sábado, 20 de julho de 2013

Idoso de 77 anos morre atropelado em Nova Bassano

Vítima foi identificada como Davi Alexandre Begoto

Um idoso morreu atropelado, na manhã deste sábado, em Nova Bassano, na Serra gaúcha. De acordo com o Grupo Rodoviário da Brigada Militar (GRBM) de Veranópolis, que atendeu a ocorrência, a vítima, identificada como Davi Alexandre Begoto, de 77 anos, atravessou a ERS-324, no quilômetro 15, e decidiu voltar. Durante a caminhada foi atingido por um automóvel Mercedes Benz Classe A. O condutor do automóvel, de 63 anos, foi submetido ao teste do etilômetro, mas deu negativo.

Begoto foi socorrido por uma ambulância do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, da cidade, mas chegou na casa de saúde sem vida.

Fonte: Rádio Guaíba

Portão: pedestre morre atropelada por motorista com sinais de embriaguez

Vítima foi identificada como Samara Ávila de Oliveira

Uma jovem de 18 anos morreu atropelada quando tentava atravessar a ERS-240 em Portão, no Vale do Caí. O acidente ocorreu por volta das 15h, no km 9 da rodovia. A vítima foi identificada como Samara Ávila de Oliveira, de 18 anos.

De acordo com a Brigada Militar, o condutor de uma Blazer responsável pelo atropelamento não prestou socorro e fugiu. No entanto, a polícia prendeu o motorista em uma residência do bairro Vila Rica. Apresentando sinais de embriaguez, Rodinei Cordova Ninendicker, de 41 anos, se negou a realizar o testo do bafômetro. O motorista foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia de São Leopoldo.

Fonte: Rádio Guaíba

BM PRENDE FORAGIDO EM VIAMÃO

Foragido é capturado na noite de sexta-feira na Estrada João de Oliveira Remião, bairro Capororoca em Viamão. Conforme a Brigada Militar André Luís Rodrigues de Brito, 29 anos foi abordado e preso por volta das 20h40min. Em consulta foi constatado que ele estava em situação de foragido.

O preso foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento onde foi efetuado o registro de ocorrência.
Fonte: Informativo Ação Preventiva

18º BPM RECUPERA VEÍCULO ROUBADO E APREENDE MUNIÇÕES


Foram apreendidos munições de vários calibres deflagrados

Na madrugada deste sábado Policiais Militares recuperaram o automóvel Renault/Sandero, cor azul. Segundo a Brigada Milita foi constatado que o mesmo situação de roubo. No interior do automóvel foram localizados quatro cartuchos deflagrados de calibre 9mm, doze cartuchos deflagrados de calibre 5.56, quatro munições intactas de calibre 5.56 e duas placas balísticas com a numeração removida.

O veículo foi recolhido pelo guincho e apresentado juntamente com o material apreendido na Delegacia de Polícia onde foi efetuado o registro de ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

AUTOMÓVEL É RECUPERADO NA REGIÃO METROPOLITANA

Nesta tarde de sábado um veículo furtado foi recuperado na Rua Everaldo Maia dos Santos, bairro Tarumã em Viamão. De acordo com a Brigada Militar o veículo Fiat/Uno, cor vermelho foi localizado na via pública. PMs constataram que o automóvel estava em situação de furto.

O veículo recuperado foi recolhido pelo guincho e apresentado pela guarnição na Delegacia de Polícia para registro de ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É DETIDO COM MACONHA EM VIAMÃO

Após ser lavrado o termo circunstanciado, ele foi liberado 
Por volta das 11h58min deste sábado um homem foi detido na Avenida Liberdade, bairro Santa Isabel em Viamão. Conforme a Brigada Militar com R.G.C, 23 anos foi encontrado um torrão de maconha. Ele foi conduzido a DPPA onde foi lavrado o Termo Circunstanciado. O material foi apreendido.
Fonte: Informativo Ação Preventiva

Incêndio atinge restaurante e hotel em Gramado, na Serra do RS

Mais de 350 hospedes tiveram que deixar o local, mas ninguém se feriu.
Fogo começou no restaurante por volta das 3h de sábado (20).

Hotel e restaurante pegaram fogo em Gramado (Foto: Manoel dos Santos/RBS TV)

Hotel e restaurante pegaram fogo neste sábado (20) em Gramado (Foto: Emanuel Da Ros/RBS TV)

Um incêndio atingiu um restaurante e um hotel na madrugada deste sábado (20) na Avenida Borges de Medeiros, em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. O hotel precisou ser evacuado. Ninguém ficou ferido.

O fogo começou no segundo andar do restaurante, que fica ao lado do hotel, por volta das 3h. As chamas atingiram alguns quartos e mais de 350 hospedes tiveram que deixar o local rapidamente. Eles passaram a madrugada no saguão do hotel.

Hotel e restaurante pegaram fogo em Gramado (Foto: Luiza Gaidzinski Carneiro/RBS TV)

Bombeiros conseguiram controlar as chamas
(Foto: Emanoel Da Ros/RBS TV)

"Ouvi o barulho de madeira queimando. Fiquei assustado. Levantei, peguei minha filha e saí do quarto do jeito que estava, só de pijama", disse o arquiteto Gilmar Dalavale, que estava hospedado no hotel.

Até o início da manhã, duas das três alas de apartamentos tinham sido liberadas pelos bombeiros. Segundo os funcionários do hotel, os turistas que estavam nos quartos atingidos pelas chamas serão encaminhados para outros hotéis. Os bombeiros ainda não sabem as causas do início do fogo.

Fonte: G1/RS

Motorista escapa ileso após carreta pegar fogo em Tenente Portela, RS

Condutor disse que sentiu o cheiro de fumaça e estacionou o veículo.
Acidente ocorreu na RSC-472, no Noroeste do estado.

Carreta pegou fogo em Tenente Portela (Foto: Divulgação/Portela Online)Carreta pegou fogo em Tenente Portela (Foto: Divulgação/Portela Online)

Um motorista escapou sem ferimentos após a carreta que dirigia ser completamente destruída pelo fogo na madrugada deste sábado (20) no município de Tenente Portela, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O veículo, com placas de Três Passos, estava indo para a cidade de Palmitinho quando o condutor sentiu o cheiro de fumaça e rapidamente estacionou no acostamento.

Logo após o condutor ter saído do veículo, a carreta incendiou e ficou completamente destruída. Ninguém ficou ferido.

Motorista escapou sem ferimentos (Foto: Divulgação/Portela Online)Motorista da carreta escapou sem ferimentos (Foto: Divulgação/Portela Online)

Fonte: G1/RS

CRIMINOSOS ASSALTAM ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM CANGUÇU

No local funcionava um mercado e um posto de combustível

Criminosos assaltam estabelecimento comercial na BR 392, Km 106 na localidade de Ares Alegre, 1° Distrito de Canguçu. De acordo com a Brigada Militar por volta das 18h50min de sexta-feira três homens armados e com rosto coberto invadiram o local dominando as vítimas, os quais foram obrigados a deitar no chão sob constante ameaça de arma de fogo. Os criminosos roubaram um televisor, as câmeras de segurança e R$ 11 mil reais em dinheiro. Eles chegaram ao local em um automóvel Sedan. A ação durou de 20 a 25 minutos. Os bandidos fugiram pela BR 392 em direção a cidade Canguçu. A BM fez buscas nas proximidades, porém ninguém foi encontrado. As vítimas foram encaminhadas a Delegacia de Polícia para o registro do fato.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É ESFAQUEADO NO BAIRRO MARIANI EM CAXIAS DO SUL

A vítima apresentava um corte profundo no pescoço e um corte na cabeça. Ele foi conduzido ao hospital em estado grave e permanece internado

Por volta das 17h53min de sexta-feira um homem foi vítima de tentativa de homicídio na Rua João Venâncio Girardi, bairro Mariani em Caxias do Sul. Conforme o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (BM) Henrique Manoel da Rosa, 60 anos apresentava um corte profundo no pescoço e um corte na cabeça. A vítima foi socorrida pelo SAMU em estado grave ao Hospital Pompéia. O filho da vítima informou que o suspeito do crime seria o vizinho de seu pai.

A motivação do crime é desconhecido. A PC irá investigar o caso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Caixa eletrônico é arrombado em Porto Alegre

Alvo foi agência do Santander na rua Ramiro Barcelos

Um caixa eletrônico do banco Santander foi arrombado na madrugada deste sábado na Capital. Segundo a Brigada Militar, o equipamento foi danificado em uma agência na rua Ramiro Barcelos, próximo à avenida Independência. O suspeito utilizou um maçarico para ter acesso ao dinheiro. O montante levado não foi informado.
No local, há câmeras de segurança e a polícia deve solicitar as imagens à gerência para buscar identificar o autor da ação. A Polícia Civil irá investigar o crime.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem com oito passagens por furto de veículos é preso com carro roubado na Capital

Prisão foi feita na zona sul

Um homem com oito passagens por furto de veículos, além de tráfico de drogas, recuperação de veículo, furto em residências e receptação, foi preso, na noite dessa sexta-feira, no bairro Chapéu do Sol, na zona Sul de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar (BM), durante um trabalho de rotina os PMs abordaram um veículo Volkswagen Voyage, de cor preta. O carro tinha sido roubado minutos antes no bairro Ponta Grossa. Com isso, ele foi preso por receptação. O detido foi encaminhado para a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro do flagrante.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem morre esfaqueado em Lajeado

Vítima foi atingida por facada no pescoço

Um homem de 54 anos morreu após ser esfaqueado em Lajeado, no Vale do Taquari, na madrugada de hoje. Segundo a Polícia Civil, Paulo Ortunho Altmann foi atingido por uma facada no pescoço na rua Alberto Torres, no bairro Hidráulica. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas acabou falecendo. Não há informações sobre suspeitos nem motivação do crime.

Fonte: Rádio Guaíba

BM procura dupla que assaltou loja em Tramandaí

Um funcionário foi agredido pelos bandidos

Foto: Brigada Militar/DivulgaçãoFoto:

Foto: Brigada Militar/Divulgação

A Brigada Militar (BM) procura dois homens que assaltaram uma loja na rua Cristóvão Colombo, bairro São Francisco, em Tramandaí, no litoral Norte do Estado, nessa sexta-feira. As câmeras de segurança do estabelecimento flagraram a ação dos bandidos. Conforme o registro policial, as vítimas relataram que a dupla se aproximou em uma motocicleta e armados com um revólver anunciaram o roubo.

Os bandidos mandaram os trabalhadores a colocar as mercadorias e o dinheiro dentro de uma bolsa, de propriedade dos criminosos. Um dos funcionários foi agredido. A dupla fugiu na motocicleta usada para aproximação em direção ao bairro Agual. De acordo com os proprietários, foram levados documentos, celulares dos funcionários e que estavam a venda, aparelhos eletrônicos e R$ 500.

Caso alguém possua informações sobre a dupla entre em contato com a Brigada Militar pelo telefone 190 ou com a Polícia Civil pelo 197.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é baleado no rosto em Osório

Vítima foi identificada como Rodrigo Machado Pereira, de 21 anos

Um homem foi baleado no rosto, na manhã deste sábado, na rua Saturnino Francisco Pires, bairro Caravágio, em Osório, no litoral Norte do Estado. De acordo com a Brigada Militar (BM), a vítima, identificada como Rodrigo Machado Pereira, de 21 anos, foi localizada por populares. Ele foi socorrido ao Hospital São Vicente de Paulo, no município, por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o seu quadro de saúde é considerado regular. Ainda não se sabe a motivação do crime. A Polícia Civil (PC) irá investigar o caso.

Fonte: Rádio Guaíba

Morre homem atingido por dez facadas em Passo Fundo

Vítima chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu

Morreu, na manhã deste sábado no hospital, o homem que havia sido ferido por dez facadas na madrugada em Passo Fundo, no Norte gaúcho. Eros Adel dos Santos Rodrigues, de 32 anos, chegou a passar por cirurgia no Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu.

Conforme a Brigada Militar, uma testemunha flagrou dois homens agredindo a vítima na rua Sete de Agosto, no Centro da cidade. Ela avisou uma guarnição da BM que estava nas proximidades e quando os policiais chegaram ao local, encontraram Rodrigues caído. Uma ambulância socorreu a vítima e a levou ao hospital. Os autores do crime não foram localizados.

Fonte: Rádio Guaíba

Idoso morre em acidente na Fronteira Oeste do Estado

Vítima foi identificada como Manoel Reis Lima, de 67 anos

Um idoso morreu em um acidente de trânsito no quilômetro 443 da BR-472, em Itaqui, na Fronteira Oeste do Estado. De acordo com os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Manoel Reis Lima, de 67 anos, perdeu o controle de um automóvel Fiat Palio, com placas de São Borja, e saiu da pista. O acidente ocorreu na noite dessa sexta-feira, mas o corpo e o automóvel só foram localizados nesta manhã.

Fonte: Rádio Guaíba

DUPLA ASSALTA PEDESTRE E LEVA R$ 530 NA SERRA GAÚCHA

Além do dinheiro foi roubado também dois celulares e documentos pessoais da vítima

Pedestre foi assaltado na noite de sexta-feira na Av. Alexandre Rizzo, Bairro Desvio Rizzo em Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar a vítima informou que foi abordado por dois homens, sendo que um deles estava armado vestindo jaqueta vermelha, boné preto, magro, alto e pele clara e outro moreno, vestindo jaqueta bege, com capuz. Roubaram da vítima dois celulares, R$ 530,00 em dinheiro e documentos pessoais. Após o roubo fugiram em direção a Lagoa do Rizzo.

Ninguém foi preso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRÊS HOMENS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS EM CAXIAS DO SUL

Na noite de sexta-feira dupla é presa por tráfico de drogas na Rua dos Quero-Quero, bairro Santa Fé em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar Leandro Jardim Lutz, 34 anos com antecedentes criminais e R.C.P, 20 anos sem antecedentes foram abordados e presos. Foram encontrados com eles 20 buchas de cocaína, R$ 315,00 em dinheiro, além de dois rádios comunicadores. Ambos foram encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento para registro do flagrante.

Nesta madrugada de sábado mais um homem foi preso com drogas na Av. Oliveiros Marcelino Teixeira, bairro Mariani em Caxias do Sul. Márcio Eduardo Karnos, 34 anos. Com ele foi encontrado 26 pedras de crack e R$ 420,00 em dinheiro. Ele foi encaminhado a DPPA para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

RESULTA FINAL DA OPERAÇÃO TRANSPORTE SEGURO ESPECIAL NA CAPITAL

A operação realizada pela BM teve como objetivo combater roubos no segmento do transporte coletivo

Nesta sexta-feira (19-07), o Comando de Policiamento da Capital (CPC), realizou a OPERAÇÃO TRANSPORTE SEGURO ESPECIAL, que iniciou às 18 horas e seguiu até às 2 horas da madrugada de sábado (20-07), que objetivou o desenvolvimento de ações de Polícia Ostensiva com os efetivos dos Órgãos de Policia Militar da capital, com os pelotões especiais das unidades operacionais do 1º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 19º BPM, 20º BPM, e 21º BPM, em locais de incidência destes delitos e com o apoio do 1º BOE de Porto Alegre. A operação teve como objetivo combater roubos no segmento transporte coletivo, atuando em local definido antecipadamente, de forma a dar a compreensão de força policial maciça, desestimulando, desta maneira, comportamentos criminosos nos locais alvos da Operação.

O resultado final da operação foi o seguinte: um simulacro de arma de fogo apreendido, Dois jovens detidos ao tentar assaltar um posto de combustível, dois termos circunstanciados por posse de entorpecente, um veiculo recolhido, quatro autos de infração de trânsito confeccionados, sessenta ônibus abordados, trinta e um  motocicletas, doze veículos particulares abordados, cento e dezesseis taxis, onze lotações e o total de 1374 pessoas abordadas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Polícia prende casal e apreende adolescente com 50 pedras de crack em Vacaria

Foram localizados ainda objetos sem procedência, que podem ser oriundos de furtos

Um casal foi preso e uma adolescente apreendida por tráfico de drogas em Vacaria na tarde desta sexta-feira. Eles foram localizados em uma casa no bairro Imperial, com mais de 50 pedras de crack embaladas para venda, além de dinheiro, celulares e objetos de procedência não comprovada, sobre os quais há suspeita de furto.
Conforme a Polícia Civil, a jovem de 17 anos tinha mais de 10 pedras de crack no sutiã, além de portar um tubo de spray de pimenta.

O delegado Anderson Silveira de Lima explica que foram realizadas diversas campanas e acompanhamentos discretos no local. A polícia constatou que era grande a movimentação no local. Assim, foi solicitado mandado de busca e apreensão na casa dos suspeitos, que fica a poucos metros de uma escola.

O homem preso, conhecido como Piano, de 45 anos, e a mulher, de 46 anos, foram encaminhados ao Presídio Estadual de Vacaria. Eles responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico majorado, em razão de o ponto estar próximo a estabelecimento de ensino.

A adolescente vai responder a procedimento como infratora instaurado na Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) do município, por infração de tráfico de drogas e associação ao tráfico majorado.

Fonte: Rádio Guaíba

PF prende três homens com 10 quilos de cocaína em Passo Fundo

Droga, avaliada em R$ 300 mil, foi encontrada em um compartimento falso do tanque de combustível de um carro

Agentes da Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo prenderam em flagrante, nesta sexta-feira, três homens com 10 quilos de cocaína. Os detidos foram um homem de 27 anos, de Foz de Iguaçu, – o mula que fazia o transporte da droga – e dois traficantes de Passo Fundo, um de 27 anos e outro de 30.

Durante investigações, policiais descobriram que havia previsão de chegada de um carregamento de droga no município. Com isso, flagraram um Volkswagen Gol com placas de Joinville na manhã desta sexta. Os agentes passaram a monitorar o veículo e fizeram a abordagem no momento da entrega da droga na rua Capitão Araújo, distante três quadras e meia da sede da Delegacia de Policia Federal.
A droga era destinada a dois traficantes de Passo Fundo, que foram presos esperando em um Toyota Corolla, com R$ 4 mil em moeda corrente. O dinheiro era para pagar o serviço do mula, que trouxe a droga. Os policiais encontraram os 10 quilos de cocaína num compartimento falso do tanque de combustível do Gol.

Segundo o delegado federal Mário Luiz Vieira, a droga está avaliada em pelo menos R$ 300 mil. Além disso, explicou que a cocaína podia render pelo menos 100 quilos de crack. Os três homens foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas e serão encaminhados ao Presídio Regional de Passo Fundo.

Fonte: Correio do Povo

BM PRENDE HOMEM POR FURTO QUALIFICADO NA SERRA

O roubo foi no dia 17 de julho deste ano e o acusado foi reconhecido pelas câmeras de monitoramento

M.A.G.S.C , 35 anos foi preso nesta tarde de sexta-feira na Rua Bento Gonçalves, bairro Centro em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar Marco Antônio havia furtado mercadorias de um mercado  no dia 17 de julho deste ano. Através das câmeras de monitoramento ele foi reconhecido. Ao ser abordado confessou ter guardado a mercadoria em um bar nas proximidades do mercado.

No local, policiais militares recuperaram sete desodorantes e dois shampoos. Do local foi furtado oito desodorantes, dois shampoos e uma garrafa de whisky. Ele foi conduzido a Delegacia de Polícia para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

LOCADORA É ASSALTADA EM CAXIAS DO SUL

A BM fez buscas porém ninguém foi encontrado

Ainda na tarde desta sexta-feira uma locadora foi assaltada na Rua Júlio Calegari, bairro Esplanada, em Caxias do Sul na Serra gaúcha. De acordo com a Brigada Militar por volta das 16h48min dois homens entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Do local foi levado R$ 25,00 em dinheiro.  Os criminosos não foram localizados.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MINIMERCADO É ASSALTADO NA SERRA GAÚCHA

Por volta das 16h34min desta sexta-feira um minimercado foi assaltado na Av. Dr. Assis Antônio Mariani, bairro Esplanada em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar dois criminosos, um deles armado, efetuaram o roubo no local. Foi roubado R$ 400,00 em dinheiro. Após fugiram para o interior do bairro.   

Policiais militares fizeram buscas, mas os autores não foram localizados.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO 3ºBPM

Na noite de quinta-feira (18/7), na Câmara de Vereadores da cidade de Novo Hamburgo, ocorreu a Sessão Solene em homenagem aos 120 Anos do 3º Batalhão de Polícia Militar (3BPM).

A sessão foi proposta pelo Vereador Coronel da Reserva Luiz Fernando Farias, na qual o mesmo entregou ao Comandante do Batalhão Tenente Coronel Claudio Rieger, uma placa em homenagem ao aniversário.

Compareceram ao evento, o Subcomandante Major Pithan, o Presidente da Câmara Antonio Lucas, autoridades civis, ex-comandantes e o efetivo da unidade.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

OPERAÇÃO TRANSPORTE SEGURO EM PORTO ALEGRE

Nesta sexta-feira (19/07), o Comando de Policiamento da Capital (CPC), estará realizando a OPERAÇÃO TRANSPORTE SEGURO ESPECIAL, que iniciou às 18 horas e segue até às 2 horas da madrugada de sábado (20/07), que objetiva o desenvolvimento de ações de Polícia Ostensiva com os efetivos dos Órgãos de Policia Militar da Capital, os pelotões especiais das unidades operacionais do 1º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 19º BPM, 20º BPM e 21º BPM, em locais de incidência destes delitos e com o apoio do 1º BOE de Porto Alegre. No combate ao roubo no segmento transporte coletivo, atuando em local definido antecipadamente, de forma a dar a compreensão de força policial maciça, desestimulando, desta maneira, comportamentos criminosos nos locais alvos da Operação. O resultado parcial e final da operação será divulgado nas próximas horas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Detento com tornozeleira eletrônica é preso com arma na zona Sul da Capital

Caso ocorreu no bairro Belém Novo

Tornozeleira custa R$ 260 mensais por apenado. Foto: Divulgação/PCFoto:

Tornozeleira custa R$ 260 mensais por apenado. Foto: Divulgação/PC

Um detento usando uma tornozeleira eletrônica foi preso portando um revólver no bairro Belém Novo, na zona Sul da Capital, nesta sexta-feira. Conforme a Brigada Militar, ele foi abordado durante o trabalho de rotina dos policiais no Beco São João. Essa é a 17ª arma apreendida na área do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em 2013. O preso foi levado à 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro do flagrante.

Desde maio, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) monitora 30 apenados do regime semiaberto através das tornozeleiras. Ao fazer uso do equipamento, o preso não vai ao presídio, já que trabalha de dia e fica em casa à noite.

O programa delimita a rota de cada detento e o tempo necessário para percorrê-la, determinando horários de chegada e saída do trabalho e de casa. No caso de tentativa de rompimento da tornozeleira ou fuga da rota, um alerta é acionado na Central de Monitoramento da Susepe, via internet.

Até agora foi registrado apenas um rompimento, sendo que o preso perdeu o benefício e retornou ao regime fechado no Presídio Central. O custo dos equipamentos para o Estado é de R$ 260 por mês para cada apenado. No regime tradicional, o valor é de, em média, R$ 900.

Fonte: l

VÍDEO: SERIE CASAS NOTURNAS EM POA

Homem é assassinado em Pelotas

Outras duas pessoas ficaram feridas

Um homem foi assassinado, na madrugada desta sexta-feira, durante uma briga na vila Virgílio Costa, bairro Fragata, em Pelotas, na zona Sul do Estado. Conforme a Polícia Civil (PC), a vítima, de 29 anos, que não teve o nome divulgado, recebeu a visita de um jovem de 19 anos. Os dois brigaram e o mais novo atirou. A vítima tentou fugir para o banheiro onde estava outro homem de 31 anos. Ele também foi baleado e reagiu contra o jovem de 19 anos, que foi ferido com arma de fogo.

Os dois feridos foram encaminhados para o Pronto Socorro de Pelotas. O homem de 31 anos segue internados. Os agentes devem investigar o caso.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia investiga denúncias de maus tratos em clínica geriátrica

Casal teria visto idosa pedindo socorro em instituição de Porto Alegre

Clínica geriátrica da Capital pode ser interditada Foto: Luciano NagelFoto:

Clínica geriátrica da Capital pode ser interditada Foto: Luciano Nagel

A Polícia Civil investiga denúncias de maus tratos a idosos em uma clínica geriátrica de Porto Alegre. O estabelecimento fica na rua São Luís, no bairro Santana. De acordo com a corporação, os moradores da casa teriam mais de 80 anos de idade.

Após receber a denúncia, agentes da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI), com funcionários da Vigilância Sanitária, fiscalizaram o local na manhã desta sexta-feira. O titular da DPPI, delegado Antonio Paulo Torres Machado, afirmou que um inquérito policial vai investigar o caso. “Estamos acompanhando para verificar in loco essa denúncia. Vamos colher elementos para melhor apurar essa situação e um inquérito policial vai investigar a veracidade da denúncia”, disse.

As informações sobre as supostas agressões na clínica surgiram pelas redes sociais, no início desta semana. Ainda conforme o delegado, um casal teria presenciado uma idosa pedindo socorro dentro da clínica. "Um casal diz ter visto, da rua, uma idosa agarrada ao portão gritando por socorro. A idosa foi levada para dentro da clínica e houve ali uma série de altercações (discussões calorosas)", explicou o delegado. "Revoltado e sem saber o que fazer no final de semana, esse casal lançou na rede social a denúncia”, completou.

Segundo o delegado Antonio Machado, a partir da próxima semana, serão colhidos depoimentos de testemunhas. "Tem pessoas que estão se oferecendo para depor em relação ao funcionamento dessa casa geriátrica", acrescentou Machado. "E que isso também seja um alerta sobre o comportamento dessas clínicas. É uma clínica paga, de classe média", ponderou.

A mensalidade do estabelecimento varia entre R$ 2,5 mil a R$ 3 mil por idoso. O proprietário da clínica é um médico geriatra, que há 17 anos administra o local. À reportagem da Rádio Guaíba, o dono negou as denúncias.

Fonte: Rádio Guaíba

Corpo de homem é encontrado no Rio Caí

Vítima ainda não foi identificada

O corpo de um homem foi encontrado nessa manhã, no Rio Caí, no município de São Sebastião do Caí. Segundo a Brigada Militar, pescadores das proximidades da Estrada Bervanio, no bairro Navegantes, fizeram o chamado assim que viram o corpo boiando no manancial. A vítima ainda não foi identificada.

Fonte: Rádio Guaíba

HOMEM É DETIDO EM SANTIAGO

Além de estar com o direito de dirigir suspenso o veículo estava com o licenciamento vencido

Na manhã de quinta-feira um homem foi detido no bairro Alto da Boa Vista, em Santiago. Segundo a Brigada Militar um automóvel foi abordado e constatado que o condutor estava com o direito de dirigir suspenso e o veículo estava com o licenciamento vencido. O homem foi preso e liberado após termo circunstanciado. O veículo foi recolhido ao depósito do Detran.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRIO SUSPEITO DE SEQUESTRO RELÂMPAGO EM FAGUNDES VARELA SÃO PRESOS EM VERANÓPOLIS

Um dos três presos era ex-funcionário da empresa da família da vítima

Suspeitos foram presos nesta tarde

Foto divulgação: PC

Na tarde desta quinta-feira a polícia prendeu três homens apontados como autores do sequestro relâmpago dos pais do Prefeito de Fagundes Varela, ocorrido no último dia oito de julho.

Segundo o delegado Marcelo Ferrugem, a rápida ação investigativa da Polícia Civil permitiu a identificação dos autores, sendo representado, junto ao poder judiciário, o pedido de suas prisões temporárias. Um dos três presos era ex-empregado da empresa da família da vítima.

Todos eram moradores da região e, ao serem ouvidos, confessaram suas participações nos crimes. Os presos foram encaminhados ao presídio estadual de Nova Prata/RS.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Polícia Civil deflagra Operação Linha 1 em Viamão e Alvorada

Presos e apreensão - foto Henri Osório

Foto divulgação: PC

Na manhã desta sexta-feira (19/07), foi deflagrada a Operação Linha 1, coordenada pelos delegados Maurício Barison Barcellos (1ª Delegacia de Polícia de Alvorada) e Carlos Henrique Braga Wendt (2ª Delegacia de Polícia de Viamão). A operação teve o objetivo de reprimir crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo de veículos e formação de quadrilha.

Cerca de 95 policiais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão em Alvorada, Viamão e Porto Alegre. Até o momento, foram onze presos. Durante a operação, foram apreendidas armas, drogas (maconha, cocaína e crack), celulares, munição, dois veículos, dinheiro, cd's e dvd's piratas.

Um dos presos no dia de hoje, conhecido como "Tchaca", foi identificado como o autor do homicídio de J.C.R.N, ocorrido no dia 1º de julho deste ano em Alvorada. O motivo do crime seria por um desentendimento entre dois grupos de criminosos. Conforme o delegado Barcellos, o traficante “Rafinha” teria recebido de outros criminosos (grupo responsável por assaltos a estabelecimentos comerciais) a encomenda de uma camionete que seria utilizada em um grande roubo, sendo feita a transação, porém no dia da execução do roubo pretendido, o veículo apresentou defeitos mecânicos, impossibilitando a conclusão do crime. Então, dois integrantes da quadrilha dos assaltantes procuraram “Rafinha” para reaver o dinheiro pago pela camionete, sendo que foram afugentados a tiros pelo traficante e seu primo J.C.R.N. Nesse mesmo dia, à noite, o grupo dos criminosos assaltantes, agora em maior número, interceptou um ônibus de linha e rumou em direção à casa do traficante, vindo a colidir o coletivo no muro da casa e, posteriormente, invadiu e matou o primo do traficante que estava no local, explica o delegado.

O delegado Carlos Wendt destacou o combate aos crimes de homicídio e tráfico em Viamão, e que alguns dos presos integram uma das maiores quadrilhas que agem na região. Todos os presos foram encaminhados para a 1ª DP de Alvorada para os procedimentos de polícia judiciária. Após, serão encaminhados ao sistema prisional.

Fonte: Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de homicídio na Capital

Segundo o delegado o homem é conhecido por integrar a facção “Bala na Cara”

Preso

Foto divulgação: Polícia Civil

Policiais prenderam na manhã desta sexta-feira um jovem de 20 anos suspeito de participação em um homicídio em Viamão, em setembro de 2012 no bairro Gloria em Porto Alegre.

Segundo o delegado Wagner Dalcin, o homem, que já tinha mandado de prisão preventiva, é conhecido por integrar a facção criminosa "Bala na Cara". O preso será encaminhado ao Presídio Central, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Acidente deixa quatro feridos em Carlos Barbosa

Dois veículos colidiram em trecho sinuoso da ERS-446

Um acidente envolvendo dois veículos, no Km 10 da ERS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino, deixou quatro pessoas feridas no início da noite desta quinta-feira. Uma caminhonete S-10 e um Verona colidiram em um região sinuosa da rodovia por volta das 18h.
A identidade das vítimas ainda não foi divulgada pelo Grupo Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) ,de Bento Gonçalves, que atendeu a ocorrência. Os feridos foram levados para os  hospitais São Roque, em Carlos Barbosa, e Tacchini, em Bento Gonçalves. O estado de saúde das vítimas é estável.

Fonte: Rádio Guaíba

Acidente deixa um morto e um ferido em Antônio Prado

Vítimas ainda não foram identificadas

Um caminhoneiro, ainda não identificado, morreu em um acidente, na manhã desta sexta-feira, na ERS-122, em Antônio Prado, no Nordeste do Estado. De acordo com a Brigada Militar (BM), a vítima colidiu seu veículo em uma Fiat Fiorino, no km 116 da rodovia.
O caminhão acabou tombando e o condutor morreu. O motorista da Fiorino, também não identificado até o momento, foi socorrido em estado grave. Duas de três pistas na região foram bloqueadas para o atendimento da ocorrência.

Fonte: Rádio Guaíba

TRIO É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM PORTO ALEGRE

Em patrulhamento de rotina dupla é presa na quarta-feira com munições e drogas na zona Leste da Capital. Conforme a BM B.S.C, 18 anos e A.C.M.S foram abordados na Avenida Bento Gonçalves, bairro Partenon. Em revista PMs encontraram doze munições de calibre 12, nove munições de calibre 38, dez petecas de cocaína, quarenta e seis pedras de crack pesando 731,7 gramas, uma balança de precisão, quatro celulares e R$ 34,00 em espécie. Ambos foram conduzidos a delegacia de polícia para o registro.

Um homem foi preso com drogas em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar M.F.B, 25 anos foi abordado e com ele encontrado quatro pedras de crack, pesando 07 gramas, dois tijolos de maconha pesando 20,6 gramas e a quantia de R$ 25,00. O local é conhecido como ponto de tráfico de drogas. M.F.B foi encaminhado para a delegacia para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MENOR DE 13 ANOS FOI APREENDIDO COM COCAÍNA NO BAIRRO PARTENON NA CAPITAL

O menor infrator já possuía antecedentes por tráfico de drogas

Na quarta-feira policiais Militares apreenderam um menor com drogas em porto Alegre. Segundo a Brigada Militar em patrulhamento de rotina na Rua Irmã Neli, bairro Partenon foi abordado T.A.F.T, 13 anos. Com ele foi localizado 13 petecas de cocaína pesando 6 gramas. O adolescente já possuía antecedentes por tráfico de drogas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DUAS MULHERES SÃO DETIDAS POR POPULARES APÓS ROUBO EM PORTO ALEGRE

Ambas possuem antecedentes

Duas mulheres foram detidas por populares após roubo no Beco da Taquara, bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar a vítima informou que três criminosos, um deles conhecido como “Benhur” e duas mulheres participaram do roubo. S.M.D.C e J.F.S, 16 anos foram detidas por populares. Da vítima foi roubado R$ 100,00 e dois celulares.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR APREENDE CARGA DE CIGARROS EM CRISSIUMAL

O automóvel e a carga foram entregues a Polícia Federal de Santo Ângelo

Por volta das 12h10min de quinta-feira policiais do 7° BPM de Crissiumal apreendeu 1.800 pacotes de cigarro. De acordo com a Brigada Militar após denúncia anônima uma guarnição efetuou buscas e localizou o veículo Fiat Strada. Ao perceber a viatura o condutor empreendeu fuga, sendo efetuado o acompanhamento. O motorista abandonou o automóvel e embrenhou-se em uma mata. Na carroceria foram encontrados os cigarros de origem Paraguaia. O veículo e a carga foram entregues a Polícia Federal de Santo Ângelo. 

A BM fez buscas mas não localizou ninguém.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MULHER ASSALTA ÔNIBUS NA SERRA

Ela fugiu levando R$ 500 do caixa

Um transporte coletivo foi assaltado na noite de quinta-feira  em Caxias do Sul. segundo a Brigada Militar uma mulher entrou no coletivo armada com um canivete e efetuou o roubo levando R$ 500,00 do caixa. O crime ocorreu na Rua Teixeira Mendes próximo a Avenida Júlio de Castilhos.

Ninguém foi preso até o momento.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

CRIMINOSOS INVADEM RESIDÊNCIA NA SERRA GAÚCHA

Eles renderam a proprietária e roubaram armas

Por volta das 16h36min uma residência foi assaltada no bairro Rio Branco em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar dois criminosos armados invadiram a residência e renderam a proprietária. Foi roubado do local uma espingarda calibre 12, um fuzil .300 e outro fuzil .350.

Ninguém foi preso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE FURTANDO OBJETOS EM CAXIAS DO SUL

O acusado possui mais de 30 passagens pela polícia

Na manhã de quinta-feira um homem foi preso após arrombamento na Rua Dr. Montauri, bairro Exposição em Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar (BM) Alexandre Albuquerque Carvalho, 36 anos foi flagrado furtando objetos após arrombamento. Alexandre possui mais de 30 passagens pela polícia e cumpre pena em prisão domiciliar. Ele foi conduzido a Delegacia de Polícia para registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

quinta-feira, 18 de julho de 2013

18º BPM RECUPERA MOTOCICLETA ROUBADA

Uma motocicleta foi recuperada por volta das 11h50min desta quinta-feira na Rua Colorado, bairro Santa Cecília em Viamão. Segundo a Brigada Militar a motocicleta estava na via e em situação de roubo.
   
A motocicleta foi recolhida e apresentada na Delegacia de Polícia para registro de ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

VÍDEO: ABERGS DESVINCULAÇÃO DOS BOMBEIROS DA BM

POLICIAIS MILITARES RECUPERAM VEÍCULO FURTADO EM ALVORADA

A localização do veículo se deu através de uma denúncia anônima

Policiais Militares recuperaram um veículo furtado na manhã desta quinta-feira na Rua Vereador Mario Cardoso Ferreira, Distrito Industrial em Alvorada. Conforme a Brigada Militar a localização do veículo se deu através de uma denúncia anônima. O automóvel foi encontrado abandonado na via e estava em situação de furto.

O automóvel foi removido ao depósito do Detran municipal.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PF apreende 100 quilos de cocaína na ERS-040

Droga estava escondida no fundo falso de um caminhão

A Polícia Federal (PF) apreendeu, na madrugada desta quinta-feira, 100 quilos de cocaína, na ERS-040, entre Viamão e Capivari do Sul. De acordo com os agentes, a droga estava escondida em um caminhão. Um traficante foi preso.

A operação foi desencadeada depois que os policiais receberam a informação de que a droga vinha do Paraguai e tinha como destino a Capital gaúcha. Os agentes da PF identificaram o veículo e perseguiram. O motorista tentou fugir, mas foi abordado na estrada.
O entorpecente estava no fundo falso de um comportimento externo. Os policiais identificaram 40 quilos de pasta-base de cocaína e 60 de cloridrato de cocaína (a droga em pó). Esta foi a segunda maior apreensão de cocaína no Estado neste ano. Em 2013, mais de 400 quilos da droga foram apreendidos somente em Porto alegre, número superior ao primeiro semestre do ano passado.

Fonte: Rádio Guaíba

FORAGIDO DO SISTEMA PRISIONAL É PRESO EM CACHOEIRINHA

Foragido do sistema prisional foi preso por volta da 00h30min desta quinta-feira na Rua Quatro, Vila da Paz em Cachoeirinha. Em patrulhamento de rotina foi abordado e preso por PMs G.T.S.B, 24 anos que estava na situação de foragido. Ele foi encaminhado a Delegacia de Pronto Atendimento de Gravataí para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM VIAMÃO

Além das 131 pedras de cack, também foi apreendido 22 petecas de cocaína, 01 trouxinha de maconha e R$ 240,25

DSCF1693

Material apreendido - foto divulgação: BM

Por volta da 03h10min desta quinta-feira um homem foi preso por tráfico de drogas no Beco Santana, bairro Sepé Tiarajú, em Viamão. Segundo informações da Brigada Militar (BM) com Jorge Leandro Assumpção de Oliveira, 31 anos foi encontrado 131 pedras de crack, 22 petecas de cocaína, 01 trouxinha de maconha e o total de R$ 240,25. Jorge foi preso e conduzido a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro do flagrante. O material foi apreendido.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Cinco carros são apreendidos e duas pessoas autuadas em flagrante durante a Operação Má Fé

O local era monitorado há cerca de duas semanas como sendo uma das bases da quadrilha na região

Policiais durante a ação

Foto divulgação: PC

Policiais civis da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos de Canoas (DFRV) deflagraram, nessa quarta-feira (17/07), a Operação Má Fé, na cidade de Sapucaia do Sul. Segundo o delegado Thiago Almeida Lacerda, o alvo da operação seria uma residência localizada na rua Jorge Assun, no bairro Paraíso, naquele município. O local era monitorado há cerca de duas semanas como sendo uma das bases da quadrilha de roubo de veículos atuante em Sapucaia do Sul.

A Operação Má Fé foi um desdobramento das investigações da Operação Santa Fé, quando foram deflagrados 80 mandados de busca e apreensão e 30 de prisão com a participação de 500 policiais no dia 07 de junho de 2013. A  partir das investigações, tinha-se notícia de que a localidade funcionava como um depósito de veículos roubados. Dias após os roubos praticados em Porto Alegre, estes carros eram armazenados pela quadrilha até sofrerem processo de clonagem ou serem repassados a desmanches.

Durante a operação dessa quarta-feira, foram apreendidos cinco carros roubados, avaliados em mais de R$ 200 mil. Duas pessoas foram autuadas em flagrante: M.T.O., de 21 anos e C.C.F., de 18 anos. Eles faziam a guarda dos veículos no local, e responderão pelo crime de receptação. As investigações indicam que estes veículos foram roubados pelos mesmos integrantes da quadrilha presa na Operação Santa Fé.

Conforme o delegado Lacerda, nos próximos dias serão tomados os depoimentos das vítimas e efetuados a realização de reconhecimentos, quando novamente haverá representação por prisões preventivas dos indivíduos. O delegado ressalta que a Operação Má Fé realizou a maior apreensão de veículos roubados no Estado em uma única ação no ano de 2013, além de ter recuperado diversos objetos das vítimas, visando reprimir o roubo de veículos no Rio Grande do Sul.

Fonte: PC

BM PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DA CAPITAL

No momento da abordagem ele abandonou o automóvel e tentou fugir. A BM cercou o local efetuando a prisão

Na madrugada desta quinta-feira um homem foi preso por receptação na Rua Teodoro Luís de Castro, bairro Augusta em Viamão. Conforme a Brigada Militar por volta da 00h30 min Geovane da Silva Borges, 34 anos foi preso em patrulhamento de rotina. No momento da abordagem ele tentou fugir abandonando o carro. A BM cercou o local e efetuou a prisão do mesmo. O automóvel Gol, estava na situação de furto. Borges foi conduzido a Delegacia de Pronto Atendimento pra o registro do flagrante por Receptação. O veículo recolhido ao guincho.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ADOLESCENTE É APREENDIDO COM 267 PEDRAS DE CRACK EM VIAMÃO

A apreensão se deu na Rua Conquista, bairro Augusta

Na tarde de quarta-feira um adolescente foi apreendido com 267 pedras de crack na Rua Conquista, bairro Augusta em Viamão. De acordo com a Brigada Militar em abordagem foi encontrado com o menor L.V.M. 17 anos 267 pedras de crack e a quantia de R$ 130,00. O menor possui passagens pela polícia. Ele foi apreendido junto com o material e conduzido a Delegacia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante por Tráfico de Drogas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MENOR É APREENDIDO COM MACONHA NA REGIÃO CENTRAL

Na noite de quinta-feira policiais militares apreenderam maconha na Rua Sete de Setembro, em Santiago. Conforme a Brigada Militar em abordagem a um automóvel, haviam três ocupantes, sendo que um deles menor de idade. Durante a revista pessoal foi encontrado 0,54 g de maconha. O jovem de 17 anos que estava  no veículo disse ser o responsável pelo material. Ele foi apreendido e conduzido a DP para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SANTIAGO

Apenas um motociclista se feriu ao cair da moto, o restante foi somente danos materiais

Na tarde de quarta-feira ocorreu um acidente na Rua Sete de setembro, bairro centro, em Santiago onde uma motocicleta colidiu na traseira de um automóvel. O condutor da motocicleta ao cair no chão restou com fratura em uma das pernas. Ele foi conduzido ao pronto socorro do HCS para atendimento médico.

Na madrugada desta quinta-feira, ocorreu um acidente na Rua Júlio de Castilhos, bairro centro, envolvendo dois automóveis. Houve apenas danos materiais e os condutores entraram em acordo referente aos danos.

Por volta da 01h43min de quinta-feira ocorreu um acidente na Rua Sete de setembro, bairro centro, envolvendo dois automóveis. Houve apenas danos materiais e os condutores entraram em acordo referente aos danos.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

1º SEMESTRE APRESENTA QUEDA NA CRIMINALIDADE EM CAXIAS DO SUL

Dos 26 indicadores, mais da metade estão melhores que o ano passado.

image

Um levantamento feito pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra) indica uma significativa redução dos indicadores criminais, em Caxias do sul.

Dos 26 tipos de crimes em análise, 15 deles estão com números positivos se comparado ao ano passado e 11 crimes em elevação, sendo que três deles estão abaixo da média estimada para o período.

Chama atenção o fato de cinco deles (roubo de veículo com lesões, furto qualificado, furto simples em residência, roubo a residência e roubo a residência com lesões) estarem com os menores índices registrados nos últimos cinco anos.

INDICES - OS 15 CRIMES EM QUEDA EM CAXIAS DO SUL

imageHOMICÍDIOS REGISTRAM O MENOR ÍNDICE DOS ÚLTIMOS NOVE ANOS

Caxias do Sul, que já esteve entre os municípios mais violentos do Estado, com um alto número de crimes contra a vida, teve neste primeiro semestre uma redução de 39,47% nos homicídios. Foram 30 homicídios a menos que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 76 assassinatos no primeiro semestre.
Este número é o mais baixo apresentado no primeiro semestre dos últimos 09 anos.

Entre os crimes que mais tiveram redução está o roubo à taxista, que registrou uma queda de 77%. Em 2012 houve o maior número de casos contabilizados, chegando a 22 ataques, um taxista baleado e outro assassinado. Já este ano tivemos apenas cinco registros.

CRIMINALIDADE ZERO A INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E A TRANSPORTE DE VALORES

Apesar da crescente onda de assaltos as instituições financeiras e a transporte de valores, o município de Caxias do Sul, mesmo sendo umas das melhores economias do país, pode comemorar o índice zero de criminalidade nesse tipo de ação.

image

ROUBO A TRANSPORTE COLETIVO REGISTRA AUMENTO
Entre os 11 crimes em elevação está o roubo a transporte coletivo, que registra um aumento de 136%.
Em 2013 foram 78 assaltos, sendo 45 a mais que o ano de 2012.
A Brigada Militar, embora tenha concentrando suas ações na busca da redução desse crime credita esse aumento à legislação vigente, uma vez que na maioria dos casos o assaltante não porta arma de fogo, ocasionando que, mesmo sendo preso, ele acabe sendo logo liberado.

Contudo é importante ressaltar que mesmo tendo aumentado os roubos a transporte coletivo, Caxias do Sul, segunda maior cidade do estado, apresenta números bem abaixo de cidades com população bem menor, como mostra a tabela abaixo.

imageimage

TRÊS CRIMES ESTÃO ABAIXO DA MÉDIA ANUAL
Dentre os crimes relacionados na planilha acima, três deles, apesar de terem aumentado em relação ao ano de 2012, mesmo assim se mantém abaixo da média dos últimos cinco anos. São eles: furto em veículo, furto arrombamento em residência e furto arrombamento a estabelecimento comercial.

ROUBO A PEDESTRE APRESENTA VARIAÇÃO NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
Como pode ser observado no gráfico abaixo, apesar de 2013 registrarmos 589 roubos à pedestre, 178 a mais que em 2012, o número continua inferior ao índice apresentado há cinco anos.
Em 2011 foi o ano em que houve o maior número de registros de assaltos. Assim, comparando-se a média dos últimos 05 anos o aumento ficaria em apenas 4,61%.

image

 

MAIS DA METADE DOS VEÍCULOS FURTADOS / ROUBADOS FORAM RECUPERADOS
68,67% dos veículos roubados foram recuperados neste primeiro semestre de 2013. Foram registrados 313 roubos de veículo, 04 roubos com lesões, 797 furtos, sendo que 765 veículos foram recuperados.

PELO MENOS UM TRAFICANTE É PRESO A CADA 24h EM CAXIAS DO SUL
Sabendo que boa parte da criminalidade tem relação com tráfico de entorpecentes o comando do CRPO/Serra e do 12º BPM continua adotando medidas na busca do combate ao narcotráfico. Somente neste primeiro semestre, 205 usuários de drogas foram detidos, e 198 traficantes foram presos. Com eles foram apreendidos mais de 17kg de entorpecentes o que em dinheiro chegaria a cerca R$ 245 mil reais.

image

152 PROCURADOS DA JUSTIÇA JÁ FORAM PRESOS EM 2013
Estatísticas revelam que a maioria dos crimes são cometidos por pessoas que já passaram pelo sistema prisional. Sendo assim, a Agência Regional de Inteligência da Brigada Militar continua a monitorar o banco de dados de criminosos procurados e foragidos da justiça. Nesse primeiro semestre 152 deles foram recapturados.

CENTENAS DE ARMAS JÁ FORAM APREENDIDAS
Boa parte dos crimes contra a vida são cometidos com emprego de arma de fogo, por isso o comando continua intensificando abordagens/revistas de veículos e pedestres na busca de armamentos, dentre outros objetos ilícitos. Só neste primeiro semestre, 135 armas de diversos modelos já foram apreendidas, além de 1.160 munições de variados calibres.

image

Fonte: Informativo Ação Preventiva e BM

Homem morre atropelado em Soledade

Vítima foi identificada como João Odil Silveira de Aguiar, de 52 anos

Um homem morreu atropelado, na noite dessa quarta-feira, no quilômetro 244,9 da BR-386, em Soledade, no Alto da Serra do Botucaraí. De acordo com a Brigada Militar (BM), a vítima, identificada como João Odil Silveira de Aguiar, de 52 anos, foi atingido por um automóvel Chevrolet Celta, com placas de Passo Fundo. O homem chegou a ser encaminhado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Fonte: Rádio Guaíba

Dupla é presa após perseguição em Porto Alegre

Homens são suspeitos de cometer diversos assaltos na região Central da cidade

Dois homens suspeitos de cometer diversos assaltos na região Central de Porto Alegre foram presos, na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Brigada Militar (BM), os detidos estavam em um automóvel Hyundai I30 e iam ser abordados no bairro Lomba do Pinheiro quando fugiram. Durante a perseguição, no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves e Antônio de Carvalho, na zona Leste da cidade, a dupla tentou atirar contra a viatura da BM. Os PMs reagiram e atingiram um dos suspeitos. O outro foi detido.

O ferido foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor e não corre risco de morte. O preso foi levado até a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro do flagrante. Além do carro, que estava com placas adulteradas e documentos clonados, os policiais apreenderam uma placa de carro em situação de furto, uma pistola calibre .45 municiado e R$ 405. Nenhum policial ficou ferido. A Polícia Civil (PC) irá investigar o caso.

Fonte: Rádio Guaíba

quarta-feira, 17 de julho de 2013

VÍDEO: CONHEÇA O NOVO CAPITÃO DE ESTEIO - 34° BPM

VÍDEO: CAPITÃO LUFT– COMANDANTE DO 33° BPM NA TROCA DE COMANDO DE ESTEIO

VÍDEO: ESTEIO NA MARCHA AZUL MARINHO

TRIO É PRESO POR RECEPTAÇÃO EM CACHOEIRINHA

Os policiais apreenderam o veículo Escapade, de cor cinza, dois estojos deflagrados de calibre 38 e duas pedras de crack

Três homens foram presos por receptação na manhã desta quarta-feira na Rua Jose Rodrigues, bairro Fatima, em Cachoeirinha. De acordo com a Brigada Militar o trio foi localizado em um automóvel Peugeot Escapade, placa HYX 9445, de cor cinza. O carro estava em situação de furto. O condutor do veículo roubado perdeu o controle colidindo contra uma árvore. Com o homem de 22 anos e os outros dois de 19 anos, os policiais apreenderam também dois estojos deflagrados de cal. 38 e duas pedras de crack. Todos foram conduzidos a Delegacia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PM é baleado no pescoço durante abordagem em Parobé

Suspeitos em um veículo que seria abordado pela guarnição da BM atiraram contra os policiais e fugiram

Um policial militar foi baleado em uma abordagem a veículo suspeito na rua Adaviano Linden, no Centro de Parobé, no Vale do Paranhana, na noite dessa terça-feira. De acordo com a Brigada Militar, o servidor estava em uma guarnição que percebeu dois veículos suspeitos e tentou abordá-los.

Os ocupantes de um Renault Sandero dispararam contra a viatura atingindo o soldado Rovani Marcio Scariot no pescoço. O outro veículo, um Honda Fit, após o socorro ao policial, foi abordado nas imediações. O condutor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento em Taquara para prestar depoimento. O Renault Sandero não foi localizado. O soldado Scariot foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, na Capital, em estado grave.

Fonte: Rádio Guaíba

Caminhoneiro morre em acidente no Norte do Estado

Vítima foi identificada como Lauri Schmidt, de 48 anos

Um caminhoneiro morreu em um acidente de trânsito, na manhã desta quarta-feira, no quilômetro 18 da ERS-404, entre Rondinha e Ronda Alta, no Norte do Estado. De acordo com o Grupo Rodoviário da Brigada Militar (GRBM) de Palmeira das Missões, que atende a ocorrência, o caminhoneiro perdeu o controle do veículo Volvo e caiu na ponte que divide os municípios. Moradores relataram ter ouvido um barulho por volta da 1h30. Pela manhã foram verificar e viram o caminhão com a vítima fatal do rio. O veículo tinha placas de Ijuí. O profissional foi identificado como Lauri Schmidt, de 48 anos. O local é de díficil acesso.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia Civil realiza a maior apreensão de fuzis do ano no Rio Grande do Sul: um fuzil de assalto Colt M4 está entre as armas apreendidas

Fuzis, droga e dinheiro apreendidos

Depósito clandestino de armas é encontrado no Morro da Cruz em Porto Alegre – Foto divulgação: PC

Policiais da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (1ªDIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC), coordenados pelo delegado Mário Souza, realizaram a Operação Resgate, na tarde dessa terça-feira (16/07) até a madrugada desta quarta-feira (17/06), com o objetivo de resgatar armamentos pesados que seriam entregues a traficantes da Capital. Após seis meses de investigações, com a preocupação em monitorar a movimentação de armas pesadas para traficantes de drogas do Estado, apurou-se a existência de um depósito de armas no Morro da Cruz, em Porto Alegre.

Dessa forma, em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário, foram apreendidos três fuzis, sendo um deles M4 de assalto, calibre 5.56mm, outro provavelmente deste mesmo calibre e um terceiro fuzil possivelmente de calibre 7.62mm. As armas estavam enterradas no terreno de uma das casas na encosta do Morro da Cruz. O setor de investigação destaca que as armas estão aparentemente em excelentes condições de conservação. Também foram apreendidos cerca de 700g de maconha, dinheiro e um veículo VW Golf, sendo preso em flagrante um traficante, de 24 anos de idade. Após os procedimentos de praxe, o homem, que tem antecedentes por tentativa de homicídio, foi encaminhado ao Presídio Central.

As investigações apontavam que traficantes de drogas haviam comprado estes três armamentos pesados, com a finalidade de se armarem e demonstrarem força frente a outras facções criminosas do narcotráfico da Capital. Estes criminosos também poderiam partir para ações de domínio e expansão de territórios do tráfico de drogas, as conhecidas “tomada de bocas”, explica o delegado Souza. "Apontar com certeza qualquer facção como a possível compradora neste momento é precipitado, pois as investigações continuam e na capital estamos acompanhando pelo menos dois locais em que há possibilidade de estar acontecendo enfrentamentos de organizações rivais do tráfico" - afirma  o delegado.

A operação policial foi nomeada de Resgate porque o foco da investigação foi a retirada imediata de circulação destas armas de grande poder de fogo. Segundo o delegado Souza, a ação foi rápida e pontual por entender que não era possível continuar com a investigação integralmente, tendo em vista o grande poder de fogo que estes armamentos representariam nas mãos de traficantes gaúchos.

O setor de investigação destaca que o fuzil de assalto Colt M4, fabricação dos Estados Unidos, é considerado por alguns como evolução de armamento para ser utilizado em área urbana de guerra, podendo chegar a custar até R$35 mil no mercado “negro”. Este tipo de arma é utilizado pelas Forças Armadas do EUA, Israel, Afeganistão, Iraque entre outros. E ainda pelo Brasil, Colômbia e Equador na América do Sul.

O delegado Heliomar Franco, diretor da DIN/DENARC, ressalta que este tipo de armamento pesado no tráfico de drogas não é comum no Rio Grande do Sul. Mas, o delegado diz que não se pode desconsiderar a possibilidade de traficantes gaúchos estarem buscando tais armas com traficantes de organizações criminosas do Rio de Janeiro ou São Paulo, onde estes armamentos são mais encontrados e usados pelos criminosos.

As investigações continuam no sentido de desarticular e enfraquecer as quadrilhas de traficantes no Estado. O Denarc recebe denúncias através do número 0800 518 518 e pelo endereço eletrônico denarc-denuncia@pc.rs.gov.br.

Fonte: PC/Denarc

Preso suspeito de autoria de roubo à residência seguido de estupro em Canoas

Condução de preso

Foto divulgação: PC

Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas prenderam, no fim da tarde dessa terça-feira (16/07), D.S.A., de 25 anos. A prisão aconteceu durante o cumprimento de mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Criminal de Canoas.

Segundo o delegado Rafael Soares Pereira, o preso é morador do Território de Paz no Bairro Mathias Velho e é suspeito de roubo à residência seguido de estupro. Na ocasião, o suspeito teria invadido a casa da vítima e praticado o estupro na frente do filho, de 10 anos, tendo este sido testemunha ocular do crime. O homem teria participado de uma reforma na casa da vítima dias antes, aproveitando-se para conhecer a rotina da família e planejar o crime.

Conforme o delegado, a vítima está sofrendo de abalos físicos e psicológicos, tendo que, inclusive, tomar medicação juntamente com seu filho. O preso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas. Após os procedimentos de praxe, o preso será encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: PC

Polícia Civil encontra corpo de funcionário do INSS desaparecido em Passo Fundo

O autor confessou o crime, apontando o local onde havia deixado o corpo

Policiais civis da 1º Delegacia de Polícia (DP) de Passo Fundo encontraram, na madrugada desta quarta-feira (17/07), o corpo de S.L.K., desaparecido desde quinta-feira da semana passada. O homem tinha 53 anos e era servidor do INSS.

Segundo a delegada Daniela de Oliveira Mineto, o corpo foi localizado em um mato na ERS-135, Perimetral Leste. O autor do crime, um homem de 29 anos, foi preso e confessou o crime, apontando o local onde havia deixado o corpo. Conforme a delegada, o crime foi esclarecido como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. Após os procedimentos de polícia judiciária, o preso será recolhido ao Presídio de Passo Fundo.

Fonte: PC

Presos dois suspeitos de homicídio e estupro na zona norte de Porto Alegre

Presos

Foto divulgação: PC

Policiais civis da 3ª Delegacia de Policia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) prenderam, na última sexta-feira (12/07), dois homens acusados da prática de homicídios e estupro, na Zona Norte de Porto Alegre. M.A.O., de 36 anos, e R.S.F., de 23 anos, tinham em seu desfavor mandados de prisão preventiva e de prisão por sentença condenatória.

Segundo os delegados Leônidas Cavalcante e João Paulo de Abreu, as diligências foram realizadas para apurar a autoria dos últimos homicídios ocorridos nos bairros Timbaúva e Mario Quintana, na zona norte da capital. Após os procedimentos de praxe na 3ª DPHPP, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.

Fonte: PC

FURTO DE ABIGEATO NA BR 287

Por volta das 17h de terça-feira uma guarnição compareceu em uma fazenda às margens da BR 287, no interior, onde um funcionário comunicou que ao revisar o gado no último domingo, encontrou um boi carneado, ficando apenas as vísceras e a cabeça do animal. Foi confeccionado boletim de ocorrência policial.

A Brigada Militar orienta a comunidade que não compre produtos sem procedência ou de procedência duvidosa. É o comércio destes produtos que alimenta crimes desta natureza, além de causar sérios riscos a saúde.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

RESULTADO FINAL DA OPERAÇÃO FORÇA TÁTICA EM PORTO ALEGRE

Sete pessoas foram presas na ação da BM

DSC06516

Foto divulgação: BM

Na noite desta terça-feira, o Comando de Policiamento da Capital (CPC), realizou a operação Força Tática, que iniciou às 18h terminando às 24h. Esta ação tem como combater o furto e roubo de veículos, homicídios e o tráfico de entorpecentes. As unidades operacionais do 1º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 19º BPM, 20º BPM e 21º BPM, atuaram em locais de incidência destes delitos nas áreas de cada um dos Batalhões da Capital e com o apoio do 1º BOE de Porto Alegre.

Na operação sete pessoas foram presas, dois veículos um em registro de furto e roubo e outro clonado foi recuperado, aproximadamente 500g maconha, aproximadamente 500 pedras de crack, duas armas de fogo calibre 38, dois celulares, treze munições, duas balanças de precisão e dinheiro foram apreendidos. Ainda na operação Força Tático um veiculo foi recolhido, um auto de infração de trânsito confeccionado, um termo circunstanciado por posse de droga, 22 taxis, 36 motos, 73 Veículos particular e 234 pessoas foram abordadas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

JOVEM É ASSASSINADO A GOLPE DE FACA NA SERRA GAÚCHA

Os criminosos trancaram o pai da vítima no porão da casa que conseguiu fugir e pedir socorro aos vizinhos

Diego Folchini, 25 anos foi assassinado na noite de terça-feira na Rua Eleutério Roncada, bairro Medianeira em Caxias do Sul. De acordo com o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (BM) por volta das 20h42 dois criminosos armados com revólver e faca renderam e trancaram o proprietário no porão da casa. Enquanto os criminosos subiram no pavimento superior a vítima  consegui fugir e pedir socorro aos vizinhos.

No momento que a Brigada Militar chegou ao local, o filho da vítima identificado como Diego Folchini, 25 anos estava caído sobre o computador já em óbito, ele foi atingido por um golpe de faca na região cervical.

Não foi possível apurar se algo foi roubado do local. A polícia civil investigara o caso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É BALEADO EM ANTÔNIO PRADO

A vítima foi alvejada por quatro tiros e está internado no Hospital do município

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio em Terra Magra, interior de Antônio Prado. Segundo informações da Brigada Militar a vítima Celso Volpato, 52 anos foi atingido por quatro tiros quando abriu a porta de sua residência, ele foi socorrido pela ambulância do Bombeiros Voluntários e está internado no hospital São José da cidade. O autor dos disparos fugiu do local. 

A guarnição da BM efetuou buscas mas não localizou o autor do crime. Celso possui vários antecedentes criminais.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

RESIDÊNCIA É ALVO DE FURTO/ ARROMBAMENTO NA SERRA

Uma residência foi assaltada por volta das 17h05min de terça-feira na Rua Major Adauto Cruz, bairro Sagrada Família em Caxias do Sul. Do local foi furtado uma TV 40 polegadas, um rádio, uma maleta de ferramentas e um pen drive .

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PEDESTRE É ASSALTADO EM CAXIAS DO SUL

Os criminosos roubaram a vítima após ele ter sacado dinheiro da Caixa Econômica Federal

Na manhã de terça-feira na Rua Pio XII, bairro São José em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar a vítima informou que estava saindo da Caixa Econômica Federal quando foi surpreendido por dois assaltantes um deles armado no momento em que se dirigia para seu automóvel. Os criminosos estavam em uma motocicleta escura.

Foi roubado da vítima R$ 2.320,00 em dinheiro que ele havia sacado minutos antes. Ninguém foi preso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM CAXIAS DO SUL

A vítima foi identificada como Roberson Ramos Ferreira, 31 anos

Por volta das 05h10min de terça-feira um homem foi encontrado morto na Rua Ari da Silva, bairro Eucaliptos em Bento Gonçalves. De acordo com a Brigada Militar a vítima apresentava um ferimento de arma de fogo na cabeça. A vítima foi identificada como Roberson Ramos Ferreira, 31 anos que tinha vários antecedentes policiais e estava em liberdade provisória desde o início de julho de 2013.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

terça-feira, 16 de julho de 2013

VÍDEO: MULHER MORRE CARBONIZADA EM INCÊNDIO EM SAPUCAIA DO SUL

OPERAÇÃO FORÇA TÁTICA EM PORTO ALEGRE

Na tarde desta Terça-feira o Comando de Policiamento da Capital (CPC), estará realizando a operação Força Tática que inicia às 18 horas e segue até as 24horas do dia de hoje, que objetiva combater o furto e roubo de veículos, homicídios e o tráfico de entorpecentes, com os pelotões especiais das unidades operacionais do 1º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 19º BPM, 20º BPM e 21º BPM, em locais de incidência destes delitos nas áreas de cada um dos Batalhões da Capital e com o apoio do 1º BOE de Porto Alegre. O resultado parcial e final da operação será divulgado nas próximas horas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ASSISTA O VÍDEO: CONHEÇA O NOVO COMANDANTE DO 34° BPM

VÍDEO: TROCA DE COMANDO DO 34° BPM–ESTEIO

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE COM ARMA EM ALVORADA

Minutos antes ele havia assaltado um pedestre
Na tarde de segunda-feira um homem foi preso com arma na Rua General Vitorino, bairro Jardim Alvorada, na região Metropolitana da Capital. De acordo com a Brigada Militar por volta das 16h, PMs foram acionados por uma vítima de roubo, quando os Policiais chegaram no local a vítima alegou que foi roubada por um homem armado e após buscas foi encontrado A.F.S.J, 19 anos e com ele estava os pertences da vítima e uma espingarda, calibre 12 com quatro munições.
A.F.S.J., que já possuía antecedentes por posse e tráfico de entorpecentes foi preso e apresentado na polícia civil para o registro do flagrante.
Fonte: Informativo Ação Preventiva


MOTOCICLETA É ROUBADA NO BAIRRO RIACHUELO, REGIÃO CENTRAL DO ESTADO

Uma motocicleta foi roubada na Rua treze de Maio, bairro Riachuelo na madrugada desta terça-feira em Santiago. A motocicleta  Sundown Hunter, placas IOL 2054  estava estacionada em frente ao estádio Alceu Carvalho. Foram feitas buscas mas não foi localizado até o momento.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É DETIDO COM MACONHA NO CENTRO DE SANTIAGO

Além da droga foi apreendido também uma faca de cozinha

Em patrulhamento de rotina um homem foi detido com drogas  na Rua Leônidas de Matos, bairro centro  em Santiago. Segundo a BM por volta das 20h de segunda-feira foi encontrado com ele três tabletes de maconha e uma faca de cozinha. O material foi apreendido e o homem liberado após registro de termo circunstanciado. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MOTOCICLISTA COLIDE EM AUTOMÓVEL NA REGIÃO CENTRAL DO RS

Um motociclista colidiu contra um automóvel na manhã de segunda-feira na Rua Sete de Setembro, bairro Centro, em Santiago na região Central do RS. Conforme a Brigada Militar o motociclista teve algumas escoriações pelo corpo ao cair da moto.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MULHER É AMEAÇADA DE MORTE PELO COMPANHEIRO EM SANTIAGO

Após ser ameaçada a vítima fugiu e passou a noite no pátio de uma residência

Por volta das 06h30min de segunda-feira uma mulher foi encontrada dormindo nos fundos de uma residência na Rua Coronel Tuca, bairro Itu em Santiago. Ela relatou a BM que foi ameaçada de morte pelo seu companheiro, motivo pelo qual saiu de casa buscando refúgio onde passou a noite sem que ninguém a notasse. 

Ela foi encaminhada a Delegacia para registro da ocorrência e o agressor não foi localizado.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Homem é morto a tiros em Canoas

Vítima possuía antecedentes e estava foragido

Um homem foi morto a tiros na rua Nanci Panceira, Bairro Por do Sol, Canoas, na noite dessa segunda-feira. A vítima, identificada como Anderson da Silva, de 22 anos, possuía antecedentes e estava foragido. Não há suspeitos para o crime. Populares relataram aos policiais terem visto um homem de bicicleta passar e atirar. Um outro homem ficou ferido sem gravidade, encaminhado ao HPS, atingido de raspão na perna.

Fonte: Rádio Guaíba

Homem é morto com três tiros no rosto em Viamão

Vítima possuía vários antecedentes criminais

Um homem foi morto no final da noite dessa segunda-feira, em Viamão. De acordo com a Brigada Militar, Jorge Assis, de 37 anos, foi atingido por três disparos no rosto. Não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.

Fonte: Rádio Guaíba

Motociclista morre em colisão frontal no Norte do Estado

Vítima foi identificada como Vanderlei Lemes do Nascimento, de 42 anos

Um homem morreu em um acidente de trânsito, na noite dessa segunda-feira, no quilômetro seis da BR-468, em Palmeira das Missões, no Norte do Estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, identificada como Vanderlei Lemes do Nascimento, de 42 anos, conduzia uma motocicleta quando colidiu frontalmente com um Fiat Siena.

Fonte: Rádio Guaíba

Mulher morre queimada em Sapucaia do Sul

Vítima ainda não foi identificada

Uma mulher morreu queimada, na madrugada desta terça-feira, no quilômetro zero da ERS-118, em Sapucaia do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar (BM), um casal estava na residência quando o fogo começou. O homem conseguiu sair, mas a mulher acabou morrendo.

Como os documentos e o corpo foram carbonizados, a identificação só será possível através de exame de DNA. O homem, segundo os policiais, apresentava sinais de deficiência mental. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e o Comando Rodoviário da BM.

Fonte: Rádio Guaíba

RESIDÊNCIA É ASSALTADA NA SERRA

Uma residência foi arrombada na noite de segunda-feira na Rua Norma P. Guaresi, bairro Morada dos Alpes em Caxias do Sul, na Serra. A vítima relatou a Brigada Militar que foram furtados da sua residência uma TV LCD 32 polegadas, um computador, jóias diversas e outros pequenos objetos.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

CASAL ASSALTA ESTABELECIMENTO COMERCIAL NA SERRA GAÚCHA

Um casal armado com faca assaltou um estabelecimento comercial por volta das 11h22min de segunda-feira na Rua Matheo Gianella, bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul. Segundo a BM do local foi roubado R$ 200,00.

Ninguém foi preso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É ESFAQUEADO EM CAXIAS DO SUL

No hospital foi constatado que o ferimento não era recente

Na manhã de segunda-feira um homem foi esfaqueado na Rua Cristóforo Randon, bairro Marechal Floriano em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar Mateus da Silva Rodrigues, 23 anos, estava com um ferimento no abdômen. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Pompéia e no hospital foi constatado que o ferimento não era recente.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE FURTO ARROMBAMENTO EM BOM JESUS


Na madrugada de segunda-feira policiais militares prenderam na Rua Cláudio Manoel da Costa, Sidinei Pereira Borges, vulgo “Sidão”, no interior do pátio de uma residência. De acordo com a Brigada Militar o autor estava de posse de uma tesoura de aço, uma faca de cozinha e uma lanterna.

Borges foi encaminhado à Delegacia de Polícia onde foi lavrado o flagrante, posteriormente foi encaminhado ao Presídio de Vacaria.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

segunda-feira, 15 de julho de 2013

MOTORISTA EMBRIAGADO É PRESO EM ALVORADA

O condutor colidiu frontalmente em um poste de energia elétrica e foi submetido ao teste do bafômetro

Por volta das 05h45min de segunda-feira  um motorista embriagado foi preso na Rua Itararé. Segundo a Brigada Militar o veículo colidiu frontalmente em um poste de energia elétrica, uma guarnição foi despachada até o local e submeteram o condutor ao exame de teor alcoólico onde foi constatado que o condutor estava embriagado. P.R.R.S, 49 anos foi preso e encaminhado a DP.

O veículo foi recolhido ao depósito do Detran do município.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

SOLENIDADE DE ENTREGA DE VIATURAS EM SAPIRANGA

Na quarta-feira (17/07) ocorrerá na Cidade de Sapiranga/RS, Solenidade de Entrega de Quatro Novas Viaturas ( veiculo, S 10, Palio Adventure, Sienae Sandero), que serão destinadas ao Policiamento local, bem como, Formatura da Turma de 37 Policiais Militares Mirins da sede do 32° BPM.

O evento ocorrerá no Parque Municipal do Imigrante na cidade de Sapiranga/RS às 19 horas. As Viaturas Policiais foram adquiridas com recursos oriundos de Termo de Ajustamento com o JeCrim/MP e Prefeitura Municipal e Governo do Estado.

As Crianças fazem parte do programa denominado Policial Militar Mirim, o qual desenvolve atividades e temas relacionados a ètica, Religiosidade e Cidadania.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE COM VEÍCULO FURTADO EM CAXIAS DO SUL

O veículo clonado foi usado em um assalto no bairro Panazzolo, no dia 11 de junho
DSC08604
Foto divulgação: BM
 
Na manhã desta segunda-feira um veículo foi recuperado na Rua Ângelo de Carli, bairro Saint Etiele, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar em abordagem foi constatado que o veículo Toyota/ Corolla estava com as placas clonadas e que havia sido furtado no mês de abril. O veículo clonado foi usado em um assalto no bairro Panazzolo no dia 11 de junho.

O homem de 43 anos relatou aos PMs que havia comprado o veículo. Ele foi preso em flagrante e na Delegacia de Polícia foram apresentadas as placas clonadas e pela delegada plantonista foi estipulada fiança de R$10.000,00.

Fonte: Informativo Ação Preventiva




Polícia investiga assassinato de advogada em Porto Alegre

Mulher de 62 anos foi atingida na cabeça

Um mistério envolve a morte da advogada Aida Maria da Graça Alvares Galmarini, 62 anos, em Porto Alegre. Ela foi encontrada sem vida na cozinha de casa, localizada na rua General Telino Chagastelles, no bairro Parque Santa Fé. A descoberta do corpo ocorreu no início da manhã desta segunda-feira, quando dois operários chegaram para iniciar uma obra de reforma no imóvel.

Como não foram recebidos, os trabalhadores procuraram ajuda de um vizinho que foi até a moradia, sendo então constatado o crime pois a porta estava aberta. Acionados, os policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram até o endereço e isolaram o local. O pátio da frente da casa é fechado pela vegetação, o que dificulta a visualização de quem está na rua.

O caso foi repassado à 3ª Delegacia de Polícia de Homicídio e Proteção à Pessoa (3ª DPHP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). O delegado João Paulo de Abreu esteve na residência, com sua equipe, para dar início ao trabalho investigativo. Ele revelou que duas hipóteses estão sendo apuradas. A primeira é de um homicídio mas cujo autor do crime aproveitou depois para levar alguns objetos da vítima, talvez até para despistar ou se aproveitar da ocasião. Já a outra linha investigativa é de que houve realmente um latrocínio, ou seja, a vítima foi morta durante um assalto. Conforme informações obtidas com a filha dela, um televisor de tela plana LCD, um notebook e um aparelho decodificado de televisão a cabo desapareceram da casa.

De acordo com o delegado, a advogada teria reagido antes de ser morta por “um instrumento contundente” desferido contra sua cabeça. “A arma do crime não foi encontrada”, destacou. A advogada, acrescentou, residia sozinha. Na casa haviam oito gatos.
O delegado vai aguardar os laudos do Departamento de Criminalística, que realizou a perícia no local em busca de impressões digitais. Já o Departamento Médico Legal deve esclarecer por exemplo quando a advogada foi assassinada, não sendo descartado que o fato aconteceu entre a noite de domingo e amanhecer de ontem.

Um fato chamou a atenção do delegado João Paulo de Abreu. “Não havia sinais de arrombamento na residência”, observou, supondo que a advogada tenha franqueado o ingresso na casa para o autor do crime, talvez conhecido dela. “Está descartada alguma ligação com a profissão dela”, ressaltou ainda o delegado, que está ouvindo agora os operários, vizinhos, amigos e familiares em busca de pistas.

Fonte: Correio do Povo

3° BPM REALIZARÁ RÚSTICA DOS 120 ANOS DE HISTÓRIA DO BATALHÃO EM NOVO HAMBURGO

No dia 20 de Julho, o 3º Batalhão de Polícia Militar (3BPM), da cidade de Novo Hamburgo, estará comemorando 120 Anos de história.

Dentre uma das atividades que serão desenvolvidas pela Unidade, está a Rústica que será realizada no dia 19. As inscrições podem ser realizadas no site www.runnerbrasil.com.br e estão abertas para civis e militares.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO POR RECEPTAÇÃO E MENOR APREENDIDO NO DISTRITO INDUSTRIAL DE CACHOEIRINHA

O adolescente informou a BM que furtou a motocicleta de uma revenda e vendeu por R$ 300

Uma motocicleta foi abordada em patrulhamento de rotina na Avenida das Industrias, Distrito Industrial de Cachoeirinha por volta das 23h35min de domingo, segundo a  motocicleta estava sendo conduzida por V.B.V, 20 anos; sem antecedentes e na carona M.V.E, 15 anos com antecedestes e constava na situação de furto/roubo.

O menor infrator informou ter furtado a moto de uma revenda em Tapes e vendido por R$ 300,00 a V.B.V. O menor foi apreendido e Venario foi preso por receptação.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

26° BPM PRENDE PROCURADO DA JUSTIÇA NA REGIÃO METROPOLITANA DA CAPITAL

Procurado da justiça foi preso por agentes do serviço de inteligência do 26° BPM na noite de sábado. De acordo com a Brigada Militar F.C.N, “vulgo Bitoca ou Japão”, 33 anos com diversos antecedentes foi abordado e preso na Rua Turquia, bairro Canarinho por volta das 23h35min pois constava um mandado de prisão contra o mesmo pela vara de Gravataí.

F.C.N  era conhecido pelos agentes de inteligência da BM onde foi encaminhado a DPPA para registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva