM, ou seja, contemplará cem por cento dos municípios.

fonte:Rádio difusora

Homem é morto após tiroteio no Distrito Industrial em Gravataí

 

Fato ocorreu por volta das 16 horas, quando um grupo de jovens empinavam motos no local

Gravataí  - Um tiroteio no Distrito Industrial de Gravataí resultou na morte de um homem na tarde desta sexta-feira (29). Segundo a polícia, por volta das 16 horas, um grupo de jovens empinava motos quando foram surpreendidos por dois homens que passaram a disparar contra o grupo.

Pelo menos um tiro teria acertado um dos jovens, 20 anos. Um outro jovem de 17 anos também teria sido atingindo na perna durante o tiroteio e foi encaminhado para a emergência do Hospital Dom João Becker.

Segundo testemunhas, o jovem de 20 anos teria ainda tentado pedir auxílio na portaria de uma das empresas do Distrito, porém não teria resistido aos ferimento e morreu na frente da empresa antes da chegada do socorro.

Após denúncia, a polícia prendeu por volta das 18 horas um dos suspeitos do crime, que foi encontrado no bairro Monte Belo. A Civil diz já ter pistas do paradeiro do outro atirador. A motivação do crime, segundo informações preliminares, seria o tráfico de drogas.

Morador da Vila Barnabé, a vítima estava presa no Presídio Central por tráfico de drogas e havia entrado em regime semi-aberto há apenas três dias. Ele também tinha antecedentes por posse de entorpecentes e furto qualificado. 

fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem é atropelado próximo da sinaleira do Roselândia na BR-116

 

Segundo informações da PRF, veículo que atropelou a vítima fugiu do local

Novo Hamburgo  - Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um homem, de 19 anos,  foi atropelado por volta das 21h50 desta sexta-feira (29), próximo da sinaleira do bairro Roselândia, na BR-116, em Novo Hamburgo. Conforme a PRF, a vítima foi atendida pelo Samu e encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas, em Estância Velha. Porém, o jovem teve uma fratura exposta e será levado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas. A PRF informou ainda que o veículo que fugiu do local do acidente, não foi localizado.

FONTE: NH

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Formatura Proerd 6º BPM no Chuí

 

DSC02882

Na quinta-feira (28/11), às 16h, no Ginásio RT, no município do Chuí, formaram-se 60 alunos, das escolas General Artigas e Marechal Soares Andrea, no Proerd, programa educacional de resistência às drogas e à violência, desenvolvido pelo 6º BPM.

Participaram da solenidade o Comandante do 6º BPM, TC Brusch, o comandante da 4ª Companhia, Capitão Albernaz, o prefeito municipal, Sr Renato Hernandez, o vice-prefeito e secretário da Educação, Sr Gilberto Pereira, o supervisor educacional, Sr Michel Macioti, o vereador Carlos Henrique, diretoras das escolas participantes, professoras e familiares dos formandos.

O instrutor PRORD, soldado Iberê, está encarregados de levar o programa aos escolares;é um policiais, que realmente leva a bandeira contra o uso indevido e abusivo das drogas e da violência, conseguindo já, há mais de dez anos, um excelente resultado e principalmente, o reconhecimento da comunidade escolar.

Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência  entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas, ou mesmo se engajarem em atividades violentas. O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar dos fatores de proteção, em especial referentes à família escola e comunidade.

A formatura foi encerrada com o canto da Canção do Proerd.

DSC02883

DSC02901 (1)

 

 

 

 

fonte Informativo Ação  Preventiva

BM Prende indivíduo por ato obsceno em Gravataí

 

Em 29 de novembro de 2013 próximo ao meio-dia, a Sala de Operações (SOp) do 17º BPM recebeu denúncia que na rua Marrocos no bairro Planaltina, um individuo tripulando um veiculo Golf de cor Verde, mostrou seu órgão sexual para ela. Uma guarnição da BM quando em patrulhamento na Av. Dos Estados, bairro Vila Branca, se deparou com o veiculo citado, vindo a aborda-lo. G. S. S. de 26 anos, com antecedentes por (autor posse de entorpecente, acusado de estupro) este reconhecido pela vitima como o autor do fato. A guarnição encaminhou o mesmo até a DPPA. Também compareceu na DPPA, outra mulher que diz também ser vitima do individuo.

FONTE: Informativo Ação Preventiva

Quadrilha QUE USA BAILES FUNK PARA LAVA DINHEIRO CAPITAL

 

 

FONTE: Informativo Ação Preventiva

Dois Homens são Presos por Tráfico de Entorpecente em Caxias do Sul

 

Às 13h50min, na Rua Henrique Leonardi, bairro Bom Pastor, policiais militares de posse de informes prenderam C. k DN 12/12/1971 e o filho B P. K, DN 22/06/1996, com quem foram apreendidos quatro pés de plantas semelhantes à maconha e uma motocicleta sem placas e com chassi e motor batidos. Não foi possível identificar o veículo mencionado. Recolhida ao guincho.

Ambos foram encaminhados á Delegacia de Polícia para o registro.

 

 

 

fonte: Informativo Ação Preventivo

Durante operação piracema nesta sexta feira, no reservatório artificial do Rio Jacuí

Nos municípios de Ernestina e Nicolau Vergueiro, integrantes do 3º Batalhão Ambiental durante o patrulhamento embarcado nas proximidades da comunidade Gramado a guarnição avistou um homem em cima de um trapiche com uma tarrafa, no momento em que a guarnição se aproximou o indivíduo empreendeu fuga. No local foi apreendido 01 rede de pesca medindo 30 metros, 01 tarrafa e um revolver marca Taurus cal 32 com 05 munições e 01 cartucho. O material foi apreendido e encaminhado a Delegacia de Polícia do município de Ernestina.

O 3º Batalhão Ambiental informa que desde o dia 01/11/13 estamos no período de piracema (defeso) em que os peixes sobem o rio para a desova. Conforme a legislação ambiental neste período somente é permitido pescar com anzol simples utilizando os seguintes petrechos: linha de mão, caniço simples ou com molinete/carretilha e vara com linha, sendo permitido apenas um destes petrechos por pescador. A penalidade para quem infringir a legislação está prevista na Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98) que prevê detenção de 01 ano a três anos ou multa ou ambas cumulativamente.

105_1896

105_1900105_1885

 

 

fonte: Informativo Ação Preventiva

Comando Ambiental participa do Curso “Estratégias para Conservação da Natureza”, realizado no Estado do Mato Grosso do Sul

Entre os dias 14 e 23 de novembro o coronel Ângelo Antônio Vieira da Silva, comandante do Comando Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com o capitão Tiago Carvalho de Almeida participaram da 11ª edição do Curso “Estratégias para Conservação da Natureza”, realizado no Estado do Mato Grosso do Sul, juntamente com outros 28 oficiais de 21 Estados da Federação e do Distrito Federal.

O curso, criado no ano de 1992, tem como objetivos a troca de experiências, o aprimoramento técnico e a elaboração de projetos em comum, com vistas à preservação dos diversos biomas presentes no Brasil, tais como o bioma da Amazônia, da Mata Atlântica, do Cerrado e do Pantanal, que estão presentes em mais de um Estado e que por isso merecem ações integradas de proteção por parte das Polícias Militares Estaduais.

A capacitação teve origem a partir das experiências adquiridas pelo tenente-coronel Ângelo Rabelo, da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, que, depois de atuar de forma intensiva com o efetivo da então Polícia Militar Florestal por mais de 10 anos na repressão aos coureiros e traficantes de animais silvestres no Pantanal, percebeu a necessidade de habilitar os gestores das polícias ambientais para uma atuação preventiva com enfoque na educação ambiental.

A maior parte do curso aconteceu a bordo de um barco-hotel, que partiu do Porto Geral do município de Corumbá e navegou pelo Rio Pantanal rumo ao norte, num total de aproximadamente 500 quilômetros percorridos. Durante o trajeto, houve desembarques em locais estratégicos, como na Reserva de Proteção ao Patrimônio Natural (RPPN) Eliezer Batista, que fica na Serra do Amolar; no Parque Nacional do Pantanal, no município de Poconé, já no Estado do Mato Grosso, e na escola Jatobazinho, mantida pelo Projeto Acaia, que é direcionado a crianças ribeirinhas e lhes proporciona o acesso à educação infantil em locais remotos.

Durante o curso, renomados especialistas em diversas áreas, dedicados à proteção ambiental, fizeram os participantes refletirem sobre a participação das Polícias Ambientais no contexto preservacionista, a partir do desenvolvimento de estratégias de cunho pedagógico e educacional.

Para o coronel Ângelo Silva, “o curso agregou uma vasta gama de conhecimentos muito importantes para o nosso cotidiano, sobretudo na questão da prevenção por meio de ações de educação ambiental. Também foi muito importante a troca de experiências entre os representantes das Polícias Militares de vários Estados da Federação”, finalizou o oficial.

O curso é uma realização da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, com organização do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a participação de entidades da iniciativa privada daquele Estado. Ao longo das dez edições anteriores, mais de 400 oficiais de todo o Brasil já receberam o treinamento.

 

 

 

fonte: Informativo Ação Preventivo

Recupera motocicleta furtada.

Uma guarnição Grupo Tático de Ações Moto ciclísticas, do 6º BPM, na quarta-feira (27/11), às 13h50, na Avenida Itália, no bairro Trevo, em Rio Grande, recuperaram a motocicleta Honda, que se encontrava em ocorrência de furto. Os policias localizaram o veículo danificado, faltando peças e as rodas. Foi removido ao depósito.

Moto recuperada pelo GTAM

Fonte; Informativo Ação Preventiva

Trio com drogas e um arsenal de armas ilegais é preso

24º BPM prende trio com drogas e um arsenal de armas ilegais

Nesta quinta-feira, 28/11, às 19h30min, na rua Yemanjá, vila Stela Maris, em Alvorada, em, agentes da seção de Inteligência do 24º Batalhão de Polícia Militar prenderam trio com armas e drogas.

Os agentes receberam uma denúncia que havia um local onde estava funcionando um ponto de venda de drogas. Quando os agentes chegaram no local flagraram o momento em que um dos três indivíduos vendia a droga para os outros dois. No momento da abordagem localizaram com o trio uma pistola de calibre 9 milímetros, de fabricação Tcheca outra pistola calibre 45 de fabricação Argentina, um revólver calibre 38 de marca taurus, um colete balístico, 65 porções de cocaína e duas de maconha.

O trio identificado como G.F.M., 18 anos, J.S.R., 30 anos e F.S., 29 anos foram presos e apresentados na polícia judiciária para os tramites legais da prisão

 

DSC09547 (1)

DSC09529 (1)DSC09541 (1)

DSC09535 (1)DSC09542 (1)

 

 

 

 

fonte: Informativo Ação Preventiva

Quatro operários são presos pela Brigada Militar por assaltos na região

 

Brigada faz alerta na contratação de serviços

 

No bairro Jardim do Alto, em Ivoti, dois homens contratados para colocar gesso em uma casa aproveitaram o intervalo do almoço, ontem, para assaltar um mercado próximo com um revólver.

No bairro Liberdade, em Novo Hamburgo, um pedreiro que havia trabalhado há um mês na obra de uma residência voltou com um comparsa e cópia do controle remoto do portão eletrônico, na manhã de ontem, e rendeu o morador com facas. Os quatro foram presos pela Brigada Militar. Três já estiveram no presídio e um tem 16 anos.

Os dois casos reacendem a preocupação dos órgãos de segurança pública na hora de contratar prestadores de serviços, principalmente relacionados à construção civil.

“O ideal é que as pessoas contratem conhecidos ou indicados por conhecidos, pois podem estar colocando em risco seu patrimônio e, principalmente, a família. Sabemos que há muitos oriundos do sistema prisional que trabalham em obras e aproveitam para observar vítimas”, orienta o comandante da Brigada em Ivoti, tenente Erlon de Paulo.

Ele acrescenta que outro risco é a terceirização feita por empreiteiras para atividades específicas, como colocação de gesso, que ontem causou o problema na cidade.

fonte: NH

 

 

 

Brigada Militar prende homem com mais de dez documentos falsos

Suspeito foi pego na saída de uma agência bancária com carro roubado

A Brigada Militar de Dois Irmãos prendeu um homem com mais de dez carteiras de identidade falsas na Av. 25 de Julho, no fim da manhã desta quinta-feira (28). Segundo a BM, o suspeito de 45 anos, natural de Novo Hamburgo, usaria os documentos para aplicar golpes em bancos.

A ação dele, consistia em abrir contas em agências bancárias, sacar dinheiro, fazer empréstimos e depois sumir. O homem já era monitorado pela policia, após denúncias das próprias instituições bancárias. O suspeito foi preso quando saia de uma agência bancária que fica na cidade. 

Ao ser abordado ele ofereceu uma propina de R$ 10 mil para os policiais militares. Ele ainda estava com um carro roubado em Jaguarão, Santa Catarina. O homem foi encaminhado para delegacia local

fonte: NH

BOE prende foragido da justiça na porta da Igreja no Boqueirão

BOE prende foragido da justiça na porta da Igreja no Boqueirão

 

 

Na manhã desta quinta-feira (28), os integrantes do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar efetuaram a prisão de um foragido da justiça em Passo Fundo.
Uma guarnição do BOE estava realizando patrulhamento de rotina pela Avenida Brasil Oeste no bairro Boqueirão, quando na porta de acesso à Igreja São Vicente de Paulo avistaram um homem em atitude suspeita. O indivíduo, ao ver os policiais se aproximando, tentou fugir, mas não conseguiu e acabou sendo abordado.
Trata-se do Guilherme Nogueira, de 29 anos, e foi constatado no sistema que estava na situação de foragido da justiça.
Diante do fato, os policiais deram voz de prisão para o foragido, que foi conduzido até a DPPA onde foi registrada a ocorrência.
Posterior, Guilherme foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo, onde deverá continuar cumprindo a pena de 18 anos 4 meses e 10 dias de prisão pelos delitos de tráfico de drogas, homicídio e roubos.

FONTE:  Rádio Uirapuru

Ladrões tentam arrombar caixas eletrônicos do Banrisul em Ernestina

Na madrugada desta sexta-feira (29), foi registrada uma ocorrência de tentativa de arrombamento de caixas eletrônicos do banco Banrisul em Ernestina. O fato aconteceu na agência localizada na Avenida Fernando Dudersdatch, em frente a Câmara de Vereadores daquele município.
O delito só foi percebido na manhã de hoje, quando os funcionários chegaram para trabalhar na agência e constataram que a porta de acesso estava aberta e os dois caixas danificados.
Agentes da Polícia Civil de Ernestina, juntamente com peritos do IGP compareceram no local e realizaram o atendimento da ocorrência. Há suspeitas que os indivíduos tentaram arrombar os caixas por volta da meia noite, quando o alarme da agência acionou e logo desligou.

Ladrões tentam arrombar caixas eletrônicos do Banrisul em Ernestina

fonte: Rádio uirapuru

Polícia Civil realiza palestra em Centro de Convivência de Território de Paz

Palestra

Na tarde desta quinta-feira (28/11), a Polícia Civil, através da delegada Marina Goltz, titular do Posto Policial Especializado no Atendimento à Mulher de Esteio, realizou uma palestra no Centro de Convivência do Território da Paz, localizado no Bairro Parque Primavera, em Esteio. O tema abordado foi “Violência contra a Mulher", tendo contado com a participação da Patrulha Maria da Penha do município e da Coordenadoria da Mulher.

A comunidade local recebeu orientações sobre os direitos da mulher vítima de violência doméstica, como proceder em casos de violência, tendo sido, também, esclarecidas dúvidas sobre como procurar as políticas públicas de auxílio as vítimas junto ao Posto Policial Especializado no Atendimento à Mulher de Esteio. A delegada Marina Goltz destacou a importância do acolhimento a esses tipos de vítimas e da denúncia à polícia nesses casos.

fonte: policia civil

Ação policial contra jogos de azar é realizada em Rolante

 

Material apreendido

Policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Rolante, juntamente com a Brigada Militar, realizaram na tarde dessa quinta-feira (28/11) uma ação contra jogos de azar naquela cidade. Segundo o delegado Rosalino Constante Seara, foram apreendidas oito máquinas caça-níques tipo maleta, dinheiro e blocos de anotações de fechamento de jogos. Os proprietários dos estabelecimentos foram conduzidos à DP para a lavratura de ocorrência e responderão Termo Circunstanciado por jogos de azar.

Fonte: DP de Rolante

Homem é preso por tráfico e posse ilegal de arma de fogo em Encruzilhada do Sul

 

Material apreendido

Policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Encruzilhada do Sul autuaram em flagrante, na noite dessa quarta-feira (27/11), V.B.S. pela prática dos delitos de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Segundo a delegada Luciana Smith, o suspeito estava sendo monitorado há alguns dias e demonstrou interesse em sair da cidade, possivelmente para atuar em outra região.

Durante a ação, foram apreendidas drogas (cocaína e crack), dinheiro, quatro aparelhos celulares e um revólver calibre .38 com a numeração raspada. O autuado foi encaminhado para o Presídio de Encruzilhada do Sul, onde permanecerá à disposição da justiça.

fonte: Policia civil

Laje cai e fere quatro operários em Livramento Homens trabalhavam na construção de prédio da Unipampa

 

O desmoronamento de uma laje de um prédio em construção da Unipampa deixou quatro operários feridos na manhã desta sexta-feira em Santana do Livramento. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu às 8h40min, quando os trabalhadores realizavam a concretagem da laje no segundo piso.
A obra, que faz parte do projeto de expansão da universidade, iniciou em fevereiro de 2013 e está prevista para terminar em 2015. Os operários sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Santa Casa de Misericórdia. O Corpo de Bombeiros realizou o resgate das vítimas e ainda não sabe o que causou o desmoronamento.

fonte: Rádio guaiba

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SANTANA DO LIVRAMENTO

Comando Regional de Policia Ostensiva Fronteira Oeste


JAMIL DA SIVA CONCEIÇÃO
Na madrugada de quinta para sexta feira (29/11), na Rua Rivadavia Correa, próximo ao local conhecido como ckacolandia por haver grande concentração de usuários de drogas, dois homens efetuaram três disparos de arma de fogo contra, Vitorino Quinones Alves.




ADÃO PAULINO DA COSTA 
A Brigada Militar foi acionada pelo 190 e uma guarnição do POE (Pelotão de Operações Especiais)  foi enviada até o local, nas averiguações com populares os PMs foram informado que os autores dos disparos teriam fugido para o interior de um matagal próximo ao local, realizadas buscas foram encontrado Jamil da Silva Conceição, com uma pistola  marca Bereta  de fabricação argentina calibre 22 com uma munição intacta e Adão Paulino da Costa.


A vitima foi socorrida com três tiros nas pernas em caminhada ao  socorro médico no PAM.




Aos autores dos disparo foram apresentado a DPPA. 

MATERIAL APREENDIDO

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Quadrilha rende mulher de vigilante para assaltar empresa de transporte de valores

 

Na fuga, criminosos espalharam miguelitos pela BR 116

Na fuga, criminosos espalharam miguelitos pela BR 116 Crédito: André Ávila / CPFoto:

Na fuga, criminosos espalharam miguelitos pela BR 116

A esposa de um vigilante que trabalha em uma empresa de transporte de valores foi sequestrada na madrugada desta sexta-feira. Os criminosos tinham informações da rotina do casal que reside em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Parte do grupo sequestrou a mulher e outros comparsas foram até a empresa Prosegur, localizada na avenida dos Estados, na zona Norte de Porto Alegre.
Chegando no local, os bandidos entraram em contato por telefone com o vigilante e falaram que a esposa havia sido sequestrada. O vigilante foi obrigado a se deslocar até a empresa e mostrar aos criminosos onde estava escondido o dinheiro.
Os ladrões furgiram pela BR 116 espalhando miguelitos pela rodovia. A mulher do vigilante foi liberada em Novo Hamburgo, onde prestou depoimento à Delegacia de Polícia. PMs realizaram buscas até o início desta manhã, mas ninguém foi preso.

fonte: Rádio Guaiba

PF prende traficante internacional de drogas na Capital

 

Ademar Fracalossi, conhecido como “Batista”, foi preso nessa quinta-feira no bairro Cavalhada

A Polícia Federal do Rio Grande do Sul prendeu nessa quinta-feira (28) o traficante de drogas Ademar Fracalossi, conhecido como “Batista”. A prisão ocorreu no bairro Cavalhada, zona Sul da Capital. Ademar é considerado um dos líderes de uma quadrilha de tráfico de drogas internacional. O entorpecente era comercializado nos estados do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Em 2007, o traficante já havia sido preso pela Polícia Federal durante a operação Colméia e cumpria pena em prisão domiciliar na Capital gaúcha.

Fonte: Rádio Guaiba

Suspeito de homicídio é preso com drogas em Sapucaia do Sul

 

Apreensão

Policiais civis da Delegacia de Polícia Civil de Esteio prenderam, nesta quinta-feira (28/11), um jovem de 19 anos em posse de 190 pedras crack, em Sapucaia do Sul. A ação ocorreu em razão de cumprimento de mandado de busca e apreensão. Segundo o delegado Leonel Baldasso, o preso ainda é suspeito de ter assassinado um homem com dez tiros no dia 20/11/2013, em Esteio, e tem prisão temporária decretada pela Justiça. O indivíduo foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre e deverá responder pelos crimes de homicídio qualificado e tráfico de drogas.

fonte: policia civil

Incêndio destrói quatro casas na zona Leste de Porto Alegre

 

Chamas atingiram residências no bairro Partenon, mas não deixaram feridos

Um incêndio ocorrido na madrugada desta sexta-feira destruiu quatro casas na zona Leste de Porto Alegre. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram residências da rua Professora Luizinha Borges Fortes, no bairro Partenon. Quatro famílias foram prejudicadas pelo fogo, mas escaparam ilesas do incidente.
Acionados às 3h16min, os bombeiros chegaram ao local quatro minutos depois e já encontraram o local em chamas. Graças ao trabalho de combate ao incêndio, o fogo não atingiu outras duas casas da região. As residências atingidas ficam no mesmo terreno.
Ainda não há a informação sobre o que provocou as chamas, que foram controladas por volta das 4h, após a utilização de três viaturas dos bombeiros. A perícia deve analisar o local do incêndio ainda nesta sexta-feira.

fonte: Rádio Guaiba

BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR ROUBO DE VEÍCULO E PORTE ILEGAL DE ARMA

 

image

Policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar, na madrugada desta sexta-feira (29/11), em Porto Alegre, no bairro São João, na rua. Portugal prenderam dois homens por roubo de veiculo e porte ilegal de arma. Os policiais foram despachados para atendimento de ocorrência referente a um veiculo roubado abandonado por dois indivíduos em via pública. No local constatado o veiculo HYUNDAI I30 que havia sido roubado há poucos instantes, próximo ao veiculo estava um individuo o qual foi abordado e com ele foi encontrado um revolver calibre. 38 com quatro munições intactas, mais a frente outra guarnição se deparou com outro individuo onde efetuou a abordagem policial e constatou que ambos abordados estavam juntos. A vitima reconheceu os dois homens como autores do roubo. Os Presos foram encaminhados para a 2ª Delegacia de Pronto Atendimento para lavratura do auto de prisão em flagrante.

 clip_image004

fonte: Informativo Ação Preventiva

Usuário é flagrado trocando comida por droga e traficante é preso pela BM de Estância Velha

Usuário é flagrado trocando comida por droga e traficante é preso pela BM de Estância Velha


foto Odionete

A Brigada Militar flagrou um usuário trocando comida e roupa por drogas e isso resultou na prisão em flagrante de um traficante, a 0h desta sexta-feira, na rua Germano Leuck, no bairro Rincão dos Ilhéus. Com o traficante, a BM localizou dezenas de pedras de crack e depois de buscas no local encontrou mais droga enterrada. Os policiais militares apreenderam com o suspeito uma pistola 380 com sete munições intactas. 


Acusado de matar policial é capturado na Zona Sul da Capital

Michel dos Santos estava foragido.

 Em 2000, ele matou um escrivão de polícia durante assalto em Viamão

Foi preso na manhã desta quinta, no Bairro Restinga, Zona Sul da Capital, o foragido Michel dos Santos, 34 anos. Ele era procurado em Viamão e estaria escondido nos últimos dias no bairro.

Desde então, os policiais do 21º BPM buscavam pistas sobre Michel. Ele acabou abordado na Avenida João Antônio da Silveira, a principal da Restinga.

Michel tem condenação pela morte do escrivão de polícia Antônio Aldonir Rolim, ocorrida em dezembro de 2000, dentro de um mercado na Vila Planalto, em Viamão. O policial foi assassinado com três tiros durante um assalto.

Michel foi apresentado na 2ª DPPA.
Fonte: Diário gaúcho

Após denúncia de excesso, PM alega que reagiu a assalto em Esteio

Polícia apura se abordagem foi uma arbitrariedade após briga de trânsito

Após denúncia de excesso, PM alega que reagiu a assalto em Esteio  Divulgação/Polícia Civil

O Departamento de Criminalística coletou dados na casa e no carro do casal em Esteio Foto: Divulgação / Polícia Civil

Em depoimento à DP de Esteio na última quarta, o policial militar de 25 anos, envolvido em uma abordagem com suspeita de excesso e e tortura no último final de semana, confirmou que agiu em reação a uma tentativa de assalto em seu horário de folga.
Para o delegado Leonel Baldasso, no entanto, o depoimento do PM e de outros dois colegas envolvidos na abordagem a um casal na área central da cidade reforçou contradições. Novos exames periciais foram solicitados.


- O Departamento de Criminalística coletou dados na casa e no carro do casal. A alegação do policial militar para justificar os ferimentos do casal é de que eles saltaram do veículo em movimento. Mas não há nenhuma marca visível de colisão, indicando que o carro tenha seguido em movimento - diz o delegado.

Cândida Cristina Mello, 33 anos, atingida por tiros nas pernas e com traumatismo craniano, segue internada no Hospital Presidente Vargas, em Sapucaia do Sul. O marido dela, o mecânico Claudiomiro da Silva, 35 anos, também teve ferimentos na abordagem iniciada pelo policial, na noite de domingo, enquanto estava de folga.

No depoimento, o PM teria acrescentado outras informações para justificar os ferimentos do casal. Além da queda do veículo, ele alega que, para controlar Claudiomiro, teria lhe desferido duas cabeçadas depois de ter atirado nas pernas dele. O mecânico alega que levou coronhadas.

Sobre Cândida, o soldado teria afirmado que ela caiu ao ser perseguida até os fundos da residência, onde também foi baleada.
A polícia apura se a abordagem foi uma arbitrariedade depois de uma briga de trânsito ou a reação do PM quando o casal teria tentado roubar o seu carro em uma sinaleira da Avenida Padre Claret.

Fonte: Diario Gaúcho

11° BPM RECAPTURA FORAGIDO NA CAPITAL

image

Foto divulgação: Brigada Militar

Um foragido do sistema carcerário foi recapturado na noite de quinta-feira em Porto Alegre, na Capital. Policiais Militares do 11° BPM realizaram a abordagem no suspeito, onde foi constatado que se tratava de um foragido. A ação ocorreu na Rua Doutor Dario de Bittencourt, bairro Vila Ipiranga. Ele foi conduzido a 3° Delegacia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR PRENDE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NA VILA FARRAPOS

image

Foto divulgação: Brigada Militar

Policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar prenderam na noite desta quinta-feira um homem por porte ilegal de arma em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar os policiais em patrulhamento avistaram um homem em atitude suspeita, onde realizaram a abordagem na Rua Dona Teodora, bairro Vila Farrapos. Foi apreendido um revolver calibre .38 com dez munições intactas. Ele foi conduzido a 3ª Delegacia de Pronto Atendimento para lavratura do auto de prisão em flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

QUADRILHA ASSALTA POSTO DE COMBUSTÍVEL EM CAXIAS DO SUL

Ninguém foi preso

Na noite de quinta-feira um posto de combustível foi assaltado na Avenida Benjamin Custodio de Oliveira, bairro Charqueadas em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar a vítima relatou que uma quadrilha encapuzados roubaram certa quantia em dinheiro e fugiram num veículo Celta. Até o momento ninguém foi preso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PEDESTRE É ASSALTADA NO BAIRRO MEDIANEIRA, EM CAXIAS DO SUL

Por volta das 20h03min de quinta-feira um pedestre foi assaltado na Rua Sarmento Leite, bairro Medianeira em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. De acordo com a Brigada Militar a vítima relatou que dois assaltantes em uma motocicleta roubaram sua bolsa, contendo documentos pessoais, R$ 180,00 em dinheiro, cartões de banco, um celular e um relógio de prata.

Ninguém foi preso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE DOIS FORAGIDOS EM CAXIAS DO SUL

Tiago Marlon Brando, 23 anos foi preso por volta das 10h01min de quinta-feira em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar Brando foi abordado na Rua Doutor Montaury,interior do Parque dos Macaquinhos. Ele que cumpria pena em regime domiciliar foi conduzido a Delegacia de Pronto Atendimento para o registro.

Ainda na quinta-feira mais um foragido foi preso na Avenida Salgado Filho, bairro São Leopoldo em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar Mateus da Silva Rodrigues, 23 anos estava na situação de foragido desde a última terça-feira do mês de novembro deste ano do Instituto Penal de Caxias Do Sul. Ele foi conduzido a Delegacia de Pronto Atendimento para o registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

VEÍCULO É ROUBADO NA SERRA GAÚCHA

Por volta das 08h25min de quinta-feira um veículo foi roubado na Avenida Therezinha Pauletti, bairro Savitto em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar dois homens armados e encapuzados roubaram o veículo Ford/Ecosport e após fugiram em dois veículo em direção a perimetral.

Até o momento ninguém foi preso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

APENADO É PRESO APÓS FUGA EM CAXIAS DO SUL

Um detento foi preso na manhã de quinta-feira na Rua Professor Antônio Vignoli, bairro Petrópolis em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar o apenado foi visto fugindo pelo portão da frente do Instituto Penal. Após conferencia percebeu a falta do reeducando Lindomar Ricardo da Cruz Padilha. Buscas foram realizadas  porém o indivíduo não foi mais localizado.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRIO ASSALTA RESIDÊNCIA EM CACIQUE DOBLE

Na madrugada de quinta-feira uma residência foi alvo de ação criminosa na Rua Antônio Luchese, bairro Centro em Cacique Doble. Conforme a Brigada Militar a vítima relatou que três criminosos armados entraram no local e anunciaram o assaltado, fazendo as vítimas de reféns.  Do local foi roubado 01 notebook e 01 bolsa contendo dinheiro, moedas e notas de R$ 2,00 reais, ( pouco dinheiro ) e tentaram entrar em outro apartamento no mesmo prédio, mas não conseguiram entrar.

Os delinquentes fugiram em direção a RS 343 e foram resgatados por um veículo possivelmente prisma de cor prata. Na fuga deixaram cair o notebook, uma luva e uma touca.

Também foram encontrados no chão vários estojos de pistola 9mm.
Foram realizadas buscas pelo interior do município, mas nada foi encontrado.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

VÍDEO: DELEGACIA DA MULHER REALIZA AÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

VÍDEO: INVESTIGADA POSSÍVEL TORTURA POLICIAL A CASAL EM ESTEIO

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Homem de 45 anos morre em incêndio em Sapucaia do Sul

A vitima Cesar Ribeiro de 45 anos sofria de epilepsia e chegou a pedir ajudar aos vizinhos.  Conforme relato dos bombeiros que atenderam ao incêndio na Rua Das Abelhas, 435 bairro Horto Florestal, em Sapucaia do Sul, a casa de madeira foi tomada pelas chamas em poucos minutos, a rua estreita e fios de eletricidade baixos dificultaram o acesso do caminhão ao local, quando chegaram para combater as chamas já não tinha mais o que fazer.
Um vizinho da vitima contou que escutou o pedido de socorro, tentou arrombar a porta mas não conseguiu a tempo de tirar Cesar do meio das chamas. 
Imagem do mapa
O corpo foi removido ao IML.

Fonte: Informativo Ação Preventiva



Negada prisão preventiva de estudante de Direito que matou menina de 11 anos atropelada na Oscar Pereira

Jovem, que admitiu envolvimento no acidente, fica impedido de dirigir, deixar a cidade e andar pela rua à noite

A Justiça negou o pedido de prisão preventiva do estudante de Direito de 24 anos que atropelou uma menina de 11 anos, na avenida Oscar Pereira, em Porto Alegre, em 23 de novembro. A garota morreu, horas depois, no Hospital de Pronto Socorro (HPS). O motorista, que ficou dois dias foragido, se negou a fazer o teste do bafômetro.

Também não havia indícios de frenagem na pista, o que sugere que ele não reduziu a velocidade. A decisão foi preferida nessa manhã pelo juiz Felipe Keunecke de Oliveira, da 2ª Vara do Fórum Central.
Devido à falta de requisitos para embasar a prisão preventiva, o magistrado aplicou uma série de medidas cautelares. O jovem foi impedido de dirigir, deve entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em, no máximo, 24 horas, e comparecer a cada 60 dias à Justiça para informar e justificar as atividades profissionais. Além disso, ele não pode deixar a Capital, deve comunicar o Judiciário e ainda fica impedido de transitar pelas ruas no período que vai das 20h às 6h.

Esse foi o segundo pedido da Polícia negado pela Justiça no caso. O primeiro, formalizado logo após o acidente, havia sido expedido pelo juiz de plantão.

Enquanto isso, o inquérito segue em aberto. O estudante já prestou depoimento e admitiu ter atropelado a menina, porém alegou ter fugido por ter se assustado. Ele deve ser indiciado por homicídio com dolo eventual, quando o autor assume o risco de matar. O delegado Cristiano Reschke revelou, no fim de semana do acidente, que testemunhas relataram que o condutor tirou a menina do asfalto e a colocou, ainda viva, sobre uma calçada, o que pode ter contribuído para o óbito.    

A menina Emily Carolina Soares Rodriguez chegou a ser encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro, mas não resistiu aos ferimentos. Devido ao impacto, o corpo de criança foi arremessado a cerca de 15 metros de distância.

Fonte:  Rádio Guaíba

BRIGADA MILITAR PRENDE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NA CAPITAL

Na tarde desta quinta-feira três homens foram presos por porte ilegal de arma de fogo na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, bairro Jardim Planalto, em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar dois veículos em atitude suspeita foram acompanhados nas proximidades da Avenida Assis Brasil, após abordado. No local citado foi localizado uma motocicleta Honda e uma caminhonete S10. Os policiais militares apreenderam um revólver calibre 38, numeração raspada, com 06 munições intactas e 01 touca ninja.

Os presos foram conduzidos para 3ª Delegacia de Pronto Atendimento para lavratura do auto de prisão em flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Brigada Militar Piratini prende Homem por Furto Qualificado Arrombamento

A Autoridade Policial determinou a lavratura de flagrante delito

Brigada Militar de Piratini prende homem por furto arrombamento, na manhã de quinta-feira(28), às 09h50min, 5º Distrito de Piratini, localidade de Ponte do Império.

Quando a BM chegou na residência o autor ainda se encontrava dentro da casa, local que foi abordado e identificado como um homem de 29 anos.

Foi apreendido com o mesmo, 01(uma) chave de fenda, usada para arrombar a porta, 01(um) protetor solar, 01(um) pote de tempero, 01(uma) bicicleta monaco 18 marchas, 01(uma) sacola de carne.

O mesmo foi conduzido ao Pronto socorro para exames de corpo delito e posterior levado Delegacia de Polícia de Piratini.

Fonte: Informativo Ação Preventiva.

BM PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA EM SÃO FRANCISCO DE PAULA

Na madrugada desta quinta-feira a Brigada Militar de São Francisco de Paula abordou um veículo Palio Weekend em atitude suspeita na Rua Ernesto Dorneles, Bairro Santa Isabel. De acordo com a Brigada Militar em revista no interior do mesmo, os Policiais Militares encontraram no porta luvas, uma pistola calibre 635, municiada com quatro projéteis intactos. O condutor de 51 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, sendo conduzido a delegacia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM CANELA PRENDE JOVEM COM DROGAS

Acusado estava com 19 pedras de crack embaixo do boné

Na madrugada desta quinta-feira a Brigada Militar de Canela durante patrulhamento na Rua Padre Cacique, centro da cidade, desconfiou da atitude de dois jovens que caminhavam pela via. Segundo a Brigada Militar ao aborda-lós, os Policiais Militares encontraram escondidos embaixo do boné de um deles, 19 pedras de crack, embaladas em papel alumínio. R.G., 18 anos, com antecedentes por furtos e roubo, sendo preso em flagrante e conduzido a delegacia.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO APÓS INVADIR RESIDÊNCIA NA CIDADE DE CANELA, SERRA GAÚCHA

Na noite de quinta-feira uma residência foi invadida no bairro Cedro, no município de Canela, na Serra gaúcha. Conforme a Brigada Militar a  vítima relatou que um homem o ameaçou com uma faca e roubou R$ 130,00 e seu celular. A vítima ainda disse que o autor estava transtornado e foi contido por seu marido em frente da casa, quando os policiais militares chegaram e prenderam em flagrante R.G.A., 29 anos, com antecedentes por furto, roubo e posse de entorpecente. Ele foi conduzido a delegacia e posterior ao presídio de Canela.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

17º BPM LANÇA A OPERAÇÃO PAPAI NOEL EM GRAVATAÍ

Na manhã de 26 de Novembro de 2013, o 17º BPM fez o lançamento da “Operação Papai Noel/2013”.

clip_image002

Foto divulgação: Brigada Militar

A presente operação tem por objetivos principais, a saturação de efetivo nos eixos de deslocamentos de pessoas e veículos, concentração comercial e atividade bancária, intensificando ações de polícia nos locais de incidência de roubos em estabelecimentos comerciais, vislumbrando, ainda, a repressão aos delitos de furto e roubo de veículo, locais de consumo de substâncias psicotrópicas e tráfico de drogas. Também deverá ser intensificado o Policiamento Ostensivo nos locais de incidência de ocorrências violentas e de homicídios na área do município de Gravataí. Para isso será realizadas ações específicas nestes locais, com reforço no efetivo já existente, utilizando policiais que trabalham nos setores administrativos e também de policiais à paisana para garantir maior tranquilidade aos cidadãos de Gravataí nas compras de fim de ano.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Operação desarticula maior quadrilha de roubo de veículos do estado

Foram presas 26 pessoas 

Foto divulgação: Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (28/11) a operação Ponto Final, que visa desarticular uma quadrilha de roubo, receptação e clonagem de veículos. A ação foi realizada pela Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigação Criminal (DEIC) e coordenada pelos delegados Juliano Ferreira e Arthur Raldi.  Durante a ação foram presas 28 pessoas, incluindo os três líderes da quadrilha. Foram apreendidos quatro armas, munições, dinheiro, rádios comunicadores, chaves e documentos de veículos roubados.

Foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de  prisão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Gravataí e no estado de Santa Catarina. Segundo o delegado Juliano Ferreira, a quadrilha era muito bem organizada e na maioria das vezes atuava sob encomenda, já que em poder de documentos de veículos clonados, roubavam os carros com as mesmas características.

Conforme o delegado Arthur Raldi, cada membro da organização tinha uma função específica. Alguns eram responsáveis pela clonagem, outros eram encarregados de confeccionar os documentos dos veículos, e outros pelos roubos dos automóveis. "Por algumas vezes a quadrilha usava carros com características de viaturas policiais, abordando as vítimas para realizarem o roubo do veículo", relata o delegado Raldi.

A investigação durou cerca de oito meses e identificou toda a quadrilha. A ação contou com cerca de 250 policiais utilizando 100 viaturas e o apoio aéreo com o helicóptero da Polícia Civil. Os presos foram encaminhados para o DEIC e , após serem ouvidos, serão encaminhados ao sistema prisional.

Fonte: Polícia Civil

Governador presta homenagem a oficiais promovidos na Brigada Militar

Tarso destacou que os oficiais promovidos vão ajudar a consolidar o projeto de segurança para o RS

Foto destaque
foto divulgação Governo do Estado

Promovidos pelo Governo do Estado, 106 oficiais da Brigada Militar foram homenageados, nesta terça-feira (26), no Palácio Piratini. Ao destacar a importância dos servidores da segurança pública, o governador Tarso Genro afirmou que as promoções - por mérito e merecimento - são um reconhecimento ao trabalho dos policiais. O boletim com as promoções foi publicado na última sexta-feira (22), no Diário Oficial do Estado.

O governador disse que os oficiais promovidos vão ajudar a consolidar o projeto de segurança para o Estado no médio e longo prazos. Acompanhado pelo secretário de Segurança Pública, Airton Michels, e o comandante-geral da BM, Sergio Roberto Abreu, o chefe do Executivo afirmou que as promoções contemplam os servidores que atingiram o ápice de seus postos. "Foi uma decisão equilibrada, sem relação partidária".

O secretário lembrou da manutenção das promoções semestrais na BM e na Polícia Civil e a qualificação elevada dos policiais. "Não tivemos percalços para fazer as escolhas, devido à questão técnica. São tantos promovidos a major, coronel, todos com alta qualidade técnica". Michels explicou que, a ascensão na carreira, integra o conjunto de ações de valorização da categoria.

Promovido por antiguidade a tenente-coronel, Marcelo Dornelles dos Santos afirmou que ascensão é uma conquista de uma vida inteira. "A gente investe dia a dia trabalhando da melhor forma para atender a comunidade. Quando recebemos esse reconhecimento, independentemente do mérito - merecimento ou antiguidade - é a conquista de uma vida inteira de trabalho".

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Polícia Civil promove 1.312 servidores

Na manhã desta quinta-feira (28/11) foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) as listas de promoções por antiguidade e merecimento da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, referentes ao segundo semestre de 2013. Foram promovidos 1.312 servidores policiais, sendo 168 delegados, 158 comissários, 502 escrivães, 483 inspetores e um investigador de polícia. Esta é a maior promoção ocorrida nos últimos anos, na instituição policial.

Fonte – Divisão de Comunicação Social / Chefia de Polícia

Polícia vai indiciar cinco sindicalistas por até seis crimes em Rio Grande

Grupo fazia uso da força para tentar monopolizar o transporte de cargas até o Porto

A Polícia Civil deve indiciar, em até dez dias, o presidente, dois diretores, um tesoureiro e um fiscal do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens de Rio Grande (Sindcam), no Sul do Estado,  por formação de organização criminosa, lesão corporal, dano qualificado, falsificação de CNHs, lavagem de dinheiro e extorsão.

De acordo com o delegado Rafael Patela, o quinteto foi preso nessa manhã com tacos de beisebol, possivelmente utilizados para constranger caminhoneiros, e armas raspadas, além de notas fiscais comprovando os crimes. Patela explica que o grupo foi preso de forma preventiva já que é suspeito de tentar monopolizar o transporte de cargas no Porto de Rio Grande. O quinteto, segundo o delegado, fazia uso da força, queimando os veículos para impedir outras empresas e caminhoneiros de prestar o serviço.

A investigação, que resultou na operação Passe Livre, começou depois de cinco anos de denúncias contra o grupo, que além de queimar os veículos, é suspeito de atirar contra os caminhões e, até mesmo, contra a residência dos trabalhadores.

Fonte: Rádio Guaíba

Identificadas vitimas de acidente com duas mortes em Ijuí

Uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada ao hospital de Santo Ângelo

A Polícia Rodoviária Federal confirmou os nomes das duas vítimas que morreram, na tarde desta quarta-feira, durante um acidente entre um caminhão e um carro em Ijuí, no Noroeste gaúcho. A colisão ocorreu no Km 486 da BR- 285, na localidade de Esquina Gaúcha, e envolveu uma carreta carregada de trigo, com placas de Santa Catarina e um automóvel Citröen de Tucunduva.

As vitimas, passageiras do carro, foram identificadas como Mateus Gonzatti, de 18 anos, e Jorge Augusto Salgadinho, de 20. O motorista do automóvel, que não teve a idade revelada, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Santo Ângelo, em estado regular. Já o condutor do caminhão, de 60 anos, não se feriu.

Fonte: Rádio Guaíba

Posto de combustíveis é assaltado na Capital

O assaltante roubou R$ 300 do frentista

Um posto de combustíveis foi assaltado na madrugada desta quinta-feira, em Porto Alegre. O crime ocorreu no bairro Santana. O assaltante roubou R$ 300 do frentista. As imagens das câmeras de segurança serão analisadas pela polícia.

Fonte: Rádio Guaíba

Detento é morto com 38 facadas em Passo Fundo

Crime ocorreu no presídio regional da cidade

Um detento de 37 anos foi morto com pelo menos 38 facadas na noite dessa quarta-feira no presídio regional de Passo Fundo. O crime ocorreu na cela 5 da galeria A, onde está recolhidos outros 14 homens no regime fechado. A vítima foi identificada como Paulo Valdir da Silva.

Um dos presos que estava na cela, de 45 anos, assumiu a autoria da morte de Silva. O corpo dele só foi descoberto pelos agentes penitenciários por volta das 5h, quando os detentos começaram a bater nas grades, um sinal usado para avisar quando alguém esta doente. Pelo estado de rigidez do cadáver, a Polícia Civil acredita que o crime tenha ocorrido no começo da noite de ontem.

Paulo Valdir da Silva apresentava ferimentos por todo o corpo, principalmente na região do tórax. O suspeito do crime alegou que a vítima era acostumada a bater nos demais detentos e, por isso, o matou. A polícia não acredita que ele tenha cometido o crime sozinho. Na cela, os policiais apreenderam facas de fabricação artesanal sujas de sangue.

Fonte: Correio do Povo

Governo do Estado recebe prêmio internacional em segurança pública

Michels anunciou o prêmio na abertura do ll Seminário Mulheres e a Segurança Pública 
Foto destaque
Foto divulgação Governo do Estado.
A Secretaria da Segurança Pública do RS é vencedora do prêmio internacional Governarte: A Arte do Bom Governo, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Rede de Assistência de Combate à Violência Doméstica e Familiar foi contemplada na categoria Governo Seguro: Prevenir o Crime e a Violência. O prêmio será entregue em janeiro, em Washington (EUA). O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, na noite dessa quarta-feira (27), durante a abertura do II Seminário Mulheres e a Segurança Pública, no MP-RS, em Porto Alegre.

Os avaliadores, especialistas técnicos de vários países, levaram em conta a inovação e criatividade da iniciativa. Ainda consideraram a efetividade do projeto como fator de excelência para que o governo sirva de exemplo para toda América Latina e Caribe. O Rio Grande do Sul concorreu entre outros 29 inscritos de diversos países e foi premiado junto com projetos de Pernambuco e da província de Santa Fé, na Argentina.

O projeto da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que integra a Rede Lilás - coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS -, acompanha as Medidas Protetivas de Urgência solicitadas ao Poder Judiciário por mulheres vítimas de violência doméstica. A Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) trabalham juntas. A atuação ocorre desde o registro da ocorrência até a prisão e soltura do agressor. Mesmo com liberdade concedida, o Estado permanece com a vigilância, garantindo a segurança da vítima.

Michels lembra que é o primeiro projeto na área de segurança pública no país que atua na prevenção, no enfrentamento e no encaminhamento da vítima após a agressão. "É inédita essa transversalidade de ações com todas as instituições da Segurança Pública. Se antes a medida protetiva poderia representar apenas um documento, hoje o Estado assegura o cumprimento e, por consequência, a vida dessas mulheres".

A secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, enfatiza o prêmio como um importante reconhecimento para as políticas públicas de gênero. "Tendo em vista a parceria constituída com a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Rede Lilás, nossa maior iniciativa para promover de forma eficaz a garantia de direitos e a proteção às mulheres e meninas gaúchas".

O planejamento da Rede de Assistência de Combate à Violência Doméstica e Familiar baseou-se em um diagnóstico de femicídios do Observatório da Violência contra a Mulher, dentro da SSP. O projeto foi implantado, em 2012, em Territórios da Paz de Porto Alegre, Canoas, e nas regiões com maior índice de criminalidade contra a mulher.

Projetos da SSP
A SSP, de forma inédita, tem um conjunto de políticas voltadas à segurança das mulheres. A Rede de Assistência de Combate à Violência Doméstica e Familiar, premiada pelo BID, é composta por essas iniciativas, que envolvem atendimento às vítimas e atuação no pós-delito, com o encaminhamento para a rede de atendimento. Além disso, há projetos voltados ao empoderamento e independência feminina para que não reatem o relacionamento com os agressores. O secretário afirma que é necessário enfrentar as questões de gênero para combater a criminalidade como um todo. "A falta de respeito ao outro, vivenciada pelos filhos das vítimas e agressores, pode ser um caminho reprodutor de todas as formas de violência".

Patrulha Maria da Penha
A Brigada Militar fiscaliza o cumprimento da Medida Protetiva de Urgência, emitida pelo Poder Judiciário. A Patrulha (com viaturas identificadas e PMs capacitados) faz visitas regulares à casa da mulher e presta o atendimento necessário no pós-delito. Se necessário, a encaminha para uma casa-abrigo. Hoje tem em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Caxias do Sul, Santana do Livramento, Passo Fundo e Charqueadas. Até o final de 2014, serão implantadas mais Patrulhas em Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Canoas, Cruz Alta, Erechim, Esteio, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre (no 1º, 9º, 11º, 19º, 20º e 21º Batalhão de Polícia Militar), Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Santa Maria, São Leopoldo, Santo Ângelo, Vacaria, Viamão e Uruguaina.

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
São 16 DEAMs no Estado e 20 postos policiais especializados, sediados dentro das delegacias comuns. Mais três DEAMs serão implantadas até o final de 2014 - Alvorada, Bagé e Viamão (já implantada)- somando seis nesta gestão. As delegacias fazem o atendimento, registram as ocorrências, orientam e encaminham as medidas protetivas ao Poder Judiciário.

Sala Lilás
Projeto do Instituto-Geral de Perícias, é um espaço especializado - junto ao Departamento Médico-Legal - para as mulheres vítimas de violência. O local oferece atendimento médico, psicológico e social, logo após o crime. Antes, as vítimas ficavam expostas ou até mesmo junto aos agressores durante a espera para exames. Pensando nas vítimas de estupro, que têm de deixar peças de roupa para exame de DNA, a Sala Lilás também oferece um kit com roupas íntimas. Porto Alegre, Santana do Livramento e Caxias do Sul têm o projeto. Mais 11 cidades no RS devem ter o projeto em 2014: Bagé, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Vacaria.

Projeto Metendo a Colher
Projeto da Coordenadoria Penitenciária da Mulher, da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), visa o combate aos casos de reincidência na violência contra a mulher. A ideia é conscientizar os agressores enquadrados na Lei Maria da Penha de que a segurança pública irá monitorá-los, mesmo em liberdade, além de educá-los para que não voltem a agredir. Ao saírem da cadeia, os homens continuarão com o acompanhamento de uma rede externa - Patrulha Maria da Penha, Escuta Lilás, Poder Judiciário, Ministério Público, entre outros, que trocarão informações em tempo real. Para as vítimas, a Secretaria da Segurança Pública proporciona cursos para conclusão dos estudos e também profissionalizantes. O projeto é pioneiro no Brasil, existindo um nos mesmos moldes somente na Espanha.

Observatório da Violência contra a Mulher Dentro de todo o universo de ocorrências policiais, o setor trabalha com enfoque em ameaça, lesão corporal, estupro, femicídio - quando há envolvimento afetivo entre a vítima e o agressor - consumado e femicídio tentado. Os índices são atualizados diariamente e as informações são repassadas todas as semanas para a Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Susepe. É a primeira vez que se faz esse tipo de levantamento de gênero no Brasil, com ações conjuntas e transversais, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Fórum Pró-Equidade de Gênero e Raça/Etnia
Encontros periódicos que têm envolvimento político de todas as secretarias estaduais, incentivando a transformação cultural. São debates para nortear ações práticas no fortalecimento da equidade de gênero e raça/etnia.

Texto: Patrícia Lemos

Fonte: Informativo Ação Preventiva