sábado, 16 de março de 2013

MULHER DENUNCIA COMPANHEIRO FORAGIDO

Na tarde de sexta-feira na Rua Paraíba, Bairro Monte Alegre em Viamão, uma guarnição do 18º BPM, após receber uma denúncia de uma mulher de 37 anos, que informou que seu companheiro estava foragido do sistema penal e o mesmo encontra-se em sua residência lhe ameaçando de morte.  No local, a guarnição abordou e prendeu o indivíduo L.F.B.B., 24 anos, com antecedentes criminais por furto (17x), posse de entorpecentes, ameaça e roubo (3x), sendo que ele estava foragido do sistema prisional desde 06/03/2013, quando não se reapresentou no horário no INSTITUTO PENAL DE CHARQUEADAS, o mesmo encontrava-se bastante alterado e reagiu a abordagem tentando agredir a guarnição fazendo o uso de uma faca de serra de aproximadamente 25 cm de lâmina.

Após a contenção do foragido ele foi preso e conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento, onde foi efetuado registro por AMEAÇA - LEI MARIA DA PENHA e registro por RECAPTURA DE PRESO.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

18º BPM RECUPERA CARRO FURTADO EM VIAMÃO

Na manhã deste sábado na Rua Ângelo Somariva, Bairro Santa Cecília em Viamão, uma guarnição do 18º BPM localizou carro abandonado em via pública. Conforme a BM o veículo VW/GOL SPECIAL, cor branca, placas IJU5119, se encontrava em ocorrência de furto e foi recuperado sendo recolhido e apresentado pela guarnição na Delegacia de Polícia para registro de ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ACIDENTE RESULTA EM UMA MORTE NA ERS 324 EM MARAU

Condutor do veículo está em estado grave no Hospital Cristo Redentor de Marau.

Na ERS 324, km 84, na madrugada deste sábado em Marau ocorreu um acidente envolvendo o veículo FIAT TEMPRA OURO, de Marau R/S. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar as vitimas foram conduzidas para o hospital Cristo Redentor do município e após dar entrada no hospital a vitima  entrou em óbito, e o condutor  está hospitalizado em estado grave. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ACIDENTE ENTRE DOIS VEÍCULOS RESULTA EM MORTE NA ERS 142

Na ERS-142 km 01, na noite de sexta-feira no Município de Carazinho/RS, houve uma cidente envolvendo o veículo camioneta e a motocicleta honda resultando na morte do condutor da motocicleta após dar entrada no HPS de Carazinho. Os veículos foram removidos e apresentados na DP de Carazinho e recolhidos ao CRD da cidade.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS EM CAXIAS DO SUL

Por volta da 22h30min na rua Madrinheiro João Saturnino dos Passos, bairro Cruzeiro em Caxias do Sul foi preso em flagrante por tráfico de drogas, Cleverton Luis Sperafico, 45 anos.Conforme a BM  com ele foi apreendido, três celular, cerca de R$ 300, uma balança de precisão, 5 papelotes de cocaína e 900g de maconha.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PRISÃO DE FORAGIDO EM CAXIAS DO SUL

22h46min na rua Doutor Luiz Faccioli, bairro Madureira foi preso o procurado da justiça, Fabio Elisandro Rodrigues, 31 anos.

13h47min na rua Antonio Andrighetti, bairro Santa Fé foi preso João Henrique Camargo de Oliveira, 23 anos.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM LEVA TIRO DE RASPÃO NA CABEÇA NA SERRA GAÚCHA

Por volta das 19h31min na rua Fabio Formolo, no bairro Jardim Eldorado em Caxias do Sul, Jose da Silva, 52 anos acabou levando um tiro de raspão na cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado ao Postão 24h. Silva que esta em liberdade provisória não soube informar o motivo e autoria do crime.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MENOR LEVA TIRA NO ROSTO EM CAXIAS DO SUL

O menor acabou perdendo a visão.

Um adolescente de 13 anos de idade levou um tiro no rosto na noite desta sexta-feira em Caxias do Sul. O crime ocorreu por volta das 19h47min na rua Hermes Fontes, no bairro Santa Fé. Familiares relataram a Brigada Militar que o adolescente estaria em via pública, juntamente com amigos, quando teria ocorrido o disparo que entrou na região do maxilar e saiu pelo olho. O menino foi socorrido por populares e encaminhado ao hospital Pompéia, e acabou perdendo a visão. O motivo e autoria do crime não estão esclarecidos. O pai do menino cumpre pena no regime semiaberto por tráfico de drogas e a mãe esta em liberdade provisória pelo mesmo crime.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRIO ASSALTA RESIDÊNCIA NA SERRA

O trio fugiu após o assalto levando vários objetos.

Três homens armados invadiram uma residência na madrugada desta sexta-feira em Caxias do Sul. Segundo a BM por volta da meia noite o trio teria conseguido acessar a cobertura do prédio, localizada na rua Bento Gonçalves, bairro São Pelegrino e anunciado o roubo ao casal de 81 e 90 anos. O trio fugiu levando vários aparelhos eletrônicos e diversas jóias.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRANSPORTE COLETIVO É ASSALTADO NA SERRA

O assaltante estava com um barra de ferro quando anunciou o assalto.

Um ônibus de transporte coletivo da VISATE foi assaltado na manhã desta sexta-feira em Caxias do Sul. Segundo a BM o Assaltante estava armado com um pedaço de ferro quando entrou no ônibus prefixo 804 que fazia a linha do bairro Belo Horizonte e anunciou o assalto. O motorista acabou entregando o celular e a operadora de sistema o celular e R$ 20 do caixa do ônibus.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

LADRÃO LEVA O FAMO CHUTE NOS E DESISTE DE ASSALTO NA SERRA GAÚCHA

A vítima foi surpeendida pelo assaltante quando esperava o ônibus momento em que ela reagiu com um chute.

Um ladrão não identificado acabou desistindo de um assalto, após levar um chute no escroto na madrugada desta sexta-feira em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar o fato ocorreu por volta das 04h da manhã na rua Feijó Junior, bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul.
A mulher de 40 anos de idade estava aguardando o ônibus da empresa que trabalha, quando foi surpreendida por um homem armado com uma faca que teria lhe agarrado pelo moletom exigindo que entregasse a bolsa, momento em que ela teria desferido um chute contra o assaltante que acabou fugindo sem levar nada.

A mulher teve a alça da bolsa arrebentada e um corte no dedo, mas conseguiu permanecer com seus pertences.
Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRAFICANTE É PRESO PELA BM EM CAXIAS DO SUL

Em dezembro de 2012 ele foi detido duas vezes na mesma semana.

A Brigada Militar prendeu na madrugada desta sexta-feira o traficante Artur Cleverson Flores Koning, 37 anos. Segundo informações do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra, ele foi detido por volta 00h38min na rua Ferdinando Bedin, bairro 1º de Maio, em Caxias do Sul. Com ele foi apreendido 24 papelotes de cocaína.

Koning que já possuí antecedentes por tráfico de drogas e estava em liberdade provisória, foi novamente encaminhado ao Departamento de Polícia e Pronto Atendimento - DPPA, para a lavratura do flagrante.
Em dezembro de 2012 ele chegou a ser de detido com entorpecentes, duas vezes na mesma semana, mas permaneceu preso apenas 02 dias.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

QUADRILHA ASSALTA O BANCO SICREDI EM PROTASIO ALVES

Os criminosos renderam clientes, funcionários e o segurança do banco, ninguém ficou ferido.

Pelo menos cinco homens armados, encapuzados e com coletes de proteção balística assaltaram uma agência do Banco SICREDI na tarde desta sexta-feira em Protasio Alves. De acordo com o Comando Regional da Brigada Militar a ação ocorreu por volta das 13h30min quando um deles, de posse de uma mareta quebrou a vidraça do banco e três deles invadiram o local, e renderam clientes, funcionários e o segurança que foi obrigado a entregar a arma e o colete balístico.

Outros dois assaltantes permaneceram durante todo o tempo ao lado de fora do estabelecimento dando cobertura ao ataque. A quadrilha fugiu do local num veículo Palio Adventure de cor preta, que havia sido roubado no dia 13/03 em São Vendelino levando a movimentação financeira que estava nos caixas. O cofre do banco e os caixas eletrônicos não foram violados.

O veículo Fiat Palio, foi abandonada na saída da cidade e a quadrilha teria seguido na fuga com um veículo prisma de cor preta.
Uma viatura da Brigada Militar chegou iniciar a perseguição, mas acabou tendo os pneus furados com “miguelitos” que foram jogados na via pelos criminosos.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

sexta-feira, 15 de março de 2013

Metodologia de trabalho da agência de inteligência da Serra é exemplo a outros municípios do RS

image

Foto divulgação: Pioneiro/BM - SERVIÇO SECRETO
Na sala de operações, policiais militares da ARI recebem informações de colegas da corporação e de civis, que são usadas em investigações, prevenção de crimes e capturas.

Um trabalho discreto que se desenvolve nos bastidores do patrulhamento ostensivo na Serra tem se mostrado uma forte arma da Brigada Militar frente à criminalidade. A elucidação de crimes com grande repercussão e a prevenção de outros tantos fazem com que a metodologia de trabalho da Agência Regional de Inteligência (ARI)seja tida como referência no Estado. O setor está presente no regimento da corporação desde a nova estrutura administrativa, no início do século XX, mas começou a ser reformulado a partir de 2010, em Caxias. Até o início desse processo, a corporação dispunha de duas pequenas agências na cidade. Uma ficava na sede do 12º Batalhão e a outra, no Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), no Centro.

Entretanto, as equipes tinham aproximadamente três soldados em cada unidade e desempenhavam apenas serviços burocráticos. A partir da mudança, com a junção das equipes, foi constituído um tripé de atuação que se baseia em: prisão de foragidos, apreensão de armas e repressão ao tráfico de drogas.

– Primeiro, começamos a produzir estatísticas de acordo com os tipos de ocorrências. Só com isso, conseguimos mapear algumas áreas e reforçar o policiamento nelas. Com os primeiros resultados, percebemos que era o caminho correto. Então, começamos a expandir esse trabalho e acrescentar policiais à paisana, vestidos como civis, para levantar informações na rua – revela o capitão Flori Chesani Junior, que chefia a ARI desde 2009.

Atualmente, a agência atua 24 horas com a colaboração de 30 policiais em funções de operação – na rua – e de analista – na sede da agência, além de informantes civis. Os PMs foram selecionados conforme as aptidões e bons antecedentes. Após um treinamento de 100 horas-aula, com ênfase no serviço de inteligência, os policiais também passam por um estágio probatório antes de serem efetivados nas funções. Microcâmeras e microfones discretos são usados pelo grupo.

– Como o principal foco de trabalho é a prevenção, é difícil mensurar resultados sobre ações que foram desarticuladas. Grande parte do nosso trabalho não aparece na mídia. Uma vez, por exemplo, obtivemos a informação por uma escuta que um empresário de Caxias seria sequestrado. Um viatura discreta escoltou a pessoa durante todo o dia e ela nem desconfiou. Já os bandidos, desistiram da ação – conta um policial de 32 anos que atua ha mais de três como analista.

Além da central da ARI em Caxias, a corporação tem outros núcleos, em Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado e Vacaria. Em duas oportunidades, a chefia da agência esteve em Porto Alegre para levar a metodologia de trabalho aos comandos regionais. Em novembro de 2012, esteve em Passo Fundo para passar a experiência ao comando local. Conforme o capitão Chesani, o modelo caxiense é o que apresenta melhores resultados para serem implantados nos maiores centros do Estado.

Fonte: Pioneiro.com

Acidente na FreeWay deixa dois feridos graves e compromete o tráfego

Carro e caminhão colidiram no km 31 da rodovia, em Santo Antônio da Patrulha

Um acidente na FreeWay (BR 290), em Santo Antônio da Patrulha, deixou pelo menos dois feridos graves, na tarde desta sexta-feira. Um caminhão e uma Saveiro, ambos com placas de Santa Catarina, colidiram no km 31 da rodovia, no sentido Capital-litoral, onde duas das três faixas seguem interrompidas para a limpeza da pista.
As vítimas, ainda não identificadas, foram atendidas pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) no local, onde há também unidades de resgate da Concepa, concessionária responsável pla rodovia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Saveiro, que seguia no sentido litoral-Capital, cruzou o canteiro central da rodovia, por motivos ainda não esclarecidos, e bateu de frente contra o caminhão, que vinha no sentido contrário.

Fonte: Rádio Guaíba

Responsável pelo golpe do galã do Facebook deve responder pelo crime em liberdade

Homem de 41 anos, morador de Esteio, arrecadou R$ 200 mil iludindo mulheres com promessa de casamento

O autor do golpe do "galã do Facebook", que enganou mulheres e recebeu cerca de R$ 200 mil, se apresentou nesta sexta-feira à Polícia. O titular da delegacia de Esteio, delegado Leonel Baldasso, explica que não deve pedir neste momento a prisão preventiva do mentor e dos três comparsas.

Conforme ele, o homem de 41 anos, natural do Mato Grosso, mas que era autônomo no município havia vários anos, se defendeu dizendo que o perfil criado na rede social não era falso. Ele alegou que o responsável pelo esquema era o homem cujas fotos apareciam na página e que apenas fazia sexo virtual com as vítimas, mediante pagamento. O delegado ressaltou, porém, que as investigações confirmaram que não existe ninguém com o nome utilizado para criar o perfil, com a foto de um modelo.

O golpe deixou pelo menos quatro vítimas no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo entre 2011 e 2012. Elas eram iludidas com promessas de namoro e casamento e levadas a fazer depósitos para o suspeito. Para isso, eram utilizadas contas bancários de três pessoas que serviam como "laranjas".

Todos serão indiciados por estelionato e formação de quadrilha, e possivelmente ainda por extorsão. A polícia já apreendeu computadores e recibos bancários em cumprimento a mandados de busca e apreensão na casa do investigado. O delegado vai, agora, aguardar o retorno do pedido de quebra dos sigilos telefônico e bancário, a fim de embasar o inquérito, que deve ser concluído em menos de um mês.

Fonte: Rádio Guaíba

Dupla é detida por furto em Gravataí

Bandidos foram presos após atacar uma loja de artigos esportivos e uma farmácia

Duas pessoas foram detidas, na noite dessa quinta-feira, após furtar duas lojas no Centro de Gravataí, na região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com os policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), dois homens e um adolescente atacaram uma loja de artigos esportivos e uma farmácia.

No primeiro crime, eles levaram camisetas de times de futebol. No segundo furto, os detidos levaram lâminas de barbear, bronzeadores e outros produtos de uso pessoal. Os dois presos não tiveram as identidades reveladas. Já o adolescente, que não possuía antecedentes como menor infrator, foi entregue à família.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia encontra corpo carbonizado e enterrado em Canoas

Identificação não foi possível pelo estado do corpo que estava enterrado com os pés de fora

Um homem foi encontrado morto no Beco do Antunes, bairro Mathias Velho, em Canoas, no início da madrugda desta sexta-feira. De acordo com a Brigada Militar, não foi possível a identificação, pois o corpo estava carbonizado e enterrado em uma cova no meio do mato. Não há suspeitos para o crime, nem informações sobre a autoria. A identificação, segundo a polícia, somente será possível após a necropsia.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia prende trio acusado de matar universitária no bairro Santana

Crime ocorreu na última segunda-feira

Três pessoas foram presas, na manhã desta sexta-feira, acusadas de matar a estudante de Odontologia Lauane Custódio Lucas, de 22 anos, e balear seu namorado Bruno Crixel Zimpel, de 27, nessa segunda-feira, em Porto Alegre. De acordo com a Polícia Civil (PC), os homens, de 18, 19 e 27 anos, com prisão preventiva decretada, estão na 11ª Delegacia de Polícia (DP) para o registro da ocorrência. O delegado responsável pelo inquérito, Omar Abud, deve detalhar a operação em entrevista coletiva.

Lauane e Zimpel chegavam na casa da universitária, na rua São Luís, bairro Santana, após se exercitar na academia. Ao descer do veículo Renault Mégane, dois bandidos abordaram o casal. Um tiro foi disparado e atingiu o ombro do homem e o pescoço de Lauane. A jovem chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu ao ferimento. O Renault Mégane de Zimpel não chegou a ser levado. A dupla ingressou em um táxi e desembarcou na rua Caldre Fião, no bairro Azenha. No percurso se livrou da arma utilizada no crime.

Fonte: Rádio Guaíba

Crânio é encontrado sobre sepultura em Santa Maria

Polícia investiga o caso

A Polícia Civil de Santa Maria investiga o caso de um crânio humano encontrado sobre uma sepultura no Cemitério São Caetano, localizado na Estrada de Canabarro, distrito de Boca do Município. O crânio que estava no interior de uma caixa vermelha foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. A subprefeita Mara de Souza informou que não é a primeira vez que é encontrado um crânio próximo às sepulturas.

Fonte: Rádio Guaíba

HOMEM SUSPEITO DE ARROMBAR RESIDÊNCIAS É DETIDO POR POPULARES EM SÃO LEOPOLDO

A Brigada Militar constatou que se tratava de um foragido da justiça.

Homem é dominado por populares por suspeita de arrombamento em residência na manhã desta sexta-feira na Av. Maua, Bairro Duque de Caxias em São Leopoldo. Conforme a BM a guarnição ao chegar no local, após consulta no Sistema constatou que o homem identificado como Fabiano Dorneles, 27 anos era foragido onde foi  preso e apresentado na DPPA/SL.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

20° BPM PARTICIPA DA REUNIÃO DO FÓRUM DA JUSTIÇA E SEGURANÇA DO EIXO BALTAZAR

Próxima reunião do fórum será dia 11 de abril.
 
14-03-2013 - Reuniao FRJS - Eixo baltazar
Foto divulgação: BM

Na noite de quinta-feira,  no Centro Vida Humanístico, o comandante do 20° Batalhão de Polícia Militar, Major Alexandre Pires Beiser, participou da reunião do Fórum da Justiça e Segurança do Eixo Baltazar.
Estiveram presentes o Coronel Juarez Fraga Correa Da Costa Júnior, da Secretaria Municipal da Segurança (SMS), Sr.º Secretario José Freitas da SMS, delegado Adalberto Lima do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), delegado Francisco Antoniuk, Srº Rudinei Torres, coordenador do Fórum, Srº Célio Goli da Ouvidoria da Justiça, Sr.º Gabriel Centeno representante da Secretaria da Segurança Publica (SSP) e outras autoridades e comunidade local.
Na oportunidade foi apresentado a separação da secretaria municipal de direitos humanos da secretaria municipal da segurança, cujo o secretario foi apresentado aos membros da reunião, foi explanado sobre o projeto da praça da Juventude, com projeções para ser implantado na Praça México. Outro projeto também citado pelo secretario Freitas foi a implantação da Polícia Comunitária no Território de Paz – Rubem Berta.

A próxima reunião do fórum está prevista para o dia 11 de abril.

Fonte: Informativo Ação Preventiva




HOMEM MORRE E DOIS FICAM FERIDOS EM ACIDENTE NA ERS 115

Nesta madrugada duas pessoas ficaram feridas e uma morreu na ERS-115 km 05, no município de Igrejinha. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar o condutor do Ford Fiesta morreu após colidir contra um caminhão no km 05 da ERS 115. A vítima foi identificada como Ivair Alfredo Selzlein, 44 anos. Outros dois ocupantes do veículo ficaram feridos sendo levados para o Hospital Bom Pastor de Igrejinha.

Os veículos foram recolhidos para a DPPA de taquara.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

QUATRO PESSOAS FORAM PRESAS DURANTE OPERAÇÃO REGRESSO SEGURO EM VIAMÃO

A operação teve como finalidade abordar e prender delinquentes na prática de ações criminosas.

DSCF5654

Fotos divulgação: BM

Ontem, às 17h, na sede do Batalhão do 18º BPM de Viamão, situado na RS-040, Parada 32 em Viamão, teve início a “OPERAÇÃO REGRESSO SEGURO”, que visa o policiamento ostensivo em ações e operações de Polícia e preservação de Ordem Pública, com ênfase no furto e/ou roubo, tráfico de drogas e homicídios.  A Operação contou com um efetivo de vinte policiais militares, distribuídos em 06 viaturas, comandados pelo tenente Alex Moreira. Foram montadas barreiras policiais em lugares estratégicos, com a finalidade de abordar e prender delinquentes na prática de ações criminosas.

DSCF5657

A Operação encerrou às 22h00min, sendo abordados 45 veículos particulares, 30 motocicletas, 01 Caminhão, 04 Táxis e 121 pessoas, confeccionados 13 AIT’s, 04 Termos Circunstanciado, recolhido 04 veículos e 04 pessoas presas. Durante a operação não houve registro de homicídio consumado no município de Viamão.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MOTORISTA É PRESO AO TENTAR SUBORNAR POLICIAL EM CRUZ ALTA

O condutor ofereceu R$ 50,00 ao policial no momento da abordagem sendo preso em flagrante.

Na ERS 342 km 154, homem é preso ao tentar subornar Policial na tarde de quinta-feira na localidade de Santa Terezinha II, na cidade de Cruz Alta . De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar o veículo caminhão Volvo com placas do Paraguai foi abordado no km 154, sendo que o condutor ofereceu a quantia de R$ 50,00 ao Policial onde foi preso em flagrante por suborno e conduzido a DPPA de Cruz Alta.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

20º BPM LOCALIZA DUAS CRIANÇAS ABANDONADAS

As crianças tinham entre dois a quatro anos e foram levadas ao conselho tutelar.

Na madrugada desta sexta-feira na Av. Dos Gaúchos, bairro Sarandi, uma guarnição do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), efetuou contato com funcionários do posto de combustível IPIRANGA, onde foi localizado duas crianças, sendo uma menina e um menino com idade entre dois a quatro anos, a guarnição do 20º BPM. As crianças foram levadas ao conselho tutelar.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DUPLA É PRESA E CARRO CLONADO É RECUPERADO PELA BM NO VALE DO SINOS

Através de uma denúncia anônima veículo clonado foi recuparado na noite de quinta-feira na Av. Mauá, Bairro Centro- Sta Tereza, em São Leopoldo. De acordo com a Brigada Militar uma guarnição se deslocou até o local e abordou dois jovens, onde foram encontradas no interior de uma caixa, placas dianteiras e traseiras que em consulta foi constatado que as placas pertenciam a um Ford Focus o qual constava em ocorrência de roubo, na peça ao lado foi encontrado o veículo citado, placas IPR 9007 sendo recolhido ao guincho e a dupla conduzida a DPPA.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

POE DO 20º BPM PRENDE QUARTETO COM CARRO ROUBADO NA CAPITAL

O carro foi roubado no último dia 05 na cidade de Novo Hamburgo.

15-03-2013 - POE prende quarteto com carro roubado.

Foto divulgação: BM

Na manhã desta sexta-feira por volta das 11h, na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro Passo da Mangueira, guarnições do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), abordaram o veiculo Renault/Megane Dyn 16, cor Prata, ano 2007, roubado no último dia 05, na cidade de Novo Hamburgo. Segundo a Brigada Militar no interior do automóvel foi encontrado varias peças de roupas, carteiras, uma mascará e cordas, tripulavam o veiculo no momento da abordagem G.S.S., 18 anos, C.S.S., 21 anos, L.G.M., 20 anos e A.R.S., 17 anos. Os indivíduos foram presos e encaminhados até o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente e posteriormente até a 3ª Delegacia de Policia de Pronto Atendimento  para registro do Flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

18º BPM PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA

BALTASAR ZASTROWE

Foto divulgação: BM

Na noite de ontem, na Avenida Senador Salgado Filho, Bairro Santa Cecília em Viamão, uma guarnição do 18º BPM abordou o veículo GM/MONZA SL/E 2.0, cor vermelha, placas IQB4955, e prendeu o condutor Baltasar Zastrowe, 44 anos, com antecedentes criminais por tráfico e posse de entorpecentes, que se encontra na condição de apenado do regime semiaberto, do Instituto Penal de Viamão (IPV), e estava fora das dependências do IPV sem autorização.

Diante dos fatos, o veículo foi recolhido e dada voz de prisão a Baltazar sendo apresentado na Delegacia de Pronto Atendimento, onde foi efetuado registro de ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM APREENDE ADOLESCENTES EM SÃO LEOPOLDO

Ato de vandalismo se deu na Rua Homero Batista, Bairro São Miguem em frente a escola Paulo Beck.

Cinco adolescentes foram detidos na Rua Homero Batista, Bairro São Miguel na noite de quarta-feira, em São Leopoldo. Conforme a Brigada Militar após denúncia, uma guarnição foi até o local onde constatou que os menores haviam quebrado uma câmera de segurança do sistema de vigilância sendo reconhecidos através das gravações da central de monitoramento, no local foi apreendido um porrete de um metro e meio e duas pedras. Todos foram conduzidos a DPPA.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO EM PORTO ALEGRE

Na madrugada desta sexta-feira às 02h, na Rua Álvaro Vieira Guimarães, no bairro Sarandi, zona norte da Capital Gaúcha, uma guarnição da Força de Apoio Operacional (FAO) do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), abordou M.M.S., 36 anos, que tripulava o veiculo VW/GOL cor vermelha ano 2011/12 TÁXI prefixo 4135, roubado na noite de quinta-feira na Vila Ipiranga. O individuo foi preso e encaminhado até a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento  para registro da ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM ENCONTRA DINAMITES EM CAXIAS DO SUL

Um homem informou a BM que havia encontrado as dinamites as margens da BR 116, em Caxias do Sul.

image

Foto divulgação: BM

O fato ocorreu às 16h50min, quando um homem de 50 anos comunicou à Brigada Militar de que havia encontrado o artefato as margens da BR 116, Bairro Santos Dumont, em Caxias do Sul, entre o Posto de Combustível e a igreja São Romédio. De acordo com o Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra
as dinamites já se encontravam em mau estado de conservação, devido as intempéries, O GATE foi chamado para recolher os artefatos devido ao risco que o artefato ainda poderia oferecer, comparecendo no local, juntamente com patrulheiros da
Polícia Rodoviária Federal, tendo em vista a área ser de competência da PRF.

O GATE removeu um cartucho de emulsão aberto, dois plásticos que não ofereciam risco de explosão, conduzindo o artefato a Porto Alegre para providências.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRANSFERÊNCIA DE DETENTOS CAUSA TUMULTO NO PRESÍDIO DE BENTO GONÇALVES

19 detentos ficaram feridos sem gravidade.

image

Fotos divulgação: BM

Por volta das 06h20min de quinta-feira iniciou-se operação de revista no Presídio Estadual de Bento Gonçalves, onde o Pelotão de Operações Especiais, com apoio do Canil do 12º BPM fizeram a contenção dos detentos no pátio, enquanto que o GAES efetuava a revista nas celas. O objetivo da operação era a transferência de dez detentos que estavam criando tumulto entre os detentos  iniciando rebeliões e a informação de uma rebelião que aconteceria na data de hoje.

image

Na revista foram encontradas duas facas artesanais entre os detentos.

Durante a retirada dos que seriam transferidos, estes iniciaram uma briga no pátio, tendo um deles ordenado aos outros detentos que se levantassem, indo em direção aos PMs que faziam a contenção. Foi necessário o uso de arma de fogo com munição antimotim. Do confronto restaram dezenove detentos feridos sem gravidade. Logo a situação foi controlada. Foram encontradas nas celas duas facas artesanais “estoques”. Os presos foram transferidos para os presídios de  São Luiz e Passo Fundo.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE POR TRÁFICO DE DROGAS EM CAXIAS DO SUL

Além dele um jovem de 22 anos foi detido e conduzido a DP para registro.

A prisão ocorreu às 21h45min de quinta-feira na Rua Ferdinando Bedin, Bairro primeiro de Maio, quando policiais militares abordaram Madson de oliveira Souza, 31 anos. Confrome a Brigada Militar com ele foi encontrado 10 buchas de cocaína (5,2 gramas) e R$120,00 em dinheiro.

MADSON foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil, onde foi-lhe lavrado o flagrante por Tráfico de Entorpecente.

Por volta das 23h36min de ontem na Rua Dr. Rômulo Carbone, Bairro Madureira, em Caxias do Sul, foi abordado por policiais militares M.E.S, 22 anos de posse de cinco buchas de cocaína (2,54 gramas), sendo encaminhado ao plantão da DP, onde foi feito o registro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PRISÕES DE FORAGIDOS NA SERRA GAÚCHA

Na noite de quinta-feira  na Rua Humberto de Campos, Bairro Cristo Redentor, em Caxias do Sul, a Brigada Militar abordou Jéssica Rodrigues da Silva, 25 anos  foi presa momento que foi constatado que se encontrava na situação de foragida por não ter retornado da saída temporária.

Por volta das 10h30min, de ontem na Rua Libres Gavirag, Bairro Industrial em Farroupilha, Reinaldo Torres, 29 anos  após avistar policiais militares empreendeu fuga e ao ser abordado, identificou-se com o nome de seu irmão, pois em seu nome constava um mandado de prisão expedido pela Vara de Execução de Caxias do Sul. Reinaldo foi encaminhado à Delegacia de Polícia.

As 11h57min, de hoje quinta-feira na Av. Brasil, Bairro Jardim América, em Caxias do Sul, a Brigada Militar abordou e prendeu:
Renato Silveira de Oliveira, 26 anos por se encontrar na situação de foragido desde outubro de 2012.

Ainda na quinta-feira às 12h52min, na Av. Rubem Bento Alves, Bairro De Lazzer, em Caxias do Sul, também foi preso pela Brigada Militar Kesley Moreira de Campos, 18 anos  que se encontrava foragido.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Assista o Vídeo–HOMEM E PRESO COM REVOLVER E ESPINGARDA EM GUAÍBA

O homem foi preso em conhecido local de ponto de trafico, 15 dias antes desta prisão, no mesmo local foi preso 04 elementos após troca de tiro com a BM 03 revolveres 38 e uma espingarda. Conforme PMs a uma disputa entre traficantes.

quinta-feira, 14 de março de 2013

25º BPM/PROERD – Palestra aos funcionários e corpo docente da APAE

Na manhã de quinta-feira (14/03), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Leopoldo, foi realizada uma reunião de preparação dos Docentes e funcionários para o início do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência (PROERD) na instituição.

Estavam presentes os integrantes e instrutores do PROERD do 25º BPM o Sgt Freitas, Sd Rosane e Sd Oliveira. A palestra teve como intuito apresentar o programa aos funcionários e professores da APAE, ainda participaram da reunião a diretora Sra Maria Helena Sebben Kramer, a coordenadora pedagógica Maria Lúcia de Oliveira Rodrigues. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Integrantes do 25º realizam reunião na Associação do bairro Campestre

Foto divulgação: BM

Na quarta-feira (12/03/), na Associação do bairro Campestre, na cidade de São Leopoldo, foi realizada uma reunião com a comunidade para tratar de questões relacionadas a segurança pessoal.

O Capitão Stein recebeu as boas vindas do presidente da Associação o Sr Antônio Carlos Dio Amaral e fez uma breve explanação sobre o policiamento ostensivo no bairro, colocando o 25º BPM a disposição da comunidade em relação a segurança pública naquela área. No segundo momento a Sd Rosane palestrou sobre segurança pessoal e por fim integrantes da comunidade apresentaram sugestões que foram recebidas pelo Capitão Stein. 

Fonte: Informativo Ação Preventiva

1º BPM PRENDE DUPLA POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA NO TERRITÓRIO DA PAZ

Foram apreendidos arma, R$ 5.448,00, drogas, aparelhos celulares entre outros objetos.

DSC04289

Foto divulgação: BM

Nesta quinta-feira às 01h09, na rua Orfanatrófio, bairro Santa Tereza, uma guarnição do 1º BPM abordou P.R.B.M., de 32 anos, com antecedentes por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma e A.C.F., de 34 anos, com antecedentes por embriagues ao volante. Com a dupla foram localizadas 92 pedras de crack, uma pistola calibre 9 mm, 7 aparelhos de celulares, um rolo de fita crepe, 2 chaves de veiculo VW, 12 munições de calibre 9mm intactas e a quantia de R$ 5.448,00. Os homens foram conduzidos a 3ª DPPA onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Balada Segura: recusa ao teste do bafômetro foi menor no litoral

Dos condutores abordados, 2% preferiram não fazer o teste. A média é de 7%

Balada Segura é adotada em oito cidades gaúchas. Foto: André Ávila/CPFoto:

Balada Segura é adotada em oito cidades gaúchas. Foto: André Ávila/CP

As 91 blitze da Operação Balada Segura realizadas no litoral Norte durante o veraneio registraram os menores índices de recusa ao bafômetro. Somente 2% dos 6.373 condutores abordados no período de 21 de dezembro de 2012 a quatro de março de 2013 não quiseram fazer o teste, conforme dados da coordenação da operação. Os índices de recusa foram os menores entre os oito municípios que realizam esse tipo de blitze. Em Porto Alegre, o total chega a 8%. A média geral é de 7% dos abordados.

De acordo com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) o índice de rejeição se deve a uma “mudança de comportamento” das pessoas, que cada vez mais entendem a necessidade das blitze. Alessandro Barcellos lembrou que no ano passado o índice de recusa “já foi baixo”, chegando a 4%. Além da Capital, a operação é realizada em Canoas, Esteio, Guaíba, Passo Fundo, Erechim, Ijuí, Alegrete. A meta é implantar o trabalho outras 12 ou 13 cidades até o final do ano, disse Barcellos.

No total, no litoral, 126 condutores foram autuados com base no artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece ao motorista que se recusa a provar que não está alcoolizado as mesmas penalidades do condutor embriagado. Outros 233 foram autuados porque fizeram o teste e foi constatado o uso de álcool, sendo que 86 foram enquadrados por crime de trânsito. No total, foram registradas 2,2 mil autuações pelas mais diversas infrações. A fiscalização recolheu, ainda, 474 veículos irregulares e 386 CNHs.

Artigos da Lei Seca podem ser derrubados pelo STF

Parecer do procurador-geral da República Roberto Gurgel em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel) concluiu pela inconstitucionalidade de artigos da Lei Seca. Gurgel entende que a autuação pela recusa de fazer o teste fere o direito do condutor a não prestar prova contra si mesmo. A decisão final deve ser tomada pelo Supremo Tribunal Federal, em data ainda não definida.

Fonte: Rádio Guaíba

Quatro pessoas da mesma família morrem em incêndio em Cachoeira do Sul

Casa de alvenaria no interior do município foi destruída pelo fogo

O Corpo de Bombeiros confirmou que quatro pessoas de uma mesma família morreram em um incêndio, na manhã desta quinta-feira, em Cachoeira do Sul, no Centro do Rio Grande do Sul. O fogo atingiu uma casa de alvenaria de quatro cômodos, na localidade de Ferreiro, no interior do município.

Os bombeiros só receberam o chamado perto das 10h, quando a casa já havia sido destruída pelo fogo. O local foi isolado para o trabalho da perícia. Conforme o delegado plantonista, José Antônio Mota, as vítimas, que ainda não foram oficialmente identificadas, eram os moradores da residência, - um casal, além de um bebê e uma criança de três anos.

As causas do incêndio ainda não se esclareceram. A Delegacia da Criança e do Adolescente assumiu a investigação.

Fonte: Rádio Guaíba

BM PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA EM CAÇAPAVA DO SUL

Na ERS 357 km 75, um homem foi preso por porte ilegal de arma por volta das 11h40min desta quinta-feira em Caçapava do Sul. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar o veículo Fiat/Strada de Santana do Livramento, foi abordado e após revista no interior do referido veículo foi localizado 1 revólver Taurus calibre 38, municiado com 5 cartuchos intactos e 1 faca de aproximadamente 25 cm de lamina.

Neste momento foi dada voz de prisão e conduzido a DPPA.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

CASAL É PRESO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS EM SÃO LEOPOLDO

Casal é preso através de denúncia anônima na Rau Alberto Nelito Simões, Bairro Feitoria Madezzati na noite de ontem em São Leopoldo. A BM fez campana no local e foi informado por um usuário de drogas, que havia um ponto de tráfico no local. Segundo informações da BM foi localizado no interior da residência o total de R$ 520,00 em dinheiro, 11 buchas de cocaína e um celular.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PROCURADO DA JUSTIÇA É PRESO PELA BM NO VALE DO SINOS

Procurado da justiça é preso na Rua Calafati, Bairo Pinheiros na tarde de quarta-feira. Segundo a BM em patrulhamento de rotina, PMs avistaram o individuo em atitude suspeita e ao abordá-lo foi identificado como Eduardo da Silva, 21 anos Ribeiro e constatado que o mesmo era procurado da justiça sendo conduzido a DPPA.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE CASAL EM SÃO LEOPOLDO

Após denúncia anônima casal é preso na Rua Amadeo Rossi, Bairro Rio Branco por volta das 14h50min de quarta-feira. De acordo com a Brigada Militar o casal foi abordado acusados de arrombar veículos, foi encontrado com eles um aparelho eletrônico de desbloqueador de alarmes de veículos, chave de roda, um macaco, um estepe, corta vergalhão, um cabo de ponte de bateria, uma antena e diversas ferramentas utilizadas na prática do crime de furto. O casal foi conduzido a DPPA.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Identificado homem morto em confronto com a BM em NH

Morto tinha antecedentes criminais por roubo e porte ilegal de arma de fogo

A Brigada Militar (BM) identificou o homem que foi morto pelos PMs após um confronto na noite passada, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Segundo os policiais, Antonio Rivaldo Fernandes da Silva, de 26 anos, conduzia um automóvel Fiat Palio, de cor prata, quando não parou em uma barreira policial na avenida dos Municípios. Na rua Bruno Werner Storck, um motociclista do Grupo de Trânsito (GTran) do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) abordou o suspeito, mas ele retirou uma pistola calibre .380, com treze projéteis do porta-luvas. O PM atirou e atingiu o homem. Ele morreu no local. O caroneiro tentou fugir, mas foi preso. Um rádio transmissor na frequência da BM, além de um carregador com mais treze munições intactas, foram apreendidos. Tanto o detido como o morto estavam em liberdade condicional pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia investiga caso de bebê levado vivo a necrotério no PR

Obstetra decretou óbito, mas criança ainda respirava em hospital de Piraí do Sul

O delegado Jairo Luiz Duarte, de Piraí do Sul (PR), vai pedir a exumação do corpo de um bebê nascido no Hospital Anna Fiorillo Menarim, em Castro (a 156 quilômetros de Curitiba). A criança foi considerada morta pelo obstetra e levada para o necrotério do hospital, na última segunda-feira, de onde foi resgatado ainda com vida antes de morrer.

O pai da criança, Gilmar de Farias, contou que foi a avó do bebê que percebeu que não estava morto. "Fomos vê-lo no necrotério e minha sogra percebeu a respiração. O pessoal do hospital o levou para uma incubadora, o entubaram, mas logo em seguida morreu. Talvez, se não tivesse sido levado para lá, poderia ter sobrevivido", lamentou. O hospital abriu uma sindicância.

Segundo o delegado, que está em Castro para ouvir os depoimentos das testemunhas, a análise do legista indicará se houve imprudência médica. Caso o médico seja considerado responsável, ele poderá responder por homicídio. "Os depoimentos estão sendo fortes, muito seguros e depois da análise do IML ele será chamado a depor", afirmou Duarte. O médico José Fernando está afastado das atividades durante o processo.

O pediatra Joaquim Conceição Oliveira, que também é diretor do hospital, depôs nesta quarta-feira. "Ele falou que ainda sentiu a respiração da criança", disse o delegado. O pai do bebê disse que ainda estava chocado com a tragédia. "Temos um filho de oito anos e programamos uma criança para agora, estávamos bem felizes até que aconteceu essa tragédia. A imagem dele em uma caixinha de papelão dentro do necrotério, frio, tudo isso é muito chocante. Esperamos por justiça", enfatizou. O bebê nasceu prematuro, com seis meses, e pesava 650 gramas.

Fonte: Correio do Povo/AE

Dupla é presa com armas e carro roubado em Cachoeirinha

PMs ainda apreenderam 25 celulares

Dois homens foram presos, nessa quarta-feira, no bairro Betânia, em Cachoeirinha, na região Metropolitana de Porto Alegre, com pistolas e um veículo roubado. De acordo com os policiais do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma denúncia anônima relatou que um automóvel Ford Focus roubado estava no local. O carro foi localizado nos fundos da residência.

Marco Aurélio Castro Barboza, conhecido como Leitão, de 30 anos, e Luciano Farias Correa, de 34 anos, ambos residentes em Sapucaia do Sul, foram detidos no local. Os dois eram foragidos da justiça e, consequentemente, tinham antecedentes criminais. Os PMs apreenderam uma pistola calibre .45, uma .40, as duas de uso restrito, um revólver calibre .38, sete projéteis de calibre .45, 19 de .40, 17 de .38, seis de .32 e sete de .380, dois rádios comunicadores na frequencia da Brigada Militar (BM), um colete balístico, 25 aparelhos celulares, R$ 7,6 mil, várias chaves de ignição de veículos, entre outros objetos.

A dupla foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí para o registro do flagrante.

Fonte: Rádio Guaíba

Dupla é presa suspeita de homicídio em Canoas

Quarenta policiais civis, com o apoio da guarda municipal participaram da ação

Agentes da Delegacia de Homicídios de Canoas cumpriram, na manhã desta quinta-feira, nove mandados de busca e apreensão nos bairros Niterói e Guajuviras. Na ação, dois homens foram detidos. A dupla é investigada por cometer homicídios na região, revelou o delegado Marco Antônio Guns. “A dupla é suspeita por ter cometido três homicídios. Para ser mais exato, um homicídio consumado em novembro de 2012 e duas tentativas de homicídio realizadas em janeiro e fevereiro deste ano”, disse o delegado.

Quarenta policiais civis, com o apoio da guarda municipal, participaram da ação. Em uma das residências foram apreendidas pequenas quantidades de crack. Os detidos foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios de Canoas para prestar esclarecimentos referentes ao fato. No total, quatro pessoas já foram indiciadas pela polícia pelos crimes de homicídio e tentativa de

Fonte: Rádio Guaíba

Susepe e BM realizam pente fino em presídio na Serra gaúcha

Dez detentos foram transferidos para presídios de Passo Fundo e Ijuí

Após os detentos do Presídio Estadual de Bento Gonçalves tentarem diversas vezes iniciar rebeliões nos últimos dias, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e a Brigada Militar (BM) decidiram realizar um pente fino na instituição nesta manhã. De acordo com a assessoria de imprensa da Susepe, a ação é rotineira. Conforme a BM, dez presos foram transferidos, sendo cinco para o presídio de Passo Fundo e outros cinco para Ijuí.

A medida começou por volta das 6h30min e contou com a presença de 30 agentes da Susepe e 30 policiais da BM. Disparos foram ouvidos do lado de fora da casa prisional. No entanto, conforme a Susepe, foi desencadeada ação anti-motim por causa de uma briga entre apenados, mas ninguém ficou ferido. A rua Assis Brasil, localizada em frente à penitenciária foi fechada para o trânsito de pedestres e veículos por segurança. Duas facas artesanais foram apreendidas.

Fonte: Rádio Guaíba

Polícia realiza operação contra furto e roubo de veículos na Região Metropolitana

O objetivo da ação é reprimir os crimes de furto e roubo de veículos em Cachoeirinha

Cerca de 80 agentes da polícia civil com o apoio da Brigada Militar cumpriram, na manhã desta quinta-feira, 18 mandados de busca e apreensão no município de Cachoeirinha, região metropolitana da capital. Três pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e receptação de veículo. O objetivo do ação, segundo o delegado Rafael Liedtke, é reprimir os crimes de furto e roubo de veículos no município. Segundo a polícia, muitos carros foram roubados na zona norte de Porto Alegre.

Os mandados foram cumpridos nos bairros Pontaporã , Vila City, Vila da Paz, Vila Parque da Matriz, Vila Maria, Cohab, Jardim América, além da região central da cidade. A polícia suspeita que os detidos desta manhã sejam integrantes de uma quadrilha especializada em roubo e furto de veículos.

Fonte: Rádio Guaíba

Apreendidos 20 veículos em desmanches clandestinos

Operação Pit Stop prendeu duas pessoas em Cachoerinha

Apreendidos 20 veículos em desmanches clandestinosFoto: Vinícius Roratto

Foto divulgação: CP/PC

A operação Pit Stop, realizada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira em Cachoeirinha, apreendeu 20 automóveis em oficinas e ferros-velhos clandestinos. Segundo o delegado Rafael Liedtke, somente dez carros foram encontrado em um só local. "Essa operação ocorre em diversas regiões da 1ª Delegacia do município. Nessa oficina recuperamos essa grande quantidade de veículos e o dono do estabelecimento foi preso", acrescentou em entrevista ao site do Correio do Povo.

Liedtke informou ainda que outro homem também foi detido na operação. "Além desses dois presos e dos carros, apreendemos três armas: dois revólveres calibre 38 e outro de calibre 32", explicou.
O delegado da Polícia Civil destacou a importância da parceria com a Brigada Militar (BM), guarda de trânsito e a Guarda Municipal de Cachoeirinha por causa do elevado número de locais apontados pela investigação. "São 18 lugares em diversos bairros da cidade. Temos oficinas e desmanches em vilas e até no Centro", acrescentou.

Na companhia de 140 policiais, o delegado contou que recuperou carros roubados em Porto Alegre. "Temos alguns veículos que foram roubados na zona Norte da Capital. Uns estavam destinados aos desmanches e outros seriam reservados para delitos mais graves", esclareceu.

Fonte: Correio do Povo

OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Na quarta-feira na ERS 155 km 76, em Santo Augusto  um ônibus atropelou um pedestre, o qual entrou em óbito no local.

Veículo capotado resultou na morte do condutor na ERS 040, Km 90 em Balneário Pinhal. O veículo GM/Vectra com placas de Gravataí estava capotado as margens do acostamento. O condutor morreu no local.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MOTORISTA MORRE APÓS COLISÃO EM VILA MARIA

O condutor não resistiu e morreu na hora.

Na ERS 324 km 70, por volta das 07h40min desta quinta-feira  um pessoa morreu vítima de acidente de trânsito em Vila Maria. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar o veículo Hyundai/Azera com placas de Itajaí transitava pela ERS-324 no sentido Marau a Vila Maria onde colidiu com o veículo Fiat/Uno com placas de Vila Maria, sendo atingido no meio do veículo lado do caroneiro, o condutor morreu na hora.

O condutor do Azera foi conduzido ao Hospital Carlos Cerato de Vila Maria com pequenas escoriações.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É PRESO COM 328 PEDRAS DE CRACK NA SERRA

Ele foi autuado em flagrante por tráfico no Bairro Primeiro de Maio em Caxias do Sul.

image

Fotos divulgação: BM

Na rua Luiza Mondin Bedin, bairro Primeiro de Maio, foi abordado e preso Ivan Goncalves Velasque, 44 anos por volta das 23h33 de ontem, em Caxias do Sul. Segundo a BM com Ivan foi apreendido R$ 507,00 reais em dinheiro e uma pochete contendo 328 pedras de crack, pesando 0,68 gramas.

image

Ivam foi conduzido a DPPA, onde foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

JOVEM PROCURADO É PRESO PELA BM EM CAXIAS DO SUL

Durante a fuga o mesmo atirou contra a viatura da BM , mas ninguém se feriu.

image

Fotos divulgação: BM

Na tarde de quarta-feira foragido da justiça foi preso em tentativa de abordagem  em caxias do Sul. Conforme o Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra uma guarnição tentou ao abordar o veículo Kadett, placas ACV 5162 conduzido por Leandro Ribeiro Junior, 20 anos o qual foi reconhecido pelos PMs por ter um mandado de prisão contra o mesmo. No momento da abordagem Leandro empreendeu em fuga onde atirou contra a viatura, . Ninguém se feriu.

 image

Ainda durante a fuga ele jogou a arma por ele utilizada, segundo populares outra pessoa juntou a arma sendo que não foi mais localizada.

image

O veículo foi abordado na rua rua Ângelo Agostini,no bairro Pioneiro, onde Leandro foi preso, ele que tem antecedentes policiais como suspeito de homicídio doloso, acusado de homicídio em 2010 e 2011, indiciado por receptação, ameaça, lesão corporal, sendo o mesmo conduzido a DPPA para o devido registro.

O veículo foi recolhido ao guincho Bordignon.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

TRÊS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS FORAM ASSALTADOS NA SERRA GAÚCHA

Ninguém foi preso.

Na rua Pinheiro Machado, Bairro São Pelegrino, um homem assaltou fármacia na manhã de quarta-feira em Caxias do Sul. Conforme a BM um homem armado de faca entrou na farmácia, ameaçou a vítima e roubou R$ 350,00 em dinheiro do caixa.

Após o roubo, o indivíduo fugiu à pé, tomando rumo ignorado.

Outro estabelecimento comercial foi assaltado por volta das 21h34min de ontem na Av Rubem Bento Alves, bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul. O homem chegou ao local armado onde anunciou o assalto. Do local foi roubado aproximadamente R$ 800,00 em dinheiro.

Após o roubo o indivíduo fugiu a pé.

Na quarta-feira às 10h21min, na Rua Conselheiro Dantas, Bairro Lurdes, em Caxias do Sul a BM entrou em contato com a vítima que relatou que um homem armado entrou no consultório e anunciou o assalto. Do local foi roubado o valor de R$ 100,00 em dinheiro, uma aliança de noivado, as chaves do consultório e as chaves da sua residência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

POSTO DE COMBUSTÍVEL FOI ARROMBADO EM CAXIAS DO SUL


Por volta das 09h41min, posto de combustível foi arrombado na Av. São Leopoldo, bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul. Conforme a BM, o gerente do posto relatou que foi arrombada a gaiola dos botijões de gás sendo furtado seis botijões de gás de 13 kg.

Ninguém foi preso.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

MENOR QUE CONDUZIA MOTOCICLETA EM ALTA VELOCIDADE SOFREU ACIDENTE EM VIAMÃO

Ele trafegou na contramão cerca de 4km na ERS-040 onde perdeu o controle da moto vindo a cair.
 
Na ERS-040 km 11, menor que conduzia motocicleta em alta velocidade sofreu acidente nesta madrugada em Viamão. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o menor conduzia a moto Honda CG 150 Titan, em alta velocidade e na contramão por cerca de 4 km, vindo a perder o controle da motocicleta próximo a um bueiro caindo na grama, juntamente com o carona, o condutor foi atendido pelo SAMU e HCV, posteriormente apresentado na 1ª DP de Viamão. Foi verificado no Sistema de Consultas Integradas que o condutor constava como desaparecido. A moto foi recolhida ao CRD.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM FRENTE A RESIDÊNCIA EM VACARIA

A vitima apresentava uma perfuração no peito e várias escoriações na cabeça.

Na noite de quarta-feira o corpo de um homem foi encontrado após denúncia anônima em Vacaria. Conforme a BM por volta das 20h30min de quarta-feira uma guarnição foi despachada até o local e constatou o fato, a vítima foi identificada como Assis Campanha da Silva, 70 anos que estava caído em frente a sua residência, sendo o local isolado até a chegada da Polícia Civil. Havia uma perfuração no peito da vítima provocado por disparo de arma de fogo e diversas escoriações na cabeça.

A residência estava revirada e com a porta aberta o que indica que possa ter ocorrido luta corporal entre a vítima e o autor do disparo, a vítima residia sozinho no local. A motivação e a autoria do crime ainda não foram esclarecidas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

JOVEM É PRESO COM CARRO CLONADO EM CAXIAS DO SUL

A BM não conseguiu identificar o veículo pois apresentava adulteração no chassi, motor, plaquetas além das placas clonadas.

Jovem é preso com carro clonado por volta das 17h06min, na rua João Rodrigues da Silva, bairro Santa Fé, em Caxias do Sul. De acordo com o Comando regional de Policiamento Ostensivo da Serra, foi abordado o veículo Gm/Vectra Sedan Elite, com as placas INF 6296, conduzido por Jonathan Samuel de Lima, 23 anos, sendo constatado que o veículo estava com as placas clonadas.
Não foi possível a identificação do veículo, pois apresenta adulteração no número do chassi, motor, plaquetas, além das placas clonadas.

O veículo foi recolhido ao guincho Dambróz para perícia e Jonathan conduzido a DPPA, onde foi autuado em flagrante por receptação.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BRIGADA MILITAR APREENDE ARMA E DROGAS EM BENTO GONÇALVES

Suspeitos foram observados pelas câmeras de vídeo monitoramento, onde foram detidos por PMs.

image

Foto divulgação: BM

Homem e menor em atitude suspeita são detidos no bairro Santa Marta, na cidade de Bento Gonçalves. Segundo informações da BM, Policiais Militares realizaram uma abordagem em um bar por volta das 16h30min de quarta-feira, feito o acompanhamento dos suspeitos pelo vídeo monitoramento onde foi observada movimentação suspeita no interior de um bar. Durante as buscas, foi localizada um revólver cal 32, com numeração raspada, uma porção de maconha e nove cápsulas deflagradas.

image

No estabelecimento foram detidos dois jovens, um de 15 anos e outro de 25 anos. Ambos foram conduzidos a DPPA.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PRISÕES POR TRÁFICO DE DROGAS

Dupla é presa por tráfico de drogas na madrugada de quarta-feira na Av. Barão Santo Ângelo, Bairro jardim America em Caxias do Sul. De acordo com o Comando regional de Policiamento ostensivo da Serra
foi presa Claudete Regina Pereira, 43 anos, em revista foi localizado com ela R$ 1.335,00 em moeda corrente nacional, oito pedras de craque, pesando 1,10 gramas dois aparelhos de celular marca Nokia.
Também foi preso um usuário de 51 anos que portava uma pedra de craque pesando 0,21 gramas.

Ambos foram conduzidos a DP onde Claudete teve o flagrante lavrado.

Na tarde de quarta-feira um homem é preso e adolescente é apreendido por tráfico de drogas na Rua Amanda Koetez, Bairro Figueira na cidade de Igrejinha. Conforme o CRPO Serra durante o patrulhamento de rotina, uma Guarnição da Brigada Militar efetuou a prisão de Marcio Schimitt, 25 ANOS, com antecedentes por Roubo a estabelecimento comercial, á pedestre, de veículo, entorpecente tráfico e outros) e a apreensão de um menor de 15 anos, com antecedentes por tráfico de entorpecentes.

image

Foto divulgação: BM

A dupla estava em uma motocicleta Yamaha Factor 125 de placa: ITF 5642, onde o adolescente que estava de carona ao avistar a viatura jogou na via um envelope contendo 160 pedras de crack e 20 papelotes de cocaína. Os acusados foram encaminhados  a Delegacia de Polícia, juntamente com as drogas apreendidas, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE DOIS FORAGIDOS DA JUSTIÇA NA SERRA

Na tarde dequarta-feira  na Av Brasil, bairro Jardim América, em Caxias do Sul, foi abordado e preso o indivíduo Adair Rodrigues Junior, 31 anos. De acordo com a BM ele constava como foragido desde 10/03/2013 do Instituto Penal de Caxias do Sul.
Adair foi conduzido a DPPA.

Ainda na quarta-feira por voltad das 22h40min, na rua dos Falcoes, bairro Vila Ipê, em Caxias do Sul, foi abordado e preso o indivíduo Gelson de Ataides Cabral, 33 anos, o qual constava como foragido desde 04/07/2011, do presídio de Canela, o qual não retornou ao presídio após uma dispensa judicial.
Gelson foi conduzido a DPPA .

Fonte: Informativo Ação Preventiva

ASSISTA VÍDEO - MENOR DE 17 ANOS É EXECUTADO COM 09 TIROS EM ALVORADA

João Vitor de Oliveira com 17 anos morador de Viamão, com passagem na policia por homicídio, tinha saído da FASE (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo) no dia 12, dia anterior a sua execução. Os moradores de Alvorada escutaram os disparo de arma de fogo e acionaram a BM, que  já o encontrarão sem vida.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Taquara: Polícia prende pai e filhos com submetralhadora israelense furtada de colecionador

Carros, celulares, pertences das vítimas e munição da quadrilha também foram apreendidos na Operação Serra Grande, coordenada pela DP de Gramado

Submetralhadora de fabricação israelense é apreendida em Taquara. Foto: Polícia Civil / Divulgação / CPFoto:

Submetralhadora de fabricação israelense é apreendida em Taquara. Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

A Polícia Civil apreendeu uma submetralhadora israelense – Uzi - na manhã desta quarta-feira, em Taquara, no Vale do Paranhana. A investigação concluiu que a arma havia sido furtada de um colecionador, no mês de fevereiro, em Igrejinha. Três pessoas – pai e dois filhos – foram presas. Além da submetralhadora, também foram apreendidos mais de 100 projéteis de munição calibre 9 mm.

O delegado Gustavo Barcellos explicou que a arma e a munição foram encontradas em um sítio no interior do município. Os presos são um idoso, de 78 anos, com antecedentes criminais, e um casal de filhos dele, contra os quais já havia prisão preventiva decretada. As detenções ocorreram em Taquara e Gravataí.

Segundo o policial, a família é suspeita de envolvimento em uma série de roubos a empresas, residências e sítios na Serra, incluindo um ataque à casa de um empresário em Nova Petrópolis, na noite de domingo passado. Outros integrantes do bando vão, agora, ser procurados pela DP de Gramado.

Fonte: Rádio Guaíba e Correio do Povo

Homem morre ao cair do 9° andar de condomínio na Capital

Vítima ainda não foi identificada

Um homem aparentando entre 40 e 50 anos morreu na hora ao cair do 9º andar de um apartamento do Condomìnio Princesa Isabel, na avenida de mesmo nome, em frente ao Instituto de Cardiologia, no bairro Santana, na Capital. O incidente se registrou perto das 15h30min, conforme a Brigada Militar. Não havia mais ninguém no imóvel, segundo o que apurou a Polícia Civil.

A vítima, sem documentação, ainda não foi identificada. Antes de bater contra grades de ferro, no térreo, o homem ainda se feriu ao se chocar contra uma antena de TV a cabo, instalada entre o 7º e o 8º andares. Uma faixa da avenida e a calçada foram isolados para o trabalho da perícia, mas a situação no local já se normalizou. O corpo já foi conduzido ao Departamento Médico Legal (DML).  

Fonte: Rádio Guaíba

Adolescente que simulou sequestro no Norte gaúcho é localizada em Passo Fundo

Motivo que levou a jovem a fugir de casa ainda é desconhecido

A Polícia Civil localizou, hoje, em uma pousada de Passo Fundo, a jovem que, de acordo com a investigação, simulou o próprio sequestro para fugir de casa. Moradora de Espumoso, no Vale do Botucaraí, a adolescente, de 15 anos, é mãe de uma menina de três meses, que desde domingo ficou com os avós. Ao delegado da Criança e do Adolescente de Passo Fundo, Mário Pezzi, ela disse que fugiu por estar em conflito com os pais.

A polícia contou com o apoio do taxista que manteve contato com a jovem em Passo Fundo. Ele ligou para ela fingindo ter recebido o dinheiro combinado para levá-la a Santa Catarina. A adolescente mandou mensagem para os pais dizendo ter sido sequestrada e indicou a conta bancária do profissional para um depósito de R$ 5 mil. Ao delegado, o taxista disse não saber o valor que a cliente havia pedido aos pais. Para levar a jovem até Chapecó (SC), o taxista pediu R$ 300. Pezzi revelou que um inquérito foi aberto para apurar a versão tanto do taxista quanto da adolescente.

A garota havia sido vista pela última vez no domingo, quando saiu para participar de uma festa com amigas. Os pais registraram o desaparecimento na segunda-feira, temendo se tratar de um sequestro.

Fonte: Rádio Guaíba

COMANDO DA BRIGADA MILITAR VISITA SINDICATO MÉDICO DO RS

Reuniao SIMERS (15)

Fotos divulgação: BM

Na  manhã de quarta-feira (13/03), às 11hs, na sede do Sindicato Médico do RS – SIMERS, o Subcomandante–Geral da BM, Cel Silanus Serenito de Oliveira Mello e o Comandante Interino do Comando de Polícia Ostensiva da Capital, Tenente Coronel João Batista Rocha Vasconcellos, realizaram uma visita de cortesia ao presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes.

Reuniao SIMERS (12)(1)

No encontro, o Comando reprisou à presidência do SIMERS, as medidas que estão sendo tratadas pelo CPC, em relação à segurança junto aos postos de saúde e plantões de urgências: como o mapeamento das áreas de responsabilidade territorial dos Batalhões da Capital, fornecimento ao SIMERS dos contatos telefônicos destes, bem como, promoção de reuniões com representantes do SIMERS em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre, a fim de obter desta o mapeamento da cobertura da Guarda Municipal aos postos de saúde do município.

Este grupo de trabalho também visa ajustar com o SIMERS esta rede de relacionamento com a Guarda Municipal para prevenção de casos como “a demora nos atendimentos que gera reações agressivas nos pacientes e seus familiares, que descontam suas frustrações nos profissionais da saúde”, trazidos pelo Sindicato Médico do RS.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

JOVEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM SÃO LEOPOLDO

IMG_20130312_185834

Foto divulgação: BM

A Brigada Militar, através da guarnição do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) do 25º Batalhão de Policia Militar (25º BPM), efetuou a prisão de T.M. de 18 anos por tráfico de drogas, na tarde de terça-feira (12/03), na rua Frei Caneca no bairro Pinheiros em São Leopoldo. Conforme a Brigada Militar a guarnição durante patrulhamento de rotina, por volta das 18h00min, avistou um grupo de indivíduos em atitude suspeita. Quando foram abordados com T.M. de 18 anos foi encontrado uma quantia de R$ 15,00 reais e próximo a ele foi encontrado um tubo plástico contendo 13 buchas de maconha que o mesmo admitiu ser sua e que estaria vendendo a maconha no local. Também foi abordado J.S.P. de 17 anos que relatou ser usuário e vendia juntamente com T.M. Os indivíduos foram conduzidos para a delegacia de policia de São Leopoldo onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas pela autoridade competente.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

20º BPM PRENDE HOMEM APÓS AGREDIR EX-COMPANHEIRA EM PORTO ALEGRE

Ele estava portando um revólver, calibre 38 quando foi detido.

13-03-2013 - TP prende homem armado apos agredir ex companheira

Foto divulgação: BM

No inicio da manhã desta quarta-feira na Av. Bernardino Silveira Pastoriza, no bairro Rubem Berta, Zona Norte da Capital Gaúcha, área de abrangência do Projeto Território de Paz – Rubem Berta, uma guarnição do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), prendeu J.P.S.R., 39 anos, portando um revolver cal.38, marca TAURUS, municiado com 06 munições intactos. O homem foi detido após ter agredido a sua ex-companheira, foi encaminhado até a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro do flagrante.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Assaltantes sofrem acidente e perdem R$ 25 mil em Passo Fundo

Vítima saiu em perseguição aos bandidos, que deixaram cheques de um malote

Polo Classic utilizado no assalto ficou com a parte dianteira danificadaFoto: Acácio Silva / Especial CP

Foto divulgação: CP/PC

Polo Classic utilizado no assalto ficou com a parte dianteira danificada

A máxima "o crime não compensa" se fez presente na rotina de três assaltantes em Passo Fundo. Os suspeitos roubaram de um comerciante um malote com R$ 25 mil em cheques e R$ 5 mil em dinheiro na manhã desta quarta-feira na cidade do Planalto Médio do Estado. Tudo seguia como planejado se não fosse pelo acidente que sofreram no km 296 da BR 285. Com a vítima e a Brigada Militar (BM) no encalço, os homens foram obrigados a abandonar os cheques dentro do carro e só levaram o dinheiro.

Segundo informações da Brigada Militar (BM), o assalto ocorreu às 7h30min, quando o comerciante que trabalha no ramo de floricultura estava saindo da casa da mãe, na entrada do bairro São José. O trabalhador planejava ir até São Paulo para comprar flores.

Ao dar a partida no seu carro, a vítima foi surpreendida pela chegada de dois bandidos, ambos armados com revólveres. Após cometer o assalto e tirar o malote do comerciante, os homens embarcaram em um Polo Classic, onde estaria um comparsa. Os três fugiram pela BR 285 e seguiram para a saída da cidade.

A vítima ingressou num Fiat Fiorino e saiu em perseguição aos bandidos. No trevo de acesso ao aeroporto, o motorista do Polo perdeu o controle e bateu contra o canteiro central, invadindo a pista contrária. Após o acidente e a chegada da Brigada Militar (BM), o trio abandonou o carro e deixou para trás os cheques no valor de R$ 25 mil. Os criminosos, no entanto, ficaram com os R$ 5 mil em dinheiro.
Viaturas do Pelotão de Operações Especiais-POE, inclusive as motos, e do 3º Batalhão de Operações Especiais-BOE da BM promoveram buscas, mas os assaltantes não foram localizados. O Polo Classic usado no assalto está registrado em nome de uma mulher e não estava registrado como roubado. A polícia não tem dúvidas de que os assaltantes tinham informação privilegiada e sabiam que o comerciante estava saindo com dinheiro para ir às compras.

Fonte: Correio do Povo

Taquara: pai e filhos são presos com submetralhadora israelense supostamente furtada de colecionador

Havia prisão preventiva decretada contra os filhos

A Polícia Civil apreendeu uma submetralhadora israelense – Uzi - na manhã desta quarta-feira, em Taquara, no Vale do Paranhana. A suspeita da investigação é que a arma tenha sido furtada de um colecionador. Três pessoas – incluindo pai e filhos – foram presas. Além da submetralhadora, também foi apreendida munição calibre 9 mm.

Fonte: Rádio Guaíba

PASTOR É PRESO POR SEQUESTRO E CÁRCERE PRIVADO EM VIAMÃO

Adolescente relatou não ter denunciado anter por ter vergonha do fato.

Na tarde de segunda-feira uma adolescente e três crianças foram mantidas em cárcere privado por pastor de igreja na Rua Otilia Kuhn de Araújo, Bairro Santa Cecília em Viamão. Segundo informações da Brigada Militar, uma guarnição do 18º BPM fez contato com J.F.G., 22 anos, que informou ter saido de casa devido às ameaças de seu ex-marido Marcio Pereira Santiago, 34 anos, pastor de uma igreja e foi informada que seus filhos de 7 anos; 3 anos e de 1 ano e 8 meses, estavam presos (trancados) dentro de casa, por Márcio, desde às 10h da manhã, juntamente com uma adolescente de 16 anos.  A guarnição foi até o local e constatou que Márcio estava mantendo seus três filhos em cárcere privado, a residência estava com a porta acorrentada com um cadeado, trancado por fora, e que mantinha relações sexuais com a adolescente, que relatou não ter denunciado antes por sentir vergonha do fato. A guarnição solicitou o Conselho Tutelar, que acompanhou a ocorrência e as crianças foram liberadas.

Márcio foi preso e conduzido a Delegacia de pronto Atendiemento onde foi lavrado o flagrante por sequestro e cárcere privado.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

18º BPM PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS

A prisão aconteceu na Rua Dois de Novembro, Bairro Centro.

Na terça-feira por volta das 14h24min, uma mulher foi presa por tráfico de drogas na Rua Dois de Novembro, Bairro Centro em Viamão. Conforme a Brigada Militar, uma guarnição do 18º BPM abordou e prendeu Daiana de Avila Justno, 27 anos, com antecedentes criminais por entorpecente posse e entorpecente tráfico, com ela foi encontrado cinco pedras de crack e uma buchinha de cocaína.

A guarnição apreendeu as drogas e deu voz de prisão a Daiana, sendo conduzida à Delegacia de Pronto Atendimento para a lavratura do flagrante por Tráfico de Drogas.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

18º BPM RECUPERA TRÊS VEÍCULOS EM VIAMÃO

Os veículos foram localizados na via pública.

Na manhã de terça-feira três veículos em ocorrência de roubo foram recuperados na Rua Protásio Alves, Bairro Moema em Viamão. De acordo com a Brigada Militar, uma guarnição do 18º BPM localizou, em via pública, os veículos GM/CORSA HATCH MAXX, cor preta, placas ISQ8051,  VW/GOL 1.0 ECOMOTION GIV, cor cinza, placas ISY7906 e FORD/KA 1.6 FLEX, cor prata, placas IQN6615. Todos os veículos estavam em ocorrência de furto/roubo, sendo recolhidos e apresentados pela guarnição na DP para registro de ocorrência.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

Motorista morre carbonizado em acidente de trânsito no RS

Segundo CRBM, condutor perdeu controle do carro e bateu em árvore.
Não foi possível realizar a identificação do corpo; ele estava sozinho.

Uma pessoa morreu carbonizada após o carro que ela dirigia ter pegado fogo na ERS-040, em Viamão, na madrugada desta quarta-feira (13). Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o motorista perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore no km 47. Devido ao incêndio, os agentes que atenderam a ocorrência não conseguiram fazer a identificação do corpo.

Ainda segundo o CRBM, a pista não precisou ser bloqueada, já que a colisão ocorreu no acostamento. O veículo se deslocava no sentido Viamão-Capivari do Sul. O condutor estava sozinho no carro.

Fonte: G1/RS

Posto de combustíveis é assaltado na Capital

A dupla de assaltantes invadiu a loja de conveniência e roubou mercadorias

Dois homens armados assaltaram um posto de combustívies na zona Leste da Capital. Desta vez, o alvo foi o estabelecimento localizado na avenida Aparício Borges, 1048, no bairro Glória. Segundo a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das 22h dessa terça-feira. A dupla invadiu a loja de conveniência e roubou mercadorias. Ninguém ficou ferido. Os criminosos fugiram em um veículo Polo.

Fonte: Rádio Guaíba

Mulheres são presas por tráfico no Centro do Estado

Drogas, dinheiro e celulares foram encontrados no local

Duas mulheres foram presas por tráfico de drogas, no início da madrugada desta quarta-feira, em Santa Maria, na região Central do Estado. De acordo com a Brigada Militar, Paola Açucena Costa Machado, de 18 anos, e Letícia Andreia Ricoba, de 39, estavam em uma residência da rua Pedro Álvares Cabral, no bairro Carolina, quando foram abordadas portando 58 pedras de crack, 37 buchas de cocaína e um tijolo de maconha pequeno, três celulares e dinheiro. No local também foi encontrado material para embalagem da droga. O registro do flagrante foi feito na DPPA e a dupla foi encaminhadaa ao Presídio Regional de Santa Maria.

Fonte: Rádio Guaíba

BM prende líder do tráfico em Porto Alegre após tiroteio e perseguição

Teta, responsável pelo comércio de drogas na Vila Esmeralda, foi encontrado em uma EcoSport roubada

Duas perseguições, com confrontos e prisões, mobilizaram a Brigada Militar (BM) em Porto Alegre no final da madrugada desta quarta-feira. Em uma delas, policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar prenderam um dos líderes do tráfico da Vila Esmeralda, no bairro Agronomia.

Teta foi capturado quando três policiais desconfiaram de uma Ford EcoSport, que trafegava pela Vila Esmeralda. No veículo, além do líder do tráfico, estavam outros dois homens. O carro tinha placas frias e havia sido roubado na última sexta-feira, na avenida Ipiranga.
Ao perceber que foram avistados pela BM, os três homens iniciaram uma fuga que se estendeu até a rua Dolores Duran, onde Teta e os comparsas trocaram tiros com os policiais militares. Já na avenida Bento Gonçalves, em frente ao Campus da Ufrgs, a EcoSport teve um dos pneus furados e parou na pista. 

Sem chance de reação, o trio foi preso em flagrante com duas pistolas calibres 380 e 765, sendo esta última de fabricação argentina. Mais de 50 munições, três celulares, cerca de R$ 290 em dinheiro e 21 dólares foram apreendidos. A Ford EcoSport ficou com as marcas do tiroteio. Já a viatura Ford Ranger levou apenas um tiro no canto do para-brisa, que ficou trincado no ponto do impacto do projétil.

Roubo no Alto Teresópolis

No bairro Alto Teresópolis, os policiais militares do setor de inteligência do 1º BPM, em uma viatura discreta, trocaram tiros com um ladrão que havia roubado antes um Gol no bairro Azenha, na noite dessa terça-feira. O confronto ocorreu na rua Orfanotrófio, após perseguição. O assaltante acabou baleado e ferido de raspão na cabeça. O suspeito foi socorrido e hospitalizado.

Fonte: Correio do Povo

ASSISTA: TRIO QUE ASSALTOU LOJA DE FESTA EM SAPUCAIA DO SUL É PRESO

VEJA VÍDEO: MENOR PEGO PELA TERCEIRA VEZ CULPA PREFEITO EM CANOAS

VÍDEO: LADRÕES DE ESTERPE DE CAMINHONETE SÃO PRESOS EM GUAÍBA

Assaltante de carro é baleado em troca de tiros com a BM

Veículo foi recuperado na rua Orfanotrófio

O roubo de um automóvel Gol no bairro Azenha, na noite desta terça-feira, terminou em troca de tiros entre o criminoso e policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na rua Orfanotrófio, bairro Alto Teresópolis, na Capital. De acordo com a Brigada Militar (BM), enquanto o proprietário do Gol era conduzido por brigadianos à Delegacia de Polícia, uma viatura discreta da BM se deparou com o carro roubado. Houve perseguição e troca de tiros. O assaltante,  indentificado como Cléo Vasconcelos Eliseu, acabou baleado na cabeça e foi socorrido pelos PMs.

Fonte: Rádio Guaíba

BRIGADA MILITAR RECAPTURA FORAGIDO EM CAXIAS DO SUL, NA SERRA GAÚCHA

Por volta das 16h00min de ontem na Rua Matheo Gianella, Santa Catarina, uma guarnição prendeu Vinicius Paula Marques, 24 anos, sendo que após consulta foi verificado que ele estava foragido,onde foi conduzido a DP.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM ASSALTA TRANSPORTE COLETIVO NA SERRA

Homem assalta transporte coletivo na noite de terça-feira na Rua Madre Barbara Dezorzi II, em Caxias do Sul na Serra. Segundo informações da Brigada Militar o homem estava com uma faca e anunciou o assalto. Foi roubado uma quantia em dinheiro e em seguida fugiu para o interior do bairro.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

HOMEM MATA COMPANHEIRA E APÓS SE SUICIDA NA SERRA GAÚCHA

A BM ao chegar no local constatou que se tratava de crime passional.

Na tarde de terça-feira um homem mata companheira e após se mata na Rua Dos Pessegueiros, Bairro Santos Dumont, em Caxias do Sul. De acordo com o Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra o CIOSP foi comunicado pelo SAMU solicitando apoio sobre pessoas baleadas no local que ao chegar no local verificou que se tratava de crime passional, sendo que o marido teria atirado contra sua companheira e em seguida se matou. O homem foi identificado como sendo Edevaldo Ebertz dos Santos, 29 anos, entrou em óbito no local, com um tiro na cabeça, sendo que do lado do corpo foi encontrado o revolver utilizado no homicídio e no suicídio um revolver marca Rossi, calibre 22. Sua companheira Nair Soares da Silva, 23 anos chegou a ser socorrida pelo SAMU  porém não resistiu aos ferimentos, ela foi atingida por três tiros na região da cabeça e também entrou em óbito. Segundo relatos de familiares o casal estava em processo de separação e o marido não aceitava, em 2009 Edevaldo já havia ameaçado a companheira,  porém na data a vítima não quis representar criminalmente contra o acusado.

O casal possuía um relacionamento de oito anos e tinha um filho de 4 anos de idade que no momento estava na escola. Com Edevaldo foi encontrado mais 13 munições intactas, tanto a arma como as munições ficaram com a pericia para realizar testes.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

BM PRENDE DOIS FORAGIDOS EM GRAMADO

Ambos tiveram dispensa especial concedido pelo sistema prisional e não retornaram para o presídio.
image
Foto divulgação: BM

Por volta das 07h00min da manhã, na RS 115, próximo ao KM 37, no Bairro Várzea Grande em Gramado, a guarnição da BM prendeu dois foragidos do presídio de Taquara. Conforme a Brigada Militar no começo da manhã de terça–feira, populares informaram via 190 que dois indivíduos em atitude suspeitas se deslocavam próximo ao pórtico de entrada da cidade. A guarnição de serviço da Brigada Militar de Gramado deslocou ao local onde constatou se tratar de Paulo Egídio Ferreira Dias e Tancredo Augusto Wagner, foragidos do presídio de Taquara, desde 15 de fevereiro passado, quando não se apresentaram no retorno da dispensa especial concedida pelo sistema prisional, vindo a ficar na condição de foragido.

PAULO EGÍDIO possui ocorrências de roubo a pedestre com lesões, roubo a motorista, outros roubos, furto simples e furto qualificado várias vezes. TANCREDO também possui uma extensa ficha criminal, como roubo com lesões, roubo a motorista, outros roubos, furto simples, furto qualificado e várias outras.A maioria dos crimes de ambos foram cometidos na cidade de Gramado. Eles foram presos e conduzidos a delegacia, de onde seriam encaminhados novamente ao presídio.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

DOIS SÃO PRESOS POR PORTE ILEGAL DE ARMA EM CAXIAS DO SUL

Na manhã de terça-feira um homem duas pessoas foram presas por porte ilegal de arma em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar os dois foram identificados como Diego Xavier Toledo, 26 anos e Davino Henrique da Silva Teles, 20 anos foi localizado um revólver, Cal. 38 com 06 cartuchos e outro revólver, marca taurus, ambos foram presos em flagrante sendo encaminhados a DP.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

terça-feira, 12 de março de 2013

BM PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM PORTÃO

Foragido da justiça é preso na Rua do Riacho, Bairro São Jorge após denuncia anônima na cidade de Portão. Conforme a Brigada Militar a guarnição foi até o local, abordou e prendeu Wagner de Melo, ele foi conduzido até a Delegacia de Portão.

Fonte: Informativo Ação Preventiva

PC ouve taxista que teria transportado suspeitos de matar universitária na Capital

Trajeto percorrido por motorista será refeito com base no GPS do profissional

Foto: Facebook/DivulgaçãoFoto:

Foto: Facebook/Divulgação

O delegado Omar Abud, titular da 11ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre, deve ouvir nesta manhã o taxista que conduzia o veículo utilizado pelos homens que tentaram assaltar um casal na rua São Luís, no bairro Santana, e mataram uma universitária. De acordo com o policial, também será feita a reconstituição do trajeto percorrido pelo profissional através dos dados fornecidos pelo aparelho GPS do táxi. Nenhuma câmera de segurança foi identificada até o momento.

A vítima, identificada como Lauane Custódio Lucas, de 22 anos, voltava da academia com o seu namorado, Bruno Crixel Zimpel, de 27 anos, às 21h dessa segunda-feira, quando foram abordados no momento em que desciam do carro por ao menos três criminosos na frente do prédio onde a jovem residia.

O casal não teria reagido, mas, mesmo assim, um tiro foi disparado. O projétil atingiu o ombro do homem e o pescoço da mulher. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, no entanto, Lauane morreu no local. O automóvel Renault Mégane não foi roubado. Zimpel foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde foi atendido e liberado por volta das 5h.
Os bandidos teriam fugido em um táxi e jogado a pistola em um pátio. A arma foi apreendida.

Luane Custódio Lucas

Conforme o Facebook da vítima, ela era residente de Porto Alegre e estudava Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Namorava Zimpel desde novembro de 2010.

Bruno Zimpel
Conforme o Facebook da vítima, ele era funcionário do Colégio Província de São Pedro, no bairro Boa Vista. Licenciado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Fonte: Rádio Guaíba