sábado, 9 de julho de 2011

Já somam 500 homicídios em Porto Alegre e na Região Metropolitana em 2011

Marcelo Oliveira /

Em média arredondada, ocorreu uma morte a cada nove horas

Carolina Rocha e Renato Gava |

carolina.rocha@diariogaucho.com.br e       renato.gava@diariogaucho.com.br

Em seis meses, foram 500 vidas interrompidas de forma brutal, que deixaram como herança abalo psicológico a familiares. Em média arredondada, ocorreu uma morte a cada nove horas na Região Metropolitana e no Vale do Sinos entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2011. Neste ritmo, o ano terminará com mais de mil mortes violentas.

Os números fazem parte do levantamento feito pelo Diário Gaúcho em 17 cidades. Conforme a polícia, a maior parte dos crimes tem as drogas como pano de fundo. Mas dezenas envolvem pessoas que estavam em local e hora errados. A banalização da morte mostra situações como a do gari Diego da Silva, 19 anos, assassinado ao separar briga familiar o Réveillon. E histórias como a do tenente-coronel Danilo Rozo, que tentou evitar um assalto e foi morto por bandidos.

Nestas páginas, veja histórias do primeiro e do último caso do semestre, além de detalhes dos números da planilha do Diário Gaúcho.

Caso nº 1: 1º de janeiro

Assassinado ao defender uma tia O menino Lucas, dois anos, aguarda novo padrinho de batismo na Igreja Católica. O escolhido, Diego Pereira da Silva, 19 anos, foi assassinado semanas antes da cerimônia.

- Ele era tudo pra gente, trabalhava, até ajudava a trocar as fraldas do meu filho menor. Está sendo muito duro - relatou uma tia, 41 anos, que preferiu não se identificar.

Sem conseguir conter o choro quase seis meses depois do assassinato, o primeiro registrado em Porto Alegre este ano, a mulher lembra da tragédia diariamente:

- Cada vez que vejo guris caminhando na rua, parece que eu vejo o Diego vindo junto.

O crime em 1º de janeiro chocou moradores do Bairro Bom Jesus, Zona Leste da Capital. Numa festa de Ano-Novo, em uma beco da Rua T, Diego separou uma briga de um tia de 36 anos com o marido dela.

Homem teria agredido uma idosa

Conforme testemunhas, o homem começou a agredi-la, e o rapaz conseguiu afastá-la do alcance do marido, Carlos Aldair de Souza Cardoso, 33 anos. Horas depois, Carlos encontrou Diego em um beco próximo e o matou a facadas.

- Depois de uns golpes, Diego se ajoelhou, disse que não queria brigar e pediu para não morrer. Mas o Carlos o levantou pelos cabelos e fincou-lhe a faca no peito. Horrível! - narra um parente da vítima.

Diego, que trabalhava como gari e não tinha envolvimento com drogas, morreu a menos de 50m da casa onde, desde 2009, vivia com a tia de 41 anos.
Conforme a família, o jovem não tinha muito contato com os pais. Era ligado à avó, também moradora da Bom Jesus. A idosa de 69 anos não se conteve e discutiu com Carlos. Segundo testemunhas, ele passou a ameaçá-la e um dia acertou-lhe uma pedrada. Com medo, mudou-se para o Interior.

- Se tivessem prendido ele antes, teria evitado um monte de coisas - contou uma familiar.

Autor foi preso 173 dias depois

Carlos Aldair de Souza Cardoso foi preso por agentes da 2ª Delegacia de Homicídios em 22 junho, na Avenida Ipiranga, enquanto trabalhava como ferreiro. Em seu depoimento, contou que apenas se defendeu e que Diego o havia atacado com uma faca.

Ele cumpre prisão preventiva. No dia 1º de janeiro, retornou à cena do crime horas depois e policiais chegaram a persegui-lo, mas conseguiu fugir.
Ainda não há data para o julgamento. Conforme o chefe de investigações da
2ª Delegacia de Homicídios e Desaparecidos (DHD), Walter Boehl, o inquérito foi remetido à Justiça. Além de Carlos, 47 pessoas foram presas no semestre pela 2ª DHD, no total de 200 crimes para investigar.

Caso nº 500: 30 de junho

Vitimado em ato de bravura

Danilo Rozo morreu fazendo o que mais o orgulhava em seus 48 anos de vida: salvar vidas. Na Avenida Assis Brasil, Zona Norte da Capital, o tenente-coronel socorreu uma mulher que estava sendo assaltada, baleou dois criminosos, mas foi atacado pelas costas por um terceiro, que o matou a tiros. A morte do militar, dia 30 e junho, foi a última registrada no semestre passado.

Tentativa foi em vão

O oficial chegou a ser levado ao HCR, mas não resistiu aos ferimentos. Já os assaltantes Vênis da Rosa Júnior, 28 anos, que estava na UTI, na sexta-feira saiu do estado grave, ingressou no regular e foi para o quarto ao lado do comparsa Cláudio Alberto da Silva Iung, 26 anos, baleado e recuperando-se dos ferimentos. Ambos estão sob custódia.

- Remetemos o inquérito à Justiça, mas seguimos investigando a participação de mais um ou dois suspeitos. As primeiras imagens das câmeras do banco não ajudaram. Estamos buscando outras imagens - disse o titular da 9ª DP, delegado Alexandre Vieira.

Danilo deixou viúva e um filho de 12 anos (do primeiro casamento). Tinha ainda duas irmãs e um irmão. O tenente-coronel da reserva completaria 49 anos na próxima sexta-feira.

Desde o dia da tragédia, a família procura conversar com o menino, mas sem grande alterações na rotina. A ideia é minimizar a falta da figura paterna.

Ficou a espera por justiça

Irmão de Danilo, o economista e contabilista Danúbio Rozo, 54 anos, consola-se:

- Esperamos que peguem o outro, pois seria o que atirou pelas costas. Mas o que se espera mesmo é Justiça, e que a sociedade possa mudar, ter melhores condições de saúde, educação e remuneração, além de sistemas judiciais e penais mais adequados.

A cada quatro crimes, três têm origem na droga

De acordo com o titular da 1ª DHD, delegado Cleber dos Santos Lima, a média de casos de homicídios resolvidos é de cerca de 60% em sua delegacia.

- Em muitos casos, temos fortes suspeitas dos autores do crime, mas não há provas, tampouco testemunhas que aceitem denunciar - lamenta o delegado.
Para o policial civil, a cada quatro casos, três têm como pano de fundo as drogas:

- São muitas execuções, sem testemunhas, o que dificulta a ação da polícia. Os crimes passionais, feitos em momentos de discussão, geralmente são mais fáceis de investigar.

Raio-x da planilha
O levantamento de mortes é feito pelo Diário Gaúcho com base em dados das polícias Civil e Militar. É possível que o número seja maior: quatro das 33 delegacias consultadas não responderam ao pedido de atualização - blitz feita nos últimos 15 dias. Todos os casos contabilizados têm ocorrências registradas.

DIÁRIO GAÚCHO

Motociclista é flagrado a 174 quilômetros por hora na Estrada do Mar em Osório

thumbs

Condutor foi multado e Detran deve apreender a carteira de habilitação

Um motociclista foi flagrado a 174 quilômetros por hora na tarde deste sábado na Estrada do Mar, em Osório. Ele foi parado pelo pelotão de motos do Comando Rodoviário da Brigada Militar, que fazia fiscalização com o uso de radar móvel. O condutor foi multado e o Detran deve apreender a carteira de habilitação. Ele conduzia uma moto modelo Honda CBR Mil.

RÁDIO GÁUCHA

Link de Origem

Acidente que matou homem de 28 anos em Caxias do Sul deixou seis feridos

acidente_automobilistico

Acidentes ocorreram na RSC-453

Atualizada às 19h35min

Seis pessoas saíram feridas do acidente envolvendo dois veículos na RSC-453, próximo ao shopping MartCenter, em Caxias do Sul, na madrugada deste sábado. Segundo informações do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), a condutora do Classe A, Elisângela Oliveira da Silva, um homem de 26 anos e uma mulher de 32 foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Postão 24h. Remi Roque Gonçalves, 28 anos, passageiro do veículo, morreu no local.
O outro carro envolvido foi uma Parati, conduzida por um rapaz de 24 anos. Ele e as duas passageiras, de 17 e 23 anos, foram levados ao pronto socorro do hospital Pompeia.
A colisão que resultou em capotagem ocorreu por volta das 5h20min.

Fonte: Diário Gaúcho

sexta-feira, 8 de julho de 2011

População se revolta com prisão suspeito de tráfico na zona Leste da Capital

blindado-policia-revolta-esquadra-lju_033

Foi necessária a utilização de armas com balas de borracha para disparar a população

Uma viatura da Brigada Militar foi surpreendida e atacada depois de um suspeito de traficante na rua Souza Lobo, bairro Vila Jardim, zona Leste da Capital gaúcha. De acordo com os policiais do 11º Batalhão da Brigada Militar, ao prender o acusado de 40 anos, moradores da região se revoltaram. PMs garantem ter econtrado com ele 64 pedras de crack, R$ 41 e cinco munições de calibre .380.
Segundo a Brigada, foi necessária a utilização de armas com munição de borracha para dispersar o grupo. Um homem foi preso por desacato de autoridade e um adolescente foi apreendido pelo mesmo crime. Os brigadianos também relataram que no meio da confusão ocorreram diversos disparos de armas de fogo vindo dos becos do local. O incidente ocorreu por volta das 21h.
Fonte: Jerônimo Pires/Rádio Guaíba

Hackers começam segunda fase de protestos contra a corrupção no Brasil

charge_hacker_governo

Grupo divulga dados de hackers que divulgaram dados sigilosos da presidente Dilma e que tentaram lucrar com as invasões

O grupo de hackers, que reivindica a autoria dos ataques a sites brasileiros e protesta contra a corrupção no País, voltou a agir na noite desta sexta-feira. De acordo com o site do grupo, a primeira fase tinha o intuito de chamar a atenção da mídia e, a partir de agora, o objetivo é denunciar os membros da equipe que tentaram lucrar com os ataques.
No comunicado o grupo afirma que estava devendo uma divulgação melhor sobre os objetivos das suas ações. Segundo eles, “existem muitas coisas básicas no Brasil que deve ser mudada e estamos aqui para juntar nossas forças com a população e transformar o Brasil um país de primeiro mundo”.
Para cumprir a segunda fase da projeto, os hackers divulgaram dados de dois membros que ganharam dinheiro com os ataques. O primeiro, segundo eles, é o responsável por divulgar os dados da presidente Dilma Rousseff, e o segundo teria tentado se passar como um dos líderes do grupo e seria conhecido como um importante invasor de sites de bancos. Os hacker também divulgaram informações como CPFs, endereços, também telefones. A reportagem tentou entrar em contato com os números, mas eles ou estão desligados ou ocupados.
O grupo, no final do manifesto, resume em poucas frases os objetivos das duas fases do projeto.
Fase #1
Fazer com que a mídia causa por si so
Ganhar apoio da populacao
Chamada ao ativismo
Da se inicio a Fase #2
Somos o Anonymous.
Somos uma legião.
Não perdoamos.
Não esquecemos.
Esperem por nós.

Fonte: Jerônimo Pires/Rádio Guaíba

Uergs abre inscrições para professor temporário Prazo é de dez dias para que interessados se habilitem à seleção

images

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul abre, na segunda-feira, o processo seletivo para contratar 60 professores em caráter emergencial e temporário. Os candidatos terão dez dias para se inscrever. Confira detalhes sobre a seleção:
CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS: 17 vagas nas categorias de Professor Adjunto, Assistente e Auxiliar, distribuídas entre as sete regiões da Universidade.

CIÊNCIAS HUMANAS:
25 vagas nas categorias de Professor Adjunto, Assistente e Auxiliar, distribuídas entre as regiões I, II, III, IV, VI e VII.
CIÊNCIAS DA VIDA E DO MEIO AMBIENTE: 18 vagas nas categorias de Professor Adjunto e Assistente, distribuídas nas sete regiões da Universidade.

Carga horária:
40 horas semanais

Salários:

Professor Adjunto: R$ 5.108,22
Professor Assistente: R$ 4.110,31
Professor Auxiliar: R$ 3.489,05

Período de inscrições:
11 a 22 de julho de 2011, somente pela internet, no site www.fdrh.rs.gov.br.
Período para entrega de títulos na sede da Reitoria da Uergs: 9 a 19 de agosto de 2011.
Valor da taxa de inscrição: R$ 121,70
Provas: Objetiva e de títulos.
Informações mais detalhadas podem ser encontradas no edital, publicado, na íntegra, nos sites www.fdrh.rs.gov.br e www.uergs.edu.br, em 11 de julho de 2011.
Fonte: Rádio Guaíba

Lei que restringe prisão preventiva deixa solto financiador do tráfico em condomínios populares do bairro Santana Homem recebeu da justiça apenas recomendação para que não se ausente da região sem aviso prévio

novaesjb

A lei que entrou em vigor, na segunda-feira passada, restringindo a prisão preventiva em todo o País, beneficiou um dos principais financiadores do tráfico de drogas na região Metropolitana. De acordo com o delegado Mário Souza, do Denarc, o criminoso foi identificado na última edição da Operação Dilúvio, desencadeada em 17 de junho. Suspeito de fazer perseverar o tráfico de drogas nos condomínios populares Princesa Isabel e Planetário, bairro Santana, em Porto Alegre, ele teve a prisão preventiva negada pela justiça.
O homem, que não teve o nome revelado, recebeu apenas recomendações para que não se ausente da região sem comunicação prévia e compareça periodicamente à sede do fórum. Ele possuía antecedentes por tráfico e associação para tráfico de drogas, o que, segundo as regras da lei, não é suficiente para manter um suspeito preso.
De acordo com o delegado Mário Souza, além de impedir que a polícia prenda os criminosos, a lei dá tempo para que, em liberdade, eles possam destruir provas e se reorganizar para cometer outros delitos. O financiador, segundo o policial, é dono de uma casa avaliada em mais de R$ 1 milhão em um bairro nobre de Canoas, além de diversos imóveis, carros de luxo e outros bens. A Polícia suspeita que todo o patrimônio tenha sido comprado com dinheiro proveniente do tráfico.
A meta da lei 12.403/2011, que transforma a prisão preventiva no último recurso após nove medidas alternativas, é reduzir a superlotação nos presídios. Na prática, ela mantém em liberdade suspeitos ainda sem julgamento de crimes como furto simples, receptação, apropriação indébita, porte ilegal de arma e homicídio culposo (sem intenção de matar), todos com pena inferior a quatro anos de detenção.

Fonte: Radio Guaiba

Grupo hacker que derrubou sites do governo federal promete mais um ataque no início desta noite

2006102100_hacker-tm

Não existe, ainda, no Brasil, uma lei que enquadre praticantes de crimes cibernéticos

A Polícia Civil gaúcha espera, para antes das 20h30min, mais um ataque do grupo hacker que derrubou sites do governo federal e da Brigada Militar, na semana retrasada. A suspeita é de portais de notícias e, mais uma vez, orgãos governamentais sejam os alvos desta sexta-feira. O LulzSecurity postou no site da organização um cronômetro com a contagem regressiva para o início do boicote.
Portais de notícias, como R7.com, Globo.com, Terra e Uol, podem ser atacados, de acordo com o delegado gaúcho Emerson Wendt, que também prevê ataques a portais de ministérios, orgãos públicos e bancos privados.
De acordo com o especialista em crimes virtuais, o ataque virtual é a forma de protesto encontrada pelos hackers para criticar a mídia e supostos atos de corrupção dos governos federal, estadual e municipal. Ele explica que os prováveis objetivos do ataque desta noite: o primeiro, a simples retirada do ar dos sites de notícias, e o segundo, a obtenção de dados de suspostos atos de corrupção para a divulgação na Internet, em um momento seguinte.
O delegado Wendt destacou, ainda, que o ataque de hoje está sendo anunciado no Twitter e em blogs de hackers há pelo menos quatro dias. Não existe, ainda, no Brasil, uma lei que enquadre praticantes de crimes cibernéticos.
A proposta mais avançada em tramitação no Congresso está na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e deve ser votada em agosto deste ano. O projeto, de autoria do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), está em discussão no Congresso, desde 2008.

Fonte: Radio Guaiba

Ler a noticia na fonte:

Grupo hacker que derrubou sites do governo federal promete mais um ataque no início desta noite

Policial militar cai de motocicleta e morre na BR 290

 

05.07.11 – ( Atualizando o blog)

PM morre em acidente em Eldorado do Sul.

Um motociclista morreu, no km 103 da BR 290, próximo à Ponte de Jacuí, na manhã desta terça-feira (05), em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o policial militar Ronaldo Wisnieski Castro, de 26 anos, trafegava no sentido interior-Capital, quando teria se desequilibrado e caído da moto. O caminhão que vinha atrás não conseguiu desviar e evitar o atropelamento. Por causa do acidente, a rodovia está em meia-pista e já causa cerca de cinco quilômetros de congestionamento.
Na BR 116, um caminhão estragou próximo à Ponte do Rio do Sinos e provocou quatro quilômetros de congestionamento.

Fonte: Rádio Guaíba

Ler a notícia na origem

Foragido é detido com meio quilo de crack em Taquara

Homem foi abordado pela Brigada Militar às 8h45 na localidade de Morro da Cruz.

cavaleiros foragidos

Marcos Jorge/Da Redação - VS
Taquara
- O foragido Eladir Ferreira, 31 anos, foi capturado pela Brigada Militar e autuado em flagrante pela Delegacia de Taquara por tráfico de entorpecentes nesta manhã. Em revista ao seu carro, um Uno cinza, os policiais militares encontraram meio quilo de crack no console. A abordagem aconteceu às 8h45 na localidade de Morro da Cruz.

Três são indiciados por acidente no parque Teleférico, em Canela

Segundo inquérito, falhas no equipamento teriam causado incidente em março.
Gabriela da Silva/Da Redação jornal - VS

Foto: Sandro Seewald/GES

MP avaliará as condições do teleférico e determinará se o parque poderá ser reaberto

MP avaliará as condições do teleférico e determinará se o parque poderá ser reaberto

Saiba mais

Relacionado- Canela- acidente em Parque Teleférico deixa dois feridos

Relacionado- Teleférico- bombeiros interditam parque onde casal despencou

Relacionado- Parque do teleférico de Canela segue interditado por tempo indeterminado

Relacionado- Novo acidente em teleférico deixa dois feridos em Canela

Canela

 

- Três pessoas foram indiciadas pelo último acidente registrado no parque Teleférico, em Canela, que deixou um casal levemente ferido. Segundo o delegado Luís Rogério Carvalho de Lima, titular da Delegacia de Polícia do município, o administrador, o chefe da manutenção e o engenheiro técnico responsável pelo aparelho podem responder por lesão corporal culposa.

Lima destaca que, conforme o laudo apresentado pelo Instituto-geral de Perícias (IGP), falhas no equipamento teriam causado o incidente. De acordo com a análise, havia rachaduras em uma roldana e desgaste no material que reveste o cabo da estrutura.

O inquérito foi concluído na semana passada e encaminhado para o Ministério Público, que deve avaliar as condições do teleférico e determinar se o parque pode ser reaberto. O equipamento está interditado desde março.

SAIBA MAIS

  • O primeiro acidente aconteceu em 7 de março deste ano. Na ocasião, um casal de turistas do Paraná despencou de uma altura de cerca de 2,5 metros. Eles foram encaminhados para o Hospital de Caridade com ferimentos leves. O parque foi reaberto dois dias depois.
  • O segundo acidente aconteceu em 13 de março. Um casal de turistas do Rio de Janeiro ficou ferido e outras 13 pessoas tiveram de ser resgatadas por ficarem presas no equipamento. Os dois feridos foram encaminhados ao hospital da cidade e liberados instantes depois.

Homem tenta fugir da prisão escondido dentro de mala no México

 

Plano contou com ajuda da namorada do preso, após visita conjugal.
Polícia estranhou nervosismo da mulher ao tentar deixar a prisão.

Do G1, em São Paulo

imprimir

Um homem tentou escapar da prisão escondido dentro de uma mala de viagem com rodinhas na cidade mexicana de Chetumal, informou a polícia nesta segunda-feira (4).

Homem se escondeu numa mala com a ajuda da namorada, mas plano foi descoberto pela polícia. (Foto: AP Photo)Homem se escondeu na mala com a ajuda da namorada, mas plano foi descoberto. (Foto: AP Photo)

Segundo a polícia, o caso ocorreu no sábado (2), após uma visita conjugal. O presidiário Juan Ramirez Tijerina, que cumpre pena de 20 anos por posse ilegal de armas, se escondeu na mala que seria levada pela namorada, Maria del Mar Arjona, de 19 anos.

Mas o plano não deu certo. Os agentes penitenciários perceberam o nervosismo da jovem e estranharam o fato de ela puxar uma mala muito pesada. A mulher foi presa.

32º BPM realiza prisão por Posse Ilegal de Arma de Fogo

a_morte_do_computador

Na quinta-feira (7/7), às 16h, na avenida São Leopoldo, bairro Dona Augusta, na cidade de Campo Bom, o 32º Batalhão de Polícia Militar prendeu um homem de 52 anos de idade, por Posse Ilegal de Arma de Fogo.
A guarnição cumpriu Mandado Judicial de Busca e Apreensão, no estabelecimento comercial do indivíduo, segundo a denúncia de que no local haveria tráfico de drogas e armas, bem como receptação e venda de objetos de procedência ilegal.
Durante a revista do local, foram encontrados uma garrucha calibre 22, com 15 munições, uma garrucha calibre 38, com uma munição, uma carabina de pressão com luneta e chumbinho, uma pequena quantidade de maconha, duzentos reais em dinheiro, dois rádios transmissores marca Motorola, bicicletas, celulares, auto-rádios e outros materiais que também foram apreendidos.
O registro da ocorrência foi lavrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo. O homem possui antecedentes criminais por receptação.

18º BPM prende individuo com dvds piratas

5-CDs-piratas

Na sexta-feira (08/07), às 11h, na rua Viena, bairro Augusta em Viamão, policiais do 18º BPM abordaram e prenderam L.S.F., 20 anos, sem antecedentes, que estava efetuando a venda de dvd e cd piratas, foi apreendido 206 dvd, 68 cd e 32 cds de jogos, falsificados de diversos títulos, que assinou um Termo Circunstanciado por violação de direito autoral teve o material apreendido.

6º RPMon prende por porte ilegal

Digitalizar0003

Na madrugada da sexta-feira (8/7), na rua Caetano Gonçalves, em Bagé, os Policiais Militares do 6º Regimento de Polícia Montada (6º RPMon) abordaram uma motocicleta CG 125 Fan KS, conduzida por A.P.K. e, que tinha na carona, F.L.B..

Ambos foram revistados e foi encontrado com o condutor um revólver calibre 22, argentino, com 8 cartuchos do mesmo calibre. Ele foi preso e apresentado na Delegacia de Policia para lavratura do flagrante.

6º RPMon realiza formatura do Proerd

 

proerd2

Na terça-feira (14/7), às 10h, no cento Cultural Auxiliadora, em Bagé, a Brigada Militar estará realizando a formatura do Proerd no município.

Neste semestre 19 escolas estão participando do programa num total de 824 alunos distribuídos em 35 turmas.

Brigada Militar realiza Operação Simultânea com polícias da fronteira

Img_n29095

Desde quarta-feira (6/7), a Brigada Militar participa da Operação Simultânea em Áreas de Fronteira, envolvendo Órgãos de Segurança Pública do Brasil, do Uruguai e da Argentina.

O objetivo da Operação é coibir furto/roubo de veículos e/ou cargas, tráfico de drogas, contrabando de armas, abigeato, entre outros crimes comuns em áreas de fronteira.

Operação fronteira.jpg 1

A Operação envolve a Brigada Militar, Polícia Civil e dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Polícia Militar do estado de Santa Catarina, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Receita Estadual, Policía Nacional Uruguai, Policía de Misiones (Argentina), Gendarmeria Nacional da Argentina, Prefeitura Naval, Policía de Corrientes, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Aduana Argentina.

Operação fronteira.jpg 3

A Brigada Militar participa de forma ativa em contato com os países vizinhos e também com o estado de Santa Catarina, com o efetivo do CRPO Fronteira Noroeste, CRPO Fronteira Oeste, CRPO Sul e CRPO Missões, com o apoio do Comando Rodoviário da Brigada Militar, Batalhão Fazendário da BM, Comando Ambiental da BM, Corpo de Bombeiros BM e o Batalhão de Aviação.

A Operação deve encerrar às 12h de sexta-feira (8/7).

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Oposição de Alvorada e Viamão quer CPI para apurar contratos com agência de publicidade

Operação policial

Mobilização ocorre após descoberta de susposto esquema de fraude em acordos de serviço

Operação policial.jpg 01

As Câmaras de Vereadores dos municípios investigados na Operação Cartola, desencadeada nesta segunda-feira pela Polícia Civil gaúcha, buscam detalhes sobre a fraude envolvendo contratos de eventos de prefeituras com a PPG Comunicação e Marketing. Alvorada é o centro das investigações.
Dos R$ 30 milhões pagos à empresa por oito administrações municipais, R$ 10 milhões foram quitados pela cidade da Região Metropolitana. A oposição do município busca apoio para abrir uma CPI para investigar mais sobre os serviços prestados pela PPG para a prefeitura. O vereador Marcus Tiago (PT) quer tornar públicos os detalhes do esquema.

Entenda a operação da Polícia Civil

Em Viamão, os vereadores da oposição já estão coletando assinaturas para uma CPI, mas devem aguardar pronunciamento do prefeito, Alex Sander Alves Boscaini. Em Osório, o presidente da Câmara convocou os vereadores para uma reunião na manhã desta quinta-feira.
A presidência da Câmara de Vereadores de Canela afirma que enviou um documento ao Ministério Público, ainda em janeiro, com supostas irregularidades sobre o contrato do município com a PPG. A empresa não se manifestou.
Cachoeirinha, Parobé, São Sebastião do Caí e Tramandaí também estão sendo investigadas. A operação foi desencadeada nesta segunda pela Polícia Civil, Ministério Público, Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas.
VÍDEO: assista a imagens da operação pelo Estado

Contratos de R$ 40 milhões

Ação da polícia investiga irregularidades em contratos avaliados em cerca de R$ 30 milhões. Os principais alvos da investigação são empresas de publicidade e propaganda que financiariam campanhas eleitorais em troca de favorecimento em licitações. O centro da investigação é a PPG Comunicação, com sede em Porto Alegre.
De acordo com Nunes, a empresa venceria licitações, subcontrataria serviços superfaturados, e pagaria propina a funcionários públicos. Para a polícia, a PPG funciona apenas como uma empresa de fachada.
— A prefeitura contrata a PPG para a execução de diversos serviços, muitos destes fora de seu objeto social. Nós pretendemos mostrar ao juízo que o modus operandi da PPG é o mesmo em todas as prefeituras — explicou o delegado.
Além da PPG Comunicação, a MAC Engenharia é investigada por prestar serviços à prefeitura de Alvorada, suspeita de adquirir compras sem processos licitatórios.
Atrás de elementos que comprovem a prática do desvio de dinheiro público, a polícia apreendeu documentos e computadores em onze cidades gaúchas. Em espécie, foram recolhidos em torno de R$ 150 mil. Segundo Nunes, os documentos apreendidos serão analisados e servirão de base para futuros indiciamentos. A conclusão da investigação deve ocorrer em 60 dias.
Operação policial.jpg 01.jpg02
Prefeito admite problemas

O prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, afirmou que está tranquilo com relação à investigação da Operação Cartola, mas admite possibilidade de problemas com licitação na prefeitura. Em entrevista na Rádio Gaúcha, Brum disse que a polícia tem o direito de investigar sempre que há uma denúncia.
– Aceitamos plenamente a ação. Estou tranquilo com relação às licitações. A orientação é para que se faça tudo certo. Pode ter algum problema aqui ou acolá, que se for comprovado, nós tomaremos as providências.
Sobre recente show realizado no município, o prejeito de Alvorada discordou do valor divulgado para contratação da banda. Segundo Brum, o contrato indica valor de R$ 115 mil, e não de R$ 800 mil, como foi divulgado na imprensa.
Ouça a entrevista na Rádio Gaúcha:

 

Policiais buscaram provas em onze cidades gaúchas
Foto:Ronaldo Bernardi

Notícias Relacionadas

Após ameaçar vítima com faca, jovem é preso pela terceira vez em menos de 20 dias na Capital

Assaltante foi levado ao Palácio da Polícia para autuação - Valdir Friolin / Agencia RBS

Assaltante foi levado ao Palácio da Polícia para autuação
Foto:Valdir Friolin / Agencia RBS

Segundo a Brigada Militar, Douglas Anderson de Oliveira Silva será conduzido ao Presídio Central

O jovem flagrado por duas vezes cometendo furtos na região central de Porto Alegre — uma na parada de ônibus do Mercado Público e outra na Avenida Independência — foi preso pela polícia pela terceira vez em menos de 20 dias.
Segundo a Brigada Militar, Douglas Anderson de Oliveira Silva, de 20 anos, tinha roubado o celular de uma menina em frente ao DCE da Ufrgs, na Avenida João Pessoa, na noite de quarta-feira.


Douglas abordou a jovem com uma faca no local por volta das 20h, ameaçando feri-la caso não entregasse o aparelho, conforme relatou o sargento João Batista Bayalarde, da Brigada Militar (BM). De outro telefone, a garota avisou a polícia, que logo em seguida deteve o punguista. Segundo a BM, populares também teriam tentado segurar Douglas.


O rapaz foi autuado em flagrante por roubo na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Porto Alegre. Silva será conduzido ao Presídio Central na manhã desta quinta-feira, de acordo com o sargento Bayalarde.
Entenda o caso


Após Zero Hora revelar um flagrante em vídeo de furto em uma parada de ônibus no Mercado Público, centro de Porto Alegre, Douglas Anderson de Oliveira Silva foi preso pela Brigada Militar no dia 20 de junho. Cinco horas depois, o jovem de 20 anos já estava em liberdade.


Após dez dias, Douglas novamente foi flagrado por um investigador particular furtando um óculos de uma mulher na Avenida Independência, também no Centro. Em seguida, a Brigada Militar o deteve. No entanto, de acordo com a Susepe, ele acabou solto três horas e 40 minutos depois da prisão, no dia 28 de junho.

Campanha do Desarmamento: volume diário de entrega de armas por gaúchos cresce cinco vezes

armas_de_fogo

Lei que assegurou indenização e anonimato foi bem aceita no Estado, que contabiliza cerca de 13 armas entregues por dia

Maicon Bock | maicon.bock@zerohora.com.br

Ao garantir anonimato e pagamento da indenização em 24 horas a quem entrega uma arma, a nova fase da Campanha do Desarmamento comemora bons resultados no Rio Grande do Sul.
Lançada em 6 de maio no país, a ofensiva contra a violência propiciou o aumento de quase cinco vezes no volume diário de armamento retirado de circulação nas cidades gaúcha.

Antes das novas regras, a média diária de armas entregues no Estado era de 2,7 armas em 2011. Com a mudança, as unidades da Polícia Federal passaram a receber, em média, 13,1 armas por dia.
Nos 60 dias da nova fase da campanha, foram 786 entregas voluntárias registradas. Nos 126 dias anteriores (período de 1° de janeiro a 6 de maio) foram 343 armas entregues.
À frente da campanha no Estado, o delegado Cristiano Gobbo, da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Armas da Polícia Federal, avalia a boa adesão dos gaúchos:
— Acredito que o pagamento quase imediato das indenizações e a garantia de anonimato têm atraído muita gente. Antes, o pagamento ocorria em até 30 dias, e a pessoa, mesmo não se identificando, precisava informar dados de uma conta bancária pessoal para receber a indenização. Agora, ela ganha uma senha e saca o dinheiro no Banco do Brasil, sem se identificar.

Colisão entre carro e caminhonete mata policial do BOE na ERS-135, em Coxilha

Dalestra foi arremessado para fora do veículo - Brigada Militar / Divulgação

Dalestra foi arremessado para fora do veículo
Foto:Brigada Militar / Divulgação

Trânsito | 07/07/2011 | 06h46min
Itamar Dalestra, 43 anos, estava retornando do serviço

Marielise Ferreira | marielise.ferreira@zerohora.com.br

Um acidente na noite de quarta-feira tirou a vida de um policial militar do Batalhão de Operações Especiais de Passo Fundo (BOE). Itamar Dalastra, 43 anos, dirigia o Ford Focus pela rodovia Passo Fundo — Sertão (ERS-135), às 23h40min, quando, no km 28, houve a colisão com uma caminhonete Mitsubishi L200.
Conforme o Boletim de ocorrências do Comando Rodoviário de Coxilha, o Focus teria invadido a pista contrária numa reta. Com o choque, Dalestra foi arremessado para fora do veículo.
O policial morava em Sertão e trabalhava no 3º BOE, em Passo Fundo, e se dirigia para sua casa após o trabalho, quando o acidente ocorreu. Ele morreu no local. O condutor da caminhonete Elceli Linn, 54 anos, ficou ferido e foi levado para o Hospital da Cidade, em Passo Fundo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Militares participam de Seminário na UFRGS

 

Sargento Geverson Ferrari, Comandante da BM Cel Sérgio, Soldado Rafael Scherer

Nos dias 04 e 05 de julho de 2011, os militares estaduais primeiro sargento Geverson Ferrari (33º BPM) e o soldado Rafael Scherer (15º BPM) participaram do I seminário “Violência e Cidadania: Práticas Sociológicas e Compromissos Sociais” organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na última noite, o evento contou com a presença do Comandante Geral da Brigada Militar coronel Sérgio Roberto, que também ministra aulas no curso de especialização em Segurança Pública com Cidadania.

O sargento Geverson Ferrari e o soldado Rafael Scherer também são alunos do curso de especialização na UFRGS.

Fonte SGT Geverson Ferrari

Blog Na Mira do Tiro

Semana De Prevenção contra incendio de SÃO LEOPOLDO

DSC09532

 

ORDEM DE SERVIÇO N° 011/1° SGCI/2011

1. FINALIDADE

Estabelecer procedimentos a serem adotados por ocasião da 8º edição do evento Bombeiro por um Dia, na Semana de Prevenção de Incêndio do 1º SGCI 1ª SCI e 2ª SBS.

2. EXECUÇÃO

  1. Data: 01 Jul 11
  2. Hora: Das 07:30 as 18:00 horas.
  3. Local: Sede do 2º CRB.
  4. Efetivo empregado: 1º Sgt Maier, 1º Sgt Consul, 2ºSgt Silveira, 2ºSgt Guedes e Func. Civil Gerson
  5. Viatura: ABS 3296, VTR 7629, VTR 1073 e VTR 986.
  6. Fardamento: 11° Operacional.
  7. Organização: 1º Sgt Maier, 1ºSgt Consul, 2ºSgt Silveira e 2º Sgt Guedes

h. Missão: Instruções teóricas e práticas das atividades de Bombeiro, bem como simulado de combate a incêndio e salvamento de pessoas direcionado a dez participantes civis, oriundos dos diversos segmentos da sociedade Leopoldense.

3. PRESCRIÇÕES DIVERSAS:

Prevenção e Tática de Combate a Incêndio: 1ºSgt Maier e Sgt Consul

Das:0800 às 09:30h

APH e Resgate Veicular: 2º Sgt Silveira

Das 9:30 às 12:00h

INTERVALO: Das 12:00 às 13:30h

Prática de Tática de Combate a Incêndio e Técnica do Material:

Das 13:30 às 14:30h

Busca e Salvamento: 1º Sgt Consul e 2º Sgt Guedes

Das 14:30 às 16:00h

Preparação do Simulado de Tática de Combate: Func. Civil Gerson

Aplicação prática do Simulado: 1º Sgt Maier, 1º Sgt Consul, 2º Sgt Silveira e Sgt Guedes.

Das 16:00 às 17:30

Obs.: Segue anexo relação nominal dos participantes.

ENCERRAMENTO E ENTREGA DE CERTIFICADOS: 18:00 HORAS

MARCOS PAZ MACHADO

 

Cap QOEM - Rsp.Cmdo 1ªSCI/1ºSGCI

ERGS / SSP / 2º CRB SÃO LEOPOLDO, RS

1º SGCI - SÃO LEOPOLDO 26 de junho de 2011.

ORDEM DE SERVIÇO N° 010/1° SGCI/2011

1. FINALIDADE

Estabelecer procedimentos a serem adotados por ocasião da Semana de Prevenção de Incêndio do 1º SGCI 1ª SCI e 2ª SBS.

2. EXECUÇÃO

  1. Data: 27 de Jun a 01 Jul
  2. Hora: 09:00 e 14:00 horas.
  3. Local: Sede do 2º CRB.
  4. Efetivo empregado: GU de Serviço, Func. Civil Gerson, 1º Sgt Consul, 2ºSgt Silveira, 2ºSgt Guedes.
  5. Viatura: ABS 3296.
  6. Fardamento: 11° Operacional.
  7. Organização: 1ºSgt Consul, 2ºSgt Silveira, 2ºGuedes estarão encarregados da organização dos eventos propostos

.

3. PRESCRIÇÕES DIVERSAS:

a. O Chefe da guarnição do dia 27 JUN a 01 JUL, deverá apoiar na organização dos eventos;

b. Nos dias 27, 28, 29 haverá visitas de escolas, onde o CS deverá providenciar na recepção e orientação dos visitantes;

c. 1ºSgt Consul deverá providenciar na demonstração de equipamentos utilizados no combate a incêndio.

d. O Funcionário Civil Gerson tem a missão de realizar palestra sobre prevenção a incêndio e primeiros socorros aos alunos das Escolas da Rede pública e particular desta cidade de são Leopoldo, durante a semana de prevenção de incêndio, de acordo com cronograma proposto.

e. O CS deverá determinar um ME para auxiliar o funcionário Civil Gerson, no dia 30 JUN que acompanhará as 90 pessoas durante a visitação do SESC neste Qtl.

f. CS deverá coordenar juntamente com o apoio dos organizadores no dia 01 JUL do evento “Bombeiro por um dia.”

MARCOS PAZ MACHADO

Cap QOEM - Resp.Cmdo 1ªSCI/1ºSGCI

ANEXO A

27/06/2011 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris

09:00 Horas 50 Alunos

14:00 Horas 50 Alunos

01/07/2009 – Programa SESI Educação São Leopoldo

09:00 Horas 45 Alunos

14:00 Horas 40 Alunos

03/07/2009 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Gusmão Brito

09:00 Horas 70 Alunos

14:00 Horas 100 Alunos

ASSTBM e ABAMF ESTÃO EM BRASÍLIA NA LUTA PELA PEC 300

Desde ontem (04/07), o Presidente da ABAMF Leonel Lucas e o Vice-Presidente da ASSTBM Olivo Moura, estão em Brasília participando de reuniões em prol da PEC 300. No dia de hoje participaram da instalação da Comissão Especial da PEC 300, presidida pelo Dep. Federal Arnaldo Faria de Sá, que se reunirá com os Governadores visando um acordo para a votação em segundo turno da matéria. Agora a tarde, se reuniram com o Presidente da Câmara Dep. Federal Marco Maia, buscando sensibilizar o parlamentar para colocar em votação a matéria. Amanhã acontecerão outras reuniões, sendo que manteremos os colegas informados por este espaço.

Comissão vai propor fundo federal para financiar gastos com PEC 300

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Mendonça Prado (DEM-SE), disse há pouco que os integrantes da comissão estão colhendo assinaturas para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um fundo nacional de segurança para valorização dos profissionais da área, composto de 5% da arrecadação federal do Imposto de Renda e do IPI.

Com isso, ele espera vencer a resistência dos governadores ao aumento salarial dos policiais e bombeiros e viabilizar a aprovação da PEC 300/08 em segundo turno.

“Vamos apresentar essa PEC no decorrer da próxima semana e, com ela, o governo federal vai compartilhar a responsabilidade sobre a folha de pagamentos dessas categorias. A solução está dada e não há necessidade de dialogar com os governadores”, disse. Um dos obstáculos à votação da PEC 300 é a preocupação dos governadores com o impacto do piso nos orçamentos estaduais.

Segundo Mendonça Prado, o fundo seria criado nos moldes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ficaria explícita, no texto constitucional, a origem dos recursos para o aumento salarial das categorias. “Com isso, só não vota o piso se não quiser”.

Pressão
O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) sugeriu há pouco que os parlamentares que defendem a PEC 300 ameacem estampar, em cartazes e outdoors, o rosto dos líderes partidários que não se comprometerem com a inclusão da proposta na pauta do Plenário.

“Tem gente jogando contra. É hora de fazer, com todo o respeito, os retratos dos parlamentares contrários para queimá-los, como o PT fazia quando era oposição com quem votava contra o trabalhador”, disse Garotinho.

Agência Câmara de Notícias

Tarso Genro assina convênio para intensificar combate à corrupção e ao crime organizado

Os chamados “crimes de colarinho branco” terão seu combate intensificado por parte dos órgãos de investigação do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (05), o governador Tarso Genro, acompanhado por uma comitiva ligada à área da Segurança, esteve no núcleo de inteligência do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre, para conhecer ferramentas de investigação usadas na apuração de crimes.

Estiveram presentes no encontro o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, o coordenador executivo da Assessoria Superior, João Victor Domingues, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior e o comandante geral da Brigada Militar, coronel Sérgio de Abreu. Os procuradores e promotores, inclusive o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga, explicaram os sistemas e deram exemplos de investigações que foram bem sucedidas após a utilização da tecnologia.

Em seguida, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério Público para fortalecer o combate à corrupção e ao crime organizado no Estado. Entre as medidas previstas estão o compartilhamento de informações de investigações, inclusive as que já estão em andamento, a disponibilização de policiais civis e militares para auxiliar e apoiar o Ministério Público e a realização de ações conjuntas sob forma de Força-Tarefa, entre outras medidas.

“O combate intenso ao crime organizado e à corrupção é algo programático para o nosso Governo e para o Ministério Público. Sempre afirmamos que nossa prioridade é integrar os órgãos para fortalecer essas ações. A Brigada Militar e a Polícia Civil estão prontas para trabalhar neste sentido”, afirmou o governador Tarso Genro após a assinatura do convênio.

Texto: Guilherme Gomes
Edição: Redação Secom

Site Governo do Estado do Rio Grande

Governo propõe criação de mais de 1,5 mil cargos para a Polícia Civil

 

Governador Tarso Genro assinou decreto que fixa critérios para aposentadoria de policiais civis

O governo do Estado propõe a criação de 1.541 cargos na Polícia Civil. O projeto de lei foi enviado nesta terça-feira à Assembleia Legislativa. O texto prevê a abertura de 120 vagas para delegado de Polícia, 711 para escrivães e mais 710 para inspetores.

O chefe da Polícia Civil explica que não são cargos de ingresso nas carreiras. Segundo o delegado Ranolfo Vieira Júnior, os atuais policiais poderão ser promovidos e abrirão vagas de início de carreira para novos servidores.

— E essas vagas não vão ser utilizadas numa vez só. Será durante três anos. Quarenta por cento agora, nesse ano de 2011, 30% em 2012 e 30% em 2013. Só ao final disso é que poderá haver essa correspondência nas classes iniciais, tendo em vista a promoção desses servidores de classe inicial — explicou o delegado.

Na manhã desta terça-feira, o governador Tarso Genro assinou decreto que fixa critérios para aposentadoria de policiais civis. Fica assegurada aposentadoria com proventos integrais após 30 anos de serviço. A condição é de pelo menos 20 anos em cargos dentro da polícia, não necessariamente na mesma função.

Atualmente, são 5.861 policiais no Rio Grande do Sul

PEC300 só depois do recesso

 

Os líderes partidários definiram a pauta de votações até semana que vem, quando termina o semestre legislativo. A previsão é que sejam votadas duas medidas provisórias entre esta terça-feira (5) e amanhã (6), e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na próxima semana. Como reflexo da prorrogação do decreto dos restos a pagar, propostas polêmicas ficaram de fora da pauta da Câmara.

Neste momento, os deputados votam a Medida Provisória 528/10, que reajusta a tabela do imposto de renda para 2011. A análise da proposta deve ser encerrada ainda hoje, após análise de destaques apresentados pela oposição. O aumento do IR ficou em 4,5%. A MP também eleva para R$ 1.566,51 a faixa de renda isenta do imposto. Para amanhã, a intenção é votar a MP 529/11, que reduz de 11 % para 5 % a alíquota de contribuição do microempreendedor individual para a Previdência Social.

Na semana passada, antes de a presidenta Dilma Rousseff prorrogar o decreto das emendas parlamentares previstas no Orçamento de 2009, líderes da base ameaçavam colocar na pauta propostas polêmicas como a Emenda 29, que garante mais recursos para a saúde, e a PEC 300, que cria o piso salarial nacional de policiais e bombeiros militares. Porém, com a extensão por mais três meses das emendas, os líderes cederam e deixaram a pauta ao gosto do governo.

Pressionada, Dilma prorroga prazo para verbas

Outro fator que complica votar outras matérias é que as sessões extraordinárias estão trancadas por conta da urgência constitucional do projeto de lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O governo manteve a urgência, apesar dos pedidos de líderes governistas. Somente medidas provisórias têm prioridades de votação.

Em relação à regulamentação da Emenda 29, o deputado José Guimarães (PT-CE), um dos vice-líderes do governo, disse que, na reunião de hoje com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o governo sinalizou que quer encontrar uma saída para a votação da proposta e, por isso, é preciso negociar com governadores e com o Senado, antes da votação da Câmara. Existe a expectativa de que a votação ocorra a partir de setembro.

Fonte:Congresso em Foco

2º Batalhão de Policiamento em Áreas de Fronteira recepciona novos integrantes do Brigada Mirim

aereo4_pq

Na quinta-feira (7/7), em São Borja, será realizada a solenidade militar de ingresso dos novos integrantes da Brigada Mirim do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas de Fronteira (2º BPAF).

Os participantes serão recepcionados pelo comandante do 2º BPAF, major Edson Damião de Melo Ribas juntamente com o efetivo da unidade, no CTG Tropilha Crioula, que fica na rua João Palmeiro, nº 1218, a partir das 18h30. 

terça-feira, 5 de julho de 2011

PELOTÃO DE MOTOCICLISTA DO 33º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR REALIZA TREINAMENTO TÁTICO

 

O Pelotão de Motociclistas do 33º Batalhão de Polícia Militar realizou treinamento tático visando a qualificação do seu efetivo, na manhã desta terça-feira, 05/07/11.

Desta vez o treinamento foi de tiro policial e ocorreu na pista de tiro do 18º B I Mtz, em Sapucaia do Sul. Na oportunidade os militares praticaram tiros com espingarda calibre 12 e pistolas. 40.

Uma pista de tiro foi montada para que os militares testassem a decisão de tiro, sendo estrategicamente colocados alvos sem armas ou com outras armas que não as de fogo a fim de que se praticasse a verbalização e restringisse o uso da arma de fogo como último recurso.

A instrução foi ministrada pelo sargento do 33º Batalhão de Polícia Militar Arcival Andrade, que além de policial militar é também instrutor de tiro com renome nacional.

Há duas semanas os Pelotões de Motociclistas das cidades de Sapucaia do Sul e Esteio realizaram um treinamento para praticar a condução de motocicletas utilizadas no policiamento ostensivo.

Governo amplia convênio com Caixa Federal para financiar moradias para servidores da segurança

untitled

Uma parcela maior de servidores da segurança pública já pode se beneficiar do convênio firmado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal (CEF) para financiamento da casa própria. O governador Tarso Genro assinou termo aditivo que amplia de R$ 3.200 para R$ 4.360 o limite da renda bruta familiar para integrantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Susepe que queiram comprar um imóvel. Esse convênio garante todos os subsídios do programa Minha Casa Minha Vida, sem exigência de que o cadastro dos interessados esteja regularizado.
Feirão da Casa Própria exclusivo para segurança pública
A Caixa Federal realiza, de 11 a 17 de julho, em Porto Alegre, um Feirão da Casa Própria exclusivo para os servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Mais de 15 mil imóveis serão ofertados, sendo 13 mil novos e na planta pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e dois mil usados, todos com condições diferenciadas para os servidores. O evento acontecerá no Armazém B do Cais do Porto, de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
As unidades habitacionais se concentram nas cidades de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão. O Feirão reúne, num único espaço, todos os agentes da cadeia da habitação, bem como técnicos da Caixa, responsáveis pela análise e liberação dos financiamentos. Será possível conhecer o imóvel, fechar o negócio e dar entrada nos papéis do financiamento, com consignação do encargo em folha de pagamento e comprometimento de até 30% da renda familiar bruta mensal.
Texto: Antonio Candido

Governo do Estado reconhece aposentadoria especial à Polícia Civil

VECULO~1

Autor: Heron Vidal

Local: Porto Alegre

Assinados nesta terça-feira (5) pelo governador Tarso Genro, um decreto e um ofício animaram a Polícia Civil. O decreto reconhece a aposentadoria especial a servidores da Polícia . Era medida aguardada há mais de uma década, que valida o tempo anterior de contribuição do policial para o INSS. O ofício encaminha para Assembleia Legislativa projeto de lei que cria 1.541 novas vagas para preenchimento nos próximos três anos. Essa última decisão abre espaço para a promoção de 564 comissários, 488 inspetores e 120 delegados.

Comando participa de interiorização do Governo do Estado e recebe caminhão de Bombeiros em Bagé

Na sexta-feira (1/7), em Bagé, o comando-geral da Brigada Militar participou juntamente com o governador do Estado, Tarso Genro, da interiorização do Governo do Estado.

 

Além do governador, estiveram presentes o vice governador, Beto Grill, o comandante-geral da Brigada Militar,m coronel Sérgio Roberto de Abreu, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Henrique Vanderlei Lampert Silva, o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro e demais autoridades.

No início do evento foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento do tenente-coronel da reserva Danilo Rozo.

Na parte da tarde foi realizada a entrega de um caminhão de bombeiro pelo governador ao 10°Comando Regional de Bombeiros de Bagé. Após o ato de entrega do caminhão, o comandante-geral, coronel Sérgio e o secretário adjunto, Juarez Pinheiro, realizaram a entrega de medalhas do Mérito do Serviço de Bombeiro aos homenageados civis e militares. As crianças que participam do Bombeiro Mirim também participaram do evento.

Além de Bagé, outros dez municípios receberão os novos caminhões de bombeiros: Caçapava do Sul, Cidreira, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Lajeado, Pelotas, São Borja, Osório, Rio Pardo, Santa Maria.

fonte: BM